SóProvas



Prova IF-SC - 2014 - IF-SC - Professor - Enologia


ID
1318027
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia

A Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, no que dispôs sobre a estruturação do Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, apresentou diversos aspectos que estão enumerados nas assertivas a seguir. Assinale (V) – verdadeiro ou (F) – falso, nas assertivas abaixo.


( ) A promoção à Classe Titular poderá ser concedida aos professores com título de doutor que sejam aprovados em processo de avaliação de desempenho, que tenham logrado aprovação de memorial, que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, e que tenham feito defesa de tese acadêmica inédita, conforme consta nas alíneas do item IV, §3º, do art. 14, da lei 12.772/2012.
( ) O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá sempre na Classe 1, do Nível D I.
( ) O concurso para ingresso no cargo de Professor Titular – Livre do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, previsto no art. 11 da Lei nº 12.772/2012, exige diploma de graduação e dez anos de experiência ou de obtenção do título de doutor, ambos na área de conhecimento exigida no concurso.
( ) Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras, na data de 1º de março de 2013, será aplicado o interstício de 18 (dezoito) meses, para a primeira promoção a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos na Lei.
( ) O desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, sendo que a primeira ocorre entre níveis subsequentes da mesma classe e a segunda, de uma classe para a subsequente.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Item II deveria estar correto:

    Art. 10.  O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá sempre no Nível 1 da Classe D I, mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos. 

    O item IV também deveria ser verdadeiro:

    Art. 34.  Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, na data de 1o de março de 2013, será aplicado, para a primeira progressão a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos nesta Lei, o interstício de 18 (dezoito) meses.


    Se algué puder me explicar onde se encontram os erros ficarei agradecida!

  • Larissa, 

    o item II inverteu classe/nível. Deveria ser nível 1 da classe D I
    o item IV ignora quem estava em estágio probatório em 2013 - para esses, poderia se dar a promoção imediata mediante a apresentação de títulos: para especialistas, iriam para o nível 1 da classe D II; para mestres e doutores, o nível 1 da classe D III (veja o parágrafo único do art. 15)
  • Cuidado, o item II está correto, veja a Lei:


    Art. 10. O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá sempre no Nível 1 da Classe D I, mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos.


  • I. ERRADA. Art. 12, parágrafo 3, IV - para Classe E, com denominação Professor Titular:

    a) possuir título de doutor; b) ser aprovado em processo de avaliação de desempenho; e c) lograr aprovação de memorial que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, OU defesa de tese acadêmica.
    II. ERRADA. Anexo IV, Tabela IX. Nível I, Classe DI.
    III. ERRADA. Art. 11, I e II - O ingresso no Cargo ISOLADO de Professor Titular Livre do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico... no qual serão exigidos: a) título de doutor; e b) 10 (dez) anos de experiência ou de obtenção do título de doutor, ambos na área de conhecimento exigida no concurso...
    IV. ERRADA. Art. 14, parágrafo 2, I - A progressão da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá com base nos critérios gerais estabelecidos nesta Lei e observará, cumulativamente: I - o cumprimento do interstício de 24 (vinte e quatro) meses de efetivo exercício em cada nível.
    V. CERTA.

    Art. 14.  A partir da instituição do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, o desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, na forma disposta nesta Lei.

    § 1o Para os fins do disposto no caput, progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e promoção, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente, na forma desta Lei.

  • O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá sempre na Classe 1, do Nível D I.

    SUPER PEGADINHA !   O Correto é Classe DI no nível 1.

  • Art. 34.  Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, na data de 1o de março de 2013, será aplicado, para a primeira progressão a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos nesta Lei, o interstício de 18 (dezoito) meses.


    quenstão deveria ter sido anulada

  • A questão está certa m p. No próprio artigo que vc colou mostra que o item 4 é incorreto (assim como diz a questão).

     

    Art. 34.  Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, na data de 1o de março de 2013, será aplicado, para a primeira progressão a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos nesta Lei, o interstício de 18 (dezoito) meses.

    A questão fala em promoção e não progressão.

  • Art. 34.  Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal na data de 1o de março de 2013, será aplicado, para a primeira progressão ou promoção a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos nesta Lei, o interstício de dezoito meses.    (Redação dada pela Lei nº 13.325, de 2016)

     

    Agora a sentença  4 está correta!!!

  • A AFIRMAÇÃO DA QUESTÃO: (...) acadêmica e produção profissional relevante, E que tenham feito defesa de tese acadêmica inédita (...)

    A LEI:

    IV - para a Classe Titular:

    a) possuir o título de doutor;

    b) ser aprovado em processo de avaliação de desempenho; e

    c) lograr aprovação de memorial que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, OU de defesa de tese acadêmica inédita.

    A AFIRMAÇÃO DA QUESTÃO: (...) Classe 1, do Nível D I (...)

    A LEI:

    Art. 10.  O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá sempre no Nível 1 da Classe D I, mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos.

    A AFIRMAÇÃO DA QUESTÃO: (...) para ingresso no cargo de Professor Titular (...)

    A LEI: 

    Art. 11.  O ingresso no Cargo ISOLADO de Professor Titular-Livre do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá na classe e nível únicos, mediante aprovação em concurso público de provas e títulos, no qual serão exigidos:

    I - título de doutor; e

    II - 10 (dez) anos de experiência ou de obtenção do título de doutor, ambos na área de conhecimento exigida no concurso, conforme disciplinado pelo Conselho Superior de cada IFE.

    A AFIRMAÇÃO DA QUESTÃO: (...) para a primeira promoção a ser realizada, observando (...)

    A LEI:
    Art. 34.  Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal na data de 1o de março de 2013, será aplicado, para a primeira PROGRESSÃO OU PROMOÇÃO a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos nesta Lei, o interstício de dezoito meses. 

    A AFIRMAÇÃO DA QUESTÃO CORRETA:  O desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, sendo que a primeira ocorre entre níveis subsequentes da mesma classe e a segunda, de uma classe para a subsequente.

    A LEI:

    Art. 14.  A partir da instituição do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, o desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, na forma disposta nesta Lei.

    § 1o  Para os fins do disposto no caput, progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e promoção, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente, na forma desta Lei.

  • Essa questão é HARDCORE.

  • A questão está desatualizada, atenção companheiros! Atenção!

  • São 24 ou 18 meses o interstício?

  • Povo fala fala e não sabe dizer o gabarito de uma vez!!!

    Resposta: b


ID
1318030
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), previsto na Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, está regulamentado de acordo com as assertivas a seguir, que devem ser assinaladas (V) para verdadeiras e (F) para as falsas. 

 
( ) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) está previsto no art. 18 e visa conceder ao professor do ensino básico, técnico e tecnológico retribuição por titulação imediatamente superior a que possui.
( ) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) não altera a progressão e promoção já previstos na lei.
( ) O processo de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), a ser construído em cada Instituição Federal de Ensino alcançada, deverá seguir o ordenamento previsto na Portaria MEC nº 491, de 10 de junho de 2013, que criou o Conselho Permanente para o RSC.
( ) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) poderá ser utilizado para fins de equiparação de titulação e para cumprimento de requisitos para a promoção na Carreira.
( ) A Resolução CPRSC nº 01, de 20 de fevereiro de 2014, do Conselho Permanente para Reconhecimento de Saberes e Competências estabelece os pressupostos, as diretrizes e os procedimentos para a concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) aos docentes da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e afasta a necessidade de regulamentação específica para cada instituição alcançada, pois regulamenta todo o processo avaliativo dos professores.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • quero saber comentário da resposta certa


  • Os dois itens são falsos. 

    O penúltimo é porque não interfere na promoção e nem na progressão. O RSC é complementar. 
    O último porque cada instituição deverá estabelecer seus próprios critérios. 
  • (V) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) está previsto no art. 18 e visa conceder ao professor do ensino básico, técnico e tecnológico Retribuição por Titulação (RT) imediatamente superior a que possui. (OBS: pois será considerada a equivalência da titulação exigida para a percepção da RT com o RSC).
    ( V) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) não altera a progressão e promoção já previstos na lei.
    ( V) O processo de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), a ser construído em cada Instituição Federal de Ensino alcançada, deverá seguir o ordenamento previsto na Portaria MEC nº 491, de 10 de junho de 2013, que criou o Conselho Permanente para o RSC. 
    (F) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) poderá ser utilizado para fins de equiparação de titulação e para cumprimento de requisitos para a promoção na Carreira. (OBS: art. 19 em nenhuma hipótese, o RSC poderá ser utilizado para fins de equiparação de titulação para cumprimento de requisitos para a promoção na Carreira).
    (F ) A Resolução CPRSC nº 01, de 20 de fevereiro de 2014, do Conselho Permanente para Reconhecimento de Saberes e Competências estabelece os pressupostos, as diretrizes e os procedimentos para a concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) aos docentes da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e afasta a necessidade de regulamentação específica para cada instituição alcançada, pois regulamenta todo o processo avaliativo dos professores. (OBS: cada instituição deverá estabelecer seus próprios critérios conforme a resolução 1 de 20/02/2014 art. 3). 


ID
1318033
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação), estabelece os critérios para regular o funcionamento do sistema educacional brasileiro. Assinale (V) - verdadeiro ou (F) – falso, nas assertivas abaixo. 

 
( ) A Lei nº 9.394/1996, alterada pela Lei nº 11.741/2008, permitiu que o ensino médio pudesse preparar o educando para o exercício de profissões técnicas.
( ) A educação profissional técnica de nível médio poderá ser desenvolvida na forma de cursos subsequentes para quem não tenha o ensino médio completo.
( ) Os diplomas de cursos de educação profissional técnica de nível médio terão validade nacional e habilitarão o educando ao prosseguimento de seus estudos na educação superior, independente de qualquer formalidade.
( ) De acordo com o art. 36-C, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a educação profissional técnica de ensino médio, desenvolvida na forma integrada ou concomitante, possui o mesmo requisito que exige conclusão do ensino fundamental. 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • O erro da segunda assertiva está no trecho "... cursos subsequentes para quem não tenha o ensino médio completo." Ora, a palavra subsequente pressupõe a prévia conclusão do Ens. Médio. (Veja LDB, art. 36-B, II) O erro da terceira assertiva está no trecho "... independente de qualquer formalidade", haja vista que os referidos diplomas devem ser registrados a fim de que tenham validade e habilitem o educando ao prosseguimento na educação superior. Logo, o registro é uma formalidade exigida. (Veja LDB, art. 36-D).

  • Errado - A educação profissional técnica de nível médio poderá ser desenvolvida na forma de cursos subsequentes para quem não tenha o ensino médio completo.

    Certo - A educação profissional técnica de nível médio poderá ser desenvolvida na forma de cursos subsequentes para quem tenha o ensino médio completo.

    Errado - Os diplomas de cursos de educação profissional técnica de nível médio terão validade nacional e habilitarão o educando ao prosseguimento de seus estudos na educação superior, independente de qualquer formalidade.

    Certo - Os diplomas de cursos de educação profissional técnica de nível médio, quando registrados, terão validade nacional e habilitarão aos prosseguimento de estudos superior.


ID
1318039
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Carta Constitucional vigente, a educação deve ser tratada com a relevância que merece. Assinale (V) – verdadeiro, ou (F) – falso nas assertivas abaixo. 

 
( ) As diretrizes e bases da educação são de competência exclusiva da União.
( ) Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre educação.
( ) São direitos sociais, previstos no art. 6º da Constituição Federal, a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, a defesa do consumidor e a alimentação, dentre outros.
( ) Os princípios do ensino estão previstos no art. 206, da Constituição Federal, dentre os quais se encontra a valorização dos profissionais da educação escolar. 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • São direitos sociais (previstos no art. 6º da Constituição Federal) a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta constituição.

  • Letra B.

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

    Defesa do consumidor não entra no rol de direitos sociais presentes no Art. 6º da CF.

    As demais alternativas estão corretas.



  • Discordo do gabarito, pois segundo o artigo 22, inciso XXIV, é competência PRIVATIVA da União, legislar sobre as diretrizes e bases da educação. A questão fala que é EXCLUSIVA, o que não está de acordo com a CF de 1988.

  • Também discordo do gabarito, pois "Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre educação. " o certo seria cooperativamente ou coordenadamente. Nenhuma lei concorre com a lei federal.

  • "Direito do consumidor" não está previsto no art 6 da CF/88.

     

    Outras observações. 

    1 - A alternativa B. a lei não competem concorrentemente e sim cooperativamente. Não são sinônimos.

    2 - O termo "EXCLUSIAMENTE" está incorreto, em nenhum momento na CF ultiliza a palara  ou sinônimos para "exclusivamente"

  • Questão mal formulada. Além do que os colegas pontuaram, no artigo 206 aparece o seguinte:

    "O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    [...] V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas;          "


ID
1318042
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

As irregularidades no serviço público podem ser apuradas por meio de Processo Administrativo Disciplinar, conforme previsto no Título V, da Lei nº 8.112/90, analise as alternativas abaixo. 


I. O servidor que estiver sendo submetido a processo administrativo disciplinar deverá ser afastado preventivamente do exercício do seu cargo, com o objetivo de impedir a sua influência na apuração da irregularidade.
II. O afastamento preventivo previsto no art. 147, da Lei nº 8.112/90 ocorrerá pelo prazo de 60 dias, prorrogáveis uma única vez, pelo mesmo prazo.
III. O art. 168, da Lei nº 8.112/90, estabelece que o relatório da comissão processante que definir penalidade ao servidor indiciado, quando em julgamento pela autoridade competente, poderá ter a penalidade agravada, abrandada ou mesmo suprimida, considerando o poder discricionário da autoridade.
IV. Nos termos do art. 145, da lei nº 8.112/90, a demissão imposta por sindicância ensejará a obrigatória instauração de Processo Administrativo Disciplinar – PAD.
V. O Presidente da Comissão de processo administrativo disciplinar deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado, ou seja, se o indiciado possuir o título de doutor, somente poderá ser julgado por comissão cujo Presidente seja portador do mesmo título.
VI. O princípio do formalismo moderado, previsto na Lei nº 8.112/90, dispensa formas processuais rígidas, mas exige obediência à ampla defesa e contraditório, com o seguinte texto: “Art. 22. Os atos do processo administrativo disciplinar não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.”

Assinale a alternativa que contém a resposta CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • I. O servidor que estiver sendo submetido a processo administrativo disciplinar deverá ser afastado preventivamente do exercício do seu cargo, com o objetivo de impedir a sua influência na apuração da irregularidade. item  ERRADO - poderá

    II. O afastamento preventivo previsto no art. 147, da Lei nº 8.112/90 ocorrerá pelo prazo de 60 dias, prorrogáveis uma única vez, pelo mesmo prazo. item CORRETO.

    III. O art. 168, da Lei nº 8.112/90, estabelece que o relatório da comissão processante que definir penalidade ao servidor indiciado, quando em julgamento pela autoridade competente, poderá ter a penalidade agravada, abrandada ou mesmo suprimida, considerando o poder discricionário da autoridade. item ERRADO - poderá motivadamente
    IV. Nos termos do art. 145, da lei nº 8.112/90, a demissão imposta por sindicância ensejará a obrigatória instauração de Processo Administrativo Disciplinar – PAD. item ERRADO- da sindicância resultará: I-arquivamento, II- advertência ou suspensão até 30 dias III- PAD
    V. O Presidente da Comissão de processo administrativo disciplinar deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado, ou seja, se o indiciado possuir o título de doutor, somente poderá ser julgado por comissão cujo Presidente seja portador do mesmo título. item ERRADO - se o indiciado possuir DOUTORADO, basta que o presidente do comissão tenha cargo do mesmo nível ou superior que é válido.
    VI. O princípio do formalismo moderado, previsto na Lei nº 8.112/90, dispensa formas processuais rígidas, mas exige obediência à ampla defesa e contraditório, com o seguinte texto: “Art. 22. Os atos do processo administrativo disciplinar não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.” item ERRADO - primeiro porque o art 22 não versa sobre isto, segundo se a própria penalidade de advertência tem que ser por escrito art. 129 porque dispensar formas processuais rígidas.

  • A questão deveria ser anulada, pois não há item correto na questão.

    I. O servidor que estiver sendo submetido a processo administrativo disciplinar deverá ser afastado preventivamente do exercício do seu cargo, com o objetivo de impedir a sua influência na apuração da irregularidade. ERRADO - pois poderá ser afastado.

    II. O afastamento preventivo previsto no art. 147, da Lei nº 8.112/90 ocorrerá pelo prazo de 60 dias, prorrogáveis uma única vez, pelo mesmo prazo. ERRADO - prazo de até 60 dias e não por 60 dias.

    III. O art. 168, da Lei nº 8.112/90, estabelece que o relatório da comissão processante que definir penalidade ao servidor indiciado, quando em julgamento pela autoridade competente, poderá ter a penalidade agravada, abrandada ou mesmo suprimida, considerando o poder discricionário da autoridade. ERRADO - não é por poder discricionário, mas tão somente quando o relatório contrariar provas, ou seja, ato vinculado.

    IV. Nos termos do art. 145, da lei nº 8.112/90, a demissão imposta por sindicância ensejará a obrigatória instauração de Processo Administrativo Disciplinar – PAD. ERRADO - Da sindicância não poderá resultar demissão.

    V. O Presidente da Comissão de processo administrativo disciplinar deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado, ou seja, se o indiciado possuir o título de doutor, somente poderá ser julgado por comissão cujo Presidente seja portador do mesmo título. ERRADO - condições alternativas, ou seja, basta ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível não importando a formação.

    VI. O princípio do formalismo moderado, previsto na Lei nº 8.112/90, dispensa formas processuais rígidas, mas exige obediência à ampla defesa e contraditório, com o seguinte texto: “Art. 22. Os atos do processo administrativo disciplinar não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.” ERRADO - o art. 22 não trata deste assunto.

    Como visto, não há item certo nessa questão. 









  • Essa foi a pior questão que eu já fiz na vida...

  • Do Afastamento Preventivo

    Art. 147. Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a   autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

      Parágrafo único. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo.

  • lei 8112/90

    Art. 147. Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a   autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    Parágrafo único. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo.

  • O Art. 147 da Lei 8112/90 fala que o prazo de Até 60 dias e não 60 dias.

    Na hora de resolver a questão bateu aquela duvida! Vamos que vamos!

  • Em relação ao item VI, o Art 22 citado não é da Lei 8112/90, é da Lei do PAD (9784/99). Estaria correto se não mencionasse a lei errada.

  • Essa questão deveria ser ANULADA, pois, não há questão correta se formos analisar como o examinador, ao pé da letra.

    Não é 60 dias é até 60 dias.

  • De fato, a lei não é peremptória quanto à obrigatoriedade de 60 dias, como bem assinalado pelos colegas

  • Galera, cuidado com o excesso de formalismo. Tem-se que tomar muito cuidado com as supostas questões "letras de Lei". Pra mim, deixo claro que é só uma opinião, considero o inciso II da alternativa correto, pois o fato de ele colocar prazo de 60 dias, não desvirtua o exposto na lei 8.112. A questão diz: "...ocorrerá pelo prazo de 60 dias...", ou seja, prazo de 60 dias não quer dizer necessariamente que terá 60 dias, mas que pode ser até 60 dias. É um prazo estipulado, e como tal, considero válida a questão. Mas respeito a opinião dos colegas concurseiros, até porque estamos aqui para nos ajudar. Abraço. 

    Lembre-se: A interpretação faz parte da prova.

  • Julguemos as afirmativas:

    I- Errado: o afastamento é medida que pode ser adotada, não sendo, todavia, necessária em todo e qualquer caso, e sim apenas se o servidor puder efetivamente influir na apuração da irregularidade. Está incorreto, portanto, afirmar que deva, necessariamente, ser tomada tal providência (art. 147, Lei 8.112/90)

    II- Certo: é a conclusão que se extrai claramente da leitura do caput e do parágrafo único do art. 147 da Lei 8.112/90: ou seja, prazo de 60 dias, prorrogável, uma única vez, por mais 60 dias.

    III- Errado: a afirmativa começa dizendo o que estaria explicitado no art. 168 da Lei 8.112/90. E não é esse o conteúdo do dispositivo em tela. A regra geral, vale dizer, é que a autoridade competente acate a conclusão do relatório, a menos que contrária a prova dos autos, hipótese em que, aí sim, abra-se espaço para agravamento ou abrandamento da penalidade sugerida, ou ainda isenção de responsabilidades.

    IV- Errado: os possíveis desfechos da sindicância, na verdade, são o arquivamento, a aplicação de penalidade de advertência ou de suspensão por até trinta dias, ou ainda a instauração de PAD, caso a pena em tese cabível seja mais severa. Sequer cabe aplicar demissão em sede de sindicância (art. 145, Lei 8.112/90)

    V- Errado: a lei abre duas possibilidades com relação à qualificação do presidente da comissão processante, quais sejam, ocupar cargo de nível superior ou igual ao investigado ou ter nível de escolaridade igual ou superior (art. 149, caput, Lei 8.112/90). Assim sendo, se o indiciado possuir título de doutor, não necessariamente o presidente terá que ter a mesma titulação. Basta, por exemplo, que ocupe cargo de mesmo nível ou de nível superior, ainda que não tenha qualquer especialização profissional.

    VI- Errado: na verdade, o dispositivo transcrito refere à Lei 9.784/99, e não à Lei 8.112/90, conforme equivocadamente afirmado.

    Gabarito: D 


  • VI. O princípio do formalismo moderado, previsto na Lei nº 8.112/90, dispensa formas processuais rígidas, mas exige obediência à ampla defesa e contraditório, com o seguinte texto: “Art. 22. Os atos do processo administrativo disciplinar não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.”

    Item incorreto, pois, tal dispositivo encontra-se na lei 9.784, em seu art 22. Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamento a exigir. É o principio do informalismo.

  • Lamentavelmente uma questão típica de bancas"mequetrefe", sem "pedigree" nenhum! 

    Duas coisas me chamam a atenção: a primeira, como é difícil uma banca acatar um recurso, por mais que seja óbvio que o impetrante tenha razão; a outra, como estas bancas de esquina estão se espalhando e aplicando concursos importantes!!! Uma pena mesmo.

  • Quanto ao item V: Art. 149. O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3o do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97) A questão traz exemplos de título de doutorado, mas na verdade a lei não traz títulos e sim cargo ou nível de escolaridade igual ou superior.

  • Art. 147 da lei 8.112/90 prevê claramente o prazo de ATÉ 60 dias de afastamento preventivo. A lei não tem palavras inúteis no seu texto. Mas enfim...


ID
1318048
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto ao histórico da educação profissional, científica e tecnológica no Brasil e quanto ao histórico do Instituto Federal de Santa Catarina, analise as alternativas abaixo. 


I. Desde o início da colonização do Brasil, já se tem notícias da formação do trabalhador, com os índios e escravos como os primeiros aprendizes de ofícios destinados às categorias sociais mais baixas.
II. Em 1785, foi assinado o Alvará datado de 05/01/1785, que proibia a existência de fábricas no Brasil, pois Portugal tinha receio quanto à sua independência.
III. Em 23 de setembro de 1909, Nilo Peçanha assina o Decreto nº 7.566, criando Escolas de Aprendizes Artífices, nas capitais dos estados, que seriam vinculadas ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, para habilitar os filhos dos desfavorecidos da fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, para fazê-los adquirir hábitos de trabalho profícuo e afastando-os da ociosidade, do vício e do crime.
IV. O IFSC possui a única escola bilíngue – LIBRAS-Português – da América Latina, para ensino técnico para surdos.
V. A transformação do CEFETSC – Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina em IFSC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina foi precedida de ampla avaliação por parte da comunidade escolar, envolvendo servidores e alunos, com defesa de duas teses (1ª: permanência como CEFETSC ou 2ª : transformação em IFSC) que culminou com a vitória da segunda, após consulta popular. 

Assinale a alternativa que contém a resposta CORRETA.

Alternativas

ID
1318051
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Considerando os termos do Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994 e suas alterações, analise as alternativas abaixo.
I. Caracteriza-se como uma das regras deontológicas mencionadas no Decreto nº 1.171/94: “A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo”.
II. Caracteriza-se como um dos principais deveres do servidor público, conforme mencionado no Decreto nº 1.171/94: “Resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las ao Poder Judiciário”.
III. Caracteriza-se como vedação ao servidor público, conforme o Decreto nº 1.171/94: “Permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores”.
IV. Caracteriza-se como atuação da Comissão de Ética, como previsto no Decreto nº 1.171/94: “A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e advertência e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso”.
V. A Comissão de Ética constituída nos termos do Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, que alterou o Decreto nº 1.171/94 será assim constituída: “Cada Comissão de Ética de que trata o Decreto nº 1.171, de 1994 será integrada por três membros titulares e três suplentes, escolhidos entre servidores e empregados do seu quadro permanente e designados pelo dirigente máximo da respectiva entidade ou órgão, para mandatos não coincidentes de três anos”.
Assinale a alternativa que contém a resposta CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 1.171/1994

    ______________________________________________________________________________________________________________

    I- CORRETA- 

    REGRAS DEONTOLÓGICAS

    III- A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    ________________________________________________________________________________________________________________

    ________________________________________________________________________________________________________________

    II- ERRADO- 

    -> Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV- São deveres fundamentais do servidor público:

    i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las .

    ________________________________________________________________________________________________________________

    ________________________________________________________________________________________________________________

    III- CORRETA- 

    XV- E vedado ao servidor público:

    f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores. 

    ________________________________________________________________________________________________________________

    ________________________________________________________________________________________________________________

    IV- ERRADO-  

    (...)

    -> Das Comissões de Ética

    XXII- A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a da censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    (...).

    ________________________________________________________________________________________________________________

    ________________________________________________________________________________________________________________

    V- CORRETA- 

    Decreto 6.029/2007

    (...)

    Art.5 º Cada Comissão de Ética de que trata o Decreto nº 1.171/94. será integrada por três membros titulares e três suplentes, escolhidos entre servidores e empregados do seu quadro permanente, e designado pelo dirigente máximo da respectiva entidade ou órgãos, para mandatos não coincidentes de três anos.

    (...).

  • Qual o erro da II ?


  • II- Resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las.

    O decreto não fala em denuncia ao Poder Judiciário.

    IV- A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    A Comissão de Ética pode apenas censurar, não cabe a ela aplicar advertência.



  • não entendi o erro da ii

  • O que está errado na II, é denunciar ao PODER JUDICIÁRIO! O Decreto só fala em denunciar não taxa que deva ser somente no JUDICIÁRIO, isto é, pode haver a denuncia administrativa, dentro da estrutura organizacional do órgão!

    Pegadinha!!!!!

  • I) CORRETA. Das regras deontológicas, III. A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    II) ERRADA. Dos principais deveres do servidor público, i. Resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las. (não fala nada em denunciar ao Poder Judiciário)

    III) CORRETA. Das vedações ao Servidor Público, f. Permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores.

    IV) ERRADA. Das comissões de ética, XXII. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de CENSURA e sua fudamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    V) ERRADA OU CORRETA?! Este inciso foi revogado pelo Decreto no 6.029 de 2007. No entanto o gabarito da questão a considerou correta, citando o Decreto 6.069, Art. 5º. ‘Cada Comissão de Ética de que trata o Decreto 1.171 de 1994, será integrada por três titulares e três suplentes, escolhidos entre servidores e empregados do seu quadro permanente, e designados pelo dirigente máximo da respectiva entidade ou õrgão, para madnatos não coincidentes de três anos.

  • Gabarito: A


    I. CERTA

    II. ERRADA. Em nenhum momento o decreto fala em denunciar ao Judiciário.

    XIV- São deveres fundamentais do servidor público:

    i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las .

    III. CERTA.

    IV. ERRADA. A única Penalidade prevista no D1.171 é a censura. Advertência é prevista pela Lei 8.112.

    V. CERTA.

  • Comissão de Ética = (apenas) Censura.


    Gabarito: A.


ID
1318057
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Aranha (2006), a teoria do conhecimento é chamada de epistemologia e investiga as relações entre o sujeito cognoscente e o objeto. A epistemologia, por ter adquirido um caráter mais crítico e específico sobre o estudo do conhecimento científico, é também denominada de ______________________.
Escolha entre as alternativas abaixo, aquela que preenche CORRETAMENTE a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Epistemologia é conhecida como a teoria do conhecimento (do grego episteme, "ciência") e pelo fato de abranger o estudo do conhecimento cientifico do ponto de vista critico, a epistemologia é também chamada de filosofia das ciências ou teoria do conhecimento cientifico.


ID
1318060
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Veiga (2002) destaca alguns princípios norteadores que devem fundamentar o projeto político pedagógico da escola. Considerando esses princípios, numere corretamente a coluna da esquerda de acordo com a da direita. 


( ) Constitui um dos princípios consagrados pela Constituição vigente e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira.
( ) Está associado à ideia de autonomia.
( ) Esse princípio possibilita o acesso e a permanência na escola.
( ) Não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais.
( ) Relacionam-se às condições de trabalho e à formação inicial e continuada dos professores.
1. Gestão Democrática.
2. Qualidade.
3. Igualdade de Condições.
4. Valorização do Magistério.
5. Liberdade.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gestão Democrática constitui um dos princípios consagrados pela Constituição vigente e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira. 

    Liberdade está associado à ideia de autonomia.

    Igualdade de condições possibilita o acesso e a permanência na escola.

    Qualidade não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais.

    Valorização do Magistério relacionam-se às condições de trabalho e à formação inicial e continuada dos professores. 


    Gabarito: C





  • Pergunta bem complicada. Acertei, mas demorada.

    Esse tipo de questão, é bom eliminando as opções que não batem com aquelas que você tem certeza!


ID
1318063
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Freire (1996, p.31), afirma que “na verdade, o inacabamento do ser ou sua inconclusão é próprio da experiência vital. Onde há vida, há inacabamento. Mas só entre mulheres e homens o inacabamento se tornou consciente”.
De acordo com o texto acima assinale a alternativa CORRETA que expressa o significado do termo “inacabamento” utilizado pelo autor.

Alternativas

ID
1318069
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Libâneo (2013, p. 221), há três modalidades de planejamento, articuladas entre si: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula. Considerando tais modalidades, numere corretamente a coluna da esquerda de acordo com a da direita.


( ) Constitui a previsão do desenvolvimento do conteúdo.
( ) Expressa a ligação da instituição de ensino com o sistema escolar.
( ) Constitui a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente.
( ) É um guia de orientação para o planejamento do processo de ensino.
( ) Constitui um documento escrito que, além de orientar as ações do professor, possibilita revisões e aprimoramentos.
1. Plano da escola.
2. Plano de ensino.
3. Plano de aula.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Existem pelo menos três níveis de planos: o plano da escola, o plano de ensino, o plano de aula.

    O plano da escola é um documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos.
    O plano de ensino (ou plano de unidade) é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para o ano ou semestre; é um documento mais elaborado, dividido por unidades seqüenciais, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológicos.
    O plano de aula é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter específico. O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino. As unidades e subunidades (tópicos) que foram previstas em linhas gerais são agora especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. A preparação de aulas é uma tarefa indispensável e, assim como o plano de ensino, deve resultar em um documento escrito que servirá não só para orientar ações do professor como também para possibilitar constantes revisões e aprimoramentos de ano para ano.

    Fonte:
    LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor).

  • 3, 1, 2, 1, 3.


ID
1318072
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Libâneo (2003, p. 261), a Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96 apresenta três modalidades de educação.
Assinale a alternativa que as apresenta CORRETAMENTE.

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil, pois induz ao erro de acharmos que a opção C seja a correta, mas não é. A LDB não é totalmente clara quanto às modalidades de educação, é preciso localizar tais modalidades pelo processo de exclusão. O art. 21 deixa claro que há 2 níveis de ensino: (1) Educação Básica (= Ed. Infantil + Ens. Fundamental + Ens. Médio); e (2) a Educação Superior. Quanto às 3 modalidades de educação temos a Educação de Jovens e Adultos (EJA), no art. 37; a Educação Profissional (subsequente ou articulada com o Ens. Médio), nos arts. 36-A até o 36-D; e finalmente a Educação Especial, nos arts. 58 e 59.

    O grande problema e que pode ser alvo de uma questão maldosa é a afirmação errônea de que a Educação Profissional e Tecnológica faça parte das modalidades de educação, isto é incorreto porque ela não é articulada com o Ensino Médio, mas sim integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação! Leia o art. 39 e não erre isso jamais.
  • Muito bom o seu comentário Marcos Gomes. Obrigado por nos ajudar com bons comentários e que o Senhor Jesus te abençoe bastante. Abs.

  • Ótimo comentário  Marcos........Gab "d"

  • Cara, quebrei a cabeça pra entender, mas deu certo kkk valeu pelo comentário mesmo, Marcos Gomes!!

  • Errei essa questão, pois pensei como nosso amigo Marcos Gomes..

    Vou indicar comentário :)

  • Resposta.    D

  • Não confundir modalidade com níveis de ensino e nem com composição da educação escolar...

  • Níveis: Ed. Básica e Ed. Superios;

    Modalidades: Eja, profissional e tecnológica, especial, Ead e Indígena;

    Etapas: Ed. inf, Ed. Fund e Médio.

  • Se você errou, leia abaixo o comentário do Professor Marcos. Obrigado, de nada!

     


ID
1318075
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos ambientes virtuais de aprendizagem, a interação ocorre por meio de dispositivos que permitem a comunicação tanto de forma síncrona, quanto assíncrona, possibilitando a criação de diferentes situações e procedimentos didáticos para incentivar a dialogicidade entre os atores envolvidos nesse processo. Considerando as possibilidades de interação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem, numere corretamente a coluna da esquerda de acordo com a da direita.


( ) Trata-se de explicações detalhadas apresentadas aos alunos sobre as funções e ferramentas da plataforma que abriga o ambiente virtual de aprendizagem.
( ) Deve ocorrer entre professores – alunos e alunos – tutores, caracterizada por uma comunicação bidirecional.
( ) Os atores participantes na educação a distância têm possibilidades de estabelecer um processo comunicacional interativo e colaborativo em tempo real (online).
( ) Constitui atividade assíncrona e permite aos alunos construir o conhecimento sobre uma temática de forma colaborativa.
( ) Trata-se de uma atividade online que permite uma discussão textual por escrito em tempo real entre vários participantes.
(1) Fórum de discussão
(2) Linguagem dialógica
(3) Atividade síncrona
(4) Chat
(5) Ambientação

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • ambientaçao Trata-se de explicações detalhadas apresentadas aos alunos sobre as funções e ferramentas da plataforma que abriga o ambiente virtual de aprendizagem. 

    linguagem dialogica Deve ocorrer entre professores – alunos e alunos – tutores, caracterizada por uma comunicação bidirecional. 

    atividade sincrona Os atores participantes na educação a distância têm possibilidades de estabelecer um processo comunicacional interativo e colaborativo em tempo real (online). 

    forum de discussao Constitui atividade assíncrona e permite aos alunos construir o conhecimento sobre uma temática de forma colaborativa.

    chat Trata-se de uma atividade online que permite uma discussão textual por escrito em tempo real entre vários participantes. 


ID
1318078
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo os autores Santos e Weber (2013), qual o significado do termo “ubiquidade”? Assinale a resposta CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Santaella (2010), a ubiquidade faz coincidir deslocamento e comunicação, mas não é sinônimo de mobilidade; designa a possibilidade de compartilhamento de diversos espaços-tempos simultaneamente. Dessa forma, fala-se em ubiquidade em relação à comunicação móvel “quando a continuidade temporal do vínculo comunicacional é assimilada a uma plurilocalização instantânea” (SANTAELLA, 2010, p.19).

     


ID
1318084
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com determinada abordagem do processo ensino e aprendizagem, privilegia-se um ou outro aspecto do fenômeno educacional (Mizukami, 1986). Analise a concepção de avaliação nas diferentes abordagens e numere corretamente a coluna da esquerda de acordo com a da direita.

 
( ) O professor deverá considerar as soluções erradas ou incompletas dos alunos, pois não se pode deixar de levar em conta os diferentes estágios de desenvolvimento.
( ) O aluno assume responsabilidade pelas formas de controle de sua aprendizagem.
( ) A avaliação é elemento constituinte da própria aprendizagem, pois fornece dados para o próximo comportamento a ser modelado.
( ) A avaliação é realizada visando à reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula.
( ) A avaliação consiste na autoavaliação ou avaliação mútua da prática educativa por professor e alunos.

1. Abordagem Tradicional
2. Abordagem Comportamentalista
3. Abordagem Humanista
4. Abordagem Cognitivista
5. Abordagem Sociocultural.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • 1. Abordagem Tradicional - A avaliação é realizada visando à reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula.

    2. Abordagem Comportamentalista - A avaliação é elemento constituinte da própria aprendizagem, pois fornece dados para o próximo comportamento a ser modelado.

    3. Abordagem Humanista - O aluno assume responsabilidade pelas formas de controle de sua aprendizagem.

    4. Abordagem Cognitivista - O professor deverá considerar as soluções erradas ou incompletas dos alunos, pois não se pode deixar de levar em conta os diferentes estágios de desenvolvimento.

    5. Abordagem Sociocultural - A avaliação consiste na autoavaliação ou avaliação mútua da prática educativa por professor e alunos.


ID
1435306
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

O Brasil destaca-se há algum tempo pela sua produção de espumantes, seja em qualidade, seja em quantidade, de modo que, não raro, ouve-se falar em “segundo melhor espumante do mundo”. Em relação à elaboração de espumantes, o primeiro produto historicamente comprovado como tal foi oriundo de onde?

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A definição de espumante consiste no vinho tinto, rosé ou branco, com presença de gás carbônico natural e em quantidade perceptível.

    Ele teria surgido por acaso, quando o vinho era engarrafado antes do final da fermentação alcoólica, que continuava sendo feita dentro da garrafa, produzindo gás carbônico e gerando uma bebida cheia de borbulhas.

    A princípio, o gás carbônico era indesejado, contudo, essa forma de produção de bebidas acabou se tornando um método, conhecido como méthode rurale (método rural) ou método ancestral, usado até hoje na produção de frisantes, em regiões de tradições vinícolas mais antigas da França.

    O registro histórico mais antigo do espumante é do ano de 1531, na abadia beneditina de Saint-Hilaire, em Limoux (Languedoc), no sul da França.

    É lá que se produz o Blanquette de Limoux (por método tradicional), o primeiro espumante francês, título disputado historicamente com o Champagne.

    Fonte: https://winepedia.com.br/curiosidades/qual-a-origem-espumante/


ID
1435309
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

A legislação brasileira atual considera que o Espumante Moscatel deve ser elaborado de acordo com uma das assertivas a seguir. Assinale a CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 7.678, DE 8 DE NOVEMBRO DE 1988 - Dispõe sobre a produção, circulação e comercialização do vinho e derivados da uva e do vinho, e dá outras providências.

    Art. 12. Vinho moscato espumante ou Moscatel Espumante é o vinho cujo anidrido carbônico provém da fermentação em recipiente fechado, de mosto ou de mosto conservado de uva moscatel, com uma pressão mínima de 4 (quatro) atmosferas a 20ºC (vinte graus Célsius), e com um teor alcoólico de 7% (sete por cento) a 10% (dez por cento) em volume, e no mínimo 20 (vinte) gramas de açúcar remanescente.  (Redação dada pela Lei nº 10.970, de 2004)


ID
1435312
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

A terminologia de análise sensorial é um tanto controversa, seja pela pretensa subjetividade, seja pelo uso de termos variáveis de país a país. Alguns termos, no entanto, são típicos e consagrados, como capitoso, que significa ________________. Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Capitoso significa vinho de elevado teor alcoólico, eue sobe à cabeça, embriagante.

    Fonte:https://www.dicionarioinformal.com.br/capitoso/



ID
1435315
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

Os vinhos licorosos possuem uma longa história no mundo do vinho, sendo além de produtos muito valorizado sensorialmente, uma forma de se conservar o vinho, descoberta durante a história. Há uma série de produtos típicos dos diferentes países e regiões vitivinícolas mundiais.
Considerando as características dos principais vinhos licorosos, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Vinho Jerez é obtido de maneira natural com mostos que possuem uma graduação alcoólica potencial superior a 15%, não necessitando realizar adição de álcool vínico. Realiza-se uma maturação no sistema de criaderas e soleras durante o período mínimo de dois anos em recipientes tradicionais de madeira de carvalho com capacidade inferior a mil litros.
( ) Vinhos Madeira são elaborados tradicionalmente a partir das cultivares Touriga Nacional e Tinta Roriz, realizam uma fermentação parcial de forma lenta e posteriormente é feita a adição de aguardente vínica para se obter a parada de fermentação e o teor alcoólico final desejado.
( ) Vinhos do Porto são elaborados por meio de uma fermentação alcoólica completa e posteriormente é adicionada uma mistela que aporta açúcares e teor alcoólico. As cultivares empregadas na sua elaboração são: Touriga Nacional, Tinta Negra Mole, Sercial, Verdelho, Boal e Malvasia.
( ) Vinhos Botritizados: as uvas sofrem a ação da podridão nobre que ocorre em condições climatológicas determinadas, incrementando o teor de açúcares da uva a partir da qual podem ser elaborados vinhos doces de grande qualidade e prestígio.
( ) Vinho Tokaji é o vinho da Hungria, o mais antigo entre os licorosos que sofrem ação de podridão nobre, produz-se a partir das cultivares Furmint e Muscat Lunel. O vinho doce por excelência de Tokaji é o Aszú.

A ordem CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
1435318
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

Além do maquinário específico para elaboração de vinhos, uma instalação vinícola poderá conter diferentes recipientes para fermentação e estocagem. Na história do vinho, o homem construiu diferentes recipientes, de maior e menor volume, para conter o vinho, alguns melhores e outros piores. Atualmente existem diferentes tipos de materiais utilizados para a produção desses recipientes de armazenamento e fermentação.
Considerando as características dos principais materiais utilizados na Indústria Enológica, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os recipientes de madeira apresentam limitações no uso de produtos de limpeza e desinfecção, gerando uma higiene inadequada, além disso apresentam baixo coeficiente de transferência de calor, mas podem permitir a entrada de oxigênio que contribui na polimerização dos taninos da uva e da madeira com as antocianinas da uva.
( ) Os tanques de fibra alimentar revestidos com fibra de vidro são depósitos que devem ser franqueados antes de serem utilizados, com uma solução de aço tartárico a 10%, aplicando 3 a 4 vezes sobre a superfície e deixando alguns dias secando entre as aplicações.
( ) Os depósitos de cimento armado revestidos internamente com tinta epóxi são facilmente higienizáveis e amplamente utilizados para a conservação dos vinhos devido à sua baixa troca térmica. O interior do tanque pode ser pintado de diferentes cores para facilitar a manipulação.
( ) O uso do aço inox em tanques vinários permite o uso de diversos acessórios durante a produção de um tanque, dentre estes podemos citar: portas inferiores com pistão hidráulico para descube, apoio sobre pés, válvula de segurança, cintas de refrigeração e saca-amostras.
( ) Os tanques de aço inox do tipo AISI 304 são utilizados na Indústria Enológica, para a conservação de mosto abafado, devido à sua capacidade de resistir a elevados níveis de anidrido sulfuroso livre, porém são pouco utilizados em função de seu elevado custo.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
1435321
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

Muito se fala sobre a interdição de elaboração de vinhos a partir de uvas de origem americana, tendo como maior exemplo a União Europeia, que não permite que sejam elaborados tais fermentados. No Brasil, além do largo consumo, da preferência popular e do baixo custo, esses vinhos possuem enquadramento legal, respondendo por mais de 80% da produção nacional.

Em relação a essa questão, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta - C

    LEI Nº 7.678, DE 8 DE NOVEMBRO DE 1988 - Dispõe sobre a produção, circulação e comercialização do vinho e derivados da uva e do vinho, e dá outras providências.

    § 3o Vinho de mesa de viníferas é o vinho elaborado exclusivamente com uvas das variedades Vitis vinífera.

    (Redação dada pela Lei nº 10.970, de 2004)


ID
1435324
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

De acordo com a legislação pertinente brasileira, os vinhos frisantes diferenciam-se dos espumantes devido a quais características? Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B - Por terem menores pressões mínimas e máximas.


    A explicação é bem simples, e se dá no processo de produção da bebida. É preciso relembrar o processo de fermentação das bebidas alcoólicas. Essa fermentação acontece no processo de quebra das partículas de açúcares, sendo os responsáveis pelo processo os microorganismos e leveduras presentes nas bebidas. O resultado da quebra desses açúcares é a produção de gás-carbônico, característicos dos espumantes e frisantes.


    Os espumantes são produzidos em duas fases de fermentação. A primeira delas, o chamado Vinho Base, ainda não possui quantidade significativa de gás-carbônico, que é obtido somente na segunda fase do processo de fermentação.


    O vinho frisante passa por apenas um processo de fermentação, sem a presença do vinho base, dando origem ao tom alcoólico da bebida. A obtenção das bolhas de gás-carbônico acontece tanto de maneira natural, quanto artificialmente.


    Devido às diferenças na produção, o frisante apresentará uma quantidade menor de gás quando comparado ao espumante.


    Fonte: https://blog.artdescaves.com.br/diferenca-entre-vinho-espumante-frisante


ID
1435327
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

Em relação aos derivados da uva e do vinho sob a legislação brasileira, leia as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A bagaceira pode ser elaborada com a adição de álcool vínico.
( ) O vinho composto pode ser adicionado de álcool etílico potável e substâncias vegetais e animais.
( ) O Brandy deve obrigatoriamente ser envelhecido por 12 meses em recipientes de carvalho.
( ) Pisco é o destilado de fermentado de uvas, aromáticas ou não.
( ) Filtrado doce é a bebida à base de mosto de uva, vinho e gás carbônico.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas

ID
1435330
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

Sobre os vinhos licorosos, leia as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) São, em maior ou menor grau, doces.
( ) Definem-se pelo teor alcoólico elevado.
( ) Podem ser elaborados por aguardentação.
( ) Não podem receber adição de açúcares.
( ) Devem ser elaborados exclusivamente de variedades viníferas.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta - C


    LEI Nº 7.678, DE 8 DE NOVEMBRO DE 1988 - Dispõe sobre a produção, circulação e comercialização do vinho e derivados da uva e do vinho, e dá outras providências.


    Art. 14. Vinho licoroso é o vinho com teor alcoólico ou adquirido de 14% (catorze por cento) a 18% (dezoito por

    cento) em volume, sendo permitido, na sua elaboração, o uso de álcool etílico potável de origem agrícola, mosto

    concentrado, caramelo, mistela simples, açúcar e caramelo de uva. (Redação dada pela Lei nº 10.970, de 2004)


    F - São, em maior ou menor grau, doces. 

    V - Definem-se pelo teor alcoólico elevado. - "vinho com teor alcoólico ou adquirido de 14% (catorze por cento) a 18% (dezoito por cento) em volume"

    V - Podem ser elaborados por aguardentação. - "na sua elaboração, o uso de álcool etílico potável de origem agrícola"

    F - Não podem receber adição de açúcares. - "na sua elaboração, o uso de açúcar"

    F - Devem ser elaborados exclusivamente de variedades viníferas.


ID
1435333
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

Em relação aos clarificantes utilizados em Enologia, leia as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Bentonite e caseinato de potássio podem ser clarificantes com boa ação em mostos e vinhos brancos com oxidação.
( ) A clarificação de vinhos tintos com clarificantes proteicos necessita de um clarificante mineral.
( ) Cola de peixe possui boa afinidade para a clarificação geral de mostos e vinhos brancos.
( ) Em períodos anteriores, sangue de bovinos era utilizado para clarificação de vinhos tintos.
( ) Taninos são clarificantes adequados à limpeza de mostos brancos.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas

ID
1435336
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

Atualmente, o produtor rural pode elaborar vinhos e vendê-los, desde que siga algumas condições.

Abaixo estão colocadas corretamente essas condições, EXCETO uma, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

    LEI Nº 12.959, DE 19 DE MARÇO DE 2014 Altera a Lei no 7.678, de 8 de novembro de 1988, para tipificar o vinho produzido por agricultor familiar ou empreendedor familiar rural, estabelecer requisitos e limites para a sua produção e comercialização e definir diretrizes para o registro e a fiscalização do estabelecimento produtor.

    § 1o  O vinho produzido por agricultor familiar ou empreendedor familiar rural deve ser elaborado com o mínimo de 70% (setenta por cento) de uvas colhidas no imóvel rural do agricultor familiar e na quantidade máxima de 20.000 l (vinte mil litros) anuais. 

    § 2o  A elaboração, a padronização e o envasilhamento do vinho produzido por agricultor familiar ou empreendedor familiar rural devem ser feitos exclusivamente no imóvel rural do agricultor familiar, adotando-se os preceitos das Boas Práticas de Fabricação e sob a supervisão de responsável técnico habilitado. 

    Envasar o vinho na propriedade. Correto

    Usar como máximo 30% de uvas de fora da propriedade rural. Correto

    Produzir um máximo de 20.000L anuais. Correto

    Designar o produto como “vinho artesanal”. Errado

    Ter técnico legalmente habilitado como responsável. Correto


ID
1435339
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

Associe adequadamente as duas colunas, referentes a insumos da indústria enológica mundial.

( 1 ) PVPP
( 2 ) Glutationa
( 3 ) CMC
( 4 ) DAP
( ) Evita, por seu mecanismo específico de ação, oxidações.
( ) É clarificante de alta afinidade a mostos e vinhos oxidados.
( ) Essencial para o desenvolvimento da fermentação alcoólica sã, sem desvios.
( ) Auxiliar da estabilização tartárica do vinho.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
1435342
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

Em relação aos mecanismos de separação de sólidos e líquidos em Enologia, leia as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Prensas pneumáticas permitem alto rendimento em mosto e vinho prensa.
( ) Prensas de prato são indicadas, sobretudo, para prensagem de uvas brancas.
( ) Prensas hidráulicas apresentam bom rendimento em líquido.
( ) Esgotadores dinâmicos, ao encurtar o tempo de processamento das uvas em relação aos estáticos, proporcionam maior qualidade ao vinho.
( ) Esgotadores estáticos baseiam-se em tempos de maceração variáveis.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas

ID
1435345
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

Em relação aos sistemas de vinificação em tinto, leia as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A termovinificação permite a obtenção de vinhos mais coloridos e, consequentemente, mais tânicos.
( ) A maceração final a quente é utilizada permitindo temperaturas mais altas de fermentação, com objetivo de auxiliar a extração de polifenóis.
( ) A maceração pré-fermentativa a frio permite a obtenção de vinhos mais aromáticos.
( ) Na maceração carbônica, o vinho gota costuma ser menos desejado do que o prensa.
( ) Não há possibilidade de elaborar vinhos tintos sem maceração fermentativa.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas

ID
1435348
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

Durante a fermentação alcoólica, há a ocorrência de diversos metabólitos intermediários de fermentação, a depender das condições nutricionais do mosto, da temperatura de fermentação, entre outros. Assinale a alternativa CORRETA que indica o composto do qual o glicerol é um derivado direto.

Alternativas

ID
1435351
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

A composição fenólica, sobretudo quando se trata de vinhos tintos, representa um dos fatores que mais atua na definição da qualidade global do produto, seja pelas características organolépticas, seja por aspectos ligados à estabilidade. Os polifenóis representam também a classe mais interessada nos fenômenos de utilização química do oxigênio, por isso é importante conhecer sua característica química e estrutural, a fim de conhecer melhor os mecanismos e as reações entre eles e o oxigênio.

Assinale a alternativa que NÃO representa uma reação química responsável pela evolução do vinho tinto.

Alternativas

ID
1435354
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

Modernamente, a goma arábica é amplamente utilizada como aditivo na indústria alimentar (vinhos e sucos, doces e chocolates, alimentos e bebidas com baixas calorias), farmacêutica (cápsulas de remédios) e como adesivo ou estabilizante para uma gama de produtos industriais (impressos, carimbos, pinturas e cerâmicas). No vinho, a goma arábica pode ser considerada um excelente estabilizante, atuando como um coloide protetor.

Assinale a alternativa INCORRETA, referente ao mecanismo de ação da goma arábica.

Alternativas

ID
1435357
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

Mais de duas mil substâncias aromáticas estão relacionadas com o aroma dos vinhos. Como forma de classificação, os aromas são divididos em três categorias: Aromas Primários, Secundários e Terciários. Em tal classificação são envolvidas características da variedade, do processo e do envelhecimento.
Considerando os diferentes aromas do vinho e seus precursores, associe a coluna da direita com a da esquerda de acordo com os descritores aromáticas das substâncias.

(1) Pirazinas
(2) Norizoprenóides
(3) Ésteres Alifáticos
(4) Compostos Enxofrados
( ) Banana, Abacaxi, Goiaba.
( ) Cassis, Apricô, Pêra, Pômelo, Café.
( ) Pimentão Verde, Azeitona e Vegetal.
( ) Rosas, Violeta, Menta e Tabaco.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
1435360
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

Depois de rompidas as bagas da uva, iniciam-se de forma imediata dois tipos de fenômenos: um, de maceração ou troca de substâncias entre o mosto e as partes sólidas do cacho e outro, uma série de transformações bioquímicas produzidas por enzimas contidas na uva.

Relacione as colunas da direita e da esquerda considerando cada tipo de enzima e sua ação no mosto.

(1) Enzima Tirosinase
(2) Enzima Lacase
(3) Enzimas Proteolíticas
(4) Enzima Glicosidase
(5) Enzima ß-glucanase
( ) Encontrada exclusivamente em uvas atacadas por Botrytis cinereae; por ser uma enzima extracelular é mais facilmente extraível durante as operações mecânicas.
( ) São capazes de hidrolisar substâncias com parte glucídica, liberando ao mosto substâncias aromáticas, precursores e antocianinas.
( ) Hidrolisam ligações peptídicas de ligações de proteínas complexas. A uva possui em grande quantidade, sendo que durante a maturação da uva sua atividade e concentração são aumentadas, assim o mosto é rico nessa enzima.
( ) Catalisa a oxidação de ortodifenóis em ortoquinonas, compostos estes que podem também produzir a oxidação conjunta com flavonóis e antocianinas.
( ) Enzima capaz de hidrolisar substâncias produzidas pelo Botrytis cinerea que provocam diminuição do rendimento em mosto durante as operações pré- fermentativas.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
1435363
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

Durante a elaboração, amadurecimento e envelhecimento dos vinhos tintos, existe uma evolução harmoniosa dos compostos fenólicos que eles contêm, provocando inicialmente uma modificação na cor, passando do vermelho-cereja dos vinhos jovens, até uma coloração telha ou alaranjada dos vinhos muito velhos. Também se produz uma melhora do gosto do vinho, aumentando a sensação de volume e redondez, ao passo que se reduz o amargor e a adstringência dos vinhos recém-elaborados. Existem várias metodologias analíticas para acompanhar a evolução do vinho, tratando-se especialmente dos compostos fenólicos e considerando as principais metodologias empregadas e seus objetivos. Avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Índice de etanol, expressa a quantidade de taninos combinados com polissacarídeos e está relacionado com a qualidade dos taninos.
( ) O índice PVPP expressa a porcentagem de antocianinas combinadas com os taninos.
( ) O índice de ácido clorídrico expressa a porcentagem de antocianinas que contribuem para a cor do vinho.
( ) Índice de ionização é baseado na instabilidade das procianidinas, fornece o grau de polimerização e, portanto, a qualidade dos vinhos.
( ) Índice de diálise, baseado na maior ou menor dificuldade de atravessar as moléculas de tanino por uma membrana de diálise.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
1435366
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

A utilização de leveduras imobilizadas na elaboração de vinhos espumantes pelo método tradicional pode conseguir uma importante redução das manipulações do vinho e, por consequência, dos seus custos, em que fundamentalmente se destaca a eliminação da fase no pupitre, pela facilidade da extração das leveduras no suporte. Destacam-se as diversas possibilidades estudadas de suportes.
Assinale a alternativa abaixo que NÃO se trata de um método de imobilização de leveduras e/ou enzimas para espumantização.

Alternativas

ID
1435369
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

A tomada de espuma impõe certa dificuldade para as leveduras, posto que há teor alcoólico considerável e pressão. Na maioria dos casos, os espumantes são elaborados com ______________, dada sua sabida excelência na elaboração desses produtos. Raramente são elaborados com _______________, que é um fermento de excelência para vinhos de mesa, contudo não possui boa adaptação para espumantes.
Segundo a classificação atual de leveduras, citada por autores como Zambonelli (2003), completam CORRETAMENTE as lacunas, respectivamente, as palavras de qual alternativa?
Assinale-a.

Alternativas

ID
1435372
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

Em relação aos filtros utilizados em Enologia, leia as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Filtros de massa utilizam meio filtrante de celulose que pode ser regenerada e reutilizada.
( ) Filtros tangenciais possuem amplo espectro de utilização, filtrando desde mostos até vinhos já estabilizados.
( ) Filtros a vácuo são bastante indicados para a filtração de vinhos já clarificados.
( ) Filtro prensa é indicado para mostos e vinhos mais carregados em turbidez, pois não dá muito afinamento.
( ) Filtros de pressão funcionam por aluvionamento contínuo, portanto, em ciclos.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas

ID
1435375
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

Em relação às bombas utilizados em Enologia, leia as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Bombas peristálticas são evitadas para uso em bombamento de mosto com bagaço, pois a pressão exercida sobre as partes sólidas gera muita borra.
( ) Bombas helicoidais são tradicionalmente usadas em mostos com bagaço.
( ) Bombas centrífugas, embora sejam utilizadas em remontadores automáticos, podem significar demasiada movimentação do bagaço.
( ) Bombas de pistão duplo podem ser essencialmente úteis na movimentação de vinhos na cantina, posto que a inversão de fluxo diminui a necessidade de reinstalação.
( ) O nome técnico da popularmente chamada “bomba Mohno” no meio enológico é bomba centrífuga.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas

ID
1435378
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enologia

Associe adequadamente as duas colunas, referentes aos defeitos sensoriais do vinho.

( 1 ) Bouchoné
( 2 ) Etil-fenol
( 3 ) Mercaptano
( 4 ) Aroma a gerânio
( 5 ) Gosto de luz
( 6 ) Gostos amílicos
( 7 ) Acidez volátil
( ) Degradação bacteriana do sorbato de potássio.
( ) Provocado por Dekkera spp. e Brettanomyces spp.
( ) Metabolismo de aminoácidos sulfurados em meio redutivo/de baixa oxigenação.
( ) Decomposição de compostos clorados por bactérias de diversos gêneros.
( ) Metabolismo de bactérias acéticas de diversos gêneros em quaisquer etapas da vida do vinho.
( ) Fotodecomposição de compostos sulfurados.
( ) Excessiva produção de ésteres e subprodutos de fermentação em temperaturas muito baixas.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Vim para o mundo da Enologia e estou me sentindo tão solitário nessa vasta área do conhecimento.

    Vou voltar para as carreiras policiais.. lá , pelo menos, tem tretas e comentários.

    Abraços

  • vim aqui pra passar o tempo também kkkk