SóProvas



Prova FEPESE - 2018 - CELESC - Engenheiro Ambiental


ID
2642671
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O desenvolvimento tecnológico cada vez mais rápido, em especial o das telecomunicações, prenuncia uma grande guinada nos meios de produção, anunciada como a 4ª Revolução Industrial.


Assinale a alternativa que identifica avanços que poderão possibilitar essa transformação.

Alternativas
Comentários
  • gabarito D

    internet 5 geração , internet das coisas e inteligencia artificial

  • Internet de quinta geração, 5G :  rede de celular vai permitir velocidades de 1 Gbps e conversas entre drones. 

     

    À título de conhecimento: Byte = 8 bits. 1 Kilobyte (KB) = 1024 bytes. 1 Megabyte (MB) = 1024 kilobytes. 1 Gigabyte (GB) = 1024 megabytes. Pense só no que vai ser isso!

     

    Tecnologia deve chegar em 2019 nos primeiros países. Multinacionais e nações debatem padrão da rede, que vai tornar internet mais rápida e facilitar conexão entre máquinas. Até lá, países e multinacionais correm para deslocar o eixo das decisões em torno da rede que terá velocidades de download superiores a 1 Gbps (gigabits por segundo) e permitirá que robôs conversem entre si.

     

     

    Internet das Coisas: Talvez você tenha um videogame de última geração que, obrigatoriamente, se conecta à internet. Super Nintendo, Mega Drive e tantos outros consoles antigos não tinham toda essa conectividade.

     

    Agora imagine um cenário em que, além da sua TV, vários objetos da sua casa se conectam à internet: geladeira, máquina de lavar, forno de micro-ondas, termostato, alarme de incêndio, sistema de som, lâmpadas, enfim.

     

    Veja aqui que a ideia não é, necessariamente, fazer com que você tenha mais um meio para se conectar à internet. Pense, por exemplo, no quão impraticável deve ser acessar um portal de notícias em uma tela acoplada à porta da sua geladeira. Não é uma função que a gente espera desse eletrodoméstico...

     

    A proposta é outra: a conectividade serve para que os objetos possam ficar mais eficientes ou receber atributos complementares. Nesse sentido, a tal da geladeira com internet poderia te avisar quando um alimento está perto de acabar e, ao mesmo tempo, pesquisar na web quais mercados oferecem os melhores preços para aquele item. A geladeira também poderia pesquisar e exibir receitas para você. Como se vê, a criatividade é capaz de trazer aplicações realmente interessantes.   UAL kk

     

    FONTES: O GLOBO/PORTALDENOTÍCIASG1

                   INFOWESTER.COM

                   EXPLICATORIUM.COM

  • Inteligência Artificial é um software capaz de raciocinar, agir por si mesmo, perceber seu ambiente e  tomar decisões a partir de um banco de dados, memórias visuais, sonoras etc, foi criada para ser o mais parecido possível com um cérebro humano. Se você pensava que o filme Exterminador do Futuro estava muito distante da nossa realidade, olhe essa :

    Notícia do dia 16/04/2018.

     

    Pesquisadores criam primeira inteligência artificial psicopata do mundo. Robô Norman foi alimentado com imagens presentes em fóruns do site de mídia social Reddit.

     

    Para instigar o debate sobre as diversas facetas que a inteligência artificial (IA) pode adotar conforme o seu uso, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, apresentaram ao mundo o que seria a primeira IA psicopata já criada: o robô "Norman".

     

    Norman é capaz de descrever imagens. Foi ensinado por meio de uma técnica conhecida como aprendizado de máquina para que conseguisse identificar objetos e ações em fotografias. Mas ele não aprendeu com o banco de dados comumente aplicado na instrução de sistemas de IA, cuja sigla em inglês é COCO. Norman foi alimentado com imagens presentes  em fóruns do site de mídia social Reddit. 

     

    “Ele foi inspirado no fato de que os dados usados para ensinar um algoritmo podem influenciar significativamente seu comportamento. Norman sofreu uma prolongada exposição aos piores recantos do Reddit — o maior fórum de discussões da internet — e representa um estudo de caso sobre os perigos da inteligência artificial quando dados enviados são usados em algoritmos de aprendizado de máquina”, disseram os pesquisadores do MIT Media Lab, em comunicado.

     

    Em um momento em que se investiga o vazamento de dados envolvendo o Facebook e a consultoria Cambridge Analytica, que coletaram dados de 87 milhões de usuários no mundo ilegalmente - , possivelmente com auxílio de sistemas de IA -, especialistas ressaltam o potencial para o bem e para o mal que seu uso pode provocar. Professor da UFRGS e integrante da Comissão Especial em Algoritmos da Sociedade Brasileira de Computação, Luís da Cunha Lamb ressalta a necessidade de se inserir valores éticos em sistemas inteligentes cada vez mais autônomos. 

     

    A ação, porém, é tida como mais complexa do que ensinar esses algoritmos a identificar objetos em fotografias. De acordo com o professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, Carlos Eduardo Pedreira, distinguir entre o certo e o errado configura-se como uma capacidade intrinsecamente humana, sendo necessário passos a mais para ser possível ensinar valores a uma máquina. 

    Para Lamb, ainda não estamos preparados para lidar com essas máquinas, visto que, no fim, elas refletem o que os humanos veem. 

    — Mesmo que ensinemos valores éticos, serão os valores éticos de quem programá-las — diz Lamb.

     

    Você entendeu ? Uma máquina capaz de fazer o mal por conta própria e ela aprende as coisas observando, a própria Skynet.

  • Embora eu achar que a letra E também poderia estar correta, o gabarito é a letra D. Seguem explicações abaixo.

     

    Células fotoelétricas ou fotovoltaicas são dispositivos capazes de transformar a energia luminosa, proveniente do Sol ou de outra fonte de luz, em energia elétrica. Uma célula fotoelétrica pode funcionar como geradora de energia elétrica a partir da luz, ou como um sensor capaz de medir a intensidade luminosa.

     

    Células geradoras de energia são chamadas também de "células solares", por aproveitarem principalmente a luz solar para gerar energia elétrica. Atualmente, as células solares comerciais ainda apresentam uma baixa eficiência de conversão, da ordem de 16%. Existem células fotovoltaicas com eficiências de até 28%, fabricadas com arsenieto de gálio, mas o seu custo elevado limita a produção destas células solares ao uso na indústria espacial.

     

    Por não gerar nenhum tipo de resíduo, a célula solar é considerada uma forma de produção de energia limpa, sendo alvo de estudos em diversos institutos de pesquisa.  A luz solar produz até 1.000 Watts de energia por metro quadrado, o que representa um enorme potencial energético.

     

    Diga-me se isso agora não influenciaria fortemente os meios de produção ?

  • Gabarito D, pois no texto relata "especialmente das telecomunicações"

    O item E, como o comentario abaixo relata, também seria uma grande revolução, no entanto entraria em contradição ao texto referenciado.

  • O que é a 4ª revolução industrial - e como ela deve afetar nossas vidas?


    Também chamada de 4.0, a revolução acontece após três processos históricos transformadores. A primeira marcou o ritmo da produção manual à mecanizada, entre 1760 e 1830. A segunda, por volta de 1850, trouxe a eletricidade e permitiu a manufatura em massa. E a terceira aconteceu em meados do século 20, com a chegada da eletrônica, da tecnologia da informação e das telecomunicações.

    ...


    No Fórum Mundial de Davos, em janeiro deste ano, houve uma antecipação do que os acadêmicos mais entusiastas têm na cabeça quando falam de Revolução 4.0: nanotecnologias, neurotecnologias, robôs, inteligência artificial, biotecnologia, sistemas de armazenamento de energia, drones e impressoras 3D.


    ...


    https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309


    Valeria Perasso

    Da BBC

    22 outubro 2016


ID
2642674
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia as afirmativas abaixo.


1. A altitude, a longitude, a maritimidade, o relevo e a vegetação são fatores que influenciam no clima de uma região.

2. A latitude e o relevo acidentado da região sul tornam o clima seco, impedem a formação de chuvas e contribuem para o baixo nível dos rios em toda a região.

3. O clima dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul é significativamente influenciado pelas massas de ar frias, vindas do Polo Sul.

4. A inconstância do regime de chuvas prejudica históricamente a produção de energia elétrica nos Estados do sul. A maior parte da energia elétrica consumida vem de outras regiões, principalmente do centro oeste e nordeste.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Aternativa B

     

  • A alternativa 4 não pode ser verdadeira, pois a UHE Itaipu fica justamente na região Sul.

  • A longitude não influencia no clima de uma região conforme afirmado na alternativa 1. Ela influencia no fuso horário. Quem influencia no clima é a latitude, porque, quanto mais longe do equador, mais fria é a região. Muito estranho a 1 ser considerada correta.

  • Esta questão foi anulada.

  • QUESTAO ANULADA

    1 Errado pois longitude não intefere no clima

    2 Errado pois o clima da região sul é úmido

    3 Certo

    4 Errado pois o sul produz a maior parte da energia que utiliza e dificilmente conseguiria importar energia da região oeste e nordeste que são secas


ID
2642677
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Ampliou-se recentemente o permanente clima de tensão na região do Oriente Médio.


Assinale a alternativa que indica o acontecimento que motivou tal acirramento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C
     

    "A Assembleia Geral da ONU aprovou, com 128 votos a favor, 9 contra e 35 abstenções, a resolução que rejeita a decisão dos EUA de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.

     

    A decisão, votada nesta quinta-feira durante uma sessão extraordinária do órgão, reitera que qualquer decisão sobre Jerusalém não tem efeito e deve ser revogada.

    A resolução também condena as medidas adotadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, de transferir a embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém. "

     

    https://br.sputniknews.com/mundo/2017122110121991-ONU-UNGA-Jerusalem-Irael-eua/

  • Ótima reportagem:

    https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/oriente-medio-trump-reconhece-jerusalem-como-capital-de-israel-e-acirra-conflito-na-regiao.htm

  • EUA se retiram do Conselho de Direitos Humanos da ONU

    Governo Trump acusa órgão de ser contra Israel e de defender países que violam os direitos humanos

    Os Estados Unidos anunciaram a sua retirada do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, acusando-o de ter um viés crônico contra Israel e a disposição de permitir que países que abusam notoriamente dos direitos humanos sejam membros da entidade. 

    “Olhem para os membros do conselho e verão uma terrível falta de respeito aos direitos mais básicos”, disse a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley. Ela exemplificou, citando o caso da admissão da República Democrática do Congo como membro, mesmo quando foram descobertas valas comuns no país, e a não discussão de abusos aos direitos humanos no Irã e na Venezuela. 

    A diplomata afirma ter deixado claro há um ano que os EUA só permaneceriam no conselho se "reformas essenciais fossem alcançadas", e alega estar claro que essas exigências não foram atendidas. Segundo ela, governos com lamentáveis registros de violações de direitos humanos procuram um lugar no órgão para evitar a fiscalização. 

    Notícia de 19/06/2018

     

    https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/eua-se-retiram-do-conselho-de-direitos-humanos-da-onu-64s9asxawhe9pfp8y6lz8010v

     

    Vamos nos precaver, pode ser que caia algo sobre isso também. 

  •  

    A decisão do Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, de transferir a embaixada americana em Israel para Jerusalém. 

     

    a correta


ID
2642680
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente o local do ponto de entrega de energia elétrica, quando se tratar de condomínio horizontal, onde a rede elétrica interna não seja de propriedade da distribuidora.

Alternativas
Comentários
  • DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 414, DE 9 DE SETEMBRO DE 2010:

    Art. 14. O ponto de entrega é a conexão do sistema elétrico da distribuidora com a unidade consumidora e situa-se no limite da via pública com a propriedade onde esteja localizada a unidade consumidora, exceto quando: (Redação dada pela REN ANEEL 418, de 23.11.2010)


ID
2642683
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Pesca
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente as atividades cujas matérias-primas devem ser diretamente provenientes para fins de reconhecimento e faturamento de acordo com a sazonalidade:

Alternativas
Comentários
  • art.10 da resolução normativa 414/2010 da aneel.

    Art. 10. A sazonalidade deve ser reconhecida pela distribuidora, para fins de faturamento, mediante solicitação do consumidor, observados os seguintes requisitos:

    I – energia elétrica destinada à atividade que utilize matéria-prima advinda diretamente da agricultura, pecuária, pesca, ou, ainda, para fins de extração de sal ou de calcário, este destinado à agricultura;


ID
2642686
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

As instalações para atendimento das áreas de uso comum, em empreendimentos com múltiplas unidades consumidoras, constituem uma unidade consumidora de responsabilidade:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 414, DE 9 DE SETEMBRO DE 2010

    Dos Empreendimentos com Múltiplas Unidades Consumidoras

    Art. 17. Em empreendimento com múltiplas unidades, cuja utilização da energia elétrica ocorra de forma independente, cada fração caracterizada por uso individualizado constitui uma unidade consumidora.

    Parágrafo único. As instalações para atendimento das áreas de uso comum constituem uma unidade consumidora de responsabilidade do condomínio, da administração ou do proprietário do empreendimento.


ID
2642689
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Ocorre o fornecimento de energia a título precário quando:

Alternativas
Comentários
  • Art. 53. A distribuidora pode atender, a título precário, unidades consumidoras localizadas em outra área de concessão ou permissão, desde que se cumpram as condições a seguir:

    I – o atendimento seja justificado técnica e economicamente;

    II – a decisão econômica se fundamente no critério do menor custo global;

    III – a existência de acordo entre as distribuidoras, contendo todas as condições comerciais e técnicas cabíveis, observados os procedimentos e padrões da distribuidora que prestar o atendimento;

    IV – os contratos firmados para unidades consumidoras do grupo A devem ter prazo de vigência não superior a 12 (doze) meses, podendo ser automaticamente prorrogados; e

    V – a tarifa a ser aplicada deve ser aquela homologada para a distribuidora que prestar o atendimento.


ID
2642692
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se três pessoas fazem 72 peças de sushi a cada 2 horas, quantas pessoas são necessárias para fazer 252 peças de sushi a cada 1 hora e meia?

Alternativas
Comentários
  • Gaba: C

     

    3 pessoas    72 peças (diretamente proporcional)     120 min (inversamente proporcional)

     

    x                                  252 peças                                                  90 min 

     

     

     

    3 pessoas   =     72 peças             *     90  min

     

    x                        252 peças                    120 min 

     

     

    x = 14

     

                          

  • Não entendi esse exemplo da colega, ficou confuso. Alguém poderia ajudar?!

     

  • Olá  , amigo pode me explicar o porque do  90 minutos  ao invés do 60 minutos  , ? 

  • PESSOAS   PEÇAS     HORAS

    3           -       72      -      2 horas ( 120 Minutos )

    X           -       252      -  1 hora e 30 Minutos  ( 90 Minutos )

     

    PERGUNTA 1 : Para fazer 72 peças eu preciso de 3 pessoas para fazer MAIS PEÇAS  (272) eu vou precisar de MAIS pessoas , LOGO DIRETAMENTE PROPORCIONAL 

     

    PERGUNTA 2 : Se com 2 Horas eu preciso de 3 pessoas com MENOS HORAS ( 1H E 30M) eu vou precisar de MAIS pessoas,  LOGO INVERSAMENTE PROPORCIONAL 

     

    FICA ASSIM :

     

    PESSOAS   PEÇAS     HORAS

    3           -       72      -     1 hora e 30 Minutos  ( 90 Minutos )

    X           -       252      -  2 horas ( 120 Minutos )  

     

    72 × 90 = 6480

    252 x 120 = 30240

     

    3 - 6480

    X - 30240

     

    6480X = 90720 

    X = 90720 / 6480

    X = 14

     

  •         Processo                                Poduto final        1º passo: converter horas para minutos

    Funcionários      Horas                 Peças Sushi            2º passo: separar oque faz parte do processo e do produto final

    3                       120 min                 72                     3º passo: igualar os termos  com os valores de acordo com as cores

    x                        90 min                   252                  4º passo: (Dividir, simplificar, cortar) os valores entre os termos   

     

    x  * 90 min * 72 3 * 120 min * 252  ( Simplifica, divide 90/3 = 30)

    x  * 30  * 72 =  120 min * 252 ( Simplifica, divide 120/30 = 4)

    * 72 =  4 * 252 ( Simplifica, divide 72/4 = 18)

    * 18 =   252  ( Divide 252/18 = 14)

    x = 14

  • Método Teeeeeeeeeeeeeeeelles! 

  • Bom dia,

     

    Não precisava nem transformar a hora em minutos, fazendo com hora e meia (1,5) encontra-se 1.4 = 14

     

    Bons estudos

  • 3 - 72 - 2

    x - 252 -1,5


    72 . 1,5 = 108

    252 . 2 = 504


    3 - 108

    x - 504


    x = 1512/ 108 = 14

  • PROCESSO PRODUTO

    PESSOAS  HORAS  PEÇAS

    3 (120 minutos) 72

     X (90 minutos) 252

     X . 90 . 72    =   3 . 120 . 252

    6480x = 90720

    x = 90720/6480

    x = 14 

    https://www.youtube.com/watch?v=NVLx8lWGeDE

    Foi o melhor método que achei para resolver regras de três

  • PESSOAL, O PULO DO GATO ESTÁ EM NOS ATENTARMOS EM CONVERTER HORAS EM MINUTOS.

  • GAB C

    LEMBRE-SE DE CONVERTER O TEMPO

    3------2---------72

    X-------1,5 --------252

    108X=1512

    X=1512/108 = 14


ID
2642695
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

João gastou 4/5 de seu salário e lhe sobraram R$ 350. Portanto, para que seu salário seja igual a R$ 2.000, ele precisa receber um aumento de: 

Alternativas
Comentários
  • (4/5)X + 350 = X    =>   X = 1750

    2000 - 1750 =  250

    250/1750 = 0,1428 ou 14,28%.

  • excelente gleice, obg!

  • bom dia no videio 4 tem uma conta errada , esta falando de numeros decimais

    (1- 0,352)

  • Gastou 4/5, por tanto sobrou 1/5 que é o valor de R$ 350.

    Logo, 350*5=1.750,00 (valor total do salário)

    1.750----100

    2.000------x

    x=114,28  

    ou seja, o aumento precisa ser de 14,28%

     

     

  • 350 x 5 = 1750  => 5/5

    1750 - 350 = 1400 => 4/5

    2000 - 1750 = 250

    1750 ------------- 100%

    250 -------------- x%

    1750x = 25000

    x= 25000/1750

    x= 14,28.

  • GAB D


ID
2642698
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um campeonato de futebol um time decide estimular 3 de seus jogadores, oferecendo um prêmio de R$ 75.000, que deve ser dividido entre os 3 jogadores de maneira proporcional ao número de gols que cada um marcar no campeonato.


Se os jogadores marcaram 15, 10 e 7 gols no campeonato, então a quantia que o jogador que marcou mais gols receberá é:

Alternativas
Comentários
  • x/15  y/10  z/7

    x+y+z=75.000

    15+10+7=32

    Divide os 75.000 pela soma dos valores (32) que é igual= 2.343,75 

    Agora é multiplicar=

    x= 15*2.343,75= 35.156,25

    y= 10*2.343,75= 23.437,50

    z= 7*2.343,75= 16.406,25

     RESPOSTA LETRA ''B'' 

    (Maior que R$ 35.000 e menor que R$ 36.000)

  • 15+10+7= 32 gol

    32      75000

    15        x

    32x=1125000

    x= 1125000/32

    x=35.156,25     resposta B

  • 15+10+7=32

    32=75000

    7500/32=2,343.75

     2,343.75 x  15= 35.156,25

  • 1º Somar o número total de gols feitos pelos três jogadores no campeonato --> 15 + 10 + 7 = 32 gols

    2º Para saber quantos R$ vale cada gol --> R$ 75.000,00 / 32 gols = R$ 2.343,75 gol

    3º Jogador que mais fez gols --> 15 gols x R$ 2.343,75 gol = R$ 35.156,25

     

    RESPOSTA *B*


ID
2642701
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma empresa tem 14 funcionários, dos quais 8 são homens e 6, mulheres. Para resolver um problema, é necessário montar uma comissão com 2 mulheres e 3 homens.


De quantas maneiras diferentes essa comissão pode ser escolhida?

Alternativas
Comentários
  • Questão de combinação

    C8,3 * C6,2= (8*7*6/ 3*2*1) * (6*5/2*1) = 840

    Portanto, mais que 800 e menos que 850 (LETRA C)

  • Homens => temos 8 e precisamos de 3 => C8,3

    Mulheres => temos 6 e precisamos de 2 => C6,2

     

    C 8,3  x  C 6,2 = 

    8.7.6/1.2.3 x 6.5/1.2 = 

    56 x 15 = 

    840

     

    Logo, gabarito C

  • 6 . 5 x 8 . 7 . 6

    -------------------- = 840

    2 . 1 x 3 . 2 . 1

  • Segue a fórmula da Análise Combinatória pra ficar mais claro, a resposta já foi dada anteriormente pelos colegas:

    C n,p = n! / p! . (n-p)!

  • Segue a fórmula da Análise Combinatória pra ficar mais claro, a resposta já foi dada anteriormente pelos colegas:

    C n,p = n! / p! . (n-p)!


ID
2642704
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma empresa troca seu presidente a cada 6 anos, seu vice-presidente a cada 4 anos e seu contador a cada 8 anos.


Se em 2018 a empresa trocou o presidente, o vice-presidente e o contador, qual o primeiro ano em que isso ocorrerá novamente?

Alternativas
Comentários
  • MMC (6, 4, 8) = 24 

    2018+24 = 2042

  • Presidente (+6): 2024, 2030, 2036, 2042, 2048, 2054...

    Vice-presidente (+4): 2022, 2026, 2030, 2034, 2038, 2042, 2046...

    Contador (+8): 2026, 2034, 2042, 2050, 2058...

    Gabarito letra B.

  • MMC multiplica todos os fatores primos, já o MDC multiplica apenas os fatores primos que dividiram a linha inteira simultaneamente!

    Para achar o resultado temos que tirar o MMC de 4, 6 e 8 e Somar com 2018.

    4   6   8   | 2

    2   3   4   | 2

    1   3   2   | 2

        3   1   | 3          

        1       | 2.2.2.3 = 24 (mmc) A cada 24 anos haverá a troca de todos!

     

    Início   2018

    2018 

    + 24 (mmc)

    -----------

    2042 - Próxima troca!

     

    Alternativa "B"

  • É só fatorar o 6,4,8 e o mmc deles que é o 24 deve ser somado com o 2018! 

    A resposta correta é a alternativa B.

    Deus é fiel!

  • Resolvi essa questão nesse vídeo aqui:

    https://youtu.be/iNthGqc6VHM

    Se inscreva no canal PROFESSOR EM CASA no YouTube e tire suas dúvidas comigo! =D


ID
2642707
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como as faces de Janus


Vivemos no mundo das redes, dos computadores portáteis, da telefonia móvel, na era da informação ubíqua, da notícia instantânea, global, planetária, que percorre – num átimo– as veias e artérias de fibra óptica do planeta. Nesse contexto, a cibercultura tem um papel ambiguamente universal: ela potencializa aquilo que somos, sem fazer exceções acerca de valores morais, políticos e ideológicos. Ela, como as demais projeções de nossa própria cognição, enfim, de nossa consciência e inteligência além de nossos próprios corpos biológicos, exprime com precisão aquilo que realmente somos. Na internet, por exemplo, encontra-se absolutamente tudo, em termos de conteúdos. O que vai diferenciar a experiência é justamente o usuário e sua cognição particular, que se estende além dele através dessas redes informacionais. Num só termo, trata-se de extensões de nossa própria mente plasmadas nos objetos técnicos que concebemos e usamos. Se mergulho no ciberespaço para pesquisar algo importante, que diz respeito à minha pesquisa da crítica da tecnologia, e já tenho em mente o que procuro, minha experiência será uma, e dirá respeito a uma intenção que já trago comigo e que estendo aos tais objetos, mas se só intuo a minha busca, se saio a navegar de link em link, minha experiência será completamente diferente, e poderei chegar a lugares inimaginados, ou, também, a lugar algum, dependendo do que sejam as minhas próprias expectativas.

O que queremos dizer é que não há nada nas tecnologias que não seja absolutamente humano. Todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos, e é por isso que a cibercultura e o ciberespaço servem também a terroristas fundamentalistas, pois são como espelhos límpidos da nossa própria face no mundo, de nossas ações e intenções, sejam elas pacifistas, terroristas, ecologistas, capitalistas e assim por diante. Como as duas faces de Janus, a cibercultura e o ciberespaço trazem para nós que os utilizamos potencializações e reciprocidades daquilo que de fato já somos, e se por um lado podem ser usados como ferramentas educacionais, pedagógicas, humanitárias, por exemplo, de pesquisa escolar, acadêmica e científica, objetivando uma sociedade melhor, mais esclarecida e igualitária, por outro podem, também, dar suporte a fins e intenções totalmente diversos, como ensinar a fazer bombas, espalhar pelo mundo ideologias extremistas e fundamentalistas infames, coordenar ataques terroristas aqui ou alhures e assim por diante. É como se Janus não tivesse apenas duas, mas sim infindáveis faces e expressões, assim como a humanidade tem, ou seja, não foi a internet que começou e provocou o terrorismo, mas sim o contrário: há terrorismo, intolerância e desumanidade no mundo, nas culturas, nas mentes e corações humanos, por isso também se refletem nesse grande espelho que a internet de fato é.

Nota: Janus é um deus romano cuja imagem está associada a mudanças e transições. No texto, a referência a Janus indica ambiguidade.

QUARESMA, A. Ruptura e tragédia social. Sociologia. ed. 72. 2017. p. 52; 55-57.[Adaptado]

Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto

Alternativas
Comentários
  • Sobre a letra "e", o texto não deixa claro que se refere ao "mundo adulto".

    Força!!!

  • Gabarito letra D

  • Na literatura e no jornalismo, uma crónica ou crônica é uma narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal ou mesmo na rádio. 


ID
2642710
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como as faces de Janus


Vivemos no mundo das redes, dos computadores portáteis, da telefonia móvel, na era da informação ubíqua, da notícia instantânea, global, planetária, que percorre – num átimo– as veias e artérias de fibra óptica do planeta. Nesse contexto, a cibercultura tem um papel ambiguamente universal: ela potencializa aquilo que somos, sem fazer exceções acerca de valores morais, políticos e ideológicos. Ela, como as demais projeções de nossa própria cognição, enfim, de nossa consciência e inteligência além de nossos próprios corpos biológicos, exprime com precisão aquilo que realmente somos. Na internet, por exemplo, encontra-se absolutamente tudo, em termos de conteúdos. O que vai diferenciar a experiência é justamente o usuário e sua cognição particular, que se estende além dele através dessas redes informacionais. Num só termo, trata-se de extensões de nossa própria mente plasmadas nos objetos técnicos que concebemos e usamos. Se mergulho no ciberespaço para pesquisar algo importante, que diz respeito à minha pesquisa da crítica da tecnologia, e já tenho em mente o que procuro, minha experiência será uma, e dirá respeito a uma intenção que já trago comigo e que estendo aos tais objetos, mas se só intuo a minha busca, se saio a navegar de link em link, minha experiência será completamente diferente, e poderei chegar a lugares inimaginados, ou, também, a lugar algum, dependendo do que sejam as minhas próprias expectativas.

O que queremos dizer é que não há nada nas tecnologias que não seja absolutamente humano. Todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos, e é por isso que a cibercultura e o ciberespaço servem também a terroristas fundamentalistas, pois são como espelhos límpidos da nossa própria face no mundo, de nossas ações e intenções, sejam elas pacifistas, terroristas, ecologistas, capitalistas e assim por diante. Como as duas faces de Janus, a cibercultura e o ciberespaço trazem para nós que os utilizamos potencializações e reciprocidades daquilo que de fato já somos, e se por um lado podem ser usados como ferramentas educacionais, pedagógicas, humanitárias, por exemplo, de pesquisa escolar, acadêmica e científica, objetivando uma sociedade melhor, mais esclarecida e igualitária, por outro podem, também, dar suporte a fins e intenções totalmente diversos, como ensinar a fazer bombas, espalhar pelo mundo ideologias extremistas e fundamentalistas infames, coordenar ataques terroristas aqui ou alhures e assim por diante. É como se Janus não tivesse apenas duas, mas sim infindáveis faces e expressões, assim como a humanidade tem, ou seja, não foi a internet que começou e provocou o terrorismo, mas sim o contrário: há terrorismo, intolerância e desumanidade no mundo, nas culturas, nas mentes e corações humanos, por isso também se refletem nesse grande espelho que a internet de fato é.

Nota: Janus é um deus romano cuja imagem está associada a mudanças e transições. No texto, a referência a Janus indica ambiguidade.

QUARESMA, A. Ruptura e tragédia social. Sociologia. ed. 72. 2017. p. 52; 55-57.[Adaptado]

Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.

Alternativas
Comentários
  • Referente a assertiva "d", pelo contrário, o autor usa da figura mitológica romana para admitir a ideia da cibercultura e ciberespaço.

    Força, galera!!!

  • Gabarito letra E 

  • "É como se Janus não tivesse apenas duas, mas sim infindáveis faces e expressões, assim como a humanidade tem, ou seja, não foi a internet que começou e provocou o terrorismo, mas sim o contrário: há terrorismo, intolerância e desumanidade no mundo, nas culturas, nas mentes e corações humanos, por isso também se refletem nesse grande espelho que a internet de fato é."


ID
2642713
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como as faces de Janus


Vivemos no mundo das redes, dos computadores portáteis, da telefonia móvel, na era da informação ubíqua, da notícia instantânea, global, planetária, que percorre – num átimo– as veias e artérias de fibra óptica do planeta. Nesse contexto, a cibercultura tem um papel ambiguamente universal: ela potencializa aquilo que somos, sem fazer exceções acerca de valores morais, políticos e ideológicos. Ela, como as demais projeções de nossa própria cognição, enfim, de nossa consciência e inteligência além de nossos próprios corpos biológicos, exprime com precisão aquilo que realmente somos. Na internet, por exemplo, encontra-se absolutamente tudo, em termos de conteúdos. O que vai diferenciar a experiência é justamente o usuário e sua cognição particular, que se estende além dele através dessas redes informacionais. Num só termo, trata-se de extensões de nossa própria mente plasmadas nos objetos técnicos que concebemos e usamos. Se mergulho no ciberespaço para pesquisar algo importante, que diz respeito à minha pesquisa da crítica da tecnologia, e já tenho em mente o que procuro, minha experiência será uma, e dirá respeito a uma intenção que já trago comigo e que estendo aos tais objetos, mas se só intuo a minha busca, se saio a navegar de link em link, minha experiência será completamente diferente, e poderei chegar a lugares inimaginados, ou, também, a lugar algum, dependendo do que sejam as minhas próprias expectativas.

O que queremos dizer é que não há nada nas tecnologias que não seja absolutamente humano. Todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos, e é por isso que a cibercultura e o ciberespaço servem também a terroristas fundamentalistas, pois são como espelhos límpidos da nossa própria face no mundo, de nossas ações e intenções, sejam elas pacifistas, terroristas, ecologistas, capitalistas e assim por diante. Como as duas faces de Janus, a cibercultura e o ciberespaço trazem para nós que os utilizamos potencializações e reciprocidades daquilo que de fato já somos, e se por um lado podem ser usados como ferramentas educacionais, pedagógicas, humanitárias, por exemplo, de pesquisa escolar, acadêmica e científica, objetivando uma sociedade melhor, mais esclarecida e igualitária, por outro podem, também, dar suporte a fins e intenções totalmente diversos, como ensinar a fazer bombas, espalhar pelo mundo ideologias extremistas e fundamentalistas infames, coordenar ataques terroristas aqui ou alhures e assim por diante. É como se Janus não tivesse apenas duas, mas sim infindáveis faces e expressões, assim como a humanidade tem, ou seja, não foi a internet que começou e provocou o terrorismo, mas sim o contrário: há terrorismo, intolerância e desumanidade no mundo, nas culturas, nas mentes e corações humanos, por isso também se refletem nesse grande espelho que a internet de fato é.

Nota: Janus é um deus romano cuja imagem está associada a mudanças e transições. No texto, a referência a Janus indica ambiguidade.

QUARESMA, A. Ruptura e tragédia social. Sociologia. ed. 72. 2017. p. 52; 55-57.[Adaptado]

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação à frase abaixo retirada do texto.


Vivemos no mundo das redes, dos computadores portáteis, da telefonia móvel, na era da informação ubíqua, da notícia instantânea, global, planetária, que percorre – num átimo– as veias e artérias de fibra óptica do planeta. (1° parágrafo)


) Na frase, há marca gramatical que evidencia que o autor faz parte do contexto descrito.

( ) A palavra “ubíqua” pode ser substituída por “onipresente”, sem prejuízo de sentido na frase.

( ) A palavra “átimo” pode ser substituída por “instante”, sem prejuízo de sentido na frase.

( ) Em “as veias e artérias de fibra óptica do planeta”, há uso figurativo da linguagem, por isso a informação não deve ser interpretada em sentido literal.

( ) A expressão “num átimo” funciona como aposto explicativo do termo “percorre”.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Todas estão corretas, exceto a última. O que pode ocorrer é que o "num átimo” seja um adjunto adverbial deslocado ao invés de um aposto.

    OBS: ADJ ADV traz uma circunstância de tempo, modo, lugar, etc. Neste caso a um verbo.

    Enquanto que aposto: "É um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor." - soportugues.com.br

    Por favor me corrijam se estiver errado. Obrigado!

  • Na frase: “as veias e artérias de fibra óptica do planeta”, correta, está no sentido conotativo.

  • Gabarito letra A

  • Tá certinho Dr Rey ;)

  • ubiquidade

    1.TEOLOGIA

    faculdade divina de estar concomitantemente presente em toda parte.

    2.fato de estar ou existir concomitantemente em todos os lugares, pessoas, coisas.

    "a u. de uma opinião no seio de um grupo"

    3.qualidade de um ser que dá a impressão de estar física e concomitantemente presente em diversos lugares.

    "possuir o dom da u."

    4.grande rapidez com que se domina um espaço considerado.

    "a u. dos olhares infantis"

    5.qualidade do que existe em todos ou em praticamente todos os lugares.

    "a u. das bactérias"

     

    átimo

    1.pequena parte; porção mínima.

    2.BRASILEIRISMO BRASIL

    momento, instante.

    Origem: ⊙ ETIM segundo JM, de átomo, tomado na acp. de 'instante, momento', aduzida na loc. in atomo 'num instante, num momento'


ID
2642716
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o trecho abaixo em seu contexto:


Todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos, e é por isso que a cibercultura e o ciberespaço servem também a terroristas fundamentalistas, pois são como espelhos límpidos da nossa própria face no mundo, de nossas ações e intenções, sejam elas pacifistas, terroristas, ecologistas, capitalistas e assim por diante. (2° parágrafo)


Analise as afirmativas abaixo em relação ao trecho.


1. A construção “Todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos” está na voz passiva.

2. O segmento “Todos […] fundamentalistas” pode ser reescrito, sem prejuízo de significado entre as orações, como “A cibercultura e o ciberespaço servem também a terroristas fundamentalistas, uma vez que todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos”.

3. O vocábulo “pois” funciona como conector que introduz uma oração subordinada conclusiva.

4. O vocábulo “como” introduz uma comparação entre “terroristas fundamentalistas” e “espelhos límpidos”.

5. A palavra “sejam” expressa uma ideia de alternância entre as características atribuídas a “ações e intenções”.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 1. A construção “Todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos” está na voz passiva.

    (Correto)

    'Todos os conteúdos' é o sujeito paciente e 'seres humanos' é o agente da passiva.

     

    2. O segmento “Todos […] fundamentalistas” pode ser reescrito, sem prejuízo de significado entre as orações, como “A cibercultura e o ciberespaço servem também a terroristas fundamentalistas, uma vez que todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos”.

    (Correto)

    Substitui e traz o mesmo significado.

     

    3.O vocábulo “pois” funciona como conector que introduz uma oração subordinada conclusiva.

    (Errado)

    O 'pois' nesse caso introduz uma oração coordenada explicativa.

     

     

    Sendo assim, alternativa D.

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Acertei a questão, mas confesso que não vi erro na 4, pois o COMO dá ideia de IGUAL A, que seria uma comparação entre tais palavras, se alguém souber me dizer qual o erro, agradeço.

  • Camila e Tom, o "COMO" da número 4 realmente é comparativo, porém ele está comparando "cibercultura e o ciberespaço" e não “terroristas fundamentalistas” e “espelhos límpidos”.

    "...cibercultura e o ciberespaço (..) são como espelhos límpidos da nossa própria face no mundo...".


ID
2642719
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o trecho abaixo:


É como se Janus não tivesse apenas duas, mas sim infindáveis faces e expressões, assim como a humanidade tem, ou seja, não foi a internet que começou e provocou o terrorismo, mas sim o contrário: terrorismo, intolerância e desumanidade no mundo, nas culturas, nas mentes e corações humanos, por isso também se refletem nesse grande espelho que a internet de fato é. (2° parágrafo)


Assinale a alternativa correta em relação ao trecho

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra (B)

    a conjunção e também pode ser usada no sentido adversativo.

  • Alguém poderia explicar-me o erro da Letra (a) por mensagem? Obrigado!

  • GABARITO: B

     

    Explicação sobre a "A":

    http://sualingua.com.br/2010/09/01/concordancia-com-verbos-impessoais-haver-fazer-etc/

  •  a) Os verbos ter e haver são usados com valor existencial em “tivesse”, “tem” e “há”. (O verbo TER foi usado com valor de posse. Esse, inclusive, é seu único uso dentro da norma culta, ou seja, ele não deve ser usado com valor existencial: Tem muita gente aqui (errado) --> Há muita gente aqui (certo))

     

    b) A expressão “mas sim”, nas duas ocorrências, pode ser substituída por “e sim” sem prejuízo na relação semântica de adversidade. (Certo. Seria o caso do "e" com valor adversativo)

     

     c) A expressão “ou seja” introduz uma informação que retifica um equívoco da informação precedente. (A expressão "ou seja" ratifica o que foi dito. Ex.: Ela terminou comigo, ou seja, estou solteiro)

     d) As formas verbais se alternam, no trecho, exclusivamente entre os tempos pretérito perfeito e presente do modo indicativo. (O verbo "tivesse" na primeira linha já nos mostra uma forma no pretérito imperfeito do subjuntivo, logo, alternativa errada)

     e) As partícula “se” (nas duas ocorrências) e “que” (nas duas ocorrências) funcionam, respectivamente, como pronome oblíquo e pronome relativo. ( "Se" com função de P.O.A? Não dá. Os dois "quês" realmente são pronomes relativos, mas os "ses" não são p.o.a)

  • Carlos Caetano,

    Não se usa o verbo TER (e variações) com sentido EXISTENCIAL.

     

    Ex.: pessoas aqui. (verbo impessoal)

    Existem pessoas aqui. (verbo pessoal, varia)

     

    A colocação do verbo TER, nesses dois casos, acarretaria erro gramatical  (mesmo soando bem ao sentido)

     

     

  • Achava que esse "e" deveria vir com vírgulam, haja vista que tem sentido de "mas".

    Exemplo: Nasceu rico, e morreu probre. ( e - mas)

    Mas nesse caso, refere-se ao valor adversativo do "e".

  • Nathália Oliveira. por que o "se" não é pronome oblíquo átono? Toda tabela de P.O.A. mostra o "se".





  • Já tem que tem gente se questionando o se como Pronome Oblíquo Átono, aí vai as funções morfológicas do se:

    O se pode ser

    Substantivo

    Pronome oblíquo átono = pronome reflexivo (ou recíproco), parte integrante do verbo, partícula expletiva, partícula de indeterminação do sujeito e partícula apassivadora.

    Conjunção integrante, condicional, causal, concessiva e temporal.

     

    Na alternativa "e", o "se" é uma conjunção


ID
2642722
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que descreve corretamente a função COMPACTAR() do MS Excel.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A (quando acho que já vi de tudo...)

     

    Se copiar texto de outro programa em Excel você pode muitas vezes acabar com excesso de espaço em branco que acaba por desconfigurar a nossa folha de cálculo, ora a função COMPACTAR ajuda a limpar tudo. Assim, esta função remove todos os espaços do texto excepto os espaços únicos entre palavras. Utilize COMPACTAR no texto que recebeu de outra aplicação que pode ter espaçamento irregular.

    Uma desvantagem desta função é o facto de poder apenas lidar com texto de uma única célula.

     

    https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/conheca-15-funcoes-essenciais-do-excel/

     

    ================================================

    Remove todos os espaços do texto exceto os espaços únicos entre palavras. Utilize COMPACTAR no texto que recebeu de outra aplicação que pode ter espaçamento irregular.

    Sintaxe:    COMPACTAR(texto)

     

    https://support.office.com/pt-pt/article/compactar-função-compactar-410388fa-c5df-49c6-b16c-9e5630b479f9

  • Remove todos os espaços do texto exceto os espaços únicos entre palavras. Use ARRUMAR no texto que recebeu de outro aplicativo que pode ter espaçamento irregular.

    https://support.office.com/pt-br/article/arrumar-fun%C3%A7%C3%A3o-arrumar-410388fa-c5df-49c6-b16c-9e5630b479f9

    ??

  • ESSA QUESTAO FOI DE QUEBRAR AS PERNAS DO CAMARADA,

    COMPACTAR ESTA DISPONIVEL NO ROL DE FUNCOES DO EXCEL NO IDIOMA "PORTUGUES, PORTUGAL"

    JA NO IDIOMA "PORTUGUES, BRASIL" ESTA COMO ARRUMAR.

  • Essa questão (18 da prova S01) foi anulada.

    http://2018celesc.fepese.org.br/?go=download&arquivo=2018_CELESC_gabarito_definitivo.pdf


ID
2642725
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que contém uma forma válida de obter informações sobre a versão do MS Word em uso, ao utilizar o software MS Word 2013 Home and Business 2013 em português.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    1 Abra qualquer aplicativo do Office, como o Word ou o Excel, e crie um novo documento.

    2 Escolha Arquivo na parte superior esquerda e selecione Conta ou Ajuda na lista à esquerda.

    3 Em Informações do Produto, você verá o nome e, em alguns casos, o número completo da versão do produto do Office.

    4 Se o número completo da versão não aparecer aqui, escolha Sobre o Word. Será aberta uma caixa de diálogo mostrando o número completo da versão e a versão em bits (32 ou 64 bits) na parte superior.

     

    https://support.office.com/pt-br/article/sobre-o-office-qual-versão-do-office-estou-usando-932788b8-a3ce-44bf-bb09-e334518b8b19

  • Gabarito: E

    Se o seu Word for 2007:

    1 - Clique no botão Microsoft Office, no canto extremo superior da esquerda.

    2 - Clique no botão Opções do Word.

    3 - Clique em recursos e, em seguida, clique em sobre.

    4 - Para ver informações sobre o seu computador, clique em Informações do sistema.

  • Alternativa (E)

     

    Se for Word versão 2010

     

    -> Guia Arquivo.

          -> Seleciona Ajuda.

     

    bons estudos 

  • iuhiuhsIUhsaiuHAS eu errei essa questão por ter lida umas trocentas vezes na letra E "oitem conta". O correto é o item conta.


ID
2642728
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Que utilitário do Windows 10 em português permite ao usuário verificar o uso corrente de memória RAM do computador?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    Atalho para acessar diretamente o GERENCIADOR DE TAREFAS é  Ctrl + Shift + Esc

     

    É possível que você:

    1 - Visualize todos os processos

    2 - Obtenha informações sobre um processo

    3 - Verifique o uso de memória RAM   (GABARITO -  e mais detalhes)  

          Após a confirmação das opções, você visualizará as colunas na guia Processos. A guia Conjunto de Trabalho (Memória) indica a quantidade de memória física utilizada por cada processo (essa memória pode ser compartilhada pelos demais processos).

          A outra guia, Memória (Conjunto de Trabalho Particular), exibe a quantidade de memória física utilizada individualmente por cada processo (esse valor é a parte do total que não pode ser compartilhado com outros processos).

    4 - Verifique o uso de disco

    5 - Acabe com problemas de inicialização de programas

    6 - Acabe com processos rebeldes

    7 - Acabe com devoradores de memória

    8 - Acabe com vazamento de recursos

    9 - Crie um arquivo de despejo

    10 - Inicie ou interrompa um serviço

    11 - Reinicie o Explorer

    12 - Compreenda o uso da CPU

    13 - Obtenha informações sobre o sistema

    14 - Monitore a utilização da rede

    15 - Gerencie usuários da rede

    16 - Alternativas ao Gerenciador de tarefas do Windows

     

    =======================

    Ferramentas para substituir o Gerenciador de Tarefas

    Assim como usuários perceberam a falta de algumas opções, diversos desenvolvedores também notaram que o Gerenciador de Tarefas podia ser mais completo.  Alguns substitutos:

    -System Explorer

    -Security Process Explorer

    -AnVir Task Manager Free

     

    https://www.tecmundo.com.br/windows-xp/3567-fique-craque-com-estas-dicas-para-o-gerenciador-de-tarefas-do-windows.htm

    https://www.tecmundo.com.br/programas/2930-ferramentas-para-substituir-o-gerenciador-de-tarefas.htm

  • Outro atalho é: Digite WIN+R, posteriormente digite "taskmgr"

  • Que utilitário do Windows 10 em português permite ao usuário verificar o uso corrente de memória RAM do computador?

     c) Gerenciador de Tarefas

  • GERENCIADOR DE TAREFAS (CTRL+SHIFT+ESC)

    O Gerenciador de Tarefas é uma ferramenta do Windows que permite monitorar o funcionamento do sistema. Outra função muito comum desse serviço é a opção de fechar programas que estão travados no sistema por meio da opção “Finalizar Tarefa”.

    Vale lembrar que existem duas opções para se acessar o Gerenciador de Tarefas. Uma delas é diretamente por meio do comando Ctrl + Shift + Esc e a outra é pressionando o comando Ctrl + Alt + Del e selecionando a opção “Gerenciador de Tarefas”. O Gerenciador de Tarefas é composto por diversas abas que são: Processos, Desempenho, Histórico de aplicativos, Inicializar, Usuários, Detalhes e Serviços. O nome dessas abas pode ser cobrado em provas de concursos públicos, logo, é importante guardar essa informação. 

  • Outra maneira de acessar o gerenciador de tarefas que é muito cobrada em provas (Olá, FCC!) é o classico Ctrl + Alt + Del que NÃO acessa diretamente o gerenciador de tarefas, mas exibe uma tela com algumas opções, dentre elas o gerenciador de tarefas.


ID
2705128
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere o seguinte princípio ecológico:

“O excesso ou a falta de um fator abiótico pode limitar ou impedir o crescimento de uma população, ainda que todos os outros fatores estejam na faixa de tolerância ideal ou próximos a ela”.

Esse princípio é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D - Princípio dos fatores limitantes.

    Fator limitante = Qualquer agente que torne difícil a sobrevivência, o crescimento ou a reprodução de uma espécie.


ID
2705131
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação aos componentes biológicos dos ecossistemas.

( ) Na terra, as plantas verdes são a maioria dos produtores. Em zonas de vida de água doce e marinha, as algas e as plantas são os principais produtores próximos às costas. Em mar aberto, os produtores dominantes são os fitoplânctons e os nêctons, organismos microscópicos que flutuam ou vagam na água.
( ) Os decompositores, principalmente bactérias e fungos, são consumidores especializados que reciclam a matéria orgânica nos ecossistemas. Esses organismos decompõem os detritos para obtenção dos nutrientes. Essa atividade libera compostos inorgânicos mais simples na água e no solo, onde os produtores podem absorver os nutrientes.
( ) Produtores, consumidores e decompositores utilizam energia química armazenada na glicose e em outros compostos orgânicos para manter seus processos vitais. Na maioria das células, essa energia é liberada pela respiração anaeróbica, que utiliza o oxigênio para converter nutrientes orgânicos em dióxido de carbono e água.
( ) Os decompositores concluem o ciclo da matéria decompondo os detritos em nutrientes orgânicos, que são absorvidos pelos produtores. Esse ciclo é de vital importância para a manutenção da vida na Terra, pois os resíduos de um organismo servem de alimento para o outro, com essa reciclagem ocorrendo de forma contínua.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 1ª ) Na terra, as plantas verdes são a maioria dos produtores. Em zonas de vida de água doce e marinha, as algas e as plantas são os principais produtores próximos às costas. Em mar aberto, os produtores dominantes são os fitoplânctons, organismos microscópicos que flutuam ou vagam na água.

     

    3ª) Produtores, consumidores e decompositores utilizam energia química armazenada na glicose e em outros compostos orgânicos para manter seus processos vitais. Na maioria das células, essa energia é liberada pela respiração aeróbica, que utiliza o oxigênio para converter nutrientes orgânicos em dióxido de carbono e água.

     

    4ª) Os decompositores concluem o ciclo da matéria decompondo os detritos em nutrientes inorgânicos, que são absorvidos pelos produtores. Esse ciclo é de vital importância para a manutenção da vida na Terra, pois os resíduos de um organismo servem de alimento para o outro, com essa reciclagem ocorrendo de forma contínua.


ID
2705134
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O peso seco de toda matéria orgânica contida nos organismos refere-se à:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A - Biomassa.


ID
2705137
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os seres vivos mantêm constante troca de matéria com o ambiente. Os elementos químicos são retirados do ambiente, utilizados pelos organismos e novamente devolvidos ao ambiente.

Esse processo é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E - Ciclo biogeoquímico.


ID
2705140
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A energia armazenada na biomassa dos produtores, medida durante um determinado intervalo de tempo, constitui:

Alternativas
Comentários
  • Produtividade Primária Bruta (PPB) = Taxa fotossintética total



    Produtividade Primária Líquida (PPL) = PPB - Respiração dos autótrofos


    Produtividade Líquida da comunidade (PLC) = PPL - Consumo por herbívoros

  • Gabarito: Letra B - Produtividade primária líquida.


ID
2705143
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O número de indivíduos de uma mesma espécie que vive em determinada área é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Pode isso Arnaldo? questõa anulável. Resposta certa letra E. Ta gritante esse erros. 

  • Biocenose = comunidade

  • Deve ser a letra C, e não a E, porque falou em "número de indivíduos de mesma espécie que vive em determinada área". Isso poderia ser entendido também como "número de indivíduos de mesma espécie por área".


ID
2705146
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A relação ecológica intraespecífica em que os indivíduos são independentes e estão organizados cooperativamente é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Na colônia (relação intraespecífica), os organismos encontram-se unidos fisicamente, constituindo um conjunto coeso, podendo ou não ocorrer divisão de trabalho entre eles. Há colônias móveis, como as caravelas e várias espécies de algas, como as Volvox (as quais, tecnicamente, formam cenóbios, um tipo especial de colônia). Há também colônias fixas como as de esponjas e de corais.


    Comensalismo: relação ecológica interespecífica na qual duasespécies de animais encontram-se associadas com benefício para uma delas e sem prejuízo para a outra.


    No mutualismo obrigatório (relação interespecífica) também chamado de simbiose, as espécies associadas dependem permanentemente uma da outra, não conseguindo sobreviver sem a presença do outro indivíduo.


    Na protocooperação ou mutualismo facultativo (relação interespecífica), as espécies envolvidas trocam benefícios, mas podem viver separadas umas das outras. Um clássico exemplo desta relação é o caso dos crustáceos do gênero Pagurus, conhecidos como caranguejos-eremita, e algumas espécies de anêmonas-do-mar.

  • Gabarito: Letra B - Sociedade.

  • Gabarito: letra B.

    Relações intraespecíficas Harmônicas

    Colônia: nessa relação ecológica, indivíduos de uma mesma espécie estão unidos anatomicamente e trabalham juntos para garantir o sucesso do grupo. Exemplo: Caravela portuguesa.

    Sociedade: organismos trabalham juntos para garantir o sucesso do grupo, sem que haja ligação anatômica. Exemplo: Abelhas.

    Fonte: https://www.preparaenem.com/biologia/relacoes-ecologicas.htm


ID
2705149
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente a relação ecológica próxima e interdependente de certas espécies de uma comunidade, com consequências vantajosas ou desvantajosas para pelo menos uma das partes.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi. Simbiose é vantajoso para as duas espécies envolvidas.

  • Sim, tb entendo assim. É vantajoso para as duas espécies. Alguém pode nos explicar melhor?

     

     

  • Se é desvantajoso, não é simbiose. Acho que o gabarito tá errado

  • Acabei de conferir o gabarito oficial e eles mantiveram essa alternativa como a certa!

  • Sabendo que SEMPRE: (+ VANTAGEM; - DESVANTAGEM)

    Parasitismo: +; -

    Predatismo: +; -

    Mutualismo: +; +

    Competição: - ;-

    Simbiose: fui por eliminação, se atente que ele diz "consequências vantajosas ou desvantajosas para pelo menos uma das partes, OU SEJA, está admitindo que existe uma maleabilidade na relação desses seres.

  • A nota que eu dou para quem fez essa questão é: DÓ


ID
2705152
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A camada superior de um corpo d’água por meio da qual a luz do sol pode penetrar e dar suporte à fotossíntese é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • (Letra C- Correta) Zona eufótica ou zona fótica é a parte de um ecossistema aquático que recebe luz solar suficiente para que ocorra a fotossíntese.

    Zona afótica se refere à camada profunda dos ecossistemas aquáticos onde já não se faz sentir a ação direta da luz solar, ou seja, não se desenvolvem nesta região seres fotoautotróficos, como as algas

    Zona abissal é uma região profunda do oceano, variando entre 2.000 e 6.000 metros, o lugar é frio e muito escuro. Essa porção dos oceanos responde por grande parte da extensão terrestre.

    A zona ribeirinha é a interação entre a terra e corpos com superfície flutuante na água.

    Zona de Aeração é a região entre o lençol freático e a superfície do terreno. Recebe este nome porque está preenchida por ar atmosférico e contém pouca água, na forma de umidade. Esta camada do solo é importante na purificação das águas que se infiltram, atuando como filtro, como zona de oxidação de matéria orgânica e de retenção de uma gama variada de metais pesados.


ID
2705155
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A faixa de mar contínua ao território, na qual o Estado exerce sua soberania e jurisdição e que alcança 12 milhas náuticas (22 quilômetros) a partir do litoral de um Estado, é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a legislação brasileira, a faixa de 12 milhas marítimas e a faixa que se estende das doze às duzentas milhas marítimas, são denominadas, respectivamente: mar territorial e zona econômica exclusiva.

  • D


    Mar Territorial: é a faixa de mar que se estende até 12 milhas náuticas (22 km), contadas a partir do litoral, que é considerada como parte do território do país costeiro. A soberania é exercida também sobre o espaço aéreo sobrejacente, bem como seu leito e subsolo, como é feito em terra. É a partir do limite do mar territorial (ou águas territoriais) que são contadas as 200 milhas de extensão da Zona Econômica Exclusiva.


ID
2705158
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas em relação à Resolução Conama 462/2014 que regulamenta os procedimentos para o licenciamento ambiental de empreendimentos de geração de energia elétrica a partir de fonte eólica em superfície terrestre.

1. Os empreendimentos eólicos sujeitos ao procedimento simplificado de licenciamento deverão ser objeto de elaboração de relatórios simplificados que conterão informações relativas ao diagnóstico ambiental da região de inserção do empreendimento, sua caracterização, a identificação dos impactos ambientais e das medidas de controle e mitigadoras e compensatórias.
2. O órgão licenciador poderá, em uma única fase, atestar a viabilidade ambiental, aprovar a localização e autorizar a implantação do empreendimento eólico de baixo impacto ambiental, sendo emitida diretamente a licença de instalação, cujo requerimento deverá ser realizado antes da implantação do empreendimento, desde que apresentadas medidas de controle, mitigação e compensação.
3. O licenciamento ambiental de empreendimentos eólicos considerados de baixo impacto ambiental será realizado mediante a apresentação de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), além de audiências públicas, nos termos da legislação vigente.
4. Quando houver a necessidade de supressão de vegetação para a instalação dos empreendimentos eólicos, a autorização para a mesma deverá ser requerida na fase da Licença Prévia, com a apresentação dos estudos pertinentes.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • A


    1 -  Os empreendimentos eólicos sujeitos ao procedimento simplificado de licenciamento deverão ser objeto de elaboração de relatórios simplificados que conterão as informações relativas ao diagnóstico ambiental da região de inserção do empreendimento, sua caracterização, a identificação dos impactos ambientais e das medidas de controle, mitigadoras e compensatórias.


    2 - O órgão licenciador poderá em uma única fase, atestar a viabilidade ambiental, aprovar a localização e autorizar a implantação do empreendimento eólico de baixo impacto ambiental, sendo emitida diretamente licença de instalação, cujo requerimento deverá ser realizado antes da implantação do empreendimento, desde que apresentadas medidas de controle, mitigação e compensação.


    3 - O licenciamento ambiental de empreendimentos eólicos considerados de baixo impacto ambiental será realizado mediante procedimento simplificado, observado o Anexo II, dispensada a exigência do EIA/RIMA.


    4- Quando houver a necessidade de supressão de vegetação para a instalação dos empreendimentos eólicos, a autorização para a mesma deverá ser requerida na fase da Licença de Instalação, com a apresentação dos estudos pertinentes.  


ID
2705161
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo em relação à Lei Complementar 140/2011, que tem o objetivo de fixar normas para a cooperação entre a União, os Estados e os Municípios nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição em qualquer de suas formas e à preservação das florestas, da fauna e da flora.

1. O licenciamento dos empreendimentos cuja localização compreenda concomitantemente áreas das faixas terrestre e marítima da zona costeira será de atribuição da União, exclusivamente nos casos previstos em tipologia estabelecida por ato do Poder Executivo, a partir de proposição da Comissão Tripartite Nacional, assegurada a participação de um membro do Conama e considerados os critérios de porte, potencial poluidor e natureza da atividade ou empreendimento.
2. Como já estabelecia na Lei no 6.938/81, coube à União a maior fatia da competência em matéria ambiental, isto quer dizer que compete à União a denominada competência residual.
3. A Lei Complementar 140/2011 revogou expressamente o artigo 10o , § 4o da Lei 6.938/81, de forma que a definição de competência não se dá mais pela abrangência do impacto, mas sim pelo local da atividade ou empreendimento, uma vez que sua redação faz menção às atividades localizadas ou desenvolvidas em determinada região. Isto é, a definição quanto ao ente federativo que irá licenciar está estritamente relacionado aos limites geográficos da atividade e/ou empreendimento.
4. A Lei Complementar 140/2011 assegura, em seu artigo 13, que os empreendimentos e atividades serão licenciados ambientalmente por um único ente federativo. Essa definição já se encontrava estabelecida na Resolução Conama 237/97, porém não era observada diante de flagrante de inconstitucionalidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Para mim essa resposta merecia um recurso.

    O item I está descrito no Art.7 Parágrafo único.

    O Item II está errado porque não é a competência residual

    O Item III é o que gerou mais dúvida, pois, a primeira parte está correta, contudo, não acredito que com o novo texto a questão do licenciamento está definida por caracter locacional na forma que foi escrito.

    O Item IV a resposta encontra-se tanto na LC140 e na CONAMA 237.

  • Para mim estão corretas 1 e 4

  • Acredito que o item 4 esteja errado, pois as definições não são as mesmas:


    A LC 140, em seu Art. 13 define que os empreendimentos e atividades são licenciados ou autorizados, ambientalmente, por um único ente federativo, em conformidade com as atribuições estabelecidas nos termos desta Lei Complementar. 


    Já a resolução CONAMA 237/97, em seu Art. 7º, define que os empreendimentos e atividades serão licenciados em um único nível de competência, conforme estabelecido nos artigos anteriores. Essa definição abre espaço para o licenciamento conjunto a ser realizado por entidades políticas de igual natureza.


    Portanto acredito que essa questão seja passível de recurso.



  • O item III está errado, pois não é caráter estritamente relacionada aos limites geográficos, por exemplo, empreendimentos de energia nuclear, independentemente da localização, são licenciados pela União (alínea f do inciso XIV do art. 7º da lei complementar 140 de 2011).

    A questão generalizou.


ID
2705164
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O tempo necessário para que toda a área da bacia contribua para o escoamento superficial na seção de saída é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Tempo de concentração: Período de tempo necessário para que o escoamento superficial proveniente de uma precipitação se movimente do ponto mais remoto de uma bacia até o exutório.

    Tempo de detenção hidráulico (td): é o tempo médio (geralmente expresso em dias) em que os despejos líquidos permanecem em uma unidade ou sistema.


ID
2705167
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo em relação às águas superficiais e águas subterrâneas:

1. As águas superficiais e as águas subterrâneas não são necessariamente recursos independentes. Em muitos casos podem existir ligações entre os corpos de água superficial e aquíferos. Dependendo da permeabilidade do leito do rio e da diferença de carga potenciométrica entre o rio e o aquífero, a água pode fluir do rio para o aquífero ou vice-versa.
2. As descargas de águas de fontes, que emergem no sopé de muitas encostas, são um exemplo de ligação entre água subterrânea e superficial, à medida que, depois de aflorarem à superfície do solo, essas águas incorporam-se ao escoamento superficial.
3. As águas subterrâneas encontradas nos sistemas aquíferos regionais são águas armazenadas ao longo de milhares de anos e se encontram, em condições naturais, em quase equilíbrio, governado por um mecanismo de recarga e descarga.
4. As águas superficiais representam águas em trânsito, que se renovam em períodos muito curtos. Os aportes dependem das chuvas e as perdas por evapotranspiração são contínuas, por estarem diretamente expostas às influências dos agentes e fatores climáticos, como temperatura do ar, ventos, umidade relativa, etc.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E - São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.


ID
2705170
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A zona que fica situada abaixo da superfície freática na qual todos os vazios existentes no terreno estão preenchidos com água e que a superfície freática é definida como o lugar geométrico dos pontos em que a água se encontra submetida à pressão atmosférica é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • C


    Zona saturada ou zona de saturação – fica abaixo da superfície freática e nela todos os vazios existentes no terreno estão preenchidos com água.


    A superfície freática é definida como o lugar geométrico dos pontos em que a água se encontra submetida à pressão atmosférica


ID
2705173
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Analise o texto abaixo:

Em um aquífero não drenante, as camadas acima e abaixo do meio poroso são ................ e a condição de contorno nessas duas faces é de fluxo .........................................................

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • B - impermeáveis • nulo


ID
2705176
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A medida da facilidade de uma água conduzir a corrente elétrica, estando diretamente ligada ao teor de sais dissolvidos sob a forma de íons, é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D - Condutividade elétrica.

  • Para a condução de energia elétrica, é essencial ter condutividade elétrica. Sim, a água pode ter condutores elétricos. Veja, falou em corrente elétrica, só de olhar as alternativas você já consegue responder, e nem precisa ser especialista.

    Gabarito: D

  • Gabarito: letra D.

    A capacidade da água de conduzir uma corrente elétrica é denominada condutividade e depende da concentração dos íons presentes na solução: cátions e ânions. Depende também da temperatura e por isso essas medidas devem estar sempre associadas. 

    Fonte: https://www.cnpma.embrapa.br/projetos/ecoagua/eco/condu.html


ID
2705179
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As formas de relevo litorâneo com quedas abruptas ou escarpadas, esculpidas através da ação de solapamento do mar, sendo resultado da erosão marinha, refere-se às(aos):

Alternativas
Comentários
  • Falésiaarriba ou costa alta é um acidente geográfico constituído por uma encosta íngreme ou vertical. Geralmente estes termos referem-se a formações litorâneas, mas também podem ser consideradas aquelas encontradas em montanhas, falhas e margens de rios. Quando uma falésia tem grandes dimensões é chamada de penhasco.


    Falésias são escarpas que terminam ao nível do mar e encontram-se permanentemente sob a ação erosiva do mar.

  • Chapada corresponde a uma área de terra elevada, de dimensões consideráveis, com topo relativamente ou essencialmente plano. Também referida como altiplano ou planalto.


    Tômbolo é um acidente geográfico que faz com que uma ilha seja unida ao continente por uma estreita faixa (barra) resultante da acumulação de sedimentos (areia ou terra).

  • Os tabuleiros são formados de pequenos platôs (planaltos), de altitude modesta, entre 20 e 50 m, limitados por escarpas abruptas, que são chamadas de barreiras.


    Já as chapadas têm extensas superfícies planas com altitudes geramente maiores de 600 m.


    Então a diferença entre eles mais fácil de perceber são a altitude e a extensão horizontal.


    Tabuleiro seria, a grosso modo, uma "pequena chapada".

  • a) Falésias.

     

     

    As falésias consistem em formas de relevo litorâneo, abruptas e escarpadas, resultantes da ação erosiva constante das ondas do mar sobre a rocha e/ou material sedimentar ou vulcânico (abrasão marinha).

     

     


ID
2705182
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Nas regiões equatoriais, o ar, fortemente aquecido pelo calor que irradia do solo, sobe e gera uma zona de baixa pressão, que é imediatamente ocupada por ar mais frio.

Esse fenômeno, em que o ar se movimenta devido ao aquecimento desigual, é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Convecção é o movimento ascendente ou descendente de matéria em um fluido.

  • alternativa E


ID
2705185
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere o Bioma que é encontrado nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo em regiões com índices pluviométricos em torno de 1.400 mm anuais e temperaturas moderadas, com baixas significativas no inverno, lembrando as Florestas de coníferas da América do Norte e da Europa.

Este tipo de Bioma, que apresenta diversos tipos de arbusto e também vegetação rasteira, é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Floresta das Araucárias é um ecossistema e não um bioma

  • A Mata das Araucárias é um dos ecossisemas  mais ricos em relação às espécies animais e plantas, uma vez que está localizado na Mata Atlântica, um dos biomas com maior biodiversidade do mundo.


ID
2705188
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas em relação ao Decreto 6848/2009 que regulamenta a compensação ambiental.

1. Serão incluídos no cálculo da compensação ambiental os investimentos referentes aos planos, projetos e programas exigidos no procedimento de licenciamento ambiental para mitigação de impactos, bem como os encargos e custos incidentes sobre o financiamento do empreendimento, inclusive os relativos às garantias, e os custos com apólices e prêmios de seguros pessoais e reais.
2. A compensação ambiental poderá incidir sobre cada trecho, naqueles empreendimentos em que for emitida a licença de instalação por trecho. O impacto causado será levado em conta apenas uma vez no cálculo. O cálculo deverá conter os indicadores do impacto gerado pelo empreendimento e das características do ambiente a ser impactado.
3. Para os fins de fixação da compensação ambiental de que trata o artigo 36 da Lei no 9.985, de 2000, o IBAMA estabelecerá o grau de impacto a partir de estudo prévio de impacto ambiental e respectivo relatório (EIA/ RIMA), ocasião em que considerará, exclusivamente, os impactos ambientais negativos sobre o meio ambiente.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 4.340, DE 22 DE AGOSTO DE 2002

    Art. 31.  Para os fins de fixação da compensação ambiental de que trata o art. 36 da Lei nº 9.985, de 2000, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA estabelecerá o grau de impacto a partir de estudo prévio de impacto ambiental e respectivo relatório - EIA/RIMA, ocasião em que considerará, exclusivamente, os impactos ambientais negativos sobre o meio ambiente. (Redação dada pelo Decreto nº 6.848, de 2009)

    § 1º O impacto causado será levado em conta apenas uma vez no cálculo. (Incluído pelo Decreto nº 6.848, de 2009)

    § 2º O cálculo deverá conter os indicadores do impacto gerado pelo empreendimento e das características do ambiente a ser impactado. (Incluído pelo Decreto nº 6.848, de 2009)

    § 3º Não serão incluídos no cálculo da compensação ambiental os investimentos referentes aos planos, projetos e programas exigidos no procedimento de licenciamento ambiental para mitigação de impactos, bem como os encargos e custos incidentes sobre o financiamento do empreendimento, inclusive os relativos às garantias, e os custos com apólices e prêmios de seguros pessoais e reais. (Incluído pelo Decreto nº 6.848, de 2009)

    § 4º  A compensação ambiental poderá incidir sobre cada trecho, naqueles empreendimentos em que for emitida a licença de instalação por trecho. (Incluído pelo Decreto nº 6.848, de 2009)

  • MAL REDIGIDA.

  • Gabarito: Letra D - São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.


ID
2705191
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os serviços ecossistêmicos relacionados com a capacidade dos ecossistemas em prover bens, sendo eles alimentos, matéria-prima para produção de energia, recursos bioquímicos e genéticos, água e plantas ornamentais, são chamados de:

Alternativas
Comentários
  • serviços ecossistêmicos


    serviços provisão: engloba todos os materiais providos pelos ecossistemas que nós consumimos, sejam alimentos, materia-prima, para construção e combustível, agua potável, recursos genéticos ou medicinais, entre outros

  • Os serviços ecossistêmicos são os bens e serviços que nós obtemos dos ecossistemas direta ou indiretamente.

    Englobam as funções dos ecossistemas como reguladores das condições ambientais naturais. Por exemplo: as  influenciam na chuva, na disponibilidade de água e na qualidade do solo, além de regularem o ar através da captura de .  armazenam : elas retiram esses gases da atmosfera e os estocam em seus tecidos, ajudando a regular as . Os ecossistemas também funcionam como uma zona de amortecimento para desastres naturais - os corpos d’água podem diminuir a chance de alagamentos extremos, mangues e corais protegem a costa de ações das ondas. Também há funções de tratamento de água pelas wetlands, de polinização, de controle biológico, entre outros.

    Esses serviços ecossistêmicos representam os benefícios não materiais que os ecossistemas oferecem. Eles podem oferecer recreação, física e mental, , estudos sobre os processos naturais, apreciação estética, , entre outros.

    São serviços ecossistêmicos necessários para que os outros serviços existam. De maneira indireta e em longo prazo, eles correspondem à formação de solo e habitats, ciclo dos nutrientes, produção de oxigênio, entre outros. Também englobam a variedade genética que é responsável pela  de espécies em um local.


ID
2705194
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original, é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • A Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, em seu art. 2º, distingue, para seus fins, um ecossistema “recuperado” de um “restaurado”, da seguinte forma:


    Art. 2° Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:


    [...]


    XIII - recuperação: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original;


    XIV - restauração: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo possível da sua condição original.


ID
2705197
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A técnica de nucleação que consiste em retirar porções da camada superficial do solo, juntamente com a serapilheira, de uma área em estágio de sucessão mais avançada e colocá-las em faixas ou ilhas na área degradada, é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Transposição do solo: técnica na qual são retiradas porções da camada superficial do solo de uma área em estágio de sucessão mais avançada e colocadas em faixas na área degradada. Espera-se que, com o tempo, essas faixas tornem-se núcleos de alta diversidade de espécies, desencadeando o processo sucessional na área como um todo; CORRETA

    ·          Transposição de galharia: consiste na disposição desordenada de galharias de modo a formar um emaranhado de restos vegetais. Essa galharia amontoada proporciona abrigo para pequenos animais, além de manter um ambiente úmido e sombreado, propício para o desenvolvimento de plantas mais adaptadas a esse tipo de ambiente;

    ·          Poleiros naturais e artificiais: são utilizados para atrair aves e morcegos, dispersores de sementes. Através de fezes e material regurgitado por esses animais, ocorre a deposição de sementes nas proximidades dos poleiros, formando núcleos de diversidade. Os poleiros naturais são obtidos através do plantio de árvores de rápido crescimento, que tenham copa favorável para o pouso de aves e morcegos, podendo ter frutos que atraiam esses animais. Os poleiros artificiais podem ser construídos com varas de bambu, postes de eucalipto, caules de árvores mortas ou recém derrubadas (com licenciamento ambiental), nos quais são fixadas varas finas de madeiras;

    ·          Transposição de chuva de sementes: consiste na transferência do banco de sementes dispersas em áreas preservadas (que são coletadas por meio de estruturas de tela fina, dispostas em meio à floresta) para áreas degradadas ou uso na produção de mudas.

    http://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=1218


ID
2705200
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um componente crítico da ecologia dos lagos é a maneira pela qual a água pode se estratificar, verticalmente em resposta à temperatura. Por exemplo, à medida que a água se assenta em um lago, a camada superior é exposta ao sol e se aquece.

Uma vez que a água quente é menos densa do que a fria, a camada superior se estratifica, formando uma camada chamada de:

Alternativas
Comentários
  • extratificação termica da agua


    a primrira camada EPILIMNION ou EPILIMNIO: é a mais superficial de todas, portanto a mais quente e com densidade menor do que todas as outras.


    a segunda METALIMNION ou TERMOCLIMA: é a camada de transição entre a superficie e a profundidade, caracterizada por ter uma densidade media e sofrer rapidas variações de temperatura.


    a terceira camada HYPOLIMNION: é a camada mais fria, é a mais profunda da agua e mais densa.

  • Estratificação é um fenômeno comum nos corpos de água, que consiste na formação de camadas horizontais de água com diferentes densidades, estáveis, ordenadas de forma a que as menos densas flutuem sobre as mais densas, com um grau mínimo de mistura entre elas. Embora existam vários mecanismos que conduzem à estratificação, a origem mais comum é a térmica e resulta na formação de uma camada de água mais quente, e por isso menos densa, que se acumula junto à superfície do corpo de água, sobrenadando a água mais fria e densa da região mais profunda. A manutenção da estratificação depende da inexistência de correntes de convecção ou advecção ou da ausência de mistura induzida pela agitação da superfície causada pelo vento.

    Nos lagos e lagoas, onde o fenômeno é comum, as camadas formadas por estratificação térmica recebem as seguintes designações:

    Epilimnion ou epilímnio - a camada superficial do corpo de água, menos densa.

    Metalimnion ou metalímnio (em geral referida simplesmente por termoclina) - a zona de transição entre a camada superficial e a camada profunda, caracterizada por fraca espessura e rápida variação de temperatura.

    Hypolimnion ou hipolímnio - a camada mais profunda, mais densa.


ID
2705203
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente uma característica de um organismo que aumenta sua capacidade de sobreviver e reproduzir em seu ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Adaptação: caracteristica de um organismo que aumenta sua capacidade de sobreviver ou se reproduzir em seu ambiente.


    seleção natural: processo evolutivo no qual os individuos que possuem determinada caracteristica sobrevivem ou se reproduzem em uma taxa maior do que outros indivíduos devido a essas características.


    produtor: organismo que obtem sua energia comendo outros organismos ou seus restos.


    produtor primario: quantidade de energia( por unidade de tempo) que os produtores fixam por fotossintese ou outros meios, menos a quantidade usada na respiração celular.


ID
2705206
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os gêneros dos vetores da febre amarela silvestres são:

Alternativas
Comentários
  • A febre amarela silvestre é transmitida pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes.


    Já a febre amarela urbana é transmitida pelos mosquitos do gênero Aedes.

  • Os casos de febre amarela são classificados como febre amarela silvestre ou febre amarela urbana. Em ambos os casos o vírus transmitido é o mesmo e o que as difere são os vetores e os hospedeiros. A febre amarela urbana tem como vetor o Aedes aegypti (o mesmo da Dengue, Zika e Chikungunya) e como hospedeiro o homem. Já a febre amarela silvestre tem um ciclo complexo que tem como vetores os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes – no Brasil – e Aedes – na África – e como principais hospedeiros os macacos (especialmente os do gênero Alouatta, os bugios). Os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada adentra uma área silvestre e é picada por um mosquito contaminado.


ID
2705209
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere a formação de um lago na construção de uma hidrelétrica em um rio com muitas corredeiras.

Um dos possíveis impactos na área do entorno do lago poderá ser:

Alternativas
Comentários
  • Li em um artigo da Embrapa que altos níveis de matéria orgânica contribuem para o desenvolvimento das larvas de borrachudo e têm influência no aumento da população do inseto. Em relação à situação hipotética que a questão coloca, acredito que por ser utilizado um rio com muitas corredeiras, isso acabe dificultando a sedimentação de matéria orgânica, o que poderia causar a diminuição da população de borrachudo. Pelo menos foi isso que eu entendi..

    Corrijam-me, se eu estiver errada!


    link do artigo da Embrapa: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/67732/1/CUsersPiazzonDocumentsProntosCNPSA-DOCUMENTOS-23-O-BORRACHUDO-NOCOES-BASICAS-DE-BIOLOGIA-E-CONTROLE-FL-20763-A.pdf


  • c


    borrachudo não gosta de água parada, pernilongo gosta.


ID
2705212
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em relação aos horizontes do solo, o horizonte rico em húmus e partículas minerais, mais escuro que os inferiores e sujeito às influências do clima, plantas e animais, é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Horizontes do solo, de cima para baixo:


    O = H

    A (onde fica o húmus)

    B = E

    C

    R

  • GAB - A


    - Horizonte O: Camada orgânica superficial. Drenado, com cor escura.

    - Horizonte A: Constituído, basicamente, de rocha alterada e húmus, sendo a região onde se fixa a maior parte das raízes e vivem organismos decompositores e detritívoros.

    - Horizonte E (ou B): Camada mineral constituída de quantidade reduzida de matéria orgânica, acúmulo de compostos de ferro e minerais resistentes, como o quartzo. Pode ser atingido por raízes mais profundas.

    - Horizonte C: Camada mineral pouco ou parcialmente alterada.

    - Horizonte R: Rocha não alterada que deu origem ao solo.

    Quanto à cor, essa varia de acordo com o material de origem, localização, organismos relacionados, conteúdo de matéria orgânica, dentre outros fatores. Solos ricos em matéria orgânica tendem a ser mais escuros, ao passo que solos bem drenados, por exemplo, tendem a tonalidades acinzentadas.

    Partículas de solo são definidas de acordo com o tamanho relativo destas, sendo considerada argila partículas com diâmetro inferior a 0,005mm; silte as com diâmetro entre 0,005mm e 0,05mm; areia fina as com diâmetro entre 0,05mm e 0,42mm; areia média, entre 0,42mm e 2mm; areia grossa, entre 2mm e 4,8 mm e, finalmente, pedregulho, entre 4,8 e 76mm de diâmetro.



ID
2705215
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere uma doença de veiculação hídrica, infecciosa e parasitária, causada por um trematódeo e sua transmissão depende da existência de hospedeiros intermediários, estando relacionada a condições precárias de saneamento básico.

O texto acima refere-se à:

Alternativas
Comentários
  • A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni. No Brasil, a Esquistossomose é conhecida popularmente como “xistose”, “barriga d’água” e “doença dos caramujos”. E somente três espécies são consideradas hospedeiros intermediários naturais da esquistossomose: B. glabrata, B. straminea e B. tenagophila. Na fase adulta, o parasita vive nos vasos sanguíneos do intestino e fígado do hospedeiro definitivo. O agente etiológico da esquistossomose é o Schistosoma mansoni.


ID
2705218
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere solos, em geral, moderados a fortemente ácidos, normalmente com saturação por bases baixa (distróficos), podendo ocorrer altos teores de alumínio extraível. A textura é predominantemente arenosa, sendo menos comumente a textura média e raramente argilosa. São muito encontrados na Amazônia Ocidental, Centro-Sul de Roraima e em algumas regiões litorâneas, principalmente nos Estados de Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Tais solos são chamados:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E

    Espodossolos: São solos, em geral, moderada a fortemente ácidos, normalmente com saturação por bases baixa (distróficos), podendo ocorrer altos teores de alumínio extraível. A textura é predominantemente arenosa, sendo menos comumente textura média e raramente argilosa (tendente para média ou siltosa) no horizonte B espódico.

    http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/solos_tropicais/arvore/CONTAG01_9_2212200611539.html

  • Chernossolo - é um tipo de solo mineral, caracterizado pela cor escura, argila de alta atividade e alta saturação de bases. está entre as classes de solos mais férteis e agricultáveis.

    Cambissolos - são solos constituidos por material mineral com horizonte A ou hístico com espessura insuficienete para a classe dos Organossolos, seguido de horizonte B incipiente subjacente, satisfazendo os qrequisitos: a B incipiente não coincidente com horizonte glei até 50 cm de profundidade.

    Luvissolos - são solos constituídos por material mineral, apresentando horizonte B textural com argila de atividade alta e alta saturação por bases, imediatamente abaixo de qualquer tipo de horizonte A, exceto A chernozêmico, ou sob horizonte E......(EMBRAPA)


ID
2705221
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em um estudo de impacto ambiental, a área geográfica diretamente afetada pelos impactos decorrentes do empreendimento/projeto e que corresponde ao espaço territorial contíguo e ampliado da área do empreendimento, sendo suscetível aos impactos positivos e negativos, é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • resposta correta: B


ID
2705224
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A energia calorífica oriunda do interior da terra, é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C - Energia geotérmica

    A energia geotérmica se caracteriza pelo calor proveniente da Terra, é a energia calorífera gerada a menos de 64 quilômetros da superfície terrestre, em uma camada de rochas, chamada magma, que chega a atingir até 6.000°C. Geo significa terra e térmica corresponde a calor, portanto, geotérmica é a energia calorífica oriunda da terra.


ID
2705227
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Para facilitar a interpretação das informações sobre a qualidade da água de forma abrangente e útil, foi desenvolvido Índice de Qualidade das Águas ( IQA), que incorpora nove parâmetros considerados relevantes para a avaliação da qualidade das águas.

Assinale a alternativa que não apresenta um parâmetro do IQA.

Alternativas
Comentários
  • Parametros de IQA: OD, col. termotolerantes, pH, nitrogênio total, fósforo total, resíduo total, DBO, temperatura e turbidez.

  • Gabarito: letra B.

    Oxigênio dissolvido 

    Coliformes termotolerantes

    Potencial hidrogeniônico - pH

    Demanda Bioquímica de Oxigênio - DBO5,20

    Temperatura da água

    Nitrogênio total

    Fósforo total

    Turbidez

    Resíduo total

    Fonte: ana.gov.br


ID
2705230
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A camada mais baixa da atmosfera, que contém cerca de 75% da massa de ar da Terra e estende-se em cerca de 17 km acima do nível do mar, é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta D


    Troposfera: Camada mais baixa da atmosfera - 75% de gases e 80% de H2Ov- Vai do nível do mar até 18km de altitude (Temp. diminui conforme a altitude aumenta);

    Estratosfera: Camada gasosa com maior concentração de gases (inclui a ozonosfera) de 18 a 50 km de altitude (Temp. aumenta conforme a altitude);

    Mesosfera: Corresponde à camada intermediária entre a estratosfera e a termosfera. Diferente do que ocorre na estratosfera, a temperatura da mesosfera apresenta queda à medida que a altitude aumenta. 

    Termosfera: Corresponde à camada intermediária entre a mesosfera e a exosfera, última camada da atmosfera. A termosfera é também chamada de ionosfera. Esse nome é dado porque nessa camada concentra-se uma grande quantidade de íons (partículas carregadas de eletricidade), que possibilitam a reflexão de ondas de rádio. O ar na termosfera é extremamente rarefeito, predominando o gás hidrogênio.

    Exosfera: Corresponde à última camada da atmosfera e representa a transição entre a atmosfera terrestre e o espaço sideral. Inicia-se a cerca de 600 quilômetros da superfície terrestre e não apresenta limite superior visível em decorrência dos gases extremamente rarefeitos que a constituem. 



ID
2705233
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os córregos e rios representam exemplos de corpos de água:

Alternativas
Comentários
  • Corregos e rios são Loticos, ou seja, possuem movimentação rápida e lagos e represas são Lenticos, ou seja, possuem movimentação lenta, quase parada.

     

  • Corpos D'água lóticos: água em movimento - rios, riachos e córregos, nos quais a correnteza permanentemente desloca a água de montante (nascente) a jusante (foz de desague)

     

    Corpos D'água lênticos: água parada ou com pouco movimento- lagos, lagoas, reservatórios ou charcos,


ID
2705236
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A área ao longo da costa, onde um rio se junta ao mar, é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Pântano é uma área plana de abundante vegetação herbácea e/ou arbustiva que permanece grande parte do tempo inundada. Os pântanos surgem geralmente em áreas onde o escoamento das águas é lento. Desta forma, a massa orgânica presente nas águas se decompõe no próprio local.


    Córrego é um corpo d'água corrente de pequeno porte. Rotineiramente, é utilizado para se referir a algo de menor tamanho que um riacho. São muito importantes, pois representam basicamente o início de um rio e portanto, fundamentais para o fluxo de água dentro de uma ou mais bacias hidrográficas, pois captam e drenam a água das chuvas e, principalmente, das nascentes. por isso, são vitais para a formação dos rios e de seus afluentes.


    Estuário é uma área ao longo da costa, onde um rio se junta ao mar. Os estuários estão sempre rodeados de terras úmidas: marismas ou terrenos alagadiços com pastos halo-tolerantes ou pântanos com árvores de raízes aéreas que permanecem fora da água a maior parte do tempo. O estuário é rico em energia e nutrientes, possui um grande número de plantas e animais. Esta riqueza se deve em parte às correntes de água doce e água salgada.


    Restinga: Trata-se de um terreno arenoso e salino, próximo ao mar e coberto de plantas herbáceas características. Ou ainda, de acordo com a resolução 07 de 23 de julho de 1996 da CONAMA, "entende-se por vegetação de restinga o conjunto das comunidades vegetais, fisionomicamente distintas, sob influência marinha e fluvio-marinha. Estas comunidades, distribuídas em mosaico, ocorrem em áreas de grande diversidade ecológica sendo consideradas comunidades edáficas por dependerem mais da natureza do solo que do clima"."


    Mangue (ou manguezal) é um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho, zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais. Desempenham um importante papel como exportador de matéria orgânica para os estuários, contribuindo para a produtividade primária na zona costeira.



ID
2705239
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em relação aos diferentes tipos de auditoria ambiental, a auditoria que avalia a conformidade da empresa com os princípios estabelecidos na norma escolhida para certificação e deve ser conduzida por organização independente da empresa, fornecedores e clientes é a:

Alternativas
Comentários
  • Auditoria ambiental tecnica: verificação do cumprimento da legislação e normas para a geração, coleta, tratamento e descarte de resíduos e efluentes dos processos fabris e serviços.


    Auditoria de certificação: avalia a conformidade da empresa com princípios estabelecidos na norma escolhida para certificação. deve ser conduzida por organização independente da empresa, fornecedores e clientes e credenciada por organismo competente.


    Auditoria de aquisição e alienação " due dillingence": tambem conhecida como auditoria de responsabilidade realizada por um comprador, intermediário ou cessionário em uma transação comercial, tal como fusão, aquisição ou refinanciamento ou ainda compra de ações.


    Analise critica ambiental: tem por finalidade avaliar o nível de atendimento as conformidades e de desempenho ambiental.

  • Auditoria de Impactos Ambientais: Tem como objetivo determinar os possíveis impactos que a cadeia produtiva da empresa pode causar ao ar, água, solo e ar, e a maneira como esses fatores estão sendo controlados.

  • A auditoria de certificação verifica se a organização atua de forma coerente com a política ambiental estabelecida, e se existe conformidade com a norma em questão.

  • D

    Auditoria de certificação.


ID
2705242
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um método de valoração de dano ambiental.

Alternativas
Comentários
  • a) Método de Avaliação de Impacto Ambiental

    b)Método de Avaliação de Impacto Ambiental

    c)Método de Avaliação de Impacto Ambiental

    d)Método de Avaliação de Impacto Ambiental

    e)(GABARITO) Método de Valoração Dano Ambiental - Método de custo de reparação - Estimam-se os custos incorridos para se repor um bem ou serviço ambiental, ou seja, os custos para levar o bem lesado ao estado em que se encontrava anteriormente ou pelo menos em situação mais próxima.


ID
2705245
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Segundo a Resolução Conama 06/87, o estudo ambiental deve apresentar um detalhamento de todos os programas e projetos ambientais provenientes do EIA/RIMA, bem como os considerados pertinentes pelo órgão licenciador. Constitui-se em um dos documentos-base para a obtenção da Licença de Instalação. É chamado de:

Alternativas
Comentários
  • DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AO LICENCIAMENTO

    Licença de
    Instalação
    (LI)

    • Relatório do Estudo de
    Viabilidade.
    • Requerimento de licença
    de Instalação.
    • Cópia da publicação da
    concessão da LP
    • Cópia da Publicação de
    pedido de LI
    • Cópia do Decreto de outorga
    de concessão do aproveitamento
    hidrelétrico
    • Projeto Básico Ambiental

  • A - projeto básico ambiental (PBA).


    RESOLUÇÃO CONAMA nº 6, de 16 de setembro de 1987 Publicada no DOU, de 22 de outubro de 1987, Seção 1, página 17500 Dispõe sobre o licenciamento ambiental de obras do setor de geração de energia elétrica

  • Relatório de controle ambiental RCA, compõe-se de estudos relativos aos aspectos ambientais concernentes à localização, instalação, operação de uma atividade ou um empreendimento que não gera impactos ambientais significativos, e que contem informações relativas: a caracterização do ambiente em que se pretende instalar ; a sua localização frente ao plano diretor municipal; alvarás e documentos similares; e plano de controle ambiental, que identifique as fontes de poluição ou degradação e as medidas de controle pertinentes. seu conteúdo sera estabelecido caso a caso


    Projeto basico ambiental PBA: é o documento que apresenta detalhadamente todas as medidas de controle e os projetos ambientais propostos pelo EIA, deve ser apresentado para a obtenção da licença de instalação.


    Plano de controle ambiental PCA: deve conter os projetos executados de minimização dos impactos ambientais avaliados através de EIA/RIMA e entregues para a obtenção da licença previa.

  • CUIDADO com a DN COPAM 217/17, no âmbito do Estado de MG e seus conceitos de estudos ambientais.

    Art. 17 – O órgão ambiental estadual responsável pelo licenciamento estabelecerá os estudos ambientais que instruirão os requerimentos de licença das atividades listadas no Anexo Único desta Deliberação Normativa, observadas as especificidades da atividade,  sem prejuízo das demais normas vigentes.

    §1º – Para fins de atendimento ao caput poderão ser exigidos os seguintes estudos, conforme termos de referência disponibilizados pelo órgão ambiental estadual:

    – Relatório Ambiental Simplificado – RAS;

    II – Relatório de Controle Ambiental – RCA;

    III – Estudo de Impacto Ambiental – EIA e respectivo Relatório de Impacto Ambiental – Rima;

    IV – Plano de Controle Ambiental – PCA;

    V – Relatório de Avaliação do Desempenho Ambiental – Rada.

    §2º – O RAS visa identificar, de forma sucinta, os possíveis impactos ambientais e medidas de controle, relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de atividade.

    §3º – O RCA ou o EIA visam à identificação dos aspectos e impactos ambientais inerentes às fases de instalação e operação da atividade e instruirão o processo de LP, conforme o caso.

    §4º – O PCA contém as propostas para prevenir, eliminar, mitigar, corrigir ou compensar os impactos ambientais detectados por meio do RCA ou do EIA e instruirá o processo de LI.

    §5º – O Rada visa à avaliação do desempenho ambiental dos sistemas de controle implantados, bem como das medidas mitigadoras estabelecidas nas licenças anteriores, e instruirá o processo de renovação de LO.