SóProvas



Prova AMEOSC - 2019 - Prefeitura de São José do Cedro - SC - Assistente Social


ID
3220990
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

No âmbito do direito à saúde, assinale a alternativa correta, com base no que estabelece o Estatuto do Idoso.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? De acordo com o Estatuto do Idoso (10741/2003), art. 15:

    ? § 5º É vedado exigir o comparecimento do idoso enfermo perante os órgãos públicos, hipótese na qual será admitido o seguinte procedimento: (Incluído pela Lei nº 12.896, de 2013)

    I - quando de interesse do poder público, o agente promoverá o contato necessário com o idoso em sua residência; ou (Incluído pela Lei nº 12.896, de 2013).

    II - quando de interesse do próprio idoso, este se fará representar por procurador legalmente constituído. (Incluído pela Lei nº 12.896, de 2013).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Do Direito à Saúde

            Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

            § 1 A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de:

           I – cadastramento da população idosa em base territorial;

           II – atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios;

           III – unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social;

           IV – atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural;

           V – reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das seqüelas decorrentes do agravo da saúde.

            § 2 Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

            § 3 É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

            § 4 Os idosos portadores de deficiência ou com limitação incapacitante terão atendimento especializado, nos termos da lei.

    § 5 É vedado exigir o comparecimento do idoso enfermo perante os órgãos públicos, hipótese na qual será admitido o seguinte procedimento:       

    I - quando de interesse do poder público, o agente promoverá o contato necessário com o idoso em sua residência; ou        

    II - quando de interesse do próprio idoso, este se fará representar por procurador legalmente constituído.        

    § 6 É assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde - SUS, para expedição do laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais e de isenção tributária.       

    § 7º Em todo atendimento de saúde, os maiores de oitenta anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência.     

            (...)

          

  • A) É assegurada a atenção básica à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos. Incorreta, com fulcro no art. 15, caput.

    Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

    B) A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de: atendimento terapêutico em ambulatórios. Incorreta. Não há esta previsão no rol do §1º, art.15.

     § 1 A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de:  

         I – cadastramento da população idosa em base territorial;

           II – atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios;

           III – unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social;

           IV – atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural;

           V – reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das seqüelas decorrentes do agravo da saúde.

    C) É vedado exigir o comparecimento do idoso enfermo perante os órgãos públicos, hipótese na qual será admitido o seguinte procedimento: quando de interesse do poder público, o agente promoverá o contato necessário com o idoso em sua residência. GABARITO, vide §5º, do art. 15.

    D) Em todo atendimento de saúde, os maiores de setenta anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência. Incorreta, vide §7º do art. 15.

    § 7º Em todo atendimento de saúde, os maiores de oitenta anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência.

  • LEI Nº10.471/2003

    a) é assegurada a atenção integral à saúde do idoso;

    b) o Art. 15,§1º traz um rol no qual não está inclusa essa opção. O mais próximo seria atendimento domiciliar;

    d) os maiores de 80 anos terão prioridade especial;

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: C

  • Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

  • atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios;

  • § 7º Em todo atendimento de saúde, os maiores de oitenta anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência.  

  • Fica mais fácil memorizar da seguinte forma:

    "§ 5É vedado exigir o comparecimento do idoso enfermo perante os órgãos públicos, hipótese na qual será admitido o seguinte procedimento"

    Interesse do idoso: o agente promoverá o contato necessário com o idoso em sua residência

    Interesse do poder público: procurador legalmente constituído. 

    Bons estudos!

  • A) É assegurada a atenção básica (INTEGRAL) à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

    B) A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de: atendimento terapêutico em ambulatórios.   (II – atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios;)

    C) É vedado exigir o comparecimento do idoso enfermo perante os órgãos públicos, hipótese na qual será admitido o seguinte procedimento: quando de interesse do poder público, o agente promoverá o contato necessário com o idoso em sua residência.

    D) Em todo atendimento de saúde, os maiores de setenta anos (80 ANOS) terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência.

  • A questão exige conhecimento da Lei 10.741/2003 - Estatuto do Idoso, e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante ao direito à saúde. Vejamos:

    a) É assegurada a atenção básica à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

    Errado. Na verdade, é assegurada atenção integral à saúde do idoso e não básica. Inteligência do art. 15, caput, do Estatuto do Idoso: Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

    b) A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de: atendimento terapêutico em ambulatórios.

    Errado. O atendimento não é terapêutico, mas, sim, geriátrico e gerontológico, nos termos do art. 15,  § 1º, II, do Estatuto do Idoso: § 1 A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de: II – atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios;

    c) É vedado exigir o comparecimento do idoso enfermo perante os órgãos públicos, hipótese na qual será admitido o seguinte procedimento: quando de interesse do poder público, o agente promoverá o contato necessário com o idoso em sua residência.

    Correto e, portanto, gabarito da questão, nos termos do art. 15, § 5, I, do Estatuto do Idoso: § 5  É vedado exigir o comparecimento do idoso enfermo perante os órgãos públicos, hipótese na qual será admitido o seguinte procedimento: I - quando de interesse do poder público, o agente promoverá o contato necessário com o idoso em sua residência;

    d) Em todo atendimento de saúde, os maiores de setenta anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência.

    Errado. A prioridade é para os idosos com mais de 80 anos e não 70, nos termos do art. 15, § 7º do Estatuto do Idoso: § 7º Em todo atendimento de saúde, os maiores de oitenta anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência.

    Gabarito: C

  • A questão trata do direito à saúde, conforme o Estatuto do Idoso.


    A) É assegurada a atenção básica à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.


    Lei nº 10.741/2003:

    Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

    É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

    Incorreta letra A.

     

    B) A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de: atendimento terapêutico em ambulatórios. 


    Lei nº 10.741/2003:

    Art. 15. § 1o A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de:

    II – atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios;

    A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de: atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios. 


    Incorreta letra B.


    C) É vedado exigir o comparecimento do idoso enfermo perante os órgãos públicos, hipótese na qual será admitido o seguinte procedimento: quando de interesse do poder público, o agente promoverá o contato necessário com o idoso em sua residência. 


    Lei nº 10.741/2003:

    Art. 15. § 5o É vedado exigir o comparecimento do idoso enfermo perante os órgãos públicos, hipótese na qual será admitido o seguinte procedimento:       (Incluído pela Lei nº 12.896, de 2013)

    I - quando de interesse do poder público, o agente promoverá o contato necessário com o idoso em sua residência; ou        (Incluído pela Lei nº 12.896, de 2013)

    É vedado exigir o comparecimento do idoso enfermo perante os órgãos públicos, hipótese na qual será admitido o seguinte procedimento: quando de interesse do poder público, o agente promoverá o contato necessário com o idoso em sua residência. 

     

    Correta letra “C”. Gabarito da questão.


    D) Em todo atendimento de saúde, os maiores de setenta anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência. 


    Lei nº 10.741/2003:

    Art. 15. § 7º  Em todo atendimento de saúde, os maiores de oitenta anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência.     (Incluído pela Lei nº 13.466, de 2017).

    Em todo atendimento de saúde, os maiores de oitenta anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência.    

    Incorreta letra D.


    Resposta: C

    Gabarito do Professor letra C.


ID
3220993
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Pode-se afirmar, com base no que estabelece a Lei Maria da Penha:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? De acordo com a Lei Maria da Penha (11340/2006):

    A) O Poder Judiciário, na elaboração de sua proposta orçamentária, poderá prever recursos para a criação e manutenção da equipe de atendimento multidisciplinar, nos termos do plano plurianual ? incorreto, (=correção: Art. 32. O Poder Judiciário, na elaboração de sua proposta orçamentária, poderá prever recursos para a criação e manutenção da equipe de atendimento multidisciplinar, nos termos da Lei de Diretrizes Orçamentárias).

    B) O Ministério Público intervirá, quando não for parte, nas causas cíveis e criminais decorrentes da violência doméstica e familiar contra a mulher ? correto, conforme art. 25 da Lei.

    C( A defesa dos interesses e direitos transindividuais previstos nesta Lei poderá ser exercida, concorrentemente, pela Defensoria Pública e por associação de atuação na área, regularmente constituída há pelo menos dois anos, nos termos da legislação civil ? incorreto, (=correção ? Art. 37. A defesa dos interesses e direitos transindividuais previstos nesta Lei poderá ser exercida, concorrentemente, pelo Ministério Público e por associação de atuação na área, regularmente constituída há pelo menos um ano, nos termos da legislação civil).

    D) Descumprir decisão judicial que defere medidas protetivas de urgência previstas nesta Lei ? pena: detenção, de 3 (três) meses a 3 (três) anos ? incorreto, (=correção ? Pena ? detenção, de 3 (três) meses a 2 (dois) anos. (Incluído pela Lei nº 13.641, de 2018)).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3220996
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A proteção social deve garantir as seguintes seguranças, conforme definido na Política Nacional de Assistência Social:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? A proteção social deve garantir as seguintes seguranças: segurança de sobrevivência (de rendimento e de autonomia); de acolhida; de convívio ou vivência familiar. 

    MNEMÔNICO ? PROTEÇÃO SOCIAL DEVE GARANTIR SEGURANÇA SAC.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO:A.

    A proteção social, conforme o PNAS (2004), deve garantir as seguintes seguranças:

    • segurança de sobrevivência (de rendimento e de autonomia);
    • de acolhida;
    • de convívio ou vivência familiar.
    •  

    Decore esse mnemômico

    SAC- cada letra é uma segurança S-SOBREVIÊNCIA, A-ACOLHIDA e C-CONVÍVIO

     

    Espero que esse comentário te ajude.

     

    QUER FAZER PARTE DO NOSSO GRUPO DE ESTUDO GRATUITO NO WHATAPP??

    Envie mensagem para: (86)9-9983-9453, informe seu nome e que quer participar do grupo. Lá respondemos questões, postamos dicas, vídeos, áudios e muito mais.

     

    Não esquece de nos seguir no Instagram: @concurseirosdeservicosocial


ID
3220999
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da temática que envolve a Questão Social, julgue as assertivas abaixo e assinale a opção correta:

I. Numa perspectiva reducionista e positivista, em geral, a questão social aparece como problema social, fato social, fenômeno social desvinculado da forma com que a sociedade produz e reproduz as relações sociais;

II. As políticas sociais e a formatação de padrões de proteção social são desdobramentos e até mesmo respostas – em geral setorializadas e fragmentadas – às expressões multifacetadas e complexas da questão social no capitalismo;

III. A questão social se expressa em suas refrações e, por outro lado, os sujeitos históricos engendram formas de seu enfrentamento. Contudo, sua gênese está na maneira com que os indivíduos se organizam para produzir num determinado momento histórico e que tem continuidade na esfera da reprodução social.

Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Todos itens corretos:

    I. Numa perspectiva reducionista e positivista, em geral, a questão social aparece como problema social, fato social, fenômeno social desvinculado da forma com que a sociedade produz e reproduz as relações sociais ? Numa perspectiva reducionista e positivista, em geral, a questão social aparece como problema social, fato social, fenômeno social desvinculado da forma com que a sociedade produz e reproduz as relações sociais. Nesse sentido e interpretando as preocupações da ABEPSS na ocasião, ao invés de transversalizar o currículo, a questão social apareceria fragmentada em disciplinas que tratam das suas expressões. 

    II. As políticas sociais e a formatação de padrões de proteção social são desdobramentos e até mesmo respostas ? em geral setorializadas e fragmentadas ? às expressões multifacetadas e complexas da questão social no capitalismo ? Na verdade, as políticas sociais e a formatação de padrões de proteção social são desdobramentos e até mesmo respostas ? em geral setorializadas e fragmentadas ? às expressões multifacetadas e complexas da questão social no capitalismo. A questão social se expressa em suas refrações (NETTO, 1992) 

    III. A questão social se expressa em suas refrações e, por outro lado, os sujeitos históricos engendram formas de seu enfrentamento. Contudo, sua gênese está na maneira com que os indivíduos se organizam para produzir num determinado momento histórico e que tem continuidade na esfera da reprodução social ? A questão social se expressa em suas refrações (NETTO, 1992) e, por outro lado, os sujeitos históricos engendram formas de seu enfrentamento. Contudo, sua gênese está na maneira com que os indivíduos se organizam para produzir num determinado momento histórico e que tem continuidade na esfera da reprodução social [...]

    ? Fonte: NETTO, José Paulo. Cinco notas a propósito da ?questão social? In: Revista Temporalis. Brasília: ABEPSS, Grafline, 2001.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Muito bom


ID
3221002
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Acerca da estrutura institucional e decisória do Sistema Único de Saúde, a Comissão Intergestores Tripartite atua em qual instância:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) é reconhecida como uma inovação gerencial na política pública de saúde. Constituem-se como foros permanentes de negociação, articulação e decisão entre os gestores nos aspectos operacionais e na construção de pactos nacionais, estaduais e regionais no Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, fortalece a governança nestes espaços e prioriza a responsabilização dos entes de modo que a tomada de decisão na gestão tenha transparência, buscando o acesso integral a assistência à Saúde. A Comissão Intergestores Tripartite (CIT), no âmbito nacional, teve seu início marcado nos primeiros anos da década de 90, após promulgação da Constituição Federal (CF), quando da instituição do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS) como um colegiado intergovernamental.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito: D

    Conforme Decreto 7508/11:

    Art. 30 As comissões Intergestores pactuarão a organização e o funcionamento das ações e serviços de sáude integrados em redes de atenção à saúde, sendo:

    I - a CIT, no âmbito da União, vinculada ao Ministério da Saúde para efeitos administrativos e operacionais;

    II - a CIB, no âmbito do Estado, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde para efeitos administrativos e operacionais; e

    III - a Comissão Intergestores Regional - CIR, no âmbito regional,vinculada à Secretaria Estadual de Saúde para efeitos administrativos e operacionais, devendo observar as diretrizes da CIB.

  • Decreto No 7.508, de 28/06/2011

    Regulamenta a Lei no 8.080, de 19/09/1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa.

    Art. 30. As Comissões Intergestores pactuarão a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde, sendo:

    I - a CIT, no âmbito da Uniãovinculada ao Ministério da Saúde para efeitos administrativos e operacionais;

    II - a CIB, no âmbito do Estado, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde para efeitos administrativos e operacionais; e

    III - a Comissão Intergestores Regional - CIRno Âmbito regionalvinculada à Secretaria Estadual de Saúde para efeitos administrativos e operacionais, devendo observar as diretrizes da CIB

     


ID
3221005
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as afirmações abaixo acerca da política de assistência social após a promulgação da Constituição Federal de 1988 e assinale a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Para a efetivação da Assistência Social como política pública, contudo, é imprescindível sua integração e articulação à seguridade social e às demais políticas sociais. Por isso, a concepção de Assistência Social e sua materialização em forma de proteção social básica e especial (de média e alta complexidades), conforme previsto na PNAS/SUAS, requer situar e articular estas modalidades de proteção social ao conjunto das proteções previstas pela Seguridade Social. Dito de outro modo, a Assistência Social não pode ser entendida como uma política exclusiva de proteção social, mas deve-se articular seus serviços e benefícios aos direitos assegurados pelas demais políticas sociais, a fim de estabelecer, no âmbito da Seguridade Social, um amplo sistema de proteção social.

    ? Fonte: Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social - CFESS.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Por que a resposta correta não é a D? Não marquei a certa porque a questão pede sobre a seguridade social apos a CF-88, a PNAS só é posta em 2004.

  • Conceito de Seguridade Social

    De acordo com o artigo 194 da Constituição Federal, seguridade social é um “conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social”.

    Sendo assim, o tripé da seguridade social, em conjunto, visa garantir o direito bem-estar, amparo e justiça social a todos cidadãos.

    No Brasil, a seguridade social é gerenciada pelo Ministério da Previdência Social, Ministério da Saúde e Ministério do Trabalho e Emprego, contando também com o apoio das secretarias estaduais de cada área.

    As políticas públicas possuem o grande objetivo de reduzir a pobreza e a desigualdade social, sendo assim, é considerada como direito inalienável que deve estar disponível para todos os indivíduos da sociedade.

    Atualmente, a seguridade é sustentada pela contribuição de empresas e trabalhadores. Os pagamentos são feitos por meio de taxas e impostos públicos que são cobrados de formas distintas para empreendimentos e funcionários.

    d -A Seguridade Social deve pautar-se pelos princípios da universalização, da qualificação legal e legítima das políticas sociais como direito, do comprometimento e dever do Estado, do orçamento redistributivo e da estruturação radicalmente democrática, centralizada e participativa. 

    O correto é descentralizada.Só terá direito á previdencia quem contribuir,logo não é universal.A assistencia não é para todos,somente para quem dela necessitar.Espero ter contribuido.


ID
3221008
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As competências e atribuições dos/as assistentes sociais, na política de Assistência Social, com base na Lei de Regulamentação da Profissão e demais legislações que embasam a sua atuação, requisitam, do/a profissional, algumas competências gerais que são fundamentais à compreensão do contexto sócio-histórico em que se situa sua intervenção. Entre elas está:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) Compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade ? correto.

    B) Apreensão crítica dos processos sociais de produção e reprodução das relações sociais numa perspectiva de individualidade ? incorreto, pois é numa perspectiva de totalidade e não individualidade.

    C) Análise do movimento histórico da sociedade brasileira, apreendendo as particularidades do desenvolvimento do socialismo no país e as particularidades regionais ? são as particularidades do capitalismo e não do socialismo.

    D) Identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social, considerando a oferta de serviços pelo setor privado ? temos que considerar as ofertas entre as articulações do público e do privado.

    ? Fonte: DIRETRIZES CURRICULARES da Abepss 1999.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3221011
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Como se chama o instrumental que tem como objetivo oferecer aos profissionais dos CRAS, CREAS e Unidade de Acolhimento um instrumento que auxilie e oriente a organização das informações relativas ao processo de acompanhamento das famílias e indivíduos. Espera-se que seja capaz de induzir o aprimoramento do processo de trabalho, dando visibilidade às múltiplas dimensões que devem ser consideradas no processo de acompanhamento familiar.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? O Prontuário SUAS tem como objetivo oferecer aos profissionais dos CRAS e dos CREAS um instrumento que auxilie e oriente a organização das informações relativas ao processo de acompanhamento das famílias e indivíduos. Espera-se que seja capaz de induzir o aprimoramento do processo de trabalho, dando visibilidade às múltiplas dimensões que devem ser consideradas no processo de acompanhamento familiar.  Ao constituir-se como um documento sob guarda da Unidade no qual passam a estar registradas e arquivadas, de maneira organizada, todas as informações referentes às intervenções realizadas com a família, o Prontuário tras ganhos, não apenas, para as equipes multiprofissionais que trabalham nas Unidades, mas também para as próprias famílias, que ao passarem a ter preservado o seu histórico de atendimentos estarão menos expostas ao ?eterno recontar? de suas vidas, repedidas vezes e para diferentes profissionais. Ao introduzir um parâmetro nacional para o registro de informações primárias pelos profissionais, o Prontuário SUAS cria condições para a produção de dados e estatísticas mais consistentes. tornando possível avançar no conhecimento do perfil e do volume de famílias e indivíduos acompanhados pelos CRAS e CREAS, assim como sobre a incidência de determinadas situações de violação de direitos atendidas pela Assistência Social.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

     


ID
3221014
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Consiste em instrumento técnico-operativo do Serviço Social utilizado nas áreas de saúde e de Assistência Social:

Alternativas
Comentários
  • Que questão ridícula!

  • Não utilizamos esses tipos de relatórios, seria relatório social. Perícia é utilizado na área sociojurídica, logo, a resposta é parecer social


ID
3221017
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as assertivas abaixo, quanto a atuação do assistente social em equipes multiprofissionais, classifique em (V) verdadeiro e (F) falso e marque a sequência correta:

(__) É vedado ao/à assistente social intervir na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outro/a profissional, salvo a pedido desse/a profissional; em caso de urgência, seguido da imediata comunicação ao/à profissional; ou quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada;
(__) É dever do/a assistente social ser solidário/a com outros/as profissionais, sem, todavia, eximir-se de denunciar atos que contrariem os postulados éticos contidos em seu Código de Ética profissional;
(__) O entendimento ou opinião técnica do assistente social sobre o objeto da intervenção conjunta com outra categoria profissional e/ ou equipe multiprofissional, deve destacar a sua área de conhecimento conjuntamente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    (V) É vedado ao/à assistente social intervir na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outro/a profissional, salvo a pedido desse/a profissional; em caso de urgência, seguido da imediata comunicação ao/à profissional; ou quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada;

    (V) É dever do/a assistente social ser solidário/a com outros/as profissionais, sem, todavia, eximir-se de denunciar atos que contrariem os postulados éticos contidos em seu Código de Ética profissional;

    (F) O entendimento ou opinião técnica do assistente social sobre o objeto da intervenção conjunta com outra categoria profissional e/ ou equipe multiprofissional, deve destacar a sua área de conhecimento conjuntamente ? incorreto, pois, de acordo com a RESOLUÇÃO CFESS Nº 557/2009, art. 4º, parágrafo primeiro - O entendimento ou opinião técnica do assistente social sobre o objeto da intervenção conjunta com outra categoria profissional e/ ou equipe multiprofissional, deve destacar a sua área de conhecimento separadamente, delimitar o âmbito de sua atuação, seu objeto, instrumentos utilizados, análise social e outros componentes que devem estar contemplados na opinião técnica.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão requer conhecimento da Resolução CFESS nº 273 de 1993, que institui o Código de Ética profissional. Nesse documento encontramos os princípios, deveres, direitos e vedações que orientam o trabalho do/a assistente social.

    Vamos analisar os itens:

    (V) É vedado ao/à assistente social intervir na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outro/a profissional, salvo a pedido desse/a profissional; em caso de urgência, seguido da imediata comunicação ao/à profissional; ou quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada. A alternativa está de acordo com o “Art. 11º”, alínea a, do Código de Ética profissional do/a assistente social de 1993.

    (V) É dever do/a assistente social ser solidário/a com outros/as profissionais, sem, todavia, eximir-se de denunciar atos que contrariem os postulados éticos contidos em seu Código de Ética profissional. A alternativa está de acordo com o “Art. 10º”, alínea a, do Código de Ética profissional do/a assistente social de 1993.

    (F) O entendimento ou opinião técnica do assistente social sobre o objeto da intervenção conjunta com outra categoria profissional e/ ou equipe multiprofissional, deve destacar a sua área de conhecimento conjuntamente. De acordo com o Parágrafo primeiro do “Art. 4º”, da Resolução CFESS nº 557/2009, que dispõe sobre a emissão de pareceres, laudos, opiniões técnicas conjuntos entre o/a assistente social e outros/as profissionais, temos que: “Art. 4º” - ao atuar em equipes multiprofissionais, o/a assistente social deverá garantir a especificidade de sua área de atuação. Parágrafo primeiro - O entendimento ou opinião técnica do/a assistente social sobre o objeto da intervenção conjunta com outra categoria profissional e/ou equipe multiprofissional, deve destacar a sua área de conhecimento separadamente, delimitar o âmbito de sua atuação, seu objeto, instrumentos utilizados, análise social e outros componentes que devem estar contemplados na opinião técnica.

    Assim, as alternativas são:

    A, C e D – Incorretas.

    B – Correta. V, V, F.

    Gabarito: B


ID
3221020
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção que caracteriza corretamente o estudo social:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? ESTUDO SOCIAL- Processo metodológico de especificidade do assistente social, "..que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional"( CFESS, 2007,p.42)

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Fávero (2004, p. 42) afirma que o estudo social tem “por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional especialmente nos seus aspectos sócio-econômicos e culturais”.

  • Olá caras (os) companheiras (os)!

    Estudo Social - Processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional.

    Perícia Social - No âmbito do judiciário, diz respeito a uma avaliação, exame ou vistoria, solicitada ou determinada sem que a situação exigir parecer técnico ou científico de uma determinada área do conhecimento, que contribua para o juiz formar sua convicção para a tomada de decisão.

    Relatório Social - Documento específico elaborado por assistente social, se traduz na apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social, enquanto objeto da intervenção desse profissional, no seu cotidiano laborativo.

    Parecer Social - Diz respeito a esclarecimentos e análises, com base em conhecimento específico do Serviço Social, a uma questão ou questões relacionadas a decisões a serem tomadas.


ID
3221023
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com a evolução histórica da família, o conceito desse instituto vem sendo alterado devido à introdução de novos costumes e valores existentes na sociedade contemporânea. Assinale a opção que apresenta o conceito de família anaparental:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Família anaparental: Conceitua-se como sendo aquela família unida por algum parentesco, mas sem a presença de pais. É constituída pela convivência entre parentes dentro de um mesmo lar, com objetivos comuns, sejam eles de afinidade ou até mesmo econômico. Podemos citar como exemplo: dois irmãos ou primos que convivem juntos.

    ? Fonte: VIANNA, Roberta Carvalho. O instituto da família e a valorização do afeto como princípio norteador das novas espécies da instituição no ordenamento jurídico brasileiro.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Em miúdos...

    Com a evolução histórica da família, o conceito desse instituto vem sendo alterado devido à introdução de novos costumes e valores existentes na sociedade contemporânea. Assinale a opção que apresenta o conceito de família anaparental:

    A- Constituída por um dos pais e seus descendentes, ou seja, ou só o pai ou só mãe convivendo com seu(s) filho(s).

    Errado, conceito de família monoparental.

    B- Oriunda da adoção, seja esta temporária ou permanente.

    Errado, conceito de família substituta.

    C- Unida por algum parentesco, mas sem a presença de pais.

    Gabarito. Também conhecida como família parental ou anaparental é a família sem a presença de ascendente, ex: primos que moram juntos. Para fixar o conceito podemos lembrar da vogal A que inicia as palavras chaves: anaparental - ascendente.

    D- Constituída por pessoas do mesmo sexo, unidas por laços afetivos.

    Errado, conceito de família homoafetiva.

    Referência:

    https://monografias.brasilescola.uol.com.br/direito/formas-familia-no-brasil-seus-aspectos-legais-culturais.htm#indice_6

  • Eu e minha irmã! :)

  • família anaparental é a família sem pai e sem mãe. Pais morreram e os filhos têm por tutores os avós. Estes novos arranjos são as denominadas famílias sócio-afetivas, que se fundam no afeto, dedicação, carinho e ajuda mútua, transformando estas convivências em verdadeiras entidades familiares.


ID
3221026
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Sobre as políticas no âmbito da seguridade social marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) Compete ao poder público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base no seguinte objetivo: unidade da base de financiamento ? é diversidade de base de financiamento e não unidade.

    B) A seguridade social será financiada de forma direta pelo poder público, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Não há participação do setor privado ? incorreto, segundo art. 195 da CF de 1988: A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais: I - dos empregadores, incidente sobre a folha de salários, o faturamento e o lucro; II - dos trabalhadores; III - sobre a receita de concursos de prognósticos.

    C) As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com a seguinte diretriz: centralização, com direção única em cada esfera de governo ? incorreto, trata-se de descentralização.

    D) O regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, será facultativo, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício contratado, e regulado por lei complementar ? correto, de acordo com art. 202 da CF de 1988.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 202. O regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, será facultativo, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício contratado, e regulado por lei complementar.  

    FONTE: CF 1988

  • GABARITO LETRA D - CORRETA

    A) INCORRETA.

    CF, Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: (...)

    VI - diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social; (Redação dada pela EC 103/2019)

    B) INCORRETA

    CF, Art. 195 CF. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

     I - dos empregadores, incidente sobre a folha de salários, o faturamento e o lucro;

    II - dos trabalhadores;

     III - sobre a receita de concursos de prognósticos.

    C) INCORRETA.

    CF, Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: (...)

    VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.     

    D) CORRETA.

    CF. Art. 202. O regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, será facultativo, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício contratado, e regulado por lei complementar.  

  • F, Art. 195 CF. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

     I - dos empregadores, incidente sobre a folha de salários, o faturamento e o lucro;

    II - dos trabalhadores;

     III - sobre a receita de concursos de prognósticos.

    C) INCORRETA.

    CF, Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: (...)

    VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.     

    D) CORRETA.

    CF. Art. 202. O regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, será facultativo, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício contratado, e regulado por lei complementar.  

  • A fim de encontrarmos a resposta correta, iremos analisar cada uma das alternativas a seguir:

    A) ERRADO. O princípio da diversidade na base do financiamento prega que a seguridade social deve ser financiada com recursos de toda a sociedade. Esses recursos vêm de folhas de pagamento dos funcionários, lucro líquido das empresas etc. Importante ressaltar que tal princípio sofreu alterações com a EC 103/19.

    Art. 194 da CF/88 Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:
    VI- diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)

    A mudança de texto deixa patente a intenção do Governo de justificar as contas isoladas de cada uma das áreas da seguridade social, uma vez que os doutrinadores contrários à reforma sempre argumentavam que não existia previsão constitucional para que fossem feitas contas de cada uma das suas áreas isoladamente, defendendo a contabilidade unicamente para as receitas e despesas da seguridade social.

    B) ERRADO. A seguridade social será financiada DIRETAMENTE por toda a sociedade e INDIRETAMENTE mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

    Art. 195. CF/88 A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

    C) ERRADO. O sistema único é descentralizado. Art. 198. CF/88 As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    D) CERTO.

    Art. 202. CF/88 O regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, será facultativo, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício contratado, e regulado por lei complementar.

    GABARITO: D

  • Cuidado pra não decorar intubado que "RPC é por LC"

    RPC de servidor público é LO!

    CF, Art. 40 § 14. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, por lei de iniciativa do respectivo Poder Executivo, regime de previdência complementar para servidores públicos ocupantes de cargo efetivo

  • Olá, pessoal! Postei a lei 8.212 completa, atualizada, revisada, com resumos e anotações (ALÉM DE OUTRAS LEIS). Terminei de atualizar e referenciar ela toda em 28/08/2021. Aqui está o link: https://youtu.be/Ur9_gE5tzuY

    Quem participa de grupo de estudos e quiser compartilhar nele, eu agradeço! Também disponibilizei link para o download dos ÁUDIOS MP3. Bons estudos a todos!


ID
3221029
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, nenhuma criança ou adolescente menor de 16 (dezesseis) anos poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial. A autorização não será exigida quando:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? De acordo com o ECA (8069/90):

    ? Art. 83. Nenhuma criança ou adolescente menor de 16 (dezesseis) anos poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial. (Redação dada pela Lei nº 13.812, de 2019)

    § 1º A autorização não será exigida quando:

    a) tratar-se de comarca contígua à da residência da criança ou do adolescente menor de 16 (dezesseis) anos, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana; (Redação dada pela Lei nº 13.812, de 2019)

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Art. 83. Nenhuma criança ou adolescente menor de 16 (dezesseis) anos poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial.

    § 1º A autorização não será exigida quando:

    a) tratar-se de comarca contígua à da residência da criança ou do adolescente menor de 16 (dezesseis) anos, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana;

    b) a criança ou o adolescente menor de 16 (dezesseis) anos estiver acompanhado:

    1) de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco;

    2) de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.

    § 2º A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos.

    Art. 84. Quando se tratar de viagem ao exterior, a autorização é dispensável, se a criança ou adolescente:

    I - estiver acompanhado de ambos os pais ou responsável;

    II - viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro através de documento com firma reconhecida.

    Art. 85. Sem prévia e expressa autorização judicial, nenhuma criança ou adolescente nascido em território nacional poderá sair do País em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior.

  • bom marcar no código esse artigo, vez que é ATUAL (2019) Vejamos:

    Art. 83 do ECA. Nenhuma criança ou adolescente menor de 16 (dezesseis) anos (antes era 14) poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial.

    § 1º A autorização não será exigida quando:

    a) tratar-se de comarca contígua à da residência da criança ou do adolescente menor de 16 (dezesseis) anos, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana;

    b) a criança ou o adolescente menor de 16 (dezesseis) anos estiver acompanhado:

    1) de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco;

    2) de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável. ( nao precisa ser todos, basta um)

    § 2º A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos.

    Art. 84. Quando se tratar de viagem ao exterior, a autorização é dispensável, se a criança ou adolescente:

    I - estiver acompanhado de ambos os pais ou responsável;

    II - viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro através de documento com firma reconhecida.

    Art. 85. Sem prévia e expressa autorização judicial, nenhuma criança ou adolescente nascido em território nacional poderá sair do País em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior.

  • Art. 83 do ECA. Nenhuma criança ou adolescente menor de 16 (dezesseis) anos (antes era 14) poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial.

    § 1o A autorização não será exigida quando:

    a) tratar-se de comarca contígua à da residência da criança ou do adolescente menor de 16 (dezesseis) anos, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana;

    b) a criança ou o adolescente menor de 16 (dezesseis) anos estiver acompanhado:

    1) de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco;

    2) de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável. ( nao precisa ser todos, basta um)

    § 2o A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos.

    Art. 84. Quando se tratar de viagem ao exterior, a autorização é dispensável, se a criança ou adolescente:

    I - estiver acompanhado de ambos os pais ou responsável;

    II - viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro através de documento com firma reconhecida.

    Art. 85. Sem prévia e expressa autorização judicial, nenhuma criança ou adolescente nascido em território nacional poderá sair do País em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior.

  • b) CERTO (responde todas as demais)

    Art. 83 do ECA. Nenhuma criança ou adolescente menor de 16 anos poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial.

    § 1º A autorização não será exigida quando:

    a) tratar-se de comarca contígua à da residência da criança ou do adolescente menor de 16 anos, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana;

    b) a criança ou o adolescente menor de 16 anos estiver acompanhado:

    1) de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco;

    2) de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.

  • A questão exige o conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, especialmente no que tange à não exigência da autorização para o infante viajar.

    Art. 83 ECA: nenhuma criança ou adolescente menor de 16 anos poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial.

    Conforme se observa desse dispositivo, a regra é que a pessoa até 16 anos só possa viajar com seus pais, responsáveis ou mediante autorização judicial expressa. Entretanto, o próprio Estatuto traz exceções. Veja:

    Art. 83, §1º, ECA: a autorização não será exigida quando:

    a) tratar-se de comarca contígua à da residência da criança ou do adolescente menor de 16 anos, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana;

    b) a criança ou o adolescente menor de 16 anos estiver acompanhado:

    1) de ascendente ou colateral maior, até o 3º grau, comprovado documentalmente o parentesco;

    2) de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.

    Observando as alíneas do §1º do art. 83, vemos que somente a alternativa B trouxe corretamente uma hipótese em que não será necessária autorização judicial para o menor de 16 anos viajar: quando tratar-se de comarca contígua à da residência da criança ou do adolescente, se na mesma unidade da federação, ou incluída na mesma região metropolitana.

    Gabarito: B


ID
3221032
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Com base no Estatuto da Pessoa com Deficiência, julgue as afirmações a seguir:

I. A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará: os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo, os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais, a limitação no desempenho de atividades e a restrição de participação;

II. Para fins de aplicação desta Lei, considera-se desenho universal: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social;

III. Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas.

Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Lei 13.146/2015

    Art. 3º Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:

    II. Para fins de aplicação desta Lei, considera-se desenho universal (ERRO): produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social; (O conceito citado anteriormente é o de TECNOLOGIA ASSISTIVA OU AJUDA TÉCNICA)

  • O conceito empregado na assertiva II da questão é de tecnologia assistiva ou ajuda técnica. Segue abaixo o conceito de desenho universal que se encontra no inciso I do Art. 3º da lei 13.146 de 2015:

     Desenho universal: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva;

  • Estatuto das PCD:

    Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

    § 1º A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará: 

    I - os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;

    II - os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;

    III - a limitação no desempenho de atividades; e

    IV - a restrição de participação.

    § 2º O Poder Executivo criará instrumentos para avaliação da deficiência.       (Vide Lei nº 13.846, de 2019)

  • Trocaram o conceito de "desenho universal" com "tecnologia assistiva".

  • A questão cobra conceitos importantes trazidos nas disposições preliminares do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº13.146/2015).

    ITEM I (CORRETO)

    Art. 2º, § 1º A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará: I - os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; II - os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais; III - a limitação no desempenho de atividades; e IV - a restrição de participação.

    ITEM II

    Este item está errado porque trocou o conceito de desenho universal pelo de tecnologia assistiva.

    Art. 3º Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se: (...) II - desenho universal: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva; III - tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social;

    ITEM III (CORRETO)

    Art. 4º, § 1º Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas.

    GABARITO: LETRA B

  • II - desenho universal: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva;

  • II - desenho universal: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva;


ID
3221035
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Código de Ética profissional do Assistente Social define os direitos do referido profissional. Constitui um desses direitos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) Livre exercício das atividades inerentes à Profissão ? direto do Assistente Social, conforme art. 2º do Código de Ética de 1993.

    B) Utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão ? é um dever do profissional e não um direito.

    C) Abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes ? novamente um dever e não um direito.

    D) Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades ? e mais uma vez um dever e não um direito.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3221038
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Segundo a Lei nº 8080/1990, um dos objetivos do Sistema Único de Saúde é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? De acordo com a LOS (8080/90):

    ? Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:

    I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde;

    II - a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art. 2º desta lei;

    III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO: LETRA A

    CAPÍTULO I

    Dos Objetivos e Atribuições

    Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:

    III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

  • Os outros são Princípios expressos no Art. 7°


ID
3221041
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Como se chama o principal serviço ofertado no Centro de Referência de Assistência Social?

Alternativas
Comentários
  • GBAARITO: LETRA C

    ? PAIF (=CRAS, proteção básica).

    ? Segundo a LOAS (8742/93): Art. 24-A. Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.         

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  •  (PAIF)
    Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS. (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais).

    Site: http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/assistencia-social/psb-protecao-social-basica/projetos-psb/servico-de-protecao-e-atendimento-integral-a-familia-2013-paif


ID
3221044
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das entidades e organizações de assistência social, com base no que define a Lei Orgânica da Assistência Social, identifique as afirmativas verdadeiras (V) e/ou falsas (F) e assinale a opção correta:

(__) - Consideram-se entidades e organizações de assistência social aquelas sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam inclusão produtiva e assessoramento aos beneficiários abrangidos por esta Lei, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos;
(__) - As entidades e organizações de assistência social vinculadas ao SUAS celebrarão convênios, contratos, acordos ou ajustes com o poder público para a execução, garantido financiamento integral, pelo Estado, de serviços, programas, projetos e ações de assistência social, nos limites da capacidade instalada, aos beneficiários abrangidos por esta Lei, observando-se as disponibilidades orçamentárias;
(__) - As proteções sociais básica e especial serão ofertadas pela rede socioassistencial, de forma integrada, diretamente pelos entes públicos e/ou pelas entidades e organizações de assistência social vinculadas ao SUAS, respeitadas as especificidades de cada ação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Correções conforme a LOAS (8742/93):

    (F) - Consideram-se entidades e organizações de assistência social aquelas sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam inclusão produtiva e assessoramento aos beneficiários abrangidos por esta Lei, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos ? incorreto, (=correção: Art. 3º Consideram-se entidades e organizações de assistência social aquelas sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos por esta Lei, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos).

    (V) - As entidades e organizações de assistência social vinculadas ao SUAS celebrarão convênios, contratos, acordos ou ajustes com o poder público para a execução, garantido financiamento integral, pelo Estado, de serviços, programas, projetos e ações de assistência social, nos limites da capacidade instalada, aos beneficiários abrangidos por esta Lei, observando-se as disponibilidades orçamentárias ? correto, conforme art.6º-B, § 3º.

    (V) - As proteções sociais básica e especial serão ofertadas pela rede socioassistencial, de forma integrada, diretamente pelos entes públicos e/ou pelas entidades e organizações de assistência social vinculadas ao SUAS, respeitadas as especificidades de cada ação ? correto, art. 6º-B.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3221047
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um dos princípios éticos que orientam a intervenção dos profissionais da área de assistência social, segundo a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? b) Promoção aos usuários do acesso à informação, garantindo conhecer o nome e a credencial de quem os atende ? Para a construção de vínculo entre o profissional e o usuário, deve-se saber o nome do usuário e tratá-lo pelo seu nome, assim como também é importante o usuário saber o nome do profissional que o atende e também tratá-lo pelo nome. É essencial evitar qualquer tratamento que possa traduzir ou pressupor julgamento, culpabilização ou não reconhecimento do esforço da família ou indivíduo em querer ter acesso e usufruir dos seus direitos. Uma questão que é bastante comum é a utilização de apelido por algumas pessoas. Recomenda-se sempre perguntar como o usuário deseja ser chamado. 

    ? Fonte: http://www.mds.gov.br/cnas/comissoes-tematicas/comissao-de-politica/norma-operacional-basica-de-recursos-humanos-do-suas-nob-rh-suas.pdf/download

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • 3. São princípios éticos que orientam a intervenção dos profissionais da área de assistência social (NOB/SUAS- RH, 2006):

     

    a) Defesa intransigente dos direitos socioassistenciais;
    b) Compromisso em ofertar serviços, programas, projetos e benefícios de qualidade que garantam a oportunidade de convívio para o fortalecimento de laços familiares e sociais;
    c) Promoção aos usuários do acesso a informação, garantindo conhecer o nome e a credencial de quem os atende; Gabarito: B
    d) Proteção à privacidade dos usuários, observado o sigilo profissional, preservando sua privacidade e opção e resgatando sua historia de vida;
    e) Compromisso em garantir atenção profissional direcionada para construção de projetos pessoais e sociais para autonomia e sustentabilidade;
    f) Reconhecimento do direito dos usuários a ter acesso a benefícios e renda e a programas de oportunidades para inserção profissional e social;
    g) Incentivo aos usuários para que estes exerçam seu direito de participar de fóruns, conselhos, movimentos sociais e cooperativas populares de produção;
    h) Garantia do acesso da população a política de assistência social sem discriminação de qualquer natureza (gênero, raça/etnia, credo, orientação sexual, classe social, ou outras), resguardados os critérios de elegibilidade dos diferentes programas, projetos, serviços e benefícios;
    i) Devolução das informações colhidas nos estudos e pesquisas aos usuários, no sentido de que estes possam usá-las para o fortalecimento de seus interesses;
    j) Contribuição para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os usuários, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados.
     

  • B e D estão corretas.


ID
3221068
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise a oração a seguir:

“Clarissa, atormentada, arremessa seu filho pela janela a fim de salvá-lo do iminente incêndio que estava prestes a acontecer.”

Assinale a alternativa que contenha uma palavra que substitui os termos destacados sem prejuízo de sentido:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? ?Clarissa, atormentada, arremessa seu filho pela janela a fim de salvá-lo do iminente incêndio que estava prestes a acontecer.?

    ? O correto é o uso de "defenestrar" (=atirar (alguém ou algo) janela afora, violentamente).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3221071
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as proposições abaixo:

I. Interjeição é palavra invariável ou sintagma que forma, por si só, frases que exprimem uma emoção, uma sensação, uma ordem, um apelo ou descrevem um ruído;

II. Conjunções são palavras invariáveis que possuem uma função estritamente fonética, e não estabelece uma relação entre orações ou termos que se assemelham;

III. Pronome é palavra invariável em gênero, número e pessoa, indica a pessoa do discurso.

Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? O correto seria letra "a", a banca errou.

    I. Interjeição é palavra invariável ou sintagma que forma, por si só, frases que exprimem uma emoção, uma sensação, uma ordem, um apelo ou descrevem um ruído; ? correto, exemplos (=psiu!, oh!, coragem!, meu Deus!)

    II. Conjunções são palavras invariáveis que possuem uma função estritamente fonética, e não estabelece uma relação entre orações ou termos que se assemelham; ? incorreto, visto que as conjunções conectam orações, alternativa incorreta.

    III. Pronome é palavra invariável em gênero, número e pessoa, indica a pessoa do discurso ? incorreto, o pronome é variável sim, ele (masculino e singular), ela (feminino e singular), eles (masculino e plural), elas (feminino e plural).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • O correto seria letra "a", a banca errou a questão seria apenas a letra A ,mas não tem essa opção

  • Interjeição é palavra invariável ou sintagma que forma, por si só, frases que exprimem uma emoção, uma sensação, uma ordem, um apelo ou descrevem um ruído; → correto, exemplos (=psiu!, oh!, coragem!, meu Deus!)

  • Ufa! Achei que era o meu cérebro mandando eu dormir.

    cccccccccccccccccccccccccccccccccccccrl

    ** "Ex nihilo nihil fit".

  • Calma, relaxa! aconteceu um equívoco!

    Para massificar a letra a)

    O mesmo homem veio!

    A mesma mulher veio!

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • "Errei" essa duas vezes e nas duas me aliviei com os comentários

  • Não sei por que existe o espaço do professor. Se não fossem pelos comentários, eu teria errado e ficaria quebrando a cabeça tentando entender, sendo que respondi A e estou certa.

  •  AMEOSC 

  • Calma que a Banca errou!

    GAB A

    Pronomes variam em número, ex: livro ao qual me refiro (singular)

    livros aos quais me refiro (plural)

  • essa bancas novas que estão aparecendo...meu deus..

  • GABARITO:A AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  • Eita que eu quase duvidei de tudo que já aprendi de português até hoje, até perceber o equivoco da banca.

  • Por isso que eu sempre faço filtro com as bancas maiores!

    Hoje não fiz e adivinha!... kkkkkkkkk

  • Pessoal, realmente gab A

    Agora quando vocês virem esses erros, sempre exijam comentário do professor. Pois é um direito de nós assinantes e também ajuda o site a ficar cada vez melhor!

    Sucesso a todos e bons estudos

  • Quase tive um problema kk com pronome não varia!! Kk banca louca

  • o qual,,as quais.................

  • pronome é INVARIÁVEL???

    Acho que estou lendo os livros errados! kkkk

  • QUE???????????????

    QUESTÃO ANULADA!!

    PRONOME NÃO VARIA?? OI??

  • Vareia ou não vareia..hahahaha

  • Errei por sacanagem da banca. O correto é a letra A

  • Se você acertou, cuidado...

  • Acho que estou bebendo muito café! Pronome é invariável?

  • Pronome é invariável kkkkkk, que piada!

  • PRONOME NÃO É VARIÁVEL???????

  • Respondi a letra A e errei, fui olhar os comentários pois fiquei em duvida do porque a III estava correta, mas vejo q acertei, questão deveria ser anulada....

  • Pronome não é uma palavra invariável: ele flexiona em número e gênero, como é o caso dos pronomes demonstrativos estes/estas/este/esta. O gabarito da questão está errado.

  • kkkkkkkk plmds não deixe quem n sabe pensando que sabe menos

  • Parece que uma criança de 6 anos elaborou a questão.

  • Quando leio algo assim só me vem à cabeça que essas bancas de fundo de quintal só podem ter cometido esse tipo de erro porque já tem quem irá assumir a vaga é a pessoa errou a questão.

  • Imaginem só pronome ser invariável

  • Mas é aquele ditado, né? "Vamo fazer o que?"

  • Isso deveria ser retirado daqui.

  • que questão podre!

  • Questão para anulação.

    Pronome invariável?

    Classes de PALAVRAS invariáveis

    P reposição

    I interjeição

    c onjucao

    A dverbios

    Não OBSTANTE alguns problema são invariáveis como o pronome relativo ex: onde ,mas isso não significa dizer que temos uma classe toda INVARIÁVEL COMO A QUESTÃO MENCIONA

    Pronomes indefinidos são aqueles que se referem a substantivos de modo vago, impreciso ou genérico. Os pronomes indefinidos podem ser variáveis, isto é, sofrer flexão de gênero e número, ou invariáveis. algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer.

    #ESTUDA GUERREIRO

    #FE NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI ❤

  • Aí a estatística da pessoa cai por causa dessas bancas lixo, eu tenho que aprender a pular essas porcarias...

  • Errei aqui : " não estabelece uma relação entre orações " Letra II falsa.

    As conjunções estabelecem relação entre uma oração e outra .

  • A questão exige conhecimento de morfologia. Teremos que julgar as afirmações abaixo para encontrar a alternativa correta.

    I. Interjeição é palavra invariável ou sintagma que forma, por si só, frases que exprimem uma emoção, uma sensação, uma ordem, um apelo ou descrevem um ruído;

    A explicação está correta, quanto a interjeição, vale ressaltar que vem pontuadas com exclamação. São exemplos: psiu! oh, ah!...

    CORRETA.

     II. Conjunções são palavras invariáveis que possuem uma função estritamente fonética, e não estabelece uma relação entre orações ou termos que se assemelham;

    A primeira afirmação está correta. A segunda afirmação que comete erro, pois a conjunção tem a função de ligar termos e orações. INCORRETA.

    Ex: João comeu e dormiu.

    III. Pronome é palavra invariável em gênero, número e pessoa, indica a pessoa do discurso.

    Dos itens acima:

    Está errado em dizer que o pronome é invariável, pois pode variar em gênero, número e pessoa. A segunda afirmação está restrita, mas é sim uma das funções do pronome. CORRETA/ INCORRETA

    Vejam o exemplo : Aquelas mulheres. - está variando em gênero e número.

    A banca examinadora deu como correta essa afirmativa, contudo discordo e vejo como melhor alternativa a alternativa A.

    GABARITO DA BANCA: C

    GABARITO DO MONITOR: A

  • Banca ordinária, fora fascistas!! fora Bolsonaro!!

    zueira ;)

  • "Pronome é invariável em gênero"... Ele e ela, então, são o quê?

  • Questão bizarra!

  • AFF! TA ERRADA ESSA QUESTÃO.

  • Questão difícil é questão mal feita


ID
3221074
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que contenha uma oração subordinada adjetiva.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Susana, que não se sentia bem, estava de cama.

    ? Pronome relativo "que" dando início a uma oração subordinada adjetiva explicativa (=entre pontuação), traz uma explicação acerca de "Susana".

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Dica rápida:

    As orações adjetivas são introduzidas por pronomes relativos.

    (Possível troca por : qual , quais)

    Com vírgulas: Explicativa

    Sem vírgulas: Restritiva

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • GAB a

    Susana, que não se sentia bem, estava de cama.

    o. sub adj explicativa.

  • Oração subordinada adjetiva explicativa:

    Acrescenta uma informação acessória, ampliando ou esclarecendo um detalhe de um conceito que já se encontra definido. Aparece sempre separada por vírgulas e pode ser retirada da frase sem que haja alteração do sentido da mesma.

    Ex: O leão, que é um animal selvagem, atacou o domador.

    A professora Ana Luísa, que é a professora mais nova da escola, não veio trabalhar hoje.

    Fonte: normaculta ponto com ponto br

  • gabarito A

    Susana, que não se sentia bem, estava de cama.

    que não se sentia bem = é como Susana estava, portanto, oração subordinada adjetiva explicativa. EXPLICATIVA por está em vírgulas. o QUE é um pronome relativo que da pra ser trocado por a qual.

    :)

  • Oração subordinada adjetiva explicativa você pode identifica-lá quando houver uma vírgula antes do pronome relativo .

    Bons estudos !!

    Gabarito A

  • GABARITO A

    A - ADJETIVA EXPLICATIVA

    B - ADITIVA

    C - EXPLICATIVA [ QUE = PORQUE]

    D - ADVERSATIVA

  • ADJETIVA EXPLICATIVA

  • Fiquei com dúvida se era mesmo Adjetiva ou Apositiva, mas ai é só trocar por algum pronome, no caso "a qual".


ID
3221077
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise a oração a seguir:

João Grande ___________ dava leite às colheradas com suas mãos enormes, enquanto o Professor o sustinha com o calor do ___________ peito.

Assinale a alternativa que completa adequada e respectivamente as lacunas acima:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? ?João Grande lhe dava leite às colheradas com suas mãos enormes, enquanto o Professor o sustinha com o calor do seu peito.?

    ? Dava alguma coisa (leite) a alguém (lhe ? a ele ? objeto indireto); com o calor do seu peito (=pronome possessivo equivalendo a 3ª pessoa do singular "ele").

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Complemento:

    João Grande ___________ dava leite às colheradas.

    Comece pela transitividade!

    João dava algo= Od= leite

    a alguém = OI

    Decore:

    OD= o (s) a(s) , Lo (s), La(s)

    OI= Lhe (s)

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Matheus, onde conseguiu esse macete? Comecei a estudar colocação pronominal e só sei as regras básicas acerca do uso da próclise, mesóclise e ênclise

  • ( Às colheradas ) que papel essa expressão teria na oração ?

  • Ítalo Magalhães, não é bem um macete. É regra mesmo... Eu também acabei pegando por aqui, através dos comentários dos colegas...

  • alguém poderia explicar esse "ás colheradas" por que da crase?

  • Helaine Lima é a regência + o modo.

    Quem dá, dá algo a alguém.

    O modo que ele dava o leite era as colheradas.

    Dar (leite) A + AS colheradas = ÀS colheradas.

  • Helaine Lima

    Porque é Adjunto Adverbial Feminino.

  • um pouco da regra dos pronomes

    Retos (eu, tu, ele, nós, vós, eles)>substituem sujeito: João é magro>Ele é magro.

    Oblíquos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos) substituem complementos:

    o, a, os, as substituem somente objetos diretos.

    Já o pronome –lhe (s) tem função somente de objeto indireto.

    me, te, se, nos, vos podem ser objetos diretos ou indiretos: depende da regência verbal.

  • Às colheradas é locução adverbial feminina. Logo, há craSe.

  • Assertiva A

    Lhe – Seu.

  • A questão traz o assunto de colocação pronominal, contudo requer conhecimento de transitividade do verbo.

    a) O verbo "dar" é bitransitivo. Quando o verbo exige um complemento verbal indireto na terceira pessoa, o pronome adequado é o "lhe", exercendo a função de objeto indireto. A segunda parte traz um pronome possessivo "seu", que é o correto a ser usado quando se refere a terceira pessoa do singular. Correta.

    b) Somente o primeiro pronome está errado, pois o "te" é usado para se referir a segunda pessoa.Incorreta.

    c) Somente o segundo pronome está errado, pois "vosso" é usado para se referir a terceira pessoa.Incorreta.

    d) A primeira parte está errada, pois usamos o "lhe" para objeto indireto sem reflexividade. A segunda parte também contém erro, pois "meu" é usado na primeira pessoa do singular. Incorreta

    GABARITO A


ID
3221080
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Tendo em vista as características do município de São José do Cedro, analise:

I. Está localizado no Extremo Oeste de Santa Catarina, limitando-se com Palma Sola (LESTE), República Argentina (OESTE), Princesa e Guarujá do Sul (NORTE) e Guaraciaba e Anchieta (SUL);
II. É banhado pelos rios: Peperi-Guaçú, das Antas, Tracutinga, Lageado Grande, das Flores e Rio Maria Preta;
III. A vegetação natural do território é da floresta araucária do Extremo Oeste e submata de angico, grápia, canela, guajuvira e pela expansão das florestas subtropicais em detrimento dos pinhais que gradativamente vão perdendo terreno.

Dos itens acima:

Alternativas

ID
3221083
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com base na notícia a seguir e utilizando seus conhecimentos sobre o assunto, analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

“Os bancos ________________________________ seguem como as marcas mais valiosas do país, de acordo com uma pesquisa da consultoria Interbrand. Neste ano, as duas marcas alcançaram valor de R$ 33,541 bilhões e R$ 24,859 bilhões, respectivamente.”

(Fonte adaptada: https://g1.globo.com/economia/>acesso em 03 de setembro de 2019)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Os bancos Itaú e Bradesco seguem como as marcas mais valiosas do país, de acordo com uma pesquisa da consultoria Interbrand. Neste ano, as duas marcas alcançaram valor de R$ 33,541 bilhões e R$ 24,859 bilhões, respectivamente.

    ? Fonte: https://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2019/09/02/itau-e-bradesco-sao-as-marcas-mais-valiosas-do-pais-diz-estudo.ghtml

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Banco Rico ? Itaú


ID
3221086
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Trata-se de um Revolta Brasileira que ocorreu no Rio de Janeiro:

Alternativas

ID
3221089
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a Lei Orgânica de São José do Cedro – SC, cabe à Câmara Municipal, com a sanção do Prefeito, legislar sobre as matérias de competência do Município e especialmente sobre:

I. Assuntos de interesse local, inclusive suplementando a legislação federal e estadual;
II. Tributos municipais, isenções e anistias fiscais e a remissão de dívidas;
III. Orçamento anual, planos plurianuais de investimentos e diretrizes orçamentárias.

Dos itens acima:

Alternativas

ID
3221092
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Tendo em vista os fatos históricos do município, a colonização de São José do Cedro iniciou em 1950, com a chegada de 21 agricultores vindos da região dos Sete Povos das Missões, noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Dentre os pioneiros estavam, exceto:

Alternativas