-
P4 v P5 ---> P6
GAB: ERRADO
-
O operador lógico utilizado é inadequado. Trata-se de Disjunção Inclusiva.
-
Senhores.
Cheguei nas seguintes respostas
P4 v P5 -> P6 (gabarito)
Mas também entendi ser válida:
P4 ^ P5 -> P6 pois ao ler: "cumulativa ou alternativamente" entendi que a conjunção também é válido.
Alguém explica?
-
P4 ˄ P5 → P6 é uma estrutura lógica corretamente associada ao art. 2.º, incisos I e II, da Resolução-Cofeci n.º 1.066/2007.
Bem, a questão fala sobre "uma estrutura lógica corretamente associada ao art 2. Se ele pede UMA estrutura lógica a resposta estaria certa, haja vista que “Poderá inscrever-se no cadastro nacional de avaliadores imobiliários o corretor de imóveis que seja, cumulativa ou alternativamente, possuidor de diploma de curso superior em gestão imobiliária ou equivalente, ou possuidor de certificado de conclusão de curso de avaliação imobiliária”, logo P4˄P5 estaria correta pois os inscritos pode ter cumulativamente, logo o ˄ deixaria a questão correta.
Entretanto, o v também estaria correta porque da a ideia de alternância.
Penso que a questão é passiva de recurso.
-
GAB: ERRADO
“Poderá inscrever-se no cadastro nacional de avaliadores imobiliários o corretor de imóveis que seja, cumulativa ou alternativamente, possuidor de diploma de curso superior em gestão imobiliária ou equivalente, ou possuidor de certificado de conclusão de curso de avaliação imobiliária”.
Ou seja: SE (P4) possuir diploma de curso superior em gestão imobiliária ou equivalente OU (P5) possuir certificado de conclusão de curso de avaliação imobiliária, ENTÃO (P6) poderá inscrever-se no cadastro nacional de avaliadores imobiliários o corretor de imóveis.
P4 v P5 -> P6
-
''P4 ^ P5 -> P6 pois ao ler: "cumulativa ou alternativamente" entendi que a conjunção também é válido.''
Guilhermo,
o conectivo ''ou'' inclui essa possibilidade.
Poderia ser:
P4 v P5
V V (cumulativamente... diploma de curso superior em gestão imobiliária ou equivalente + certificado de conclusão de curso de avaliação imobiliária). Os dois ''V''.
e seria verdadeiro.
Mas o conectivo ''e'' não possibilita o ''alternativamente'', por isso não pode ser a resposta. Na conjunção ''e'', os DOIS têm que ser verdadeiros... não é o caso, basta que um seja verdadeiro.
-
SÓ ACERTEI COM O MACETE DO CONECTIVO.
-
Como que "cumulativamente" vai ser disjunção exclusiva? Não faz sentido.
-
Passei 5 minutos lendo pra no final a questão estar erada só por causa do conectivo.
-
Então...
"ou" admite um, o outro OU os dois juntos, correto?
O único que admite apenas um ou outro seria o "ou... ou..."
-
Vá direto ao comentário da Carol PF/PRF!
-
Em seu art. 2.º, incisos I e II, a resolução estabelece: “Poderá inscrever-se no cadastro nacional de avaliadores imobiliários o corretor de imóveis que seja, cumulativa ou alternativamente, possuidor de diploma de curso superior em gestão imobiliária ou equivalente, ou possuidor de certificado de conclusão de curso de avaliação imobiliária”.
Observa-se que no art.2º ele dá duas alternativas para se inscrever no cadastro nacional: "I" possuidor de diploma de curso superior em gestão imobiliária ou equivalente (Ele tendo esse requisito já pode se inscrever) OU "II" possuidor de certificado de conclusão de curso de avaliação imobiliária (Ele tendo esse requisito já pode se inscrever). Isso implica que para ter direito ao cadastro nacional ele necessita do Inciso "I" ou "II", tendo qualquer um deles já pode, isso explica a palavra "alternativamente". Já a palavra "cumulativa" só implica dizer que mesmo possuindo os 2 requisitos também pode participar do cadastro, mas não se faz necessário ter os dois, so necessita de um, por ela ter vindo separada de "alternativamente" pelo OU . Na questão diz P4 e P5 para ter P6, afirmando que para ter direito ao cadastro unico necessita ter dos 2 incisos ERRADO. Então temos P4 v P5 ---> P6. P4 ou P5 para ter P6. Por isso que não cabe recurso, a questão esta de acordo.
-
Banquinha !!
-
Além da questão do ou (pois no texto não exige as duas formações), eu interpretei a questão como um caso de "se e somente se ". Lendo o texto da resolução, se e somente se eu tiver o "diploma de curso superior em gestão imobiliária ou equivalente" ou possuir "certificado de conclusão de curso de avaliação imobiliária" poderei me "inscrever no cadastro nacional de avaliadores imobiliários".
-
GABARITO ERRADO
PARABENS CAROL FARIAS EXPLICOU CERTINHO!!
P4 v P5 -> P6
-
“Poderá inscrever-se no cadastro nacional de avaliadores imobiliários o corretor de imóveis que seja, cumulativa ou alternativamente (V), possuidor de diploma de curso superior em gestão imobiliária ou equivalente, ou possuidor de certificado de conclusão de curso de avaliação imobiliária”.
A questão fala que: P4 ˄ P5 → P6 é uma estrutura lógica corretamente associada ao art. 2.º, incisos I e II, da Resolução-Cofeci n.º 1.066/2007. Ou seja, para inscrever-se devera ter diploma de curso superior em gestão imobiliária ou equivalente E (^) possuidor de certificado de conclusão de curso de avaliação imobiliária”.
Retirando inforções do texto Poderá inscrever-se no cadastro nacional de avaliadores imobiliários os que tiverem diploma de curso superior em gestão imobiliária ou equivalente OU (V) possuidor de certificado de conclusão de curso de avaliação imobiliária”.
P4 v P5 → P6
-
discordo do gabarito porque ele fala comulativamente ou alternativamente. Os dois conectivos estaria certo porque atenderia as exigências. O "E" pra comulativamente e o "OU" pra alternativamente.
-
Discordo do gabarito quando o texto explicitamente informa que P4 e P5 podem ser CUMULATIVOS para se chegar à P6. Além disso, não há na questão qualquer afirmação no sentido de que seria a única hipótese.
Creio que, tanto P4 ∧ P5 → P6, quanto P4 ∨ P5 → P6, seriam estruturas lógicas corretamente associadas ao art. 2.º, incisos I e II, da Resolução-Cofeci n.º 1.066/2007.
-
Pensei igual ao Wellisson, mas acredito ser um dos erros cruciais no raciocínio lógico. Na frase se usou a disjunção, então está errado o uso do conectivo, vice e versa, se ele utilizasse o conectivo, não aceitariam a disjunção. É o Cespe Brazeo!
possuidor de diploma de curso superior em gestão imobiliária ou equivalente, ou possuidor de certificado de conclusão de curso de avaliação imobiliária”.
-
P4 ∧ P5 → P6 (P4 ∨ P5 → P6) GABARITO ERRADO
-
Pensando um pouco a respeito desta questão, cheguei a seguinte conclusão, apesar do texto falar "alternadamente" ou "cumulativamente":
O conectivo OU me permite tanto que P4 e P5 sejam verdadeiras simutaneamente (ou seja, "cumulativamente") quanto somente uma delas seja verdadeira ( ou seja, "alternadamente").
O conectivo E me permite, apenas, que P4 e P5 sejam verdadeiras simutaneamente (ou seja, apenas "cumulativamente"), excluindo a outra possibilidade do artigo, o que torna a questão errada.
-
Cumulativa ou alternativamente, é dizer, podem possuir curso superior em gestão imobiliária ou equivalente OU certificado de conclusão de curso de avaliação imobiliária. Item errado.
-
O artigo sim, mas a estrutura lógica não deu a opção de alternar os documentos.
-
Errado.
Para que a estrutura lógica seja corretamente associada, precisa-se descrever o artigo com a conjunção "ou" ( P4 V P5 → P6) ou precisa-se de uma equivalência, por exemplo, ~P6 → ~( P4 V P5 ), ou ainda, ~( P4 V P5) V P6. Fato o qual não se verifica.
-
P4 v P5 -> P6
-
Os professores do QC parece que têm férias infinita. Nunca que as questões estão comentadas.
-
ERRADA
Em seu art. 2.º, incisos I e II , diz que Só precisa do Certificado ou do Diploma porem a questão fala que é um e o outro ,ou seja os dois para pertencer ao conjunto dos corretores, e por isso esta errada.
AS PREMISSAS ESCLARECEM QUE É UM CERTIFICADO OU O DIPLOMA.
A PERGUNTA AFIRMA QUE É UM CERTIFICADO E O DIPLOMA.
-
Questão tranquila, porem respondi errado devido falta de atenção e analisar mais a fundo creio que deva ter sido o mesmo erro de muitos, então temos que está mais proativo na resolução de questão
-
Para mim, o erro está na posição das proposições. P -> Q é diferente de Q -> P.
-
P4 V P5 --> P6
-
ERRADO
-
Errado, porque pode ser ALTERNATIVAMENTE (v), o que contradiz a conjunção (^).
-
mucho texto