SóProvas



Prova FCC - 2018 - SABESP - Técnico de Segurança do Trabalho 01


ID
2691673
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      O filósofo sempre foi considerado um personagem bizarro, estranho, capaz de cair num poço quando se embrenha em suas reflexões − é o que contam a respeito de Tales (cerca de 625-547 a.C.). O primeiro filósofo, segundo a tradição grega, combina enorme senso prático para os negócios com uma capacidade de abstração que o retira do mundo. Por isso é visto como indivíduo dotado de um saber especial, admirado porque manipula ideias abstratas, importantes e divinas. No fundo não está prefigurando as oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente? O divino Platão e o portentoso Aristóteles fizeram desse estranhamento o autêntico espanto diante das coisas, o empuxo para a reflexão filosófica.

      Nos dias de hoje essa imagem está em plena decadência; o filósofo se apresenta como um profissional competindo com tantos outros. Ninguém se importa com as promessas já inscritas no nome de sua profissão: a prometida amizade pelo saber somente se cumpre se a investigação for levada até seu limite, cair no abismo onde se perdem suas raízes. A palavra grega filosofia significa “amigo da sabedoria”, por conseguinte recusa da adesão a um saber já feito e compromisso com a busca do correto.

      Em contrapartida, o filósofo contemporâneo participa do mercado de trabalho. Torna-se mais seguro conforme aumenta a venda de seus livros, embora aparente desprezar os campeões de venda. Às vezes participa do jogo da mídia. Graças a esse comércio transforma seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca. Ao tratar as ideias filosóficas como se fossem meras opiniões, isoladas de seus pressupostos ligados ao mundo, pode ser seduzido pela rigidez de ideias sem molejo, convertendo-se assim num militante doutrinário. Outras vezes, cai nas frivolidades da vida mundana. Não vejo na prática da filosofia contemporânea nenhum estímulo para que o estudioso se comprometa com uma prática moral e política mais consciente de si mesma, venha a ser mais tolerante às opiniões alheias.

      Num mundo em que as coisas e as pessoas são descartáveis, a filosofia e o filósofo também se tornam dispensáveis, sempre havendo uma doutrina ou um profissional capaz de enaltecer uma trama de interesses privados. A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo a dizer o que o grande público espera dele e, assim, também pode usufruir de seus quinze minutos de celebridade. Diante do perigo de ser engolfado pela teia de condutas que inverte o sentido original de suas práticas, o filósofo, principalmente o iniciante, se pretende ser amante de um saber autêntico, precisa não perder de vista que assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e de desconfiar das novidades espalhafatosas. Se aceita consagrar-se ao estudo das ideias, que reflita sobre o sentido de seu comportamento.

(Adaptado de: GIANNOTTI, José Arthur. Lições de filosofia primeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, edição digital) 

Considere as afirmações abaixo.


I. O que está referido no texto como oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente (1° parágrafo) consiste no fato de que, desde o advento da filosofia grega, o filósofo, aquele que se retira do mundo a fim de refletir sobre questões que se encontram fora do alcance das pessoas comuns, paradoxalmente adquire parte importante de seu conhecimento a partir das mazelas e acontecimentos banais da vida cotidiana.

II. Na época atual, marcada pela falta da rigidez dos valores e pela velocidade com que as ideias e pensamentos se alteram, o filósofo vem a se tornar um profissional imprescindível, cabendo a ele estabelecer os parâmetros éticos de práticas morais e políticas.

III. Depreende-se do contexto que o filósofo contemporâneo, ao se expor com frequência à mídia, pode ser induzido a manifestar opinião condizente com o senso comum, chegando até mesmo a se tornar uma celebridade, ainda que efêmera.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. (Errada) O que está referido no texto como oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente (1° parágrafo) consiste no fato de que, desde o advento da filosofia grega, o filósofo, aquele que se retira do mundo a fim de refletir sobre questões que se encontram fora do alcance das pessoas comuns, paradoxalmente adquire parte importante de seu conhecimento a partir das mazelas e acontecimentos banais da vida cotidiana.

     

    Analisando o 1° parágrafo: Por isso é visto como indivíduo dotado de um saber especial, admirado porque manipula ideias abstratas, importantes e divinas.( Portanto, não adquire conhecimento a partir de "conhecimentos banais", senão de ideias abstratas...)

     

    II. (Errada) Na época atual, marcada pela falta da rigidez dos valores e pela velocidade com que as ideias e pensamentos se alteram, o filósofo vem a se tornar um profissional imprescindível, cabendo a ele estabelecer os parâmetros éticos de práticas morais e políticas.

     

    Último parrágrafo: Num mundo em que as coisas e as pessoas são descartáveis, a filosofia e o filósofo também se tornam dispensáveis,

     

    III. ( Certa) Depreende-se do contexto que o filósofo contemporâneo, ao se expor com frequência à mídia, pode ser induzido a manifestar opinião condizente com o senso comum, chegando até mesmo a se tornar uma celebridade, ainda que efêmera.

     

    Às vezes participa do jogo da mídia. ... pode ser seduzido pela rigidez de ideias sem molejo, convertendo-se assim num militante doutrinário. Outras vezes, cai nas frivolidades da vida mundana.

     

    Gabarito letra D

    Bons estudos 

  • Quanto a afirmativa II- Imprescindível quer dizer que não se pode dispensar ou renunciar; indispensável.

     

    Ex: o pandeiro é imprescindível para um bom samba.

     

    Fonte: https://www.dicio.com.br

     

    Portanto, não há como afirmar que nos tempos modernos um filósofo seja imprescindível, como se pode notar desse trecho do texto: "Nos dias de hoje essa imagem está em plena decadência; o filósofo se apresenta como um profissional competindo com tantos outros."

     

    Por isso a afirmativa está incorreta.

     

     

  • Estudante focado sem postar comentário é um poeta ! Tá chato velho . 

  • MALUCO, CHATOOOOOOOO!!!!! to reportando todos os comentários dele.... (estudante focado)

     

  • Gabarito Letra D
     

    Considere as afirmações abaixo.
    I. O que está referido no texto como oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente (1° parágrafo) consiste no fato de que, desde o advento da filosofia grega, o filósofo, aquele que se retira do mundo a fim de refletir sobre questões que se encontram fora do alcance das pessoas comuns, paradoxalmente adquire parte importante de seu conhecimento a partir das mazelas e acontecimentos banais da vida cotidiana.

    II. Na época atual, marcada pela falta da rigidez dos valores e pela velocidade com que as ideias e pensamentos se alteram, o filósofo vem a se tornar um profissional imprescindível, cabendo a ele estabelecer os parâmetros éticos de práticas morais e políticas.

    III. Depreende-se do contexto que o filósofo contemporâneo, ao se expor com frequência à mídia, pode ser induzido a manifestar opinião condizente com o senso comum, chegando até mesmo a se tornar uma celebridade, ainda que efêmera CORRETA
    Ultimo parágrafo -" A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo a dizer o que o grande público espera dele ..."

  • Reforçando o comentário do colega Leudys L, quanto ao item I:

     

     

    -  O que está referido no texto como oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente consiste no fato de que, desde o advento da filosofia grega, o filósofo, aquele que se retira do mundo a fim de refletir sobre questões que se encontram fora do alcance das pessoas comuns, paradoxalmente adquire parte importante de seu conhecimento a partir das mazelas e acontecimentos banais da vida cotidiana.

     

     

    1º Parágrafo  -  "O primeiro filósofo, segundo a tradição grega, combina enorme senso prático para os negócios com uma capacidade de abstração que o retira do mundo. Por isso é visto como indivíduo dotado de um saber especial, admirado porque manipula ideias abstratas, importantes e divinas. No fundo não está prefigurando as oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente?"

     

     

     

    *  Reparem que há uma oposição no que tange à origem das ideias e conhecimentos dos poetas. No item I há uma restrição nítida, enquanto no texto se estabelece a abrangência dessa ideia, levando-a para o campo da abstração.

     

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Complementando o que os amigos estão dizendo sobre a alternativa I, observem o porquê o examinador compatibilizar o possível surgimento do novo filósofo contemporâneo (ocidental) com práticas do filósofo na época tradicional.

    Trecho do texto: "combina enorme senso prático para os negócios com uma capacidade de abstração que o retira do mundo. Por isso é visto como indivíduo dotado de um saber especial, admirado porque manipula ideias abstratas, importantes e divinas. No fundo não está prefigurando as oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente? O divino Platão e o portentoso Aristóteles fizeram desse estranhamento o autêntico espanto diante das coisas, o empuxo para a reflexão filosófica."

    Conseguem observar que a possibilidade de esse tipo de filósofo (antigo) movimentar o possível surgimento do filósofo ocidental é justamente a prática dele nos escopos dos:

    1) Negócios; e a

    2) Capacidade de imergir/abstração da sua imaginação que o retira do plano real.

    --

    Por isso a alternativa I está incorreta,visto que nada se diz sobre MAZELAS ou ACONTECIMENTOS BANAIS.

  • Estudante solidário, fodase

  •  "filósofo contemporâneo" essa parte me fez errar, o enunciado restringiu para contemporâneo. Já o texto diz filosofo


ID
2691676
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      O filósofo sempre foi considerado um personagem bizarro, estranho, capaz de cair num poço quando se embrenha em suas reflexões − é o que contam a respeito de Tales (cerca de 625-547 a.C.). O primeiro filósofo, segundo a tradição grega, combina enorme senso prático para os negócios com uma capacidade de abstração que o retira do mundo. Por isso é visto como indivíduo dotado de um saber especial, admirado porque manipula ideias abstratas, importantes e divinas. No fundo não está prefigurando as oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente? O divino Platão e o portentoso Aristóteles fizeram desse estranhamento o autêntico espanto diante das coisas, o empuxo para a reflexão filosófica.

      Nos dias de hoje essa imagem está em plena decadência; o filósofo se apresenta como um profissional competindo com tantos outros. Ninguém se importa com as promessas já inscritas no nome de sua profissão: a prometida amizade pelo saber somente se cumpre se a investigação for levada até seu limite, cair no abismo onde se perdem suas raízes. A palavra grega filosofia significa “amigo da sabedoria”, por conseguinte recusa da adesão a um saber já feito e compromisso com a busca do correto.

      Em contrapartida, o filósofo contemporâneo participa do mercado de trabalho. Torna-se mais seguro conforme aumenta a venda de seus livros, embora aparente desprezar os campeões de venda. Às vezes participa do jogo da mídia. Graças a esse comércio transforma seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca. Ao tratar as ideias filosóficas como se fossem meras opiniões, isoladas de seus pressupostos ligados ao mundo, pode ser seduzido pela rigidez de ideias sem molejo, convertendo-se assim num militante doutrinário. Outras vezes, cai nas frivolidades da vida mundana. Não vejo na prática da filosofia contemporânea nenhum estímulo para que o estudioso se comprometa com uma prática moral e política mais consciente de si mesma, venha a ser mais tolerante às opiniões alheias.

      Num mundo em que as coisas e as pessoas são descartáveis, a filosofia e o filósofo também se tornam dispensáveis, sempre havendo uma doutrina ou um profissional capaz de enaltecer uma trama de interesses privados. A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo a dizer o que o grande público espera dele e, assim, também pode usufruir de seus quinze minutos de celebridade. Diante do perigo de ser engolfado pela teia de condutas que inverte o sentido original de suas práticas, o filósofo, principalmente o iniciante, se pretende ser amante de um saber autêntico, precisa não perder de vista que assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e de desconfiar das novidades espalhafatosas. Se aceita consagrar-se ao estudo das ideias, que reflita sobre o sentido de seu comportamento.

(Adaptado de: GIANNOTTI, José Arthur. Lições de filosofia primeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, edição digital) 

... e de desconfiar das novidades espalhafatosas. (último parágrafo)


No trecho acima, o emprego da preposição em destaque justifica-se pela regência do termo

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     

     

    Regência nominal do substantivo "compromisso" (de, com, entre):

     

     

    "Assumiu o compromisso de afastar-se das ideias [...] e de desconfiar das novidades espalhafatosas."

     

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Sempre retorne ao texto!!!

    Apareceu uma frase transcrita e a indicação do parágrafo em parênteses?

    Não é em vão!

    Retorne ao texto!!!

  • Compromisso DE afasta-se e DE desconfiar

  • Nunca tinha visto a regência compromisso DE, realmente, pensava que era apenas possível -  Compromisso com, entre, para, diante de ou perante, segundo a gramática para concursos, 2º edição ,capitulo sobre regencia verbal.
    Vivendo e aprendendo..

  • GAB A

    Assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas e de desconfiar das novidades espalhafatosas. 

  • [...] precisa não perder de vista que assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e de desconfiar das novidades espalhafatosas. 

    COMPROMISSO de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e de desconfiar das novidades espalhafatosas.

  • Quando a possível resposta correta encontra-se logo na primeira alternativa.......

     

    TENSO!

  • " assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas (...) e de desconfiar".
    Letra A.

  • Pocando de rir das mensagens de fé no QC. 

  • GAB A

    Assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas e de desconfiar das novidades espalhafatosas.

  • De boaaaa kkk


    GAB A

  • FCC: Leia o texto, LEIA!

  • compromisso. 

  • GABARITO: A.

     

    (...) precisa não perder de vista que assumiu o compromisso...

     

    compromisso de quê?

     

    1) de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e

    2) de desconfiar das novidades espalhafatosas. Se aceita consagrar-se ao estudo das ideias, que reflita sobre o sentido de seu comportamento.

  • Leia o textooooo boca de burrooooooooooooo

  • O nome “compromisso”, por ter sentido incompleto, requer complemento nominal, o qual é sempre introduzido por preposição. Nesse caso, a expressão “de desconfiar” é justamente o complemento nominal de “compromisso”, justificando o uso da preposição em relação a esse termo.

    Resposta: A

  • GABARITO: A

    "Assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas e de desconfiar das novidades espalhafatosas. "

    Quem tem o compromisso, tem o compromisso de algo (de afastar-se das ideias e de desconfiar das novidades espalhafatosas).

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Diante do perigo de ser engolfado pela teia de condutas que inverte o sentido original de suas práticas, o filósofo, principalmente o iniciante, se pretende ser amante de um saber autêntico, precisa não perder de vista que assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e de desconfiar das novidades espalhafatosas.


ID
2691679
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      O filósofo sempre foi considerado um personagem bizarro, estranho, capaz de cair num poço quando se embrenha em suas reflexões − é o que contam a respeito de Tales (cerca de 625-547 a.C.). O primeiro filósofo, segundo a tradição grega, combina enorme senso prático para os negócios com uma capacidade de abstração que o retira do mundo. Por isso é visto como indivíduo dotado de um saber especial, admirado porque manipula ideias abstratas, importantes e divinas. No fundo não está prefigurando as oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente? O divino Platão e o portentoso Aristóteles fizeram desse estranhamento o autêntico espanto diante das coisas, o empuxo para a reflexão filosófica.

      Nos dias de hoje essa imagem está em plena decadência; o filósofo se apresenta como um profissional competindo com tantos outros. Ninguém se importa com as promessas já inscritas no nome de sua profissão: a prometida amizade pelo saber somente se cumpre se a investigação for levada até seu limite, cair no abismo onde se perdem suas raízes. A palavra grega filosofia significa “amigo da sabedoria”, por conseguinte recusa da adesão a um saber já feito e compromisso com a busca do correto.

      Em contrapartida, o filósofo contemporâneo participa do mercado de trabalho. Torna-se mais seguro conforme aumenta a venda de seus livros, embora aparente desprezar os campeões de venda. Às vezes participa do jogo da mídia. Graças a esse comércio transforma seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca. Ao tratar as ideias filosóficas como se fossem meras opiniões, isoladas de seus pressupostos ligados ao mundo, pode ser seduzido pela rigidez de ideias sem molejo, convertendo-se assim num militante doutrinário. Outras vezes, cai nas frivolidades da vida mundana. Não vejo na prática da filosofia contemporânea nenhum estímulo para que o estudioso se comprometa com uma prática moral e política mais consciente de si mesma, venha a ser mais tolerante às opiniões alheias.

      Num mundo em que as coisas e as pessoas são descartáveis, a filosofia e o filósofo também se tornam dispensáveis, sempre havendo uma doutrina ou um profissional capaz de enaltecer uma trama de interesses privados. A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo a dizer o que o grande público espera dele e, assim, também pode usufruir de seus quinze minutos de celebridade. Diante do perigo de ser engolfado pela teia de condutas que inverte o sentido original de suas práticas, o filósofo, principalmente o iniciante, se pretende ser amante de um saber autêntico, precisa não perder de vista que assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e de desconfiar das novidades espalhafatosas. Se aceita consagrar-se ao estudo das ideias, que reflita sobre o sentido de seu comportamento.

(Adaptado de: GIANNOTTI, José Arthur. Lições de filosofia primeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, edição digital) 

A respeito do 1° parágrafo, afirma-se corretamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    "Segundo" e "conforme" são conjunções subordinativas conformativas, assim como "consoante" e "como".

  • a) ERRADA. O segmento quando se embrenha em suas reflexões pode ser substituído por “ao passo que em pensamentos se perdem”.

    O verbo deveria estar no singular, flexionado de acordo com seu sujeito ' O filosófo.....se perde '.

     

    c) CORRETA. O segmento segundo a tradição grega pode ser substituído por “conforme dita a tradição grega”, sem prejuízo do sentido. 

    As conjunções em destaque são equivalentes quanto ao sentido.

     

    e) ERRADO. Sem prejuízo do sentido e da correção gramatical, o segmento é o que contam a respeito de Tales pode ser substituído por “é o que se relatam sobre Tales”. 

    A partícula 'se' deixa o sujeito indeterminado, motivo pelo qual o verbo não pode ser flexionado. O correto seria 'que se relata sobre'.

     

    Qualquer erro, enviar no privado. ;)

     

     

  • O erro da a, ao meu ver, é que  a conjunção "ao passo que" é  proporcional e "quando" é uma conjunção temporal.

  • Alguém sabe dizer o erro da letra "b"?

  • Ni Bering,

     

    Segundo a professora Flavia Rita, pergunta retórica não objetiva resposta, mas apenas estimula a reflexão do leitor sobre determinado assunto. Normalmente, a pergunta traz em si mesmo a resposta, como no exemplo a seguir:

    "é justo enquanto você estuda seu marido ficar bebendo no bar?"

     

    Veja que no exemplo acima o ponto de interrogação pode ser retirado, pois a pergunta tem caráter retórico, isto é, não objetiva resposta, mas apenas leva o leitor à reflexão. Isso não acontece, por exemplo, com a alternativa "B", na qual o ponto de interrogação NÃO foi usado com caráter retórico, mas para fazer uma pergunta direta dentro do texto. 

  • Sobre a II:

     

    Na minha humilde opinião, a justificativa da Prof. Flavia Rita, apresentada pela colega Ieda Oliveira, não convenceu. Retirando a interrogação da frase exemplificada "é justo enquanto você estuda seu marido ficar bebendo no bar?" alteraria completamente o sentido, visto que, passaria a ideia de que a pessoa acha mesmo justo o marido ficar bebendo no bar enquanto você estudaBuscando entender melhor o erro da II, encontrei a explicação de um exercício similar e achei relevante. Por isso, compartilho com vocês:

     

    QUESTÃO COMENTADA DE PORTUGUÊS
    ( FCC - ANALISTA JUDICIÁRIO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 12a REGIÃO - 2013)

    Atente para o que se afirma abaixo a respeito da pontuação empregada no texto.

     

    I. É uma escolha que deveria nos deixar mais livres. (2o parágrafo)
    Uma vírgula pode ser inserida imediatamente após que, sem prejuízo para a correção.
    II. No segmento cada um era definido por sua proveniência, e as perguntas iniciais diziam.. (1o parágrafo) a vírgula pode ser suprimida, sem prejuízo para a correção.
    III. Quem foram seus pais e antepassados?
    Onde você nasceu? Quais são as dívidas que você herdou? (início do texto)
    Os pontos de interrogação podem ser suprimidos, sem prejuízo para a correção e o sentido, pois as perguntas feitas nas frases acima são retóricas.

     

    Está correto o que se afirma APENAS em
    (A) III.
    (B) I e II.
    (C) II e III.
    (D) I e III.
    (E) II.

     

    RESPOSTA: (B)
    Em I, a oração que se inicia com o "que" é adjetiva, já que se trata de um pronome relativo. Sabe-se que as orações adjetivas não virguladas são de valor restritivo. Colocada a vírgula, elas passam a ser explicativas, alternando, assim, o sentido. Entretanto a alternativa fala "correção" e esta não se altera.

     

    Em II, a vírgula antes do "e"´ pode ser usada, porque está unindo orações de sujeitos diferentes, Só que, quando isso ocorre, ela é facultativa. Assim, sua retirada não altera a correção.

     

    Em III, se forem retiradas as interrogações, as frases (mesmo retóricas) perdem o caráter de pergunta, de reflexão e passam a ser afirmações. A correção vai se prejudicar.

     

    fonte: Prof. Ricardo ERSE (https://www.facebook.com/RicardoErsePortugues/posts/663159267058073)

     

  • Errei, me empolguei quando vi a letra B e sequer li o restante...
    Preciso aprender a não me precipitar!! ¬¬

  • Conjução conformativa: (Segundo, Conforme, Consoante).  Letra (C).

  • Eu acho que a "B" está errada porque se você tirar a interrogação ela deixa de ser uma pergunta e se transforma numa afirmação, alterando o sentido original.

    O erro não se relaciona com o fato dela ser uma pergunta retórica (que é aquela que busca reflexões, e não respostas). 

  • Erro B: não se retira ponto de interrogação de perguntas diretas ou retóricas.

    Perguntas indiretas não exigem ponto de interrogação.


ID
2691682
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      O filósofo sempre foi considerado um personagem bizarro, estranho, capaz de cair num poço quando se embrenha em suas reflexões − é o que contam a respeito de Tales (cerca de 625-547 a.C.). O primeiro filósofo, segundo a tradição grega, combina enorme senso prático para os negócios com uma capacidade de abstração que o retira do mundo. Por isso é visto como indivíduo dotado de um saber especial, admirado porque manipula ideias abstratas, importantes e divinas. No fundo não está prefigurando as oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente? O divino Platão e o portentoso Aristóteles fizeram desse estranhamento o autêntico espanto diante das coisas, o empuxo para a reflexão filosófica.

      Nos dias de hoje essa imagem está em plena decadência; o filósofo se apresenta como um profissional competindo com tantos outros. Ninguém se importa com as promessas já inscritas no nome de sua profissão: a prometida amizade pelo saber somente se cumpre se a investigação for levada até seu limite, cair no abismo onde se perdem suas raízes. A palavra grega filosofia significa “amigo da sabedoria”, por conseguinte recusa da adesão a um saber já feito e compromisso com a busca do correto.

      Em contrapartida, o filósofo contemporâneo participa do mercado de trabalho. Torna-se mais seguro conforme aumenta a venda de seus livros, embora aparente desprezar os campeões de venda. Às vezes participa do jogo da mídia. Graças a esse comércio transforma seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca. Ao tratar as ideias filosóficas como se fossem meras opiniões, isoladas de seus pressupostos ligados ao mundo, pode ser seduzido pela rigidez de ideias sem molejo, convertendo-se assim num militante doutrinário. Outras vezes, cai nas frivolidades da vida mundana. Não vejo na prática da filosofia contemporânea nenhum estímulo para que o estudioso se comprometa com uma prática moral e política mais consciente de si mesma, venha a ser mais tolerante às opiniões alheias.

      Num mundo em que as coisas e as pessoas são descartáveis, a filosofia e o filósofo também se tornam dispensáveis, sempre havendo uma doutrina ou um profissional capaz de enaltecer uma trama de interesses privados. A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo a dizer o que o grande público espera dele e, assim, também pode usufruir de seus quinze minutos de celebridade. Diante do perigo de ser engolfado pela teia de condutas que inverte o sentido original de suas práticas, o filósofo, principalmente o iniciante, se pretende ser amante de um saber autêntico, precisa não perder de vista que assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e de desconfiar das novidades espalhafatosas. Se aceita consagrar-se ao estudo das ideias, que reflita sobre o sentido de seu comportamento.

(Adaptado de: GIANNOTTI, José Arthur. Lições de filosofia primeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, edição digital) 

Graças a esse comércio transforma seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca. (3° parágrafo)

Em relação ao trecho acima, afirma-se corretamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - E

     

     

    "Graças a esse comércio transforma seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca."

     

     

    a) Mantendo-se a correção gramatical, o segmento que encontra pode ser substituído por “encontrado”. 

     

     

    →   Errado, não caberia particípio na oração.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    b) O emprego da vírgula colocada imediatamente após capital se justifica por separar sujeitos de orações diferentes. 

     

     

    →   Errado, o emprego da vírgula é justificado pela elípse do verbo "transformar".

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    c) A flexão do verbo “encontrar” se deve ao termo “comércio”. 

     

     

    →   Errado, a flexão do verbo "encontrar" se deve ao sujeito oculto "ele" (o filósofo).

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    d) Sem prejuízo para a correção e o sentido, o segmento Graças a... pode ser substituído por “Decorrente a”. 

     

     

    →   Errado, acredito que com a troca dos termos haveria uma mudança na semântica da oração. Pois "decorrente" tem uma idéia de "resultante". Ex.: Isto é decorrente do que aconteceu ontem". Já o termo "graças a" equivale a "devido a". Ex.: Graças a Deus estou vivo".

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    e) O segmento em moeda de troca é complemento do verbo “transformar”. 

     

     

    →   Correto, pois há um verbo elíptico (transformar) antes do termo "em moedade de troca", esse verbo elíptico está sendo marcado pela vírgula antes do termo, que é obrigatória.

     

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Na E, em moeda de troca seria o predicativo do objeto ? Porque o que completa o verbo transforma sao as novidades q se encontra..., n compreendi

  • Gabarito E

     

     

     

    Graças a esse comércio   transforma     seu saber em capital,    e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca.

     

     

     

    Verbo Transformar  -  Transitivo Direto e Indireto  

    transforma     seu saber    em capital

                               O.D              O.I   

    transforma     as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca   

                                                           O.D                                                  O.I

     

    erros me avisem  ;)

  • graças a esse comércio, (o filósofo) transforma seu saber em capital, e (ele - o filósofo - TRANSFORMA) as novidas que (ele) encontra, na leitura de textos, em modas de troca.


    Gab. E
     

  • Não Larissa.."em moeda de troca é objeto indireto".

  • Graças a esse comércio transforma, em moeda de troca, seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos. (3° parágrafo) 

  • Acho que tentar fazer uma reescrita da frase seria o melhor caminho para encontrar a resposta.

    Graças a esse comércio transforma seu saber em capital em moeda de troca e as novidades que encontra na leitura de textos

     

    Transformar : VTDI (

    Seu saber: OD //  Em moeda de troca: OI

    as novidades:  OD de transformar, ou talvez - oração subordinada objetiva direta (neste ponto, tenho menos certeza ainda rsrs)

     

    Outra reescrita: Graças a esse comércio transforma seu saber capital em moeda de troca .....

     

    obs: essa prova foi muito difícil, tb não era por menos..... Pela concorrência que é SP, ou seja, as provas do TRT 15 e 02 não seram diferentes...

  • Com todos os termos explícitos, a frase ficaria assim:

    Graças a esse comércio, o filósofo transforma seu saber em capital, e o filósofo transforma as novidades que encontra na leitura de textos em moeda de troca.

    Questão muuuuito difícil. Demorei horrores e não acertei. Só depois de ler os comentários que entendi.

  • Perfeito a sua reescrita Milene C.

  • Marquei a B, achando que depois de Capital era um adjunto adverbial.

  • Para que serve a primeira virgula na alternativa B?

  • Graças a esse comércio transforma( verbo bitransitivo) seu saber(OD) em capital(OI), e as novidades que encontra na leitura de textos(OD), em moeda de troca.(OI) 

    quem transforma, transforma alguma coisa em algo.

    GAB E

  • Derrapei direto na letra B.

  • Letra E. Caso de zeugma: a vírgula está substituindo um verbo (transforma) já mencionado, portanto, o termo é complemento de transforma.
  • Soraya Lapini

    Serve para separar orações, mas não sujeitos das orações

  • Resposta: E
    Fonte: Prof Fabiano Sales

     

    a) ERRADA. O segmento "que encontra" relaciona-se ao nome "novidades", flexionado no plural. Portanto, sua substituição seria adequada por "encontradas", feminino plural.
     
    b) ERRADA. A vírgula após "capital" foi empregada por razões estilísticas, com a finalidade de realçar/destacar o trecho "e as novidades (...) leitura de textos".
     
    c) ERRADA. Os verbos "transformar" e "encontrar" estão flexionados na terceira pessoa do singular para concordar com o termo "filósofo", núcleo do sujeito "o filósofo", mencionado no início do terceiro parágrafo.
     
    d) ERRADA. A locução prepositiva "graças a" tem valor de causalidade, sendo equivalente às expressões "devido a", "por causa de".

     

    e) CERTA. O verbo "transformar" é transitivo direto e indireto, sendo o sintagma "seu saber natural" o O.D. e o constituinte sintático "em moeda de troca" seu O.I.

     

    ------------

    Pessoal ativem a notificação, INDICAR PARA COMENTÁRIO, vamos aproveitar, quanto mais vídeos explicados pelos professores melhor será para todos.

  • meia hora tentando colocar na ordem direta, mas deu... questão boa

  • USO DA VÍRGULA PARA SEPARAR SUJEITOS


    A vírgula antes da conjunção "e" só tem vez se dois requisitos estiverem presentes:

     

    a conjunção "e" deve ligar orações com sujeitos diferentes; a falta da vírgula pode conduzir a uma leitura ambígua.


    A vocação do Brasil é a produção de alimentos e() os setores do agronegócio estão organizados para produzir e preservar. - Sem a vírgula separando os sujeitos.

     

    No exemplo, a vírgula é necessária para deixar claro que "os setores do agronegócio" são o sujeito da segunda oração, e não objeto direto da primeira. Sem a vírgula, uma primeira leitura poderia ser "A vocação do Brasil é a produção de alimentos e os setores do agronegócio".

     

    Para evitar a ambiguidade, a vírgula é obrigatória:

     

    A vocação do Brasil é a produção de alimentos(,) e os setores do agronegócio estão organizados para produzir e preservar.



    https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/redacao-e-estilo/estilo/virgula-antes-da-conjuncao-e

  • fcc é dificil

  • não acredito que essa questão seja de nível médio.

  • FCC tá igual a FGV, uma verdadeira M.....

  • Questão mal-elaborada, porque é obrigatória a vírgula após "comércio". Se não houver, ele se torna sujeito do verbo transforma.

  • Sono,deixe-me.

  • cadê o "r" na palavra transformar?

  • A FCC tem explorado bastante questões sobre o sujeito oculto: vejam essa cobrada no TRT SP Q917200

  • Em questões como essas, é importante retomar ao texto. Errei por esse motivo.

  • Nem me toquei que era bitransitivo...muita coisa pra analisar em uma alternativa que fica fácil esquecer kkkk

  • Comentário da Milene C

    Com todos os termos explícitos, a frase ficaria assim:

    Graças a esse comércio, o filósofo transforma seu saber em capital, e o filósofo transforma as novidades que encontra na leitura de textos em moeda de troca.

    --------

    Complementando o comentário dela, acredito que a vírgula tenha sido usada para assinalar a supressão do verbo 'transforma'.

  • zeugma

  • Muitas pessoas falando que a primeira vírgula da B é uma elipse: ERRADO!

    A primeira vírgula serve para separar objetos de orações diferentes; e a segunda vírgula, para isso que acabei de fazer: é a chamada vírgula vicária de ZEUGMA que serve para marcar a supressão do verbo!


ID
2691685
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      O filósofo sempre foi considerado um personagem bizarro, estranho, capaz de cair num poço quando se embrenha em suas reflexões − é o que contam a respeito de Tales (cerca de 625-547 a.C.). O primeiro filósofo, segundo a tradição grega, combina enorme senso prático para os negócios com uma capacidade de abstração que o retira do mundo. Por isso é visto como indivíduo dotado de um saber especial, admirado porque manipula ideias abstratas, importantes e divinas. No fundo não está prefigurando as oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente? O divino Platão e o portentoso Aristóteles fizeram desse estranhamento o autêntico espanto diante das coisas, o empuxo para a reflexão filosófica.

      Nos dias de hoje essa imagem está em plena decadência; o filósofo se apresenta como um profissional competindo com tantos outros. Ninguém se importa com as promessas já inscritas no nome de sua profissão: a prometida amizade pelo saber somente se cumpre se a investigação for levada até seu limite, cair no abismo onde se perdem suas raízes. A palavra grega filosofia significa “amigo da sabedoria”, por conseguinte recusa da adesão a um saber já feito e compromisso com a busca do correto.

      Em contrapartida, o filósofo contemporâneo participa do mercado de trabalho. Torna-se mais seguro conforme aumenta a venda de seus livros, embora aparente desprezar os campeões de venda. Às vezes participa do jogo da mídia. Graças a esse comércio transforma seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca. Ao tratar as ideias filosóficas como se fossem meras opiniões, isoladas de seus pressupostos ligados ao mundo, pode ser seduzido pela rigidez de ideias sem molejo, convertendo-se assim num militante doutrinário. Outras vezes, cai nas frivolidades da vida mundana. Não vejo na prática da filosofia contemporânea nenhum estímulo para que o estudioso se comprometa com uma prática moral e política mais consciente de si mesma, venha a ser mais tolerante às opiniões alheias.

      Num mundo em que as coisas e as pessoas são descartáveis, a filosofia e o filósofo também se tornam dispensáveis, sempre havendo uma doutrina ou um profissional capaz de enaltecer uma trama de interesses privados. A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo a dizer o que o grande público espera dele e, assim, também pode usufruir de seus quinze minutos de celebridade. Diante do perigo de ser engolfado pela teia de condutas que inverte o sentido original de suas práticas, o filósofo, principalmente o iniciante, se pretende ser amante de um saber autêntico, precisa não perder de vista que assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e de desconfiar das novidades espalhafatosas. Se aceita consagrar-se ao estudo das ideias, que reflita sobre o sentido de seu comportamento.

(Adaptado de: GIANNOTTI, José Arthur. Lições de filosofia primeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, edição digital) 

A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo... (último parágrafo)


No segmento acima, o sinal indicativo de crase deverá ser mantido caso se substitua “mídia” por

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     

     

    "A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo... "

     

     

    a) imprensa. 

     

    →  Correto, há crase pois o substantivo é feminino.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    b) programas. 

     

    →  Errado, não há crase antes de substantivo masculino.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    c) meio de comunicação.

     

    →  Errado, vide (b).

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    d) debates. 

     

    →  Errado, vide (b).

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    e) propagandas. 

     

    →  Errado, "A" no Singular, palavra no plural? Crase nem a PAU!

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Uma questão fácil em meio a tantas outras cansativas e chatas nessa prova.

     

    Deus me defenderay

  • errei no cansaço

  • Quem disse que a FCC não dá pelo menos uma para não zerar? kkkkkkk

  • Gab. A

     

    B, C e D- Erradas

    Diante de masculino, crase é pepino.

     

    E- Errada

    "A" no singular, palavra no plural, crase nem a pau.

  • Gab. A 

    fui por uma lógica diferente: Vi quais estavam no Plural e descartei logo, depois analisei "meio de comunição" palavra masculina.  

    b)programas. Plural crase nem a pau 

     c)meio de comunicação.Palavra Masculina 

     d)debates. Plural crase nem a pau 

     e)propagandas. Plural crase nem a pau 

  • *Antes de palavras femininas no plural antecedidas pela preposição a:

     b)programas. 

    d)debates. 

    e)propagandas. 

    *Antes de substantivos masculinos:

     c) meio de comunicação.

    BONS ESTUDOS!!!

  • Questão dada!

  • Gabarito Letra A

     

    Hum, acho que a FCC extrapola tanto em suas maldades, que o examinador de vez em nunca como é o caso dar uma questão, para tentar aliviar sua consciência, seu malvado hahaa.   

  • Importante lembrar nessa questão que Crase no singular não dá certo com nome no plural.

  • Perdão, 

    Acho que não tem muita lógica dizer " Plural crase nem a pau". Pois depende: existe uma possibilidade para que ocorra crase  diante de uma palavra feminina plural : 


     

    *Na verdade, as histórias de bruxas pertenciam às fantasias infantis. ( a (prep.) + as ( artigo definido plural) )

    *Exposições ás propagandas --- 

     

    Mais exemplos: fonte http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/minigramatica/mini/acraseeaspalavrasnoplural.htm 

     

     

    : p

  • Gab. A

    "A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo... "

    a) imprensa. 

    →  Correto, há crase pois o substantivo é feminino.

    b) programas. 

    →  Errado, não há crase antes de substantivo masculino.

    c) meio de comunicação.

    →  Errado, vide (b).

    d) debates. 

    →  Errado, vide (b).

    e) propagandas. 

    →  Errado, "A" no Singular, palavra no plural? Crase nem a PAU!

  • FACIN FACIN

  • A" no Singular, palavra no plural? Crase nem a PAU

  • Dada essa...


  • Os 12 mandamentos da crase. Fonte colega aqui do QC.

     

    1-Diante de pronome, crase passa fome.

    2-Diante de masculino, crase é pepino.

    3-Diante de ação, crase é marcação.

    4-Palavras repetidas, crase proibida.

    5-A+aquele, crase nele.

    6-Vou a, volto da: Crase há.

    7- Vou a, volto de: Crase para quê?

    8- Diante de cardinal, crase faz mal.

    9- Quando for a hora, crase sem demora.

    10- Palavra determinada, crase liberada.

    11- Sendo à moda de, crase vai vencer.

    12 - Adverbial, feminina e locução, coloque crase meu irmão.

  • Nas demais alternativas é exigido o artigo definido feminino no plural, e também porque são palavras masculinas. Portanto, gabarito letra A.

    ÁREA PROIBIDA

    1 - palavras repetidas

    2 - palavra masculina

    3 - antes de infinitivo

    4 - "a" no singular + palavra plural

    5 - essa(s), esse(s)...

    6 - pronomes pessoais

    7 - pronomes de tratamento iniciados por "Vossa"

    8 - você, cujo, quem

    9 - artigo indefinido

    10 - pronome indefinido

  • Exclui o que tinha de palavras no masculino, dps as que estavam no plural. Sobrou a A

  • ALTERNATIVA A: Alternativa correta. O substantivo “imprensa” admite o uso de artigo definido “a”, que se liga à preposição “a” requerida pelo nome “exposição”, resultando no uso de crase.

    ALTERNATIVA B: Alternativa incorreta, porque “programas” é substantivo masculino, não admitindo o artigo definido feminino.

    ALTERNATIVA C: Alternativa incorreta, pois “meio de comunicação” é outro substantivo masculino, que não admite o uso de artigo feminino.

    ALTERNATIVA D: Alternativa incorreta. Mais uma alternativa que não admite artigo definido feminino por ser substantivo masculino.

    ALTERNATIVA E: Alternativa incorreta. O substantivo “propagandas” admite o artigo definido feminino plural “as”, que poderia formar com a preposição “a” a crase “às”. Note, no entanto, que, na redação original, está presente a contração “à”, no singular. Dessa forma, fazendo-se a alteração proposta, teríamos uma crase singular antes de substantivo plural, o que não é possível de forma alguma.

    Resposta: A

  • GABARITO: LETRA A

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoal

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita


ID
2691688
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      O filósofo sempre foi considerado um personagem bizarro, estranho, capaz de cair num poço quando se embrenha em suas reflexões − é o que contam a respeito de Tales (cerca de 625-547 a.C.). O primeiro filósofo, segundo a tradição grega, combina enorme senso prático para os negócios com uma capacidade de abstração que o retira do mundo. Por isso é visto como indivíduo dotado de um saber especial, admirado porque manipula ideias abstratas, importantes e divinas. No fundo não está prefigurando as oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente? O divino Platão e o portentoso Aristóteles fizeram desse estranhamento o autêntico espanto diante das coisas, o empuxo para a reflexão filosófica.

      Nos dias de hoje essa imagem está em plena decadência; o filósofo se apresenta como um profissional competindo com tantos outros. Ninguém se importa com as promessas já inscritas no nome de sua profissão: a prometida amizade pelo saber somente se cumpre se a investigação for levada até seu limite, cair no abismo onde se perdem suas raízes. A palavra grega filosofia significa “amigo da sabedoria”, por conseguinte recusa da adesão a um saber já feito e compromisso com a busca do correto.

      Em contrapartida, o filósofo contemporâneo participa do mercado de trabalho. Torna-se mais seguro conforme aumenta a venda de seus livros, embora aparente desprezar os campeões de venda. Às vezes participa do jogo da mídia. Graças a esse comércio transforma seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca. Ao tratar as ideias filosóficas como se fossem meras opiniões, isoladas de seus pressupostos ligados ao mundo, pode ser seduzido pela rigidez de ideias sem molejo, convertendo-se assim num militante doutrinário. Outras vezes, cai nas frivolidades da vida mundana. Não vejo na prática da filosofia contemporânea nenhum estímulo para que o estudioso se comprometa com uma prática moral e política mais consciente de si mesma, venha a ser mais tolerante às opiniões alheias.

      Num mundo em que as coisas e as pessoas são descartáveis, a filosofia e o filósofo também se tornam dispensáveis, sempre havendo uma doutrina ou um profissional capaz de enaltecer uma trama de interesses privados. A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo a dizer o que o grande público espera dele e, assim, também pode usufruir de seus quinze minutos de celebridade. Diante do perigo de ser engolfado pela teia de condutas que inverte o sentido original de suas práticas, o filósofo, principalmente o iniciante, se pretende ser amante de um saber autêntico, precisa não perder de vista que assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e de desconfiar das novidades espalhafatosas. Se aceita consagrar-se ao estudo das ideias, que reflita sobre o sentido de seu comportamento.

(Adaptado de: GIANNOTTI, José Arthur. Lições de filosofia primeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, edição digital) 

A frase que admite transposição para a voz passiva é:

Alternativas
Comentários
  •  

    Sendo simples antes que alguém venha com um textão que mais complica do que esclarece as dúvidas dos colegas:

    Pra frase ser transposta pra voz passiva, precisamos ter um VERBO TRANSITIVO DIRETO

    A) ''são'' - Verbo de ligação

    b) ''está'' - Verbo de ligação

    c) ''participa'' - VTI.

    d) ''manipula'' - VTD. Voz passiva: idéias abstratas, importantes e divinas são manipuladas

    e) ''cai'' -  VTI

  • Acredito, pelo que pesquisei, que o verbo "cair" é intransitivo. Portanto, na alternativa E:

     

    Outras vezes, cai nas frivolidades da vida mundanaTal trecho teria a função de ajunto adverbial.

     

    Vejam:

     

    Predicação verbal

     

    Chama-se predicação verbal o resultado da ligação que se estabelece entre o sujeito e o verbo e entre os verbos e os complementos. Quanto à predicação, os verbos podem ser intransitivostransitivos ou de ligação.

     

    Verbo intransitivo

    É aquele que traz em si a ideia completa da ação, sem necessitar, portanto, de um outro termo para completar o seu sentido. Sua ação não transita.

    Por exemplo: O avião caiu.

    O verbo cair é intransitivo, pois encerra um significado completo. Se desejar, o falante pode acrescentar outras informações, como:

    local: O avião caiu sobre as casas da periferia.

    modo: O avião caiu lentamente.

    tempo: O avião caiu no mês passado.

    Essas informações ampliam o significado do verbo, mas não são necessárias para que se compreenda a informação básica.

     

    Fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint11.php

  • Acertei somente por ter lembrado que a transposiçaõ da voz passiva o sujeito jamais poderá ser acompanhado por preposição , este macete e para os concurseiros péssimo em portugues igual a mim , pois o verbo transitivo direto em regra nao vem acompanhado com preposição. 

  • Parabéns Daniel Gomes!

  • Letra (d)

     

    Complementando o excelente comentário do Daniel Gomes e da Rosinete Barbosa

     

    (Verbo VTD / VTDI + SER + ESTAR + TER + PARTICÍPIO)

     

    Algumas questões que ajudam a responder:

     

    Q764147, Q763280, Q738929, Q853669, Q886268, Q889555, Q868128, Q869046, Q868563, Q868193, Q855903, Q889478, Q897082

  • ideias abstratas são manipuladas.

  • - VL, VI e VTI: NÃO aceitam a voz passiva.

    - VTD e VTDI: admitem a v. passiva.

     

    Gabarito: D

  • Cara chato (Estudante Focado)!!!!

  • Saí tentando substituir da voz ativa pra passiva...

    " manipula ideias abstratas, importantes e divinas."
    Idéias abstratas, importantes e divinas SÃO manipuladas

  • passar para voz passiva? Procure OD.

  • fcc ama isso mesmo

     

    tente acertar essa

     

    2017

    Respeitam-se as normas de concordância nessa adequada transposição de uma forma verbal ativa para uma forma verbal passiva:

     a) Da visão de um objeto participam perspectivas = As perspectivas têm participação na visão de um objeto.

     b) O livro teria traduções em várias línguas = Em várias línguas haveriam traduções do livro.

     c) É bom prestigiar encenações teatrais = É bom que se prestigiem encenações teatrais.

     d) Sua visão não corresponde aos fatos = Os fatos não são correspondidos em sua visão.

     e) Muitas verdades expressa uma máscara = Expressa-se numa máscara muitas verdades.  

  • Ideias abstratas, importantes e divinas SÃO MANIPULADAS.

  • Acertei buscando qual verbo era VTD ou VTDI.

  • D)  ...manipula ideias abstratas>>>>>Manipula-se ideias abstratas.

  • Danilo vi esse comentário em outras questões, a cerca de buscar o VTD, fui nessa lógica e de fato ajuda bastante por eliminação.

  •  d)... manipula ideias abstratas, importantes e divinas.

     

    Voz Passiva Análitica: ideais abstratas, importantes e divinas são manipuladas (VERBO SER + PARTÍCIPIO).

     

    Voz Passiva Sintética (VTD): manipulam-se ideias abstratas, importantes e divinas.

  • Quem manipula, manipula algo... (VTD)

    VOZ PASSIVA SINTÉTICA OU VOZ PASSIVA ANALÍTICA

  • D) manipula ideias abstratas, importantes e divinas


    Ideias abstratas, importantes e divinas são manipuladas.

    Sujeito (Ideias abstratas, importantes e divinas) + SER (São) + Particípio (Manipuladas) - Voz Passiva Analítica.

  • LETRA "A"-ERRADA Num mundo em que as coisas e as pessoas são descartáveis... 

    transposição de um verbo para a voz passiva só é possível se esse verbo for transitivo direto ou transitivo direto e indireto. O verbo ser é de ligação, logo ele não admite transposição para a voz passiva. Ele liga o sujeito "as coisas e as pessoas" ao predicativo do sujeito "descartáveis".

    LETRA "B"-ERRADA ... essa imagem está em plena decadência... 

    transposição de um verbo para a voz passiva só é possível se esse verbo for transitivo direto ou transitivo direto e indireto. O verbo estar foi empregado como verbo de ligação, assim ele não admite transposição para a voz passiva. Ele liga o sujeito "essa imagem" ao predicativo do sujeito "em plena decadência".

    LETRA "C"-ERRADA ... o filósofo contemporâneo participa do mercado de trabalho. 

    transposição de um verbo para a voz passiva só é possível se esse verbo for transitivo direto ou transitivo direto e indireto. O verbo participar foi empregado como transitivo indireto, portanto ele não admite transposição para a voz passiva.

    "Quem participa" participa "de" alguma coisa. Essa coisa é, no trecho em questão, "o mercado de trabalho", objeto indireto da forma verbal "participa".

     

    LETRA "E"-ERRADA Outras vezes, cai nas frivolidades da vida mundana. 

    transposição de um verbo para a voz passiva só é possível se esse verbo for transitivo direto ou transitivo direto e indireto. O verbo cair foi empregado como transitivo indireto, portanto ele não admite transposição para a voz passiva.

    "Quem cai" cai "em" alguma coisa. Essa coisa é, no trecho em questão, "as frivolidades da vida mundana", objeto indireto da forma verbal "cai".

  • D) o verbo MANIPULAR = VTD verbo transitivo direto

    #voz passiva ANALITICA são manipuladas (VERBO SER + PARTÍCIPIO).

    #voz passiva SINTETICA  manipulam-se 


ID
2691691
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      O filósofo sempre foi considerado um personagem bizarro, estranho, capaz de cair num poço quando se embrenha em suas reflexões − é o que contam a respeito de Tales (cerca de 625-547 a.C.). O primeiro filósofo, segundo a tradição grega, combina enorme senso prático para os negócios com uma capacidade de abstração que o retira do mundo. Por isso é visto como indivíduo dotado de um saber especial, admirado porque manipula ideias abstratas, importantes e divinas. No fundo não está prefigurando as oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente? O divino Platão e o portentoso Aristóteles fizeram desse estranhamento o autêntico espanto diante das coisas, o empuxo para a reflexão filosófica.

      Nos dias de hoje essa imagem está em plena decadência; o filósofo se apresenta como um profissional competindo com tantos outros. Ninguém se importa com as promessas já inscritas no nome de sua profissão: a prometida amizade pelo saber somente se cumpre se a investigação for levada até seu limite, cair no abismo onde se perdem suas raízes. A palavra grega filosofia significa “amigo da sabedoria”, por conseguinte recusa da adesão a um saber já feito e compromisso com a busca do correto.

      Em contrapartida, o filósofo contemporâneo participa do mercado de trabalho. Torna-se mais seguro conforme aumenta a venda de seus livros, embora aparente desprezar os campeões de venda. Às vezes participa do jogo da mídia. Graças a esse comércio transforma seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca. Ao tratar as ideias filosóficas como se fossem meras opiniões, isoladas de seus pressupostos ligados ao mundo, pode ser seduzido pela rigidez de ideias sem molejo, convertendo-se assim num militante doutrinário. Outras vezes, cai nas frivolidades da vida mundana. Não vejo na prática da filosofia contemporânea nenhum estímulo para que o estudioso se comprometa com uma prática moral e política mais consciente de si mesma, venha a ser mais tolerante às opiniões alheias.

      Num mundo em que as coisas e as pessoas são descartáveis, a filosofia e o filósofo também se tornam dispensáveis, sempre havendo uma doutrina ou um profissional capaz de enaltecer uma trama de interesses privados. A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo a dizer o que o grande público espera dele e, assim, também pode usufruir de seus quinze minutos de celebridade. Diante do perigo de ser engolfado pela teia de condutas que inverte o sentido original de suas práticas, o filósofo, principalmente o iniciante, se pretende ser amante de um saber autêntico, precisa não perder de vista que assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e de desconfiar das novidades espalhafatosas. Se aceita consagrar-se ao estudo das ideias, que reflita sobre o sentido de seu comportamento.

(Adaptado de: GIANNOTTI, José Arthur. Lições de filosofia primeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, edição digital) 

...cair no abismo onde se perdem suas raízes (2° parágrafo)


O segmento sublinhado acima possui a mesma função sintática do que se encontra também sublinhado em:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

     

     

    Ordem direta: "...cair no abismo onde suas raízes (suj.) são perdidas"

     

     

    a) ... que inverte o sentido original (o.d.) de suas práticas [...].

     

    b) ... o filósofo (suj.), principalmente o iniciante, [...].

     

    c) Se aceita consagrar-se ao estudo das ideias (o.i.).

     

    d) ... para que o estudioso se comprometa com uma prática moral e política (o.i.) [...].

     

    e) Às vezes participa do jogo da mídia (o.i.) [...].

     

     

     

    Comentário corrigido, valeu Diogo.

     

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Não percebi a inversão na ordem.

    Português da FCC é complicado.

  • Gabarito B.

    @Sergio Faraias, você escreveu o gabarito errado, embora tenha indicado-o corretamente na explicação.

     

    Voz passiva: "...cair no abismo onde se perdem suas raízes".

    Voz Ativa: "...cair no abismo onde suas raízes são perdidas".

    Na frase temos uma voz passiva sintética, na qual o termo 'suas raízes' exerce função de SUJEITO.

     

    SEMPRE que aparecer um 'SE' depois de um VTD, o termo seguinte será o sujeito da oração. Ex.: Compra-se chocolate (chocolate é o sujeito).

    Nesse caso, a particula 'se' veio em próclise (antes do verbo), mas podemos perceber que o verbo concorda com o temo 'suas raízes'.

  • Vish! Nem vi a voz passiva sintética ali. Fui seco na A pensando que era OD. O termo "suas raízes" é o sujeito!

  • FCC inverteu a ordem e eu errei. Não percebi a inversão e analisei demaneira equivocada. Atenção redobrada a partir de agora.

    Suas raízes é sujeito.

    Gab. Letra B

  • Não enxerguei que era sujeito, e pensei que era OD , mas vamos pra cima 

  • Meu sonho de princesa era entender Português ....

  • Letra (b)

     

    Quando pede-se a mesma função sintática - deve-se encontrar o sujeito, para depois, se houver, o objeto direto ou indireto.

     

    Outras questões que ajudam a responder:

     

    Q868135, Q886269, Q868560, Q866770, Q889484

  •  

    Viu um SE na FCC, fica ligado, provavelmente vai ser partícula apassivadora ou índice de indeterminação do sujeito..

    Lembrando provável né?! estudem todas as regras do "se".

     

    Agora, decore isso pra vida:

    Como diz a Flávia Rita: Se há partícula apassivadora(P.A), não há objeto direto(OD).

    Repete ai: SE HÁ P.A, NÃO HÁ OD.

     

    Vai ter o que então? SUJEITOOOO. ENTENDEU?

     

    Agora, repare bem, a FCC quase sempre vai colocar o OD na letra a, então presta atenção. Geralmente, tbm, ela coloca duas alternativas com objeto direto, logo, já dá pra perceber que não será OD. Façam várias questões.

     

    Bons estudos

     

     

  • Essa questão não é para iniciantes... :(  

    Crente q era O.D. buáaaaaa

  • Jurava que era OB Direto
    Em 15/07/2018, às 21:11:16, você respondeu a opção A

  • A gente não quer voltar ao texto e acaba errando a questão. 

    Onde se perdem suas raízes = Suas raízes se perdem... sujeito!!!

    VTD+partícula apassivadora Se -> voz passiva. 

    Vai querendo ler só o trecho destacado, vai. :( 

     

    Cuidado com os comentários aí dizendo que se trata de adjunto adnominal.

  • PERGUNTE PRIMEIRO PELO SUJEITO, SEMPRE!

  • O SE está funcionando como particula apassivadora ( pois há um verbo que tem transitividade direta.)

    Como há o SE ( pron. apassivador - o que seria um OBJETO DIRETO, vira então SUJEITO.).

    A mesma função sintativa do item B. ( SUJEITO)

     

    GABARITO ''B''

  • Uma regra que aprendi com o prof Zambeli logo no começo desta vida excitante de concursos, é a famosa regra do Subway: primeiro o pão (sujeito), depois o recheio (complementos)... e aí é só correr pro abraço da morena inesquecível! 

  • Sempre volte ao texto (é melhor perder alguns minutos do que a questão).

  • Vou colar o mesmo comentário que fiz na mesma questão, só que para outro cargo, porque minha dúvida ainda persiste, quem puder me indicar o erro, por favor, peço que me avise, ficarei imensamente agradecido.

     

    Eu discordo do gabarito, pois no segmento indicado para a análise, o termo sublinhado exerce a função de SUJEITO PACIENTE devido a partícula apassivadora "SE", então teríamos que encontrar outro SUJEITO PACIENTE.

     

    Na letra "B", embora haja o sujeito, este não é paciente, pois não sofre ação.

     

    Já na letra "A" temos o sujeito paciente, já que o termo "o sentido original" exerce essa função, pois podemos passá-lo para a voz passiva.

    Veja:

     

    O sentido original é invertido pela teia de condutas.

     

    Não concordei com o gabarito.

  • Islan, é que no caso na alternativa A o sujeito é

     Diante do perigo de ser engolfado pela teia de condutas que inverte o sentido original de suas práticas.

    que é que inverte?

    Teia de condutas inverte.

  • A FCC é mestra em fazer isso. É típico da FCC: faz você pensar que é OD. Mas é sujeito. A solução que retira a pseudoroupagem de OD é colocar na ordem direta, como apontado pelo Sérgio TRT. Veja a mesma tática cobrada nessas duas questões: Q977977+Q368694. 

  • Gab B

    Como saber se é OD ou se é SUJEITO?

    ...cair no abismo onde se perdem suas raízes 

    perdem está no plural, logo tem sujeito no plural

    cair no abismo dar ideia de lugar, não pode ser sujeito

    então sobra suas raízes como sujeito

    Outra forma:

    Cair no abismo onde suas raízes se perdem.

    Sujeito está explícito na frase então atrai ''se'' partícula apassivadora.

  • Não adianta, ou joga na ordem direta ou vc vai errar! E outra: Veja sempre no texto, se acompanhar só pelas alternativas, vai errar tbm!

    Mas confesso que bate uma felicidade ao acertar uma dessa! Português, para mim, é a matéria mais complicada!


ID
2691694
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      O filósofo sempre foi considerado um personagem bizarro, estranho, capaz de cair num poço quando se embrenha em suas reflexões − é o que contam a respeito de Tales (cerca de 625-547 a.C.). O primeiro filósofo, segundo a tradição grega, combina enorme senso prático para os negócios com uma capacidade de abstração que o retira do mundo. Por isso é visto como indivíduo dotado de um saber especial, admirado porque manipula ideias abstratas, importantes e divinas. No fundo não está prefigurando as oposições que desenharão o perfil do homem do Ocidente? O divino Platão e o portentoso Aristóteles fizeram desse estranhamento o autêntico espanto diante das coisas, o empuxo para a reflexão filosófica.

      Nos dias de hoje essa imagem está em plena decadência; o filósofo se apresenta como um profissional competindo com tantos outros. Ninguém se importa com as promessas já inscritas no nome de sua profissão: a prometida amizade pelo saber somente se cumpre se a investigação for levada até seu limite, cair no abismo onde se perdem suas raízes. A palavra grega filosofia significa “amigo da sabedoria”, por conseguinte recusa da adesão a um saber já feito e compromisso com a busca do correto.

      Em contrapartida, o filósofo contemporâneo participa do mercado de trabalho. Torna-se mais seguro conforme aumenta a venda de seus livros, embora aparente desprezar os campeões de venda. Às vezes participa do jogo da mídia. Graças a esse comércio transforma seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca. Ao tratar as ideias filosóficas como se fossem meras opiniões, isoladas de seus pressupostos ligados ao mundo, pode ser seduzido pela rigidez de ideias sem molejo, convertendo-se assim num militante doutrinário. Outras vezes, cai nas frivolidades da vida mundana. Não vejo na prática da filosofia contemporânea nenhum estímulo para que o estudioso se comprometa com uma prática moral e política mais consciente de si mesma, venha a ser mais tolerante às opiniões alheias.

      Num mundo em que as coisas e as pessoas são descartáveis, a filosofia e o filósofo também se tornam dispensáveis, sempre havendo uma doutrina ou um profissional capaz de enaltecer uma trama de interesses privados. A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo a dizer o que o grande público espera dele e, assim, também pode usufruir de seus quinze minutos de celebridade. Diante do perigo de ser engolfado pela teia de condutas que inverte o sentido original de suas práticas, o filósofo, principalmente o iniciante, se pretende ser amante de um saber autêntico, precisa não perder de vista que assumiu o compromisso de afastar-se das ideias feitas − ressecadas pela falta da seiva da reflexão − e de desconfiar das novidades espalhafatosas. Se aceita consagrar-se ao estudo das ideias, que reflita sobre o sentido de seu comportamento.

(Adaptado de: GIANNOTTI, José Arthur. Lições de filosofia primeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, edição digital) 

... que reflita sobre o sentido de seu comportamento.


O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo do sublinhado acima está na frase:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - B

     

     

    "... que reflita (presente do subjuntivo) sobre o sentido de seu comportamento."

     

     

    a) ... que o retira (presente do indicativo) do mundo.

     

    b) ... venha (presente do subjuntivo) a ser mais tolerante às opiniões alheias... 

     

    c) ... como se fossem (pretérito imperfeito do subjuntivo) meras opiniões, isoladas de seus pressupostos... 

     

    d) ... que inverte (presente do indicativo) o sentido original de suas práticas...

     

    e) A palavra grega filosofia significa (presente do indicativo) “amigo da sabedoria”... 

     

     

    Dica:

     

    Para conjugar o presente do subjuntivo use a muletinha "que". Não há erro.

     

    Ex.: Que eu reflita / Que tu reflitas / Que ele reflita / Que nós reflitamos [...]

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Fiz de um jeito que deixou bem claro, 

     

    ... (Isso é para que) reflita sobre o sentido de seu comportamento.

     

    Usando o mesmo termo nas outras alternativas fica claro qual tem o mesmo tempo e modo:

     

     a) Isso é para que o retira do mundo. (retire)

     

     b) Isso é para que venha a ser mais tolerante às opiniões alheias... Correto.

     

     c) Isso é para que como se fossem meras opiniões, isoladas de seus pressupostos... (aqui não faz sentido nenhum a frase)

     

     d) Isso é para que que inverte o sentido original de suas práticas... (inverta)

     

     e) Isso é para que A palavra grega filosofia significa “amigo da sabedoria”... (signifique)

     

    Criei um canal com resolução de questões aqui do qc, espero que te ajude!

    youtube.com/channel/UCKqb4hrACvuQDwdlEZgItQg

  • Jeferson Fickel ,

    Obrigada 

  • Gab: B

    que reflita = que eu reflita

     

    a) que o retira  =  ela/ela  retira

     

    b) que  venha  = que eu venha  única usando o que para conjulgar (presente do subjuntivo)

     

    c) como se fossem   =  se  eles  fossem

     

    d) que inverte  =  Ele/Ela  inverte

     

    e) A palavra grega filosofia significa =  Ela/Ela siginifica

     

  •  b)... venha a ser mais tolerante às opiniões alheias... 

     reflita (presente do subjuntivo) 

    venha (presente do subjuntivo) 

  • Bom lembrar que no presente do subjuntivo:

    E / I --> A

    A --> E

     

    Ex. A) que o retira do mundo. 
    Retirar no presente do subjuntivo: retire.
     

  • Gabarito letra B
    Que eu reflita... Que eu venha a ser

  • VENHA A SER = SEJA. Logo, presente do SUBJUNTIVO. 

  • GAB= B de bola :)

  • Macete: Coloquem na frente o:  Maria quer que..................... está dando certo comigo.

  • ... que reflita (presente do subjuntivo) sobre o sentido de seu comportamento.


    b) QUE venha (presente do subjuntivo) a ser mais tolerante às opiniões alheias...

  • Gabarito B

     

    Quero chamar a atenção para a letra "d".

     

    Em: [...] que inverte 

    Nem sempre que o verbo tiver o "que" antes, será presente do subjuntivo. 

     

    No presente do subjuntivo, ficaria:

     

    Eu que (eu) inverta

    Tu que (tu) invertas

    Ele que (ele) inverta <-----

  • Rapaz, essa questão eu usei para colocar em prova o macete do "Maria quer que." E não é que deu certo! Vejam na Q900905. Só não reproduzo aqui porque estou usando o celular. 

  • Gab B

    3º parágrafo : se comprometa com uma prática moral e política mais consciente de si mesma, venha a ser mais tolerante às opiniões alheias.

    Presente do subjuntivo.

  • Usando o macete: Maria quer que...................

    A... Maria quer que o retira do mundo. (retire)

    B... Maria quer que venha a ser mais tolerante às opiniões alheias... (Gabarito)

    C... Maria quer que como se fossem meras opiniões, isoladas de seus pressupostos... (tudo errado)

    D... Maria quer que inverte o sentido original de suas práticas...(inverta)

    E... Maria quer que A palavra grega filosofia significa “amigo da sabedoria”... (signifique)

  • DICA DE MINHAS ANOTAÇÕES ACERCA DA CONJUGÇÃO DOS VERBOS NO SUBJUNTIVO:

    QUE EU - PRESENTE DO SUBJUNTIVO

    SE EU - PRET. IMP. DO SUBJUNTIVO

    QUNDO EU - FUTURO SO SUBJUNTIVO


ID
2691697
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Está correta a redação do comentário que se encontra em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - E

     

     

    a) É inevitável que se deixeM convencer pelos argumentos do filósofo aqueles que os admira, uma vez que são expostos por meio de raciocínio consistente, 

     

     

    → "Deixem" deve concordar com o sujeito "aqueles".

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    b) A filosofia ocidental, A qual nasce na Grécia, no século VII a.C., momento concomitante À formação da pólis, a cidade-estado.  

     

     

    → Não deveria haver crase no "a qual" pois não há exigência de preposição por nenhum termo. E deveria haver crase em "concomitante à formação" pela regência do termo "concomitante a".

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    c) Nem todos os filósofos gregos da época em que surgia a filosofia integravaM-se completamente na pólis, a cidade-estado grega. 

     

     

    → O verbo "integravam-se" deve concordar com o sujeito "nem todos os filósofos gregos"

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    d) Os discípulos de Pitágoras _ criaram uma verdadeira escola filosófica, onde foi possível perceber que os estudiosos se dedicavam como a uma verdadeira seita. 

     

     

    → Não cabe vírgula separando o sujeito "discípulos" do seu verbo "criaram".

     

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Creio que o item A contenha um segundo erro.

     

    A) É inevitável que se deixeM convencer pelos argumentos do filósofo aqueles que o admiram, uma vez que são expostos por meio de raciocínio consistente.

     

    'Admiram' concordando com 'aqueles' e 'o' fazendo referência a 'filósofo'.

  • A ALTERNATIVA A É FINALIZADA COM VÍRGULA.

  • E. Várias vírgulas só para deixar o candidato na dúvida.

  • Essa vírgula finalizando a letra A, eu jurava que fosse merda do estagiário do QC! kkk

  • Droga, errei!
    Ia marcar a E, mas fiquei a dúvida por esse negócio de "Fomentar espanto"...
    Qual era o sentido?

  • VINCULAR (VTDI) + SE = partícula apassivadora

  • a) É inevitável que se deixem convencer pelos argumentos do filósofo aqueles que os admiram, uma vez que são expostos por meio de raciocínio consistente.

     

    b) A filosofia ocidental, a qual nasce na Grécia, no século VII a.C., momento concomitante à formação da pólis, a cidade-estado. 

     

    c) Nem todos os filósofos gregos da época em que surgia a filosofia integravam-se completamente na pólis, a cidade-estado grega. 

     

    d) Os discípulos de Pitágoras criaram uma verdadeira escola filosófica, onde foi possível perceber que os estudiosos se dedicavam como a uma verdadeira seita. 

     

    e) Foi a partir do século XIII que os filósofos se vincularam às universidades, fortalecendo, assim, o debate de ideias e fomentando o espanto pela existência do mundo. 

  • AO MEU VER TODOAS ESTÃO ERRADAS. NESSA QUESTÃO, NÃO EXISTE A MAIS CERTA, NEM A MENOS ERRADA. TODAS APRESENTAM O O MESMO NÍVEL DE ERRO. por isso, acho que cabia recurso.

     

    a) É inevitável que se deixem convencer pelos argumentos do filósofo aqueles que os admiram, uma vez que são expostos por meio de raciocínio consistente.

     

    b) A filosofia ocidental, a qual nasce na Grécia, no século VII a.C., momento concomitante à formação da pólis, a cidade-estado. 

     

    c) Nem todos os filósofos gregos da época em que surgia a filosofia integravam-se completamente na pólis, a cidade-estado grega. 

     

    d) Os discípulos de Pitágoras criaram uma verdadeira escola filosófica, onde foi possível perceber que os estudiosos se dedicavam como a uma verdadeira seita. 

     

    e) Foi a partir do século XIII que os filósofos se vincularam às universidades, fortalecendo, assim, o debate de ideias e fomentando o espanto pela existência do mundo.   Se vinculam  (Vinculam-se) ênclise.

     


ID
2691700
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      Foi em 1964. Vinícius de Moraes esperava pelo jornalista e compositor Antônio Maria num chalezinho em Barão de Mauá, onde tinham combinado passar alguns dias. Eram mais que amigos − irmãos. De repente, foram dar a Vinícius a notícia de que Antônio Maria morrera na véspera, de infarto. Vinícius sentiu o que chamou de “coice da morte” e se deixou ficar, arrasado, na varanda do chalé. Naquele momento, um passarinho entrou pela varanda e começou a fazer evoluções à sua volta. Era um passarinho gordo, como Maria. O poeta escreveu depois: “Tenho certeza que aquele passarinho gordo era você, meu Maria, fazendo palhaçada para me tirar da fossa”.

      Vinícius tinha prática nesses assuntos. Em 1955, morrera-lhe outro amigo querido, Jayme Ovalle. Dias depois, Vinícius escreveu a Manuel Bandeira: “Ele [Ovalle] não tem me largado um instante. Agora mesmo que estou te escrevendo, está sentado na poltrona em frente” − e descreveu uma longa cena do amigo morto que o visitava. Ovalle morrera no Rio e Vinícius estava em Paris, detalhe insignificante no além.

Quando se perde um amigo, vêm o vazio e a sensação de que, por mais que se falassem, os dois não disseram tudo.

(Adaptado de: CASTRO, Ruy. Disponível em: folha.uol.com.br. Acessado em: 30/3/18) 

Considere as afirmações abaixo a respeito da crônica de Ruy Castro.


I. Em Vinícius de Moraes esperava pelo jornalista e compositor Antônio Maria num chalezinho em Barão de Mauá, onde tinham combinado passar alguns dias (1° parágrafo), os tempos verbais indicam, respectivamente, uma ação que estava se processando e outra anterior a ela.

II. A partir da afirmação de que Vinícius tinha prática nesses assuntos (2° parágrafo), depreende-se que ele já havia escrito poemas sobre tais questões, de modo que pôde enfrentar a perda de Maria com serenidade.

III. Com o comentário detalhe insignificante (2° parágrafo), o autor refere-se, com humor, à grande distância entre o Rio e Paris.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Discordo que a alternativa III esteja correta, pois o autor não descreve com humor ao se referia a distância entre Rio e Paris e sim, inclusive, em tom denotativo, pois realmente não há relevancia, 'no além", onde estejamos, o defunto não o verá mesmo. Forçando um pouco, poderíamos tratar como ironia, mas ainda assim não considero que o humor seja algo que caiba nesse texto.

  • Concorco com a posição de Danilo Nogueira. Acho que a resposta está equivocada. 

  • Também não consegui identificar o humor no comentário do autor.

  • Em análise de textos e provas, temos que pensar que o humor não existe somente quando provocara o riso.

    Devemos considerar o humor como uma quebra da expectativa.

    Toda vez que se fala algo que quebra a expectativa têm-se o efeito de humor.

  • Comentando:

    I. (Certa) Em Vinícius de Moraes esperava pelo jornalista e compositor Antônio Maria num chalezinho em Barão de Mauá, onde tinham combinado passar alguns dias (1° parágrafo), os tempos verbais indicam, respectivamente, uma ação que estava se processando e outra anterior a ela.

     

    Ainda esperava ... e

    tinham combinado, ação concluida.

     

    II. (Errada) A partir da afirmação de que Vinícius tinha prática nesses assuntos (2° parágrafo), depreende-se que ele já havia escrito poemas sobre tais questões, de modo que pôde enfrentar a perda de Maria com serenidade.

     

    Vinícius sentiu o que chamou de “coice da morte” e se deixou ficar, arrasado, na varanda do chalé.

    "... meu Maria, fazendo palhaçada para me tirar da fossa”.

    Ele não enfrentou a perda do seu amigo com serenidade, mas sim arrasado...

     

    III. (Certa) Com o comentário detalhe insignificante (2° parágrafo), o autor refere-se, com humor, à grande distância entre o Rio e Paris.

     

    Ovalle morrera no Rio e Vinícius estava em Paris, detalhe insignificante no além.

    Refere-se sim à distáncia entre Rio e Paris, já o humor não encontrei engraçado, mas tem algo de sátira no comentário e por isso marquei como certa.

     

    Gabarito letra C

    Bons estudos

  • NÃO VI NADA DE HUMOR NO ITEM III.

  • humor? só se for o humor negro do querido examinador... aiaiaiai

  • Errei também. Marquei "E".

    Procurando pelas definições de humor, encontrei:

     

    hu·mor

    9. Mordacidade chistosa; ironia delicada.


    "humor", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/humor [consultado em 08-06-2018].

  • Com relação ao item III, o humor refere-se ao fato de que a distância não significa nada para os mortos, pois eles podem se desclocar de um lugar para outro, por isso, o fato de Vinícius estar em Paris não era impedimento para o amigo, que morreu no Rio, o visitasse.

     

    "Ovalle morrera no Rio e Vinícius estava em Paris, detalhe insignificante no além"

  • na passagem "Era um passarinho gordo, como Maria. O poeta escreveu depois: “Tenho certeza que aquele passarinho gordo era você, meu Maria, fazendo palhaçada para me tirar da fossa”. podemos então entender que o autor do texto coloca, sim, um pouco de humor.

    gabarito C

  • Definitivamente não consegui identificar humor nenhum no trecho. Agora, além de interpretar, temos que adivinhar se o examinador achou graça ou não. Tenso! 

  • O erro do item II é a afirmação de que Vinícius tinha feito um poema sobre o assunto anteriormente, mas o 2º parágrafo deixa claro que Vinícius escreveu a Manuel Bandeira - e não foi um poema.

    Veja: (2º parágrafo) Dias depois, Vinícius escreveu a Manuel Bandeira: “Ele [Ovalle] não tem me largado um instante. Agora mesmo que estou te escrevendo, está sentado na poltrona em frente” − e descreveu uma longa cena do amigo morto que o visitava. 


    Gabarito: C

  • Ótima explicação, Leudys L. Merece um ingresso pra minha turnê. 

     

  • Talvez o examinador tenha errado na interpretação.

  • Vou tentar explicar o item III, por que a frase possui humor? Simplesmente pelo fato de que ele chama a distância do Rio até Paris de insignificante, e todos sabemos que essa distância está longe de ser insignificante.

  • A três está errada, não tem humor nenhum.

    Fazer comentário com o gabarito na mão é fácil, quero ver marcar certo que o cara falou com "humor" sem ter a resposta da banca.


ID
2691703
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      Foi em 1964. Vinícius de Moraes esperava pelo jornalista e compositor Antônio Maria num chalezinho em Barão de Mauá, onde tinham combinado passar alguns dias. Eram mais que amigos − irmãos. De repente, foram dar a Vinícius a notícia de que Antônio Maria morrera na véspera, de infarto. Vinícius sentiu o que chamou de “coice da morte” e se deixou ficar, arrasado, na varanda do chalé. Naquele momento, um passarinho entrou pela varanda e começou a fazer evoluções à sua volta. Era um passarinho gordo, como Maria. O poeta escreveu depois: “Tenho certeza que aquele passarinho gordo era você, meu Maria, fazendo palhaçada para me tirar da fossa”.

      Vinícius tinha prática nesses assuntos. Em 1955, morrera-lhe outro amigo querido, Jayme Ovalle. Dias depois, Vinícius escreveu a Manuel Bandeira: “Ele [Ovalle] não tem me largado um instante. Agora mesmo que estou te escrevendo, está sentado na poltrona em frente” − e descreveu uma longa cena do amigo morto que o visitava. Ovalle morrera no Rio e Vinícius estava em Paris, detalhe insignificante no além.

Quando se perde um amigo, vêm o vazio e a sensação de que, por mais que se falassem, os dois não disseram tudo.

(Adaptado de: CASTRO, Ruy. Disponível em: folha.uol.com.br. Acessado em: 30/3/18) 

A formulação correta que dá continuidade à frase Ao ver um passarinho gordo, Vinícius afirmou... está em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - C

     

     

    a) que estaria certo que tratava-se de uma palhaçada de Maria, para tirá-lo da fossa.

     

     

    →  O "que" é atrativo de próclise, por isso não pode haver ênclise. 

     

    →  Correção: "estaria certo que se tratava [...]"

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    b) que tinha certeza tratar-se de Maria, fazendo palhaçada para lhe tirar da fossa. 

     

     

    →  O verbo "tirar" é VTD e deve ser acompanhado pelos pronomes (o, a, os, as), portanto, não cabe "lhe".

     

    →  Correção: "fazendo palhaçada para tirá-lo da fossa. "

     

    →  Quando o verbo termina em "R, S ou Z" substitui-se por (lo, la, los, las).

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    d)  estar certo de que se tratara de Maria, a fazer palhaçadas a fim de tirar-lhe da fossa. 

     

     

    →  Vide (b).

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    e) ter certeza de que tratava-se das palhaçadas de Maria a fim de tirar-lhe da fossa. 

     

     

    →  Vide (a).

     

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • fiquei entre a A e C e acabei errando qual a justificativa da virgula na letra C ????

  • Ruben, acredito que a vírgula esteja separando orações com sujeitos diferentes:

     

    1ª oração: sujeito é 'Vínicius'.

    2ª oração: sujeito é 'Maria'

     

     

  • a)

    que estaria certo que tratava-se de uma palhaçada de Maria, para tirá-lo da fossa.

    Pronome Relativo atrai a próclise (QUE SE TRATAVA)

     

     b)

    que tinha certeza tratar-se de Maria, fazendo palhaçada para lhe tirar da fossa. 

    Quem tem certeza, tem certeza DE algo

     

    c)

    ter certeza de que se tratava de Maria, fazendo palhaçada para tirá-lo da fossa. 

    CORRETO!

     

     d)

    estar certo de que se tratara de Maria, a fazer palhaçadas a fim de tirar-lhe da fossa. 

    TIRAR É VTDI. Tirar alguém de algo, TIRÁ-LO DA FOSSA

     

     e)

    ter certeza de que tratava-se das palhaçadas de Maria a fim de tirar-lhe da fossa. 

    QUE SE TRATAVA

  • (forma correta) tirar ele... quem tira, tira alguém. Portanto, tirá-lo. (VTD)

    (forma errada) tirar a ele para usar o lhe, deveria ser: quem tira, tira a alguém. Portanto, não cabe, fica incoerente.(VTD)

    pra quem é péssimo nisso, igual a mim, dá pra acertar 90% das questões fazendo tal afirmação (em azul)


ID
2691706
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      Foi em 1964. Vinícius de Moraes esperava pelo jornalista e compositor Antônio Maria num chalezinho em Barão de Mauá, onde tinham combinado passar alguns dias. Eram mais que amigos − irmãos. De repente, foram dar a Vinícius a notícia de que Antônio Maria morrera na véspera, de infarto. Vinícius sentiu o que chamou de “coice da morte” e se deixou ficar, arrasado, na varanda do chalé. Naquele momento, um passarinho entrou pela varanda e começou a fazer evoluções à sua volta. Era um passarinho gordo, como Maria. O poeta escreveu depois: “Tenho certeza que aquele passarinho gordo era você, meu Maria, fazendo palhaçada para me tirar da fossa”.

      Vinícius tinha prática nesses assuntos. Em 1955, morrera-lhe outro amigo querido, Jayme Ovalle. Dias depois, Vinícius escreveu a Manuel Bandeira: “Ele [Ovalle] não tem me largado um instante. Agora mesmo que estou te escrevendo, está sentado na poltrona em frente” − e descreveu uma longa cena do amigo morto que o visitava. Ovalle morrera no Rio e Vinícius estava em Paris, detalhe insignificante no além.

Quando se perde um amigo, vêm o vazio e a sensação de que, por mais que se falassem, os dois não disseram tudo.

(Adaptado de: CASTRO, Ruy. Disponível em: folha.uol.com.br. Acessado em: 30/3/18) 

O verbo que, no contexto, pode ser corretamente flexionado no singular, sem que nenhuma outra modificação seja feita na frase, está sublinhado em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - E

     

     

    A única alternativa que cabe tanto plural e singular é a (e) pois o verbo "vêm" está ANTEPOSTO ao sujeito composto "vazio e a sensação", por estar anteposto ele pode concordar com os 2 termos ou apenas com o mais próximo. Lembrando que isso é facultativo.

     

     

    e) Quando se perde um amigo, VÊM / VEM o vazio e a sensação de que...

     

     

     

    Fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint53.php

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • FCC inovando...quem cobra muito essa regra é Cespe..

  • matei quando ele falou que n[ao precisaria mexer na frase, é só acento diferencial 

  • Letra E. Regra de concordância do sujeito posposto ao verbo, fica tanto no SINGULAR quanto no PLURAL

     

    Realmente, quem gosta disso mesmo é a CESPE

    =)

     

  •  alguém poderia me dar uma luz e  dizer  pq  não poderia  ser  a B?

  • GAB. E

    a) De repente, foram dar a Vinícius a notícia de que... (1° parágrafo). suj. indeterminado - O verbo é colocado na terceira pessoa do plural, sem que se refira a nenhum termo identificado anteriormente (nem em outra oração).

     

     b)... por mais que se falassem... (último parágrafo). ele não falava com ele mesmo, mas falava ele e seu amigo, ou seja duas pessoas - ficando assim o verbo apenas no plural.

     

     c)Eram mais que amigos − irmãos. (1° parágrafo). mesmo que o verbo concordasse com o mais próximo, ficaria no plural pois os dois termos estão no plural. 

     

     d)... os dois não disseram tudo. (último parágrafo). concorda com o numeral. 

     

     e)Quando se perde um amigo, vêm o vazio e a sensação de que... (último parágrafo). verbo anteposto concorda com o mais próximo e como ele está no singular o verbo tem a opção de ficar no singular. 

     

    #ERROSMECORRIJAM  

  • Resposta letra E!

    REGRA: SUJEITO COMPOSTO POSPOSTO --> O VERBO VAI PARA O PLURAL OU CONCORDA COM O NÚCLEO MAIS PRÓXIMO.
     

  • Sujeito posposto ao verbo, este pode concordar com o mais próximo ou com ambos...

  • "sem que nenhuma outra modificação seja feita na frase" 

  • No caso do sujeito composto posposto ao verbo, passa a existir uma nova possibilidade de concordância: em vez de concordar no plural com a totalidade do sujeito, o verbo pode estabelecer concordância com o núcleo do sujeito mais próximo. Convém insistir que isso é uma opção, e não uma obrigação.

    Por Exemplo:

    Faltaram coragem e competência.
    Faltou coragem e competência.

    Fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint53.php

  • Verbo depois do sujeito composto: plural -> O aluno e a aluna chegaram

    Verbo antes do sujeito composto: plural OU concorda apenas com o elemento mais próximo -> Chegaram o aluno e a aluna/ Chegou o aluno e a aluna. 

    Fonte: materiais de aula do Professor Felipe Oberg

  • Que questão lindaaaaaaaaaaaaaa!!!

  • Pq minhas questões não mostra o texto que está sublinhado? Será que é pq estou acessando pelo aplicativo?
  • LETRA E.

    SUJEITO COMPOSTO (O VAZIO E A SENSAÇÃO) ESTÁ POSPOSTO AO VERBO.

    NESTE CASO O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO MAIS PRÓXIMO OU COM AMBOS OS SUJEITOS.

    VEM O VAZIO - OU - VÊM O VAZIO E A SENSAÇÃO.

  • Priscilla Sanros,

     

    as minhas também não mostram e uso o notebook, é um saco porque ou tento adivinhar o que está sublihado ou pulo a questão.

  • Usem o navegador "google chrome"! Nele, as marcações de sublinhado, etc., aparecem normalmente.

  • Quando se perde um amigo, vêm o vazio e a sensação de que.

    Quando se perde um amigo, vem o vazio e a sensação de que.

  • Sujeito composto posposto ao verbo: em vez de concordar no plural com a totalidade do sujeito, o verbo pode estabelecer concordância com o núcleo do sujeito mais próximo. É uma opção, e não uma obrigação.

    Ex: Faltaram coragem e competência / Faltou coragem e competência.

    (Língua Portugues para Concursos - Duda Nogueira)

  • Mas olha só, na letra A seria possível escrever:

     

    De repente, fui dar a Vinícius a notícia de que...

     

    Ok, mudou o sujeiito para a 1a pessoa do singular, mas nenhuma outra modificação na frase escrita seria necessária para tornar a frase correta. A pessoa do verbo mudou com a alteração do próprio verbo para o singular que era o que o comando da questão solicitava e não havia no comando algo que indicasse que deveria ser mantida a mesma pessoa do verbo. Sei que força um pouco a barra, mas alguém discorda?

  • As alternativas estavam bem discrepantes ao meu ver.

    No entanto, fui por eliminação, acabei nem lendo a letra E, porque no poderia, de forma alguma, ser quaisquer da outras alternativas.

  • GAB: E 

  • Subiram hoje a gosolina e o álcool

    Subiu hoje a gasolina e o álcool

     

    Porém, em sentido de reciprocidade só admite o plural: 

    ABRAÇARAM-SE O PROFESSOR E O ALUNO!

  • Rodrigo Collet, vi uma outra questão parecida com essa que penso ser passível de revisão ou anulação, mas essa aqui não. A diferença é que na outra questão não havia nem um indicativo que levasse em consideração o contexto, enquanto que nesse aqui têm.


    O verbo que, no CONTEXTO, pode ser corretamente flexionado no singular, sem que nenhuma outra modificação seja feita na frase, está sublinhado em: 


    Portanto, muda-se o contexto ao alterarmos o sujeito de uma frase.


  • Pessoal, além do verbo ter sido posto antes do sujeito composto, é facultativo o verbo no plural ou singular. Outro indicador que seria a letra (E), ao menos para mim, é o numeral UM. 

     

  • Gab E

    FCC ama concordância atrativa!

  • GABARITO: E

    Vêm → Concorda com tudo (o vazio e a sensação); e

    Vem → Concorda com apenas "o vazio"

    Quando se perde um amigo, VÊM o vazio e a sensação de que...

    Quando se perde um amigo, VEM o vazio e a sensação de que...

    Questão CESPE para treinar: Q26489

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)


ID
2691709
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.


      Foi em 1964. Vinícius de Moraes esperava pelo jornalista e compositor Antônio Maria num chalezinho em Barão de Mauá, onde tinham combinado passar alguns dias. Eram mais que amigos − irmãos. De repente, foram dar a Vinícius a notícia de que Antônio Maria morrera na véspera, de infarto. Vinícius sentiu o que chamou de “coice da morte” e se deixou ficar, arrasado, na varanda do chalé. Naquele momento, um passarinho entrou pela varanda e começou a fazer evoluções à sua volta. Era um passarinho gordo, como Maria. O poeta escreveu depois: “Tenho certeza que aquele passarinho gordo era você, meu Maria, fazendo palhaçada para me tirar da fossa”.

      Vinícius tinha prática nesses assuntos. Em 1955, morrera-lhe outro amigo querido, Jayme Ovalle. Dias depois, Vinícius escreveu a Manuel Bandeira: “Ele [Ovalle] não tem me largado um instante. Agora mesmo que estou te escrevendo, está sentado na poltrona em frente” − e descreveu uma longa cena do amigo morto que o visitava. Ovalle morrera no Rio e Vinícius estava em Paris, detalhe insignificante no além.

Quando se perde um amigo, vêm o vazio e a sensação de que, por mais que se falassem, os dois não disseram tudo.

(Adaptado de: CASTRO, Ruy. Disponível em: folha.uol.com.br. Acessado em: 30/3/18) 

Está correta a redação da seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - D

     

     

    a) Vinícius contou a Manuel Bandeira ACERCA da cena a qual via, sentado na poltrona a frente de um amigo que já havia morrido. 

     

     

    →   Acerca de  =  “sobre”  -  Ex.: Sergio estava conversando acerca da viagem.

     

    →   A cerca de  =  “aproximadamente”  -  Ex.: A casa de Sergio fica a cerca de 2 km da árvore.

     

    →   Há cerca de  =  “faz aproximadamente”  (tempo decorrido)  -  Ex.: Sergio comprou o vinho há cerca de 3 anos.

     

     

    *  Não é a primeira vez que a FCC cobra a diferença dos "acercas", vejam: Q886273.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    b) Na crônica, relata-se que Vinícius e Antônio Maria haviaM combinado de se encontrar em Barão de Mauá. 

     

     

    →  O verbo "haver" não está no sentido de existir, por isso ele varia e deve concocordar com o sujeito composto "Vinícius e Antônio Maria".

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    c) Era gordo como Maria [,] o passarinho que: fazendo movimentos harmoniosos ao seu redor entrou pela varanda. 

     

     

    →  Não cabe vírgula, pois está separando o sujeito "passarinho" do seu verbo "era". 

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    e) A perda de um amigo traz a sensação de que, ainda HAVERIA muitas coisas que poderiam ser ditas entre eles. 

     

     

    →  Verbo "haver" no sentido de existir é IMPESSOAL, por isso não varia e tem de estar no singular.

     

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • espera não é verbo?

  • Esperar = VERBO

     

    Espera : SUBSTANTIVO DEVERBAL,derivado de um verbo ( ex: A(artigo) espera foi grande )

  • Acredito "à espera" leva crase por ser uma locução adverbial feminina. Segundo a regra, a crase é obrigatória nas locuções adverbiais compostas por palavras femininas.

  • Fiquei em duvida com a regencia da palavra estava...

     

    Usa-se a crase:

    Nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas como:

    às pressas, às vezes, à risca, à noite, à direita, à esquerda, à frente, à maneira de, à moda de, à procura de,

    à mercê de, à custa de, à medida que, à proporção que, à força de, à espera de:

     

    Exemplos:

    Saiu às pressas.

    Vive à custa do pai.

    Estava à espera do irmão.

    Sua tristeza aumentava à medida que os amigos partiam.

    Serviu o filé à moda da casa. 

     

    A combinação de outras preposições com a (para a, na, da, pela e com a, principalmente) indica se o a ou as deve levar crase.

    Não é necessário que a frase alternativa tenha o mesmo sentido da original nem que a regência seja correta.

     

    Exemplos:

    Emprestou o livro à amiga (para a amiga).

    Chegou à Espanha (da Espanha).

    As visitas virão às 6 horas (pelas 6 horas).

    Estava às portas da morte (nas portas).

    À saída (na saída).

    À falta de (na falta de, com a falta de).

    fonte:
    https://www.portalsaofrancisco.com.br/portugues/crase

  • Nas locuções adverbiais FEMININAS usa-se crase.

  • A cerca de, escrito assim, separado, significa “perto de”, “aproximadamente”, “próximo de”:

    a) Brasília fica a cerca de 208 km de Goiânia.

    Acerca de tem significado de “a respeito de” ou “sobre”:

    a) Estávamos conversando acerca da viagem.

    Há cerca de por apresentar o verbo “haver” tem sentido de tempo decorrido, logo, significa “desde aproximadamente”, “faz aproximadamente”:

    a) O curso foi lançado há cerca de dois anos.

  • VLW SERGIO, SEUS COMENTÁRIOS SEMPRE ACRESCENTAM!

  • "Vinícius e Antônio Maria haviam combinado"

    VERBO AUXILIAR + VERBO PRINCIPAL.

    Nas locuções verbais, o verbo auxiliar vai depender do verbo principal.

    O verbo principal (combinar) é pessoal, por isso o verbo auxiliar (haver) concorda com o sujeito. Se o verbo principal fosse impessoal, o verbo auxiliar ficaria no singular.

     

    VERBO IMPESSOAL: não possue sujeito, ou seja, não tem com "quem concordar" --> singular.
    Ex. Haver = existir. 

     

    Qualquer erro, avisem-me.

  • Gabarito D

     

    a) Vinícius contou a Manuel Bandeira a cerca da cena a qual via, sentado na poltrona a frente de um amigo que já havia morrido.  2 ERROS

    a) Vinícius contou a Manuel Bandeira ACERCA da cena a qual via, sentado na poltrona À frente de um amigo que já havia morrido. 

     

    creio que haja crase em  À FRENTE     (pois FRENTE é palavra feminina)

  • Na expressão “à frente”, ocorre crase, já que se trata de locução (adverbial ou prepositiva) feminina (“Ele está sempre à frente”; “Esse músico sempre está à frente do seu tempo”

    Fonte: http://www.educacional.com.br/espacopasquale/dicas.asp?c=C_4&

  • a) Vinícius contou a Manuel Bandeira acerca da cena a qual via, sentado na poltrona à frente de um amigo que já havia morrido.

     

    b) Na crônica, relata-se que Vinícius e Antônio Maria haviam combinado de se encontrarem em Barão de Mauá. 

     

    c) Era gordo como Maria o passarinho que fazendo movimentos harmoniosos ao seu redor entrou pela varanda. 

     

    d) Vinícius estava à espera de Antonio Maria, por quem nutria grande amizade, quando recebeu a triste notícia de que ele havia morrido na véspera.

     

    e) A perda de um amigo traz a sensação de que ainda haveria muitas coisas que poderiam ser ditas entre eles.

  • Não marquei a letra D porque o nome do Antônio está sem acento! af.

  • não entendi o uso desse "de" na alternativa D:

    D) Vinícius estava à espera de Antonio Maria, por quem nutria grande amizade, quando recebeu a triste notícia de que ele havia morrido na véspera.

    o que rege ele???

  • Pensei que a letra D não era o gabarito por Antonio está sem acento.

  • Antonio derrubou todo mundo kk


ID
2691712
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Durante uma crise financeira, um certo imóvel perdeu 20% de seu valor e, com o fim da crise, o valor do imóvel aumentou 5% em um ano. Para voltar a ter o mesmo valor do início da crise financeira, é necessário ter uma valorização percentual de, aproximadamente,

Alternativas
Comentários
  • vamos supor que o Valor do Imovel é 100 perdeu 20% de seu valor. (-20%) = fica 80

    Depois aumentou 5% 80 (+5%) = Fica 84

    Depois para voltar ao valor inicial é so olhar nas alternativas a que se aproxima

    que é a letra C 19%

    vamo a prova real

    19% de 84= 19*84=1596 volta duas casas =15,9

    84+15,9 = 99,9 aproximadamente 100 Valor inicial.

  • Valor inicial antes da crise: 100 % = 100

     

    Valor durante da crise, perdeu 20%, então seu valor ficou  80

     

    Aumento depois da crise de 5% de 80 = 4. Então se aumentou 4 somam 84 depois da crise.

     

    Para esses 84 chegar aos 100 iniciais novamente faltam 16... então :

     

    84  é 100%

    16 é %?

     

    Regra de 3, multiplica cruzado:

    (16*100)/84 = 19

     

    Gabarito letra C

  • Imóvel => redução de -20% e aumento de +5% 

    -20% + 5% = -15%

    -(2)*(0,5)    = - 1%

                       = -16%    ( Método de aumentos e reduções em porcentagem - vídeos do Matemática para Passar Youtube)

    Então o imóvel passou a valer: 84% do valor original        por regra de 3:

    84% -------------100%

    100% ---------- X           x= 119%         ou seja, valorização de 19%                 Gabarito:  Letra C)                 

  • Gab. C

      

    Simplifique

      

    84     100%

    100    x

      

    84 e 100 por 4

      

    21   100%

    25       x

      

    Ps. Não simplifique %, cuidado.

      

    2500 por 21 = 119,....

      

    Para voltar ao preço antigo precisa de 100% do valor + 19%.

  • Referente = 16

    10% = 8,4

    20% é maior que 16 (elimina letras D  e E)

    Teste com 15%

    8,4x1,5 = 84*15 = 1260 (valor menor que 1600)

    Sendo assim elemina-se as letras A e B (12 e 15%)

    Gabarito letra C.

     

    Conta simples, rápida, sem fazer a divisão e  trabalhando com transformação de números decimais.

  • 0,8x + 0,05(0,8x) = 100

    0,8x + 0,4x = 100

    x = 100/0,84

    x=119,04...

    119 - 100 = 19 Letra C


ID
2691721
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma pessoa decide dividir todo seu patrimônio entre seus 3 filhos ainda em vida. Analisando a situação atual de cada um, conclui que a filha mais velha deve receber 1/5 de seu patrimônio, ao passo que o filho do meio deve receber R$ 500.000,00 e o filho mais novo, 30% do total do patrimônio. No ato da transferência, cada filho deve pagar ao governo um imposto de 2% do valor recebido.


Dessa forma, a filha mais velha deverá pagar um imposto relativo ao valor por ela recebido de

Alternativas
Comentários
  • Não consegui resolver, alguém ajuda?

     

  • Marco, vamos lá

    Uma pessoa decide dividir TODO seu patrimônio, ou seja, 100%. Entre 3 filhos assim:
    1º A mais Velha --> 1/5 da herança ou podemos dizer 20%
    2º Filho do meio --> R$ 500.000,00
    3º Filho mais novo --> 30% da herança

    Então chegamos a conclusão que R$ 500.000,00 é igual a 50%

    Se R$ 500.000,00 é igual a 50%, logo 100% é R$ 1.000.000,00.

    Aí fica assim:
    1º filha 20% de 1 milhão = R$ 200.000,00 multiplicado por 2% do imposto = R$ 4.000,00

    Gab D

  • Supondo que a herança seja de R$1.000.000,00. 
    1/5 de 1.000.000 = 200.000
    0,02 (imposto) x 200.000 = 4.000.

  • 30% do irmão mais novo.

    |_|_|_|_|_| = 1/5 da irmã mais velha, ou seja, 1/5 de 100% = 20%

    30% do mais novo + 20% da mais velha = 50% ou seja a metade.

    O enunciado diz que o do meio deve receber R$ 500.000.

    Então se a mais velha junto com o mais novo detém a metade do patrimônio a outra parte está com o do meio.

    Ou seja 500.000+500.000= 1.000.000.

    E o examinador quer saber quanto é 2% de imposto da mais velha em relação a sua parte do patrimônio.

    A parte da mais velha = 20% de 1.000.000 = 0,2*1.000.000 = 200.000 (o patrimônio da mais velha)

    Agora 2% de 200.000 = 0,02*200.000 = 4.000

    Letra D

  • Resolvendo passo a passo para quem teve dificuldade:

    Filha mais velha (V) = 1/5x          Filho do meio (M) = 500.000          Filho mais novo (N) = 30%x = 3/10x

    Achando o valor total (X):

    1/5 x + 500.000 + 3/10x = x  ---------- Resolvendo essa equação de 1º grau, achará:

    5.000.000 = 5x

    x = 1.000.000 ---- Valor total do patrimônio deixado

    Achando o valor deixado para a filha mais nova:  1.000.000/5 = 200.000

    Calculando o imposto de 2% sobre o patrimônio da filha mais nova:  200.000 ---------- 100%

                                                                                                              I  ------------------  2%

    Imposto = 200.000 x 2% = 4.000

  • Filha Mais Velha (FV) = 1/5 do Pat = 0,2 ou 20% Pat

    Filho do Meio ( FM) = $500000

    Filho Mais Novo (FN) = 30% Pat 

    Se a Filha Mais Velha recebeu 20% e o Filho mais Novo 30%, então o restante 50% ficou para o filho do meio.

    Se 50% do Patrim equivale a $500000, então 100% é o dobro: $ 1000000

    Sendo assim a FV recebeu 20% de $1000000 = $200000 e pagou de imposto 2% de $200000 = $4000        Resp.: Gabarito D

  • Peguei o valor 1.000.000 como base. 

     

    Filha mais velha = 1/5 de 1.000.000 = 200.000

     

    Filho do meio = 500.000

     

    Filho mais novo = 30% de 1.000.000 = 300.000

     

    Imposto de 2% sobre 200.000 (filha mais velha) = 4.000.

     

     

    Alternativa "D"

  • Eu fiz da seguinte forma:

     

    Se a mais velha recebeu 1/5, então ela recebeu 20%, pois 1 corresponde a 20% de 5.

     

     

    Se a mais velha recebeu 20% e o mais novo 30%, então o resto, que é 50%, ficou com o do meio.

     

     

     

     

    O do meio recebeu R$500.000 (50%).

     

    A mais velha recebeu R$200.000 (20%).

     

    Regra de três:

    200.000_____100%

           x________ 2%

    x = 4000.

    Letra D

     

  • Joga um valor: herança no total de 10 reais

    filha mais velha recebeu 1/5 ou 20% = 2 reais

    Desses 2 reais, ela vai ter que pagar 2% ao governo

    R$2 - 100%

    R$ x - 2%

    regra de 3 simples:::: R$0,04 ou (4 mil) > se a alternativa é a D), então ela teve ter recebido ao invés de R$2,00 > R$200 mil (e pagou R$4 mil imposto)

    o irmão do meio: R$500 mil

    o mais novo: 30% (R$300 mil)

    total da herança: 1 milhão

  • Passo a passo feito na mão: https://imgur.com/GRm91wI

  • Passo a passo completo:

     

    Dados:

    Filha mais velha = 1/5x

    Filho do meio = 500.000

    Filho mais novo = 30% => 3/10

     

    Montando a equação:

    1/5x + 500.000 + 3/10x = x (MMC,5,10 = 10)

    2x + 5.000.000 + 3x = 10x

    10x - 3x - 2x = 5.000.000

    5x = 5.000.000

    x = 5.000.000/5

    x = 1.000.000 (total da herança)

     

    Parte da filha mais velha = 1/5x = 1/5 * 1.000.000 = 200.000

     

    Imposto de 2% = 200.000 * 0,02 = 4.000

  • Perfeita Letícia Núncio! 

  • Resolvi em equação de 1º grau:


    X = Valor do patrimônio


    30% = 0,3


    X = x/5+500.000+0,3x


    X = 1.000.000


    Parte da filha mais velha: 1.000.000/5 = 200.000


    Só calcular os 2% de 200.000.

    Resultado: 4.000

  • Gabarito: D

     

     

    filha mais velha: 1 / 5

    filho do meio: R$500.000,00

    filho mais novo: 30% --> 3 / 10

     

    1x / 5 + 500.000 + 3x / 10 = x

    mmc = 10

    (2x + 5.000.000 + 3x) / 10 = 10x / 10

    2x + 5.000.000 + 3x = 10x

    5.000.000 = 5x

    x = 1.000.000

     

    1.000.000 / 5 = 200.000 <--- Valor recebido pela filha mais velha

     

    200.000 * 0,02 = 4.000 <--- Valor de imposto pago pela filha mais velha

     

     

     

    -Bons estudos.

     

     

  • Gabarito: D

     

    Sempre que vier questões envolvento mais de uma fração, busque igualar os denominadores.

     

     

    Mais velha: 1/5 do Total

    Mais novo:   3/10 do total (30% é igual a 3/10)

     

     

    Agora iguala os dois a um mesmo denominador

     

     

    Mais velha: 2/10 do total (1/5 x 2 = 2/10, este 10 é igual ao denominador do filho mais novo)

    Mais novo: 3/10 do total

     

     

    Agora, sabemos que se somar a filha mais velha com o mais novo, teremos:

     

     

    2/10 mais 3/10 =   5/10 do patrimonio, ou seja metade. A outra metade só pode ser do filho do meio, que corresponde a 500.000

     

     

    Agora, faz a regra de 3. 

     

    Se 5/10 é igual a 500 mil, 2/10 será igual a 200.000 (Referente a filha mais velha)

     

     

    Desconto do Imposto: 2% de 200.000 = 4000$

     

     

    Sempre busque igualar os denominadores. Ficará mais fácil saber as partes correspondentes da fração de cada um.


ID
2691730
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Suponha que uma pessoa precise comprar 3/7 de um saco de farinha de 10 kg. Para fazer isso, ela calcula o valor decimal da fração 3/7 e o arredonda, multiplicando-o por 10, para determinar a massa, em kg, que deverá ser comprada. Se a pessoa arredondar o valor decimal de 3/7 na primeira casa decimal, ela comprará menos farinha do que se fizer o arredondamento na segunda casa decimal (a pessoa adotou a seguinte regra de arredondamento: ao arredondar em uma determinada casa, ela observa o algarismo imediatamente à direita. Se ele for 5 ou mais, ela arredonda para cima; se for 4 ou menos, para baixo).


Portanto, a quantidade de farinha que ela comprará a mais, se arredondar na segunda casa decimal, é de

Alternativas
Comentários
  • 3/7 de 1,000 kg

    1000 / 7 partes = 1,4285 kg

    fórmula 1 : arredondando para menor = 1,40 pois o algarismo apóss 4 é 2 , menor que 5 conforme a regra

    fórmula 2 : arredondando para maior = 1,50 pois o algarismo após 2 é 8 , maior que cinco conforme a regra.

    usando formula 1 : compraria 4,200 kg

    usando formula 2 : compraria 4,500 kg  logo 0,300 kg a mais

  • * 3/7 = 0,4285

    * contam-se as casas decimais a partir do primeiro número inteiro quando o número é decimal

     

    1) arredondar na primeira casa para baixo => arredondar 0,4para baixo = 0,4

    2) arredondar na segunda casa para cima => arredondar 0,428 para cima = 0,43

     

    10kg x 0,4 = 4kg

    10kg x 0,43 = 4,3kg

    diferença = 0,3kg

  • A segunda casa decimal não seria o numero 2 (1,4285) ? 

    pois seguindo a ordem entendo que o numero é unidade e os numeros após a virgula são decimais, com isso ao meu vers a segunda casa decimal seria o numero 2 e que como é menor que 5 seria arredondado para 4. 

  • 0,42 para baixo arredondei como 0,41...

  • wilian carlos: a primeira casa decimal é o 4 (0,4) e a segunda casa é o 2 (0,42). No enunciado diz que a pessoa arredonda utilizando-se do algarismo à direita, ou seja, em 0,4285 o número a direita do 2 é o 8 (que é maior que 5). Desta forma, o arredondamento na segunda casa fica 0,43 e o da primeira 0,4 (porque 2, que está à direita do 4, é menor que 5).

  • Rei Babar, tem que observar os critérios que o enunciado mencionou...

    Olha pro número imediatamente à direita: se for maior igual a 5, arredonda pra cima. Se for menor, arredonda pra baixo.

    0,428 (8 >5) --> 0,43, entendeu?

  • Ah...  finalmente entendi!

    De saída, tem de calcular o decimal de 3/7 (0,428)

    E não 3/7 de 10kg !

    Tava errando aí!

    :)

  • O arredondamento tem que ser feito olhando a primeira casa a direita do número que se quer arredondar.

    3/7 = 0,4285. Então o número que queremos arredondar é 0,4285

    Hipótese 1 (arredondando na primeira casa) = 0,4285 -> 2 menor que 5, então arredonda pra baixo = 0,40

    Hipótese 2 (arredondando na segunda casa) = 0,4285 -> 8 maior que 5, então arredonda pra cima = 0,43

  • Pessoal esse questão e lógica, nem precisa fazer cálculo, leiam com atenção.

    Ele fala no final se o número for menor q 4 arredondar pra baixo ou seja zero , e se for maior q 5 arredondar pra cima ou  seja 10 , então se a saca tem 10kg e ele falou para arredondar a casa do lado direito logo fica assim 

    3/10 - > eu tenho 10 kg te dou 3 kg vc ganhou quanto? 

    3 kg 

    Fácil né!

  • Vou ser bem suscinto.. 3/7 de 10kg = 4,28kg; seguindo a regra de arredondamento na segunda casa, temos 4,3kg, ou seja.. 0,3kg.

  • gente, alguém pode me ajudar?

    por que no arredondamento pra baixo não seria 0,41?

  • Para quem teve dúvida quanto ao arredondamento de 0,42 que deu 0,4, deixo as 2 regras usadas pela questão:

     

     

    Regra 1  - Se o algarismo depois do número que eu quero arredondar for menor que 5, eu não mexo nesse número (Caso da questão).

     

     

    Ex.: 0,42 - Eu quero arredondar a primeira casa decimal "4" e vejo que 2 é menor que 5, logo, o arrendondamento será = 0,4

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Regra 2  - Se o algarismo depois do número que eu quero arredondar for maior que 5, eu aumento 1 unidade no número a ser arredondado (Caso da questão).

     

     

    Ex.: 0,48 - Eu quero arredondar a primeira casa decimal "4" e vejo que 8 é maior que 5, logo, o arrendondamento será = 0,5

     

     

    https://www.youtube.com/watch?v=tAB4rCIYsFA

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • PQP essa Banca FCC so inventa e faz graça

  • Galera foi a questão mais facil kkkk

    pega 10 divide por 7 = 1,4

    a questão fala que se a casa depois da virgula for abaixo de 5 arredonda para baixo, logo então fica 1

    como ele comprou 3/7 então 3x1= 3


ID
2691733
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um Técnico compartilha seu microcomputador com um colega. Sabe-se que o sistema operacional é o Windows 10, em português, e que este sistema pode abrigar perfis de usuários diferentes. Cada usuário pode entrar no seu perfil e guardar seus dados, executar seus aplicativos e personalizar sua área de trabalho. Uma das formas de acionar a troca de usuário é feita diretamente na área de trabalho, mediante o uso das teclas combinadas

Alternativas
Comentários
  • CTRL + ALT + DEL, no WINDOWS 10, também leva aos seguintes itens:

    BLOQUEAR

    TROCAR USUÁRIO

    SAIR

    GERENCIADOR DE TAREFAS

  • Mesma coisa acontece no Windows 7!

  • GABARITO: C

    Ctrl+Alt+Del é um meio indireto de chegar nas opções trocar de usuário, gerenciador de tarefas, bloquear e sair.

    Ctrl + shift + esc = abrir diretamente o gerenciador de tarefas 

    Tecla do Windows + L = atalho para bloquear diretamente 

  • Quem nunca deu um Ctrl+Alt+Del pra ninguém mexer em seu computador...

  • Só acrescentando que também podemos abrir o GERENCIADOR DE TAREFAS com o seguinte atalho:

    CRTL + SHIFT + ESC

  • CTRL + ALT + DEL -> Vai pra tela de logon.

    GABARITO -> [C]

  • CTRL + ALT + DEL não só troca de usuário >  BLOQUEAR >   TROCAR USUÁRIO >    SAIR    >   GERENCIADOR DE TAREFAS

     

  • Atalhos mais importantes no Word:

     

    CTRL + A: abre um arquivo já existente

    CTRL + B: salva o documento

    CTRL + C: copia o texto selecionado

    CTRL + D: altera a formatação dos caracteres (comando Fonte, menu Formatar)

    CTRL + E: centraliza o texto

    CTRL + F: abre a caixa de diálogo de busca e pesquisa

    CTRL + G: alinha à direita

    CTRL + H: substitui o texto e a formatação especial

    CTRL + I: formata o texto para itálico

    CTRL + J: formata o parágrafo para justificado

    CTRL + K: insere hyperlink

    CTRL + L: abre a pesquisa

    CTRL + M: insere parágrafo

    CTRL + N: formata o texto para negrito

    CTRL + O: abre um novo documento em branco

    CTRL + P: imprime seu documento

    CTRL + Q: formata o parágrafo para alinhar à esquerda

    CTRL + R: refaz a ação

    CTRL + S: sublinha o texto selecionado

    CTRL + T: seleciona todo o texto do documento

    CTRL + U: substitui texto, formatação ou outros itens

    CTRL + V: cola o texto copiado

    CTRL + X: recorta o texto selecionado

    CTRL + Y: refaz a última ação

    CTRL + Z: desfaz a última ação

    CTRL + ENTER: começa uma nova página no mesmo documento

    CTRL + F10: maximiza ou restaura a janela

    CTRL + SHIFT + A: formata as letras para maiúsculas

    CTRL + SHIFT + E: ativa ou desativa o controle de alterações

    CTRL + SHIFT + W: sublinha somente as palavras, mas não os espaços

    CTRL + SHIFT + >: aumenta a fonte do texto

    CTRL + SHIFT + <: diminui a fonte do texto

    CTRL + ALT + L: começa uma lista

    ALT + F4: sai do Word

    ALT + CTRL + D:insere uma nota de fim

    ALT + CTRL + F: insere uma nota de rodapé

    ALT + CTRL + S: divide a janela do documento

    ALT + SHIFT + C: remove a divisão da janela do documento

    ALT + CTRL + I: entra no modo de visualização de impressão

    ALT + CTRL + Z: alterna entre os últimos quatro lugares editados

     

  • Letra (c)

     

    A questão abordou sobre efetuar Logoff.

     

    Logoff se refere a terminar o uso de um sistema computacional, removendo a senha do usuário. Se trata de um reiniciar rápido, onde todos os programas são fechados e posteriormente é possível iniciar a área de trabalho com outro usuário.Podendo ter uma melhor utilização. Na verdade logoff e realmente um sistema de atualização.

     

    Fonte: Wiki

  • Ctrl+Alt+Del = trocar de usuário, gerenciador de tarefas, bloquear e sair.

    Ctrl + shift + esc = abrir diretamente o gerenciador de tarefas

  • PIor de tudo é você errar a bagaça duas vezes...cruzes!!!

  • Só acresentando..

    CTRL + SHIFT + ESC tbm abre o Gerenciador de Tarefas

     

  • "Cada usuário pode entrar no seu perfil e guardar seus dados, executar seus aplicativos e personalizar sua área de trabalho...." Ou seja, GERENCIAR.

  • Para agregar conhecimento: CTRL+ SHIFT+ DEL no navegador CRHOME abre outra aba em Configurações>limpar dados da navegação :)

  • Todas as funções do Ctrl+Alt+Del. Em ordem. 

    1) Bloquear

    2) Trocar de usuario

    3) Sair

    4) Alterar uma senha 

    5) Gerenciador de tarefas

     

  • Aquela pra não zerar em informática...

  • Aquela pra não zerar em informática...

  • Botar um texto enorme pra tentra pegar um velho Gato escaldado ?

    Isso não funciona mais. :)

  • Ctrl alt del = windows 10  e windoes 7 ambos nao entra no gerenciador de tarefas direto!!

    -trocar usuario - bloquear(CTRL L)  E GERENCIADOR DE TAREFAS

    GERENCIADOS DE TAREFAS DIRETO =  CTRL SHIF  ESC = TAMBÉM SERVE =)
     

  • Aquela pra não zerar em informática...

  • Outra forma é através do comando Win + L (O computador vai bloquear rsrs)

  • GAB. C

  • Um comando BOMBRIL, MULTIUSO!

    CTRL+ ALT + DEL

    > Bloqueia;

    > Troca o usuário;

    > Faz Logoff;

    > Altera a senha;

    > Inicia o gerenciador de tarefas;

  • O Windows é um sistema operacional multiusuário.
    Vários usuários poderão acessar os arquivos simultaneamente.
    Um usuário por vez poderá ter controle da sessão de uso do Windows.

    No Windows, ao pressionar Ctrl+Alt+Del ele poderá escolher as opções para Efetuar Logoff (encerrar a sessão atual), Reiniciar o computador, Bloquear o computador, Trocar senha, e Trocar Usuário. Com a opção Trocar usuário, os arquivos do usuário atual permanecem abertos, e outro usuário poderá usar o computador. Quando efetuar login novamente, os arquivos do usuário anterior estarão disponíveis. Se o outro usuário tentar desligar o computador, receberá uma notificação sobre um perfil aberto e conectado.

    Gabarito: Letra C.

  • GABARITO (C).

    Ctrl+Shift+Del. Limpar Histórico de Navegações.

    Ctrl+Alt+Del. Bloqueia/Troca o usuário/Faz Logoff/Altera a senha/Inicia o gerenciador de tarefas;

  • FCC tem uma tara por esse atalho.

  • Já vi questoes em q essa alternativa estava errada, pois esse comando aciona a tela de bloqueio, mas não aciona a troca de usuário automaticamente.

  • eu entraria com recurso, visto que:

    "Uma das formas de acionar a troca de usuário é feita diretamente na área de trabalho, mediante o uso das teclas combinadas"

    Ctrl+Alt+Del não alterna acessa diretamente a troca de usuários, e sim indiretamente.


ID
2691736
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as operações a seguir:


I. Desinstalar ou alterar programas do computador.

II. Alterar fuso horário.


No Painel de Controle do Windows 10, em português, configurado para exibição por ícones pequenos, essas operações são realizadas, respectivamente, acionando-se as opções

Alternativas
Comentários
  • progamaos e recursos-- data e hora

  • chora não bebe !!! kkkkk

  • LETRA (D)

     

    Programas e Recursos − Data e Hora.

  • Complementando:

     

     

    Você pode configurar o Painel de Controle em três modos de exibição diferentes:

     

     

    > Categoria

    > Íncones Grandes

    > Íncones Pequenos

     

     

    Quando se escolhe o modo "Íncones Pequenos", entre as opções disponíveis aparecem "Programas e Recursos" e "Data e Hora".

  • Fcc fez questoes faceis p quem estudou o painel de controle do WIN 10, porem a Central de Ações faz as mesmas coisas que o painel de controle,e as provas estao explorando bem mais essa central. Mas a Fcc pego de surpresa.

  • Só para complementar:

    1. Nas exibições "ícones pequenos" ou "ícones grandes" essas opções aparecem como "Programas e Recursos" e "Data e hora"

     

    2. Na exibição categoria, aparecem como "Programas" e "Relógios, Idiomas e Região"

  • Vítor Moraes, no meu W10 está certo: Programas e Recursos.

     

  • Questão boa relacionada a este assunto:

     

    (Q375385) Em uma instalação padrão do Microsoft Windows 7, qual item do Painel de Controle deve ser selecionado para que se possa alterar, com o menor número possível de passos de navegação, os formatos de exibição de data e hora?

    a) Data e Hora

    b) Ferramentas Administrativas

    c) Região e Idioma

    d) Personalização

    e) Sistema

     

    RESPOSTA: Alternativa "c"

  • Painel de Controle

    http://s2.glbimg.com/F3EusC6lcBT26SQEYkSoVgBaJus=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/06/19/captura-de-tela-2015-06-13-as-202914.png

    Painel de Controle - EXIBIÇÃO DE ÍCONES GRANDES

    https://image.slidesharecdn.com/03-configuraesepaineldecontrole-160907122005/95/configuraes-e-painel-de-controle-do-windows-10-9-638.jpg?cb=1473250840

     

  • GABARITO D

  • Cuidado que no Windows 10 tem uma opção chamada "Configurações" que pode ser acessada a partir do menu iniciar. Nela, os itens corretos seriam "Aplicativos e Recursos" e Hora e Idioma" para a pergunta da FCC. Frizo este ponto, pois as bancas podem confundir abordando esse menu de configurações que se parece muito com o painel de controle, no entanto tem outra formatação. Portanto, é bom estar atento para os dois.

  • PRESENTE

  • Pode ser acessado em configurações também.

  • Você pode configurar o painel de controle em três modos diferentes:

    Categoria - Icones grandes e icones pequenos( que tem as mesmas funções só mudam o tamanho)

    sendo opções icones pequenos

    data e fora = par alterar fuso horario e a data ;)

    programas e recursos = para desinstalar e alterar 

    lembrando que na opção prgramas e recursos não instala programa nenhum!! apenas desinstalar e altera!!!

    se fosse o opção cateogoria 

    seria PROGRAMA E RELÓGIO E REGIÃO para alterar fuso horário!

  • Gabarito D



    Considere as operações a seguir:


    I. Desinstalar ou alterar programas do computador.

    II. Alterar fuso horário.


    No Painel de Controle do Windows 10, em português, configurado para exibição por ícones pequenos, essas operações são realizadas, respectivamente, acionando-se as opções 



    d) Programas e RecursosData e Hora.




    .

  • I. Desinstalar ou alterar programas do computador e II. Alterar fuso horário QUANDO SE TRATA DAS INFORMAÇÕES DO PAINEL DE CONTROLE, AS INFORMAÇÕES CONSTANTES, SÃO BASICAMENTE AS MESMAS DO WINDOWS 7.


    GABARITO: D

    Programas e Recursos − Data e Hora.

  • Eu sabia da existência de DATA E HORA. Então eu fui na letra D

  • "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

    João 8:32

  • O Painel de Controle (Configurações) possui os itens para configuração dos Programas (softwares) e Dispositivos (hardware) do computador.
    Para desinstalar ou alterar programas do computador, o usuário pode acessar a opção "Programas e Recursos".
    Para alterar o fuso horário ou ajustar a hora local, o usuário pode acessar a opção "Data e hora".

    Gabarito: Letra D.

  • GABARITO (D).

    Questão Pão com Mortadela: Gostos, Barato e Fácil de se Fazer!

    I. Desinstalar ou alterar programas do computador.

    II. Alterar fuso horário.

    Programas e Recursos > Desinstalar Programas − Data e Hora > Alterar Fuso Horário.

  • Então a pessoa tem que gravar o que aparece em cada modo de exibição > Categoria

    > Íncones Grandes > Íncones Pequenos

  • Tão óbvia que dá até medo de marcar... kkkk


ID
2691739
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um Técnico escreveu um grande texto usando o Microsoft Word 2013, em português, mas equivocadamente escreveu tudo em letras maiúsculas. Mantendo o texto selecionado, ele deseja corrigir isso e colocar somente a primeira letra de cada sentença em maiúscula. Nesse caso,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Guia Página Inicial -> Maiúsculas e Minúsculas -> Primeira letra da frase em maiúscula

  • Encoste o cursor na palavra ou Selecione o Texto

    Atalho: Shift + F3

     

  • Guia: Página inicial

    Grupo: Fonte

    Botão: Maiúsculas e Minúsculas (Primeira letra da frase em maiúscula)

     

    ou

    Atalho: SHIFT F3 (fica alternando entre tudo maiúsculo, tudo minúsculo ou primeira letra maiúscula)

     

    Opções disponíveis no botão maiúsculas e minúsculas:

    - Primeira letra da frase em maiúscula

    - minúsculas

    - MAIÚSCULAS

    - Colocar Cada Palavra em Maiúscula

    - aLTERNAR mAIÚSC./mINÚSC.

  • No comentário da colega "Blair"...

     

    " Opções disponíveis no botão maiúsculas e minúsculas: " Gravem essas opções! Volta e meia caem!

  • GUIA -> Página inicial;
    GRUPO -> Fonte;
    Opção -> Maiúsculas e Minúsculas
    Colocar Cada Palavra em Maiúscula

    GABARITO -> [B]

  • Ou "Shift + F3"

  • http://s2.glbimg.com/rOel9SiLlUI_RTJU9BlQ93ZqeeQ=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/02/11/captura-de-tela-2015-02-09-as-133555.png

    Para ajudar com a memória visual

  • Pode ser feito tbm pelo Atalho: Shift + F3 (alterna entre todas maiúsculas, todas minúsculas, primeira letra maiúscula)

  • https://support.office.com/pt-br/article/alterar-o-uso-de-mai%C3%BAsculas-e-min%C3%BAsculas-no-texto-1d86cf80-fbef-4380-8d6f-59a6b77db749
     

    Para alterar maiúsculas e minúsculas do texto selecionado em um documento, faça o seguinte:

    Selecione o texto no qual deseja alterar as maiúsculas e minúsculas.

    Na guia Página Inicial, no grupo Fonte, clique em Maiúsculas e Minúsculas (Aa).

     

    Siga um destes procedimentos:

    Para colocar em maiúscula a primeira letra de cada frase e deixar todas as outras letras minúsculas, clique em Primeira letra da frase em maiúscula.

    Para excluir as letras maiúsculas do texto, clique em minúsculas.

    Para colocar todas as letras em maiúscula, clique em MAIÚSCULAS.

    Para colocar em maiúscula a primeira letra de cada palavra e deixar as outras letras minúsculas, clique em Colocar Cada Palavra em Maiúscula.

    Para alternar entre dois modos de exibição de maiúsculas e minúsculas (por exemplo, para alternar entre Colocar Cada Palavra em Maiúscula e o oposto cOLOCAR cADA pALAVRA eM mAIÚSCULA), clique em aLTERNAR mAIÚSC./mINÚSC..

  • Teve gente que marcou a letra A O.O

  • Uso mais o SHIFT + F3 para isso, ao invés do próprio botão.

    Principalmente pegando alguns comentários e bizus daqui, mudo lá no meu resumo.


    GAB LETRA B

  • Eu nem lembrava desse botão!! Lembrava do SHIFT+F3 porque caiu no senado federal para técnico em 2008 e 2012! kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Na guia Layout da Página tem mais recursos voltados para a página, o papel em si: margem, orientação da folha, tamanho da folha, colunas em que será disposto o texto, recuo, quebra, número de linha na margem, espaçamento, essas coisas. Portanto, desconfie quando uma questão atrelar o "embelezamento", formatação de um texto, palavras ou elementos à guia Layout da PÁGINA.

     

    Na questão ele fala em mudança das letras do texto, não fala nada em recursos voltados para o papel em si, então já daria para eliminar as alternativas C e E :)

     

    Sobre o botão Maiúsculas e Minúsculas (Página Inicial > Fonte > Maiúsculas e Minúsculas), ele dá cinco opções de como pode ficar o texto:

    * Primeira letra da frase em maiúscula

    * minúscula

    * MAIÚSCULAS

    * Colocar Cada Palavra Em Maiúscula

    * aLTERNAR MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS (aqui vai depender de como o texto foi originalmente escrito. Se foi escrito com a primeira letra maiúscula e essa opção foi selecionada, ele vai inverter o que era maiúsculo para minúsculo e vice-versa).

  • Edmir Dantes esta desiquilibrado emocionalmente, pois foca no Pensador e nao estuda.

  • Shift +F3 RESOVERIA

  • Gabarito B



    Um Técnico escreveu um grande texto usando o Microsoft Word 2013, em português, mas equivocadamente escreveu tudo em letras maiúsculas. Mantendo o texto selecionado, ele deseja corrigir isso e colocar somente a primeira letra de cada sentença em maiúscula. Nesse caso, 


    b) ele pode usar o botão Maiúsculas e Minúsculas na aba Página Inicial e selecionar a opção desejada. CERTO




    Guia: Página inicial


    Grupo: Fonte


    Botão: Maiúsculas e Minúsculas (Primeira letra da frase em maiúscula)



    .

  • Essa deu pra acertar por eliminação.

  • O camarada então digitou todo o texto sem olhar para a tela...

    meu Deus...

    bastava um CTRL T e SHIFT F3

    princípio da celeridade indo pro ralo

  • SE VOCÊ UTILIZAR ESSAS PARADAS NA PRÁTICA FICA TUDO MAIS FÁCIL EM INFORMÁTICA.

    "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

    João 8:32

  • O editor de textos possui recursos para a formatação e mudança do texto sem a necessidade de digitar novamente o conteúdo.
    Se o texto está todo em minúsculas, é possível aplicar a primeira letra da sentença ou a primeira letra de cada palavra com formatação em maiúsculas.
    Na guia Página Inicial, poderá utilizar o botão Maiúsculas e Minúsculas na aba Página Inicial e selecionar a opção desejada.
    Ou o atalho de teclado Shift+F3.

    Gabarito: Letra B.


  • GABARITO (B).

    Ele pode usar o botão Maiúsculas e Minúsculas na aba Página Inicial e selecionar a opção desejada. ou pressionar bastava um CTRL + T e SHIFT + F3.


ID
2691748
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a ABNT NBR-14280, as causas de acidente de trabalho: (I) uso de equipamento defeituoso ou deteriorado, (II) deixar de usar o equipamento de proteção individual disponível, (III) realização de horas extras acima do permitido por legislação (fadiga) e (IV) usar equipamento/máquina de maneira imprópria, são caracterizadas, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • A norma ABNT NBR-14280 fixa critérios para o registro, comunicação, estatística, investigação e análise de acidentes do trabalho, suas causas e conseqüências, aplicando-se a quaisquer atividades laborativas. 

    São (2.8) causas do acidente:
    2.8.1 fator pessoal de insegurança (fator pessoal): Causa relativa ao comportamento humano, que pode levar à ocorrência do acidente ou à prática do ato inseguro. Ex: (III) realização de horas extras acima do permitido por legislação (fadiga) 
    2.8.2 ato inseguro: Ação ou omissão que, contrariando preceito de segurança, pode causar ou favorecer a ocorrência de acidente. Ex:  (II) deixar de usar o equipamento de proteção individual disponível, (IV) usar equipamento/máquina de maneira imprópria.
    2.8.3 condição ambiente de insegurança (condição ambiente): Condição do meio que causou o acidente ou contribuiu para a sua ocorrência. Ex: (I) uso de equipamento defeituoso ou deteriorado.

    Atentar que analisando o tempo verbal nas causas de acidentes do comando da questão seria suficiente para identificar como "ato" inseguro aquelas com verbo no infinitivo - "usar" nos itens II e IV.


ID
2691751
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A CIPA de uma empresa, assessorada pelo próprio SESMT, identificou os riscos ambientais no processo de trabalho de uma indústria. No setor da Manutenção e de acordo com o Mapa de Riscos estavam apontados os agentes nocivos aos trabalhadores: (I) ratos e escorpiões, (II) fumos metálicos no ambiente de trabalho e (III) iluminação com intensidade de 100 Lux. As classificações desses riscos ocupacionais, de acordo com a sua natureza, respectivamente, são risco

Alternativas
Comentários
  •  

    GABARITO A

     

    ✌ Risco biológico: bicho muito pequeno que você não ver.

    Risco de acidente: bicho nojento do qual você corre.

  • Legítima questão mal formulada, mal pensada. Escorpião ok para animais peçonhentos, risco mecânico, mas ratos?? Rato pode morder, mas é um vetor de doenças como a peste bubônica, leptosprose. Há dois riscos...mordida de cachorro pode sim causar um grave acidente,mas uma dentada de rato é irrisória ante ao risco biólogico que há na situação.
  • (III) iluminação com intensidade de 100 Lux - no meu entendimento é risco ergonomico

  • Animais peçonhentos (escorpião) e vetores de doenças (ratos) são riscos biológicos. Gabarito está errado.


ID
2691754
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Josinaldo ficava exposto a vários níveis de pressão sonora durante a sua jornada de trabalho diária de 10 horas, de segunda a sexta-feira, sendo 85 dB(A) durante 4 horas de exposição no período da manhã e 90 dB(A) nas demais horas. O resultado da exposição, de acordo com o anexo 1 da NR-15 referente aos Limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente, por meio da dose diária, é de:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR 15 - Anexo 1 - Item 6: 

    O resultado da exposição por meio da dose diária é obtido através do cálculo do efeito combinado dos períodos de exposição a ruídos de diferentes níveis. Considerando que: Cn indica o tempo total que o trabalhador fica exposto a um nível de ruído específico e Tn indica a máxima exposição diária permissível a este nível.

    Considerando o comando da questão:

    Tempo total de exposição diária = jornada de trabalho diária = 10 horas

    Primeiro período de exposição a 85 dB(A): tempo total de exposição C1=4h e máxima exposição diária permissível a este nível T1=8h

    Segundo período de exposição a 90 dB(A): tempo total de exposição C2=6h e máxima exposição diária permissível a este nível T2=4h

    Cálculo do efeito combinado dos períodos de exposição:

    (C1 / T1) + (C2 / T2) = ​4h / 8h + 6h / 4h = 1 / 2 + 3 / 2 = 4 / 2 = 2 = 200%

    Atentar que se o somatório de Cn/Tn > 1 (exceder a unidade), então a exposição estará acima do limite de tolerância.

    Gabarito: C

  • 4/8 + 6/4 =

    0,5 + 1,5 = 2

    R. 200%


ID
2691757
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Josinaldo recebia um salário de R$ 2.500,00, sem considerar os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa, no seu período de experiência na empresa. De acordo com o exercício de trabalho em condições de insalubridade, por causa de ruído contínuo e fumos metálicos com a presença de cádmio no ambiente de trabalho, foi assegurada a Josinaldo a percepção de adicional de insalubridade, comprovado em laudo técnico pericial. O salário mínimo da região, em 2017, era de R$ 937,00. Portanto, a empresa de Josinaldo deveria pagar-lhe um salário com acréscimo de adicional de insalubridade no valor total aproximado de

Alternativas
Comentários
  • OPERAÇÕES DIVERSAS

    Insalubridade de grau máximo

    Operações com cádmio e seus compostos, extração, tratamento, preparação de ligas, fabricação e emprego de seus

    compostos, solda com cádmio, utilização em fotografia com luz ultravioleta, em fabricação de vidros, como

    antioxidante, em revestimentos metálicos, e outros produtos.

  • Ruído = Grau médio (20%)

    Operações com cádmio = Grau máximo (40%)

    *Pode optar, não acumulável.

    R$ 937,00(salário mínimo da região) x 40% = R$374,8

    R$ 374,8 + R$ 2.500,00(salário do Josinaldo) = R$2874,80

    Resposta --> A) R$2874,80

  • Não leia rápido! Operações com cádmo é 40%

  • Questão para te pegar desprevenido, levando em consideração que o adicional pra Ruído é 20% e Solda com Cádmio é 40%. se vc fizer o cálculo pra 20% a opção vai estar lá, letra C, mas esta opção estará errada. PEGADINHA DO MALANDRO.

ID
2691760
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No ambiente de trabalho de Francinildo, setor de manutenção, o nível de pressão sonora, identificado por dosimetria, era equivalente a 90 dB(A) para uma jornada de 10 horas diárias. De acordo com o anexo I da NR-7, deve ser previsto no PCMSO, considerada a necessidade de controle periódico, o exame audiométrico, que deverá ser realizado, no mínimo,

Alternativas
Comentários
  • NR 7 Anexo I do quadro II Item 3.4.1 Resposta E
  • Anexo I do quadro II

    3.4. Periodicidade dos exames audiométricos.

    3.4.1. O exame audiométrico será realizado, no mínimo, no momento da admissão, no 6º (sexto) mês após a mesma, anualmente a partir de então, e na demissão.

    3.4.1.1. No momento da demissão, do mesmo modo como previsto para a avaliação clínica no item 7.4.3.5 da NR -7, poderá ser aceito o resultado de um exame audiométrico realizado até:

    a) 135 (cento e trinta e cinco) dias retroativos em relação à data do exame médico demissional de trabalhador de empresa classificada em grau de risco 1 ou 2;

    b) 90 (noventa) dias retroativos em relação à data do exame médico demissional de trabalhador de empresa classificada em grau de risco 3 ou 4 .

  • 3.4.1. O exame audiométrico será realizado, no mínimo, no momento da admissão, no 6º (sexto) mês após a mesma,

    anualmente a partir de então, e na demissão.


ID
2691766
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um funcionário, Josinaldo, sofreu um acidente ao iniciar o acabamento da solda em tubulação. Ao utilizar uma ferramenta elétrica portátil (retificadora), sofreu uma descarga elétrica. O seu ajudante, Francinildo, ao perceber o choque, desligou a máquina da extensão elétrica que a alimentava, mas o colaborador acidentado faleceu antes de chegar ao hospital. Se Francinildo tivesse uma capacitação em Suporte Emergencial à Vida − SEV, ou RCP para socorrista leigo treinado, ele poderia realizar

Alternativas
Comentários
  • Errada a) compressões em Josinaldo se ele apresentasse o colapso súbito, dando ênfase em comprimir com força e rapidez no centro do tórax, a uma frequência superior a 120 compressões por minuto até a chegada dos profissionais do SAMU ou Resgate para assumir o cuidado da vítima. (de 100 a 120)

     

    Errada b) compressões e ventilações na proporção de 30 compressões para cada 2 ventilações em Josinaldo, devendo continuar a RCP com frequência inferior a 100 compressões por minuto até a chegada dos profissionais do SAMU ou Resgate para assumir o cuidado da vítima. (mantendo a frequência em 100 a 120)  

     

    Correta c) ventilações de resgaste, compressões e ventilações na proporção de 30 compressões para cada 2 ventilações em Josinaldo, provocando a elevação do tórax e profundidade de pelo menos 2 polegadas (5 cm), devendo continuar a RCP com uma frequência de 100 a 120 por minuto até a chegada dos profissionais do SAMU ou Resgate para assumir o cuidado da vítima. 

     

    Errada d) compressões e ventilações na proporção de 30 compressões para cada 1 ventilação em Josinaldo, respirações com força excessiva, devendo continuar esse procedimento de RCP até a chegada dos profissionais do SAMU ou Resgate para assumir o cuidado da vítima. (2

     

    Errada e) compressões torácicas a uma frequência de 100 a 120 compressões em Josinaldo, comprimindo a uma profundidade inferior a 2 polegadas (5 cm) ou superior a 2,4 polegadas (6 cm) até a chegada dos profissionais do SAMU ou Resgate para assumir o cuidado da vítima.  (de pelo menos a 2 polegadas (5 cm) e até a 2,4 polegadas (6 cm)

  • A American Heart Association mudou o protocolo recentemente, recomendando realizar com prioridade as compressões toráxicas.


ID
2691769
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Funcionário de 55 anos, que atua na função de soldador há 15 anos, com tempo na função na empresa atual de 80 dias, não possui o curso previsto na NR-10 e não possui o certificado profissional de soldador, porém realiza manutenção e reparação de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras. De acordo com a NR-10, é correto afirmar que esse funcionário é considerado um

Alternativas
Comentários
  • >Com tempo na função na empresa atual de 80 dias

    >profissional não capacitado, pois ele trabalha de "forma autônoma" e não recebe orientação de um profissional habilitado e autorizado.

    comando ficou meio confuso.

  • Não entendi. Alguém me explica melhor por favor?

  • Funcionário (substantivo masculino): aquele que exerce, desempenha funções. aquele que tem ocupação permanente e retribuída; empregado.


    Autônomo (adjetivo): dotado da faculdade de determinar as próprias normas de conduta, sem imposições de outrem (diz-se de indivíduo, instituição etc.).


    Então, se a questão diz que o sujeito é um FUNCIONÁRIO...com tempo na função na empresa atual de 80 dias,... portanto, esse funcionário possui vínculo estabelecido, logo não pode ser autônomo, o que torna a letra A errada "profissional não capacitado, pois ele trabalha de forma autônoma e não recebe orientação de um profissional habilitado e autorizado."

     


  • questão confusa!!! esse autônoma ele quis dizer no sentido de ser sozinho, sem alguém para acompanhar?

  • Gabarito A - Cabe recurso, confome explicação dos colegas

  • O que Nr 10 tem haver com soldador eu não sei.

  • Parece que a questão fala sobre a NR 12 e NR 34 mas cita a NR 10?? Confuso rsrsrs
  • Questão mais mal feita.

  • Questão no mínimo confusa, fala de soldador e de NR 10, seria mais coerente se fosse NR 34, NR 13.

  • Acho, que induz a pensar que o soldador faria a instalação dos equipamentos, porem isso deve ser por meios de plugs e conectores, não envolve a NR10, o eletricista que deve deixar a infraestrutura pronta para o soldador atuar.


ID
2691772
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A empresa LIMPA TUDO, prestadora de serviços de saneamento, possuía 300 funcionários no final de 2017, para uma jornada normal de trabalho de 8 horas. Houve a morte de um funcionário durante execução de seu trabalho, caracterizando como o único acidente do trabalho da empresa. Para fins do levantamento estatístico de acidente do trabalho e de acordo com a NBR14280 − Cadastro de acidentes com base na OIT, considerando 300 dias úteis do ano, a taxa de gravidade (TG) equivale a

Alternativas
Comentários
  • Letra D

     

    Taxa de gravidade = (tempo computado * 1.000.000)/ horas-homem de exposição ao risco 

    TG = (6000 * 1000000)/ (300* 8 * 300) = 8.333

    segundo a NBR 14280, morte = 6.000horas

    horas-homem de exposição ao risco = n° funcionários * (hora/dia de trabalho)* dias úteis trabalhados

  • Marcos, a morte, assim como a incapacidade permanente total, não seria 6000 DIAS ao invés de horas a debitar?


ID
2691775
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Carla, 52 anos, viúva de Josinaldo, funcionário da Empresa Limpa Tudo, morto em acidente do trabalho, tendo sido casada por 31 anos, dependente de Josinaldo, busca informações no INSS para se valer do direito a pensão por morte. A duração do benefício será a pensão por morte com a duração

Alternativas
Comentários
  • Duração do benefício

    A pensão por morte tem duração máxima variável, conforme a idade e o tipo do beneficiário.

    Para o cônjuge, o companheiro, o cônjuge divorciado ou separado judicialmente ou de fato que recebia pensão alimentícia:

     

    Duração de 4 meses a contar da data do óbito:

     

    Se o óbito ocorrer sem que o segurado tenha realizado 18 contribuições mensais à Previdência; ou

    Se o casamento ou união estável se iniciou em menos de 2 anos antes do falecimento do segurado;

     

    Duração variável conforme a tabela abaixo:

     

    Se o óbito ocorrer depois de vertidas 18 contribuições mensais pelo segurado e pelo menos dois anos após o início do casamento ou da união estável; ou se o óbito decorrer de acidente de qualquer natureza, independentemente da quantidade de contribuições e tempo de casamento/união estável.

     

    Idade do dependente na data do óbito

     

    Duração máxima do benefício ou cota

    menos de 21 anos       3 anos

    entre 21 e 26 anos       6 anos

    entre 27 e 29 anos       10 anos

    entre 30 e 40 anos       15 anos

    entre 41 e 43 anos       20 anos

    a partir de 44 anos       Vitalício

  •  A resposta da questão encontra fundamento no art. 77,  § 2o, alinea c, 6) da lei 8.213/91.

    Art. 77. A pensão por morte, havendo mais de um pensionista, será rateada entre todos em parte iguais.  

     § 1º Reverterá em favor dos demais a parte daquele cujo direito à pensão cessar.   

     § 2  O direito à percepção de cada cota individual cessará:           

     (...)

    c) transcorridos os seguintes períodos, estabelecidos de acordo com a idade do beneficiário na data de óbito do segurado, se o óbito ocorrer depois de vertidas 18 (dezoito) contribuições mensais e pelo menos 2 (dois) anos após o início do casamento ou da união estável:           

    1) 3 (três) anos, com menos de 21 (vinte e um) anos de idade;          

    2) 6 (seis) anos, entre 21 (vinte e um) e 26 (vinte e seis) anos de idade;          

    3) 10 (dez) anos, entre 27 (vinte e sete) e 29 (vinte e nove) anos de idade;          

    4) 15 (quinze) anos, entre 30 (trinta) e 40 (quarenta) anos de idade;         

    5) 20 (vinte) anos, entre 41 (quarenta e um) e 43 (quarenta e três) anos de idade;           

    6) vitalícia, com 44 (quarenta e quatro) ou mais anos de idade. 


ID
2691778
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Determinada empresa conta com uma Brigada de Incêndio classificada como “Grupo D − Serviço profissional”, tipo de Atividade “D-3 Serviço de reparação”, caracterizado como grau de risco baixo; população fixa por pavimento ou compartimento até 10 funcionários igual a 2 brigadistas, de acordo com a NBR-14.276 − Brigada de Incêndio e/ou Instrução técnica do corpo de bombeiro IT 17 − Brigada de Incêndio. Para uma população fixa de 110 colaboradores, em 2018, em um galpão de 1500 metros quadrados de único pavimento, o número mínimo total de brigadistas dessa empresa será de

Alternativas
Comentários
  • D -  Gabatiro

    NBR 14276 -  NOTA 5

    Quando a população fixa  for mais de 10 pessoas, será acrescido +1 brigadita a cada grupo de 20 pessoas para risco baixo.

    Segundo a questão: 10 pessoas = 2 Brigadistas

    110 - 10= 100 divido em grupos de 20 --> 100/20 = 5 brigadistas a mais

    total: 5 + 2 = 7 Brigadistas

  • Risco alto a cada 10, coloca +1

    Risco medio a cada 15, coloca +1

    Risco baixo a cada 20, coloca +1

     

    Segundo a questão: 10 pessoas = 2 Brigadistas

    então: 110-10 = 100, o risco é baixo = 5 brigadista

    total: 5 + 2 = 7 Brigadistas

  • os valores são: 5%, 7%, 10%, 20%.

    como é risco baixo, eu deduzi que seria a situação mais tranquila, menos trabalhador, então usei o 20% (mas talvez o certo seria decorar a tabela)

    ai ficou:

    fixa: 10 > 2

    110 - 10/ 20

    100/20 = 5

    5+2 = 7

  • Segundo NBR 14276:2006,

    quando a população fixa de um pavimento, compartimento ou setor for maior que 10 pessoas, será acrescido para risco:

    Baixo: +1 brigadista para cada grupo de 20 pessoas;

    Médio: +1 brigadista para cada grupo de 15 pessoas;

    Alto: +1 brigadista para cada grupo de 10 pessoas;


ID
2691784
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere uma empresa com 110 funcionários no total com a Classificação Nacional de Atividade Econômica CNAE: 33.11-2 − Manutenção e reparação de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras, exceto para veículos, cujo grau de risco é 3, de acordo com a NR-04. A quantidade de integrantes do SESMT deve ser de

Alternativas
Comentários
  • Grau de risco 3 = acima de 101 funcionários precisa de 01 técnico.

  • Grau de risco 3= 101 a 250 funcionários =1 Técnico Seg. Trabalho

  • Grau de risco 3= 101 a 250 funcionários =1 Técnico Seg. Trabalho

  • Letra C- 1 técnico em Segurança do Trabalho.


ID
2691787
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No exercício de suas atividades laborais desenvolvidas em função de um contrato de trabalho no regime CLT, Arnaldo executa cotidianamente tarefas de maneira contínua que compreendem o levantamento e a deposição da carga, além do transporte de materiais cujo peso da carga é suportado inteiramente e somente por ele. De acordo com as disposições da NR-17, Arnaldo realiza transporte manual de cargas caracterizado como

Alternativas
Comentários
  • NR 17

    17.2.1. Para efeito desta Norma Regulamentadora:

    17.2.1.1. Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.

    17.2.1.2. Transporte manual regular de cargas designa toda atividade realizada de maneira contínua ou que inclua, mesmo de forma descontínua, o transporte manual de cargas.

  • Regular = toda Atividade

    Manual (sem regular) = todo transporte


ID
2691790
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR-35, o empregador deve realizar treinamento sempre que ocorrer mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho; evento que indique a necessidade de novo treinamento; retorno de afastamento ao trabalho por período superior a 90 dias; e mudança de empresa. Além disso, deve realizar treinamento periódico com carga horária mínima de 8 horas,

Alternativas
Comentários
  • 35.3.3.1

    O treinamento periódico bienal deve ter carga horária mínima de oito horas, conforme conteúdo programático definido pelo empregador.

  • Questão passível de anulação.

    A letra c também está correta

    35.3.3.2 Nos casos previstos nas alíneas “a”, “b”, “c” e “d”, a carga horária e o conteúdo programático devem atender a situação que o motivou.

  • O treinamento bienal tem o conteúdo programático definido pelo empregador.


    O treinamento de mudança nos procedimentos (e blábláblá) tem o conteúdo programático de acordo com a situação que o motivou.


    A alternativa C está errada, pois afirma que o treinamento bienal tem o conteúdo definido de acordo com a situação que o motivou e não é. É definido "pelo empregador".


    Estaria correta se fosse algo do tipo: "Sempre que houver mudança no procedimento e com conteúdo definido de acordo com a situação que o motivou."





  • 10.8.8.2 Deve ser realizado um treinamento de reciclagem bienal e sempre que ocorrer alguma das situações a

    seguir:

    a) troca de função ou mudança de empresa;

    b) retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por período superior a três meses;

    c) modificações significativas nas instalações elétricas ou troca de métodos, processos e organização do trabalho.

    10.8.8.3 A carga horária e o conteúdo programático dos treinamentos de reciclagem destinados ao atendimento das alíneas “a”, “b” e “c” do item 10.8.8.2 devem atender as necessidades da situação que o motivou.


    Anulável, melhor gabarito é a letra C.

  • 35.3.2 Considera-se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que foi submetido e aprovado

    em treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de oito horas, cujo conteúdo programático

    deve, no mínimo, incluir:

    f) acidentes típicos em trabalhos em altura; (Letra B correta)

    35.3.3.1 O treinamento periódico bienal deve ter carga horária mínima de oito horas, conforme conteúdo

    programático definido pelo empregador. ( Letra A correta)

    35.3.3.2 Nos casos previstos nas alíneas “a”, “b”, “c” e “d”, a carga horária e o conteúdo programático

    devem atender a situação que o motivou. ( Letra C correta)

    Questão muito mal elaborada.

  • Fagner Trindade, o trabalhador já foi supostamente capacitado, ou seja, já foi submetido e aprovado no treinamento teórico e prático, com conteúdo mínimo exigido (do quais você citou).

    Com isso, o trabalhador está passando apenas por um treinamento periódico e bienual, com conteúdo programático definido pelo empregador (item 35.3.3.1) e que deve atender a situação que o motivou (item 35.3.3.2).

    A letra "A" e letra "C" estão corretas.(A letra "A" está apenas na sequência e dá continuidade ao comando da questão)

  • Treinamentos "extraordinários" item revogado na atual NR-35!


ID
2691793
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de saneamento básico solicitou ao SESMT que apresentasse o planejamento do treinamento obrigatório para os membros da CIPA de um de seus estabelecimentos que, em função do enquadramento no Quadro I da NR-5, seria estabelecido pela primeira vez. O técnico de segurança do trabalho assumiu a responsabilidade pela programação desse treinamento, que deverá ser realizado

Alternativas
Comentários
  • NR-5;

    5.32.1 O treinamento de CIPA em primeiro mandato será realizado no prazo máximo de trinta dias, contados a partir da data da posse.

    5.34 O treinamento terá carga horária de vinte horas, distribuídas em no máximo oito horas diárias e será realizado durante o expediente normal da empresa.

    Resposta: Letra B

  • /60 dias__________/30 dias_______data da posse_/___________________30 dias_/


    caso exista cipa no estabelecimento - terá 30 dias para o treinamento até a data da posse


    caso não existisse cipa no estabelecimento, sendo essa a primeira vez, terá 30 dias após a posse para realização do treinamento, que deverá ser de 20h, no máximo 8horas por dia e em expediente normal de trabalho



  • Treinamento para cipeiros:

    Regra: antes da posse

    Exceção: 30d. após a posse, quando for 1º CIPA da empresa.

  • treinamento dos membros da CIPA devem ser realizados antes da posse. No caso de primeiro mandato será realizado no prazo máximo de 30 dias após a posse, com carga horária de 20h, distribuídas em no máximo 8h diárias, durante o expediente.

  • completando a informação dos colegas, ref. treinamento da CIPA, na NR 5 atualizada em 2019, foram revogados 2 itens:

    5.35 (sobre o treinamento poderá ser ministrado pelo SESMT, entidade patronal, ent. trabalhadores ou profissional que possua conhecimento sobre o tema) REVOGADO - 2019

    5.37 (quanto a não observância dos itens pelo MTB que terá de realizar outro treinamento em 30 dias da ciência)

    REVOGADO - 2019

  • Primeira vez da CIPA no estabelecimento - 30 dias após a posse.


ID
2691796
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

João trabalha em instalações elétricas energizadas com alta-tensão e exerce suas atividades dentro dos limites estabelecidos como zonas controladas e de risco, conforme Anexo II da NR-10. João deverá realizar treinamento em segurança

Alternativas
Comentários
  • Gabarito e)

     

    Conforme anexo III da NR-10 (treinamento), o curso básico terá duração mínima de 40h, e o curso complementar também terá carga horária mínima de 40h.

  • NR-10

    ANEXO III - TREINAMENTO

    1. CURSO BÁSICO – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE

    I - Para os trabalhadores autorizados: carga horária mínima - 40h

    2. CURSO COMPLEMENTAR – SEGURANÇA NO SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA (SEP) E EM SUAS PROXIMIDADES.

    É pré-requisito para freqüentar este curso complementar, ter participado, com aproveitamento satisfatório, do curso básico definido anteriormente.

    Carga horária mínima – 40h

  • Fiquei entre as alternativas D e E

    Concordo que a alternativa E é mais completa pois se trata de SEP

    Mas qual é o erro da alternatIva D?


ID
2691799
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Após realizar a etapa de reconhecimento dos riscos no processo de elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais − PPRA no estabelecimento de uma empresa, um técnico em segurança do trabalho constatou a necessidade de comprovar o controle da exposição a alguns riscos identificados na etapa anterior e dimensionar a exposição dos trabalhadores a esses riscos, para que fosse possível subsidiar o equacionamento das medidas de controle a serem recomendadas. Isso exige, conforme indicação da NR-9, a

Alternativas
Comentários
  • 9.3.4 A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para: 

    a) comprovar o controle da exposição ou a inexistência riscos identificados na etapa de reconhecimento;

    b) dimensionar a exposição dos trabalhadores;

    c) subsidiar o equacionamento das medidas de controle

  • Resposta da questão está "escondida" no próprio enunciado. Qual a etapa ANTERIOR ao Controle? É a AVALIAÇÃO!
  • Qual a etapa ANTERIOR ao Controle? É a AVALIAÇÃO !

    RESPOSTA A - realização de avaliação quantitativa dos riscos reconhecidos.


ID
2691802
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Foi solicitada a um técnico de segurança do trabalho a elaboração de um relatório técnico de inspeção na saída de emergência da empresa. Após a realização da inspeção, ele relatou o seguinte: “Da forma como estão as saídas adequadamente dispostas e em quantidade suficiente permitem o abandono do local de trabalho de forma rápida e eficiente. Existe sinalização luminosa que indica as saídas, vias de passagem e aberturas, bem como suas direções, que envolvem o percurso completo de abandono. Como a última porta de saída de emergência representa o acesso à calçada externa à edificação, por motivo de segurança, ela é mantida fechada à chave durante a jornada de trabalho, cuja chave fica localizada em uma caixa próxima ao local, devidamente sinalizada por meio de placa luminosa. Todas as portas do percurso de saída de emergência são equipadas com dispositivos de travamento, os quais são de fácil abertura pelo ambiente interno do estabelecimento”. Analisando esse relato, para que o sistema de abandono da edificação atenda às disposições da NR-23

Alternativas
Comentários
  • NR-23

    Nenhuma saída de emergência deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.

    Gab: C

  • 23.3.6 Nenhuma porta de entrada, ou saída, ou de emergência de um estabelecimento ou local de trabalho, deverá ser fechada a chave, aferrolhada ou presa durante as horas de trabalho. (123.016-6 / I2) 

     

    fonte: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/trabalhista/nr/nr23.htm

  • além da sinalização luminosa existente no percurso completo de abandono há necessidade de instalar placas indicativas de direção do percurso. 


    Essa sinalização é facultativa, ela deve ficar próximo do rodapé, para caso de saída a pessoa que esteja agachado (melhor posição devido a densidade da fumaça) consiga saber qual a rota.... muito encontrado nas escadas de incêndio.

  • A NR-23 foi alterada em 2011 e deixou o detalhamento por conta das legislações estaduais. Mas trouxe regras gerais. Vejam:

    (Redação dada pela Portaria SIT n.º 221, de 06 de maio de 2011)

    23.1 Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.

    23.1.1 O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre:

    a) utilização dos equipamentos de combate ao incêndio;

    b) procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança;

    c) dispositivos de alarme existentes.

    23.2 Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.

    23.3 As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída.

    23.4 Nenhuma saída de emergência deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.

    23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.

    Fonte: https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-23.pdf

    Fonte: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/portariasit221_2011.htm


ID
2691805
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Carlos transporta inflamáveis líquidos em um caminhão com um tanque de carga que comporta 185 litros. Ao sair da empresa, o caminhão está sempre com o tanque de carga completo. Além dessa carga, o tanque de consumo do veículo comporta 60 litros e sempre sai da empresa também completo, totalizando uma carga de líquido inflamável de 245 litros. Nessas condições, considerando que o salário de Carlos, sem acréscimos e gratificações, é de 2 salários mínimos da região, de acordo com a NR-16, Carlos

Alternativas
Comentários
  • Letra E

     

    16.6 As operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel, são
    consideradas em condições de periculosidade, exclusão para o transporte em pequenas quantidades, até o limite de 200
    (duzentos) litros para os inflamáveis líquidos
    e 135 (cento e trinta e cinco) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.

     

    16.6.1 As quantidades de inflamáveis, contidas nos tanques de consumo próprio dos veículos, não serão consideradas para
    efeito desta Norma.

  • se fosse assim a Renault já já iria criar o novo carro chamando ADIPERIC.


    com um tanque de 201 litros de combustível esse carro além de rodar muito bem e ser confortável, ele te dar direito a periculosidade!!! aumentando ainda mais o seu ganho... ta perdendo tempo? adquira logo seu ADIPERIC e fique rico.

  • Como foi que eu cai nessa? Muita falta de atenção da minha parte.

  • (Q899009) essa questão me pegou tbm! Isso que dá falta de atenção...


ID
2691808
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A atenção aos aspectos ergonômicos exige que os profissionais de segurança e saúde do trabalho fiquem atentos a aspectos que envolvem o funcionamento do ser humano, como a preferência pela escolha livre de sua postura, pelo uso alternado de sua musculatura corporal e não somente determinados segmentos corporais, intolerância por tarefas cujo tempo é imposto por uma máquina, pela gerência ou pelos clientes, dentre outros. De acordo com a NR-17, as condições ambientais de trabalho devem estar adequadas a essas características, que são identificadas como

Alternativas
Comentários
  • GAB.: D

     

    NR 17:

    17.5. Condições ambientais de trabalho.

    17.5.1. As condições ambientais de trabalho devem estar adequadas às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.

  • pela associação Brasileira de Ergonomia : Fisiológica e Psicológica

    pela NR 17: Psicofisiológica


ID
2691811
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em um ambiente de escritório, onde as tarefas que são executadas exigem atenção constante e capacidade intelectual, a NR-17 recomenda as seguintes condições de conforto: nível de ruído em conformidade com as disposições da

Alternativas
Comentários
  • Letra - B

     

    17.5.2. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:

    a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;

    b) índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados);

    c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s;

    d) umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.

  • Trabalhos de natureza intelectual:



    1 ruído = NBR-10152

    2 temperatura = 20 °C e 23 °C,

    3 velocidade do ar = inferior ou igual a 0,75 m/s,

    4 umidade relativa do ar = igual ou superior a 40%

    5 iluminação = adequada apropriada à natureza da atividade.

  • Sabendo que a temperatura efetiva tem que estar entre 20 e 23 graus centígrados vc já mata a questão.

ID
2691814
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Ao inspecionar um ambiente industrial, um técnico em segurança do trabalho observou que existem trabalhadores envolvidos nas atividades de coleta, manipulação, acondicionamento, armazenamento, transporte, tratamento e disposição de resíduos. De acordo com a NR-25, esses trabalhadores devem ser capacitados pela empresa, de forma continuada,

Alternativas
Comentários
  • 25.5 - Os trabalhadores envolvidos em atividades de coleta, manipulação, acondicionamento, armazenamento, transporte, tratamento e disposição de resíduos devem ser capacitados pela empresa, de forma continuada, sobre os riscos envolvidos e as medidas de controle e eliminação adequadas.

  • Gabarito: A


    NR 25 - Resíduos Industriais

    25.5 Os trabalhadores envolvidos em atividades de coleta, manipulação, acondicionamento, armazenamento, transporte, tratamento e disposição de resíduos devem ser capacitados pela empresa, de forma continuada, sobre os riscos envolvidos e as medidas de controle e eliminação adequadas.

  • 25.5 Os trabalhadores envolvidos em atividades de coleta, manipulação, acondicionamento, armazenamento, transporte, tratamento e disposição de resíduos devem ser capacitados pela empresa, de forma continuada, sobre os riscos envolvidos e as medidas de controle e eliminação adequadas.

  • No seu exemplo não há ambiguidade porque as pessoas estão no singular (João e pedreiro). Na questão, temos dois sujeitos: um no singular, que é o padrinho ou velho senhor; e os afilhados ou parentes, no plural. Dessa forma, compreende-se que o pronome SUA só pode estar se referindo a algo que esteja no singular, que é o padrinho.

    ...[eles, os afilhados] quiseram reforçar sua dúvida [a dúvida do padrinho] quanto ao destino da quantia apurada.

    Pelo próprio contexto dá para perceber isso, que os afilhados é que questionam o destino do dinheiro por reconhecerem que o padrinho é incapaz de lidar com aplicações financeiras.

    Em minha análise, todas as alternativas estão corretas.


ID
2691817
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No âmbito dos trabalhos que envolvem eletricidade, têm direito ao adicional de insalubridade os trabalhadores que realizam atividades

Alternativas
Comentários
  • Algo de errado não está certo ...Que questão e essa !!!

  • Devido ao campo eletromagnetico gerado?

    Acertei, mas por eliminação kkkk

    LETRA e

  • Insalubridade para NR 10? Não seria periculosidade? 

  • Por favor, alguém ensina física para esses ignorantes da banca.

    Campo magnético não relação nenhuma com os agentes de risco físico da NR 15.

  • Questão equivocada. Não consta na NR 15 e sim na NR 16.

     

    Vamos por eliminação

     

    Anexo 14 (Risco Biológico) - Não

    Anexo 13 (Rsico Químico) - Não

    Anexo 12 (Poeiras Minerais) - Não

    Anexo 11 (Risco Químico)  - Não

    Anexo 10 (Umidade) - Não 

    Anexo 9 (Frio) - Não

    Anexo 8 (Vibração) - Não

    Anexo 7 (Radiações Não Ionizantes) - Não

    Anexo 6 (Ar Comprimido/Ativ. Hiperbáricas) - Não

    Anexo 5 Radiação Ionizante - Não

    Anexo 4 - Revogado - Não

    Anexo 3 - Calor - Não

    Anexo 2 - Ruído de Impacto - Não

    Anexo 1 - Ruído Contínuio - Não

    Anexo (FCC) - Entrar na zona controlada próximo ao ponto energizado - SIM

     

    O MTE homologou o anexo da FCC?????

     

  • Concordo com Caio. Acredito que a questão foi anulada pois o enunciado deveria ter sido escrito assim: " No âmbito dos trabalhos que envolvem eletricidade, têm direito ao adicional de PERICULOSIDADE os trabalhadores que realizam atividades ", remetendo à NR 16.


ID
2691820
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um técnico de segurança do trabalho foi convidado a participar de uma reunião extraordinária da CIPA da empresa onde era empregado. Essa reunião foi convocada porque a CIPA recebeu uma denúncia de situação de risco grave e iminente que demandava a aplicação de medidas corretivas de emergência. No decorrer da reunião, houve necessidade da CIPA tomar uma decisão sobre as medidas que seriam adotadas para correção do problema em discussão. Nesse momento, não houve consenso entre os membros da CIPA. Foram realizadas várias tentativas de negociação direta e, inclusive, com mediação do técnico de segurança, todas elas frustradas. Foi instalado, então, processo de votação para a tomada de decisão, o qual foi registrado na ata desta reunião da CIPA. Nesse caso, considerando as disposições da NR-5, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • B

    5.27 Reuniões extraordinárias deverão ser realizadas quando:

    a) houver denúncia de situação de risco grave e iminente que determine aplicação de medidas corretivas de emergência;

    b) ocorrer acidente do trabalho grave ou fatal;

    c) houver solicitação expressa de uma das representações

    . 5.28 As decisões da CIPA serão preferencialmente por consenso.

    5.28.1 Não havendo consenso, e frustradas as tentativas de negociação direta ou com mediação, será instalado processo de votação, registrando-se a ocorrência na ata da reunião. 5.29 Das decisões da CIPA caberá pedido de reconsideração, mediante requerimento justificado.

    5.29.1 O pedido de reconsideração será apresentado à CIPA até a próxima reunião ordinária, quando será analisado, devendo o Presidente e o Vice-Presidente efetivar os encaminhamentos necessários

    http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR5.pdf

  • 5.27 Reuniões extraordinárias deverão ser realizadas quando:

    a) houver denúncia de situação de risco grave e iminente que determine aplicação de medidas corretivas de emergência;

    b) ocorrer acidente do trabalho grave ou fatal;

    c) houver solicitação expressa de uma das representações

    5.28 As decisões da CIPA serão preferencialmente por consenso.

    5.28.1 Não havendo consenso, e frustradas as tentativas de negociação direta ou com mediação, será instalado processo de votação, registrando-se a ocorrência na ata da reunião

  • copia o enunciado e cola na parede... está perfeito!!!! perfeito para estudar!

  • Na prática o TST e mandado embora e a CIPA e acusada de fazer furdunço na firma,mas como aqui e teoria a resposta mais correta é a Letra B.

  • A mediação pode ser feita por pessoa ou entidade que conte com o aceite das duas partes. Pode ser alguém da própria empresa, de um dos sindicatos, pode ser um membro das comissões tripartides ou bipartides, ou mesmo o órgão regional do MTE.