SóProvas



Prova CESPE - 2010 - UERN - Técnico de Nível Superior


ID
121279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos componentes funcionais de computadores, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Sistema operacional (SO)Para realizar o controle do computador como um todo, foram desenvolvidos programas supervisores que se encarregam das funções repetitivas, e por vezes bastante complexas, envolvidas em sua operação. Esses programas são denominamos Sistemas Operacionais. Diferentes modelos de UCP ou famílias de computadores normalmente diferem quanto ao sistema operacional utilizado. Para micros, os sistemas operacionais mais difundidos são: MS-DOS, Windows 95, Windows 98, WindowsME, Linux: para os PC compatíveis; SYSTEM 8, MacOs X: para as máquinas Apple; UNIX, Linux: para os sistemas multiusuário.Funções de um sistema operacional• Gerência de memória;• Gerência de processador;• Gerência de arquivos;• Gerência de dispositivos de E/S
  • Unidades de armazenamento (memórias)Os dados com os quais trabalhamos diariamente (textos, planilhas, bancos de dados, desenhos, etc) precisam ser, de alguma forma, armazenados para que possamos consultá-los ou alterá-los posteriormente.Os vários dispositivos de armazenamento de dados diferem em relação à velocidade de leitura e gravação, portabilidade, capacidade de armazenamento, durabilidade e custo. A grande variabilidade dessas características faz com que cada dispositivo tenha uma indicação de uso. Assim, um disquete é barato e pode ser levado a qualquer lugar, mas não possui grande capacidade de armazenamento. Por outro lado, um disco rígido (ou "winchester") pode guardar uma grande quantidade de informações, mas, por ficar conectado ao computador, perde em portabilidade. Estão começando a aparecer no mercado alternativas para facilitar o transporte de maior volume em discos, a custo mais acessível.A quantidade de memória disponível é medida em bytes sendo os seus múltiplos o kilobyte (Kb, equivale a 1024 bytes), o megabyte (Mb, 1024 Kb) e o gigabyte (Gb, 1024 Mb) Diversas unidades num computador cumprem essa função de armazenamento de informações, destacando-se a ROM, unidades de disco (disco rígido, disquetes e CD-ROM) e RAMDIRETÓRIOS E SUBDIRETÓRIOSO armazenamento de grupos de arquivos em diferentes diretórios facilita e muito a localização de arquivos e também melhora o gerenciamento de dados. Por exemplo: todos os arquivos do MS-DOS são armazenados em um diretório de nome DOS. Diretório é o lugar criado pelo usuário para guardar os arquivos.Sua finalidade é facilitar e simplificar o armazenamento de informações pelo agrupamento das informações (ARQUIVOS) correlatas. Assim, por exemplo, é possível criar diretórios com o nome de TEXTO e/ou PLANILHAS e nele será armazenado todos os arquivos de texto que é editado com qualquer processador de texto ou processadores de planilhas existentes e, então, guarda-los nos locais respectivos. Para compreensão lógica do funcionamento do sistema de diretórios, compare o disco rígido como um arquivo de aço com várias gavetas onde cada gaveta representa um diretório e cada pasta da gaveta um arquivo de dados. Desta forma, a localização de uma pasta ou arquivo fica facilitada por estarem corretamente gerenciada no sistema de diretório, pois sabendo onde se encontra o arquivo necessário para o trabalho tudo fica transparente e ágil.O diretório que contêm todos os outros é chamado de DIRETÓRIO PRINCIPAL ou RAIZ, os outros são chamados de SUBDIRETÓRIOS ou Diretórios de primeiro nível.
  • a. (errada) é só fazer o teste.... crie uma pasta com nome X e dentro dela outra pasta com nome de X, com certeza dará certo.
    b. (errada) esta função é da ULA, a UC controla e gerencia a CPU;
    c. (errada) longon é feito pelo menu principal; Já no painel de controle, entre outras funções, será possível gerenciar as contas dos usuários;
    d. correta;
    e. (erraaaaaada) nunca! nunca! nunca! coitado do windows!
  • Não entendi nada  nada sobre a D e a E. Alguém pode explicar por favor? mande messagem se possível!
    Obrigada!
  • Letra D. Na letra A podemos ter pastas (diretórios) e sub-pastas (sub-diretórios) com o mesmo nome, como C:\A\A\A\A\A\A por exemplo. Na letra B, a unidade de controle controla os registradores da unidade de registradores, que armazenam os valores operados pela unidade lógico aritmética. Na letra C, o item Contas de Usuário é para gerenciamento das contas, não para o logon, realizado efetivamente pelo winlogon.exe. Na letra E, simples, o Windows é um sistema operacional, sendo editores de textos e imagens aplicativos executados sobre a plataforma do sistema operacional. Detalhando a letra D: o hardware é a parte física. O software é a parte virtual. O software pode ser um sistema operacional ou aplicações. O sistema operacional se comunica com o hardware através dos drivers de dispositivos. E com esta comunicação estabelecida, os aplicativos podem operar corretamente.
  • ...assegurar que recursos físicos apropriados do sistema estejam disponíveis (sob o ponto de vista lógico!) quando necessários...

  • Brincadei uma questão dessa. recursos físicos????????????????????????????????


ID
121282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de conceitos de informática e de componentes de computadores, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Uma EPROM, ou erasable programmable read-only memory, é um tipo de chip de memória de computador que mantém seus dados quando a energia é desligada. Em outras palavras, é não-volátil. Uma EPROM é programada por um dispositivo eletrônico que dá voltagens maiores do que os usados normalmente em circuitos elétricos.
  • a. (errada) EPROM é um tipo de memória ROM, logo, não é volátil, porém programável através de luz ultravioleta;b. (errada) o mouse é sim um dipositivo de entrada, no entanto memória não é dispositivo nem de entrada nem de saída;c. (errada) quem cria a memória virtual no HD é o Sistema Operacional; outro erro foi dizer que o acesso a memória virtual é mais rápido que o acesso da cache, é ao contrário; d. correta!e. (errada) a capacidade de memória de um processador geralmente é maior que a memória real, por isso a utilização da memória virtual;
  • É importante considerar que o Word permite recuperação de dados que foram digitados nos últimos 10 min (esse tempo pode ser alterado), pois ele salva automaticamente. A questão está correta pois traz a informação "enquanto não for salvo", que inclui o salvamento automático.
  • Letra D. Na letra A a EPROM é memória não-volátil. Na letra B a memória EPROM não é um periférico de entrada de dados. Na letra C a memória virtual é criada pelo sistema operacional, sendo o arquivo de paginação criado no disco rígido, que possui tempo de acesso maior. Na letra E a memória cache é pequena, rápida e cara, e jamais será maior que a memória virtual (grande, lenta e barata, no disco rígido).
  • Olá!

    Memória Virtual: recurso gerenciado pelo SISTEMA OPERACIONAL para utilizar um espaço determinado no HD como complemento à memória principal (RAM). Permite o uso de mais programas do que aqueles que seria possível usar só com a RAM, mas é bem mais lento, porque usa o BARRAMENTO e o ACESSO AO DISCO DO HD.

    Memória Cache (intermediária): personagem "no meio" da comunicação entre o processador (CPU) e a memória principal (RAM). A cache fica DENTRO DO PROCESSADOR - dentro do mesmo corpo que traz a CPU - e serve como intermediária entre a CPU e a RAM. Ela é RAM estática e é MUITO MAIS RÁPIDA que a RAM principal, que é dita dinâmica. Na cache são guardadas as informações mais usadas. Quem decide o que será copiado para lá é a CPU. *** Cache vem do francês e significa escondida, ou seja, nenhum programador sabe o que tem nela.

    Muito obrigada, Natália.

  • Letra A: A a EPROM é memória não-volátil.

    Letra B: a memória EPROM não é um periférico de entrada de dados.

    Letra C: a memória virtual é criada pelo sistema operacional, sendo o arquivo de paginação criado no disco rígido, que possui tempo de acesso maior.

    Letra D: GABARITO

    Letra E: A memória cache é pequena, rápida e cara, e jamais será maior que a memória virtual (grande, lenta e barata, no disco rígido).

     

    FONTE: FERNANDO NISHIMURA

  • Fiquei na dúvida em relação a D, uma vez que o Word cria arquivos temporários para auxiliar recuperação do trabalho não salvo em casos de desligamento do computador. Serão perdidos é uma afirmativa muito forte.

  • Letra D


    Na letra A a EPROM é memória não-volátil.


    Na letra B a memória EPROM não é um periférico de entrada de dados.


    Na letra C a memória virtual é criada pelo sistema operacional, sendo o arquivo de paginação criado no disco rígido, que possui tempo de acesso maior.


    Na letra E a memória cache é pequena, rápida e cara, e jamais será maior que a memória virtual (grande, lenta e barata, no disco rígido).

  • Uma EPROM, ou erasable programmable read-only memory, é um tipo de chip de memória de computador que mantém seus dados quando a energia é desligada. Em outras palavras, é não-volátil. Uma EPROM é programada por um dispositivo eletrônico que dá voltagens maiores do que os usados normalmente em circuitos elétricos.

    D - CORRETA.

    O mouse é um dispositivo de entrada de dados, mas a memória ROM não é.


ID
121285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quanto a conceitos e características do sistema Linux, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A)ERRADA. O Linux é multiusuário (vários usuários logados) e multitarefa (vários jobs rodando ao mesmo tempo).B)ERRADA. O Linux tem suporte nativo a redes TCP/IP.C)ERRADA. É nativo ao LINUX a execução de programas em segundo plano, permitindo o usuário realizar outras tarefas/jobs. (multitarefa).D)CERTA.E)ERRADA. A sintaxe do comando para que isso ocorra é "USERDEL -r [USUARIO]"
  • Este diretório contém os modelos de arquivos .bash_profile e .bashrc que serão copiados para o diretório pessoal dos usuários no momento que for criada uma conta no sistema. Desta forma você não precisará configurar estes arquivos separadamente para cada usuário.
  • Caramba, estudando Linux há um tempo e nem sabia que existia o diretório /etc/skel.

     

    Vamos na fé.

  • GABARITO D!

    Diretório /etc/skel

    Este diretório contém os modelos de arquivos .bash_profile e .bashrc que serão copiados para o diretório pessoal dos usuários no momento que for criada uma conta no sistema. Desta forma você não precisará configurar estes arquivos separadamente para cada usuário.

    fonte: wikibooks

  • Vocês pararam pra observar a posição da barra?


ID
121288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito de conceitos e características do sistema Linux.

Alternativas
Comentários
  • A)CERTA.B)ERRADA. O comando CD significa Change Directory e serve para mudar de diretório. Para listar conteúdos de diretórios, usa-se o comando LS, que significa list.C)ERRADA. O comando PWD quando executado mostra em qual diretório (caminho) o usuário está.D)ERRADA. Na referência 664, temos;primeiro 6 refere-se ao dono do arquivo -> atribui valores 110 (permissão para ler, gravar mas não executar)segundo 6 refere-se ao grupo do arquivo -> atribui as mesmas permissões anteriores.O 4 refere-se aos demais usuários do sistema -> atribui valores 100 (permissão APENAS para ler)E)ERRADA. Com esta sintaxe, o sistema irá atribuir um ID aleatório e não há regramento para seja maior que 500. Também não incluirá o usuário em um grupo específico pois seria necessário acrescentar ao comando o -g (group).
  • a) O sistema de arquivos do Linux é organizado em uma hierarquia de diretórios que inclui /bin, /dev e /etc. No diretório /bin, encontram-se diversos comandos Linux, como ls, sort, date e chmod. CORRETO /bin - Guarda alguns executáveis do sistema como por exemplo: ln, mkdir, cat, rm, mount, date, ... /etc - guarda todos os arquivos de configuração do sistema. b) Os comandos mkdir e cd permitem, respectivamente, criar um diretório e listar os conteúdos de um diretório. ERRADO mkdir - A descrição está correta (cria diretórios). cd - MUDA DE DIRETÓRIO, pois o comando que lista o conteúdo de um diretório é: ls  c) O comando pwd permite mudar de diretório corrente. ERRADO pwd - (print working directory)Mostra nome e caminho do diretório atual / Exibe o diretório que o usuário está, pois para mudar de diretório o comando é: cd d) Por meio do comando chmod 664 arquivo.txt, permite-se que o arquivo.txt seja lido e gravado por todos os usuários do sistema. ERRADO ESSA FOI PRA DERRUBAR!!! Esse comando altera a permissão de um usuário para o arquivo.txt e) Ao ser executado no Linux, o comando useradd usuário1 cria, para um usuário, uma entrada no arquivo /etc/passwd com uma senha genérica, atribui uma ID com número maior que 500, e também inclui o usuário no grupo apropriado. ERRADO Não existe mínimo para o ID.

     

  • GABARITO A. 

    Comandos em azul que se encontra dentro do diretório bin:

     

    bin: aqui se encontram os programas mais importantes; contém arquivos programas do sistema que são usados com freqüência pelos usuários.

            -chmod muda a proteção de um arquivo ou diretório ou permissão de acesso

            - ls lista todos os arquivos

             -Sort: organiza as linhas de um arquivo por ordem numérica ou alfabética.

             -Date: permite ver e configurar a data e hora no sistema

             

     

    dev: controles/arquivos para todos os dispositivos de entrada e saída; (disquete, hd, cd, modem)

     

    etc: arquivos de configuração dos mais diversos aplicativos, também a configuração básica;

    Referente a letra D:

    0 : --- (nenhuma permissão)

    1 : --x (somente execução)

    2 : -w- (somente escrita)

    3 : -wx (escrita e execução)

    4 : r-- (somente leitura)

    5 : r-x (leitura e execução)

    6 : rw- (leitura e escrita)

    7 : rwx (leitura, escrita e execução)

    664 (leitura e escrita) (leitura e escrita) (somente leitura)

    pode ser lido por todos, mas gravado não há permissão pra nenhum dos três.

  • Esquema do comando chmod:

    U /G /O

    r w x /r w x /r w x

    0= 0 0 0 /0 0 0 /0 0 0

    1= 0 0 1 /0 0 1 /0 0 1

    2= 0 1 0 /0 1 0 /0 1 0

    3= 0 1 1 /0 1 1 /0 1 1

    4= 1 0 0 /1 0 0 /1 0 0

    5= 1 0 1 /1 0 1 /1 0 1

    6= 1 1 0 /1 1 0 /1 1 0

    7= 1 1 1 /1 1 1 /1 1 1

    `Para entender o que estou dizendo, tem que, antes de mais nada, conhecer o básico do linux para saber o que são comandos e o significado de cada letra dessas (U,G,O, r,w,x).

    MUITOS devem achar difícil esse comando (assim como eu), o que não deixa de ser verdade.

    Mas se vc souber essa tabela de cabeça e se uma questão sobre esse comando cair na sua prova, pode ter certeza que há uma grande possibilidade de vc sair em vantagem com relação ao seu concorrente.

    É difícil, colegas; mas não impossível.

  • Em relação a b e c ...

    mkdir >>> cria um diretório

    cd >>>navegar no diretório

     Pwd>>>caminho do diretório atual ,ou seja, onde você está .

  • Hierárquico??????

  • COMANDOS

    CAT = MOSTRA O CONTEÚDO DE UM ARQUIVO E CONCATENA ARQUIVOS

    CAL= EXIBE UM CALENDÁRIO

    CD:DIRETORIO = ABRE UM DIRETÓRIO

    CHMOD= COMANDO PARA ALTERAR AS ´PERMISSÕES DE ARQUIVOS E DIRETÓRIOS

    GREP= PROCURA POR UM TEXTO DENTRO DE UM ARQUIVO

    IS= LISTA OS ARQUIVOS E DIRETÓRIOS DA PASTA ATUAL

    IN=CRIA LINKS

    PASSWD= ALTERA SUA SENHA

    PS=MOSTRA PROCESSOS EM EXECUÇÃO

    RM:ARQUIVO= APAGA ARQUIVO ESPECIFICADO

  • /bin à Armazena os binários essências do sistema

    BIN = Bin Laden (faz oq? executa!) à diretório bin armazena arquivos EXECUTÁVEIS!


ID
121297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de segurança da informação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A- Firewall pode ser definidido como uma barreira de proteção, que controla o tráfego de dados entre seu computador e a Internet (ou entre a rede onde seu computador está instalado e a Internet). Seu objetivo é permitir somente a transmissão e a recepção de dados autorizados. Existem firewalls baseados na combinação de hardware e software e firewalls baseados somente em software. http://www.infowester.com/firewall.php
  • Em computação, phishing é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir informações sigilosas, tais como senhas e números de cartão de crédito, ao se fazer passar como uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial, como um correio ou uma mensagem instantânea. Na prática do Phishing surgem artimanhas cada vez mais sofisticadas para "pescar" (do inglês fish) as informações sigilosas dos usuários.Trojan Horse ou Cavalo de Troia é um programa que age como a lenda do Cavalo de Troia, entrando no computador e liberando uma porta para um possível invasão e é fácil de ser enviado, é só clicar no ID do computador e enviar para qualquer outro computador.warms?Vermes (Worms): Os vermes digitais são semelhantes aos vírus, mas não dependem de hospedeiros para replicarem-se. Eles modificam a operação do sistemaoperacional do computador infectado para serem inicializados comoparte do processo de boot.
  • a) Firewall existe na forma de software e hardware, ou na combinação de ambos (neste caso, normalmente é chamado de "appliance"). É um programa que cria uma barreira de proteção contra invasores. Um firewall pode bloquear as comunicações por diversos critérios previamente estabelecidos.

    b) é Worms, nao warms. Firewall é um agente de segurança.

  • Alguém sabe porque a questão foi anulada? 
  • GABARITO: ANULADA

    JUSTIFICATIVA DA BANCA: Existem firewalls baseados na combinação de hardware e software e firewalls baseados somente em software. Diante disso, opta-se pela anulação da questão

  • Fala o que vc quer Cebraspe, minha filha!

    Uma hora é anulada outra é certa, me ajuda ai!


ID
121300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de conceitos relacionados à Internet e intranet, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • resposta D----Windows Internet Explorer, também conhecido pelas abreviações IE, MSIE ou WinIE, é um navegador de internet de licença proprietária produzido inicialmente pela Microsoft em 23 de agosto de 1995. É o navegador mais usado nos dias de hoje.O Internet Explorer é um componente integrado das versões mais recentes do Microsoft Windows. Está disponível como um produto gratuito separado para as versões mais antigas do sistema operacional.vale lembrar:Uma intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet. Consequentemente, todos os conceitos da última aplicam-se também numa intranet, como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor.Resumidamente, o conceito de intranet pode ser interpretado como "uma versão privada da Internet", ou uma mini-Internet confinada a uma organização.
  • a. (errada) totalmente errada!!! primeiro que a base para a intranet é a estrutura da internet, inclusive utiliza o mesmo pacote de protocolos TCP-IP; em segundo, por ser uma rede privada, a intranet com certeza irá possuir informações exclusivas que não poderão ser encontradas na internet.
    b. (errada) a intranet pode ser instalada em empresas de qualquer porte e outra que não é a intranet que dá acesso ilimitado a internet, esta seria a função de algum pacote contratado de provedores.
    c. (errada) a tecnologia da intranet é a mesma da internet, inclusive o pacote de protocolo utilizado, TCP-IP; o protocolo mencionado, IPv6, é somente uma nova versão do IP que ao invés de utilizar endereços de 28 bits, utiliza endereços de 128 bits.
    d. Correta!!
    e. (errada) tudo correto, só o finalzinho que esta errado, pois o recurso filtro de phishing não sera automaticamente desabilitado por ser instalados anti-vírus, o usuário terá que ir no botão SEGURANÇA do IE e desativá-lo. 
  • Comentando:

    a) A Intranet é uma rede privada, sendo essa sua principal diferença em relação à internet

    b) A Intranet não tem qualquer vinculação com o porte da empresa, podendo ser instalada mesmo em empresas de pequeno porte. Obviamente é mais comum em grades empresas tendo em vista que facilita a comunicação entre os vários setores da instituição.

    c) As tecnologias utilizadadas na intranet e na internet são as mesmas.

    d) Correto.

    e) O Antiphishing do IE7 não é desabilitado automaticamente ao se instalar um antivírus.

  • Questão similar que aborda o assunto da letra A:

     

    4. (CESPE/2010/UERN/Técnico de Nível Superior-Adaptada) A
    intranet é uma rede pública que, embora use tecnologia diferente, contém as
    mesmas informações da Internet.

     

    Comentários:


    A intranet é uma rede privada que usa a mesma tecnologia da Internet.
    Certamente não possui as mesmas informações da Internet.

     

    GABARITO: item ERRADO.
     

  • Outra questão similar que aborda agora o assunto da letra B da questão acima.

     

     

    5. (CESPE/2010/UERN/Técnico de Nível Superior-Adaptada) Intranet
    é uma rede de comunicação que somente pode ser instalada em uma empresa
    de grande porte, porque oferece acesso ilimitado à Internet.

     

    Comentários:

     


    A intranet pode ser instalada em qualquer empresa (até mesmo em uma
    residência). Basta configurar a rede adequadamente. Além disso, não tem nada
    de acesso ilimitado à Internet.


    GABARITO: item ERRADO.
     

  • atraves das abas


ID
121303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito do Microsoft Outlook 2007, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • CcCc é uma abreviação de com cópia. Se, em uma mensagem, você adicionar o nome de um destinatário nesta caixa, uma cópia da mensagem será enviada a esse destinatário e o nome do destinatário ficará visível para os outros destinatários da mensagem.CcoCco é a abreviação de com cópia oculta. Se, em uma mensagem, você adicionar o nome de um destinatário nesta caixa, uma cópia da mensagem será enviada a esse destinatário e o nome do destinatário não ficará visível para os outros destinatários da mensagem. Se a caixa Cco não estiver visível quando uma nova mensagem for criada, você poderá adicioná-la.bons estudos-----
  • CCO é a cópia carbono oculta, como o nome indica ela serve para ocultar o destinatário, não tem relação nenhuma com criptografia.

    O Outllook também usa o IMAP.

    O SMTP é para o envio e não para descarregar.
  • Letra D.

    A) Cc e Cco faz referencia a destinátarios. Cc (Msg com cópia para....) e Cco(Msg com cópia oculta para...). E não com criptografia.
    B) Não é criada pelo usuário.
    C) POP3 ou POP(recebimento) e SMTP(envio)
    E) POP ou POP3, e não SMTP.


  • No Outlook 2010 as caixas entrada e saída podem ser renomeadas?
  • Letra D. A letra A está errada, porque o campo CCO é para enviar a mensagem como cópia oculta, e o endereço não será mostrado para os outros destinatários. A letra B está errada, pois não existe a caixa Destino. A letra C está errada, porque ele pode usar SMTP, POP3 e IMAP4 como protocolos. A letra E está errada, porque SMTP é para envio, sendo o POP3 para o recebimento de mensagens.

  • Lembrar: As pastas Caixa de entrada e Caixa de saída não podem ser excluídas ou renomeadas.

  • Minha contribuição.

    Para / Cc / Cco

    A principal diferença entre elas está na visualização dos e-mails

    Para

    É o destinatário principal para quem você quer enviar o e-mail. O e-mail pode ser mandado para mais pessoas mas todos na lista saberão quem recebeu o e-mail. A opção Para é indicado para envio de assunto especifico para uma pessoa.

    ______________________________________________________________________________________________

    Cc

    A sigla significa “Com Cópia”.

    Se seu e-mail é para mais de uma pessoa o Cc é uma boa opção. Quem recebe a mensagem em “Cc”, ela aparecerá na caixa de entrada do seu e-mail como na opção “Para”. A diferença está em quem você irá endereçar no corpo do seu e-mail, se é para uma pessoa específica ou para um grupo, que neste caso a opção Cc é uma boa opção. Nesta opção, todos que receberam a cópia conseguirão ver o nome ou e-mail de todos que receberam a mensagem.

    ______________________________________________________________________________________________

    Cco

    A sigla significa “Cópia Oculta”. Ele também é uma cópia porém, oculta o e-mail de todas as outras pessoas que também receberam uma cópia… ou seja, os destinatários não enxergarão o nome ou e-mail das pessoas, que também receberam a mensagem.

    Fonte: informaticaaoseualcance.com

    Abraço!!!


ID
121309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito do ambiente BrOffice.org, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Correta alternativa A

    b) O símbolo representado pelo binóculo tem a mesma função tanto no Writer como no Calc, localizar e substituir.

    c) Os documentos elaborados no Writer podem ser armazenados em arquivos nos formatos HTML e PDF, bem como em outros formatos (incluindo .doc) através do menu: Arquivo = salvar como = tipo.

  • b) a figura que mais parece um relógio   tem função de navegador  que permite percorrer  pelo documento ( um dos pontos que tornam a alternativa b) errada)
  • Oi gente!
    E a letra D? Alguém sabe onde está o erro?!
    Eu achava que estava em "gráficos vetoriais", mas, pelo que pesquisei,  eles tanto podem ser criados no Draw quanto no Impress.
    Então, o erro deve ser "objetos em três dimensões", né?!
  • Sabrina, acredito que a intenção do examinador, no item D), era se referir ao Draw mesmo! Gráficos vetoriais e objetos em 3D são características marcantes desse aplicativo!
    Abraço, força e foco!
  • puts comentarios de 2010/2013

    e eu aqui em 2018.

    kkkkk

  • Tá fraco de comentário por aqui... buaaaa!

     


ID
121312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito do Windows Vista, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém por gentileza poderia me explicar o porquê da assertiva?

  • Pelo que entendi:

    A
    - Errada, depende do usuário sim, obter um programa antivírus(gratuito ou shareware), um antispyware(ou outro) e atualizá-los.
    B - Errada - Dois antivirus podem estar instalados no computador, sem problema nenhum. Porém não é recomendado, pois podem atrapalhar um ao outro, devido à diferenças nos mecanismos de detecção de vírus desenvolvidos por cada fabricante, comprometendo a segurança do computador.
    C - Errada - O Windows Defender é um programa gratuito que ajuda a proteger seu computador contra pop-ups, baixa performance e ameaças de segurança causadas por spywares e outros softwares indesejados.
    Logo, não é um antivírus, mas um anti-spyware pois ele só bloqueaia programas maliciosos que invadem o pc em busca de seu perfil de navegação, diferente do anti-vírus que protege contra ameaças mais perigosas(como trojan horses) e faz varreduras.
    D - Errada - Quando nem a memória virtual e a cache colaboram, o computador trava...
    E - Correta - Índice de experiência é uma nota que seu computador recebe pelo windows, que para tanto analisa desempenho da memória, processador, etc. É possível ver até mesmo os pontos de cada componente. Seria como um boletim de notas escolar, em que se faz necessário melhorar ou substituir componentes
  • Letra E. A letra A está errada porque o usuário decide na primeira detecção como o sistema de proteção se comportará a partir de então. A letra B está errada porque podemos ter vários programas antivírus, desde que sejam compatíveis entre si, sem a intromissão do sistema operacional. A letra C está errada porque Windows Defender só se tornou antivírus no Windows 8, até então era apenas antispyware. A letra D está errada porque os programas não são finalizados por decisão do sistema operacional. A questão é válida para todas as versões do Windows.

  • A partir do do Windows 8 o Windows Defender passou a ser antivírus.

    No Windows 10 o Windows Defender está ativado protegendo o computador, composto de: Antispyware, Antivírus e Firewall (UTM). Ele será desativado automaticamente se instalar outro aplicativo de antivírus.

    O antivírus Defender por ser acionada na forma:

    Full: varredura completa.

    Quick Scan: varredura somente arquivos em locais com maior probabilidade de infecção. 

  • Vai dar certo!!!!!!!!!!


ID
121315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ainda a respeito do Windows Vista, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Item A - Errado - O Windows Explore não foi desenvolvido para o Vista. É um gerenciador de arquivos presente em boa parte das versões do Windows

    Item B - Errado - Controle dos Pais serve para ajudar a gerenciar o modo como as crianças usam o computador. Por exemplo, pode ser definir limites no acesso das crianças à Web, os horários em que elas podem fazer logon no computador, bem como os jogos que podem participar e os programas que podem executar. (Site oficial da Windows) - Não tem relação com itens excluidos

    Item C - Certo

    Item D - Errado - No Vista o Windows explore pode ser acessado de qualquer "pasta" aberta

    Item E - Errado - Não abre uma janela do Windows Explore

     

  • Letra C. A letra A está errada porque o Windows Explorer existe desde o Windows 95. A letra B está errada porque é a Lixeira o local onde estão os arquivos ou pastas excluídos. A letra D está errada porque podemos acessar pelo atalho Win+E, pelo menu Iniciar, pelo Computador, e até pelos aplicativos em execução. A letra E está errada porque será aberta apenas uma caixa de diálogo, e não uma janela. Caixa de diálogo não possui Minimizar/Maximizar/Restaurar/Fechar como uma janela.


ID
121318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de conceitos de Internet, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ftp - transferencia de arquivoshttp - permite a visualizacao das paginas webO UDP é o protocolo irmão do TCP. A diferença básica entre os dois é que o TCP é um protocolo orientado à conexão, que inclui vários mecanismos para iniciar e encerrar a conexão, negociar tamanhos de pacotes e permitir a retransmissão de pacotescorrompidos. No TCP tudo isso é feito com muito cuidado, para garantir que os dados realmente cheguem inalterados, apesar de todos os problemas que possam existir na conexão. O lema é "transmitir com segurança" O UDP por sua vez é uma espécie de irmãoadolescente do TCP, feito para transmitir dados pouco sensíveis, como streaming de áudio e vídeo. No UDP não existe checagem de nada, nem confirmação alguma. Os dados são transmitidos apenas uma vez, incluindo apenas um frágil sistema de CRC. Os pacotesque cheguem corrompidos são simplesmente descartados, sem que o emissor sequer saiba do problema. A idéia é justamente transmitir dados com o maior desempenho possível, eliminando dos pacotes quase tudo que não sejam dados em sí. Apesar da pressa, o UDPtem seus méritos, afinal você não gostaria que quadros fantasmas ficassem sendo exibidos no meio de um vídeo, muito menos se isso ainda por cima causasse uma considerável perda de performance. Em geral, os programas que utilizam portas UDP recorrem tambémà uma porta TCP para enviar as requisições de dados a serem enviados e também para checar periódicamente se o cliente ainda está online.
  • a. (errada) o conjunto de protocolos utilizados pela internet faz parte de sua sistemática de funcionamento independentemente da forma de acesso, no caso, discada ou ADSL.b. Correta!!c. (errada) exatamente ao contrário. O protocolo FTP (portas 20-21) transfere arquivos utilizando-se o protocolo TCP (orientado a conecção), diferente do TFTP (porta 69) que utiliza o protocolo UDP para realizar tal função, tornando-se um modo de transfêrencia sem garantia.d. (errada) que migué!!! aceita outros com certeza, por exemplo, o FireFox.e. (errada) os protocolos TCP e UDP estão na camada de Transporte, logo, são responsáveis por transportes, com garantia ou sem garantia, respectivamente.
  • Comentando:

    a) Os protocolos de internet estão presentes independentemente da largura de banda da conexão. Afinal de contas eles são imprescindíveis às funções da Internet

    b) Correto. Bastam alguns poucos minutos conectado em cada uma delas para percebe a gritante diferença que existe em suas velocidades de conexão.

    c) É exatamente o contrário. O FTP (File Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de arquivos) é que cuida da transferência de arquivos enquanto o HTTP (Hypertext Transfer Protocol ou Protocolo de transferência de Hipertexto) é aquele que, por ser o responsável pela transferência de conteúdo permite a visualização de páginas da web através de um browser

    d) Errado. Basta testar em casa ou qualquer lan house. A própria experiência prática nos mostra que há inúmeros outros navegadores disponíveis

    e) Errado. Atuam ambos na camada de transporte do TCP/IP, sendo então responsáveis por transferências de dados.

  • Só para complementar...

    O TCP garante a entrega dos pacotes de mensagens.
    Já o UDP não garante a entrega.


    valeu!!!
  • Para quem já teve internet discada e, também, banda larga em casa, responde essa questão facilmente!
  • ALTERNATIVA CORRETA: LETRA B

    A velocidade de transmissão via conexão discada chega a, no máximo, 56 bps. Já na conexão via banda larga a velocidade é superior a 56 bps.
  • Letra a) Errado. Os protocolos da Internet existem independente da
    forma de conexão. Sem eles, a comunicação não será possível.
    Letra b) Certo. Este é o gabarito da questão. A velocidade na banda
    larga é muito superior à conexão discada.
    Letra c) Não. Os conceitos estão invertidos.
    Letra d) Errado. Existem vários outros navegadores compatíveis com
    o Windows (exemplos: Mozilla Firefox, Chrome, Opera).
    Letra e) Errado. Os protocolos citados são da camada de transporte.
    Quem possibilita a comunicação, sendo pragmático, é o protocolo IP.
    O protocolo para transferência de arquivos é o FTP.
    GABARITO: item B.
  • Outra questão abordando o assunto da letra C, veja:

     

    10. (CESPE/2010/UERN/Técnico de Nível Superior/Adaptada-C) FTP
    (file transfer protocol) é o protocolo que permite visualizar as páginas da Web,
    enquanto HTTP (hypertext transfer protocol) é um protocolo de transferência de
    arquivos.


    Comentários:


    Os conceitos estão invertidos. O FTP é um protocolo para transferência de
    arquivos e o HTTP é um protocolo que permite visualizar páginas da WEB.
    O interessante aqui, e que confunde muita gente, é que tudo na Internet, ou
    melhor, em qualquer rede, trata-se de transferência de dados.

    Certamente, muitos destes dados estão armazenados em arquivos e assim serão
    transmitidos.


    Por exemplo, no caso do HTTP e FTP, ambos transferem arquivos, mas com
    objetivos diferentes! O FTP busca a própria transferência de arquivos, enquanto
    o HTTP é especializado em arquivos do tipo Hipertexto.

     

    GABARITO: item ERRADO.
     


ID
121321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de segurança da informação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A Segurança da Informação se refere à proteção existente sobre as informações de uma determinada empresa ou pessoa, isto é, aplica-se tanto as informações corporativas quanto às pessoais. Entende-se por informação todo e qualquer conteúdo ou dado que tenha valor para alguma organização ou pessoa. Ela pode estar guardada para uso restrito ou exposta ao público para consulta ou aquisição.Os atributos básicos (segundo os padrões internacionais) são os seguintes:Confidencialidade - propriedade que limita o acesso a informação tão somente às entidades legítimas, ou seja, àquelas autorizadas pelo proprietário da informação. Integridade - propriedade que garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação, incluindo controle de mudanças e garantia do seu ciclo de vida (nascimento,manutenção e destruição). Disponibilidade - propriedade que garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja, por aqueles usuários autorizados pelo proprietário da informação.
  • A alternativa A estava linda!!! Por pouco eu caio.

  • Não consegui perceber o erro da alternativa A!!!!! Alguém poderia comentar a respeito???????? Desde já agradeço!!!!
  • Também não entendi qual é o erro da letra A :S
  • Nem sempre é vantajoso investir num sistema de segurança da informação, pode ser que o sistema de segurança tenha um custo maior do que o valor da informação a ser protegida.
  • Letra B. No item A percebemos que é impossível que um sistema seja inviolável, dadas as notícias de invasão de sistemas. No item C, a garantia de exatidão é dada pela criptografia. No item D, a privacidade é, em primeira instância, inviolável. No item E, restrições podem ser aplicadas, porém da forma como está proposto, está incorreto.
  • O erro da letra '' A'' é  falar que são invioláveis.
    não existe nada inviolável, quando se fala em segurança da informação, o máximo que vc pode fazer é dificultar.
    nenhum antivírus é totalmente seguro.Faço uma ressalva tb na letra '' E'', dentro do contexto da segurança da informação, não basta apenas vc investiver em técnologia, além disso tem que ter capacitação de pessoal '' a maioria dos erros ocorre por falha humana'', controle de entrada e saída de pessoas, através de
    crachás, biometria, leitura da íris do olho.
  • Acredito que a letra B esteja também errada, pois garantir algo em informática é meio complicado.

    Dentre as opções a alternativa B é a menos errada.

  • essa questão foi mal feita...toda empresa que pensa em garantir segurança da informação pensa em ter um sistema inviolavel e segura...a alternativa não falou que a segurança e inviolavel...isso e questão de interpretação...marquei a A por que a B faltou falar da disponibilidade...mas enfim.....o que vale e a resposta da banca e treinar mais e rezar pra banca não apelar pra interpretação...essa questão deveria ter sido anulada

  • Macete-> 

    Princípios da segurança da informação: "DICA Não"

     

    Disponibilidade: garante que os dados estarão disponíveis sempre que necessários.

    Integridade: Garante que os dados saiam do emissor e cheguem ao receptor de forma íntegra (sem modificações).

    Confiabilidade/Confidencialidade: Garantia de que os dados só serão acessados pelo dono da informação.

    Autenticidade: Garantia de que a informação que está sendo acessada ou repassada é aquela que se dez ser (autoridade certificadora).

     

    Não repúdio: Garante autenticidade e integridade.

  • Gabarito bem duvidoso, visto que realmente os sistemas de segurança da informação são projetados para serem seguros e invioláveis. porém, conseguir isso é algo "impossível" quando se fala em informática/internet

  • concordo com o Dyego. O objetivo de se ter uma segurança é que ela seja segura e inviolável. marquei também a A por isso. A invasão é feita depois por consequência de alguma falha. Questão que deveria ser anulada. Enfim, interpretação CESPIANA. Fazer o quê?

  • O erro da letra A (acredito eu) é que nem todos os sistemas sao invioláveis, ainda mais quando se fala de segurança da informação, nada é ABSOLUTAMENTE seguro, armazenem isso. e como comentou o colega andre > Nem sempre é vantajoso investir num sistema de segurança da informação, pode ser que o sistema de segurança tenha um custo maior do que o valor da informação a ser protegida.

  • O erro da alternativa A se dá por afirmar que TODOS os sistemas de segurança da informação são projetados para serem INVIOLÁVEIS, visto que na verdade alguns sistemas já são projetados para serem violados, servindo de isca para pegar o invasor, como é o caso da tática do Honey Pot.

  • ERRO DA C

    PEGADINHA CLÁSSICA: CONFIDENCIALIDADE X DISPONIBILIDADE A confidencialidade garante que a informação somente esteja acessível para usuários autorizados. Já a disponibilidade garante que a informação esteja disponível aos usuários autorizados sempre que necessário.


ID
121324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Na véspera do Natal de 2009, um grupo de brasileiros foi atacado na cidade de Albina, no Suriname. O ataque resultou em incêndios, saques e pelo menos 25 feridos. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O ataque teria sido uma retaliação à morte de um morador local. Um brasileiro teria assassinado na véspera de Natal, dia 24, um "marrom", como são conhecidos os surinameses quilombolas. O brasileiro está foragido. De acordo com o embaixador, as autoridades surinamesas estimam que entre 100 e 500 marrons tenham atacado os brasileiros em retaliação. De acordo com a embaixada, os brasileiros que vivem em Albina trabalham no garimpo de ouro, atividade proibida no Suriname, e vivem, em sua maioria, ilegalmente no país. Albina tem cerca de 10 mil habitantes e fica na fronteira do Suriname com a Guiana Francesa.fonte: globo g1
  •  Resposta: Letra d

    Hoje, há 18 000 brasileiros vivendo no Suriname. São, basicamente, prostitutas e garimpeiros que tentam a sorte em lavras de ouro mais produtivas que as existentes do lado de cá da fronteira. Depois da selvageria em Albina, a FAB mobilizou-se para retirar os brasileiros que querem sair do Suriname.

    Fonte: http://veja.abril.com.br/060110/terror-suriname-p-054.shtml


ID
121327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O IPCC (Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas), organismo ligado às Organizações das Nações Unidas, teve a sua credibilidade abalada por equívoco em relatório sobre o aquecimento do planeta. Acerca desse equívoco, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ONU admite erro sobre derretimento no Himalaia


  • Resposta: Letra a

    Presidente do IPCC pede desculpas por erro sobre geleiras do Himalaia

    O principal líder do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) foi obrigado a pedir desculpas pela inclusão, no relatório de 2007, de que havia uma chance "muito alta" de que as geleiras desaparecessem do Himalaia em 2035.

    Rajendra Pachauri, presidente do IPCC, reconheceu que "os padrões claros e bem-estabelecidos de evidências apontam que procedimentos da IPCC não foram aplicados apropriadamente" quando a citação sobre o Himalaia foi inclusa nas 900 páginas de avaliação sobre os impactos da mudança climática.

    Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u682750.shtml

     


ID
121330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As relações diplomáticas entre Brasil e Colômbia foram afetadas pela influência americana nos assuntos desse país vizinho ao Brasil. Com relação a esse mal-estar diplomático, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Colômbia e Estados Unidos assinaram nesta sexta (30) o polêmico acordo que permite o acesso de militares norte-americanos a sete bases colombianas para realização de operações contra o narcotráfico e terrorismo.

    O pacto foi firmado entre o chanceler colombiano, Jaime Bermúdez, e o embaixador norte-americano em Bogotá, William Brownfield.

    A decisão da Colômbia de assinar o convênio com Washington gerou polêmica na região e crítica dos presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, Evo Morales, da Bolívia, e Daniel Ortega, da Nicarágua.

    Atualmente 800 militares e 600 contratados norte-americanos possuem autorização para permanecer na Colômbia apoiando as operações contra o narcotráfico e a guerrilha esquerdista, número que se manterá com o convênio.

    Os Estados Unidos são o principal aliado da Colômbia na luta contra o narcotráfico e os grupos armados ilegais vinculados a essa atividade e desde o ano 2000 forneceu mais de US$ 6 bilhões (R$ 10,4 bilhões) a Bogotá.

     

    fonte:

    http://noticias.r7.com/internacional/noticias/colombia-e-eua-assinam-acordo-sobre-bases-militares-20091030-1.html


ID
121333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgada em 2009, traçou o perfil demográfico brasileiro e contribui com informações importantes para a elaboração de políticas públicas no Brasil. Quanto ao perfil demográfico brasileiro, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • BRASIL: POPULAÇÃO JOVEM EM TRANSIÇÃO PARA ADULTA.
  • Gabarito: B

     

    Em relação à estrutura da população brasileira, há uma tendência de aumento do percentual da população idosa, ou seja, estamos vivendo um envelhecimento da população. O percentual de adultos e idosos vem aumentando nas últimas décadas, enquanto o de criaças vem caindo ano a ano.

     

    Em 1980, 38,2% da população tinha até 14 anos e em 2010 essa taxa já era de 24%.


     

    Prof. Giovanni Mannarino
     


ID
121336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Graças a um intenso programa de erradicação do barbeiro na zona rural, a doença de Chagas parecia um problema superado. No entanto, a Sociedade Brasileira de Cardiologia está preocupada e pretende lançar uma cartilha para prevenção da doença. Acerca dessa doença, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A doença de Chagas constitui uma zoonose, produzida pelo protozoário Trypanosoma cruzi, majoritariamente transmitida por vetores, por via transfusional e por via congênita, que na atualidade, para determinadas situações epidemiológicas, tem demonstrado a sua capacidade de transmissão por via oral através do consumo de alimentos contaminados, provocando surtos de intoxicação alimentar pelo seu agente hemoflagelado.

    Embora se conheçam surtos deste tipo em diversos países, ambientes e localidades endêmicas, a Amazônia tem sido o ecossistema onde tal transmissão tem recolhido a maior freqüência e/ou visibilidade.

    Trata-se de uma forma da doença, com conhecida apresentação em forma de microepidemia, com casos graves e importante letalidade.

    No ano 2005, um surto registrado numa área turística do sul do Brasil concitou a atenção internacional como conseqüência de ter afetado a um grupo de turistas internacionais e de ter sido registrada alta morbidade e mortalidade.

    A importância que reveste este tema emergente, e as recomendações relacionadas ao estudo do tema emanadas da 1ª e 2ª Reunião da Iniciativa de Prevenção e Vigilância da Doença de Chagas na Amazônia - AMCHA (Manaus, 2004 e Caiena, 2005), estimulam a desenvolver entre técnicos e pesquisadores dedicados à doença de Chagas e inocuidade de alimentos, esta consulta técnica para traçar um posicionamento sobre a natureza e prevenção/controle desta variável de transmissão da infecção chagásica de alta morbidade e mortalidade.

    Fonte


ID
121339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Lançado no último dia 21/12/2009, o 3.º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH) é a terceira versão de um programa de direitos humanos do governo federal, sendo precedido pelo 1.º PNDH, de 1996, e pelo 2.º PNDH, de 2002. O lançamento do PNDH gerou polêmicas dentro e fora do governo.

Internet: (com adaptações).

A respeito desse documento e das reações provocadas nos diversos segmentos da sociedade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    A sugestão da criação de uma comissão da verdade para investigar abusos cometidos durante a ditadura causou desconforto aos integrantes das Forças Armadas.

  • "Após a publicação do decreto, os comandantes do Exército, general Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, ameaçaram pedir demissão caso o Lula não revogue alguns trechos do programa que cria a "Comissão da Verdade" para apurar torturas e desaparecimentos durante o regime militar (1964-1985)".

    Fonte

  • A alternativa “a” está errada. O 3º PNDH foi instituído pelo Decreto nº 7.037/09 ( e não por lei). A alternativa “b” é CORRETA, pois a sugestão da criação de uma comissão da verdade para investigar abusos cometidos durante a ditadura causou, segundo os meios de comunicação, desconforto aos integrantes das Forças Armadas. A alternativa “c” está errada, pois não existe sugestão no 3º PNDH de que as invasões de terra no campo deveriam ser criminalizadas. As alternativas “c” e “d” estão erradas, por não guardarem pertinência com o 3º PNDH.

    Resposta: Letra B


ID
121342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Entre os dias 7 e 14 de dezembro de 2009, aconteceu, em Copenhague, capital da Dinamarca, a 15.ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, mais conhecida como COP-15. No que concerne aos resultados dessa conferência, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    O documento final da conferência tem validade, mas não tem força de cumprimento obrigatório entre os signatários.


ID
121345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A fome, de acordo com relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação em outubro de 2009, continua a ser uma realidade para mais de um bilhão de habitantes do planeta. Com relação à segurança alimentar no mundo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A fome não é resultado de problemas na produção, mas da distribuição desigual de alimentos ???? Tá bom então, CESPE... Não seria "concentração desigual de renda" ? Enfim. Segue matéria sobre o assunto:

    Mais de um bilhão de pessoas, cerca de um sexto da população mundial, sofre com a subnutrição de acordo com o relatório anual da Organização das Nações Unidas (ONU) a respeito de segurança alimentar, divulgado nesta quarta-feira.

    O relatório elaborado pela FAO, a agência da ONU para alimentação e agricultura, afirma que o número de pessoas que sofre com a fome estava crescendo antes mesmo da crise econômica mundial, mas depois a situação piorou ainda mais.

    “A FAO estima que 1,02 bilhão de pessoas estão subnutridas no mundo todo em 2009″, diz o documento, divulgado na sede da organização, em Roma. “Isto representa mais pessoas com fome do que em qualquer outra época desde 1970 e uma piora das tendências que já estavam presentes antes mesmo da crise econômica.”

    “A meta da Cúpula Mundial sobre Alimentos (de 1996), de reduzir o número de pessoas subnutridas pela metade, para não mais do que 420 milhões até 2015, não será alcançada se as tendências que prevaleceram antes da crise continuarem”, acrescentou o relatório.

    A FAO afirma que as regiões da Ásia e Oceano Pacífico têm o maior número de pessoas subnutridas, 642 milhões, seguidas pela África Subsaariana, com 265 milhões de pessoas.

    No entanto, o relatório também afirma que alguns países apresentaram uma melhora dramática nos níveis de subnutrição desde 1990, incluindo Brasil, Vietnã, Arábia Saudita e México.

    Fonte

  • GABARITO: LETRA B

    Muitos discutem que o maior problema é a distribuição, e não a produção, pois a fome de parte da população é o resultado da distribuição desigual de alimento e da riqueza. Portanto, não haveria necessidade da produção de alimentos geneticamente modificados.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_gen%C3%A9tica
  • Essa é uma questão passível de anulação, pois o continente africano sofre com as mudanças climáticas e com a improdutividade de muitas regiões decorrida destas, o que traz o problemas para a PRODUÇÃO, e não apenas para a DISTRIBUIÇÃO.
    Atualmente, muitas áreas antes usadas para a produção de alimentos vêm sendo utilizadas na produção de outros gêneros para combustíveis orgânicos -ou bio combustíveis-, por exemplo.
  • A redação, redigida pelo site, da questão está errada.
    A alternativa B está correta pq na prova estava da seguinte forma:

    A fome não é resultado APENAS de problemas na produção, mas da distribuição desigual de alimentos.

ID
121348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A China adquire cada vez mais um papel de relevância na economia internacional. Isso, no entanto, não ocorre sem que haja conflitos com outros países. Quanto aos problemas enfrentados pela China no cenário econômico internacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • "Os Estados Unidos ameaçam penalizar a China, acusando o governo de manter a moeda artificialmente baixa para dar às empresas chinesas uma vantagem injusta no comércio internacional".

    Fonte

  • Enquanto isso o Banco Central americano tratou de desvalorizar a sua moeda tb!!! agora temos o dólar desvalorizado e o Yuan também!

  • Câmbio: não basta fazer queixa à OMC, tema é complexo

    O ministro da Fazenda Guido Mantega diz que a “guerra cambial” está se transformando em “guerra comercial”. O câmbio é uma parte importante da competitividade dos produtos de cada país. Tenho falado sempre da competição desleal da China, que tem o yuan desvalorizado artificialmente. Com isso, suas mercadorias têm capacidade de competição maior. Esse é um dos problemas da desordem das moedas. Os EUA, quando emitem muito dinheiro para tentar recuperar a economia, o dólar cai ainda mais. É um assunto complicado.

    A respeito dessa declaração de Mantega, não está claro como iria à Organização Mundial do Comércio (OMC). Pode reclamar da competição desleal da China em algum produto, pedindo, por exemplo, a criação de barreiras transitórias. Pode fazer uma queixa geral de que o comércio está ocorrendo deslealmente, mas contra quem exatamente? Os EUA têm um bom motivo para estar com a moeda desvalorizada, a crise; mas a China, não. A OMC é um dos fóruns onde o Brasil deve continuar discutindo esse assunto.

    Não basta fazer uma queixa na OMC. Não é que o brinquedo chinês esteja entrando aqui a preço barato, é muito mais complexo do que isso. E há setores que estão bem, porque os preços internacionais subiram, enquanto outros sentem a competição desleal. Essa história do câmbio vai continuar na pauta por algum tempo.

    Bons estudos!!


ID
121351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A UNESCO lançou em 19 de janeiro de 2010 o Relatório Monitoramento Global de Educação para Todos, o qual traz um retrato importante da educação no Brasil e no mundo. A respeito da situação educacional no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Oi, como faço para baixar todas estas questões em sequencia e imprimi-las?Estudar na tela do PC é muito desconfortável e não se pode fazer observações.
  • Letra D

    Apesar da melhoria da economia brasileira, ainda existem aproximadamente 14 milhões de adultos analfabetos no Brasil.

  • Resposta: Letra d

    Ipea: Brasil levará 20 anos para erradicar o analfabetismo

    BRASÍLIA - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) informou que uma estimativa registrada com base na Pnad 2008 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) aponta que o Brasil pode precisar de pelo menos 20 anos para conseguir erradicar o analfabetismo no país. - A exclusão brasileira vem de um período muito longo. Temos um problema de um passado de uma dívida social enorme - comenta o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Jorge Abraão.
    A taxa de analfabetismo, resumida pela definição internacional como a inabilidade de ler e escrever um bilhete simples, chega na população brasileira à casa dos 10%, o que representava, em 2008, aproximadamente 14 milhões de pessoas. A cifra é mais elevada que países sul-americanos, como Chile e Argentina, mas, nos últimos 16 anos, tem tido redução média anual de 0,45 ponto percentual.

    Fonte: http://direitoshumanos.etc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4959:ipea-brasil-levara-20-anos-para-erradicar-o-analfabetismo&catid=39:direito-a-educacao&Itemid=159


ID
121354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Quanto ao envolvimento do Brasil, e em particular do Rio Grande do Norte, na Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a cidade também foi cedida aos estados unidos para ser instalado um posto de observação.



    E) PEGADINHA( SOMENTE)
  • Nessa época meu bisavô trabalhou na Base Aérea de Natal, período muito bom em termos financeiros para ele kkk. Apesar de todo o sofrimento europeu na Guerra, no Brasil a 2ª Guerra trouxe muitas vantagens, especialmente para os nordestinos!

    Meu avô conta que o meu bisavô recebia baralhos seminovos constantemente! Que os estadunidenses quando abriam o baralho jogavam uma única vez e depois jogavam fora. Meu bisavô - esperto -, ao ver isso, pedia para ficar com os baralhos usados e depois os vendia na cidade, ganhou um dinheiro muito bom nisso!

  • Natal possui uma posição estratégica geográfica global muito importante. Fato este, fez a cidade receber as duas principais bases militares americanas durante a Segunda Guerrra Mundial: a Base Naval e Parnamirim Field - a época era a maior base da Força Aérea norte-americana em território estrangeiro.

    A cidade recebeu um contigente de 10.000 soldados norte-americanos para lutarem durante o conflito mundial.Este fato mudou radicalmente a até então pequena capital, que à época possuía 55.000 habitantes. Mais do que uma importante participação durante o conflito armado mundial, a influência cultural dos americanos marcaram para a sempre a cidade brasileira.

    Ao servir de apoio às tropas americanas que se dirigiam aos combates na Europa e África, Natal contribuiu, de forma, significativa, para o sucesso dos aliados. 

    O filme For All - O Trampolim da Vitória (1997) retrata a história de vários natalenses sob o contexto da chegada dos soldados americanos a Natal. 

    https://www.youtube.com/watch?v=T1IN3_aBIL0


ID
121357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Presépio era a Lapinha, auto popularíssimo representado no ciclo do Natal até Reis ou dias de fevereiro, quando havia a queima das palhinhas, as palhas da manjedoura onde o Menino Deus se agasalhava. Duas alas de pastorinhas com o zagal cantavam louvores à Natividade.

Luís da Câmara Cascudo. História da cidade de Natal. 2.ª ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL; Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1980, p. 296 (com adaptações).

Com relação aos aspectos culturais do Rio Grande do Norte, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A primeira vaquejada ocorrida no mundo, foi na cidade de Morada Nova no Ceará. O historiador Câmara cascudo diz que por volta de 1810  ainda não existia a vaquejada, mas já se tinha conhecimento de uma atividade parecida.

    Somente em 1874 apareceu o primeiro registro de informação sobre vaquejada. O escritor José de Alencar escreveu a respeito da "puxada de rabo de boi" no Ceará, mas não como sendo algo novo, ele deixou claro que a prática já ocorria anteriormente.
    Portanto não é uma manifestação folclórica recente.
    O congado ou congada é uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira, e não holandesa.
    As danças e simulações de combates dos fandangos, cheganças, marujadas e cavalhadas NÃO têm suas raízes nas lutas dos norte-riograndenses pela expulsão dos holandeses e franceses
  • Dança dos Cangaceiros ou Xaxado é uma dança popular brasileira originada no Sertão de Pernambuco.

     

    Foi muito praticada no passado pelo cangaço da região, em celebração às suas vitórias.

     

    O xaxado foi difundido como uma dança de guerra e entretenimento pelos cangaceiros, notoriamente do bando de Lampião, no início dos anos 1920, em Vila Bela, atual Serra Talhada. Na época, tornou-se popular em todos os bandos de cangaceiros espalhados pelos sertões nordestinos. Era uma dança exclusivamente masculina, por isso nunca foi considerada uma dança de salão, mesmo porque naquela época ainda não havia mulheres no cangaço. Faziam da arma a dama. Dançavam em fila indiana, o da frente, sempre o chefe do grupo, puxava os versos cantados e o restante do bando respondia em coro, com letras de insulto aos inimigos, lamentando mortes de companheiros ou enaltecendo suas aventuras e façanhas.

     

    A palavra xaxado é uma onomatopeia do barulho xa-xa-xa, que os dançarinos fazem ao arrastar as percatas (alpercatas) no chão durante a dança.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Xaxado


ID
121360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acerca dos aspectos históricos do Rio Grande do Norte, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Claramente a assertiva E:
    Conquista do Rio Grande do Norte

    A conquista do território potiguar foi uma tarefa extremamente árdua e difícil. Foi Manuel Mascarenhas Homem, capitão-mor de Pernambuco nomeado por D. Francisco de Souza (que era governador-geral do Brasil na época), que tomou as providências necessárias para a organização de uma grande expedição, que foi realizada com sucesso. Essa expedição era composta por sete navios e cinco caravelões.

    A Fortaleza da Barra do Rio Grande impunha respeito devido à sua beleza. Por isso, os holandeses, sabendo da importância de cunho estratégico daquele edifício militar, possuíam certo temor e começaram a recolher o maior número de informações para elaborar um plano eficaz para capturá-la. Em 1625, o capitão Uzel Johannes de Laet fez um reconhecimento, encontrando na Capitania do Rio Grande um engenho e muita criação de gado. Cinco anos mais tarde, de acordo com o notório historiador Luís da Câmara Cascudo, Adriano Verbo eio à capitania, com a "missão especial de ver, ouvir e cantar". Mas, mesmo assim, os flamengos tentaram tomar posse dessa fortaleza. Em 1631, o nativo Marcial se entregou ao Conselho Político do Brasil Holandês, com o objetivo: realizar alianças com os batavos. Esstes, por sua vez, organizaram uma expedição, onde conseguiram várias informações importantes que se encontravam em poder dos portugueses e que facilitaram, posteriormente, a conquista do Ceará. Esses documentos se encontravam com um português chamado João Pereira, que foi morto mais tarde.
    Continua no próximo comentário...
    Deus abençoe a todos... 

     

  • Algum tempo depois, os holandeses finalmente impuseram seu plano de conquistar o Rio Grande do Norte. O historiador Câmara Cascudo afirmq que "A 21 de dezembro de 1631 partiram do Recife quatorze navios, com dez companhias de soldados veteranos. Dois conselheiros da Companhia assumiram a direção suprema, Servaes Carpenter e Van Der Haghen. As tropas eram comandadas pelo Tenente-Coronel Hartman Godefrid Van Steyn-Gallefels. Combinaram desembarcar em Ponta Negra, três léguas ao sul de Natal, marchando sobre a cidade"". Entretanto, o capitão-mor Cipriano Pita Carneiro ordenou que seus liderados abrissem fogo contra os invasores, o que provocou a desistência dos holandeses em conquistar o Rio Grande do Norte. Por isso, diz-se que a primeira tentativa de conquista dos flamengos resultou em fracasso.

    Mais tarde, os holandeses voltaram a temer a conquista do Rio Grande do Norte, apresentando fortes resistências contra os defensores da Fortaleza da Barra do Rio Grande. Segundo versões, a Holanda temia conquistar o Rio Grande do Norte, pois o capturamento desta capitania era a solução definitiva para o abastecimento de carne bovina aos batavos. A Fortaleza da Barra possuía como sendo Pero Mendes de Gouveia como capitão-mor, mais um efetivado de apenas oitenta homens. Entretanto, o capitão-mor resolver abandonar as dunas localizadas próximas à fortaleza, contribuindo para que ali fosse instalada uma artilharia pelos seus inimigos, tornando a edificação um alvo de verdadeiros ataques. E foi exatamente isso o que aconteceu: a Fortaleza da Barra do Rio Grande foi destruída e o domínio holandês no Rio Grande do Norte se consolidou.

    Deus abençoe a todos... 

ID
121363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Quanto à história do Rio Grande do Norte durante os séculos XVI e XVII, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A:
    Conquista do Rio Grande do Norte

    A conquista do território potiguar foi uma tarefa extremamente árdua e difícil. Foi Manuel Mascarenhas Homem, capitão-mor de Pernambuco nomeado por D. Francisco de Souza (que era governador-geral do Brasil na época), que tomou as providências necessárias para a organização de uma grande expedição, que foi realizada com sucesso. Essa expedição era composta por sete navios e cinco caravelões.

    A Fortaleza da Barra do Rio Grande impunha respeito devido à sua beleza. Por isso, os holandeses, sabendo da importância de cunho estratégico daquele edifício militar, possuíam certo temor e começaram a recolher o maior número de informações para elaborar um plano eficaz para capturá-la. Em 1625, o capitão Uzel Johannes de Laet fez um reconhecimento, encontrando na Capitania do Rio Grande um engenho e muita criação de gado. Cinco anos mais tarde, de acordo com o notório historiador Luís da Câmara Cascudo, Adriano Verbo eio à capitania, com a "missão especial de ver, ouvir e cantar". Mas, mesmo assim, os flamengos tentaram tomar posse dessa fortaleza. Em 1631, o nativo Marcial se entregou ao Conselho Político do Brasil Holandês, com o objetivo: realizar alianças com os batavos. Esstes, por sua vez, organizaram uma expedição, onde conseguiram várias informações importantes que se encontravam em poder dos portugueses e que facilitaram, posteriormente, a conquista do Ceará. Esses documentos se encontravam com um português chamado João Pereira, que foi morto mais tarde.

    Continua no proximo comentário...
    Deus abençoe a todos... 

  • Algum tempo depois, os holandeses finalmente impuseram seu plano de conquistar o Rio Grande do Norte. O historiador Câmara Cascudo afirmq que "A 21 de dezembro de 1631 partiram do Recife quatorze navios, com dez companhias de soldados veteranos. Dois conselheiros da Companhia assumiram a direção suprema, Servaes Carpenter e Van Der Haghen. As tropas eram comandadas pelo Tenente-Coronel Hartman Godefrid Van Steyn-Gallefels. Combinaram desembarcar em Ponta Negra, três léguas ao sul de Natal, marchando sobre a cidade"". Entretanto, o capitão-mor Cipriano Pita Carneiro ordenou que seus liderados abrissem fogo contra os invasores, o que provocou a desistência dos holandeses em conquistar o Rio Grande do Norte. Por isso, diz-se que a primeira tentativa de conquista dos flamengos resultou em fracasso.

    Mais tarde, os holandeses voltaram a temer a conquista do Rio Grande do Norte, apresentando fortes resistências contra os defensores da Fortaleza da Barra do Rio Grande. Segundo versões, a Holanda temia conquistar o Rio Grande do Norte, pois o capturamento desta capitania era a solução definitiva para o abastecimento de carne bovina aos batavos. A Fortaleza da Barra possuía como sendo Pero Mendes de Gouveia como capitão-mor, mais um efetivado de apenas oitenta homens. Entretanto, o capitão-mor resolver abandonar as dunas localizadas próximas à fortaleza, contribuindo para que ali fosse instalada uma artilharia pelos seus inimigos, tornando a edificação um alvo de verdadeiros ataques. E foi exatamente isso o que aconteceu: a Fortaleza da Barra do Rio Grande foi destruída e o domínio holandês no Rio Grande do Norte se consolidou.

    Deus abençoe a todos... 
  • LETRA A - CORRETA - Visando enfraquecer política e militarmente a Holanda, a Inglaterra acabou por dar apoio

    logístico aos insurretos brasileiros, ao mesmo tempo que fustigava a Holanda numa guerra sem

    fronteiras. Impossibilitada de manter uma guerra em duas frentes, a Holanda capitulou frente aos

    brasileiros. Foram expulsos de Pernambuco e, impossibilitados de garantir sua posição na capitania

    do Rio Grande, os holandeses a abandonaram. Em fevereiro de 1654, o capitão Francisco Figueiroa,

    comandando 850 homens, veio assumir o comando da capitania; os holandeses haviam fugido,

    deixando um rastro de ruína e destruição

    B - A divisão em capitanias hereditárias aconteceu bem antes da invasão holandesa

    C -Para a capitania do Rio Grande, a principal conseqüência foi a Guerra dos Bárbaros

    ou Confederação dos Cariris, fruto da tentativa do governo de pacificar os índios rebelados no

    interior. Essa guerra durou aproximadamente meio século e praticamente aniquilou os indígenas da

    capitania....Tradicionalmente, potiguares e cariris eram inimigos. Enquanto os primeiros mantinham

    relações de amizade com os portugueses, os cariris eram aliados dos holandeses

    E - Por reconhecimento de sua atuação em Palmares foi nomeado Governador do  em  de , tendo sido o grande responsável pela pacificação da região ao combater os índios  no sertão do Rio Grande do Norte. De regresso a Pernambuco, em  de  foi nomeado  do Terço da Linha do Recife


ID
121366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acerca de aspectos geoeconômicos e geopolíticos do Rio Grande do Norte, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
121369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito do forte dos Reis Magos, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
121372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Instituída pela Lei n.º 2.160/1957 e desenhada pelo folclorista Luís da Câmara Cascudo, a bandeira do Rio Grande do Norte apresenta elementos básicos que representam o estado. Com relação a esse símbolo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários

ID
121375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No que se refere à organização político-administrativa e a aspectos geográficos do Rio Grande do Norte, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • São Símbolos do Estado do Rio Grande do Norte:

    A Bandeira do Estado do Rio Grande do Norte foi criada pela Lei 2.160/1957, sancionada pelo então governador Dinarte de Medeiros Mariz. A idéia de sua criação partiu de um grupo de pessoas ligadas à cultura potiguar, cabendo ao historiador Luís da Câmara Cascudo a missão de estudar a forma da bandeira.

    A Bandeira do RN é constituída de um retângulo com 1,5m por 1m dividido em duas partes iguais no sentido horizontal, sendo a parte superior de cor verde, idêntica à da Bandeira Nacional e a parte inferior branca. Ao centro do retângulo, um campo amarelo em forma de escudo, servindo de fundo ao Brasão do Estado, instituído pelo Decreto nº 201/1909.

    Brasão
    O Brasão de Armas do Rio Grande do Norte foi criado pelo Decreto nº 201/1909, durante a gestão do governador Alberto Maranhão. Ele foi organizado e desenhado pelo escultor Corbiniano Vilaça. O Decreto de oficialização determinou que o original fosse arquivado no Instituto Histórico e Geográfico do RN. Durante o governo de Dinarte de Medeiros Mariz, em 1957, foi criada a Flor do Algodoeiro como Emblema Floral do Estado (Lei 2.160/1957).

    Hino

    O Hino do Estado foi declarado oficial pela Lei 2.161/1957, no governo de Dinarte Mariz. Ele é de autoria do senador José Augusto Meira Dantas, com música de José Domingos Brandão, ambos de Ceará Mirim. O Hino é constituído de três estrofes de doze versos cada uma e um estribilho. Ex-chefe da Casa Civil durante a gestão Mariz, o professor Antônio Soares Filho registra que o Hino foi composto em 1918 quando Meira Dantas exercia mandato legislativo pelo estado do Pará. A solenidade de oficialização aconteceu em frente ao Palácio Potengi com uma apresentação da Banda de Música da Polícia Militar.

    Espero ter ajudado.

ID
121378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As personalidades marcantes da história do Rio Grande do Norte incluem

Alternativas
Comentários

ID
121381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As manifestações do folclore do Rio Grande do Norte incluem

Alternativas

ID
121384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca de princípios, conceitos ou regras fundamentais relativos à ética no serviço público, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 1171:III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre obem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bemcomum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidorpúblico, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
  • GABARITO: LETRA B

    Mnemônico
    (pode ser útil)


    M = L / F 


    Bons estudos!
  • LETRA B

  • B - A moralidade da administração pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. Assim, a moralidade do ato administrativo se consolida mediante o equilíbrio entre a legalidade e a finalidade na conduta do servidor público.


ID
121387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Assinale a opção correta com referência ao papel do Estado e à ética no serviço público.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 1171:VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interessesuperior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados emprocesso previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade dequalquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade,ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum,imputável a quem a negar.
  • A letra E está errada por ter acrescido a frase a palavra ILEGAIS.Resposta certa= D
  • GABARITO: LETRA D


    a) Não podemos basear somente em nossa concepção: Posso querer montar o material escolar do meu sobrinho com materiais do Órgão e achar que estou agindo ética e moralmente;

    b) O PT tem feito isso com maestria; sabemos no que tem dado; ou seja, não pode!

    c) O Erro está em afirmar que não caracteriza atitude contrária à ética ou ato de desumanidade, quando na verdade, caracteriza sim;

    d) Já comentada pelos colegas abaixo;

    e) Não devo velar atentamente caso meu superior peça para que eu atenda a sua sogra, há uma hora na fila do INSS. Apenas ordens legais;


    Desculpem-me as brincadeiras, apenas para descontrair.



    Bons estudos!

  • a) Tão errada a assertiva que existe o Código de Ética Profissional do Serviço público. Além de outras vedações constantes dos diversos regimes jurídicos dos servidores. (errada)

    b) VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação. (errada)
    c) Decreto 1.171 - X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos. (errada)
    d) VII - SALVO os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a PUBLICIDADE DE QUALQUER ATO ADMINISTRATIVO constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar. (CERTO)
    e) Decreto 1.171 -  XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública. (errada)
  • LETRA D

  • Com referência ao papel do Estado e à ética no serviço público,é correto afirmar que: Ressalvadas as hipóteses previstas em lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum.


ID
121390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O servidor público

Alternativas
Comentários
  • Conforme a lei 8112/90, servidor deverá ter autorização para afastar-se do País.No caso de gozo de férias ou qualquer outra licença deverá COMUNICAR sua localização e forma de contato à seu superior pois sua atividade em caso de necessidade pública poderá ser requisitada (mesmo em férias). Espero ter esclaredido ao nobre colega. Não se trata de "rasgar a Constituição". Trata-se do interesse público sobrepondo-se ao individual.
  • Gabarito A

    Salvo em caso de folga e férias, o servidor deverá ter autorização do seu respectivo chefe para se ausentar do país. 

    É um absurdo, entretanto é o diz a lei. 8112.90

  • Caros colegas, em qual artigo da lei 8.112/90 está escrito essa informação! Desconheço esse texto.
    Nesta lei em seu art. 95 consta o seguinte: O servidor não poderá ausentar-se do País para estudo ou missão oficial, sem autorização do Presidente da República, Presidente dos Órgãos do Poder Legislativo e Presidente do Supremo Tribunal Federal.
    Percebe-se que este artigo não é ao qual o examinador se referia!
  • A licença prêmio não existe mais, foi revogado o artigo!!
    Questão desatualizada
  • E a licença para tratar de assuntos particulares? o.O

  • Queria fundamento da letra B, alguém sabe?

  • Pode opor. (quando justificar)
    A alternativa B diz: " NÃO pode, mesmo que justificada". 
    Outro detalhe, conforme letra da lei: na mesma não há citado "obra". É proibição SE opor resistência INjustificada ao andamento de DOCUMENTO e PROCESSO ou execução de SERVIÇO.

    Como o CESPE considera desde os pontos nos iis até se você puxou a perninha do 'e' ou cortou direitinho o 'o', achei importante frisar o detalhe.rs

  • Concordo com Jasom Cox sobre a questão está desatualizada. Além de não existir mais licença prêmio, a assertiva "A" não se refere ao art 95 da 8112 pois não mencionou ... "para estudo ou missão oficial"


    Art. 95. O servidor não poderá ausentar-se do País para estudo ou missão oficial, sem autorização do Presidente da República, Presidente dos Órgãos do Poder Legislativo e Presidente do Supremo Tribunal Federal.

  • Sobre a alternativa E, pode retirar sim, desde que seja autorizado.

  • Em um feriado prolongado quero dar um pulo ali na argentina tenho que pedir autorização pro meu chefe?

    hahahaha

  • Em qual artigo da lei 8.112 fala que o servidor precisa de autorização para sair do país, e que tem que informar o meio de contato ao chefe? 

     

    Se alguém souber disso por favor me mande uma mensagem, pois eu desconheço esse dispositivo!

     

    ;)

  • LETRA A

     

    Fundamentando a B

     

      Art. 117.  Ao servidor é proibido:

     

        IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;

  • Galera, essa questão está desatualizada ok ?

     

    Não existe mais a licença prêmio no serviço público. Ela foi substituída pela Licença pra Capacitação. Tal alteração foi colocada pela  Medida Provisória nº 1.522, posteriormente convertida na Lei nº 9.527/97, de 11/10/1996.

     

    Licença para Capacitação consiste no afastamento concedido ao servidor, a cada 05 (cinco) anos de efetivo exercício no Serviço Público Federal, para participar de curso de capacitação profissional, por até 03 (três) meses, sem perda da remuneração.

     

    Tal acertiva encontra-sa positivada na lei 8112/90:

    Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    Parágrafo único.  Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis.            

     

    Portanto, hoje, essa questão não apresentaria resposta, sendo, por conseguinte, NULA.

     

    Espero ter ajudado !

     

    Bons estudos!


ID
121393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Quanto à qualidade no atendimento ao público, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Dica, quando no edital elecar as características do atendimento simplesmente vá no dicionário e pegue o real significado. Basicamente a banca inverte os conceitos.
  • a) Sim configura. O atendente é a representação da instituição para o cliente.
    b) A concentração não é sinônimo de discrição
    c) É o gabarito ( com a ressalva de que o CESPE deveria colocar o termo "sem burocracia" entre aspas no texto pois em atos oficiais é necessário o uso da burocracia ex. Ao realizar uma pedido de licença para uso de área pública, tem de fazer a solicitação escrita e seguir os prazos etc.)
    d) Vê-se que presteza é celeridade, rapidez. Não coaduna com "admitir opiniões", "formas de pensamento" e "agir distintos".
    e) Cortesia é tratar o cliente com educação, polidez.

    Bons estudos.
  • Diante desta questão é importante diferenciar cada uma dessas características essenciais à qualidade no atendimento ao público:
    *Comunicabilidade – o servidor deve se comunicar facilmente, ser expansivo e claro em  suas colocações.   *Apresentação – Boa aparência externa e em suas colocações.   *Atenção – Respeito aos administrados através de sua concentração.   *Cortesia – urbanidade, civilidade e educação.   *Interesse – o servidor deve sempre estar atento e com propósito de ajudar.   *Presteza – agilidade, celeridade.   *Eficiência – realização das tarefas com rapidez, qualidade e proficiência.   *Tolerância – tendência em admitir opiniões, formas de pensar e agir.   *Discrição – qualidade de ser discreto.   *Conduta – a conduta do servidor deve ser impecável. Buscando sempre a educação.  
    *Objetividade – Praticidade. Os atos devem atender seus objetivos sem burocracia.  

    Fonte: Material Silvia Arruda - Relações Públicas

    Logo, resposta letra C.
  • cortesia - relaciona-se com o fato de 'comunicar facilmente com clareza'(delicado, polidez, urbanidade)

    presteza - relaciona-se com o fato de 'admitir opiniões e pensamentos distintos'(agil, rápido)

    ser discreto - tratar com  respeito e estar concentrado no atendimento


  •  a) A apresentação, embora importante, não configura característica da qualidade do atendimento ao público. Errado. O servidor precisa ter boa aparência externa e em suas colocações.

     b) Um bom atendimento ao público exige do servidor o respeito aos administrados mediante a sua concentração. Essa concepção retrata a característica da discrição. Errado. Esse é o princípio da atenção.

     c) A objetividade tem por fundamento o atendimento às necessidades e às expectativas do cidadão, de modo que os atos atendam a seus objetivos, sem burocracia.  Correto!!!

     d) O atendimento ao público exige a capacidade de se admitir opiniões, formas de pensamentos e de agir distintos. Essa capacidade tem relação direta com a característica da presteza. Errado. Esse é o significado de Tolerância. Presteza significa  que o servidor deve desempenhar suas funções com agilidade, celeridade.

     e) A cortesia é definida como a capacidade do servidor de se comunicar facilmente e de demonstrar clareza em suas colocações. Errado. Cortesia siginifica ter urbanidade, civilidade e  educação. A questão apresenta o conceito de comunicabilidade.

    Resposta: letra C

    fonte: Resumo de Relações Públicas e Ética na Administração Pública de Luiz Henrique Sardella Stutz, do COCP  

    www.blogcocp.blogspot.com


  • Sem burocracia? O Cespe não conhece uma repartição pública.

  • Estranho, a burocracia faz parte! A brurocracia não é algo ruim o problema é a disfunção dela que ocorre o acumulos de papelas muitas regras e noramas...  Para mim todas estão erradas e a que se salva mais é a C mesmo....

  • 1. Apresentação: a maneira como se veste o servidor é fator importante no atendimento. A aparência precisa ser bem cuidada. Além disso, a forma como abordamos um cidadão precisa refletir essa boa apresentação física. A primeira impressão deve ser a melhor possível.

    2. Comunicabilidade: o servidor deve saber se comunicar, evitar jargões e expressões inadequadas, ser claro na sua fala.

    3. Cortesia: é preciso ser bem informado, ser educado, considerar a questão suscitada como importante. O servidor deve evitar interrupções na fala do cidadão, deve evitar variações emocionais próprias.

    4. Interesse e Atenção: o servidor deve demonstrar interesse e consideração naquilo que é solicitado. Para isso, a sua atenção e concentração no atendimento é essencial. Ainda que pautado pela impessoalidade, o contato deve ser singular, pois “cada caso é um caso”.

    5. Presteza: é preciso ser gentil e veloz no tratamento de um assunto.

    6. Eficiência: o atendimento deve ágil, produtivo. É preciso fazer o melhor possível a partir dos recursos existentes.

    7. Tolerância: trata-se da capacidade em aceitar o diferente. Um servidor tolerante aceita atitudes que são diferentes das suas normas pessoais.

    8. Discrição: quando do fornecimento de informações, é fundamental ter discernimento, ser reservado para que seja demonstrada a confiança e a seriedade necessárias ao bom andamento do trabalho.

    9. Conduta: é preciso conhecer e respeitar as normas internas do órgão. Diante disso, o comportamento do servidor deve ser pautado por essas normas institucionais, com profissionalismo, entendendo que ele representa o órgão no momento do atendimento. Ele é o espelho do órgão. Essa conduta deve ir além do ambiente de trabalho.

    10. Objetividade: quando no atendimento ao cidadão, é preciso ser objetivo, ater-se estritamente ao foco da questão. É fundamental ser sucinto e claro nas respostas.

  • Essa questão deveria ter sido anulada devido ao termo "sem burocracia". Um servidor não pode passar por cima dos devidos processos administrativos em nome da "objetividade".

  • Acredito que o examinador, ao utilizar o termo "burocracia", estava se referindo àquela burocracia própria da Administração Burocrática, em que a administração da coisa pública era realizada por funcionários sujeitos a hierarquia e regulamento rígidos, sujeitando-se a uma rotina inflexível.

     

    A Administração Gerencial, contrariamente, é voltada, essencialmente, para a qualidade de atendimento ao cidadão. A qualidade do atendimento deve ser de tal monta que não seja operada pela burocracia típica da Administração Burocrática.

     

    GABARITO: C

  • "brocracia é de certa forma: leis!!   é necessaria as caracteristicas da  burocracia no atendimento."

  • A objetividade tem por fundamento o atendimento às necessidades e às expectativas do cidadão, de modo que os atos atendam a seus objetivos, sem burocracia.


ID
121396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito do comportamento profissional e da atitude do servidor no desempenho de suas funções, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 1171:Seção IIDos Principais Deveres do Servidor PúblicoXIV - São deveres fundamentais do servidor público:f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que sematerializam na adequada prestação dos serviços públicos;
  • Eu concordo com o gabarito mas acho que a letra D também está correta.
  • Deivid luz, mas o servidor tem sim o dever ético de denunciar!

    por isso a letra D está errada!

  • GABARITO: 

    A) ERRADO: 

    Seção II - Dos Principais Deveres do Servidor Público XIV - São deveres fundamentais do servidor público:c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;


    B) CORRETO

    C) ERRADO:Seção II - Dos Principais Deveres do Servidor Público XIV - São deveres fundamentais do servidor público:d) jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo;


    D) ERRADO:Seção II - Dos Principais Deveres do Servidor Público XIV - São deveres fundamentais do servidor público: i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas E DENUNCIÁ-LAS;

    E) ERRADO:Seção II - Dos Principais Deveres do Servidor Público XIV - São deveres fundamentais do servidor público: l) ser assíduo e freqüente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema;
  • LETRA B

  • B - O servidor deve ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação de serviços públicos.


ID
121399
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em cada uma das opções abaixo, é apresentada uma situação hipotética acerca de comportamento e atitudes de profissionais do serviço público, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opção que apresenta a assertiva correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra DDe acordo com a LC 122/94 -RN - Regime Jurídico Único dos servidores do estado do Rio Grande do Norte:"Art. 129 São deveres do servidor:(...)IV- cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;(...)
  • Por aqui também se acha a resposta da questão:

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público (Lei 1.171):

    i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes,interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidasem decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;

    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário aointeresse público, exigindo as providências cabíveis;

    u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade comfinalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais enão cometendo qualquer violação expressa à lei;


  • a) ERRADO m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros;b)ERRADO e) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;c) ERRADO m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;d) CORRETO i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;e) ERRADO i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;CF88/ art 5 - XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;
  • Alínea M
    COmpletando a questão. Mariana ainda teria que comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.

  • PELA SUA OUSADIA, O CHEFE DA MARIANA ÍRÁ MANDÁ-LA PARA PATAGONIA, ONDE HÁ INÚMEROS PEDIDOS DE PERMUTA DOS 02 AGENTES QUE LÁ TRABALHAM..
  • Vejamos cada alternativa e o item do Decreto 1171/94 que fundamenta a resposta:
    Alternativa A: errada, pois pelo inciso XV, “m”, “fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros”.
    Alternativa B: errada, pois pelo inciso XIV, “g”, é dever do servidor “ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral”.
    Alternativa C: errada, pois pelo inciso XV, “g”, é vedado ao servidor "pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim".
    Alternativa D: enfim, uma servidora de conduta ética! É claro que Marina tinha que se recusar a receber a quantia, mesmo por ordem do seu chefe – ordem manifestamente ilegal, inclusive – com base no mesmo dispositivo citado acima. Resposta certa!
                Alternativa E: errada, pois nos termos da Lei 8.112/90, ao servidor é proibido “VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político”.
  • é ISSO AÍ, MARIANA!!!!

  • Gab D

    Ordem manifestamente ilegal.


ID
121402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a legislação em vigor, acarreta aplicação da pena de suspensão ao servidor público

Alternativas
Comentários
  • Letra 'a'.Art. 130 da Lei 8112/90. A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.
  • Esse concurso foi Estadual...Será que a referencia da Legislação em vigor não é a LC-122 Regime Jurídico Único dos Servidores do Estado do RN????
  • alternativas B,C,D e E penas de demissão ! Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos: I - crime contra a administração pública; II - abandono de cargo; III - inassiduidade habitual; IV - improbidade administrativa; V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição; VI - insubordinação grave em serviço; VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem; VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos; IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo; X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional; XI - corrupção; XII - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas; XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.
  • alternativa Aa) a reincidência em falta punida com advertência. SUSPENSÃOb) o abandono de cargo. DEMISSÃOc) a acumulação ilegal de cargos, funções ou empregos públicos.DEMISSÃOd) a insubordinação grave em serviço. DEMISSÃOe) a inassiduidade habitual. DEMISSÃO
  •   Complementando o colega:
    Art. 117.  Ao servidor é proibido:
            IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;
                X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;
            XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;
            XII - receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições;
            XIII - aceitar comissão, emprego ou pensão de estado estrangeiro;
            XIV - praticar usura sob qualquer de suas formas;
            XV - proceder de forma desidiosa;

            XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares;
    OBS: 
    Art. 137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.
  • A  reincidência em falta punida com advertência!

  • De acordo com a legislação em vigor, acarreta aplicação da pena de suspensão ao servidor público a reincidência em falta punida com advertência.


ID
121405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Antônia, servidora pública aposentada, aplicou irregularmente dinheiro público enquanto estava em atividade. Após o devido processo administrativo disciplinar, e no prazo legal, a administração pública comprovou a conduta irregular.

Nessa situação hipotética,

Alternativas
Comentários
  • Letra 'e'.Art. 132 da Lei 8112/90. A demissão será aplicada nos seguintes casos: I - crime contra a administração pública; II - abandono de cargo; III - inassiduidade habitual; IV - improbidade administrativa; V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição; VI - insubordinação grave em serviço; VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem; VIII - APLICAÇÃO IRREGULAR DE DINHEIROS PÚBLICOS;; IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo; X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional; XI - corrupção; XII - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas; XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117. Art. 134. Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.
  •  
    a) por estar em inatividade, Antônia estará isenta de qualquer penalização por sua conduta.  ERRADO - MESMO EM INATIVIDADE, PODE HAVER A EFETIVIDADE DA PUNIÇÃO
    b) a única sanção cabível para Antônia será o ressarcimento aos cofres públicos pelos prejuízos causadas. ERRADO - NÃO É A ÚNICA SANÇÃO
    c) a cassação de aposentadoria, por não se tratar de falta sujeita à penalidade de demissão, será inadmissível. ERRADO POIS APLICAÇÃO IRREGULAR DE DINHEIROS PÚBLICOS TRATA-SE DE FALTA SUJEITA À DEMISSÃO OU  CASSAÇÃO DE APOSENTADORIA
    d) trata-se de nulidade do processo administrativo disciplinar, que deve ser arquivado após o ato de aposentação de Antônia. ERRADO - A APOSENTADORIA NÃO ANULA A RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR PELOS ATOS COMETIDOS NA ATIVIDADE
    e) considerando que a conduta praticada constitui falta sujeita à penalidade de demissão, Antônia poderá ter sua aposentadoria cassada. CERTO
  • Antônia, servidora pública aposentada, aplicou irregularmente dinheiro público enquanto estava em atividade. Após o devido processo administrativo disciplinar, e no prazo legal, a administração pública comprovou a conduta irregular.

    Nessa situação hipotética, considerando que a conduta praticada constitui falta sujeita à penalidade de demissão, Antônia poderá ter sua aposentadoria cassada.


ID
121408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Ao servidor público é proibido

Alternativas
Comentários
  • LC-122 Regime Jurídico Único dos Servidores do Estado do RNArt. 130 Além de outros casos previstos nesta lei e em normas específicas, ao servidor é proibido:(...)XI- Dar posse a servidor sem lhe exigir a declaração de bens e valores.(...)Aliás, tal proibição está sujeita à pena de demissão.
  • Letra A)opor resistência justificada ao cumprimento de ordem : Errada Art. 117. Ao servidor é proibido: IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço; Letra B) retirar da repartição qualquer documento, ainda que mediante autorização da autoridade competente e no interesse do serviço: Errada Art. 117. Ao servidor é proibido: II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartiçãoLetra C)exercer o comércio em sociedade na qualidade de acionista ou cotista: Errada. Art. 117. Ao servidor é proibido: X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditárioLetra D: dar posse a servidor sem lhe exigir a declaração de bens e valores. CERTA Art. 13,§ 5o : No ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública. Letra E) atuar como procurador ou intermediário junto a repartições públicas para tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de cônjuge. Errada Art. 117.Ao servidor é proibido: XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro
  • Letra A) opor resistência justificada ao cumprimento de ordem : Errada Art. 117. Ao servidor é proibido: IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço; 

    Letra B) retirar da repartição qualquer documento, ainda que mediante autorização da autoridade competente e no interesse do serviço: Errada Art. 117. Ao servidor é proibido: II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição

    Letra C) exercer o comércio em sociedade na qualidade de acionista ou cotista: Errada. Art. 117. Ao servidor é proibido: X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário

    Letra D: dar posse a servidor sem lhe exigir a declaração de bens e valores. CERTA Art. 13,§ 5o : No ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública. 

    Letra E) atuar como procurador ou intermediário junto a repartições públicas para tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de cônjuge. Errada Art. 117.Ao servidor é proibido: XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro

  • Ao servidor público é proibido dar posse a servidor sem lhe exigir a declaração de bens e valores.


ID
121411
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

No que se refere à ética no serviço público e à qualidade no atendimento ao público, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Correta a resposta BX - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.
  • Para facilitar mais:Procrastinar é o mesmo que: atrapalhar, demorar, retardar,prorrogar, barrar, adiar. :)
  • a) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;c) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;d) manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição;e) apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função;
  • Essa é a típica questão do CESPE pra pegar quem está com pressa e faz uma leitura desatenta da prova.
    Os erros:
    ALTERNATIVA A: (...) o que torna dispenável (...)
    ALTERNATIVA B: CORRETA
    ALTERNATIVA C: (...) sem, contudo (...)
    ALTERNATIVA D: (...) não tem relação (...)
    ALRETNATIVA E: (...) não tem relação (...)
  • Vamos diretamente às alternativas:
    Alternativa A: errada, pois o aperfeiçoamento do processo de comunicação é indispensável, na forma do inciso XIV, “e”, do Decreto 1171/94.
    Alternativa B: correta, pois reproduz o inciso XIV, “b”, do Decreto 1171/94.
    Alternativa A: errada, pois o servidor deve estar atento às limitações individuais de todos os usuários, na forma do inciso XIV, “g”, do Decreto 1171/94.
    Alternativa D: errada, pois a manutenção da limpeza está relacionada á ética, na forma do inciso XIV, “n”, do Decreto 1171/94.
    Alternativa E: errada, pois a utilização de vestimenta adequada também está relacionada á ética, na forma do inciso XIV, “p”, do Decreto 1171/94.
  • Letra B

     

    a) ERRADA! XIV - São deveres fundamentais do servidor público: e) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;

     

    b) CORRETA! XIV - São deveres fundamentais do servidor público: b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

     

    c) ERRADA!  XIV - São deveres fundamentais do servidor público: g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;

     

    d) ERRADA! XIV - São deveres fundamentais do servidor público: n) manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição;

     

    e) ERRADA! XIV - São deveres fundamentais do servidor público: p) apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função;

  • Letra B de Bergson

  • Letra B

    Alternativa A: errada, pois o aperfeiçoamento do processo de comunicação é indispensável, na forma do inciso XIV, “e”, do Decreto 1171/94.

    Alternativa B: correta, pois reproduz o inciso XIV, “b”, do Decreto 1171/94.

    Alternativa A: errada, pois o servidor deve estar atento às limitações individuais de todos os usuários, na forma do inciso XIV, “g”, do Decreto 1171/94.

    Alternativa D: errada, pois a manutenção da limpeza está relacionada á ética, na forma do inciso XIV, “n”, do Decreto 1171/94.

    Alternativa E: errada, pois a utilização de vestimenta adequada também está relacionada á ética, na forma do inciso XIV, “p”, do Decreto 1171/94.

  • LETRA B

  • B - No exercício de suas atribuições, o servidor deve dar prioridade à resolução de situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra forma de atraso na prestação de serviços pelo setor em que exerce suas atribuições.


ID
121414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O servidor público efetivo que procede de forma desidiosa ou pratica usura incorre em conduta proibida. De acordo com a legislação em vigor, em tais hipóteses, a penalidade prevista é de

Alternativas
Comentários
  • Letra 'b'.Art. 132 da Lei 8112/90. A demissão será aplicada nos seguintes casos:I - crime contra a administração pública;II - abandono de cargo;III - inassiduidade habitual;IV - improbidade administrativa;V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;VI - insubordinação grave em serviço;VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;XI - corrupção;XII - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;XIII - TRANSGRESSÃO dos incisos IX a XVI do art. 117. Art. 117. Ao servidor é proibido:XIV - praticar usura sob qualquer de suas formas;XV - proceder de forma desidiosa;
  • O artigo 132 da Lei nº 8.112/90 estabelece que é causa de demissão, entre outras:XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do artigo 117, da Lei nº 8.112/90 (violação à dignidade da função pública; gerência de empresa privada; advocacia administrativa; recebimento de propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão da função pública exercida; prática de usura e desídia).
  • Dificeis de decorar, mas consegui e esses mnemonicos vem me ajudando.

     

     

    Infrações puníveis com advertência:

    ReReRe FiliAu EstraDesa 2g Sol

    Re – REtirar sem anuência doc’s de repartição

    Re – opor REsistência injustificada ao andamento de proc

    Re – REcusar fé em doc’s públicos

     

    Fili – coagir a FILIiar ou manter a associação ou PT

    Au – AUsentar-se do serviço durante o expediente

     

    Estra – cometer a pessoa ESTRAnha algo (sendo que este é de fora)

    Desa – promover manifestação de apreço ou DESApreço no recinto da repartição

     

    2g – manter sob sua chefia parente até 2g ou companheiro

    Sol – recusar-se a atualizar dados quando SOLicitado

     

     

    Infrações puníveis com demição:

    PropUso Pro Gringo DesMata 2g

    Pro – receber PROpina/comissão..

    Uso – praticar USUra

     

    Pro – valer-se de cargo pra PROveito pessoal em detrimento da dignidade pública

     

    Gringo – aceita comissão de estado estrangeiro (GRINGO)

     

    Des – proceder de forma DESidiosa

    Mata – usar MATeriais

     

    2g – atuar como procurado ou intermediário, nas repartições públicas salvo quando for parente 2G

  • Outra questão ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2010 - MPS - Agente AdministrativoDisciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990; Responsabilidades do servidor ; 

    É cabível aplicação de pena de demissão a servidor que atue de forma desidiosa, isto é, que apresente conduta negligente de maneira reiterada.

    GABARITO: CERTA.


  • demissão

  • O servidor público efetivo que procede de forma desidiosa ou pratica usura incorre em conduta proibida. De acordo com a legislação em vigor, em tais hipóteses, a penalidade prevista é de DEMISSÃO.

  • DEsidia...DEmissao


ID
121417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com relação ao provimento de cargo público estipulado na Lei Complementar Estadual (LCE) n.º 122/1994, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LC-122/RNART. 16 §1° É de 30 dias o prazo para o servidor entrar em exercício, contado da data da posse ou da publicação do ato de transferência, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração, recondução, remoção, redistribuição ou relotação.A questão usa a expressão "como regra geral", pois a referida lei prevê prazos diferentes como o prazo para os servidores investidos por eleição (a partir da assinatura do termo de posse).
  • Lei 122/94:

    a) O prazo para o servidor entrar em exercício, como regra geral, é de trinta dias, contado da posse. (Correta)

    Art. 13 - § 3º O prazo para a posse, prorrogável por igual período, a requerimento do interessado, é de (trinta) dias, contados da publicação do ato de provimento ou, no caso de eleição, da assinatura da ata respectiva.

    b) É vedada a posse de servidor público estadual por procuração. (Errada)

    Art. 13 - § 2º A posse realiza-se mediante a assinatura de termo, pelo próprio servidor ou procurador com poderes especiais, de que deve constar o compromisso de bem e fielmente desempenhar as atribuições do cargo ou função e cumprir os deveres e responsabilidades que lhe sejam inerentes, feita indicação expressa das normas legais ou regulamentares.

    c) A readaptação não é considerada como de provimento de cargo público. (Errada)

    Art. 5º. São formas de provimento de cargo público:
    I - nomeação;
    II - promoção;
    IV - readaptação;
    V - reversão;
    VI - aproveitamento;
    VII - reintegração;
    VIII - recondução.

    d) O provimento dos cargos em comissão e das funções de direção, chefia e assessoramento deve recair, obrigatoriamente, em ocupantes de cargos de carreira técnica ou profissional. (Errada)

    Art 8 - § 2º O provimento dos cargos em comissão e das funções de direção, chefia ou assessoramento deve recair, preferencialmente, em ocupantes de cargos de carreira técnica ou profissional, nos casos e condições previstos em lei.


    e) O concurso público, via de regra, tem prazo de validade de até um ano, prorrogável uma única vez por igual período, prazo no qual os aprovados poderão exigir da administração pública sua nomeação. (Errada)

    Art. 11. O concurso tem prazo de validade até 02 (dois) anos, prorrogável uma única vez por igual período.


  • Posse --> conta-se do ato de provimento

    Exercício --> conta-se da posse.

  • -
    GAB: A

    quanto a assertiva D, vide art. 8,§2º da LC 122/94:

    "O provimento dos cargos em comissão e das funções de direção, chefia ou assessoramento deve recair,
    preferencialmente, em ocupantes de cargos de carreira técnica ou profissional, nos casos e condições previstos em lei".
     

  • Para vc que quer servidor do MP RN, Tem que decorar:

    - L8112

    POSSE: 30 dias

    EXERCICIO: 15 dias

    - L122

    POSSE: 30 dias

    EXERCICIO: 30 dias

    - L141

    POSSE= EXERCICIO = 15 dias, prorrogaveis por 30 dias

     

    GABARITO ''A''

  • Complementando o comentário abaixo.

    - L141

    POSSE= 15 dias e o EXERCÍCIO é no ato da posse, podendo ser prorrogado por +30

  • Gabarito: A

    - L8112

    POSSE: 30 dias

    EXERCICIO: 15 dias

    - L122

    POSSE: 30 dias

    EXERCICIO: 30 dias


ID
121420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Em conformidade com o regime jurídico dos servidores públicos estaduais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LC 122/RNArt 20, § 3º. O servidor não aprovado no estágio probatório é exonerado e, se gozava de estabilidade em cargo anterior, a ele reconduzido, observado o disposto no parágrafo único do artigo 29.
  • Art 24- Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis a suas limitações físicas ou mentais, verificada em inspeção médica.&1° se julgado incapaz para o serviço este será aposentado.No caso a letra "A" misturou este conceito com o de reversão, onde neste último se caracteriza pelo retorno à atividade do servidor aposentado, como diz o art 25.b)ERRADA - porque de acordo com o art 22 - o servidor só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.c) CERTA - ART. 20 PARÁGRAFO 2° - O servidor não aprovado em estágio probatório será exonerado ou se estável reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.d) ERRADA - ART 33 - A vacância do cargo público decorrerá de: exoneração, demissão, promoção, readaptação,aposentadoria, posse de cargo inacumilável e falecimentoe) ERRADA - ART 34 - A exoneração de cargo efetivo se dá a pedido do servirdor ou de ofício.a exoneração de ofício se dá:I- quando não satisfeitas as condições do estágio probatórioII-quando tendo tomado posso o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido
  • GAB.: C

  • Esse "poderá" me fez perder a questao. Na minha opinião é um comando da lei, não uma faculdade.

  •  a) Readaptação é o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez quando a junta médica estadual declarar que não mais persistem as razões para a aposentadoria antes concedida.

     

    FALSO - Essa é a Reversão!

     

    b) Uma vez adquirida a estabilidade, o servidor público não poderá perder o cargo, nem mesmo mediante processo administrativo disciplinar.

     

    FALSO - somente mediante Processo Administrativo Disciplinar ou Sent. Judicial Transitada em Julgado.

     

     c) [CERTO] O servidor público estadual, se não for aprovado no período de estágio probatório, será exonerado e, caso detentor de estabilidade em cargo anterior, poderá ser a este reconduzido.

     

     d) As hipóteses legais que provocam a vacância de cargo público incluem a reintegração.

     

    FALSO - (Bizu para saber quando é vacância) FAL A PRO DEX REA POS => Falecimento, Aposentadoria, Promoção, Demissão, Exoneração, Readaptação e posse em outro cargo.

     

     e) A exoneração de cargo efetivo será possível somente quando for pedida pelo servidor público estadual.

     

    FALSO - Pode ser de ofício também

  • Readaptação é o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez quando a junta médica estadual declarar que não mais persistem as razões para a aposentadoria antes concedida.  = REVERSÃO


ID
121423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que se refere à remuneração dos servidores públicos e à LCE n.º 122/1994, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LCE 122/RNArt. 46. Nenhum servidor pode receber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores remuneratórios percebidos, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Secretários de Estado, Deputados Estaduais e Desembargadores do Tribunal de Justiça.Parágrafo único. Excluem-se do teto previsto neste artigo as vantagens indicadas em lei.
  • b) O teto remuneratório para os servidores do Poder Executivo é a remuneração dos secretários de Estado, excluídas as vantagens estipuladas em lei.

  • GAB B

    Para que as outras fiquem corretas:

    a) Art. 42. A revisão geral da remuneração dos servidores faz-se sempre

    na mesma data e sem distinção de índices entre civis e militares.

    c) Art. 44. A remuneração dos cargos do poder Legislativo e do Poder

    Judiciário não pode ser superior à fixada para os do Poder Executivo.

    d) Art. 49. Salvo por imposição legal, ou mandato judicial, nenhum

    desconto incide sobre a remuneração.

    Art. 50. As reposições e indenizações ao erário público são

    descontadas em parcelas mensais não superiores à décima parte da

    remuneração do servidor, em valores atualizados.

    Art. 51. O servidor em débito com erário público, que for exonerado

    ou demitido ou tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, tem o

    prazo de 60 (sessenta) dias para quitá-lo.

    e) Art. 45. É vedada a vinculação ou equiparação de vencimento ou

    vantagens, para efeito de remuneração do pessoal do serviço público,

    ressalvado o disposto nos artigos 43 e 44.

  • Servidores do executivo estadual --> Teto: R$ dos Secretários de Estado.

                                                           Não conta p/ o teto as vantagens (indenizações/gratificações e add). 

  • Acho que essa questão está desatualizada, pois existe atualmente o sub-teto previsto na CF que, em nível estadual no Poder executivo, corresponde ao subsídio do Governador do Estado.

  •  LCE n.º 122/1994:

    Art. 46 Nenhum servidor pode receber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores
    remuneratórios percebidos, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Secretários de Estado, Deputados
    Estaduais e Desembargadores do Tribunal de Justiça.

  • Desatulizada - art 37, XI, CF - EC 41 de 2003

  • A) INCORRETAArt. 42 A revisão geral da remuneração dos servidores faz-se sempre na mesma data e sem distinção de índices entre civis e
    militares.

    B) CORRETA. Art. 46 Nenhum servidor pode receber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores remuneratórios rercebidos, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Secretários de Estado, Deputados Estaduais e Desembargadores do Tribunal de Justiça.

    C) INCORRETAArt. 44 A remuneração dos cargos do poder Legislativo e do Poder Judiciário não pode ser superior à fixada para os do Poder
    Executivo.

    D) INCORRETAArt. 49 Salvo por imposição legal, ou mandato judicial, nenhum desconto incide sobre a remuneração.

    E) INCORRETA. Art. 45 É vedada a vinculação ou equiparação de vencimento ou vantagens, para efeito de remuneração do pessoal do serviço
    público, ressalvado o disposto nos artigos 43 e 44.

     


ID
121426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Em relação à LCE n.º 122/1994, em especial às garantias dos vencimentos dos servidores públicos estaduais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LCE 122/RNa) 25% da hora normal de trabalho.b) limite máximo de 2 horas por jornadac) Atividade penosa: 20% sobre vencimentod) Acumular o máximo de 2 perídosArt. 74. A gratificação natalina não pode servir de base de cálculo para nenhuma outra vantagem.
  • LETRA: E 

    A - ESTÁ ERRADA POR SER 25% DA HORA NORMAL TRABALHADA.
    B - ESTÁ ERRADA POR NAO PODE EXCEDER 2 HORAS DA SUA JORNADA. 
    C - É O VALOR ESTABELECIDO EM REGULAMENTO.
    D - ??? ESQUECI. RS*


  • Gabarito: E
    Art. 74. A gratificação natalina não pode servir de base de cálculo para nenhuma outra vantagem.

    Amigo a D esta errada porque o servidor efetivo ou em comissão faz jus a 30 dias consecutivos de férias anuais remuneradas, que podem ser acumuladas até o máximo de dois períodos. O mesmo pode ser visto no Art. 84 da LC 122/94

  • A - ERRADA - Correção: Art. 82. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia 05
    (cinco) horas do dia seguinte, tem o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como de 52 (cinquenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos.

    B - ERRADA - Correção: Art. 81. Somente é permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

    C - ERRADA - Correção: Art. 76. O adicional de atividade penosa é devido, à razão de 20% (vinte por cento) sobre o vencimento do cargo efetivo, ao servidor em exercício em postos de fronteira, afastados dos centros urbanos, ou em localidades cujas condições de vida o justifiquem, na forma estabelecida em regulamento.

    D - ERRADA - Correção: Art. 84: O servidor efetivo ou em comissão faz jus a 30 (trinta) dias consecutivos de férias anuais remuneradas, que podem ser acumuladas até o máximo de 02 ( dois) períodos, no caso de necessidade do serviço, previamente justificada em
    despacho da autoridade competente, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica.

    E - CORRETA - Art. 74. A gratificação natalina não pode servir de base de cálculo para nenhuma outra vantagem.

     

  • Do Adicional pelo Exercício de Atividade Penosa, Insalubre ou Perigosa

    Art. 76 O adicional de atividade penosa é devido, à razão de 20% (vinte por cento) sobre o vencimento do cargo efetivo, ao servidor em exercício em postos de fronteira, afastados dos centros urbanos, ou em localidades cujas condições de vida o justifiquem, na forma estabelecida em regulamento. Art. 77 A atividade exercida, habitualmente, em locais insalubres, ou em contato permanente com substâncias tóxicas ou radioativas ou com risco de vida, assegura ao servidor a percepção de adicional, calculado sobre o vencimento o cargo efetivo:

    I - de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) ou 10% (dez por cento), respectivamente, conforme seja a insalubridade classificada no grau máximo, médio ou mínimo;

    II - de 30% (trinta por cento), no caso de periculosidade.

  • C - Lembre-se do cafajeste! o perigo (30%) é maior que a pena (20%).

  • CORREÇÃO:

    a) Adicional Noturno (1 hora=52min30s): 25%;

    b) Máximo 2 horas;

    c) Penosa 20% | (Insalubre: Mín.:10% | Méd.: 20% | Máx.: 40%) | (Perigosa: 30%);

    d) Máximo 2 períodos;

    e) CERTA.

  • Lei 122:

    Atividade Insalubre: 40%, 20%, 10% (dependendo do grau)

    Atividade Pensoa: 20%

    Periculosidade: 30%

     

    Lei 8.112: não fala em percentuais.

  • Gabarito: E

    Art. 74. A gratificação natalina não pode servir de base de cálculo para nenhuma outra vantagem.


ID
121429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito das diversas formas de licenças e afastamentos estipulados em favor dos servidores públicos estaduais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D
    Art. 109. O afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participa ou com o qual coopere dá-se com perda     total da remuneração.
  •  a) Errada. Art. 97. A servidora que adotar ou obtiver a guarda judicial de criança de até 01 (um) ano de idade, são c oncedidos 90 (noventa) dias de licença.
    b) Errada. Art. 105. A critério da Administração, pode ser concedida, ao servidor público estadual, licença para trato de interesses particulares, pelo prazo de até 03 (três) anos consecutivos, sem remuneração.
    c) Errada. Art. 107. Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições: II - investido no mandato de Prefeito, é afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração. 

    d) CORRETA. Art. 109. O afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participa ou com o qual coopere dá-se com perda total da remuneração.
    e) Errada. Art. 90. A licença para tratamento de saúde é concedida, a pedido ou  de ofício, com base em inspeção de saúde. § 1º. É admitida inspeção por médico do setor de assistência do órgão pessoal, se o prazo da licença não exceder a 30 (trinta) dias, exigindo-se a de junta médica oficial se o prazo for superior.
  • Só complementando...

    Art. 94. É concedida licença à servidora gestante por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, a partir do primeiro dia do nono mês de gestação, salvo antecipação por prescrição médica.

    Art. 97. A servidora que adotar ou obtiver a guarda judicial de criança de até 01 (um) ano de idade, são concedidos 90 (noventa) dias de licença.

    Parágrafo único. Se a criança, no caso deste artigo, tiver mais de 01(um) ano de idade, o prazo da licença é de 30 (trinta) dias.

  • CORREÇÃO:

    a) Até 90 dias;

    b) Até 3 anos;

    c) Afastado, deve optar pela remuneração;

    d) CERTA;

    e) Superior a 30 dias.

     

  • A letra "a" está DESATUALIZADA

    Res. 778.889 do STF

    Não importa a idade da criança, a adotante terá direito à licença de 120 dias também.

  • Essa tá idêntica à lei 8112

  • Se essa questão fosse atual, caberia recurso, pois a letra A também estaria correta.

     

    O STF considerou, no julgamento do RE 778.889, com repercussão geral, que “os prazos da licença adotante não podem ser inferiores ao prazo da licença gestante, o mesmo valendo para as respectivas prorrogações. Em relação à licença adotante, não é possível fixar prazos diversos em função da idade da criança adotada”.

     

    Tanto a licença à gestante como a licença à adotante, independentemente da idade da criança, possuem o prazo de 120 dias, assegurado o direito à prorrogação por mais 60 dias.

     

    Antes o prazo era de 30 dias para crianças com mais de um ano de idade e de 90 dias para crianças até um ano de idade.


ID
121432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Quanto às hipóteses de penalidades estipuladas na LCE n.º 122/1994 para infrações funcionais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E
    Art.142.As penalidades de advertência e de suspensão tem seus registros cancelados, após o decurso de 03 (três) e 05 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.
  • A) ERRADA

    Art.149. Configura abandono de cargo a ausência intencional do servidor ao serviço por mais de 30(trinta) dias consecutivos.

     

    B) ERRADA

    Art.152. As penalidades disciplinadoras são aplicadas:

    I - pelo Governador do Estado, pelos Presidentes da Assembléia Legislativa, do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas e pelo Procurador-Geral de Justiça, em relação aos servidores que lhe são subordinados ou  vinculados, quando se tratar de demissão ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade.

     

    C) ERRADA

    Art.141.

    § 3º. Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão pode ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.

     

    D) ERRADA

    Art.141.

    I - reincidência em falta punida com advertência;

    § 1º. A suspensão não pode exceder a 90 (noventa) dias

     

    E) CERTA

    Art.142.As penalidades de advertência e de suspensão tem seus registros cancelados, após o decurso de 03 (três) e 05 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

     

     

     

     

  • E) Precrição:      ação disciplinar: 5 demissão                    Registro da penalidade     5 - suspensão          Direito de petição      5 anos - demissão etc

                                                      2 suspensão                                                        3 - advertência                                         120 - demais

                                                    180 advertência

  • A) ERRADA

    Art.149. Configura abandono de cargo a ausência intencional do servidor ao serviço por mais de 30(trinta) dias consecutivos.

    B) ERRADA

    Art.152. As penalidades disciplinadoras são aplicadas:

    I - pelo Governador do Estado, pelos Presidentes da Assembléia Legislativa, do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas e pelo Procurador-Geral de Justiça, em relação aos servidores que lhe são subordinados ou  vinculados, quando se tratar de demissão ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade.

    C) ERRADA

    Art.141.§ 3º. Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão pode ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.

    D) ERRADA

    Art.141.

    I - reincidência em falta punida com advertência;

    § 1º. A suspensão não pode exceder a 90 (noventa) dias

    E) CERTA

    Art.142.As penalidades de advertência e de suspensão tem seus registros cancelados, após o decurso de 03 (três) e 05 (cinco) anosde efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

     

     


ID
121435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A propósito da sindicância e do processo administrativo disciplinar (PAD), regulamentados pela LCE n.º 122/1994, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Eu fiquei em dúvida entre a letra "A" E "C"...VOU COLOCAR O PORQUE AS OUTRAS ESTÃO ERRADAS, MAS QUEM SOUBER PQ A "A" É A MAIS CERTA FIQUE A VONTADE EM COMENTAR.b)ART 161- Tifificada a infração disciplinar, será formulada a indiciação do servidor, com a especificação dos fatos a ele imputados e das respectivas provas.PARÁGRAFO 1° - O indiciado será citado por mandado expedido pelo presidente da comição para apresentar defesa escrita, no PRAZO DE 10 DIAS, assegurando-lhe vista do processo na repartição.parágrafo 3° - O prazo de defesa pode ser prorrogado pelo dobro, para diligências reputadas indispensáveis.d)ART 150 - A comissão exercerá suas atividades com independencia e imparcialidade, assegurados o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da administração.parágrafo único - As reuniões e as audiências das comissões terão caráter RESERVADOe)ART 147 - Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar determinará o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de 60 dias, sem prejuízo da remuneração.
  •  a) A sindicância pode ser instaurada como fundamento para aplicação de penalidade de advertência ou de suspensão pelo prazo de até trinta dias.
     b) O servidor indiciado possui o direito de apresentar sua defesa escrita, regra geral, no prazo de quinze dias.
     c) O prazo para conclusão de sindicância não deve exceder a sessenta dias e pode ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade administrativa.
     d) ERRADA conforme comentário anterior
     e) ERRADA conforme comentário anterior

    Art. 155. A sindicância é instaurada como preliminar do processo administrativo disciplinar, para confirmação da irregularidade e indicação do seu autor, ou como fundamento para a aplicação de penalidade de advertência ou de suspensão até 30 (trinta) dias.
    § 1º. Ao servidor indiciado na sindicância é assegurado o direito de oferecer defesa escrita, no prazo de 05 (cinco) dias, aplicando-se, no que couber, o disposto nos artigos 167 a 176, reduzidos os prazos à metade.
    § 2º. O prazo para a conclusão da sindicância não deve exceder a 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.
  • Art. 155 A sindicância é instaurada como preliminar do processo administrativo disciplinar, para confirmação da irregularidade e indicação do seu autor, ou como fundamento para a aplicação de penalidade de advertência ou de suspensão até 30 (trinta) dias.

    A

     

  • a)A sindicância pode ser instaurada como fundamento para aplicação de penalidade de advertência ou de suspensão pelo prazo de até trinta dias. (CORRETA)

    Art. 155 A sindicância é instaurada como preliminar do processo administrativo disciplinar, para
    confirmação da irregularidade e indicação do seu autor, ou como fundamento para a aplicação de
    penalidade de advertência ou de suspensão até 30 (trinta) dias.

    b) O servidor indiciado possui o direito de apresentar sua defesa escrita, regra geral, no prazo de quinze dias. (ERRADA)
    Art. 171
    Caracterizada a infração disciplinar, é formulada a indiciação do servidor, com a espe -
    cificação dos fatos a ele imputados, das normas infringidas e das provas em que se fundamenta a
    imputação.
    § 1º. O indiciado é citado por mandado, assinado pelo presidente da comissão, para apresentar
    defesa escrita, no prazo de 10 (dez) dias, sendo-lhe assegurada vista do processo na repartição,
    ressalvado o disposto no parágrafo único do artigo 126.
    § 2º. Havendo dois ou mais indiciados, o prazo é comum e de 20 (vinte) dias.
    § 3º. O prazo de defesa pode ser prorrogado até o dobro, para diligências reputadas indispensáveis.
    § 4º. No caso de recusa do indiciado em apor o ciente na cópia do mandado de citação, o prazo
    para defesa conta-se da data declarada, em termo próprio, pelo membro da comissão que a tenha
    efetuado, com a assinatura de 02 (duas) testemunhas.

    c) O prazo para conclusão de sindicância não deve exceder a sessenta dias e pode ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade administrativa. (ERRADA)
    Art. 155 -  § 2º.
    O prazo para a conclusão da sindicância não deve exceder a 30 (trinta) dias, podendo ser
    prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

    d)As audiências e as reuniões da comissão que preside o PAD têm caráter público, sendo vedado seu caráter sigiloso ou reservado, ainda que devidamente motivado por autoridade competente. (ERRADA)

    Art. 160 A comissão exerce suas atividades com independência e imparcialidade, assegurado o
    sigilo necessário à elucidação dos fatos ou exigido pelo interesse da administração.
    Parágrafo único. As reuniões e as audiências das comissões tem caráter reservado.

    e) Antes do término da apuração do PAD, é vedado o afastamento preventivo do servidor do exercício do cargo, devendo ele permanecer prestando os serviços que lhe são cabíveis. (ERRADA)

    Art. 157 Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade,
    a autoridade instauradora do processo disciplinar pode determinar o seu afastamento
    do exercício do cargo
    , pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração,
    ressalvado o disposto no artigo 48, I.
    Parágrafo único. O afastamento pode ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessam os
    seus efeitos, ainda que não concluído o processo.

  • PAD é obrigatório para Suspensão por + de 30 dias.

  • A) CORRETO

    .

    B) ERRADO -  PAD : Regra geral : 10 Dias / Dois ou mais indiciados: 20 Dias. - Sindicância: 5 dias

    .

    C) ERRADO -  Prazo para conclusão da Sindicância: 30 dias, podendo ser prorrogado por IGUAL período.

    .

    D) ERRADO - Pode ter caráter sigiloso e reservado se devidamente motivado por autoridade competente.

    .

    E) ERRADO -  Como medida cautelar, o servidor pode ficar afastado até 60 dias do serviço, sendo prorrogável por igual prazo, sem qualquer prejuízo a remuneração.

     


ID
121438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca das disposições legais relacionadas ao PAD e ao seu julgamento, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C
    Art. 182. O servidor que responder a processo disciplinar só pode ser exonerado ou dispensado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a sua conclusão e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.
  • a) Errada - Art.179, § 1º O julgamento fora do prazo legal não implica nulidade do
    processo.

    b) Errada - Art. 178 O julgamento não fica adstrito às conclusões do relatório da comissão, mas vincula-se às provas dos autos.

    c) Correta - Art. 182  O servidor que responder a processo disciplinar só pode ser exonerado ou dispensado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a sua conclusão e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.

    d) Errada - Art. 192, § 2º Da revisão do processo não pode resultar agravamento de penalidade.

    e) Errada - Art. 193 O direito à revisão é imprescritível, quanto ao efeito de reabilitação, total ou parcial, do servidor, mas o ato só produz efeitos financeiros quando requerido no prazo do artigo124 (em 05  anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial ou créditos resultantes das relações de trabalho; II - em 120  dias, nos demais casos , salvo quando outro prazo for fixado em lei).


    Aprovação ALRN que Deus abençoi.
  • Gabarito: C

    Art. 182. O servidor que responder a processo disciplinar só pode ser exonerado ou dispensado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a sua conclusão e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.
    § 1º. Em se tratando de estagiário, a confirmação, no caso deste artigo, fica suspensa até o julgamento do processo.
    § 2º. Se exonerado o estagiário, no curso do processo, o ato é convertido em demissão, quando couber, com efeito retroativo à data de sua vigência.


ID
121441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito das regras estipuladas na LCE n.º 122/1994 acerca da seguridade social, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A lei não versa sobre os conteúdos das alternativas