SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2011 - AL-ES - Técnico Legislativo - Sênior I (Biblioteca / Arquivo / Almoxarifado / Patrimônio / Protocolo)


ID
639889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a opção correta com relação a aspectos de forma, segundo as normas de comunicação oficial.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a alternativa (A) apontada como correta está equivocada pois no Manual de Redação da Presidência da República diz:
    2.2. Fechos para Comunicações
    O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:

    a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:
    Respeitosamente,
    b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:
    Atenciosamente,
     
    Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.


    OU SEJA, NÃO SÃO APENAS RESPEITOSAMENTE E ATENCIOSAMENTE QUE SE UTILIZAM NOS FECHOS DAS REDAÇÕES OFICIAIS, EXISTEM OS CASOS ESPECÍFICOS ELABORADOS PELO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES!!!
    ALGUEM SABE EXPLICAR ISSO??
    •  a) Nas mais diversas comunicações oficiais, empregam-se apenas dois tipos de fecho: Respeitosamente e Atenciosamente. ---------->  Correta.
    •  
    •  b) O texto das correspondências oficiais deve ser dividido em duas partes: introdução e conclusão -----> Incompleta, existem três documentos que se diferenciam pela finalidade: aviso, ofício e memorando embora tenham finalidades diverças possuem formas indênticas. Todo o documento oficial tem que ter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.  
    •  c) Não se emprega, atualmente, a formatação da correspondência oficial conforme o padrão ofício. Errada ----> são as formas de diagramação ------>       Os documentos do Padrão Ofício
    •  d) A identificação do signatário é obrigatória nas correspondências oficiais assinadas por toda e qualquer autoridade.----> A mensagem, como os demais atos assinados pelo Presidente da República, não traz identificação de seu signatário. Errada
    •  e) As mensagens enviadas por correio eletrônico devem seguir a mesma padronização rígida de forma e estrutura das mensagens impressas -------> Errada -----> Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
  • Galera,
    Particularmente, não concordo com o gabarito.

    Há o requerimento, correspondência oficial onde o fecho é Nesses termos pede deferimento, podendo inclusive valer-se de sua forma reduzida: NTPD.

    Mas é o CESPE, né?
  • Prezados, neste caso é a regra geral, as exceções colocadas pelos Srs., como falamos de CESPE, o que está incompleto é correto.
  •  E como você explicaria a Q70766?

    O fecho das comunicações é obrigatório em qualquer tipo de documento oficial e restringe-se a apenas dois: Respeitosamente e Atenciosamente, a depender da relação hierárquica existente entre o remetente e o destinatário.

     Gabarito CESPE: ERRADA!]

    Ou seja, a CESPE considerou o que foi dito acima: há o relatório, o parecer, o requerimento, a ata e muitos outros que não seguem esses padrões. Acredito que não se possa falar: "Nesse caso é regra geral". Qual seria o ESSE CASO?

      Acontece que a CESPE é indecisa em relação a isso. E isso sim é que é ERRADO!!!

  •  
    Lorena, não necessariamente a estrutura é introdução, desenvolvimento e conclusão. Veja:
     
    O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes:
    (..)
    (..)
    (..)
    e) texto: nos casos em que não for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a
    seguinte estrutura:
    – introdução,(..);
    –  desenvolvimento, (..);
    – conclusão, (..);
     
    Já quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:
    – introdução, (..);
    – desenvolvimento, (..)
    Ou seja, nesse caso, NÂO tem conclusão!
     
    O erro da questão tá em afirmar q 'deve ser dividido'; o correto seria 'pode'.
    Fonte: MRPE
  • Segue o trecho do manual de redação da presidência da república

    2.2. Fechos para Comunicações

    O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:
    a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:
                                   Respeitosamente,
    b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:
                                   Atenciosamente,
                    Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.

    Sendo assim questão A) correta.
  • Concordo que a alternativa 'A' esteja correta, mas acho que a opção 'D' também está, pois a identificação do signatário é obrigatória nas correspondências oficiais assinadas por toda e qualquer autoridade. Segundo o Manual da Redação:

     
    Identificação do Signatário

            Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. 

    OU SEJA: até a Presidenta da República assina, o que não terá especificado será o cargo dela.

  • Pessoal o examinador pecou nesta questão, aparti do momento que restrigiu a letra "A", e no meu ponto de vista a letra "D" está correta.

    Bons Estudos!!!
  • Caro colega Caco,
    a Q70766 está errada pois diz que o fecho das comunicações é obrigatório em qualquer tipo de documento oficial. Uma ata, por exemplo, não necessita de fecho. Como regra geral temos apenas dois tipos de fecho - atenciosamente e respeitosamente.
  • Para mim a alternativa A está incorreta, pois existem mais tipos de fechos e o "fecho saudação" que só pode ser atenciosamente ou respeitosamente variando de acordo com a hierarquia.
  • A questão apresenta cinco diferentes alternativas.

    A letra (B) está incorreta porque o texto é dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão (em texto de Padrão Ofício).

    Em (C) "não deve haver abuso no uso de negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a elegância e a sobriedade do documento". Na verdade, se emprega a formatação sim, porém sem haver abusos.

    Em (D) "excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura". Apenas os documentos assinados pelo Presidente da República não são contemplados com a identificação do signatário.

    Em (E), a verdadeira informação é "um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial".


    A resposta correta é a letra (A).
  • Só quem pode assinar é o Presidente da República!

    Focado e com Fé!


ID
639892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao sistema operacional Windows 7, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    ERROS:

    A) não é imune;
    B) É perfeitamente compatível;
    D) A lixeira está presente na área de trabalho;
    E) Isso pode ser conseguido no histórico do navegador.
  • Letra C. Os itens B e D, negações, estão errados. O item A, uma restrição, está errado. E no item E, é possível consultar no Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Visualizar Eventos (via MMC - Microsoft Management Console).
  • Com exceção do Starter, que só está disponível na arquitetura x86 (32 bits), todas as outras edições são em arquitetura x86 (32 Bits) e x64 (64 Bits).
  • Questãozinha chata... mas não difícil:
    a) O Windows 7 é imune a certificados digitais autoassinados.
    Primeiro, o que é um certificado auto-assinado? É o certificado que é criado pelo próprio autor do site ou criador de um documento do Microsoft Office, por exemplo.
    (Os certificados mais comuns são obtidos através de uma Autoridade Certificadora. Temos como exemplo a empresa Thawte que produz os certificados do site do Banco do Brasil).
    Oras, se o próprio Office que é da Microsoft permite a criação dos certificados auto-assinados, o Windows 7 iria 'bloqueá-los'? Óbvio que não. Alternativa errada.
    ps.: Estes certificados não são tão confiáveis, pois não traz a garantia sobre a identidade do autor.
    ---
    b) O Microsoft Office 2003 é incompatível com o Windows 7.
    Os Office's 2003, 2007 e 2010 são compatíveis.
    Alternativa errada.
    ---
    c) O Windows 7 suporta tecnologias de 32 bits e de 64 bits nos processadores
    Muitos computadores ainda são produzidos com tecnologia 32 bits. A Microsoft não fecharia uma porta. (Óbivio que os computares 64bits possuem um desempenho bem melhor em ralação ao de 32 bits).
    Alternativa correta.
    ---
    d) A área de trabalho do Windows 7 não suporta a lixeira, porque foi introduzido nesse software novo conceito de recuperação de arquivos que tenham sido apagados.
    Se alguém já mexeu no Windows 7 sabe que, a princípio, a lixeira não é mostrada na área de trabalho. Porém, não é porque você não vê que ela não exista.
    Para adicioná-la basta clicar com o botão direito área de trabalho>personalizar>alterar ícones da área de trabalho e selecionar a lixiera.
    ---
    e) Por meio do menu Iniciar do Windows 7, o usuário consegue ver todas as conexões à Internet efetuadas nos últimos dois dias.
    Confesso que não sei de onde saiu isso (se há alguma funcionalidade distorcida da afirmativa acima). Caso alguém saiba, por favor, me informe. ;-)
  • Por meio do menu Iniciar do Windows 7, o usuário consegue ver todas as conexões à Internet efetuadas nos últimos dois dias.

    Pessoal, eu tenho o windows 7.
    Referente à letra E:  pelo menu iniciar, se você colocar o mouse em cima da setinha que fica ao lado do ícone de internet, ele te mostra as páginas mais acessadas, as recentemente fechadas e mais uma parte que diz tarefas. Não só nesse, como nos outro ícones, se vc colocar o mouse em cima da setinha lhe abrirá uma lista de opções.

    Setinhas bacanudas 
    Saem os Itens recentes, entra essa simpática setinha. O que ela faz? Ao clicar sobre ela, você terá acesso a outras opções internas do programa. No Windows Live Messenger, por exemplo, poderá abrir o programa ou ativar um estado (ocupado ou invisível, por exemplo). Já num editor de textos, poderá abrir a lista de itens recentes para aquele programa.

     

  • e) Por meio do menu Iniciar do Windows 7, o usuário consegue ver todas as conexões à Internet efetuadas nos últimos dois dias.



    Existe a opção de ver os últimos acessos de algum navegador da internet, trata-se da opção 
    "Lista de atalhos" em que mostra os acessos mais recentes, porém não mostra 'dos últimos dois dias' como afirmou na questão.

    Essa opção também pode ser usada para outros programas como Excel, em que se pode visualizar as últimas planilhas que foram abertas, basta passar o mouse na seta que fica no canto direito do ícone no menu Iniciar. Essa opção também pode ser utilizada na barra de trefas clicando com o botão direito no ícone.
  • Em relação à letra A...

    Um certificado autoassinado serve apenas para uso pessoal, e não traz a garantia sobre a identidade do autor. É criado pelo próprio autor do site ou criador de um documento do Microsoft Office, por exemplo. Portanto, se o próprio Office que é da Microsoft permite a criação dos certificados autoassinados, é claro que o Windows 7 não irá bloqueá-los. Os certificados mais comuns são obtidos através de uma Autoridade Certificadora."(Patricia Quintão))


  • A lixeira está presente na área de trabalho sim ! Aliás é o único ícone que se faz presente após sua instalação antes de qualquer alteração pelo usuário.

  • MACETE: NISHIMURA - WIN  ͜ʖ͠)

     

  • A área de trabalho do Windows 7 não suporta a lixeira kkkkkkkkkkkk ok cespe

  • GAb C

    Peguei esta dica de um colega aqui e achei maravilhosa!

    Guarde a sequencia numérica 35.

    Os sistemas operacionais Windows, historicamente, operaram/operam com 16 bits32 bits ou 32/64 bits.

    Para o número 3, significa que são 3 versões com 16 bits: Windows 1, 2 e 3.

    Para o número 4, significa que são 4 versões com 32 bits: Windows 95, 98, 2000 e ME.

    Para o número 5, significa que são 5 versões com 32/64 bits: Windows XP, Vista, 7, 8 e 10.

  • LETRA C


ID
639895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Supondo que um usuário tenha acessado um sítio web por meio do seu navegador Mozilla Firefox e que, usando o software Microsoft Outlook, enviou um correio eletrônico, assinale a opção que apresenta protocolos corretos para navegação na Internet e para o envio de mensagens por meio de correio eletrônico na referida situação.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    SMTP é um protocolo relativamente simples, baseado em texto simples, onde um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados (e, na maioria dos casos, validados) sendo, depois, a mensagem transferida. É bastante fácil testar um servidor SMTP usando o programa telnet.

    O Hypertext Transfer Protocol (HTTP) - Protocolo de Transferência de Hipertexto - é um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação de hipermedia distribuídos e colaborativos.[1] Seu uso para a obtenção de recursos interligados levou ao estabelecimento da World Wide Web.
  • Hypertext Transfer Protocol (HTTP)  é um protocolo de comunicação  usado no campo de hipermedia distribuídos e colaborativos. OSI Model Layer: Application

    Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) é o protocolo padrão para envio de e-mails.Pode-se testar um servidor SMTP usando o programa telnet.

    Esse protocolo usa a porta 25 numa rede TCP. DNS resolve envio de SMTP server pela entrada MX (mail exchange).
  • Letra D

    HTTP: protocolo de tranferência de hipertexto. É algo que abre algo. Fica na camada de aplicação segundo o modelo OSI.

    SMTP: protocolo padrão para envio de emails. Protocolo que usa a porta 25 numa rede TCP.

    OBS: IMAP recebe emails
  • Complementando as informações acima:
    HTTP: Transfere os conteúdos (códigos html) para o cliente (Mozilla Firefox). O Firefox é quem codifica para que apareça tudo bonitinho na sua tela. Há também o HTTPS que tem a mesma funcionalidade, mas a comunicação entre o servidor e o cliente é criptografada.
    FTP: é o File Transfer Protocol, protocolo de transferência de arquivo. A única função dele é enviar e receber arquivos. Conexão entre cliente e servidor. (Acredito que a maioria das pessoas usam Windows, para estes entrem no prompt de comando e digitem: ftp ftp.pucpr.br isto fará com que acessem o servidor FTP da PUC-PR.)
    IMAP: Ao contrário do SMTP, ele é usado para receber os emails. Há diferenças entre o POP3 e o IMAP. Enquanto aquele faz os downloads das mensagem no cliente de email (ex. Outlook) sem deixar uma cópia no servidor de origem, o segundo baixa os emails sem excluir as mensagens do servidor.
  • Letra D.

    Alguns dos protocolos mais usados:

    HTTP                 - Navegação na internet.
    HTTPS              - Navegação na internet mais segura.
    SMTP                - Envio de e-mail
    POP ou POP3 - Recebimento de e-mail (outlook)
    IMAP                  - Recebimento de e-mail (convencional)
    FTP                    - Transferencia de arquivo.
    TELNET           - Comunicação remota.
    IRC                   - Bate-papo.
    ARP                  - Traduz endereço IP para endereço MAC.
    RARP               - Traduz de endereço MAC para endereço IP.

  • Galera, só um macete pra ajudar a lembrar:
    POP --- Pega e-mail (recebe)
    SMTP --- Sai e-mail (envia)
    IMAP --- também recebe, a diferença dele para o POP é que ele permite a leitura do e-mail no próprio servidor. Já o POP tem como principal característica: copiar o e-mail para a máquina do usuário, permitindo sua leitura offline.
    Deus abençoe a todos!
  • Apenas o MACETE para gravar o SMTP, já que foi bem comentado acima:


    SMTP = Sua Mensagem Tá Partindo.


    Bons Estudos.
  • Letra D. O protocolo IMAP é para envio/recebimento de webmail. O protocolo FTP é para transferência de arquivos. O HTTP é para transferência de páginas de hipertexto (navegação web) e o SMTP é para envio de e-mails pelo correio eletrônico (cliente).
  • SEU MAIL TÁ PARTINDO = SMTP
  • Fiz uma rima pra essa questão.

    ♪ ♫ ♩ ♫

    "...agora para o email é onde estamos indo,

    no SMTP, sua mensagem tá partindo;


    e pra recebimento, existem 2 de vez,


    o que salva os emails na sua máquina é o POP3,


    o segundo é o IMAP e esse eu indico p/ senhor, pois salva suas paradas tudo no servidor..."♪ ♫ ♩ ♫


    Boa batalha!

  • Gabarito: d

    http = navegação na internet
    smtp = envio de mensagens mediante correio eletrônico.

  • SMTP>> Sua Mensagem Tá Partindo.

  • Por que não pode ser letra E?

  • Letra D. O protocolo IMAP é para envio/recebimento de webmail. O protocolo FTP é para transferência de arquivos. O HTTP é para transferência de páginas de hipertexto (navegação web) e o SMTP é para envio de e-mails pelo correio eletrônico (cliente).

  • vai cespe cobra assim pra PCDF 2020 :)

  • Minha contribuição.

    HTTP (Porta 80): Protocolo da camada de aplicação, ele é utilizado em programas de navegação (browsers) para acessar páginas web.

    SMTP (Porta 25): Protocolo da camada de aplicação, ele é o principal protocolo de envio de correio eletrônico (e-mail) através da rede.

    Mnemônico: SUA MENSAGEM TÁ PARTINDO

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • GAB: D

    - HTTP (Protocolo de transferência de hipertexto)

    - SMTP (Protocolo para envio de mensagem usando correio eletrônico) 

    Ex: A pessoa abriu o navegador (usou o HTTP) logo após entrou no e-mail e enviou um e-mail para alguém (usou o SMTP).


ID
639898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os vírus de computador são capazes de infectar arquivos com extensões bem conhecidas. Assinale a opção que corresponde a extensões de arquivos que podem ser contaminadas por vírus de computador.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, todas são passíveis de serem infectadas por vírus. Por isso a bancanulou.
  • RESPOSTA CORRETA LETRA (C)

    IMAGENS NÃO COMPORTAM VÍRUS

    GERALMENTE OS VIRUS VEM EM ARQUIVOS EXECUTAVEIS 

    EXE, DOT, BAT , SCR
  • O Gabarito preliminar era "D", mas a questão foi anulada com esta justificativa:

    "Devido à alteração de uma das extensões de um tipo de arquivo, opta-se pela anulação da questão."

    O que eles quiseram dizer??
    Alguém ajuda??

  • Juliana, justamente por questões de segurança, a Microsoft decidiu alterar suas extensões de arquivos padrão office.

    Os arquivos do Microsoft Office podem carregar vírus por conta de sua capacidade de conter códigos que permitem, por exemplo, formatações e modelos especiais, a que chamamos "MACRO". A possibilidade de criação de Macros imbutidos nesses arquivos é o que possibilitou a criação de, por exemplo, arquivos .ppt com vírus.

    Por conta disso, a Microsoft decidiu criar extensões especiais, que são extensões que "premitem/contém Macro", para que as pessoas reconheçam, mesmo antes de abrir, documentos office que contenham códigos e que, portanto, podem ser potencialmente perigosos.

    Portanto, atualmente temos as seguintes extensões:

    Arquivos office puros (sem presença de códigos macro)
    - .doc e .docx
    - .xml e .xmlx
    - .ptt e .pttx

    E arquivos office habilitados para macro
    - .docm
    - .xmlm
    - .pttm

    Portanto, atualmente, um '.doc' não pode mais conter um código macro e, portanto, não pode ser infectado por vírus. O correto seria eles colocarem .docm
  • Arquivos de imagem PODEM sim conter vírus. De fato, para o vírus funcionar, o arquivo deve ser executado. Porém, existem algumas maneiras de 'executar' uma imagem, como, por exemplo, utilizando um outro programa ou uma biblioteca que chame o arquivo.
    Uma explicação rápida está aqui: http://en.kioskea.net/faq/384-myth-a-jpeg-file-can-contain-a-virus
  • Yuri Maia,

    Agradeço a colaboração. Mas pelas questões que eu já vi até agora, o CESPE acha que imagens não podem conter vírus. 
    E nós estamos estudando, não pra aprender, mas para resolver questões dessa banca miserável...
    Então, só podemos abaixar a cabeça e fingir que concordamos! (a não ser que a banca mude o posicionamento)

ID
639904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Google, uma ferramenta de busca de dados na Internet, possui diversas funcionalidades para restrição de uma pesquisa. Suponha que um usuário deseje pesquisar determinada frase exata, por exemplo, minha frase exata, e que essa pesquisa seja feita apenas no sítio do CESPE (www.cespe.unb.br). Assinale a opção que equivale à restrição necessária para que essa pesquisa seja executada corretamente.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    As aspas delimitam o termo exato e a palavra "site:" restringe o site em que será buscado o termo.
  • O Google permite o uso de alguns operadores, também conhecido como operador booleano para tornar a busca mais precisa. Veja-os abaixo:

     Pesquisa de frase com aspas (" ")

    Ao colocar conjuntos de palavras entre aspas, você estará dizendo ao Google para procurar exatamente essas palavras nessa mesma ordem, sem alterações. O Google já utiliza a ordenação e o fato de palavras estarem juntas como um forte sinal e desviará desse padrão somente por um bom motivo. Portanto, as aspas são desnecessárias. A insistência na pesquisa de frases poderá fazer com que você não tenha acesso a bons resultados. Por exemplo, uma pesquisa por "Pedro Cabral", entre aspas, poderá excluir páginas que possam se referir a Pedro Álvares Cabral.

     Pesquisa em um site específico (site:)

    O Google permite que se especifique de qual site deverão sair os resultados de pesquisa. Por exemplo, a consulta iraque site:estadao.com.br  retornará páginas sobre o Iraque, mas somente dentro do site estadao.com.br. As consultas mais simples iraque estadao.com.br ou iraque Estadão geralmente funcionarão com a mesma eficiência.

     Termos a serem excluídos (-)

    Colocar um sinal de menos antes de uma palavra indica que você não deseja que apareçam nos resultados as páginas que contenham essa palavra. O sinal de menos deve aparecer imediatamente antes da palavra, precedida por um espaço. Por exemplo, na consulta couve-flor o sinal de menos não será interpretado como um símbolo de exclusão, enquanto que a consulta couve -flor pesquisará por ocorrências de "couve" em sites que não apresentem a palavra flor. Você poderá excluir quantas palavras desejar, usando o sinal - antes de todas, como por exemplo universal -studios -canal -igreja. O sinal - pode ser usado para excluir mais do que palavras. 

    Preenchimento de espaços (*)

    O asterisco *, ou caractere curinga, é um recurso pouco conhecido que pode ser muito útil. Se você incluir o * em uma consulta, o Google considerará o asterisco como um espaço reservado para termos desconhecidos e tentará encontrar os resultados que melhor corresponderem. Por exemplo, a pesquisaGoogle * retornará resultados sobre muitos dos produtos Google. A consulta * ganhou oscar de *retornaráresultados sobre diferentes ganhadores do Oscar. Observe que o operador * funciona somente com palavras completas e não com partes de palavras.

     Pesquisa exata (+)

    O Google emprega sinônimos automaticamente, de maneira que sejam encontradas páginas que mencionem, por exemplo, "catavento" nas consultas por cata vento (com espaço), ou prefeitura de Porto Alegre para a consulta prefeitura de poa. No entanto, às vezes o Google ajuda um pouco além da conta, fornecendo um sinônimo quando você não o deseja. 
  • Letra B.


    "Coloque palavras entre aspas "[qualquer palavra]" para pesquisar por uma frase exata e na ordem exata. Lembre-se de que as pesquisas com aspas podem excluir resultados relevantes. Por exemplo, uma pesquisa por "Alexander Bell" excluirá páginas que se referem a Alexander G. Bell." ( Fonte: http://www.google.com/intl/pt-br/insidesearch/tipstricks/all.html)

  • Minha contribuição.

    Delimitadores de pesquisa

    a) Pesquisar em redes sociais: Coloque @ antes de uma palavra para pesquisar em redes sociais.

    Ex.: @twitter

    b) Pesquisar um preço: Coloque $ antes de um número.

    Ex.: Câmara $400

    c) Pesquisar hashtags: Coloque # antes de uma palavra.

    Ex.: #desafiodogelo

    d) Excluir palavras da pesquisa: Coloque - antes de uma palavra que você queira deixar de fora.

    Ex.: Velocidade do jaguar -carro

    e) Pesquisar correspondência exata: Coloque uma palavra ou frase entre aspas.

    Ex.: ''Prédio mais alto do mundo''

    f) Pesquisar caracteres coringa ou palavras desconhecidas: Coloque um * na palavra ou frase em que você deseja deixar um marcador.

    Ex.: Maior * do mundo

    g) Pesquisar dentro de um intervalo de números: Coloque .. entre os números.

    Ex.: Fusca 1960..1975

    h) Pesquisar um site específico: Coloque site: antes de um site ou domínio.

    Ex.: site:youtube.com

    i) Pesquisar sites relacionados: Coloque related: antes de um endereço da web que você já conhece.

    Ex.: related:time.com

    j) Ver detalhes sobre um site: Coloque info: antes do endereço do site.

    Ex.: info:www.qconcursos.com

    Fonte: QC

    Abraço!!!


ID
639907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Supondo que, em uma planilha no Excel 2007 versão em português, os itens da coluna A, da linha 1 até a linha 10, devam ser somados automaticamente e o resultado colocado na linha 11 da mesma coluna, assinale a opção que equivale ao conteúdo da linha 11 para se realizar a função desejada.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    Função básica do Excel.
  • Letra A. 
    Letra B: construção incorreta, com asterisco [que seria multiplicação] no início (só podemos usar +, - e = ), falta de parenteses para delimitar os argumentos.
    Letra C: construção incorreta, pelo mesmos motivos de B, e o uso de chaves.
    Letra D: uso incorreto do sinal de igual e colchetes.
    Letra E: uso incorreto das chaves, além do ponto-e-vírgula, que significa E, enquanto que dois pontos significa ATÉ.
  • Letra A é a correta.

    Considerando que:

     =  é o sinal para dar início a qualquer fórmula no Excel

     (     )  é o que envolve as células da operação  

    A1:A10 é o intervalo das células das quais será efetuada a soma de cada valor.  Sendo  o sinal correspondente a este intervalo de células. 
  • Qualquer fórmula inserida no Excel e no Calc (BrOffice) segue o seguinte padrão:
    =FUNÇÃO(ATRIBUTO)
    = : serve para identificar que você está inserindo uma fórmula na célula.
    FUNÇÃO : é o nome da função que você está usando (esta parte é a mais complicada, pois tem examinadores que tem o dom de colocar fórmulas que ninguém utiliza e nem sabe que existe).
    ATRITUBO : é a 'operação' relacionada à fórmula. No caso desta questão 'A1:A10', que é o intervalo a ser somado.
  • Letra A. 

    Letra B: construção incorreta, com asterisco [que seria multiplicação] no início (só podemos usar +, - e = ), falta de parenteses para delimitar os argumentos.

    Letra C: construção incorreta, pelo mesmos motivos de B, e o uso de chaves.

    Letra D: uso incorreto do sinal de igual e colchetes.

    Letra E: uso incorreto das chaves, além do ponto-e-vírgula, que significa E, enquanto que dois pontos significa ATÉ.
  • Lembrando que além do caractere "=", podemos iniciar uma fórmula com outros três:

    @soma
    +soma
    -soma

    Bons estudos!!
  • O uso do sinal de @ é permitido apenas para funções internas do Excel, sendo imediatamente substituído pelo sinal de =

ID
639910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Existem diversos dispositivos que protegem tanto o acesso a um computador quanto a toda uma rede. Caso um usuário pretenda impedir que o tráfego com origem na Internet faça conexão com seu computador pessoal, a tecnologia adequada a ser utilizada nessa situação será o

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Parede de fogo (em inglês: Firewall) é um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede. O firewall pode ser do tipo filtros de pacotes, proxy de aplicações, etc. Os firewalls são geralmente associados a redes TCP/IP.

    Este dispositivo de segurança existe na forma de software e de hardware, a combinação de ambos normalmente é chamado de "appliance". A complexidade de instalação depende do tamanho da rede, da política de segurança, da quantidade de regras que controlam o fluxo de entrada e saída de informações e do grau de segurança desejado.

  • GABARITO "D"

    a) Multicast é a entrega de informação para múltiplos destinatários simultaneamente usando a estratégia mais eficiente onde as mensagens só passam por um link uma única vez e somente são duplicadas quando o link para os destinatários se divide em duas direções. Em comparação com o Multicast, a entrega simples ponto-a-ponto é chamada de Unicast, e a entrega para todos os pontos de uma rede chama-se Broadcast. Portanto, a palavra Multicast é tipicamente associada com Multicast IP, que é um protocolo que manda pacotes eficientemente para múltiplos pontos distintos, ao mesmo tempo, em redes TCP/IP, usando um endereço Multicast. É comumente associado com aplicações de áudio/vídeo, por exemplo, Protocolo RTP.
                 MULTICAST                          UNICAST                                 BROADCAST


  • b) instant message: Um mensageiro instantâneo ou comunicador instantâneo, também conhecido por IM (do inglês Instant Messaging), é uma aplicação que permite o envio e o recebimento de mensagens de texto em tempo real. Através destes programas o usuário é informado quando algum de seus amigos, cadastrado em sua lista de contatos, está online, isto é, conectou-se à rede. A partir daí, eles podem manter conversações através de mensagens de texto as quais são recebidas pelo destinatário instantaneamente. Normalmente estes programas incorporam diversos outros recursos, como envio de figuras ou imagens animadas, documentos diversos, conversação em aúdio - utilizando as caixas de som e microfone do sistema, além de video conferência (webcam).

    Ficheiro:SL07 Gajim.png


  • c) miniDim: Os conectores mini-DIN são uma família de conectores elétricos de multiplos pinos, que são usados em muitas aplicações. O conector mini-DIN é similar ao grande e velho conector DIN. Conectores Mini-DIN são encontrados em muitas aplicações diferentes, mais comumente para sinais de áudio e vídeo, dados de computadores e alimentação CC de baixa potência.
    64px

    d) Firewall: Parede de fogo (em inglês: Firewall) é um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede. O firewall pode ser do tipo filtros de pacotes, proxy de aplicações, etc. Os firewalls são geralmente associados a redes TCP/IP. Este dispositivo de segurança existe na forma de software e de hardware, a combinação de ambos normalmente é chamado de "appliance". A complexidade de instalação depende do tamanho da rede, da política de segurança, da quantidade de regras que controlam o fluxo de entrada e saída de informações e do grau de segurança desejado.


  • e) Ipv6: é a versão mais atual do protocolo IP. Sua criação é fruto do esforço do IETF para criar a "nova geração do IP" (IPng: Internet Protocol next generation). O protocolo está sendo implantado gradativamente na Internet e deve funcionar lado a lado com o IPv4, numa situação tecnicamente chamada de "pilha dupla" ou "dual stack", por algum tempo. A longo prazo, o IPv6 tem como objetivo substituir o IPv4, que só suporta cerca de 4 mil milhões (4x109) de endereços IP, contra cerca de 3,4x1038 endereços do novo protocolo. A previsão atual para a exaustão de todos os endereços IPv4 livres para atribuição a operadores é de Julho de 2011, o que significa que a implantação do IPv6 é inevitável num futuro bastante próximo.

    Um datagrama IPv6 é constituído por um cabeçalho base, ilustrado na figura que se segue, seguido de zero ou mais cabeçalhos de extensão, seguidos depois pelo bloco de dados.


    Ficheiro:IPv6 header rv1.svg

    Fonte: Wikipédia
  • Este meu comentário inevitavelmente não trará elucidações à questão. Mas é para simplesmente protestar aos que não sabem votar de forma correta ao atribuir uma classificação menor de que 5 estrelas (perfeito) aos comentários da Michelle Pacheco. Dei nota máxima aos comentários dela, merecidamente!!
  • Grande Michelle Pacheco...perfect nota 10.
  • Meu irmão, esse Diego é um devasso, botou um monstrinho tarado p ilustrar a figura, kkkkkk.
  • Foi mesmo! kkkkkkk Esse é o chamado "Vírus Lunático"! haushaushaushaus
  • Meio pesado o termo "impedir" que consta no enunciado. Como sempre, o lance é optar pela menos errada.
    Mas me faz bem saber que o examinador também erra em seus próprios enunciados. Talvez ele tb seja um ser humano. Ou não.
  • Firewall - Dispositivo que CONTROLA O TRÁFEGO DE DADOS NA REDE, filtrando PACOTES.

    LETRA D.

  • Questão do CESPE de multiplaescolha, que tem uma das alternativas Firewall, pode marcá-la sem nem ler o enunciado.... hehe

  • LETRA D

  • Minha contribuição.

    Firewall: é um mecanismo que atua como ''defesa'' de um computador ou de uma rede, permitindo controlar o acesso ao sistema por meio de regras e da filtragem de dados.

    Mnemônico: FIREWALL - FILTRA

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    O firewall:

    -NÃO criptografa mensagens;

    -NÃO é antivírus;

    -NÃO é anti-spam;

    -NÃO é anti-spyware;

    -NÃO analisa conteúdo de e-mail.

    Fonte: QC

    Abraço!!!


ID
639916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Presente nos meios de comunicação mundiais, desde janeiro de 2011, a expressão Primavera Árabe, que ganhou notoriedade e passou a fazer parte do vocabulário geopolítico contemporâneo, identifica

Alternativas
Comentários
  • Em dezembro de 2010 um jovem tunisiano, desempregado, ateou fogo ao próprio corpo como manifestação contra as condições de vida no país. Ele não sabia, mas o ato desesperado, que terminou com a própria morte, seria o pontapé inicial do que viria a ser chamado mais tarde de Primavera Árabe. Protestos se espalharam pela Tunísia, levando o presidente Zine el-Abdine Ben Ali a fugir para a Arábia Saudita apenas dez dias depois. Ben Ali estava no poder desde novembro de 1987.
    Inspirados no "sucesso" dos protestos na Tunísia, os egípcios foram às ruas. A saída do presidente Hosni Mubarak, que estava no poder havia 30 anos, demoraria um pouco mais. Enfraquecido, ele renunciou dezoito dias depois do início das manifestações populares, concentradas na praça Tahrir (ou praça da Libertação, em árabe), no Cairo, a capital do Egito. Mais tarde, Mubarak seria internado e, mesmo em uma cama hospitalar, seria levado a julgamento.
    A Tunísia e o Egito foram às urnas já no primeiro ano da Primavera Árabe. Nos dois países, partidos islâmicos saíram na frente. A Tunísia elegeu, em eleições muito disputadas, o Ennahda. No Egito, a Irmandade Muçulmana despontou como favorito nas apurações iniciais do pleito parlamentar.
    Líbia demorou bem mais até derrubar o coronel Muamar Kadafi, o ditador que estava havia mais tempo no poder na região: 42 anos, desde 1969. O país se envolveu em uma violenta guerra civil, com rebeldes avançando lentamente sobre as cidades ainda dominadas pelo regime de Kadafi. Trípoli, a capital, caiu em agosto. Dois meses depois, o caricato ditador seria capturado e morto em um buraco de esgoto em Sirte, sua cidade natal.
    O último ditador a cair foi Ali Abdullah Saleh, presidente do Iêmen. Meses depois de ficar gravemente ferido em um atentado contra a mesquita do palácio presidencial em Sanaa, Saleh assinou um acordo para deixar o poder. O vice-presidente, Abd Rabbuh Mansur al-Radi, anunciou então um governo de reconciliação nacional. A saída negociada de Saleh foi também fruto de pressão popular. 
    http://topicos.estadao.com.br/primavera-arabe
    *fONTE 

  •  Os protestos no mundo árabe em 2010-2011, também conhecido como a Primavera Árabe, uma onda revolucionária de manifestações e protestos que vêm ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África desde 18 de dezembro de 2010. Até a data, tem havido revoluções na Tunísia e no Egito, uma guerra civil na Líbia; grandes protestos na Argélia, Bahrein, Djibuti, Iraque, Jordânia, Síria, Omã e Iémen e protestos menores no Kuwait, Líbano, Mauritânia, Marrocos, Arábia Saudita, Sudão e Saara Ocidental. Os protestos têm compartilhado técnicas de resistência civil em campanhas sustentadas envolvendo greves, manifestações, passeatas e comícios, bem como o uso das mídias sociais, como Facebook, Twitter e Youtube, para organizar, comunicar e sensibilizar a população e a comunidade internacional em face de tentativas de repressão e censura na Internet por partes dos Estados.
  • Letra c) o movimento contestatório a regimes autoritários em países árabes.          

  • Em resumo podemos dizer que a Primavera Arabe trata-se de um conjunto de manifestações realizadas com objetivo de questionar os regimes autoritários e centralizadores que ocorrem em diversos países do Oriente Médio, onde a população vem sofrendo desde muitas décadas , violência , falta de liberdade leitoral , sem direito a voto , inclusive com o poder sucessivos de uma única família.

    Em 2011 , com a utilização da internet , pela redes sociais a população vem buscando mudar essa tradicional situação , em busca do liberalismo e

    dos direitos humanos, em alguns desses países , já ocorreu a queda dos presidentes , como no Egito e na Líbia.


    3
  • 13/03/2012 16h 44

    Primavera Árabe É o nome dado à onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011. A raiz dos protestos é o agravamento da situação dos países, provocado pela crise econômica e pela falta de democracia. A população sofre com as elevadas taxas de desemprego e o alto custo dos alimentos e pede melhores condições de vida.

    Países envolvidos Egito, Tunísia, Líbia, Síria, Iêmem e Barein.

    Ditaduras derrubadas A onde de protestos e revoltas já provocou a queda de quatro governantes na região. Enquanto os ditadores da Tunísia e do Egito deixaram o poder sem oferecer grande resistência, Muammar Kadafi, da Líbia, foi morto por uma rebelião interna com ação militar decisiva da Otan. No Iêmen, o presidente Saleh resistiu às manifestações por vários meses, até transferir o poder a um governo provisório. A Síria foi o único país que até agora (12/03/2012) não conseguiu derrubar o governo do ditador Bashar al-Assad.

    Transição para as novas democracias Tunísia e Egito realizaram eleições em 2011, vencidas por partidos islâmicos moderados. A Tunísia é apontada como o país com as melhores chances de adotar com sucesso um regime democrático. No Egito, os militares comandam o conturbado processo de transição, e a população pede a sua saída imediata do poder.

    Geopolítica árabe Os Estados Unidos eram aliados de ditaduras árabes, buscando garantir interesses geopolíticos e econômicos na região, que abriga as maiores reservas de petróleo do planeta. A Primavera Árabe põe em cheque a política externa de Washington para a região. A Liga Árabe, liderada pela Arábia Saudita e pelo Catar, assume um papel de destaque na mediação das crises e dos conflitos provocados pela Primavera Árabe.


    http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/atualidades/primavera-arabe-resumo-679427.shtml
     


ID
639919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Al Qaeda, organização que se notabilizou pelos ataques de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos da América, caracteriza-se

Alternativas
Comentários

  • Correta letra D!!!!

    O grupo usa de violência terrorista em todo o mundo e contra civis, se notabilizou com o ataque de 11 de setembro ás torres gêmeas.

    Formado principalmente por muçulmanos e árabes, a organização Al Qaeda (a base, em árabe) foi criada nos anos 80 para defender o território do Afeganistão contra a ocupação das tropas russas que instauraram o regime socialista no país.
     
    Os Estados Unidos, que lideravam o bloco capitalista, forneciam ajuda financeira à organização para expulsar as tropas. Sob a liderança de Bin Laden, a Al Qaeda passou a recrutar guerrilheiros muçulmanos para dar continuidade à luta armada.
     
    O rompimento com os Estados Unidos aconteceu depois da invasão norte-americana à Arábia Saudita, durante a guerra contra o Iraque, nos anos 90. Bin Laden foi expulso da Arábia Saudita pelo governo e passou a investir em ataques organizados contra os Estados Unidos. Em 1998, a organização assumiu a autoria da explosão de duas embaixadas americanas na África oriental (224 mortos) e, em 2001, foi responsável pelo ataque aéreo que derrubou as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e parte do Pentágono, nas proximidades de Washington.
  • Formado principalmente por muçulmanos e árabes, a organização Al Qaeda (a base, em árabe) foi criada nos anos 80 para defender o território do Afeganistão contra a ocupação das tropas russas que instauraram o regime socialista no país.

    Os Estados Unidos, que lideravam o bloco capitalista, forneciam ajuda financeira à organização para expulsar as tropas. Sob a liderança de Bin Laden, a Al Qaeda passou a recrutar guerrilheiros muçulmanos para dar continuidade à luta armada.

    O rompimento com os Estados Unidos aconteceu depois da invasão norte-americana à Arábia Saudita, durante a guerra contra o Iraque, nos anos 90. Bin Laden foi expulso da Arábia Saudita pelo governo e passou a investir em ataques organizados contra os Estados Unidos. Em 1998, a organização assumiu a autoria da explosão de duas embaixadas americanas na África oriental (224 mortos) e, em 2001, foi responsável pelo ataque aéreo que derrubou as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e parte do Pentágono, nas proximidades de Washington.

  • É muito fácil COPIAR E COLAR e nem ao menos exibir a fonte da matéria.
    Fonte dos dois comentários acima: educacao.uol.com.br/historia

    Eu falo mesmo!

     

  •      A Al Qaeda,cujo significado é "A base",pode ser descrita como uma organização terrorista global de fundamentalismo islâmico,sendo seu fundador Usama Bin Laden.
          Atualmente,os objetivos principais da Al Qaeda são:difundir ideias islâmicas,acabar com diversos regimes nos países muçulmanos e destruir os poderes,especialmente Ocidentais,que tentam infiltrar-se no mundo muçulmano.Atentados como o 11 de setembro e aos trens de Madrid são provas de como a Al Qaeda age e como tem conseguido espalhar o medo pelo mundo.
         A Al Qaeda é um grupo terrorista que possui um líder e alguns membros com maior autoridade em sua "cúpula".
         Existem também diversos tipos de agentes,sendo a principal divisão entre "agentes sofisticados"(lidam com dados de informação militar,escolhem alvos,cuidam da segurança e fazem bombas) e os "bons muçulmanos"(não são especialistas em nada,sendo a melhor coisa que oferecem ao grupo é seu conhecimento do idioma e costumes onde o atentado será aplicado).Estes últimos,geralmente rapazes identificados nas mesquitas,são descartáveis e recrutados para agir somente na fase de implementação de um ataque,raramente se juntando formalmente ao grupo.
         (Retirado de um artigo de Gilberto Sarfati e Gabriela Toutin-Fundação Álvares Penteado).

           Então,a alternativa correta é a alternativa D que diz que é uma prática sistemática de violência e indiscriminada em diversos atentados.
           Bom,espero que  tenha ajudado você que está assim como eu na luta de passar em um concurso público concorrido com o objetivo de ter uma vida de qualidade e estabilizada.BONS ESTUDOS!!!!!

        

  • Excelente comentário Débora. Ajudou bastante! Obrigada!
  • Al-Qaeda é uma organização fundamentalista islâmica internacional, constituída por células colaborativas e independentes que visariam, SUPOSTAMENTE, a reduzir a influência não-islâmica sobre assuntos islâmicos.

    Formada por militares fundamentalistas islâmicos, em vários países,  criada por Osama Bin Laden em 1989, um saudita que lutava contra a invasão Soviética no território do Afeganistão. Osama Bin Laden era o grande responsável pela captação de recursos financeiros e recrutamento. A resistência dos afegãos tinha o apoio dos Estados Unidos, que forneciam armas e treinamentos para os militares locais.

     


    Motivado pela ideia de que os Estados Unidos realizava uma política de opressão aos muçulmanos, Bin Laden intensificou sua campanha terrorista contra os ocidentais, em especial os Estados Unidos. O grande “marco” de autoria da Al-Qaeda foram os atentados de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque e Washington. Imediatamente, ocorreu a intervenção estadunidense no Afeganistão. Porém, nessa ocasião, Bin Laden, “estranhamente” não foi encontrado, e a organização continuava a operar clandestinamente.


    O fato é que, os Estados Unidos utilizam a Al-Qaeda para justificar uma série de intervenções militares em outros países, como por exemplo, no Afeganistão, quando na verdade, trata-se de estratégias geopolíticas. Somente após quase uma década da invasão no Afeganistão, Bin Laden foi capturado e morto por um comando especializado da Marinha dos Estados Unidos na cidade de Abbottabad, próximo a Islamabad, capital do Paquistão, conforme pronunciamento do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

     

    No entanto, quando o exército estadunidense se propôs a capturar Saddam Hussein, rapidamente a missão obteve êxito. Portanto, essa relação histórica entre Estados Unidos e Al-Qaeda necessita de uma análise criteriosa e, não somente, de concepções formadas através de meios de comunicação tendenciosos.


    #Ficaadicacompanheiros.

    Fonte: 
    http://www.brasilescola.com/geografia/al-qaeda.htm
  • Eu já cai nessa questão três vezes e sempre respondo pela alternativa D.
  • O que eu acho mais repugnante aqui são pessoas que copiam de sites como ponto, EVP, etc. ou mesmo matérias e colocam como se tal comentário lhes pertencesse. Citem suas fontes amigos, afinal, só estão enganando a vocês mesmos.

  • Pelo que já li a respeito, vou tentar argumentar porque as outras alternativas estão erradas. Se eu me equivocar, corrijam-me por favor. 

    a) Errada.  
     As ações da Al Qaeda não são dirigidas exclusivamente contra países ocidentais. Se pesquisarem a respeito, verão que essa organização terrorista já cometeu atos de violência contra países até de sua própria região geográfica. 
     b) Errada. 
     As ações da Al Qaeda têm conotações políticas e ideológicas sim. 
     c) Errada. 
     Alvos civis não são poupados. 
     d) correta. 
     e) Errada. 
     Não há nenhuma legitimação nos atos terroristas da Al Qaeda. 

ID
639922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As características marcantes do atual estágio da economia mundial, comumente chamado de globalização, incluem a

Alternativas
Comentários
  • A globalização é o fenômeno mais recente da economia capitalista mundial. É o resultado da evolução da técnica e da ciência, da eficiência dos meios de transportes e comunicações e da construção de instituições supranacionais que lhe dão sustentação, como a OMC (Organização Mundial do Comércio) e os diversos blocos econômicos regionais que, há pouco mais de uma década, estão em processo de consolidação. Caracteriza-se pela liberdade de circulação de mercadorias, capitais e serviços entre os países.
    Vive-se um período, onde acentuam-se as relações e interações dos padrões internacionais, onde as grandes empresas nacionais, os grandes centros comercias e financeiros estão fortemente orientados para fora; em que o “mercado mundial aberto” está baseado em nações comerciais e regulado, em menor ou maior grau, pelas políticas públicas das nações, principalmente das mais fortes e por agências supranacionais.
    http://www.geomundo.com.br/geografia-30199.htm
    http://www.pucsp.br/pos/ecopol/downloads/edicoes/(21)roberto_satur.pdf
  • O objectivo deste trabalho passa por fazer uma breve análise deste fenómeno a que se 
    chama  Globalização  e as suas consequências na forma como os Estados actuam 
    politicamente e na mudança de participação política dos cidadãos nesta Nova Ordem 
    Internacional caracterizada pelo aumento da interdependência, multilateralismo e 
    partilha de soberania. Numa primeira fase  iremos abordar a definição e as diferentes 
    vertentes do fenómeno Globalização, numa segunda etapa questionámos, a emergência 
    de um governo mundial, dadas as novas formas de participação dos cidadãos e o surgir 
    de uma cidadania global.
  • a) capacidade de produção ainda limitada em face dos baixos índices de desenvolvimento científico e tecnológico. Errada.É o resultado da evolução da técnica e da ciência, da eficiência dos meios de transportes e comunicações.
    E) Crescente interdependência entre os atores econômicos mundiais, como governos, empresas e movimentos sociais. Correta
  • Macete:
    Globalização= comércio entre países. INTERDEPENDÊNCIA.
  • oi pessoal, gostaria de dar uma sugestão para o pessoal que faz comentários sobre as questões: que vocês ao analisarem,também indicassem os erros ou acertos de cada resposta, pois facilitaria muito o aprendizado. os comentários são ótimos, pois muitos deles acrestam ainda mais informações. obrigada
  • Olá,

    Eu gostaria de saber onde está o erro da letra D. Se alguem puder responder irei ficar muito grato. Obrigado!
  • O erro da letra D está em dizer que há "concentração das cadeias produtivas em países economicamente mais sólidos", quando, na realidade, há DESCONCENTRAÇÃO destas, principalmente nos países em desenvolvimento, com custos operacionais e de mão-de-obra mais baratos.
  • A GLOBALIZAÇÃO é o resultado da evolução da técnica e da ciência, da eficiência dos meios de transportes e comunicações.


ID
639925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Sabe-se que, de todos os países considerados emergentes no cenário econômico mundial contemporâneo, um deles apresenta excepcionais taxas anuais de crescimento e mercado consumidor em expansão, até mesmo por tratar-se da maior população do planeta. Assinale a opção que identifica esse país.

Alternativas
Comentários
  • A China, o país de maior população do mundo, possui uma população de 1,339 bilhão, segundo o censo de 2010.
    De 1980 a 2004 o produto interno bruto (PIB) da China registrou uma média de crescimento real de 9,5%, tornando-a a sexta maior economia mundial . A integração do país à economia mundial é refletida principalmente no rápido crescimento de seu papel no comércio internacional, cuja participação total no comércio mundial passou de 1% em 1980 para quase 6% em 2003. Em 2004, a China tornou-se a terceira maior nação a negociar em dólares, atrás dos Estados Unidos e da Alemanha e logo à frente do Japão.
     http://www.frbatlanta.org/pubs/econsouth/05q2-portugues_o_crescimento_economico_da_china.cfm
     

  • A China, país emergente, em clara expansão económica - que faz esquecer ao Ocidente 
    repetidos atentados contra os Direitos Humanos - é um país cheio de contradições. Ao contrário do que 
    se passou com a Federação Russa, o comunismo na China não implodiu. Transformou-se. O marxismoleninismo, na versão maoista, evaporou-se. É certo. Mas o aparelho partidário do Partido Comunista 
    chinês, ultra-centralizado, conservou-se, ao mesmo tempo que se converteu às delícias, para a 
    nomenklatura, do pior capitalismo selvagem. Como foi isso possível? Que contradições insanáveis 
    acarretou? É difícil, por enquanto, avaliar. Porque as novas que nos chegam da China são poucas e nem 
    sempre confiáveis. 
    No Ocidente conhecemos pouco das transformações reais que ocorrem na China. Dos conflitos 
    internos e das revoltas no mundo rural. Sabemos que são consideráveis. Tem vindo a criar-se, nas 
    grandes e médias cidades, uma nova classe média que começa a viver com algum conforto, em relação 
    a um passado recente. Mas o campesinato continua a viver em extrema pobreza, a par da 
    nomenklatura dos multimilionários, estreitamente ligada ao poder político, do qual depende.  
    É evidente que a China tem vindo a abrir-se ao mundo exterior, importando produtos 
    sofisticados e tecnologias de ponta e exportando, muito baratos, têxteis e bugigangas que invadem as 
    zonas pobres, mesmo dos países mais desenvolvidos. Tem investido em títulos da dívida pública 
    americana, o que pareceu um negócio de grande futuro - com implicações geo-políticas consideráveis - 
    mas que hoje se transformou, com a queda do dólar como moeda de referência e o colossal déficit 
    externo americano, num enorme quebra-cabeças.
  • A respeito desta questão quero frisar sobre os BRICS-Brasil, Rússia. Indía, China e África do Sul.O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de 2001, foi adiciona a letra "S" em referência a entrada da África do Sul (em inglês South Africa). Desta forma, o termo passou a ser BRICS. 

    Estes países emergentes possuem características comuns como, por exemplo, bom crescimento econômico. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas. Eles formam uma espécie de aliança que busca ganhar força no cenário político e econômico internacional, diante da defesa de interesses comuns. A cada ano ocorre uma reunião entre os representantes destes países.

    A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 10%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu US$ 7,46 trilhões ou 47,15 trilhões de iuanes em 2011 (com crescimento de 9,2%), fazendo deste país a segunda maior economia do mundo (fica apenas atrás dos Estados Unidos). Estas cifras apontam que a economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial. 

    Características comuns dos Brics:

    - Economia estabilizada recentemente;
    - Situação política estável;
    - Mão-de-obra em grande quantidade e em processo de qualificação;
    - Níveis de produção e exportação em crescimento;
    - Boas reservas de recursos minerais;
    - Investimentos em setores de infra-estrutura (estradas, ferrovias, portos, aeroportos, usinas hidrelétricas, etc);
    - PIB (Produto Interno Bruto) em crescimento;
    - Índices sociais em processo de melhorias;
    - Diminuição, embora lenta, das desigualdades sociais;
    - Rápido acesso da população aos sistemas de comunicação como, por exemplo, celulares e  Internet   (inclusão digital);
    - Mercados de capitais (Bolsas de Valores) recebendo grandes investimentos estrangeiros;
    - Investimentos de empresas estrangeiras nos diversos setores da economia.

      Fonte: http://www.suapesquisa.com
     
  •  Só a Cespe mesmo:
       Totalmente sem critério em relação às questões de um mesmo concurso.. Essa questão é de insultar a inteligência do concursando...
                             Bons estudos!!!
  • A China, o país de maior população do mundo com Censo de 2010, que mostrou uma população de 1,339 bilhão e cada vez mais velha e urbana.               A população chinesa aumentou em 73,9 milhões de habitantes na última década, equivalente à população da Turquia e superior às de França ou Reino Unido.  Os resultados destacam a aceleração do envelhecimento da população: 13,26% dos chineses têm agora mais de 60 anos, contra 10,33% em 2000. O envelhecimento é preocupante: ainda há poucas pessoas com aposentadorias razoáveis, os asilos e centros médicos sãos insuficientes e os filhos cuidam cada vez menos de pais cada vez mais idosos.  O Censo destaca ainda que os cidadãos urbanos chineses representam 665 milhões de pessoas, 13,46% a mais que há dez anos, enquanto a população "flutuante" de migrantes, que vive principalmente nas cidades, representa mais de 221 milhões de habitantes.   O grande fluxo de população nas cidades implica uma série de enormes desafios de infraestruturas, transporte, fornecimento de energia e tratamento de resíduos, principalmente.
    A distribuição populacional de acordo com cada continente:
    Ásia: 4,1 bilhões de habitantes, que representam 60% da população mundial.
    América: 934,3 milhões de habitantes, que respondem por 13,5% do total da população.
    África: 1,031 bilhão de habitantes, que correspondem a 14,9% da população mundial.
    Europa: 749,6 milhões de habitantes, que representam 10,9% do total da população do planeta.
    Oceania: 37,1 milhões de habitantes, que respondem por 0,5% do contingente populacional mundial.




    http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/a-distribuicao-populacao-mundial.htm
    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/908368-populacao-da-china-soma-1339-bilhao-e-envelhece-em-2010.shtml


ID
639928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Fenômeno natural, o efeito estufa tem-se intensificado pela ação do homem, o que acarreta sérias consequências para o meio ambiente. Uma dessas consequências mais conhecidas é

Alternativas
Comentários
  • O Aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão—um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objecto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno.
    Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera é causa do efeito estufa. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos estão retendo uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.
    A principal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações metereológicas em todo o globo desde 1860. Os dados com a correção dos efeitos de "ilhas urbanas" mostra que o aumento médio da temperatura foi de 0.6+-0.2 C durante o século XX. Os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000. (fonte IPCC).
  • Essa questão, foi muitíssimo fácil!
  • A questão no seu enunciado pede como resposta as consequências, vamos então as respostas:

    A) desmatamento descontrolado é uma CAUSA do efeito estufa.

    B) intensificação das queimadas é uma CAUSA do efeito estufa.

    D) ampliação das geleiras, o correto seria DERRETIMENTO.

    E) a poluição dos mares e oceanos é uma CAUSA, entretanto está mais ligada a contaminação da água.


    A resposta então só poderá ser a letra C como AQUECIMENTO GLOBAL.

  • BEM... PARA OS QUE ESTÃO AFUNILADOS:

    http://noticias.terra.com.br/ciencia/rio20/noticias/0,,OI5768714-EI19851,00-Rio+e+mamata+e+aquecimento+historia+pra+boi+dormir+diz+professor.html
  • Você conhece o efeito estufa natural e seu papel na vida terrestre?

     

    Muito se escuta, mas pouco se sabe sobre o verdadeiro papel do efeito estufa natural. Ele é fundamental para manter a temperatura do planeta Terra adequada para a sobrevivência humana. Imagine o terceiro planeta do sistema solar sem a ajuda desse fenômeno de aquecimento térmico? Não sobreviveríamos em uma eterna era do gelo e muitas espécies não se desenvolveriam.

     

    Vamos entender primeiro como funciona este efeito. Parte dos raios solares que atingem a terra são refletidos para o espaço e outra parte absorvidos e transformados em calor, devido aos gases estufa, que trabalham como isolantes, fazendo com que o aquecimento seja retido no planeta, como se fosse um cobertor. Este fenômeno contribui com a proliferação de vida na terra e com a subsistência humana.

     

    Porém, com o crescimento da industrialização e o consumo exagerado, o homem tem contribuído demasiadamente para o aumento da concentração natural desses gases. O aumento do número de veículos faz com que aumente o consumo de combustível, e, consequentemente, a poluição do ar.

     

    Novas indústrias são implantadas diariamente, contribuindo com a emissão de gases poluentes e resíduos químicos. O desmatamento também colabora com a emissão de gases nocivos, pois quando as árvores são cortadas, elas liberam uma grande quantidade de CO2 que estava armazenado para o processo de fotossíntese, em que elas purificam o ar devolvendo oxigênio para a atmosfera. Com ações negativas como estas, grande parte dos raios solares acaba esquentando a temperatura do planeta ao invés de voltar para o espaço, causando o aquecimento global. O efeito é exatamente como o de uma estufa.

     

    O superaquecimento do planeta causa danos irreversíveis, como o derretimento das calotas polares, que aumenta o nível dos oceanos, facilitando o surgimento de desastres naturais como tsunamis, furacões e maremotos. Essas mudanças climáticas também prejudicam a natureza, desregulam ecossistemas e causam a extinção de inúmeras espécies. A previsão é de que a temperatura do planeta aumente em 2°C nos próximos anos, causando ainda mais mudanças desastrosas.

     

    Mesmo com tantas informações em noticiários e formação sobre o assunto nas escolas, o ser humano ainda não se conscientizou totalmente sobre o caos que o efeito estufa ainda pode causar na vida terrestre. Muito podemos fazer para evitar um efeito desastroso para as futuras gerações. Evitar ir de carro para o trabalho, reduzir a emissão de gases poluentes em indústrias e evitar o consumo de produtos que emitam CFC já são atitudes que podem prevenir alguns danos.

     

    Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/voce-conhece-efeito-estufa-natural-papel-vida-terrestre/


ID
639931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Oriente Médio continua sendo uma das mais tensas regiões do mundo. Uma questão que se arrasta no tempo e que foi levada formalmente à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, é a que se refere à efetiva criação — e ao pleno reconhecimento como tal pela ONU — do Estado do(a)

Alternativas
Comentários
  • O que pedem os palestinos?
    Representados pela Autoridade Palestina, os palestinos há tempos tentam estabelecer um Estado independente e soberano na Cisjordânia, Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental, ocupados por Israel desde a guerra de 1967. No entanto, duas décadas de períodos intermitentes de negociações de paz não produziram um acordo.
    Em 2010, lideranças palestinas adotaram uma nova estratégia: começaram a pedir para que países reconheçam, individualmente, um Estado Palestino com as fronteiras de 1967. Agora, eles querem que a ONU faça o mesmo. Eles pedem representatividade integral como país-membro na entidade. Atualmente, a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) tem apenas status de observador.
    Isso teria implicações políticas e daria aos palestinos acesso aos tribunais internacionais onde eles poderiam, em tese, abrir processos contra a ocupação israelense de seu território.
    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,reconhecimento-de-estado-palestino-ampliaria-paz-diz-dilma,775536,0.htm

  • A região da Palestina, no Oriente Médio, disputada por israelenses e palestinos, povos que têm a mesma origem étnica, é um dos maiores impasses da atualidade. Conflitos, atentados e várias tentativas de paz fazem parte do cenário da região nos últimos 50 anos. A Palestina é uma estreita faixa de terra, desértica, sem petróleo e sem recursos minerais estratégicos. Os hebreus, povo do qual descendem os judeus, foram os primeiros a habitar a região (cerca de 2000 a.C.).
    Durante muito tempo, a região devido à sua posição estratégica, serviu de passagem entre Europa, África e Ásia e esteve sob o domínio de diversos povos, assírios, babilônios, gregos, romanos,
     árabes, turcos e ingleses. Os judeus foram expulsos da Palestina pelos romanos que os dominaram. Passaram então a viver espalhados por várias regiões do mundo. Embora dispersos pelo mundo, os judeus preservaram uma profunda consciência nacional e conservaram suas tradições religiosas e seus costumes. Com o fim do Império Romano e a criação do Islamismo, no século VII, a Palestina passou a ser dominada pelos árabes. O povo palestino lá permaneceu mesmo sem formar um país. Entre 1517 e 1917, fizeram parte do Império Otomano e durante a Primeira Guerra Mundial passaram para o controle dos ingleses.Com a fundação do movimento sionista em 1897, que propunha o retorno dos judeus à Palestina, milhares emigraram para a área do Império Turco-Otomano. Mas a região permaneceu sob o domínio inglês até o final da Segunda Guerra Mundial.
  • Em 26 de junho de 2011, Mahmud Abbas anuncia a decisão de solicitar à ONU o status de membro com plenos direitos para o Estado da Palestina.
     

  • 14/05/2012

    Carta de Netanyahu menciona criação de Estado palestino

    Seria 1ª vez que compromisso de Israel aparece em um documento oficial.
    Segundo o 'Haaretz', carta dada a Abbas fala em estado desmilitarizado.

    O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se comprometeu em uma carta entregue no sábado (12) ao presidente palestino Mahmud Abbas a estabelecer um Estado palestino desmilitarizado, pela primeira vez em um documento oficial, informou nesta segunda-feira (14) o jornal "Haaretz".
    Segundo o correspondente diplomático do periódico, que cita uma fonte que consultou a carta, cujo conteúdo não foi publicado, nela é mencionado um compromisso de criar um Estado palestino desmilitarizado junto a Israel no âmbito de uma solução negociada.



    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/05/carta-de-netanyahu-menciona-criacao-de-estado-palestino.html
  • Para defender a luta palestina no sentido da criação de um Estado autônomo, foi criada a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), em 1964, tendo como líder Iasser Arafat. 

  • Em 2011, os palestinos tentaram integrar a ONU como membros permanentes, porém não obtiveram apoio do Conselho de Segurança da ONU. Um ano depois, a Assembléia Geral da ONU aprovou a ascensão  da Autoridade Palestina a “Estado observador não-membro" da ONU. Apesar de ser um status simbólico, isso poderá a vir auxiliar na concretização do Estado Palestino futuramente.
    A resposta correta é a letra C.

ID
639934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Assinale a opção correspondente ao cidadão que, depois de anos preso, assumiu a liderança plena do movimento pelo fim do regime racista do apartheid em seu país; foi ganhador do Nobel da Paz; é personalidade reconhecida mundialmente, tendo sido eleito o primeiro presidente negro da África do Sul.

Alternativas
Comentários
  • Nelson Rolihlahla Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia.
    Como jovem estudante do direito, Mandela se envolveu na oposição ao regime do apartheid, que negava aos negros (maioria da população), mestiços e indianos (uma expressiva colônia de imigrantes) direitos políticos, sociais e econômicos. Uniu-se ao Congresso Nacional Africano em 1942, e dois anos depois fundou com Walter Sisulu e Oliver Tambo, entre outros, a Liga Jovem do CNA.
    Depois da eleição de 1948 dar a vitória aos afrikaners (Partido Nacional), que apoiavam a política de segregação racial, Mandela tornou-se mais ativo no CNA, tomando parte do Congresso do Povo (1955) que divulgou a Carta da Liberdade - documento contendo um programa fundamental para a causa anti-apartheid.
    http://educacao.uol.com.br/biografias/nelson-mandela.jhtm
  • A-Desmond Mpilo Tutu (Klerksdorp7 de outubrode 1931) é um arcebispo da Igreja Anglicanaconsagrado com o Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o Apartheid em seu país natal. Desmond é o primeiro negro a ocupar o cargo deArcebispo da Cidade do Cabo, sendo também oPrimaz da Igreja Anglicana da África Austral entre1986 e 1996.
    B-
    Nelson Rolihlahla Mandela (em Xhosa[xo?li??a?a man?de?la] - Mvezo, região de Transkei18 de julho de1918), é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidenteda África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador doPrêmio Nobel da Paz de 1993.[1]

    Foi o mais poderoso símbolo da luta contra o regimesegregacionista do Apartheid, sistema racista oficializado em 1948, e modelo mundial de resistência.[1][5]

    C-Martin Luther King , Jr. (Atlanta15 de janeiro de1929 — Memphis4 de abril de 1968) foi umpastor protestante e ativista políticoestadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e deamor ao próximo. Ele foi a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho".
    D-Frederik Willem de Klerk (Joanesburgo18 de Marçode 1936) foi presidente da África do Sul, de Setembro de 1989 a Maio de 1994. Foi o último branco a ser presidente. De Klerk foi também o líder do Partido Nacional, de Fevereiro de 1989 a Setembro de 1997.

    De Klerk é conhecido por fazer terminar o regime deapartheid, a política de segregação racial da África do Sul, permitindo à maioria negra direitos civis iguais aos brancos, asiáticos ou membros de outra qualquer etnia, transformando o seu país numa democracia.

    Uma das suas medidas mais notáveis foi a libertação de Nelson Mandelaactivista do Congresso Nacional Africano que viria a ser seu sucessor na presidência. As suas acções valeram-lhe a atribuição do Nobel da Paz de 1993, partilhado com Nelson Mandela.
    FONTE WIKIPÉDIA

  • Nelson Mandela, um grande sábio, líder, paciente e de muita crença nas pessoas! O filme INVICTUS conta um pouco de sua personalidade em uma estória que vale a pena levar pra vida. Fica a dica!!

    "O bravo não é quem não sente medo, mas quem vence esse medo." Nelson Madela

    Abraço a todos e bons estudos!!!
  • O apartheid era fundamentado por quatro idéias principais: 1) A África do Sul é formada por quatro grupos raciais: brancos, mestiços (coloured), indianos e africanos, cada um com sua própria cultura; 2) os brancos, como a raça civilizada, tinham o direito ao controle absoluto do Estado; 3) o Estado não era obrigado a prover igual ajuda as raças subordinadas; 4) o grupo branco (africâner e as pessoas de origem inglesa) formava uma só nação, enquanto os outros eram muito divididos, por isto os brancos eram maioria.

    Os muros do Apartheid
  • casca de banana!!!!

ID
639937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Depois de longo processo de maturação, a União Europeia (UE) foi criada e é hoje o maior bloco econômico mundial. Entre os problemas evidenciados pela atual crise que envolve a UE, um dos mais graves é o que atinge países como Grécia, Portugal, Espanha, Itália e Irlanda, caracterizado pela existência de significativos déficits orçamentários. Em suma, esse tipo de déficit pode ser entendido como a

Alternativas
Comentários
  • "A Grécia, por exemplo, gastou bem mais do que podia na última década, pedindo empréstimos pesados e deixando sua economia refém da crescente dívida. Nesse período, os gastos públicos foram às alturas e os salários do funcionalismo praticamente dobraram. Enquanto os cofres públicos eram esvaziados pelo gastos a receita era atingida pela alta evasão de impostos, prática generalizada no país. A Grécia estava completamente despreparada quando chegou a crise global de crédito. O deficit no orçamento, ou seja, a diferença entre o que o país gasta e o que arrecada, foi, em 2009, de 13,6% do PIB, um dos índices mais altos da Europa e quatro vezes acima do tamanho permitido pelas regras da chamada zona do euro. Sua dívida está em torno de 300 bilhões de euros (o equivalente a US$ 400 bilhões ou R$ 700 bilhões)." 
     
  • União Europeia[nota 1] (UE) é uma união económica e política de 27 Estados-membros independentes que estão localizados principalmente na Europa.[8] A UE tem as suas origens na Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e naComunidade Económica Europeia (CEE), formadas por seis países em 1958. Nos anos de intervenção a UE cresceu em dimensão com a adesão de novos Estados-membros e em poder, por meio da adição de domínios políticos nas suas competências. O Tratado de Maastricht estabeleceu a União Europeia com o seu nome atual em 1993.[9] A última alteração ao fundamento constitucional da UE, oTratado de Lisboa, entrou em vigor em 2009.

    A UE opera através de um sistema híbrido de instituições supranacionaisindependentes e de decisões intergovernamentais feitas e negociadas pelos Estados-membros.[10][11][12] As mais importante instituições da UE são a Comissão Europeia, o Conselho da União Europeia, o Conselho Europeu, o Tribunal de Justiça da União Europeia e o Banco Central Europeu. O Parlamento Europeu é eleito a cada cinco anos pelos cidadãos da UE.

    A UE tem desenvolvido um mercado comum através de um sistema padronizado de leis que se aplicam a todos os Estados-membros. No Espaço Schengen (que inclui membros e não membros da UE) os controlos de passaporte foram abolidos.[13] As políticas da UE têm por objetivo assegurar a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais,[14] legislar assuntos comuns na justiça e manter políticas comuns de comércio,[15] agricultura,[16] pesca e desenvolvimento regional.[17] A união monetária, a Zona Euro, foi criada em 1999 e é actualmente composta por 17 Estados-membros. Através da Política Externa e de Segurança Comum, a UE desenvolveu um papel limitado nas relações externas e de defesa. Missões diplomáticas permanentes foram estabelecidas em todo o mundo e a UE é representada nas Nações Unidas, na Organização Mundial do Comércio (OMC), noG8 e no G-20.

  • ATENAS, 10 AGO/2012
    A Grécia conseguiu reduzir seu déficit nos sete primeiros meses de 2012 e deixá-lo abaixo das metas em meio às tentativas de finalizar cortes adicionais de 11,5 bilhões de euros para garantir a continuidade dos recursos de resgate da zona do euro e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

    Dados do Ministério das Finanças divulgados nesta sexta-feira mostraram que o déficit do governo central alcançou 13,2 bilhões de euros, ante 15,98 bilhões no mesmo período do ano anterior e abaixo da meta de 14,83 bilhões de euros.

    Os dados referem-se ao déficit de orçamento do governo central, que excluem autoridades locais e gastos com previdência, e não coincidem com o déficit geral do orçamento do governo, o referencial para a avaliação da UE sobre a performance fiscal da Grécia.

    O saldo primário da Grécia, que exclui os custos da dívida, seguiu com déficit em 3,07 bilhões de euros para o período de sete meses, abaixo da meta de 4,53 bilhões, informou o ministério.

    O déficit orçamentário atingiu 9,1 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado, com leve recuo ante os 10,3 por cento registrados um ano antes. Atenas tem como meta 6,7 por cento neste ano.


     

    (Reportagem de George Georgiopoulos)
    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+geral-economia,deficit-orcamentario-da-grecia-encolhe-entre-janeiro-e-julho,122744,0.htm

ID
4957069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O tratamento de um documento implica sua catalogação, classificação e indexação. Com relação a esses processos e aos seus instrumentos, o código de catalogação anglo-americano (AACR2) e a classificação decimal universal (CDU), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.

    Para quem ficou em dúvida quanto a alternativa C:

    Extensão: totalidade de objetos a que se refere um conceito, enumera todos os conceitos SUBORDINADOS correspondentes ao critério de subdivisão.

    Intensão: Indica o conceito imediatamente superordenado seguido de características que distinguem outros conceitos COORDENADOS. É o conjunto de características que determinam um conceito, quanto maior a intensão (características), maior especificidade.

    Portanto, a alternativa C só estaria correta se fosse intensão em vez de extensão.

  • A escolha do nível de descrição deve ser baseada no objetivo do catálogo para o qual a entrada é elaborada.

    O nível escolhido deve ser adotado para todos os itens catalogados ou então deve-se estabelecer diretrizes

    para o uso de todos os níveis, dependendo do tipo de material.

    Eu achava que ou você escolhia 1 nível (primeiro OU segundo) OU escolhia de 3 nível (que é a junção do 1 e 2 né).... Aiai, quando acho que finalmente guardei as regrinhas insuportáveis desse negócio insuportável aparece questão dizendo o contrário!

  • Acrescentando...

    Cópia e cola do Livro de Souza (2010, p. 28):

    [...]. Assim, os números simples como 3, 5, 7 indicam maior extensão e são chamados de superordenados; os números que tem a mesma extensão, como 33, 55, 77 ou 111, 333, 666, chamam-se coordenados, se comparados uns com os outros, sem nenhuma relação de dependência; e números mais longos, denotando maior especificidade, são chamados de subordinados, como 316.642.2 - comportamento social.

    E conforme o AACR2:

    1.0D. Níveis de detalhamento na descrição

    Os elementos da descrição, estipulados nas regras  deste capítulo e dos seguintes, constituem um conjunto máximo de informações. Esta regra recomenda três níveis de descrição especificando os elementos mínimos que devem ser registrados por bibliotecas e outras agências catalogadoras, ao escolherem o nível de descrição.

    Gab. E

  • Obrigada Adriana, fiquei na dúvida da C, mas você explicou tudo, valeu.


ID
4957072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção correta acerca de referências bibliográficas e resumo, de acordo com as normas da ABNT.

Alternativas
Comentários
  • Em títulos e subtítulos longos, podem-se suprimir as últimas palavras, desde que não seja alterado o sentido. A supressão deve ser indicada por reticências entre colchetes.

    ARTE de furtar [...]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.

    Em epígrafes e ementas demasiadamente longas, pode-se suprimir parte do texto, desde que não seja alterado o sentido. A supressão deve ser indicada por reticências, entre colchetes. 

  • Conforme a ABNT NBR  6023:2018.

  • Acrescentando...

    Conforme a ABNT NBR 6023 (2018, p. 5, 38, 40):

    6.7 As referências, ordenadas em uma única lista, devem ser padronizadas quanto ao recurso tipográfico e à adoção dos elementos complementares. O recurso tipográfico (negrito, itálico ou sublinhado) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências. Isso não se aplica às obras sem indicação de autoria, ou de responsabilidade, cujo elemento de entrada seja o próprio título, já destacado pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra, incluindo artigo (definido ou indefinido) e palavra monossilábica iniciais (se houver).

    8.1.2.4 Quando a instituição, vinculada a um órgão maior, tem uma denominação específica que a identifica, a entrada é feita diretamente pelo seu nome.

    EXEMPLO

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Relatório de atividades Pró-reitoria de pós-graduação. [Florianópolis: UFSC], 2012. Disponível em: http://propg.ufsc.br/files/2013/08/Relatório-de-Atividades-PROPG-2012.pdf. Acesso em: 26 fev. 2015.

    8.2.2 Em títulos e subtítulos longos, podem-se suprimir as últimas palavras, desde que não seja alterado o sentido. A supressão deve ser indicada por reticências entre colchetes.

    EXEMPLO 1

    ARTE de furtar [...]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.

    E conforme a ABNT NBR 6028 (2003, p. 2):

    3.2 O resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento.

    3.3.5 Quanto a sua extensão os resumos devem ter:

    a) de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-cientifícos;

    b) de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos;

    c) de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.

    Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras.

    Gab. A


ID
4957075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção correta acerca do serviço de referência.

Alternativas
Comentários
  • A. As bibliografias e índices são utilizados no serviço de referência para ampliar a consulta e identificar fontes de informação que não se encontram necessariamente no acervo da biblioteca da instituição.

    CORRETA. Muitas vezes a informação solicitada pelo consulente não se encontra necessariamente na biblioteca e cabe ao bibliotecário fazer uso das informações ao seu dispor para orientar o usuário onde o mesmo conseguirá tal informação.

    B Os usuários utilizam a linguagem documentária para expressar sua necessidade de informação ao atendente do serviço de referência.

    Quem dera!!!! Temos sorte quando o usuário consegue expressar claramente o que deseja. Desta forma, fica mais prático de transformar a informação que vem na linguagem natural numa linguagem documentária que o sistema aceite.

    C O setor de referência compreende um conjunto de serviços que a biblioteca oferece a seus usuários e que compreende a orientação e auxílio ao usuário, a divulgação das atividades da biblioteca e o controle do uso e empréstimo de material existente no acervo

    ERRADA NA TEORIA: Infelizmente é uma realidade das bibliotecas brasileiras. Muitas não possuem pessoal qualificado suficiente para dividir por setor. Ou seja, a galera da circulação acaba fazendo o serviço de referência e vice e versa. Mas lembrando que as biografias informam que o serviço de referência não realiza empréstimos!!!

    PS> a gente responde o que as biografias pedem e não a realidade das bibliotecas brasileiras :)

    D Por ser um serviço que demanda o deslocamento do usuário para o local onde se encontra a biblioteca, o serviço de referência apresenta menor procura em relação aos serviços de busca de informação que usam os recursos da Web.

    ERRADA. Pois já tem serviços que só usam telefone, email, chat etc...

    E O processo de referência compreende duas etapas: o processo de busca e a resposta ao usuário.

    QUEM DERA! Mas na verdade compreende 8 etapas ( 1.PROBLEMA, 2. NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO, 3. QUESTÃO INICIAL, 4 QUESTÃO COMPARTILHADA, 5. ESTRATÉGIA DE BUSCA, 6. PROCESSO DE BUSCA, 7. RESPOSTA, 8. SOLUÇÃO. MASSSSSSS as bancas já estão considerando um 9 etapa que seria o uso da informação que é feita pelo usuário. ENTão se pedirem 8 vc diz esses oito agora se disser que são 9 vc já sabe que tem o nono.

  • Vale lembrar que as atividades de empréstimo/devolução não são atividades de referência e sim de circulação. O que acontece em bibliotecas pequenas ou com falta de pessoal é que o serviço de referência e o serviço de circulação funcionam no mesmo balcão e muitas vezes são realizados pelo mesmo bibliotecário.


ID
4957078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da administração e organização de bibliotecas e planejamento de centros de informação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O processamento técnico das coleções da biblioteca visa facilitar seu acesso, localização e utilização e abrange a catalogação, a classificação e a indexação dos documentos. B

  • Gabarito: letra B. O processamento técnico das coleções da biblioteca visa facilitar seu acesso, localização e utilização e abrange a catalogação, a classificação e a indexação dos documentos.

    Letra A está errada porque a descentralização administrativa é uma tendência atual, não contraria a prática moderna da administração.

    Letra C está errada porque o processo de formação e desenvolvimento de acervo não é função operacional, e sim estratégica.

    Letra D está errada porque a avaliação dos serviços de informação não é uma etapa que ocorre apenas ao final do processo de planejamento.

    Letra E está errada porque diretrizes gerais são princípios e não metas.


ID
4957081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com as normas internacionais de descrição arquivística Isad(G) e Nobrade, a descrição multinível consiste

Alternativas
Comentários
  • :É a descrição que, levando em consideração a estrutura de organização de um acervo, permite a recuperação das informações dos documentos que o integram em diferentes níveis, do mais genérico ao mais específico, estabelecendo relações verticais e horizontais entre eles”. (DBTA, 2005, p. 67)

    GABARITO LETRA A

  • Ano: 2019 Banca: CESPE/CEBRASPE Órgão: IPHAN Prova: Técnico I - Área 4

    De acordo com as normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item subsequente. Considere que a sigla NOBRADE, sempre que utilizada, refere-se à Norma Brasileira de Descrição Arquivística.

    Um dos princípios expressos na norma internacional ISAD(G) (General International Standard Archival Description) prevê a descrição multinível direcionada do particular para o geral, com o objetivo de conhecer as nuances de cada documento.

    Gabarito: Errado


ID
4957084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LEI No 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.

    Art. 9º - A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.

  • A eliminação deve ser realizada preferencialmente por qual método?
  • Gabarito: A

    Para não assinantes

  • Pra quem tiver interesse, a Resolução Nº 40 do Conarq, de 9/12/2014, trata da eliminação de documentos públicos.

  • Métodos de eliminação de documentos.

    Resolução Nº 40 do Conarq, de 9/12/2014

    Art. 5º A eliminação de documentos arquivísticos públicos e de caráter público será efetuada por meio de fragmentação manual ou mecânica, pulverização, desmagnetização ou reformatação, com garantia de que a descaracterização dos documentos não possa ser revertida.

  • Para @Alessandra:

    Art. 5º A eliminação de documentos arquivísticos públicos e de caráter público será efetuada por meio de fragmentação manual ou mecânica, pulverização, desmagnetização ou reformatação, com garantia de que a descaracterização dos documentos não possa ser revertida.

                § 1° A eliminação dos documentos deverá, obrigatoriamente, ocorrer com a supervisão de responsável designado para acompanhar o procedimento.

                § 2° A escolha do procedimento a ser adotado para a descaracterização dos documentos deverá observar as normas legais em vigor em relação à preservação do meio ambiente e da sustentabilidade.

    FONTE: RESOLUÇÃO Nº 40 (Citada aqui nos comentários)

  • Eliminação- Autorização da Instituição Arquivística pública na sua respectiva esfera de competência.

  • De acordo com o Decreto 10.148, se fosse uma questão de 2021, não é mais necessária a autorização da instituição arquivística pública. "Art. 10. A autorização para a eliminação de documentos de que trata o , ocorrerá por meio da aprovação das tabelas de temporalidade e destinação de documentos do órgão ou da entidade pelo Arquivo Nacional, condicionada ao cumprimento do disposto nos incisos I, II e V do caput do art. 9º.

    Parágrafo único. A eliminação de documentos públicos será efetuada de forma que a descaracterização dos documentos não possa ser revertida." Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D10148.htm


ID
4957087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos (SIGA) tem como finalidade

Alternativas
Comentários
  • gab=C O Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, da Administração Pública Federal, tem por finalidade garantir ao cidadão e aos órgãos e entidades da Administra Pública Federal, de forma ágil e segura, o acesso aos documentos de arquivo e as informações neles contidas... fonte: siga.arquivonacional.gov.br
  • NÃO ACHEI NADA DIRETAMENTE COM A RESPOSTA DA QUESTÃO, SE ALGUÉM SOUBER AVISA.

    FONTE: http://siga.arquivonacional.gov.br/index.php/finalidade

    De acordo com o Art. 2° do Decreto 4.915, de 12 de dezembro de 2003, com alterações realizadas pelo o Decreto nº 10.148, de 2019, o SIGA tem por finalidade:

           I - garantir ao cidadão e aos órgãos e entidades da administração pública federal, de forma ágil e segura, o acesso aos documentos de arquivo e às informações neles contidas, resguardados os aspectos de sigilo e as restrições administrativas ou legais;

           I - garantir ao cidadão e aos órgãos e entidades da administração pública federal o acesso aos arquivos e às informações neles contidas, de forma ágil e segura, resguardados os aspectos de sigilo e as restrições legais; (Redação dada pelo Decreto nº 10.148, de 2019)

           II - integrar e coordenar as atividades de gestão de documentos de arquivo desenvolvidas pelos órgãos setoriais e seccionais que o integram;

           II - integrar e coordenar as atividades de gestão de documentos e arquivo desenvolvidas pelos órgãos setoriais e seccionais que o integram; (Redação dada pelo Decreto nº 10.148, de 2019)

           III - disseminar normas relativas à gestão de documentos de arquivo;

           III - divulgar normas relativas à gestão e à preservação de documentos e arquivos;           (Redação dada pelo Decreto nº 10.148, de 2019)

           IV - racionalizar a produção da documentação arquivística pública;

           V - racionalizar e reduzir os custos operacionais e de armazenagem da documentação arquivística pública;

           VI - preservar o patrimônio documental arquivístico da administração pública federal;

           VII - articular-se com os demais sistemas que atuam direta ou indiretamente na gestão da informação pública federal.

           VII - articular-se com os demais sistemas que atuam direta ou indiretamente na gestão da informação pública federal; e (Redação dada pelo Decreto nº 10.148, de 2019)

    VIII - fortalecer os serviços arquivísticos nos órgãos e nas entidades da administração pública federal, com vistas à racionalização e eficiência de suas atividades. (Incluído pelo Decreto nº 10.148, de 2019)

  • No ano de 1980 têm início o Programa de Modernização do Arquivo Nacional, bem como a retomada das relações técnicas com os órgãos e entidades da administração pública federal. Esta relação ficou evidenciada no desenvolvimento de ações e programas de assistência técnica, na publicação de manuais, no treinamento de recursos humanos, na promoção de seminários e cursos, no recolhimento de documentos públicos federais, na implantação do Registro Geral de Entrada de Acervos Arquivísticos no Arquivo Nacional. Essas ações permitiram delinear uma política arquivística para o governo federal.

    Na década de 1990  é concebido o Sistema Federal de Arquivos do Poder Executivo – SIFAR, como a primeira tentativa de articulação sistêmica das atividades de gestão de documentos, que entre os anos de 2000 e 2001 foi aperfeiçoado, passando a ser denominado Sistema de Gestão de Documentos e Informações – SGDI, do Poder Executivo Federal.

    Estudos e proposições são elaboradas visando à concretização do Sistema de Gestão de Documentos, que tem a sua culminância com a edição do Decreto nº 4.915, em 12 de dezembro de 2003, que cria o Sistema de Gestão de Documentos e Arquivo - SIGA, da administração pública federal, organizando, sob a forma de sistema, as atividades de gestão de documentos de arquivo no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

  • Art. 1º As atividades de gestão de documentos no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal ficam organizadas sob a forma de sistema denominado Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos - Siga.  

  • GABARITO C.

    DECRETO Nº 4.915 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2003

    Dispõe sobre o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, da administração pública

    federal, e dá outras providências

    Art. 1º As atividades de gestão de documentos no âmbito dos órgãos e entidades da administração

    pública federal ficam organizadas sob a forma de sistema denominado Sistema de Gestão de

    Documentos e Arquivos - Siga.

    #EUSOU3%!

    Deus vai na frente abrindo o caminho, quebrando as correntes, tirando os espinhos. Ordena aos anjoS pra contigo lutar, Ele abre as portas pra ninguém mais fechar. Ele trabalha pra o que Nele confia, caminha contigo de noite ou de dia. Erga as mãos, sua bênção chegou, e comece a cantar com muito louvor!

  • A) E-arq Brasil

    B) Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED)

    C) SIGA, pois esse sistema funciona apenas para a administração pública federal (Resposta correta)

    D) SINAR. Sistema que engloba a administração pública federal, estadual e municipal, em todas as esferas.

    E) Sistema de Informação

  • GAB. C, Conforme o Decreto nº 4.915/2003 que dispõe sobre o SIGA.

    A resposta para essa questão se encontra no art. 10 do referido decreto, vejamos:

    Art. 10. Fica instituído sistema de informações destinado à operacionalização do SIGA, com a finalidade de integrar os serviços arquivísticos dos órgãos e entidades da administração pública federal.


ID
4957090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a opção correspondente ao termo técnico empregado para designar a juntada de documentos a um processo, em caráter temporário, com o objetivo de elucidar ou subsidiar a matéria tratada.

Alternativas
Comentários
  • aPensação = união Provisória

  • Juntada por Apensação → permite que os processos possam ser separados novamente em outro momento.

    Juntada por Anexação → juntará os processos de forma que eles não possam mais ser separados. Além disso, esses processos devem, obrigatoriamente, ter mesmo assunto e interessado para que possam ser juntados.

    Fonte: SGPE

    gab. B

  • Apensamento: unir arquivos temporariamente.

  • GAB: B

    Apensação = Temporariamente

    Anexação = Permanentemente

  • Apensação é diferente de agrupamento. O primeiro e temporário. Já o segundo não se separa.

ID
4957093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a legislação referente aos processos de licitação, a investidura dos membros das comissões permanentes de licitação não excederá a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Art. 51.  A habilitação preliminar, a inscrição em registro cadastral, a sua alteração ou cancelamento, e as propostas serão processadas e julgadas por comissão permanente ou especial de, no mínimo, 3 (três) membros, sendo pelo menos 2 (dois) deles servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes dos órgãos da Administração responsáveis pela licitação.

    § 4o  A investidura dos membros das Comissões permanentes não excederá a 1 (um) ano, vedada a recondução da totalidade de seus membros para a mesma comissão no período subseqüente.

    FONTE: LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

  • LETRA D

    O tempo de duração de uma Comissão Permanente de Licitação é de um ano. Isto está estabelecido no § 4º do art. 51 da Lei nº 8.666/93: “A investidura dos membros das Comissões Permanentes não excederá a um ano, vedada a recondução da totalidade de seus membros para a mesma comissão no período subsequente”.

  • Gabarito: D

    Lei 8666, Art. 51, § 4: A investidura dos membros das Comissões permanentes não excederá a 1 (um) ano, vedada a recondução da totalidade de seus membros para a mesma comissão no período subseqüente.

  • § 4o A investidura dos membros das Comissões permanentes não excederá a 1 (um) ano, vedada a recondução da totalidade de seus membros para a mesma comissão no período subseqüente.

  • Sera que 12 meses é diferente de um ano? A meu ver sim. Acho q a questao caberia recurso. Pois um ano sao 365 dias ja 12 meses sao 360 dias.

  • Lei 8666, Art. 51, § 4: A investidura dos membros das Comissões permanentes não excederá a 1 (um) ano, vedada a recondução da totalidade de seus membros para a mesma comissão no período subseqüente.

  • Art. 51. A habilitação preliminar, a inscrição em registro cadastral, a sua alteração ou cancelamento, e as propostas serão processadas e julgadas por comissão permanente ou especial de, no mínimo, 3 (três) membros, sendo pelo menos 2 (dois) deles servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes dos órgãos da Administração responsáveis pela licitação.

    § 4o A investidura dos membros das Comissões permanentes não excederá a 1 (um) ano, vedada a recondução da totalidade de seus membros para a mesma comissão no período subsequente.

  • Gab.D

    Investidura dos membros das Comissões permanentes - não excederá a 1 (um) ano.


ID
4957096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Os recursos materiais que se incorporam ao produto final são denominados

Alternativas
Comentários
  • Matéria-Prima: Substância que toma parte no processo de produção, incorporando fisicamente o produto final.

    Produto Intermediário ou em Processo: Produto que tomará parte no produto final, sem que haja alteração em suas propriedades físicas ou químicas.

    Produto Final ou Acabado: Produto que representa o objetivo final da organização, estando pronto para a comercialização.

    Material Auxiliar: Material utilizado no processo de fabricação/produção, sem que se incorpore ao produto final.

    Fonte: Enap Didáticos

    gab. B

  • Matérias-primas:

    materiais mais básicos e os insumos dos itens iniciais que integrem o processo produtivo da companhia. Constituem todos os itens iniciais necessários para a produção, o que significa que a produção é totalmente dependente das entradas da matéria prima para ter a sua sequência garantida.

    Materiais em processamento:

    também denominados materiais em vias – são aqueles que estão sendo processados ao longo das diversas seções que compõem o processo produtivo da empresa. Não estão no almoxarifado – porque não são matérias-primas iniciais – nem estão no depósito – porque ainda não são produtos acabados.

    Materiais semiacabados:

    são os materiais parcialmente acabados, cujo processamento está em algum estágio intermediário de acabamento, e que se encontram ao longo das diversas seções que compõem o processo produtivo. Diferem dos materiais em processamento pelo estágio mais avançado pois se encontram quase acabados, faltando apenas algumas etapas do processo produtivo para se transformarem em materiais acabados ou em produtos acabados.

    Materiais acabados:

    são também denominados componentes, porque constituem peças isoladas ou componentes já acabados e prontos para serem anexados ao produto. São partes prontas ou pré-montadas, que quando juntadas ou integradas, constituirão o produto acabado.

    Produtos acabados:

    o nome já entrega! São os produtos já prontos e cujo processamento foi completado inteiramente. Fazem parte, naturalmente, da etapa final do processo produtivo.

  • Essa questão é sem o pé e sem a cabeça ! Quem incorpora o ( Produto Acabado ) é o ( Material Acabado ) .!

  • PULAR ESSA QUESTÃO.

    Comentário pessoal apenas para lembrete próprio caso eu passe por ela novamente.

  • LETRA B

  • • Matéria-prima: materiais básicos e necessários para a produção do produto acabado. Seu consumo é proporcional ao volume de produção;

    • Produtos em Processo: são os materiais que estão sendo usados no processo fabril. Em geral são produtos parcialmente acabados que estão em algum estágio intermediário de produção;

    • Material Acabado ou Auxiliar: é o produto semiacabado, está pronto para compor o produto em sua montagem final ou é parte de sua produção;

    • Produto Acabado: está pronto para distribuição, ou seja, encaixotado e etiquetado, podendo já ter sido, ou não, vendido.

  • Discordo totalmente


ID
4957105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma empresa tem 5.000 caixas para estocar em pallets. Cada pallet comporta 50 caixas e eles serão empilhados em número de 3 pallets. Nessa situação, a quantidade de pilhas de pallets será igual a

Alternativas
Comentários
  • Temos 5000 caixas disponíveis, mas cada pallet suporta até 50 caixas, como queremos empilhar de 3 em 3, devemos considerar uma divisão exata, logo usaremos 48 caixas:

    5000 / 48 = 104

    104 / 3 = 34

    Letra A

    Sigam-me no instagram: @prof.mestre.everton

  • Mais uma questão marrrdita que você tenta resolver das mais diversas formas e não consegue, no final descobre que só se resolve apelando para a eliminação das alternativas.

    Como resolvi:

    Montagem de 1 pilha de pallet:

    3 pallets x 50 caixas = 150 caixas

    Testando as 33 pilhas (alternativa E, com menor número):

    150 x 33 = 4950

    Faltam 50 caixas para 5000, logo adicionamos +1 pilha com 1 só pallet (50 caixas)

    33 pilhas (3 pallets cada) + 1 pilha (1 pallet) = 34 pilhas

    Sinceramente, acho que esse tipo de questão não adiciona em nada. É uma punição para quem estuda.

  • Se pegar 5000 caixas e dividir por 50(que é a capacidade) dará 100 pallets

    Agora pega os 100 e separa-os em pilhas que cabem 3

    divide por 3 = 33,3 ou seja 33 pilhas mas sobrou 1(0,33)

    33 pilhas inteiras(3 pallets) + 1 pilha com 1 pallet

    gab 34 pallets

  • Gabarito: Letra A

    Eu não sei se fiz certo, mas pensei assim:

    Devemos estocar 5000 caixas em pallets. Como cada pallet comporta 50 caixas, logo 5000/50 = 100 pallets.

    Como os pallets serão empilhados em número de 3, temos que pegar o número de pallets que temos e dividirmos: 100/3 = 33,33, ou seja, teremos 33 pilhas cada uma com 3 pallets + uma pilha com 1 pallet restante. Portanto, serão 34 pilhas de pallets.

    O meu gabarito não foi a letra E porque o resultado encontrado (33,33) não foi um número inteiro, logo precisaríamos de outra pilha para estocar todos pallets.

    Qualquer erro, avisem-me.

  • Uma pilha deve ser considerada quando existe 2 unidade uma acima da outra neh, então a ultima não devia ser considerado pilha de Pallet, por tanto, ''PILHA'' só existe 33, + 1 unidade de pallet com 50 caixas

  • Resolvi assim: 1 empilhamento cabem 150 caixas, sabendo disso montei uma equação simples ->150.x=5000; x=33,33.... então aproximei o valor.

  • COMPLICADO

    A questão pede a quantidade de PILHAS de pallets, e informa que uma pilha é composta por 3 pallets.

    Os cálculos são: 5.000 caixas / 50 caixas por pallet = 100 pallets.

    100 pallets empilhados de 3 em 3 resulta em 33 PILHAS + 1 PALLET isolado.

    O último não é uma pilha, mas 1 pallet apenas.

    Gabarito controverso, pra variar.

  • se uma pilha contém 3 pallets, eh o que diz a questão...1 pallet apenas poderá ser considerado uma pilha?
  • Cai nessa! Nesse caso o resultado de 33,33 NÃO PODE FAZER POR APROXIMAÇÃO.

    O raciocínio correto é o da Sofia Correia. Sobra um pallet. Logo são 34 pallets.

    Depois dessa vou dormir.

  • GABARITO: A

    Enunciado: Uma empresa tem 5.000 caixas para estocar em pallets. Cada pallet comporta 50 caixas e eles serão empilhados em número de 3 pallets. Nessa situação, a quantidade de pilhas de pallets será igual a

    .

    Sabendo que cada pallet comporta 50 caixas, que elas são empilhados em número de 3 e que nós temos 5.000 caixas, podemos dizer que teremos, então: 5000 pallets / 50 caixas x 3 pallets → 5000 / 150 → cortando o zero, teremos: 500/15 → simplificando: 100/3 → 33,3 pallets.

    Observe que teremos 33 pallets completos + 0,33 que ficou de fora. Para esse "0,33", adicionamos mais um pallet: 33 + 1 = 34

    Espero ter ajudado

    Bons estudos! :)

  • Não precisa aproximar. Pense:

    5.000 cxs.

    1 pallet = 50 cxs

    1 pilha = 3 pallets = 150 cxs.

    Logo, se cada pilha terá 150, pego 5.000 / 150 = 33 pilhas, sobram 50 no resto da divisão, portanto vou colocar essas 50 cxs em mais 1 pallet, ou seja, imagine 33 pilhas de pallets uma do lado da outra e sobraram 50 cxs, logo, coloco mais um pallet do lado das 33 pilhas, formando mais uma "pilha" com 1 pallet => 34 pilhas.

  • Veja, uma questão com o DNA Cesbraspe:

    O candidato pode ter confundindo as aproximação do item. Questões CESPE/CEBRASPE, quando o item é manifestadamente mais fácil, normalmente, possuem distratores:

    Com duas regra de três simples é possível encontrar a resposta:

    1 pallet -------------- 50 caixas

    x pallets -------------- 5.000 caixas

    x = 5.000/50 = 100 pallets

    Logo em seguida outra relação simples:

    3 pallets ------------- 1 pilha

    100 pallets ---------- y pilhas

    y = 100/3 ; y = 33,333...

    O candidato emocionado com a questão pode ter aproximado erroneamente para 33, e a banca, propositalmente, lógico, colocou um item com esse valor, o famoso DISTRATOR.

    Porém a questão não pede aproximação, logo deve-se presumir sempre o arredondamento para o primeiro número inteiro seguinte. (<33,33). Logo = 34.

    Alternativa A

  • Fiz por regra de 3. A gente sabe que existem 100 palets. 1 Pilha --> 3 pallets

    x pilhas --> 100 pallets

    x= 33 + 1( porque se dividir 100/3 = 99 pilhas, ai fica faltando uma pilha)

    x= 34

  • Cada pallet comporta 50 caixas

    Serão três pallets em cada pilha, ou seja, 150 caixas (50 em cada pallet)

    O enunciado pergunta quantas pilhas de pallets serão necessárias para comportar 5000 caixas

    5000/ 150= 33,33

    33 pallets completos+1 com o restante=34 pallets

    Gabarito: A

  • GABARITO: A

    Caixas = 5000

    Pallet = 50

    3 Pallets = 50x3 = 150

    C/P = 5000/150 = 33,33 ~ 34.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.


ID
4957108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Na impossibilidade de se estabelecer o valor de mercado, o valor do ativo permanente pode ser definido com base em parâmetros de referência que considerem, obrigatoriamente,

Alternativas
Comentários
  • Gab: (a)

    Na impossibilidade de se estabelecer o valor de mercado, o valor do ativo permanente pode ser definido com sabe em parâmetros de referencia que considerem, obrigatoriamente as: características, circunstâncias e localizações assemelhadas.

  • Que disciplina complicada.

  • CERTO

    Ativo Permanente é um grupo de  que engloba os recursos aplicados em bens ou direitos de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da empresa. O valor desse ativo pode ser definido por características, circunstâncias e localizações assemelhadas.

  • Letra (a)

    A NBC T16.10 – Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos em Entidades do Setor Público esclarece que na impossibilidade de se estabelecer o valor de mercado, o valor do Ativo pode ser definido com base em parâmetros de referência que considerem características, circunstâncias e localizações assemelhadas.

    As reavaliações devem ser feitas utilizando-se o valor justo ou o valor de mercado na data de encerramento do Balanço Patrimonial, pelo menos NBC T16.10:

    (a) anualmente, para as contas ou grupo de contas cujos valores de mercado variarem significativamente em relação aos valores anteriormente registrados;

    (b) a cada quatro anos, para as demais contas ou grupos de contas.

    A contabilização da reavaliação deverá ser efetuada com base em laudo fundamentado que indique os critérios de avaliação e os elementos de comparação adotados. A reavaliação deve observar o Princípio da Continuidade, ou seja, considerar a efetiva possibilidade de recuperação dos Ativos em avaliação pelo seu uso.

    Segundo orientação da STN, para se proceder à reavaliação deve ser formada uma comissão de no mínimo três servidores.

    Esses deverão elaborar o laudo de avaliação, que deve conter, ao menos, as seguintes informações:

    a. Documentação com descrição detalhada de cada bem avaliado;

    b. Identificação contábil do bem;

    c. Critérios utilizados para avaliação e sua respectiva fundamentação;

    d. Vida útil remanescente do bem;

    e. Data de avaliação

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado na PF e PCDF e tem dificuldade em contabilidade.

    Como tinha muita dificuldade em contabilidade procurei outra forma de revisão além das questões e uma delas que encontrei e está me ajudando demais foi o uso de mapas mentais, não só para leitura, mas também fazendo a técnica de Feynman, que pra quem não conheci consiste basicamente em reproduzir o conteúdo estudado em uma folha em branco sem utilizar a consulta do material, assim oque você não consegue lembrar você reforça com a revisão e acaba fixando ainda mais oque já aprendeu. Usei os mapas mentais do professor Felipeto e são sensacionais, totalmente sistematizados e de uma forma clara e objetiva. Vou deixar o link dos mapas mentais aqui abaixo pra quem tiver interesse.

    Link: https://go.hotmart.com/H52601498S

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
4957111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

As receitas correntes são

Alternativas
Comentários
  • Resposta:Letra A

    -----------------------------

    Lei 4.320/64

    Art. 11 -A receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital.

    § 1º -São Receitas Correntes as receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes.

    § 2º -São Receitas de Capital as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital e, ainda, o superávit do Orçamento Corrente.

    -----------------------------

  • A categoria econômica se divide em:

    Receita corrente: Tributárias (impostos, taxas ou contribuições de melhorias);  contribuições, patrimoniais, agropecuárias, industriais, serviços, transferências correntes e outras receitas correntes. BIZU: TRICOPAISTRANSOU. Ex: aluguel de imóveis

    Receita de capital: Alienações de bens, operações de créditos, amortizações de empréstimos, transferências de capital e outras receitas de capital . BIZU: ALOAMORTRANSOU

  • RECEITA PUBLICA BIZU

    CORRENTE

    TRI

    CO

    P

    A

    I

    S

    TRANS

    OU

    CAPITAL

    OPERA

    ALI

    AMOR

    TRANS

    OU


ID
4957114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A perda do valor de um bem é denominada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D) A perda do valor de um bem é denominada DEPRECIAÇÃO.

  • Letra D

    A depreciação registra a perda dos valores dos bens tangíveis.

    Mapas mentais ilustrados, mnemônicos e dicas rápidas no Instagram: @MapeeiMapasMentais

  • Letra D.

    Lei Nº. 6.404/76. Art. 183. §2º. a) depreciação, quando corresponder à perda do valor dos direitos que têm por objeto bens físicos sujeitos a desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404compilada.htm

  • Questão muito mal feita. A depreciação não ocorre em qualquer bem como depreende-se do texto, mas somente bens tangíveis imobilizados. Exaustão e Amortização também responderiam a esta questão tão mal quanto o gabarito.

  • Gabarito: D

    ------------------------------------------------------

    Depreciação: É o registro da redução do valor dos bens pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.

    Amortização: É a alocação sistemática do valor amortizável de ativo intangível ao longo da sua vida útil, ou seja, o reconhecimento da perda do valor do ativo ao longo do tempo.

    Exaustão: É a redução do valor de investimentos necessários à exploração de recursos minerais ou florestais.

  • GABARITO: LETRA D

    A dúvida ficou entre: C e D as duas são perdas de bens.

    Depreciação: Perda de valor bem tangível

    Amortização: Perda de valor capital aplicado\bem tangível e intangível

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço".

    @bizu.concurseiro

    questão mal elaborada..

  • Lei 6404, Art. 183 § 2o A diminuição do valor dos elementos dos ativos imobilizado e intangível será registrada periodicamente nas contas de:

           a) depreciação, quando corresponder à perda do valor dos direitos que têm por objeto bens físicos sujeitos a desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência; -> Caso da questão.

           b) amortização, quando corresponder à perda do valor do capital aplicado na aquisição de direitos da propriedade industrial ou comercial e quaisquer outros com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado;

           c) exaustão, quando corresponder à perda do valor, decorrente da sua exploração, de direitos cujo objeto sejam recursos minerais ou florestais, ou bens aplicados nessa exploração.  

    GAB D

  • Lei 6404, Art. 183 § 2o A diminuição do valor dos elementos dos ativos imobilizado e intangível será registrada periodicamente nas contas de:

           a) depreciação, quando corresponder à perda do valor dos direitos que têm por objeto bens físicos sujeitos a desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência; -> Caso da questão.

           b) amortização, quando corresponder à perda do valor do capital aplicado na aquisição de direitos da propriedade industrial ou comercial e quaisquer outros com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado;

           c) exaustão, quando corresponder à perda do valor, decorrente da sua exploração, de direitos cujo objeto sejam recursos minerais ou florestais, ou bens aplicados nessa exploração.  

  • vai na menos pior, filho

  • Que questão bisonha!

    As quatro primeiras alternativas responderiam o questionamento, dependendo do contexto. :/

    Consertando:

    A perda do valor de bem corpóreo utilizado nas atividades de determinada companhia, por uso, ação da natureza ou obsolescência é denominada DEPRECIAÇÃO.

  • Pessoal, a dúvida ficou entre as questões C e D pois as duas são perdas de bens.

    Amortização: é a Perda de valor capital aplicado no bem tangível e intangível.

    Depreciação: é a Perda de valor bem tangível

  • que tipo de bem?


ID
4957117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Podem ser considerados bens patrimoniais

Alternativas
Comentários
  • Recursos Patrimoniais

    meios físicos

    natureza permanente

    dura bastante tempo >superior a dois anos

    manutenção das atividades >imóveis

    >prédios

    >terrenos

    instalações >central de ar condicionado

    materiais permanentes >máquinas

    >computadores

    Recursos Materiais

    empresa > produto > material

    >serviços

    natureza não permanente > entra e sai do almoxarifado constantemente

    constituição do produto final >

    matéria-prima

    material em transformação

    produto acabado

    material acabado

    equipamentos

  • Gab. A

    Em geral, os bens patrimoniais podem ser de três tipos:

    (1) imóveis (prédios, terrenos etc.),

    (2) instalações (uma central de ar condicionado, por exemplo)

    (3) materiais permanentes (máquinas, móveis, computadores etc).

    Dica matadora: os bens patrimoniais não englobam os materiais de consumo, tais como: grampeadores de escritório; material de limpeza; gêneros alimentícios; material de expediente de escritório.

    Fonte: ENAP, Apostila de Administração de Materiais

  • Dúvida sobre os LIVROS ?!

    Imagina aquela estante das novelas / filmes antigos ... cheios de coleções de livros históricos !!! Concorda que para o Dono é um bem Patrimonial ?!

    ABRAÇO .

  • Bens Patrimoniais: durabilidade maior que 2 anos.

  • Material de consumo, que entra e sai do almoxarifado constantemente. Patrimônio é material permanente, que dura bastante tempo.

  • PODEM entende-se como uma hipótese, que no caso os livros se encaixam.

  • E os livros ??? Se encaixa em qual teoria ?

ID
4957123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Ainda a respeito da organização do estado do Espírito Santo, à luz da respectiva Constituição estadual, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
4957132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale a opção correta com base na Resolução n.º 2.890/2010.

Alternativas

ID
4957138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Considerando as disposições do RI-AL/ES — Resolução n.º 2.700/2009 — sobre o funcionamento da casa legislativa e a eleição de sua Mesa Diretora, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
4957141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Tendo em vista as normas regimentais sobre a Mesa Diretora, as comissões, os líderes e os blocos parlamentares, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
4957144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Assinale a opção correta acerca das comissões permanentes, de acordo com o RI-AL/ES.

Alternativas

ID
4957147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

De acordo com o que estabelece o RI-AL/ES a respeito dos requerimentos e proposições dos deputados e comissões, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
4957150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Acerca do processo de debate e deliberação das proposições no âmbito do Poder Legislativo do Estado do Espírito Santo, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
4957153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Assinale a opção correta no que diz respeito à disciplina regimental sobre o comparecimento de autoridades públicas à AL/ES.

Alternativas

ID
4957156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca do Regime Jurídico Único dos Servidores Civis do Estado do Espírito Santo — Lei Complementar n.º 46/1994 —, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
4957159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando as disposições da Lei Complementar n.º 46/1994 sobre os servidores do Poder Legislativo do Espírito Santo, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
4957162
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale a opção correta considerando as disposições gerais da Lei Complementar n.º 46/1994.

Alternativas
Comentários
  • ART 12- Parágrafo Único


ID
4957165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

À luz da Resolução n.º 1.775/1995, que instituiu o Código de Ética e Decoro Parlamentar, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
4957171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale a opção correta acerca das disposições da Resolução n.º 2.018/2001, que instituiu a Ouvidoria Parlamentar da AL/ES.

Alternativas

ID
4957225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito da organização do estado do Espírito Santo e à luz da Constituição desse estado, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
4957240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Ainda com base na Resolução n.º 2.890/2010, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
4957273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que tange aos atos relacionados à ética parlamentar, às vedações constitucionais e às obrigações dos deputados, à luz do que dispõe o Código de Ética e Decoro Parlamentar, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
4958092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com referência à organização dos poderes do estado do Espírito Santo, segundo a respectiva Constituição estadual, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
4958200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca da organização do Poder Legislativo capixaba, assinale a opção correta à luz da sua Constituição.

Alternativas