SóProvas



Questões de Meio Ambiente na Geografia


ID
29617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das transformações globais, nacionais e locais
relacionadas ao desafio do desenvolvimento ambiental
sustentável, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Não é apenas a dimensão do desmatamento em curso na Amazônia que preocupa, mas também os prejuízos à biodiversidade advindos desse desmatamento, bem como o aumento da grilagem de terras públicas.

Alternativas
Comentários
  • O governo federal informou nesta segunda-feira (5) que o desmatamento na Amazônia Legal cairá 11% neste ano, para 6.238 quilômetros quadrados, chegando ao menor nível desde o início desse tipo de mapeamento pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe). Esses dados foram apresentados à presidente Dilma Rousseff pelos ministros de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
    Em 2004, o desmatamento chegou a 27 mil km quadrados ao ano. Desde então, segundo o Inpe, há quedas no indicador. A mais baixa até hoje tinha sido a do ano passado: 7 mil.  A queda foi aferida entre agosto de 2010 e julho de 2011, na comparação com igual período anterior. A regiao da Amazônia Legal abrange nove Estados: Acre, Amazonas, Pará,  Amapá, Roraima, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão.

    05/12/2011

    Maurício Savarese
    Do UOL Notícias, em Brasília
  • Vale lembrar:

    O termo grilagem vem da descrição de uma prática antiga de envelhecer documentos forjados para conseguir a posse de determinada área de terra. Os papéis falsificados eram colocados em uma caixa com grilos. Com o passar do tempo, a ação dos insetos dava aos documentos uma aparência envelhecida. Assim como na prática com os grilos, a ocupação ilegal de terras públicas continua fundamentada no esforço para fazer documentos falsos parecerem verdadeiros.

    fonte: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/amazonia1/ameacas_riscos_amazonia/desmatamento_na_amazonia/grilagem_na_amazonia/

  • Gabarito: Certo 

    O grande desafio da Amazônia é conciliar preservação ambiental com as necessárias e fundamentais atividades econômicas da região. A recuperação de áreas degradadas, o fortalecimento da agricultura familiar e o apoio à agricultura das comunidades indígenas são alguns dos trabalhos desenvolvidos pela EMBRAPA. Essas ações, no entanto, visam superar, ou pelo menos reduzir as explorações agrícolas predatórias e irracionais, que levam ao esgotamento do solo e ao fim da possibilidade de uso dessas terras. No entanto, tratar esse objetivo como recompensa do abandono da prática de derrubada ou queimada da floresta ou da vegetação secundária está errado. 

     A grilagem de terras públicas consistem num grave problema da atualidade, um levantamento recente envolvendo diversos órgãos, como INCRA, INPE e IBAMA levantaram a questão da grilagem de terras na Floresta Amazônica, ou seja, a legalização e ocupação de terras públicas através de falsificação de documentos. 

  • Dessa forma, tanto a questão ambiental, no que se refere à diminuição da biodiversidade, quanto aspectos territoriais são preocupantes na Amazônia. Com isso, a grilagem toma forma, visto que ela é utilizada para tomar terras e, em consequência disso, ser objeto de exploração ilegal.

    Em resumo: No Brasil, grilagem de terras é a falsificação de documentos para, ilegalmente, tomar posse de terras devolutas ou de terceiros, bem como de prédios ou prédios indivisos.

    GABARITO CERTO

  • AMAZÔNIA

    ABRANGÊNCIA

    ➥ Compreende o conjunto de ecossistemas que correspondem à Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo, e também a Bacia Amazônica, maior bacia hidrográfica do planeta.

    O bioma Amazônia não é exclusivo do território brasileiro, abrangendo áreas de outros países.

    A produção e a manutenção da elevada biodiversidade amazônica estão ligadas a um ciclo, de ordem anual, de flutuações do nível de alagamento dos rios.

    É considerada uma fronteira de recursos naturais em razão de fatores como biodiversidade, recursos minerais e hídricos e da existência de povos e comunidades tradicionais, sendo detentora da maior população indígena do Brasil.

    • O ambiente natural é o maior atrativo turístico da Amazônia.

    Importante! ☛ O turismo se tornou um importante setor econômico da região.

    A expansão da fronteira econômica no complexo regional da Amazônia desestrutura as formas de subsistência e a cultura das comunidades da região.

    [...]

    DESMATAMENTO

    No bioma amazônico, o desmatamento está associado à expansão da atividade de agricultura e pecuária. Os rios de águas claras nascem e escoam em terrenos arenosos, e os de águas escuras, em cristalinos, com a incorporação de ácidos de decomposição da matéria orgânica.

    [...]

    ENTIDADES PROTETORAS

    O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) o qual é uma autarquia (Federal) em regime especial vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e integrada ao Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

    Obras em portos fluviais justificam-se pela importância dos rios para o transporte na Amazônia.

    [...]

    PROBLEMAS

    A Amazônia está passando por conflitos entre os diversos atores que compõem o espaço agrário (a exemplo da situação dramática observada no sudeste do Pará). E também, há um desperdício de recursos naturais e da biodiversidade na região.

    [...]

    BIOMA AMAZÔNICO

    É detentor da maior população indígena do Brasil;

    É considerado uma fronteira de recursos naturais;

    Dispõe de empresas aéreas regionais.

    Compreende um conjunto de ecossistemas;

    Abrange a Floresta e a Bacia Amazônica;

    Não é exclusivo do território brasileiro;

    A produção e manutenção de sua biodiversidade estão ligadas a um ciclo anual;

    A agricultura e a pecuária são os principais causadores de desmatamento na região.

    ____________

    Fontes: Alunos do Projetos Missão; Colegas do QC; Questões da CESPE.

  • Questão de 2008, porém mais atual impossível...

    Ainda persistem todos estes problemas mencionados.


ID
29623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca da estrutura agrária e de questões ambientais atuais no
nordeste brasileiro, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

Na região Nordeste, apesar da semi-aridez predominante, é possível encontrar ilhas de umidade, nas quais se registra desenvolvimento agrícola intenso.

Alternativas
Comentários
  •  Região Nordeste

    Ver artigo principal: Agricultura no Nordeste do Brasil

    No Nordeste brasileiro, região formada por nove estados (Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão) 82,9 % da mão de obra do campo equivale à agricultura familiar.
    A região é a maior produtora nacional de banana, respondendo pelo montante de 34% do total. Lidera, ainda, a produção da mandioca, com 34,7% do total. Segunda maior produtora de arroz, com uma safra estimada para 2008 de um milhão, cento e catorze mil toneladas, em que o Maranhão tem majoritária participação (com 668 mil toneladas). Também ocupa a segunda posição na produção frutícola, com 27% da produção nacional.

    Um dos grandes problemas da região são as estiagens prolongadas, mais fortes nos anos em que ocorre o fenômeno climático do El Niño. Isso provoca o êxodo rural, a perda de produção, minimizados seus efeitos por meio de ações governamentais de emergência, através da construção de açudes e outras obras paliativas, como a transposição do Rio São Francisco. As piores secas dos últimos anos foram as de 1993, 1998 e 1999, a primeira considerada a pior em cinquenta anos.

  • Em relação aos aspectos naturais, há as presenças dos climas equatorial úmido, litorâneo úmido, tropical e tropical semiárido, sendo que o último é predominante. A cobertura vegetal predominante é a Caatinga, mas também há faixas importantes de Mata dos Cocais, Mata Atlântica e Cerrado.

    Fonte: Wikipédia
  • Podemos observar esse fenômeno nessa breve reportagem: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/ilhas-de-umidade-no-sertao-nordestino-1.845332

  • Como exemplo destas ilhas de umidade tem-se as serras úmidas do Nordeste brasileiro. Elas formam ilhas de umidade e de florestas perenes (mata úmida) que contrastam com as condições ecológicas das baixas superfícies aplainadas adjacentes, caracterizadas pela ocorrência de secas prolongadas (sertão). Apesar da importância das serras úmidas, tanto do ponto de vista ecológico quanto cultural e sócio-econômico, a rica diversidade de seus ambientes continua pouco conhecida, sobretudo porque o Nordeste é frequentemente reduzido à sua porção semi-árida (‘polígono das secas’), a mais extensa mais também a menos movimentada.


    Fonte: http://www.mercator.ufc.br/index.php/mercator/article/view/49/23


  • Diante dos comentários abaixo, conclui-se que a alternativa está certa.

  • Certo.

    São os famigerados "brejões".


  • Gabarito CERTO.

    No meio de tanta aridez, a Caatinga surpreende com suas "ilhas de umidade" e solos férteis. São os chamados brejos, que quebram a monotonia das condições físicas e geológicas dos sertões. Nessas ilhas é possível produzir quase todos os alimentos e frutas peculiares aos trópicos do mundo (é a agricultura intensiva, que uni o trabalho na terra mais o capital/lucro). Essas áreas normalmente localizam-se próximas às serras, onde a abundância de chuvas é maior. Através de caminhos diversos, os rios regionais saem das bordas das chapadas, percorrem extensas depressões entre os planaltos quentes e secos e acabam chegando ao mar, ou engrossando as águas do São Francisco e do Parnaíba (rios que cruzam a Caatinga). Das cabeceiras até as proximidades do mar, os rios com nascente na região permanecem secos por cinco a sete meses do ano. Apenas o canal principal do São Francisco mantém seu fluxo através dos sertões, com águas trazidas de outras regiões climáticas e hídricas. Quando chove, no início do ano, a paisagem muda muito rapidamente. As árvores cobrem-se de folhas e o solo fica forrado de pequenas plantas. 

    Fonte: http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/09/o-que-e-caatinga

     

  • A Zona da Mata é a faixa litorânea nordestina, caracterizada por intensa umidade. Inclusive, originalmente lá havia cobertura da Mata Atlântica. Atualmente é a região mais povoada e desenvolvida do Nordeste.

  • falou em ilha de humidade basta lembrar dos brejos e mata atlantica.

  • A Zona da Mata pernambucana é dividida em duas regiões, a mata seca (N) e a mata úmida (S).

  • O meu brejo é frio que é uma beleza.


ID
29626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca da estrutura agrária e de questões ambientais atuais no
nordeste brasileiro, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

Verifica-se que, nos últimos anos, houve aumento de área irrigada no Vale do São Francisco, o que está associado ao destaque dado à produção de frutas in natura para exportação.

Alternativas
Comentários
  •  Região Nordeste

    Ver artigo principal: Agricultura no Nordeste do Brasil No Nordeste brasileiro, região formada por nove estados (Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão) 82,9 % da mão de obra do campo equivale à agricultura familiar.   A região é a maior produtora nacional de banana, respondendo pelo montante de 34% do total. Lidera, ainda, a produção da mandioca, com 34,7% do total. Segunda maior produtora de arroz, com uma safra estimada para 2008 de um milhão, cento e catorze mil toneladas, em que o Maranhão tem majoritária participação (com 668 mil toneladas).[78] Também ocupa a segunda posição na produção frutícola, com 27% da produção nacional.   Um dos grandes problemas da região são as estiagens prolongadas, mais fortes nos anos em que ocorre o fenômeno climático do El Niño. Isso provoca o êxodo rural, a perda de produção, minimizados seus efeitos por meio de ações governamentais de emergência, através da construção de açudes e outras obras paliativas, como a transposição do Rio São Francisco. As piores secas dos últimos anos foram as de 1993, 1998 e 1999, a primeira considerada a pior em cinquenta anos.
  • Destaque importante para o Vale de Juazeiro,onde a importancia da cultura da uva e manga exerce grande fator economico para  a regia.Ainda podemos destacar o Projeto Formoso A e H,na regiao Oeste de Bom Jesus da Lapa,onde a cultura da banana prevalece.
  • No Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho- Petrolina -PE,  estima-se que na atualidade a área irrigada ocupada a ordem de 24.837 há, um acréscimo de 4.819 há.
    O projeto gera oportunidades de negócio e emprego para mais de 90.622 pessoas direta e indiretamente (dentro e fora do Perímetro).
  • Gabarito: CERTO.

    O Brasil, embora venha aumentando as exportações de frutas frescas, ainda é um país com pouca expressão no comércio mundial, mesmo sendo considerado o segundo maior produtor de frutas do mundo. A fruticultura irrigada do pólo agrícola Petrolina/Juazeiro, situado na região do Submédio do Vale do São Francisco, tem se caracterizado por apresentar um rápido crescimento da área plantada, uma forte expansão da sua produção e um desenvolvimento significativo no setor exportador de frutas, principalmente aquelas que oferecem melhores oportunidades de mercado, como a manga e a uva. Atualmente, o Vale do São Francisco é responsável por 85% e 95% das exportações brasileiras de manga e de uva de mesa, respectivamente. Estas duas culturas representaram, aproximadamente, 31% da receita total das exportações de frutas in natura do Brasil.

     

    Fonte: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/150682/1/OPB769.pdf

  • Só um detalhe:

    para as áreas impactadas pela TRANSPOSIÇÃO do rio São Francisco, só é permitida a irrigação de 0,5 hectare, além do uso para seres humanos e animais.

    Já Petrolina e Juazeiro, por exemplo, podem ter irrigação DIRETA do rio para a produção de frutas.

  • Um abraço pra Juazeiro-BA e Petrolina-PE.

  • Correto.

    É possível encontrar belíssimas mangas e uma sorte de outras frutas. O mais apaixonante são as vinhas.


ID
29629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca da estrutura agrária e de questões ambientais atuais no
nordeste brasileiro, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

A escassez de chuvas durante as secas no nordeste brasileiro reduz a produção agrícola e causa desemprego generalizado no campo. Esse condicionamento dos problemas sociais por questões ambientais é característico das regiões áridas e semiáridas de todo o mundo.

Alternativas
Comentários
  • Questão pegadinha

    Esse termo generalizado complica a afirmativa
  • Eu fui pela generalização. A Califórnia (EUA) é de clima árido e é região desenvolvida e grande exportadora de gêneros agrícolas. Condicionar o subdesenvolvimento do nordeste ao clima é um prato cheio para os coronéis que ainda ~lá estão e nada fazem.
  • O melhor exemplo é Israel, exportador de laranjas.
  • Fui pega na generalização. Mas raciocinando um pouco, não seria admissível errar uma questão dessas. Os problemas sociais mencionados na questão, em decorrência das regiões árias semiáriadas, obviamente que não é uma característica somente do Brasil, mas também não deve ser considerado como um problema absoluto em todas as regiões do mundo que apresentam tais caracterísitcas. É só observar os exemplos postados pelos colegas acima, muito bons, por sinal. 

    Muitíssimo importante tomar cuidado com estas expressões que generalizam a questão, ou excluem totalmente outras possibilidades. Quase sempre elas estão erradas.
  • O homem é capaz de domar as características ambientais com investimentos e tecnologia. Existem diversas regiões áridas/semiáridas no mundo que não enfrentam os mesmos problemas do Nordeste. Bem lembrado acima pelo colega: Israel. 
  • "A escassez de chuvas durante as secas no nordeste brasileiro reduz a produção agrícola e causa desemprego generalizado no campo...."

    Não se pode generalizar! Um exemplo interessante que contradiz a questão e que acontece (na minha cidade/região/nordeste) nesse período de longa estiagem é quando os donos de carros-pipa ganham bastante dinheiro nessa ocasião. Ou seja, para eles é nesse momento que ganham mais dinheiro.
  • Além dos exemplos que os colegas colocaram aí em cima, olhem a Austrália (praticamente todo o país é deserto).
  • "O problema do Nordeste não é de seca, mas de cerca." Lula

  • Se fosse assim israel não seria um país desenvolvido.

  • Acho que todo mundo lembrou de Israel nessa, kkkkk

     

  • Olha Dubai kkk

  • Errado!

    ▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎

    NÃO DE todo o mundo.

  • Fora a generalização da questão, mesmo em um ambiente caracterizado por baixos índices pluviais, o Vale do São Francisco destaca-se na produção de frutas in natura (com foco na exportação) por sistema irrigado.

  • prazer, meu nome é irrigação! :-]

  • Generalização = Errada


ID
29635
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Todas as fontes devem ser aproveitadas, dentro de suas especificidades. (...) o Plano Nacional de Energia 2030 mostra
exatamente isso: a existência de só uma ou duas fontes não significa uma solução. O Brasil necessita, principalmente, daquelas fontes
que geram energia em grande escala e têm alta disponibilidade, dando segurança ao sistema e tranqüilidade aos consumidores.

Internet: .

Com relação a fontes de energia, julgue (C ou E) os próximos itens.

A exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas foi possível graças a tecnologia desenvolvida no Brasil, a qual, hoje, é exportada para outros países.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.
    O Brasil tem investido muito na exploração de petróleo nas áreas maritimas, uma vez que é a nossa unica forma de não depender tanto das importações.
  • A Petrobras é referência internacional na exploração de petróleo em águas profundas, para a qual desenvolveu tecnologia própria, pioneira no mundo, sendo a líder mundial deste setor. O seu projeto Roncador recebeu, em março de 2001, o "Distinguished Achievement Award - OTC'2001", tornando-se uma referência tecnológica para o mundo do petróleo e confirmando a liderança da Petrobras em águas profundas

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Petrobras#Explora.C3.A7.C3.A3o_de_petr.C3.B3leo_em_.C3.A1guas_profundas
  • o brasil não exporta o quase monopolio tecnologico que tem de exploração de águas profundas e ultraprofundas.... tanto que outras regiões com potenciais petrolíferos nessas profundidades não são tão explorados pela falta de capacidade técnica. É patente a necessidade de resguarda dessa tecnologia para a segurança nacional... 

  • Pré sal nós já exploramos???

  • (...) hoje, é exportada para outros países. _Sabendo hoje que o Brasil exporta a tecnologia sensivel e estratégica! 

  • O Brasil não se sustente nem com ele quanto mais em mandar tecnologias para fora, desconsidero essa questão.

  • ERA VARGAS-------------------------------------------------------- CRIAÇAO DA PETROBRÁS

    EXPLORAÇAO------------------------------------------------------ DISTRIBUIDA PARA OUTROS PAISES

  • O Brasil exporta tecnologia kk

ID
36847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma das reservas da biosfera existentes no Brasil, reconhecida
pela UNESCO em 1991, é a da Mata Atlântica, cuja área é de
350 mil km2.

Acerca das características desse bioma e da
utilização de reservas da biosfera, julgue (C ou E) os itens
subsequentes.

O conceito de reserva tem sido internacionalmente adotado, como forma de se destacar a necessidade de conservação, recuperação, desenvolvimento sustentável e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida.

Alternativas
Comentários
  • Com o ultimo relatorio da ONU,que constatou-se o aumento do aquecimento global e tendo isso como consequecia devido a devastação das grandes florestas devido a especulação comercial de madeiras e do mercado imobiliario,fez com que países inciassem ou melhorasse suas campanhas de manuntenção do meio-ambiente,e uma das alternativas de preservação no mercado globalizado é a Biosustentabilidade,que interfere nos processor urbanos,comercias e melhoria de estruturas sociais!
  • RS regulamenta reservas particulares de preservação ambiental
    fonte: http://blog.observatorioambiental.com.br/2009/07/23/rs-regulamenta-reservas-particulares-de-preservacao-ambiental/ em 23 de Julho de 2009

    Foi assinado hoje (23) o decreto que regulamenta a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) no Rio Grande do Sul. As RPPNs são áreas de conservação da natureza em terras privadas e, depois de estabelecidas, passam a fazer parte do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC). O estado conta atualmente com 23 Unidades de Conservação públicas. A criação de RPPNs não acarreta em perda do direito de propriedade. No entanto, elas têm caráter perpétuo, conforme o Decreto federal nº 1.922/96.

    O principal objetivo é a conservação da diversidade biológica. São permitidas atividades de cunho científico, cultural, educacional, recreativo e de lazer. As restrições de uso visam assegurar a conservação do meio ambiente na área.

    Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, que apresentou o decreto estadual hoje para imprensa, no Palácio Piratini, será possível incluir as Áreas de Preservação Permanente (APPs) nas RPPNs, “desde que representem ganho ao meio ambiente”. Os projetos devem ser analisados pelos órgãos estaduais competentes para obterm o aval.

    O proprietário da área poderá solicitar ao INCRA a isenção do Imposto Territorial Rural (ITR) sobre a parte delimitada como RPPN. Entre as vantagens, Berfran citou a prioridade na análise dos projetos pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA); preferência na análise de pedidos de concessão de crédito agrícola junto às instituições oficiais de crédito, além de obter cooperação com entidades privadas e públicas na proteção, gestão e manejo da RPPN.

    O Plano de Manejo, que estabelece as regras de usos das reservas, fica a cargo do proprietário do local. Conforme esse plano, a RPPN pode explorar economicamente atividades como, por exemplo, o turismo ecológico.
  • CERTO

  • CERTO

    A UNESCO lançou, em 1970, o "Programa Homem e Biosfera", com o objetivo de organizar uma rede de áreas protegidas, designadas Reservas da Biosfera, que representam os diferentes ecossistemas do globo e cujos países proponentes se responsabilizam em manter e desenvolver.

    As Reservas Mundiais da Biosfera possuem três funções básicas:

    • conservação das paisagens, ecossistemas e espécies;

    • desenvolvimento econômico e humano que seja cultural, social e ecologicamente sustentável;

    • logística, que dê suporte para pesquisas, monitoramento e educação.


ID
36850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma das reservas da biosfera existentes no Brasil, reconhecida
pela UNESCO em 1991, é a da Mata Atlântica, cuja área é de
350 mil km2.

Acerca das características desse bioma e da
utilização de reservas da biosfera, julgue (C ou E) os itens
subsequentes.

Embora apresentem características comuns - como a densidade da cobertura vegetal e a grande biodiversidade - o bioma amazônico e a Mata Atlântica distinguem-se quanto à pluviosidade, uma vez que os índices pluviométricos daquele são muito superiores aos desta.

Alternativas
Comentários
  • Não há uma grande diferença de pluviosidade entre as duas florestas.
  • Complementando o cometário do Daniel!!! até porque ambas são Florestas ou vestigio de florestas Tropicaís onde a pluviometria é intensa!!!
  • Tratava-se da segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, só comparável à Floresta Amazônica.
  • Concordo com o colega Daniel, e vou além, a assertiva é DÚBIA pois os biomas são geograficamente muito amplos e as chuvas podem variar dentro de sua área de influência. Não creio que seja correto afirmar textualmente que em um dos bioma chove mais do que em outro (sem informações adicionais). Afinal, o índice pluviométrico da Mata Atlântica também é bastante alto.

    Basta lembrar do "apelido" da praia de "Ubachuva".

    Creio que a CESPE fez das suas mais uma vez.

    Na minha opinião a questão está ERRADA.
  • Mas a questão é errada. Não tem grande diferença!!!
  • Isso. Errada. Achei essa informação no site http://www.tomdamata.org.br/mata/chuvasmatas.asp:

    "A Mata Atlântica apresenta os maiores índices pluviométricos do país. Ou seja, chove muito nas áreas ocupadas por ela. Chove em quantidades maiores do que na região amazônica, onde a vegetação é bem mais abundante.

    Em toda a faixa coberta pela Mata Atlântica, os índices pluviométricos variam, de uma região para a outra, entre 1.000mm/ano no Nordeste e 2.000mm/ano, no Sul. E, em alguns pontos, atingem as mais altas marcas do país, como nas proximidades de Paranapiacaba (SP) - 4.457,8mm/ano. Ou os menores, como nos vales dos rios Jequitinhonha e Doce (MG) - 900mm/ano".
  • A minha teoria para responder essa questão errada, foi que eu considerei que as duas tem praticamente o mesmo processo de chuva e sem falar que ambas tem a ajuda das plantas para isso. Esse foi meu conceito.

  • Levei em conta a dimensão... achei que o fenômeno da evapotranspiração da floresta amazônica era maior ocasionando medias mais elevadas de chuvas


  • Nestes tipos de florestas, tanto a Amazonica quanto a Atlantica, elas só existem pq ha alta pluviosidade; e não há alta pluviosidade pq existe uma floresta.

  • Em inglês, os dois biomas seriam chamados de rainforest -- eu acho

  • São parecidos

  • ERRADA

    Mas não porque chove mais na Mata Atlântica, até porque chove mais na Amazônia.

    Mata Atlântica apresenta um alto índice pluviométrico e, em média, estes valores variam entre 1.800 e 3.600 mm/ano, podendo chegar à 4.000 mm/ano, como é o caso de Paranapiacaba (SP).

    Fonte: http://143.107.244.86/ecosteiros/textos_educ/mata/agua/agua.htm - Acesso em: 28/04/2020

    A Região Amazônica é uma das mais extensas áreas quentes e úmidas do Planeta, com índices pluviométricos em torno dos 2300 mm/ano, em média, e de até 5000 mm/ano em seu setor ocidental.

    Fonte: https://journals.openedition.org/confins/11580?lang=pt - Acesso em: 28/04/2020

    A amazônia está contida no clima equatorial o de maior pluviosidade e umidade do mundo, já a Mata Atlântica está contida no clima tropical úmido, que apesar de ser bastante úmido, tem menor umidade que a amazônia.

    Na verdade está questão deveria está CORRETA, mas para se considerar ERRADA, eu lavaria em conta a diferença que existe entre as coberturas vegetais, apesar de ambas serem densas, a cobertura vegetal da Amazônia ocupa quase 45% do Território Nacional e quase de forma contínua. Já a Mata Atlântica, não cobre 10% do Território e hoje se apresenta em condições bem espaçada em virtude do desmatamento.

  • ;-( difícil

    O bioma Amazônico e a Mata Atlântica apresentam características comuns como florestas densas, grande biodiversidade e elevados índices pluviométricos anuais. A precipitação média anual no bioma Amazônico é maior do que na Mata Atlântica, mas não é, como diz a questão, muito superior.

    estratégia

  • A diferença está no solo. Amazônia tem um processo de lavagem do solo chamado de "lixiviação"; a mata atlântica possue o solo massapê, ótimo para o plantio.
  • geografia é coisa do diachoooooooooooooooooooo so pode.


ID
36853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma das reservas da biosfera existentes no Brasil, reconhecida
pela UNESCO em 1991, é a da Mata Atlântica, cuja área é de
350 mil km2.

Acerca das características desse bioma e da
utilização de reservas da biosfera, julgue (C ou E) os itens
subsequentes.

O grau de devastação sofrido pela Mata Atlântica explica-se, em parte, pela sua localização, que favoreceu o desenvolvimento dos ciclos econômicos e, mais recentemente, a indústria madeireira.

Alternativas
Comentários
  • A Mata Atlântica foi destruída pelo ciclo do pau-brasil,cana de áçucar e café.
  • A Mata Atlântica ESTÁ sendo destruída, não só pelo crescimento da insdútria madereira que NÃO é recente, mas também pela grande quantidade de fazendas e com issso a necessidade de criação de pastos para alimentar os animais, e pela grande exploração de minérios, praticada inclusive, pelos próprios índios, que tem a maior parte da mata.
  • devido o inicio da colonização ter se dado ao litoral por questões históricas e geograficas,com certeza a devastação se deu por estes principios,mas não só somente estes!!!
  • A CESPE considerou a alternativa CORRETA, entretanto contesto a assertiva pois, para mim,a parte intrigante desta questão se dá na afirmação "(...) mais recentemente, a indústria madeireira." pois a exploração madeireira é fato antigo na Mata Atlântica, não sendo de maneira nenhuma "RECENTE"
    Podemos considerar a exploração de papel e celulose que ocorre nos Estados do Espirito Santo e no sul da Bahia, como "exploração recente", todavia esta ocorre em um ponto específico do bioma Mata Atlântica e não em sua totalidade.

    Na minha humilde opinião a assertiva está ERRADA.
  • Com relação a afirmação de Tige Castro abaixo, discordo de sua opinião.A questão está correta, já que a INDUSTRIA madeireira, somente começou a explorar o bioma no início do séc. 20. Não podemos considerar os movimentos de exploração madeireira anteriores como fatores de desmatamento da Mata Atlantica,além de não se tratarem de industrias e sim de açoes extrativistas, ressaltando ainda que, apesar da devastação do período colonial, até o início do século vinte mais de 90% da sua área original encontrava-se preservada. O processo de devastação só começou a acelerar com o início do período Republicano chegando aos aproximadamente 8% de áreas ainda preservadas dos dias de hoje.
  • DEVERIA ESTÁ ERRADA

    Infelizmente "Darth Vader" eu vou discordar de você e apoiar a afirmação de Tige Castro. Baseado na conclusão do trabalho de (CESCO; Diogo, 2008), quando afirmar:

    "De acordo com os trabalhos existentes, a indústria madeireira praticada no bioma da Mata Atlântica manteve-se bastante semelhante desde o período colonial até meados do século XX. Historicamente, caracterizou-se por seus aspectos migratório e temporário, acompanhando, geralmente, a expansão da fronteira agrícola via extração de madeiras de alto valor comercial e utilização de parte da madeira resultante do arroteamento".

    FONTE: http://www.scielo.br/pdf/asoc/v11n1/03.pdf - Acesso em: 28/04/2020

    É comum esse tipo de erro nas questões de Geografia, devido a abrangência que se toma o conhecimento geográfico e muitas vezes a fraca compreensão e cuidado com os conceitos dados. "Industria Madeireira" é um conceito vago para o caso em questão e muito amplo, para ser dimensionado apenas nesse intervalo de tempo dado na questão.

    Infere-se do texto, que a industria madeireira na Mata Atlântica é tão antiga, quanto a colonização do Brasil.


ID
36856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma das reservas da biosfera existentes no Brasil, reconhecida
pela UNESCO em 1991, é a da Mata Atlântica, cuja área é de
350 mil km2.

Acerca das características desse bioma e da
utilização de reservas da biosfera, julgue (C ou E) os itens
subsequentes.

No Brasil, a política ambiental está voltada para a proteção legal de florestas tropicais e de outros biomas, incluindo-se áreas de grande interesse ecológico, como as chamadas paisagens de exceção, de que o Pantanal é exemplo.

Alternativas
Comentários
  • A politica de proteção ambiental,toma um grande cuidado com um dos biomas mas completos do planeta e mesmo além da mata atlâtica do Pantanal a Amazônia legal tmb entra neste projeto!
  • Item correto.

    O termo "paisagem de exceção" refere-se a áreas que se diferenciam das demais que estão em seu entorno, seja por fatores climáticos, hidrológicos, dentre outros.

    O geógrafo Aziz Ab'Sáber escreveu o livro Brasil: Paisagens de exceção que pode ser consultado no google books, no endereço eletrônico abaixo: 

    http://books.google.com.br/books?id=QdN-SG-7NX4C&printsec=frontcover&dq=paisagens+de+exce%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&ei=g_l_TZztNMj0gAegkI2FCA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDEQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false .

    O Pantanal é um exemplo de paisagem de exceção.
  • Política Ambiental é um conjunto de ações ordenadas e práticas tomadas por empresas e governos com o propósito de preservar o meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável do planeta. 

    GAB - C

  • A Política de proteção anda certinha com nosso querido Ministro Salles... certinha a questão : (


ID
50035
Banca
FUNIVERSA
Órgão
ADASA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca do Fundo Único do Meio Ambiente (FUNAM) e do seu respectivo Conselho de Administração, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • #PM-AL 2021


ID
83836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Amazônia que você aprendeu na escola não existe
mais. Hoje, você procura uma aldeia de índios e encontra uma
fábrica ou uma fazenda moderna. Onde só tinha mato 10
anos atrás, agora você pode ser atropelado.

A partir das idéias do texto acima, julgue os seguintes
itens.

Atualmente, ações como a demarcação de á reas de preserv ação ambiental e a implantação de projetos de exp loração econômica e ecologicamente viáveis na região comprovam a completa mudan ça na postura governamental e na iniciativa privada em relação ao que ocorria no passado na região amazônica

Alternativas
Comentários
  •  

    Não se pode afirmar que há uma “completa mudança na postura governamental e na iniciativa privada” com relação à Amazônia. Percebem-se sim resistências nos âmbitos governamental e privado a uma nova postura mais voltada ao desenvolvimento sustentável da macro-região. No entanto, há hodiernamente um movimento com avanços e recuos no sentido de uma postura mais voltada à sustentabilidade com relação à referida região. Essa postura é fruto de pressões nacionais e internacionais – de grande relevância é a sociedade civil organizada nesse processo.

  • Observem que a questão é de 2004.
  • Casca de banana: "a completa mudança"...
  • O que entrega que a questão está errada é a palavra “completa”, como se o Brasil tivesse, ao longo dos anos, mudado completamente a sua relação com questões ambientais.

    O nosso país, é sempre bom ressaltar, sediou a Eco-92, uma das mais importantes cúpulas ambientais do planeta, e é referência em conservação do meio ambiente. Apesar das nossas inúmeras dificuldades no tema.

    Observe ainda que se trata de uma questão de 2004.

    Resposta: Errado


ID
83842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Amazônia que você aprendeu na escola não existe
mais. Hoje, você procura uma aldeia de índios e encontra uma
fábrica ou uma fazenda moderna. Onde só tinha mato 10
anos atrás, agora você pode ser atropelado.

A partir das idéias do texto acima, julgue os seguintes
itens.

A instabilidade política na Amazônia internacio n al impulsionou projetos voltados para a segurança da faixa de fronteiras na Amazônia brasileira.

Alternativas
Comentários
  • São exemplos disso a assinatura do TCA (1978), a criação da OTCA (1995) e a execução da Operação Cobra (2000).

    TCA (1978): 8 países amazônicos (Bol, Bra, Col, Equ, Gui, Per, Sur e Ven) assinam o Tratado de Cooperação Amazônica e reafirmam a soberania dos países na região, visando a promover o desenvolvimento sustentável e integrado da bacia amazônica;

    OTCA (1995): protocolo de emenda ao TCA que cria a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, para fortalecer cooperação subrregional e promover políticas concertadas de desenvolvimento sustentável;

    Operação Cobra (2000). (COlômbia-BRAsil) Brasil defende uma articulação crescente entre países da região, para enfrentar o narcotráfico, e propõe esse plano alternativo ao Plano Colômbia. É uma operação da polícia federal, encarregada de desarticular o narcotráfico na fronteira amazônica brasileira. A operação identificou fábricas, das FARC, de produção de cocaína na fronteira.
  • O que é importante saber sobre o paradigma da relação sociedade-natureza que norteou o povoamento e a ocupação da Amazônia? (Questão discursiva já cobrada em 3 fase)

    • Kenneth Boulding denominou essa relação sociedade-natureza de economia de fronteira, perspectiva em que o crescimento econômico é visto como linear e infinito.
    • Contínua incorporação de terra e de recursos naturais, que são percebidos como infinitos.
    • Esse paradigma da economia de fronteira caracteriza toda a formação latino-americana.
    • O ápice desse modelo teve lugar durante os primeiros governos militares, sobretudo na década de 1960 e 1970, uma vez que o pensamento geopolítico militar percebia a Amazônia como espaço vazio e sujeito à ação de grupos subversivos e forças internacionais, os quais poderiam ameaçar a estabilidade do regime e a soberania nacional. 
    • Em resposta a essas supostas ameaças, os governos militares promoveram amplo programa de “colonização da Amazônia”, por meio de incentivos econômicos à ocupação de territórios e apoio à atividades produtivas, como a Zona Franca de Manaus. Grandes obras de infraestrutura, como a malsucedida rodovia Transamazônica e usinas hidrelétricas, como a de Tucuruí, reforçaram a lógica de ocupação hegemônica até então.
    • Durante a década de 1970, contudo, após a Conferência de Estocolmo, de 1972, o Brasil aprofundou progressivamente sua legislação ambiental, com base no paradigma do desenvolvimento sustentável. 
    • Segundo Milton Santos, espaço significa a acumulação desigual de tempos. Ou seja, o espaço é a soma de trabalho vivo e trabalho morto (fluxos e fixos) que uma sociedade projeta sobre uma área geográfica.
    • Para Bertha Becker, ocorre uma nova conformação geopolítica no mundo, em geral, e na Amazônia, em particular. Nesse espaço, há um cruzamento crescente entre lógicas espaciais locais, nacionais e internacionais, que acarretam dinâmicas de conflito e cooperação.
    • A “incógnita do ‘heartland” amazônico dá-se justamente pela evolução do paradigma sociedade-natureza no povoamento e ocupação da região (preocupação ambiental com o futuro da região para as gerações futuras).
    • Plano Amazônia Sustentável - o programa governamental destinado a disciplinar e a ordenar sua ocupação.

    Fonte: Trechos retirados do Guia de Estudos - as melhores (e as piores) respostas dos aprovados no CACD .

  • Só lembrar das FARC

  • Amazônia internacional??


ID
86941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em geral, países da América Latina continuam a se
dedicar pesadamente à exploração direta da riqueza de seus
recursos naturais visando à exportação.

R. Gwynne e C. Kay. Latin America transformed, globalization and
modernity. New York: Arnold Publishers, 1999 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto acima e as questões
a ele relacionadas, julgue os itens seguintes.

O comprometimento da sustentabilidade ecológica e econômica é uma conseqüência do modelo de exploração intensa de recursos naturais, entre as quais pode-se destacar o deflorestamento no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Definição de deflorestamento segundo Wikpédia, em 02 de 2012: 

    Desflorestaçãodesflorestamento ou desmatamento é o processo de desaparecimento de massas florestais, fundamentalmente causada pela atividade humana. A desflorestação é diretamente causada pela ação do homem sobre a natureza, principalmente devido à destruição de florestas para a obtenção de solo para cultivos agrícolas ou para extração de madeira, por parte da indústria madeireira.
  • Gabarito: CERTO

     

    Quanto mais exploração dos recursos naturais, maior o desflorestamento, pois estas atividades exigem espaço. Tais atividades são responsáveis por graves impactos ambientais em biomas como Cerrado e Amazônia.
     

  • ''O comprometimento da sustentabilidade''? como tem comprometimento se está usando recursos naturais?

  • Não pode estar certa, contradição em termos.

    Como pode haver o comprometimento da sustentabilidade ecológica, a partir da exploração intensa?

    Acho que as palavras " é uma conseqüência" gerou ambiguidade, quando o termo certo seria "resultou do".

  • ''O comprometimento da sustentabilidade ecológica e econômica'' é consequência da exploração??

    a exploração não compromete a economia, pelo contrario. minha opinião. vou fazer 10 vezes e erra 11.

    peço meus colegas que me ajudem a compreender essa questão.

  • ''O comprometimento da sustentabilidade ecológica e econômica é uma conseqüência do modelo de exploração intensa de recursos naturais" onde que isso pode ser verdade no contexto nacional ou mundial??????????

  • Para se obter lucdo houve tanta exploração que os paises(empresas)estao tendo que adotar politicas de sustentabilidade, como coca- cola retornavel, sacola de supermercado de papel, produtos de cosméticos orgânicos.... essas atitudes foram reflexo do tamanho estrago que fizeram, logo; ou renovados o modo como produzimos ou ficaremos sem recursos(matéria prima)

  • (sustentabilidae ecológica) -produzir usando de forma sustentavel os meios naturais.✅ok desmatamento não é nada sustentável -agora em relação a economia?mesmo sendo de forma ilegal da lucro.❌❌

ID
86950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A consciência ecológica desenvolvida nas últimas décadas trouxe
novos desafios para as políticas e medidas a serem estabelecidas
no Brasil. O desempenho ambiental do país tem fortes
implicações em suas relações internacionais. Acerca desse tema,
julgue os itens que se seguem.

A erosão no Brasil, entendida como um problema ambiental apenas pertinente ao espaço rural, tem-se agravado em razão de técnicas empregadas na agricultura de larga escala.

Alternativas
Comentários
  • A erosão é um problema ambiental pertinente também ao espaço urbano.

  • Erosão no ambiente urbano:
    Deslizamentos de terra em morros durante períodos continuados de chuva em várias cidades brasileiras. Geralmente deixando pessoas desabrigadas
  • Erosão Impacto ambiental A erosão do solo é um dos graves problemas causados pelo desmatamento intensivo para a abertura de novas áreas de plantio, principalmente para a soja.

    Neste caso, as principais causas da erosão são o desmatamento de encostas e margens de rios, as queimadas e o uso inadequado de maquinários e implementos agrícolas, que aceleram o processo erosivo.

    Segundo o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), cada hectare cultivado no país perde, em média, 25 toneladas de solo por hectare. Isso significa perda anual de cerca de um bilhão de toneladas ou cerca de um centímetro da camada superficial do solo de todo o País. 

  • O erro da alternativa esta quando ela diz que apenas na área da zona rural, quando na verdade e em todo o território, já que, devido a poluição pode ser característica de chuvas ácidas .


    Fé em Deus!

  • não li o APENAS 

  • ALGUNS PROBLEMAS AMBIENTAIS

    - Erosão ➔ Solo com perda de nutrientes e fertilidade por causa do cultivo da cana de açúcar e soja.

    - Desmatamento ➔ Litoral (Mata-Atlântica) / Floresta Amazônica.

    - Desertificação ➔ Queimadas / processo de savanização. As agroflorestas seriam uma das soluções para esse problema.

    - Práticas Agrícolas ➔ Agrotóxicos, fertilizantes em excesso.

    - Poluição do solo ➔ Lixo urbano/ nuclear

    - Poluição do ar ➔ Emissão de CO2 com a urbanização e o crescimento vertical das cidades com construções de prédios.

    Danos à biodiversidade ➔ Desmatamentos, queimadas e erosão.

     


ID
86953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A consciência ecológica desenvolvida nas últimas décadas trouxe
novos desafios para as políticas e medidas a serem estabelecidas
no Brasil. O desempenho ambiental do país tem fortes
implicações em suas relações internacionais. Acerca desse tema,
julgue os itens que se seguem.

O disciplinamento, o uso racional da terra e o estabelecimento de limites territoriais são elementos significativos nas medidas de conservação da biodiversidade brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Isso é resultado da política ambiental divulgada pelas organizações internacionais e encampada pelo Brasil. Exemplo dessa novapostura brasileira pode ser observada no advento da Rio-92
  • significativos? não concordo.

  • Não entendi. Significativos?

  • isso tem impactos significativos?? sim, tem; É EFETIVO? nao


ID
86956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A consciência ecológica desenvolvida nas últimas décadas trouxe
novos desafios para as políticas e medidas a serem estabelecidas
no Brasil. O desempenho ambiental do país tem fortes
implicações em suas relações internacionais. Acerca desse tema,
julgue os itens que se seguem.

No que diz respeito ao gerenciamento de seus recursos hídricos, o Brasil apresenta-se vulnerável diante das prováveis mudanças climáticas globais, haja vista, por exemplo, o quadro de saneamento básico precário no país.

Alternativas
Comentários
  • será que a questão quis dizer que a precariedade do saneamento básico reduz a disponibilidade de água potável, a qual é agravada pelas mudanças climáticas recentes? juro que eu achei essa questão ambígua e a relação causal entre "efeitos da mudança climática" e "falta de saneamento básico" bem viajada... alguém mais tem algo a dizer?

  • Não adianta o Brasil possuir a maior reserva de água doce do mundo e não ter saneamento básico nas cidades.Por isto o gabarito está correto.
  • Lembrando que a falta de saneamento básico acarreta contaminação de corpos d'água e reservatórios subterrâneos.
    Seja pelo despejo direto ou infiltração de esgotos provenientes de fossas.
  • pois é, mariana, as questões do cespe sempre gerando confusão.. 

    Aquele livro "Como passar no concurso da diplomacia" (também chamado por alguns de a Bíblia Verde) diz o seguinte sobre essa questão: "as prováveis mudanças climáticas do globo (entre as quais certamente se inclui o aumento dos índices pluviométricos) tornam o Brasil vulnerável, o  que é ilustrado pelo fato de que, todo ano, do sul ao nordeste e passando pelo sudeste, a população sofre com desabamentos e inundações gerados pelas chuvas fortes."

    com relação ao saneamento básico ser precário, creio serem 3 os principais problemas no Brasil:
    1) a rede coletora (de esgoto) tem baixo alcance, ou seja, muitas casas ainda não têm coleta;
    2) uma pequena proporção do que é coletado é de fato tratado;
    3) há muito desperdício ao longo da rede, causado não pelos consumidores, mas pela precariedade da rede mesmo.
  • Perfeito Elisa. Porém não vejo relação entre "mudanças climáticas globais" e "o quadro de saneamento básico precário no país."
    Será que alguém poderia explicar?
    Abs!
  • Terrível a forma de estruturação da questão, que parece relacionar a "mudança climática" à "falta de saneamento", quando na verdade são fatores distintos que ameaçam as bacias hidrográficas

  • Por que questões antigas não possuem a opção indicar para comentário?


ID
103093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação à questão ambiental internacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  

    Segundo Carl Sagan desde que o homem começou a controlar o fogo que ele provoca alteração continuas e substanciais na atmosfera e nos ecosistemas. No entanto com a Revolução Industrial o potencial destrutivo aumentou .

    As primeiras organizações sociais voltadas para a Problemática Ambiental surgiram em meados do século XIX, a maior parte buscava impor padrões de gestão de recursos naturais de modo a evitar que seu esgotamento trouxesse ruína econômica de comunidades inteiras. Nesta perspectiva foi assinado em 1902, em Paris, uma convenção internacional estabelecendo medidas de proteção aos pássaros úteis a agricultura.

    Em 1933, foi assinada em Londres a Convenção para a conservação da Floresta em seu Estado Natural, documento no qual as potências coloniais se comprometiam a coibir a caça predatória no Continente Africano.


     

  • Realmente, a alternativa C tem uma cruel pegadinha pelo fato da Conf. de Estocolmo (72) não ter contado com a presença maciça de chefes de Estado.
    "A diferença entre 1992 e 1972 (quando teve lugar a Conferência de Estocolmo) pode ser traduzida pela presença maciça de Chefes de Estado, fator indicativo da importância atribuída à questão ambiental no início da década de 1990". Wikipédia, sobre a ECO 92
    W  Wikipedia   W
  • sobre os itens errados:

    B) Tratado Antártico, assinado em 1959, não tratou, inicialmente, de questões ambientais. O objetivo era apenas a cooperação internacional, com liberdade de exploração científica no continente. A questão ambiental só será tratada em 1991, com a aprovação do Protocolo sobre Proteção Ambiental para o Tratado da Antártica. Além disso, a ONU não teve papel central na mediação do referido acordo. O depositário do tratado atualmente é os EUA.

    C) Como os colegas já destacaram, não houve grande participação de chefes de Estado

    D) Malthus diz o contrário do que está no item: a oferta de alimentos cresce em escala menor que a demanda

    E) Fundo Mundial para o Meio Ambiente: PNUMA, Banco Mundial e PNUD administram conjuntamente o fundo. O PNUMA não perdeu autonomia com a criação do Fundo, nem a supervisão do mesmo é feita apenas pelo Banco Mundial.
  • Na verdade, o que está errado na alternativa C é houve uma proposta de CONTROLE DE NATALIDADE SEVERO, E NÃO apenas um Planejamento Familar.
  • LETRA B: Incorreto. 
    O Tratado Antártico, firmado efetivamente em 1959, não tem cunho ambiental. Seu propósito era deter as pretensões territoriais relativas ao continente ao mesmo tempo que permitia e regulamentava a exploração científica. A organização por trás das negociações do tratado não foi a ONU, mas o Conselho Internacional da União Científica. O Brasil aderiu ao tratado apenas em 1975, e em 1984 inaugurou a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

     

    LETRA C: Incorreto. 
    A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (UNCHE), ou a Conferência de Estocolmo, é um marco internacional para a inclusão da temática ambiental na pauta de interesse mundial, sendo a primeira conferência multilateral sobre o meio ambiente, com a presença de 103 países, mas com pouquíssimos chefes de Estado. Nos anos 1950, a FAO promoveu duas conferências para discutir o uso do solo que indiretamente trataram do meio ambiente, e a UNESCO, em 1968, realizou uma Conferência Internacional de Especialistas em Biosfera, na qual se reconheceu a interdependência entre a sociedade humana e os sistemas naturais da Terra. Contudo, foi em Estocolmo que o debate internacional sobre o meio ambiente contou com a presença maciça dos Estados.

     

    LETRA D: Incorreto. 
    Malthus argumenta justamente o contrário, sendo um dos primeiros, ainda no século XVII, a propor a adoção de uma política de controle de natalidade, pois temia que o crescimento populacional não fosse acompanhado por um aumento da produção de alimentos. O Clube de Roma, criado em 1968 por cientistas, políticos e membros da sociedade civil, assumiu como sua principal bandeira o congelamento do crescimento demográfico e do capital industrial do planeta a fim de preservar o bem estar de todos. Essa tese foi severamente criticada por teóricos de países em desenvolvimento, que viam nela uma retórica ecologista que buscava limitar o crescimento do chamado terceiro mundo.

     

    LETRA E: Incorreto.
    O Fundo Mundial para o Meio Ambiente em nada atrapalhou os trabalhos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Ao contrário, junto com o Banco Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o PNUMA é um dos três administradores do Fundo, que, formado por mais de 150 países, é um mecanismo financeiro internacional voltado para a preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • LETRA A: Correto. 


    Antes da Convenção de Londres, houve diversas outras tentativas de regulamentar a ação humana sobre o meio ambiente, mas a Convenção de 1900 é uma das mais significativas por sua abrangência, assim como a Convenção de 1911 entre onze países sobre a preservação e proteção das focas, considerada por muitos o primeiro caso bem-sucedido de proteção internacional de um animal. Vale ainda ressaltar a dificuldade em estabelecer o início da preocupação ambiental dos homens, visto que, desde os tempos da antiga Babilônia e passando pela Revolução Industrial, percebe-se um interesse pela proteção ambiental, porém a questão normativa só começou a se materializar de forma cada vez mais internacional a partir do final do século XIX e início do século XX.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE. 


ID
108553
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2002
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Agenda 21, documento resultante da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - RIO 92, foi formulada com o objetivo de

Alternativas
Comentários
  • A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.

    As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável
  • Agenda 21 é o principal documento da Rio-92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano), que foi a mais importante conferência organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em todos os tempos. Ela tem esse nome porque se refere às preocupações com o nosso futuro, agora, a partir do século XXI. Este documento foi assinado por 179 países, inclusive o Brasil, anfitrião da conferência.

    É a proposta mais consistente que existe de como alcançar o desenvolvimento sustentável, isto é, de como podemos continuar desenvolvendo nossos países e nossas comunidades sem destruir o meio ambiente e com maior justiça social.

    Para tanto, a Agenda 21 conclama a todos para uma ação conjunta, onde se busca consenso entre vários grupos de interesse, formando - se parcerias entre atores capazes de tomar decisões que combinem crescimento econômico com equidade social e proteção ambiental. É um programa estratégico universal para alcançarmos o desenvolvimento sustentável no Século XXI.

ID
108559
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2002
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Estado do Amapá possui nove Unidades de Conservação que representam 18,8% da área total do Estado. Em qual das unidades citadas abaixo é permitido o uso sustentável dos recursos?

Alternativas
Comentários
  • Entre as opções da questão, somente a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru permite o uso sustentável de recursos, de acordo com a L 9985/2000

    Art. 14. Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias de unidade de conservação: I - Área de Proteção Ambiental; II - Área de Relevante Interesse Ecológico; III - Floresta Nacional; IV - Reserva Extrativista; V - Reserva de Fauna; VI – Reserva de Desenvolvimento Sustentável; e VII - Reserva Particular do Patrimônio Natural.

    Art. 20. A Reserva de Desenvolvimento Sustentável é uma área natural que abriga populações tradicionais, cuja existência baseia-se em sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais, desenvolvidos ao longo de gerações e adaptados às condições ecológicas locais e que desempenham um papel fundamental na proteção da natureza e na manutenção da diversidade biológica.(Regulamento)

    § 5o As atividades desenvolvidas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável obedecerão às seguintes condições:

    IV - é admitida a exploração de componentes dos ecossistemas naturais em regime de manejo sustentável e a substituição da cobertura vegetal por espécies cultiváveis, desde que sujeitas ao zoneamento, às limitações legais e ao Plano de Manejo da área.

    § 6o O Plano de Manejo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável definirá as zonas de proteção integral, de uso sustentável e de amortecimento e corredores ecológicos, e será aprovado pelo Conselho Deliberativo da unidade.
  • Não DESISTA!!!

  • hoje em dia são 19, certo?


ID
108565
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2002
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A valorização e modernização do extrativismo tem como objetivos:

Alternativas
Comentários
  • Extrativismo significa resumidamente todas as atividades de coleta de produtos naturais, sejam estes produtos de origem animal, vegetal ou mineral. É a mais antiga atividade humana, antecedendo a agricultura, a pecuária e a indústria. Praticada mundialmente através dos tempos por todas as sociedades.


ID
108571
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2002
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá - PSDA é o programa de governo do Estado do Amapá, institucionalizado a partir do Decreto no 2453 de 14 de agosto de 1995, tendo como principal objetivo

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : D

  • implantar um novo modelo de desenvolvimento baseado na equidade social, na ordenação do uso e ocupação dos espaços e na racionalização do aproveitamento dos recursos naturais.


ID
108574
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2002
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Zoneamento Ecológico Econômico - ZEE pode ser considerado importante para o desenvolvimento sustentável do Estado do Amapá porque

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o  O ZEE, instrumento de organização do território a ser obrigatoriamente seguido na implantação de planos, obras e atividades públicas e privadas, estabelece medidas e padrões de proteção ambiental destinados a assegurar a qualidade ambiental, dos recursos hídricos e do solo e a conservação da biodiversidade, garantindo o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população.

  • Gabarito letra c

    Não DESISTA... A Vitória a cada dia está mais perto. É só desistir.


ID
204106
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O modelo de desenvolvimento capitalista, no cenário mundial, tem ocasionado uma série de impactos ambientais. Dentre eles está o aquecimento global, com a utilização de fontes de energia, como o carvão e petróleo, principais emissores do dióxido de carbono (CO2) que acelera o efeito-estufa do planeta.
Os países buscam fontes alternativas de energia de acordo com as suas características geográficas como ocorre, por exemplo:

I. Na Dinamarca e Alemanha onde grande parte da energia é eólica, produzida pelos ventos.

II. Na Islândia com as usinas geotérmicas, onde as atividades vulcânicas são utilizadas como fonte de calor.

III. No Japão, que é pobre em combustíveis fósseis por isso, utiliza fontes alternativas como as marés.

IV. Na França, onde os extensos rios são utilizados para a construção de hidrelétricas.

Estão corretas as alternativas:

Alternativas
Comentários
  • Correta: letra C

    O item IV está incorreto, pois a principal fonte de produção de energia da França não é hidrelétrica e sim nuclear.
    Para se ter uma ideia, no ano de 2010 a energia nuclear representou 74% de toda energia produzida na França.

    Fonte: UOL notícias

ID
229573
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A exploração do manganês na Serra do Navio, no Amapá, é exemplo de um afloramento do tipo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    • Afloramentos naturais são as exposições da rocha devidas à ação de processos naturais, como erosão e deslizamentos de solos, em rios, cachoeiras, escarpas;
    • Já os afloramentos artificiais são devidos à ação do Homem: cortes de estradas, túneis, poços, extração de minérios etc

ID
229624
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em várias cidades do mundo, uma das formas de combater as enchentes é aumentar a capacidade de os rios transportarem água. Isso significa alterar o(a):

Alternativas
Comentários
  • Vazão ou caudal é o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, por uma unidade de tempo. Ou seja, vazão é arapidez com a qual um volume escoa.


ID
229645
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As rochas apresentam diferenças quanto à resistência e à permeabilidade. Em relação à permeabilidade, é correto afirmar que ela é:

Alternativas
Comentários
  • Na geologia, a permeabilidade é a medida da capacidade de um material (tipicamente uma rocha) para transmitir fluídos.
  • bem legal ... rsrsrs


  • A facilidade de escoamento da água através de um meio contínuo é avaliada através do coeficiente de permeabilidade (k).Maior ou menor facilidade que a rocha oferece à percolação da água;

  • Desculpem a ignorancia mas continuei sem entender qual resposta será a correta :(

  • Gabarito: C

    Leandro Pimenta


ID
242593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que diz respeito à ecologia de paisagem, julgue o item a seguir.

As fronteiras das comunidades fechadas, unidades ecológicas fechadas com fronteiras definidas, denominam-se ecótono.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "E", após recursos, conforme edital publicado pela banca, e postado no site.

    Justificativa da Banca:  O ecótono é a região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas. Nessa área de transição encontra-se grande número de espécies. Por essa razão, opta-se pela alteração do gabarito de CERTO para ERRADO.

    Bons estudos!

  • O problema aí foi que usaram o termo "fronteiras definidas", o que é incorreto, pois o ecótono realmente é uma fronteira  entre duas comunidades, mas é uma fronteira de transição, portanto gradativa e não definida.
  • Ecótono é a região de transição entre duas ou mais comunidades/ecossistemas. Nesta área de transição ha grande número de espécies. Logo, ha muitos nichos ecológicos. Como exemplo ha a mata dos cocais, entre amazonia e caatinga


ID
242635
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O planejamento territorial das áreas metropolitanas tem sido um
recente objeto de preocupação dos governos. A respeito desse
assunto, julgue o item a seguir.

O objetivo do planejamento é distribuir os usos da terra em função de características próprias de cada área, sem que se promovam modificações no meio natural.

Alternativas
Comentários
  • O objetivo do planejamento é distribuir os usos da terra em função de características próprias de cada área, sem que se promovam modificações no meio natural.

    Acredito que o erro esteja aí, pois o processo de Urbanização irá promover modificações no meio natural de qualquer forma. O ideal seria minimizá-las.
  • Os principais objetivos do planejamento são:
    · Manutenção do meio ambiente, e recuperação de zonas danificadas.
    · Criação de espaços livres protegidos e reservas naturais.
    · Manutenção das zonas agrícolas.
    · Cuidado especial com as áreas de montanha
    · Manejo sustentável dos recursos hídricos
    · Estímulo e criação de centros de conhecimento a todos os níveis
    · Participação cidadã na elaboração dos planos.

    QUESTÃO ERRADA.
  • A intenção do planejamento é promover modificações de forma ordenada no espaço, minimizando os impactos ao meio natural.

  • O objetivo do planejamento é distribuir os usos da terra em função de características próprias de cada área, havendo modificação com sustentabilidade.


ID
242674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Toda atividade humana incide no ecossistema, seja pela
extração de recursos (caso em que a natureza funciona como fonte),
seja pelo lançamento de dejetos sob a forma de matéria ou energia
degradada (caso em que atua como cesta de lixo). A respiração
extrai oxigênio e devolve gás carbônico à ecosfera; a alimentação
serve-se de solo, água, fotossíntese etc., e se converte em fezes,
urina e energia térmica degradada; o automóvel, queimando
combustível retirado de petróleo, polui e aquece o ar, virando
sucata no final de sua vida útil. A natureza, enfim, é nossa fonte
primordial e insubstituível de vida, e atua, ao mesmo tempo, como
derradeiro escoadouro de sujeira.
C. Cavalcanti. Uma tentativa de caracterização da economia ecológica. In:
Ambiente & Sociedade, v. VII, n.º 1, jan./jun. 2004, (com adaptações).

Tendo como referência no texto acima, julgue o item seguinte.

O texto reforça o conceito de desenvolvimento sustentável como promoção da economia e do bem-estar dos humanos, com eventual compensação econômica para os estresses causados ao meio ambiente e por ele não absorvidos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Esta é uma visão ultramente distorcida do conceito.

    O conceito oficial pelo Relatório Brundtland de 1987 é o seguinte:
    O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.
  • Há correção na definição do termo 'desenvolvimento sustentável', porém ele não está ligado ao texto, que fala sobre a relação homem x meio.
  • GABARITO: ERRADO

     

    Esta questão deveria ser de Português - interpretação de textos. O ponto central do texto era o fato da natureza ser nossa fonte de recursos e ao mesmo tempo nosso lixão. Entretanto, o texto não chega a entrar nas questões de desenvolvimento sustentável e muito menos das compensações ao meio ambiente.


ID
242689
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito de educação ambiental, julgue o item subsequente.

A educação ambiental caracteriza-se por ser um processo dinâmico, integrativo e participativo.

Alternativas
Comentários
  • "O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. Assim, ela deve ser  acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano" fonte: http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf



    Art. 1º Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. fonte: L9795/99 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm)
  • De fato, a educação ambiental também se caracteriza por ser um processo dinâmico, integrativo e participativo, com a intenção de desenvolver a consciência ambiental nos cidadãos, principalmente para o adequado convívio em sociedade.

    Resposta: Certo


ID
242692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito de educação ambiental, julgue o item subsequente.

Segundo o princípio da transversalidade, deve-se criar uma disciplina específica para abordar todos os assuntos ambientais.

Alternativas
Comentários
  • Princípio da transversalidade: A transversalidade diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade). A escola vista por esse enfoque, deve possuir uma visão mais ampla, acabando com a fragmentação do conhecimento, pois somente assim se apossará de uma cultura interdisciplinar. A transversalidade e a interdisciplinaridade são modos de trabalhar o conhecimento que buscam reintegração de procedimentos acadêmicos, que ficaram isolados uns dos outros pelo método disciplinar. Necessário se torna uma visão mais adequada e abrangente da realidade, que muitas vezes se nos apresenta de maneira fragmentada.Através dessa ênfase poderemos intervir na realidade para transformá-la. 

    O destacado em roxo mostra que o objetivo da transversalidade é integrar, dimimuir a fragmentação.
    O erro da questão é dizer que a transversalidade objetiva criar mais uma disciplina específica (fragmentar o conhecimento)

ID
242695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito de educação ambiental, julgue o item subsequente.

As atividades de extensão ambiental têm por objetivo disseminar, para diversos setores da sociedade, os conhecimentos e as experiências produzidos pelas instituições de pesquisa, de controle e de promoção ambiental.

Alternativas
Comentários

ID
242698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito de educação ambiental, julgue o item subsequente.

A conscientização da sociedade acerca da importância da natureza como parte do sistema ambiental deve ser o único foco das ações de educação ambiental.

Alternativas
Comentários
  • A questão: "A conscientização da sociedade acerca da importância da natureza como parte do sistema ambiental deve ser o único foco das ações de educação ambiental."
    O erro: afirmar que é o único foco. Na verdade a educação ambiental é um projeto amplo, multidisciplinar, multifocal. Para auxiliar nessa compreensão consulte: 

    "O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. Assim, ela deve ser  acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano" fonte: http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf

    Art. 1º Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. fonte: L9795/99 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm)

     
  • o único foco é sacanagem... né. Errado

  • Podemos definir essa questão errada pelo seguinte fato que, não e o único foco esse termo esta errado.


ID
242701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca de economia ambiental, julgue o item a seguir.

Para os economistas ambientais, não há problema de escassez absoluta de recursos naturais, e sim de escassez relativa. Portanto, desse ponto de vista, admite-se que determinados tipos de recursos possam se esgotar temporariamente.

Alternativas
Comentários
  • Não entendo como pode não haver problema de escassez absoluta de recursos naturais.

  • Eu também não entendo!

  • A questão Cespe - desse ponto de vista ,admite-se que (atenção a afirmativa) "DETERMINADOS tipos de recursos possam se esgotar TEMPORARIAMENTE."

  • Também não entendi...

  • Esse é o tipo de questão que eu certamente recorreria.

  • Infelizmente questão mal elaborada. "Escassez em hipótese alguma pode ser sustentada" 

  • É preciso diferenciar economia ambiental de economia ecológica.

    A economia ambiental tem como base a economia neoclássica, reconhecendo que existe imperfeições no mercado que é necessário corrigir. Suas receitas estão baseadas na eficiência alocativa do mercado e as possibilidades de mudança tecnológica que substitua recursos não renováveis por recursos renováveis.

    Para a economia ecológica, a procura de soluções para o problema ambiental passa por mudanças no padrão de consumo que levem ao não consumo de recursos ambientais e naturais porque existe um problema de escassez absoluta. A economia ecológica nega a validade do mercado como ferramenta para a preservação dos bens ambientais. Assim ela transcende da sua esfera até outras ciências para entender melhor os limites da sustentabilidade

  •  Na década de 1970, em decorrência dos problemas de poluição sofridos pelos moradores de grandes cidades de países desenvolvidos, economistas passaram a se dedicar à questão ambiental, formulando, a princípio, propostas baseadas em políticas de controle e, posteriormente, no desenvolvimento tecnológico.

       Quando se trata da utilização de recursos naturais, esses economistas ambientais defendem a ideia de escassez relativa. Para eles, dado que existem recursos renováveis e recursos não-renováveis, mediante o desenvolvimento tecnológico, é possível substituir recursos não renováveis pelos renováveis.

       É necessário mencionar que esta confiança no desenvolvimento tecnológico deve-se ao fato de que, em muitos casos, pode-se comprovar que as novas tecnologias permitem uma utilização cada vez mais eficiente dos recursos, fazendo com que sua utilização seja menor.
     A afirmativa está correta.


  • E os recursos NÃO renováveis?????

  • O item está CERTO.

    Vamos diferenciar os dois conceitos:

    Escassez absoluta: se refere ao esgotamento propriamente dito do estoque de recursos, ou seja, a indisponibilidade destes recursos.

    Escassez relativa: refere-se aos padrões insustentáveis de produção e consumo, que atuam como fatores limitantes do esgotamento, ou seja, os nível de oferta do bem é inferior ao nível de consumo.

    Os economistas ambientais estão preocupados com a questão de escassez relativa dos recursos naturais, pois, segundo eles, os padrões de consumo podem ser insustentáveis, dado que a oferta de recursos é limitada e finita em determinado período de tempo.

    No longo prazo, a natureza pode se renovar ou o padrão de consumo se adaptar à oferta do recurso natural, minimizando o problema da escassez relativa.

  •  Na década de 1970, em decorrência dos problemas de poluição sofridos pelos moradores de grandes cidades de países desenvolvidos, economistas passaram a se dedicar à questão ambiental, formulando, a princípio, propostas baseadas em políticas de controle e, posteriormente, no desenvolvimento tecnológico.

      Quando se trata da utilização de recursos naturais, esses economistas ambientais defendem a ideia de escassez relativa. Para eles, dado que existem recursos renováveis e recursos não-renováveis, mediante o desenvolvimento tecnológico, é possível substituir recursos não renováveis pelos renováveis.

      É necessário mencionar que esta confiança no desenvolvimento tecnológico deve-se ao fato de que, em muitos casos, pode-se comprovar que as novas tecnologias permitem uma utilização cada vez mais eficiente dos recursos, fazendo com que sua utilização seja menor.

    G: CORRETO


ID
242704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca de economia ambiental, julgue o item a seguir.

Os problemas ambientais são controlados porque os seus custos são internalizados pelo mercado.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Diz a questão: "Os problemas ambientais são controlados porque os seus custos são internalizados pelo mercado."
    Na verdade ocorre o contrário: Os problemas ambientais saem de controle porque seus custos não são internalizados pelo mercado.

    Por ex.: o passivo ambiental de uma mineradora. Após a total exploração do minério de uma área, a mineradora poderia fazer a recuperação ambiental da área, recompondo as camadas de solo originais, a cobertura de solo original, topografia, vegetação e cursos d'água originais. Porém obviamente isso implica custos (equipamentos, combustíveis, pessoas e seus salários durante todo o tempo necessário para a recomposição da área).

    Então a mineradora faz uma recuperação "mais ou menos". Enche a antiga cava de mineração de água, criando um lago artificial e pronto, dá por encerrada as atividades na área. Dessa forma maximiza os lucros da mineração enquanto minimiza os custos de recuperação.
  • O EERRO ESTA EM ,.SÃO CONTROLADOS
  • Só para complementar, na atual reunião do rio mais 20, a president Dilma colocou em pauta o fato de ações de preservação serem contabilizadas no relatório contábil da empresa, com isso facilitaria a fiscalização do estado em relação a preservação.
  • Parei de ler nos "são controlados" e corri pro abraço hehe.


ID
242707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca de economia ambiental, julgue o item a seguir.

De acordo com os fundamentos da economia ambiental, os recursos naturais não são finitos, portanto, a impossibilidade de se manter, no futuro, o ritmo das atividades produtivas não causa preocupação.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal,
    Por que esta questão está correta?
    Grata
  • Também não entendi por que ela estaria correta.
  • Questão totalmente errada na minha opinião.Os recursos naturais SÃO finitos e seu atual nível de aproveitamento demanda preocupação global quanto ao futuro.
  • CERTA

    Em economia, quando estudamos os recursos naturais, prevalecem duas correntes metodológicas.
    1. Economia Ambiental
    2. Economia Ecológica
    Para a primeira, os recursos naturais são infinitos, ao contrário da segunda.
  • não são finitos = são infinitos...


  • Deve-se analisar a questão sob aspectos de economia ambiental e ecológica, dessa forma exige-se uma interpretação baseadas nas duas metodologias e não sobre o senso comum do que é finito ou infinito.  

  • Para os economistas ambientais, quando se trata de utilização de recursos naturais, eles acreditam na ideia de escassez relativa. Por meio do avanço tecnológico, é possível substituir recursos não-renováveis e por isso, não há necessidade de se preocupar com a sustentabilidade do ritmo de produção.
    A resposta está correta. 


  • Gab. CORRETO


    Essa é quase uma "continuação" da questão Q80898: "Para os economistas ambientais, não há problema de escassez absoluta de recursos naturais, e sim de escassez relativa. Portanto, desse ponto de vista, admite-se que determinados tipos de recursos possam se esgotar temporariamente. Gab. Certo"


    Isso porque os economistas ambientais acreditam que com o avanço tecnológico, é possível substituir recursos não-renováveis por renováveis e portanto não é preciso se preocupar em manter o ritmo das atividades produtivas já que as novas tecnologias permitem uma utilização cada vez mais eficiente dos recursos. 

  • Boa questão! Fiz uma lida rápida e marquei errado, mas os comentários dos colegas me ajudaram a compreender bem o enunciado.

    Questão boa pra eliminar candidato, como mostra as estatísticas dela.

  • Princípios da Economia Ambiental • Recursos naturais são infinitos; • Os recursos naturais são parte da função de custo de qualquer produto; • Busca da alocação ótima de recursos; • Mercado livre;

     

    Fundamentos da Economia Ecológica A Economia Ecológica apresenta duas diferenças fundamentais com a Economia Ambiental, apresentada anteriormente: - Considera os recursos naturais finitos; - Além da melhor alocação econômica, também se preocupa com a distribuição justa dos recursos naturais;

     

     

  • CESPE sendo CESPE

  • Questão interessante!

  • Economia Ambiental... Poderia ter uma nomenclatura melhor pra caracterizar isso né...

  • essa com certeza eu não deixaria em branco, e certamente erraria.

  • Como assim, Certo? Que absurdo! Seguindo nessa linha, a próxima questão afirmará que a terra é plana , de acordo com alguns fundamentos. Arrgggg..... ninguém merece....


ID
242710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca de economia ambiental, julgue o item a seguir.

Os métodos neoclássicos de valoração econômica ambiental são mecanismos eficazes para mensurar o real valor dos recursos naturais a serem comercializados no mercado.

Alternativas
Comentários
  • Vale apontar que a economia neoclássica, ao compreender os valores ambientais apenas e exclusivamente por meio das preferências/utilidades dos indivíduos, torna-os "econômicos" por esta via, e acaba por tratar a Questão Ambiental a partir da dicotomia entre valores "de mercado vs. não-mercado", e não entre valores "econômicos vs. não econômicos", pois para ela todo valor é sempre econômico no sentido estrito.

    RESPOSTA ERRADA

    AMAZONA, Maurício de Carvalho. Valor ambiental em uma perspectiva heterodoxa institucional-ecológica: an institutional-ecological heterodox perspective. Econ. soc. [online]. 2009, vol.18, n.1, pp. 183-212. ISSN 0104-0618.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-06182009000100006.

  • Reforçando o que o colega comentou, não existe uma classificação universalmente aceita sobre essas técnicas de valoração. Há diversos métodos de valoração, cada qual com uma particularidade.
  • Gabarito: errado..

    Os métodos neoclássicos de valoração econômica ambiental são mecanismos eficazes para mensurar o real valor dos recursos naturais a serem comercializados no mercado.

    Forçou a amizade, é uma estimativa e nunca seu real valor.

  • Os métodos neoclássicos de valoração econômica ambiental são mecanismos eficazes para mensurar o valor dos recursos naturais comercializados no mercado, e não de mensurar o valor real. Ou seja, fazem uma análise do que já foi comercializado para estipular um valor atualizado do recurso.

    Resposta: Errado


ID
242713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos
Naturais Renováveis (IBAMA) e a Polícia Federal, com apoio do
Instituto Chico Mendes, deflagraram operação que desmantelou
uma das maiores organizações de tráfico de animais silvestres do
país. Foram cumpridos diversos mandados de prisão e de busca e
apreensão nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, e
também no exterior, com apoio da Interpol. No estado do Paraná,
até o momento, foram apreendidos mais de mil animais nativos do
Brasil e exóticos provenientes de diferentes partes do mundo, a
grande maioria deles passeriformes e psitacídeos. O local de apanha
ou captura dos animais é desconhecido. Multas já foram aplicadas
pelo IBAMA, porém tanto os valores das multas como o número de
apreensões deverão crescer, uma vez que os procedimentos
referentes aos maiores depósitos ilegais ainda não foram
concluídos. Em alguns dos locais de depósito utilizados pela
quadrilha e estourados durante a operação, há milhares de animais
em cativeiro que precisam ser identificados. Os números finais
somente serão conhecidos quando o trabalho terminar. Segundo a
Polícia Federal, os trabalhos tiveram como objetivo enquadrar os
envolvidos em crimes previstos no Código Penal, como formação
de quadrilha, receptação e lavagem de dinheiro, e na Lei de Crimes
Ambientais.
Internet: (com adaptações).


Considerando as informações acima e a legislação ambiental, julgue
o item a seguir.

A reprodução de espécimes mantidos em cativeiro domiciliar, como animais de estimação, deve ser incentivada para posterior soltura das crias na natureza.

Alternativas
Comentários
  • O animal não vai se Adaptar ao seu habitá natural depois do contato humano sera dificil
  • O ser humano estraga o animal.

  • mantidos em cativeiro... contra princípios ambientais.

  • Se nem a gente quer socializar com os humanos, imagina os animais.


ID
242716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos
Naturais Renováveis (IBAMA) e a Polícia Federal, com apoio do
Instituto Chico Mendes, deflagraram operação que desmantelou
uma das maiores organizações de tráfico de animais silvestres do
país. Foram cumpridos diversos mandados de prisão e de busca e
apreensão nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, e
também no exterior, com apoio da Interpol. No estado do Paraná,
até o momento, foram apreendidos mais de mil animais nativos do
Brasil e exóticos provenientes de diferentes partes do mundo, a
grande maioria deles passeriformes e psitacídeos. O local de apanha
ou captura dos animais é desconhecido. Multas já foram aplicadas
pelo IBAMA, porém tanto os valores das multas como o número de
apreensões deverão crescer, uma vez que os procedimentos
referentes aos maiores depósitos ilegais ainda não foram
concluídos. Em alguns dos locais de depósito utilizados pela
quadrilha e estourados durante a operação, há milhares de animais
em cativeiro que precisam ser identificados. Os números finais
somente serão conhecidos quando o trabalho terminar. Segundo a
Polícia Federal, os trabalhos tiveram como objetivo enquadrar os
envolvidos em crimes previstos no Código Penal, como formação
de quadrilha, receptação e lavagem de dinheiro, e na Lei de Crimes
Ambientais.
Internet: (com adaptações).


Considerando as informações acima e a legislação ambiental, julgue
o item a seguir.

É permitido aos jardins zoológicos comercializar animais da fauna indígena a eles destinados após apreensão.

Alternativas
Comentários
  • comercializar? não né José...


ID
242719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos
Naturais Renováveis (IBAMA) e a Polícia Federal, com apoio do
Instituto Chico Mendes, deflagraram operação que desmantelou
uma das maiores organizações de tráfico de animais silvestres do
país. Foram cumpridos diversos mandados de prisão e de busca e
apreensão nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, e
também no exterior, com apoio da Interpol. No estado do Paraná,
até o momento, foram apreendidos mais de mil animais nativos do
Brasil e exóticos provenientes de diferentes partes do mundo, a
grande maioria deles passeriformes e psitacídeos. O local de apanha
ou captura dos animais é desconhecido. Multas já foram aplicadas
pelo IBAMA, porém tanto os valores das multas como o número de
apreensões deverão crescer, uma vez que os procedimentos
referentes aos maiores depósitos ilegais ainda não foram
concluídos. Em alguns dos locais de depósito utilizados pela
quadrilha e estourados durante a operação, há milhares de animais
em cativeiro que precisam ser identificados. Os números finais
somente serão conhecidos quando o trabalho terminar. Segundo a
Polícia Federal, os trabalhos tiveram como objetivo enquadrar os
envolvidos em crimes previstos no Código Penal, como formação
de quadrilha, receptação e lavagem de dinheiro, e na Lei de Crimes
Ambientais.
Internet: (com adaptações).


Considerando as informações acima e a legislação ambiental, julgue
o item a seguir.

A identificação dos animais encontrados nos locais de depósito é necessária para a aplicação de multas.

Alternativas

ID
242722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos
Naturais Renováveis (IBAMA) e a Polícia Federal, com apoio do
Instituto Chico Mendes, deflagraram operação que desmantelou
uma das maiores organizações de tráfico de animais silvestres do
país. Foram cumpridos diversos mandados de prisão e de busca e
apreensão nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, e
também no exterior, com apoio da Interpol. No estado do Paraná,
até o momento, foram apreendidos mais de mil animais nativos do
Brasil e exóticos provenientes de diferentes partes do mundo, a
grande maioria deles passeriformes e psitacídeos. O local de apanha
ou captura dos animais é desconhecido. Multas já foram aplicadas
pelo IBAMA, porém tanto os valores das multas como o número de
apreensões deverão crescer, uma vez que os procedimentos
referentes aos maiores depósitos ilegais ainda não foram
concluídos. Em alguns dos locais de depósito utilizados pela
quadrilha e estourados durante a operação, há milhares de animais
em cativeiro que precisam ser identificados. Os números finais
somente serão conhecidos quando o trabalho terminar. Segundo a
Polícia Federal, os trabalhos tiveram como objetivo enquadrar os
envolvidos em crimes previstos no Código Penal, como formação
de quadrilha, receptação e lavagem de dinheiro, e na Lei de Crimes
Ambientais.
Internet: (com adaptações).


Considerando as informações acima e a legislação ambiental, julgue
o item a seguir.

De acordo com a legislação, qualquer animal saudável apreendido, sem lesões que possam dificultar sua sobrevivência ou adaptação à vida livre, deve ser devolvido imediatamente à natureza.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 6.514, DE 22 DE JULHO DE 2008.

    Vigência

    Dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente, estabelece o processo administrativo federal para apuração destas infrações, e dá outras providências.


    Art. 107.  Após a apreensão, a autoridade competente, levando-se em conta a natureza dos bens e animais apreendidos e considerando o risco de perecimento, procederá da seguinte forma:
    [...]
    § 5o  A libertação dos animais da fauna silvestre em seu hábitat natural deverá observar os critérios técnicos previamente estabelecidos pelo órgão ou entidade ambiental competente

    RESPOSTA ERRADA
  • o erro da questão está em dizer que "QUALQUER ANIMAL, .., DEVE SER DEVOLVIDO À NATUREZA"

  • só se ele puder ser devolvido..já um animal que não "sabe" como se virar na floresta porque nasceu em cativeiro, se solto, mesmo que sem lesão, vai padecer de fome e por predadores rapidamente...

  • essa questão é para animal mesmo kkkkkkk

  •  qualquer = antena ligada!


ID
242725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos
Naturais Renováveis (IBAMA) e a Polícia Federal, com apoio do
Instituto Chico Mendes, deflagraram operação que desmantelou
uma das maiores organizações de tráfico de animais silvestres do
país. Foram cumpridos diversos mandados de prisão e de busca e
apreensão nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, e
também no exterior, com apoio da Interpol. No estado do Paraná,
até o momento, foram apreendidos mais de mil animais nativos do
Brasil e exóticos provenientes de diferentes partes do mundo, a
grande maioria deles passeriformes e psitacídeos. O local de apanha
ou captura dos animais é desconhecido. Multas já foram aplicadas
pelo IBAMA, porém tanto os valores das multas como o número de
apreensões deverão crescer, uma vez que os procedimentos
referentes aos maiores depósitos ilegais ainda não foram
concluídos. Em alguns dos locais de depósito utilizados pela
quadrilha e estourados durante a operação, há milhares de animais
em cativeiro que precisam ser identificados. Os números finais
somente serão conhecidos quando o trabalho terminar. Segundo a
Polícia Federal, os trabalhos tiveram como objetivo enquadrar os
envolvidos em crimes previstos no Código Penal, como formação
de quadrilha, receptação e lavagem de dinheiro, e na Lei de Crimes
Ambientais.
Internet: (com adaptações).


Considerando as informações acima e a legislação ambiental, julgue
o item a seguir.

Os espécimes apreendidos e encaminhados ao depósito provisório devem ser obrigatoriamente identificados por meio de sistema de marcação.

Alternativas

ID
242728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere que uma usina hidrelétrica será construída em área rural de cerrado e que, a 9 km da futura barragem, haja uma unidade de conservação que será parcialmente alagada pelo lago da usina. Considere ainda que, tendo em vista a preservação da fauna silvestre do local, foram programadas, em meio às diversas etapas desse empreendimento, diversas ações, como o levantamento, o monitoramento e o resgate da fauna silvestre da área a ser alagada, que já constava no plano básico ambiental (PBA) aprovado no processo de licenciamento do empreendimento, e a instalação de um centro de triagem.

A partir dessas informações e do que dispõe a legislação acerca da
matéria, julgue o item abaixo.

No levantamento de fauna, exige-se o emprego de metodologias que atestem a completude e a representatividade do levantamento, comprovadas em documento final com dados sobre esforço e eficiência amostral e sobre estabilização da curva do coletor.

Alternativas

ID
242731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere que uma usina hidrelétrica será construída em área rural de cerrado e que, a 9 km da futura barragem, haja uma unidade de conservação que será parcialmente alagada pelo lago da usina. Considere ainda que, tendo em vista a preservação da fauna silvestre do local, foram programadas, em meio às diversas etapas desse empreendimento, diversas ações, como o levantamento, o monitoramento e o resgate da fauna silvestre da área a ser alagada, que já constava no plano básico ambiental (PBA) aprovado no processo de licenciamento do empreendimento, e a instalação de um centro de triagem.

A partir dessas informações e do que dispõe a legislação acerca da
matéria, julgue o item abaixo.

A fim de atender o que dispõe a legislação vigente acerca de monitoramento posterior, o monitoramento da fauna programado deve ser realizado dezoito meses após o início da operação do empreendimento.

Alternativas
Comentários
  • Segundo IN 146/2007 (Ibama) que dita critérios para procedimento de manejo da fauna silvestre, em seu artigo 8°, inciso X, quanto as exigências do Programa de Monitoramento da fauna, estabelece que:

    X - o Monitoramento posterior deverá ser realizado por no mínimo 2 (dois) anos após o início da operação do empreendimento, devendo este período ser estendido de acordo com o as particularidades de cada empreendimento.

    Bons estudos!!
  • GABARITO INCORRETO- O MONITORAMENTO DEVE SER FEITO A TODO MOMENTO 

ID
242737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere que uma usina hidrelétrica será construída em área rural de cerrado e que, a 9 km da futura barragem, haja uma unidade de conservação que será parcialmente alagada pelo lago da usina. Considere ainda que, tendo em vista a preservação da fauna silvestre do local, foram programadas, em meio às diversas etapas desse empreendimento, diversas ações, como o levantamento, o monitoramento e o resgate da fauna silvestre da área a ser alagada, que já constava no plano básico ambiental (PBA) aprovado no processo de licenciamento do empreendimento, e a instalação de um centro de triagem.

A partir dessas informações e do que dispõe a legislação acerca da
matéria, julgue o item abaixo.

Uma vez que o resgate da fauna já constava no PBA aprovado no processo de licenciamento do empreendimento, a autorização de resgate é emitida antes da instalação do centro de triagem.

Alternativas
Comentários
  • Eu sei que é incorreto.
  • Sério Bárbara Rafaela???why?

  • Gabarito: errado.

    INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA 146/2007

    Art. 12. O Programa de Resgate ou Salvamento de Fauna deverá ser apresentado no âmbito do Plano Básico Ambiental (PBA) ou do Plano de Controle Ambiental (PCA).

    Parágrafo único: Para empreendimentos em que haja a necessidade de centro de triagem, a autorização de resgate só será emitida após a sua implementação.


ID
242740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere que uma usina hidrelétrica será construída em área rural de cerrado e que, a 9 km da futura barragem, haja uma unidade de conservação que será parcialmente alagada pelo lago da usina. Considere ainda que, tendo em vista a preservação da fauna silvestre do local, foram programadas, em meio às diversas etapas desse empreendimento, diversas ações, como o levantamento, o monitoramento e o resgate da fauna silvestre da área a ser alagada, que já constava no plano básico ambiental (PBA) aprovado no processo de licenciamento do empreendimento, e a instalação de um centro de triagem.

A partir dessas informações e do que dispõe a legislação acerca da
matéria, julgue o item abaixo.

Do programa de resgate da fauna a ser elaborado, devem constar dados a respeito da velocidade de enchimento do reservatório e dos fragmentos de vegetação nativa submersos e remanescentes por nível de quota de enchimento, que auxiliarão na definição do número necessário de equipes de resgate e na orientação do deslocamento da fauna na execução do resgate.

Alternativas

ID
242743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere que uma usina hidrelétrica será construída em área rural de cerrado e que, a 9 km da futura barragem, haja uma unidade de conservação que será parcialmente alagada pelo lago da usina. Considere ainda que, tendo em vista a preservação da fauna silvestre do local, foram programadas, em meio às diversas etapas desse empreendimento, diversas ações, como o levantamento, o monitoramento e o resgate da fauna silvestre da área a ser alagada, que já constava no plano básico ambiental (PBA) aprovado no processo de licenciamento do empreendimento, e a instalação de um centro de triagem.

A partir dessas informações e do que dispõe a legislação acerca da
matéria, julgue o item abaixo.

Para o cálculo da compensação ambiental, os custos do programa de resgate de fauna não integram os custos totais previstos para a implantação do empreendimento.

Alternativas
Comentários
  • O § 3o  do Art. 31 do Decreto no 4.340, de 22 de agosto de 2002, estabelece:

    Não serão incluídos no cálculo da compensação ambiental os investimentos referentes aos planos, projetos e programas exigidos no procedimento de licenciamento ambiental para mitigação de impactos, bem como os encargos e custos incidentes sobre o financiamento do empreendimento, inclusive os relativos às garantias, e os custos com apólices e prêmios de seguros pessoais e reais.

    RESPOSTA CORRETA
  • why? eu quis dizer uai?

  • IN n° 8/2011, art 3°

     Valor de Referência - VR: valor informado pelo empreendedor, constante do somatório dos investimentos necessários para implantação do empreendimento, não incluídos os investimentos referentes aos planos, projetos e programas exigidos no procedimento de licenciamento ambiental para mitigação de impactos causados pelo empreendimento, bem como os encargos e custos incidentes sobre o financiamento do empreendimento, inclusive os relativos às garantias, e os custos com apólices e prêmios de seguros pessoais e reais.


ID
242746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere que uma usina hidrelétrica será construída em área rural de cerrado e que, a 9 km da futura barragem, haja uma unidade de conservação que será parcialmente alagada pelo lago da usina. Considere ainda que, tendo em vista a preservação da fauna silvestre do local, foram programadas, em meio às diversas etapas desse empreendimento, diversas ações, como o levantamento, o monitoramento e o resgate da fauna silvestre da área a ser alagada, que já constava no plano básico ambiental (PBA) aprovado no processo de licenciamento do empreendimento, e a instalação de um centro de triagem.

A partir dessas informações e do que dispõe a legislação acerca da
matéria, julgue o item abaixo.

A área de preservação permanente (APP) no entorno das margens do reservatório deve ter largura mínima de 25 m, medida a partir do nível máximo normal em projeção horizontal.

Alternativas
Comentários

  • ''Segundo Rebelo, a pedido de representantes da agricultura familiar, as APPs poderão ser diminuídas em até 50%, além da redução já prevista na primeira versão do relatório. A legislação atual prevê que as APPs às margens de rios tenham pelo menos 30 metros de largura.''

    Fonte:
    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:aQ4VoLFgduAJ:www.aguasdoamanha.com.br/noticias/post/id/226/titulo/Novo%2Brelat%C3%B3rio%2Bpode%2Breduzir%2Bainda%2Bmais%2Ba%2Bprote%C3%A7%C3%A3o%2Bno%2Bentorno%2Bdos%2Brios+APP+no+entorno+das+margens+deve+ter&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br
  • GABA: E

    As Áreas de Preservação Permanente têm a função de preservar locais frágeis como beiras de rios, topos de morros e encostas, que não podem ser desmatados para não causar erosões e deslizamentos, além de proteger nascentes, fauna, flora e biodiversidade, entre outros. 

    Nas margens de rios, a área mínima de florestas a ser mantida depende da largura de cada um: rios de até 10 metros de largura devem ter 30 metros de mata preservada; para rios de 10 a 50m de largura, 50m de mata; de 50 a 200m de largura, 100m de mata; de 200 a 600m de largura, 200m de mata; e rios de mais de 600m de largura devem ter 500m de mata preservada em suas margens.

    Nas nascentes e olhos d’água, a mata mínima preservada deve ter raio de 50 metros de largura e os manguezais devem ter toda a sua extensão conservada. No caso das veredas, a largura mínima da faixa de vegetação a ser preservada é de 50 metros, a partir do espaço permanentemente brejoso e encharcado. Entre as mudanças introduzidas pelo Código atual esta é das mais controversas: embora mantenha as mesmas distâncias do Código revogado, ele inicia a medida a partir da calha regular (isto é, o canal por onde correm regularmente as águas do curso d'água durante o ano) dos rios e não mais a partir do leito maior (a largura do rio ao considerar o seu nível mais alto, isto é, o nível alcançado por ocasião da cheia sazonal). Isto significou uma a efetiva redução dos limites das APPs às margens de cursos d'água, uma vez que a nova medida ignora as épocas de cheias dos rios. Dado que o regime fluvial varia ao longo do ano, a calha será menor nos meses secos que nos meses chuvosos.

     

    http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2012/11/entenda-as-principais-regras-do-codigo-florestal

    http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27468-o-que-e-uma-area-de-preservacao-permanente/

  • A questão misturou umas coisas e modificou outras:

    Art. 4º Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei:

    XI - em veredas, a faixa marginal, em projeção horizontal, com largura mínima de 50 (cinquenta) metros, a partir do espaço permanentemente brejoso e encharcado.

    § 1º Não será exigida Área de Preservação Permanente no entorno de reservatórios artificiais de água que não decorram de barramento ou represamento de cursos d’água naturais.    


ID
242749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere que uma usina hidrelétrica será construída em área rural de cerrado e que, a 9 km da futura barragem, haja uma unidade de conservação que será parcialmente alagada pelo lago da usina. Considere ainda que, tendo em vista a preservação da fauna silvestre do local, foram programadas, em meio às diversas etapas desse empreendimento, diversas ações, como o levantamento, o monitoramento e o resgate da fauna silvestre da área a ser alagada, que já constava no plano básico ambiental (PBA) aprovado no processo de licenciamento do empreendimento, e a instalação de um centro de triagem.

A partir dessas informações e do que dispõe a legislação acerca da
matéria, julgue o item abaixo.

Para o referido empreendimento obter, no futuro, certificação ISO 14.000, é suficiente que cumpra a legislação ambiental.

Alternativas
Comentários
  • Parece que as pessoas não sabem o que é comentário. A palavra "errado" não é comentário.
    Por favor, alguém sabe que outras certificações é preciso ter para se cumprir a legislação ambiental do assunto citado na questão?
  • Marquei errado pelo seguinte: se fosse suficiente atender a legislação para obter a Certificação ISO 14.000, todas as empresas a teriam (o que não é o caso), pois lei é lei, e deve ser cumprida. A Certificação ISO 14.000 é um diferencial, e, por isso, indica que a empresa faz mais do que simplesmente o cumprimento da legislação (ou seja, existem outros critérios avaliados no checklist de uma auditoria ISO 14.000), caminhando para responsabilidade social e ambiental.
  • O ISO 14000 refere-se não apenas à legislação ambiental, mas aos processos que influenciam o impacto das atividades da organização no meio ambiente. A natureza do trabalho desenvolvido na empresa e as suas especificidades em termos de demandas determinam os padrões relevantes do produto que devam ser considerados no contexto das normas ISO.
  • O que é avaliado pela ISSO 14000??

    Auditorias ambientais;

    Avaliação de desempenho ambiental;

    Rotulagem ambiental;

    Análise o ciclo de vida dos produtos

    Vale ressaltar que a empresa precisa seguir a legislação ambiental do pais em que está inserida, afinal a certificação é realizada com base naquilo que o pais considera como correto.

    Fonte: http://inst.sitesustentavel.com.br/iso-14000-o-que-e-requisitos/

  • Marquei errado somente pela palavra "SUFICIENTE", nada na vida é completo, existem tantas outras normas e certificados ambientais, qual o correto ? Ao meu ver todos, só depende de qual se enquadra seu objetivo como empresa/ corporação.  

  • Marquei ERRADA, pois eu acredito que por se tratar do meio ambiente exija um critério mias rigoroso.

  • ISO 14000 é uma certificação internacional, vai além do exigido no país.


ID
242755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com base nos dispositivos legais, julgue o item que se segue, a
respeito de licenciamento e delimitação de APP.

Para regularização fundiária sustentável de área urbana, a intervenção na vegetação ou a sua supressão em APP pode ser autorizada, pelo órgão ambiental competente, nas áreas ocupadas por população de baixa renda, predominantemente residenciais e incluídas no plano de regularização fundiária sustentável do município.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Art. 9 º da  resolução CONAMA 369/06 que regulamenta os casos de supressão de APP

    Art. 9o A intervencao ou supressao de vegetacao em APP para a regularizacao fundiaria

    sustentavel de area urbana podera ser autorizada pelo orgao ambiental competente, observado

    o disposto na Secao I desta Resolucao, alem dos seguintes requisitos e condicoes:

    I - ocupacoes de baixa renda predominantemente residenciais;

  • Pensei que fosse obrigatória a autorização. Perdi a questão :-(
  • Código Florestal -> maio de 2012, Lei nº 12.651 que REVOGA A RESOLUÇÃO DO CONAMA 369/06 (Assim, a questão atualmente CONTINUA CERTA DE ACORDO COM O ARTIGO 3º, NO INCISO IX.

    d) atividades que comprovadamente proporcionem melhorias na proteção das funções ambientais referidas no inciso II deste artigo; 

    As intervenções nas Áreas de Preservação Permanente, em razão de sua função ambiental, são de utilização muito restrita. Contudo, elas não são intocáveis, conforme aponta o Ministério do Meio Ambiente (MMA), mas apenas em alguns casos. Em caso de utilidade pública, interesse social ou de baixo impacto ambiental, as intervenções podem ser feitas nas APP´s. A

    CERTO


ID
301189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A corrida para o país recuperar pelo menos uma parte das árvores nativas tem no trabalho de pesquisa de espécies um forte aliado. Afinal, a própria dimensão da biodiversidade brasileira levanta uma questão que pressiona os especialistas: quantas espécies compõem a flora do país? As estimativas divergem muito: apresentam números entre 35 mil e 50 mil e há estudos que apontam até 75 mil vegetais.

Pela própria natureza. In: Panorama Rural, São Paulo, n.º 86, mar./2006, p. 24.

Com relação à degradação do meio ambiente no Brasil e à necessidade de desenvolvimento sustentável, julgue os seguintes itens.

A manutenção da cobertura vegetal constitui não apenas medida de proteção das espécies mas também de preservação da água como bem comum, renovável, porém passível de se tornar escasso.

Alternativas
Comentários
  • Isso é verdade, os nossos recursos infelizmente são finitos e se não tomarmos cuidado, talvez, em um futuro muito próximo, teremos graves problemas ambientais, sobretudo aqueles diretamente ligados a água.

  • CERTO - pra quem não tem acesso


ID
305569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos principais desafios da sustentabilidade é o fato de que
o tipo de mundo que criamos, principalmente a partir do
século XX, poderá entrar em colapso. Por essa razão, há
necessidade de mudanças. Essa constatação apresenta uma
dimensão ambiental, em relação à deterioração dos sistemas
ecológicos básicos para a manutenção da vida, e dimensões
socioeconômicas, relacionadas à marginalização, já que parte
crescente da comunidade humana, cerca de um bilhão e meio de
pessoas, o equivalente a um quarto da população mundial, vive
abaixo de padrões aceitáveis de qualidade de vida. Os modelos
de consumo, os estilos de administração e o comportamento
político não são adequados para uma comunidade de seis
bilhões de pessoas. Considerando os processos de produção e
de ocupação do território brasileiro bem como problemas
relacionados ao meio ambiente, julgue os itens seguintes.

No Brasil, os problemas ambientais decorrentes da degradação urbana acarretam custos sociais que atingem mais acentuadamente a população pobre.

Alternativas
Comentários
  • Associei essa questão com as enchentes que geralmente quem sofre são as pessoa que não podem esta em localidades melhores, sessa forma sofrendo sempre com o mesmo problema.

  • CERTO.

     

    No Brasil e no mundo, os problemas ambientais decorrentes da degradação urbana, como a impermeabilização do solo, a ausência de saneamento ambiental, a falta de tratamento de resíduos sólidos e a ocupação de locais inadequados para viver, como morros e mangues, afetam principalmente a população mais pobre.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • Não apenas no Brasil, mas no mundo também, afetam principalmente a população mais pobre, que tem menos acesso a saneamento básico, vivem mais próximas de lixões e tem menos acesso a recursos hídricos tratados adequadamente.

    Resposta: Certo

  • Eu estranhei porque no trecho : essa constatação apresenta uma

    dimensão ambiental, em relação à deterioração dos sistemas

    ecológicos básicos para a manutenção da vida, e dimensões

    socioeconômicas, relacionadas à marginalização, já que parte

    crescente da comunidade humana, cerca de um bilhão e meio de

    pessoas, o equivalente a um quarto da população mundial, vive

    abaixo de padrões aceitáveis de qualidade de vida. Ai achei que 1/4 era a populaçao pobre, menor parte da populaçao total que sofria com os problemas sociais...mas isso nao quer dizer que os 3/4 sofram com os problemas..entao os pobres sofrem mais com isso.

  • No Brasil e no mundo, os problemas ambientais decorrentes da degradação urbana, como a impermeabilização do solo, a ausência de saneamento ambiental, a falta de tratamento de resíduos sólidos e a ocupação de locais inadequados para viver, como morros e mangues, afetam principalmente a população mais pobre.

  • Certo.

    Enchentes, mudanças climáticas, aumento dos valores dos alimentos.

    Afetam a todos, todavia, mais acentuadamente a população pobre.


ID
305578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos principais desafios da sustentabilidade é o fato de que
o tipo de mundo que criamos, principalmente a partir do
século XX, poderá entrar em colapso. Por essa razão, há
necessidade de mudanças. Essa constatação apresenta uma
dimensão ambiental, em relação à deterioração dos sistemas
ecológicos básicos para a manutenção da vida, e dimensões
socioeconômicas, relacionadas à marginalização, já que parte
crescente da comunidade humana, cerca de um bilhão e meio de
pessoas, o equivalente a um quarto da população mundial, vive
abaixo de padrões aceitáveis de qualidade de vida. Os modelos
de consumo, os estilos de administração e o comportamento
político não são adequados para uma comunidade de seis
bilhões de pessoas. Considerando os processos de produção e
de ocupação do território brasileiro bem como problemas
relacionados ao meio ambiente, julgue os itens seguintes.

O desenvolvimento da consciência ambiental e a vontade política fazem que o Brasil tenha, hoje, grande parte de seu território constituído por unidades de conservação de proteção integral com preservação da riqueza contida nesse território.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Existe sim um aumento da consciência ambiental e de incipientes políticas públicas em relação à criação e preservação de determinadas áreas de conservação (inclusive com legislação a respeito). Contudo, ainda caminhamos a passos lentos na implementação verdadeiramente efetiva dessas ações.
  • As Unidades de Proteção Integral representam 6,1% do território brasileiro em 2012. As Unidades de Uso Sustentável representam 17,1% e as terras indígenas, que preservam melhor os ecossistemas do que as UC de Proteção Integral (dado estatisticamente comprovado), outros 13%. No total, 36,2% do território brasileiro está protegido.
  • Não entendi o gabarito. A afirmativa é tão vaga ("grande parte do território", "preservação da riqueza") que dificilmente pode estar errada. Se as estatísticas do colega acima estiverem corretas, isso não configura "grande parte de seu território constituído por unidades de conservação de proteção integral com preservação da riqueza contida nesse território"???
  • concordo com o rodrigo, quanto precisaria para ser considerado grande parte? acima de 51%? 
  • Eu já li num artigo sobre meio ambiente onde dizia que o Brasil é um dos mais rigidos no quesito leis de preservação, e um dos que mais preservam, pelo fato de ter grandes florestas. Por este motivo eu marquei como correta.
  • Marquei como correto e acabei errando! Vou levar em consideração que a prova foi aplicada em 2005, e que hoje, 8 anos após, a situação tenha se alterado.

    Mas sinceramente, acredito que desde muito antes, o país já adotara sérias políticas e medidas para controlar a conservação das riquezas espalhadas pelos quatro cantos do Brasil.
  • O que me fez acertar a questão foi o termo usado "vontade política". Realmente isso é uma coisa que não existe neste país...
    Bom estudo à todos.
  • Uma dica: para responder questões sobre meio ambiente, geopolítica, globalização, enfim, temas da atualidade, basta adotar uma postura MORALISTA, POLITICAMENTE CORRETA, num mundo CAÓTICO. Ou seja, nada está bom, tudo precisa melhorar!!
  • O erro está no trecho:  "grande parte de seu território constituído por unidades de conservação de proteção integral... "

  • só a floresta amazônica já é "grande parte". essas questões muito relativas são terríveis!

  • Baseados nos dados estatíscos de "Davi Mattos" abaixo, acredito que o erro esteja no fato de se considerar as "Unidades de Proteção Integral" que respondem por apenas 6,1% do território, se comprar com o restante das Unidades de Conservação sitada, ela é a que apresenta menor área.

  • ERRADO.

     

    A consciência ambiental brasileira vem se aprofundando nas últimas décadas, mas é errôneo afirmar que grande parte do nosso território constitui-se de unidades de conservação, ainda mais com proteção integral. As discussões em torno do novo Código Florestal evidenciam que a vontade política permanece dividida em relação a como lidar com as novas questões ambientais.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • Os caras querem que aumentem o número de unidades de preservação ainda mais? Tá maluco.


ID
305590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca da organização e das características de espaços regionais
brasileiros, julgue os próximos itens.

A região Nordeste do Brasil padece de vulnerabilidades socioeconômicas, geoambientais, científico-tecnológicas e político-institucionais. No campo geoambiental, considera-se como problema mais grave e insolúvel a escassez de recursos hídricos.

Alternativas
Comentários
  • A palavra insolúvel muda toda a questão. A escassez de recursos hidrícos pode ser solucionada com vontade política.
  • Exatamente como o colega Alcides Pereira comentou em 2012.

    O problema dos recursos hídricos é solucionável, desde que haja vontades políticas. Durante muito tempo, o governo preferiu não investir na região do sertão para manter como "curral eleitoral" através de políticas sociais. Vamos ver se o novo governo traz as "tecnologias israelenses" como prometido e faça do Nordeste um berço da economia nacional.


  • insoluvel foi demaisss

  • Todo problema ambiental tem-se uma solução enquanto ainda não tenha sido extinto o meio ambiente afetado!

  • O presidente Jair Bolsonaro participou nesta quinta-feira (13) da abertura das comportas de um trecho do Canal do Sertão Alagoano da transposição do Rio São Francisco. O evento foi no município de São José da Tapera, no Semiárido alagoano, e contou com a presença de ministros e parlamentares, incluindo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o senador e ex-presidente da República Fernando Collor de Melo (PROS-AL).  

    TEM SOLUÇÃO SIM!


ID
345631
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Santa Maria Madalena - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ainda persiste uma última reserva de Mata Atlântica no norte fluminense do estado do Rio de Janeiro. Esta reserva que abrange também o município de Santa Maria Madalena, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Desenganei desta questão.


ID
346786
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando a questão energética e os aspectos ambientais que
envolvem as atividades econômicas contemporâneas, julgue os itens
seguintes.

Atualmente, a questão ambiental situa-se entre os principais argumentos contrários ao projeto de construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

Alternativas
Comentários
  • Pontos contra a construção de Belo Monte:

    A hidrelétrica vai comprometer o escoamento natural do rio, o que pode afetar gravemente a flora e a fauna local.

    A obra pode destruir igarapés que cortam cidades importantes do interior do Pará, como Altamira e Ambé.

    Áreas de agricultura de pequeno porte serão inundadas. Muitos produtores já perderam seu chão.

    Também pode comprometer o transporte fluvial em algumas áreas e isolar totalmente centenas de comunidades ribeirinhas.

    O alagamento permanente de áreas deverá destruir milhões de árvores e comprometer a vida de muitas espécies de peixes.

    O projeto pode aumentar a pressão por desapropriação de terras indígenas, protegidas por lei.

    Especialistas dizem que as outras usinas hidrelétricas do Brasil são subutilizadas e que a otimização das existentes poderia dispensar a construção de uma obra tão danosa ao meio ambiente.

  • GAB C

    Resumo de um colega , não lembro o nome .

    Usina de belo monte :

    Belo Monte - foi projetada para mandar energia para o sudeste (MG-SP)

    - USINA DE BELO MONTE: RIO Xingu

    -MAIOR HIDRELÉTRICA 100% BRASILEIRA

    -3º Belo Monte – Brasil (11.233MW) ...

    -MODELO FIO D'AGUA ( Preservacionista)

    -CORRUPÇÃO

    -ALAGAMENTO DE TERRAS INDÍGENAS

    -PREJUDICOU ALTAMIRA (SUDOESTE DO PARÁ)

    -PESCA

    -AGROPECUÁRIA

    -VIOLÊNCIA,TRÁFICO

    -Feita para mandar energia para o sudeste (MG-SP)- Nada de norte e nordeste

    -A maior em energia

    -BENEFÍCIOS:

    -CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS

    -EMPREGOS NA CIDADE

  • Ao meu ver, questões ambientais vão ser sempre um argumento contrário à qualquer tipo de construção.

  • Detalhe: sempre que houver a implantação de atividades produtivas de impacto ambiental, há também a necessidade de se apresentar um "Estudo de Impacto Ambiental".


ID
443191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É cada vez mais evidente que o homem, à medida que ocupa os
espaços na Terra, contribui para a conhecida degradação ambiental.
A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A política ambiental governamental, por não possuir interfaces com as demais políticas públicas que promovem o uso dos recursos, é responsabilidade exclusiva dos órgãos ambientais.

Alternativas
Comentários
  • Política Ambiental é um conjunto de ações ordenadas e práticas tomadas por empresas e governos com o propósito de preservar o meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável do planeta. Esta política ambiental deve ser norteada por princípios e valores ambientais que levem em consideração a sustentabilidade.

  • responsabilidade de todos

  • Responsabilidade de todos nós!

  • A Política Brasileira de gestão ambiental baseia-se na PREVENÇÃO, e não na CORREÇÃO. Essa prevenção ocorre através da adoção de mecanismos de desenvolvimento sustentável previstos em legislação de proteção ao meio ambiente e órgãos de fiscalização e prevenção nas esferas municipais, estaduais e federal.

     


ID
443194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É cada vez mais evidente que o homem, à medida que ocupa os
espaços na Terra, contribui para a conhecida degradação ambiental.
A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A poluição atmosférica está associada à presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As suas principais causas são a eliminação de resíduos por indústrias siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, entre outras, assim como a queima de carvão e petróleo em usinas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA.

    A poluição atmosférica, que para alguns é sinônimo de progresso, pois acompanha a criação de fábricas e indústrias, é responsável pela ocorrência de muitos agravos à saúde. A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases.

    Elementos poluentes que interferem na qualidade do ar e colocam em risco o equilíbrio do planeta, a vida humana e a dos demais seres vivos, prejudicam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; degradam o ambiente, tanto nos aspectos físicos quanto químicos, e geram condições adversas à biota.

    #PMAL2021

  • Sistemas de aquecimento doméstico? Alguém explica.

  • Considerem que todas as empresas de algum modo prejudica o meio ambiente.

  • Poluição atmosférica: envolve a poluição do ar em geral, causada principalmente pela emissão de poluentes tóxicos pelas chaminés das fábricas e também pelo escapamento dos veículos. A queima de combustíveis fósseis, tais como o petróleo e seus derivados, além do carvão mineral, é o principal causador desse tipo de poluição.

    gera maior concentração de gases causadores do efeito estufa, intensificando o problema do Aquecimento Global. Em escala local, merecem destaque os problemas ambientais gerados nas cidades, como as Ilhas de Calor e a Inversão Térmica.

  • A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar.

    As causas dessas emissões são a queima de combustíveis fósseis como: carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel) e também a poluição emitida pelas indústrias.

  • Gabarito : Certo.

  • Para quem ficou com dúvida se era partículas sólidas

    Poluentes são partículas sólidas e gases dispersos no ar atmosférico, na água e no solo, resultantes tanto de atividades humanas como de fenômenos naturais. As principais fontes de poluentes são as indústrias, veículos automotores, queimadas e fenômenos da natureza, tais como vulcanismo e ação dos ventos.

    DADOS: INCA


ID
443197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É cada vez mais evidente que o homem, à medida que ocupa os
espaços na Terra, contribui para a conhecida degradação ambiental.
A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

O aproveitamento da sabedoria dos povos nativos, permitindo que o processo de desenvolvimento não modifique seus valores culturais, mas preserve-os e valorize-os, constitui-se em uma das dimensões do desenvolvimento sustentável.

Alternativas
Comentários
  • O desenvolvimento sustentável foi utilizado pela primeira vez no ano de 1987, em um relatório feito pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.O conceito do desenvolvimento sustentável é um conceito que engloba várias áreas, porém, todos convergem a um ponto comum que é o crescimento econômico, igualdade social e proteção aos recursos naturais.O desenvolvimento sustentável pode ser dividido conceitualmente em três vertentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sócio-política.A cultura é um dos pilares que engloba o conceito de desenvolvimento sustentável.

  • G=C

  • Gabarito : Certo.


ID
477334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O largo espectro de problemas que permeia toda a discussão
acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade
remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico.
Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica
como forma de entendimento de problemáticas ambientais de
estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às
possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão
ambiental, julgue os itens subseqüentes.

O enfoque multidisciplinar no trato da questão ambiental é imprescindível, contudo, existe a necessidade de superação de abordagens que conduzem a uma especificação do conhecimento gerado no âmbito da focalização de problemas ambientais específicos.

Alternativas

ID
477337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O largo espectro de problemas que permeia toda a discussão
acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade
remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico.
Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica
como forma de entendimento de problemáticas ambientais de
estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às
possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão
ambiental, julgue os itens subseqüentes.

O enfoque mais adequado à apreensão global e articulada dos múltiplos conflitos inerentes a uma dada configuração espacial é a análise regional de cunho ambientalista.

Alternativas
Comentários
  • Está falando dos recursos do lugar que geram interesses e conflitos por aquele lugar.

  • ?????? meu Deus!

  • Só Mãe Diná pra traduzir o que Cespe quer.


ID
477340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O largo espectro de problemas que permeia toda a discussão
acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade
remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico.
Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica
como forma de entendimento de problemáticas ambientais de
estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às
possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão
ambiental, julgue os itens subseqüentes.

As dicotomias freqüentemente postas nas análises ambientais são acentuadas quando se aproxima a noção de ambiente ao próprio conceito de espaço geográfico.

Alternativas
Comentários
  • Esse tipo de questão se utiliza de palavras rebuscadas para confundir o concursando. Mas após algumas lidas no texto (umas boas 10 lidas) percebe-se que este diz exatamente o contrárido da afirmação do CESPE. Esta insinua um aumento na separação (dicotomia acentuada) enquanto aquela caracteriza a "visão integradora da ciência geográfica".
  • Não compreendi ainda...
  • As dicotomias (meio natural - homem; conservação - exploração) são minimizadas na perspectiva conceitual de espaço geográfico.
  • CORRETO - SÃO MINIMIZADAS

  • Ele quis dizer que a mudança causada pelo homem no meio em que ele vive faz parte do próprio meio ambiente dele, o que quase não se nota diferença. Mas o homem é o homem e o meio ambiente é modificado sim.


ID
477343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O largo espectro de problemas que permeia toda a discussão
acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade
remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico.
Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica
como forma de entendimento de problemáticas ambientais de
estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às
possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão
ambiental, julgue os itens subseqüentes.

A adoção de metodologias de ordenamento territorial visando à preservação ambiental aplicadas de maneira indistinta a diferentes porções territoriais, independentemente das problemáticas espaciais e ambientais específicas nelas configuradas, constitui uma grande limitação dessas metodologias.

Alternativas
Comentários
  • Questão de português!!!

ID
516526
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto a seguir:

“Os cientistas já sabem que, na pior das hipóteses, a temperatura na América do Sul subirá entre 2º C e 6º C – limitar as emissões de gases reduz o problema para entre 1º C e 4º C. A maior complicação é calcular como esse calor vai interferir no regime de chuvas no Brasil: cada programa de computador dá um resultado diferente do outro. Mas tirando uma média entre as previsões, os cientistas conseguem ter uma idéia razoável de como ficarão o clima e os ecossistemas por aqui. A tendência é que uma vegetação substitua a outra” (...).

Extraído de “O fim está próximo” In: revista Super Interessante. Edição 218. São Paulo: Editora Moderna, 2005.

Considerando as repercussões do aquecimento global sobre a dinâmica climática brasileira e sobre os domínios vegetais brasileiros, analise as afirmativas que se seguem.

I – Uma redução significativa das chuvas de verão nas áreas de Cerrado, tornaria o seu regime de chuvas semelhante ao da Caatinga.

II – Mesmo com o aumento da temperatura nos moldes esperados, dificilmente a Caatinga assumiria feições de deserto ou semi-deserto, pois a Caatinga é pouco suscetível ao processo de desertificação.

III – Com o aquecimento, o índice de evaporação no Atlântico Sul aumentaria e, por conseguinte, na região Sul do Brasil as chuvas também aumentariam, uma vez que grande parte da umidade dessa região vem da massa tropical atlântica.

IV – Na Amazônia, a porção que ficaria com o clima mais seco seria a Ocidental, uma vez que é nessa porção que a floresta já sofreu maior devastação.

Assinale a única alternativa que lista todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • I - Pluviosidade média anual do Cerrado (800 a 1600 mm). Pluviosidade média anual da Caatinga (300 a 800 mm). Lembrando que, durante o verão, por influência da Massa Equatorial Continental é quando temos mais chuvas na região do cerrado. Então, diminuiria significativamente o regime de chuva, podendo se igualar ao da Caatinga. Verdadeiro.

    II- Desertificação é o processo de degradação dos solos pela seca excessiva e pela rápida perda de nutrientes, resultando na formação de uma paisagem correspondente à dos desertos. É importante destacar que esse fenômeno ocorre em regiões de clima árido, semiárido e subúmido, onde o processo de evaporação é superior ao de precipitação. Falso. fonte: brasilescola.com

    III - A Massa Tropical Atlântica, com características quente e úmida, é responsável por levar essa parte da umidade à região sul. Portanto, aumentando sua evaporação, consequentemente aumentará a quantidade umidade que ela carrega. Verdadeiro.

    IV - Lembrem-se do "Arco de Desmatamento" que acompanha a fronteira agrícola que se localiza ao sul e sudeste da Amazônia. Falso.


ID
516550
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um grande empresário chinês do ramo de produtos de “1,99”, chamado Xhuv- I- Iang, decidiu exportar guarda-chuvas para o Brasil alguns anos atrás. Recentemente, esse empresário pediu um relatório sobre suas vendas em nosso País e, após uma breve leitura do documento, observou que poderia aumentar suas vendas em algumas cidades durante o inverno brasileiro.
Considerando exclusivamente o regime de chuvas típico de cada cidade apresentada abaixo, é correto afirmar que a cidade brasileira mais promissora para o empresário investir durante o inverno é:

Alternativas
Comentários
  • C está correta

    a)juazeiro do norte fica dentro do clima semiarrido,ou seja,poucas chuvas.

    b)goiânia está dentro do clima tropical,durante o inverno chove pouco sendo durante o verão a maioria das chuvas.

    c) a bahia faz parte do clima tropical umido,apresenta altas precipitações de chuva entre 1500mm e 2000mm,no inverno ocorre também a influência da massa polar atlatica,fria e umida,orinda do sul do continente,esta se choca com o a massa tropical atlântica gerando as chamas chuvas frontais,por isso chove muito no inverno

    d)cuiaba fica no clima tropical

    e)bagé esta dentro do clima subtropical que possui uma média de chuva em torno de 500 a 1000mm de chuva.

  • Goiana anula cuiabá pois tropical central - moderado e seco; Juazeiro semiárido não chove quase nunca, só com padrinho cícero, Bagé subtropical: frio e seco; Salvador tropical - moderado úmido.

  • Durante o inverno, a mPa (Massa polar atlântica) é responsável pelo aumento da pluviosidade na região nordeste.

    A mPa, ao se encontrar com a mTa (Massa Tropical Atlântica), provoca as chuvas frontais nessa região.

  • No Litoral do Nordeste, no inverno as chuvas são mais intensas, devido o encontro da mTa com a mPa, massa quente + massa fria = chuvas frontais.

  • Para quem não morava no nordeste como EU a questão era para torar meu irmão, pois esse fator de ter mais chuvas no inverno é do Nordeste, porém isso se restringe ao litoral.

    A Juazeiro do Norte (CE). Nordeste, porém é no interior no litoral é Fortaleza.

    C Salvador (BA),porém é no Litoral. GABARITO

    Esse fenômeno de chuvas no inverno acontece devido o encontro da MPA(FRIA) e da MTA (QUENTE) provocando as formosas chuvas frontais.

  • mPa + mTa = CHUVAS FRONTAIS


ID
518749
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

À medida que a demanda por água aumenta, as reservas desse recurso vão se tornando imprevisíveis. Modelos matemáticos que analisam os efeitos das mudanças climáticas sobre a disponibilidade de água no futuro indicam que haverá escassez em muitas regiões do planeta. São esperadas mudanças nos padrões de precipitação, pois

Alternativas
Comentários
  • Prevê-se que as mudanças climáticas podem afetar os regimes de chuva e uma das explicações para isso é a seguinte: com a temperatura da terra mais elevada, haveria mais chuva, que, no entanto, evaporaria mais rápido em virtude do maior calor. A consequência disso seria a ocorrência de solos mais secos e a redução da disponibilidade de água potável. Por outro lado, a intensificação da seca em lugares que viram reduzida a quantidade já tradicionalmente pequena de precipitação e os dilúvios enfrentados por outras regiões são apontados, também, como efeito da mudança dos regimes de chuva decorrente das mudanças climáticas. Como se pode perceber, os efeitos podem ser diversos e as atividades do homem no sentido de degradar a natureza são as principais responsáveis pelas mudanças climáticas e do regime de chuvas, o que faz com que a alternativa (E) seja a correta.



  • Letra E

    Ações antropogênicas ou fatores antropogênicos, são aqueles causados pela ação do homem, do ser humano, contrapondo-se às ações naturais do planeta, sem interferência humana.

    A temperatura do ar se altera pela excessiva emissão de gás carbônico nas cidades e nos cultivos de gado. Essa alteração de temperatura pode desequilibrar os ciclos climáticos em escala local e global.


ID
522196
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Devido ao aquecimento global e à conseqüente diminuição da cobertura de gelo no Ártico, aumenta a distância que os ursos polares precisam nadar para encontrar alimentos. Apesar de exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansaço.

A situação descrita acima

Alternativas
Comentários
  • A alternativa (A) está incorreta porque não se trata da mera interrupção da cadeia alimentar, mas da possibilidade de extinção de uma espécie em razão do aquecimento global.

    A alternativa (B) está correta. O caso dos ursos polares é apenas um dentre diversos outros de ameaça à biodiversidade que o aquecimento global pode gerar em um futuro próximo.

    A alternativa (C) está incorreta, pois o aquecimento global é mais propício a gerar extinção de espécies do que surgimento.

    A alternativa (D) está incorreta, pois o texto não trata da importância das regiões frias para o restante da Terra, mas, sim, das consequências negativas que essas regiões têm sofrido em virtude da ação humana principalmente em lugares distantes do polo.

    A alternativa (E) está incorreta, pois o texto trata justamente da dificuldade de adaptação das espécies às consequências causadas pelo aquecimento global, e não da facilidade de adaptação.


  • Ajudou muito essa explicação, gostei.  

  • Ao meu ver esse "rapidamente" na letra E  deixa ela mais errada ainda. Pois qualquer ser vivo pode se adaptar mas, leva tempo.

  • E o que falar da letra C? Questão sem nexo...

  • Da para confundir a A e a B pois se for parar para analisar a A é consequencia da B porque o AQUECIMENTO GLOBAL está relacionada com a VARIAÇÃO CLIMÁTICA logo essa VARIAÇÃO CLIMÁTICA acarreta PREJUÍZOS para a BIODIVERSIDADE no ártico e quais são esses prejuízos?? A INTERRUPÇÃO DA CADEIA ALIMENTAR NO ÁRTICO com o exemplo do urso que o texto deu!! 

  • Como o ENEM em 2007 era too easy

  • Gabarito letra B

    Aqueles que assim como eu ficou em dúvida entre as letras A e B ... a questão não dá enfoque ao problema da cadeia alimentar ... ela aborda a situação do Ártico. Foi a lógica que usei para responder a questão.


ID
555466
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os gases de efeito estufa estão entre os principais veículos de impactos ambientais causados na geração de energia, particularmente, na geração de energia elétrica. A carbonização da energia global é uma forma de se verificar o quanto de emissões de carbono uma tecnologia emite ao meio ambiente por unidade de energia. A esse respeito, considere as afirmativas a seguir.
I - O uso da energia proveniente das florestas replantadas possui um balanço líquido de emissões de carbono em torno de zero.
II - O uso da energia proveniente das florestas nativas possui um balanço líquido das emissões de carbono desfavorável.
III - A participação cada vez maior do gás natural na matriz energética não tem reduzido o índice de carbonização global da energia.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • C

    I - O uso da energia proveniente das florestas replantadas possui um balanço líquido de emissões de carbono em torno III - A participação cada vez maior do gás natural na matriz energética não tem reduzido o índice de carbonização global da energia.e zero.

  • I.  ITEM CORRETO.

    II. O uso da energia proveniente das florestas nativas possui um balanço líquido das emissões de carbono FAVORÁVEL. ITEM INCORRETO.

    III. ITEM CORRETO.

    Resposta: C


ID
561466
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A massa Equatorial Atlântica torna-se instável no litoral do Brasil.

PORQUE

A descontinuidade térmica diminui permanentemente, impedindo a ascensão conjunta das camadas de alísios.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que

Alternativas

ID
561481
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Ao final dos anos 60, quando emergiram os ‘movimentos verdes’ e a questão ambiental passou a ser incluída na pauta política de vários países avançados, a teoria econômica baseada na microeconomia neoclássica já estava pronta para enfrentar esse novo problema.”

ALMEIDA, Luciana Togueiro de. Política Ambiental: uma análise econômica. São Paulo: Unesp, 1998. pág. 27.

Considerando-se o texto acima, que conceito se mostrava adequado, dentro da abordagem econômica, para tratar os problemas ambientais como a poluição?

Alternativas
Comentários
  • Externalidades são os efeitos (sociais, econômicos e ambientais) indiretamente causados pela venda de um produto ou serviço.

    Em outras palavras, as externalidades são a diferença entre custos privados e custos sociais. Ou ainda, entre lucros privados e lucros sociais.

    Desta forma, a depender do resultado positivo ou negativo dessa diferença, as externalidades podem ser:

    Negativas; ou

    Positivas.

    Um empreendimento, portanto, pode gerar fatores que prejudicam (ou beneficiam) a sociedade ao seu redor de formas que não estão diretamente relacionadas com os bens que produz, mas sim com suas consequências.

    Resposta: D


ID
561544
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito da ISO 14001, analise as afirmativas abaixo.

I - Ela não leva em consideração a prevenção à poluição, apesar de padronizar os procedimentos de uma empresa.

II - Deve ser feita para empresas com clientes que exigem um SGA certificado, independente do seu porte.

III - A correlação entre uso da ISO 14001 e o desempenho ambiental aparentemente não tem sido favorável no Brasil, apesar do seu objetivo.

Está correto o que se afirma em


Alternativas
Comentários
  • I - Ela não leva em consideração a prevenção à poluição, apesar de padronizar os procedimentos de uma empresa. (ERRADA)
    II - Deve ser feita para empresas com clientes que exigem um SGA certificado, independente do seu porte. (CORRETA)

    III - A correlação entre uso da ISO 14001 e o desempenho ambiental aparentemente não tem sido favorável no Brasil, apesar do seu objetivo. (ERRADA)
     


ID
561547
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Qual dos fenômenos abaixo pode ter seu efeito intensificado nas florestas tropicais pelo aquecimento global?

Alternativas
Comentários
  • As mudanças climáticas globais não se resumem ao aquecimento global em decorrência do efeito estufa. Incluem também fenômenos como:

    Derretimento de geleiras;

    Aumento do nível do mar;

    Ilhas de calor;

    Inundações;

    Escassez de água e alimentos;

    Acidificação dos oceanos;

    Fragmentação de habitats; e

    Eventos extremos (como tempestades, furacões, tufões, chuvas torrenciais e secas prolongadas).

    Resposta: C


ID
567610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das implicações e dos desdobramentos da questão ambiental em nível mundial, julgue (C ou E) os itens a seguir.

A gestão ambiental pública no Brasil caracteriza-se, fundamentalmente, por uma perspectiva corretiva, voltada para o controle da poluição, cujas ações se desenvolvem por meio de diversos instrumentos previstos na legislação vigente, como penalidades disciplinares ao não cumprimento das medidas necessárias.

Alternativas
Comentários
  • A Política Brasileira baseia-se na prevenção, através da adoção de mecanismos de desenvolvimento sustentável.
  • Se baseia na prevenção, por exemplo, podemos citar a necessidade de EIA/RIMA para inúmeras atividades poluidoras. Sem esse estudo de impacto ambiental, a empresa pode não conseguir licença sua licença ambiental.

  • Pelo menos esse é o discurso oficial (política baseada na prevenção), na prática não sei se é bem assim.

    Mas numa prova para diplomata é de se esperar que a banca siga o discurso oficial em uma questão sobre gestão ambiental brasileira.

  • ERRADO.

     

    A gestão ambiental pública no Brasil, segue hoje a estratégia da prevenção. Apesar de ter uma das legislações ambientais mais desenvolvidas do mundo, cuja infração pode implicar multas milionárias e até a prisão, a gestão ambiental brasileira, guia-se principalmente pelo conceito de desenvolvimento sustentável. A política corretiva, voltada para o controle, já foi adotada pelo país nos idos dos anos 1970 como uma reação à Conferência de Estocolmo, por meio da criação do primeiro órgão institucional voltado para a política ambiental, a Secretaria Especial de Meio Ambiente (Sema).

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • "A gestão ambiental pública no Brasil caracteriza-se, fundamentalmente, por uma perspectiva corretiva, voltada para o controle da poluição, cujas ações se desenvolvem por meio de diversos instrumentos previstos na legislação vigente, como penalidades disciplinares ao não cumprimento das medidas necessárias".
    Na minha visão, a gestão ambiental pública visa à preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental, de modo que a ideia de uma perspectiva fundamentalmente corretiva está errada. Acredito que a política não se baseie somente no caráter preventivo na gestão ambiental, pois, em caso de dano, deve haver a reparação/recuperação da área afetada (art. 2º da Política Nacional do Meio Ambiente - não sei se continua sendo essa a legislação aplicável).
    Além disso, é bom ressaltar que uma pessoa (física ou jurídica) pode responder em âmbito administrativo, civil e penal por eventuais danos causados ao meio ambiente. Chamamos isso de "Tríplice Responsabilidade". E a expressão "penalidades disciplinares" é mais vinculada à responsabilidade administrativa do que à civil ou penal.
    Sei que é uma prova de geografia, e não de Direito, mas talvez estes termos tragam alguma luz pra quem estiver estudando isso.
    Não tenho muito conhecimento geográfico, mas respondi com base em conhecimento jurídico e deu certo.

  • É o contrário. Atualmente, a gestão ambiental pública no Brasil tem característica preventiva.

    O Brasil, porém, apesar de ter uma legislação ambiental que é considerada uma das mais desenvolvidas do mundo, tem dificuldade em fazer valer os seus normativos e de fiscalizar adequadamente a questão ambiental.

    Resposta: Errado

  • Atualmente, a gestão ambiental pública no Brasil tem característica preventiva e não corretiva. Ocorre que o país tem dificuldade de fazer cumprir as normas.

  • Danúzio Neto | Direção Concursos

    É o contrário. Atualmente, a gestão ambiental pública no Brasil tem característica preventiva.

    O Brasil, porém, apesar de ter uma legislação ambiental que é considerada uma das mais desenvolvidas do mundo, tem dificuldade em fazer valer os seus normativos e de fiscalizar adequadamente a questão ambiental.

    Resposta: Errado


ID
567613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das implicações e dos desdobramentos da questão ambiental em nível mundial, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Nas origens do conceito de desenvolvimento sustentável, que permeia acordos aprovados entre governos, percebe-se a influência de discussões acerca da relação entre crescimento econômico e meio ambiente, como as que resultaram no relatório conhecido como Limites do Crescimento.

Alternativas
Comentários
  • Os Limites do Crescimento é um livro escrito em 1972 que modelou as consequências do crescimento rápido da população mundial considerando os recursos naturais limitados, comissionado pelo Clube de Roma. Seus autores foram Donella H. Meadows, Dennis L. Meadows, Jørgen Randers, and William W. Behrens III.
    O livro utilizou um sistema computacional (World3) para simular as consequências da interação entre os sistemas do planeta Terra com os sistemas humanos.
    Cinco variáveis foram examinadas no modelo original, assumindo-se que o crescimento exponencial descreve acuradamente seus padrões de crescimento: população mundial, industrialização, poluição, produção de alimentos e esgotamento de recursos.

  • Não concordo com o gabarito da banca. Na verdade, o conceito de desenvolvimento sustentável originou-se com o relatório "Nosso Futuro Comum", ou "Bruntland", de 1982. O relatório "The Limits to Growth" tinha, ao contrário, uma visão zerista e preservacionista.

  • CERTO.

     

    O relatório “Limites do crescimento” foi resultado dos trabalhos encomendados pelo Clube de Roma – grupo que estuda o meio ambiente e os efeitos das ações humanas sobre ele – e publicado em 1972. Também conhecido como “Relatório Meadows”, devido à liderança de Dana Meadows nos trabalhos, esse documento estabeleceu-se como um dos mais importantes sobre meio ambiente já publicados. Entre os temas abordados, encontramos a questão do futuro do desenvolvimento da humanidade e a do impacto que tal desenvolvimento terá no meio ambiente. O conceito de ecodesenvolvimento, elaborado pelo Relatório, é o antecessor direto do desenvolvimento sustentável. A partir do relatório do Clube de Roma começa-se a pregar a idéia de que utilizar os recursos naturais hoje não pode causar consequências irreversíveis às gerações futuras.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.


ID
567616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das implicações e dos desdobramentos da questão ambiental em nível mundial, julgue (C ou E) os itens a seguir.

A gestão ambiental envolve a discussão relativa ao papel do Estado e à soberania das nações, tendo os Estados o direito soberano de explorar seus recursos, de acordo com as próprias políticas ambientais e desenvolvimentistas, e, ao mesmo tempo, a responsabilidade de assegurar que as atividades sob sua jurisdição ou controle não causem dano ao meio ambiente de outros Estados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    Conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento,

     

    Tendo-se reunido no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho de 1992,

     

    Reafirmando a Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, adotada em Estocolmo em 16 de junho de 1972, e buscando avançar a partir dela,

     

    Com o objetivo de estabelecer uma nova e justa parceria global por meio do estabelecimento de novos níveis de cooperação entre os Estados, os setores-chave da sociedade e os indivíduos,

     

    Trabalhando com vistas à conclusão de acordos internacionais que respeitem os interesses de todos e protejam a integridade do sistema global de meio ambiente e desenvolvimento,

     

    Reconhecendo a natureza interdependente e integral da Terra, nosso lar,

     

    Proclama que:

     

    (...)

     

    Princípio 2

     

    Os Estados, de conformidade com a Carta das Nações Unidas e com os Princípios de Direito Internacional, têm o direito soberano de explorar seus próprios recursos segundo suas próprias políticas de meio ambiente e desenvolvimento, e a responsabilidade de assegurar que atividades sob sua jurisdição ou controle não causem danos ao meio ambiente de outros Estados ou de áreas além dos limites da jurisdição nacional.

     

    Fonte: Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento

  • CERTO.

     

    A gestão ambiental vai muito além da simples “política ambiental”, englobando todo um entendimento relativo aos direitos do Estado sobre os recursos naturais do território. Historicamente, a posição defendida pelo governo brasileiro tem sido a de total poder de decisão sobre suas riquezas naturais e a de não intervenção de outros Estados nessas matérias, que são exclusividade do Estado soberano. A ressalva que se faz diz respeito às consequências ambientais para os países vizinhos, como poluição direta (notadamente das águas de rios e mares), desvios de águas fluviais e outras.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • Gabarito: CERTO

     

    Outra questão com mesma temática:

     

    Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: ICMBIO Prova: Analista Ambiental

     

    endo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 71 a 80, quanto ao tratamento dado à biodiversidade. 

    Segundo a PNB, as nações têm o direito soberano de explorar os próprios recursos biológicos, de acordo com suas políticas de meio ambiente e desenvolvimento, e são responsáveis pela conservação de sua biodiversidade e por assegurar que atividades sob sua jurisdição ou controle não causem dano ao meio ambiente e à biodiversidade de outras nações ou de áreas além dos limites da jurisdição nacional. CERTO

     

     

  • A gestão ambiental, por se relacionar com a política ambiental, também trata sobre os direitos e deveres do Estado sobre os recursos naturais do seu território, respeitando a questão da soberania nacional.

    O governo brasileiro, historicamente, tem decidido livremente sobre o uso de suas riquezas naturais e optando, também, por não interferir na gestão ambiental de outros Estados.

    O posicionamento do Brasil só muda nesta questão quando há consequências ambientais entre os países vizinhos, como poluição direta das águas de rios compartilhados com as nações limítrofes.

    Resposta: Certo


ID
567619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das implicações e dos desdobramentos da questão ambiental em nível mundial, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Embora a implantação de sistemas agropastoris e o reflorestamento contribuam para o alcance das metas do Protocolo de Quioto, considera-se mais importante para o alcance dessas metas o desenvolvimento de políticas públicas de incentivo à utilização de combustíveis provenientes de fontes renováveis, objeto da criação de um mecanismo de desenvolvimento limpo.

Alternativas
Comentários
  • A afirmação está completamente correta, exceto pela passagem "implantação de sistemas agropastoris", que correspondem a aumento da superfície desmatada para aplicação em agricultura e pecuária, o que viola os princípios do protocolo de Kioto (ou Quioto).
  • Além disso, com a implantação de sistema agropastoris há uma emissão enorme de gás metano derivada da flatulência bovina.
  • Pessoalmente, eu considerei a questão errada por causa da seguinte parte: "considera-se mais importante para o alcance dessas metas".

    Acho que não se pode dizer que o incentivo a fontes renováveis é MAIS IMPORTANTE do que o reflorestamento, pois as negociações ambientais atuais incluem o conceito REDD+, que inclui:
    Redução de emissões por desmatamento e degradação florestal Conservação e aumento de estoques de carbono florestal Manejo sustentável de florestas.
    O conceito REDD+ tem ganhado mais força nas negociações, a saber:
    2007, na COP 13 de Bali: Plano de Ação de Bali determinou o REDD como um dos potenciais instrumentos de mitigação de mudanças climáticas a fazer parte de um novo acordo internacional. 2010, na COP-16: Acordo de Cancun aprovou o conceito de REDD+, bem como suas diretrizes, salvaguardas e principais regras de implementação. ¨O REDD+ é agora um mecanismo de mitigação voluntário dos países em desenvolvimento no âmbito da CQNUMC (UNFCCC).

    Em tempo: há diferença entre REDD e REDD+.



    REDD = REDUÇÃO DE EMISSÕES POR DESMATAMENTO E DEGRADAÇÃO (florestal).



    Posteriormente, o conceito evoluiu para REDD+, que inclui:



    reduções por desmatamento e degradação



    conservação florestal, manejo florestal sustentável e aumento dos estoques de carbono (segundo  Plano de Ação de Bali).
  • Ótimos comentários, acima!!
    Adicional de informação para estudo :: O Protocolo de Quioto, constitui-se no protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa antropogênicas do aquecimento global.
  • Olá pessoal!
    Considerei errada a questão por causa do trecho "desenvolvimento de políticas públicas de incentivo à utilização de combustíveis provenientes de fontes renováveis", pois em Quioto foi sistematizada a ideia de incentivos de mercado atrelados à questão ambiental, ganhando algumas regras, como a cota máxima de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). É o que está por trás dos mecanismos de flexibilização, como o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) que, no limite, é uma forma de chamar as indústrias a participarem do jogo, ao criar a compra de Reduções Certificadas de Emissões (RCE), uma resposta mais instrutiva e menos punitiva às multas vigentes. 
  • Essa questão tem três erros. O primeiro é que o Brasil não possui metas estabelecidas pelo Protocolo de Quioto. Só os países desenvolvidos possuem num primeiro momento. O segundo é que o incentivo à utilização de combustível proveniente de fonte renovável, por si só, não pode ser considerado um Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), esse incentivo é apenas uma tentativa de mudança na matriz energética e não a mudança de matriz energética propriamente.
     O terceiro erro, e mais importante, é que a matriz energética brasileira é a mais limpa do mundo. Responsável por apenas 16% das nossas emissões. Os grandes vilões das emissões no Brasil são o desmatamento, responsável por 58% das emissões e a atividade agropecuária, responsável por 22%.  
     Como o grosso das nossas emissões está na área rural, a implantação de sistemas agropastoris e o reflorestamento se tornam as atividades mais importantes para reduzir as emissões de GEE no Brasil. 

    Esses sistemas agropastoris visam a recuperar áreas degradadas pela pecuária e agricultura.

  • Otavio Reis, a questão pede a nível mundial e não sobre o Brasil.

  • A utilização de combustível proveniente de fonte renovável, por si só, não pode ser considerado um mecanismo de desenvolvimento limpo, e sim apenas uma tentativa de mudança na matriz energética.

       Estabelecido pelo artigo 12 do Protocolo de Kyoto, o mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) permite que os países desenvolvidos (o Anexo I do Protocolo) possam comprar reduções certificadas de emissão de projetos elaborados por países em desenvolvimento. Estes países, por sua vez, passam a contar com acesso a recursos financeiros e tecnologias. Um MDL deve atender certos requisitos como: ser feito em um país em desenvolvimento que tenha ratificado o Protocolo de Kyoto; e resultar em reduções reais, mensuráveis e de longo prazo das emissões de gases de efeito estufa.
    A afirmativa está incorreta. 
  • Falou Quito, lembre-se da emissão dos gases que aumentam a intensidade do efeito estufa.

  • Fiquei confusa com 2 comentários contraditórios.

    "implantação de sistemas agropastoris" é ruim porque desmata ou recupera áreas degradadas pela pecuária e agricultura????

    alguém pode me esclarecer?

    thanks!!

  • Creio que Quioto não incentive a adoção de combustíveis renováveis, mas somente a diminuição do uso de energias poluentes, substituindo-as por fontes limpas. Estas, por sua vez, não são sinônimo de renováveis. Exemplo disso é que o urânio é considerado fonte limpa de energia, mas não é renovável, dado que as reservas mundiais desse mineral são limitadas.

  • ERRADO.

     

    O Protocolo de Quioto versa sobre a redução de 5,2% da emissão dos gases de efeito estufa. Dessa forma, a implementação de sistemas agropastoris teriam o efeito contrário, visto que a pecuária é responsável pela emissão do gás metano.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • A ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) tem como grande objetivo a mudança do sistema de uso da terra, fundamentando-se na integração dos componentes do sistema produtivo, visando atingir patamares cada vez mais elevados de qualidade do produto, qualidade ambiental e competitividade. A ILPF se apresenta como uma estratégia para maximizar efeitos desejáveis no ambiente, aliando o aumento da produtividade com a conservação de recursos naturais no processo de intensificação de uso das áreas já desmatadas no Brasil.

     

    Desta forma, podem-se classificar quatro modalidades de sistemas distintos:

     

    Integração Lavoura-Pecuária ou Agropastoril: sistema de produção que integra o componente agrícola e pecuário em rotação, consórcio ou sucessão; na mesma área e em um mesmo ano agrícola ou por múltiplos anos.

     

    Integração Pecuária-Floresta ou Silvipastoril: sistema de produção que integra o componente pecuário e florestal, em consórcio.

     

    Integração Lavoura-Floresta ou Silviagrícola: Sistema de produção que integra o componente florestal e agrícola, pela consorciação de espécies arbóreas com cultivos agrícolas (anuais ou perenes).

     

    Integração Lavoura-Pecuária-Floresta ou Agrossilvipastoril: sistema de produção que integra os componentes agrícola, pecuário e florestal em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área.  O componente "lavoura" restringe-se ou não à fase inicial de implantação do componente florestal.

     

    https://www.embrapa.br/tema-integracao-lavoura-pecuaria-floresta-ilpf/nota-tecnica

  • O Protocolo de Quioto trata sobre a redução da emissão dos gases de efeito estufa. Os sistemas agropastoris, por outro lado, aumentam a emissão de gás metano, que é um dos gases do efeito estufa. Ou seja, o efeito seria o contrário do apontado na questão. A implantação dos sistemas agropastoris não contribui para o alcance das metas do Protocolo de Quioto.

    Resposta: Errado

  • A agropecuária é a área econômica no Brasil que mais emite gases do efeito estufa. A questão entra em contradição.


ID
595027
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Atualmente, uma das maiores preocupações da Humanidade em relação ao meio ambiente é o aumento da temperatura correlacionado ao aumento de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre, a ponto dos países promoverem Convenções e Painéis mundiais para a adoção de compromissos e estratégias de combate a essa tendência. Um dos marcos mais importantes foi a criação de instrumentos cooperativos em escala global, como osMecanismos de Desenvolvimento Limpo MDL. Com relação ao tema acima mencionado, avalie as afirmativas abaixo.
I. A utilização de MDL está fundamentada na criação de um mercado de certidões ou permissões de emissões negociáveis baseado na limitação e controle pelo poder público dos efluentes das indústrias poluidoras e da qualidade dos corpos receptores em uma região ou bacia de controle.

II. Uma das premissas para que esse instrumento seja aplicado no Brasil é a garantia de Adicionalidade, ou seja, melhoria das emissões a partir da aplicação de um projeto em relação a uma situação anterior, como, por exemplo, a mudança para uma tecnologia cuja geração de energia seja mais limpa, em detrimento de uma outra baseada na utilização de combustíveis fósseis.

III. O aumento da temperatura da superfície da Terra e da precipitação de chuvas em muitas regiões são algumas das evidências da influência humana na mudança do clima global, consubstanciadas nos relatórios do Painel Intergovernamental do Clima IPCC, e que levaram à adoção do Protocolo de Quioto, uma das consequências da Convenção do Clima aprovada em 1999 na Conferência do Rio.

IV. Além do MDL existem outros três mecanismos para redução das emissões que foram adotados em Quioto, e esses só podem ser utilizados entre países não industrializados: a implementação conjunta, o comércio de emissões e as “bolhas de emissões”, sendo a União Europeia um exemplo de uso desse último mecanismo, onde seus países podem cumprir suas metas de emissão adquirindo cotas ou créditos resultantes de projetos de redução bem-sucedidos em outros países.

V. A adoção de cadeias energéticas renováveis é uma solução para a redução eficaz das emissões de gases de efeitos estufa, assim como para sua recaptura. Essa redução pode ser obtida através do desenvolvimento e emprego de tecnologias para combustíveis fósseis de próxima geração e uso mais eficiente de energia, especialmente no ponto do fim do uso, como em prédios, automóveis e processos industriais.
Estão corretas somente as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Atenção: O Protocolo de Kyoto é um documento resultante da 3a Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas realizada em Kyoto no Japão em 1997. Os países comprometidos com o Protocolo deverão tomar algumas medidas como, por exemplo: utilização de energias renováveis, proteção das florestas e redução das emissões de metano. O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional que impõe necessidades de redução de emissão de gases para alguns os países do planeta a fim de combater o aquecimento global, mas não todos, pois, no caso de países em desenvolvimento como o Brasil, a China e a índia, grandes emissores de poluentes atmosféricos, a adesão a tal tratado é opcional.


ID
595030
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

De uma forma geral, os maiores impactos ambientais a nível mundial encontram-se intimamente relacionados aos sistemas e cadeias de geração de energia e de transporte, especialmente no que se refere à utilização intensiva de combustíveis fósseis e às desastrosas consequências de suas emissões. Escolha abaixo, a única alternativa cuja adoção NÃO contribuiria na melhoria dessa situação atual.

Alternativas

ID
636760
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A preservação do meio ambiente requer conhecimentos dos elementos fundamentais que o constituem. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Essa foi de graça!!! a lua ,responsável pelas marés???? Nada haver!

  • Na verdade, a Lua não produz esse efeito sozinha. Os movimentos de subida e descida do nível do mar - as chamadas marés - também sofrem influência do Sol, dependendo da intensidade da força de atração dele e da Lua sobre o nosso planeta

  • Aline, a lua influencia sim na mudança das marés, mas nao somente ela. Há outros fatores também.

  • Aline a lua é a unica coisa responsa pelas marés... se vc acha acertou por isso me desculpe, vc tem que estudar mais... a unica coisa que não tem nada a haver é a lua com o meio ambiente! 

  • No meu entendimento, depois da primeira vírgula está tudo errado.

  • O erro está em a questão dizer que a lua é o principal agente que atua sobre os lençóis freáticos.

  • O erro está em dizer que Lençol Freático tem influência de marés quando na verdade seu volume de água é influenciado pelas chuvas. E sim, as marés sofrem influência da lua.


    Após infiltrar na superfície do solo, parte da água das chuvas percola através dos poros até atingir certa profundidade. Ao longo do seu caminho, parte dela ficará retida nesses poros, tornando o solo úmido. Já a parte que não for retida nos poros descerá cada vez mais, até atingir a camada impermeável.

    ...

    Em determinadas situações, este tipo de lençol poderá ser abastecido apenas com a água que infiltra na bacia a que pertence ou, então, por águas que infiltraram na bacia vizinha. Quando o divisor freático coincidir com o divisor de águas, cada lençol freático será abastecido apenas pelas águas que infiltrarão através da superfície do terreno da bacia a qual ele se encontra associado.

    Em suma, o abastecimento dos lençóis freáticos é feito por águas da chuva, que infiltram através da superfície do solo das bacias que os abastecem.

    Leia mais: http://www.cpt.com.br/cursos-meioambiente/artigos/agua-tipos-de-lencois-subterraneos#ixzz42VH0naEf

  • No que se refere às marés, a lua tem influência mas o mesmo não ocorre com o lençol freático. Este é caracterizado como um reservatório de água subterrânea decorrente da infiltração da água da chuva no solo nos chamados “locais de recarga". Portanto, o volume de água no lençol é condicionado pela topografia e pela vegetação do local onde se encontra.
    A resposta correta é a letra D.
  • Aline, nesse caso, esse "haver" não tem nada a ver! hehe


ID
637342
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os impactos ambientais consequentes da mineração têm sido intensos e cada vez mais têm contribuído para a degradação do meio ambiente.” A partir dessa temática, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
647002
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

EM 5 ANOS, NOVA ORLEANS RENASCE BRANCA

“A tragédia do furacão Katrina em Nova Orleans completa cinco anos neste mês com um legado que vai muito além das casas ainda destruídas da cidade: o equilíbrio de poder foi totalmente realinhado, a clivagem racial, aprofundada. A maioria negra, que sofreu retirada forçada durante a enchente ocorrida após o furacão, viu sua dominância sobre a política das últimas décadas ir se esvaindo até que praticamente todos os órgãos eletivos locais “embranqueceram”. (...) Moradores e estudiosos afirmam que a virada é resultado de um esforço deliberado. O primeiro plano de reconstrução da cidade previa fazer parques nos bairros negros devastados. Pra onde os antigos moradores voltariam? De preferência, para lugar nenhum.”

Folha de São Paulo, 08/08/2010, p. A24.

Para além dos efeitos imediatos do furacão Katrina, a reportagem focaliza a dinâmica de “embranquecimento” de Nova Orleans, diretamente associada a processos de

Alternativas

ID
655090
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil possui diferentes ecossistemas, alguns dos quais estão ameaçados de extinção, em decorrência dos desequilíbrios gerados pela ação humana.

Em relação aos ecossistemas abaixo relacionados, suas características e os problemas neles existentes, é correto afirmar:

Alternativas

ID
655216
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Protocolo de Kyoto consagrou o princípio da responsabilidade comum, porém, diferenciada, que definiu que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO !

    A ALTERNATIVA CORRETA, SEGUNDO FONTES E PESQUISAS, É A ALTERNATIVA "D"

    O PROTOCOLO DE KYOTO PROPOE QUE DOS 55 PAISES SIGNATARIOS, 38 DELES, OS QUE MAIS POLUEM, CUMPRAM AS MESMAS METAS DE REDUÇÃO DE EMISSÃO DE GASES CAUSADORES DO EFEITO ESTUFA..

    POR OUTRO LADO, NÃO ESTABELECE METAS AOS PAISES EM DESENVOLVIMENTO.

    FONTES

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Quioto

    http://www.brasilescola.com/geografia/protocolo-kyoto.htm

    ENTRE AS FONTES, HÁ UMA DIVERGÊNCIA QUANTO ÀS METAS ESTIPULADAS AOS PAISES DESENVOLVIDOS, POR OUTRO LADO, CONFIRMAM A NÃO EXISTÊNCIA DE METAS AOS SUBDESENVOLVIDOS 
  • A alternatica está certa, Carlos Henrique.

    Na questão A diz que todos paises devem reduzir as emissões de gases estufa, a diferença é que nos paises em desenvolvimento nao foram estipuladas metas, assim como os industrializados que emitiram mais no passado e tem uma meta de redução de emissão dos gases.

    Já a questão D está incorreta por afirmar que todos devem reduzir a mesma quantidade de gases estufas, já que na própria fonte que citou mostra
    "o protocolo prevê ainda a diminuição da emissão de gases dos países que compõe a União Europeia em 8%, já os Estados Unidos em 7% e Japão em 6%". Invalidando a questão D.

ID
655225
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais prevêem aumento da temperatura na Região Norte e deslocamento de chuvas para o Centro-Oeste, em função do aquecimento global, que acarretariam, respectivamente,

Alternativas

ID
668887
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo uma reportagem do jornal O Globo (nov. 2009), entre os meses de agosto de 2008 a julho de 2009 foram desmatados, na Amazônia, 7.008 km2 de floresta, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Apesar de esse número significar uma redução de 45% em relação ao ano anterior, o desmatamento ainda origina diversos prejuízos socioambientais à Floresta Amazônica, causando

Alternativas
Comentários
  • As cinzas das queimadas são compostas por grande quantidade de nutrientes (cálcio, fósforo, magnésio, nitrogênio, entre outros) que fertilizam o solo, e, por isso, favorecem o crescimento de plantas... As cinzas também provocaram aumento de pH, que influencia a qualidade da água. 29 de jan. de 2019, Embrapa.


ID
673996
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O aquecimento global é o maior, mas não é o único responsável pelas mudanças climáticas pelas quais o planeta tem passado. Entre esses fenômenos, podemos destacar:

Alternativas

ID
682837
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No Brasil, anomalias climáticas, como o aumento exagerado da incidência pluviométrica combinado à ausência de precipitação nos meses de setembro e outubro, ocorrem, respectivamente, nas regiões

Alternativas
Comentários

ID
682852
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A escolha do Brasil como sede da Oitava Conferência das Partes da Convenção sobre Biodiversidade, que ocorreu em Curitiba, está associada

Alternativas

ID
686449
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil situa-se entre os principais países do mundo que comercializam e exportam espécies da fauna e da flora silvestres de forma ilegal. Dentre os vários fatores que contribuem para que isso ocorra, encontra-se

Alternativas

ID
687820
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O que fazer com as toneladas de lixo que a população das cidades coloca diariamente na porta de suas casas? Encontrar a resposta a essa pergunta seria solução para um dos maiores problemas urbanos da atualidade, tendo em vista que

I - o lixo urbano é responsável por vários impactos ambientais. Seus resíduos poluem o ar, o solo, as águas e transmitem doenças;

II - o CO2 resultante do lixo incinerado não contribui para aumentar o aquecimento global;

III - o problema do lixo aumenta à medida que muda seu perfil. As fraldas de tecido foram substituídas por fraldas descartáveis, a sopinha feita em casa e o leite armazenado em garrafas reutilizáveis foram substituídas por sopa em potinhos de vidro e leite em caixas tetrapak. Todos esses descartáveis são jogados em lixões a céu aberto;

IV - O lixo é um indicador curioso do desenvolvimento de uma região. Quanto mais pujante for a economia mais lixo é produzido e mais pessoas estão no circuito do consumo.

Estão corretas

Alternativas

ID
687826
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Indique com F ou V, conforme sejam Falsas ou Verdadeiras, as proposições que tratam da crise ambiental e da consciência ecológica.

( ) A crise ambiental é planetária. Não se trata de focos isolados de poluição. A biosfera a cada dia se contamina mais com a propagação da radiação que ocorre em países industrializados.

( ) A multiplicação de usinas nucleares, a radioatividade e o lixo atômico não são danosos ao meio ambiente.

( ) O acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera ocasiona o crescimento do efeito estufa, elevando as médias térmicas de grande parte dos climas do planeta.

( ) A crescente poluição dos mares e oceanos, o avanço da desertificação, o desmatamento acelerado das florestas com a extinção irreversível de milhares de espécies, somados à contaminação dos alimentos por produtos químicos, têm-se tornado pauta nos principais fóruns ambientais no mundo globalizado.

( ) Consciência Ecológica da Humanidade passa pela leitura de que todos estamos numa mesma “nave espacial”. É imperativo para sobrevivência da humanidade um relacionamento harmonioso com a natureza.

A alternativa que apresenta a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra (D), pois somente a segunda assertiva é falsa. Nela, se afirma que a multiplicação de usinas nucleares, a radioatividade e o lixo atômico não são danosos ao meio ambiente, o que não é verdade. A produção de energia nuclear é muito mais arriscada do que outros tipos de energia, como a hidrelétrica e a termoelétrica. Todo método de produção de energia gera algum tipo de impacto ambiental, mas, no caso da nuclear, os riscos são maiores, pois qualquer acidente ou erro tem potencial para causar grandes desastres. Um exemplo é a usina de Fukushima, no Japão, que foi destruída pelo maremoto em 2011. Mesmo o Japão sendo um país desenvolvido, não conseguiu evitar a emissão de radiação. Além disso, a atividade em si, mesmo quando é feita sem que ocorram acidentes, é naturalmente mais prejudicial ao meio ambiente, já que a radioatividade e a produção de lixo atômico são inevitáveis durante o processo de produção de energia nuclear.


  • Achei estranho a palavra "radiação" na primeira afirmativa.


ID
687847
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise a letra da música de Guilherme Arantes.

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos, no leito dos lagos
Águas dos igarapés onde Iara Mãe D’água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora
Virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, Planeta Água
Terra, Planeta Água
Terra, Planeta Água

A letra da música nos leva à conclusão de que

I - por mais sérias que sejam as crises (financeira, de alimentos e de energia), nenhuma é tão ameaçadora em relação ao futuro da humanidade quanto a perspectiva da escassez da água;

II - não há como incentivar a fabricação de água através de pacotes econômicos e com ajustes nas taxas de juro. É impossível substituir a água por uma alternativa como se faz com as fontes de energia;

III - a água é um direito humano e todos devem ter acesso a ela para garantir saúde, desenvolvimento econômico e bem-estar social. Ela sustenta a biodiversidade do planeta.

IV - a oferta desse bem natural e inesgotável corre o risco de entrar em crise profunda, pelo crescimento econômico, pelas mudanças climáticas, pela contaminação dos mananciais e pelo desperdício.

Estão corretas

Alternativas

ID
688522
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de evidenciar a importância da diversidade biológica para a qualidade de vida da população humana. Sobre esse tema, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
689506
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Os dois problemas centrais, e a longo prazo decisivos eram o demográfico e o ecológico [...]. Contudo [...] os defensores de políticas ecológicas tinham razão. A taxa de desenvolvimento deveria ser reduzida ao ‘sustentável’ [...] e, a longo prazo, se chegaria a um equilíbrio entre a humanidade, os recursos (renováveis) que ela consumia e o efeito de suas atividades sobre o ambiente. [...] Uma coisa, porém, era inegável. Tal equilíbrio seria incompatível com uma economia mundial baseada na busca ilimitada do lucro [...].” (Eric Hobsbawm – A Era dos Extremos, 2006 – p. 546-548.)

De acordo com as observações do autor, podemos deduzir que

I. os problemas ecológicos, em especial o aquecimento global, estão diretamente relacionados à explosão demográfica que ocorreu no final do século XX, ou seja, há mais gente que a quantidade suportável pelo planeta.

II. o “desenvolvimento sustentável”, hoje tão propalado, é incompatível com o modelo de civilização que temos, e as soluções para a problemática ambiental implicam em mudança no comportamento de consumo da sociedade global, sobretudo das camadas com maior poder de compra.

III. o equilíbrio entre sociedade e natureza não reside em decisões políticas, mas está, sim, diretamente relacionado com soluções científicas e tecnológicas.

IV. o “desenvolvimento sustentável” é incompatível com o capitalismo no seu estágio atual, ou seja, se há futuro para um, certamente o outro não sobreviverá.

Estão corretas apenas as proposições:

Alternativas

ID
691702
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) tem como base três indicadores: educação (analfabetismo), longevidade (expectativa de vida) e renda (PIB – Produto Interno Bruto por pessoa). O mapeamento da distribuição da população brasileira, a partir do IDH, revela que:

I. o Brasil possui um IDH médio de 0,75;

II. o IDH médio do Brasil não reflete a realidade do país, que apresenta grande variação local e regional;

III. nas regiões Sul e Sudeste há municípios com IDH acima de 0,8, considerados com alto grau de desenvolvimento humano;

IV. em muitos municípios da região Nordeste, encontra-se IDH baixo, o que demonstra que o país precisa investir mais em educação e saúde;

V. nas regiões Norte e Nordeste do país, concentram-se grandes faixas de municípios com IDH baixo.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Qual a resposta, nao consigo responder ali na questao, eu preciso para uma avaliação EAD

  • Alternativa A (somente 1 e 2)


ID
693391
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No ano de 2011 a mídia brasileira divulgou diversas tragédias causadas pelas chuvas e pelos deslizamentos de terras.
Sobre eles é correto afirmar, exceto:

Alternativas

ID
693415
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as proposições e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.
( ) O orvalho e a geada são fenômenos originados a partir da umidade existente no ar atmosférico. Contudo eles são diferentes da neve e da chuva porque não se precipitam; formam-se na superfície de plantas, solos e automóveis.
( ) As nuvens formam-se quando o ar atinge o ponto de saturação, ou seja, quando o ar está saturado de vapor de água.
( ) O granizo se origina nas partes mais baixas das nuvens do tipo estratos e cai logo que forma grandes placas, que vão se quebrando à medida que elas entram em contato com o ar mais quente.
( ) A neve ocorre quando a temperatura nas nuvens permanece abaixo de 0° C e faz o vapor de água condensar e transformar-se em cristais de gelo. À medida que os cristais de gelo caem, eles se juntam e formam os flocos de neve.
( ) As nuvens do tipo cúmulos apresentam formas que lembram grandes flocos de algodão; as nuvens do tipo cirros são formadas por cristais de gelo e possuem aparência fibrosa, por isso são conhecidas como “rabo de cavalo" ou “rabo de galo".

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
712204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos



A proteção à biodiversidade e aos ecossistemas ameaçados pela atividade humana tem mobilizado governos, agências multilaterais, organismos internacionais de financiamento e organizações não governamentais em direção à elaboração de políticas públicas e à definição de estratégias de conservação. Acerca dessa atual tendência da gestão ambiental, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Desde que a questão ecológica adquiriu importância econômica, as estratégias de gestão ambiental passaram a ser de competência exclusiva do Estado por meio de legislação pertinente, ressalvada a gestão de projetos de pesquisa e de conservação da natureza estabelecidos por agências de cooperação internacional sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em: exclusiva do Estado

  • ERRADO.


    Política ambiental, como quase toda política social nos dias de hoje, não pode ser considerada como “competência exclusiva do Estado”, ao contrário, a questão ecológica é uma que depende da intensa cooperação entre os diversos setores da sociedade. Organizações não governamentais desempenham um papel fundamental na preservação do meio ambiente e na divulgação de informações relevantes ao complexo debate ecológico que sustenta as estratégias de gestão ambiental.


    O erro categórico da questão, porém, encontra-se na afirmativa de que agências de cooperação internacional teriam competências maiores do que o Estado no que diz respeito à gestão de projetos de pesquisa e de conservação da natureza. Embora seja possível afirmar que a cooperação internacional entre Estado e agências internacionais exista, não se pode admitir que o Estado não tenha competência para elaborar e estabelecer seus projetos de pesquisa e, sobretudo, de conservação da natureza [vale lembrar o papel do Ministério do Meio Ambiente e de seus inúmeros órgãos vinculados como a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) ou ainda o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)].


    É também errôneo atribuir ao crescente interesse econômico o maior empenho do Estado para lidar com a questão ecológica. Embora se possa aceitar que efetivamente a questão ecológica tenha adquirido nas últimas décadas maior relevância econômica, e que o Estado tem ampliado sua competência para atuar frente aos novos desafios ambientais, é inválido afirmar que exista uma correlação entre os dois fatos, visto que o interesse primário do Estado pela questão ecológica deve ser entendido antes de tudo como uma preocupação social e não econômica.

  • É de competência comum da União, Estados, DF e municípios.

  • A cf me ajudou nessa kkkkk

  • Apelando para estudar através desse concurso. EsPCEx, você não me escapa!

    EsPCEx 2022

  • Errado.

    Toda a sociedade é responsável, além do que temos também a participação de órgãos internacionais.


ID
712207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A proteção à biodiversidade e aos ecossistemas ameaçados pela atividade humana tem mobilizado governos, agências multilaterais, organismos internacionais de financiamento e organizações não governamentais em direção à elaboração de políticas públicas e à definição de estratégias de conservação. Acerca dessa atual tendência da gestão ambiental, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Políticas ambientais internacionais têm estabelecido direcionamentos para a internacionalização de áreas de grande biodiversidade que se destinem à preservação da natureza, sob a gestão de instituição supranacional mantida com provisão de fundos oriundos de organismos internacionais.

Alternativas
Comentários
  • Até onde eu sei, não existe a tal instituição supranacional

  • ERRADO. Criam-se fundos internacionais, mas somente para auxílio de países que detêm grande biodiversidade, e não para sua gestão internacional. 

  • "internacionalização de áreas de grande biodiversidade que se destinem à preservação da natureza, sob a gestão de instituição supranacional" -(ERRADO) - O Brasil nunca aceitaria participar de uma instituição dessa porque nossa biodiversidade é um dos recursos materiais mais valiosos do nosso território e a manutenção dessas áreas sob nossa administração é uma questão de segurança nacional.

  • Seguramente existem políticas ambientais internacionais sob gestão de instituição supranacional, mantida com provisão de fundos oriundos de organismos internacionais. Santuário das Baleias não conta?

    "A Comissão Internacional Baleeira (CIB ou IWC) é um organismo internacional, formada por mais de 80 países, que atualmente tem como foco de atuação a conservação de baleias e a gestão da sua caça. Foi criada no âmbito da Convenção Internacional para a Regulação da Atividade Baleeira em 1946 como o seu órgão decisório.

    Para evitar a extinção das baleias, foi estabelecido uma “moratória” sobre a caça comercial que entrou em vigor a partir de 1985. Porém, com drástica redução das populações de baleias, outras atividades humanas passaram a ameaçar as baleias e outros cetáceos, como a captura incidental em artes de pesca, poluição sonora, colisões com navios, detritos marinhos, emalhes de animais e alterações climáticas".

     

    QUESTÃO ANULÁVEL - ou passível de alteração do gabarito!

    Retirado de: http://santuariodebaleias.mma.gov.br/pt/o-que-e/
     

  • Tb acho que há casos em que ocorre justamente como afirma a questão. Exemplo disso foi agora na Cop 23 em Bonn na  Alemanha em que a própria Alemanha junto com o Reino Unido doaram à Amazônia cerca de 370 milhões de reais (ou 100 milhões de euros) para projetos de preservação ambiental, gabarito poderia ser "certo"

     

  • A dificuldade nessa questão está na parte " têm estabelecido direcionamentos " o que não significa que isso esteja acontecendo ou que já há instituições criadas para esse fim. Seria como uma tendência ou um pensamento em formação. Várias autoridades internacionais já declararam algo do tipo, como por exemplo, Al Gore, que em 1989 disse "ao contrário do que os brasileiros acreditam, a Amazônia não é propriedade deles, ela pertence a todos nós".

    Portanto, nesse pensamento a questão poderia estar correta

  • Olha o nível da questão meu! 

  • ERRADO.


    É impossível falar em qualquer tipo de política ambiental que sinalize para a “internacionalização de áreas de grande biodiversidade”. Ao contrário, a atuação histórica do Estado brasileiro sempre foi contrária a tal possibilidade, sobretudo no que diz respeito a presença de interesses estrangeiros na floresta amazônica, e hoje, mais do que nunca, tal internacionalização não é cogitada em nenhuma instância do debate internacional.

  • ERRADO

    "Políticas ambientais internacionais têm estabelecido direcionamentos para a internacionalização de áreas de grande biodiversidade que se destinem à preservação da natureza[...]": - As politicas internacionais tem se preocupado com a preservação das áreas de grande biodiversidade, de fato, mas, ainda que houvesse discussão acerca do financiamento das "reservas de biosfera" ser feita pelo "norte", sobretudo Europa, essa ideia não foi aceita principalmente por Brasil, China e Índia (seria "tolher seus destinos de potência").

  • A palavra internacionalização é muito forte e seu significado fere o princípio da soberania que inclusive a constituição brasileira adota. Nesse princípio está assentada toda a teoria das organizações multilaterais e também das relações internacionais hoje em dia. Para que isso acontecesse, haveria que existir uma construção teórica muito consistente que suplantasse esse princípio. E isso mudaria toda a ordem mundial. Não se pode dizer que é impossível, dados os exemplos de indivíduos que defendem esse ideário, mas isso teria que ser desenvolvido teoricamente, e adotado como parâmetro substituto de toda a ordem que existe atualmente, o que ainda não aconteceu, e que também teria resistência de muitos países, antes de se efetivar. O que ocorre é que se isso se tornar realidade para um país, todos os outros também ficam ameaçados de sofrer o mesmo tipo de ingerência. Isso seria perigoso para todo e qualquer país que preza sua soberania. Mesmo que um país individualmente, como é o caso do Brasil abrisse mão voluntariamente de sua soberania sobre esses territórios. isso seria um precedente indesejável na atual ordem mundial.

  • A palavra internacionalização é muito forte e seu significado fere o princípio da autodeterminação dos povos que na nossa constituição é o princípio da soberania. Nesse princípio está assentada toda a teoria das organizações multilaterais e também das relações internacionais hoje em dia. Para que isso acontecesse, haveria que existir uma construção teórica muito consistente que suplantasse esse princípio. E isso mudaria toda a ordem mundial. Não se pode dizer que é impossível, dados os exemplos de indivíduos que defendem esse ideário, mas isso teria que ser desenvolvido teoricamente, e adotado como parâmetro substituto de toda a ordem que existe atualmente, o que ainda não aconteceu, e que também teria resistência de muitos países, antes de se efetivar. O que ocorre é que se isso se tornar realidade para um país, todos os outros também ficam ameaçados de sofrer o mesmo tipo de ingerência. Isso seria perigoso para todo e qualquer país que preza sua soberania. Mesmo que um país individualmente, como é o caso do Brasil abrisse mão voluntariamente de sua soberania sobre esses territórios. isso seria um precedente indesejável na atual ordem mundial.


ID
712213
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos



A proteção à biodiversidade e aos ecossistemas ameaçados pela atividade humana tem mobilizado governos, agências multilaterais, organismos internacionais de financiamento e organizações não governamentais em direção à elaboração de políticas públicas e à definição de estratégias de conservação. Acerca dessa atual tendência da gestão ambiental, julgue (C ou E) os itens a seguir.

A proteção do Cerrado, prevista nas metas do plano estratégico da Convenção sobre Diversidade Biológica, justifica-se pela necessidade de recuperação de áreas desmatadas ou degradadas pelas pastagens.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 7378/10

    Os Planos de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia e no Cerrado (PPCDAm e PPCerrado) têm como objetivo geral promover a redução das taxas de desmatamento por meio de um conjunto de ações integradas - de ordenamento territorial e fundiário, monitoramento e controle, fomento a atividades produtivas sustentáveis e infraestrutura com base em parcerias entre governo, sociedade civil e setor privado. A expectativa é reduzir os índices de desmatamento e queimadas, de grilagem de terras públicas e de exploração madeireira ilegal, e aumentar a adoção de práticas sustentáveis e a capacidade institucional na implementação integrada de medidas de prevenção e na viabilização de atividades produtivas sustentáveis.


    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7378.htm

  • Certo. A Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) é resultado da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, (Rio 92), em que o Brasil assumiu compromissos para a preservação de seus biomas, inclusive do Cerrado (bioma brasileiro rico em biodiversidade, apesar do que pode levar a crer o senso comum). Nesse intuito, em 1994, o país adotou o Programa Nacional da Diversidade Biológica (PRONABIO), que busca promover a conservação da biodiversidade e o uso sustentável de seus componentes nos biomas: Amazônia; Cerrado e Pantanal; Caatinga; Mata Atlântica e Campos Sulinos; Zona Costeira e Marinha. Vale, ainda, citar o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado, de 2009, que elenca como causas do desmatamento do bioma a agricultura, a pecuária, bem como os danos advindos da demanda por carvão vegetal em regiões de Minas Gerais e do Mato Grosso do Sul.

    7000 questões comentada CESPE

  • A proteção do Cerrado, prevista nas metas do plano estratégico da Convenção sobre Diversidade Biológica, justifica-se pela necessidade de recuperação de áreas desmatadas ou degradadas pelas pastagens.

    Restringiu demais especificando as pastagens....mas.....vida que segue.

  • Na segunda metade do século XX, o Cerrado foi palco da principal fronteira agrícola brasileira, que é a área por onde a agropecuária começa a avançar quando precisa de novas áreas cultiváveis de pastagem. Por isso, a região foi bastante afetada por atividades econômicas. Como o Centro-Oeste ainda é o polo mais ativo do agronegócio brasileiro, ainda há a necessidade de recuperação de áreas desmatadas ou degradadas pelas pastagens da região, o que torna o item correto.

    Resposta: Certo

  • a questão restringiu as pastagens, mas lembrando que na região do cerrado predomina à agricultura, principalmente, de soja.

    eu erraria na prova....

  • O Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofre com o avanço do agronegócio. Em seguida, o bioma Amazônico ( avanço do arco do desmatamento).