A primeira ideia apresentada pelo autor para se contrapor à tese de uma “guerra pela água” se sustenta no argumento de que, na verdade, há:
A primeira ideia apresentada pelo autor para se contrapor à tese de uma “guerra pela água” se sustenta no argumento de que, na verdade, há:
De acordo com o texto, quem defende a ideia de “guerra pela água" supõe que:
Uma palavra que marca um claro distanciamento do autor em relação à disputa por recursos hídricos está adequadamente destacada em:
Para o autor, a ampla divulgação da tese de que haveria uma “guerra pela água" se deve principalmente a:
No primeiro parágrafo, a segunda frase estabelece em relação à primeira frase a seguinte relação:
No segundo parágrafo, a enumeração de Tratados Internacionais tem o objetivo de:
No terceiro parágrafo, uma palavra que revela um julgamento negativo do autor é:
Em “é gerida por meio de acordos que asseguram o compartilhamento de suas águas" (1º parágrafo), a palavra “que" retoma uma expressão anterior. O mesmo processo ocorre com a palavra “que" no seguinte fragmento:
Uma palavra que contém uma clara intenção crítica é:
Em “já que as soluções técnicas e de planejamento estão se tornando mais eficientes e mais baratas" (2º parágrafo), o conectivo destacado expressa o valor semântico de
No segundo parágrafo, o emprego dos travessões tem o objetivo de:
No trecho “uma bacia hidrográfica deve ser gerida enquanto sistema integrado”, a palavra “enquanto” pode ser substituída, mantendo a ideia global da frase, por:
Em “mesmo em áreas onde o recurso hídrico é mais escasso" (2º parágrafo), a palavra “mesmo" é invariável. Essa palavra pode variar em gênero e número em:
Segundo o Art. 1º da Lei Estadual nº 4.984, de 11 de janeiro de 2007, a parcela da remuneração do trabalho realizado pelos apenados destinada à indenização dos danos causados pelo crime, quando determinados judicialmente e não reparados por outros meios, será de:
Segundo o Decreto Estadual nº 2.479, de 08 de março de 1979, a investidura em cargo em comissão, integrante do Grupo I – Direção e Assessoramento Superiores – DAS, ocorrerá com:
O retorno ao serviço público estadual do funcionário colocado em disponibilidade é denominado:
Nos termos da Lei Estadual nº 5.427/2009, aplica-se ao instituto da delegação o seguinte normativo:
Nos termos da Lei nº 5.427/2009, pode ser arguida a suspeição de autoridade ou agente que:
Nos termos da Constituição Federal de 1988, são considerados crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça e anistia:
O auditor do Tribunal de Contas da União, quando no exercício das demais atribuições da judicatura, terá as mesmas garantias e impedimentos da seguinte autoridade:
São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, entre outros, que visem à melhoria de sua condição social:
Nos termos da Lei Federal n° 8.429/92, constitui ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário:
Ressalvados os casos de inexigibilidade de licitação, os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de:
A modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas denomina-se:
É dispensável a licitação para contratação de obras e serviços de engenharia cujo valor da contratação não seja superior a:
São cláusulas necessárias em todo contrato as que estabeleçam:
O emprego do advérbio “internacionalmente" (1º parágrafo) evidencia uma ideia de:
No primeiro parágrafo, o verbo “existem" está no plural, porque concorda com:
Segundo o Decreto Estadual n° 41.425, de 06 de agosto de 2006, que altera e consolida o Estatuto da Fundação Santa Cabrini-FSC, o Conselho de Administração da FSC contará com a participação da seguinte autoridade:
Nos termos da Lei de Execuções Penais, Lei Federal nº 7.210, de 11 de julho de 1984, a assistência ao preso terá, dentre outras, a seguinte natureza:
De acordo com o Código de Ética Profissional dos Psicólogos, no relacionamento profissional com profissionais não psicólogos cabe ao psicólogo:
A família de um usuário de crack, ao descobrir o envolvimento de um de seus membros, em grande parte dos casos torna-se co-dependente, vivendo sentimentos angustiantes de culpa e impotência. A terapia familiar é uma forma de tratamento com possibilidades de ser bem sucedida nestes casos. Não corresponde a uma mudança possível por meio da terapia de família:
Ao fundar a psicanálise, Freud precisou desconstruir diversos saberes estabelecidos para construir este que, epistemologicamente falando, não se encontra em continuidade com nenhum outro. Escutando as queixas e os sintomas dos pacientes, buscou:
O temor claustrofóbico, segundo Pichon-Rivière (1980), é um dos fatores básicos da ansiedade do conhecimento e pode levar o sujeito a produzir divisões internas, com a finalidade de assimilar certo tipo de conhecimento, sem que contamine ou prejudique o resto de sua personalidade. O que o sujeito teme, efetivamente, é:
De acordo com as Resoluções do Conselho Federal de Psicologia que dispõem sobre as questões discriminatórias e o Código de Ética Profissional dos Psicólogos, o psicólogo, no exercício da sua profissão, deve:
O estigma, segundo Goffman (1978), não envolve unicamente a divisão entre sujeitos normais e sujeitos estigmatizados, mas sim uma complexidade maior que diz respeito a:
Somente a partir do século XIX, o significado do trabalho para a vida do homem passou a ser considerado. Diversos teóricos dedicaram-se, então, a este tema. Para Freud, a civilização passou a existir quando os homens resolveram fazer um pacto entre si, propondo-se a trocar uma parcela de liberdade pulsional por um pouco de segurança, por meio do mecanismo de deslocamento, que inibe a libido e dirige-se a objetivos socialmente aceitos, incluindo o trabalho. Este deslocamento, em psicanálise, denomina-se:
Pichon-Rivière (1980) propõe uma investigação tríplice (psicossocial, sociodinâmica e institucional) para obter uma análise dos indivíduos e dos grupos. A investigação psicossocial refere-se a:
A articulação das diferentes dimensões do ser cognoscente ocorre por meio de um processo dialético que é, ao mesmo tempo, conflitivo e complementar e que se evidencia na construção do conhecimento. Para Almeida e Silva (1998), o que rege este processo é a articulação entre:
A descoberta do envolvimento de um adolescente com drogas traz à tona conflitos familiares já existentes ou não. São diversas as reações que os pais podem ter e uma delas, bastante frequente, reflete a dificuldade de aceitar a situação, verbalizando que as atitudes do(a) filho(a) continuam as mesmas, ao mesmo tempo em que apontam que seu comportamento está modificado. Este mecanismo de defesa denomina-se:
O termo “institucionalismo” sempre foi bastante estudado em psiquiatria e se refere aos danos causados ao paciente por uma longa permanência hospitalar. Barton apud Tundes e Costa (2000) descreve a “neurose institucional”, que tem como uma de suas características:
As situações traumáticas reduzem a força de Eros, levando o sujeito a uma depressão nomeada por Marty apud Volich et al (1998) como “depressão essencial". A face não afetiva desta depressão, que compreende uma automação extensa das atitudes, comportamentos e pensamentos denomina-se:
Goffman (1978) descreve os símbolos de prestígio e de estigma como dados necessários à informação social sobre o sujeito. Refere-se, ainda, a outra informação que busca, de forma real ou ilusória, quebrar uma imagem estabelecida e encontrar uma direção positiva. A esta denomina:
De acordo com o Manual de Documentos Escritos produzido pelo Conselho Federal de Psicologia, existem cinco modalidades de documentos que podem ser solicitados ao psicólogo, cada um com conceitos, finalidades e estruturas específicas. A finalidade do parecer psicológico é:
O trabalho é um dos critérios utilizados atualmente para avaliar o funcionamento psíquico saudável, considerando que sua organização não cria doenças mentais. Entretanto, segundo Heloani e Capitão (2003), “o defeito crônico de uma vida mental sem saída mantida pela organização do trabalho, tem provavelmente um efeito que favorece as descompensações psiconeuróticas”. O surgimento destas descompensações, assim como dos surtos psicóticos, depende na realidade, principalmente de:
Todo sujeito desempenha diversos papéis ao longo da vida. Estes, determinadas vezes, podem ser contraditórios, levando o sujeito a atuar de maneiras diferentes. Os papéis são adjudicados e assumidos em um interjogo dialético e o sujeito que apresenta maior grau de maturidade é aquele que:
De acordo com Almeida e Silva (1998), o ser cognoscente não é o senhor absoluto dos seus próprios pensamentos porque o inconsciente pode existir sem a consciência, posto que o inconsciente é a essência da vida mental. Esta frase evidencia a relevância do inconsciente na vida do ser cognoscente. Entretanto, segundo a autora, este ser cognoscente tem dois sistemas de funcionamento, a saber:
Considerando o Código de Ética Profissional dos Psicólogos, no que diz respeito à atuação do psicólogo é incorreto afirmar:
Com frequência, encontra-se a responsabilização da estrutura social como argumento e causa direta das perturbações mentais. Nesta concepção, existe o pressuposto de uma identidade entre os fenômenos da alienação social e da alienação mental; entretanto, eles não são idênticos e não variam apenas quantitativamente na sua abrangência. Bezerra Jr. apud Tundis e Costa (2000) considera a alienação social como:
Segundo Pichon-Rivière (1980), o tipo de pensamento que se caracteriza pela extensão às coisas inanimadas da intencionalidade dos objetos animados denomina-se pensamento: