SóProvas



Prova UFU-MG - 2014 - UFU-MG - Psicólogo Clínico


ID
2541718
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Animais, plantas e seres humanos, nada resta sobre a face da Terra quando a seca resolve dar o ar da desgraça. Ela traz a morte lenta, demorada e sofrida. [1], por onde passa, deixa seus rastros: carcaças de animais, o chão ressecado, o mormaço e a infertilidade do solo. Graças a diques, açudes e caixas-d'água, podemos ficar um período sem chuva em qualquer local da Terra, [2], se esse tempo se prolongar demais, os estragos decorrentes da seca começam a tomar forma.

Apesar de ser mais comum em países tropicais, ela pode surgir em qualquer parte do planeta. [3], não há como negar que a África é pródiga em produzir catástrofes associadas à seca. Em 1982 a Tanzânia perdia mais de 150 crianças por conta da falta de alimentos e água. Dois anos mais tarde, uma série de secas ocasionou a morte de mais de um milhão de pessoas na Etiópia. O mesmo número de habitantes passou fome no Quênia por causa de uma estiagem, 20 anos depois.

No Brasil, a seca já é velha conhecida da região Nordeste. Relatos apontam suas tragédias por aqui já em 1583. [4], quando foram registradas duas grandes secas, a coisa piorou muito no século 18.

Galileu. Ed. Especial, nº 8, p. 52.


Os colchetes podem ser preenchidos pelo conector MAS apenas em

Alternativas
Comentários
  • Sem opção de resposta, pois na 1 e na 3 o mas veio acompanhado de vírgula no início de frase, e isso não pode.


ID
2541721
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos a seguir são partes de um texto, mas estão ordenados de forma aleatória.


I. Línguas brasileiras são, na definição do linguista e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Gilvan Müller de Oliveira, "línguas faladas por comunidades de cidadãos brasileiros, historicamente assentadas em território brasileiro, parte constitutiva da cultura brasileira, independentemente de serem línguas indígenas ou de imigração, línguas de sinais ou faladas por grupos quilombolas”.

II. O Brasil é um país plurilíngue: estima-se haver mais de 200 línguas vivas no território - e vários linguistas afirmam que esse número pode ser muito maior.

III. Em muitas cidades colonizadas por imigrantes, com destaque para as criadas a partir da década de 70 do século XIX, ainda hoje são mantidos esses idiomas.

IV. Dessas línguas, cerca de 170 são indígenas (autóctones) e mais de 30 são línguas de imigração (alóctones). Tanto as línguas autóctones quanto as alóctones podem ser consideradas línguas brasileiras.

V. As línguas de imigração brasileiras estão presentes em diferentes regiões do país, especialmente no sul e sudeste.

Língua Portuguesa – Conhecimento Prático, Nº 17, p. 43 (fragmento adaptado)


Considerando que a organização de um texto pressupõe a ordenação lógica e coerente de seus fragmentos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
2541724
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O clichê nasce como uma ideia criativa, mas é repetida à exaustão e se transforma em um cacoete. Ele está inserido na linguagem num contexto que a gíria nunca alcança e o provérbio sempre ultrapassa - a gíria pressupõe vitalidade; o provérbio, ao contrário, já nasce cristalizado.

Língua Portuguesa – Conhecimento Prático, Nº17, p. 49 (fragmento adaptado)


Em relação ao trecho em negrito, assinale a alternativa em que a conjunção pode substituir o travessão, mantendo a coerência com o trecho original.

Alternativas
Comentários
  • Logo, portanto, por conseguinte e pois (depois do verbo) -> são conclusivas

    Que, porque, porquanto e pois (antes do verbo) -> são explicativas

  • Gabarito: C

    Ele está inserido na linguagem num contexto que a gíria nunca alcança e o provérbio sempre ultrapassa, pois a gíria pressupõe vitalidade; o provérbio, ao contrário, já nasce cristalizado. (Explicação)


ID
2541727
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quando somos jovens não julgamos bem; quando somos velhos, também não. (Blaise Pascal, filósofo francês)

DA EDIÇÃO. Frases marcantes sobre juventude. Forbes Brasil. São Paulo: BPP Publicações e Participações. Ano II, n. 17, fev., 2014. p. 114.


A frase dita pelo célebre filósofo francês, se considerada do ponto de vista de sua estrutura sintática (quando somos jovens...; quando somos velhos...), cria no leitor a expectativa de que será realizada uma contraposição entre a qualidade do julgamento que fazemos quando somos jovens e a qualidade do julgamento que fazemos quando somos velhos. Entretanto, não é o que efetivamente ocorre. A relação estabelecida na frase de Pascal entre a qualidade de tais julgamentos é de contiguidade e pode ser marcada por meio da conjunção

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    Quando somos jovens não julgamos bem E quando somos velhos, também não.


ID
2541730
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Meu novo mundo

Chorão (Charlie Brown)


[...]

Sonho de consumo cantar na sua festa

Vem dançar comigo

Aproveite e me sequestra

Amor vagabundo intenso e muita pressa.

Não sei como termina, mas sei como começa

Fiz essa canção pra dizer algumas coisas

Cuidado com o destino

Ele brinca com as pessoas

Tipo uma foto com sorriso inocente

Mas a vida tinha um plano e separou a gente

Mas se quem eu amo tem amor por mim

Se quem eu amo tem amor por mim

Eu sei que ainda estamos muito longe do fim.

CHORÃO. Meu novo mundo. Disponível em http://musica.com.br/artistas/charlie-brown-jr/m/meu-novo-mundo/letra.html Acesso em: 15 mar. 2014.


O tema do texto refere-se a destino, amor e vida. A partir da leitura do trecho em negrito, infere-se que o amor correspondido

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Explicação:

    Eu sei que ainda estamos muito longe do fim.


ID
2541733
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como qualquer e todo conflito de até então, a primeira guerra global ocorrida na Europa, entre 28 de julho de 1914 e 11 de novembro de 1918, teve interesses políticos, jogos de poder que deixaram de ser escusos com o distanciamento histórico e intenções fundamentadas no expansionismo territorial. Consequentemente, dela participaram as grandes potências da época que, por sua vez, organizaram-se em duas alianças opostas: os Aliados (com base na Tríplice Entente, formada pelo Reino Unido, França e Império Russo) e os Impérios Centrais (fundamentado na Tríplice Aliança, composta pelo Império Alemão, ÁustriaHungria e Itália).

Leituras da História, Nº 65, p. 3.


O emprego dos dois-pontos assinala, no contexto, a introdução de uma sequência que

Alternativas
Comentários
  • O autor torna explícito as alianças a que se referiu

    " Consequentemente, dela participaram as grandes potências da época que, por sua vez, organizaram-se em duas alianças opostas: os Aliados (com base na Tríplice Entente, formada pelo Reino Unido, França e Império Russo) e os Impérios Centrais (fundamentado na Tríplice Aliança, composta pelo Império Alemão, ÁustriaHungria e Itália). "

    Uma vez que se sabe a resposta fica fácil de enxergar, porém, é uma questão bem traiçoeira.

    Letra C


ID
2541736
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sabe a diferença entre fatalidade e tragédia? Fatalidade é bater o pé no batente da porta; tragédia é bater em um dia frio. O que torna a dor maior nas temperaturas menores é a contração dos músculos e dos vasos sanguíneos. A intenção do nosso corpo até que é das melhores: os músculos se contraem involuntariamente para se manterem aquecidos, e o sangue sai das articulações em direção ao tronco para manter nossa temperatura constante. O problema, como qualquer mindinho pode confirmar, é que uma pancada em uma articulação contraída e sem sangue dói muito mais que uma normal. Uma hipótese é que, além disso, o frio tornaria mais sensíveis os receptores livres, os terminais nervosos que levam a sensação de dor para o cérebro. Segundo a psicologia evolutiva, a intenção é que doa mais mesmo. Parece contraintuitivo, mas a teoria é a seguinte: como no frio a prioridade é se aquecer, não se mexer, ao longo do tempo teriam sido selecionados os indivíduos que sentiam mais dor e, consequentemente, se arriscavam menos em baixas temperaturas. Como diz o sociobiólogo Robert Trivers, "a Mãe Natureza prefere seus filhos mais comportados".

Disponível em:<http://super.abril.com.br/ciencia/sentimos-mais-dor-frio-605758.shtml?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_supe> . Acesso: 15 jan. 2014


Segundo o autor, uma sensibilidade maior à dor é um privilégio que nos torna aptos à seleção natural, pois a dor

Alternativas

ID
2541739
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Fato é que as redes sociais estão presentes em nosso dia a dia. Mas, afinal, até onde elas podem influenciar a sociedade? É possível ter noção da sua força? São elas apenas simples aplicativos que permitem a troca de ideias e fotos, bate papo, onde se procura por amigos e colegas de escola e se promovem encontros, incentivando relacionamentos? Elas permitem uma nova maneira de participação da sociedade, em um mínimo espaço de tempo, tudo muito rápido, em um clique apenas.

Um exemplo? Vamos ao caso da tragédia na região serrana do Rio de Janeiro. Aos poucos, foram surgindo comunidades e grupos no Facebook e perfis no Twitter. A sociedade mostrou-se madura, solidária e participativa, conseguindo junto aos órgãos públicos grandes conquistas para as comunidades sofridas, agilizou os processos de doações de remédios a coletas de sangue, divulgou a situação de várias áreas através de fotos e dicas de acesso, dados de meteorologia e mapas.

Disponível em: http://imasters.com.br/artigo/19889/redes-sociais/as-redes-sociais-e-sua-influencia-na-sociedade/ >. Acesso: 20 mar. 2014.


Muito do sucesso das ações acima relatadas deve-se, sem dúvida, à participação de inúmeras pessoas nas redes sociais. A partir do texto, é correto afirmar que, no caso da tragédia citada, as redes sociais

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    Quando o enunciado pede "é correto afirmar" então a informação está explicita no texto. Trata-se de compreensão do texto.


ID
2541742
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As primeiras revelações sobre a espionagem da NASA, feitas há mais de três meses, mostraram que há sete anos a agência coleta informações de chamadas de cidadãos americanos feitas através da Companhia Verizon. O mecanismo de controle permite identificar data, horário e o local das ligações dentro dos EUA e para o exterior, sem incluir o conteúdo das conversas. Na internet, a investigação da Agência de Segurança Nacional americana atinge seus cidadãos e também estrangeiros. Segundo os documentos vazados pelo ex-consultor Edward Snoden, ela tem acesso a e-mails, serviços de bate-papo, vídeos, fotos, downloads, senhas e dados armazenados dos usuários de oito empresas na internet: Microsoft, Google, PalTalk, Youtube, Skype, AOL e Apple.

Disponível em: http://oglobo.com/mundo/o-esandalo-da-esoionagemdos-eua-10191175 Acesso em 14 mar. 2014.


O tema do texto está em voga atualmente, principalmente depois que foi comprovada a espionagem da NASA e divulgada pela mídia. Segundo o autor, essa espionagem

Alternativas

ID
2541745
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Belo Monte, por esse ponto de vista, é uma necessidade. Mas para alguns é uma atrocidade, já que seu reservatório vai alagar uma área na Amazônia equivalente a 1/3 da cidade de São Paulo, entre outros desequilíbrios ambientais. Por essas, Sting e o cacique Raoni já atacavam Belo Monte em 1989. Na época, a proposta de aproveitar as águas do rio Xingu para gerar energia já era antiga: começou em 1975, no governo Geisel. Em 2011, as obras começaram. E os protestos aumentaram. O Movimento Gota D`Água, em que atores defendem o fim das obras no YouTube, é o mais recente. O apelo é substituir a usina por fontes de energia eólica e solar. Para quem defende Belo Monte, isso não faz sentido: seria mais caro e menos confiável. A maior certeza é que, até janeiro de 2015, a data marcada para a entrega da usina, muita água vai rolar nesse debate.

Disponível em:<http://super.abril.com.br/ecologia/quais-sao-vantagens-desvantagens-belo-monte-667389.shtml>. Acesso: 20 jan. 2014. (fragmento)


Os três operadores argumentativos em destaque podem ser substituídos, sem perda da linha argumentativa do autor, por, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Uma das questões mais inteligentes de português da UFU...

    Gab: B


ID
2541748
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos legitimados como interessados no processo administrativo, assinale, de acordo com a Lei 9784/99, a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • PESSOAS FÍSICAS MAIORES DE 21 ANOS?????????

  • GABARITO: B

     

    Art. 9o São legitimados como interessados no processo administrativo:

    I - pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação;

    II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser     adotada;

    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

    IV - as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos.

    Art. 10. São capazes, para fins de processo administrativo, os maiores de dezoito anos, ressalvada previsão especial em ato normativo próprio.

     

    Bons estudos.

  • Art. 9 São legitimados como interessados no processo administrativo:

    I - pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação;

    II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser    adotada;

    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

    IV - as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos.

    Art. 10. São capazes, para fins de processo administrativo, os maiores de dezoito anos, ressalvada previsão especial em ato normativo próprio.

  • Art. 10. São capazes, para fins de processo administrativo, os maiores de dezoito anos, ressalvada previsão especial em ato normativo próprio.

  • A questão se refere aos interessados no âmbito do Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99), que podem ser de 2 tipos:

    1) INTERESSADO NECESSÁRIO – presença é obrigatória, sob pena de nulidade

    2) INTERESSADO FACULTATIVO – presença não é obrigatória e não gera nulidade caso não deseje intervir no processo.

    O tema é tratado no art. 9º da lei 9.784/99: “São legitimados como INTERESSADOS no processo administrativo:

    I - pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação;

    II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada;

    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

    IV - as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos.”

    O examinador deseja obter a assertiva INCORRETA:

    A) CORRETA, conforme a literalidade do art. 9º, II da lei 9.784/99 ora transcrito. Essa hipótese cobrada pelo examinador é justamente de um INTERESSADO FACULTATIVO. Vejamos um exemplo prático da obra “Comentários à Lei Federal do Processo Administrativo Lei n. 9.784/99”:

    “[...] será interessado facultativo o proprietário de uma área de terras vizinha a outra que está sob investigação do IBAMA [...], porque foram descumpridas normas ambientais. O interessado poderá provar que a degradação ambiental causada pelo lindeiro pode afetar o seu imóvel. A intervenção deste proprietário terá o condão de influenciar e persuadir a autoridade administrativa no sentido de que decisão tomar.”

    B) INCORRETA. É A RESPOSTA. Conforme o art. 9º, I da lei 9.784/99 ora transcrito, realmente são interessados no processo administrativo as pessoas físicas ou jurídicas. Porém, a idade apresentada está incorreta, já que não é de 21 anos, e sim de 18 anos, de acordo com a previsão do art. 10 da lei 9.784/99: “São capazes, para fins de processo administrativo, os maiores de dezoito anos, ressalvada previsão especial em ato normativo próprio.”

    C) CORRETA, conforme o art. 9º, III da lei 9.784/99 ora transcrito.

    D) CORRETA, conforme o art. 9º, IV da lei 9.784/99 ora transcrito.

    DICA:

    Não confunda os direitos ou interesses COLETIVOS do art. 9º, III com os direitos ou interesses DIFUSOS do art. 9º, IV, ambos da lei 9.784/99:

    DIREITOS/INTERESSES COLETIVOS – PERTENCEM À COLETIVIDADE, um grupo, categoria ou classe de pessoas (art. 81, parágrafo único, II do CDC)

    DIREITOS/INTERESSES DIFUSOS – PERTENCEM, simultaneamente, A CADA UM E A TODOS QUE ESTÃO NA MESMA SITUAÇÃO DE FATO (art. 81, parágrafo único, I do CDC). Exemplo clássico: o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Trata-se de um direito de cada um, mas ninguém pode dispor dele da maneira que desejar, pois não se trata de um direito subjetivo individual.

    GABARITO: LETRA “B”

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 9.784/99. Vejamos:

    Art. 9º. São legitimados como interessados no processo administrativo:

    I - pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação;

    II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser    adotada;

    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

    IV - as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos.

    Art. 10. São capazes, para fins de processo administrativo, os maiores de dezoito anos, ressalvada previsão especial em ato normativo próprio.

    Assim:

    B. ERRADO. Pessoas físicas maiores de 21 anos ou jurídicas.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.


ID
2541751
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme previsto na Lei 8.112/90, quanto à licença sem remuneração de servidor para mandato classista, deverão ser observados os limites a seguir, para entidades com

Alternativas
Comentários
  • Art. 92. É assegurado ao servidor o direito à licença sem remuneração para o desempenho de mandato em confederação, federação, associação de classe de âmbito nacional, sindicato representativo da categoria ou entidade fiscalizadora da profissão ou, ainda, para participar de gerência ou administração em sociedade cooperativa constituída por servidores públicos para prestar serviços a seus membros, observado o disposto na alínea c do inciso VIII do art. 102 desta Lei, conforme disposto em regulamento e observados os seguintes limites

     

    I - para entidades com até 5.000 (cinco mil) associados, 2 (dois) servidores;         

           

    II - para entidades com 5.001 (cinco mil e um) a 30.000 (trinta mil) associados, 4 (quatro) servidores;   

                       

    III - para entidades com mais de 30.000 (trinta mil) associados, 8 (oito) servidores. 

    -----------------------------------------------------------------------------------------------

    alínea c do inciso VIII do art. 102:  c) para o desempenho de mandato classista ou participação de gerência ou administração em sociedade cooperativa constituída por servidores para prestar serviços a seus membros, exceto para efeito de promoção por merecimento; 

     

    LETRA A

  • Questão errada.

     

    * para entidades com até 5.000 (cinco mil) associados, 2 (dois) servidores;      

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8112cons.htm     

  • a banca errou hein... são DOIS

  • A banca não errou. Na verdade é que a questão é de 2014. No referido ano foi feita a alteração:

    I - para entidades com até 5.000 (cinco mil) associados, 2 (dois) servidores;  (Redação dada pela Lei nº 12.998, de 2014)


    Antes dessa lei era:

      I - para entidades com até 5.000 associados, um servidor;


    GABARITO: Letra A

  • Atente-se para que hoje jan/2019 a lei nos diz que até 5000 são dois servidores, porém isso só foi implementado em 18/06/2014. Logo essa questão nos traz a lei antiga onde era somente 1 servidor até 5000 associados!

  • Atente-se para que hoje jan/2019 a lei nos diz que até 5000 são dois servidores, porém isso só foi implementado em 18/06/2014. Logo essa questão nos traz a lei antiga onde era somente 1 servidor até 5000 associados!

  • INDIQUEM ERRO NO QC, COMO QUESTÃO DESATUALIZADA !!!


ID
2541754
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei 8429/92 prevê que constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente. Quanto à pena para esse crime, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •                                                                    LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992.

     

                                                                                          CAPÍTULO VI
                                                                                    Das Disposições Penais

     

    Art. 19. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente.

            Pena: detenção de seis a dez meses e multa.

            Parágrafo único. Além da sanção penal, o denunciante está sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou à imagem que houver provocado.

     

    GABARITO: LETRA C

     

  • Correta, C

    Lei 8429/92 > Art. 19.
     Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente.


    Pena: detenção de seis a dez meses e multa - Parágrafo único. Além da sanção penal, o denunciante está sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou à imagem que houver provocado.

    Cuidado para não confundir, pois os atos de Improbidade Administrativa propriamente dito não tem natureza criminal, mas sim Civel. E as sanções nela previstas são de natureza administrativa, política e civil !!!!
     

  • Art. 19. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente.

           Pena: detenção de seis a dez meses e multa.

           Parágrafo único. Além da sanção penal, o denunciante está sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou à imagem que houver provocado.

  • IMPROBIDADE - Detenção

  • GABARITO LETRA C

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)  
     
    ARTIGO 19. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente.

     

    Pena: detenção de seis a dez meses e multa.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.429/92. Vejamos:

    “Art. 19, Lei 8.429/92. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente.

    Pena: detenção de seis a dez meses e multa.”

    C. CERTO. Detenção de seis a dez meses e multa.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.


ID
2541757
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei 9784/99, quanto ao requerimento inicial do interessado, quando formulado por escrito, o requerimento deverá conter, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados:
    I - órgão ou autoridade administrativa a que se dirige;

    II - identificação do interessado ou de quem o represente;
    III - domicílio do requerente ou local para recebimento de comunicações;
    IV - formulação do pedido, com exposição dos fatos e de seus fundamentos;
    V - data e assinatura do requerente ou de seu representante.

    gabarito: D

  • Gabarito : letra d) Formulação do pedido, genericamente.

    lei 9784/99 - Art. 6o O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados:

    I - órgão ou autoridade administrativa a que se dirige;

    II - identificação do interessado ou de quem o represente;

    III - domicílio do requerente ou local para recebimento de comunicações;

    IV - formulação do pedido, com exposição dos fatos e de seus fundamentos;

    V - data e assinatura do requerente ou de seu representante.

    Parágrafo único. É vedada à Administração a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.

  • GABARITO: D

     

     

    | Lei 9.784, de 24 de Janeiro de 1999

    | Capítulo IV - Do Início do Processo

    | Artigo 6

    | Inciso IV

         "formulação do pedido, com exposição dos fatos e de seus fundamentos;"

  • A questão se refere a um dispositivo específico da lei do Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99), a saber:

    Art. 6. “O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados:

    I - órgão ou autoridade administrativa a que se dirige;

    II - identificação do interessado ou de quem o represente;

    III - domicílio do requerente ou local para recebimento de comunicações;

    IV - formulação do pedido, com exposição dos fatos e de seus fundamentos;

    V - data e assinatura do requerente ou de seu representante.”

    O examinador deseja saber o que o requerimento inicial do interessado no Processo Administrativo Federal NÃO DEVE CONTER

    A) O requerimento DEVE CONTER o órgão ou autoridade administrativa a que se dirige, conforme o art. 6º, I da lei 9.784/99 ora transcrito.

    B) O requerimento DEVE CONTER a data e a assinatura do requerente ou de seu representante, conforme o art. 6º, V da lei 9.784/99 ora transcrito.

    C) O requerimento DEVE CONTER a identificação do interessado ou de quem o represente, conforme o art. 6º, II da lei 9.784/99 ora transcrito.

    D) É A RESPOSTA. O requerimento não deve conter a formulação do pedido GENERICAMENTE e sim a “formulação do pedido, COM EXPOSIÇÃO DOS FATOS E DE SEUS FUNDAMENTOS(art. 6º, IV da lei 9.784/99).

    GABARITO: LETRA “D”

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 9.784/99. Vejamos:

    Art. 6º. O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados:

    I - órgão ou autoridade administrativa a que se dirige;

    II - identificação do interessado ou de quem o represente;

    III - domicílio do requerente ou local para recebimento de comunicações;

    IV - formulação do pedido, com exposição dos fatos e de seus fundamentos;

    V - data e assinatura do requerente ou de seu representante.

    Assim:

    D. ERRADO. Formulação do pedido, genericamente.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.


ID
2541760
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao gerenciamento de Contas de Usuários no Microsoft Windows 7, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra b

     

    Apagando contas de usuários

    1. Abra o Menu Iniciar e acesse o item “Painel de Controle”;

     

    2. Localize a seção “Contas de Usuário” e clique sobre o link “Adicionar ou remover contas de usuário”;

     

    3. Todas as contas que existirem no computador são mostradas nessa tela. Selecione aquela que você deseja apagar;

     

    4. Quando você acessar as opções disponíveis para o usuário que você acessou, o botão “Excluir a conta” aparece na tela. Clique sobre ele para que a ação seja feita;

     

    5. Nesse momento, o Windows oferece a opção de manter os arquivos e pastas relacionados à conta que você deseja excluir. Clique em “Excluir arquivos” se você não quiser manter os itens ou escolha “Manter arquivos” para que eles sejam reunidos e salvos em uma pasta na sua Área de trabalho;

     

    6. Confirme a operação que vai apagar a conta selecionada clicando em “Excluir conta”. Com isso, a exclusão está feita. Se você abrir a tela do gerenciador de contas novamente, pode ver que o usuário apagado já não aparece mais na lista.

     

    fonte:

    https://www.tecmundo.com.br/tutorial/24743-windows-como-deletar-a-conta-de-usuario.htm

  • Os três tipos de conta de usuário que existem no windows 7 são: administrador, padrão e convidado.


ID
2541763
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a tabelas no Microsoft Word 2007, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Bastava saber inglês, above significa acima. Logo, não poderia calcular valores abaixo.

     

     

    "Calma, calma! Eu estou aqui!"

  • above = acima

    below = abaixo.

    Às vezes, saber inglês em informática te dá uma luz enorme!

    Gabarito letra A!


ID
2541766
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o serviço de e-mail, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    a) Alternativa seria evitar registrar o e-mail em outros sites ou, quando tiver que registrar, marcar a opção "não receber e-mail" (não sei se é exatamente assim que se escreve a opção disponível).

  • "Originalmente as mensagens eram compostas apenas por texto, sendo livres de vírus. Após a criação da funcionalidade para inclusão de arquivos em anexo nas mensagens, o serviço de e-mail tornou-se uma das formas mais comuns de propagação de vírus."


    Questão que errei por falta de atenção! O e-mail poderá no máximo vir com LINKS e isso não é vírus, mas um LINK para acessar o vírus/site infectado. Não interpretei desta forma e considerei como errada.


    GAB C

  • Não concordo com essa letra C.

    Para pegar o vírus através do anexo, é necessário fazer o seu download, assim como para pegar um vírus através do link, é necessário clicar nele.

    Logo, se considerar que os dois métodos necessitam de clicar para pegar o vírus, então os dois meios não são considerados livres de vírus.


ID
2541769
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir sobre a remoção de programas e recursos no Microsoft Windows 7.


I. A desinstalação de programas no Microsoft Windows 7 pode ser feita clicando-se no botão Iniciar, digitando-se Remover Programa, escolhendo o atalho apresentado e, após escolher o programa na tela que se abre, clicando-se em Desinstalar/Alterar.

II. A seguinte sequência de ações desativa um recurso previamente ativado no Microsoft Windows 7: Clique no botão Iniciar, clique em Painel de Controle, clique em Programas e depois clique em Ativar ou Desativar recursos do Windows. Finalmente, selecione o recurso a ser desativado e clique em Destivar este Recurso.

III. Ao se remover um programa via Painel de Controle, no ícone Programas, todos os documentos associados a tal programa, que tenham datas de criação posterior à data de instalação do referido programa, também são automaticamente removidos. Documentos que não devem ser apagados, durante a remoção de um programa, devem ser salvos pelo usuário em uma pasta de backup.

IV. O computador deve ser sempre reiniciado após a remoção de qualquer programa, para garantir que componentes compartilhados por múltiplos programas também possam ser removidos.


Assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • As pessoas copiam e colam as questões. Sem explicação alguma. Não consigo entender o objetivo de tamanha improdutividade.


ID
2541772
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre a navegação na Internet, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    Diferentemente do que a alternativa B afirma, ao utilizar um computador público, permitir que o navegador salve sua senha não é seguro, pois a próxima pessoa que o usar pode entrar no mesmo site e utilizar sua conta. Por isso, é recomendado salvar senhas em navegadores somente em computadores domésticos (e olhe lá...).

  • Primeira questão da UFU-MG que não torra os neurônios HAHAHHAHA. Sorte e muito conhecimento para quem vai fazer a prova amanha!!! Foco, Força e Fé, vamo que vamo.


ID
2541775
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Suponha que a célula B2 de uma planilha do Microsoft Excel 2007 possua a fórmula =PROCV(C$2;Plan2!A1:D14;2;FALSO). Considere as seguintes afirmativas a respeito da interpretação do que se espera que esta fórmula deva realizar.


I. A fórmula deve procurar o valor presente na célula C2 na coluna mais à esquerda da tabela existente em Plan2, no intervalo de A1 até D14.

II. O terceiro argumento representa a coluna com o valor a ser retornado pela fórmula na linha em que o valor da célula C2 for encontrado.

III. Se o valor da célula C2 não for encontrado, a fórmula retornará o valor mais próximo do pesquisado.

IV. O último argumento indica que não se deve diferenciar letras maiúsculas de letras minúsculas, quando for realizada a pesquisa pelo valor de C2.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • =PROCV(Valor que você deseja pesquisar; intervalo no qual você deseja pesquisar o valor; o número da coluna no intervalo contendo o valor de retorno; Correspondência Exata ou Correspondência Aproximada – indicado como 0/FALSO ou 1/VERDADEIRO).

     

    =PROCV(C$2;Plan2!A1:D14;2;FALSO).

     

    C$2 --> O valor que se deseja encontrar é o presente na cálula C2

    Plan2!A1:D14 ---> Indica onde se deve procurar, isto é, na planílha 2 no intervalo entre A1 e D14

    2 ---> O número da coluna no intervalo que contém o valor de retorno

    FALSO--> Indica que o deve haver correspondência exata do valor de retorno

     


ID
2541778
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A dor é uma experiência humana complexa, e lidar com ela é ainda um grande desafio. Sobre o sofrimento da dor no câncer, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2541781
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a Psicoterapia Breve(PB), considere as afirmativas abaixo.


I. O conceito de Experiência Emocional Corretiva (EEC) representa a possibilidade de que uma nova experiência emocional possa ocorrer na relação terapêutica.

II. A maior atividade e participação do terapeuta no processo indica que ele terá de conduzir as escolhas e decisões do paciente.

III. A motivação do paciente para a mudança serve como critério essencial na indicação de tratamento em PB.

IV. O conceito de foco indica que o tratamento segue o objetivo de eliminação de sintomas, limitando-se na cura sintomática.


É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    Erros bem claros nas assertivas.

    II. A maior atividade e participação do terapeuta no processo indica que ele terá de conduzir as escolhas e decisões do paciente. De nenhuma forma o terapeuta tomará as rédeas da vida do paciente. Ele é ativo quanto a condução na decisão do paciente, não na sua própria decisão sob o outro.

    IV. O conceito de foco indica que o tratamento segue o objetivo de eliminação de sintomas, limitando-se na cura sintomática. Não se limita a cura da queixa sintomática, até mesmo porque esta é uma previsão impossível. Não há como indicar que haverá uma cura, desta forma o trabalho não pode estar limitado a esta ação.


ID
2541784
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O fenômeno da resistência, como conceito clínico, é fundamental para a compreensão dos aspectos emocionais do sujeito adoecido.


Sobre a resistência assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • discordo da resposta, a lógica do mecanismo de defesa da resistência segundo Freud é sempre inconsciente.

    Nesse sentido, a resistência é um conceito, como outros da teoria psicanalítica, que aparenta em um primeiro momento, ser construído por uma lógica paradoxal, disposto a partir de proposições antinômicas. No entanto, essa construção conceitual que ora se apresenta por uma proposição e ora por outra é aceita pela teorização psicanalítica em decorrência da lógica do inconsciente. Nosso objetivo é o de destacar que a resistência pode ser abordada no contexto clínico ora como impossibilidade e ora como condição de tratamento.

  • Resposta: letra B

    Bibliografia utilizada pela banca: Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica: uma abordagem didática / David E. Zimerman. – Porto Alegre : Artmed, 2014.

    Cap. 27 - O setting (enquadre)

    ... O que pode ser dito é que a resistência tanto pode ser inconsciente quanto consciente, mas sempre provém do ego, ainda que possa vir orquestrada pelas outras instâncias psíquicas. Ela pode expressar-se por meio de emoções, atitudes, idéias, impulsos, fantasias, linguagem, somatizações ou ações. Ou seja, todos os aspectos da vida mental podem ter uma função de resistência; daí a sua extrema complexidade. Clinicamente, elas aparecem em uma variedade de maneiras: claras, ocultas ou sutis; simples ou complexas; pelo que está acontecendo e pelo que está deixando de acontecer. Além disso, cada indivíduo tem uma pletora de recursos resistenciais, os quais variam com os distintos momentos do processo analítico.
     


ID
2541787
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Programa de Prevenção de Recaída integrado a um tratamento de dependência química irá colaborar para o sucesso do programa.


Em relação à Prevenção de Recaída, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Marlatt e Gordon (1993) a abordagem da Prevenção da Recaída tem como objetivos: modificar as crenças e expectativas acerca do uso de álcool; identificar e antecipar as situações de risco para a recaída; aprender habilidades e estratégias de enfrentamento e de manejos de situações de risco e promover amplas modificações no estilo de vida dos pacientes.

    A recaída tem sido definida por alguns teóricos como o retorno aos sintomas após um período de remissão, ou, por outros, como qualquer retomada dos comportamentos disfuncionais.

    Dois conceitos importantes na PR, o lapso e a recaída, têm sido revistos. O lapso, descrito como um evento discreto, pode ser definido como um retorno ao uso inicial da substância. Já a recaída, antes descrita como o retorno ao padrão anterior de uso, parece, hoje, contemplar outros aspectos. 


ID
2541790
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Bruno é psicólogo no hospital e atendeu uma criança vítima de violência sexual no pronto socorro. Agora precisa emitir um laudo psicológico para o conselho tutelar.


Sobre a produção do laudo psicólogo, assinale, de acordo com a resolução CFP 007/2003, a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETA - LAUDO PSICOLÓGICO

     b) DECLARAÇÃO

     c) PARECER

     d) PARECER

  • RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003

     

    3.1 – O relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica;

     

    b) trata-se da declaração;

    c) trata-se do parecer;

    d) trata-se do parecer;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: A

  • resolução desatualizada

ID
2541793
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando a metapsicologia enquanto uma estrutura hipotética do funcionamento mental, associe os sistemas e instâncias criados por Freud, apresentados na coluna da esquerda com suas características, apresentadas na coluna da direita.


1. Consciente

2. Pré-consciente

3. Inconsciente

4. Ego

5. Superego

6. Id


( ) É um órgão de percepção das impressões que nos absorvem o momento.

( ) Não tem um conceito definido de contradição e as contradições ocorrem simultaneamente.

( ) Tem conexões íntimas com o biológico e está integrado à totalidade dos impulsos instintivos.

( ) Seu principal papel é coordenar funções e impulsos internos, expressando-os no exterior sem conflitos.

( ) É responsável pelo código de normas éticas, sendo a mais recente aquisição filogenética do psiquismo.

( ) Está relacionado à realidade externa e ao inconsciente, sendo regido pelo processo secundário.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D) 1, 3, 6, 4, 5, 2.

    ( 1. CONSCIENTE ) É um órgão de percepção das impressões que nos absorvem o momento.

    ( 3. INCONSCIENTE) Não tem um conceito definido de contradição e as contradições ocorrem simultaneamente.

    ( 6 .ID ) Tem conexões íntimas com o biológico e está integrado à totalidade dos impulsos instintivos. 

    ( 4 .EGO ) Seu principal papel é coordenar funções e impulsos internos, expressando-os no exterior sem conflitos.

    ( 5. SUPEREGO ) É responsável pelo código de normas éticas, sendo a mais recente aquisição filogenética do psiquismo.

    ( 2 .PRÉ CONSCIENTE) Está relacionado à realidade externa e ao inconsciente, sendo regido pelo processo secundário. 



ID
2541796
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre as funções mentais AFETIVIDADE E HUMOR, considere as afirmativas abaixo.


I. O afeto se refere à emoção predominante e mais constante. Humor é a expressão do afeto sendo observável e mais flutuante.

II. Afetividade e humor são avaliados, observando-se a expressão, a postura e o conteúdo afetivo.

III. O humor é a tonalidade de sentimento predominante. O afeto é a experiência da emoção subjetiva e imediata.

IV. O transtorno destas funções ocorre quando há uma variação na expressão facial, no tom de voz e nos gestos.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Parece-me que foi chamado de humor o sentimento e de afeto a emoção. Concordam?

  • Questão confusa e fora do contexto em que compreendi as temáticas pedidas.


ID
2541799
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre os efeitos adversos das drogas psicoterapêuticas, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
2541802
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação às substâncias psicoativas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2541805
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Como tentativa de elaboração do processo de adoecimento, cada sujeito revela suas formas de administração de recursos psicológicos.


Em relação às formas de administração dos recursos psicológicos, considere as afirmativas a seguir.


I. Na fase de negação, o sujeito tenta manter a integridade do ego, lançando mão do recurso religioso, fazendo promessas religiosas.

II. Na fase da revolta, o sujeito interage com o ambiente de forma ativa, em que o outro é causador de seu sofrimento.

III. No ganho secundário, ocorre uma tentativa adaptativa do sujeito em conviver com os limites do adoecimento.

IV. Na fase de depressão, evidencia-se um pensamento com conteúdo de onipotência, tal como ocorre nos transtornos depressivos.


É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Negação: Aqui a fase de negação ocorreria no sentido de negar a sua condição patológica

    Onipotente: Aquele que pode tudo ou que é todo poderoso. é o contrario de quem está deprimido.


    Gabarito: II e III (C)

  • Gabarito C.

    I. Na fase de negação, o sujeito tenta manter a integridade do ego, lançando mão do recurso religioso, fazendo promessas religiosas.

    Errado, aqui se apresenta a fase da barganha, onde é comum haver negociação do sujeito pela sua vida, normalmente com conteúdo religioso.

    II. Na fase da revolta, o sujeito interage com o ambiente de forma ativa, em que o outro é causador de seu sofrimento.

    Correto, lembrar que não é porque é ativo que é favorável para o processo de integração e adaptação do sujeito. Além disto, é nesse momento que o sujeito se direciona para culpar terceiros pelo seu adoecimento/sofrimento. Ex: a culpa é da equipe de saúde que não cuidou de mim como deveria e agora estou aqui, nessa situação.

    III. No ganho secundário, ocorre uma tentativa adaptativa do sujeito em conviver com os limites do adoecimento.

    Correto, é uma forma de que o sujeito goze, de alguma forma, dos benefícios de estar adoecido.

    IV. Na fase de depressão, evidencia-se um pensamento com conteúdo de onipotência, tal como ocorre nos transtornos depressivos.

    Errado, na depressão o sujeito experimenta o sentimento de impotência, pois se sente paralisado diante de sua situação, onde crê que nada pode fazer. É uma posição passiva consigo e com o mundo.

    Dattebayo. 


ID
2541808
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que o psicodiagnóstico pode ter vários objetivos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Acho que a B se refere à avaliação compreensiva

  • letra B


    "O objetivo da avaliação compreensiva considera o caso numa perspectiva mais global, determinando o nível de funcionamento da personalidade, examinando funções do ego, em especial quanto a insight, para indicação terapêutica ou, ainda, para estimativa de progressos ou resultados de tratamento."


    Livro: Psicodiagnóstico-V, página 28


ID
2541811
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto aos processos defensivos, presentes nas neuroses e psicoses, é correto afirmar que,

Alternativas
Comentários
  • A rigor,

    Neurose obsessiva: deslocamento

    Histeria: conversão

     

  • Exatamente. Mas outra questão sobre histeria que esté errado.

    Obsessiva: deslocamento

    Histeria: Conversão

    Fóbica: projeção

    Seria isso o correto?


ID
2541814
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em A Instituição e as Instituições o autor discorre sobre as instituições como elementos da regulação social, global e imagem do divino e que se apresentam como sistemas culturais, simbólicos e imaginários.

Associe os sistemas apresentados na coluna da esquerda, às respectivas caracterizações, apresentadas na coluna da direita.


1. Sistemas Culturais

2. Sistemas Simbólicos

3. Sistemas Imaginários


( ) São mitos, ritos, heróis, cuja função é sedimentar a ação dos membros da instituição.

( ) Constituem um sistema de valores e de normas, de pensamento e ação que deve modelar o comportamento de seus agentes.

( ) Servem como sistema de legitimação aos membros da instituição, dando sentido às suas práticas e às suas vidas.

( ) Elaboram uma maneira de viver na instituição.

( ) Procuram capturar os indivíduos nos seus próprios desejos de afirmação narcísica e de identificação.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
2541817
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em Psicossomática Hoje, um dos autores fala sobre a morte e o morrer. Em relação a esse assunto, considere as afirmativas abaixo.


I. Os pacientes verdadeiramente terminais são portadores de alguma condição letal que os levará definitivamente à morte.

II. Para muitos pacientes, a morte é uma escolha, pois estes se sentem incapazes de mudar o rumo da sua história pessoal.

III. A vivência da terminalidade pode começar a partir da comunicação, o que coloca uma carga extrema no ato de dizer, momento este que deverá ser profissional, evitando a compaixão e a empatia.

IV. O conforto é um dos cuidados pertinentes a uma boa morte, e ele inclui a falta de dor ou sofrimento e o tratamento dos sintomas físicos, devendo-se evitar risos e confraternizações.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Vamos para os erros das assertivas:

    III - A prática em saúde requer vínculo empático, pois é a partir do contato afetivo que o profissional consegue perceber, entender e atuar sobre os sintomas e queixas de seu paciente (LAGO, 2008).

    IV - O processo desempenhado dentro dos Cuidados Paliativos (CP) ao paciente terminal não inclui transformar esse momento numa prévia fúnebre, onde o leito deve estar permeado de sofrimento e angústia, mas sim modificar esse contexto para uma realidade onde seja possível gozar de dignidade no momento de sua morte. Deve-se respeitar a forma com que o paciente deseje viver seus últimos dias, considerando que nem todos expressarão profunda e inteira tristeza, mas é possível rir, sentir-se grato, mesmo em condições de terminalidade da vida.

    Dattebayo. 


ID
2541820
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto aos fundamentos teóricos, à técnica e às indicações da Psicoterapia Breve Psicodinâmica, considere as afirmativas a seguir.


I. Sua origem se deu com a tentativa de encurtar o tempo de duração dos tratamentos psicanalíticos, critério este considerado inadequado com a evolução da teoria e técnica.

II. O terapeuta estimula o desenvolvimento da aliança terapêutica, e elementos psicanalíticos como associação livre, resistência e transferência não devem ser utilizados.

III. O foco e atenção do tratamento são dirigidos para os fatos da vida atual, em detrimento de fatos da infância do paciente, inclusive os sintomas.

IV. A motivação do paciente para a mudança é considerada um elemento essencial para o tratamento.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Item D

  • Como assim o item iV está incorreto? Um dos fatores essênciais para PB é a motivação do paciente.


ID
2541823
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando os Transtornos Conversivos e Dissociativos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • alguém?

  • Sintomas de paralisiaafonia e cegueira estão associados com um bom prognóstico, o que não ocorre com tremores e convulsões. Dados limitados sugerem que os sintomas conversivos são mais freqüentes em parentes de indivíduos com Transtorno Conversivo.

  • Essa perspectiva continua a valer no DSM-V?


ID
2541826
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação e intervenção psicológicas em uma enfermaria de pediatria é de fundamental importância, devido aos comprometimentos emocionais e comportamentais da hospitalização para a criança e seus familiares.


A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada do livro Psicologia Hospitalar - Teoria, aplicações e casos clínicos (Baptista & Dias, 2015), Capitulo 12 sobre enfermaria pediátrica.

    a) Dos três aos cinco anos, a maior preocupação da criança frente à hospitalização refere-se à ansiedade de separação. INCORRETA

    Até 3 anos: preocupação--> ansiedade de separação

    3 a 5 anos: Passa a ter uma compreensão de mundo de forma concreta; Desenvolve senso de consciência --> pode atribuir significados ou sentimentos sobre à doença e hospitalização.

    b) O papel do psicólogo em um hospital, na assistência a crianças, consiste em fazê-las entender a rotina e as imposições relacionadas à doença, e considerar as rotinas hospitalares, a cultura médica e o regime da instituição hospitalar.

    c) Estar doente, hospitalizada e submeter-se a procedimentos médicos, na percepção da criança, assim como do adulto, pode ser sentido como uma punição, castigo ou culpa.

    d) Crianças hospitalizadas com tempo superior a cinco dias, com doenças crônicas, infecciosas, neurológicas ou acidentes, tendem a desenvolver transtornos psicológicos e(ou) comportamentais.

  • Tem trÊs respostas certas. O enunciado pede a incorreta.


ID
2541829
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando a estrutura e o funcionamento psíquico, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A psicanálise se funda na instituição da compreensão desta imbricação somatopsíquica. O corpo, por não mais se reduzir ao soma, desnaturalizando-se, nem por isso advém puramente representação psíquica. O corpo não natural impele a instituição do psiquismo, mas corpo e psiquismo não são sinônimos. Há certa condição do corpo que o lança inevitavelmente a constituir-se psíquico. Há aí uma brecha, uma outra condição, não psíquica, um estado que requer a instituição do psiquismo. O corpo implica uma materialidade, formando um campo de excitabilidade concreta que requer resolução, e a incidência do psiquismo viria a ser instituído como resposta a essa ânsia. Problematizar o estatuto do corpo é nosso caminho para percorrer uma possibilidade não dualista da condição humana.

  • O que é pulsão? Necessidade biológica, com representação psíquica que precisam ser descarregas. É diferente de Instinkto que são fixos padrões hereditários de comportamental animal.

    Pulsão é a representação psíquica dos estímulos somáticos


ID
2541832
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando os pressupostos da metapsicologia, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Alguém saberia explicar?


ID
2541835
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicoterapia de apoio caracteriza-se por ser uma modalidade de tratamento na qual o terapeuta mantém um relacionamento terapêutico e uma aliança de trabalho baseados na realidade, oferecendo apoio, esclarecimento e auxílio na solução de problemas.


A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • No que se refere à psicoterapia de apoio, tem-se que este “[...] é um modelo eclético de psicoterapia, provavelmente o mais praticado tanto em instituições como em consultórios privados.” (LANGSLEY; YAGER, 1988 apud CORDIOLI et al., 2008, p. 188), sendo bastante utilizado em situações de crise ou descompensações temporárias, uma vez que seu objetivo é restaurar ou reforçar as defesas do paciente, integrando as capacidades que foram prejudicadas (CORDIOLI et al., 2008). Além disso, este modelo de psicoterapia também é utilizado no tratamento de diversas psicopatologias nas quais há déficit de funções egóicas (CORDIOLI et al., 2008).

  • A. A clarificação, técnica de intervenção da psicoterapia de apoio, define-se como a comunicação, por parte do paciente, de emoções ou sentimentos reprimidos, revivendo situações traumáticas e superando a repressão.

    Para Cordioli (2009), clarificar é "reforças as defesas do ego".

    B. Os pacientes submetidos às psicoterapias de apoio geralmente são menos comprometidos e têm psicopatologias menos graves.

    Ela é utilizada em momentos de crises para reforças as defesas do ego, bem como suprimir os conflitos inconscientes. A PA de longa duração pode inclusive ser utilizada com pacientes psicóticos na fase águda dos sintomas. RESUMO: utilizada nas intervenções em CRISE.

    C. A psicoterapia de apoio é indicada para pacientes com déficits significativos de funcionamento do ego, como em casos de controle de impulsos deficiente e balanço inadequado de afetos. CORRETO!

    D. Na psicoterapia de apoio, normalmente, o terapeuta mantém uma posição neutra, é receptivo e faz uma escuta silenciosa.

    Cordioli (2009), afirma que a postura do terapeuta é ATIVA nesta modalidade de psicoterapia psicodinâmica.