- ID
- 793699
- Banca
- NUCEPE
- Órgão
- PM-PI
- Ano
- 2012
- Provas
- Disciplina
- Legislação Estadual
- Assuntos
 O oficial só perderá o posto e a patente se  for  julgado indigno do oficialato ou com ele incompatível, em tempo de guerra, por decisão do: 
 
 O oficial só perderá o posto e a patente se  for  julgado indigno do oficialato ou com ele incompatível, em tempo de guerra, por decisão do: 
 
Tendo como referência o Estatuto dos Policiais  Militares do Piauí (Lei nº 3.808, de 16/07/1981),  coloque V para as afirmativas VERDADEIRAS  e F para as FALSAS, e, em seguida, assinale a  alternativa com a sequência CORRETA.    
(    )  A  cada  cargo Policial Militar  corresponde  um  conjunto  de  atribuições,  deveres  e  responsabilidade  que  se  constituem  em  obrigações do respectivo titular.  
(    )  Os cargos Policiais Militares são providos  pelo  pessoal  da  Polícia  Militar  do  Piauí,  sendo de livre nomeação do Comandante  Geral  da  PMPI,  não  estando  atrelado  a  grau hierárquico ou qualificação para seu  desempenho.   
(    )  Função  Policial  Militar  é  o  exercício  das  obrigações  inerentes  ao  cargo  policial- militar.   
(    )  A subordinação não afeta, de modo algum  a  dignidade  pessoal  do  Policial  Militar  e  decorre, exclusivamente, da estrutura hierárquica da Polícia Militar.  
(    )  Os  Subtenentes  e  Sargentos  auxiliam  e  completam  as  atividades  dos  Oficiais,  quer no adestramento da  tropa e no emprego dos meios,  quer  na  instrução  e na  administração, bem como no comando de  frações  de  tropa, mesmo  agindo  isoladamente, nas atividades de policiamento ostensivo peculiares à Polícia Militar. 
 
Com  fundamento  no  Estatuto  dos  Policiais  Militares  do  Piauí  (Lei  nº  3.808,  de  16/07/1981),  coloque  V  para  as  afirmativas  VERDADEIRAS e F para as FALSAS, e assinale, em seguida, a alternativa com a sequência CORRETA.    
(    )  Os Cabos e Soldados são, essencialmente, utilizados no serviço administrativo da  PMPI, mas poderão ser empregados, caso haja necessidade, na execução do policiamento ostensivo.   
(    ) Ao Policial Militar  será  concedido  obrigatoriamente,  30  (trinta)  dias  consecutivos  de  férias, não sendo necessário a elaboração  de  qualquer  plano  de  férias  pela  OPM.     
(    )  Somente em casos de interesse de Segurança  Nacional,  de  manutenção  da  ordem, de extrema necessidade do serviço  ou  de  transferência  para  a  inatividade,  o  Comandante-Geral poderá interromper ou  deixar  de  conceder  na  época  prevista,  o  período  de  férias  a  que  tiverem  direito,  registrando-se  então  o  fato  em  seus  assentamentos.  
(    )  A  concessão  da  licença  especial  é  regulada  pelo  Comandante  da  Organização  Policial Militar  (OPM)  onde  está  lotado  o  PM,  de  acordo  com  o  interesse  do mesmo.   
(    )  Em hipótese alguma será autorizado a interrupção da licença especial ou de licença para tratar de interesse particular, conforme prevê a legislação vigente.
  
O  sentimento  do  dever,  o  pundonor  Policial  Militar e decoro da classe impõe a cada um dos  integrantes  da Polícia Militar,  conduta moral  e profissional  irrepreensíveis,  com  observância  dos seguintes preceitos da ética Policial Militar,  EXCETO. 
 
O desligamento ou a exclusão do serviço ativo  da Polícia Militar  é  feito em  conseqüência  de,  EXCETO. 
  
Excedente é a situação transitória a que, automaticamente, passa o Policial Militar que, EXCETO. 
  
Identifique a alternativa CORRETA com relação  aos  preceitos  previstos  no Estatuto  dos Policiais  Militares  do  Piauí  (Lei  nº  3.808,  de  16/07/1981). 
 
De acordo com o Estatuto dos Policiais Militares  do Piauí  (Lei nº 3.808, de 16/07/1981) marque  com V as afirmativas VERDADEIRAS e F para  as FALSAS, e assinale, em seguida, com a se- quência CORRETA. 
(    )  Disciplina  é  a  rigorosa  observância  e  o  acatamento  integral  das  leis,  regulamentos, normas e disposições que  fundamentam  o  organismo  policial-militar  e  coordenam  seu  funcionamento  regular e harmônico,  traduzindo-se  pelo  perfeito  cumprimento  do  dever  por  parte  de  todos  e  de  cada  um  dos  componentes  desse  organismo. 
(    )  A hierarquia Policial Militar é a ordenação  de  autoridade  em  níveis  iguais,  dentro  e  fora da estrutura da Polícia Militar. A ordenação se  faz por posto, graduações e autoridade política. 
(    )  Círculos hierárquicos são âmbitos de convivência  entre  Policiais Militares  da mesma categoria e têm a finalidade de desenvolver o espírito da camaradagem em ambiente de estima e confiança, sem prejuízo  do respeito mútuo. 
(    )  Posto é o grau hierárquico do Oficial, conferido  por  ato  do  Comandante  Geral  da  Polícia Militar do Piauí. 
(    )  Em  igualdade  de  posto  ou  graduação,  a  precedência entre os Policiais Militares de  carreira na ativa é definida pelo  tempo de  efetivo serviço no posto ou graduação.  
 
Conforme  estabelece  o  Estatuto  dos  Policiais  Militares do Piauí (Lei nº 3.808, de 16/07/1981),  identifique  com  V  as  alternativas  VERDADEIRAS e F as FALSAS, e indique, em seguida, a  sequência CORRETA. 
(    )  É  vedado  ao  qualquer  elemento  civil  ou  organizações civis usar uniforme ou ostentar distintivos,  insígnias ou emblemas que  possam ser confundidos com os adotados  na Polícia Militar, ressalvado quando autorizado previamente pelo Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí.  
(    )  A agregação é a situação na qual o Policial Militar da ativa deixa de ocupar vaga na  escala  hierárquica,  do  seu  quadro,  nela  permanecendo sem número.  
(    )  A agregação se faz por ato do Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí.  
(    )  Reversão  é  o  ato  pelo  qual  o  policial- militar  agregado  retorna  ao  respectivo  quadro  tão  logo  cesse  o motivo  que  determinou  a  sua  agregação,  voltando  a  ocupar o lugar que  lhe competir na respectiva escala numérica, na 1ª vaga que ocorrer.
  (    )  O  oficial  da  reserva  remunerada  poderá  ser convocado para o serviço ativo por ato  do  Governador  do  Estado  para  compor  Conselho de Justificação, para ser encarregado  de  Inquérito  Policial Militar  ou  incumbido  de  outros  procedimentos  administrativos,  na  falta  de  oficial  da ativa em  situação hierárquica compatível com a do  oficial envolvido.  
 
São manifestações  essenciais  do  valor Policial  Militar, conforme estabelece o Estatuto dos Policiais  Militares  do  Piauí  (Lei  nº  3.808,  de  16/07/1981), EXCETO. 
 
Os deveres Policiais Militares emanam de vínculo racionais e morais que ligam o Policial Militar  à  comunidade  estadual  e  à  sua  segurança,  e  compreendem, essencialmente: 
 
De acordo com o Estatuto dos Policiais Militares do Piauí  (Lei nº 3.808, de 16/07/1981) marque com  (V) as  afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS, e assinale, em seguida, a sequência CORRETA.    
I.  Disciplina é a rigorosa observância e o acatamento  integral das  leis, regulamentos, normas e disposições  que fundamentam o organismo policial-militar e coordenam seu funcionamento regular e harmônico, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de todos e de cada um dos componentes desse organismo.  
II.  A  hierarquia  e  a  disciplina  são  a  base  institucional  da Polícia Militar. A  autoridade  e  a  responsabilidade  crescem com o grau hierárquico.  
III.  Círculos hierárquicos são âmbitos de convivência entre Policiais Militares da mesma categoria e têm a finalidade de desenvolver o espírito da  camaradagem em ambiente de estima e  confiança,  sem prejuízo do  respeito mútuo.  
IV.  Posto é o grau hierárquico do Oficial, conferido por ato do Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí.  
V.  O ingresso na Polícia Militar fica condicionado à aprovação em concurso público, que poderá ser regionalizado, com exames de conhecimentos, exame psicológico, exame de saúde, exame de aptidão física e  investigação social.  
VI.  A Polícia Militar do Estado do Piauí é subordinada administrativamente ao Secretário de Justiça e Segurança Pública, bem como é uma  instituição permanente, considerada  força auxiliar e  reserva do Exército,  com organização e atribuições definidas em Lei. 
 
O Estatuto dos Policiais Militares regula a situação, obrigações, deveres, direitos e prerrogativas dos policiais  militares do Estado do Piauí. Dentre estes direitos está a garantia ao policial militar com estabilidade assegurada, o poder de se candidatar a cargo eletivo e caso seja eleito incorrerá numa nova situação. Marque a alternativa CORRETA que corresponda a esta nova situação: 
 
Tendo como  referência o Estatuto do Policial Militar do Piauí  (Lei nº 3.808/1981), analise cada afirmação e  marque a resposta CORRETA. 
 
Com relação à carreira policial militar no Estado do Piauí, assinale a alternativa correta.
Com relação à hierarquia e à disciplina previstas no Estatuto dos Policiais Militares do Estado do Piauí, é correto afirmar que:
O oficial da Polícia Militar do Piauí será submetido a Conselho de Justificação, a pedido ou “ex officio”, quando for:
Todo policial militar que tiver conhecimento de um fato contrário à disciplina deverá participar a seu chefe imediato, por escrito ou verbalmente. No caso de participar o fato contrário à disciplina a seu chefe imediato, verbalmente, deve confirmar a participação, por escrito, no prazo máximo de:
       Um policial militar do estado do Piauí percebe soldo de R$ 5.000,00, gratificação incorporada, abono de permanência, gratificação por condição especial de trabalho, vale-transporte, auxílio-alimentação, diárias em decorrência de viagens semanais a serviço e vantagem de natureza remuneratória decorrente de sentença judicial condenatória contra o estado. Ele ocupa, ainda, um cargo em comissão que o remunera em R$ 1.000,00.
Considerando essa situação hipotética, é correto afirmar que, para fins de aposentadoria, desde que atendidos os requisitos constitucionais, integrarão o salário de contribuição desse policial, além do soldo e da gratificação incorporada, 
Considerando as normas previstas no Estatuto dos Policiais Militares do Estado do Piauí (Lei nº 3.808, de 16/07/1981), identifique com “V”, a(s) alternativa(s) VERDADEIRA(S), e “F” para a(s) FALSA(S), e marque a alternativa com a sequência CORRETA:
I. Os alunos de órgãos de formação Policiais Militares do Piauí são considerados na situação de Ativos.
II. Na Reserva Remunerada, o militar estadual do Piauí está dispensado, definitivamente, da prestação de serviço na ativa, mas continua a perceber remuneração do Estado do Piauí.
III. Qualquer brasileiro pode ingressar na carreira de Oficial da Polícia Militar do Piauí, desde que seja aprovado em concurso público.
IV. Os Policiais Militares na Reserva Remunerada não estão sujeitos mais à Lei nº 3.808, de 16/07/1981, pois já cumpriram seu dever funcional.
V. Para as mulheres serão reservadas até 10% (dez por cento) das vagas oferecidas no concurso público para ingresso na carreira Policial Militar.
VI. Posto é o grau hierárquico do Oficial, conferido por ato do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí.
VII. Em igualdade de posto ou graduação, os policiais-militares
da ativa têm precedência sobre os da
inatividade).
São manifestações essenciais do valor policial militar, exceto:
São prerrogativas dos policiais militares, exceto:
Marque a alternativa incorreta no que concerne às violações das obrigações dos policiais militares:
Considerando que Modalidades do Policiamento Ostensivo são modos peculiares de execução do policiamento ostensivo. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
PRIMEIRA COLUNA
I - Patrulhamento
II - Permanência.
III–Diligência
IV–Escolta
SEGUNDA COLUNA
( ) - É a atividade predominantemente estática, executada pelo policial militar, isolado ou não, em local de risco ou posto fixo, dentro do módulo, preferencialmente contando com possibilidade de comunicação.
( ) - É a atividade de policiamento ostensivo destinada à custódia de pessoas ou bens, em deslocamento.
( ) - É a atividade móvel de observação, fiscalização, reconhecimento, proteção ou, mesmo, de emprego de força.
( ) - É a atividade de busca e apreensão de objetos e (ou) busca e captura de pessoas em flagrante delito ou mediante mandado judicial.
Marque a opção CORRETA de cima para
baixo.
Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I) A disciplina é a rigorosa observância e acatamento das leis, regulamentos, normas e disposições para o funcionamento regular e harmônico da PMPI.
II) A disciplina e o respeito à hierarquia devem ser mantidos apenas pelos policiais militares da ativa.
III) A ordenação da autoridade em níveis diferentes dentro da estrutura da Polícia Militar é chamada de hierarquia.
IV) Quanto maior o grau hierárquico do militar, maior será sua autoridade e menor a sua responsabilidade.
Analise as afirmativas seguintes, acerca da Lei nº 3.808/81 (Estatuto dos Policiais Militares do Piauí). Em seguida, assinale a alternativa correta:
I) A matrícula do candidato em Curso de Formação de Oficiais PM (curso de formação para ingresso) para o cargo de Oficial do Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM) da PMPI estará condicionada à conclusão do ensino médio.
II) O Oficial PM da ativa presumivelmente incapaz de permanecer como Policial Militar será submetido a Conselho de Disciplina, na forma da legislação.
III) A passagem do Policial Militar à situação de inatividade, mediante reforma, se dará “ex-oficio”.
IV) O serviço policial–militar consiste no exercício de atividades inerentes à Polícia Militar e compreende todos os encargos na legislação específica e relacionados com a manutenção da ordem pública no Estado do Piauí.
Em relação às afirmativas acima, está correta a alternativa:
Conforme o Estatuto dos Policiais Militares do Piauí, os deveres policiais militares emanam de vínculos racionais e morais que ligam o policial militar à comunidade e à sua segurança. Considerando os itens abaixo, marque a alternativa CORRETA que cita deveres policiais militares, dentre os previstos nesse estatuto:
I- O culto aos símbolos nacionais.
II- A disciplina e o respeito à hierarquia.
III- O rigoroso cumprimento das obrigações.
IV- A dedicação integral ao serviço da Polícia Militar e a fidelidade à instituição a que pertence, excluindo o sacrifício da própria vida.