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O CEAS foi o considerado como o embrião da profissionalização do Serviço Social no Brasil [...] o trabalho de organização e preparação dos leigos se apoia numa base social feminina de origem burguesa, respaldada por Assistentes Sociais belgas que ofereceram a sua experiência para possibilitar a fundação da primeira escola católica de Serviço Social (CASTRO, 2011, p. 102).
As ações daquele centro desenvolveram-se e ganharam importância, orientando suas atividades para uma formação técnica especializada, com a finalidade de difundir a doutrina social da Igreja, por isso, atuava diretamente junto ao proletariado. Segundo Iamamoto (2008) e Aguiar (2011), no ano de 1932, o CEAS envia para a Bélgica duas de suas fundadoras, com o intuito de que elas estudem a organização e o ensino do Serviço Social. Deste modo, no ano de 1936, instala-se, no Brasil, a Escola de Serviço Social de São Paulo, a primeira do país.
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Olá companheiras (os)!
A. O início do serviço social no Brasil é marcado pelo referencial teórico fundamentado na doutrina social da Igreja e no tomismo, que possuía como postulados: a infalibilidade divina; a imperfectibilidade do ser humano; e a necessidade de uma autoridade para incentivar os homens a superarem o comodismo e suas limitações. No caso do Serviço Social, um primeiro suporte teórico‐metodológico necessário à qualificação técnica de sua prática e à sua modernização vai ser buscado na matriz positivista e em sua apreensão manipuladora, instrumental e imediata do ser social.
B. O conservadorismo e o doutrinarismo são teorias sociais que direcionaram a atuação teórico‐metodológica do serviço social nos anos 1950.
Nem o doutrinarismo, nem o conservadorismo constituem teorias sociais. A doutrina caracteriza‐se por ser uma visão de mundo abrangente fundada na fé em dogmas. Constitui‐se de um conjunto de princípios e crenças que servem como suporte a um sistema religioso, filosófico, político, entre outros. O conservadorismo como forma de pensamento e experiência prática é resultado de um contramovimento aos avanços da modernidade, e nesse sentido, suas reações são restauradoras e preservadoras, particularmente da ordem capitalista
C. A institucionalização do serviço social como profissão, no Brasil, ocorreu devido à necessidade de se profissionalizar a prestação da assistência às classes pobres e miseráveis. As particularidades desse processo no Brasil evidenciam que o Serviço Social se institucionaliza e legitima profissionalmente como um dos recursos mobilizados pelo Estado e pelo empresariado, com o suporte da Igreja Católica, na perspectiva do enfrentamento e regulação da Questão Social, a partir dos anos 30, quando a intensidade e extensão das suas manifestações no cotidiano da vida social adquirem expressão política.
D. O movimento de conceituação da profissão ocorrido na década de 1960 possui como inspiração o referencial positivista, voltado para o aperfeiçoamento dos instrumentos e das técnicas de intervenção e para a tonificação da ação profissional. É no âmbito do movimento de Reconceituação e em seus desdobramentos, que se definem de forma mais clara e se confrontam, diversas tendências voltadas a fundamentação do exercício e dos posicionamentos teóricos do Serviço Social. Tendências que resultam de conjunturas sociais particulares dos países do Continente e que levam, por exemplo, no Brasil, o movimento em seus primeiros momentos, (em tempos de ditadura militar e de impossibilidade de contestação política) a priorizar um projeto tecnocrático/modernizador, do qual Araxá e Teresópolis são as melhores expressões.
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GABARITO: LETRA E
? Os primeiros movimentos organizados no Brasil, no sentido da criação do Serviço Social, ocorreram na década de 1930. Em 1932, foi formada uma associação com a finalidade de contribuir para a divulgação dos princípios da ordem social cristã, com a preocupação de preparar "trabalhadores sociais". Essa associação, o Centro de Estudos e Ação Social (Ceas) fundado em setembro de 1932, dedicou-se à difusão da doutrina social da Igreja e à formação social católica, criando a Escola de Serviço Social (ESS), em 1º de fevereiro de 1936. O interesse dessa criação se fundamentava nos resultados obtidos pelos métodos do Serviço Social em outros países que já o adotavam. Houve, nesse momento, o apoio das autoridades eclesiáticas, com a ministração do curso para mulheres. Logo nos primeiros anos de funcionamento da Escola de Serviço Social, sentiu-se a necessidade de angariar e formar elementos masculinos na profissão. Em 1938, o dr. Carlos Magalhães Lebéis, então diretor do Departamento de Serviço Social do estado, alertou a diretoria do Centro de Estudos e Ação Social para esse fato, sendo que esses profissionais devessem atuar "na solução dos mais graves problemas sociais de São Paulo". A Juventude Universitária Católica (JUC) deu inteira colaboração a essa posição.
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? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
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O Centro de Estudos e Ação Social (Ceas) fundado em setembro de 1932, dedicou-se à difusão da doutrina social da Igreja e à formação social católica, criando a Escola de Serviço Social (ESS), em 1º de fevereiro de 1936.
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O início do serviço social no Brasil é marcado pelo referencial teórico fundamentado na doutrina social da Igreja e no tomismo, que possuía como postulados: a infalibilidade divina; a imperfectibilidade do ser humano; e a necessidade de uma autoridade para incentivar os homens a superarem o comodismo e suas limitações.
De fato, o início do Serviço Social no Brasil é marcado pela presença dos postulados católicos e a presença do tomismo. Todavia, não havia uma perspectiva de superação. Afinal, o que predominava era uma naturalização do capitalismo e um cunho moralizador em suas ações frente aos usuários. Lembra das características das encíclicas papais Rerum Novarum e Quadragésimo Anno? Pois bem, Item errado.
O conservadorismo e o doutrinarismo são teorias sociais que direcionaram a atuação teórico‐metodológica do serviço social nos anos 1950.
Como bem esclarece a professora Yazbek (2009), nem o doutrinarismo e nem o conservadorismo constituem teorias sociais. A doutrina caracteriza‐se por ser uma visão de mundo abrangente fundada na fé em dogmas. É um conjunto de princípios e crenças que servem como suporte a um sistema religioso, filosófico, político, entre outros. Item errado.
A institucionalização do serviço social como profissão, no Brasil, ocorreu devido à necessidade de se profissionalizar a prestação da assistência às classes pobres e miseráveis.
Como nós estudamos, embora a institucionalização do Serviço Social no Brasil tenha sido capitaneado pela Igreja Católica, rapidamente o empresariado e o Estado passaram a demandar, cada vez mais essa mão de obra com formação técnica especializada. Item errado.
O movimento de reconceituação da profissão ocorrido na década de 1960 possui como inspiração o referencial positivista, voltado para o aperfeiçoamento dos instrumentos e das técnicas de intervenção e para a tecnificação da ação profissional.
Errado. Como nós estudamos haviam três distintos projetos em disputa durante o movimento de reconceituação.
No Brasil, o Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) foi a instituição fundadora e mantenedora da primeira escola de serviço social.
Perfeito, o Centro de Estudos e Ação Social (Ceas) fundado em 1932, dedicou-se à difusão da doutrina social da Igreja e à formação social católica, criando a primeira Escola de Serviço Social (ESS), em São Paulo, em 1º de fevereiro de 1936.
RESPOSTA: LETRA E
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O doutrinarismo, e o conservadorismo constituem teorias sociais. Errado