SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2021 - SEED-PR - Professor - Gestão e Negócios


ID
5090500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O setor de recursos humanos de uma grande empresa está preocupado com faltas e atrasos constantes dos colaboradores, devido ao impacto na produtividade.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que indica o fenômeno que está ocorrendo na citada empresa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Absenteísmo ou ausentismo:

    Expressão utilizada para designar a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho, seja por faltas, atrasos ou a algum motivo interveniente.

    Absenteísmo ou ausentismo é a frequência e/ou duração do tempo de trabalho perdido quando os empregados não vêm ao trabalho. Constitui a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho.

    FONTE: Gestão de pessoas para concursos por Andréia Ribas e Cassiano Salim

  • Complementando conhecimento sobre a letra A e C:

     Turnover ou rotatividade de pessoal é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa. Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores.

    A fórmula clássica para cálculo do turnover é a seguinte:

    [(nº de demissões + nº admissões)/2] / nº de funcionários (no último do mês anterior).

    Depois disso, esse valor é multiplicado por 100 para obter a percentagem.

  • Turnover

    • desligamento de alguns funcionários e entrada de outros para substituí-los, ou seja, o turnover é caracterizado pelo fluxo de entradas e saídas de pessoas em uma organização. (ERRADO)

    Absenteísmo

    • é um padrão habitual de ausências ou atrasos no processo de trabalho. (CERTO)

    Rotatividade

    • é o mesmo que "turnover". É o desligamento de alguns funcionários e entrada de outros para substituí-los, ou seja, a rotatividade é caracterizada pelo fluxo de entradas e saídas de pessoas em uma organização. (ERRADO)

    Avaliação de desempenho

    • refere-se a um mecanismo ou ferramenta que busca conhecer e medir o desempenho dos indivíduos na organização. É feita a comparação entre o desempenho esperado e o desempenho apresentado. (ERRADO)

    Feedback

    • o feedback funciona como um retorno de informação, falando para o funcionário sobre seu comportamento dentro da empresa. (ERRADO)
  • Vem do inglês Absent que quer dizer ausente.


ID
5090503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing digital abrange

I marketing de conteúdo.
II links patrocinados.
III mídias sociais.
IV e-books.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O marketing digital é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de técnicas, estratégias, ferramentas e ações desenvolvidas em meios digitais para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização.

    Abrange links patrocinados em redes de pesquisa (do Google ou Bing, por exemplo), banners em sites, anúncios nas mídias sociais (Facebook, Instagram ou TikTok, por exemplo), em plataformas de vídeo (Youtube ou Vimeo, por exemplo) e de shopping (Google Shopping), marketing de conteúdo, postagens patrocinadas em blogs, e-mail marketing e remarketing.

    Vamos analisar as assertivas e identificar a opção certa:

    I – Certo. Marketing de conteúdo é uma ferramenta muito usada no marketing digital que utiliza conteúdos informativos para atrair, envolver e gerar valor para indivíduos, aumentando as chances de engajamento e defesa da marca, e de comercialização de produtos/serviços. Baseia-se na produção de materiais interessantes e relevantes (postagens, e-books e webinars, por exemplo), que podem sanar dúvidas, apresentar soluções e satisfazer expectativas.

    II – Certo. Links patrocinados são os resultados que aparecem em destaque na página de pesquisa de um navegador (Google ou Bing, por exemplo) após a busca de um termo relacionado, ou anúncios em redes de Display, blogs, sites diversos e portais de notícia, geralmente com um pequeno aviso “Anúncio", e que, ao ser clicado, direcionam o usuário para uma página específica.

    III – Certo. As mídias sociais são um conjunto de canais que possibilita que indivíduos se relacionem com outras pessoas (físicas e/ou jurídicas), divulguem informações de modo descentralizado, deem suas opiniões sobre os mais variados assuntos e compartilhem conteúdos entre os usuários de modo simétrico (troca constante e amistosa de papeis entre emissor e receptor). É algo muito amplo e abrangente, que ocorre tanto nos ambientes online como offline. As redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, etc) são um subgrupo das mídias sociais (já que seu foco, mais resumido, é o relacionamento e a interação entre usuários), assim como também são subgrupos os blogs, fóruns e sites wikis.

    IV – Certo. E-books são os livros digitais que exploram um assunto de maneira completa por meio de textos, imagens, gráficos e tabelas. Geralmente é apresentado em formato PDF, o que possibilita a leitura em várias plataformas e contribui para o compartilhamento. Quando usado como ferramenta no Marketing de Conteúdo, os ebooks podem gerar oportunidades de negócios para a organização.

    Com base nas explicações, podemos concluir que a alternativa E, a qual afirma que todos os itens estão certos, está certa.

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Contribuição para quem não é assinante.

    O marketing digital é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de técnicas, estratégias, ferramentas e ações desenvolvidas em meios digitais para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização.

    Abrange links patrocinados em redes de pesquisa (do Google ou Bing, por exemplo), banners em sites, anúncios nas mídias sociais (Facebook, Instagram ou TikTok, por exemplo), em plataformas de vídeo (Youtube ou Vimeo, por exemplo) e de shopping (Google Shopping), marketing de conteúdo, postagens patrocinadas em blogs, e-mail marketing e remarketing.

    Vamos analisar as assertivas e identificar a opção certa:

    I – Certo. Marketing de conteúdo é uma ferramenta muito usada no marketing digital que utiliza conteúdos informativos para atrair, envolver e gerar valor para indivíduos, aumentando as chances de engajamento e defesa da marca, e de comercialização de produtos/serviços. Baseia-se na produção de materiais interessantes e relevantes (postagens, e-books e webinars, por exemplo), que podem sanar dúvidas, apresentar soluções e satisfazer expectativas.

    II – Certo. Links patrocinados são os resultados que aparecem em destaque na página de pesquisa de um navegador (Google ou Bing, por exemplo) após a busca de um termo relacionado, ou anúncios em redes de Display, blogs, sites diversos e portais de notícia, geralmente com um pequeno aviso “Anúncio", e que, ao ser clicado, direcionam o usuário para uma página específica.

    III – Certo. As mídias sociais são um conjunto de canais que possibilita que indivíduos se relacionem com outras pessoas (físicas e/ou jurídicas), divulguem informações de modo descentralizado, deem suas opiniões sobre os mais variados assuntos e compartilhem conteúdos entre os usuários de modo simétrico (troca constante e amistosa de papeis entre emissor e receptor). É algo muito amplo e abrangente, que ocorre tanto nos ambientes online como offline. As redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, etc) são um subgrupo das mídias sociais (já que seu foco, mais resumido, é o relacionamento e a interação entre usuários), assim como também são subgrupos os blogs, fóruns e sites wikis.

    IV – Certo. E-books são os livros digitais que exploram um assunto de maneira completa por meio de textos, imagens, gráficos e tabelas. Geralmente é apresentado em formato PDF, o que possibilita a leitura em várias plataformas e contribui para o compartilhamento. Quando usado como ferramenta no Marketing de Conteúdo, os ebooks podem gerar oportunidades de negócios para a organização.

    Com base nas explicações, podemos concluir que a alternativa E, a qual afirma que todos os itens estão certos, está certa.

    Gabarito do Professor: Letra E.


ID
5090506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A gestão do clima organizacional é

Alternativas
Comentários
  • GESTÃO DE CLIMA ORGANIZACIONAL é uma ferramenta estratégica que tem como objetivo medir o grau de motivação e satisfação dos funcionários. E essa relação agradável no ambiente de trabalho independe do tamanho da sua empresa.

    Gabarito: C

    POLÍCIA CIVIL!

  • LETRA C CORRETA

    Clima Organizacional é o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.

  • Clima organizacional

    É a percepção que os membros têm do ambiente de trabalho.

    A pesquisa de clima organizacional é um método que busca mapear o ambiente interno da empresa. É a forma pela qual os gestores poderão conhecer melhor os efeitos de suas políticas no ambiente de trabalho. Tendo esse conhecimento, poderíamos trabalhar os principais fatores problemáticos e, assim, melhorar o clima organizacional.

    Portanto, a pesquisa de clima organizacional analisa o ambiente interno buscando apurar seus pontos fortes e fracos e as expectativas dos trabalhadores. Ao trabalhar os pontos negativos e melhorar o clima da organização, busca - se aumentar a motivação do trabalhador e aumentar sua produtividade.

    O clima deve ser baseado no planejamento estratégico da organização, ou seja, não existe um tipo de pesquisa que sirva para todas as organizações. Cada organização deve moldar o clima às suas características. O fundamental é que existam uma credibilidade no processo, sigilo e confiança por parte dos funcionários.

    GABA C

    Fonte: Livro do professor Rodrigo Rennó administração geral para concursos

  • Ambiente externo?

  • Questão conceitual, interessante para adicionar aos resumos. De acordo com minhas pesquisas, a correspondência das alternativas são:

    a) conceito de gestão de projetos;

    b) gestão de mudança;

    c) gestão do clima organizacional (gabarito);

    d) Avaliação de Desempenho por Competências;

    e) ética profissional;

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Clima Organizacional.


    Primeiramente, é importante ressaltar que a gestão do clima organizacional faz parte do processo manter pessoas, que busca a criação de condições psicológicas e ambientais satisfatórias para os funcionários.


    Neste contexto, o Clima organizacional pode ser entendido como as pessoas interpretam ou sentem o ambiente, sendo que esta percepção influência no comportamento delas e consequentemente motivando-as ou não. Neste sentido, o clima organizacional influencia e é influenciado pelo comportamento dos indivíduos na organização.


    Chiavenato (2018), corrobora afirmando que clima: “Constitui a qualidade ou a propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. Assim, o clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes, produzindo elevação do moral interno. É desfavorável quando proporciona frustração dessas necessidades".  (Chiavenato, 2018, p. 333).


    Por fim, o clima organizacional é mutável e é fruto do relacionamento entre as pessoas da organização e como elas entendem o meio que convivem. Como o clima influencia o comportamento, muitas empresas criam pesquisa de clima e programas de qualidade do clima organizacional para otimizar o desempenho do ambiente organizacional.


    Ante o exposto, a alternativa C está correta ao afirmar que a gestão do clima organizacional é uma forma de mapear o ambiente interno e externo da empresa para, assim, atacar efetivamente os principais focos de problemas e melhorar o ambiente de trabalho. Uma vez que o clima organizacional é qualidade do ambiente organizacional experimentada pelos colaboradores, consequentemente, motivando-os ou não. Assim, é necessária a gestão do clima a partir do mapeamento de eventos que podem prejudica-lo, os quais serão focos do programa de melhoria do clima organizacional.



    Fonte:

    Chiavenato, Idalberto. Administração geral e pública: provas e concursos / Idalberto Chiavenato. – 5ª ed. – Barueri [SP]: Manole, 2018.



    Gabarito do Professor: Letra C.

  • Clima é ambiente interno!! muita subjetividade nessas questões!!

  • Alguém, por gentileza, ambiente externo?

  • gestão de clima organizacional busca compreender o nível de satisfação e de motivação dos colaboradores de uma empresa. Esses sentimentos estão diretamente relacionados ao modo com que as pessoas percebem a organização a partir das regras, da cultura, dos costumes e dos relacionamentos interpessoais.

    Fonte:

  • Letra C

    O clima é afetado por fatores internos e externos que ocorrem no contexto socioeconômico e político como também, na vida particular dos funcionários.

    Embora o clima reflita o ambiente interno, aspectos externos também influenciam, como a situação do mercado em que a empresa atua.

  • Essa questão utiliza conceitos de assuntos diferentes nas alternativas. Vamos analisar cada uma.

    Alternativa A. Errado. “para planejar, executar, monitorar e controlar os projetos” A alternativa traz o conceito de gestão de projetos.

    Alternativa B. Errado. “permite que pessoas adotem as mudanças exigidas por projetos, por iniciativas e pelo mercado.” A alternativa trouxe o conceito de gestão da mudança.

    Alternativa C. Certo. O clima organizacional representa os sentimentos das pessoas e a maneira como elas interagem entre si, com os clientes ou com os elementos externos.

    Alternativa D. Errado. Aqui a alternativa conceitua a avaliação de desempenho por competências.

    Alternativa E. Errado. “conjuntos de normas que visa os padrões éticos”. Nesse caso, temos o conceito de ética profissional. Portanto, errada.

    Gabarito: C

  • Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando por:

    1. Mapas Mentais: https://bityli.com/4LNiV
    2. LEI SECA para carreiras policiais: https://bityli.com/QNWkx
    3. Questões do QC

    ESPERO TER AJUDADO!!!

    • Seja constante essa é a única formula do sucesso.

  • CESPE considerou como CORRETO também. Ou seja, para jurisprudência CESBRASPEANA (Rs), próxima teoria da TGA a ser introduzida nos livros (Rs), considera o CLIMA ORGANIZACIONAL como INTERNO E EXTERNO.

    TJ-AM 2019 CESPE

    O clima organizacional, enquanto componente da cultura organizacional, está associado aos sentimentos das pessoas e à forma como elas se relacionam entre si, com clientes e com o público externo.

    Vamos que vamos! Que o CEBRASPE tá pirando!

  • CLIMA ORGANIZACIONAL e ambiente externo?.... aí que vontade de ir trabalhar de empacotador no mercado :'(


ID
5090509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Empreender e começar um negócio próprio se tornou a saída para muitas pessoas que desejam mudar de carreira. Para tanto, existem diversas ferramentas que são utilizadas pelos empreendedores.
Para o empreendedor que pretende colocar um plano em ação, há uma ferramenta que constitui um verdadeiro checklist a se cumprir antes de iniciar um novo projeto. Esse checklist é composto pelas seguintes perguntas.

• O que deve ser feito?
• Por que isso deve ser implementado?
• Quem é o responsável pela ação?
• Onde o plano deve ser executado?
• Quando o plano deve ser implementado?
• Como o plano deve ser conduzido?
• Quanto vai custar a implementação?

Assinale a opção que indica a ferramenta a que se refere o texto anterior.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    5W2H:

    O 5W2H, basicamente, é um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores da em presa. Ele funciona como um mapeamento dessas atividades, em que ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da em presa e todos os motivos pelos quais essa atividade deve ser feita.

    Essa ferramenta é extremamente útil para as empresas, uma vez que elimina por completo qualquer dúvida que possa surgir sobre um processo ou sua atividade. Em um meio ágil e competitivo, como é o ambiente corporativo, a ausência de dúvidas agiliza e muito as atividades a serem desenvolvidas por colaboradores de setores ou áreas diferentes. Afinal, um erro na transmissão de informações pode acarretar diversos prejuízos à sua em presa, por isso é preciso ficar atento a essas questões decisivas, e o 5W2H é excelente nesse quesito!

    FONTE: Administração Geral e Pública - Giovanna Carranzza (2018). 

  • Complementando o comentário do Tony..

     É uma ferramenta utilizada para planejar a implementação de uma solução, sendo elaborada em resposta às seguintes questões:

    • O QUE: (WHAT) Qual ação vai ser desenvolvida?
    • QUANDO: (WHEN) Quando a ação será realizada?
    • POR QUE: (WHY) Por que foi definida esta solução (resultado esperado)?
    • ONDE: (WHERE) Onde a ação será desenvolvida (abrangência)?
    • COMO: (HOW) Como a ação vai ser implementada (passos da ação)?
    • QUEM: (WHO) Quem será o responsável pela sua implantação?
    • QUANTO: (HOW MUCH) Quanto será gasto?

     

    Assim, utiliza-se o 5W2H para assegurar e informar um conjunto de planos de ação, diagnosticar um problema e planejar ações.

    fonte: Tec concursos--Prof Adriel

  • GABARITO C

    Ferramenta 5W2H

    A ferramenta 5W2H tem por objetivo facilitar o planejamento das atividades. Trata-se, basicamente, de um “check-list” que auxilia o gestor a traçar os planos de ação para que os objetivos sejam alcançados.

    Deve-se responder a 07 perguntas

    What: o que será feito?

    Why: por que será feito ?

    Where: onde será feito ?

    Who: quando será feito?

    How: como será feito ?

    How much: quanto custará para fazer.

    Fonte: Administração Geral/PDF/Prof. Stefan Fantini

  • Gabarito C

    Ferramenta 5W2H

    A ferramenta 5W2H tem por objetivo facilitar o planejamento das atividades e auxiliar o gestor a traçar os planos de ação.

    •What? (O que?) 

    •Why? (Por que?)

    •Who? (Quem?)

    •Where? (Onde?)

    •When? (Quando?)

    •How? (Como?)

    •How much? (Quanto?)

  • W- what

    H - how

  • A)gestão do tempo

    faça agora/ programe/ delegue/ elimine

     

    B)matriz SWOT ou FOFA

    Strenghts/ Força – Weaknesses/ Fraquezas – Opportuniries/ Oportunidades – Threats/ Ameças

     

    C)5W2H

    What/ o que – why/ por quê – where/onde – when/ quando – who/ quem – how/ como – how much/ quanto

     

    D)design thinking

    Empatia/ definição/ idealizar/ prototipar/ testar

     

    E)projeção de vendas

  • A ferramenta 5W2H auxilia na estruturação do plano, pois contém um conjunto de elementos que estabelece e deixa claro: o que será feito; quem irá fazer; quando deve ser feito; onde deve ser feito; por que fazer (justificativa); qual método a utilizar para implementar o plano; e quanto custa. A compilação desses dados traduz-se num cronograma operacional utilizado para o acompanhamento da execução.

    Fonte: Administração Pública, de Augustinho Paludo.

  • LETRA C CORRETA

    A planilha 5W2H é uma ferramenta administrativa que pode ser utilizada em qualquer empresa a fim de registrar de maneira organizada e planejada como serão efetuadas as ações, assim como por quem, quando, onde, por que, como e quanto irá custar para a empresa.

  • Na verdade ele é um CHECK LIST de uma atividade que irá ser desenvolvida. (FASE DE PLANEJAMENTO)

    As respostas obtidas servem como um MAPEAMENTO/GUIA/PLANO DE AÇÂO que vai nortear a execução do processo. Sabendo pontos:

     

    ✔ WHO? (quem)

    ✔ WHERE? (onde)

    ✔ WHAT? (o que)

    ✔ WHEN? (quando)

    ✔ WHY? (por que)

    ✔ HOW MUCH? (quanto $)

    ✔ HOW? (como)

     

     

  • 5W2H

    GABARITO LETRA C

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    A questão em análise nos faz refletir sobre metodologias de gestão ágil. Porém, o checklist apresentado é composto por perguntas, tais como: O que? Por que? Quem? Onde? Quando? Como? Quanto custa?. Essas interrogações compõe, claramente, uma técnica de gestão chamada 5W2H.

    A Metodologia 5W2H é uma ferramenta de cunho gerencial que pode ser utilizada no mapeamento e na padronização de processos, na elaboração de planos de ação e no estabelecimento de procedimentos associados a indicadores. Ela nos ajuda a definir responsabilidades, métodos, prazos, objetivos e recursos associados a determinada atividade. A sigla 5W2H representa as iniciais das palavras em inglês: Why (por que), What (o que), Where (onde), When (quando), Who (quem), How (como) e How much (quanto custa).

    Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra C.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • A questão cobra conhecimentos sobre a Ferramenta 5W2H, usada na construção de um plano de ação.

    Corresponde a um check-list de atividades que devem ser desenvolvidas.

    5W = What (o que será feito), Why (por que será feito), Where (onde será feito), When (quando será feito) e Who (por quem será feito);

    2H = How (como será feito) e How Much (quanto custará fazer).

    @adm.semduvida

  • A ferramenta 5W2H é um checklist administrativo de atividades, prazos e responsabilidades que devem ser desenvolvidas com clareza e eficiência por todos os. Tem como função definir o que será feito, porque, onde, quem irá fazer, quando será feito, como e quanto custará.

  • Gabarito C.

    A questão requer conhecimentos sobre a ferramenta 5W2H, que corresponde a um checklist.

    5W: Why, When, who, what, where

    2H: How, how much

    @adm.semduvida

  • GABARITO: C.

    5W2H

    O 5W2H é uma ferramenta que pode ajudar muito na gestão da empresa, facilitando a execução e o controle das atividades, destacando a empresa no mercado. Dessa forma, é possível economizar o tempo e os recursos disponíveis. 

    5W

    • What? (O que será feito?)
    • Why? (Por que será feito?)
    • Where? (Onde será feito?)
    • When? (Quando será feito?)
    • Who? (Por quem será feito?)

    2H

    • How? (Como será feito?)
    • How much? (Quanto vai custar?)

  • A) gestão do tempo

    Gestão do tempo é um conjunto de técnicas usado para aprimorar a realização de tarefas, de modo que a produtividade e a eficiência sejam mantidas.

    B) matriz SWOT

    Análise SWOT ou Análise FOFA é uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar pessoas ou organizações a identificar forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas à competição em negócios ou planejamento de projetos.

    C) 5W2H - GABARITO

    D) design thinking

    Design Thinking é uma metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços focados nas necessidades, desejos e limitações dos usuários. O grande objetivo do Design Thinking é converter dificuldades e limitações em benefícios para o cliente e valor de negócio para a sua empresa

    E)projeção de vendas

    A projeção de vendas, também conhecida como orçamento de vendas, planejamento de vendas, previsão de receitas ou ainda projeção de faturamento, como o próprio nome induz, é a previsão feita pela empresa para o montante de receitas que espera receber em um determinado período futuro.


ID
5090512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Considere que um investidor deseje aplicar um capital (C) à taxa de juros fixa (i) ao ano, pelo período de um ano (n = 1). Nessa situação,

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO - O Rendimento será dado por J = VP. [(1+1)^n - 1]

    b)ERRADO - Quando n = 1 juros simples e juros compostos fornecem o mesmo rendimento.

    c) ERRADO- Vide letra B

    d) CERTO- Vide letra b

    e) ERRADO - vide letra a

  • Gabarito: D

    Fórmula dos juros simples: M = C * (1+i*t)

    Fórmula dos juros compostos: M = C * (1+i)^t

    ...

    t = 1, então vamos substituir:

    Fórmula dos juros simples:

    M = C * (1+i*t)

    M = C * (1+i)

    Fórmula dos juros compostos:

    M = C * (1+i)^t

    M = C * (1+i)

    ...

    Concluímos que, para um período, os juros simples e os juros compostos são iguais.

    Bons estudos!

  • t >1 ----- JC>JS

    t =1 ----- JC=JS

    t <1 ------JS>JC

  • D

    o rendimento será o mesmo seja no regime de juros simples ou compostos.

  • valores para ajudar testar

    c=10 i=10 t=1

    Fórmula dos juros simples:

    j = C * (1+i*t)

    j=10*10/100*1

    j=1

    m=c+j

    m=10+1=11

    Fórmula dos juros compostos:

    M = C * (1+i)^t

    M=10*(1+10/100)^1

    M=10*(1+0,1)^1

    M=10*1,1

    M=11

  • Gabarito D

    Segue abaixo a explicação em vídeo.

    O link já vai direto na questão.

    https://youtu.be/Gvubyp4MKwg?t=10623

    Fonte: Estratégia Concursos - Prof. Brunno Lima


ID
5090515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Considere que determinado consumidor tenha aplicado R$ 1.000,00 na poupança pelo período de dois anos. Supondo-se que a taxa de juros da poupança seja de 6% a.a. e que a capitalização ocorra em juros compostos, o saldo da aplicação será de

Alternativas
Comentários
  • VF = 1000. (1,06)^2

    VF = 1.123,6

  • M= C (1+ i)^t

    M= 1000 (1+0,06) ^ 2

    M= 1000 (1,06) ^ 2

    M= 1000 (1,1236)

    M= 1123,60

  • Gabarito: E

    BIZU:

    1,06^2 ------(não precisa fazer a conta)

    ...

    Soma 6 + 6 = 12

    Multiplica 6 * 6 = 36

    ...

    1,06^2 = 1,1236

    Bons estudos!

  • I = 6% a.a

    M= c * (1+ i) ^n

    M = 1000 * 1,06^2

    M = 1000* 1,1236

  • M = C . (1+i)^t

    M = 1000.(1+0,06)²

    M = 1000.(1,06)² 1,06² = 6 . 2 = 12 e 6 .6 = 36

    M = 1000.1,1236

    M = 1.123,60

  • C

    R$ 1.120,60.

  • M = C . (1 + i)^n

    Para rapidez nas contas:

    1,06^2 = dobra e eleva ao quadrado o 06

    1,06^2 = 1,1236

    --------------------------

    1.000 x 1,1236

    1.000 x 1.236 / 1000 "simplificando 1.000 e 1.000"

    = 1.123,60

  • Gabarito E

    Segue abaixo a explicação em vídeo.

    O link já vai direto na questão.

    https://youtu.be/Gvubyp4MKwg?t=11484

    Fonte: Estratégia Concursos - Prof. Brunno Lima


ID
5090518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

João solicitou ao banco um empréstimo de R$ 2.000,00 para pagar após um ano, a juros simples de 3% a.a. Passados 4 meses, ele quitou a metade de sua dívida.

Nessa situação hipotética, João deverá pagar ao banco o valor final de

Alternativas
Comentários
  • 1) Primeiro passo é descobrir a taxa proporcional de 3%a.a convertido para 4 meses:

    3%/12 = 0,25% ao mês, mas como queremos saber o valor da taxa em 4 meses, 0,25% x 4 = 1% a cada 4 meses.

    2) Segundo passo é descobrir quanto está o valor da dívida ao ter passado 4 meses e quanto ele quitou:

    R$ 2.000 x 1,01 = 2020 ( valor da dívida após 4 meses)

    Como ele quitou metade do valor, sobrou então R$ 1.010 para pagar.

    3)Terceiro e último passo é descobrir o valor final da dívida para o tempo restante:

    Dos 3% dos juros iniciais 1% já foi foi incidido, agora falta aplicar os 2% restante sobre o valor que resta da dívida:

    R$ 1.010 x 1,02 = 1030,20

  • Gabarito: A

    1) Primeiro pagamento:

    M = C + Cit ----------------------------------------------------(fórmula dos juros simples)

    M = 2000 + 2000 * 3%/12 * 4 meses = 2.020,00 --------(total da dívida em 4 meses)

    pagou a metade = 1.010,00

    falta pagar = 1.010,00 ------(agora vamos capitalizar o que falta para pagar)

    ...

    2) Segundo pagamento:

    M = C + Cit ----------------------------------------------------(fórmula dos juros simples)

    M = 1.010,00 + 1.010,00 * 3%/12 * 8 meses = 1.030,20 --(total da dívida nos 8 meses restantes)

    Bons estudos!

  • 1-Converter a taxa para meses= (1/4)% a.m.

    2- calcular o montante no 4°mes = 2020

    3- Montante Final = novo montante inicial( metade do montante do 4 °mes= 1010) , por um prazo de 8 meses( prazo restante do empréstimo) a mesma taxa mensal = 1030,2

    Letra A

  • Nao consegui interpretar esse raciocinio da questão, eu entendi que ele quitou 1000, e financiou os outros 1000 pra os 8 meses restantes que faltavam.

    ou seja 1000 * 0,03/12 * 8

  • Na onde que isso é juros simples CEBRASPE ?

  • GABARITO DA BANCA: A

    Discordo do gabarito, pois eles informam que são juros SIMPLES, com taxa anual, e não informam explicitamente se a capitalização é mensal, quadrimestral, ou anual. Como a taxa é anual, eu entendo ser com capitalização anual.

    A amortização antecipada de empréstimo concede a dedução dos juros que incidiriam até o final da operação.

    Como eu calculei:

    Empréstimo: R$ 2.000,00, como taxa (i) 3% a.a. e tempo (t) 1 ano. A taxa proporciona será 1% ao quadrimestre, para o tempo (t) 1 quadrimestre.

    Como paguei metade da dívida em 4 meses, eu pago proporcionalmente:

    J = C.i.t

    J = 2000 . 0,01 . 1

    J = R$ 20

    M = 2000 + 20 >> R$ 2020,00

    Paguei metade >> R$ 1010,00

    E sobre os outros R$ 1010??? Posso simplesmente calcular o restante da taxa 2% pelos 2 quadrimestres que faltam?? NÃO! Pois assim seriam juros compostos, os 2% estariam incidindo sobre o outro 1%, mas o comando da questão é categórico: JUROS SIMPLES.

    Logo, o correto é considerar que sobre a outra metade corre o curso normal da operação, assim poderia calcular:

    J = C.i.t

    J = 1000 . 0,01 . 2 (sendo o 1% ao quadrimestre, pelos 2 quadrimestres restantes)

    J = R$ 20

    Se lembram que eu já tinha R$ 10 de juros do primeiro quadrimestre? Logo, sobre a segunda metade eu devo pagar R$ 1000 (capital) + R$ 10 (juros do primeiro quadrimestre) + R$ 20 (dos dois últimos quadrimestres) = R$ 1030 (Alternativa E)

    Assim, o valor pago pelo empréstimo será de R$ 2040.

    Tentei ser o mais didático possível, mas se tiver algo errado, podem comentar.

  • Dívida de R$2.000,00 - Juros de 3% a.a, ou 1% ao quadrimestre.

    No 4º mês, ou seja, 1º quadrimestre, já havia computado 1% de juros, a dívida estava em R$2020,00.

    Pagou metade da dívida, sendo portanto R$1.010,00. Restou R$1.010,00.

    Faltavam 8 meses para quitar a dívida, ou seja, 2%. R$1.010,00 + 2% = 1.030,20.

    Deu para entender?

    Abraços, bons estudos!

  • C=2000

    i= 3% ao ano; 0,25% ao mês (0,0025)

    t= 4 meses

    M4= Montante em 4 meses (valor da dívida nesse tempo)

    M4=2000.(1+0,0025.4)

    M4= 2020

    Valor presente da dívida

    Como ele pagou metade da dívida: M4/2 = 2020/2= 1010

    Falta ele pagar 1010 em 8 meses, com a mesma taxa:

    Montante final=1010.(1+0,0025.8)

    MF= 1030,20

    Alternativa A

  • Essa eu errei. Eu tinha feito os 2000,00 X 3%a.a, que dá 2060,00, logo a metade é 1030,00

  • Me desculpem, mas para mim esse gabarito está incorreto, pois está sendo cobrado juros sobre juros e a questão trata de JUROS SIMPLES.

  • A

    R$ 1.030,20

  • um empréstimo de R$ 2.000,00

    para pagar após um ano: tempo total 12meses

    a juros simples de 3% a.a.

    Passados 4 meses: total -4=8

    ele quitou a metade de sua dívida. 2.000*3/100*4/12(eu preferir transformar o tempo)

    j=20*1*4/4 j=20 sendo assim, 2020 paguei metade e fiquei 1010 para pagar daqui a 8meses

    j=1010*3/100*8/12

    j=101*1/10*8/4

    j=101*1/10*2

    j=202/10

    1010+20,2=1030,2


ID
5090521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Admitindo-se que uma operação seja capitalizada sob juros compostos e que a taxa (i) e o prazo (n) estejam na mesma base temporal, a expressão correspondente ao tempo necessário para dobrar o capital investido é igual a

Alternativas
Comentários
  • Dado que, VF = 2VP. Então:

    2VP = VP. (1+i)^n

    2 = (1+1)^n

    ln(2) = ln(1+i)^n

    n = ln(2)/ln(1+i)

    Galera, questão de matemática pura. Tem que aprender um pouquinho de propriedades de logaritmo para fazer esse tipo de questão.

  • Gabarito: A

    Montante = 2 * Capital ------(M = 2C)

    M = C*(1+i)^t -------------------(fórmula dos juros compostos)

    ...

    Vamos substituir o M por 2C:

    2C = C*(1+i)^t -----------(corta o C)

    2 = (1+i)^t -----------(joga ln dos dois lados)

    ln (2) = ln ((1+i)^t) -----------(o t passa multiplicando o ln)

    ln (2) = t * ln (1+i) -----------(isola o t)

    t = ln (2) / ln (1+i)

    ...

    Bons estudos!

  • Já fui direto M (1+I)^N kkkkkkkkkkkkkkkkkk RAMELEI

  • cespe sendo cespe kkkkk rumo pmce

  • para resolver essa aí tem que saber duas propriedades de logaritmo.

    1) a^b = c pode ser transformada em log c na base a = b;

    2) posso transformar log b na base a em uma divisão de log de mesma base, na questão ele usou ln. (ln b/ln a)

  • A

  • GABA a)

    chamando t de "x"

    M = C . (1 + i) ˣ

    Para dobrar o capital ...

    2C = C . (1 + i) ˣ "corta o C"

    2 = 1 . (1 + i) ˣ "desce o x"

    2 = x . (1 + i) "ln dos dois lados"

    ln 2 = lnx . (1 + i)

    x = ln2 / ln(1 + i)


ID
5090524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF), tem competência precípua para a guarda da Constituição

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:

    FONTE: CF 1988

  • gaba B

    apenas para complementar.

    STF Somos Time Futebol (ou seja em 11)

    STJ Somos Todos Jesus (ou seja 33)

    pertencelemos!

  • A famosa pirâmide Kelsiana: STF > CRFB > Normas infraconstitucionais.

  • GABARITO: B

     Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:

  • Letra B

    STF

  • LETRA B

  • é o artigo da CF que é uma piada pronta, o mais descumprido é esse aí, STF estupra a CF tdo santo dia.

  • De acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF), tem competência precípua para a guarda da Constituição, o Supremo Tribunal Federal.

  • O Supremo Tribunal Federal é o órgão de cúpula do Poder Judiciário, e a ele compete, precipuamente, a guarda da Constituição, conforme definido no art. 102 da Constituição da República.

     É composto por onze Ministros, todos brasileiros natos (art. 12, § 3º, inc. IV, da CF/1988), escolhidos dentre cidadãos com mais de 35 e menos de 65 anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada (art. 101 da CF/1988), e nomeados pelo Presidente da República, após aprovação da escolha pela maioria absoluta do Senado Federal (art. 101, parágrafo único, da CF/1988).

     Entre suas principais atribuições está a de julgar a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual, a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal, a arguição de descumprimento de preceito fundamental decorrente da própria Constituição e a extradição solicitada por Estado estrangeiro.

     Na área penal, destaca-se a competência para julgar, nas infrações penais comuns, o Presidente da República, o Vice-Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus próprios Ministros e o Procurador-Geral da República, entre outros (art. 102, inc. I, a e b, da CF/1988).

     Em grau de recurso, sobressaem-se as atribuições de julgar, em recurso ordinário, o habeas corpus, o mandado de segurança, o habeas data e o mandado de injunção decididos em única instância pelos Tribunais Superiores, se denegatória a decisão, e, em recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida contrariar dispositivo da Constituição.

     A partir da Emenda Constitucional 45/2004, foi introduzida a possibilidade de o Supremo Tribunal Federal aprovar, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, súmula com efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal (art. 103-A da CF/1988).

     

    O Presidente do Supremo Tribunal Federal é também o Presidente do Conselho Nacional de Justiça (art. 103-B, inc. I, da CF/1988, com a redação dada pela EC 61/2009).

     O Plenário, as Turmas e o Presidente são os órgãos do Tribunal (art. 3º do RISTF/1980). O Presidente e o Vice-

    Presidente são eleitos pelo Plenário do Tribunal, dentre os Ministros, e têm mandato de dois anos. Cada uma das duas Turmas é constituída por cinco Ministros e presidida pelo mais antigo dentre seus membros, por um período de um ano, vedada a recondução, até que todos os seus integrantes hajam exercido a Presidência, observada a ordem decrescente de antiguidade (art. 4º, § 1º, do RISTF/1980).

    FONTE: stf.jus.br

  •  

    OAB e MP: COMEÇA COM a LISTA SÊXTUPLA

    E termina nos TRIBUNAIS: com  LISTA TRÍPLICE para o PODER EXECUTIVO

    1/5 =        TRF, TJ, TST, TRT.

    1/3 =        APENAS o STJ,

    NEM TERÇO; NEM QUINTO:     TRE, TSE, STF, STM

    NÚMERO DE MEMBROS DOS TRIBUNAIS

    11 -    STF   ("somos time de futebol")   

     33 -  STJ ("somos todos Jesus") =  No mínimo,

     27-   TST  ("T rinta S em T rês") =

    15 STM   ("Só TEM moças de 15 anos") =

     

    0 7-   TSE = No mínimo 

    07-  TRE =    ...... 

     07-   TRT =  No mínimo

     07 TRF = No mínimo

     

    No que se refere à composição de Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça (1/3) e Tribunal Superior do Trabalho (1/5), a regra segundo a qual UM QUINTO dos juízes será escolhido dentre advogados e membros do Ministério Público aplica-se

    Ao  TRT    Tribunal Superior do Trabalho, apenas.

    ***   Não há quinto e nem terço constitucional no STF e TRE

           1/3 =  STJ   

  • cespe, é você mesmo meu fí?

  • Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:

  • Essa foi para não zerar,

    guardião da Carta Magna= Supremo Tribunal Federal( STF)

    Gab letra : B

    Avante=PCDF

  • O STF é o órgão da cúpula máxima do Poder Judiciário. Trata- se de um tribunal supremo, que tem como função precípua a guarda da constituição.

  • Questão desatualizada. O STF é o que mais rasga a constituição. Todos os dias, inclusive. rs

  • CF

    Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:

  • Quanto às disposições constitucionais:

    A questão se refere a quem compete a guarda da Constituição. Segundo o texto constitucional, esta competência é do Supremo Tribunal Federal:

    Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe (...).

    Analisando as alternativas:

    a) INCORRETA. A Câmara dos Deputados pertence ao Poder Legislativo, cuja função é de representar o povo. Art. 51.

    b) CORRETA. A Constituição Federal é um documento jurídico que deve ser protegido pelo órgão máximo do Poder Judiciário, que é o Supremo Tribunal Federal. Art. 102.

    c) INCORRETA. O Ministério Público é uma Função Essencial à Justiça que tem a responsabilidade da defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Art. 127.

    d) INCORRETA. O Congresso Nacional é a composição da Câmara dos Deputados (representantes do povo) e do Senado Federal (representantes dos Estados). Art. 44

    e) INCORRETA. O Conselho da República é órgão superior de consulta do Presidente da República. Art. 89.

    Gabarito do professor: letra B


  • "a guarda da Constituição" STF: Guardião da Constituição. Em "precipuamente" lê-se acima de tudo, ante todo.

  • Dizendo a CF são eles que guardam. Na prática a história é outra. Os semideuses do olimpo julgam conforme lhes convém.

    GABA B

  • Sério que a Cespe elaborou essa questão praticamente dando o gabarito?
  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais.

    → Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link:

    https://abre.ai/daiI

    → Estude 13 mapas mentais por dia.

    → Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido quase 4000 questões.

    Fiz esse procedimento em julho e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 208 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Quando a piada vem como questão.

  • Gabarito: B

    STF.

    Corrijo redações e discursivas pelo valor de dez reais. Mais informações através do meu whatssap:21987857129.

  • De acordo com a CF: STF

    De acordo com o povão: Nenhuma das alternativas.

  • STF tem competência precípua para a guarda da Constituição, só não o faz na prática! rsrs


ID
5090527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Julgue os itens a seguir, no que diz respeito à personalidade e à capacidade das pessoas naturais conforme o Código Civil Brasileiro.

I Define-se pessoa natural como o ser humano sujeito de direitos e obrigações, isto é, pessoal natural é toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil.
II O nascituro, caso nasça vivo, herdará os bens de seu pai, mesmo que este tenha falecido antes de seu nascimento.
III O senil é absolutamente incapaz de exercer pessoalmente os atos da vida civil.
IV A união estável cessa a incapacidade civil de menores de 18 anos e maiores de 16 anos de idade, desde que autorizada por ambos os pais ou representantes legais.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Justificativa da banca: Questão anulada por conter erro material. 

  • I - Art 1.° CC: Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil.

    II - Art. 2  A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro

    III - Art. 3  São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 (dezesseis) anos.

    IV- Art. 5 A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil.

    Parágrafo único. Cessará, para os menores, a incapacidade:

    II - pelo casamento; NÃO PRECISA AUTORIZAÇÃO DOS PAIS

  • Começou o ano de 2021 no seu melhor estilo.

  • CUIDADO AO RESPONDER. VERIFICAR SEGUNDO STF ou CC: A LEI NÃO DIZ UNIÃO ESTÁVEL, E SIM CASAMENTO.

    Art. 1.520. Não será permitido, em qualquer caso, o casamento de quem não atingiu a idade núbil, observado o disposto no art. 1.517 deste Código.

    Art. 1.517. O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorização de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil.

    A idade núbil consiste na idade mínima exigida pelo Código Civil para que a pessoa possa casar, 16 anos

    Parágrafo único. Cessará, para os menores, a incapacidade:

    II - pelo casamento (letra lei seca). Tem Banca que não considera UNIÃO ESTÁVEL para relativamente incapaz.

  • Se não fosse anulada, eu creio que o gabarito correto seria a letra A: itens I e II corretos. Quem aí concorda ou discorda?

  • Tb acho que o gabarito seria letra A.

  • caso o nascituro nasça com vida e tenha falecido antes de nascer kkkkk

  • Alguém sabe qual o erro?


ID
5090530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Para existir uma relação de emprego, a principal obrigação do empregado é a prestação dos serviços contratados. Em contrapartida, seu principal direito é o recebimento da contraprestação pelos serviços prestados.

A descrição anterior refere-se a um dos requisitos caracterizadores da relação de emprego, que consiste na

Alternativas
Comentários
  • Todas as alternativas apresentadas se referem a um requisito que, somado aos demais, caracteriza a relação de emprego.

    A) ALTERIDADE - os riscos do negócio não são repassados ao empregado, devendo ser suportados integralmente pelo empregador. Dessa forma, ainda que a empresa tenha prejuízos, o empregado deve receber sua remuneração normalmente.

    B) PESSOALIDADE - o empregado deve ser sempre pessoa física, que deve cumprir suas obrigações de forma pessoal, não podendo se fazer substituir por outrem. O contrato de trabalho é firmado em decorrência de suas características pessoais.

    C) NÃO EVENTUALIDADE - deve haver regularidade na prestação de serviços pelo empregado. A prestação esporádica não gera vínculo empregatício.

    D) ONEROSIDADE (GABARITO) - o empregado trabalha para outrem para receber contrapartida salarial pelos serviços prestados ao empregador.

    E) SUBORDINAÇÃO - a subordinação que caracteriza a relação de emprego é a subordinação JURÍDICA, que exige que o empregado cumpra as regras estabelecidas pelo empregador.

    GABARITO: alternativa D.

    Bons estudos! ;)

  • GABARITO: D

    Onerosidade: Pela prestação do empregado, corresponde uma remuneração paga pelo empregador.

  • Gabarito:"D"

    É o famoso "faz-me rir". Quem trabalha, quer receber do patrão - onerosidade!

  • A  banca apresenta os requisitos da relação de emprego, vou fazer um breve resumo sobre o tema.

    Relação de trabalho é toda relação jurídica na qual o objeto contratado será a prestação de um trabalho humano, independentemente de existir subordinação ou contraprestação salarial entre as partes contratantes. Assim, ela engloba não só a relação de emprego, mas também a de trabalho autônomo, eventual, avulso, estagiário, e outras modalidades de contratação de prestação de trabalho sem a configuração dos elementos caracterizadores da relação de emprego. 

    Na relação de emprego, o trabalho deverá ser prestado pessoalmente (pessoalidade) por uma pessoa física a uma pessoa física ou jurídica, de maneira subordinada (subordinação jurídica), sendo os riscos do negócio inteiramente assumidos pelo empregador (ajenidad/alteridade). 

    A relação de emprego é o vínculo existente entre o empregado (pessoa física) e o seu empregador (pessoa física ou jurídica), através da qual o primeiro subordina-se juridicamente às ordens do segundo, recebendo uma contraprestação salarial e não podendo fazer-se substituir, ou seja, os serviços deverão ser prestados pessoalmente. 

    A CLT, no art. 442, ao conceituar contrato de trabalho, vinculou-se aos elementos caracterizadores da relação de emprego. Assim, podemos afirmar que todos os empregados são trabalhadores (relação de trabalho), mas nem todos os trabalhadores são empregados (relação de emprego). 

    Para conceituar a relação de emprego, é necessário caracterizá-la através da presença de forma concomitante dos cinco elementos fático-jurídicos, estabelecidos nos artigos 2º e 3º da CLT, que definem as figuras do empregado e do empregador, são eles: 

    Trabalho prestado por pessoa natural ou física: O empregado será sempre pessoa física ou natural, mas o empregador poderá ser pessoa jurídica ou pessoa física ou natural. Logo, para ser considerado empregado é necessário que o trabalho seja prestado por pessoa física ou natural. 

    Pessoalidade: O empregado não poderá fazer-se substituir por outra pessoa na prestação de seus serviços, devendo prestar as suas obrigações de forma “intuitu personae", ou seja, de forma pessoal. A pessoalidade é um elemento que incide apenas sobre a figura do empregado, pois em relação ao empregador prevalece a despersonalização.

    Subordinação jurídica: A subordinação é um elemento que diferencia o empregado (relação de emprego) do trabalhador autônomo (relação de trabalho), uma vez que o empregado está subordinado juridicamente ao seu empregador, devendo obedecer as suas ordens e o trabalhador autônomo presta os seus serviços de forma autônoma. 

    Onerosidade: Na prestação de serviços deve-se haver uma contraprestação salarial, ou seja, o empregado coloca a sua força de trabalho à disposição de seu empregador e deverá receber um salário por isto. Assim, o trabalho voluntário no qual o empregado nada recebe é considerado relação de trabalho porque está ausente o requisito da onerosidade. 

    Não-eventualidade: O princípio da continuidade da relação de emprego é um princípio peculiar do direito do trabalho. Através deste princípio, objetiva-se a permanência do empregado no emprego e o requisito da não-eventualidade caracteriza-se, exatamente, pelo modo permanente, não-eventual, não-esporádico, habitual com que o trabalho deva ser prestado. 

    Pelo exposto, concluímos que a onerosidade é o requisito mencionado pela banca uma vez que ela afirma que para existir uma relação de emprego, a principal obrigação do empregado é a prestação dos serviços contratados. Em contrapartida, seu principal direito é o recebimento da contraprestação pelos serviços prestados. Logo, a letra "D" é o gabarito da questão.


    A.ERRADA.  A) alteridade.

    B. ERRADA.
    B) pessoalidade.

    C. ERRADA.
     C) não eventualidade.

    D.CERTA. D) onerosidade.

    E. ERRADA.
     E) subordinação.


    O gabarito é a letra D. 

    Gabarito do Professor: D. 


ID
5090533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Para a alteração da CF, exige-se um processo diferente do adotado para a edição das leis ordinárias, mais oneroso e solene. Assim, quanto à estabilidade, a CF classifica-se como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    PEDRA FORMAL

    Promulgada - Origem

    Escrita - Forma

    Dogmática - Elaboração

    Rígida - Estabilidade

    Analítica - Extensão

    Formal - Conteúdo

    FONTE: QC

  • gaba E

    eu estudo PRA FEDeral

    São característica da CF.

    • Promulgada (quanto à origem)
    • Rígida (quanto a mutabilidade)
    • Analítica (quanto à extensão)

    • Formal(quanto ao conteúdo)
    • Escrita (quanto à forma)
    • Dogmática (quanto ao modo de elaboração)

    pertencelemos!

  • Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    CLASSIFICAÇÃO DAS CONSTITUIÇÕES:

    1) Quanto à ORIGEM:

    • Outorgadas;
    • Democráticas (Promulgadas/Populares/Votadas) --> CF/88:
    • Cesaristas;
    • Dualista;

    (CESPE/FUB/2016) A Constituição Federal de 1988 é considerada, quanto à origem, uma Constituição promulgada, pois surgiu do trabalho de representantes do povo eleitos com a finalidade específica de sua elaboração: a assembleia nacional constituinte.(CERTO)

    2) Quanto à FORMA

    • Escrita (Codificadas) --> CF/88:
    • NÃO escrita;

    (CESPE/TRE-MG/2009) A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CF) caracteriza-se por ser escrita e rígida.(CERTO)

    3) Quanto ao modo de ELABORAÇÃO:

    • Dogmáticas --> CF/88:
    • Históricas:

    (CESPE/TRF 1ª/2015) Quanto ao modo de elaboração, a CF é uma Constituição dogmática, na medida em que se apresenta como produto escrito e sistematizado por um órgão constituinte, a partir de valores predominantes em determinado momento histórico.(CERTO)

    4) Quanto à ideologia:

    • Ortodoxa;
    • Heterodoxa (Eclética) --> CF/88:

    *(FUNIVERSA/2015) As constituições podem ser ortodoxas, quando reunirem uma só ideologia, como a Constituição Soviética de 1977, ou ecléticas, quando conciliarem várias ideologias em seu texto, como a Constituição Brasileira de 1988.(CERTO)

    5) Quanto à ESTABILIDADE:

    • Imutável;
    • Rígida --> CF/88:
    • *Super-rígida; (Alexandre de Moraes)
    • Semirrígida ou Semiflexível;
    • Flexível.

    (CESPE/TCE-AC/2009) Segundo a classificação da doutrina, a CF é um exemplo de constituição rígida.(CERTO)

    6) Quanto ao CONTEÚDO:

    • Material;
    • Formal --> CF/88:

    (CESPE/TJ-SE/2008) A CF é classificada como formal, escrita, dogmática, rígida e popular. (CERTO)

    7) Quanto à EXTENSÃO:

    • Analíticas (Prolixas, Extensas, Longas) --> CF/88:
    • Sintéticas (Concisas, Sumárias, Curtas);

    (CESPE/ANAC/2012) A CF regulamenta diversas matérias que não dizem respeito a princípios e normas gerais de regência, razão por que é classificada como analítica.(CERTO)

    8) ONTOLÓGICA

    • Normativas --> CF/88:
    • Nominativas;
    • Semânticas:

    *(DPE-AM/2011) No sentido ontológico (karl Loewenstein), a Constituição pode ser classificada em semântica, nominal e normativa. A Constituição Federal de 1988 é um exemplo de Constituição normativa.(CERTO)

    9) Quanto à FINALIDADE:

    • Garantia;
    • Dirigente --> CF/88:
    • Balanço ou Registro;

    (CESPE/TRE-PE/2017) Além de ser uma Constituição escrita, a CF é classificada como promulgada, rígida, dirigente e dogmática.(CERTO)

    10) Quanto ao CONTEÚDO ideológico (OBJETO):

    • Liberais;
    • Sociais --> CF/88:

    (CESPE/FUB/2013) No que se refere ao objeto, é correto afirmar que a Constituição Federal de 1988 é social.(CERTO)

    Resumindo:

    (CESPE/AGU/2010) A CF sofreu, ao longo de sua existência, enorme quantidade de emendas; apesar disso, ela é classificada pela doutrina como rígida, escrita, democrática, dogmática, eclética, formal, analítica, dirigente, normativa, codificada, social e expansiva.(CERTO)

    Gabarito: Alternativa E.

    “Precisamos ser fortes, precisamos ter coragem! Juntos, venceremos!”

  • Macete para gravar a classificação da CF/88: A NERD FDP

    Analitica

    Nominal

    Escrita

    Rigida

    Dogmatica (sistematica, oposto de historica)

    Formal

    Dirigente

    Promulgada

    fonte: comentários de colegas aqui do qc

  • Trata-se de questão acerca da classificação das Constituições.

    Para a alteração da CF, exige-se um processo diferente do adotado para a edição das leis ordinárias, mais oneroso e solene. Assim, quanto à estabilidade, a CF classifica-se como

    Na classificação quanto à estabilidade, a Constituição Federal de 1988 pode ser tida como rígida, pois seus dispositivos podem ser alterados por um procedimento mais dificultoso que o de uma lei ordinária ou complementar.

    Parte minoritária da doutrina prefere classificar com super-rígida, pois parte da Constituição de 1988 é imutável (cláusulas pétreas).

    Não se pode tratar a nossa Constituição como imutável, pois ela pode ser alterada formalmente, pelo procedimento das emendas constitucionais.

    Também não se pode considerá-la flexível, que seria uma Constituição alterável pelo mesmo procedimento legislativo aplicável às leis ordinárias e complementares.

    Finalmente, também não é correto considerá-la como semiflexível, que seria aquela que tem uma parte flexível e outra parte rígida.

    Portanto, correta a letra E – rígida.

    GABARITO DO PROFESSOR: letra E.

  • RESUMO DA ÓPERA:

    ·        a Constituição brasileira de 1988 é promulgada (origem);

    ·        escrita (forma);

    ·        dogmática (modo de elaboração);

    ·        analítica (extensão);

    ·        formal (conteúdo);

    ·        rígida (estabilidade);

    ·        social (conteúdo ideológico);

    ·        eclética (ideologia);

    ·        normativa (correspondência com realidade);

    ·        dirigente (finalidade);

    ·        principiológica (sistemas);

    ·        orgânica (unidade de documentação);

    ·        autoconstituição (modo de decretação); e

    ·        definitiva (função)

  • Nunca mais esquecí esse bizú que criei desde o início da faculdade;

    DEPARE

    Dogmatica (sistematica, oposto de historica)

    Escrita

    Promulgada

    Analitica

    Rigida

    Eclética (ideologia);

  • GABARITO: E

    Denomina-se rígida a constituição que determina procedimento especial e solene para a sua modificação, não admitindo ser alterada da mesma forma que as leis ordinárias.

    Fonte: https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/2228043/qual-a-diferenca-entre-constituicao-flexivel-e-constituicao-rigida-caroline-silva-lima

  • A alternativa E está CORRETA.

    A Constituição Federal de 1988 é classificada como promulgada, escrita, dogmática, analítica, formal, rígida, social, eclética, nominal, dirigente, principiológica e orgânica.

    A alternativa A está INCORRETA, pois uma Constituição imutável é aquela em que é vedado qualquer tipo de alteração, o que não é o caso da Nossa Constituição Federal atual.

    alternativa B está INCORRETA, pois uma Constituição flexível é aquela em que não há um processo mais complexo e solene para que haja sua alteração.

    alternativa C está INCORRETA, pois quanto a origem, uma Constituição pactuada é aquela que deriva de um acordo firmado entre um rei e o Poder Legislativo. Assim, a título de conhecimento, nossa CF atual é considerada quanto a origem como promulgada, tendo em vista que foi elaborada por uma Assembleia Nacional Constituinte, a qual foi escolhida pelo povo.

    A alternativa D está INCORRETA, pois uma Constituição semiflexível (semi-rigida) é aquela em que uma parte é flexível e a outra é rígida.

    alternativa E está CORRETA, pois de fato a Constituição Federal de 1988 é considerada rígida, tendo em vista que para ser alterada é necessário que haja um processo mais complexo e solene.


ID
5090536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Indústria 4.0 relaciona-se com a 4.ª Revolução Industrial, cujo marco fundamental foi

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra (E)

    Primeira Revolução Industrial: energia baseada em vapor;

    Segunda Revolução Industrial: era da ciência e da produção em massa fomentada pela eletricidade;

    Terceira Revolução Industrial: fomentada pela computação e tecnologias digitais;

    ----

    **Estamos agora entrando na próxima fase de uma expansão tecnológica dramática, a Quarta Revolução Industrial.

    - Aqui temos os seguintes apontamentos:

    ---> Tecnologias mudando o mundo físico

    • Biotecnologia
    • Robótica
    • Impressão 3D
    • Novos materiais
    • Internet das Coisas ("IoT")
    • Transmissão, armazenamento e captura de Energia

    ---> Tecnologias mudando o mundo digital

    • Inteligência Artificial (IA)
    • Blockchain
    • Novas tecnologias computacionais
    • Realidade virtual e aumentada

    ______

    Fonte: SalesForce.

  • Correta, E

    Complementando os já excelentes comentários:

    Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem. O foco da Quarta Revolução Industrial é a melhoria da eficiência e produtividade dos processos.

    A Indústria 4.0 facilita a visão e execução de "Fábricas Inteligentes" com as suas estruturas modulares, os sistemas ciber-físicos monitoram os processos físicos, criam uma cópia virtual do mundo físico e tomam decisões descentralizadas. Com a internet das coisas - IOT -, os sistemas ciber-físicos comunicam e cooperam entre si e com os humanos em tempo real, e através da computação em nuvem, ambos os serviços internos e intra-organizacionais são oferecidos e utilizados pelos participantes da cadeia de valor. Estas novas tecnologias trazem inúmeras oportunidades para a agregação de valor aos clientes e aumento de produtividade de processos.

    Comentário pessoal: Interessante, pois ao ver essa questão lembrei-me de um documentário recente sobre uma fábrica de automóveis de uma grande montadora. Nela, quase todo o processo de produção é automatizado, ou seja, robotizado, sendo maáquinas se relacionando com máquinas e demais equipamentos. Essa revolução industrial muda totalmente a visão de mundo que conhecemos, visto que as pessoas necessitam cada vez mais e mais estrarem preparadas e capacitadas para se alocarem nesse novo cenário mundial.

    Pertenceremos !

  • Quando a banca falar em revolução 4.0, ela vai tentar te jogar para INTERNET.

    Correto = INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

    Fica ligado nisso.

    Gabarito: E

  • A questão acima tem como tema a Quarta Revolução Industrial que vem ocorrendo nos dias atuais em alguns países do mundo, fase que vem marcando um grande avanço tecnológico no Planeta.
    Na questão, é solicitado para o candidato assinalar a alternativa que indica as inovações tecnológicas que surgiram nesse período.
    Sendo assim, vamos à análise das alternativas abaixo:

    Letra A - Incorreta, pois o surgimento das máquinas a vapor foi uma inovação nas redes de transporte que ocorreu na Primeira Revolução Industrial por volta de 1850.
    Letra B - Incorreta, pois o surgimento da tecnologia da informação, da informática e dos computadores foram inovações tecnológicas que ocorreram na Terceira Revolução Industrial a partir da década de 1950.
    Letra C - Incorreta, pois o início do uso da Internet também foi uma inovação que surgiu na Terceira Revolução Industrial com o avanço das telecomunicações e da eletrônica.
    Letra D - Incorreta, pois o Silicou Valley Web Conference foi apenas um evento que reuniu várias personalidades do campo da inovação e do empreendedorismo no mundo.
    Letra E - Correta, pois a Quarta Revolução Industrial, que começou no século XXI, se caracteriza pelo desenvolvimento de tecnologias em áreas como genética, física, tecnologias e máquinas com inteligência avançada. Entre os objetivos estão a invenção da robótica, que consistem em máquinas inteligentes no processo de produção, a realidade aumentada que corresponde a uma aplicação de tecnologias modernas para unir melhor o mundo virtual com o mundo real através de softwares avançados e a Inteligência artificial que consiste no ramo da ciência da computação que desenvolvem sistemas que desempenhem atividades feitas por humanos.
    Gabarito da questão: Letra E.

ID
5090542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a opção que indica o tipo de segmentação que está relacionada às características pessoais do público e que engloba fatores como idade, religião, gênero, renda, ocupação, escolaridade, tamanho da família, estado civil, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • A segmentação de mercado baseia-se na divisão de uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum (como necessidades, percepções, comportamentos, etc.) e no tratamento destes grupos de acordo com essas características (envio de mensagens, oferta de produtos e serviços, etc.), a fim de se obter respostas mais acertadas. São seis os critérios de segmentação que costumamos estudar: geográfico, demográfico, comportamental, psicográfico, por benefícios e por índice de utilização.

    Vamos analisar as alternativas e identificar a opção certa, que está relacionada às características expostas no enunciado:

    A) Errado. A segmentação geográfica diz respeito à seleção de indivíduos com base em sua localização. Ligada aos canais de distribuição, preocupa-se em entender algumas características do local onde os consumidores efetivos e em potencial habitam (zona urbana ou rural; litoral ou interior; tipo de clima, relevo) para atendê-los de modo adequado.

    B) Errado.  A segmentação comportamental diz respeito ao comportamento de compra de produtos ou contratação de serviço pelos indivíduos (ocasião da compra, razão da compra, frequência da compra, modo de utilização, atitude com relação ao produto, lealdade à marca).

    C) Certo. A segmentação demográfica baseia-se na escolha de indivíduos segundo critérios objetivos e de fácil comprovação, como idade, gênero, ocupação, religião, ciclo de vida, tamanho da família, estado civil, etnia e escolaridade.

    D) Errado.  A segmentação psicográfica, ou de personalidade, associa-se a aspectos mais subjetivos, como opiniões, interesses, atitudes e valores das pessoas.

    E) Errado.  A segmentação por benefício categoriza os indivíduos de acordo com os benefícios e vantagens que buscam em uma classe de produtos e com as marcas que os oferecem.

    Com base nas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do professor: Letra C.


    Bibliografia:

    - Yanaze, Mitsuru Higuchi. Gestão De Marketing E Comunicação. Saraiva Educação S.A. 2017.

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
  • Gabarito: C

    Principais tipos de segmentação:

    • DEMOGRÁFICA: Idade, rendimento, sexo, tamanho da família, religião, escolaridade, ocupação etc.
    • GEOGRÁFICA: País, estado, cidade, região, microrregião, densidade etc.
    • PSICOGRÁFICA: Comportamento, estilo de vida, personalidade, cultura etc.
    • COMPORTAMENTAL: Comportamento do consumidor perante o produto, disposição para comprar, motivação, atitude.
  • Pra quem não é assinante:

    A segmentação de mercado baseia-se na divisão de uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum (como necessidades, percepções, comportamentos, etc.) e no tratamento destes grupos de acordo com essas características (envio de mensagens, oferta de produtos e serviços, etc.), a fim de se obter respostas mais acertadas. São seis os critérios de segmentação que costumamos estudar: geográfico, demográfico, comportamental, psicográfico, por benefícios e por índice de utilização.

    Vamos analisar as alternativas e identificar a opção certa, que está relacionada às características expostas no enunciado:

    A) Errado. A segmentação geográfica diz respeito à seleção de indivíduos com base em sua localização. Ligada aos canais de distribuição, preocupa-se em entender algumas características do local onde os consumidores efetivos e em potencial habitam (zona urbana ou rural; litoral ou interior; tipo de clima, relevo) para atendê-los de modo adequado.

    B) Errado.  A segmentação comportamental diz respeito ao comportamento de compra de produtos ou contratação de serviço pelos indivíduos (ocasião da compra, razão da compra, frequência da compra, modo de utilização, atitude com relação ao produto, lealdade à marca).

    C) Certo. A segmentação demográfica baseia-se na escolha de indivíduos segundo critérios objetivos e de fácil comprovação, como idadegêneroocupaçãoreligião, ciclo de vida, tamanho da família, estado civil, etnia e escolaridade.

    D) Errado.  A segmentação psicográfica, ou de personalidade, associa-se a aspectos mais subjetivos, como opiniões, interesses, atitudes e valores das pessoas.

    E) Errado.  A segmentação por benefício categoriza os indivíduos de acordo com os benefícios e vantagens que buscam em uma classe de produtos e com as marcas que os oferecem.

    Com base nas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do professor: Letra C.

    Bibliografia:

    - Yanaze, Mitsuru Higuchi. Gestão De Marketing E Comunicação. Saraiva Educação S.A. 2017.

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.


ID
5090545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A pesquisa de marketing que busca medir quanto o consumidor compra de determinada marca ou de determinado produto é denominada

Alternativas
Comentários
  • As pesquisas podem ser classificadas segundo vários critérios: nível de conhecimento do objeto de estudo, objetivos de estudo, natureza, amostra, tema de estudo, método de coleta de dados, ambiente de coleta de dados e extensão no tempo. Quando divididas segundo o tema de estudo, encontramos, como exemplos, as pesquisas eleitorais, de marketing, de mercado, de opinião pública, de mídia e de clima interno.

    O objetivo da pesquisa de marketing é obter informações confiáveis e atualizadas sobre o consumidor, comportamento de compra, motivações, desejos e expectativas em relação a um determinado produto e ao mercado.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. As pesquisas de tendência são ferramentas que auxiliam os profissionais de marketing a analisar as microtendências e macrotendências e a prever o comportamento do mercado e dos consumidores no futuro, a fim de atender adequadamente às suas necessidades e aos seus desejos.

    B) Errado.  Não encontrei definição confiável para “pesquisa de projeção" nas referências bibliográficas que utilizo. Esses termos, no entanto, aparecem em sites, como no da CNN Brasil, e estão associados a estimativas de resultados e de cenários futuros com base na análise de dados atuais. Existe um tipo de técnica chamada projetiva que é uma forma indireta de pesquisa qualitativa na qual o entrevistado é convidado a interpretar o comportamento, a opinião ou a atitude de outras pessoas; os resultados tendem a ser uma projetação inconsciente de suas próprias crenças, seus valores, suas atitudes e motivações.

    C) Errado.  A pesquisa secundária é aquela realizada com base em dados e informações que já foram coletados por outras fontes, como estatísticas e censos governamentais.

    D) Errado.  Não encontrei definição confiável para “pesquisa de exploração" nas referências bibliográficas que utilizo. De acordo com Lima (2017), a exploração inicial do tema é uma das fases da primeira etapa do processo de pesquisa – Reconhecimento e formulação do problema de pesquisa. Existe um tipo de pesquisa, chamada de exploratória, que é realizada geralmente no início de uma pesquisa e tem como objetivo compreender melhor um tema a fim de elaborar um planejamento mais efetivo.

    E) Certo. A pesquisa quantitativa é um tipo de pesquisa que geralmente está associada à mensuração quantitativa das escolhas de um grupo sobre determinado tema. Sua preocupação é mais numérica, de inferência, e oferece precisão estatística. Por meio dela, obtém-se grande volume de informações. Também pode servir para medir quanto o consumidor compra de determinada marca ou de determinado produto.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a E.

    Gabarito do professor: Letra E.

    Bibliografia:

    - Lima, Alexandre Correa. Pesquisas de Opinião Pública: teoria, prática e estudos de casos. Novatec Editora. 2017.

    - Boletim Focus, do Banco Central: o que é e como impacta o mercado financeiro. Data: 22/06/2020. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/06/22/boletim-focus-do-banco-central-o-que-e-e-como-impacta-o-mercado-financeiro. Acesso: Maio de 2021.
  • Pesquisa quantitativa;

    Essa dava de ter uma noção pois, a única alternativa que fazia menção a qualquer coisa relacionada a números era essa. ( Pelo menos foi esse entendimento que tive)

    Qualquer erro só avisar !!!!!!!!!!

  • É tão óbvio que dá medo .

  • A pesquisa quantitativa tem o objetivo de verificar estatisticamente uma hipótese a partir da coleta de dados concretos e quantificáveis. Isto é, números. ... Isso quer dizer que um dos aspectos mais importantes para se desenvolver uma boa pesquisa quantitativa é definir uma amostragem de pesquisa.

    Fonte:https://blog.mettzer.com/pesquisa-quantitativa/amp/

  • Se busca medir quanto que o consumidor compra, então é medida quantitativa, pois ela que mensura a quantidade por meios de dados numéricos.

  • Pesquisas de tendência de mercado têm o objetivo de colher informações com os consumidores para projetar seu comportamento futuro. Para isso, você deve segmentar muito bem a amostra de respondentes para conhecer profundamente os consumidores que correspondem às personas do seu negócio.
  • Palavra-chave (medir e quanto), ou seja, medir a quantidade.


ID
5090779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca das principais tecnologias associadas ao cenário da Indústria 4.0, julgue os itens seguintes.

I A Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) é a conexão entre objetos físicos, ambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados.
II A computação em nuvem é uma tecnologia que une eficiência, redução de custo e otimização do tempo.
III Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab : D

    IOT Internet das coisas é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, conexão dos objetos mais do que das pessoas. Em outras palavras, a internet das coisas nada mais é que uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados.

    As maiores vantagens da computação em nuvem para empresas

    1 -> Mais agilidade nas mudanças tecnológicas

    2 -> Escalabilidade no uso dos serviços

    3 -> Redução de custos com infraestrutura interna

    4 -> Disponibilidade em todos os momentos, especialmente nos críticos

    5 -> Maior segurança das informações

    Big Data

    Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade. Para isso são necessárias soluções específicas para Big Data que permitam a profissionais de TI trabalhar com informações não-estruturadas a uma grande velocidade.

  • I- A Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) é a conexão entre objetos físicos, ambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados.

    CERTO. Outro conceito cespiano (Q1696854): A Internet das Coisas é a "rede de objetos físicos que são incorporados a sensores, softwares e outras tecnologias, com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela Internet, sem intervenção humana."

    II- A computação em nuvem é uma tecnologia que une eficiência, redução de custo e otimização do tempo.

    CERTO. Outro conceito cespiano (Q198970): "Computação em nuvem é um modelo em que processamento, armazenamento e software ficam em algum lugar na rede de computadores e a informação é acessada remotamente, via Internet. Emails como Hotmail e Gmail e o software de edição de textos GoogleDocs são exemplos de computação em nuvem".

    III- Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos.

    CERTO. Outro conceito cespiano (Q933316): "Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise."

    Gabarito: E

  • Questão quentinha para PRF.

  • SINTO CAIR GOSTOSO NA PRF

  • Internet of Things (IoT)

    Do português - Internet das coisas - é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, conexão dos objetos mais do que das pessoas.

    Em outras palavras, a internet das coisas nada mais é que uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados.

    [...]

    Exemplos de IoT:

    - Relógios que medem a temperatura e os batimentos cardíacos;

    - Máquina de café que pega wi-fi; e

    - Tênis que mede o tempo da corrida.

    [...]

    Questões:

    1} Em uma residência, caracteriza uma solução de IoT a instalação de um detector de fumaças capaz de gerar alertas em caso de fumaça e ser acionado, a partir de um smartphone, para iniciar um mecanismo de reação. (CERTO)

    2} A atual geração de dispositivos IOT (Internet das coisas) não foi concebida com foco em segurança do software, o que os torna candidatos prováveis a integrar gigantescas botnets que, entre outras atividades rentáveis, podem ser usadas para acelerar quebras de senhas para invadir contas online, minerar bitcoins e realizar ataques de negação de serviço sob encomenda. (CERTO)

    [...]

    ___________

    Fontes: Wikipédia; Questões da CESPE.

  • BIG DATA

     É definido como coleções de dados cuja sua quantidade é tão grande que é difícil armazenar, gerenciar, processar e analisar esses dados por meio de bancos de dados tradicionais.

    ➥ Nos dias atuais, as entidades são bombardeadas com um enorme fluxo de informações cruciais para suas atividades.

    ► Esses dados podem vir de fontes diferentes e podem ser de tipos diversos (estruturados, semiestruturados ou não estruturados).

    [...]

    ☛ Os dados possuem "5V's":

    Volume -> Grande quantidade.

    Variedade -> São variados.

    Velocidade -> São criados de uma forma extremamente rápida.

    Valor -> Devem possuir valor, ou seja, deve agregar conhecimento.

    Veracidade -> Devem ser verídicos, verdadeiros.

    [...]

    Velocidade

     Está relacionada com o fato dos dados em big data ocorrem em fluxo contínuo. É o que acontece com as postagens nas redes sociais.

    [...]

    Volume

     Está relacionado com a quantidade de espaço que é necessário para armazenar dados de big data. Geralmente, esses dados não irão caber, por exemplo, no seu computador de casa.

    [...]

    Variedade

     Está ligada ao fato dos dados possuírem diferentes naturezas. O big data não tem preconceito. Todo tipo dado é bem vindo. Seja ele estruturado ou não estruturado.

    [...]

    Variabilidade

     É a oscilação nos níveis dos dados colhidos e trabalhados. Como essas informações vêm de múltiplas fontes, dizemos que o nível é variável.

    [...]

    Viscosidade

     Tem relação com a dificuldade de navegar entre os dados. Essa dificuldade pode ser considerar como uma espécie de inércia. Como os dados são variados, o algoritmo tem que ser capaz de lidar com diferentes fontes, essa flexibilidade tem um custo. Um deles é a viscosidade.

    [...]

    Volatilidade

     Diz respeito às inconsistências nos dados ou à mudança de dimensões entre eles, já que vêm de vários tipos origens.

    [...]

    (CESPE – Papiloscopista da PF 2018)

     De maneira geral, big data não se refere apenas aos dados, mas também às soluções tecnológicas criadas para lidar com dados em volume, variedade e velocidade significativos. (CERTO)

    _

    (CESPE – Agente de Polícia Federal 2018)

     Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise. (CERTO)

    [...]

    RESUMO

    Grande banco de dados.

    Engloba todos os tipos de dados.

    Dados estruturados ou não estruturados.

    Para melhor proveito, usa-se Data Mining e Data Warehouse.

    [...]

    ___________

    Fontes: Techtudo; Questões da CESPE; Colegas do QC; Alunos do Projetos Missão.

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)

     O conceito de IA está relacionado à capacidade de soluções tecnológicas realizarem atividades de um modo considerado inteligente. IAs também podem “aprender por si mesmas” graças a sistemas de aprendizado que analisam grandes volumes de dados, possibilitando a elas ampliarem seus conhecimentos.

     A Inteligência Artificial (IA) também é um campo da ciência, cujo propósito é estudar, desenvolver e empregar máquinas para realizarem atividades humanas de maneira autônoma. Também está ligada à robótica, ao Machine Learning (Aprendizagem de Máquina), ao reconhecimento de voz e de visão, entre outras tecnologias.

    [...]

    PONTO DE PARTIDA

    ➥ A ideia de IA com potencial de substituir o ser humano ou de automatizar determinadas atividades é, mais propriamente, uma visão desta última década, substituída pelo desenvolvimento de aplicações que ampliam ou complementam as habilidades cognitivas do homem, o que é denominado de inteligência ampliada.

    [...]

    COMO ELA FUNCIONA?

    ➥ Uma solução de IA envolve um agrupamento de várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, entre outros que conseguem simular capacidades humanas ligadas à inteligência. Por exemplo:

    • O raciocínio;
    • A percepção de ambiente; e
    • A habilidade de análise para a tomada de decisão.

    [...]

    QUAL O FUTURO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

    ➥ Como as IAs também podem “aprender por si mesmas”, graças a sistemas de aprendizado que analisam grandes volumes de dados, espera-se um futuro robotizado e com grandes surpresas para todos nós, tudo isso pelo fato de que possuem conhecimentos a serem explorados, muito além da capacidade de qualquer ser humano.

    [...]

    ___________

    Fontes: Blog Totvs Inovações; Techtudo; Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • COMPUTAÇÃO EM NUVEM

    É a forma de utilizar memória computacional e local de armazenamento de arquivos em computadores interligados à Internet, podendo esses arquivos ser acessados de qualquer lugar do mundo conectado a esta rede.

    Em outras palavras, é um termo coloquial para a disponibilidade sob demanda de recursos do sistema de computador, especialmente armazenamento de dados e capacidade de computação, sem o gerenciamento ativo direto do utilizador.

    Também, a "Cloud Computing", pode ser conceituada como uma tecnologia que permite acesso remoto a programas (softwares), arquivos (documentos, músicas, jogos, fotos, vídeos) e serviços por meio da internet.

    [...]

    Questões Cespianas:

    1} cloud computing permite a utilização de diversas aplicações por meio da Internet, com a mesma facilidade obtida com a instalação dessas aplicações em computadores pessoais.(CERTO)

    2} Cloud computing é uma instância direta da computação autônoma, porém, naquela, os sistemas necessitam ser gerenciados pelos profissionais de TI.(CERTO)

    3} A computação em nuvem é constituída de várias tecnologias e formada por um conjunto de servidores físicos e virtuais interligados em rede.(CERTO)

    4} Na computação em nuvem, diversos computadores são interligados para que trabalhem de modo colaborativo, inclusive aqueles que possuam sistemas operacionais diferentes.(CERTO)

    5} Cloud computing é uma tecnologia que permite o acesso a programas, arquivos e serviços por meio da Internet, sem a necessidade de instalação de programas ou armazenamento de dados.(CERTO)

    [...]

    ____________

    Fontes: Info Escola; Questões da CESPE; Alunos do Projetos Missão; Colegas do QC.

  • Lembrando que as organizações estão cada vez mais se adaptando a computação em nuvem, pelos benefícios oriundos desta, como: redução no consumo de energia (servidores); trocas de informações mais amplas.

    Bons estudos!

  • SOBRE A ALTERNATIVA I) Questões que ajudam:

    1. A Internet das coisas (IoT), fusão de redes de informação e de redes físicas, permite monitorar operações ou processos por meio da comparação entre o que é executado e o que foi previamente planejado. CERTO.
    2. Redes wi-fi Bluetooth podem ser utilizadas para IoT, já NFC (near field communicationnão atende a demandas de IoT. ERRADONFC também atende demandas de IOT.
    3. Na IoT, os objetos podem prover comunicação entre usuários e dispositivos, viabilizando diversas aplicações, tais como coleta de dados de pacientes e monitoramento de idosos e sensoriamento de ambientes de difícil acesso. CERTO.
    4. Semântica: refere-se à habilidade de extração de conhecimento dos objetos na IoT. CERTO
    5. Computação: sensores coletam informações sobre o contexto em que os objetos se encontram e, em seguida, armazenam/encaminham esses dados para um armazém de dados, centros de armazenamento ou nuvem (cloud). ERRADO. Computação: inclui a unidade de processamento como, por exemplo, microcontroladores, processadores e FPGAs, responsáveis por executar algoritmos locais nos objetos inteligentes.
    6. A atual geração de dispositivos IOT (Internet das coisas) não foi concebida com foco em segurança do software, o que os torna candidatos prováveis a integrar gigantescas botnets que, entre outras atividades rentáveis, podem ser usadas para acelerar quebras de senhas para invadir contas online, minerar bitcoins e realizar ataques de negação de serviço sob encomenda. CERTA.

    Sobre a alternativa II) Questões que ajudam:

    benefícios da computação em nuvem

    •  Reduz os custos do usuário na aquisição de hardware e software;
    • Fornece diversos serviços de computação, dentre os quais, banco de dadosservidores e softwares;
    • Permite acesso remoto às informações;
    1. Uma das vantagens para a empresa que utiliza os serviços em nuvem é a redução de custos com manutenção e com consumo de energia elétrica. (c)
    2. Os possíveis benefícios relacionados ao uso da computação em nuvem nas organizações incluem a economia de energia elétrica. (C)

    Sobre a alternativa III)

    1. Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise. (CERTO)
    2. De maneira geral, big data não se refere apenas aos dados, mas também às soluções tecnológicas criadas para lidar com dados em volume, variedade e velocidade significativos. CERTA
    3.  Uma big data não engloba dados não estruturados, mas inclui um imenso volume de dados estruturados suportado por tecnologias como o DataMining e o DataWarehouse para a obtenção de conhecimento a partir da manipulação desses dados. ERRADA
    4. Em soluções Big Data, a análise dos dados comumente precisa ser precedida de uma transformação de dados não estruturados em dados estruturados. CERTA
  • Definição :

    big data é um conjunto de dados maior e mais complexo, especialmente de novas fontes de dados. Esses conjuntos de dados são tão volumosos que o software tradicional de processamento de dados simplesmente não consegue gerenciá-los.

  • A Internet das Coisas (IoT) permite a interconexão de objetos inteligentes, tais como smartphones, tablets, televisores e sensores sem fio, com os seres humanos, usando diferentes protocolos de comunicação através do desenvolvimento de uma rede heterogênea multimodal dinâmica. Neste sentido a convergência da tecnologia de IoT com o conceito de redes sociais fez surgir um paradigma chamado Internet das Coisas Sociais (SIoT). Na SIoT, os objetos imitam comportamentos de seres humanos e criam seus próprios relacionamentos baseado em regras estabelecidas pelos seus proprietários.

    Armazenamento em Nuvem

    Custo: A computação em nuvem reduz significativamente os custos de uma empresa, já que não precisa investir em servidores e computadores locais, que ficariam sem uso na maior parte do tempo.

    Elasticidade: Com o cloud computing é possível provisionar a quantidade de recursos que você realmente precisa, sabendo que pode aumentar ou diminuir instantaneamente, conforme a necessidade.

    Agilidade: A computação em nuvem proporciona a redução de tarefas, como configuração de hardware, correção de software entre outras.

    Escala global: Todas as informações podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo. Basta ter permissão e conexão à rede.

    Segurança: O cloud computing tem amplas tecnologias e controles que fortalecem segurança, ajudando a proteger os dados, os aplicativos e a infraestrutura contra possíveis ameaças.

    Big Data é o conjunto de soluções tecnológicas capaz de lidar com dados digitais em volume, variedade e velocidade inéditos até hoje. Na prática, a tecnologia permite analisar qualquer tipo de informação digital em tempo real, sendo fundamental para a tomada de decisões.

  • R: E - Todas estão corretas!

  • só tem fera

  • O q me pegou foi o pessoas
  • Acerca das principais tecnologias associadas ao cenário da Indústria 4.0:

    I A Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) é a conexão entre objetos físicos, ambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados.

    II A computação em nuvem é uma tecnologia que une eficiência, redução de custo e otimização do tempo.

    III Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos.

  • GAB. E TODAS CORRETAS.

    I A Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) é a conexão entre objetos físicos, ambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados.

    II A computação em nuvem é uma tecnologia que une eficiência, redução de custo e otimização do tempo.

    III Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos.

  • I A Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) é a conexão entre objetos físicos, ambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados.

    II A computação em nuvem é uma tecnologia que une eficiência, redução de custo e otimização do tempo.

    III Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos.

  • Internet of Things (IoT)

    ↳ Do português - Internet das coisas - é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, conexão dos objetos mais do que das pessoas.

    ↳ Em outras palavras, a internet das coisas nada mais é que uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados.

    [...]

    Exemplos de IoT:

    - Relógios que medem a temperatura e os batimentos cardíacos;

    - Máquina de café que pega wi-fi; e

    - Tênis que mede o tempo da corrida.

    As maiores vantagens da computação em nuvem para empresas

    1 -> Mais agilidade nas mudanças tecnológicas

    2 -> Escalabilidade no uso dos serviços

    3 -> Redução de custos com infraestrutura interna

    4 -> Disponibilidade em todos os momentos, especialmente nos críticos

    5 -> Maior segurança das informações

    big data é um conjunto de dados maior e mais complexo, especialmente de novas fontes de dados. Esses conjuntos de dados são tão volumosos que o software tradicional de processamento de dados simplesmente não consegue gerenciá-los.

    RESUMO

    ☑ Grande banco de dados.

    ☑ Engloba todos os tipos de dados.

    ☑ Dados estruturados ou não estruturados.

    ☑ Para melhor proveito, usa-se Data Mining e Data Warehouse.

  • Trata-se de uma questão sobre novas tecnologias.

    Vamos analisar os itens.

    I - Correto. IoT é a forma de você conectar pequenos objetos físicos, ambientes, viabilizando a coleta e troca de dados entre eles. Um exemplo disso são as lâmpadas smart, ou seja, lâmpadas que possuem conexão com a internet e você pode fazer automação de sua casa, acionando as lâmpadas sem necessidade de ir até o interruptor. Idem para ar condicionados smart, você pode acioná-los remotamente antes de chegar em casa, por exemplo.

    II - Correto. Cloud Computing é um serviço de computação baseado na internet que permite se utilizar recursos de TI sob demanda, seja de processamento, de armazenamento, de aplicações, em um ambiente compartilhado e com o acesso feito através da internet. 

    III- Correto. Big Data é um termo da TI que versa sobre grandes conjuntos de dados que precisam ser processados e armazenados, o Big data permeia o conceito dos 3 "V"s, velocidade, volume e variedade.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • ESSA questão é uma verdadeira aula pai...

    Iot; tenha como exemplo as casas inteligentes.

    Computação em nuvem: traz uma economia no seu computador, digamos assim.

    Big data: trabalha com grandes informações...

    É básico e sem perder tempo esse resumo lúdico.

    bons estudos.

  • I- A Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) é a conexão entre objetos físicos, ambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados.

    CERTO. Outro conceito cespiano (Q1696854): A Internet das Coisas é a "rede de objetos físicos que são incorporados a sensores, softwares e outras tecnologias, com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela Internet, sem intervenção humana."

    II- A computação em nuvem é uma tecnologia que une eficiência, redução de custo e otimização do tempo.

    CERTO. Outro conceito cespiano (Q198970): "Computação em nuvem é um modelo em que processamento, armazenamento e software ficam em algum lugar na rede de computadores e a informação é acessada remotamente, via Internet. Emails como Hotmail e Gmail e o software de edição de textos GoogleDocs são exemplos de computação em nuvem".

    III- Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos.

    CERTO. Outro conceito cespiano (Q933316): "Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise."

    Gabarito: E

  • I A Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) é a conexão entre objetos físicosambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados.

    II A computação em nuvem é uma tecnologia que une eficiência, redução de custo e otimização do tempo.

    III Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos.

  • todos os itens estão corretos

  • Foi so eu q n viu o " lll " ? kkkkk

  • Só não entendi a questão de conectar PESSOAS à rede.... Ou eu sou um robô e ainda não descobri isso ?

  • BIG DATA - REFERE-SE A UMA TECNOLOGIA E ARQUITETURA PROJETADAS PARA PROCESSAR VOLUMES MUITO GRANDES E COM GRANDE VARIEDADE DE DADOS, PERMITINDO ALTA VELOCIDADE DE CAPTURA , DESCOBERTA E ANALISE.

  • Minha contribuição.

    Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade. Para isso são necessárias soluções específicas para Big Data que permitam a profissionais de TI trabalhar com informações não-estruturadas a uma grande velocidade. As ferramentas de Big Data são de grande importância na definição de estratégias de marketing. Com elas é possível, por exemplo, aumentar a produtividade, reduzir custos e tomar decisões de negócios mais inteligentes. 

    Fonte: canaltech.com.br

    Abraço!!!