SóProvas



Prova CESPE - 2017 - Prefeitura de São Luís - MA - Professor Nível Superior/PNS-A - Geografia


ID
2404471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito das questões de gênero na sociedade brasileira atual, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito "E" pode ser encontrado com uma leitura crítica e conhecimento baseados em jornais. 

    A) as questões de gênero visa discutir as desigualdades, relacionadas a sexo, opção sexual e outras como um todo, por isso não seria lógico retirar os homossexuais e transexuais que fazem parte do tema

    B) Não hã consenso no cenário político sobre a inserção do tema nas escolas

    C) O Brasil está longe de alcançar números satisfatório

    D) Tá certo que a classe baixa (menos poder aquisitivo) sofre muito mais, porém isso não retira da classe média e alta as questões relacionadas as desigualdades

    E) Certo, pois a lei maria da penha é voltada para coibir praticas relacionadas ao gênero, tendo inclusive institutos que visam dar mais eficácia no tratamento em prol da mulher, nao que isso tenha resolvido o problema.

  • vai pelo metodo de exclusao. LETRA E

  • Achei bem boba essa questão :\

  • a cespe é esperta mas sejamos mais espertos que ela, fui pela exlusao!

  • resp https://youtu.be/9rIFTS9bi8Y


ID
2404474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O rompimento da barragem de uma empresa de mineração, em novembro de 2015, foi um desastre ambiental sem precedentes na história do Brasil que afetou o município de Mariana, em Minas Gerais. A respeito desse episódio, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • não sei se é a correta, mas escolhi a letra A

  •  

    letra a

  • O rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, cujos donos são a Vale a anglo-australiana BHP, causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (5).

     

    Inicialmente, a mineradora havia afirmado que duas barragens haviam se rompido, de Fundão e Santarém. No dia 16 de novembro, a Samarco confirmou que apenas a barragem de Fundão se rompeu.

     

    O Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, que tem equipes no local, confirmou uma morte e 15 desaparecidos até o momento. A vítima seria um homem que teve um mal súbito quando houve o rompimento. A identidade dele ainda não foi divulgada. 

  • CESPE não sendo CESPE

  • não se faz mais questões assim


ID
2404477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Recentemente, o governo colombiano convocou a população para referendar, por meio do voto, um acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Ao final da apuração do referendo, os colombianos mostraram-se contrários à proposta governamental. Originalmente as FARC associaram-se, ideologicamente, ao

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

     

    [...] É uma das guerras mais longas do mundo. Desde 1964 as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia tentavam implantar o socialismo por lá. O conflito matou mais de 220 mil pessoas e fez mais de seis milhões de pessoas saírem de casa.(...) G1GLOBO.

  • Quem assistiu Narcos sabe responder essa.

     

    Resposta: Letra B.

  • A guerra entre o governo colombiano e as FARC já dura 50 anos. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia são consideradas um movimento terrorista por países como EUA e Canadá, além da União Europeia. A Venezuela e Cuba os consideram “forças insurgentes" . Brasil, entre outros, não classifica as FARC de forma alguma. Desde 2016 os canais de negociação entre o governo e a liderança do movimento foram abertos, embora os termos do acordo tenham sido rejeitados em plebiscito. Oficialmente os combatentes depuseram armas e formaram um partido político. No entanto, estima-se que 1/3 dos mesmos tenham voltado às armas. A questão pede que seja apontada a ideologia que orientava, originalmente, a ação das FARC. Não há como explicar “porquê" está incorreto. É  uma questão de classificação .

    A) INCORRETA- Embora de esquerda radical não era essa a proposta das FARC
    B) CORRETA- O socialismo, de orientação marxista-lenilista, era a orientação fundamental do movimento
    C) INCORRETA- O coletivismo é um elemento do socialismo e não uma ideologia independente
    D) INCORRETA- O liberalismo é o oposto defendido pelas FARC
    E) INCORRETA- O conservadorismo é, normalmente, vinculado ao liberalismo.

    RESPOSTA: ALTERNATIVA B

ID
2404480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A erradicação da pobreza das zonas rurais e dos municípios mais pobres do Maranhão tem fundamentado projetos e parcerias internacionais entre o estado e agências da ONU, como o FIDA, voltadas ao investimento em

Alternativas
Comentários
  • ZONAS RURAIS = AGRICULTURA FAMILIAR.....

    AVANTE.....


ID
2404483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A humanidade vem passando por um processo de revolução tecnológica sem precedentes em sua história cujo maior exemplo é o advento da Internet. A respeito da Internet e dos aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Impressão minha ou misturou um pouco de Atualiadades com Informática? kkkkkkk

  • DISCORDO DO GABARITO, pois, a banca utilizou a palavra hacker como sinônimo de cracker o que no mundo da tecnologia tem significados diferentes. 

    Qual a diferença entre hacker e cracker?

     

    "Hacker" e "cracker" podem ser palavras parecidas, mas possuem significados bastante opostos no mundo da tecnologia. De uma forma geral, hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas. Já cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança.


    Na prática, os dois termos servem para conotar pessoas que têm habilidades com computadores, porém, cada um dos "grupos" usa essas habilidades de formas bem diferentes. Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal e nunca invadem um sistema com o intuito de causar danos. No entanto, os crackers têm como prática a quebra da segurança de um software e usam seu conhecimento de forma ilegal, portanto, são vistos como criminosos.

    fonte: https://olhardigital.uol.com.br/fique_seguro/noticia/qual-a-diferenca-entre-hacker-e-cracker/38024

     

     

     

    a própria banca já abordou essa diferença em outra queestão:

     

    Ano: 2015

    Banca: CESPE

    Órgão: TCE-RN

    Prova: Conhecimentos Básicos para os Cargos 2 e 3

    Julgue o item subsequente, a respeito de organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas, bem como de segurança da informação.

     

    A principal diferença entre crackers e hackers refere-se ao modo como esses malfeitores da área de segurança da informação atacam: os crackers são mais experientes e realizam ataques sem utilizar softwares, ao passo que os hackers utilizam códigos maliciosos associados aos softwares para realizar ataques ao ciberespaço. GAB: ERRADO ( Ambos utilizam softwares, ambos possuem conhecimento avançado, mas os crackers geralmente roubam dados da empresa para benefício próprio, enquanto que hackers geralmente informam as vulnerabilidades para a empresa invadida.) PROF FERNANDO NASHIMURA

     

  • Tive a mesma percepcao do colega Kleyton, fiquei na duvida na alternativa D, pelos termos Hacker e Cracker.

  • A própria banca CESPE já cobrou questões diferenciando os conceitos de CRACKER e HACKER!

    E a alternnativa D conceitua CRACKER

  • Gabarito: Letra D? Acho que a menos errada é a letra E.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Diferenças entre Hacker x Cracker

    Hacker: "(...)hackers são indivíduos que possuem conhecimentos profundos na informática e que dedicam a maior parte do seu tempo a conhecer, modificar software, hardwares e redes de computadores."

    Cracker: "(...)Possui também grandes conhecimentos na informática, porem os utiliza de forma maléfica. O termo foi criado pelos próprio hackers em torno de 1985, por estarem cansados de serem chamados de criminosos virtuais e para que os leigos e a mídia soubessem distinguí-los."

    Fonte: https://www.oficinadanet.com.br/post/12907-qual-e-a-diferenca-entre-hacker-e-cracker

  • Questão muito subjetiva e conforme os nossos abaixo alegaram, o conceito de HACKER é diferente de CRACKER.

    Ao meu ver a questão deveria ter sido ANULADA pq considerar a alternativa E como "ERRADA" é contrariar dizendo que " A Internet NÂO é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." O que não é verdade.

     

     

  • Em dúvida também entre os itens "D" e "E

  • o que tem de errado com a letra (E) se Internet é um a rede mundial de computadores, composta por todos os computadores do mundo ligados em rede ?

  • LETRA D (???)

     

    Ao meu ver a menos errada é a letra E, que na verdade está mais relacionada com atualidades!

     

    Essa alternativa só estaria errada se a abordagem se desse no sentido de dizer que a internet é acessível a TODAS as classes sociais. No entanto, a assertiva apenas disse que a Rede é acessível a diferentes classes sociais, o que é verdade! Sobretudo nos dias atuais, em que o acesso à Internet se dá de formas diversas: internet pré-paga em telefones móveis, Banda Larga de alta velocidade, a rádio, ou mesmo por meio de inclusões digitais gratuitas proporcionadas por algumas prefeituras pelo Brasil afora.

     

    A letra D torna-se errada porque a banda adotou o termo chulo citado pelo William Bonner, equiparando o Hacker ao Cracker. Sabemos (e a banca também, assim espero) que os conceitos não se confundem.

     

  • Não é possível que esse seja o gabarito. Deve ter sido algum problema da banca na hora de lançar as respostas...

  • Não entendi! Não seria cracker?

     

  • Essa questão foi dada!!! Mole, mole...por eliminação mata-se a questão. D óbvio!!

  • Para mim, letra D define o conceito de cracker e não de hacker. Estou com os demais na divergência quanto ao gabarito. A letra E está mais que correta, visto que a internet é acessível por grande parte da população mundial, inclusive de diferentes classes sociais, como percebido nas mais diversas comunidades carentes, que acessam a internet mediante doações de pessoas físicas ou organizações não governamentais de computadores e todo o aparato necessário, por exemplo. 

  • Rpz eu coloquei a letra E por conta con conceito de hacker e cracker. Mas é cespe vai entender

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.      QUAL É O ERRO ? AFF ¬¬

  • Pensem comigo, um cracker é um hacker,mas um hacker não é um cracker por isso a acertava está correta!

  • O CESPE peidou na tanga! kkk

    Cracker [cráquer][1] é o termo usado para designar o indivíduo que pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança de forma ilegal ou sem ética. Este termo foi criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico pejorativo do termo "hacker". A criação do termo pelos hackers reflete a forte revolta destes contra o roubo e o vandalismo praticados pelos crackers.

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

  • ACHO Q O PROBLEMA DA LETRA E É FALAR DE CLASSE SOCIAL. 

  • a letra E está correta.

  • A letra "E" esta errada porque não é todo mundo que tem acesaso a internet, generalizou demais, é só lembrar das comunidades e cidades distantes que o Facebook disponibiliza ou quer disponibilizar internet pelos balões. 

     

    https://www.tecmundo.com.br/google/105907-conheca-baloes-internet-google-estiveram-brasil.htm

     

    http://veja.abril.com.br/tecnologia/internet-gratuita-do-facebook-e-lancada-em-zambia/

  • será que a letraD realmente é o gabarito.

    ..

  • Se a pessoa não souber a que há diferença entre hacker e cracker, ela marca a D com certeza. Sendo assim, por eliminação a letra E estaria mais correta. Mas não adianta brigar com a banca. Bola pra frente

  • ao meu ver existem 2 alternativas corretas.. gabarito muito errado.. só pra favorecer os cupichas..

  • a letra E não está erradaaaaa.... affff

  • Que questão crackuda é essa ?

  • Marquei a Letra E.

     

    Os hackers invadem sistemas por questões intelectuais, pra testar suas vulnerabilidades. Quem utiliza a internet pra cometer crimes são os crackers!! 

  • muito estranho esse gabarito! 

  • Ah entao a internet é só para os ricos?

  • CONCORDO COM O GABARITO, MAS CREIO QUE A LETRA E ESTÁ CORRETA TAMBÉM

     

     

    GABARITO D

  • Justificando o erro da letra E:

    "A exclusão digital é denunciada em todo o mundo como a forma mais moderna de violência e modalidade sutil de manutenção e ampliação das desigualdades. Tal exclusão não se dá apenas no interior das classes sociais de um país, mas também entre nações e continentes. Os números são assustadores e os efeitos devastadores, não só no que diz respeito a fossos econômicos, como também, culturais."

    Fonte: http://www.educabrasil.com.br/exclusao-digital/

     

    "A problemática da exclusão digital apresenta-se como um dos grandes desafios deste início de século, com importantes conseqüências nos diversos aspectos da vida humana na contemporaneidade. As desigualdades há muito sentidas entre pobres e ricos entram na era digital e tendem a se expandir com a mesma aceleração novas tecnologias".

    Fonte: http://www.infoescola.com/sociologia/exclusao-digital/

     

  • A letra E não nega a exclusão digital, apenas afirma que diferentes pessoas das mais diferentes classes e nacinalidades tem acesso a internet.

     

  • Hacker é diferente de Cracker!

  • Não sei o que acontece, deve ser algum examinador novo, pois várias vezes o CESPE já considerou como errada a questão em que "hacker" é a pessoa "má/invasores" etc. 

     

    2º ponto, como a internet não é acessível a todas as classes sociais? De onde a banca tirou isso? 

     

    Enfim,desanimador

  • Mais uma corrente "doutrina " cespiana.rsrs

    hackers e crackers 

    o que marcar agora?

    puts

  • Esse Gabarito está errado...Lucas PRF ja respondeu...Lucas sou teu fã ...vc é dos melhores.

  • Sempre tive em mente: 

    Cracker=do mal/invasor 

    Hacker=do bem/invasor 

     

  • questão porca do Cespe/Unb

    hacker: do bem (usa o conhecimento para fins lícitos)

    cracker: do mal (usa o conhecimento para fins ilícitos. Ex.: cibercrimes)

  • Fui na letra E sem medo

  • a letra E está errada sim. É só vc pensar existe internet na áfrica subsaarinaa? não tem nem comida quem dirá internet ....

     

    A África sub-saariana é considerada por muitos como a região mais pobre do planeta, nesta parte da África estão localizados os países (33 dos mais pobres que existem) com grandes problemas estruturais sofrendo os graves legados do colonialismo, do neocolonialismo, dos conflitos étnicos e da instabilidade política. A expectativa de vida não ultrapassa os 47 anos, o índice de alfabetização de adultos atinge 63%, e o nível de escolaridade chega a 44%.

    O enorme crescimento populacional, durante a década de 1990, acarretou no aumento de pessoas vivendo em condições extremas de pobreza. Mais da metade da população sub-saariana, uns 300 milhões de pessoas, sobrevive com menos de um dólar por dia. Milhões destas pessoas vivem na mais absoluta pobreza, privados de água potável, moradias dignas, alimentos, educação e acesso à educação.

    A falta de água gera problemas devastadores para a região, além disso, a situação se agrava devido aos períodos de seca e pela desastrosa gestão dos recursos hídricos. Tudo isso causa fome e doenças, provocando o êxodo de muitos nativos.

    A África sub-saariana é a região mais afetada pelo HIV, nos últimos anos, numa faixa de terra que vai desde a África Ocidental até o Oceano Índico. Hoje existem mais de 35 milhões de órfãos na África sub-saariana, calcula-se que, destes, aproximadamente 11 milhões são órfãos pelo fato de seus pais terem morrido em decorrência de doenças causadas pelo vírus HIV.

    fonte: brasil escola

  • Eu marquei a letra D no início, mas mudei para a E quando li, pois a alternativa não diz TODAS as classes sociais de TODOS os países. Portanto ela não está errada. 

    Muito mal elaborada a questão e deveria ter sido anulada.

  • Eles estão fazendo a gente de bobo, isso sim!

    Bosta!

  • Esse foi o gabarito definitivo mesmo? Podem até dizer que a E está errada, mas a D não está certa!

  • d=  Errei pq pensei : CONTRAVENÇAO NAO É CRIME

    e=  A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. ( ~errado se dissesse em todas as classes e todos os países, visto q n a internet nao é acessível a todos, isso é fato!)

     

     

  • A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • besteira... tanto as alternativas D e E estão corretas.

    " A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. " Perfeitamente elaborada. É exatamente isso! Ela atinge todas as classes sociais, pois o fato de ela não atender às classes menos favorecidas na República do Congo não quer dizer que isso também ocorre nos países de primeiro mundo que também têm as classes menos favorecidas, por exemplo, a Noruega. Lá também tem pobre, classes C e D e garanto que todos têm acesso à Internet... Gabarito furado!

     

    Respostas corretas D e E!

     

  • Carla foi perfeita:

    Contravenção penal não é crime.

    Questão passível de anulação.

  • Hacker(especialista em alguma coisa) | Cracker(também especialista, porém com más intenções). Crontravenção penal não seria uma espécie de crime ? Aliás, qualquer que seja a gravidade do cybercrime é congravenção penal ?  Amplo. :(

  •  e)

    "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países."

    A assertiva NÃO fala TODAS os país e SIM diversos países.

    EUA, Brasil e Itália, por exemplo, são países diversos onde diferentes classes socais têm acesso a Internet.

     

    Embora tenha respondido conforme o gabarito(a D está certa também), o entendimento desta banca foi bastante furado, absurdo considerar está questão e não anular. 

  • A letra "D" fica errada, creio eu, que deveria ser crackers.

  • Comentário do prof. Fernando Nishimura

    A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

    Discordo do gabarito. 

    Pra mim a correta é a E.

    A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    Se estivesse escrito que a internet é acessada por todas as classes sociais de todos os países, aí estaria errada. Ou algo semelhante em que colocasse a palavra todos.

  • A Internet é acessível sim às diferentes classes sociais, só não é acessível ao mais diversos países, pois existe países que restringe o uso, como e o caso da Venezuela, e têm outros que se quer existem acesso. 

  • Questão mal formulada, uma vez que hacker é quem tem a satisfação pessoal em descobrir falhas, porém não utiliza para o mau, cracker é quem descobre as falhas e exige recompensa! Ademais a alternativa E, ao meu ver está ampla, se tornando a correta, já que em nenhum momento a banca citou que em alguns países não há acesso à internet! Passível de anulação!

  • Penso exatamento como a Taís Ferreira!

     

  • Eu concordo que a letra E esteja certa (A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países) uma vez que a  Internet realmente nao é acessível  somente a uma classe social e muito menos a um só pais.

  • Acredito que o erro na letra E está no fato de que existem países, geralmente orientado por um regime ditatorial, no qual restringem o uso da Internet. Exemplo disso é a Coréia do Norte.

    Já em relação a letra D, os hackers e crackers são sinônimos para o entendimento geral. Para ter certeza disso basta conferir o dicionário Oxford, onde fala que o hacker "é uma pessoa que usa o computador para acessar dados de forma não autorizada". Essa similaridade foi resultado de uma confusão da mídia ao noticiar os primeiros delitos.

  • A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.

    Onde? não sabia dessa !

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. - Aqui o enunciado não afirma que TODOS os países e que TODAS as classes tem acesso à Internet e sim que divesar classes e diversos países tem acesso. Não é verdade essa afirmação? 

  • Então agora, em provas CESPE, esse conceito é para hacker ? ...

     

  • Ainda bem que não discordo do gabarito sozinha. Próxima questão... Avante. Fé em Deus.

  • Tem gente que nem tem acesso a enegia eletrica quanto mais internet! 

  • Os hackers e crackers são pessoas inteligentes, porém, enquanto os hackers usam sua inteligência para o bem, os crackers a usam para o mal.

    TEM GENTE QUE CONFUNDE ISSO!! PRA MIM A RESPOSTA É ''E'' TBM!!

  • Essa é uma das questões do CESPE que ele escolhe qual alternativa dar como correta. E ou D.
     

  • Alternativa "E" também estaria errado, exemplo é a Coréia do Norte que a Internet não é acessível às pessoas.
  • Questão muito mal formulada, pois utiliza o termo Hacker como sinônimo de Cracker. O fato de ser "acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." também acaba por ser discutível, sem um texto base ou um contexto inserido o candidato pode ter diferentes interpretações.

  • A CESPE se supera...Questão péssima! Mas enfim...

    Entraria com recurso nessa questão...

     d)Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

    "RECURSO": Os cybercimes entraram no codigo PENAL incluidos pela lei carolina dieckman, antes dela nao havia nada falando especificamente sobre eles. A lei de contravenções penais não menciona nenhum dispositivo sequer sobre cybercrimes, logo por estarem tipificados no CODIGO PENAL os cybercrimes são CRIMES e não CONTRAVENÇÕES PENAIS.

    *os crackers são espécies de hacker então não seria esse o erro da questão.

     e)A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    "RECURSO": A questão generaliza então de forma "genérica", mesmo que um ou outro país nao tenha acesso, os "mais diversos países" (grande maioria) e as "diferentes classes sociais" (Ricos, Classe média e pobres, são "diferentes classes sociais") têm acesso sim, entao isso nunca poderia estar errado.

  • Tem gente citando Coréia do Norte pra dizer que a letra E tá errada. A questão fala "os mais diversos países", não todos. E há sim acesso à internet em diferentes classes sociais, isso não é o mesmo que dizer que todos tem acesso à internet. O defeito desse enunciado é ser genérico demais, mas ainda assim é mais correto do que a letra D, que confunde hackers com crackers. Questão deveria ter sido anulada!

  • Para não assinantes comentário do Fernando.

     

    A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • EU discordo do gabarito. Os hackers não tem nada a ver com cybercrimes. O desafio dos hackers é intelectual, indo atrás da vulnerabilidade dos sistemas. Os bandidos da internet são os crackers. 

    A letra E faz mais sentido ao dizer que "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.". O item não diz que é acessível a todos os países indistintamente. Diz que diversos países tem acesso. Enfim, vai entender CESPE né?

  • Afirmar que a internet é acessível às diferentes classes sociais de diferentes países não é o mesmo que dizer que as diferentes classes sociais desses países têm acesso a internet. Acho que a banca embananou-se também quando fala que o CIBERCRIME é uma nova modalidade de contrvenção, sabemos que no direito penal CONTRAVENÇÃO e CRIME são coisas diferentes e também não houve a diferenciação entre hacker e cracker como bem mencionado pelos colegas.

  • Cespe zuando com a nossa cara... 

  • Puta que pariu.. a letra E também está correta.. 

  • Depois dessa letra E estar errada, só mesmo sair pra caminhar um pouco e relaxar.

  • Kkkkkk.. CRACKERS OU  HACKERS ?  És a questão . kkkkkk. 
     Hackers - São pessoas muito inteligentes, e usam esse conhecimento para o bem .. 
    Crackers - São pessoas muito inteligentes que usam esse conhecimento para o mal .. 
     

  • As vezes ser ignorante é uma benção.
    Se não soubessemos a diferença entre Hacker e Cracker...

  • "A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial." (Prof. Fernando Nishimura)

    Discordo do professor. A letra E fala em "dos mais diversos países" e não "em todos os países". O erro do cespe não tem justificativa.

  • Desculpa quem acha que a E está certa, mas eu concordo com a banca. 

    Falar que a internet é acessível às diferentes classes sociais é errado. 

    Vejam essa matéria feita pelas Nações Unidas em 2016: https://nacoesunidas.org/uit-37-bilhoes-de-pessoas-ainda-nao-tem-acesso-a-internet-no-mundo/

  • Eu acredito que aqui é marcar pela menos errada. 

    A dúvida é sobre cracker e hacker. Existe muita divergência ainda sobre qual o termo correto para considerar quem faz cybercrimes. Alguns sites mostram que existem pessoas que denominam "hacker de chapéu branco", aqueles que fazem modificações de software para o bem, e "hacker de chapéu preto", aqueles que fazem modificações para o mal. 

    Outras pessoas preferem diferenciar entre cracker e hacker. 

    Acho que para o CESPE, se não tiver outra alternativa especificando a diferença entre cracker e hacker, devemos considerar hacker como quem pratica ações para o bem e para o mal. 

     

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    Gente desculpem, mas pra mim a banca extrapolou. Quando eu digo dos mais diversos países eu não posso informar nesta frase que de maneira automatica estou citando todos os países, de 10, se 8 paises tem acesso, logo, posso dizer que são diversos paises. E falar que somente Hackers fazem crimes ciberneticos é um insulto a nossa inteligência

  • Questão ridícula, claro que a internet é acessível as diferentes classes sociais nos mais diversos países, ela não é acessível em todos os países, a CESPE inventando moda.

  • que eu saiba quem cometem os crimes são os "crackers" e não os "hackers"

  • Questão horrível.

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • Há duas assertivas corretas.

    Agora é viajar na maionese colocar essa assertiva "E" e considerá-la inadequada sob o prisma de que existem alguns países que ainda não têm acesso à rede mundial de computadores. Valendo-se da interpretação é evidente que não foi colocada de maneira totalizadora. "DIVERSOS PAÍSES" é diferente de "TODOS OS PAÍSES"

  • Letra D.

    Diversos países não são todos os países. Mas dá a impressão de maioria, o que não é verdade, como prova o relatório divulgado no blog da ONU em 2016: 

    "A projeção da UIT é que até o fim do ano, mais da metade da população mundial, ou 3,9 bilhões de pessoas, estarão sem acesso Internet."

    E a respeito da acessibilidade das classes sociais também não é equilibrada:

    "Penetração da Internet nos países desenvolvidos é de 81%, enquanto nos países em desenvolvimento fica em 40% e, nas nações mais pobres, em 15%"

    FONTE:https://nacoesunidas.org/uit-37-bilhoes-de-pessoas-ainda-nao-tem-acesso-a-internet-no-mundo/

  • Na verdade fico até com vergonha das disposições da banca Cespe.

     

    Vamos lutar por uma regulamentação dos concursos:

    http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/126004

  • Gostaria de mandar a CESPE para um lugar não muito agradável.

  • Nishimura: não perca seus olhos de tigre.

  • Pensei que estaria errada porque quem comete tais crimes são os CRACKERS.

  • Questao pra banca não deixar ninguém gabaritar a prova....

  • CESPE, sempre se destacando, seja pelas suas questões mal elaboradas, seja pelas suspeitas de envolvimento em casos de ilicitudes em aplicações de provas de concursos Brasil a fora.
    CESPE, a cara do Brasil.

  • Depois dessa eu vou lá fora pegar ar e tomar um café.

  • Qustionável a questao....sao os crakers...

  • Infração Penal = Crime ou Contravenção

    Cybercrime = Crime.

    Permitindo chegar a conclusão que a questão mais correta seria a alternativa E.

  • Dizer que a Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países é exagero e hacker é diferente de Cracker! Nenhuma alternativa correta.

     

     

     

  • colocaram um estagiário para elaborar essa questão

  • Tenho formação em segurança da informação e discordo plenamente desta questão, mas cespe é cespe...

    "Hacker" e "cracker" podem ser palavras parecidas, mas possuem significados bastante opostos no mundo da tecnologia. De uma forma geral, hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas. Já cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança.

    Na prática, os dois termos servem para conotar pessoas que têm habilidades com computadores, porém, cada um dos "grupos" usa essas habilidades de formas bem diferentes. Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal e nunca invadem um sistema com o intuito de causar danos. No entanto, os crackers têm como prática a quebra da segurança de um software e usam seu conhecimento de forma ilegal, portanto, são vistos como criminosos.

  • O tipo de questão que é revoltante para quem está estudando

     

  • QUE LIXO DE QUESTÃO 

  • Crime informáticoCrime cibernéticoe-crimeCibercrime (Cybercrime em inglês), crime eletrônico ou crime digital são termos utilizados para se referir a toda a atividade onde um computador ou uma rede de computadores é utilizada como uma ferramenta, uma base de ataque ou como meio de crime.

  • Questão truncada... Não seriam Crackes???

  • tambem achei que era cracker!!

     

  • Complicado cara... palhaçada mesmo

  • Sinceramente não entendi o porquê da questão anterior ser anulada, e essa está com a alternativa D como correta, no meu ponto de vista, cybercrime não é contravenção penal É CRIME MESMO!! como também afirma que hackers são criminosos, e os crackers ficam aonde? E meu Deus. Onde está o erro da assertiva E?

  • Questão lixo

  • Se questões assim não forem anuladas, estaremos em balia de examinadores arbitrários. Temendo entrar em uma teoria da conspiração, essas questões parecem ser elaboradas ad hoc para garantir a aprovação de "alguns" em detrimento de outros.

  • "MAIS UM LIXO DE QUESTÃO CESPE"

    A Internet é uma rede PÚBLICA, como tal, não restringe o acesso a um ou outro indivíduo, mesmo que este possua uma situação financeira desfavorável, tendo em vista que basta este indivíduo recorrer a uma LAN House, um celular conectado a um ponto wi-fi disponível gratuitamente (hotspot) ou até mesmo acessar utilizando um equipamento emprestado pelo colega ao seu lado... para citar apenas três casos básicos.

    Gabarito: D - mesmo que a banca EQUIVOCADAMENTE insista em afirmar nas suas questões que HACKER é o mesmo que CRACKER.

  • Hã, como assim? Errei a questão! 

    Cespe sem noção em diversas questões e essa é uma delas! 

     

  • Hacker e cracker são coisas diferentes, ôxe! 

     

  • Errei por saber que o hacker é diferente do cracker, já que em se falando de segurança da informação tais agentes comportam-se de forma distinta.

  • Que eu saiba, hacker pode ser do bem ou do mal... Enfim, o problema que eu vejo nessa questão é a letra E, pois ele falou de uma forma genérica, assim "dos mais diversos países" é uma expressão genérica e está correta, apesar de haver países e comunidades com pouco ou nenhum acesso, ele não afirmou com certeza que alguns países não tem acesso, não usou "sempre, com certeza, absolutamente" etc... essa assertiva não está totalmente errada, conforme literalidade. Questão deveria ser anulada.

  • acertei! porém não entendi o porquê do erro da letra E

     

    FOCO CA CAVEIRA...

  • Essa questão daria para recorrer em uma prova, pois não vejo erro na letra E. E outra, existem hackers bons , Crackers que são majoritariamente criminosos.

  • Errei pq já vi questão dando como errado usar a denominação Hackers para criminosos do cybercrimes, considerando certo Crackers. Foda!!!

  • Qual o erro da "E"? o que o professor usou para justificar: "existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.'. Mas pera, a questão não disse "TODOS", disse apenas "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.".

     

    Com certeza é pra ajudar alguém.

     

    Hugo Silva, esse texto estava na prova? Estava no Edital? Se a resposta for "não", a Banca não pode usá-lo como base.

  • Questão absurda. Mais de uma resposta certa. As bancas deveriam ser multadas por cada questão feita com imprecisões, margens de duvida, ambiguidade. Chega de usar prova de concurso pra testar suas teorias de avaliação e aprendizado, concurso é coisa séria.

  • Sou obrigado dizer: que questão idiota!

  • O que está acontecendo com o CESPE? Questão ridícula. 

  • Será que a Cespe agora resolveu fazer crítica social em questão de informática? Quer dizer então que a internet não é acessível a todas as classes sociais?

    Sinceramente essa questão não tem fundamento e espero que o gabarito seja trocado

  • Essa questão esta sem logica, o texto da questão não tem nada haver com a resposta e o gabarito esta errado.

     

    Ela deveria ser anulada, pois o trexo que ele fala assim: "O cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackes ". Não deveria ser nas ações dos hackes e sim nas ações dos crackes. pois tem uma grande diferença entre os dois.

     

    Cracker: Quanto aos crackers, eles utilizam seus grandes conhecimentos em informática de forma menos honesta: quebrando (cracking) sistemas de segurança de softwares para ter alguma vantagem financeira lá na frente. Esse tipo de atividade é considerado ilegal e, por isso, os crackers são vistos como criminosos.

     

    Harcker: São aqueles indivíduos que possuem conhecimentos profundos de informática e fazem uso deles de forma positiva. Os hackers dedicam boa parte do seu tempo a conhecer e modificar softwares, hardwares e redes de computadores. Seus conhecimentos são utilizados para obter soluções de segurança, além de desenvolver novas funcionalidades no mundo da computação.

     

  • Como não amar uma banca dessa ? Além de estar atolada de fraude, agora tem essa ?

  • Letra D.

    Exitesm países que a população não tem acesso à internet e na questão ele não pede a diferença entre cracker e hacker. O foco é no tipo de contravenção que surgiu com o uso da internet.

  • A cespe querendo dar uma de justiceiro social do PT e do PSOL
  • Pelo visto, a nova do CESPE é fazer ativismo político nas questões...

     

     

  • era crack e não hackers!!!

  • A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.

    Índios, alguns têm outros não, portanto, não se pode generalizar;

    Correias;

    e outros países ditatoriais.

     

    PORÉM, crime é características dos Crackers e não dos Hackers.

     

    Questão passível de ser anulada, sem dúvidas.

  • Em nenhum momento a  letra E, afirma que a internet está acessivel em TODOS os países.

    Diz que está acessível em diversos países, o que é verdade.

     

    Discordo do gabarito

  • VOCÊ PASSOU!!!
  • Fernando Nishimura agora deu para justificar o inustificável !!! 

  • às vezes, ser ignorante é uma "benção". Forte...

  •  

    Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

    Entrando na área do direito penal surgiu uma nova modalidade de infração penal e não de contravenção, onde a infração é gênero ao qual é dividida em dois elementos sendo eles, crime e contravenção, o cybercrime como próprio nome já diz é crime e não contravenção, fora que o sujeito ativo ( aquele que pratica tal delito) seria o cracker e não o hacker.

  • Cracker: "(...)O termo foi criado pelos próprio hackers em torno de 1985, por estarem cansados de serem chamados de criminosos virtuais e para que os leigos e a mídia soubessem distinguí-los."

     

    ahhahahha os hackers ficaram chateados com essa questão

  • E) A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. 

     

    Está errada ao afirmar (generalizar) que todas classes sociais têm acesso à internet, na interpretação de texto fica subentendido que acessível é o uso regular da rede mundial de coputadores, o que sabemos que muitas classes sociais ainda não tem esse acesso. A título de exemplificação temos os povos da África subsariana, que em quase sua totalidade vive na extrema miséria.

  • Nunca vi o Cespe fazer distinção entre crackers e hackers!

    Hackers, para o CESPE, até agora, são criminosos virtuais.

  • Letra E sem duvida tambem esta errada, como a D, A, B, C.

    na letra E a internet não é acessivel as diversas classes sociais.

  • gabarito da questão é fora da casinha!! e pelo visto bem mal elaborada..

    PRIMEIRO porque os CRIMES cibernéticos previstos na lei 12737/12 alteram o CP, ou seja, NÃO são contravenções..

    SEGUNDO pq na questão D não foi mencionada que TODOS os países tem acesso à internet, o que não torna a alternativa incorreta...

    essa foi surreal de tão absurda..

  • Essa ai quem souber a DIFERENÇA entre HACKER e CRACKER erra, sem dúvidas. FODA

  • Vamos lá: Eu discordo da resposta pelo seguinte: 

    É certo que o indivíduo que faz coisas ilícitas na rede é um cracker e não um hacker, portanto a letra D estaria correta. mas a internet é sim acessível  às diferentes classes sociais dos mais diversos países. A alternativa não fala que são todas as classes sociais de todos os países. Concordam comigo? Se a Classe A pode e a B pode eu já posso falar que são diferentes classes sociais. Se no Brasil pode e no Japão pode eu já posso falar que é dos diferentes países. OK?

    Um abraço!

    Prof. Pablo Leonardo

    Faça parte do meu grupo de estudos pelo Whats App (31) 9 8783-1775

    Materiais gratuitos em www.estudotop.com.br

  • Banca sacana. Letra D deveria ser cracker. Pra mim a correta seria a E
  • E é a certa. Mas o gabarito diz ser a D. :D
    Erros da D: Cracker seria o correto, e não hacker. E não se limita a contravenção, podendo também ser qualificados como crime ou apenas responsabilidade civil mesmo, depende da conduta/dano feito pelo cracker.
    Alias, não vejo "cybercrime" na lei de contravenções.

  • Para mim, a resposta correta deveria ser a letra E. 

    Cespe sendo Cespe...

  • Hora o cespe usa o termo hacker como ilegal, hora usa cracker. Isso é o que mais complica na hora da prova.

    Sobre a letra "E" ;

    A internet é acessível...( está afirmando que há internet em diversos países e que várias classes socias podem acessá-la) presente do indicativo certeza. "diversos países "é diferente de "todos os países. por isso marcaria a questão como certa.

    A banca às vezes é injusta.

     

  • Com "mais diversos paises" a banca quer pegar uma amostra de paises dos quatro cantos do mundo, o que torna a questão incorreta pois sabemos que muitos paises não possuem ou têm o acesso bem limitado. Outro ponto é a questão afirmar que a internet é acessível a diferentes classes sociais porque até no Brasil existem áreas que não possuem acesso justamente por motivos econõmicos.

  • "Hacker" e diferente de "cracker"

    Pra mim a resposta seria E, mas pro cespe é D....

    eu heim!

  • que complicada essa questão!! Quando eu falo diversos não quero dizer necessariamente todos!!

  • Depois de ficar muito puto com essa questão e muito puto com o comentário do Nishimura sobre a assertiva (sim, xinguei muito..kkk), cheguei a conclusão que realmente a assertiva MENOS ERRADA é a D.

     

    Vejam só:

     

    Dizer que "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." é muito diferente de dizer "A Internet é acessível A diferentes classes sociais dos mais diversos países."

     

    EXPLICO: No primeiro caso a crase indica que são TODAS as classes sociais. No segundo caso, sem o artigo "as" para formar a expressão, afirma-se que diferentes classes (nāo todas) têm acesso e, desse modo, estaria correta.

     

    Pensei muito pra chegar nessa conclusão e é isso sim que justifica a resposta. 

     

    To até com dor de cabeça de tanto pensar. 

     

    Abraços.

  •  hackers são pessoas autorizadas para acessar as informações, enquanto crackers são as pessoas que não são autorizadas e logo cometem o crime????
    essa questão deveria ser anulada, não????

  • Na minha opnião "humilde" tem duas resposta essa questão,pois a letra "E" não restrigiu a pergunta não vejo erro e a "D" tambem esta correta, logo deveria ser anulada questão.....

  • Se observarmos a cartilha CERT (https://cartilha.cert.br/sobre/old/cartilha_seguranca_1.0.pdf), não encontraremos o conceito de "Cracker".

     

    Hacker é um conceito mais amplo, ou seja, Hacker pode ser considerado Cracker, mas o contrário nem sempre.

     

    Observe as passagens na cartilha:

     

    "O IRC é um programa muito utilizado por hackers para troca de informações e arquivos, por isso, todo cuidado é pouco."

     

    "Programas de troca de mensagens ficam sempre conectados a um servidor (senão não teriam como saber quem está no ar) e, como estão conectados, podem ser atacados por hackers."

     

    "Existem ainda programas de Firewall pessoal que podem ser utilizados para barrar as conexões dos hackers com os Cavalos de Tróia que possam estar instalados em seu computador. Tais programas não eliminam os Cavalos de Tróia, mas bloqueiam seu funcionamento."

     

    Resumindo:

    Cracker == Criminoso.

    Hacker == Criminoso ou não.

     

    QUESTÃO:  Ano: 2015  Banca: INSTITUTO AOCP

     

    Qual a diferença entre Cracker e Hacker?

     

    c) Cracker é o criminoso virtual que extorque pessoas usando seu conhecimento, e o Hacker quebra as senhas, códigos e sistemas de segurança por puro prazer, para mostrar que consegue. [GABARITO!]

  • Em 09/03/2018, às 03:04:16, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 22/12/2017, às 14:19:35, você respondeu a opção E.Errada!

    Tem que rir pra não chorar.. rsrs

  • Pensei assim:

    ACESSÍVEL À TODAS AS CLASSES?? e o interiorzin la do nordeste...pode ser até uma proposta em um futuro bem distanteeee....pq hoje estamos tentamos prender o LULA.

    RECURSO 1

    RECURSO 2

    RECURSO 3

    ....100.

  • Aprendi com a tia Lilia do primário que mais de um é muitos e que muitos não significa todos. Logo diversos é mais de um, que segundo a tia Lilia não significa todos.

     

    Da mesma forma diferentes classes sociais significa que algumas das classes A - B - C - D - E - F - G possuem acesso a internet e não necessariamente todas.

     

    Em fim... Concurso é concurso e a verdade somente é aquela dita pela banca... AFFF!!!

  • 152 comentários? Quem morreu?

    é óbvio que essa questão tá com gabarito errado, eu errei, e mesmo se tivesse acertado não concordaria com tamanho descaso da CESPE.

    primeiro que o cybercrime não é cometido só por hackers e segundo que diferentes classes podem ser classes A e B apenas que por si só são classes diferentes. 

    Nishimura ajuda a gente aí vc concordou com esse absurdo? 

  • Erro na escrita ,na minha opinião. O crime cybernético se da através dos crackers principalmente, não dos hackers, mas blz.

  • QUESTÃO COM PROBALBILIDADE MUITO GRANDE DE SER ANULADA, POIS NAO GENERALIZOU O MUNDO TODO, FALOU EM DIVERSOS PAISES

  • Já coloquei que não gostei do comentário do eminente Nishimura.

    Não existe qualquer justificativa que torne a assertiva E errada. 

  •  

    Juliana Maciel 

    23 de Março de 2018, às 10h38

    Útil (0)

    Pensei assim:

    ACESSÍVEL À TODAS AS CLASSES?? e o interiorzin la do nordeste...pode ser até uma proposta em um futuro bem distanteeee....pq hoje estamos tentamos prender o LULA.

    RECURSO 1

    RECURSO 2

    RECURSO 3

    ....100.

    Precisa viajar um pouco por nossas terras, está um pouco desatualizada. 

  • Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

     

    Contravenção ou Crime?

  • Pensei que o correto fosse usar o termo "ckaker." 

  • Cespe e sua própria doutrina ! AFF

  • Se cai uma questão dessa na minha prova eu processo o cebraspe

  • "Cybercrime" está previsto na lei de contravenções penais?? Julgava ser crime e não contravenção.

     

  • Um comentário além do conceito de Internet.

     

    São questões como estas que levantam hipóteses de "PESSOALIDADE" nas provas de concursos públicos.

     

    Eu acho muito estranho o comportamento de algumas bancas e vivemos num Brasil corrupto.

     

    EH..., esta modalidade Max Webber não conseguiu prever de patrimonialismo.

     

    Sou a favor da mudança da jurisprudência já criada, que o judiciário não pode intervir em gabaritos de bancas de concursos. 

     

    Vamos seguir em frente e que a gente conquiste nossos sonhos!!!!

  • Tem gente com Bolsa Família acessando youtube; e  até em Cuba tem Internet já, embora limitada. Questão bosta essa!

  • Se você marcou a letra D estude mais, se marcou a E parabéns, continuo firme!

  • Sei que concurseiro não tem de dar opinião sobre a resposta, o objetivo é apenas gabaritar. Mas fiquei puto com essa questão. Já vi moradores de rua com smartsphones, já vídeos de zonas de guerra no oriente médio que foram divulgados via internet...até detento tem acesso a internet.

  • Kra...considero o Fernando nishimura mestre na arte da informática....mas  dessa vez eu terei que discordar DELE e do GABARITO,afinal muitas foram as vezes que o CESPE cobrou a diferença entre HACKER e CRACKER(como demonstrado por muitos dos colegas acima..) ,dai falar q essa questão está certa é a mesma coisa que falar que outras tantas questões anteriores estão erradas....

    Apenas concordar com o gabarito numa questão dessa que está flagrantemente equivocada beira a falta de respeito com a galera que adimira o trabalho que o MESTRE tem prestado no site e fora dele.

     

    Enfim a culpa é do CESPE.

  • A letra E também está correta!!!!!!!!!!!!! Na verdade, MAIS CORRETA que a D. Como não anularam essa questão????

  • Essa questao se resolve por eliminação ou vendo qual esta menos errada. Eu ja fui pobre e posso afirmar q e bem dificil comprar um computador de 2 mil reais e manter um plano de Internet de 50 reais por mês. Graças a Deus hj nao sou mais pobre
  • Trabalho com tecnologia da informação a 18 anos e afirmo veementemente que o gabarito está INCORRETO. A definição de hacker na sua originalidade é um indivíduo que tem muitos conhecimentos técnicos e contribui para melhorias no ramo, diferente do terno cracker, que possui muito conhecimento, porém o utiliza para fins anti ético ou ilegal. Diante disso, concluo que a única questão que é uma realidade é a letra E.
  • Discordo pois cyber crime é CRIME e não contravenção,

  • o cyber crime é praticado por crackers, e não por hackers como afirma a questão.

     

    Apesar disso, fui nela pois "entendi" o que o examinador quis.

  • Esta questão deveria ser anulada. Gabarito claramente errado. A resposta E não disse que eram todos os países, muito pelo contrário. É só interpretar o texto. 

  • A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • Primeiro: Hacker diferente de cracker.

    A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. > sim O.o, todos os países do mundo possuem internet em maior ou menor escala...

    Agora o pior....

    Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime. Cybercrime é contravenção ? Alguém já leu em algum lugar isso?

    no mais, lamentável o cespe..

  • Cybercrime é contravenção desde quando no Brasil... desculpem minha ignorância mas O  MARCO CIVIL DA INTERNET (LEI n° 12.965 de 23 de abril de 2.014) não trouxe tal definição... A nova lei acrescentou dois artigos ao código penal, art.154-A e atr.154-B, o primeiro artigo citado trouxe em seu caput a descrição dos crimes de invasão de dispositivo informático que são crimes cibernéticos e nos seus parágrafos as pessoas ou entidades especificas onde a pena é agravada quando esses crimes são praticados contra tais, já no segundo artigo fala sobre a ação penal. Todavia onde está a tal citada contravenção?

    A alternativa E é a menos incorreta uma vez que a interpretação leva em consideração que é disponível a todos.... 

  • Absurdo essa questão. 

  • QUESTÃO HORRÍVEL
    D) A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.
    - ACHO QUE "DIVERSOS PAÍSES"
    - NÃO SIGNIFICA "TODOS PAÍSES"
    - E SIM VÁRIOS PAÍSES.

    A INTERNET ESTÁ PRESENTE EM MAIS DE 200 PAÍSES, ENTÃO SÃO VÁRIOS. DEVERIA SER A LETRA "E" A CORRETA.


    O POVO QUE FAZ ESSE TIPO DE QUESTÃO OU GOSTA DE BRINCAR COM A VIDA DO CARA QUE ESTUDA OU NÃO SABE B@ST... NENHUMA SOBRE O CONTEÚDO.
     

  • ABSURDO ESSE GABARITO! HACKER E CRACKER NÃO POSSUEM O MESMO SIGNIFICADO!!!

  • Bom, vamos pensar ! Primeiro não adianta concordar ou descordar. O gabarito foi esse e pronto. Quem contestou dentro do prazo que a banco deu,constetou, quem não contestou, não contesta mais ! E segundo, o questionamento: "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." Será ? 

    Na última década ocorreu uma explosão no acesso à internet nos domicílios brasileiros. Entre 2005 e 2015, o número de casas conectadas saltou de 7,2 milhões para 39,3 milhões, um aumento de cerca de 446% no período, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (22) pelo IBGE.

    Apesar de o cenário ter melhorado, o acesso ainda é baixo no Brasil. Em 2005, 13,6% dos domicílios do país tinham conexão, mas foi apenas em 2014 que mais da metade das casas do país passaram a ter acesso à web, quando o índice chegou a 54,9%.

    O dado mais recente, que se refere ao ano passado, mostra que 57,8% dos domicílios possuem acesso à internet. Apesar de ser um grande salto na comparação a longo prazo, o número é pequeno em comparação a outros países do mundo.

    Segundo a pesquisa internacional ICT Facts and Figures 2016, realizada pela ITU, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para tecnologias da informação, a penetração da internet nos domicílios de países desenvolvidos é de cerca de 83,8%. O índice chega a 64,4% nas Américas e a 84% na Europa.

    fonte: https://exame.abril.com.br/brasil/apesar-de-expansao-acesso-a-internet-no-brasil-ainda-e-baixo/

  • Contravenção? Na onde?

  • ESSA QUESTÃO É ---D--- CESPE FDP

  • Contravenção? Hacker? correto seriaCRACKER !!!!!!!!!!!! Não existe essa letra ( D)
  • Questão passível de anulação. 

  • Quem acertou precisa estudar mais 

  • errei e vou continuar errando

  • Questão de informática com atualidades rs, a letra D é a menos errada. A letra E é muito forçada, quando fala em acesso em diferentes classes sociais.

  • nova modalidade de contravençao? a banca equiparou contravençoes a cimes?

  • Um comentário que não me agrada é o do inconformismo do tipo: "Quem acertou precisa estudar mais".

     

    Ora, o examinador precisa estudar mais também então.

     

    A dúvida pairou sobre as assertivas D e E. Contudo, a questão é clara. Não se pode assinalar a assertiva E, pois é notório o fato de que a internet não está disseminada em todo o globo, seja porque há Governos ditatoriais que a restringem, seja porque a situação de penúria de alguns locais impõe outras prioridades,etc.

     

    A assertiva D, por sua vez, está indubutavelmente correta. A prova é de informática, não de direito penal, logo contravenção está sendo usada no seu sentido literal, isto é, violação/transgressão, e não de infração a que é comida pena de prisão simples...

     

    A única possível discórdia seria em: hacker x cracker. O que é irrelevante, uma vez que este é aquele desvirtuado.

  • Assertiva correta E

    A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

     

    Estaria errada da seguinte forma: A internet é acessível à todas as classes sociais em todos os países no mundo.

     

    Quanto a alternatida D:  Cybercrime não é contravenção e há diferença entre cracker e hacker.

  • Não perca tempo com essa questão.... vai para próxima que essa merda não agrega nada...

  • Eu ein!

  • Além da confusão entre cracker e hacker, a banca colocou no mesmo saco crime e contravenção... eu não sabia a diferença de hacker e cracker mas tinha certeza que crime não é contravenção 

  • Crime informático, Crime cibernético, e-crime, Cibercrime (Cybercrime em inglês), crime eletrônico ou crime digital são termos utilizados para se referir a toda a atividade onde um computador ou uma rede de computadores é utilizada como uma ferramenta, uma base de ataque ou como meio de crime.

     

    Este crime pode ser promovido de diversas maneiras: disseminação de vírus que coletam e-mails para venda de mailing; distribuição material pornográfico (em especial infantil); fraudes bancárias; violação de propriedade intelectual e direitos conexos ou mera invasão de sites para deixar mensagens difamatórias como forma de insulto a outras pessoas.

     

    O termo "cibercrime" surgiu depois de uma reunião, em Lyon, na França, de um subgrupo das nações do G8, que analisou e discutiu os crimes promovidos via aparelhos eletrônicos ou pela disseminação de informações para a internet. Isso aconteceu no final da década de 90, período em que Internet se expandia pelos países da América do Norte.

     

     

    No nosso ordenamento jurídico já temos a existência da legislação para ser aplicada quanto ocorrer tais crimes, mas na realidade o ordenamento jurídico brasileiro não se mostra totalmente eficaz para proteger aqueles que utilizam a internet e os demais meios tecnológicos.

    Exemplos: LEI CAROLINA DIECKMANN (LEI N°12.737 de 30 de NOVEMBRO de 2.012) e MARCO CIVIL DA INTERNET (LEI n° 12.965 de 23 de abril de 2.014)

  • Percebi que a Cespe só diferencia cracker e hacker quando está comparando os dois. De outra forma, se o termo estiver sozinho na assertiva é considerado a mesma coisa.

  • Sabemos que a CESPE cobra como noções de informática e também para área de TI os termos Hacker e Cracker. Hacker poderia ser usado como termo geral sabendo-se que existem os termos Blackhat, Whitehat, Grayhat, Pheaker, etc. que não caberia nessa questão para validar como certa, como dito na primeira frase, esses termos NÃO são cobrados. 

    Adicionalmente, Cibercrime, conforme a Lei 12737 (Dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos; altera o Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal; e dá outras providências) É CRIME e não contravenção como mencionado.

    Dois erros na assertiva.

     

    Já a letra E, em vista do português, não está dizendo que todas as classes e todos os países, ela diz que "a internet é acessível por VÁRIAS classes sociais e em VÁRIOS países" (VÁRIOS são muitos, mas não todos).

    A única opção que podemos marcar como certa, deveria ser a letra E.  

  • Hesitei em marcar a alternantiva correta devido às palavras contravenção e crime, usadas como sinônimos. 

  • Olhando os trocentos comentários a respeito do gabarito, achei um comentário (bem antigo) que considero bastante relevante:

     

     

    Dizer que "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." é muito diferente de dizer "A Internet é acessível A diferentes classes sociais dos mais diversos países."

     

    EXPLICO: No primeiro caso a crase indica que são TODAS as classes sociais. No segundo caso, sem o artigo "as" para formar a expressão, afirma-se que diferentes classes (nāo todas) têm acesso e, desse modo, estaria correta.

     

    Também marquei assertiva E, mas o comentário do colega, acima, foi bem esclarecedor para mim.

  • Absurdo esse gabarito. Contravenção é diferente de crime, e hacker é diferente de cracker.

  • Pessoal, um Cracker é um Hacker do mal. Nem todos Hackers são Crackers, mas todos Crackers são Hackers.

  • Não tem que ficar quebrando a cabeça, a questão foi muito mau formulada e pronto. A alternativa "E" não está errada assim como a alternativa "D" também não

  • A meu ver a questão está errada, pois a palavra hackers foi usada de forma equivocada, está generalizando o termo.

    É o mesmo que comparar um ladrão com um policial, ambos armados, porém, o ladrão irá usar a arma para o mal e o policial para o bem. Simples assim!

  • Com todo respeito, o criador dessa questão não sabe a diferença entre CONTRAVENÇÃO e CRIME.

  • Questão Muito mal elaborada pela banca. Deveria SIM ser ANULADA. Questão digna de anulação.

  • Ola amigos concurseiros.

    Prestem bastante atenção nessa explicação e depois percebam que a letra D estava realmente errada.


    Significado de Hacker O que é um Hacker:

    Hacker é uma palavra em inglês do âmbito da informática que indica uma pessoa que possui interesse e um bom conhecimento nessa área, sendo capaz de fazer hack (uma modificação) em algum sistema informático.

    Em inglês, a palavra hack é um verbo que significa cortar alguma coisa de forma irregular ou grosseira. Assim, a partir da década de 50 do século XX, a palavra hack começou a ser usada para designar uma alteração inteligente em alguma máquina. Mais tarde, este termo passou a ser usado exclusivamente no âmbito da programação informática.

    Alguns hackers são contratados por grandes empresas para testarem a segurança dos seus sistemas informáticos. Dessa forma, os hackers tentam entrar no sistema, descobrindo as suas fragilidades para melhorar a segurança e prevenir futuros ataques.

    Existem vários sites com tutoriais e programas que podem ser utilizados para hackear (ou raquear, dito de forma aportuguesada) computadores, descobrir senhas de acesso de Wi-Fi, contas de e-mail, etc.


    Fonte: https://www.significados.com.br/hacker/

  • Fui na E e tomei no Zói.

  • a primeira q eu eliminei foi a "E"

  • Só porque o CESPE quer é que um Cybercrime só pode ser cometido por um Hacker.

  • Gabarito Letra D, EU DISCORDO!!!

    Hacker e cracker  possuem significados bastante opostos no mundo da tecnologia.

    Hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas.

    Cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança.

    A letra "E" deveria ser o gabarito da questão. Não encontro explicação plausível para que esteja errada.

     

  • Sou só eu que Discordo do termo CONTRAVENÇÃO???? alem dos demais erros, já citados pelos colegas...



    Lei Carolina Dieckmann é como ficou conhecida aLei Brasileira 12.737/2012, sancionada em 30 de novembro de 2012 pela ex presidente Dilma Rousseff, que promoveu alterações no Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei 2.848 de 7 de dezembro de 1940), tipificando os chamados delitos ou crimes informáticos.



    Se é crime é crime..... se é contravenção é outra coisa....

  • Ai você começa a estudar as questões da cespe e vem isso, você fala nossa, tranquilo né!? Ai vem a PF te estuprando, você sai de lá nem sabe seu nome.

  • Creio que todas alternativas estão incorretas.


    D) Existe uma diferença entre hacker e cracker, sendo os últimos os responsáveis pelos cybercrimes.


    E) Diversas classes sociais em diversos países têm acesso a internet, de fato. Porém existem classes sociais que não têm acesso à internet. Pegando a literalidade do que está escrito, pode-se compreender que todas pessoas do mundo tem acesso à internet.

  • Creio que todas alternativas estão incorretas.


    D) Existe uma diferença entre hacker e cracker, sendo os últimos os responsáveis pelos cybercrimes.


    E) Diversas classes sociais em diversos países têm acesso a internet, de fato. Porém existem classes sociais que não têm acesso à internet. Pegando a literalidade do que está escrito, pode-se compreender que todas pessoas do mundo tem acesso à internet.

  • NÃO PODE SER A LETRA D, POIS HÁ DIFERENTE ENTRE HACHERS E CRACKERS.

  • Hackers ou crackers? Deve ter sido anulada essa..... não tem como
  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.


    Será mesmo? será que os africanos possuem acesso irrestrito?

    Creio que não, pois estes têm mal o alimento quanto mais a internet.

  • Eu errei porque em outras questões o CESPE diferencia HACKER de CRACKER.

  • Resposta certa letra E.. Se faço a prova e não anulam isso recorro até ao STF...

    A internet está presente do congo até a antardida... Até pinguim, índio e tribos isoladas tem acesso à internet. Está sim presente das mais diversas classes sociais e países. A regra é todos terem acesso, as exceções são lugares extremamente isolados ou países com regime ditatorial (coréia do norte). Mas, repetindo, são exceções.

  • Um cracker comete Crimes/Delitos ou Contravenções?

  • Fui na menos errada!

    A 'e' é a mais errada kkkkk

    Vai lá no interior do interior e vê se tem internet lá

    Coreia do Norte, quase ninguém tem acesso

  • Deveria ser anulada!


    Hacker não comete crime!



    e a internet está disponível para todas as classes

    Resposta certa deveria ser a letra 'E'

  • Essa questão foi muito mal elaborada. Discordo do gabarito, pra mim seria a letra E a "menos errada", pois esse conceito da letra D diz respeito ao Cracker. Complicado viu.

  • Salvo engano, Cibercrimes são CRIMES, e não contravenções.

    Além disso, a própria banca já cobrou diferenças entre Hacker e Cracker. É pacífico na ciência da computação de a atividade Hacker não se destina a fins criminosos.


    Quanto a letra E: Sim, a internet é ACESSÍVEL nos locais citados e o fato deter um ou outro canto do mundo onde não exista internet não significa que a alternativa está invalidada.


    Peço desculpas aos fãs do professor que comentou essa questão, mas seu comentário aparenta ter apenas objetivo de convergir com o gabarito dado pelo CESPE.

  • Mathemátik Math disse tudoo!! concordo com vc.

  • Em 19/01/19 às 14:29, você respondeu a opção E.!


    Em 01/12/18 às 14:57, você respondeu a opção E.!


    Como a Cespe já cobrou a diferença entre Cracker e Hacker, pode-se perceber que ela não possui um posicionamento. Portanto, como sei a diferença de Cracker e Hacker,continuarei errando essa questão.


    #FaltaDeRespeitoComConcurseiros.

  • Não concordo do porquê da alternativa D não ser o gabarito. até porque a questão falou de "diversos países" e de "diversas classes sociais". ela não falou "todos os países" e nem todas as "classes sociais"..

    Não concordo com a explicação do professor

  • No dia que esse Nishimura tiver peito pra contestar um gabarito da Cespe, eu mudo de nome. O cara só concorda com tudo, fica justificando os erros da banca e fica com essas baboseiras de "restrição sinal de erro.."

  • Nesse tipo de questão é preciso pensar como um esquerdola... fi k di k

  • No meu ponto de vista:

    A "E)" está errada porque dá a entender que TODAS as classes sociais teriam acesso a internet, nos mais variados países. Dizer que "todas as classes sociais têm acesso" estaria errado.

  • A cespe parece não ter parâmetro. Há uma diferença entre hacker e cracker

  • Quem acertou essa questão precisa estudar mais!

  • Fiquei entre a letra D e E, mas acabei marcando a letra E. Não tem como dizer que a letra E está errada. sobre a letra D, conforme os colegas afirmaram, ainda há questionamentos. Assim, o gabarito deveria ter sido alterado.

    Êta Cespe!

  • Considerei a D erra pelo termo Hacker, no caso deveria ser Cracker. E a letra E não está totalmente errada

  • Alternativa E

    É a nova forma CESPE de Português.... interpretação da banca em questão objetiva....

    Não há nenhuma palavra que permita afirmar que se referia a todas as classes e todos os países...

    Diferentes e diversos é sinonimo de variação e não de totalidade.

  • Para mim está ERRADO: Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

    Cybercrime não é CONTRAVENÇÃO PENAL, isto é, crime é diferente de contravenção.

    Hacker é diferente de cracker

    Hacker usa o conhecimento para o bem;

    Cracker usa o conhecimento para o mal.

  • acho que a E tá errada porque em muitos países (china por exemplo) a internet global é extremamente restrita.

  • A alternativa que mais faz sentido é a D, apesar de usar o termo incorreto ''hacker'', pois o mais certo seria ''cracker (termo criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico pejorativo do termo "hacker").

    Cracker: Cracker [cráquer] é o termo usado para designar o indivíduo que pratica a quebra de um sistema de segurança de forma ilegal ou sem ética.

    Em informática, hacker: é um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores.

    Fonte: Wikipédia

    Erro da E) Obviamente que há países e diferentes classes sociais sem acesso à internet ainda.

    Questão passível de anulação, tendo em vista que não há nenhuma alternativa integralmente correta.

  • Essa, quem não estuda acertou.

  • CESPE, além de induzir a erro de interpretação, não diferencia "cracker" de "hacker"

  • É o tipo de questão que a gente erra e segue em frente, não adianta ficar batendo cabeça, se estressado com a banca pois a questão está claramente errada, todo concurseiro sabe o básico na segurança da informação da diferença entre CRACKER e HACKER.

  • não são hackers e sim crakers

  • se é cybercrime como é contravenção ??? se o próprio nome qualifica como crime !??!?!

  • Essa questões é um insulto a quem estuda... Não tem fundamento da Letra D está correta (crime e contravenção são coisas diferentes) . E a justificativa do erro da letra E não consigo engolir. Diversos países tem acesso a internet sim e nas diferentes classes sociais (A questão não generaliza dizendo que é em "todos" os países... como estão justificando alguns professores) . Lamentável essa questão.

  • questão ruim

  • Qual o erro da letra E?? A afirmativa não generalizou para "todos os países"

    E hacker é diferente de cracker, conforme os colegas já falaram.

    Cespe sendo Cespe...

  • A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.

    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.

    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.

    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.

    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.

    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.

    Gabarito: Letra D.

  • todo cracker é hacker, mas nem todo hacker é cracker. Só isso.

  • Uma questão dessas é uma falta de respeito com quem estuda, sinceramente. Em nenhum momento na letra E dizia (ou se subtendia) que era em relação a todos os países. Cybercrime é CRIME, e não contravenção penal! São duas coisas completamente diferentes. Além do mais, hacker e cracker, por mais que estejam em um mesmo nicho, possuem atribuições diferentes a depender do contexto em que está inserido.

    Questão com diversos erros e interpretações dúbias e não foi anulada. É uma vergonha isso.

  • Próxima....

  • é Acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos país

    EUA, Inglaterra, Brasil, China.

    basta esses: para eu ter diversos países e diversas classes

    O examinador da Cespe faltou na aula de Raciocínio Lógico só pode.

  • Questão mal formulada, o certo seria ''cracker''

  • Questão mal formulada, o certo seria ''cracker''

  • E está correta por ser ampla. e a D usa hacker no lugar de cracker.

  • discodo plenamente do gabarito. fui logo na alternativa E,mas o cespe,sendo cespe, diz que não,que é a D.

    qual é o erro da letra E, A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial? não é isso que a alternativa diz. Ela menciona que a Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. UAI!!! isso é fato. Pode não ser acessivel a toda classe.

  • EM SUMA:

    Alternativa D - Hacker não é Craker e Cybercrime não é Cyber"contravention"

    Alternativa E - A Internet hoje já é acessível a uma ampla diversidade de segmentos sociais (faz tempo já, hein)

    Questão errada do ponto de vista Jurídico e Sociológico.

  • EM SUMA:

    Alternativa D - Hacker não é Craker e Cybercrime não é Cyber"contravention"

    Alternativa E - A Internet hoje já é acessível a uma diversidade razoável de segmentos sociais (faz tempo já, hein)

    Questão errada do ponto de vista Jurídico e Sociológico.

  • Não é mal formulada. É para prefeituras. Cansado de ver questões assim pra prefeituras para uma galera errar e entrar alguém que sabe o que marcar previamente. Infelizmente, o que mais existe é gente que passou com treta em prefeituras.

  • Questão com mais de 250 comentários, nem leva em conta. Fico triste vendo com banca renomada fazendo questões assim kkkkk. A meu ver a alternativa 'E' não está errada, porque ele fala que está as mais diversas blabla momento nenhum falou que está PARA TODAS... e outra a opção dada com certo se é contravenção por o nome é CyberCRIME? deveria ser cybercontravenção... Brincadeiras a parte. Fica o aprendizado.

    OBS: aos colegas falando sobre hacker e cracker um bom outro mal polêmico, não pensem assim. Nem os próríos gostam do termo. Ambos podem ser usado para o bem ou para o mal. A diferença que na realidade nem existe na maioria dos casos é que hacker são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores e cracker termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança, logo falar que um é do bem e outro é do mal É BEM SUBJETIVO.

  • Só HACKERS que cometem crimes na internet kkkk

  • Mesmo que a banca CESPE não faça distinção entre hacker e cracker não dá para aceitar que essa alternativa D esteja correta. Qualquer pessoa que utilize a rede para meios ilícitos (difamação, pedofilia, racismo etc..), estaria cometendo um crime virtual, sem necessariamente ser um hacker para incumbir-se de tal prática.

  • Pessoal, talvez o erro da letra E seja o fato de que nem todos os países têm acesso à internet..

  • Hacker não atua em Cybercrimes, isso quem faz é o Ckacker.

  • Estamos no Século XXI, e o acesso à internet está disseminado em todas as classes sociais sim, questão com 2 gabaritos corretos, merece anulação.

  • Com certeza o examinado não sabe a diferença de crime e contravenção. Só gostaria de saber qual lei define a contravenção de cybercrime.

  • Cybercrime não é modalidade de contravenção, mas de infração penal. Esta é gênero, da qual são espécies o crime e a contravenção, que possuem conceitos distintos.

  • Não seriam os Ckackers????????

  • SUBJETIVISMO PURO

  • QCONCURSO, melhore os professores que comentam questões de informatica. Porque desse jeito não dá!!

  • Discordo pelo mesmo ponto de vista do @thomas shelby. Tem uma diferença entre Hacker" e "cracker"

  • Gabarito: Letra F

    Nenhum alternativa correta.

  • Qc chama o Prof Renato Mafra para comentar as questões de informática !!!!!!

  • Cespe sendo Cespe.

    Típica questão na qual quem sabe a diferença de crackers x hackers, erra!

  • De fato, a questão deveria ser anulada.

    A alternativa "E" não disse que TODOS os países possuem acesso a internet considerando as diversas classes sociais. Os colegas que estão justificando com esse argumento, estão totalmente equivocados.

    Quanto a letra D: vai lá realizar cybercrimes e ver se uma "contravenção" é que será imputada a você.

    Questão muito ruim do CESPE.

  • O Cespe foi infeliz ao criar essa questão

    .

    A) As informações pessoais disponibilizadas na Internet são de domínio privado e seu acesso por aplicativos é proibido.

    Alternativa absurda.

    .

    B) A Internet, embora tenha impactado as relações sociais, manteve inalteradas as formas de consumo.

    Alternativa absurda.

    .

    C) A utilidade da Internet à pesquisa é restrita, por causa da quantidade de informações falsas disponibilizadas na rede.

    Alternativa absurda.

    .

    D) Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

    Dois erros técnicos: contravenção e hackers.

    .

    E) A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    Alternativa altamente subjetiva. Mesmo a alternativa não sendo restritiva, por não trazer a ideia de totalidade, a banca a considerou como incorreta.

  • "Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers."

    Definitivamente o examinador não sabe a diferença entre contravenção e crime..

  • POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, a internet até a data da questão não era acessível em todos os países e classes.

    Vários países socialistas não deixavam o povo ter acesso à internet. Como é o caso de Cuba, Coreia do norte e alguns países socialistas africanos.

  • Quem sabe direito penal errou essa questão rsrs.... Afinal cyberCRIME é CRIME, oras..... então é errado dizer que cyberCRIMES são CONTRAVENÇÕES

  • Quem marcou a letra E, parabéns!

    Letra D tem 2 erros.

    Na alternativa "E", a questão não disse que TODOS os países possuem acesso a internet considerando as diversas classes sociais. Ele só disse que o acesso é dado tanto para pobre quanto para rico, isso não significa que algum pobre ou algum rico não tenha INTERNET.

    Portanto,

    A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    CORRETA.

  • Maldita hora pra saber a diferença entre cracker e hacker

  • TEM GENTE QUE TENTA JUSTIFICAR A QUESTÃO AINDA!

    É COMO DIZ O MESTRE ALEXANDRE SOARES: " DE TANTO JUSTIFICAR, O EXAMINADOR FAZ O QUE QUISER COM OS CONCURSEIROS".

    ESTÁ ERRADA E PRONTO ! O GABARITO MAIS " CORRETO" SERIA A LETRA E

  • Nunca que a internet é acessível pra geral.

    Mas poderia anular por causa do uso "generalizador" do conceito de Hacker, seria Cracker.

  • GAB:E na minha opinião. Não há explicação para outro gabarito sem ser a letra E. Misturaram hacker com cracker, crime com contravenção, toda errada a letra D.

    Pense:

    a internet é acessível às diferentes classes sociais; (sim) -> rico e pobre.

    dos mais diversos países.(sim)

    Em nenhum momento ela diz que a internet é acessível a todos. Então cadê o erro?

    Sem contar que cyber crime é crime, e não contravenção, levando em conta o direito penal a (D) já estaria errada kkkk.

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    CLARO QUE NÃO !!

    Pensem nas classes pobres . pensa@Porr@

  • TEM GENTE QUE TENTA JUSTIFICAR A QUESTÃO AINDA!

    É COMO DIZ O MESTRE ALEXANDRE SOARES: " DE TANTO JUSTIFICAR, O EXAMINADOR FAZ O QUE QUISER COM OS CONCURSEIROS".

    ESTÁ ERRADA E PRONTO ! O GABARITO MAIS " CORRETO" SERIA A LETRA E

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    A Letra E não restringiu, não disse que todos os países tem acesso a internet, ela disse que vários países tem acesso o que é uma verdade. O comentário do professor não ajudou em nada.

  • Parece que o ''professor'' de informática do QC não aprende a diferença de "Hacker" e "cracker"

  • Para cometer um cybercrime precisa ser um hacker? Oi? Quem tenta justificar essa questão é tão desonesto como a banca! Ainda teve comentário que falou "Ah, mas pobre não acessa a internet" em nenhum momento a alternativa E restringiu dizendo que TODAS AS CAMADAS SOCIAIS DE TODOS OS PAÍSES tem acesso. Se fosse uma questão de C/E com certeza a letra E seria considerada como Certa

  • Gente, e a diferença entre HACKER e CRACKER? A banca não levou em conta?

  • GABARITO: D

    Discordo do gabarito por 2 motivos

    1= A banca usou hacker com o sinônimo de cracker. Além de não ser sinônimo, isso é um grande problema p/ quem estuda para concursos da cespe! Ela mudou o entendimento ou apenas usou um outro entendimento para essa prova?

    2 = Por eliminação, a letra E seria a mais correta. Realmente um dos ideais da internet é ser o mais acessível possível a pessoas das mais diferentes classes sociais e regiões geográficas do mundo.

  • discorco com a alternativa pelo simpes fato de que cybercrime pode ser cometido por qualquer pessoa que tenha um bom domínio na internet, não sendo só um hacker.
  • Quem sabe a matéria errou. Quem não sabe a diferença entre CRACKER E HACKER, acertou a questão. CESPE SENDO CESPE

  • PERFEITA A COLOCAÇÃO DO COMENTÁRIO DO AMIGO ADMILSON GOBI JUNIOR.

  • Quem conhecer a perfeita diferença entre HACKER E CRACKER NESSA QUESTÃO O CESPE FUDEU COM ESSE CONHECIMENTO

  • Mais alguem marcou a Letra E ????

  • mais alguém respondeu levando em consideração que contravenção é diferente de crime? errei =/

  • Quando há duas respostas certas fica difícil. CESPE sempre Inovando...... Não há justificativa fundada para que a letra E não esteja correta.

    Ela não traz palavras delimitadoras.

  • Rapaziada viajando na questão...... Prestem atenção:. "Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers."

    Hacker,de forma resumida,seria aquele que invade sua máquina com o desígnio de testar seu conhecimento.Quando partimos desse pressuposto, podemos chegar,assim, a uma conclusão: se o hacker invade seu PC,LOGO,ele comete crime, ou seja, a advinda da Net trouxe novos modalidade de cybercrimes!!!

    INSTA: gabriel_oli1

    18 anos e rumo à aprovação!

  • Seria justo e necessário, o cespe Cebraspe ter utilizado o termo “Cracker” e não “Hacker” ou ter destrinchado mais a explicação.

  • Hackers não necessariamente são criminosos, a questão deveria ser anulada.

  • LETRA D

  • ITEM D

  • Gabarito letra E.

    Uma vez que a banca não restringiu.

    A internet está difundida em que vários países e classes sociais distintas, tem acesso a internet.

    Já a letra D está errada, pois crack é malicoso, enquanto rack nem sempre é usado nesse sentido.

    Por fim a banca deu como D correta.

    Discordo totalmente!

  • Pessoal, não tentem discutir com a banca, adaptem-se.

    Para a CESPE/CEBRASPE:

    Trojan = vírus

    Haker = são indivíduos que atual com fins maliciosos

    Eu discordo dos dois conceitos, mas não quero entrar em debate teórico com a banca, apenas acertar questões.

  • Questão tosca!!! Tudo de ruim desaba nas costas do hacker; e sabemos que não é bem assim!!!

  • Estou bem feliz por ter errado esta questão. rs

  • Quem errou acertou, quem acertou errou

    #PAZ

  • Questão horrível.

    1 - ENTAO QUER DIZER QUE A INTERNET NÃO É ACESSÍVEL ÀS MAIS DIVERSAS CLASSES SOCIAIS DOS MAIS DIVERSOS PAÍSES ?

    2 - A BANCA USOU HACKER (ERRONEAMENTE) NO LUGAR DE CRACKER !!!

  • Questão de cunho subjetivo...

  • Primeiramente, a letra E não se refere a todos os países, e sim a diversos (noções bem diferentes). Segundo, não há contravenção envolvendo cybercrimes. Na verdade, existem CRIMES tipificados na legislação brasileira. A primeira dessas leis é a dos Crimes Cibernéticos (12.737/2012), conhecida como Lei Carolina Dieckmann que introduziu o artigo 154-A no CP. Péssimo gabarito!

  • Levei até um susto vendo a quantidade de comentários. Qualquer um com um Q.I de 3 dígitos consegue ver que só tem uma resposta certa.

  • palhaçada!!!

  • Responda aí você que ACERTOU ou você que ERROU:

    QUAL A DIFERENÇA ENTRE HACKER E CRACKER ?

  • A resposta D nao pode ser correta. Pq quem comete crimes são os crakers. Um haker é meramente im sidação comum que esta na beirada entre o ''bem e o mal''.

  • PARA QUEM TEVE DÚVIDA NA LETRA E)

    E)- " Ainda hoje, por ex. no continente africano existem dezenas de países que não possuem internet. Ou seja, em muitos locais a internet ainda é muito elitizada, eu posso dizer que no Brasil houve uma expansão muito grande da internet, isso fazia parte dos programas crescimento do desenvolvimento brasileiro. Mas, ainda em alguns locais a internet é elitizada, não é acessível por todos. "

    RESPOSTA EM VIDEOAULA DO PROF. RENATO DA COSTA - ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • Questão altamente incoerente. A ação de hackers não pode ser generalizada como maliciosa.

  • questão mal elaborada

  • Fiquei em dúvida entre as alternativas D e E, pois os crimes são cometidos pelos CRACKERS e não pelos HACKERS, logo a alternativa correta seria a E. Mas conhecendo a "filha-da-putagem" da banca marquei a D kkkkk

  • Essa vai para o meu caderno de "MERDAS DO CESPE"

  • quem elaborou essa questão não transa

  • ACESSÍVEL A DIFERENTES CLASSES SOCIAIS # NÃO PODE SER ACESSÍVEL SE 46 MILHÕES DE PESSOAS SÓ NO BRASIL NÃO TEM ACESSO.

    25% dos brasileiros não têm acesso à internet, aponta pesquisa. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (29) uma pesquisa que aponta que 25% (ou um em cada quatro) dos brasileiros não têm acesso à internet. Em números totais, isso representa 46 milhões de pessoas.

    https://canaltech.com.br/internet/25-dos-brasileiros-nao-tem-acesso-a-internet-aponta-pesquisa-164107/#:~:text=25%25%20dos%20brasileiros%20n%C3%A3o%20t%C3%AAm%20acesso%20%C3%A0%20internet%2C%20aponta%20pesquisa,-Por%20Rui%20Maciel&text=O%20Instituto%20Brasileiro%20de%20Geografia,representa%2046%20milh%C3%B5es%20de%20pessoas.

  • Isso que dá botar um sociólogo ativista dos direitos humanos pra fazer questão de Tecnologia da Informação...

  • Como exigir aprofundamento técnico do candidato se, na hora da prova, as questões vêm com uma superficialidade dessas?

  • Como exigir aprofundamento técnico do candidato se, na hora da prova, as questões vêm com uma superficialidade dessas?

  • Hoje em dia falar que tem países que não tem acesso a internet francamente parece absurdo, pode até ter alguns com acesso restrito ou limitado, mas garantir que não existe essa opção é viajar na maionese.

  • O correto seria Cracker, não hacker, essa questão deveria ser anulada

  • Como as questões da Cespe são interdisciplinares, o termo contravenção estaria errado, pois essa nova modalidade de infração é tida como delito, e a outra questão é da utilização do termo hacker como criminoso.

  • Quem errou acertou, quem acertou errou

  • questao lixo

    obvio que a internet esta acessivel em diversos países para diferentes classes sociais.

  • nem toda classe tem acesso a internet.

    a letra D estaria mais correta se o termo hacker fosse trocado por cracker, mas segue o baile.

  • uma nova modalidade de Contravenção == CyberCrime???

    Hacker???? PQP!!!!!!

  • as pessoas confundem ética com responsabilidade penal. os hackers podem até serem bonzinhos, mas ainda assim devem responder perante a justiça, se acionada.

    já a E está claramente errada.

  • É um "crime ou uma contravenção" penal!

  • Pobres pode ter acesso a Internet. O cadastro do auxílio emergencial foi feito de forma virtual, o que demonstra o quão acessível é a Internet hoje. Acessar a Internet para imprimir algum material numa lan houve costuma ser até gratuito. Ademais, em momento algum a questão citou "todas as classes sociais", o que n torna a assertiva falsa caso alguma classe não possua acesso. Mas segue o jogo...

  • Resolvendo uma a uma:

    a) Errada. A Internet é a rede mundial de computadores que tem como característica ser pública. Além disso,

    seu acesso é realizado através dos navegadores web, que são aplicativos.

    b) Errada. Os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo.

    c) Errada. A pesquisa na Internet é um dos principais meios para se obter informações.

    d) Correta Essa questão é uma pegadinha do CESPE que faz uma confusão em relação à definição de hacker e

    cracker, pois não faz distinção entre as duas palavras, utilizando apenas hacker para definir o indivíduo que invade sistemas, seja para benefício ou maleficio.

    e) Errada. Não concordo com a resposta, já que a expressão "dos mais diversos países" não é sinônimo de "todos os países", porém, a explicação da CESPE foi que apesar de estar acessível as diferentes classes, sabemos que nem todos os países possuem esse acesso.

  • caraca, a D tá ok mas a E está mais ainda. Hoje em dia qualquer pobre tem whts caramba. hehe

  • Quem estuda direito penal errou essa questão.

  • "diversos paises " pode ser 10 paises ou 5 paises ou 100 paises...

    "Diferentes classes" pode ser classe media e alta..

    A Banca vacilou e não tem explicação. Tomara q nao tenha uma questão dessa nas proximas provas..

  • com certeza entraria com recurso, e o pior é o comentário do professor !

    o professor se mostra totalmente fora da realidade mundial e deu uma resposta muito imperativa ao raciocínio da questão, gostaria que ele apresentasse qual o lugar do mundo que não existe rede mundial de computadores no mundo pois ao dizer: "...existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial." ele generalizou totalmente todo o Mundo.. existe um lugar onde a rede mundial corresponde apenas a 0,9% da população que é no Timor-Leste mas, não e totalmente! e o interessante e que atinge as até essa camada "pobre" do mundo!

  • pra começo de conversa, não é contravenção e sim crime. Além disso a forma como colocaram hacker e cracker tá errada

  • Não é contravenção!

    É crime! já tá errado por ai

  • Se um território for considerado País, então há governo. Se há governo, há internet SIM, seja qual for a classe social. Qual país que não usa internet? Se comunica com pombo correio, por mensageiro à cavalo?

  • Esta questão é daquelas que reviram o estômago, que faz o candidato perder a paciência com a banca. Data venia aos que pensam diferente, os(as) senhores(as) estão equivocados(as).

    1- Contravenção não é Crime;

    2- A letra E não disse que TODAS as classes sociais têm acesso nem que isso ocorre em TODOS os países, de maneira que a alternativa é de longe a mais correta;

    3- Nishimura já foi melhor nos comentários, não sei como ele conseguiu defender a banca nessa questão.

  • Questão toda errada!!! E parece que não foi anulada.

    Não é contravenção.

    154-A do CP. Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.

    E os outros colegas já responderam acerca do hacker x cracker.

  • Além dos erros destacados, o conceito de Hacker está equivocado.

  • Questão amadora! Dois erros, e não foi anulada Cespe??

    1° Não é Contravenção

    2° O termo correto não é hacker

  • Se quer deixar a alternativa E errada, teria que trocar o DIVERSOS por TODOS!

    Ou a internet só está acessível a 2 países???

    Pra fazer uma pegadinha, primeiro tem que aprender a diferença entre restrição e generalização..

    Examinador desgraçado!!!

  • contravenção e cyberCrime, ao pé da letra não estaria correto, mas é o que sobrou! kkkk

  • Quanto ao termo, se a banca quiser usar o termo hacker para definir os maus, em vez de usar cracker ela pode...Para cespe vale o contexto e não o termo em si..

  • Hoje, não só hackers ou crackers realizam crimes e contravenções cibernéticas, pois hoje crimes como o de injúria acontece no ambiente virtual por pessoas que não se encaixam em nenhum dos dois conceitos.

  • Não seria Crackers ?

  • Buscando um pouco mais, encontrei que há sim países completamente desconectados...

    "De acordo com uma pesquisa realizada pelo projeto GEONET da Universidade de Oxford há 28 países desconectados, esse grupo de países fazem parte do chamado Arquipélago da Desconexão segundo a pesquisa"

    https://pt.linkfang.org/wiki/Acesso_%C3%A0_internet

    "O projeto GEONET, iniciativa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, identificou que nosso planeta possui um Arquipélago de Desconexão, representado por 28 países, identificados nas áreas laranjas e amarelas do mapa abaixo. A maioria das regiões completamente sem acesso à rede estão no continente Africano, na parte sul do deserto do Saara. Mas também foram destacados territórios em que a web tem penetração inferior a 10% da população. Os dados representam o ano de 2013, não muito longe do que vivemos atualmente."

    https://www.purebreak.com.br/noticias/paises-desconectados-voce-sabia-que-ha-locais-do-mundo-onde-a-populacao-nao-tem-acesso-a-web/16738

  • Questão mal formulada. Erraria várias vezes...

    Dizer que a Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países não significa dizer que TODOS os países possuem esse acesso.

  • Em outras questões do Cespe e explicação do professor do Qc, pude perceber que a mesma considera cracker como um tipo de hacker criminoso. Ou seja, hacker é gênero enquanto cracker é espécie. Hoje entendo hacker como "qualquer pessoa que se dedique intensamente em alguma área específica da computação e descobre utilidades além das previstas nas especificações originais", "um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores", seja essas habilidades usadas para o bem ou para o mal, com a observação que se usadas para o crime, especifica como cracker, criminal hacker.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • é o que homi?

  • cybercrime é uma CONTRAVENÇÃO???????? PASSIVEL DE ANULAÇÃO

  • No meu ponto de vista a questão seria passível de anulação devido a resposta da letra E, pois a internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. Quando cita diversos países, não quer dizer que é de todo mundo.

    Com isso, ao meu ver teriam dois gabaritos para esta questão as letras D e E.

  • não é Hacker e sim Cracker

  • cyberCRIME= contravenção? Que eu saiba crime e contravenção penal são coisas diferentes. E a letra E esta correta. Questão deveria ser anulada, mas como sempre, o cebraspe tem um entendimento próprio e supremo e nós meros mortais, devemos aceitar.

  • Essa questão deveria ser anula, a meu ver, pelas seguintes razões:

    1. Hacker é diferente de Cracker. Quem efetivamente pratica CRIME é CRACKER!
    2. Não vejo problema da letra "E" ser a resposta correta, uma vez que a rede mundial de computadores é ABERTA de modo que torna-se acessível a diferente classes.
  • além disso cyber crime e um crime e não uma contravenção. banca cespe deve ser composta por juízes aposentados.

  • KKKKKKK

    CESPE faz o que bem entende e os candidatos que se lasquem

  • informática de concurso é uma avacalhação sem fim, pqp

  • kkkkkkkkk, piada de questão hein? Alguém chama o VAR que o juiz tá doidão!

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países (não disse todos)

    Onde está o erro?

    Que piada de questão!

  • Não sei por que a alternativa E está errada, pois a Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

  • Fiquei com dúvidas sobre ser crime ou contravenção....acabei errando...

  • "Sabemos que a CESPE cobra como noções de informática e também para área de TI os termos Hacker e Cracker. Hacker poderia ser usado como termo geral sabendo-se que existem os termos Blackhat, Whitehat, Grayhat, Pheaker, etc. que não caberia nessa questão para validar como certa, como dito na primeira frase, esses termos NÃO são cobrados. 

    Adicionalmente, Cibercrime, conforme a Lei 12737 (Dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos; altera o Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal; e dá outras providências) É CRIME e não contravenção como mencionado.

    Dois erros na assertiva.

     

    Já a letra E, em vista do português, não está dizendo que todas as classes e todos os países, ela diz que "a internet é acessível por VÁRIAS classes sociais e em VÁRIOS países" (VÁRIOS são muitos, mas não todos).

    A única opção que podemos marcar como certa, deveria ser a letra E. "

    Comentários do colega M. Martins que concordo plenamente.

    mas Cespe é Onisciente e inerrável.

  • dificil é justificar o erro da E kk

  • quem marcou E acertou, você está no caminho certo.
  • Se fosse uma questão de 2004, dava até pra entender não ser a alternativa E, mas nos tempos atuais, qualquer pobre e qualquer rico tem acesso PLENO à internet. E hoje em dia, por valores muito mais acessíveis que no passado. Complicado uma banca enorme tomar uma alternativa como essa, em um tempo moderno, como errado..

  • CESPE forçou a barra nessa questão.

  • Kurosaki nii-sama.

    • A alternativa E é inválida pelo fato de que a palavra acessível foi empregada como sinônimo de utilizável. A educação é acessível (usufruida por todos) à todos no Brasil? Não, da mesma maneira é a Internet em outros países, pessoas em condições de miséria no Haiti/outros lugares mal sabem oque é internet.
  • Hackers

    São aqueles indivíduos que possuem conhecimentos profundos de informática e fazem uso deles de forma positiva. 

    Crackers

    Quanto aos crackers, eles utilizam seus grandes conhecimentos em informática de forma menos honesta: quebrando (cracking) sistemas de segurança de softwares para ter alguma vantagem financeira lá na frente. Esse tipo de atividade é considerado ilegal e, por isso, os crackers são vistos como criminosos.

    Por isso não respondi a alternativa "D"

  • Questão facilmente anulável. Contravenção é uma coisa e crime outra. Cybercrime = crime cibernético.

  • A alternativa E não está errada. Há paises que somente algumas classes sociais tem acesso. Ademais, crime e contravenção são conceitos distintos.

  • Alternativa E é correta, acho.

  • cespe e informática

    combinação perfeita .

  • O gabarito correto deveria ser a letra E.

    Hacker não é o criminoso e sim o Cracker, mas a CESPE é a dona da razão.

  • CONTRAVENÇÃO?

    Deveria ser CRIME né

  • Achei q a palavra contravenção tornava a questão errada =/

    Pq, Cespe??

    G.: D

  • QUEM ERROU , ACERTOU !

    Segue o baile

  • ERREI SEM PESO ALGUM, A ALTERNATIVA "E" TAMBÉM É CORRETA!!!

  • Na alternativa E) não afirma que são todos os países e sim diversos. Diversos não são todos!!

  • Contravenção?????????????????????

    Pelo menos usasse infração.

  • Subjetividade, desorganização e fraude, palavra que definem o CEBRASPE.

  • CESPE sempre cespiando, que eu sei, cracher se associa a C de crimes, todo mundo ama o CEBBRASPE, é abuso sobre abuso e ninguém toma providências!!!!

  • Tem que ler os quesitos com o coração aberto...

ID
2404486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Turismo
Assuntos

Nos anos de 2014 e 2016, o Brasil sediou dois grandes eventos esportivos internacionais: a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas. A esse respeito, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: c) Os referidos eventos projetaram a imagem do Brasil no exterior, ainda que sustentada em mitos a respeito da cultura e da sociedade, como, por exemplo, a harmonia social e racial. 

    Bons estudos!

  • Qual o erro da alternativa B?


ID
2404489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ciência Política

Uma das maiores cidades do mundo, a Cidade do México passa atualmente por um processo de alteração de seu status político, cuja finalidade é torná-la um(a)

Alternativas

ID
2404492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ciência Política

Tendência do processo de globalização, a formação de grandes blocos regionais sofreu abalo em 2016 com o início do processo de saída

Alternativas

ID
2404495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Atualmente, conflitos em diversas regiões do mundo, como a guerra da Síria, têm gerado grande número de refugiados para outros países. Diante desse contexto, o Brasil

Alternativas
Comentários
  • Segue outra relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: O Ministério da Justiça lançou nesta terça-feira (13.10.2015) uma nova campanha contra a xenofobia e a intolerância no país. Com o slogan “Brasil, a imigração está no nosso sangue", a campanha visa mostrar os diferentes momentos de entrada de migrantes que compuseram a história do Brasil, e, com isso, mostrar a diversidade do país. Essa providência deve-se, entre outros fatores, ao forte aumento, em 2015, do fluxo de refugiados: sírios.

     

    Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/8333956b-d0

     

  • Se a questão fizesse menção à crise dos refugiados venezuelanos estaria desatualizada uma vez que brasileiros estão EXPULSANDO covardemente os refugiados venezuelanos que chegam ao país por Roraima. Vergonha nacional!

  • Ao longo da história da humanidade sempre houve migrações. Por vários motivos: desastres naturais, guerras, comércio, busca de melhores condições de vida, entre outras. A questão sempre foi aceitar ou não os migrantes. E, se aceitos, sob que condições. Neste século XXI nos deparamos com uma crise migratória grave, que esbarra em limites de soberania, crises econômicas internas, diferenças culturais e o constante medo do insidioso terrorismo, que utiliza quaisquer mecanismos para levar a cabo suas intenções. A ação de cada Estado em relação à questão dos refugiados não é igual , apesar das propostas de ação conjunta do ACNUR, organismo do sistema ONU para refugiados ( Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados).

    A questão pede a identificação da ação do Brasil acerca, especificamente, em relação aos refugiados sírios.

    A) INCORRETA. O Brasil não interfere diretamente no conflito militar na Síria.

    B) INCORRETA. Não há leis internacionais que regulamentem a ação de organismos humanitários. O Brasil poderia limitar sua ação dentro do território nacional mas, isso não é correto.

    C) INCORRETA. Não há a proposição do Brasil para a volta de refugiados a seus países de origem antes do final do conflito. Essa não é  uma posição do país na arena internacional.

    D) INCORRETA. O maior problema do Brasil não é com os refugiados sírios e sim com os venezuelanos que, ao entrarem sem controle pelas fronteiras norte do país tem trazido problemas como conflitos com populações locais, dificuldades de abastecimento e doenças como sarampo. No entanto, não é posição oficial do país a expulsão de refugiados.

    E) CORRETA. A posição do Brasil é de acolhimento de refugiados .

    RESPOSTA: ALTERNATIVA E

ID
2404498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A respeito do contexto econômico atual do estado do Maranhão, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2404501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O processo de construção do projeto político pedagógico

Alternativas
Comentários
  • Justificativa da alteração do gabarito:

    Não há opção correta, uma vez que todos os agentes da educação – direção, equipe pedagógica, professores, auxiliares e demais funcionários da escola – as famílias e os estudantes devem fazer parte da construção do Projeto Político Pedagógico. 

  • GABARITO: C Visto a importância da comunidade interagir e de todos os envolvidos no processo se encontrarem na realidade escolar.

ID
2404504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O planejamento das atividades didáticas é uma ação do professor que envolve a previsão das atividades a ser realizadas em sala de aula com os alunos. O ponto de partida na elaboração desse planejamento é a

Alternativas
Comentários
  • “Planejar é analisar uma dada realidade, refletindo sobre as condições existentes, e prever as formas alternativas de ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados”.

     

    Portanto, conforme a citação acima, o primeiro ato que fazemos ao planejar é analisar a realidade. Mas o que seria isso no âmbito educacional? Seria observar o perfil da turma, suas características, seu nível de desenvolvimento, seus interesses, etc., para então, analisar e traçar objetivos que possibilitem uma mudança desejada.

     

    Resposta B

  • Mas o fato de observar o perfil da turma e suas cracteristicas não poderiam entrar no objetivo do planejamento?

  • Identificação do perfil da turma, seleção do conteúdo e definição dos objetivos que se pretende alcançar. Cada um desses itens poderia responder a questão. No entanto, com estão todos como alternativa, vale a pena coloca-los em ordem de prioridade. Acho que que foi assim aque a banca pensou: No ato de planejar, primeiro se identifica o perfil da turma, depois seleciona os conteúdos e, por fim,  se estebelece os conteúdos! 

  • Essa é a famosa pergunta "casca de banana", para que vc caia nela. kkkkk

  • Cesp sendo cesp
  • Quando se diz em observar o perfil da turma quer dizer fazer uma AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA.

    Primeiro eu preciso observar, diagnosticar minha turma para depois traçar objetivos condizentes com as reais necessidades dela.

    Força forte!

  • Se observamos as outras alternativas seguem o raciocínio dos elementos do planejamento de ensino (objetivos, conteúdos, metodologia, recursos didáticos e avaliação). A única que se diferencia é a letra "B": Identificação do perfil da turma (diagnóstico inicial). É como dizer que banana não é fruta. Acredito que foi esse o raciocínio da banca. Realmente uma casca de banana!!!!!

  • LETRA B. O ponto de partida é o diagnóstico, ou seja, conhecimento prévio do perfil da turma.


ID
2404507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O sucesso e a qualidade da aprendizagem no processo pedagógico dependem, entre outros fatores, de o professor

Alternativas
Comentários
  • Comentários

     

    Afetividade – conjunto de fenômenos psíquicos que são experimentados na forma de sentimentos e emoções.

     

    Para que haja aprendizagem de qualidade vários fatores são necessários, como capacidade intelectual e predisposição do aluno para aprender, nível de conhecimento do professor e capacidade para produzir conteúdo, apoio extraclasse realizado pelos pais e outros responsáveis, etc. No entanto, existe um fator que pode ser considerado como catalisador do processo educativo, pois quando o professor se dispõe a ensinar e o aluno à aprender, relações de afetividade vão se formando entre os dois mediante uma troca. Portanto, sem uma relação afetiva ampla, o processo ensino aprendizagem tende a acontecer de forma desarmônica, ou seja, alguns aspectos da pessoa ficam atrofiados, principalmente no que diz respeito as emoções.

     

    “Um professor que não expresse em seus comportamentos as atitudes que deseja formar nos alunos, não poderá esperar alcançar os objetivos visados” (CAMPOS, 1987).

     

    GAB. D

     

    Referência: ZONTA, Arruda; FERREIRA, Josiane. Afetividade e educação: a relação professor/aluno interfere na preferência da disciplina? PUCRS.

  • a) priorizar atividades de memorização, a fim de promover o pleno desenvolvimento cognitivo dos alunos.

     b) delegar à família dos alunos a responsabilidade pela qualidade do desempenho deles em atividades extraclasse.

     c) proteger e prestar assistência financeira à família dos alunos de baixa renda.

     d) valorizar as emoções dos alunos e sua relação de afetividade com eles. (CORRETA)

     e) disciplinar e subordinar os alunos a rigorosas regras de conduta que limitem a criatividade deles.

  • valorizar as emoções dos alunos e sua relação de afetividade com eles.

  •  

    A questão sita componentes das relações humanas que são encontradas em sala de aula.Fazem parte dos aspectos socioemocionais.

     

     

     

    Segundo o autor Libâneo, as relações entre professores e alunos, as formas de comunicação, os aspectos afetivos e emocionais e a dinâmica das manifestações na sala de aula fazem parte das condições organizativas do trabalho docente. Existem dois aspectos a serem considerados na interação professor-aluno no trabalho docente:
    à o aspecto cognoscitivo → relacionado a forma de comunicação dos conteúdos escolares e às tarefas escolares indicadas aos alunos) e;
    à o aspecto socioemocional → diz respeito às relações pessoais entre professor e aluno e às normas disciplinares indispensáveis ao trabalho docente).
    ASPECTOS COGNOSCITIVOS
    Conforme Libâneo o aspecto cognoscitivo corresponde ao processo ou movimentos que envolve a ação de ensinar e aprender. Desta forma, o professor trabalha constantemente num vai e vem de atividades cognoscitivas e o nível dos alunos.
    ASPECTOS SÓCIO EMOCIONAIS
    Libâneo afirma que “é preciso aprender a combinar a severidade e o respeito”. Deve-se entender que neste processo pedagógico a autoridade e a autonomia devem conviver juntas, a autoridade do professor e a autonomia do aluno como uma forma complementar (LIBÂNEO, 1990, p.250)


ID
2404510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta uma ação pedagógica que expresse o compromisso social e ético dos professores.

Alternativas
Comentários
  • O trabalho docente constitui o exercício profissional do professor e este é seu primeiro compromisso com a sociedade.Sua responsabilidade é preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos e participantes na família,no trabalho,nas associações de classes,na vida cultural e politica.É uma atividade fundamentalmente social,porque contribui para a formação cultural e científica do povo,tarefa indispensável para outras conquistas democráticas.

    A caracteristica mais importante da atividade profissional do professor é a mediação entre o aluno e a sociedade,entre as condições de origem do aluno e sua destinação social na sociedade,papel que cumpre provendo as condições e os meios.

    O sinal mais indicativo da responsabilidade profissional do professor é seu permanente empenho na instrução e educação dos seus alunos,dirigindo o ensino e as atividades de modo que estes dominem os conhecimentos básicos e as habilidades,e desenvolvam suas forças,capacidades físicas e intelectuais,tendo em vista equipa-los para enfrentar os desafios da vida prática no trabalho e nas lutas sociais pela democratização da sociedade. (libâneo, 1999, p. 47)

     

    (LIBÂNEO,J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1999. p. 47.)

  • letra c

  • mobilizar os alunos a investigar os problemas de saneamento da comunidade, em busca de soluções, bem como orientá-los para que recomendações sobre a correta separação do lixo e o reaproveitamento de materiais sejam divulgadas à comunidade.

  • Assinale a opção que apresenta uma ação pedagógica que expresse o compromisso social e ético dos professores.


ID
2404513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na perspectiva de Jean Piaget, em uma situação que envolva o cometimento de erro pelo aluno no processo de aprendizagem, o professor deve

Alternativas
Comentários
  • c) levar o aluno a refletir sobre por que errou, dando-lhe a oportunidade de reconstruir a compreensão do conhecimento.

  • Piaget é o cognitivista, leva sempre o aluno a ser ativo, um ser pensante e auto reflexivo sobre seus pensamentos.

  • O pensamento é a base da aprendizagem, que se dá pela interação entre sujeito e objeto através da modificação de estruturas mentais já existentes. O professor deve criar situações desafiadoras que estimulem o aluno a “aprender a aprender”.

  • c) levar o aluno a refletir sobre por que errou, dando-lhe a oportunidade de reconstruir a compreensão do conhecimento.

  • Interessante a resposta, pra mim, segundo estudo prévio, este aluno não teria esquemas suficientes para fazer assimilação de tal conteúdo. Ao professor explicar, neste caso iria fazer uma criação de um novo esquema. Ou seja, pela teoria piagetina esse processo seria a assimilação e a acomodação.

  • Trata-se do processo de acomodação, no qual, diante de uma experiência que não corresponda a esquemas ou estruturas cognitivas prévias, o indivíduo é levado a modificar essas estruturas ou criar novas.


ID
2404516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o processo de resolução dos conflitos cognitivos que, para Jean Piaget, representa a construção da aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  •  b)

    assimilação, acomodação e equilibração

  • "A primeira inteligência que a criança desenvolve, ou seja, a primeira capacidade que a criança tem de A/A/A (assimilar / acomodar / adaptar) é relativa ao movimento e à sensibilidade, e é por isso que Piaget chama de inteligência Sensório-Motora" Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=mbOdroIeHFY 

  • a) Reforço positivo – Relativo à teoria behaviorista de Skinner

     

    b) correta

     

    c) Estágios de desenvolvimento – não tem relação com conflitos cognitivos, apenas representa o estado mental em que a criança se encontra. A propósito, na teoria piagetiana, o desenvolvimento é condição necessária para a aprendizagem, ou seja, para o professor ensinar algo, é necessário considerar o nível de desenvolvimento do aluno.

     

    d) Aprendizagem condicionada – o condicionamento é um processo de aprendizagem e modificação de comportamento através de mecanismos de estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central do indivíduo. Esse processo é vinculado ao Behaviorismo ou comportamentalismo, não tendo, dessa forma, relação com o cognitivismo de Jean Piaget.

     

    e) Zona de desenvolvimento proximal – conceito elaborado por Vigotski que define a distância entre a Zona de Desenvolvimento Real  e a Zona de Desenvolvimento Potencial, que é determinada pelo solução de problemas apenas com a ajuda de um adulto.

     

    Bons estudos!

  • assimilação, acomodação e equilibração


ID
2404519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Edgar Morin, ao desenvolver os sete saberes necessários à educação do futuro, argumenta que uma autêntica educação deve estar apoiada na justiça, na democracia verdadeira, na igualdade e na harmonia com o entorno.


Edgar Morin. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3.ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília – DF: UNESCO, 2001.


Assinale a opção que apresenta os sete saberes destacados por Edgar Morin para ser ensinados na escola.


Alternativas

ID
2404522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Patto formulou importantes contribuições à educação no sentido de romper com o estigma de que o fracasso escolar é resultado exclusivo de problemas emocionais, orgânicos e neurológicos do aluno ou de sua família.


Maria Helena de Souza Patto. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.


Uma ação que não é da responsabilidade da escola no enfrentamento do fracasso escolar é a de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A)

    É responsabilidade dos sistemas de ensino e não da escola.

  • Responsabilidade da prefeitura.

  • e melhorar a infra estrutura da escola tambem não é das instituições superiores?

  • Gabarito letra A)

    É responsabilidade dos sistemas de ensino e não da escola.

     

  • Tb não entendi.... Melhorar as condições físicas em parceria com a comunidade é papel da escola?????

    Armou a confusão aqui na minha cabeça...

  • Sério que "melhorar as condições físicas da escola em parceria com a comunidade" é responsabilidade da escola? Questão ruinzinha essa!

  • você que pensou como esquerdista acertou !

  • Questão mal formulada, poderia caber recurso aqui?

  • óbvio que seria investir na formação inicial dos professores. Se fosse formação continuada, talvez....


ID
2404525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às avaliações diagnóstica, formativa e somativa, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B   "A avaliação somativa é uma avaliação de aprendizagem de acordo com a qual notas e conceitos são atribuídos ao aluno.Segundo Haydt (2000), a avaliação somativa tem como função classificar os alunos ao final da unidade, semestre ou ano letivo, segundo níveis de aproveitamento apresentados. O objetivo da avaliação somativa é classificar o aluno para determinar se ele será aprovado ou reprovado e está vinculada à noção de medir."

     

  • Letra B - a avaliação somativa tem função de classificação. Logo, ocorre no final do processo de ensino-aprendiagem, em que é possível verificar o rendimento do aluno.

  • (Complementando)

     

    Avaliação diagnóstica deve acontecer no início de cada ciclo ou ano letivo, pois assim fica mais fácil detectar os erros e planejar as atividades que serão realizadas.

    Avaliação formativa tem como propósito informar ao professor e aluno sobre os resultados da aprendizagem, durante as atividades escolares. Possibilita a reformulação no mesmo e assegura o alcance dos objetivos. Tem o nome formativa, pois indica como os alunos estão se modificando em direção aos objetivos.

    A avaliação somativa tem a função de classificar os alunos ao final da unidade, semestre ou ano letivo, segundo níveis de aproveitamento apresentados. Objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e ao final de um curso.

     

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/tipos-de-avaliacoes-escolar/16604

     

    Bons estudos!

  • Em 28/03/2018, às 20:28:10, você respondeu a opção C. Errada!

    Em 27/03/2018, às 20:01:09, você respondeu a opção C. Errada!

    Em 11/03/2018, às 20:08:31, você respondeu a opção B. Certa!

    Em 26/02/2018, às 20:20:30, você respondeu a opção C. Errada!

    COMO PODE ISSO ACONTECER????

    CARAMBA!!!!!

  • .

    a) A função da avaliação formativa é checar se os objetivos das políticas públicas foram atendidos.

    b) A avaliação somativa é uma avaliação de aprendizagem de acordo com a qual notas e conceitos são atribuídos ao aluno.

    c) A avaliação somativa funciona como parâmetro para a checagem das metas que a direção da escola ainda necessita alcançar.

    d)A avaliação diagnóstica é utilizada quando se pretende encaminhar o aluno para a avaliação do psicopedagogo.

    e) A avaliação diagnóstica revela apenas os conhecimentos que o aluno não aprendeu.


ID
2404528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito de avaliação da aprendizagem e de aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A, com certeza.

  • Aprendizagem=Alunos.

    Ensino: Professor.

  • Acredito que hoje essa questão esteja desatualizada, pois a avaliação da aprendizagem é diferente da avaliação para a aprendizagem.

    Uma é somativa e a outra formativa, respectivamente.

  • Avaliação da aprendizagem é um instrumento utilizado para avaliar a evolução dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Esse procedimento vai além de aplicar testes e conceder notas aleatórias, mas exige um acompanhamento do estudante em diferentes momentos do processo educativo.

    Existem diferentes tipos de avaliação e é possível criar uma alternância entre eles ao longo do ano letivo. Confira os principais modelos para analisar o desempenho do educando:

    - Registro das atividades pedagógicas realizadas

    - Observação dos alunos nas aulas (anotação da sua participação nas atividades)

    - Debate entre os alunos

    - Trabalho em grupo

    - Autovaliação

    - Provas e testes

    - Portfólio dos trabalhos no ano letivo

    www.educamaisbrasil.com.br

    Avaliação do ensino ocorre por meio de dados (resultados) divulgados pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) inclui tanto a rede pública como a rede privada de ensino que apresenta o desempenho dos estudantes nas diferentes etapas do educação básica. Por exemplo, o Ideb do ensino médio foi de 3,8 (em 2017) para 4,2 (em 2019). O Ideb é composto por dois tipos de dados: as taxas de aprovação, fornecidas pelo Censo Escolar, e o desempenho dos alunos no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que avalia o conhecimento em língua portuguesa e matemática. O indicador é divulgado a cada dois anos e traz uma radiografia da qualidade dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, assim como do ensino médio.

    https://educacao.uol.com.br/

    Bons estudos!

    Grande fé e determinação.


ID
2580685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia

Texto 7A1AAA


Vidal de La Blache definiu o objeto da geografia como a relação do homem-natureza, na perspectiva da paisagem. Colocou o homem como um ser ativo, que sofre a influência do meio, mas que atua sobre ele, transformando-o. Observou que as necessidades humanas são condicionadas pela natureza, e que o homem busca as soluções para satisfazer tais necessidades nos materiais e nas condições oferecidas pelo meio.

Antonio Carlos Robert Moraes. Geografia: pequena história crítica. 20.ª ed. São Paulo: Annablume, 2005, p. 81 (com adaptações).

Tendo o texto 7A1AAA como referência e considerando o cenário atual do ensino da geografia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O atual ensino da geografia crítica brasileira foi claramente influenciado pela escola francesa, da qual La Blache foi o maior expoente.

  • Geografia Crítica com La Blache?? Concordo que teve influência para formação na de Marx..Vamos lá aprendendo todo dia!!

  • YVES LACOSTE NÃO LA BLACHE


ID
2580688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Texto 7A1AAA


Vidal de La Blache definiu o objeto da geografia como a relação do homem-natureza, na perspectiva da paisagem. Colocou o homem como um ser ativo, que sofre a influência do meio, mas que atua sobre ele, transformando-o. Observou que as necessidades humanas são condicionadas pela natureza, e que o homem busca as soluções para satisfazer tais necessidades nos materiais e nas condições oferecidas pelo meio.

Antonio Carlos Robert Moraes. Geografia: pequena história crítica. 20.ª ed. São Paulo: Annablume, 2005, p. 81 (com adaptações).

As ideias que fizeram contraponto à tese de Vidal de La Blache no século XIX estão sistematizadas no pensamento de

Alternativas
Comentários
  • A questão diz respeito a concepção do DETERMINISMO AMBIENTAL - Ratzel x POSSIBILISMO - Vidal de La Blache

  • Cabe ainda comentar que as teorias defendidas por ambos os autores serviam como justificação teórica para o projeto de estado nacional pretendidos por Alemanha (Ratzel) e La Blache (França). 

  • Gabarito letra E. Havia sim uma oposição entre Vidal e Ratzel.

  • Friedrich Ratzel (1844-1904) Determinismo Geográfico: Alemanha não possuía muitas colônias, então precisava de um discurso científico para promover a expansão do seu império. “Vamos colonizar para aumentar nosso espaço vital”, afinal “nosso território não favorece”

    Vidal de La Blache (1845-1918) Possibilismo Geográfico: França tinha um grande império com muitas colônias, então precisava de um discurso que freasse a expansão de países vizinhos. “Nós podemos mudar nosso território (possibilismo), então para que precisamos de mais colônias!?” 


ID
2580691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No plano de uma aula de geografia para o ensino médio, o professor previu análise do seguinte texto pelos alunos.

Distribuídas em barracas de um campo de refugiados improvisado na cidade síria de al-Malikia, a cerca de uma hora de carro da fronteira com o Iraque, famílias árabes acusam os peshmergas (forças de combate do Curdistão iraquiano) de as impedirem de voltar para casa. Elas foram obrigadas a fugir quando o Estado Islâmico avançou sobre o norte do país, de maioria curda, onde viviam. “Fomos pegos de surpresa por uma ofensiva do daash (sigla árabe para o EI). Os peshmergas nos disseram para fugir, porque era muito perigoso ficar. Atravessamos para a Síria”, lembra Abd Khadar, de trinta anos de idade, que fugiu com a mulher, Itab Ali, e com os filhos Diaa, agora com um ano de idade, e Doha, de dois anos de idade. “Meses depois, eles conseguiram liberar nossa cidade, mas nos impedem de atravessar a fronteira com o Iraque. Só queremos voltar para casa”.

Adriana Carranca. Refugiados árabes querem voltar a áreas curdas. Internet:<www.oglobo.globo.com> (com adaptações).


Considerando essa situação hipotética e o texto apresentado, assinale a opção correta, acerca da abordagem teórica e metodológica a ser adotada pelo professor para ministrar a aula.

Alternativas

ID
2580694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino da geografia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Além do conhecimento teórico-metodológico, o cotidiano discente é de plena significância para o processo docente.


ID
2580697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O território não é apenas o conjunto dos sistemas naturais e de sistemas de coisas superpostas. O território tem que ser entendido como o território usado, não o território em si. O território usado é o chão mais a identidade. A identidade é o sentimento de pertencer àquilo que nos pertence. O território é o fundamento do trabalho, o lugar da residência, das trocas materiais, culturais, espirituais e do exercício da vida. O território em si não é uma categoria de análise em disciplinas históricas, como a geografia. É o território usado que é uma categoria de análise.

Milton Santos. O dinheiro e o território. In: Geographia, Universidade de São Paulo, ano 1, n.º 1, 1999, p. 8 (com adaptações).


No ensino da geografia, é necessário, para o entendimento do território como referido por Milton Santos, tratar

Alternativas
Comentários
  • A resposta tá no texto.

    B - o território usado, a identidade e o exercício do que envolve a vida.


ID
2580700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A territorialidade é uma “abstração” também no sentido ontológico de que, enquanto “imagem” ou símbolo de um território, existe e pode inserir-se eficazmente como uma estratégia político-cultural, mesmo que o território ao qual se refira não esteja concretamente manifestado — como no conhecido exemplo da “Terra Prometida” dos judeus, ou seja, o poder no seu sentido simbólico também precisa ser devidamente considerado em nossas concepções de território.

Rogério Haesbaert. Dos múltiplos territórios à multiterritorialidade. Internet: <www.ufrgs.br> (com adaptações).


Para o autor do texto precedente,

Alternativas
Comentários
  • "A territorialidade é uma “abstração” também (...), ou seja, o poder no seu sentido simbólico também precisa ser devidamente considerado (...)."

     

    Questão de interpretação de texto. rs

  • No texto-base apresentado, Rogério Haesbaert afirma que “a territorialidade é uma ‘abstração’”, utilizando ainda os termos “imagem” e “símbolo de um território”.

    Assim, temos que a alternativa correta é a letra D.

    Para Rogério Haesbaert, a territorialidade é um poder abstrato e simbólico.

    Resposta: D


ID
2580703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A geografia enquanto disciplina estuda a sociedade através da espacialidade das relações sociais e suas territorialidades, assim como as modificações que o homem imprime na natureza, no intuito de modificar a realidade que o cerca pela via de uma maior inserção social.

Geobau: caracteres sobre geografia e afins. Internet:<www.marcosbau.com.br> (com adaptações).


A partir do texto precedente, assinale a opção correta quanto aos métodos de avaliação da disciplina.

Alternativas

ID
2580712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com cerca de 2 milhões de km², o cerrado abrange áreas de doze estados brasileiros: Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Imagens de satélite mostram que 57% da área original do cerrado já estão desmatadas. Se a devastação continuar nesse ritmo, até 2030 o bioma pode desaparecer. A biodiversidade do cerrado também está ameaçada.

Lygia Terra et al. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. 2.ª ed. São Paulo: Moderna, 2010, p. 333 (com adaptações).


O desmatamento mencionado no texto decorre principalmente da

Alternativas
Comentários
  • Letra  D

    As principais causas da devastação do Cerrado são o avanço das queimadas e a retirada de suas matas para a utilização do solo na agropecuária. A área de sua ocupação original configura-se, hoje, como o principal local fornecedor de grãos do Brasil, com destaque para a soja, que é voltada, principalmente, para o mercado externo. 

  • Cerrado, segundo maior bioma do Brasil, registrou queda no desmatamento de 43% em 2016 e 38% em 2017, em comparação com o ano de 2015, alcançando as áreas de 6.777 km² e 7.408 km², respectivamente. Apesar dos esforços, metade do bioma não existe mais. Os dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente apontam também que 67% desse desmatamento é causado pela pecuária e 27% pela agricultura.

    Leia mais: https://oglobo.globo.com/sociedade/desmatamento-do-cerrado-recua-mas-50-do-bioma-nao-existe-mais-22806553#ixzz5QGyCChdo 
    stest 

  • Sofre com a atividade garimpeira intensa, que contaminou os rios de mercúrio e contribuiu para seu assoreamento.

    Nas últimas décadas, a pecuária extensiva, as monoculturas e a abertura de estradas também destruíram partes significativas do cerrado, que tem menos de 2% de sua área original protegida em parques ou reservas.

    Resposta: D


ID
2580715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O histórico conflito entre Israel e Palestina exemplifica como o ser humano e suas formas de organização em sociedade podem alterar o espaço e como a disputa por territórios, especialmente, pode influenciar as relações entre diferentes povos e culturas. No caso da contenda entre Israel e Palestina, cujo fim ainda é incerto e, aparentemente, distante, um fato histórico, de grande impacto na configuração territorial, marca essa disputa geopolítica tal como ela se apresenta atualmente. Esse fato consiste na

Alternativas
Comentários
  • 1948. Guerra de Independência

  • Criação do Estado de Israel.

  • A questão pede contenda entre Israel e Palestina

     

    a) Guerra do Yom Kippur - foi um conflito militar ocorrido de 6 de outubro a 26 de outubro de 1973, entre uma coalizão de estados árabes liderados por Egipto e Síria contra Israel. 

     

    b) Nunca ocorreu unificação pacífica de Israel e Palestina.

     

    c) A partilha da Palestina foi entre árabes e judeus.

     

    d) A despeito da forte oposição dos países árabes, a Assembleia Geral das Nações Unidas, sob a presidência do embaixador brasileiro Oswaldo Aranha, aprova em 29 de novembro de 1947 a partilha da Palestina em dois Estados, um judeu e outro árabe. Aos judeus, é entregue mais da metade das terras da Palestina, e as melhores delas, embora sua população fosse menor. Os árabes decidem enfrentar as forças sionistas, porém os judeus conseguem assegurar pleno controle sobre o seu território avançando e ocupando também parte do território palestino.

     

    e) A Guerra dos Seis Dias foi o conflito que envolveu Israel e os países árabes - Síria, Egito, Jordânia e Iraque apoiados pelo Kuwait, Arábia Saudita, Argélia e Sudão - entre 5 e 10 de junho de 1967, tendo sido a mais consistente resposta árabe à fundação do Estado de Israel, embora o estado sionista tenha saído como grande vencedor.O conflito de fato se iniciou quando a força aérea israelense lançou um ataque preventivo contra as bases da força aérea egípcia no Sinai. Israel alegou então que o Egito se preparava para fazer a guerra contra a sua nação. 

     

     

  • Fazia tempo que eu não tinha lido uma questão com alternativas tão toscas KKK


ID
2580718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia

A área de geografia humana resume-se ao estudo das

Alternativas
Comentários
  • Geografia humana é uma ciência humana que se consagra ao estudo e à descrição da interação entre a sociedade e o espaço. Ela ajuda o homem a entender o espaço em que vive, o espaço geográfico.

    Resposta; C

    Fote;https://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_humana.

  • Há o que contestar com essa questão, pois o objeto de estudo da Geografia é o espaço geográfico, ou seja, a geografia estuda a modificação que homem causa na natureza. Portanto, não há geografia sem o homem ou sem a natureza, dá-se necessário que os dois estejam presentes.  Logo, não existe Geografia Humana ou Geografia da Natureza, existe simplesmente a Geografia! 


ID
2580721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Durante a segunda metade do século XX, após a II Guerra Mundial e ao longo da Guerra Fria, predominou a classificação das nações em países de primeiro, segundo e terceiro mundo. Essa classificação caiu em desuso porque

Alternativas
Comentários
  • gente que questão crazy

  • A questão não tem nada de "crazy"; foi, aliás, muito bem bolada. A alternativa "a" resume bem a decadência da classificação em estudo, enfatizando o âmago do terceiro mundismo. Países com desenvolvimento considerável e pobreza coexistente, a exemplo do Brasil, da China, da Rússia, da Índia, da África do Sul, da Indonésia e da Nigéria nunca puderam ser padronizados nessa classificação. Sempre houve tormento na classificação de países como Israel e Coreia do Sul, ora tachados como de terceiro mundo, ora tachados como de primeiro. 

  • Bom, onde eu estudei (manual de política internacional da funag), além de materiais de cursinhos em geral, a explicação pra não se utilizar mais essa classificação é o fato de que não existe mais o antagonismo "países capitalistas x países socialistas" (1o e 2o mundo), uma vez que a URSS não existe mais. Mas claro, não tem problema dizer que a questão é ótima e que essa resposta da assertiva a) é super óbvia. Tudo bem, ela está correta, mas me pergunto se, caso ainda houvesse urss, ela teria caido em desuso por conta dessa explicação. Outra coisa, "excluía os países"?

  • Essa classificação caiu em desuso porque...a guerra fria acabou e os rótulos de primeiro, segundo ou terceiro mundo não colavam mais.

  • A abordagem dos países em categorias de primeiro, segundo e terceiro mundo faz parte da regionalização do mundo a partir do nível de desenvolvimento em que o país se encontrava. Como o período histórico era o de polarização do Globo, o primeiro mundo era o grupo liderado pelos EUA e países de regime capitalista. Do outro lado, os países de regime socialista eram considerados países de segundo mundo, composto pela URSS e países de regime socialista, de economia planificada. Logo, os países de terceiro mundo foram os que, de alguma maneira, mantiveram-se sem lado (EUA x URSS).

    ESTRATÉGIA

    LETRA A


ID
2580724
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os países emergentes apresentam, atualmente, crescimento econômico e aumento em seu produto interno bruto (PIB), contexto que permite a

Alternativas
Comentários
  • Quem escreveu essa questão não deve viver no Brasil, questão descolada da realidade

  • Essa questão não está muito clara, mas da pra fazer por eliminação das mais absurdas...

    A) ERRADA. Pode até haver uma alteração na estrutura social por meio da ascensão, mas dizer que sairão da miséria absoluta para classe média alta é desonestidade intelectual.

    B) Certa. Tomando o BR de exemplo, há sim um aumento do IDH por meio do crescimento econômico, e por conseguinte, uma maior distribuição de renda (longe do padrão ideal).

    C) ERRADA. Absurda por si só.

    D) ERRADA. Pois, para haver uma independência do capital externo, teriamos de falar em uma nação desenvolvida, e mesmo assim seria complicado afirmar isso, já que a globalização é simônimo de fluxo constante de capital internacional.

    E) ERRADA. O crescimento econômico, assim como na questão D, dificilmente possibilitaria essa condição de independência total externa nos países desenvolvidos, como nos USA, já que sua dívida interna passa dos 20 trilhões, caracterizando sua dependência de títulos de dívidas que é amplamente adquirido pela CHINA e fundo de pensões internacionais.

     

    VIVA AO CAPITALISMO DE LIVRE MERCADO - Ideias Radicais.

  • Deveria ser anulada. O índice que mensura a distribuição mais igualitária de renda é o Gini

  • "Contexto que permite a distribuição mais igualitária de renda " kkkkkkkk só se for no mais utópico dos cenários!!!!

  • nossa totalmente fora da realidade, de igualitário não tem nada. 

     

  • questão bizarra, não tem nenhuma certa, sem falar que a "a" e a "b" praticamente são iguais.

  • Não houve essa ascensão, apenas pequenas melhorias pontuais, pois as desigualdades no processo de globalização de  acordo com Milton Santos, no livro por uma outra globalização, tem se apresentado cada vez mais desigual. Basta ver a  grande quantidade de falências de empresas e compra dessas por grandes conglomerados transnacionais. 

    No Brasil, quando se teve um pequeno período na era PT (apesar das corrupções) houve pequeno acesso aos bens básicos para a população. No entanto, o grande capital preparou ação de golpe para retirá-lo em virtude de colocar agentes políticos que sejam aliados ao capital. 

  • O aumento do PIB nem sempre está diretamente ligado ao aumento do IDH, tendo em vista que em um país como o Brasil, cheio de desigualdades, isso pode representar apenas que os ricos estão se tornando cada vez mais ricos, não significando, portanto, o que a questão B afirmou.

    Inclusive, só acertei esta questão porque fui pela menos errado, tendo em vista que, na minha opinião, não há alternativa correta.

    #avante

  • Me poupe, né. Totalmente fora de realidade.

  • Essa questão deveria ter sido anulada, sinceramente.

  • Nem Milton Santos acertaria essa

  • Essa banca precisa contratar um geógrafo para produzir as questões de Geografia, pois certamente essa não foi elaborada por um.

  • Cespe sendo Cespe

  • Distribuição mais igualitária de renda? Onde será que a pessoa que elaborou essa questão vive? precisa ter uma noção de mundo mais adequada a realidade!


ID
2580727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Imediatamente após a Segunda Guerra Mundial, os países vitoriosos instituíram organismos e tratados internacionais a fim de assegurar a paz entre as nações e regular as relações políticas e econômicas internacionais. A respeito desses organismos e acordos internacionais e seus respectivos propósitos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Arrisco complementar que auxílio prestado pelo FMI não é somente financeiro é de gestão também, uma vez que pacotes de austeridades precisam ser executados como antemão à concessão de empréstimos.

  • a) A Organização do Tratado Atlântico Norte (OTAN) é baseado num acordo de Defesa entre os seus países- membros. Ou seja, tem caráter militar, ao contrário do que se afirma no item. ITEM INCORRETO.

    b) ITEM CORRETO.

    c) A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) foi fundada com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo, através da educação, da ciência, da cultura e das comunicações. Ou seja, não foi fundada especificamente com o objetivo de investigar índices de mortalidade infantil. ITEM INCORRETO.

    d) O GATT foi um acordo que pretendia diminuir as barreiras do comércio internacional, mas não aplicar uma tarifa única sobre todos os serviços e produtos como o enunciado sugere. ITEM INCORRETO.

    e) De forma geral, podemos dizer que a ONU foi criada principalmente como um organismo para garantir a paz mundial e a segurança internacional, tudo isso por meio de ações diplomáticas. E não por meio de exércitos, como afirmado. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B


ID
2580730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A ordem mundial no século XXI caracteriza-se como

Alternativas
Comentários
  • Ao mesmo tempo, outros países capitalistas também se consolidaram como os protagonistas do sistema-mundo, que abandonou o foco no poderio militar (embora tenha continuado importante) e ampliou o status do poderio econômico dos países. Assim, os países da União Europeia (principalmente Alemanha, França e Inglaterra), o Japão e, mais tarde, a China passaram a dividir com os norte-americanos o protagonismo geopolítico. Surgiu, assim, o mundo multipolar.

    Todavia, essa perspectiva é um pouco questionável. Em primeiro lugar, observa-se que uma comparação entre esses países não os coloca lado a lado, mas, sim, com os Estados Unidos muito à frente dos demais em termos econômicos e também bélicos, embora os chineses venham apresentando acelerados níveis de crescimento. Em segundo lugar, nota-se também que esses países – exceto os chineses – apresentam certo alinhamento político, ao contrário do que ocorrera na ordem mundial anterior, marcada pela rivalidade e tensão permanente.

    Por isso, outros termos são utilizados para designar a ordem mundial atual, como a unipolaridadeou, mais comumente, a unimultipolaridade, embora isso não seja alvo de consenso. Recentemente, a postura mais agressiva do governo da Rússia – principal herdeira do império soviético – diante dos EUA em algumas questões, como o conflito na Síria, a tensão entre as Coreias e a Crise na Ucrânia, vem criando expectativas sobre o retorno de uma nova Guerra Fria, haja vista que ambos os países são grandes detentores de armamentos nucleares ainda nos dias atuais.

    http://brasilescola.uol.com.br/geografia/do-mundo-bipolar-multipolaridade.htm

  • Questão bem errada. EUA possuem a hegemonia militar apenas na parte Naval. Rússia já possui melhores aviões de combate, seguida pela China. Na parte de misseis de longa distancia a Rússia já passa com facilidade o poderio dos EUA


ID
2580733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação às hidrelétricas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Com relação às hidrelétricas: oode afirmar que nas hidrelétricas, a produção de energia pode ser controlada, apesar dos custos muito elevados. 

    a energia o custo é caro. a letra correta é a 

     b)

  • A resposta seria a c, pois emitem gás metano

  • Gás Metano? Não!!!!!

  • Além do problema do metano em áreas extensas de milhares de hectares, e produção das hidrelétricas sofre com as variações no regime de chuvas dos rios. Deveria ser a C

  • Custos elevados? Não é só controlar o reservatório?

  • Afeta DIRETAMENTE sim no efeito estufa!
  • A questão apresenta duas possibilidades de gabarito, pois a LETRA B e C estão corretas.

    Os INCAUTOS pensam que as usinas hidrelétricas sempre foram um modelo de geração de energia limpa, ou seja, que não contribuíam para o aquecimento global. A Tia Teteka falava isso na grande maioria das escolas, infelizmente, pois nem ela sabia a informação mais ecorreita. 

     Porém as barragens de hidrelétricas produzem quantidades consideráveis de metano, gás carbônico e óxido nitroso, gases que provocam o chamado efeito estufa. Em alguns casos, elas podem emitir mais gases poluentes do que as próprias termelétricas movidas a carvão mineral ou a gás natural. Pasmem vcs!!!!

    Segundo o geógrafo Marco Aurélio dos Santos, três fatores são responsáveis pela produção desses chamados gases quentes numa hidrelétrica: a decomposição da vegetação pré-existente, ou seja, das árvores atingidas pela inundação de áreas usadas na construção dos reservatórios; a ação de algas primárias que emitem CO2 nos lagos das usinas; e o acúmulo nas barragens de nutrientes orgânicos trazidos por rios e pela chuva. 

    Ao contrário do senso comum, a emissão de gás carbônico e de metano NÃO acaba com a decomposição total da vegetação pré-existente no lago da usina. Há uma renovação constante na produção desses gases, com a chegada de novos materiais orgânicos trazidos pelos rios e pelas chuvas, que são decompostos pelas algas primárias.

    Há duas formas de produção de gases quentes numa usina hidrelétrica: por difusão ou por bolhas. O primeiro caso ocorre na superfície do reservatório. Por ser um meio aeróbico, com maior presença de oxigênio, as bactérias decompõem a matéria orgânica e emitem gás carbônico, que se difunde pela água. 

    Já o metano é obtido por decomposição de matéria orgânica no fundo dos lagos das usinas, onde a presença de oxigênio é nula ou muito pequena. Como não se dilui na água, esse metano chega à superfície por meio de bolhas. Em reservatórios com grande profundidade, acima de 40 metros, o metano não consegue subir à superfície. A pressão da água impede que a bolha de metano atinja a superfície.

     Lagos profundos em áreas pequenas, e com grande potência energética, emitem pouco gases deste tipo. Este é o caso de Itaipu.

    Agora, lagos rasos, em áreas extensas, e com pouca densidade de potência, como é o caso da hidrelétrica de Balbina, no Amazonas, são grande poluidores. É ÓBVIO que uma usina termelétrica é mais prejudicial ao meio ambiente que uma hidrelétrica. Meu afilhado de 2 anos sabe que a termelétrica não emite só gases quentes, mas também dióxidos de enxofre e de nitrogênio, altamente prejudiciais à saúde humana.

    PORTANTO QUANDO PENSAREM EM USINAS HIDRELÉTRICAS LEVEM EM CONSIDERAÇÃO AS EMISSÕES DE GASES DO EFEITO ESTUFA.

     

     

  • Produção de metano 

  • Essa afirmação tem ambiguidade de sentido veja : b) Nas hidrelétricas, a produção de energia pode ser controlada, apesar dos custos muito elevados.

    Como é que vão controlar a produção de energia se essa produção depende totalmente do rio. Se o rio estiver baixo a hidrelétrica vai produzir a mesma quantidade de quando ele está cheio? Se o rio secar vai continuar produzindo energia? Caso a resposta para essas perguntas seja NÃO, então essa questão está errada.




  • Hidrelétricas na Amazônia podem emitir mais gases de efeito estufa que usinas a carvão, óleo e gás. ... Como o metano é 32 vezes mais potente no efeito estufa que o gás carbônico, o montante de emissões pode chegar a até 982 milhões de toneladas de “gás carbônico equivalente” Na minha opinião tivemos um equivoco ao elaborar a questão, ou seja, temos dois gabaritos.

  • Realmente é uma questão ambígua. Marquei a B, mas lendo alguns comentários faz sentido a B poder estar errada. Tipo, como que vão controlar a energia nos períodos em que o rio estiver muito baixo ??

    A C acredito que seria mais sensata pela explicação dos colegas.

  • GABARITO B

    Segundo especialistas na área, as Hidroelétrica apresenta :

    Vantagem:

    Emissão de gases causadores do efeito estufa muito baixa(Sendo considerada uma energia limpa)

    Baixo custo

    Desvantagem:

    Impacto social e ambiental do represamento do rio

    Dependência (limitada) das condições climáticas

    Diferentemente das hidrelétricas, as termelétricas emitem até cem vezes mais gases causadores do efeito estufa.

  • Lembrando que o custo é alto, mas a manutenção é de baixo custo.

    lembre esse bizu e mate a questão na prova!

  • Analisando os comentários e fazendo uma breve pesquisa percebi que realmente Hidroelétricas emitem METANO,

    "Ao se construir uma usina, é obrigatória a retirada da vegetação da área a ser inundada, mas a decomposição da matéria orgânica que sobra do corte das árvores e do carbono presente no solo ocasiona a formação de gás carbônico e metano. Além disso, o rio continuará trazendo sedimentos e matéria orgânica para o reservatório."

    Será então que o ERRO da alternativa C se encontra na expressão "DIRETAMENTE"? Fui na letra B, mas achei essa letra C muito duvidosa.

  • Interferem de forma positiva ou negativa no efeito estufa? Essa questão não é objetiva.

  • Meu entendimento da letra C: Apesar de não produzir emissões no seu processo de geração de energia, a construção de uma usina hidrelétrica envolve a inundação de extensas áreas de terra, provocando a morte da cobertura vegetal dessas regiões. A decomposição da imensa massa de material orgânico resulta na emissão de gases relacionados ao efeito estufa. Portanto, as usinas hidrelétricas exercem efeito indireto sobre o efeito estufa.

  • A)Nas hidrelétricas, a produção de energia pode ser controlada, apesar dos custos muito elevados.

    A possibilidade de reduzir o consumo em épocas de secas, por exemplo, seria um controle na produção de energia.

    B)ocupando áreas grandes ou pequenas, as hidrelétricas não interferem no curso dos rios.

    C)As hidrelétricas interferem diretamente no efeito estufa.

    De acordo com o gabarito oficial, essa alternativa estaria incorreta.

    Contudo, de acordo com pesquisadores da UFJF, as hidrelétricas podem emitir grande quantidade de gás carbono e metano na atmosfera, contribuindo para o efeito Estufa.

    Ao se construir uma usina, é obrigatória a retirada da vegetação da área a ser inundada, mais a decomposição da matéria orgânica que sobra do corte das árvores e do carbono presente no solo ocasiona a formação de gás carbônico e metano. Além disso, o rio continuará trazendo sedimentos e matéria orgânica para o reservatório.

    Fonte: https://www2.ufjf.br/noticias/2016/01/28/hidreletricas-na-amazonia-podem-emitir-mais-gases-de-efeito-estufa-que-usinas-a-carvao-oleoe-gas/

    D)Embora não emitam poluentes ou causem danos ambientais, as hidrelétricas produzem pouca energia.

    emitem sim poluentes que causem danos ambientais. E a produção de energia é de alto potencial energético

    E)A construção de uma hidrelétrica é relativamente rápida(CERTO), mas a sua durabilidade é curta(ERRADO).

    As usinas hidrelétrica possui um bom tempo de vida útil.

  • A questão acima tem como tema as hidroelétricas e suas características e dinâmica de funcionamento. 
    Para responder a questão corretamente, é importante que o candidato saiba o que é hidroelétrica, como funciona e quais são seus impactos.
    A Hidroelétrica é uma infraestrutura constituída por uma série de obras e equipamentos que produz energia elétrica através da força das águas dos rios. A energia gerada pela queda da água dos rios movimenta uma turbina hidráulica que é conectada a um gerador, que produz a energia elétrica e distribui por toda rede elétrica do país.
    Feita essa breve explicação, vamos à análise das alternativas:

    Letra A - Incorreta, pois as hidroelétricas são obras extensas que ocupam grandes. Prova disso é que a sua construção causa uma grande modificação na paisagem, alterando o curso do rio e removendo a vegetação do entorno.
    Letra B - Correta, pois a produção de energia pode sim ser controlada, caso haja uma baixa vazão nos reservatórios das hidroelétricas. Essa possibilidade pode ocorrer, por exemplo, com o incentivo do governo em estimular a redução do consumo de energia elétrica durante as secas, o que indiretamente, pode implicar em um controle da produção energética do país
    Letra D - Incorreta, pois as hidroelétricas causam muitos problemas ambientais, como a remoção da vegetação nativa, a perda da biodiversidade aquática do rio, altera o microclima da área alterando o regime de chuvas e aumentando as temperaturas. Além disso, as hidroelétricas tem alta capacidade de produção de energia. Um exemplo disso é o Brasil que tem grande parte da sua energia elétrica (utilizada por mais de 200 milhões de habitantes) produzida pelas hidroelétricas.
    Letra E - Incorreta, pois a hidroelétrica, por ser uma complexa obra de engenharia, demora muitos anos para ser construída. Atualmente, com a expansão da tecnologia, uma hidroelétrica pode ser construída em três ou quatro anos, diferente de décadas atrás quando a hidroelétrica de Itaipu inaugurada em 1984, demorou mais de 30 anos para ser totalmente edificada. Além disso, a durabilidade de uma usina é bastante alta e sua produtividade pode durar décadas.
    Letra C - Essa alternativa, embora não seja o gabarito da questão, traz uma polêmica muito grande que é importante de ser destacada. Na alternativa é afirmado que as hidroelétricas interferem diretamente no efeito estufa. Segundo um relatório da Comissão Mundial de Represas, é comprovado que algumas hidroelétricas lançam gás carbônico (CO2) na atmosfera como as usinas termoelétricas que queimam carvão. Isso ocorre quando a hidroelétrica é construída, que faz com que a vegetação do entorno fique inundada, apodrecendo e lançando na atmosfera grandes quantidades de dióxido de carbono e metano, que são extremamente prejudiciais para o efeito estufa. 

    Portanto, como a alternativa C também é correta, o candidato poderia a partir dessa análise, entrar com recurso e pedir anulação da questão junto a banca.
    Gabarito da Banca: Letra B.

    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
2580736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito da divisão inter-regional do trabalho no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Parou não. Foi um pause
  • Item E certa.

    Quanto ao item A.

    Apesar de ser eminentemente industrial, a região Sul tem de fato um setor terciário (de serviços) que ajuda a impulsionar a economia nacional.

    O avaliador desta prova, no entanto, considerou esta questão incorreta. Na minha análise, acreditou que ele quis perguntar se era o setor terciário do Sul que carrega nas costas a economia do país. Nesta leitura, realmente a questão estaria incorreta, como diz o gabarito oficial.

     

     

    Quanto ao item B

    O Sudeste é a região economicamente mais dinâmica do país, então é claro que este UNICAMENTE iria restringir demais uma produção tão diversa. 

     

    Quanto ao item C

    O Centro-Oeste realmente é um grande exportador de produtos agrícolas, mas sua produção está principalmente voltada para a exportação de grãos, como a soja. A região também exporta muita carne bovina, a JBS é desta região. 

     

    Quanto ao item D

    A produção do Nordeste não é suficiente sequer para abastecer a própria região. 

     

    Quanto ao item E

    Tb exporta ferro e aço, sem esquecer que a regiao dos Carajás está no Norte.

     

     

    Fonte: Ponto dos Concursos

    #fé

  • A) A economia da Região Sul evoluiu de uma matriz totalmente agrícola para a diversificação industrial. As duas atividades são as principais fontes de renda da população.

     

    https://www.todamateria.com.br/economia-da-regiao-sul/

     

    B) As indústrias instaladas nas três maiores cidades do país, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, são bastante diversificadas, como em várias outras cidades da Região Sudeste, fabricam alimentos, aviões, equipamentos elétricos, eletrônicos, navios, automóveis, etc.

     

    https://www.todamateria.com.br/regiao-sudeste/

     

    C) Na Região Centro Oeste a agricultura comercial é praticada em larga escala, onde destacam-se o milho, arroz, feijão, café, algodão, o trigo e a soja, que é um dos principais produtos da região.

    Na pecuária destaca-se a criação de gado, de corte e de leite, a criação de equinos e suínos.

    No Distrito Agroindustrial de Anápolis, em Goiás, o maior do estado, por oferecer total infra estrutura, atraiu vários investimentos para a região. Estão instaladas indústrias farmacêuticas de pequeno e grande porte, indústria de fertilizantes, madeireiras, indústria automobilística e de maquinário agrícola, entre outras.

    No Maciço do Urucum, nas proximidades de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, destaca-se a atividade mineradora de ferro e do minério de manganês, uma das maiores do mundo.

     

    https://www.todamateria.com.br/regiao-centro-oeste/

     

    D) Desde 1605, a região Nordeste já enfrentou dezenas de períodos de seca, algumas de gravidade tão elevada que geraram aceleração do êxodo rural para outras regiões. 

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Seca_no_Brasil

     

    E) Com participação de apenas 5% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, sendo a menor contribuição entre todas as regiões do país, a Região Norte tem sua economia impulsionada pelo extrativismo (látex, açaí, madeira, castanha, etc.) e pela mineração, com destaque para a Serra dos Carajás (Pará), de onde se extrai a maior quantidade de minério de ferro no país, além da Serra do Navio (Amapá), grande produtora de manganês.

     

    http://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-regiao-norte.htm

     

  • Ficaria mais formal a "D" se trocasse o termo matéria-prima por commodities.

  • a) O Sul, que de fato possui um setor terciário importante, não é eminentemente industrial. Ademais, esta região não é a responsável por impulsionar a economia do Brasil inteiro. A região mais relevante neste aspecto é o Sudeste. ITEM INCORRETO.

    b) O Sudeste é a região economicamente mais dinâmica do país, então o termo UNICAMENTE acaba por restringir de maneira imprópria uma produção tão diversa. ITEM INCORRETO.

    c) A questão estava indo bem, mas acabou falando bobagem. O Centro-Oeste realmente é um grande exportador de produtos agrícolas, mas sua produção está principalmente voltada para a exportação de grãos, como a soja. A região também exporta muita carne bovina, já que a JBS é desta região. ITEM INCORRETO.

    d) A produção do Nordeste não é suficiente para abastecer o país inteiro. ITEM INCORRETO.

    e) Dentre os produtos exportados, destacam-se o ferro e o aço. Não podemos esquecer que a famosa região do Carajás está no Norte do Brasil. ITEM CORRETO.

    Resposta: E

  • a) A região Sul, apesar de eminentemente industrial, impulsiona a economia nacional por meio de seu setor terciário.

     

    Item CORRETO. De fato, a região Sul destaca-se como um dos grandes centros industriais brasileiros, possuindo parques modernos com perfis diversificados. Contudo, a grande participação desta na economia nacional se dá por meio de seu setor terciário (serviços), responsável por contribuir com a maior parcela do PIB (Produto Interno Bruto) da região.

     

    apesar de eminentemente industrial, impulsiona a economia nacional por meio de seu setor terciário (serviços).

    Caro (a) aluno (a), observe que temos duas assertivas corretas. No gabarito definitivo, a banca aponta a letra E como sendo a resposta correta . Porém, no meu entendimento, a alternativa A também está correta. Portanto, ao meu ver, a questão deveria ter sido anulada

     

    Gabarito da banca: LETRA E.

    Minha resposta: ANULADA.


ID
2580739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas últimas décadas do século XX e início do século XXI, o processo de desconcentração da indústria brasileira se acelerou em decorrência do(a)

Alternativas
Comentários
  • item D.

    Zona Franca de Manaus é uma zona industrial brasileira em Manaus criada pelo Decreto-Lei 288/1967[1] (porém regulamentada anteriormente pela Lei 3.173, de 6 de junho de 1957) para impulsionar o desenvolvimento econômico da Amazônia Ocidental. Administrado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), o pólo industrial abriga na atualidade cerca de 700 indústrias,[2] especialmente concentradas nos setores de televisão, informática e motocicletas. Nos últimos anos, o pólo recebeu um novo impulso com os incentivos fiscais para a implantação da tecnologia de televisão digital no Brasil.

    A "Zona Franca de Manaus" é um importante polo industrial que desenvolveu a economia amazônica, produzindo brinquedos, aparelhos, transportes e etc...

    A ZFM compreende três pólos econômicos: comercial, industrial e agropecuário. O primeiro teve maior ascensão até o final da década de 80, quando o Brasil adotava o regime de economia fechada. O industrial é considerado a base de sustentação da ZFM. O pólo Industrial de Manaus possui aproximadamente 600 indústrias de alta tecnologia gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos, principalmente nos segmentos de eletroeletrônicos, duas rodas e químico. Entre os produtos fabricados destacam-se: aparelhos celulares de áudio e vídeo, televisores, motocicletas, concentrados para refrigerantes, entre outros. O pólo Agropecuário abriga projetos voltados à atividades de produção de alimentos, agroindústria, piscicultura, turismo, beleza, beneficiamento de madeira, entre outras.

     

     

    Benefícios fiscais

    As indústrias não recebem qualquer incentivo para se instalar na Zona Franca de Manaus. Entretanto, uma vez instaladas, recebem:

    Isenção do imposto de importação, que permite que empresas atuem como montadoras usando tecnologia internacional;

    Isenção do imposto de exportação;

    Isenção do imposto sobre produtos industrializados (IPI);

    Desconto parcial, fornecido pelo governo estadual, no imposto de circulação de mercadorias e serviços (ICMS);

    Isenção por dez anos, fornecido pelo município, de IPTU, da taxa de licença para funcionamento e da taxa de serviços de limpeza e conservação pública.

    Contudo, mesmo com os incentivos fiscais, o polo é uma importante e crescente fonte de arrecadação pública: em 2006, o Estado do Amazonas arrecadou, das empresas do polo, R$ 3,6 bilhões (com aumento de 71,52% em relação a 2002) e o Governo Federal arrecadou R$ 6,8 bilhões (alta de 102,86% em relação a 2002).

     

    Fonte: Wikipédia

     

    #fé

  • elevado nível de escolaridade dos trabalhadores brasileiros, o que tornou o território nacional atraente, em sua totalidade, para investimentos nos setores industriais. kkkkkkkkk

  • Final do Seculo xx e seculo xxi, aí vem a zona franca de manuas em 1967 , sei sei sei

  • só para complementar..

    O Velhinho tem que estar "são" :)

    Reversão

    Vale lembrar que a idade máxima é de 75 anos.

  • sem condições, questão passível de anulação. ZFM foi criada em 1957, no governo JK e desenvolvida em 1967, aonde que 1967 é final do séc xx e inicio do séc xxi. mds né.

  • Guerra Fiscal

    Estados oferecem incentivos fiscais e isenção de impostos para grandes empresas se instalarem em seus territórios.


ID
2580742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito do processo de urbanização do espaço brasileiro, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Região Concentrada - Milton Santos

  • GABARITO - D

  • A - Apesar do processo de desmetropolização realmente acontecer,  isso não significa que as grandes cidades estejam diminuindo o seu tamanho populacional, mas apenas recebendo menos migrantes e crescendo demograficamente em uma velocidade muito menor. Além disso, no lugar das grandes fábricas, as principais metrópoles passam a se especializar em serviços do setor terciário e em abrigar centros administrativos e tecnológicos. Portanto, em vez de perder a importância, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro vêm se transformando em verdadeiros centros de poder, modernizando-se em uma velocidade maior do que o restante do país.


    B - As regiões menos povoadas são: a Região Norte, com 15.864.454, e o Centro-Oeste, com pouco mais de 14 milhões de habitantes.


    C - Desde o final da década de 1960, o Centro-Oeste tornou-se a segunda região mais urbanizada do país. Este processo foi impulsionado pela fundação de Brasília, em 1960, e pelas rodovias de integração nacional que interligaram a nova capital com o Sudeste, de um lado, e a Amazônia.


    D - Correta.


    E - O processo de ocupação no Brasil foi muito desigual, em virtude de vários causas, como, por exemplo, o acelerado processo de industrialização na região sudeste. Como reflexo temos uma ocupação desigual que ainda é notada atualmente.

  • a) Há apenas uma cidade com mais de dez milhões de habitantes no Brasil, São Paulo, que tem população aproximada de 12 milhões de pessoas. Ou seja, não houve redução do número de cidades com mais de dez milhões de habitantes, que continua sendo só uma: São Paulo/SP. ITEM INCORRETO.

    b) As regiões menos populosas do Brasil são o Centro-Oeste e o Norte. ITEM INCORRETO

    c) O Centro-Oeste, apesar de ser pouco povoado, não se pode dizer que tem povoação quase nula. ITEM INCORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    e) A densidade populacional do Centro-Oeste e do Norte, por exemplo, é muito inferior à do Sudeste, o que demonstra que a distribuição da população no espaço urbano ao longo do território brasileiro não é feita de maneira igualitária. ITEM INCORRETO

    Resposta: D

  • GABARITO= D

    SP=> POSSUI A MAIOR PARTICIPAÇÃO EM % DO PIB BRASILEIRO.

  • a) Há apenas uma cidade com mais de dez milhões de habitantes no Brasil, São Paulo, que tem população aproximada de 12 milhões de pessoas. Ou seja, não houve redução do número de cidades com mais de dez milhões de habitantes, que continua sendo só uma: São Paulo/SP. ITEM INCORRETO.

    b) As regiões menos populosas do Brasil são o Centro-Oeste e o Norte. ITEM INCORRETO

    c) O Centro-Oeste, apesar de ser pouco povoado, não se pode dizer que tem povoação quase nula. ITEM INCORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    e) A densidade populacional do Centro-Oeste e do Norte, por exemplo, é muito inferior à do Sudeste, o que demonstra que a distribuição da população no espaço urbano ao longo do território brasileiro não é feita de maneira igualitária. ITEM INCORRETO

    Resposta: D

  • Sudeste: ainda é a região mais industrializada, mais populosa e mais economicamente ativa.


ID
2580745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Tendo em vista que as alterações dos usos e da cobertura do solo na Amazônia maranhense foram marcadas historicamente pela acelerada expansão do desmatamento para fins de implantação de toda logística para a manutenção do agronegócio, e que esse contexto impulsionou o surgimento de grandes processos erosivos e de assoreamento de diversos cursos d’água da região, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Assoreamento é o processo em que cursos d'água são afetados pelo acúmulo de sedimentos, o que resulta no excesso de material sobre o seu leito e dificulta a navegabilidade e o seu aproveitamento. Originalmente, esse é um processo natural, mas que é intensificado pelas ações humanas, sobretudo a partir da remoção da vegetação das margens dos rios.

  • GABARITO= LETRA D

  • Pessoal, alguma alma bondosa poderia explicar o erro da letra B, please!

  • Vamos lá, item por item:

    A) Incorreta - O assoreamento aumenta a quantidade de sedimentos nos corpos d'água, tornando-os mais ESCUROS, que, juntamente ao despejo de esgoto, causam a eutroficação. (Eutroficação = Eutrofização).

    B) Incorreta - A colmatação (sinônimo para assoreamento) leva ao estreitamento do curso de água e a REDUÇÃO da força das correntes.

    C) Incorreta - A ocupação desordenada das áreas de preservação de rios promove o AUMENTO do escoamento superficial, uma vez que aumenta a impermeabilização do solo.

    E) Incorreta - A causa do assoreamento está relacionada à erosão do solo.

    Gab certo D

    Bons estudos!


ID
2580748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As atividades industriais, tipicamente, resultam na deposição de elevados níveis de chumbo, cádmio, mercúrio e zinco em rios e lagos, vindo a atingir os organismos aquáticos. Assim, estudos ligados à qualidade dos ambientes aquáticos devem levar em conta não apenas a qualidade da água, mas igualmente a vegetação, os organismos aquáticos, os sedimentos suspensos e de fundo.

Os metais tendem a se acumular em plantas e animais aquáticos, criando uma condição de toxicidade.

Esse fenômeno, conhecido como bioacumulação, pode ser agravado por meio das relações tróficas em um ecossistema aquático quando ocorre a biomagnificação, processo em que a concentração de contaminantes nos tecidos aumenta à medida que se avança nos níveis tróficos da cadeia alimentar, o que faz com que as concentrações de metais nos seres vivos se tornem altamente tóxicas.

Internet: <http://www.smarh.eng.ufmg.br> (com adaptações).


Na cadeia alimentar aquática de um ecossistema contaminado por metais pesados,

Alternativas
Comentários
  • Pq a B esta errada? alguem pode explicar, obrigado!!

  • GAB LETRA: A

  • Letra está incorreta, pois a energia disponível vai se perdendo ao longo da cadeia. Imagine que até chegar o bife de boi na sua mesa, muita energia foi perdida ao longo da da cadeia, sol >> grama >> boi > bife

  • Achei que fosse Geografia, é biologia né?

  • A leta B está errado pois o organismo que tiver encima da cadeia que tem mais metais pesados em seu organismo e não o consumidor primário . espero que tenha te ajudado.

  • ai dento !!


ID
2580751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito dos ecossistemas aquáticos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Os ecossistemas lóticos são definidos pela presença de água em movimento. Deste modo, o melhor exemplo de ambiente lótico são os rios, riachos e córregos, nos quais a correnteza deslopermanentemente ca a água de montante (nascente) a jusante (foz de desague).

    Os ecossistemas lênticos são definidos pela presença de água parada ou com pouco movimento. Eles são representados por lagos, lagoas, reservatórios ou charcos, nos quais o tempo de residência (tempo que a água permanece no sistema) costuma ser alto pois o seu fluxo é baixo.

  • a- mangues são áreas alagáveis que, em condições normais, têm produção primária inferior à respiração, o que explica sua alta produtividade ( O CORRETO SERIA QUE A RESPIRAÇÃO É MAIOR QUE A PRODUÇÃO PRIMÁRIA)

    https://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/mangues.htm


    E- estuários são zonas alagáveis que têm baixa produtividade e fertilidade, em razão das altas taxas de salinidade das águas -- CORREÇÃO

    "estuários são zonas alagáveis que têm baixa produtividade e fertilidade, em razão das altas taxas de salinidade das águas"

    FONTE:https://www.infoescola.com/biomas/estuario/

  • Cada comentário louco!

  • Analisando item por item:

     

    a) mangues são áreas alagáveis que, em condições normais, têm produção primária inferior à respiração, o que explica sua alta produtividade. 

    Item INCORRETO. Nos mangues, a produção primária, ou seja, a síntese de matéria orgânica por parte dos organismos autótrofos, é superior à respiração. Portanto, há maior produção do que consumo, o que explica a alta produtividade deste ecossistema.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 

    b) rios e riachos, exemplos de ecossistemas lóticos, são mais sensíveis à poluição ambiental que lagos e lagoas, ambientes lênticos. 

    Item INCORRETO. Lembre-se que ecossistemas lóticos são aqueles que possuem "águas rápidas" ou correntes e ecossistemas lênticos são ambientes de "águas lentas" ou paradas. Desse modo, rios e riachos, exemplos de ecossistemas lóticos, são menos sensíveis à poluição ambiental que lagos e lagoas, ambientes lênticos. Pois, as águas correntes dos ambientes lóticos favorecem a diluição, aeração, precipitação, estabilização química e estabilização biológica dos poluentes, resultando na autodepuração do corpo hídrico.  

    Observação: Autodepuração diz respeito a capacidade que os corpos hídricos possuem de restabelecer o equilíbrio ecológico da comunidade aquática, quando alterada por cargas poluidoras neles lançados.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 

    c) ambientes lênticos têm grande capacidade de autodepuração, o que constitui um dos fatores que reduzem os efeitos nocivos do lançamento de efluentes. 

    Item INCORRETO. Pelo contrário, ambientes lênticos têm pequena capacidade de autodepuração, pois as "águas paradas" desses ecossistemas não favorecem o processo de autodepuração (descrito no item anterior), o que constitui um dos fatores que aumentam os efeitos nocivos do lançamento de efluentes. 

  • (CONTINUAÇÃO)

    d) ambientes lóticos, como rios e riachos, apresentam trocas mais intensas entre terra e água que ambientes lênticos, o que resulta em ecossistemas mais abertos.

    Item CORRETO. Essas trocas mais intensas entre terra e água apresentadas pelos ambientes lóticos ocorrem, principalmente, pelo fato de suas águas serem correntes, o que favorece a troca de energia e matéria, resultando em ecossistemas mais abertos.

    Desse modo, este é o GABARITO da questão.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 

    e) estuários são zonas alagáveis que têm baixa produtividade e fertilidade, em razão das altas taxas de salinidade das águas

    Item INCORRETO. Estuários são zonas alagáveis que têm elevada produtividade e fertilidade, decorrente, principalmente, da grande quantidade de nutrientes carreados pelos rios desde sua nascente até a sua desembocadura no mar. A mistura da água do rio, rica em nutrientes, com a água salobra do mar resulta em uma elevada produtividade biológica. 

    GABARITO: LETRA D.

    TECCONCURSOS

  • Questão de geografia? rs brincadeiras a parte foi uma questão gostosa de responder, para quem é da área ambiental.


ID
2580754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao observar o mapa do globo terrestre, um estudante solicitou ao seu professor de geografia explicações sobre os fatores que motivam as diferenças de clima e temperatura registradas nas diversas regiões da Terra.


Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que apresenta informações corretas que o professor poderia oferecer ao estudante.

Alternativas
Comentários
  • C

    As regiões de maior latitude recebem menor incidência direta de luz e, por isso, têm menores temperaturas médias.


ID
2580763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a opção que indica o bioma de menor extensão territorial do Brasil (cerca de 1,76% da área total do território brasileiro), considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta e cujo espaço territorial é uma planície aluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai.

Alternativas
Comentários
  • Gab C, Pantanal

  • Imaginei que fosse o Pantanal pelas expressões "uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta" e "espaço territorial é uma planície aluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai".

     

    Planícies aluviais - formações geológicas planas ou muito pouco inclinadas.

  • GABARITO C

    na ordem decrescente : AMAZONIA,CERRADO,MATA ATLANTICA,CAATINGA,PAMPA E PANTANAL!

     

    PRF 2018. Toda a gloria a Ele!

  • O  O Pantanal ocupa uma área de 150.355 km² e 1,76% do território nacional e é constituído principalmente por savana estépica alagada em sua maior parte. O Pantanal está presente em apenas dois estados brasileiros, ocupando 7% do território do Mato Grosso e 25% do estado do Mato Grosso do Sul. A região é uma planície aluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância. O Pantanal mato-grossense é a maior planície de inundação contínua do , coberta por vegetação predominantemente aberta. O clima é tropical, sendo quente e úmido no verão e seco no inverno.

    GAB == C

  • Dica: Ao analisar textos fornecidos pelo examinador busque palavras-chave que facilitem descobrir qual conteúdo o mesmo está tratando. 

    Nesse contexto, observe abaixo o enunciado da questão e as palavras em destaque: 

    Assinale a opção que indica o bioma de menor extensão territorial do Brasil (cerca de 1,76% da área total do território brasileiro), considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta e cujo espaço territorial é uma planície aluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai

    Das alternativas dispostas pelo examinador, o único bioma brasileiro conhecido por ter estas características é o Pantanal. Conhecido por ser a maior planície inundável do planeta, o Pantanal Mato-Grossense é reconhecido nacional e internacionalmente pela sua rica e exuberante biodiversidade, característica que lhe coloca no patamar de uma das áreas úmidas de maior importância do globo

    Deste modo, diante do exposto, gabarito LETRA C.

    TECCONCURSOS


ID
2580766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Há mais de um quarto de século, os problemas ambientais deixaram de ser debatidos apenas em esferas locais e nos âmbitos técnico e científico e se transformaram em questões de política internacional, como demonstra a reunião que ficou conhecida como Rio-92, Eco-92 ou Cúpula da Terra. Com relação à referida reunião e a políticas ambientais correlatas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A Eco-02 deu origem ao COP

  • GABARITO: LETRA C.

     

    Analisando item por item:

    A) Item INCORRETO -  FUNDAMENTO: A Convenção sobre Diversidade Biológica, assinada na Eco-92, é um tratado internacional que não transcende os limites da soberania de cada nação sobre o patrimônio genético existente em seu território, é um instrumento legal que visa a proteção da diversidade biológica do planeta. Nesta, estabeleceu-se o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e surgiram conceitos como o de ecodesenvolvimento, que, mais tarde, embasaria as concepções que deram origem ao termo desenvolvimento sustentável.

    B) Item INCORRETO - FUNDAMENTO: O primeiro marco conceitual da conscientização planetária em relação ao uso indiscriminado e indevido dos recursos ambientais ocorreu na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, também conhecida por Conferência de Estocolmo, realizada em 1972.

    C) Item CORRETO - FUNDAMENTO: A Conferência das Partes (COP) é o órgão supremo da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que reúne anualmente os países Parte em conferências mundiais.

    D) Item INCORRETO - FUNDAMENTO:  Durante a Eco-92 surgiram as bases de discussão para o Protocolo de Kyoto, porém este foi discutido e negociado em Kyoto, no Japão, somente em 1997 e ratificado em 1999, onde pouco mais de 50 países o fizeram.

    E) Item INCORRETO. FUNDAMENTO: Em 2012, o Brasil sediou mais uma conferência climática, a Rio+20, da qual resultou no documento final "O Futuro que Queremos" assinado por 193 líderes mundiais, vinculando os países signatários aos termos do acordo. 

     

    Fonte: http://www.mma.gov.br/clima/convencao-das-nacoes-unidas/conferencia-das-partes

     

    Firme no propósito! ⊙.⊙

  • Analisando item por item:

    a) Este tratado internacional não transcende os limites da soberania de cada nação sobre o patrimônio genético existente em seu território. ITEM INCORRETO.

    b) O primeiro marco conceitual da conscientização ambiental em termos planetários se deu na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, a Conferência de Estocolmo, que foi realizada em 1972. ITEM INCORRETO.

    c) ITEM CORRETO.

    d) O Protocolo de Kyoto foi discutido e negociado em Kyoto, no Japão, em 1997, sendo ratificado em 1999. ITEM INCORRETO.

    e) Em 2012, de fato, o Brasil sediou mais uma conferência climática, a Rio+20, que deu origem ao documento "O Futuro que Queremos", assinado por 193 líderes mundiais e vinculando os países signatários aos termos do acordo. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C

  • The COP meets every year, unless the Parties decide otherwise. The first COP meeting was held in Berlin, Germany in March, 1995. The COP meets in Bonn, the seat of the secretariat, unless a Party offers to host the session. Just as the COP Presidency rotates among the five recognized UN regions - that is, Africa, Asia, Latin America and the Caribbean, Central and Eastern Europe and Western Europe and Others – there is a tendency for the venue of the COP to also shift among these groups.

    Fonte = https://unfccc.int/process/bodies/supreme-bodies/conference-of-the-parties-cop


ID
2580769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O desmatamento anual da Amazônia Legal tem sido monitorado anualmente. A preocupação com as taxas de desmatamento das áreas que compõem a Amazônia Legal mobiliza diversos atores que buscam formas de lidar com os conflitos socioeconômicos associados ao fenômeno. Considerando esse contexto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A - O arco do desflorestamento ou desmatamento é uma região onde a fronteira agrícola avança em direção a área florestal. Assim sendo,  ocorre ali os maiores índices de desmatamento da Amazônia. Envolve os estados de Rondônia, Mato Grosso, Pará, Tocantis e Maranhão.

  • .O desmatamento na Amazônia tem sido uma preocupação do Governo e da sociedade brasileira. Nas últimas décadas, o desmatamento na Amazônia brasileira tem se concentrado ao longo do chamado Arco do Desmatamento, que se estende do sul do Pará, norte de Mato Grosso, Rondônia, ao sudeste do Acre. Mais especificamente, 70% do desmatamento na Amazônia Legal tem ocorrido em cerca de 100 municípios nos estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia, que representam em torno de 20% da área total da região. Grande parte desse desmatamento, que é seguido de queimada, tem ocorrido em áreas legalmente protegidas pela legislação florestal como Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal.

    Fonte: Ministério do Meio Ambiente.

  • GAB-A

  • ARCO DO DESMATAMENTO, FOGO OU QUEIMADA..BICO DO PAPAGAIO.

  • Teh leso éh

    Sou concurseiro e vou passar

    Maninho

  • Questão de 2017, meu professor falou sobre ARCO DO DESMATAMENTO HOJE, 22/08/2019.

    LETRA A.

  • Região onde a fronteira agrícola avança em direção à floresta e também onde encontram-se os maiores índices de desmatamento da Amazônia. São 500 mil km² de terras que vão do leste e sul do Pará em direção oeste, passando por Mato Grosso, Rondônia e Acre.

  • A região que apresenta maiores índices de desmatamento é aquela onde a fronteira agrícola avança em direção à floresta: são 500 mil km² de terras que vão do sudeste do Pará para o oeste, passando por Mato Grosso, Rondônia e Acre. Essa porção de terra é chamada de “arco do desmatamento da Amazônia”

  • Quase todas as questões de geografia sem gabarito comentado por professores. Quando colocam vídeo aula, é totalmente genérico, sem esclarecer de fato a questão.

    Peçam, por favor, gabarito comentado. É um direito nosso!


ID
2580772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a opção correta, acerca da Amazônia Legal e da política ambiental brasileira.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de Amazônia Legal foi instituído pelo governo brasileiro como forma de planejar e promover o desenvolvimento social e econômico dos estados da região amazônica, que historicamente compartilham os mesmos desafios econômicos, políticos e sociais. Baseados em análises estruturais e conjunturais.

    Resposta; B

    Fonte;http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28783-o-que-e-a-amazonia-legal/

  • Questão passível de anulação.

    No link da fonte da Paula temos:

     Baseados em análises estruturais e conjunturais, seus limites territoriais tem um viés sociopolítico e não geográfico, isto é, não são definidos pelo bioma Amazônia...[Ainda] a Amazônia Legal é uma área de 5.217.423 km², que corresponde a 61% do território brasileiro. Além de abrigar todo o bioma Amazônia brasileiro, ainda contém 20% do bioma Cerrado e parte do Pantanal matogrossesense. Ela engloba a totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Estado do Maranhão.

     

    http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28783-o-que-e-a-amazonia-legal/

  • RESPOSTA B!

    A amazônia legal foi delimitada pelo governo brasileiro em 1966 como região política para a execução de planos de desenvolvimento e ações de assistência e fiscalização. Ela engloba os 07 estados da região norte, além do Mato Grosso e parte do Maranhão e Goiás.


    PRF - Terei Orgulho de Pertencer!

    Insta: @_leomonte

  • Amazônia Legal é uma área que engloba nove estados do Brasil pertencentes à Bacia Amazônica e à área de ocorrência das vegetações amazônicas. O governo federal, reunindo regiões de idênticos problemas econômicos, políticos e sociais, com o intuito de melhor planejar o desenvolvimento social e econômico da região amazônica, instituiu o conceito de "Amazônia legal".

  • Apesar de sua grande extensão territorial, a região tem apenas 21.056.532 habitantes, ou seja, 12,4% da população nacional e a menor densidade demográfica do país (cerca de 4 habitantes por km²). Nos nove estados residem 55,9% da população indígena brasileira, cerca de 250 mil pessoas, segundo a FUNASA.

  • a) A Amazônia Legal passou a ser assim denominada a partir da Lei 1.806/53, enquanto o Sistema Nacional de Unidades de Conservação só seria instituído décadas depois, com a Lei 9.985/2000. ITEM INCORRETO.

    b) O conceito de Amazônia Legal instituído pelo governo contribui para o planejamento e a promoção do desenvolvimento social e econômico dos estados da região amazônica, que compartilham, há décadas, dos mesmos desafios. Os limites da Amazônia Legal foram alterados várias vezes em consequência de mudanças na divisão política do país, já que possui têm viés sociopolítico e não geográfico, tendo em vista que estão baseados em análises estruturais e conjunturais. ITEM CORRETO.

    c) Conforme explicado no item anterior, a Amazônia Legal não é definida de acordo com suas características de biodiversidade, mas de acordo com conceitos sócio-políticos. ITEM INCORRETO.

    d) A criação da Amazônia Legal vai além da questão ambiental, já que se relaciona com o planejamento e a promoção do desenvolvimento social e econômico dos estados da região amazônica. ITEM INCORRETO.

    e) A Lei n.º 6.938/1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, nem cita a Amazônia Legal, que passou a ser assim denominada a partir da Lei 1.806/53. ITEM INCORRETO.

    Resposta B

  • Você não falou o principal, que é o prazo PRESCRICIONAL para ajuizar ação popular.


ID
2580775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O estado do Maranhão apresenta notável singularidade no contexto brasileiro em razão dos importantes domínios de natureza que nele se encontram. Esses domínios incluem

Alternativas
Comentários
  • A cobertura vegetal do Maranhão é composta basicamente de floresta, campos e cerrados. São ocupadas pelas florestas a totalidade da porção norte-ocidental do estado, isto é, muitas partes estão situadas na parte ocidental do rio Itapecuru. Nessas matas é muito abundante a palmeira do babaçu, produto básico do extrativismo vegetalda região. Os campos são dominantes ao redor do golfão maranhense e no litoral ocidental. São revestidas pelos cerrados as regiões leste e sul. No litoral, são assumidas pela vegetação feições variadas: campos de inundação, mangues e arbustos.

    Resposta; E

    Fonte;https://pt.wikipedia.org/wiki/Maranh%C3%A3o.


ID
2580778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O porto de Itaqui é nacionalmente conhecido por ter uma das maiores amplitudes de maré do Brasil. No que se refere à importância do complexo de Itaqui e às suas condições de operação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • aos nao assimates: letra d

ID
2580781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A região denominada MATOPIBA, da qual o Maranhão faz parte, tornou-se alvo de investimentos nos últimos anos. Com relação à dinâmica socioeconômica dessa região, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O mercado interno e a demanda internacional serão os principais fatores de crescimento para a maior parte dos produtos agrícolas. Dentro do modelo de negócio das “Megafazendas” da região de MAPITOBA e o desempenho destas empresas na Bolsa de Valores brasileira e a possibilidade de se tirar vantagem da vocação agrícola do nosso país gerando lucro para os acionistas.

    Segundo o relatório, as projeções para 2025/26 são de uma safra de grãos (arroz, feijão, milho, soja e trigo) por volta de 255,3 milhões de toneladas, e corresponde a um acréscimo de 29,9% sobre a atual safra que está estimada em 196,5 milhões de toneladas. 

     

    Fonte: http://abacusliquid.com/fazendas-mapitoba-projecoes-agronegocio/

  •  

    Os investimentos agrícolas em MATOPIBA garantiram sucesso na produção, com destaque, por exemplo, para o cultivo do feijão.


ID
2580784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a opção correta, acerca de aspectos naturais do estado do Maranhão e seu aproveitamento nas atividades humanas.

Alternativas
Comentários
  • O relevo maranhense é basicamente dividido em duas grandes áreas: a região de planície no litoral e a região de planalto nas demais áreas do Estado. A planície caracteriza-se pela presença de tabuleiros (pequenos platôs) e baixadas alagadiças. Esta região de planície chega a avançar, a partir de sua região central, em direção ao interior do território. Quanto ao planalto, com forma tabular e de formação basáltica a partir do mesozóico, há a presença de áreas de chapadas, com escarpas que constituem, por exemplo,as serras da Desordem, da Canela e das Alpercatas. Fonte: https://www.achetudoeregiao.com.br/ma/geografia.htm

  • O Parque Nacional da Chapada das Mesas protege 160.046 hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão

  • O estado apresenta relevo planáltico, com presença de chapadas.


ID
2580787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O clima quente e úmido do estado do Maranhão deve-se à

Alternativas
Comentários
  • GAB A

  • Letra: A

     

    O Maranhão está localizado numa área de baixa latitude (próximo ao Equador) e quanto menor a latitude, mais quente e úmido é o clima.

  • GAB A

    O fato dele ser úmido é por que recebe Massa de Ar Equatorial Atlântica, que naturalmente é quente e úmida.

  • Julgo eu que a letra E está incorreta porque o correto seria floresta EQUATORIAL e não tropical.

  • O fato de ser quente é por causa da proximidade com o equador, mas a umidade não é consequência da proximidade com o equador, visto ser as massas de ar o fator preponderante para definir a umidade e não a localização.

  • A letra A explicou pq o Maranhão é quente, mas não disse nada sobre a umidade.


ID
2580793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à dinâmica e à distribuição populacional no Maranhão, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito é a letra D fatores de ordem social.
  • A letra E tá errada porque o Norte continua sendo mais populoso

  • MUITOS MARANHENSES: vão para o SUL DO BRASIL TRABALHAR.

    GABARITO= D

  • Essa é a realidade de todo nordeste.


ID
2580796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Recentemente, o Maranhão entrou em emergência por causa de incêndios. Somente em outubro, foram registrados mais de quatro mil focos. As queimadas sem controle já desabrigaram cem famílias em cinco cidades no leste do Maranhão, em menos de uma semana.

Internet: <http://g1.globo.com> (com adaptações).


Uma das consequências dos incêndios no Maranhão é o

Alternativas
Comentários
  • O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou no dia 18, uma tabela que faz a comparação do número de queimadas nos estados brasileiros, só neste primeiro semestre. O balanço, realizado no período de 1º de janeiro a 18 de junho, apresenta dados dos últimos sete anos.

    Os resultados apresentados pelo Inpe apontam que, só neste primeiro semestre de 2018, o Maranhão já registrou um número de queimadas considerado alto, se comparado aos focos anuais registrados em 2012.

    Até o dia 18 deste mês, o Inpe tinha conhecimento de 942 registros de queimadas espalhados pelo estado, com uma alta de 15% se comparado ao total anual de focos registrados em 2017. De 2012 para cá, houve altas e baixas nas incidências de queimadas, tendo sido o número maior atingido de 1.564.

    Com um total percentual de 6.7%, o estado do Maranhão ocupa o 4º lugar no ranking dos estados com o maior número de focos de queimadas registrados neste período em que foi realizada a pesquisa do Inpe, sendo de todos os estados do nordeste o único com incidência crescente. BONS ESTUDOS

    Até o momento, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking de queimadas registradas – divulgado pelo Inpe – só neste primeiro semestre de 2018. Foram identificados 13.995 (20.7%) focos em todo o território nacional.

    Os focos de queimadas destroem milhares de hectares dos ecossistemas no mundo, afetando a saúde das populações com grandes prejuízos econômicos e ambientais sem precedentes.

    No Brasil, o fogo ainda é bastante utilizado no manejo de pastagem e na “limpeza dos terrenos” para a agricultura tradicional, sendo uma forma rápida e barata de reduzir a biomassa, estimular a rebrota de forragem para a pecuária, diminuir as pragas e remover os remanescentes agrícolas.

    Porém, no período seco, a vegetação está mais suscetível, e a queimada mesmo sendo feita de forma controlada pode tomar proporções desastrosas, atingindo áreas de vegetação nativa, matando animais silvestres e até mesmo avançando sobre áreas rurais e urbanas

    Fonte: https://imirante.com/oestadoma/noticias/2018/06/24/focos-de-queimadas-aumentam-15-no-estado-do-maranhao/

     

  • (D) decréscimo da biodiversidade local.


    >> Pra quem não é assinante


ID
2580799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Terras do oeste maranhense estão incluídas no Programa Grande Carajás (PGC). Essa região participa nas atividades do PGC com

Alternativas
Comentários
  • O nome da empresa atualmente é "Vale S.A.", a questão deveria ser anulada (visto que estamos tratando da CESPE, e uma vírgula fora do lugar torna uma questão errada).

  • Porto de Itaqui

  • fiquei com uma dúvida, concordo que a estrada de ferro leva até o porto itaqui, porém o destino final não seria exportação. portanto a letra e também não estaria correta?

  • Eu marquei E, errei. Acho que o erro da letra E seria o minério ser mais expressivo no Pará.

     

    O extrativismo mineral também é bastante expressivo na região amazônica: juntamente com o Maranhão, o Pará abriga o Programa Grande Carajás (PGC), uma extensa área de extração de ferro em meio aos rios Xingu, Tocantins e Araguaia; que começou a ser operada desde os anos 1970 pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Em Carajás (PA) situa-se a maior mina de ferro do mundo, responsável por grande parte das exportações brasileiras para a Europa e para a China.

     

    Fonte: PDF Estratégia.

  • aqui né cespe não, inclusive cespe é cebraspe agora, aqui é qconcurso. kkk


ID
2580802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um estudo divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que 15,6% das riquezas maranhenses são geradas pelo setor industrial. De acordo com o perfil da indústria nos estados, esse setor emprega, no Maranhão, mais de 110 mil pessoas, o que corresponde a 0,9% da força de trabalho da indústria brasileira.

Internet:<http://g1.globo.com> (com adaptações).


Considerando as informações do texto precedente, que é uma notícia de novembro de 2014, assinale a opção correta, a respeito dos setores econômicos no estado do Maranhão.

Alternativas
Comentários
  • Não moro no Maranhão, mas a questão é de fácil resolução, visto que se 100k de pessoas trabalham no setor secundário, logo, não é o setor que mais emprega no estado (normalmente um estado tem mais de 3M de habitantes). A maior parte do PIB - a não ser no sudeste - da realidade do Brasil é advinda do setor primário (responsável pelo superavit da balança comercial brasileira). E com só 110K de trabalhadores na industrias é difícil acreditar que é um dos estados mais industrializados do BR.

    LETRA "E".

    Usei raciocínio lógico nessa questão, espero ter ajudado.