SóProvas



Prova CONTEMAX - 2019 - Prefeitura de Aroeiras - PB - Técnico em Contabilidade


ID
3802747
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

Na oração : Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush


Assinale a alternativa em que o sujeito não tenha a mesma classificação:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: C

    Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush → A meu ver, temos uma voz passiva sintética e o sujeito é paciente (a avenida é atravessada), a banca considerou como sujeito indeterminado.

    ➥ Somente na letra C) é que não temos um sujeito indeterminado:

    Havia tempo suficiente para as manifestações → Temos o verbo "haver" com sentido de "existir", é um verbo impessoal e deve-se manter no singular. Trata-se de um sujeito inexistente.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Na língua portuguesa, há três maneiras diferentes de indeterminar o sujeito de uma oração:

    a) Com verbo na 3ª pessoa do plural

    b) Com verbo ativo na 3ª pessoa do singular, seguido do pronome se;

    c) Com o verbo no infinitivo impessoal

  • CUIDADO

    É possível que encontremos o gabarito ao perceber que a alternativa C é a unica que não traz sujeito, frente as demais alternativas que o possuem de forma indeterminada. No entanto, a banca comete erro grotesco no enunciado, mais precisamente na frase que serve de "molde" para a análise.

    "Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush"

    Temos aqui um verbo transitivo direto, atravessar, acompanhado de um pronome apassivador. Trata-se de uma oração na voz passiva sintética.

    Lembrem-se que na voz passiva, principalmente sintética, o sujeito é suprimido, mas não deve ser confundido com o sujeito indeterminado.

    Orlando Guimarães, acredito que tu estejas deveras confuso quanto a classificação dos sujeitos.

    "Eles" só será sujeito oculto, quando no contexto pudermos resgatar o referente, do contrario a terceira pessoa do plural é indeterminada, bem como não existem controvérsias quanto a diferenciação de índice de indeterminação do sujeito e partícula apassivadora, sendo que está só ocorre com verbos transitivos diretos ou diretos e indiretos, enquanto aquela apenas com verbos intransitivos, transitivos indiretos ou de ligação. A única ressalva, aqui, é quanto a verbos transitivos diretos com objeto direto preposicionado , o que não é o caso da questão.

    Qualquer banca que adote "visão" destoante, está incorrendo em erro.

  • OBSERVAÇÃO

    A interpretação que Ivan Lucas expôs é a que é geralmente acolhida pelas bancas, mas existem controvérsias quanto a ela. Segundo alguns gramáticos, o se do enunciado seria índice de indeterminação do sujeito, e algumas bancas adotam a visão deles. Veja o gabarito destas questões:

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/13911e6b-51

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/fd3e000c-48

  • Pra mim, não deveria ter gabarito.

    "Atravessa-se a avenida" é uma forma de oração na voz passiva sintética. Tem sujeito passivo "a avenida".

    Na letra C, a oração é sem sujeito. As outras alternativas são de sujeito indeterminado.

  • Ivan Lucas, quanto às alternativas B e D, realmente escrevi besteira. Mas a controvérsia que aponto é a classificação do se específico do enunciado e não a diferenciação genéria entre pronome apassivador e índice de indeterminação do sujeito.

    É pronome apassivador o se que acompanha verbos transitivos e verbos intransitivos tomados transitivamente (transcrevo a citação em outro comentário porque aqui não há espaço), de modo que, na oração Atravessa-se a avenida, análoga ao exemplo de Celso Cunha (transcrevo ele no outro comentário), entende-se que a avenida é sujeito ("a avenida é atravessada", diria a didática). No entanto, Evanildo Bechara, por exemplo, defende que (transcrevo a citação no outro comentário) o índice de indeterminação do sujeito também pode acompanhar verbos transitivos e verbos intransitivos tomados transitivamente, de modo que seria possível e correta a oração Atravessa-se as avenidas, na qual se deve entender as avenidas (ou a avenida) como objeto direto em vez de sujeito. Segundo ele, "ambas as sintaxes são corretas". Portanto, são abusivas e nulas as questões sobre o assunto.

  • Ivan Lucas

    Celso Cunha (Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7º edição. 2016. Editora Lexicon. Rio de Janeiro. 762 páginas. ISBN 9788583000310. Páginas 319-21) diz:

    "O pronome se emprega-se como:

    [...]

    d) PRONOME APASSIVADOR:

    Ouve-se ainda o toque de rebate. (B. Santareno, TPM, 121.)

    Fez-se novo silêncio. (Coelho Netto, 0 5 ,1,97.)

    e) SÍMBOLO DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO (junto à 3º pessoa do singular de verbos intransitivos, ou de transitivos tomados intransitivamente):

    Vive-se ao ar livre, come-se ao ar livre, dorme-se ao ar livre. (R. Brandão, P, 165.)

    Martelava-se, serrava-se, acepilhava-se. (Coelho Netto, 0 5 ,1, 131.)

    [...]

    Em frases do tipo:

    Vendem-se casas.

    Compram-se móveis.

    consideram-se casas e móveis os sujeitos das formas verbais vendem e compram, razão por que na linguagem cuidada se evita deixar o verbo no singular".

    Já Evanildo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa. 37º edição. 2009. Editora Nova Fronteira. Rio de Janeiro. 854 páginas. ISBN 9788520930496. Página 212) diz:

    "[o se] exerce as seguintes funções sintáticas em face das unidades léxicas que com o pronome concorrem:

    [...]

    Índice de indeterminação do sujeito:

    vive-se bem.

    Lê-se pouco entre nós

    Precisa-se de empregados.

    É-se feliz.

    [...] Pelos exemplos acima, o se como índice de indeterminação de sujeito – primitivamente exclusivo em combinação com verbos não acompanhados de objeto direto –, estendeu seu papel aos transitivos diretos (onde a interpretação passiva passa a ter uma interpretação impessoal: Vendem-se casas = ‘alguém tem casa para vender’) e de ligação (É-se feliz). A passagem deste emprego da passiva à indeterminação levou o falante a não mais fazer concordância, pois o que era sujeito passou a ser entendido como objeto direto, função que não leva a exigir o acordo do verbo:

    Vendem-se casas (= ‘casas são vendidas’) = Vendem-se casas (= ‘alguém tem casa para vender’) = Vende-se casas.

    “Vende-se casas e frita-se ovos são frases de emprego ainda antiliterário, apesar da já multiplicidade de exemplos. A genuína linguagem literária requere vendem-se, fritam-se. Mas ambas as sintaxes são corretas [negrito meu], e a primeira não é absolutamente, como fica demonstrado, modificação da segunda. São apenas dois estágios diferentes de evolução. Fica também provado o falso testemunho que levantaram à sintaxe francesa, que em verdade nenhuma influência neste particular exerceu em nós...” [MAg.2, 181-183]".

  •  Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush

    Realmente o enunciado é confuso..sendo:

    Atravessar ---algo ---a avenida ( OD)

    VTD + SE = Partícula passivadora.

  • QUESTÃO SEM GABARITO!!

    Alternativa C - Vb "haver" no sentido de existir (Sujeito INEXISTENTE)

    Na frase: "Atravessa-se a avenida"

    O SUJEITO É "A AVENIDA"

    Como ela está na voz passiva sintética, passando para a voz analítica, fica: É atravessada a avenida;

    deloca o sujeito; e

    A avenida é atravessada. (SUJEITO SIMPLES)

  • Mesmo com muitas divergências nos comntáro, essa questão da pra matar.

    HAVER é verbo IMPESSOAL, ele é o mais diferente entre todos.

    GAB: C

  • Não há o que discutir! Questão mal elaborada, inclusive anulável! Entretanto, estamos sujeitos a esse tipo de situação. Apesar de tudo, como bem pontuou a colega Jamile, é possível matar a questão.

    Bons estudos a todos!

  • Então questão meio problemática. Mas nesta situação o melhor é marcar a mais certa.

    Logo alternativa C: Verbo Haver no sentido de Existir, sujeito inexistente. Isso é regra!

  • Existe o sujeito indeterminado na questão, ela só quer uma alternativa em que o sujeito é diferente, apenas isso.

    Na letra C o sujeito é inexistente, enquanto nas outras segue o mesmo modelo, que é o indeterminado.

  • Letras A, B, D, E =sujeito existente Letra C e gabarito = sujeito inexistente

ID
3802750
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

Com que objetivo o autor emprega as formas verbais: pegam-se, juntam-se, xingam-se, escutam-se, atravessa-se, espera-se, volta-se. :

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

     pegam-se, juntam-se, xingam-se, escutam-se, atravessa-se, espera-se, volta-se

    ➥ Os verbos estão marcando um sujeito indeterminado, um agente não especificado; trata-se da ideia de que qualquer pessoa pode passar por isso.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Discordo do professor Arthur. Julguei que as formas verbais estão marcando voz passiva sintética, já que os verbos são transitivos diretos e é possível identificar o sujeito. Mais alguém?


ID
3802753
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

Na expressão “... a natureza parece estar chorando..”, do ponto de vista estilístico, temos:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

     “... a natureza parece estar chorando..”

    ➥ Temos a presença da figura de pensamento denominada prosopopeia ou personificação,. Trata-se da atribuição de características humanas a seres humanos (=no caso, foi atribuída a ação de chorar à natureza).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Antítese: consiste na aproximação de palavras que expressam idéias opostas. Tal aproximação produz um contraste que enfatiza os sentidos das duas palavras, ressaltando-os de uma forma que não seria possível se os termos fossem empregados isoladamente.

    Exemplo:

    Não existiria som se não houvesse o silêncio

    Não haveria luz se não fosse a escuridão

    A vida é mesmo assim

    Dia e noite, não e sim

    (Certas coisas – Lulu Santos/ Nelson Motta)

    Polissíndeto: é a figura de linguagem que caracteriza-se pela repetição de um determinado conectivo entre palavras ou expressões, ou ainda entre orações sindéticas que constituem um período composto por coordenação — vale destacar que, na classificação das orações coordenadas, a simples designação “sindética” já indica a presença de conectivo.

    Exemplo:

    Enquanto os homens exercem seus podres poderes

    índios e padres e bichas, negros e mulheres

    E adolescentes fazem o carnaval

    (Podres poderes – Caetano Veloso)

    Ironia: consiste no emprego de uma palavra ou expressão de forma que ela tenha um sentido diferente do habitual e produza um humor sutil. Para que a ironia funcione, esse jogo com as palavras deve ser feito com elegância, de uma maneira que não deixe transparecer imediatamente a intenção.

    Exemplo:

    Fale mais alto, lá da esquina ainda não dá para ouvir.

    Prosopopeia (gabarito): também é conhecida pelos nomes personificação, animização e antropomorfismo. Toda vez que atribuímos atitudes e sentimentos a seres inanimados, pessoas já falecidas, animais, fenômenos da natureza ou figuras imaginárias, estamos criando uma prosopopeia.

    Exemplo:

    Hoje até o sol está mais feliz.

    Eufemismo: caracteriza-se pela substituição de palavras ou expressões com o objetivo de suavizar a mensagem, torná-la menos chocante. Termos rudes são trocados por palavras mais brandas, permitindo falar de coisas desagradáveis de uma forma melhor, embora o sentido essencial permaneça inalterado.

    Exemplo:

    A testemunha faltou com a verdade (mentiu).

    FONTE:

  • Fonte: figurasdelinguagem . com (não apareceu no outro comentário)

  • Também poderia ser Metáfora??

  • prosopopeia ( personificação)

    atribuição de característica humanos a seres não humanos.

    ex: A Amazônia chora devido ao desmatamento

    fonte: livro fernando pestana


ID
3802756
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

Considere os itens a seguir:


I - Assisti ao ________ do balé Bolshoi;

II - Daqui ______ pouco vão dizer que ______ vida em Marte.

III - As _________ da câmara são programas de humor.

IV - ___________ dias que não falo com Alfredo.


Escolha a alternativa que oferece a sequência CORRETA de vocábulos para as lacunas existentes:

Alternativas
Comentários
  • letra d


ID
3802759
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

Assinale a alternativa em que a mudança de posição do adjetivo em relação ao substantivo acarreta alteração no sentido da frase.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: C

    Gertrudes arranjou uma nova amiga. Gertrudes arranjou uma amiga nova.

    ➥ Nova amiga (=uma amiga recém conhecida); amiga nova (=uma amiga que possui pouca idade, que é jovem).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva C

    Gertrudes arranjou uma nova amiga. Gertrudes arranjou uma amiga nova.

  • E) Ela preparou uma comida gostosa. Ela preparou uma gostosa comida

    PREPROU UMA COMIDA GOSTOSA= UM PRATO SIMPRES GOSTOSO

    PREPAROU UMA GOSTOSA COMIDA= UMA LASANHA QUE JÁ É GOSTOSA???

    EXISTE ESSA POSSIBILIDADE OU EU QUE TO CONFUNDIDO??

  • Casa antiga = casa que não está nova, casa velha

    Antiga casa = casa que não mora mais, antiga/passada

    Há sentidos distintos ou estou equivocado?

  • Essa alternativa C gera ambiguidade...

    Gertrudes arranjou uma amiga nova (jovem).

    Ela conseguiu uma "nova amiga" ou conheceu uma jovem ?

    ...

    Errei com sucesso...

  • Não vou generalizar, mas quase sempre o nova/novo quando trocado de lugar irá modificar o sentido da frase.


ID
3802762
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

Indique a alternativa que contém erro de classificação quanto à formação de palavras:


“Em pleno planalto apreciavam ao longe a vasta plantação de girassol.”


Há respectivamente

Alternativas

ID
3802765
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

Sabendo-se que oxítonas são palavras cujo acento tônico recai na última sílaba, assinale a alternativa em que ambas as palavras abaixo possuem essa característica:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

    > Bem ruIM esta questão sem um caFÉ!

  • ✅ Gabarito: B

    ➥ Ca (=oxítona terminada em -e; última sílaba tônica);

    ➥ ruim (=oxítona também, última sílaba tônica).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Por que não pode ser a letra E?

  • Pois é, não tô vendo sentido nenhum em a letra "e" estar errada
  • Pernil também é oxítona. Questão tem dois gabaritos

  • RUIM É HIATO NAO ENTENDI ESSA QUESTÃO

  • se pernil foi considerada uma palavra paroxítona, deveria ser acentuada pois termina em L.
  • Letra E está errada para manchar a estatística de questões certas resolvidas.

  • Opção E também responde. Questão possui duas respostas válidas.

  • Em termos resumidos, ao se falar em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, está-se falando da posição da sílaba tônica na palavra, ou seja, a sílaba mais forte quando pronunciada:

    Oxítona → última sílaba: nobel, parabéns, cateter, etc.;

    Paroxítona → penúltima sílaba: inexovel, sintaxe, rubrica, etc.;

    Proparoxítona → antepenúltima sílaba: árvore, sico, matetica, etc.

    a) refém - tulipa.

    Incorreto. Respectivamente: oxítona e paroxítona;

    b) ruim - café.

    Correto. Ambas são oxítonas;

    c) ruim - tulipa.

    Incorreto. Respectivamente: oxítona e paroxítona;

    d) ca - tulipa.

    Incorreto. Respectivamente: oxítona e paroxítona;

    e) também – pernil.

    Correto. Ambas são oxítonas.

    Gabarito da banca: Letra B

    Gabarito do monitor: Letras B e E

  • pernil : É uma oxitona porem nao pode ser acentuada porque nao termina em a,e o em , seguidos ou nao de ´´s´´

    ruim : e uma palavra com ultima silaba tonica , porem ela deveria ser acentuada pela regra do hiato , mas existe uma exceçao para esta palavra : nao se acentua hiato seguido de ´´m´´.

    minha reposta e a letra ´´E´´, alguem pode opnar nesta questao . obrigado ...

  • Sr. Shelking, por que ruim é considerada oxítona em vez de hiato?

  • Aooo Contemax, sacanagem!

  • Verdade! Na questão a letra E também deveria ser considerada correta!

  • Deus me livre de fazer provas dessa banca

  • Ruim é uma palavra oxítona porque, segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, as palavras terminadas em -im são naturalmente oxítonas, não necessitando de um acento gráfico que marque a sílaba tônica:

    Isso ocorre mesmo quando a sílaba forma um hiato com a vogal da sílaba anterior, sendo esse o caso de ruim:

    Pesquisei para tirar minhas dúvidas. Segue fonte encontrada.

    https://duvidas.dicio.com.br/pronuncia-de-ruim-ruim-ou-ruim/#:~:text=A%20forma%20correta%20de%20pronunciar,im%20(%22ru%C3%ADm%22).

  • Questão deveria ser anulada! Letra E também está correta!

  • Tomei um susto no resultado

  • Quem estuda Deus ajuda!letra gabarito B

  • de 10 questões dessa banca 13 são anuladas '-'

  • essa banca com nome de tênis é uma fuleragem só


ID
3802768
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

O acento grave, indicador de crase, está empregado CORRETAMENTE em:

Alternativas

ID
3802771
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

Segundo pesquisas recentes, os brasileiros parecem estar sempre dispostos ...... oferecer mais horas de trabalho ...... empresas, o que muitas vezes pode levá-los ...... um esgotamento físico e mental.


Assinale a alternativa que preenche CORRETA E RESPECTIVAMENTE as lacunas do texto:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

    Segundo pesquisas recentes, os brasileiros parecem estar sempre dispostos a oferecer mais horas de trabalho às empresas, o que muitas vezes pode levá-los a um esgotamento físico e mental.

    A oferecer (=somente preposição; não temos crase antes de verbo); oferecer horas de trabalho a alguém (=preposição "a" regida pelo verbo + artigo definido "as" que acompanha o substantivo feminino "empresas"= crase= às empresas); levá-los a algo (=somente preposição "a" antes do artigo indefinido "um" → a um esgotamento).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • oferecer ( não se usa crase diante de verbo) empresas ( pode ser substituída por uma palavra masculina, exemplo: aos bancos, aceitou? crase há) um (antes de artigo indefinido não há crase)
  • Correta, D

    Segundo pesquisas recentes, os brasileiros parecem estar sempre dispostos ...A.. oferecer mais horas de trabalho ....ÀS empresas, o que muitas vezes pode levá-los ..A... um esgotamento físico e mental.

    Primeira ocorrência -> quem está disposto, está disposto A alguma coisa -> haveria o uso da crase, todavia, como o complemento é um verbo, sabe-se que é indevido o uso de crase antes de verbo.

    Segunda ocorrência -> OFERECER é VTDI, exigindo dois complementos, um direto (mais horas de trabalho = objeto direto) e um indireto (às empresas = objeto indireto = usa-se preposição), logo figura-se correto o uso da crase.

    Terceira ocorrência -> antes de artigo indefinido não se usa crase.

    Erros, só avisar.

    A vitória é concretizada com a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia. Venceremos !!!


ID
3802774
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

"Queria por toda lei desaparecer num relâmpago". O sujeito da oração é:

Alternativas

ID
3802777
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

Considere as seguintes sentenças: Do ponto de vista da gramática normativa, estão CORRETAS as sentenças:


I. Ele sempre falou por meias palavras.

II. É meio-dia e meio.

III. Estava meia nervosa por causa da mãe.

IV. Quero meia maçã para a sobremesa.

V. Ficaram meio revoltados com a situação.

Alternativas

ID
3802780
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

Assinale a alternativa cujas palavras substituem adequadamente as palavras e expressões destacadas abaixo:


Passou sem atenção que o seu real objetivo era estabelecer uma diferença entre os ignorantes e os valentes, corajosos.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    Despercebido (desatento, distraído) / Desapercebido (despreparado, desprevenido, desprovido);

    Descriminar (inocentar, absolver) / Discriminar (distinguir, especificar, segregar);

    Incipiente (principiante, iniciante) / Insipiente (ignorante, imprudente);

    "Intemerato" (com e), significa "puro", "íntegro". Ex.: Lá estava ele em seu escritório, intemerato, altivo e sereno. "Intimorato" (com i e o), significa "corajoso", "destemido". Ex.: Cuidado, conquistador intimorato e cruel.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • a expressão SEM ATENÇÃO também deveria estar destacada em negrito.
  • Para nunca mais esquecer.

    Diferença entre insipiente e incipiente.

    Observe que a única diferença está entre a letra s e c, então a letra C em incipiente é de COMEÇO.

    A letra S em insipiente é de NÃO SAPIENTE.


ID
3802783
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Lei Orgânica do Município de Aroeiras estabelece as competências privativas, comuns e suplementares. Dessa forma, são competências comuns do Município, Estado e União, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    CF/88

    Art. 30. Compete aos Municípios:

    I - legislar sobre assuntos de interesse local;

    II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber;

  • A questão exige conhecimento sobre organização do Estado e pede que o candidato assinale o item incorreto, no tange à competência comum.

    competência comum diz respeito às competências administrativas, tais como: zelar a Constituição, cuidar da saúde, etc. Na competência comum não há competência legislativa, pois esta é privativa ou concorrente.

    Vejamos:

    a) Cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e promoção da pessoas deficientes físicas e mentais.

    Correto. Aplicação do art. 23, II, CF: Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: II - cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência;

    b) Proporcionar ajuda à cultura, à educação e à ciência e tecnologia.

    Correto. Aplicação do art. 23, V, CF: Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: V - proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação, à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à inovação;   

    c) Proteger o meio ambiente e combater a poluição em quaisquer de suas formas.

    Correto. Aplicação do art. 23, VI, CF: Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: VI - proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas;

    d) Estabelecer programas de construção de moradias das condições habitacionais e de saneamento básico

    .Correto. Aplicação do art. 23, IX, CF: Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: IX - promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico;

    e) Legislar sobre interesse coletivo e local, especialmente plano unificado de legislação municipal.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. A competência para legislar sobre interesse local é do Município. Aplicação do art. 30, I, CF: Art. 30. Compete aos Municípios: I - legislar sobre assuntos de interesse local;

    Gabarito: E

  • SIMPLES: Nas competências comuns ninguém legisla.

    PQ?

    Porque são competências administrativas. Em geral, vc identifica as competências comuns com os verbos de proteção:

    Proteger, zelar, cuidar (...)

    Algumas pegadinhas de prova:

    I) Legislar sobre proteção ao deficiente = Concorrente (art.24, XIV )

    Proteger o meio ambiente = Comum ( art.23, VI)

    II) preservar as florestas, a fauna e a flora; ( Art.23- concorrente)

    Legislar sobre florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza (art.24- concorrente)

  • COMbater poluição = material COMum

    CONtrole de poluição = legislativa CONcorrente

    proteção e promoção de PPD = material comum

    proteção e integração de PPD = legislativa concorrente

  • Pensemos que a União opte por trazer na CF as leis relacionadas à organização municipal, imagine a quantidade absurda de artigos que teríamos, pois cada local tem necessidades e problemas distintos.

  • comp; comum não legisla

  • Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

    II - Cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência.

    V - Proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação, à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à inovação.

    VI - Proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas.

    IX - Promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico.

    Art. 30. Compete aos Municípios:

    I - Legislar sobre assuntos de interesse local.

  • Nem li as alternativas, procurei logo o verbo legislar.

  • Entes federativos 

    União

    Estados 

    DF

    Municípios

    Observação

    *Todos autônomos.

    *Somente a república federativa do Brasil que possui soberania.

    *Territórios federais não é ente federado.

    Capital federal 

    Brasília

    Territórios federais 

    *Integra a união 

    *criação

    *transformação em Estado 

    *reintegração ao Estado de origem 

    *regulado por lei complementar 

    Estados 

    *Incorporar entre si

    *subdividir-se

    *desmembrar para anexarem a outros

    *formarem novos estados e territórios federais 

    *aprovação da população diretamente interessada 

    *plebiscito

    *lei complementar 

    Municípios 

    *criação

    *incorporação

    *fusão 

    *desmembramento de Municípios

    *lei estadual

    *dentro do período determinado por Lei Complementar Federal

    *mediante plebiscito

    *divulgação dos estudos de viabilidade municipal 

    Proibido aos entes federados 

    *Estabelecer cultos religiosos,igrejas,relações de dependência e aliança, salvo no caso de colaboração do interesse público.

    *Recusar fé a documentos público 

    *Criar distinções entre brasileiros e diferenças entre si

  •   Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

    I - zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas e conservar o patrimônio público;

    II - cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência; 

    III - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos;

    IV - impedir a evasão, a destruição e a descaracterização de obras de arte e de outros bens de valor histórico, artístico ou cultural;

    V - proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação, à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à inovação;     

    VI - proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas;

    VII - preservar as florestas, a fauna e a flora;

    VIII - fomentar a produção agropecuária e organizar o abastecimento alimentar;

    IX - promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico;     

    X - combater as causas da pobreza e os fatores de marginalização, promovendo a integração social dos setores desfavorecidos;

    XI - registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seus territórios;

    XII - estabelecer e implantar política de educação para a segurança do trânsito.

    Parágrafo único. Leis complementares fixarão normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional. 

  • Competência comum não legisla


ID
3802786
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Com a denominação de Aroeiras, o então distrito subordinado ao município de Umbuzeiro foi criado pela Lei Municipal nº 12. A emancipação política ocorreu graças à Lei Estadual n° 980, com a transformação do distrito em município de Aroeiras. Considerando a criação do distrito e emancipação municipal de Aroeiras, é CORRETO afirmar esses eventos históricos ocorreram nos seguintes anos, respectivamente:

Alternativas

ID
3802789
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A respeito da Lei Orgânica do Município de Aroeiras, é CORRETO afirmar que o Município poderá dispender com a saúde até:

Alternativas

ID
3802792
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Considerando os princípios da ordem econômica, expressamente previstos na Lei Orgânica do Município de Aroeiras, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
3802795
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Considere os itens, colocando (V) ou (F) nos parênteses se caso for verdadeiro ou falso, respectivamente sobre o acesso e o sistema de internet no Brasil:


(  ) Se considerarmos o total de usuários em relação à população, o desempenho do Brasil é superior ao de países como o Reino Unido, o Japão e a Rússia.

(  ) Vem diminuindo o número de pessoas que usam o smartphone para acessar a internet no Brasil.

(  ) O lares conectados à internet é bem maior nas áreas rurais, comparando com os centros urbanos

(  ) No Brasil, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado entre os usuários.


A sequência correta é:

Alternativas

ID
3802798
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Considere os itens, colocando (V) ou (F) nos parênteses se caso for verdadeiro ou falso, respectivamente


São Estados produtores de Petróleo no Brasil:

( ) Rio de Janeiro;

( ) São Paulo;

( ) Rio Grande do Sul;

( ) Maranhão.


A sequência correta é:

Alternativas

ID
3802801
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O atual presidente do Supremo Tribunal Federal -STF no Brasil é o(a) Ministro(a)

Alternativas

ID
3802804
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o texto abaixo, julgue as afirmativas e marque a alternativa CORRETA.


Fato ocorrido no mês de março de 2019 na escola Estadual Professor Raul Brasil. A dupla de atiradores Guilherme Taucci Monteiro e Luiz Henrique de Castro, ambos ex-alunos, mataram cinco estudantes e duas funcionárias da escola. Antes do ataque, num comércio próximo à escola, a dupla também matou o tio de um dos assassinos. Após o massacre, um dos atiradores matou o comparsa e em seguida cometeu suicídio.


Esse fato lamentável foi na cidade de:

Alternativas

ID
3866269
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o MCASP (Portaria STN nº 840/2016), considere as afirmativas abaixo e assinale (V) ou (F) nos parênteses, conforme a assertiva seja verdadeira ou falsa, respectivamente, de cima para baixo, a respeito das receitas orçamentárias.


(____) Ingressos extraorçamentários são recursos financeiros de caráter temporário, do qual o Estado é mero agente depositário.
(____) A devolução dos ingressos extraorçamentários sujeitam-se a autorização legislativa, portanto integram a Lei Orçamentária Anual (LOA).
(____) Por serem constituídos por ativos e passivos exigíveis, os ingressos extraorçamentários, em geral, não têm reflexos no Patrimônio Líquido da Entidade.
(____) As receitas orçamentárias é o instrumento por meio do qual se viabiliza a execução das políticas públicas, as receitas orçamentárias são fontes de recursos utilizadas pelo Estado em programas e ações cuja finalidade precípua é atender às necessidades públicas e demandas da sociedade
(____) As receitas orçamentárias pertencem ao Estado, transitam pelo patrimônio do Poder Público e, via de regra, por força do princípio orçamentário da universalidade, estão previstas na Lei Orçamentária Anual – LOA.


Assinale a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    A devolução dos ingressos extraorçamentários sujeitam-se a autorização legislativa, portanto integram a Lei Orçamentária Anual (LOA). (Não se sujeitam a autorização legislativa, portanto não integram a LOA)

  • Redação horrorosa
  • Gabarito: Letra C

    Segundo o MCASP 8ª ed. pg. 35: Os Ingressos extraorçamentários são recursos financeiros de caráter temporário, do qual o Estado é mero agente depositário. Sua devolução não se sujeita a autorização legislativa, portanto, não integram a Lei Orçamentária Anual (LOA). Por serem constituídos por ativos e passivos exigíveis, os ingressos extraorçamentários, em geral, não têm reflexos no Patrimônio Líquido da Entidade.

    Segundo o MCASP 8ª ed. pg. 35: as receitas orçamentárias são disponibilidades de recursos financeiros que ingressam durante o exercício e que aumentam o saldo financeiro da instituição. Instrumento por meio do qual se viabiliza a execução das políticas públicas, as receitas orçamentárias são fontes de recursos utilizadas pelo Estado em programas e ações cuja finalidade precípua é atender às necessidades públicas e demandas da sociedade. Essas receitas pertencem ao Estado, transitam pelo patrimônio do Poder Público e, via de regra, por força do princípio orçamentário da universalidade, estão previstas na Lei Orçamentária Anual – LOA. 

    Assim:

    ( V )  Ingressos extraorçamentários são recursos financeiros de caráter temporário, do qual o Estado é mero agente depositário. 

    ( F ) A devolução dos ingressos extraorçamentários sujeitam-se a autorização legislativa, portanto integram a Lei Orçamentária Anual (LOA). 

    ( V )  Por serem constituídos por ativos e passivos exigíveis, os ingressos extraorçamentários, em geral, não têm reflexos no Patrimônio Líquido da Entidade.

    ( V ) A receita orçamentária é o instrumento por meio do qual se viabiliza a execução das políticas públicas, as receitas orçamentárias são fontes de recursos utilizadas pelo Estado em programas e ações cuja finalidade precípua é atender às necessidades públicas e demandas da sociedade.

    ( V ) As receitas orçamentárias pertencem ao Estado, transitam pelo patrimônio do Poder Público e, via de regra, por força do princípio orçamentário da universalidade, estão previstas na Lei Orçamentária Anual – LOA.


ID
3866272
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O balanço patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, em um determinado período, a posição patrimonial e financeira da Entidade. De acordo com a Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, concernente aos demonstrativos do balanço patrimonial é CORRETO afirmar que: “compreenderá os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa”, o conceito refere-se ao:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Segundo a Lei 4320/64:

    Art. 105. (...)

    § 1º O Ativo Financeiro compreenderá os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários.

    § 2º O Ativo Permanente compreenderá os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa.

    § 3º O Passivo Financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outras pagamento independa de autorização orçamentária.

    § 4º O Passivo Permanente compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate.

    Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4320.htm

  • Macete que auxilia a gravar:

    Ativo FINanceiro = INdepende

    Ativo Permanente = DePende


ID
3866275
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, analise a afirmativa a seguir: “demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie proveniente do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte”. É CORRETO afirmar que este demonstrativo refere-se ao (a):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Segundo a Lei 4320/64:

    Art. 103. O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

    Parágrafo único. Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.

    Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4320.htm>

  • O Balanço Financeiro é composto por um único quadro que evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público.

    CONSTA NO BALANÇO FINANCEIRO:

    O saldo em espécie do exercício anterior e para o exercício seguinte

    Os recebimentos e os pagamentos extraorçamentários

    As transferências financeiras recebidas e concedidas, decorrentes ou independentes da

    execução orçamentária, destacando os aportes de recursos para o RPPS

    A receita orçamentária realizada e a despesa orçamentária executada, por fonte / destinação de recurso, discriminando as ordinárias e as vinculadas;

    GABARITO B

    DICA

    RESULTADO FINANCEIRO- BALANÇO FINANCEIRO

    SUPERÁVIT FINANCEIRO -BALANÇO PATRIMONIAL

    BONS ESTUDOS SOLDADOS!

  • O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentária bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraorçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.


ID
3866278
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Com base nesta afirmação e na Resolução CFC nº 750/93 e suas alterações posteriores, é CORRETO afirmar que o princípio que refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas, trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • Resolução 750/93 - Gabarito letra D

    Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

    Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.

  • São os PRINCÍPIOS doutrinários : Entidade,Continuidade,OPORTUNIDADE, Valor original, competência e prudência. Diferentemente, são características qualitativas da informação contábil: RELEVÂNCIA, REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA, TEMPESTIVIDADE, COMPRESSIBILIDADE, COMPARABILIDADE E VERIFICABILIDADE.
  • Princípio da Oportunidade: processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.


ID
3866281
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A receita pública significa a entrada que, integrando-se no patrimônio público sem quaisquer reservas, condições ou correspondência no passivo, vem acrescer o seu vulto, como elemento novo e positivo. A respeito dos estágios da receita pública, considerando a sistemática evolutiva até o resultado efetivo do recebimento, assinale a afirmativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • MCASP - Gabarito letra E

    As etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

    Lembrando que a previsão faz parte da etapa de planejamento.

    Ademais, o lançamento, a arrecadação e o recolhimento fazem parte da etapa de execução.

  • Mnemônico: PLAR

    Previsão -  implica planejar e estimar a arrecadação das receitas que constará na proposta orçamentária. 

    Lançamento - o ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

    Arrecadação - Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro Nacional pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.

    Recolhimento - Consiste na transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro Nacional, responsável pela administração e controle da arrecadação e pela programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa.

    MTO 2020

  • Gabarito: E

    Mnemônicos:

    Fases/Estágios da Receita -> Patricia PLAR (atriz)

    Previsão 

    Lançamento

    Arrecadação

    Recolhimento

    Fases/Estágios da Despesa -> Michael FELP (nadador)

    Fixação

    Empenho

    Liquidação

    Pagamento

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
3866284
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do Balanço Patrimonial é INCORRETO afirmar que demonstrará o:

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320 - Gabarito letra A

    Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:

    I - O Ativo Financeiro;

    II - O Ativo Permanente;

    III - O Passivo Financeiro;

    IV - O Passivo Permanente;

    V - O Saldo Patrimonial;

    VI - As Contas de Compensação.


ID
3866287
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A contabilidade aplicada às entidades governamentais segue normas específicas do ramo das Ciências Contábeis. Com bases nestas informações, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320 - Gabarito letra C

    Art. 83. A contabilidade evidenciará perante a Fazenda Pública a situação de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados.

    A) Art. 86. A escrituração sintética das operações financeiras e patrimoniais efetuar-se-á pelo método das partidas dobradas.

    B) Art. 1º Esta lei estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e contrôle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, de acôrdo com o disposto no art. 5º, inciso XV, letra b, da Constituição Federal.

    D) Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nêle arrecadadas; Regime de Caixa

    II - as despesas nêle legalmente empenhadas. Regime de Competência.

    E) Art. 87. Haverá contrôle contábil dos direitos e obrigações oriundos de ajustes ou contratos em que a administração pública fôr parte.

  • A contabilidade evidenciará perante a Fazenda Pública a situação de todos que GAGAU recursos públicos

    G guardem

    A arrecadem

    G gerenciem

    A administrem

    U utilizem

    gab C


ID
3866290
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O sistema contábil representa a estrutura de informações sobre identificação, mensuração, registro, controle, evidenciação e avaliação dos atos e dos fatos da gestão do patrimônio público, com o objetivo de orientar e suprir o processo de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle social. De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade e a natureza da informação, o sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:

Alternativas
Comentários
  • 4 subsistemas de informação: Orçamentário, Patrimonial, custos e controle

  • O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:

    Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;

    Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; Observação: antigamente tínhamos o subsistema financeiro, o qual foi absorvido pelo subsistema patrimonial. No entanto, é muito comum exigências quanto a existência do subsistema financeiro. Não caia nessa!

    Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública, consoante a NBC T 16.11;

    Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

    Gab: A


ID
3866293
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Resolução CFC n° 750/93, o princípio de que não se deve confundir o patrimônio de uma entidade com aqueles dos seus proprietários ou sócios se deve ao da:

Alternativas
Comentários
  • Entidade.

    Para não assinantes.

    GO PCDF!!!

  • Existem sete princípios que regem a contabilidade, são eles:

    ENTIDADE: O patrimônio é o objeto da Contabilidade e pertence à Entidade, não se confude com o patrimônio dos particulares (sócios e proprietários);

    CONTINUIDADE: Deve considerar que a Entidade terá a continuidade das suas operações;

    OPORTUNIDADE: Os fatos contábeis devem ser registrados de forma tempestiva e íntegra, além de as informações serem completas e fidedignas;

    REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL: Os valores devem ser registrados pelo valor original da transação em moeda corrente do país, a fim de garantir a uniformidade dos dados;

    COMPETÊNCIA: Os registros devem ser incluídos quando o fato gerador ocorre, independente de quando ocorre o recebimento ou pagamento.;

    PRUDÊNCIA: Para a mensuração dos valores, deve-se considerar o menor valor dos ativos e o maior valor para os passivos, a fim de evitar equívocos no levantamento das informações e descontrole financeiro ao subestimar ou superestimar valores.

  • É falta de assunto pra cobrar:

    ???

    Essa lei caía nos concursos de 2012-2014...

  • Princípio da Entidade.

    Apesar disso essa RESOLUÇÃO já foi REVOGADA EM 2016, pela nova ESTRUTURA CONCEITUAL DO CFC.


ID
3866296
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A despesa pública é parte do orçamento, representando, portanto, a distribuição e emprego das receitas para cumprimentos das diversas atribuições da Administração Pública. Acerca das despesas públicas, analise a seguinte a informação: “a etapa em que é cobrada a prestação de serviços, a entrega de bens ou a realização de obras, que envolve todos os atos de verificação e conferência”, trata-se do seguinte estágio da despesa pública:

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320 - Gabarito letra A

    Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.


ID
3866299
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando a Lei nº 4.320 de 17 de março de 1964, analise as afirmativas abaixo acerca dos créditos adicionais:


I. São créditos adicionais, as autorizações de despesa computadas ou suficientemente dotadas na Lei de Orçamento.

II. Os créditos adicionais classificam-se em: suplementares, especiais e extraordinários.

III. Os créditos suplementares e especiais serão autorizados por lei e abertos por decreto executivo.

IV. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.

V. O ato que abrir crédito adicional indicará a importância, a espécie do mesmo e a classificação da despesa, até onde fôr possível.


Está(ao) CORRETAS as afirmativas:


Alternativas
Comentários
  • Lei 4320 - Gabarito letra D

    Art. 40. São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.

    Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:

     I - suplementares, os destinados a refôrço de dotação orçamentária;

    II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;

    III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

    Art. 42. Os créditos suplementares e especiais serão autorizados por lei e abertos por decreto executivo.

    Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.   

    Art. 46. O ato que abrir crédito adicional indicará a importância, a espécie do mesmo e a classificação da despesa, até onde fôr possível.


ID
3866302
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo e assinale (V) ou (F) nos parênteses, conforme a assertiva seja verdadeira ou falsa, respectivamente, de cima para baixo, a respeito do Controle da Execução Orçamentária.



(____) No controle interno compete aos serviços de contabilidade ou órgãos equivalentes verificar a exata observância dos limites das cotas trimestrais atribuídas a cada unidade orçamentária, dentro do sistema que for instituído para esse fim.
(____) No controle externo o Poder Executivo, anualmente, prestará contas ao Poder Legislativo, no prazo estabelecido nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios.
(____) O controle da execução orçamentária, pelo Poder Legislativo, terá por objetivo verificar a probidade da administração, a guarda e legal emprego dos dinheiros públicos e o cumprimento da Lei de Orçamento.
(____) As contas do Poder Executivo serão submetidas ao Poder Legislativo, com Parecer prévio do Tribunal de Contas ou órgão equivalente.
(____) Quando, no Município não houver Tribunal de Contas ou órgão equivalente, a Câmara de Vereadores poderá designar peritos contadores para verificarem as contas do prefeito e sobre elas emitirem parecer.


Assinale a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Todas as assertivas foram retiradas da Lei 4320/64

    Art. 80. Compete aos serviços de contabilidade ou órgãos equivalentes verificar a exata observância dos limites das cotas trimestrais atribuídas a cada unidade orçamentária, dentro do sistema que fôr instituído para êsse fim.

    Art. 82. O Poder Executivo, anualmente, prestará contas ao Poder Legislativo, no prazo estabelecido nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios.

    Art. 81. O contrôle da execução orçamentária, pelo Poder Legislativo, terá por objetivo verificar a probidade da administração, a guarda e legal emprêgo dos dinheiros públicos e o cumprimento da Lei de Orçamento.

    Art. 82. § 1º As contas do Poder Executivo serão submetidas ao Poder Legislativo, com Parecer prévio do Tribunal de Contas ou órgão equivalente.

    § 2º  Quando, no Município não houver Tribunal de Contas ou órgão equivalente, a Câmara de Vereadores poderá designar peritos contadores para verificarem as contas do prefeito e sôbre elas emitirem parecer.

  • Vamos analisar a questão.


    De acordo com o enunciado, verifica-se que o candidato deve apresentar conhecimentos acerca dos aspectos gerais do controle da execução orçamentária de acordo com a Lei n° 4.320 de 17 de março de 1964, que estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.


    Vejamos as afirmativas:


    No controle interno compete aos serviços de contabilidade ou órgãos equivalentes verificar a exata observância dos limites das cotas trimestrais atribuídas a cada unidade orçamentária, dentro do sistema que for instituído para esse fim.


    Verdadeira. Conforme artigo 80 da referida Lei.


    No controle externo o Poder Executivo, anualmente, prestará contas ao Poder Legislativo, no prazo estabelecido nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios.


    Verdadeira. Conforme artigo 82 da referida Lei.


    O controle da execução orçamentária, pelo Poder Legislativo, terá por objetivo verificar a probidade da administração, a guarda e legal emprego dos dinheiros públicos e o cumprimento da Lei de Orçamento.


    Verdadeira. Conforme artigo 81 da referida Lei.


    As contas do Poder Executivo serão submetidas ao Poder Legislativo, com Parecer prévio do Tribunal de Contas ou órgão equivalente.


    Verdadeira. Conforme parágrafo 1° do artigo 82 da referida Lei.


    Quando, no Município não houver Tribunal de Contas ou órgão equivalente, a Câmara de Vereadores poderá designar peritos contadores para verificarem as contas do prefeito e sobre elas emitirem parecer.


    Verdadeira. Conforme parágrafo 2° do artigo 82 da referida Lei.



    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
3866305
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Estágio da despesa pública em que é criada a obrigação de pagamento da despesa pelo governo, refere-se à fase de:

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320 - Gabarito letra B

    Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. 


ID
3866308
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa Novo Horizonte, na data de vencimento, liquidou uma obrigação, mediante autorização de débito automático bancário. Acerca dessa operação é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O ativo (lado direito) e o passivo (lado esquerdo) devem ter o mesmo valor. Ambos são afetados no cumprimento de uma obrigação.

  • Gabarito letra E. "Diminui o Passivo Circulante e diminui o Ativo Circulante."

  • Dica: se a empresa liquidou uma obrigação, você já tem menos 3 alternativas.

    As letras A, B e D tem, como parte da assertiva, Aumento do Ativo .

    Nesse caso, há uma diminuição do Ativo.

    Só sobram as alternativas C e E.

    A Empresa não aumentou uma obrigação. Ela fez foi diminuir. Logo, alternativa E

  • O ativo é do lado esquerdo e o passivo do direito. Houve uma diminuição do passivo (pagamento da obrigação) e diminuição do ativo (devido a diminuição de dinheiro). Fim.

  • GAB: E

    • quando da-se baixa em uma obrigacao fazemos uma operacao de debito no passivo
    • quando fazemos um pagamento mediante debito automatico fazemos uma operacao de credito na conta bancos

ID
3866311
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A contabilidade deverá evidenciar, em seus registros, o montante dos créditos orçamentários vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, à conta dos mesmos créditos, e as dotações disponíveis. De acordo com a Contabilidade Orçamentária e Financeira compreende a dívida flutuante, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320 - Gabarito letra A

    Art. 92. A dívida flutuante compreende:

    I - os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida;

    II - os serviços da dívida a pagar;

    III - os depósitos;

    IV - os débitos de tesouraria.


ID
3866314
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O Conselho Federal de Contabilidade define que: “o controle interno é o conjunto de recursos, métodos e processos adotados pela entidade governamental”. De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, o controle interno é classificado nas seguintes categorias:

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.8 – CONTROLE INTERNO

    4. O controle interno é classificado nas seguintes categorias:

    (a) operacional – relacionado às ações que propiciam o alcance dos objetivos da entidade;

    (b) contábil – relacionado à veracidade e à fidedignidade dos registros e das demonstrações contábeis;

    (c) normativo – relacionado à observância da regulamentação pertinente

  • Vamos analisar a questão.


    De acordo com o enunciado o candidato deve demonstrar conhecimento acerca da NBC T 16.8 Controle Interno, do Conselho Federal de Contabilidade. Destaca-se, entretanto, que a norma foi revogada em 01 janeiro de 2019.


    De acordo com o item 4 da norma, o controle interno é classificado nas seguintes categorias:


    “(a) operacional – relacionado às ações que propiciam o alcance dos objetivos da entidade;

    (b) contábilrelacionado à veracidade e à fidedignidade dos registros e das demonstrações contábeis;

    (c) normativo – relacionado à observância da regulamentação pertinente." (grifo nosso)


    Vejamos as alternativas:


    A) Interno, Externo e Consolidado. 

    Errado. Nenhum dos três é categoria de controle interno.

    B) Preventivo, Repressivo e Detectivo. 

    Errado. Nenhum dos três é categoria de controle interno.

    C) Orçamentário, Administrativo e Financeiro. 

    Errado. Nenhum dos três é categoria de controle interno.

    D) Operacional, Contábil e Normativo.

    Certo. De acordo com o previsto na NBC T 16.8.  

    E) Contábil, Financeiro e Administrativo.

    Errado. Apenas o contábil é uma categoria de controle interno.


    Gabarito do Professor: Letra D.


ID
3866317
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca da Resolução CFC nº 750/93 e suas alterações posteriores, analise a afirmativa a seguir: “este princípio pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais”, é CORRETO afirmar que se refere ao princípio da:

Alternativas
Comentários
  • Prudência

    Pra não assinantes.

  • Existem sete princípios que regem a contabilidade, são eles:

    ENTIDADE: O patrimônio é o objeto da Contabilidade e pertence à Entidade, não se confude com o patrimônio dos particulares (sócios e proprietários);

    CONTINUIDADE: Deve considerar que a Entidade terá a continuidade das suas operações;

    OPORTUNIDADE: Os fatos contábeis devem ser registrados de forma tempestiva e íntegra, além de as informações serem completas e fidedignas.

    REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL: Os valores devem ser registrados pelo valor original da transação em moeda corrente do país, a fim de garantir a uniformidade dos dados.

    COMPETÊNCIA: Os registros devem ser incluídos quando o fato gerador ocorre, independente de quando ocorre o recebimento ou pagamento. 

    PRUDÊNCIA: Para a mensuração dos valores, deve-se considerar o menor valor dos ativos e o maior valor para os passivos, a fim de evitar equívocos no levantamento das informações e descontrole financeiro ao subestimar ou superestimar valores.


ID
3866320
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo acerca dos atos e fatos contábeis e assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Os fatos contábeis são aqueles eventos organizacionais que geram lançamentos contábeis imediato, portanto deve ser registrado na contabilidade.

  • Os atos contábeis (ou atos administrativos) são aqueles eventos organizacionais que não geram lançamentos contábeis imediato, portanto não devem ser registrado na contabilidade.

    Os fatos contábeis são aqueles eventos organizacionais que geram lançamentos contábeis imediato, portanto deve ser registrado na contabilidade.

    Os fatos contábeis são divididos em permutativos, modificativos e mistos.

    CORRETA B

  • Atos contábeis: não geram lançamentos contábeis e não devem ser registrados.

    Fatos contábeis: geram lançamentos contábeis e devem ser registrados.

    Fatos contábeis podem ser: permutativos, modificativos e mistos.

  • Gabarito B

    Ato Administrativo: O resultado não impacta na composição do patrimônio

    1. Não é registrado.

    2. Não envolve contas patrimoniais/resultados

    3. Controlado = Extra- Contabilmente

    Fato Contábil: As operações alteram qualitativa e quantitativamente a composição do patrimônio

    1. Acontecimento contábil

    2. É registrado no livro Diário e Razão

    3. Envolve contas contábeis

    4. Permutativo/Modificativo

    5. Tem no mínimo 2 contas

  • Em regra, os atos contábeis não precisam ser registrados pela Contabilidade. Exceto se puderem gerar impactos financeiros ou econômicos futuros.

    Os atos relevantes que façam parte das atividades da empresa devem ser apresentados em notas explicativas, como ordena a Lei 6.404/76.

    #MireAsEstrelas


ID
3866323
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A escrituração contábil, primeira técnica utilizada pelo profissional da contabilidade, trata-se do lançamento dos fatos contábeis em livros destinados ao registro de tais operações. A respeito das formalidades intrínsecas e extrínsecas previstas na escrituração contábil, analise as assertivas a seguir e marque a afirmativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • D

    Com intervalos em branco, entrelinhas, emendas e transportes para as margens.

    O certo é sem intervalos em branco, nem entrelinhas, emenda, rasuras e borrões.


ID
3866326
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Contabilidade Pública trata-se de um ramo da contabilidade que registra, controla e demonstra a execução dos orçamentos, atos e fatos da fazenda pública e o patrimônio público e suas variações. Nesse contexto, é CORRETO afirmar que a Contabilidade Pública se aplica obrigatoriamente as

Alternativas
Comentários
  • MCASP - Gabarito letra C

    As normas estabelecidas no MCASP aplicam-se, obrigatoriamente, às entidades do setor público. Estão compreendidos no conceito de entidades do setor público: os governos nacional (União), estaduais, distrital (Distrito Federal) e municipais e seus respectivos poderes (abrangidos os tribunais de contas, as defensorias e o Ministério Público), órgãos, secretarias, departamentos, agências, autarquias, fundações (instituídas e mantidas pelo poder público), fundos, consórcios públicos e outras repartições públicas congêneres das administrações direta e indireta (inclusive as empresas estatais dependentes).

    Os Conselhos Profissionais e as demais entidades não compreendidas no conceito de entidades do setor público, incluídas as empresas estatais independentes, poderão aplicar as normas estabelecidas no MCASP de maneira facultativa ou por determinação dos respectivos órgãos reguladores, fiscalizadores e congêneres.

  • As normas do MCASP são OBRIGATÓRIAS para entidades do SETOR PÚBLICO, inclusive as estatais DEPENDENTES.

    As normas do MCASP são FACULTATIVAS para Conselhos Profissionais e demasi entidades que não se enquadrem no conceito de setor público, inclusive as estatais INDEPENDENTES.