SóProvas



Prova FCC - 2011 - TRE-AP - Analista Judiciário - Engenharia Civil


ID
376375
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Está correta a seguinte frase:

Alternativas
Comentários
    • a) Ainda que os méritos pela execução do projeto não coubessem àquele engenheiro, foram-lhe logo atribuídos, mas ele, com humildade, não hesitou em recusá-los. Correta
    •  b) Parecia haver muitas razões para que seus estudos de metereologia(meteorologia) não convencesse, mas a mais excêntrica era inventar pretextos inverossímeis para seus erros.
    •  c) Devem (Deve) fazer mais de seis meses que ele não constroe(constrói) nenhuma maquete, talvez por estresse; por isso, muitos são a favor de que lhe seja concedido as férias acumuladas.
    •  d) Ele é especialista em vegetais euros-siberianos, motivo das suas análizes(análises) serem feitas em extensa faixa da Europa e dele(de ele) viajar tão à vontade.
    •  e) Ao que me disseram, tratam-se(trata-se) de questões totalmente irrelevante(irrelevantes) para o pesquisador, mas, mesmo assim, jornalistas tentam assessorá-lo na divulgação delas.
  • Quando esses pronomes demonstrativos puderem ser substituídos por: A ESTE, A ESTA, irá crase.
    Àquele jornalista foi lhe atribuído um prêmio.
    A este jornalista. foi lhe atribuído um prêmio.

  • c) Deve fazer mais de seis meses que ele não constroe nenhuma maquete, talvez por estresse; por isso, muitos são a favor de que lhe seja concedido as férias acumuladas.
     Verbo "fazer", principal, usado em orações que dão a ideia de tempo, é invariável, e seu auxiliar"DEVE" também não varia.
  • A crase acontece pela junção da preposição "a" (não coubessem a) com a letra "a" de aquele. Para não ficar: ".. não coubessem a aquele engenheiro", faz-se a fusão. A crase ñ está antes de "engenheiro", q realmente é palavra masculina e ñ exigira crase.
  • (...) complementando

    Mesmo porque se a palavra Engenheiro estiver após o verbo ficaria assim:

    Não coubessem AO Engenheiro.

    A crase aparece quando temos (a + a), isto é, preposição + artigo.

    --

     Acredito que a mais dificil de ser detectar o erro deva ser a letra C:

    "Devem fazer mais de seis meses que ele não constroe nenhuma maquete, talvez por estresse; por isso, muitos são a favor de que lhe seja concedido as férias acumuladas."

    Nesse caso é importante lembrar que em verbos impessoais, a impessoalidade do verbo é transferida para o verbo auxiliar.

    Outro exemplo:

    Havia notas falsas na praça => Deve haver notas falsas na praça.
    Faz 10 meses que estudo para concursos => Deve fazer uns 10 meses que estudo.


  • a) Ainda que os méritos pela execução do projeto não coubessem àquele engenheiro, foram-lhe logo atribuídos, mas ele, com humildade, não hesitou em recusá-los


    A crase da letra a) nada tem a ver com o substantivo masculino engenheiro, mas, sim, diz respeito à regência de "couber".

    '[...] do projeto não coubessem? Não coubessem A QUEM, A QUÊ? A + AQUELE engenheiro. Àquele engenheiro.
  • Letra a.

    b) Parecia haver muitas razões para que seus estudos de meteorologia não convencessem, mas a mais excêntrica era inventar pretextos inverossímeis para seus erros.

    c) Deve fazer mais de seis meses que ele não constrói nenhuma maquete, talvez por estresse; por isso, muitos são a favor de que lhe sejam concedidas as férias acumuladas.

     d) Ele é especialista em vegetais euro-siberianos, motivo das suas análises serem feitas em extensa faixa da Europa e de ele viajar tão à vontade.

     e) Ao que me disseram, trata-se de questões totalmente irrelevantes para o pesquisador, mas, mesmo assim, jornalistas tentam assessorá-lo na divulgação delas.


    Bom estudo.


    Um país é o que a maioria do seu povo é.

  • "DE ELE" OU "DELE"?
    ________________________________________
    Descomplicando a Língua

    Na língua oral, ou seja, na fala a tendência é fazer a fusão: [dele]. Com efeito, é impossível resistir a tentação de fundir de + ele.
    Muitos estudiosos e ótimos autores consideram "dele" um fato mais que consagrado, sobretudo na fala. O que nos leva a concluir ser um caso facultativo, isto é, tanto faz um ou o outro.
    Entretanto, se você quiser ser, absolutamente, lógico, a gramática diz que a preposição [de] não se funde com o sujeito do infinitivo (forma nominal do verbo). Observe a seguinte frase:
    • Eu cheguei na hora de ele sair.
    Qual é o sujeito do infinitivo [sair]? Só pode ser quem irá sair, isto é, [ele]. Se o sujeito é [ele]a preposição [de] não faz parte do sujeito e, portanto, não pode fundir-se com o artigo [ele]. Do mesmo modo:
    • É hora deele fechar.
    • Eu chegueiantesdeela sair.
    O mesmo caso se aplica aos artigos [o, a, os, as]:
    • No caso de o programa se alterar...
    • É hora de a festa acabar.
    • Chegaram antes de a agência abrir.
    • Está na hora de o candidato falar.
    Quem vai sair? Só pode ser [ele]. Se o sujeito é "ele" a preposição [de] não faz parte do sujeito e, portanto, não pode fundir-se com o pronome [ele].
    Cabe lembrar que, esse caso, não tem nada a ver com os outros casos de fusão da preposição com os artigos [o, a, os, as], ou com os pronomes [ele, ela, eles, elas]. Por exemplo:
    • A casa dele foi invadida pelos ladrões.
    • O computador da escola está na oficina.
    Ninguém irá dizer ou escrever: A casa de ele foi invadida..., ou: O computador de a escola está na oficina.

    FONTE: http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/470434



  • GABARITO: LETRA A, de aprovação! :)

    Letra A: “Ainda que os méritos pela execução do projeto não coubessem àquele engenheiro, (os méritos) foram-lhe logo atribuídos, mas ele, com humildade, não hesitou em recusá-los.” – este pronome oblíquo átono “-los” retoma ‘os méritos’, concordando em gênero e número com ele. Quanto à concordância, veja os erros (já corrigidos) das demais:

    (B) Parecia haver muitas razões para que seus estudos de metereologia não convencessem, mas a mais excêntrica era inventar pretextos inverossímeis para seus erros.

    (C) Deve fazer mais de seis meses que ele não constroe nenhuma maquete, talvez por estresse; por isso, muitos são a favor de que lhe sejam concedidas (locução verbal) as férias acumuladas (sujeito da locução verbal ‘sejam concedidas’). – o verbo auxiliar da locução verbal “deve fazer” fica no singular porque o verbo ‘ficar’, indicando tempo decorrido, é impessoal.

    (D) Ele é especialista em vegetais euro-siberianos, motivo das suas análizes serem feitas em extensa faixa da Europa e dele viajar tão à vontade. – o primeiro elemento do adjetivo composto (euro-siberianos) não varia; a única exceção é surdo(a/s)-mudo(a/s).

    (E) Ao que me disseram, trata-se de questões totalmente irrelevante para o pesquisador, mas, mesmo assim, jornalistas tentam assessorá-lo na divulgação delas. – o verbo “tratar-se (de)” é impessoal, logo não tem sujeito, por iss
    o fica na 3ª pessoa do singular.
  • Erro da letra E : deveria ser TRATA-SE pq o verbo é VTI + SE>> Deve ficar na 3 pessoa SINGULAR, sendo o sujeito indeterminado.

     

    Quando o verbo for: VTI +se  ou VI+ se ,o  sujeito será indeterminado e o verbo deve ficar na 3 pessoa do SINGULAR. 

    Ainda, o sujeito será indeterminado qndo o verbo se encontra na 3p do plural. ex: Falam de tudo e de todos.// Andam dizendo por aí.

     

    (Sujeito indeterminado é qndo nao ha como dizer quem pratica ou praticou a ação.)

     

    Portanto, resumindo tudo que foi dito, teremos o sujeito indterminado qndo:

    * VI + SE + verbo 3 pessoa SINGULAR ; 

    *VTI+ SE + verbo 3 pessoa SINGULAR ; 

    *verbo 3 pessoa do plural.


ID
376378
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A alternativa que apresenta frase correta é:

Alternativas
Comentários
  • Letra b.
    Comentando as erradas:

    a)  Senhor Ministro, peço sua licença para advertir que Vossa Excelência se equivocais equivocou no julgamento dessa lei tão polêmica. (Lembrando que usamos Vossa Excelência quando falamos COM a autoridade;  Sua Excelência, quando falamos DA autoridade)

    c) Se eles não satisfazerem  satisfizerem todas as exigências, não se têm tem como contratá-los sem enveredar pelo caminho da irregularidade.

    d) O traumático episódio gerou grande ansiedade, excitação desmedida que lhe   fez xingar e investir contra a pessoa mais cumpridora com  dos  seus deveres.

    e) Caso ele venha a se opor, será uma compulsão a que ninguém deve compartilhar, sob perigo de todos os envolvidos se virem em situação de risco na empresa.
  • Cuidado com a reforma ortográfica. Os últimos concursos da FCC admitem os dois tipos de escrita, desde que haja um paralelismo sintático.
    Por exemplo: ... eles creem que a ideia ... OU ... eles crêem que a idéia...

  • Apenas complementando...

    d) O traumático episódio gerou grande ansiedade, excitação desmedida que lhe
    o fez xingar e investir contra a pessoa mais cumpridora com dos  seus deveres.
  • Galera!!!

    Acordem!!!

    Atentem para as regras da atual ortografia!!

    Observem a letra "B", na palavra "creem" => está corretíssima, pois agora não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s).

    Eu passei batido por esse detalhe quando fiz a questão, depois é que fui encontrar a razão do erro, e, então, resolvi compartilhá-la com os senhores.

    Fonte:
    http://michaelis.uol.com.br/novaortografia.php

  •  Caso ele venha a se opor, será uma compulsão a que ninguém deve compartilhar, sob perigo de todos os envolvidos se virem em situação de risco na empresa.
    Quem compartilha, compartilha com/de
  • Pessoal qual o erro da D?

  • Natasha, salve engano, a alternativa d deveria ser "que O fez xingar e investir"

  • A. ERRADO. POIS, O VERBO EQUIVOCAR DEVERIA ESTAR NA 3º PESSOA DO SINGULAR - EQUIVOCOU.

     

    B: GABARITO.

     

    C: ERRADO. O CORRETO DO VERBO SATISFAZER, NA FRASE, SERIA SATISFIZEREM E NÃO SATISFAZEREM. CLASSIFICAÇÃO - SUBJUNTIVO, FUTURO - QUANDO ELES SATISFIZEREM.

     

    D. ERRADO. O CORRETO É: MAIS CUMPRIDORA DOS SEUS DEVERES.

     

     

  • Alguém pode comentar a letra e?


ID
376381
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Em matéria de distribuição dos processos, os feitos serão registrados mediante numeração contínua, em cada uma das classes previstas no Regimento Interno, entre outras, o Recurso Eleitoral (RE), código 30. Nesse caso, é certo que

Alternativas
Comentários
  • Art. 42, parágrafo 1. Regimento Interno TRE-AP.

  • Resposta B - CORRETA

    De acordo com o Regimento Interno do TRE-AP
    Art. 42 

    § 1º O registro na respectiva classe processual terá como parâmetro a classe eventualmente indicada pela parte na petição inicial ou no recurso, não cabendo sua alteração pela Secretaria Judiciária.


    Letra A - Errada. Nem se trata desse assunto na parte Da Distribuição do Regimento Interno

    Letra C - Errada. Quem faz o controle do andamento e das decisões do feito é a Secretaria Judiciária e não o Vice-presidente do Tribunal.

    Letra D - Errada. São juntados, mas não se alteram a classe e a numeração do feito.

    Letra E - Errada. Quase igual ao § 4º do Art. 42 do Regimento, exceto por colocar no final Relator, quando deverá ser distribuída ao Corregedor.


ID
376384
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

No que se refere aos recursos de decisão do Presidente e do Relator, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Art. 77, §1 do Regimento interno.  

  • Art. 54. Feito o pregão e concluído o relatório, as partes poderão produzir

    sustentação oral durante dez minutos.


ID
376387
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Com relação às competências, analise:

I. Convocação à sua presença do Juiz Eleitoral da Zona que deva pessoalmente prestar informações de interesse para a Justiça Eleitoral, ou indispensáveis à solução do caso concreto.

II. Propor ao Tribunal o arquivamento do processo da originária competência deste, se a resposta ou defesa prévia do acusado, nos casos em que for admitida, convencer da improcedência da acusação.

III. Presidir a Comissão Apuradora do Tribunal.

IV. Defender a jurisdição do Tribunal.

São atribuições, respectivamente, do

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    I - art.19, inciso IV

    II - art.51, inciso XIII

    III - art. 17, inciso III

    IV - art. 33, V

    todos do Regimento Interno do TRE-AP. 




ID
376390
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

No que tange aos recursos em geral é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra A: Correta

    Redação dada pelo Art. 81 do Regimento Interno do TRE-AP

    Letra B: Correta.

    Redação dada pelo Art. 83 do Regimento Interno do TRE-AP.

    Letra C: Correta.

    Art. 86 do Regimento Interno do TRE-AP. 

    Letra D: INCORRETA

    Art. 84. O relator devolverá os autos à Secretaria no prazo improrrogável de 8 dias para, nas 24 horas seguintes, ser o caso incluído na pauta de julgamento.

    Letra E: Correta.

    Redação dada pelo Art. 77 § 1º do Regimento Interno do TRE-AP. 




ID
376393
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Dentre as atribuições da Corregedoria Regional Eleitoral, consta a de

Alternativas
Comentários
  • A) PRESIDENTE

    B)PROCURADOR REGIONAL ELEITORAL

    C)PROCURADOR REGIONAL ELEITORAL

    D) NÃO ACHEI, mas sabendo a E, não marca a D

    E) CORREGEDOR REGIONAL ELEITORAL
  • Qual o fundamento do item E?? De quem é essa competencia da letra D?

  • Letra D) Competência do RELATOR (art. 51 inciso XVIII)

  • Gabarito: Letra E

    Regimento Interno do TRE-AP

    Art. 18 Inciso V

    Fonte: https://www.tre-ap.jus.br/o-tre/arquivos/regimento-interno-atualizado-res-532-2019/rybena_pdf?file=https://www.tre-ap.jus.br/o-tre/arquivos/regimento-interno-atualizado-res-532-2019/at_download/file


ID
376402
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Internet Explorer 8 o internauta pode navegar por:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.
    As guias são acessíveis pelo Ctrl+T (nova) e Ctrl+TAB (mudar de guia) / Ctrl+Shift+TAB (voltar nas guias). As janelas são exibições em instância distintas do navegador. As guias duplicadas são a abertura de páginas decorrentes de links clicados em uma guia. E as sessões podem ser observadas quando acessamos serviços compartilhados, como GMail e Orkut simultaneamente, onde o login de uma guia vale para a outra.
  • IE na versão 8.0 e Mozilla versão 9.0

  • INTERNET EXPLORER:
    - nova guia: abertura de uma nova guia com um novo conteúdo (geralmente a página inicial).
    - guia duplicada: abertura de uma nova guia com o conteúdo da janela anterior.
    - nova janela: abertura de uma nova janela com o conteúdo da janela anterior.
    - nova sessão: abertura de uma nova janela com um novo conteúdo (geralmente a página inicial).
     
    FIREFOX / CHROME:
    - nova guia: abertura de uma nova guia com um novo conteúdo (geralmente a página inicial).
    - nova janela: abertura de uma nova janela com um novo conteúdo (geralmente a página inicial).
     
    - resumo: percebam que a "nova guia" tem a mesma função em todos os browsers, todavia a função "nova janela" possui função diferente do IE em relação aos demais navegadores.
  • Gab. A) guias, janelas, guias duplicadas e sessões.


ID
376408
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em termos de componentes básicos do computador, é um elemento que, no final das contas, funciona como uma mesa de trabalho que a todo o momento tem seu conteúdo alterado e, até mesmo, descartado quando ela não está energizada:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.
    A última parte da questão respondeu-a. Quando não está energizada, a memória RAM, que é volátil, perde o seu conteúdo.
  • Alternativa correta: letra E.

    Memória RAM é um sistema de armazenamento de dados. RAM significa Random Access Memory, Memória de Acesso Aleatório, em inglês, e esta nomenclatura se deve ao fato de que o sistema acessa dados armazenados de maneira não-sequencial, ao contrário de outros tipos de memória. A memória RAM é volátil, ou seja, não grava de modo permanente os dados nela contidos. Quando a alimentação do sistema é cortada, tudo que foi guardado é perdido.
  • Memória RAM é considerada PRINCIPAL/PRIMÁRIA.

    É considerada VOLÁTIL, ou seja, seu conteúdo é totalmente apagado com a falta de energia elétrica.

    É dividida em: DRAM (Ram Dinâmica) e SRAM (Ram Estática).

    DRAM: Menos rápida, mais barata, e encontrada em maior quantidade.

    SRAM: Mais rápida, mais cara, e encontrata em menor quantidade.

     
  • Concordo em parte com o Seu Madruga, mas discordo em relação ao Processador. Veja:

    "Em termos de componentes básicos do computador, é um elemento que, no final das contas, funciona como uma mesa de trabalho que a todo o momento tem seu conteúdo alterado e, até mesmo, descartado quando ela não está energizada:"

    Ela = feminino, Processador = masculino

    Mas pela pobreza e simplicidade de características da assertiva, da para deduzir que se trata da memória RAM, pelo fato de ser o componente mais simples, dentre os citados.

  •   Diferentes tipos de RAM. A partir do alto: DIP, SIPP, SIMM 30 pin, SIMM 72 pin, DIMM (168-pin), DDR DIMM (184-pin) Memória Ram

    Memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.[1]

    A memória RAM é um componente essencial não apenas nos computadores pessoais, mas em qualquer tipo de computador. Por mais que exista espaço de armazenamento disponível, na forma de um HD ou memória flash, é sempre necessária uma certa quantidade de memória RAM e, naturalmente, quanto mais melhor.[2]

    O termo acesso aleatório identifica a capacidade de acesso a qualquer posição em qualquer momento, por oposição ao acesso sequencial, imposto por alguns dispositivos de armazenamento, como fitas magnéticas. O nome não é verdadeiramente apropriado, já que outros tipos de memória (como a ROM) também permitem o acesso aleatório a seu conteúdo. O nome mais apropriado seria Memória de Leitura e Escrita. Apesar do conceito de memória de acesso aleatório ser bastante amplo, atualmente o termo é usado apenas para definir um dispositivo eletrônico que o implementa, basicamente um tipo específico de chip. Nesse caso, também fica implícito que é uma memória volátil, isto é, todo o seu conteúdo é perdido quando a alimentação da memória é desligada. A memória principal de um computador baseado na Arquitetura de Von-Neumann é constituída por RAM. É nesta memória que são carregados os programas em execução e os respectivos dados do utilizador. Uma vez que se trata de memória volátil, os seus dados são perdidos quando o computador é desligado. Para evitar perdas de dados, é necessário salvar a informação para suporte não volátil, como o disco rígido.[3]

     
  • Quando a questão fala: ....funciona como uma mesa de trabalho que a todo o momento tem seu conteúdo alterado ....

    Memória RAM


  • Resumidamente:
    Memória RAM: memória principal; volátil; guarda e armazena informações/dados/processos apenas enquanto o computador está ligado. Exemplo: uma videoaula que assistimos através de um site.
  • Para mim a FCC viajou ao relacionar a memória RAM a uma mesa de trabalho. Nunca li isso em nenhum livro...
    Alguém consegue me explicar?

  • Simone, eu gravei assim, MEMÓRIA RAM É DO USUÁRIO. 

    MEMÓRIA ROM É DO FABRICANTE, É DA FIRMA, FIRMWARE. 

    Gravado esse macete, logo deduzir que é a memória RAM que tem relação com a mesa de trabalho, ou seja, como a memória RAM é volátil, ela pode ser alterada a qualquer momento pelo usuário, e quando o computador está desligado a memória RAM não salva nada. 

    Espero ter ajudado. 

  • Resposta letra E) : Memória RAM: é memória de trabalho; de escrita e leitura,tem seu conteúdo alterado pelo usuário; é memória volátil, sem energia perde-se os dados que não forem salvos em outros dispositivos de armazenamento.

  • ROM- NAO VOLATIL

    RAM-VOLATIL

  • CONCEITOS:

     

    A memória RAM é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador. Diferentemente da memória do HD, a RAM não armazena conteúdos permanentemente. É responsável, no entanto, pela leitura dos conteúdos quando requeridos. Ou seja, de forma não-sequencial, por isso, a nomenclatura em inglês de Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório).

    Para simplificar a lógica por trás da função da memória RAM, é possível fazer uma analogia com uma mesa de estudos, onde se reúne todo o material necessário para realizar os deveres de casa: como canetas, lápis, caderno e livros. Os materiais seriam os arquivos e a memória RAM, a mesa, onde tudo se reúne e o trabalho é feito.

    Sendo assim, a memória RAM pode ser entendida como um espaço temporário de trabalho, pois, após a tarefa ser realizada, os arquivos (material de estudos) são retirados da memória (mesa) e mantidos no HD (armário).

     

    Como funciona

     

    Assim como a mesa, quanto maior a memória RAM, maior sua capacidade de trabalho. Mas a capacidade da mesa é medida em área. Quanto maior a área da mesa, mais livros cabem e mais rapidamente se faz o trabalho. Já a capacidade da memória RAM, mede-se pelo fluxo de bits suportados nas operações.

    Ou seja, para se acessar uma grande quantidade de memória  no HD de uma só vez, como muitos programas atuais exigem, é necessário uma grande quantidade de memória RAM. São estes, portanto, os megabites ou gigabites que aparecem nas configurações.

     

    http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/02/o-que-e-memoria-ram-e-qual-sua-funcao.html

     

    LETRA E


ID
378697
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O mesmo modo de exibição (Listas, Lado a lado, Detalhes, etc) que está sendo apresentado na pasta atual, pode ser aplicado a todas as pastas do Windows XP, na janela Meu computador, clicando-se com o mouse em

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Também pode-se inciar o procedimento pelo painel decontrole.
  • Letra C. É possível definir um modo de visualização, e tornar este padrão para todas as pastas que o computador acessar, via menu Ferramentas, Opções de Pastas, Modo de exibição, Aplicar às Pastas. Se não quiser mais, clique em Redefinir pastas.  
  • 1º Passo:




    2º Passo:

  • Modo de exibição de pastas é uma ferramenta do sistema, logo, gabarito (C).


ID
378700
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação ao BrOffice.org 3.1, considere:

I. Em um arquivo aberto no Writer quando o cursor está em qualquer linha de qualquer parágrafo, ao se pressionar a tecla Home ele irá se posicionar no início do texto.

II. Em uma planilha do Calc, se a célula E8, que contém a fórmula =($D$2+SOMA(C3:C7))/$D$1, for copiada para a célula F9, através de Ctrl+C e Ctrl+V, a célula F9 conterá a fórmula =($D$2+SOMA(D4:D8))/$D$1.

III. No Writer as ações das teclas F7, Ctrl+F12 e Ctrl+F4 correspondem, respectivamente, verificar ortografia, inserir tabela e fechar documento.

IV. No Calc a fórmula =SOMA(A1:B2;B4) irá executar a soma de A1, B2 e B4.

Está correto o que se afirma, SOMENTE em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    I. Em um arquivo aberto no Writer quando o cursor está em qualquer linha de qualquer parágrafo, ao se pressionar a tecla Home ele irá se posicionar no início do texto. da linha

    II. Em uma planilha do Calc, se a célula E8, que contém a fórmula =($D$2+SOMA(C3:C7))/$D$1, for copiada para a célula F9, através de Ctrl+C e Ctrl+V, a célula F9 conterá a fórmula =($D$2+SOMA(D4:D8))/$D$1. correto

    III. No Writer as ações das teclas F7, Ctrl+F12 e Ctrl+F4 correspondem, respectivamente, verificar ortografia, inserir tabela e fechar documento. correto

    IV. No Calc a fórmula =SOMA(A1:B2;B4) irá executar a soma de A1, B2 e B4. Irá executar a soma dos valores no intervalo A1:B2 mais o valor B4

  • Visetem esse site para conhecer todas as teclas de atalho do writer

    http://www.unemat.br/prpdi/dati/docs/teclas_de_atalho_OOo_writer.pdf
  • Item I: Em um arquivo aberto no Writer quando o cursor está em qualquer linha de qualquer parágrafo, ao se pressionar a tecla Home ele irá se posicionar no início da linha. Para ir para o início do texto deve-se clicar CTRL+HOME.

    Item II: Certo

    Item III: Certo

    Item IV: No Calc a fórmula =SOMA(A1:B2;B4) irá executar a soma de A1,A2,B1, B2 e B4.


  • Uma letra para direita --> Seta para direita
     
    Uma letra para esquerda -->Seta para esquerda
     
    Uma palavra para direita -->Ctrl + seta para direita
     
    Uma palavra para esquerda --> Ctrl + seta para esquerda
     
    Até o final da linha --> End
     
    Até o início da linha --> Home
     
    Até o final do texto --> Ctrl + End
     
    Até o início do texto --> Ctrl + Home
     
    Uma tela para cima --> Page Up
     
    Uma tela para baixo --> Page Down
     



  • Comentário do item I:

    Home
    = vai p/ o inicio da linha
    End = vai p/ o final da linha
    Ctrl + Home = vai p/ o inicio do texto
    Ctrl + End = vai p/ o final do texto

    Portanto, ao se pressionar a tecla Home ele irá se posicionar no início da linha.

    Comentário do item IV:

    No Calc a fórmula =SOMA(A1:B2;B4) irá executar a soma de A1 ATÉ B2 e B4.

    Lembrando: dois pontos(:) = ATÉ
                         ponto e virgula(;) = E

    Gabarito: letra D.



  • Item II Referências absolutas e relativas. As referências absolutas não mudam. Portanto $D$2 e $D$1 continuarão iguais no destino... Já C3:C7 é referência relativa, pois estão em E8. Se colarmos em F9, C3:C7 se torna D4:D8. De E8 para F9 mudamos uma coluna (E vira F) e uma linha (8 vira 9).


ID
378703
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para se criar uma nova mensagem no Thunderbird 2, basta clicar no ícone da barra de ferramentas Nova MSG, ou clicar no menu

Alternativas
Comentários
  • O procedimento para criar novas mensagens nos softwares de correio eletrônico costumam ser padrão.

    Outlook - Arquivo/Novo/Email

    Thunderbird - Arquivo/Novo/Mensagem

  • O que é um Tunderbird 2?
  • Um cliente de e-mail, assim como o Outlook.

    O Thunderbird é da Mozilla, enquanto o Outlook é da Microsoft.
  • Rosilene, o Thuderbird é o programa de correio eletrônico, o nº 2 é a versão, que já se encontra na 10.
  • Para se criar uma nova mensagem no Thunderbird (atual), basta clicar no ícone da barra de ferramentas “Nova MSG”, ou clicar no Exibir Menu, item Mensagem, opção Nova. O atalho é Ctrl+N.

  • Questão desatualizada. 

    Hoje em dia é em Exibir Menu -> Mensagem -> Nova

    Ou Ctrl + N.


ID
378796
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Eleitoral
Assuntos

O Tribunal Superior Eleitoral compõe-se de sete membros. Dentre os seus integrantes,

Alternativas
Comentários
  • CORRETA A ALTERNATIVA "C":

    CF/88:
    .
    Art. 119. O TSE compor-se-á, no mínimo, de 7 membros, escolhidos:

    I - mediante eleição, pelo voto secreto:

    a) 3 juízes dentre os Ministros do STF;

    b) 2 juízes dentre os Ministros do STJ;

    II - por nomeação do Presidente da República, 2 juízes dentre 6 advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo STF.

    .
    Bons estudos!

  • COMPLEMENTANDO
    ASSERTIVA CORRETA LETRA "c"

    PRESIDENTE DO TSE
    : 1 DOS MINISTROS DO STF

    VICE-PRESIDENTE DO TSE: 1 DOS MINISTROS DO STF

    CORREGEDOR DO TSE: 1 DOS MINISTROS DO STJ

  • TSE = 3, 2, 2
    3 Ministros do STF, sendo que um será o presidente do TSE e o outro vice-presidente do TSE
    2 Ministros do STJ, sendo um deles o corregedor
    2 Advogados

    STF= SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
    STJ= SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
    TSE= TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL
  • Opção C
     
    Composição do TSE "Expesso 322" 
    3 do STF (serão Presidente e vice)
    2 do STJ (será o Corregedor)
    2 Advogados

    (lembre da música do Gilberto Gil +1
    ~
     http://www.youtube.com/watch?v=VvdxNd8h86E&feature=fvsr
    )
  • Apenas complementando, os únicos que serão nomeados pelo PRESIDENTE DA REPÚBLICA são os dois juízes dentre os ADVOGADOS.

    Lembrando que essa escolha se dará em DUAS LISTAS TRÍPLICES, e não uma lista sêxtupla!
  • A atual composição do TSE compor-se-a, NO MÍNIMO, DE 7 membros:

    3 Ministros - STF (eleição)
    2 Ministros - STJ (eleição)
    2 Ministros - Advogados (nomeação pelo pres. da rep. entre 6 advogados)

    Ressalta-se que os advogados fazem parte de uma lista de 6 nomes também organizada pelo STF. RESSALTA-SE QUE A INDICAÇÃO DOS ADVOGADOS NÃO É FEITA PELA OAB E SIM PELO SUPREMO.
    NÃO HÁ QQ PROIBIÇÃO LEGAL AOS ADVOGADOS MEMBROS DA JUSTIÇA ELEITORAL, TANTO DO TSE QUANTO DO TREs, DE EXERCITAREM A ADVOCACIA (art. 28 da lei 8.906/94 - ESTATUTO DA OAB e ADINMC Nº 1.127/94).
    Essa nomeação de ADVOGADO, segundo o Código Eleitoral não poderá recair em:
    1- Cidadão que ocupe ccargo que seja demissível AD NUTUM.
    2- Que seja diretor, proprietário ou sócio de empresa beneficiada com subvenção, privilégio, isenção ou favor em virtude de contrato com a administração pública, ou que exerça qq mandato de caráter político (federal, estadual ou municipal) 
     

  • Afinal, a lista de advogados é sexta ou são duas listas tríplices?

    Além disso, para complementar, a nomeação de advogados, além das hipóteses já enunciadas também não poderá recair sobre magistrados aposentados e de membros do Ministério Público que também possam advogar.
  • Assunto: TSE

    Análise das CASCAS DE BANANA das alternativas:

    ALTERNATIVA CORRETA - LETRA C

    a) a) um juiz é escolhido, mediante eleição e pelo voto secreto, dentre os membros do Ministério Público.
    Membros do Ministério Público não compõe orgãos da Justiça Eleitoral

    b)dois juízes são nomeados pelo Presidente da República dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal.
    São nomeados 02 advogados pelo Presidente da República

    c) dois juízes são escolhidos, mediante eleição e pelo voto secreto, dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça.

    d) um juiz é nomeado pelo Presidente da República dentre os juízes do Tribunal Regional Federal com sede no Distrito Federal.
    Presidente da República nomeia 02 advogados.

    e) um juiz é escolhido, mediante eleição e pelo voto secreto, dentre os advogados que dirigem a Ordem dos Advogados do Brasil.
    Presidente da República nomeia 02 advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral.

    Comentários a respeito:

    MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO NA JUSTIÇA ELEITORAL
    A função do Ministério Público permitiria que seus membros compusessem um órgão da justiça? Logo o X9 (ENTREGÃO) da Polícia Jurídica?



    ELEIÇÃO DE ADVOGADOS para Juiz Eleitoral? Imaginem os corredores do STF, ou STJ ou dos Tribunais de Justiça:

    ____ Olá! Como vai? Eu gostaria de pedir a confiança do seu voto meu querido
    (CONFIAR e ADVOGADO podem ser sinônimos?)
    ____ Ah! Seu filho está estudando para concurso público? Vou te dar essa Constituição Federal e esse Vade Mecum (Tá atualizado?)
    ____ Você ama Direito? Que bom, receba essa estatua de resina da Dama da Justiça (É a da 25 de março vendida por R$ 30,00?)

    Certamente o Legislador originário sabia o que estava fazendo quando editou essa lei! KKKK


    VOCÊ GOSTOU DO COMENTÁRIO? TACA O DEDO NA ESTRELA AO LADO, ISSO ME MOTIVARÁ A FAZER OUTROS! OBRIGADO!
  • Art. 119. O Tribunal Superior Eleitoral compor-se-á, no mínimo, de sete membros, escolhidos:

    I - mediante eleição, pelo voto secreto:

    a) três juízes dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal;

    b) dois juízes dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça;

    II - por nomeação do Presidente da República, dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Supremo Tribunal Federal.

    Parágrafo único. O Tribunal Superior Eleitoral elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça.






ID
378799
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Eleitoral
Assuntos

NÃO poderá, de acordo com a legislação constitucional vigente, vir a integrar o Tribunal Regional do Estado do Amapá

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra "B", pois não há previsão de membro do MP na composição dos TRE's, conforme a CF/88:
    .
    Art. 120. Haverá um TRE na Capital de cada Estado e no DF.

    § 1º - Os TRE compor-se-ão:

    I - mediante eleição, pelo voto secreto:

    a) de 2 juízes dentre os desembargadores do TJ;

    b) de 2 juízes, dentre juízes de direito, escolhidos pelo TJ;

    II - de 1 juiz do TRF com sede na Capital do Estado ou no DF, ou, não havendo, de juiz federal, escolhido, em qq caso, pelo TRF respectivo;

    III - por nomeação, pelo Presidente da República, de 2 juízes dentre 6 advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo TJ.

  • Ressalta-se ainda, o disposto no § 2º do art. 25 do Código Eleitoral, que dispõe:

    § 2º A lista não poderá conter nome de Magistrado aposentado ou de membro do Ministério Público.

    • Parágrafo com redação dada pelo art. 8º da Lei nº 4.961/66.
    • Ac.-STF, de 15.12.99, no RMS nº 23.123: este dispositivo foi recepcionado pela Constituição e não foi revogado pela Lei nº 7.191/94.
    *Código Eleitoral anotado - disponibilizado no site do TSE.
  • Complementando:
    Nessa lista de advogados não poderão constar nomes de magistrados aposentados ou membros do Ministério Público (agora advogados). Inclusive de acordo com o art. 25 do código eleitoral. Recebidas as indicações o Tribunal Superior divulgará  a lista através de edital, podendo os partidos políticos, no prazo de 5 dias, impugná-la com fundamento em incompatibilidade


  • DA ORGANIZAÇÃO DO TRIBUNAL

    DA COMPOSIÇÃO

     O Tribunal Regional Eleitoral , com sede na Capital e jurisdição em todo o Estado, compõe-se:

    I - mediante eleição, por voto secreto:

    a) de dois juízes, escolhidos entre os desembargadores do Tribunal de Justiça;

    b) de dois juízes, escolhidos pelo Tribunal de Justiça entre os juízes de direito;

    II - de um juiz federal, escolhido pelo Tribunal Regional Federal.

    III - por nomeação, pelo Presidente da República, de dois juízes, escolhidos entre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça.

                                                                                       CUIDADO...

    DO PROCURADOR REGIONAL ELEITORAL

    Art. 26. Funcionará junto ao Tribunal, como Procurador Regional Eleitoral, o membro do Ministério Público Federal designado pelo Procurador Geral da República.

    ATUARÁ JUNTO COM O TRE O MEMBRO DO MP, ENTRETANTO NÃO FAZ PARTE INTEGRNTE DO MESMO..., PORTANTO RESPOSTA CORRETA (C)
  • Resposta letra B, MP não faz parte da composição de TRE´s


ID
378802
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Eleitoral
Assuntos

Compete ao Tribunal Superior Eleitoral

Alternativas
Comentários
  • Dentre as diversas competências apresentadas na questão somente uma é relativa ao TSE:
    .
    Lei 4.737/65 - Código Eleitoral:
    .
    Art. 23 - Compete, ainda, privativamente, ao Tribunal Superior,

    I - elaborar o seu regimento interno;

    II - organizar a sua Secretaria e a Corregedoria Geral, propondo ao Congresso Nacional a criação ou extinção dos cargos administrativos e a fixação dos respectivos vencimentos, provendo-os na forma da lei;

    III - conceder aos seus membros licença e férias assim como afastamento do exercício dos cargos efetivos;

    IV - aprovar o afastamento do exercício dos cargos efetivos dos juizes dos TRE's;

    V - propor a criação de Tribunal Regional na sede de qualquer dos Territórios;

    VI - propor ao Poder Legislativo o aumento do número dos juizes de qq Tribunal Eleitoral, indicando a forma desse aumento;

    VII - fixar as datas para as eleições de Presidente e Vice-Presidente da República, senadores e deputados federais, quando não o tiverem sido por lei:

    VIII - aprovar a divisão dos Estados em zonas eleitorais ou a criação de novas zonas;

    IX - expedir as instruções que julgar convenientes à execução deste Código;

    X - fixar a diária do Corregedor Geral, dos Corregedores Regionais e auxiliares em diligência fora da sede;

    XI - enviar ao Presidente da República a lista tríplice organizada pelos TJ nos termos do ar. 25;

    XII - responder, sobre matéria eleitoral, às consultas que lhe forem feitas em tese por autoridade com jurisdição, federal ou órgão nacional de partido político;

    XIII - autorizar a contagem dos votos pelas mesas receptoras nos Estados em que essa providência for solicitada pelo Tribunal Regional respectivo;

    XIV - requisitar a força federal necessária ao cumprimento da lei, de suas próprias decisões ou das decisões dos Tribunais Regionais que o solicitarem, e para garantir a votação e a apuração;

    XV - organizar e divulgar a Súmula de sua jurisprudência;

    XVI - requisitar funcionários da União e do DF quando o exigir o acúmulo ocasional do serviço de sua Secretaria;

    XVII - publicar um boletim eleitoral;

    XVIII - tomar quaisquer outras providências que julgar convenientes à execução da legislação eleitoral.
    .
    .
    Bons estudos!

  • A) ERRADA: é competência do TRE.

    Art. 30. Compete, ainda, privativamente, aos Tribunais Regionais:
    XV - aplicar as penas disciplinares de advertência e de suspensão até 30 (trinta) dias aos juizes eleitorais;

    B) ERRADA: a nomeação cabe ao Presidente da República, conforme disciplinado na CF:

    Art. 120. [...]
    § 1º - Os Tribunais Regionais Eleitorais compor-se-ão:
    III - por nomeação, pelo Presidente da República, de dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça.

    C) ERRADA: não é feita por meio de Resolução.

    Art. 23 - Compete, ainda, privativamente, ao Tribunal Superior,
    VI - propor ao Poder Legislativo o aumento do número dos juizes de qualquer Tribunal Eleitoral, indicando a forma desse aumento;

    D) CORRETA: Art. 23 - Compete, ainda, privativamente, ao Tribunal Superior,
    III - conceder aos seus membros licença e férias assim como afastamento do exercício dos cargos efetivos;

    E) ERRADA: o presidente do tribunal é escolhido entre os 3 ministros do STF, conforme disciplinado na CF:

    Art. 119 [...]
    Parágrafo único. O Tribunal Superior Eleitoral elegerá seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, e o Corregedor Eleitoral dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça.

    O CE disciplina que a lista tríplice será apenas para indicação dos demais juízes na escolha de juízes para o TRE.
    Art. 23 - Compete, ainda, privativamente, ao Tribunal Superior,
    XI - enviar ao Presidente da República a lista tríplice organizada pelos Tribunais de Justiça nos termos do ar. 25;

  • O q quer dizer demissível AD NUTUM?

  • ad natum: significa por vontade de uma das partes(o estado),pois são cargos de  natureza comissionada,ou seja de livre nomeação e exoneração
    ex: cargos de ministros,secretarios,ou de DAS(direção,chefia,e assessoramento)
  • Só lembrando que na alternativa c) o número de membros do TRE não pode ser aumentado. A CF não faz previsão do número mínimo de membros.
  • Discordo do colega acima.

    Vejamos a letra do Texto Magno:

    Art. 120. Haverá um Tribunal Regional Eleitoral na Capital de cada Estado e no Distrito Federal.

    § 1º - Os Tribunais Regionais Eleitorais compor-se-ão:

    I - mediante eleição, pelo voto secreto:

    a) de dois juízes dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça;

    b) de dois juízes, dentre juízes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça;

    II - de um juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal, ou, não havendo, de juiz federal, escolhido, em qualquer caso, pelo Tribunal Regional Federal respectivo;

    III - por nomeação, pelo Presidente da República, de dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça.


    É nítido que a CF estabelece um número MÍNIMO de membros dos TREs e que esse número é materializado na soma dos termos que negritei. Logo, pode-se concluir que, assim como a CF estabelece expressamente no art 119 que o número mínimo de membros do TSE é 7, ela também o faz implicitamente no art. 120, cristalizando a quantidade mínima de 7 membros tanto no TSE quanto nos TREs.
  • Assunto: TSE

    Analise das CASCAS DE BANANA das alternativas:

    ALTERNATIVA CORRETA LETRA D

    a) aplicar as penas disciplinares de advertência e de suspensão, até 30 dias, aos Juízes Eleitorais.
    Isso é competência do TRE

    b) nomear os Juízes dos Tribunais Regionais Eleitorais.
    Os únicos Juízes nomeados no TRE são os advogados e estes pelo PRESIDENTE DA REPÚBLICA

    c) aumentar, através de Resolução, o número dos Juízes de qualquer Tribunal Regional Eleitoral.
    Primeiro ele não aumenta, pode propor esse aumento ao poder Legislativo, segundo que não é necessário Resolução para isso e terceiro ele tem que informar a forma desse aumento.

    d) conceder aos seus membros licença e férias, assim como afastamento do exercício dos cargos efetivos.

    e) enviar lista tríplice ao Presidente da República, para escolha e nomeação do Presidente do Tribunal.
    Primeiro essa lista triplice é enviada ao Tribunal de Justiça, segundo que Presidente da República NÃO NOMEIA Presidente de nenhum Tribunal Eleitoral.

    GOSTOU DO COMENTÁRIO? TACA O DEDO NA ESTRELA
  • Concordo com o colega Joaquim Júnior e discordo dos colegas Felipe Friere e Bruno. Vejamos o porquê:

    a CF-88 previu apenas a composição FIXA de 7 Juízes nos TREs, o que deve ser considerado para fins de concurso. O art. 13 do Código Eleitoral, que prevê a quantidade Juízes dos TREs de até 9 Membros não foi revogado expressamente, mas perdeu aplicação por não ser previsto na CF. Para fins de provas este dispositivo está revogado, devendo ser considerados 7 Membros FIXOS nos TREs elencados na CF. E foi exatamente este o entendimento da banca CESPE em uma questão cobrada no TRE-BA que segue abaixo:

    (CESPE/Tecnico/TRE-BA/2010) A legislação brasileira prevê que o TSE, composto de sete membros, pode ter sua composição aumentada, ao passo que os TREs, também compostos de sete membros cada um deles, não podem ter a sua composição aumentada.

    Garabarito oficial: Certo
  • Apenas mais uma ponderação sobre a alternativa E. Embora a redação do art. 25, § 1º, do Código Eleitoral aluda à listra tríplice, trata-se na verdade de lista sêxtupla, porque contém 6 (seis) nomes de advogados dos quais 2 (dois) serão escolhidos para compor os TRE's. Até hoje não entendi o porquê de o Código aludir a 'lista tríplice', se desde a redação original do Código e também da CRFB/1988 sempre se referiu a nomeação de 2 (dois) advogados dentre 6 (seis) indicados pelo TJ respectivo para compor os TRE's
  • Ao colega Eduardo,

    faço-lhe apenas uma pergunta(retórica) sobre seu comentário acima: e se o tribunal for escolher apenas 1 Advogado? Será uma lista sextupla também? Claro que não. Vale salientar que após a escolha dos 2 advogados (que será lista sextupla, claro) se por algum motivo superviniente um dos advogados bem como seu substitudo legal se encontrarem impedidos de exercer o cargo, o Tribunal enviará ao presidente da república apenas uma lista tríplice para que seja feita a escolha de 1 advogado. Resumindo, se o Tribunal precisar de 2 advogados a lista será sextupla, caso o Tribunal precise de apenas 1 advogado(pra completar a vaga), então a lista será Tríplice.
  • Obrigado, Marcelo, pela explicação, agora entendi o porquê da lista tríplice...
  • Ao Colega Eduardo complemetando sobre lista tríplice!

    São na verdade duas listas enviadas pela Tse dentre as quais cada um terá 3 nomes e de cada uma sera escolhido 1 advogado apenas!
  • Acerca da possibildade de aumento ou não do número de membros do TSE, li o seguinte:

    "A composição do TSE, de acordo com a CF, art 119, que atualizou o Código Eleitoral, é de no mínimo sete; portanto, é possível aumentar o número de juízes do TSE, jamais diminuir. A proposta deve ser feita pelo TSE ao Congresso Nacional mediante lei complementar (art. 96, ic. II,b). Já para os Tribunais Regionais Eleitorais, o art. 120 CF foi taxativo para o número de membros, no total 7, sem estabelecer que seria o mínimo, o que sugere que não pode haver alteração para minorar, salvo por emenda constitucional.
    Para majorar é possível, por força do art 96, II a, desde que o TSE proponha ao Congresso alteração do número de membros dos tribunais regionais, via l.c."

    Fonte:> Direito eleitoral esquematizado. Autores: Thales Tácito Cerqueira e Camila Albuquerque Cerqueira.

    Espero ter ajudado!

  • Pelo que eu entendi dessa discursão toda o nº de membros dos TREs PODEM aumantar sim segundo a FCC, já o CESPE entende o contrário. Logo, nossa resposta vai depender da banca e do concurso....
  • Resposta Letra D - Código Eleitoral e Constituição Federal

    a) aplicar as penas disciplinares de advertência e de suspensão, até 30 dias, aos Juízes Eleitorais.

    CE: Art. 30, XV

     b) nomear os Juízes dos Tribunais Regionais Eleitorais.

    CF: Art. 120. § 1º

     c) aumentar, através de Resolução, o número dos Juízes de qualquer Tribunal Regional Eleitoral.

    CE: Art. 23, VI

     d) conceder aos seus membros licença e férias, assim como afastamento do exercício dos cargos efetivos.

    CE: Art. 23, III

     e) enviar lista tríplice ao Presidente da República, para escolha e nomeação do Presidente do Tribunal.

    CF: Art. 119, PU


  • Mas o CE faz, Joaqui Junior: Art. 13. O número de JUIZES dos Tribunais Regionais não será REDUZIDO, mas poderá ser elevado até nove, mediante proposta do Tribunal Superior, e na forma por ele sugerida. CUIDADO!

    Já o TSE no seu ART. 30, VI : Cabe ao TSE propor ao Poder Legislativo o aumento do numero dos juizes de qualquer Tribunal Eleitoral, indicando a forma desse aumento.
  • Mas o CE faz, Joaquim Junior: Art. 13. O número de JUIZES dos Tribunais Regionais não será REDUZIDO, mas poderá ser elevado até nove, mediante proposta do Tribunal Superior, e na forma por ele sugerida. CUIDADO!

    Já o TSE no seu ART. 30, VI : Cabe ao TSE propor ao Poder Legislativo o aumento do numero dos juizes de qualquer Tribunal Eleitoral, indicando a forma desse aumento.

  • A - errada - essa é uma competência privativa do TRE

    B - errada - juízes são escolhidos através de votação secreta, exceto os membros advogados que são indicados pelo STF e nomeados pelo presidente.

    C - errada - o número de juízes é aumentado através de proposta ao poder legislativo.

    D - correta

    E - Presidente e o Vice-Presidente do tribunal são escolhidos por votação dentre os membros provenientes do STF.

     

    Comentem os erros por favor.


ID
378805
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Eleitoral
Assuntos

Compete aos Tribunais Regionais Eleitorais

Alternativas
Comentários
  • Dentre as diversas competências dos TRE's contidas nos Arts. 29 e 30 do Código Eleitoral inclui-se:

    .

    Art. 30. Compete, ainda, privativamente, aos Tribunais Regionais:

    ...

    V - constituir as juntas eleitorais e designar a respectiva sede e jurisdição;

    Bons estudos!

  • Ainda tendo como base o que prescreve o Código Eleitoral,

    a) Competência originária do TSE. Vide art. 22, I, g).

    b) Competência dos Juízes eleitorais. Vide art. 35, XII.

    c) Competência originária do TSE. Vide art. 22, I, b).

    d) Competência dos Juízes eleitorais. Vide art. 35, XVIII.
  • AArt. 22. Compete ao Tribunal Superior:

            I - Processar e julgar originariamente:
                 
     g) as impugnações á apuração do resultado geral, proclamação dos eleitos e expedição de diploma na eleição de Presidente e Vice-Presidente da República
                
    B)
      Art. 35. Compete aos juizes:
          XII - ordenar o registro e cassação do registro dos candidatos aos cargos eletivos municiais e comunicá-los ao Tribunal Regional;

    C) Art. 22. Compete ao Tribunal Superior:
             I - Processar e julgar originariamente:
           b) os conflitos de jurisdição entre Tribunais Regionais e juizes eleitorais de Estados diferentes;

    D)    Art. 35. Compete aos juizes
     

           XVIII -fornecer aos que não votaram por motivo justificado e aos não alistados, por dispensados do alistamento, um certificado que os isente das sanções legais;

  • RESPOSTA :  E

    a) processar e julgar originariamente as impugnações à apuração do resultado geral, proclamação dos eleitos e expedição de diploma na eleição de Presidente e Vice-Presidente da República.
     
    Competência originária do TSE.

    Lei 4.737 - Art. 22. Compete ao Tribunal Superior:

                           I - Processar e julgar originariamente:
                     
                                g) as impugnações á apuração do resultado geral, proclamação dos eleitos e expedição de diploma na eleição de Presidente e Vice-Presidente da República
               

    b) ordenar o registro e a cassação do registro dos candidatos aos cargos eletivos municipais.

    Competência dos Juízes eleitorais.

    Lei 4.737 - Art. 35. Compete aos juizes:
                              XII - ordenar o registro e cassação do registro dos candidatos aos cargos eletivos municiais e comunicá-los ao Tribunal Regional;


     c) julgar os conflitos de jurisdição entre Juízes Eleitorais de Estados diferentes.

    Competência originária do TSE

    Lei 4.737   - Art. 22. Compete ao Tribunal Superior:

             I - Processar e julgar originariamente:
         
                       b) os conflitos de jurisdição entre Tribunais Regionais e juizes eleitorais de Estados diferentes;


     d) fornecer aos que não votaram por motivo justificado e aos não alistados, por dispensados do alistamento, um certificado que os isente das sanções legais.

    Competência dos Juízes eleitorais

    Lei 4.737  - Art. 35. Compete aos juizes

                               XVIII - fornecer aos que não votaram por motivo justificado e aos não alistados, por dispensados do alistamento, um certificado que os isente das sanções legais;


     e) constituir as Juntas Eleitorais e designar a respectiva sede e jurisdição.

    Competência dos TRE's

    Lei 4.737   - Art. 30. Compete, ainda, privativamente, aos Tribunais Regionais:

                        V - constituir as juntas eleitorais e designar a respectiva sede e jurisdição;

  • Competência do TRE:

    Análise das CASCAS DE BANANA das alternativas.

    a) Processar e julgar originariamente as impugnações à apuração do resultado geral, proclamação dos eleitos e expedição de diploma na eleição de Presidente e Vice-Presidente da República. (Competência do TSE).

    b) Ordenar o registro e a cassação do registro dos candidatos aos cargos eletivos municipais. (Competência dos Juízes Eleitorais)

    c) Julgar os conflitos de jurisdição entre Juízes Eleitorais de Estados diferentes. (Para o TRE o termo é mesmo Estado)

    d) Fornecer aos que não votaram por motivo justificado e aos não alistados, por dispensados do alistamento, um certificado que os isente das sanções legais. (Competência dos Juízes Eleitorais)

    e) Constituir as Juntas Eleitorais e designar a respectiva sede e jurisdição. (Resposta Correta).
  • a) processar e julgar originariamente as impugnações à apuração do resultado geral, proclamação dos eleitos e expedição de diploma na eleição de Presidente e Vice-Presidente da República.
    Competência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
    b) ordenar o registro e a cassação do registro dos candidatos aos cargos eletivos municipais.
    Competência dos Juízes Eleitorais.
    c) julgar os conflitos de jurisdição entre Juízes Eleitorais de Estados diferentes.
    Competência dos Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
    d) fornecer aos que não votaram por motivo justificado e aos não alistados, por dispensados do alistamento, um certificado que os isente das sanções legais.
    Competência dos Juízes Eleitorais.
    e) constituir as Juntas Eleitorais e designar a respectiva sede e jurisdição.
    Competência dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE's)
  • a) Falso. Art. 22. Compete ao Tribunal Superior: I - Processar e julgar originariamente: g) as impugnações á apuração do resultado geral, proclamação dos eleitos e expedição de diploma na eleição de Presidente e Vice-Presidente da República;
    b) Falso. Art. 35. Compete aos juizes: XII - ordenar o registro e cassação do registro dos candidatos aos cargos eletivos municiais e comunicá-los ao Tribunal Regional;
    c) Falso. Art. 22. Compete ao Tribunal Superior: I - Processar e julgar originariamente: b) os conflitos de jurisdição entre Tribunais Regionais e juizes eleitorais de Estados diferentes;
    d) Falso. Art. 35. Compete aos juizes: XVIII -fornecer aos que não votaram por motivo justificado e aos não alistados, por dispensados do alistamento, um certificado que os isente das sanções legais;
    e) Verdadeiro. Art. 30. Compete, ainda, privativamente, aos Tribunais Regionais: V - constituir as juntas eleitorais e designar a respectiva sede e jurisdição;
  • Resposta Letra E - Código Eleitoral

    a) processar e julgar originariamente as impugnações à apuração do resultado geral, proclamação dos eleitos e expedição de diploma na eleição de Presidente e Vice-Presidente da República.

    TSE: Art. 22, I, g

     b) ordenar o registro e a cassação do registro dos candidatos aos cargos eletivos municipais.

    Juízes eleitorais: Art. 35, XII

     c) julgar os conflitos de jurisdição entre Juízes Eleitorais de Estados diferentes.

    TSE: Art. 22, I, b

     d) fornecer aos que não votaram por motivo justificado e aos não alistados, por dispensados do alistamento, um certificado que os isente das sanções legais.

    Juízes eleitorais: Art. 35, XVIII

     e) constituir as Juntas Eleitorais e designar a respectiva sede e jurisdição.

    TRE: Art. 30, V


  • >> RESUMO ESQUEMÁTICO JUNTAS ELEITORAIS:

    APROVAR OS MEMBROS DA JUNTAS >> TRE (Art. 36, § 1°, CE)
    NOMEAR OS MEMBROS DAS JUNTAS >> PRESIDENTE TRE (Art. Art. 36, § 1°, CE)
    DESIGNAR SEDE E JURISDIÇÃO >> TRE (Art.30, V, CE)
    CONSTITUIR AS JUNTAS ELEITORAIS >> TRE (Art. 30, V, CE)

  •  a) TSE  processar e julgar originariamente as impugnações à apuração do resultado geral, proclamação dos eleitos e expedição de diploma na eleição de Presidente e Vice-Presidente da República.

     b) Juiz Eleitoral ordenar o registro e a cassação do registro dos candidatos aos cargos eletivos municipais.

     c) TSE julgar os conflitos de jurisdição entre Juízes Eleitorais de Estados diferentes.

     d) Juiz Eleitoral  fornecer aos que não votaram por motivo justificado e aos não alistados, por dispensados do alistamento, um certificado que os isente das sanções legais.

     e) TRE constituir as Juntas Eleitorais e designar a respectiva sede e jurisdição.

  • a) compete ao TSE

     

    b) compete aos juízes eleitorais

     

    c) compete ao TSE

     

    d) compete aos juízes eleitorais

     

    e) compete ao TRE

  • Gabarito E

    Art. 30, inciso V do Código Eleitoral:

    Art. 30. Compete, ainda, privativamente, aos Tribunais Regionais:

    V - constituir as juntas eleitorais e designar a respectiva sede e jurisdição;


ID
378808
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Eleitoral
Assuntos

A respeito da competência do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais, considere:

I. Compete ao Tribunal Superior Eleitoral processar e julgar originariamente os crimes eleitorais e os comuns que lhes forem conexos cometidos pelos seus próprios Juízes.

II. Compete aos Tribunais Regionais Eleitorais processar e julgar originariamente os crimes eleitorais e os comuns que lhes forem conexos cometidos pelos seus próprios Juízes.

III. Compete ao Tribunal Superior Eleitoral processar e julgar originariamente os crimes eleitorais cometidos pelos Juízes Eleitorais.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

Alternativas
Comentários
  • Cuidado!

    A alternativa que se diz "correta" só o é na literalidade da lei (art. 22, I, d)
    Na ordem constitucional atual, o TSE não tem mais competência para julgar crimes eleitorais e crimes comuns cometidos pelos ministros do TSE e por membros de TREs.
    De acordo com o art. 102, I, "c" da CF/88 compete ao STF julgar os membros de tribunais superiores (eis o TSE) nas infrações penais comuns. Lembrem-se que, para critérios de fixação de competência, crimes eleitorais equiparam-se a crimes comuns. No caso, dos membros dos TREs eles serão julgados pelo STJ, tendo em mente o art. 105, I "a" da CF/88.
  • Sem dúvida, Fernanda. Questão passível de anulação, pq ela não pede o que "diz o Código Eleitoral", mas apenas a competência do TSE e dos TREs, logo, conforme bem explicado por vc, a competência de julgamento de crimes comuns de membros do TSE é do STF, segundo a Constituição
  • Meus parabéns, Fernanda

    Gostei demais de sua observação. Na questão proposta a organizadora( fcc) não se preocupou com a CF e, simplesmente, copiou a letra da lei. Não medindo dessa forma o conhecimento do candidato.

    um abraço,

    Guilherme.

  • Como a questão não pede nenhuma Resolução/Lei como referência, a questão está desatualizada pois
    a Jurisprudência atual é de que :
    O STF julgará os crimes comuns e eleitorais cometidos pelos integrantes do TSE;
    O STJ julgará os crimes comuns e eleitoras cometidos pelos integrantes do TRE;
    O TJ julgará o juiz eleitoral em crimes comuns e o TRE julgará o juiz eleitoral em crimes eleitorais.
  • LETRA A

    Conforme Código Eleitoral, mas com respostas diferentes se levar em conta a CF, conforme comentários expostos acima.
  • Notas adicionais:

    CF/88,
     Art. 96. Compete privativamente: 
    (...) III - aos Tribunais de Justiça julgar os juízes estaduais e do Distrito Federal e Territórios, bem como os membros do Ministério Público, nos crimes comuns e de responsabilidade, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral.
     
    Lei nº 4.737/65 (Código Eleitoral), Art. 29. Compete aos Tribunais Regionais:
    I – processar e julgar originariamente: 
  • Fiquei curiosa qto a esta questão e fui procurar a prova na certeza de que eles teriam anulado... contudo, isso não ocorreu! Será que a FCC cobra só a literalidade do Código Eleitoral, ou isso só aconteceu pq era prova de contabilidade??? E isso pq a prova é de 2011!!

  • É no mínimo um absurdo ficar nas mãos da FCC!
    Já que não menciona se é de acordo com a CF ou com o Código Eleitoral essa questão deveria ter sido anulada, ainda que por Mandado de Segurança.
  • Pessoal, um pouco mais de atenção...

    Segundo o Código Eleitoral:

    Art. 22. Compete ao Tribunal Superior (eleitoral):

    I - processar e julgar originariamente:
    ...

    d) os crimes eleitorais e os comuns que lhes forem conexos cometidos pelos seus próprios Juízes e pelos Juízes dos Tribunais Regionais;

     

    Art. 29. Compete aos Tribunais Regionais:

    I - processar e julgar originariamente:

    d) os crimes eleitorais cometidos pelos Juízes Eleitorais;

    Segundo a CF

     

    Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:

    I - processar e julgar, originariamente:

    c) nas infrações penais comuns e nos crimes de responsabilidade, os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, ressalvado o disposto no art. 52, I, os membros dos Tribunais Superiores, os do Tribunal de Contas da União e os chefes de missão diplomática de caráter permanente;(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 23, de 1999)


     

    Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justiça:

    I -processar e julgar, originariamente:

    a) nos crimes comuns, os Governadores dos Estados e do Distrito Federal, e, nestes e nos de responsabilidade, os desembargadores dos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal, os membros dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, os dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Trabalho, os membros dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios e os do Ministério Público da União que oficiem perante tribunais;


     

    Art. 108. Compete aos Tribunais Regionais Federais:

    I - processar e julgar, originariamente:

    a) os juízes federais da área de sua jurisdição.... ressalvada a competência eleitoral.

     

    RESUMINDO
     
    Ministro do TSE - Quem julga
    Crimes eleitorais e comuns CONEXOS AOS ELEITORAIS - TSE
    Crimes comuns - STF

    Desembargadores do TRE -Quem julga
    Crimes eleitorais e comuns CONEXOS AOS ELEITORAIS - TSE
    Crimes comuns´- STJ

    Juizes eleitorais 
    Crimes eleitorais (e conexos) - TRE
    Crimes comuns - TRF
     

  • Crimes Eleitorais.
     
    Trata-se de crime comum.
    O juiz eleitoral vai julgar tanto o crime eleitoral quanto o crime comum que lhe for conexo. Exceções: ECA e Tribunal do Júri.
     
    Atualmente o TSE não tem competência criminal originária. Nesse caso, a competência criminal do TSE será apenas recursal.
     
    Crime eleitoral praticado pelo PR, quem julga é o STF.
    Crime eleitoral praticado pelo governador, quem julga é o STJ.
    Crime eleitoral praticado pelo prefeito, quem julga é o TRE.
    Crime eleitoral praticado pelo vereador, quem julga é o juiz eleitoral.
    Crime eleitoral praticado por deputado estadual, quem julga é o TRE.
    Crime eleitoral praticado por deputado federal e senador, quem julga é o STF.
    Crime eleitoral praticado pelo MPE, quem julga é o TRE.
    Crime eleitoral praticado MPU
    1ª instância: quem julga é o TRE
    --2ª instância: quem julga é o STJ.
    --PRG: quem julga é o STF.
    Crime eleitoral praticado por magistrados e juízes eleitorais, quem julga é o TRE.
    Crime eleitoral praticado por membros do TRE, quem julga é o STJ.
    Crime eleitoral praticado por membros do TSE, quem julga é o STF.
     
  • "É ponto bastante duvidoso a definição exata da competência para julgamento de Crimes cometidos pelos Ministros do TSE, Membros de TREs e Juízes Eleitorais. Esta dúvida ocorre porque o Código Eleitoral prevê competências completamente dissonantes ao que a atual Constituição Federal preleciona. Crimes eleitorais e comuns NÃO são mais julgados pelo TSE!

    Esta competência não mais pertence ao TSE, pois a CF-88 agora prevê que cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), respectivamente, julgar as infrações penais COMUNS e os crimes de responsabilidade dos Membros dos Tribunais Superiores (TSE e outros), e dos Membros dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Vide arts. 102, I, c, e art. 105, I, a, da CF-88. Mas, Professor, o STF e o STJ têm competência para julgar os crimes comuns, onde está a previsão dos crimes eleitorais? Informo que apenas para fins de competência, os crimes eleitorais são considerados incluídos no conceito de crimes comuns. Exatamente por esse motivo é que o STF que julgará os Ministros do TSE, e o STJ, os Desembargadores/Membros dos TREs, quanto à prática de crimes comuns, inclusive os crimes eleitorais. Lembro que esse foi tema de grandes discussões no STJ e no STF, especialmente nos julgados de 2006-2007, se os crimes eleitorais seriam ou não incluídos no conceito de crimes comuns da CF-88" (Ricardo Gomes, professor do ponto dos concursos).

  • Crime eleitoral sempre será julgado na esfera da Justiça Eleitoral, pois é matéria exclusiva desta.

    Estão confundindo crime comum com crime de responsabilidade, misturando tudo.

    A Justiça Eleitoral julgará apenas crimes comuns quando conexos a crimes eleitorais. A questão está correta, basta apenas consultar a jurisprudência sobre competência no âmbito da suprema corte brasileira, em todos os casos o pretório excelso declinou da competência nos casos de crimes eleitorais conforme a exegese da lei 4737/65.

    Desafio alguém a colocar alguma ação penal de âmbito eleitoral em curso no STF, ou que apresente alguma súmula ou decisão isolada.
  • Crime comum praticado por juiz eleitoral é de competência do TJ ou TRF?

    Favor fundamentar com a legislação pertinente (citar artigo, lei...)

    Se alguém puder esclarecer, desde já agradeço.


    Obs: nos comentários acima, cada pessoa coloca de um jeito diferente.

    Um abraço a todos e que DEUS nos abençoe!
  • Rafael,

    Juiz eleitoral é um juiz de direito - justiça comum estadual. Por isso é TJ.

  • Eduardo, permita-me discordar da sua última informação.

    A própria CFRB ressalva no artigo 96, III, a competência da justiça eleitoral para julgar o juiz de direito. Assim, creio que a competência seja do TRE

      III - aos Tribunais de Justiça julgar os juízes estaduais e do Distrito Federal e Territórios, bem como os membros do Ministério Público, nos crimes comuns e de responsabilidade, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral.

  • Segundo a classificação dos crimes, o STF dividiu em duas: os crimes de responsabilidade e os crimes comuns. Nos crimes comuns estão inclusos os crimes eleitorais. Contudo, corrente minoritária (Des. Suzana Gomes, Fávila Ribeiro etc) entende ser crime politico julgado pela justiça eleitoral, mas, o entendimento do STF é que o crime eleitoral é considerado crime comum por não ser de responsabilidade (HC 42.108-PE).

  • Francisco,

    O Rafael perguntou: " Crime comum praticado por juiz eleitoral é de competência do TJ ou TRF?"
    A resposta foi a que eu dei, TJ! Por ser um juiz de direito, e não um juiz federal, a competência para crime COMUM, praticado por um juiz eleitoral, é do TJ e não do TRF.

    O termo detacado por você "RESSALVADA A COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ELEITORAL", refere-se aos CRIMES ELEITORAIS. Essa competência não em razão da PESSOA -> juiz eleitoral, mas em razão da MATÉRIA -> CRIME ELEITORAL.


  • Pelos comentários acima o que se vê é uma confusão com relação à competência da Jutiça Eleitoral.
    o TRE vai jugar o juiz (seja de direito, deja eleitoral), POR CRIME ELEITORAL. Isso é competência MATERIAL.
    Já crime COMUM, não haverá julgamento do TRE em nenhuma hipótese... A única hipótese é o CRIME ELEITORAL (espécie de crime comum).
    Eu penso que numa questão da FCC - que sempre segue a literalidade da norma - deveria-se ignorar as posições do STF sobre o tema.. basta compreender esta distinção entre competência da MATÉRIA e competência da PESSOA e seguir o CE.
    Logo: Crime eleitoral por juiz de direito, juiz federal ou juiz eleitoral -> TRE
    Crime comum -> TJ (juiz estadual) e TRF (juiz federal).
  • Colegas!
    • A única resposta possível é a letra A. Acredito que isso é consenso
    • Por se tratar da FCC, banca de tradição, a melhor opção, ao nos depararmos com uma questão destas é marcar a opção possível, mesmo não concordando como verdade integral.
    • Outro ponto a ressaltar, é verificarmos o edital. Caso não conste os artigos 102 e 105 da CF, a questão não seria passível de anulação.
    Abraço e bons estudos!
  • Essa competência não mais pertence ao TSE, pois a CF/88 agora prevê que cabe ao STF e ao STJ, respectivamente, julgar as infrações penais comuns e os crimes de responsabilidade dos membros dos Tribunais superiores , e dos membros dos TREs.
    Vide arts. 102,I, c e art. 105, I, a, da CF/88.
  • Competências TRE e TSE:

    Analise das CASCAS DE BANANAdas alternativas:

    I - Compete ao Tribunal Superior Eleitoral processar e julgar originariamente os crimes eleitorais e os comuns que lhes forem conexos cometidos pelos seus próprios Juízes.(Correto)

    II. Compete aos Tribunais Regionais Eleitorais processar e julgar originariamente os crimes eleitorais e os comuns que lhes forem conexos cometidos pelos seus próprios Juízes. (Os comuns é só do TSE)

    III. Compete ao Tribunal Superior Eleitoral processar e julgar originariamente os crimes eleitorais cometidos pelos Juízes Eleitorais. (Competência do TRE)
  • Caros colegas!

    Não adianta querer ficar brigando com o examinador, entrando com recurso etc.
    Esse é o estilo da banca, os candidatos devem se adaptar.
    Temos que jogar o jogo deles e nao querer mudar as regras dessa banca que sempre cria esse tipo de polemica.
    Pelas alternativas dava para acertar a questao e bola pra frente o objetivo é passar.

  • Quando a CF fala em crimes comuns ela engloba as contravenções penais e os crimes eleitorais, por isso a questão está totalmente mal formulada.
  • É por causa atitudes egoístas, como do colega Thiago, que as bancas vão continuar a abusar dos concurseiros. Não tem que aceitar porcaria nenhuma! Eles cobram competências derrogadas e temos que aceitar? Prevalece a CF, conforme entendimento jurisprudencial, e não o Código Eleitoral!
  • Acredito que a questão está certa e não há o que discutir.

    Crimes eleitorais e crimes comuns conexos praticados por membros do TSE é de competência do próprio TSE, uma vez que esta é a cúpula da Justiça eleitoral. O STF apenas julga crimes COMUNS ( e desde que não sejam conexos aos eleitorais) dos Ministros.

    Crimes eleitorais praticados por membros do TRE vão ser julgados pelo TSE, como é de praxe em toda a justiça brasileira. Não sendo órgão de cúpula, os membros de um tribunal devem ser julgados pelos seus superiores hierárquicos.

    Crimes eleitorais de juizes eleitorais cabe ao TRE julgar ( mais uma vez a hierarquia).

    Pronto, fácil. não precisa de tanta discussão

  • Preparar-se para concursos, atualmente, nao se restringe somente a estudar o edital.

    Mas tambem, estudar como pensa a banca

    as vezes temos que assinalar uma alternativa que nao concordamos plenamente, porem sabemos que é a que o organizador julga correta.

    Usar o bom senso é muito importante, acredito que esse tipo de questao é feita para pegar os candidatos muito bem preparados como o colega alexandre.
    .
    Todos tem o direito de discordar, contudo nao vejo egoismo no meu comentario o fiz com a intençao de colocar em questao um visao diferente.

    O meu desempenho melhorou quando comecei a pensar assim.

    Fica a dica para quem quiser aproveitar.

    Um abraço e bons estudos.
     
  • Na alternativa I = Competência do STF
    Na alternativa II = Competência do STJ
    Na alternativa III = TJ do estado

    Se fosse pegar realmente o que é correto, não teria nenhuma alternativa correta na questão. Ou seja, dava pra acertar usando da experiencia do candidato em observar. "Pera ai, não tem nenhuma correta, então eles estão pedindo pela literalidade da lei mesmo.". Tá, cabe recurso sim, mas é uma questão que estava facil de acertar.
  • Pessoal é preciso estar atendo pra um pequeno detalhe que estão se esquecendo.
     
    I- o STF em um julgado antigo e muito comentado manifestou-se de modo singelo sobre a diferenciação de crimes de responsabilidade e de crimes comuns, entretanto, nesse momento não estava tratando de matéria eleitoral, por isso não se mencionou, o que todos sabemos:

    II- Os crimes eleitorais embora considerados comuns são previsto legislação especial, razão pela qual atraem a competência para seu âmbito sempre que ocorrer infrigência aos tipos eleitorais, salvo no caso de haver no caso concreto, deslocamento da competência por foro privilegiado.

    III- Com isso a questão está sanada.
  • I-STF
    II-STJ
    III-TRE


    JUIZES DE 1 GRAU SERÃO JULGADOS PELO TJ NOS CRIMES COMUNS, NOs ELEITORAIS MESMO SENDO COMUNS TBM, SERÃO JULGADOS NO TRE.
  • Até quando a FCC vai desrespeitar a lei para fazer prevalecer aquilo que ela quer? Se na questão não diz se é segundo o Código Eleitoral, não deve ser entendido assim, então. Caso contrário mais do que estudar o que tem validade hoje, devemos também adivinhar as intenções da banca. Isso é um desrespeito e um abuso. É caso pra Mandato de Segurança.

    Mais respeito ao candidato é o mínimo que se espera de uma banca séria!!!

  • Ana Valéria. Não é Mandato de Segurança. É mandado de segurança.
  • I. Verdadeiro. Art. 22. Compete ao Tribunal Superior: I - Processar e julgar originariamente: d) os crimes eleitorais e os comuns que lhes forem conexos cometidos pelos seus próprios juizes e pelos juizes dos Tribunais Regionais;
    * Nota: Não concordo com a resposta, visto que esta parte não foi recepcionada. No entanto, devemos nos atentar que a FCC cobra letra de lei.
    II. Falso. Art. 29. Compete aos Tribunais Regionais: I - processar e julgar originariamente: d) os crimes eleitorais cometidos pelos juizes eleitorais;
    III. Falso. Misturou os dois artigos anteriores.
  • I - STF
    II - STJ
    III - TRE
    Tudo que estiver em contradição com isso está errado. Acredite!

  • Nos termos do Art. 22, inciso I, "d", do Código Eleitoral, compete ao Tribunal Superior Eleitoral processar e julgar originariamente: os crimes eleitorais e os comuns que lhes forem conexos cometidos pelos seus próprios juízes e pelos juízes dos Tribunais Regionais. ENTRETANTO, o TSE não mais detém competência originária para julgar crimes eleitoral e comum conexo, pois sua competência foi deslocada para o STF e STJ respectivamente pelos art. 102, I, c, e art. 105, I, a, da CF, vejamos:


    Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:

    I - processar e julgar, originariamente:

    c) nas infrações penais comuns e nos crimes de responsabilidade, os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, ressalvado o disposto no art. 52, I, os membros dos Tribunais Superiores, os do Tribunal de Contas da União e os chefes de missão diplomática de caráter permanente;   (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 23, de 1999)


    Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justiça:

    I - processar e julgar, originariamente:

    a) nos crimes comuns, os Governadores dos Estados e do Distrito Federal, e, nestes e nos de responsabilidade, os desembargadores dos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal, os membros dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, os dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Trabalho, os membros dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios e os do Ministério Público da União que oficiem perante tribunais;


    Nos termos do art. 29, inciso I, "d", compete aos Tribunais Regionais processar e julgar originariamente os crimes eleitorais cometidos pelos juízes eleitorais.

  • Desatualizada.

    Atualmente, nenhuma alternativa está correta considerando que:

     

    Crime eleitoral cometido por juiz eleitoral (1° instância) = Julgamento cabe ao TRE (CF, Art. 96, III).

     

     Crime eleitoral cometido por juiz membro do TRE (2° instância) = Julgamento cabe ao STJ (CF, Art. 105, I, "a").

     

     Crime eleitoral cometido por membro do TSE (3° instância) = Julgamento cabe ao STF (CF, Art. 102, I, "c").


ID
378811
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Crisela, servidora pública civil federal efetiva, valeu-se de seu cargo para lograr proveito pessoal em detrimento da dignidade da função pública. Neste caso, a demissão

Alternativas
Comentários
  • Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

            I - em 5 anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

            II - em 2 anos, quanto à suspensão;

            III - em 180 dias, quanto á advertência.

            § 1o  O prazo de prescrição começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido.

            § 2o  Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.

            § 3o  A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.

            § 4o  Interrompido o curso da prescrição, o prazo começará a correr a partir do dia em que cessar a interrupção.

  • Resposta: d)

    Lei 8.112/90

    Art. 137. A demissão ou destituição de cargo em comissão, por infrigência do art. 117, incisos IX e XI, imcompatibiliza o ex-servidor para nova invetidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 anos.

    +

    Art. 117 (...)
    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública.
    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto à repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro.
  • Aqui vale uma observação:

    - São apenas duas condutas que incompatibilizam o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal pelo prazo de 5 (cinco) anos: PROVEITO E PROCURADOR

    Art. 137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.
            IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;
            XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;


    - E são cinco as condutas que incompatibilizam o ex-servidor para sempre, pois neste caso ele CILASCO:

    C  orrupção;
    I    mprobidade Administrativa;
    L   esão aos cofres públicos;
    A  plicação irregular de dinheiros públicos;
    S

    C  rime contra a administração pública;
    O

     


    Art. 137.
    Parágrafo único.  Não poderá retornar ao serviço público federal o servidor que for demitido ou destituído do cargo em comissão por infringência do art. 132, incisos I, IV, VIII, X e XI.
     
     
            I - crime contra a administração pública;
            IV - improbidade administrativa;
            VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;
            X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;
            XI - corrupção;
  • Além disso, o artigo 132 da mesma lei diz que:

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.


    Assim, como os colegas já colocaram, o artigo 137 complemnte a questão, trazendo a ocorrrência da imcompatibilização do ex-servidor para outro cargo público, pelo prazo de 5 anos.

    Art. 137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.

     Parágrafo único.  Não poderá retornar ao serviço público federal o servidor que for demitido ou destituído do cargo em comissão por infringência do art. 132, incisos I, IV, VIII, X e XI.



    Att
  • Pow, Rodney... valeu pelo macete!! Adoreiii!!!! Mto bom!! :-)
  • Segundo prof.  que tive aulas da 8.112/90, está revogada tacitamente a incompatibilidade de retorno do servidor ao serviço público para sempre, por isto poderá, em todo caso, retornar ao serviço público.

    Alguém pode confirmar isto?
  • Não sei se houve a revogação. Só sei que o CESPE não aceita, porque ele entende ser uma pena de caráter perpétuo.
    Portanto,  se for prova do CESPE...NÃO CONSIDERAR.
  • Valeu Rodney pela dica. " Esforça-te no bem e espera com paciência".  Deus fortaleça-lhe...
  • No caso o que ela fez não se encaixaria em improbidade administrativa?
  • Aproveitando que o colega acima colocou uma dica mto boa, vou colocar outra que tb acho bem interessante.
    Foi colocado por alguem aqui no QC, mas nao me lembro nem do nome da pessoa nem qual o numero da questao, mas achei bem legal.
    Portanto, segue a lista de casos de demissao que o servidor nao mais podera retornar ao servico publico federal:

    D I L A     tem     C C

    D - Dilapidacao do patrimonio
    I - Improbidade Administratica
    L - Lesao aos cofres publicos
    A - Aplicacao Irregular do dinheiro publico

    C - Corrupcao
    C - Crimes contra a administracao Publica.
  • Não entendi!!!! A questão fala em servidor efetivo e a lei 8.112/90 fala em cargo em comissão. Alguém tem alguma explicação??
  • Luciane Mendes, a lei 8.112 dispõe sobre cargos efetivos, cargos em comissão e funções de confiança.

    O artigo 137 fala de demissão e de destituição de cargo em comissão. Lembrando que a demissão é uma penalidade aplicável a servidor efetivo.



    Art. 137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.
  • Gabarito. D.

    Art.137. A demissão ou destituição de cargo em comissão, por infringência do art.117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5(cinco) anos.

  • ART. 137 - A demissão ou a destituição de cargo em comissão por infrigência do art. 117, IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 anos.

     

    PROVEITO E PROCURADOR

    PROVEITO E PROCURADOR

    PROVEITO E PROCURADOR

    PROVEITO E PROCURADOR

    PROVEITO E PROCURADOR



    Art. 137.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.

     IX - valer-se do cargo para lograr PROVEITO pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública; 

    XI - atuar, como PROCURADOR ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;


ID
378814
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei no 8.112/90 estabelece que prescreverá em cinco e dois anos a ação disciplinar quanto às penalidades, respectivamente, de

Alternativas
Comentários
  • Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

            I - em 5 anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

            II - em 2 anos, quanto à suspensão;

            III - em 180 dias, quanto á advertência.

            § 1o  O prazo de prescrição começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido.

            § 2o  Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.

            § 3o  A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.

            § 4o  Interrompido o curso da prescrição, o prazo começará a correr a partir do dia em que cessar a interrupção.

  • Correta: letra "b"

    art. 142:


    I - Prescreverão em 5 anos as infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão.

    II - Prescreverá em 2 anos, quanto à suspensão.
  • Tabelinha para decorar

                                             PRESCRIÇÃO           CANCELAMENTO
          
    ADVERTÊNCIA               180 dias                           3 ANOS

    SUSPENSÃO                  2 ANOS                            5 ANOS 

    DEMISSÃO                       5 ANOS                             ---------
     

  • Art. 142. A ação disciplinar prescreverá:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de
    aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;
    I
    II - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.
    § 1º O prazo de prescrição começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido.
    § 2º Os prazos de prescrição previstos em lei penal aplicam-se às infrações disciplinares
    capituladas também como crime.
    § 3º A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a
    prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.
    § 4º Interrompido o curso da prescrição, o prazo começará a correr a partir do dia em que
    cessar a interrupção.
  • Suspensão para cargo em comissão não significa destituição em cargo em comissão?
    Sendo assim a alternativa "E" também não estaria certa?
  • Alternativa A - Incorreta: ambas são hipóteses de prescrição em 5 anos (Art. 142, I)

    Alternativa B - Nos termos do art. 142, I e II.

    Alternativa C - Incorreta: Hipótese de 2 anos e 18 dias respectivamente (Art. 142, II e III).

    Alternativa D - Incorreta: Hipótese de 2 anos e 5 anos, respectivamente (Art. 142, II e I).

    Alternativa E - Incorreta: Ambas são hipóteses de 5 anos (art. 142, I).
  • PRESCRIÇÃO:
    Existem 2 referências da lei 8.112/90 à prescrição (cuidado para não confundir):
    - Art. 110 = Prescrição do direito de requerer (prescrição que beneficia a administração e prejudica o servidor);
    Art. 110.  O direito de requerer prescreve:
            I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho;
            II - em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em lei.
           Parágrafo único.  O prazo de prescrição será contado da data da publicação do ato impugnado ou da data da ciência pelo interessado, quando o ato não for publicado.

    - Art. 142 = Prescrição da ação disciplinar (prescrição que prejudica a administração e beneficia o servidor):
    Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:
            I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;
            II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;
            III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.
  • A ação disciplinar prescreverá:
    5 ANOS - Demissão, cassação de aposentadoria e disponibilidade
    2 ANOS - Suspensão
    180 DIAS - Advertência

    Atenção para não confundir estes prazos com os do art.142!
  • prescreve em 5 anos:

    Demissão, Cassação de Aposentadoria ou Disponibilidade.

    prescreve em 2 anos:

    Suspensão

    prescreve em 180 dias:

    Advertência

    CANCELA O REGISTRO NO PRAZO DE 3 ANOS PARA:

    ADVERTÊNCIA

    CANCELA O REGISTRO NO PRAZO DE 5 ANOS PARA:

    SUSPENSÃO

    NO CASO DE DEMISSÃO O REGISTRO JÁ FOI RASGADO! RSRS


ID
378817
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as seguintes assertivas a respeito do provimento de cargo público:

I. A nomeação far-se-á em comissão, exceto na condição de interino, para cargos de confiança vagos.

II. O concurso público terá validade de até 2 anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

III. A posse, em regra, ocorrerá no prazo de noventa dias contados da publicação do ato de provimento.

IV. O início, a suspensão, a interrupção e o reinício do exercício serão registrados no assentamento individual do servidor.

De acordo com a Lei no 8.112/90, está correto o que se afirma SOMENTE em

Alternativas
Comentários
  • I. A nomeação far-se-á em comissão, exceto na condição de interino, para cargos de confiança vagos.
      Art. 9o  A nomeação far-se-á:

            I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

            II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.


    III. A posse, em regra, ocorrerá no prazo de noventa dias contados da publicação do ato de provimento.

    Art. 13 § 1o  A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

  • De acordo com a lei 8.112/90:

    I - Incorreta. Art. 9º A nomeação far-se-á: (...) III- em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos;

    II - Correta. Art. 12. O concurso público terá validade de até 2 anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período;

    III - Incorreta. Art. 13 (...) §1º A posse ocorrerá no prazo de 30 dias contados da publicação do ato de provimento;

    IV - Correta. Art. 16. O início, a suspensão, a interrupção e o reinício do exercício serão registrados no assentamento individual do servidor.

    Alternativa: a).
  • letra A

    II - art. 12.  O concurso público terá validade de até 2 anos, podendo ser prorrogado
    uma única vez, por igual período.

    Comentario
    A validade e condições de realização do concurso público devem estar adstritas
    ao Edital de convocação, que comandará todo o processo seletivo. 
  • cont.

    Art. 16. O início, a suspensão, a interrupção e o reinício do exercício serão
    registrados no assentamento individual do servidor.

    Comentário
    O assentamento individual é o instrumento de que se utiliza a Administração
    para registrar a vida funcional do servidor, dele constando o início, a suspensão,
    a interrupção e o reinício do exercício.
  • Correta letra A

    I) Art. 9º A nomeação far-se-á:
    ...
    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.
    Parágrafo único. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial
    poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem
    prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela
    remuneração de um deles durante o período da interinidade.

    II) Ok

    III) Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as
    atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos ao cargo ocupado, que não poderão
    ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos
    em lei.
    § 1º A posse ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação do ato de
    provimento.

    IV) Ok

  • II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    Parágrafo único. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • I- em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.(ERRADO)

     

    II-Art. 12.  O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. (CERTO)

     

    III- § 1o  A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento (ERRADO)

     

    IV -  Art. 16.  O início, a suspensão, a interrupção e o reinício do exercício serão registrados no assentamento individual do servidor.(CERTO)


ID
378820
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Clotilde, servidora pública civil federal, está aposentada por invalidez. Na última perícia realizada para avaliação das condições de sua saúde, uma junta médica oficial declarou insubsistentes os motivos de sua aposentadoria determinando o retorno de Clotilde à atividade. Neste caso, ocorreu

Alternativas
Comentários
  • A reversão consiste no retorno à atividade de servidor aposentado: I) por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou II) no interesse da administração, desde que: a) tenha solicitado a reversão; b) a aposentadoria tenha sido voluntária; c) estável quando na atividade; d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; e) haja cargo vago (art. 25 da Lei nº 8.112/90).

  • Correta: letra "e"

    art. 25, lei 8.112/1990: 


    "Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:
    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; " 
  • Eu reaproveito o disponivel
    Eu reintegro o demitido
    Eu readapto o incapacitado
    Eu reverto o aposentado
    Eu reconduzo o inabilitado e o ocupante de cargo do reintegrado

     

  • Quando fiz o meu primeiro cursinho, o professor de 8.112 ensinou algo muito estúpido mas tem me ajudado.
    (Normalmente cada um tem um "macete" estúpido que funciona individualmente)

    Reversão, otimizadamente falando, é a volta do servidor aposentado.

    Ok (...) o professor grifou a letra "v", e falou:

    "Galera, peguem essa levra "V" e pensem em velho e  viagra (...) vocês lembram de quê?" Pessoa velha, aposentada e (....) Enfim....

    Idiotice a parte... Isso nunca saiu da minha cabeça, e sempre que fala de aposentadoria, eu lembro de velho e viagra, logo; REVERSÃO.
    Não achei isso nada didático, mas...  a "coisa" flui pra mim. rs

    Bons estudos! Deus abençoe a todos!
  •   Colocou Invalidez , só pra confudir o cara!
  •  Art. 25. Reversão e o retorno da atividade de servidor aposentado: (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)


  • A dona Clotilde deve ter caído da vassoura.

    Gabarito: E

  •  Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

     

            I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria;


ID
378823
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Romilda, é interessada em processo administrativo no âmbito da Administração Pública Direta. Neste processo foi intimada para comparecer em determinada diligência na véspera de sua realização. Neste caso,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto: alternativa "c". Fundamento: art. 26, § 2o, Lei 9784/99.

    Art. 26. O órgão competente perante o qual tramita o processo administrativo determinará a intimação do interessado para ciência de decisão ou a efetivação de diligências.
    § 2o A intimação observará a antecedência mínima de três dias úteis quanto à data de comparecimento.
  • mapa mental bem pratico sobre prazos e outros atributos da lei 9784/99




    PARA AMPLIAR CLICK NO LINK:
    http://dl.dropbox.com/u/7135224/9784.jpg



  • ESQUEMA MUITO BOM diego de jesus... 
  • No caso da alternativa c, a correta, Romilda comparecer afasta a irregularidade da intimação...
  •   Só um cuidado para não confundir os prazos das intimações: ANTECEDÊNCIA MÍNIMA de 3 dias úteis para ciência de decisão ou a efetivação de diligências e o outro de 5 dias úteis quando da interposição do recurso para apresentação de alegações.

     Art. 26. O órgão competente perante o qual tramita o processo administrativo determinará a intimação do interessado para ciência de decisão ou a efetivação de diligências. (...)


     § 2o A intimação observará a antecedência mínima de três dias úteis quanto à data de comparecimento.(...)


     Art. 62. Interposto o recurso, o órgão competente para dele conhecer deverá intimar os demais interessados para que, no prazo de cinco dias úteis, apresentem alegações.

    Bons estudos!!
  • INTIMAÇÃO PARA COMPARECIMENTO: 3 dias úteis

    PRAZO PARA PRÁTICA DOS ATOS- quando outro não for estabelecido: 5 dias podendo ser dobrado mediante justificativa.

  • CAPÍTULO IX

    DA COMUNICAÇÃO DOS ATOS

    Art. 26. O órgão competente perante o qual tramita o processo administrativo determinará a intimação do interessado para ciência de decisão ou a efetivação de diligências.

    § 1 A intimação deverá conter:

    I - identificação do intimado e nome do órgão ou entidade administrativa;

    II - finalidade da intimação;

    III - data, hora e local em que deve comparecer;

    IV - se o intimado deve comparecer pessoalmente, ou fazer-se representar;

    V - informação da continuidade do processo independentemente do seu comparecimento;

    VI - indicação dos fatos e fundamentos legais pertinentes.

    § 2 A intimação observará a antecedência mínima de três dias úteis quanto à data de comparecimento.

    § 3 A intimação pode ser efetuada por ciência no processo, por via postal com aviso de recebimento, por telegrama ou outro meio que assegure a certeza da ciência do interessado.

    § 4 No caso de interessados indeterminados, desconhecidos ou com domicílio indefinido, a intimação deve ser efetuada por meio de publicação oficial.

    § 5 As intimações serão nulas quando feitas sem observância das prescrições legais, mas o comparecimento do administrado supre sua falta ou irregularidade.

    Art. 27. O desatendimento da intimação não importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renúncia a direito pelo administrado.

    Parágrafo único. No prosseguimento do processo, será garantido direito de ampla defesa ao interessado.

    Art. 28. Devem ser objeto de intimação os atos do processo que resultem para o interessado em imposição de deveres, ônus, sanções ou restrição ao exercício de direitos e atividades e os atos de outra natureza, de seu interesse.

  • GABARITO - C

    Com base no artigo 26, §2° da referida lei.

  • art.26 § 2o A intimação observará a antecedência mínima de três dias úteis quanto à data de comparecimento.

  • Mas não esquecer do parágrafo § 5 : '' As intimações serão nulas quando feitas sem observância das prescrições legais, mas o comparecimento do administrado supre sua falta ou irregularidade''.


ID
539797
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para a execução dos serviços de fôrma (corte e montagem) foram contratados um carpinteiro a R$ 10,00/h e um ajudante a R$ 5,00/h. Cada um tem produtividade de 0,10 h/m2 de fôrma trabalhada e os encargos sociais são de 100%. Neste contexto, o custo total de mão de obra e encargos para a execução de 1.000 m2 de fôrma é de

Alternativas
Comentários
  • a cada hora eles produzem 10 m² de fôrmas(produção é o inverso da produtividade 10m²/h), logo para produzir 1000m² são necessárias 100 horas.

    Carpinteiro : 10x100 = r$1000
    Ajudante : 5x100=r$500
    Total = 1500 x encargos de 100%= r$3000
  • 2 x (0,1 x 10 + 0,1 x 5) = 3 reais / m2

    1000 x 3 = 3000 reais 


ID
539800
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A preparação da cabeça das estacas para sua perfeita ligação com os elementos estruturais da fundação, executada durante a etapa de fundação da obra, recebe o nome de

Alternativas
Comentários
  • Arrasamento


ID
539803
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considere:

I. Proteger os elementos de vedação da edificação contra a ação direta dos agentes agressivos.
II. Auxiliar as vedações no cumprimento das suas funções de isolamento térmico e isolamento acústico, estanqueidade à água e aos gases.
III. Regularizar a superfície dos elementos de vedação, servindo de base regular para outro revestimento ou constituir-se no acabamento final.
IV. Contribuir para a estética de vedações e fachadas.
V. Dissimular imperfeições grosseiras da base assim como desaprumo e desalinho advindas da falta de cuidado na execução de estruturas ou paredes.

Quanto às funções que o revestimento de argamassa deve cumprir na alvenaria, está correto o que consta SOMENTE em

Alternativas
Comentários
  • na v,  dissimular é o mesmo que: ocultar, esconder. Logo está errada 

  • Esse "dissimular" é uma pegadinha do Malandro.

  • Quer dizer que "suavizar" estaria correto??


ID
539809
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para verificar a uniformidade da consistência do concreto entre uma remessa e outra, na obra, é realizado o ensaio de determinação da consistência

Alternativas
Comentários
  • Letra a - Conhecido também como Slump Test.

  • Conforme a NBR 7223:

    ◦ Para o Concreto preparado na obra� o ensaio de consistência deve ser realizado quando:

    ocorrer alteração na umidade dos agregados;

    na primeira amassada do dia;

    ao reiniciar o preparo após interrupção de 2h;

    na troca dos operadores;

    e cada vez que forem moldados corpos de prova.

    ◦ Para o concreto preparado por empresas:

    � O ensaio deve ser realizado a cada betonada.


ID
539815
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Analise as afirmações abaixo sobre o aço para concreto armado.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão deveria ter sido anulada, pois a letra C não está correta. O erro está no >= 5mm, que deveria ser >= 6,3mm.


    Segue o trecho da NBR 7480:2007:


    4.1.1  Para  os  efeitos  desta  Norma,  classificam-se  como  barras  os  produtos  de  diâmetro  nominal  6,3  mm 

    ou superior, obtidos exclusivamente por laminação aquente sem processo posterior de deformação mecânica

    Classificam-se  como  fios  aqueles  de  diâmetro  nominal  10,0  mm  ou  inferior,  obtidos  a  partir  de  fio-máquina por trefilação ou laminação a frio.


  • A mancada foi porque foi baseada na norma de 1996. 

  • Está desatualizada

  • essa questão tá desatualizada. 


ID
539818
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Analise as proposições acerca do sistema de impermeabilização.

I. O sistema de impermeabilização flexível apresenta baixa capacidade de absorver deformações da base.
II. Os cimentos poliméricos e cristalizantes são sistemas de impermeabilização flexível.
III. A camada de regularização tem função de proporcionar uma superfície uniforme de apoio, adequada à camada impermeável.
IV. Utiliza-se mantas e membranas asfálticas e poliméricas na impermeabilização de coberturas e áreas externas.

Está correto o que consta SOMENTE em

Alternativas
Comentários
  • I. O sistema de impermeabilização flexível apresenta baixa capacidade de absorver deformações da base.  (Apresenta alta capacidade de absorver defomações.)
    II. Os cimentos poliméricos e cristalizantes são sistemas de impermeabilização flexível(São rígidos.)
    III. A camada de regularização tem função de proporcionar uma superfície uniforme de apoio, adequada à camada impermeável. (Correto)
    IV. Utiliza-se mantas e membranas asfálticas e poliméricas na impermeabilização de coberturas e áreas externas. (Correto)

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!

     

     

  • I. ERRADO. O sistema de impermeabilização flexível apresenta baixa capacidade de absorver deformações da base.

    A definição é sobre a impermeabilização rígida. Já o sistema flexível apresenta uma ALTA capacidade de absorver deformações e é indicado para ambientes externos justamente por isso.

    II. ERRADO. Os cimentos poliméricos e cristalizantes são sistemas de impermeabilização RÍGIDO.

    III. A camada de regularização tem função de proporcionar uma superfície uniforme de apoio, adequada à camada impermeável.

    IV. Utiliza-se mantas e membranas asfálticas e poliméricas na impermeabilização de coberturas e áreas externas

    Obs. Mantas e membranas são sistema de impermeabilização flexível.

    Cimento -> impermeabilização rígida.


ID
539821
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para as estruturas de concreto, segundo a norma de segurança do trabalho vigente, pode-se afirmar que:

I. As fôrmas devem ser projetadas e construídas de modo que resistam às cargas máximas de serviço.
II. O uso de fôrmas deslizantes pode ser supervisionado por profissional da obra, não necessariamente habilitado, identificado entre os operadores.
III. Os suportes e escoras de fôrmas devem ser inspecionados antes e durante a concretagem por trabalhador qualificado.
IV. A ordem de desforma deve ser aleatória dispensando a amarração das peças e o isolamento e sinalização ao nível do terreno.
V. No local onde se executa a concretagem, devem permanecer todas as equipes pertencentes à obra.

Está correto o que consta SOMENTE em

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR 18:

    18.9 Estruturas de Concreto

    18.9.1 As fôrmas devem ser projetadas e construídas de modo que resistam às cargas máximas de serviço.

    18.9.2 O uso de fôrmas deslizantes deve ser supervisionado por profissional legalmente habilitado.

    18.9.3 Os suportes e escoras de fôrmas devem ser inspecionados antes e durante a concretagem por trabalhador qualificado.

    18.9.10 No local onde se executa a concretagem, somente deve permanecer a equipe indispensável para a execução dessa tarefa.

  • Para as estruturas de concreto, segundo a norma de segurança do trabalho vigente, pode-se afirmar que:

    I. As fôrmas devem ser projetadas e construídas de modo que resistam às cargas máximas de serviço. (correta)

    II. O uso de fôrmas deslizantes pode ser supervisionado por profissional da obra, não necessariamente habilitado, identificado entre os operadores. (errada)

    Segundo a NR 18, item 18.9.2 O uso de fôrmas deslizantes deve ser supervisionado por profissional legalmente habilitado.

    III. Os suportes e escoras de fôrmas devem ser inspecionados antes e durante a concretagem por trabalhador qualificado. (correta)

    IV. A ordem de desforma deve ser aleatória dispensando a amarração das peças e o isolamento e sinalização ao nível do terreno. (errada)

    Segundo a NR 18, item 18.9.4. Durante a desfôrma devem ser viabilizados meios que impeçam a queda livre de seções de fôrmas e escoramentos, sendo obrigatórios a amarração das peças e o isolamento e sinalização ao nível do terreno.

    V. No local onde se executa a concretagem, devem permanecer todas as equipes pertencentes à obra. (errada)

    Segundo a NR 18, item 18.9.10 No local onde se executa a concretagem, somente deve permanecer a equipe indispensável para a execução dessa tarefa.

    Gabarito: C (apenas I e III estão corretas)


ID
539824
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Através da realização do ensaio de sondagem à percussão ou Standard Penetration Test - SPT obtém-se o índice de resistência à penetração determinado pelo número de golpes correspondentes à cravação de

Alternativas
Comentários
  • O índice SPT foi definido por Terzaghi-Peck, que nos diz que o índice de resistência à penetração (SPT) é a soma do número de golpes necessários à penetração no solo, dos 30 cm finais do amostrador. Despreza-se portanto o número de golpes correspondentes à cravação dos 15 cm iniciais do amostrador.


ID
539827
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo a norma vigente, o desaprumo e o desalinhamento máximos admitidos na execução de paredes de alvenaria estrutural devem ser de

Alternativas
Comentários
  • Acredito que esta questão esteja desatualizada, segundo a nbr 15961-2 de 2011 o desprumo e desalinhamento maximo são de 2mm/m ou 10mm

  • 9.3.4 Prumo, nível e alinhamento dos elementos de alvenaria O desaprumo e desalinhamento máximo das paredes e pilares do pavimento não podem superar 10 mm, além de atender ao limite de 2 mm por metro, conforme Figura 4. Na altura total do prédio o máximo desaprumo admitido é de 25mm.

  • De acordo com a NBR 15812-2/2010

    O desaprumo da parede é de no máximo 13 mm, devendo atender ao limite de 5 mm a cada 3 m e 10 mm a cada 6m.

    O desaprumo do edifício que deve atender a tolerância de 2mm/m, porém limita a 25 mm na altura total do edifício.

    Portanto está correta a alternativa C

    -_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-

    Edição 30/10/2020:

    As normas de alvenaria estrutural NBR 15812-2 : 2010 e NBR 15961-2 : 2011 foram canceladas e substituídas pela NBR 16868-2 : 2020 - Alvenaria estrutural - parte 2: execução e controle de obras. O texto atual segue:

    " 9. Produção da alvenaria

    9.3. Elevação e respaldo das paredes de alvenaria

    9.3.4. Prumo, nível e alinhamento dos elementos de alvenaria

    O desaprumo e o desalinhamento máximo das paredes e pilares do pavimento não podem superar 10 mm, além de atender ao limite de 2 mm/m, conforme figura 3. Na altura total do prédio, o máximo desaprumo admitido é de 25 mm. "

  • O caso dos comentários é que:

    a norma de alvenaria estrutural com blocos de concreto (NBR 15961-2) prevê 10mm; e 

    a norma de alvenaria estrutural com blocos cerâmicos (NBR 15812-2) prevê 13mm.

    Em ambas, o desaprumo total é de 25mm.

  • Questão era para ser anulada.

    FCC sendo FCC, sendo incompetente até no copiar e colar.

  • AGORA TEM NOVA NBR: NBR 16868-2/2020 – EXECUÇÃO E CONTROLE DE OBRAS

    (ela unificou as normas de blocos cerâmicos e blocos de concreto! Agora é uma só para todos os blocos!)

    O que ela diz:

    O desaprumo e o desalinhamento máximo das paredes e pilares do pavimento não podem superar 10 mm, além de atender ao limite de 2 mm/m, conforme a figura a seguir. Na altura total do prédio, o máximo desaprumo admitido é de 25 mm.

    Cuidado então!!

    • Se falar paredes e pilares - máximo é 10 mm
    • Se falar altura total do prédio - máximo é 25 mm

ID
539830
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Analise os procedimentos para a execução de estrutura de concreto:

I. O endurecimento do concreto pode ser acelerado por meio de tratamento térmico ou pelo uso de aditivos ricos em cloreto de cálcio em sua composição, além de dispensar medidas de contra secagem.
II. Quando forem utilizados vibradores de imersão, a espessura da camada deve ser aproximadamente igual a 3/4 do comprimento da agulha.
III. O plano de concretagem deve prever a relação entre as operações de lançamento e adensamento, de forma que seja suficientemente elevada para evitar a formação de juntas frias e baixa o necessário para evitar sobrecarga nas fôrmas e escoramentos.
IV. Quando o lançamento for submerso, na falta de um estudo de dosagem que garanta as características de plasticidade, deve-se preparar um concreto com consumo mínimo de cimento Portland maior ou igual a 300 kg/m3 .

Está correto o que consta SOMENTE em

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada da NBR 14931.

    I. Falso. Os aditivos NÃO podem ter cloreto de cálcio em sua composição. (Item 10.1)

    II. Verdadeiro. Copiado e colado da norma. (Item 9.6.2)

    III. Verdadeiro. Copiado e colado da norma. (Item 9.5.2)

    IV. Falso. O correto seria 400kg/m³. (Item 9.5.3)

  • 9.6.2 Cuidados no adensamento com vibradores de imersão

     

    Quando forem utilizados vibradores de imersão, a espessura da camada deve ser aproximadamente igual a 3/4 do comprimento da agulha.

     

    Ao vibrar uma camada de concreto, o vibrador deve penetrar cerca de 10 cm na camada anterior.

     

    Tanto a falta como o excesso de vibração são prejudiciais ao concreto.

    Devem ser tomados os seguintes cuidados durante o adensamento com vibradores de imersão (ver figura 2):

     preferencialmente aplicar o vibrador na posição vertical;

     vibrar o maior número possível de pontos ao longo do elemento estrutural;

     retirar o vibrador lentamente, mantendo-o sempre ligado, a fim de que a cavidade formada pela agulha se feche novamente;

     não permitir que o vibrador entre em contato com a parede da fôrma, para evitar a formação de bolhas de ar na superfície da peça, mas promover um adensamento uniforme e adequado de toda a massa de concreto, observando cantos e arestas, de maneira que não se formem vazios;

     mudar o vibrador de posição quando a superfície apresentar-se brilhante.

     

    FONTE: NBR 14931

     

     

     

                                                                                   Vá e vença, que por vencido não os conheça!


ID
539833
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre as instalações de esgoto sanitário é correto afirmar:

I. A função da caixa sifonada na instalação sanitária é a de desconectar o esgoto secundário do esgoto primário, por meio de uma camada de água, que se chama fecho hídrico.
II. Um dos fenômenos que pode acontecer numa tubulação de esgoto sanitário é o rompimento do fecho hídrico que se dá pela pressão positiva no interior da tubulação, podendo-se utilizar como dispositivo para minimizar este fenômeno o respiro descompensador de pressão.
III. A canalização de esgoto sanitário, que se estende desde a ligação ao coletor público até as caixas sifonadas, tem nome de esgoto secundário, que é caracterizado pela existência de gases provenientes do coletor público.
IV. A distância entre a ligação do coletor predial com o público e o dispositivo de inspeção mais próximo não deve ser superior a 15,00 m e a distância entre qualquer outro dispositivo de inspeção não poderá ser superior a 25 m.

Está correto o que consta SOMENTE em

Alternativas
Comentários
  • A função da caixa sifonada é proteger a instalação contra a entrada de insetos e roedores, devido ao fecho hídrico, recolher as águas provenientes da lavagem dos pisos e impedir o retorno dos gases contidos nos esgotos para os ambientes internos dos compartimentos.

    http://www.fabricconstrucoes.com.br/instalacoes.php

    a) a distância entre dois dispositivos de inspeção não deve ser superior a 25,0 m; b)a distância entre a ligação do coletor predial com o público e o dispositivo de inspeção mais próximo não deve ser superior a 15,0 m; e c) os comprimentos dos trechos dos ramais de descarga e de esgoto de bacias sanitárias, caixas de gordura e caixas sifonadas, medidos entre os mesmos e os dispositivos de inspeção, não devem ser superiores a 10,0 m.


    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAVBEAJ/abnt-nbr-8160-esgoto-predial?part=4



    Bons estudos! 
  • II. Um dos fenômenos que pode acontecer numa tubulação de esgoto sanitário é o rompimento do fecho hídrico que se dá pela pressão positiva no interior da tubulação, podendo-se utilizar como dispositivo para minimizar este fenômeno o respiro descompensador de pressão.

     

    Acho que seria o tubo ventilador, neste caso.

    O respiro é utilizado para permitir a saída de ar e/ou vapor da tubulação. É usado nas instalações de água quente.

     

  • Um dos fenômenos que pode acontecer numa tubulação de esgoto sanitário é o rompimento do fecho hídrico que se dá pela pressão NEEEGATIIVAAAAAA no interior da tubulação, podendo-se utilizar como dispositivo para minimizar este fenômeno o respiro descompensador de pressão.

  • I.CERTO. A função da caixa sifonada na instalação sanitária é a de desconectar o esgoto secundário do esgoto primário, por meio de uma camada de água, que se chama fecho hídrico.

    # Esgoto secundário -> Não há contato com os gases provenientes da atm e está antes da caixa sifonada

    # Esgoto primário -> há contato com os gases provenientes da atm.

    Fecho hídrico -> altura mínima de lâmina de água de 5 cm

    Caixa sifonada ESPECIAL -> Fecho hídrico com altura de 20 cm

    II.ERRADO. Um dos fenômenos que pode acontecer numa tubulação de esgoto sanitário é o rompimento do fecho hídrico que se dá pela pressão positiva (PRESSÃO NEGATIVA) no interior da tubulação, podendo-se utilizar como dispositivo para minimizar este fenômeno o respiro descompensador de pressão.

    III.ERRADO. A canalização de esgoto sanitário, que se estende desde a ligação ao coletor público até as caixas sifonadas, tem nome de esgoto secundário, que é caracterizado pela existência de gases provenientes do coletor público.

    Definição de esgoto PRIMÁRIO.

    IV. CERTO. A distância entre a ligação do coletor predial com o público e o dispositivo de inspeção mais próximo não deve ser superior a 15,00 m e a distância entre qualquer outro dispositivo de inspeção não poderá ser superior a 25 m.

    Espero ter ajudado.

    Força, guerreir@!


ID
539836
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nas instalações elétricas, segundo a norma vigente, deve-se utilizar proteção diferencial residual de alta sensibilidade como proteção adicional, nos casos de circuitos que

Alternativas
Comentários
  • A seção 5.1.3.2.2 da NBR 5410 estabelece alguns casos em que o uso de dispositivo diferencial-residual de alta sensibilidade como proteção adicional é obrigatório.
    ”Qualquer que seja o esquema de aterramento, deve ser objeto de proteção complementar contra contatos diretos por dispositivos a corrente diferencial-residual (dispositivos DR) de alta sensibilidade, isto é, com corrente diferencial residual IΔN igual ou inferior a 30 mA”:

    a) Os circuitos que sirvam a pontos situados em locais contendo banheira e chuveiro;
    b) Os circuitos que alimentam tomadas de corrente situadas em áreas externas à edificação;
    c) Os circuitos de tomadas de corrente situadas em áreas internas que possam vir a alimentar equipamentos no exterior;
    d) Os circuitos de tomadas de corrente de cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias, áreas de serviço, garagens, e no geral, a todo local interno molhado em uso normal ou sujeito a lavagens.”
    Resposta: Letra E
  • Dispositivos Diferencial-residuais (DR)

    Elementos Principais:

    -Contatos fixos e contatos móveis;

    -transformador diferencial;

    -Disparador diferencial ( relipolarizado).

    Funções: Proteger contra sobrecorrentes;

      Proteção contra choques elétricos;

      Proteção locais contra incêndios;

      Controlar o isolamento da instalação impedindo desperdício de energia por fuga excessiva de corrente.


ID
539839
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Analise as afirmações sobre o cimento Portland.

I. Os cimentos Portland normalizados são designados pela sigla e pela classe de resistência. A sigla corresponde ao prefixo CP acrescido do algarismo romano, sendo as classes de resistências indicadas pelos números 25, 32 e 40.
II. As classes de resistência apontam os valores mínimos de resistência à compressão, expressos em megapascal [MPa] garantidos pelos fabricantes, após 28 dias de cura.
III. Os cimentos Portland resistentes aos sulfatos são aqueles que têm a propriedade de oferecer resistência aos meios agressivos, tais como os encontrados nas redes de esgotos de águas servidas ou industriais, na água do mar e em alguns tipos de solos.
IV. O CP V - ARI tem a peculiaridade de atingir altas resistências aos 28 dias da aplicação.
V. CP III - cimento Portland de alto-forno recebe, em sua composição, alta percentagem de materiais pozolânicos.

Está correto o que consta SOMENTE em

Alternativas
Comentários

ID
539848
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando a necessidade de promover as instalações provisórias num canteiro de obras, onde os equipamentos a serem instalados utilizam sistema trifásico, e sabendo-se que não existe tal rede no local, há que se promover a

Alternativas
Comentários
  • C

     

  • Construir uma mini usina hidrelétrica hahahhahaha

    Esses examinadores...


ID
539851
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Analise os cuidados que se deve ter na escolha das folhas compensadas para esquadrias de madeira

Alternativas
Comentários
  • a)  As folhas compensadas devem ser "encabeçadas" (acabamento dos montantes maciços) evitando assim a vista do topo da chapa compensada.

     

    b) Se ela vai ser pintada ou envernizada (a folha para verniz é de melhor acabamento)

     

    c) O núcleo das folhas compensadas deve ser constituído por sarrafos ou colméias que formem poucos vazios;

     

    d) As travessas das folhas devem ter largura suficiente para poder cortar sem aparecer o núcleo;

     

    font: http://demilito.com.br/7-esquadrias-rev.pdf


ID
539860
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A instabilidade de taludes é gerada pelo aumento dos esforços atuantes ou pela diminuição da resistência dos materiais que o compõe, levando ao escorregamento do material em valores acima da tensão de cisalhamento do mesmo. Como causas externas dessas alterações podem-se citar:

Alternativas
Comentários
  • As causas dos escorregamentos enumerada por Terzaghi são colocadas em três níveis: a) causas externas: são devidas a ações externas que alteram o estado de tensão atuante sobre o maciço. Esta alteração resulta num acréscimo das tensões cisalhantes que igualando ou superando a resistência intrínseca do solo leva o maciço a condição de ruptura, são elas: - aumento da inclinação do talude; - deposição de material ao longo da crista do talude; - efeitos sísmicos.

    fonte : http://www.ufjf.br/nugeo/files/2009/11/togot_Unid04EstabilidadeTaludes01.pdf

    keep studying

  • PORQUE A ASSERTIVA A ESTÁ INCORRETA?

  • Diminuição da resistência é um fator interno. Em taludes, depende do ângulo de atrito interno e da coesão entre as partículas (lembremos da equação da tensão de cisalhamento máximo)


ID
539863
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando Caldeiras e Vasos de Pressão, constitui risco grave e iminente na operação do equipamento, a falta de

Alternativas
Comentários
  • item e)

    Segundo a NR 13:

    13.1.4 Constitui risco grave e iminente a falta de qualquer um dos seguintes itens: 
    a)  válvula de segurança com pressão de abertura ajustada em valor igual ou  inferior a PMTA; 
    b)  instrumento que indique a pressão do vapor acumulado; 
    c)  injetor ou outro meio de alimentação de água, independente do sistema principal, em caldeiras combustível sólido; 
    d)  sistema de drenagem rápida de água, em caldeiras de recuperação de álcalis;  
    e)  sistema de indicação para controle do nível de água ou outro sistema que evite o superaquecimento por alimentação deficiente.

     
  • a) sistema de drenagem rápida de água em caldeiras de recuperação de álcalis e código de projeto com ano de edição- PLACA DE IDENTIFICAÇÃO.

    b) número de ordem dado pelo fabricante da caldeira e pressão máxima de trabalho admissível- PLACA DE IDENTIFICAÇÃO.

    c) injetor ou outro meio de alimentação de água, independente do sistema principal e capacidade de produção de vapor- PLACA DE IDENTIFICAÇÃO.

    d) pressão de teste hidrostático e área de superfície de aquecimento- PLACA DE IDENTIFICAÇÃO.

    e) válvula de segurança com pressão de abertura ajustada em valor igual ou inferior a PMTA (Pressão Máxima de Trabalho Admissível) e instrumento que indique a pressão do vapor acumulado. OK

  • Gabarito letra E

     

    13.3.1 Constitui condição de risco grave e iminente - RGI o não cumprimento de qualquer item previsto nesta NR que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho, com lesão grave à integridade física do trabalhador, especialmente: 


    a) operação de equipamentos abrangidos por esta NR sem dispositivos de segurança ajustados com pressão de abertura igual ou inferior a pressão máxima de trabalho admissível - PMTA, instalado diretamente no vaso ou no sistema que o inclui, considerados os requisitos do código de projeto relativos a aberturas escalonadas e tolerâncias de calibração; 
    b) atraso na inspeção de segurança periódica de caldeiras; 
    c) bloqueio inadvertido de dispositivos de segurança de caldeiras e vasos de pressão, ou seu bloqueio intencional sem a devida justificativa técnica baseada em códigos, normas ou procedimentos formais de operação do equipamento; 
    d) ausência de dispositivo operacional de controle do nível de água de caldeira; 
    e) operação de equipamento enquadrado nesta NR com deterioração atestada por meio de recomendação de sua retirada de operação constante de parecer conclusivo em relatório de inspeção de segurança, de acordo com seu respectivo código de projeto ou de adequação ao uso; 
    f) operação de caldeira por trabalhador que não atenda aos requisitos estabelecidos no Anexo I desta NR, ou que não esteja sob supervisão, acompanhamento ou assistência específica de operador qualificado. 


ID
539866
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Avalie as manifestações patológicas em construções.

I. Eflorescências são depósitos salinos carregados pela migração do oxigênio intermolecular, presente nos elementos da construção.
II. Bolor é o desenvolvimento de microorganismos (fungos) capazes de deteriorar pinturas e revestimentos.
III. A fissuração do revestimento pode ser causada pela sua incapacidade de resistir a tensões devidas às deformações intrínsecas e às deformações da base.
IV. A perda de aderência do revestimento se dá por falhas na interface das camadas ou na interface com a base ou substrato.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Eflorescências são depósitos cristalinos de cor branca surgem na superfície do revestimento, como piso (cerâmicos ou não), paredes e tetos, resultantes da migração e posterior evaporação de soluções aquosas salinizadas. Os depósitos acontecem quando os sais solúveis nos componentes das alvenarias, nas argamassas de emboço, de fixação, de rejuntamento ou nas placas cerâmicas são transportados pela água utilizada na construção, na limpeza ou vinda de infiltrações, através dos poros dos componentes de revestimento. Esses sais em contato com o ar se solidificam, causando depósitos.

ID
539869
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para tratamento dos solos considerados moles, objetivando garantir suas propriedades geotécnicas de resistência e deformabilidade, são empregadas técnicas como

Alternativas
Comentários
  • Resposta D)

    Os solos moles possuem poros com água e ar, para o tratamento dos mesmos é empregado drenos verticais e compressão para expulsar água e ar.

  • execução de colunas de pedra ou colunas de brita, que têm a função de reforçar a superfície adjacente do solo. (acelerar o adensamento do solo adjacente).

    construção por etapas, que ocorre por meio da utilização de um volume de solo siltoso, compactado em camadas sucessivas de 30 cm. (arenoso, permeável, drenante)

    instalação de drenos horizontais, que proporciona uniformidade na distribuição da umidade, garantindo perfeita estabilidade ao solo. (verticais)

    aplicação de sobrecargas temporárias, realizada por meio de uma pré-compressão do solo antecipando os recalques com ganho de resistência.

    estacas de distribuição, executada antes da fase de aterro, a partir da cravação de elementos metálicos, com locação equidistante na superfície, executada de forma rápida e a baixo custo.

    (aterro estaqueado = $$$)


ID
539872
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Durante a fase de pintura de um imóvel, na etapa de acabamento, foi constatada a presença de bolhas na película de tinta que cobria as paredes internas do referido imóvel. As causas mais prováveis para a ocorrência desse tipo de patologia são:

Alternativas
Comentários
  • Patologias que envolvem aderência ocorrem quando o estado da superfície ou algum contaminante não permite a ancoragem do produto. Em virtude de o revestimento não se fixar adequadamente à superfície, podem surgir bolhas e/ou estufamento da tinta, que, após algum tempo, ocasionarão o descascamento do filme da tinta.

    Motivos: reboco fraco, esfarelando ou desagregando,caiação,cura insuficiente do reboco,presença de sais solúveis, presença de umidade no substrato e presença de pó de lixamento de massa.

  • empolamento é o fenômeno de surgimento de bolhas na película de tintas e vernizes quando a tinta entra em contato com umidade, sais, gases ou contaminantes. A solução para este tipo de patologia é a limpeza superficial e remoção da tinta.


ID
539875
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na engenharia de avaliação, considerando os métodos para identificar o valor de um bem, de seus frutos e direitos, o Método comparativo direto de dados de mercado é definido como o valor

Alternativas
Comentários
  • Todas as definições são dadas na NBR 14653-1: a) ERRADO, MÉTODO INVOLUTIVO: de mercado do bem, alicerçado no seu aproveitamento eficiente, baseado em modelo de estudo de viabilidade técnico- econômica, mediante hipotético empreendimento compatível com as características do bem e com as condições do mercado no qual está inserido, considerando-se cenários viáveis para execução e comercialização do produto. b) CERTO, MÉTODO COMPARATIVO DIRETO DE DADOS DO MERCADO: de mercado do bem por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, constituintes da amostra. c) ERRADO, MÉTODO EVOLUTIVO: do bem pelo somatório dos valores de seus componentes, tendo em vista a identificação do valor de mercado, onde deve ser considerado o fator de comercialização. d) ERRADO, MÉTODO DE CAPITALIZAÇÃO DE RENDA: do bem, com base na capitalização presente da sua renda líquida prevista, considerando-se cenários viáveis.  e) ERRADO, MÉTODO DA QUANTIFICAÇÃO DE CUSTO (e não de VALOR): do bem ou de suas partes obtido por meio de orçamentos sintéticos ou analíticos, a partir das quantidades de serviços e respectivos custos diretos e indiretos.
  • A) Método Involutivo.

    B) Resposta.

    C) Método Evolutivo.

    D) Método da Capitalização da Renda.

    E) Método da Quantificação de Custo.

    Sendo este último (E) utilizado para identificar o custo de um bem.

    FONTE: NBR 14653-2


ID
539878
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Considerando um processo de gestão de resíduos sólidos da construção civil, a responsabilidade por Gerenciar os resíduos desde a geração até a destinação final, com adoção de métodos, técnicas, processos de manejo compatíveis com as suas destinações ambientais, sanitárias e economicamente desejáveis, cabe

Alternativas
Comentários
  • Resposta E por que no caso de resíduo de Construção Civil é o gerador o responsável pela sua gestão

ID
539881
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para elaborar uma árvore de causas de acidente consistente, é fundamental observar princípios como

Alternativas
Comentários
  • PRINCÍPIOS DA ELABORAÇÃO DA ÁROVRE DE CAUSAS
    Para elaborar uma árvore de causas consistente, é fundamental observar alguns princípios:
    Apoiar em fatos concretos, ou seja, que comprovadamente ocorreram. Não se basear em hipóteses, nem fazer interpretações (deduções) ou julgamentos;
    Não fazer uso tendencioso do método, isto é, para fazer valer idéias pessoais. O método foi criado para ser explorado em grupo;
    Uma árvore de causas precisa se bem elaborada e transparente o bastante para não ser contestada;
    Não deve haver hierarquia entre os membros do grupo encarregado de analisar a árvore de causas, todos deverão estar em igualdade de condições;
    Ao construir a árvore de causas, não devemos procurar culpados, e sim as causas básicas;
    A união do grupo de análise é importante; a confiança entre os participantes ajuda a atingir os objetivos;
    A árvore de causas não deve indicar apenas uma causa, mas várias.
  •  a)fazer uso prioritário do método de forma a valorizar as ideias pessoais, fundamentais neste tipo de avaliação.(Deve-se valorizar as ideias coletivas, não somente as ideias pessoais.)

     b)apoiar-se em fatos hipotéticos, buscando cercar todas as probabilidades para a investigação dos fatos causadores do acidente.(Não teria fim se cada pessoa ficasse imaginando situações hipotéticas, ia ter cada situação mais bizarra que no filme Premonição.)

     c)basear-se em hipóteses, fazendo interpretações, deduções e julgamentos que contribuam na elucidação do evento.(Sem julgamentos)

     d)aplicar o método e explorá-lo em grupo, porém, sem haver hierarquia entre os membros do grupo encarregado da análise da árvore de causas.(Isso! Trabalho em equipe deve ser priorizado!)

     e)indicar apenas uma causa na árvore de causas, para que seja seguida e explorada ao extremo, ao longo da análise.(Várias causas devem ser indicadas.)

     

    "Calma, calma! Eu tô aqui!"

  • -> ÁRVORE DE CAUSAS


    A árvore de causas consiste em uma metodologia prática de investimento de acidentes/incidentes no trabalho, que ajuda a compreendê-los melhor e encontrar uma maneira mais adequada de lutar contra eles.

    Este método é internacionalmente reconhecido como instrumento de trabalho eficaz para o estudo dos acidentes/incidentes, sendo muito utilizado pelo Institut National de Recherche et de Securité (INRS). Muito valioso para quem precisa se aprofundar na análise das causas dos acidentes, é especialmente eficaz quando aplicado por profissionais de segurança do trabalho, por técnicos de produção e manutenção da empresa e por membros de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes.


    A árvore de caudas pode ser definida como a representação gráfica do encadeamento lógico dos fatos que provocaram o acidente/incident, elaborada a partir de um caso real. Ela não reflete as possíveis variáveis capazes de desencadear acidentes similares. Para isso, seria necessário o uso de outra metodologia, como a árvore de falhas e erros.

     


    -> PRINCÍPIOS DA ELABORAÇÃO DA ÁROVRE DE CAUSAS:


    Para elaborar uma árvore de causas consistente, é fundamental observar alguns princípios:


    - Apoiar em fatos concretos, ou seja, que comprovadamente ocorreram. Não se basear em hipóteses, nem fazer interpretações (deduções) ou julgamentos;


    - Não fazer uso tendencioso do método, isto é, para fazer valer ideias pessoais. O método foi criado para ser explorado em grupo;


    - Uma árvore de causas precisa se bem elaborada e transparente o bastante para não ser contestada;


    - Não deve haver hierarquia entre os membros do grupo encarregado de analisar a árvore de causas, todos deverão estar em igualdade de condições;


    - Ao construir a árvore de causas, não devemos procurar culpados, e sim as causas básicas;


    - A união do grupo de análise é importante; a confiança entre os participantes ajuda a atingir os objetivos;


    - A árvore de causas não deve indicar apenas uma causa, mas várias.