-
No switch cada porta é tratada com um domínio de colisão, assim domínios de colisão distintos.
-
Em modo Full-Duplex o algoritmo de CSMA/CD é desativado !
Não sendo usado , apenas em Half Duplex
-
FALSO
No
modo full-duplex também não é mais usado o CSMA-CD, pois as colisões de
pacotes simplesmente deixam de existir. Para que isso aconteça, é
obrigatório o uso de um switch ou hub-switch. Não é possível usar o modo
full-duplex usando um hub burro.
fonte.: http://www.hardware.com.br/livros/redes/modo-full-duplex.html
-
O unico comentario valido é o do Paulo.
-
gabarito:E
Duas estações de trabalho que estejam conectadas a um mesmo switch em portas distintas, operando a 100 Mbits e full-duplex, e transmitam dados simultaneamente estão em domínio de colisão distintos, não sendo necessário usar o algoritmo de CSMA/CD para planejar suas transmissões.
-
· Full-duplex = bidirecional >> 2 dispositivos >> tramite e recebe simultaneamente = telefone (ligação/ WhatsApp/ skype) >> domínio de colisão distintos
· Simplex = fluxo unidirecional >> um transmissor (processor de dados) e um receptor
· Half-duplex >> bidirecional >> vai e volta >> um transmissor / receptor >> ñ recebe nem transmite simultaneamente = alque toque
-
CSMA/CA = Colision Avoidance (evita colisão) → Usado em redes Wi-fi. "Escuta" o meio e se este estiver livre por determinado tempo (DIFS), transmite. Senão, backoff. O tempo de backoff é randômico para poder evitar colisões.
CSMA/CD = Colision Detection (detecta a colisão) → Usado em redes Ethernet. Transmite sem escutar e caso detecte a colisão, ele retransmite. Está na camada 1 (Física)
-
Como vimos, o switch segmenta o domínio de colisão e, portanto, dois equipamentos que transmitam simultaneamente não estarão em um mesmo domínio de colisão.
-
Gab: ERRADO
Não usa o protocolo CSMA/CD.
"No switched Ethernet full-duplex, não há necessidade do CSMA/CD. Em uma rede switched Ethernet full-duplex, cada estação está conectada ao switch por dois enlaces separados e dedicados. Cada estação ou switch é capaz de transmitir e receber de forma independente, sem se preocupar com colisões. " - FOROUZAN
-
ERRADO.
No FULL-DUPLEX, o enlace é utilizado nos dois sentidos de transmissão de forma simultânea. A capacidade total do canal tem de ser dividida entre as duas direções. Nesse sistema, pode haver duas linhas de transmissão, ou uma linha em que a capacidade do canal é dividida entre os sinais que trafegam nele. Nesse sentido, acho que não se faz necessário utilizar o CSMA/CD para detectar colisões, visto que elas não existirão.
Fonte: livros do Tanenbaum, Forouzan, meus cadernos, videoaulas...
-
Há dois erros no item:
a) Cada porta de um switch corresponde a um domínio de colisão, pois switches dividem o domínio de colisão. Então, cada estação se encontra em um domínio de colisão distinto.
b) No padrão Fast Ethernet (100Mbits) o algoritmo CDMA/CD é obrigatório apenas no modo half-duplex. No full-duplex ele pode ser desabilitado e por isso não é necessário.
Corrigindo a questão:
Duas estações de trabalho que estejam conectadas a um mesmo switch em portas distintas, operando a 100 Mbits e full-duplex, e transmitam dados simultaneamente estão em domínio de colisão diferentes, sendo desnecessário usar o algoritmo de CSMA/CD para planejar suas transmissões.
Prof. Luciano Freitas
-
- Pode utilizar o Protocolo CSMA/CD – Evitar colisão. -> Half-Duplex
-
Não é necessário o uso do CSMA/CD, pois o switch L2 , por natureza, faz a segmentação da rede diretamente no hardware através das portas. Ou seja, ele divide a rede em diversos segmentos (quebra do domínio de colisão). Assim, Fast Ethernet (até 100mbps) no modo Full-duplex não é necessário usar CSMA/CD, pois utiliza o switch. Já se o Fast Ethernet for Half-duplex, utilizando o hub, deverá usar o CSMA/CD. (Forouzan)
-
Dispensa-se o uso do algoritmo CSMA/CD nessa situação, já que switches podem trabalhar no modo full-duplex.
-
No switched Ethernet full-duplex, não há necessidade do CSMA/CD.
Em uma rede switched Ethernet full-duplex, cada estação está conectada ao switch por dois enlaces separados e dedicados.
Cada estação ou switch é capaz de transmitir e receber de forma independente, sem se preocupar com colisões.
Cada enlace é uma rota dedicada ponto a ponto entre a estação e o switch.
Não há necessidade de detecção de portadora, bem como de detecção de colisões.
A tarefa da camada MAC se torna muito mais fácil.
As funcionalidades de detecção de portadora e de colisões da subcamada MAC podem ser desativadas.
Comunicação de Dados e Redes - Forouzan (pág.409)
-
SWITCH: Particiona o domínio de colisão e conserva o de broadcast. (O switch possui 1 domínio de colisão por porta e 1 único domínio de broadcast.)
ROTEADOR: Particiona o domínio de colisão e o de broadcast.
-
full duplex não precisa do CSMA/CD
-
portas diferentes - diferentes dominios de colisao