SóProvas



Prova IBADE - 2019 - Prefeitura de Jaru - RO - Enfermeiro


ID
3018433
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Existem vários sistemas operacionais baseados na plataforma Unix. Aquele que não se baseia nesta plataforma é:

Alternativas
Comentários
  • Android usa plataforma Linux
  • GABARITO: LETRA E

    →  O Unix encontra a maior parte de seu uso em empresas e instituições que empregam sistemas computacionais high end, mainframes e mega servidores para fazer cálculos e, portanto, requer certas especificações de arquitetura. 

    Ele tem suporte para alguns sistemas de arquivos, incluindo gps, hfs, js, bfs, veterinários e zfs. 

    ↔ Unix tem um punhado de distros: AIX (IBM), BSD, HP - UX, Iris, Solaris...

    Chama-se de “Linux” genericamente qualquer sistema operacional construído em cima do kernel Linux, o qual consiste o ANDROID.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Acho estranho uma coisa: o Android é baseado no Linux, e este, no Unix. Vamos esperar o comentário do professor.

  • Se o Android usa o Kernel Linux e este é baseado no Unix, então, obviamente, o Android também é baseado no Unix.

  • não entendi

  • O Unix foi distribuído nos anos 70 e se tornou o pai da maior parte dos SO de hoje em dia, como o Linux (que só surgiu nos anos 80). Pelo fato de o Android ter surgido somente nos anos 2000, o seu núcleo foi baseado no Linux e não no Unix (mais antigo).

    Unix > kernel autêntico

    Linux > kernel baseado no Unix

    ''Linus Torvalds começou o desenvolvimento do núcleo inspirado pelo seu interesse no Minix, um pequeno sistema UNIX''

    Android > kernel baseado no Linux

    ''Android é um  (SO) baseado no Linux''

    Fonte: Wikipedia

  • GABARITO: E

    O sistema Android é baseado no núcleo do Linux, mas lembre-se de que, atualmente, é desenvolvido pela empresa Google, pois essa aplica recursos exclusivos ao Android, por isso existe uma espécie de doutrina dual, uns afirmam ser somente do Linux e outros somente do Google.

    Já o sistema Unix é considerado o "pai" dos sistemas operacionais, esse foi o primeiro sistema a introduzir conceitos muito importantes para SOs como suporte a multiusuários, multitarefas e portabilidade.

    Atente-se: a área da informática, assim como as diversas áreas da Medicina, é versátil, então tente se atualizar SEMPRE, pois as bancas podem determinar diversos conteúdos e assuntos NOVOS.

    Abraços!

    "Dez mil homens de Harvard querem a vitória hoje!"

  • cricricri

  • preciso me apaixonar por esta matéria, por gentileza me indiquem um cupido :)

  • Discorra por favor, professor.

  • GABARITO: E

    Unix é um sistema operacional multitarefa e multiusuário, disponível para diversas plataformas de hardware. Foi criado no final da década de 60, quando os computares eram grandes, caros e de difícil acesso a pessoas comuns. Logo, era necessário desenvolver um SO multiusuário, multitarefa e que funcionasse em diferentes computadores.

    "Não pare até que tenha terminado aquilo que começou." - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • GABARITO: E

    O Android se baseia no Linux, já os demais sistemas operacionais se baseiam no Unix.

  • peçam comentário do professor, pfv

  • Não entendii!

  • o QCONCURSOS tem errado nisto,falta em muiiitaaas questoes comentarios do professor; materias como portiugues e informatica, fica a desejar!

  • "Patrulheira Esperança" indico o Rodrigo Schaeffer. Eu comecei assistindo as aulas do Detran-ce. Ele tem no youtube alguns canais, dentre eles, RODRIGO & QUESTÕES, VEON APROVALOGO e outros...

  • Existem vários sistemas operacionais baseados na plataforma Unix. Aquele que não se baseia nesta plataforma é: ANDROID 

     

  • Errei porque esqueci-me do conceito:

    1) Todos esses são baseados na plataforma UNIX: Solaris, HP UX. LINUX e REDHAT.

    2) O Sistema Android baseia-se (descende, foi criado após) a partir do LINUX e não a partir do UNIX.

  • O Android é baseado no Linux

    O Linux é baseado no Unix.

    Não é a mesma coisa obs: que o Linux GNU não roda NADA DO UNIX

  • ah peraí, pô! o Android se baseia no Linux, que por sua vez se baseia no Unix, logo , por descendência, o Android não deveria ter por base o Unix também? kkkkkkkkk


ID
3018439
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática

Numa edição em Word, se quisermos nos referir a um 5º elemento, na forma numérica, como utilizada nesta questão, podemos digitar o número 50, selecionar o zero e formatá-lo para: 

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Sobrescrito - aquele caractere pequenininho acima do número.

  • CTRL SHIFT +

  • GABARITO: LETRA D


ID
3018460
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O nepotismo na nomeação de funcionários em órgãos públicos é prática ilícita, tema já pacificado na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Pode-se dizer que a proibição de tal prática decorre diretamente dos princípios contidos no Art. 37, caput, da CF/1988, particularmente dos princípios do(a):

Alternativas
Comentários
  • O STF ao apreciar a Ação Declaratória de Constitucionalidades 12/2006- ADC 12 DF, em que se discutia do CNJ, a qual vedava a nomeação de parentes dentro do Poder Judiciário , entendeu que o nepotismo é uma afronta aos princípios da Administração Pública constantes do art.37 da CF/1988, principalmente aos princípios da IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, EFICIÊNCIA E IGUALDADE.

    Com base no princípio da eficiência, da moralidade e em outros fundamentos constitucionais, o STF, por meio da Súmula Vinculante 13, entendeu que viola a a Constituição a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta , colateral ou por finalidade até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção , chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou ainda de função gratificada na administração pública direta e indireta.

  • Complementando o colega:

    Caso não conhecêssemos a ADC 12 DF poderíamos partir do seguinte pressuposto;

    existe uma correlação entre os princípios.

    quando se nomeia um cônjuge nos casos de nepotismo além de ser impessoal estamos, sem dúvidas, sendo imorais.

    Cumpre lembrar também:

     não existe hierarquia entre os princípios.

    A aplicação de um princípio leva em conta a ponderação:

    Cada um tem sua importância sua importância e não se diz que um prevalece sobre o outro.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Gabarito''C''.

    >O STF=>pode-se dizer que a proibição de tal prática decorre diretamente dos princípios contidos no Art. 37, caput, da CF/1988, particularmente dos princípios do(a):impessoalidade, eficiência e moralidade.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Alguém pode explicar de que forma o princípio da eficiência é violado?

  • gabarito C

    o princípio da eficiência no caso será violado porque em vez de nomearem alguém capaz para aquele cargo, alguém que fará suas atividades com maior rapidez e celeridade por ter realmente conhecimento sobre aquilo, vão nomear alguém incapaz, muitas vezes só pelo parentesco ou pela amizade, tipo alguém que frita hambúrguer pra ser embaixador, só um exemplo, jamais isso aconteceria de verdade.

  • Não consigo entender como o nepotismo, por si só, viola o principio da eficiência. Uma coisa não enseja, necessariamente, a outra... Questões assim que me dão muito medo... se você aprende a interpretar a lei e o direito, ao invés de simplesmente decorar a jurisprudência, você erra...

  • sabendo os princípios contidos no Art. 37, vc responde facilmente por eliminação, sem dramas.

  • nao acho que viola o principio da eficiencia, porque o tal parente pode sim ser bastante eficiente

  • Eu concordo com vocês a respeito da violação do principio da Eficiência, contudo tive o seguinte raciocínio, na maioria das vezes, quando contratamos parentes não estamos levando em consideração a competência técnica dele e sim que é parente está precisando de ajuda e entre outros argumentos. A competência que ele possui seria uma exceção.

  • GABARITO:C

     

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

     

    DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

     

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:               (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) [GABARITO]

     

    I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;              (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;                (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

     

    IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;

  • Usar o qc para viés político é muita babaquisse

  • GABA c) impessoalidade, eficiência e moralidade.

    O nepotismo afeta o princípio da eficiência, pois indicações meramente políticas, sem

    análise de competências e qualificações, são desarrazoáveis e incompatíveis com o propósito

    da administração pública.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, ainda bem que a Daniela não é debochada, kkjjjj

  • o princípio da eficiência no caso será violado porque em vez de nomearem alguém capaz para aquele cargo, alguém que fará suas atividades com maior rapidez e celeridade por ter realmente conhecimento sobre aquilo, vão nomear alguém incapaz, muitas vezes só pelo parentesco ou pela amizade, 

  • O princípio da eficiência é violado quando, ao invés de contratarem alguém com repertório técnico suficiente para dar conta das complexidades do cargo, contratam um babaquara qualquer apenas por ter um sobrenome importante, ou por conhecer alguém que conhece alguém que conhece alguém.

  • Gab. C

    Ao invés de colocar uma pessoa qualificada, o prefeito coloca um tungao qualquer porque votou nele. Isso não fere o P. da eficiência?

    Sim senhor, fere sim.

  • Moralidade ADMS

    A Lei 9784/99, atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa fé.

    O principio deve ser observado não apenas pelo administrador, mas também pelo particular que se relaciona com a ADM PÚBLICA.

    Impessoalidade  = esta relacionado com a finalidade pública. Os atos e provimentos administrativos são imputáveis o órgão ou entidade administrativa da ADM PÚBLICA.

    EFICIÊNCIA

    Definindo – o como o que se impõe a todo agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento funcional, exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de  seus membros.

    GABARITO C 

     

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípios constitucionais expressos, que devem ser memorizados pelos alunos, por representarem tema recorrente em provas dos mais variados níveis.

    Conforme expresso na Constituição Federal Brasileira de 1988:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:          

    Ou seja, a Constituição Federal dedica um capítulo específico ao estudo da administração pública e, logo no artigo inaugural desta parte, menciona de forma expressa os princípios que devem ser observados pelos administradores – União, Estados, Distrito Federal, Municípios Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista.

    Trata-se do famoso LIMPE.

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    Assim:

    A. ERRADO. Lesividade, impessoalidade e moralidade. Erro em negrito.

    B. ERRADO. Igualdade, contraditório e economicidade. Erros em negrito.

    C. CERTO. Impessoalidade, eficiência e moralidade.

    D. ERRADO. Legalidade, non bis in idem e eficiência. Erro em negrito.

    E. ERRADO. Igualdade, publicidade e legalidade. Erro em negrito.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.

  • Gabarito:"C"

    STF, Sum.Vinc.13. A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.

  • princípios contidos no caput do art. 37 da CF, logo só sobram as alternativas C e E..

    Entre as duas, sabemos que o princípio da publicidade não tem nada a ver com a questão, logo, alternativa C!

  • Assertiva C

    os princípios contidos no art. 37, caput, da CF/1988, particularmente dos princípios do(a):impessoalidade, eficiência e moralidade.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípios constitucionais expressos, que devem ser memorizados pelos alunos, por representarem tema recorrente em provas dos mais variados níveis.

    Conforme expresso na Constituição Federal Brasileira de 1988:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:          

    Ou seja, a Constituição Federal dedica um capítulo específico ao estudo da administração pública e, logo no artigo inaugural desta parte, menciona de forma expressa os princípios que devem ser observados pelos administradores – União, Estados, Distrito Federal, Municípios Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista.

    Trata-se do famoso LIMPE.

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    Assim:

    A. ERRADO. Lesividade, impessoalidade e moralidade. Erro em negrito.

    B. ERRADO. Igualdade, contraditório e economicidade. Erros em negrito.

    C. CERTO. Impessoalidade, eficiência e moralidade.

    D. ERRADO. Legalidade, non bis in idem e eficiência. Erro em negrito.

    E. ERRADO. Igualdade, publicidade e legalidade. Erro em negrito.

    Gabarito: ALTERNATIVA C.

  • Principio da Lesividade , também chamado de Ofensividade, vem do Direito penal, significa que não há crime sem lesão, ou seja,  exige - se que do fato praticado ocorra lesão ou perigo de lesão ao bem jurídico tutelado

  • STF, Sum.Vinc.13:

    A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.


ID
4840144
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

BRASIL NO PROJETO EHT


    A primeira imagem de um buraco negro está circulando pelo mundo já faz uma semana. Esse feito só foi possível a partir de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios e montada com a ajuda de um "telescópio virtual" criado por algoritmos. Mais de 200 cientistas de diferentes nacionalidades, que participaram do avanço científico, fazem parte do projeto Event Horizont Telescope (EHT). 

    Entre eles, está o nome da brasileira Lia Medeiros, de 28 anos, que se mudou na infância para os Estados Unidos, onde acaba de defender sua tese de doutorado (conhecida lá fora como PhD) pela Universidade do Arizona. Filha de um professor de Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou, em entrevista ao G1, que cresceu perto de pesquisas científicas. Ela também precisou usar inglês e português nos vários lugares em que morou e, por isso, viu na matemática uma linguagem que não mudava.

    Especializada em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço, Lia encontrou no EHT o projeto ideal para o seu trabalho. Ela atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a "fotografia".

    O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira. Segundo a pesquisadora, embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de mais de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista.


Como você se envolveu com ciência e, mais especificamente, com a astronomia?


    Meu pai é professor universitário e cresci perto da pesquisa científica. Decidi que queria fazer um PhD desde cedo, mesmo antes de saber o que queria estudar. Mudei muito durante a minha vida e troquei de línguas entre português e inglês três vezes até os 10 anos. Quando era criança, percebi que, mesmo que a leitura e a escrita fossem completamente diferentes em países diferentes, a matemática era sempre a mesma. Ela parecia ser uma verdade mais profunda, como se fosse de alguma forma mais universal que as outras matérias. Mergulhei na matemática e amei.

    No ensino médio, estudei física, cálculo e astronomia ao mesmo tempo e, finalmente, entendi o real significado da matemática. Fiquei maravilhada e atônita que nós, seres humanos, conseguimos criar uma linguagem, a matemática, que não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive ser usada para fazer previsões.

    Fiquei especialmente maravilhada pelos buracos negros e a teoria da relatividade geral. Decidi então que queria entender os buracos negros, que precisava entender os buracos negros. Lembro que perguntei a um professor qual curso eu precisava estudar na faculdade para trabalhar com buracos negros. Ele disse que provavelmente daria certo com física ou astronomia. Então eu fiz as duas. 


E como você se envolveu com o projeto do EHT? 


    Meus interesses de pesquisa estão focados no uso de objetos e fenômenos astronômicos para testar os fundamentos das teorias da física. Eu vejo a astronomia como um laboratório onde podemos testar teorias nos cenários mais extremos que você possa imaginar. O EHT era o projeto perfeito para isso, porque as observações dele sondam a física gravitacional no regime dos campos de força em maneiras que ainda não tinham sido feitas antes. (...)

    Tenho dedicado uma porcentagem significativa do meu tempo, durante meus estudos, em tentar expandir a representação das mulheres na ciência, especificamente focando em dar às meninas jovens exemplos positivos nos modelos femininos na STEM [sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática]. Por exemplo, frequentemente visito escolas de ensino médio e outros locais para dar palestras públicas.

    Na minha opinião, reconhecer que muitas mulheres estão envolvidas nesse resultado pode ser muito benéfico para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista. É importante que garotas e jovens mulheres saibam que essa é uma opção para elas, e que não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica. 

https://gazetaweb.globo.com

A ideia principal do texto lido é:

Alternativas
Comentários
  • Letra D a ideia central do texto é a tese O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira.


ID
4840147
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

BRASIL NO PROJETO EHT


    A primeira imagem de um buraco negro está circulando pelo mundo já faz uma semana. Esse feito só foi possível a partir de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios e montada com a ajuda de um "telescópio virtual" criado por algoritmos. Mais de 200 cientistas de diferentes nacionalidades, que participaram do avanço científico, fazem parte do projeto Event Horizont Telescope (EHT). 

    Entre eles, está o nome da brasileira Lia Medeiros, de 28 anos, que se mudou na infância para os Estados Unidos, onde acaba de defender sua tese de doutorado (conhecida lá fora como PhD) pela Universidade do Arizona. Filha de um professor de Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou, em entrevista ao G1, que cresceu perto de pesquisas científicas. Ela também precisou usar inglês e português nos vários lugares em que morou e, por isso, viu na matemática uma linguagem que não mudava.

    Especializada em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço, Lia encontrou no EHT o projeto ideal para o seu trabalho. Ela atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a "fotografia".

    O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira. Segundo a pesquisadora, embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de mais de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista.


Como você se envolveu com ciência e, mais especificamente, com a astronomia?


    Meu pai é professor universitário e cresci perto da pesquisa científica. Decidi que queria fazer um PhD desde cedo, mesmo antes de saber o que queria estudar. Mudei muito durante a minha vida e troquei de línguas entre português e inglês três vezes até os 10 anos. Quando era criança, percebi que, mesmo que a leitura e a escrita fossem completamente diferentes em países diferentes, a matemática era sempre a mesma. Ela parecia ser uma verdade mais profunda, como se fosse de alguma forma mais universal que as outras matérias. Mergulhei na matemática e amei.

    No ensino médio, estudei física, cálculo e astronomia ao mesmo tempo e, finalmente, entendi o real significado da matemática. Fiquei maravilhada e atônita que nós, seres humanos, conseguimos criar uma linguagem, a matemática, que não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive ser usada para fazer previsões.

    Fiquei especialmente maravilhada pelos buracos negros e a teoria da relatividade geral. Decidi então que queria entender os buracos negros, que precisava entender os buracos negros. Lembro que perguntei a um professor qual curso eu precisava estudar na faculdade para trabalhar com buracos negros. Ele disse que provavelmente daria certo com física ou astronomia. Então eu fiz as duas. 


E como você se envolveu com o projeto do EHT? 


    Meus interesses de pesquisa estão focados no uso de objetos e fenômenos astronômicos para testar os fundamentos das teorias da física. Eu vejo a astronomia como um laboratório onde podemos testar teorias nos cenários mais extremos que você possa imaginar. O EHT era o projeto perfeito para isso, porque as observações dele sondam a física gravitacional no regime dos campos de força em maneiras que ainda não tinham sido feitas antes. (...)

    Tenho dedicado uma porcentagem significativa do meu tempo, durante meus estudos, em tentar expandir a representação das mulheres na ciência, especificamente focando em dar às meninas jovens exemplos positivos nos modelos femininos na STEM [sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática]. Por exemplo, frequentemente visito escolas de ensino médio e outros locais para dar palestras públicas.

    Na minha opinião, reconhecer que muitas mulheres estão envolvidas nesse resultado pode ser muito benéfico para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista. É importante que garotas e jovens mulheres saibam que essa é uma opção para elas, e que não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica. 

https://gazetaweb.globo.com

Quanto ao sentido da linguagem predominante no texto, todas as alternativas se apresentam corretas, EXCETO em:

Alternativas
Comentários
  • Literal =sentido real = denotativo = referencial.

    Literário = sentido figurado = conotativo .


ID
4840150
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

BRASIL NO PROJETO EHT


    A primeira imagem de um buraco negro está circulando pelo mundo já faz uma semana. Esse feito só foi possível a partir de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios e montada com a ajuda de um "telescópio virtual" criado por algoritmos. Mais de 200 cientistas de diferentes nacionalidades, que participaram do avanço científico, fazem parte do projeto Event Horizont Telescope (EHT). 

    Entre eles, está o nome da brasileira Lia Medeiros, de 28 anos, que se mudou na infância para os Estados Unidos, onde acaba de defender sua tese de doutorado (conhecida lá fora como PhD) pela Universidade do Arizona. Filha de um professor de Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou, em entrevista ao G1, que cresceu perto de pesquisas científicas. Ela também precisou usar inglês e português nos vários lugares em que morou e, por isso, viu na matemática uma linguagem que não mudava.

    Especializada em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço, Lia encontrou no EHT o projeto ideal para o seu trabalho. Ela atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a "fotografia".

    O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira. Segundo a pesquisadora, embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de mais de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista.


Como você se envolveu com ciência e, mais especificamente, com a astronomia?


    Meu pai é professor universitário e cresci perto da pesquisa científica. Decidi que queria fazer um PhD desde cedo, mesmo antes de saber o que queria estudar. Mudei muito durante a minha vida e troquei de línguas entre português e inglês três vezes até os 10 anos. Quando era criança, percebi que, mesmo que a leitura e a escrita fossem completamente diferentes em países diferentes, a matemática era sempre a mesma. Ela parecia ser uma verdade mais profunda, como se fosse de alguma forma mais universal que as outras matérias. Mergulhei na matemática e amei.

    No ensino médio, estudei física, cálculo e astronomia ao mesmo tempo e, finalmente, entendi o real significado da matemática. Fiquei maravilhada e atônita que nós, seres humanos, conseguimos criar uma linguagem, a matemática, que não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive ser usada para fazer previsões.

    Fiquei especialmente maravilhada pelos buracos negros e a teoria da relatividade geral. Decidi então que queria entender os buracos negros, que precisava entender os buracos negros. Lembro que perguntei a um professor qual curso eu precisava estudar na faculdade para trabalhar com buracos negros. Ele disse que provavelmente daria certo com física ou astronomia. Então eu fiz as duas. 


E como você se envolveu com o projeto do EHT? 


    Meus interesses de pesquisa estão focados no uso de objetos e fenômenos astronômicos para testar os fundamentos das teorias da física. Eu vejo a astronomia como um laboratório onde podemos testar teorias nos cenários mais extremos que você possa imaginar. O EHT era o projeto perfeito para isso, porque as observações dele sondam a física gravitacional no regime dos campos de força em maneiras que ainda não tinham sido feitas antes. (...)

    Tenho dedicado uma porcentagem significativa do meu tempo, durante meus estudos, em tentar expandir a representação das mulheres na ciência, especificamente focando em dar às meninas jovens exemplos positivos nos modelos femininos na STEM [sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática]. Por exemplo, frequentemente visito escolas de ensino médio e outros locais para dar palestras públicas.

    Na minha opinião, reconhecer que muitas mulheres estão envolvidas nesse resultado pode ser muito benéfico para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista. É importante que garotas e jovens mulheres saibam que essa é uma opção para elas, e que não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica. 

https://gazetaweb.globo.com

Em “Fiquei ESPECIALMENTE maravilhada pelos buracos negros.”, a palavra destacada foi formada pelo mesmo processo que:

Alternativas
Comentários
  • Derivação Sufixal: Sufixo -ente

    LETRA A

    B) Derivação prefixal: Prefixo ambi (Duplo)

    C) Composição por justaposição: mal/me/quer

    D) Derivação Sufixal: Sufixo -ade

    E) Derivação parassintética: En-Caderno-Ar. Não existe Encaderno e nem Cadernar

  • GABARITO: LETRA A

    → especialmente → especial + sufixo -MENTE → derivação sufixal (é o que procuramos):

    a) estudante → estudo + sufixo -ante (denotativo de de ação) → derivação sufixal e o nosso gabarito;

    b) ambidestro → prefixo -ambi → derivação prefixal;

    c) malmequer → composição por justaposição, junção de elementos sem que nenhum perdeu alguma parte: mal+me+quer.

    d) incapacidade → acréscimo do prefixo -in → derivação prefixal.

    e) encadernar → derivação parassintética → acréscimo de prefixo (en) + sufixo (ar) → nenhum dos dois elementos pode ser retirado, levando a uma palavra inexistente: cadernar ou encarder.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • obs:

    A palavra “incapacidade” deriva de um processo de formação prefixal e sufixal, já que existem ambas as formas “incapaz” e “capacidade.

    Fonte: Flávia Rita

  • GABARITO: LETRA A

    ESPECIALMENTE - ESTUDANTE

    Pelo acréscimo de um sufixo (após a raiz da palavra). Chamaremos de derivação SUFIXAL.

    Formalmente, fazimento, felizmente, mocidade, teísmo.

    COMPLEMENTANDO:

    PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS

    Há dois processos mais fortes (presentes) na formação de palavras em Língua Portuguesa: a composição e a derivação. Vejamos suas principais características.

    Composição: é muito mais uma criação de vocábulo. Pode ocorrer por:

    *Justaposição (sem perda de elementos):

    Guarda-chuva, girassol, arranha-céu, passatempo, guarda-noturno, flor-de-lis.

    *Aglutinação (com perda de elementos):

    Embora (em + boa + hora) | Fidalgo (filho de algo) | Aguardente (agua + ardente).

    Hibridismo: consiste na união de radicais oriundos de línguas distintas:

    Alcoômetro – Álcool (árabe) + metro (grego) | Burocracia – Buro (francês) + cracia (grego).

    Derivação: é muito mais uma transformação no vocábulo, não se trata necessariamente da criação de uma palavra nova. Ela pode ocorrer das seguintes maneiras:

    Pelo acréscimo de um prefixo (antes da raiz da palavra). Chamaremos de derivação PREFIXAL.

    Reforma, anfiteatro, desfazer, reescrever, ateu, infeliz.

    Pelo acréscimo de um sufixo (após a raiz da palavra). Chamaremos de derivação SUFIXAL.

    Formalmente, fazimento, felizmente, mocidade, teísmo.

    Pelo acréscimo de um sufixo e de um prefixo ao mesmo tempo (com possibilidade de remoção).

    Chamaremos de derivação PREFIXAL E SUFIXAL.

    Infelizmenteateísmodesordenamento.

    Pelo acréscimo simultâneo e irremovível de prefixo e sufixo. É o que se convencionou chamar de PARASSÍNTESE ou DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA.

    Avermelhadoanoiteceremudeceramanhecer.

    Pela regressão de uma forma verbal. É o que chamaremos de derivação regressiva ou deverbal: advinda de um verbo. Essa derivação usualmente dá origem a substantivos abstratos.

    Abalo (proveniente do verbo “abalar”) | Agito (proveniente do verbo “agitar”).

    Luta (proveniente do verbo “lutar”) | Fuga (proveniente do verbo “fugir”).

    Pelo processo de alteração classe gramatical. Convencionalmente chamada de CONVERSÃO OU “DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA”.

    jantar – “jantar” é um verbo, mas aqui foi transformado em substantivo.

    Um não – “não” é um advérbio, mas foi transformado em substantivo.

    O seu sim – “sim” é um advérbio, mas foi transformado em substantivo.

    Estrangeirismo:

    Pode-se entender como um tipo de empréstimo linguístico. Ele pode ocorrer de duas maneiras:

    *Com aportuguesamento: abajur (do francês "abat-jour"), algodão (do árabe "al-qutun"), lanche (do inglês "lunch") etc.

    *Sem aportuguesamento: networking, software, pizza, show, shopping etc.

    RESUMO RETIRADO DE AULA DO PROFº PABLO JAMILK.

  • GABARITO -A

    Especialmente

    Há uma derivação sufixal , leia-se: Um afixo após a palavra...

    a) estudante.

    Derivação sufixal

    ______________

    b) ambidestro.

    Derivação prefixal

    ______________

    c) malmequer.

    Composição por Justaposição - União de dois radicais conservando a sua integridade.

    Ex: malmequer, beija-flor, segunda-feira, passatempo, peixe-espada.

    _____________

    d) incapacidade- Derivação prefixal e sufixal

    “incapacidade” deriva de um processo de formação prefixal e sufixal, já que existem ambas as formas “incapaz” e “capacidade”.

    ___________

    e) encadernar.- derivação parassintética

    A retirada de um dos afixos torna a apalavra inexistente na língua.

    Cadernar não existe.

    _____________

    Bons estudos!

  • Gabarito: A.

    A palavra em destaque é formada através derivação sufixal, senão vejamos:

    Especial (radical) + mente (sufixo).

    O sufixo nada mais é que o afixo colocado após o radical; se posto antes dele, será chamado de prefixo.

    Vamos analisar as alternativas:

    A - temos uma palavra formada por derivação sufixal:

    Estudante = estud (radical) + ante (sufixo).

    B - temos uma palavra formada por derivação prefixal:

    Ambidestro = ambi (prefixo) + destro (radical).

    C - temos uma palavra formada por composição por justaposição, tendo um vista que existem três radicais diferentes justapostos, ou seja, juntos para formar uma única palavra:

    Malmequer = mal (advérbio) (radical) + me (pronome pessoal oblíquo) (radical) + quer (verbo) (radical).

    D - discordando de alguns colegas, acredito que há uma palavra formada através de derivação prefixal e sufixal:

    Incapacidade = in (prefixo) + capac (radical) + i (vogal de ligação) + dade (sufixo).

    Diferentemente dos outros exemplos, aqui é necessária, por questões fonéticas derivadas da arbitrariedade da língua, duas modificações: a) uma no radical, trocando-se o "z" da palavra originária "capaz" por "c"; b) outra, através da inclusão da vogal de ligação "i" entre o radical e o sufixo. Dessa forma, como é possível destacar duas palavras autônomas da palavra incapacidade, isto é, "incapaz" e "capacidade", temos a derivação prefixal e sufixal, porque, do contrário, estaríamos diante de uma parassíntese (que, geralmente, forma verbos).

    E - Estamos diante de uma palavra formada por derivação parassintética, conforme comentário da alternativa D.


ID
4840153
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

BRASIL NO PROJETO EHT


    A primeira imagem de um buraco negro está circulando pelo mundo já faz uma semana. Esse feito só foi possível a partir de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios e montada com a ajuda de um "telescópio virtual" criado por algoritmos. Mais de 200 cientistas de diferentes nacionalidades, que participaram do avanço científico, fazem parte do projeto Event Horizont Telescope (EHT). 

    Entre eles, está o nome da brasileira Lia Medeiros, de 28 anos, que se mudou na infância para os Estados Unidos, onde acaba de defender sua tese de doutorado (conhecida lá fora como PhD) pela Universidade do Arizona. Filha de um professor de Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou, em entrevista ao G1, que cresceu perto de pesquisas científicas. Ela também precisou usar inglês e português nos vários lugares em que morou e, por isso, viu na matemática uma linguagem que não mudava.

    Especializada em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço, Lia encontrou no EHT o projeto ideal para o seu trabalho. Ela atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a "fotografia".

    O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira. Segundo a pesquisadora, embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de mais de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista.


Como você se envolveu com ciência e, mais especificamente, com a astronomia?


    Meu pai é professor universitário e cresci perto da pesquisa científica. Decidi que queria fazer um PhD desde cedo, mesmo antes de saber o que queria estudar. Mudei muito durante a minha vida e troquei de línguas entre português e inglês três vezes até os 10 anos. Quando era criança, percebi que, mesmo que a leitura e a escrita fossem completamente diferentes em países diferentes, a matemática era sempre a mesma. Ela parecia ser uma verdade mais profunda, como se fosse de alguma forma mais universal que as outras matérias. Mergulhei na matemática e amei.

    No ensino médio, estudei física, cálculo e astronomia ao mesmo tempo e, finalmente, entendi o real significado da matemática. Fiquei maravilhada e atônita que nós, seres humanos, conseguimos criar uma linguagem, a matemática, que não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive ser usada para fazer previsões.

    Fiquei especialmente maravilhada pelos buracos negros e a teoria da relatividade geral. Decidi então que queria entender os buracos negros, que precisava entender os buracos negros. Lembro que perguntei a um professor qual curso eu precisava estudar na faculdade para trabalhar com buracos negros. Ele disse que provavelmente daria certo com física ou astronomia. Então eu fiz as duas. 


E como você se envolveu com o projeto do EHT? 


    Meus interesses de pesquisa estão focados no uso de objetos e fenômenos astronômicos para testar os fundamentos das teorias da física. Eu vejo a astronomia como um laboratório onde podemos testar teorias nos cenários mais extremos que você possa imaginar. O EHT era o projeto perfeito para isso, porque as observações dele sondam a física gravitacional no regime dos campos de força em maneiras que ainda não tinham sido feitas antes. (...)

    Tenho dedicado uma porcentagem significativa do meu tempo, durante meus estudos, em tentar expandir a representação das mulheres na ciência, especificamente focando em dar às meninas jovens exemplos positivos nos modelos femininos na STEM [sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática]. Por exemplo, frequentemente visito escolas de ensino médio e outros locais para dar palestras públicas.

    Na minha opinião, reconhecer que muitas mulheres estão envolvidas nesse resultado pode ser muito benéfico para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista. É importante que garotas e jovens mulheres saibam que essa é uma opção para elas, e que não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica. 

https://gazetaweb.globo.com

No trecho (§ 2 da entrevista) “...a matemática, QUE não é só capaz de DESCREVER o universo, MAS pode inclusive ser usada para fazer PREVISÕES.”, considerando-se as palavras destacadas, pode-se afirmar que:

I. QUE é um pronome relativo com função predicativa.
II. a conjunção, MAS, nesse caso, possui valor semântico de adição.
III. DESCREVER é um verbo transitivo direto.
IV. INCLUSIVE pertence à classe gramatical dos advérbios.
V. a palavra CIDADÃO faz o seu plural como a forma PREVISÕES.

Estão corretas apenas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - B

    "conseguimos criar uma linguagem, a matemática, que não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive ser usada para fazer previsões."

    I. QUE é um pronome relativo com função predicativa. ( ERRADO )

    1º Para saber se é pronome relativo trocamos o que por "qual (ais )".

    é um pronome relativo..

    2º Conseguimos criar/ algo = uma linguagem, a matemática ( Que / a qual )

    O que retoma matemática que é OD. ( Objeto direto )

    -----------------------------------------------------------

    II. a conjunção, MAS, nesse caso, possui valor semântico de adição. ( VERDADEIRO )

    não é capaz de descrever o universo, mas pode

    Não só ... mas também = Ideia aditiva.

    --------------------------------------------------------------

    III. DESCREVER é um verbo transitivo direto. ( VERDADEIRO )

    Descrever / Algo = VTD / OD = o universo

    ------------------------------------------------------------------

    IV. INCLUSIVE pertence à classe gramatical dos advérbios. ( VERDADEIRO )

    não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive

    Torna o inclusive por " também " = Advérbio de Inclusão..

    -------------------------------------------------------------------

    V. a palavra CIDADÃO faz o seu plural como a forma PREVISÕES. ERRADO )

    CIDADÃOS É O PLURAL E NÃO CIDADÕES

  • A questão quer que analisemos as afirmações abaixo. Vejamos:

     . 

    “...a matemática, QUE não é só capaz de DESCREVER o universo, MAS pode inclusive ser usada para fazer PREVISÕES.”

     . 

    I. QUE é um pronome relativo com função predicativa. 

    Errado. Que, nesse caso, é pronome relativo, retoma "a matemática" e equivale a "a qual". Para saber a função sintática do "que", devemos substituir o "que" pelo seu antecedente e depois colocar a frase na ordem direta. Como "que" retoma "a matemática", teremos a seguinte frase: "a matemática não é só capaz de...". "a matemática" é o sujeito, logo a função sintática do "que" também é sujeito.

     . 

    II. a conjunção, MAS, nesse caso, possui valor semântico de adição. 

    Certo. "Mas", nesse caso, é conjunção coordenativa aditiva e possui valor de adição, fazendo parte da expressão "não só... mas"

    Conjunções coordenativas aditivas: têm valor semântico de adição, soma, acréscimo...

    São elas: e, nem (e não), não só... mas também, mas ainda, como também, ademais, além disso, outrossim...

    Ex.: Não só estudaram muito mas também passaram no concurso.

     . 

    III. DESCREVER é um verbo transitivo direto. 

    Certo. "Descrever", nesse caso, é verbo transitivo direto e tem como objeto direto "o universo": descrever o quê? "o universo". Verbos transitivos diretos precisam de um objeto direto para completar o seu sentido.

     . 

    IV. INCLUSIVE pertence à classe gramatical dos advérbios. 

    Certo. "Inclusive" é advérbio de inclusão.

    Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio.

     . 

    V. a palavra CIDADÃO faz o seu plural como a forma PREVISÕES.

    Errado. O plural de cidadão é cidadãos, com final "ãos" e não "ões".

     . 

    Gabarito: Letra C

  • Completando o comentário dos tararau

    O "que" da primeira alternativa é um pronome relativo substantivo, pois faz papel de sujeito da oração.

  • 1)NESTE CASO O QUE NÃO EXERCE FUNÇÃO PREDICATIVA, MAS É UM PRONOME RELATIVO, POR PODER SER SUBSTITUÍDO PELA EXPRESSÃO A QUAL.

    2) MAS É UMA CONJUNÇÃO ADVERSATIVA, MAS PODE EXERCER FUNÇÃO DE CONJUNÇÃO ADITIVA NESTE CASO.

    3) PARA QUEM NÃO SABE INCLUSIVE É UM ADVÉRBIO DE INCLUSÃO.

  • Gab B

    Correção:

    I - o QUE está funcionando como pronome relativo, retomando "matemática"

    V - o plural de cidadão é CIDADÃOS.


ID
4840159
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

BRASIL NO PROJETO EHT


    A primeira imagem de um buraco negro está circulando pelo mundo já faz uma semana. Esse feito só foi possível a partir de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios e montada com a ajuda de um "telescópio virtual" criado por algoritmos. Mais de 200 cientistas de diferentes nacionalidades, que participaram do avanço científico, fazem parte do projeto Event Horizont Telescope (EHT). 

    Entre eles, está o nome da brasileira Lia Medeiros, de 28 anos, que se mudou na infância para os Estados Unidos, onde acaba de defender sua tese de doutorado (conhecida lá fora como PhD) pela Universidade do Arizona. Filha de um professor de Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou, em entrevista ao G1, que cresceu perto de pesquisas científicas. Ela também precisou usar inglês e português nos vários lugares em que morou e, por isso, viu na matemática uma linguagem que não mudava.

    Especializada em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço, Lia encontrou no EHT o projeto ideal para o seu trabalho. Ela atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a "fotografia".

    O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira. Segundo a pesquisadora, embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de mais de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista.


Como você se envolveu com ciência e, mais especificamente, com a astronomia?


    Meu pai é professor universitário e cresci perto da pesquisa científica. Decidi que queria fazer um PhD desde cedo, mesmo antes de saber o que queria estudar. Mudei muito durante a minha vida e troquei de línguas entre português e inglês três vezes até os 10 anos. Quando era criança, percebi que, mesmo que a leitura e a escrita fossem completamente diferentes em países diferentes, a matemática era sempre a mesma. Ela parecia ser uma verdade mais profunda, como se fosse de alguma forma mais universal que as outras matérias. Mergulhei na matemática e amei.

    No ensino médio, estudei física, cálculo e astronomia ao mesmo tempo e, finalmente, entendi o real significado da matemática. Fiquei maravilhada e atônita que nós, seres humanos, conseguimos criar uma linguagem, a matemática, que não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive ser usada para fazer previsões.

    Fiquei especialmente maravilhada pelos buracos negros e a teoria da relatividade geral. Decidi então que queria entender os buracos negros, que precisava entender os buracos negros. Lembro que perguntei a um professor qual curso eu precisava estudar na faculdade para trabalhar com buracos negros. Ele disse que provavelmente daria certo com física ou astronomia. Então eu fiz as duas. 


E como você se envolveu com o projeto do EHT? 


    Meus interesses de pesquisa estão focados no uso de objetos e fenômenos astronômicos para testar os fundamentos das teorias da física. Eu vejo a astronomia como um laboratório onde podemos testar teorias nos cenários mais extremos que você possa imaginar. O EHT era o projeto perfeito para isso, porque as observações dele sondam a física gravitacional no regime dos campos de força em maneiras que ainda não tinham sido feitas antes. (...)

    Tenho dedicado uma porcentagem significativa do meu tempo, durante meus estudos, em tentar expandir a representação das mulheres na ciência, especificamente focando em dar às meninas jovens exemplos positivos nos modelos femininos na STEM [sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática]. Por exemplo, frequentemente visito escolas de ensino médio e outros locais para dar palestras públicas.

    Na minha opinião, reconhecer que muitas mulheres estão envolvidas nesse resultado pode ser muito benéfico para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista. É importante que garotas e jovens mulheres saibam que essa é uma opção para elas, e que não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica. 

https://gazetaweb.globo.com

Com relação à pontuação, segundo a norma culta, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO em:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.

    Entre o sujeito e verbo a vírgula não deve ser utilizada.

  • GABARITO: LETRA E

    Vírgula – indica uma pequena pausa na sentença.

    Não se emprega vírgula entre:

    • Sujeito e verbo.

    • Verbo e objeto (na ordem direta ou inversa da sentença).

    OBS: Cabe lembrar que, num sujeito composto, o último dos termos coordenados não se separa por vírgula do verbo.

    As aves, as flores, os homens renascem na primavera.

    Para facilitar a memorização dos casos de emprego da vírgula, lembre-se de que:

    A vírgula é: DEEEIS

    Desloca | Enumera | Explica |Enfatiza | Isola | Separa

    #Emprego da vírgula

    a) separar termos que possuem mesma função sintática no período quando não vierem ligados pelas conjunções E, OU e NEM:

    Li GoetheNietzsche, Montesquieu, Rousseau e Merleau-Ponty.

    OBS: Quando ocorre polissíndeto, ou seja, quando as conjunções e, ou e nem vêm repetidas numa enumeração, também se separa por vírgula os elementos coordenados.

    Adoro lírios, e rosas, gerânios, e hortênsias, e jasmins.

    OBS: O assíndeto caracteriza-se pela omissão da conjunção entre o penúltimo e o último termo de uma enumeração, caso em que o emprego da vírgula será obrigatório.

    João coleciona livros antigos, selosfigurinhas, botões.

    b) isolar o vocativo:

    - Força, guerreiro!

    c) isolar o aposto explicativo:

    - José de Alencar, o autor de Lucíola, foi um romancista brasileiro.

    OBS: Quando o aposto for enumerativo, podem ser usados os dois pontos.

    Comprei duas frutas que adoro: [abacaxi e uva].

    d) mobilidade sintática:

    - TemerosoAmadeu não ficou no salão.

    e) separar expressões explicativas, continuativa, conclusiva, enfática, conjunções e conectivos:

    - Isto é, ou seja, por exemplo, além disso, pois, porém, mas, no entanto, assim, etc.

    f) separar os nomes dos locais de datas:

    - Cascavel, 10 de março de 2012.

    g) isolar orações adjetivas explicativas:

    - O Brasil, que busca uma equidade social, ainda sofre com a desigualdade.

    h) separar termos enumerativos:

    - O palestrante falou sobre fome, tristeza, desemprego e depressão.

    i) omitir um termo:

    - Pedro estudava pela manhã; Mariana, à tarde.

    j) separar algumas orações coordenadas:

    - Júlio usou suas estratégias, mas não venceu o desafio.

    k) separar os predicativos de valor explicativo antepostos:

    Maria, cheia de emoção, aceitou o pedido do noivo.

    l) separar o adjunto adverbial deslocado de sua posição habitual:

    Na manhã daquele dia, João saiu sem dar explicação.

    João saiu sem dar explicação na manhã daquele dia.

    m) separar orações coordenadas sindéticas ou assindéticas:

    Depois do susto, as pessoas nem falavam, nem sorriam.

    Os pensamentos vêmvão, retornamsomem de vez.

    n) separar orações subordinadas adverbiais deslocadas:

    Ex.: Quando era menino, gostava de ouvir histórias.

    o) separar as orações intercaladas:

    — Bom dia, disse o menino, ao ver sua madrinha.

    OBS: Nesse caso, a pontuação mais frequente é o travessão.

    p) separar os membros paralelos de um dito proverbial.

    Dia de muito, véspera de pouco.

    RESUMO TIRADO AULAS DO QC E PROFº PABLO JAMILK.

  • GABARITO - E

    Tu não pode separar o sujeito do verbo pro meio de vírgulas.

    a) Havia cientistas americanos, japoneses, ingleses e franceses envolvidos naquele projeto.

    As vírgulas estão sendo usadas para separar termos em enumeração.

    __________________________________________________________

    b) Todos ficaram muito felizes com os resultados do evento; a família dela, muito mais.

    Usamos vírgulas para indicar omissões de termos , principalmente, verbos.

    a família dela, ( ficou ) muito mais.

    _________________________________________________

    c) Lia Medeiros, o povo brasileiro ficou muito orgulhoso de você.

    Usamos vírgulas para separar vocativos.

    ________________________________________________

    d) Logo pela manhã, a notícia do buraco negro já se espalhava por toda sociedade científica.

    Temos um adjunto adverbial de tempo deslocado.

    ___________________________________________

    e) Muitos cientistas estrangeiros que participaram do projeto, não compareceram à festa.

    Não se separa sujeito do verbo por meio de vírgulas.

    _________________________________________

    Fonte: Spadoto, 556.


ID
4840162
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

BRASIL NO PROJETO EHT


    A primeira imagem de um buraco negro está circulando pelo mundo já faz uma semana. Esse feito só foi possível a partir de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios e montada com a ajuda de um "telescópio virtual" criado por algoritmos. Mais de 200 cientistas de diferentes nacionalidades, que participaram do avanço científico, fazem parte do projeto Event Horizont Telescope (EHT). 

    Entre eles, está o nome da brasileira Lia Medeiros, de 28 anos, que se mudou na infância para os Estados Unidos, onde acaba de defender sua tese de doutorado (conhecida lá fora como PhD) pela Universidade do Arizona. Filha de um professor de Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou, em entrevista ao G1, que cresceu perto de pesquisas científicas. Ela também precisou usar inglês e português nos vários lugares em que morou e, por isso, viu na matemática uma linguagem que não mudava.

    Especializada em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço, Lia encontrou no EHT o projeto ideal para o seu trabalho. Ela atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a "fotografia".

    O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira. Segundo a pesquisadora, embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de mais de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista.


Como você se envolveu com ciência e, mais especificamente, com a astronomia?


    Meu pai é professor universitário e cresci perto da pesquisa científica. Decidi que queria fazer um PhD desde cedo, mesmo antes de saber o que queria estudar. Mudei muito durante a minha vida e troquei de línguas entre português e inglês três vezes até os 10 anos. Quando era criança, percebi que, mesmo que a leitura e a escrita fossem completamente diferentes em países diferentes, a matemática era sempre a mesma. Ela parecia ser uma verdade mais profunda, como se fosse de alguma forma mais universal que as outras matérias. Mergulhei na matemática e amei.

    No ensino médio, estudei física, cálculo e astronomia ao mesmo tempo e, finalmente, entendi o real significado da matemática. Fiquei maravilhada e atônita que nós, seres humanos, conseguimos criar uma linguagem, a matemática, que não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive ser usada para fazer previsões.

    Fiquei especialmente maravilhada pelos buracos negros e a teoria da relatividade geral. Decidi então que queria entender os buracos negros, que precisava entender os buracos negros. Lembro que perguntei a um professor qual curso eu precisava estudar na faculdade para trabalhar com buracos negros. Ele disse que provavelmente daria certo com física ou astronomia. Então eu fiz as duas. 


E como você se envolveu com o projeto do EHT? 


    Meus interesses de pesquisa estão focados no uso de objetos e fenômenos astronômicos para testar os fundamentos das teorias da física. Eu vejo a astronomia como um laboratório onde podemos testar teorias nos cenários mais extremos que você possa imaginar. O EHT era o projeto perfeito para isso, porque as observações dele sondam a física gravitacional no regime dos campos de força em maneiras que ainda não tinham sido feitas antes. (...)

    Tenho dedicado uma porcentagem significativa do meu tempo, durante meus estudos, em tentar expandir a representação das mulheres na ciência, especificamente focando em dar às meninas jovens exemplos positivos nos modelos femininos na STEM [sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática]. Por exemplo, frequentemente visito escolas de ensino médio e outros locais para dar palestras públicas.

    Na minha opinião, reconhecer que muitas mulheres estão envolvidas nesse resultado pode ser muito benéfico para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista. É importante que garotas e jovens mulheres saibam que essa é uma opção para elas, e que não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica. 

https://gazetaweb.globo.com

Em “Ele disse que provavelmente daria certo com Física ou Astronomia.”, o QUE tem o mesmo valor gramatical em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    A cientista espera que mais mulheres concorram a esse posto.

  • Gab A

    o QUE é uma conjunção integrante.

    Como saber?? Basta trocar o QUE por ISSO

    Ele disse que provavelmente daria certo com Física ou Astronomia

    Ele disso ISSO... OK

    A, A cientista espera que mais mulheres concorram a esse posto. (A cientista espera ISSO)

    PRONTO, ACHAMOS A RESPOSTA

  • A) cientista espera que mais mulheres concorram a esse posto.

    conj integrante

    B) O empresário entregou o prêmio que lhe deram equivocadamente.

    pron relativo

    C) Que maravilha a descoberta do buraco negro previsto por Einstein!

    pron indefinido

    D) Os premiados tiveram que sair rápido, devido ao assédio dos jornalistas.

    equivale a "ter obrigação de", neste caso é preposição acidental

    E) Quase que o Brasil perde a chance de participar desse grandioso evento.

    particula expletiva

  • Troca por "ISSO"

  • GABARITO A -CONJUNÇÃO INTEGRANTE

    B- PRONOME RELATIVO

    C- PRONOME INDEFINIDO

    D-PREPOSIÇÃÇAO

    E-ADVÉRBIO


ID
4840165
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

BRASIL NO PROJETO EHT


    A primeira imagem de um buraco negro está circulando pelo mundo já faz uma semana. Esse feito só foi possível a partir de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios e montada com a ajuda de um "telescópio virtual" criado por algoritmos. Mais de 200 cientistas de diferentes nacionalidades, que participaram do avanço científico, fazem parte do projeto Event Horizont Telescope (EHT). 

    Entre eles, está o nome da brasileira Lia Medeiros, de 28 anos, que se mudou na infância para os Estados Unidos, onde acaba de defender sua tese de doutorado (conhecida lá fora como PhD) pela Universidade do Arizona. Filha de um professor de Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou, em entrevista ao G1, que cresceu perto de pesquisas científicas. Ela também precisou usar inglês e português nos vários lugares em que morou e, por isso, viu na matemática uma linguagem que não mudava.

    Especializada em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço, Lia encontrou no EHT o projeto ideal para o seu trabalho. Ela atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a "fotografia".

    O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira. Segundo a pesquisadora, embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de mais de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista.


Como você se envolveu com ciência e, mais especificamente, com a astronomia?


    Meu pai é professor universitário e cresci perto da pesquisa científica. Decidi que queria fazer um PhD desde cedo, mesmo antes de saber o que queria estudar. Mudei muito durante a minha vida e troquei de línguas entre português e inglês três vezes até os 10 anos. Quando era criança, percebi que, mesmo que a leitura e a escrita fossem completamente diferentes em países diferentes, a matemática era sempre a mesma. Ela parecia ser uma verdade mais profunda, como se fosse de alguma forma mais universal que as outras matérias. Mergulhei na matemática e amei.

    No ensino médio, estudei física, cálculo e astronomia ao mesmo tempo e, finalmente, entendi o real significado da matemática. Fiquei maravilhada e atônita que nós, seres humanos, conseguimos criar uma linguagem, a matemática, que não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive ser usada para fazer previsões.

    Fiquei especialmente maravilhada pelos buracos negros e a teoria da relatividade geral. Decidi então que queria entender os buracos negros, que precisava entender os buracos negros. Lembro que perguntei a um professor qual curso eu precisava estudar na faculdade para trabalhar com buracos negros. Ele disse que provavelmente daria certo com física ou astronomia. Então eu fiz as duas. 


E como você se envolveu com o projeto do EHT? 


    Meus interesses de pesquisa estão focados no uso de objetos e fenômenos astronômicos para testar os fundamentos das teorias da física. Eu vejo a astronomia como um laboratório onde podemos testar teorias nos cenários mais extremos que você possa imaginar. O EHT era o projeto perfeito para isso, porque as observações dele sondam a física gravitacional no regime dos campos de força em maneiras que ainda não tinham sido feitas antes. (...)

    Tenho dedicado uma porcentagem significativa do meu tempo, durante meus estudos, em tentar expandir a representação das mulheres na ciência, especificamente focando em dar às meninas jovens exemplos positivos nos modelos femininos na STEM [sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática]. Por exemplo, frequentemente visito escolas de ensino médio e outros locais para dar palestras públicas.

    Na minha opinião, reconhecer que muitas mulheres estão envolvidas nesse resultado pode ser muito benéfico para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista. É importante que garotas e jovens mulheres saibam que essa é uma opção para elas, e que não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica. 

https://gazetaweb.globo.com

Em “Os participantes do projeto EHT morriam de medo de que ele não fosse bem-sucedido.”, a figura de linguagem presente é:

Alternativas
Comentários
  • Em palavras breves, as figuras de linguagem são recursos expressivos utilizados com objetivo de gerar efeitos no discurso. Dentro do extenso grupo em que se arrolam esses recursos, existem quatro subdivisões: figura de palavra, figura de construção, figura de sintaxe e figura de som.

    Inspecionemos o trecho:

     “Os participantes do projeto EHT morriam de medo de que ele não fosse bem-sucedido.”

    No trecho sublinhado, consta a hipérbole, o exagero na afirmação ao qual se recorre a fim de deformar a realidade. Veja exemplos:

    “Rios te correrão dos olhos, se chorares!” (Olavo Bilac)

    Os autos voam pela via central, e cruzam-se pedestres em todas as direções.” (Monteiro Lobato)

    a) metáfora.

    Incorreto. A metáfora é recurso expressivo demasiadamente portentoso e, do ponto de vista puramente formal, consiste na transferência de um termo para uma esfera de significação que não é sua, normalmente em virtude de uma comparação implícita, ou seja, que não apresenta elementos comparativos do tipo "como", "qual", "tal como", "tal qual". Exs.:

    “Incêndio — leão ruivo, ensanguentado.” (Castro Alves)

    “Meu pensamento é um rio subterrâneo.” (Fernando Pessoa)

    “Mamãe antes de casar, segundo tia Emília, era um foguete, uma ruiva tempestuosa.” (Clarice Lispector)

    “O mexerico é a ambrosia dos lugarejos pobres.” (Monteiro Lobato)

    Todavia, nem sempre está implícita essa comparação, como é visto nos exemplos a seguir extraídos de Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara: “sol da liberdade”, “vale de lágrimas”, “negros pressentimentos”, “não ponha a carroça diante dos bois”.

    b) perífrase.

    Incorreto. Consiste no uso de palavras para referir-se a alguma coisa por sua característica. Exs.: Cidade da Luz (Paris), Rei das Selvas (leão), Planeta Água (Terra), etc. Tratando-se de pessoas, dá-se o nome de antonomásia e pode também aludir a um fato que as notabilizou. Exs.: Poeta dos Escravos (Castro Alves), A Redentora (Princesa Isabel), Águia de Haia (Rui Barbosa), Senhor da Messe (Jesus Cristo), Raposa do Deserto (Erwin Rommel), etc.

    c) eufemismo.

    Incorreto. Trata-se do emprego de uma palavra ou expressão branda para se evitar o teor desagradável da mensagem. Exs.:

    “Agora que o meu pobre amigo jaz a dormir o derradeiro sono.” (Monteiro Lobato)

    “E lá apanhei a doença que me pôs a noite nos olhos.” (Monteiro Lobato)

    Respectivamente, há eufemismo para a morte e para a cegueira.

    d) sinestesia.

    Incorreto. Essa figura de linguagem define a confluência de planos sensoriais. Fundem-se sensações visuais, olfativas, auditivas, gustativas, tácteis. Exs.:

    “A cor cantava-me nos olhos...” (Cruz e Sousa)

    “Por uma única janela envidraçada, (...) entravam claridades cinzentas e surdas, sem sombras.” (Clarice Lispector)

    “Enchiam de doce alarido as enevoadas noites de inverno.” (Murilo Rubião)

    e) hipérbole.

    Correto. Vide explicação acima.

    Letra E

  • Hipérbole ou auxese é a figura de linguagem que ocorre quando há exagero intencional numa ideia expressa, de modo a acentuar de forma dramática aquilo que se quer dizer, transmitindo uma imagem ampliada do real.

    Exemplo de uso da palavra Hipérbole: Ele MORREU de rir da piada que contei.

    Metáfora é uma figura de linguagem em que um termo substitui outro em uma relação de semelhança entre os elementos que esses termos designam.

    Essa semelhança é resultado da imaginação, da subjetividade de quem cria a metáfora. A metáfora também pode ser entendida como uma comparação abreviada, em que o conectivo comparativo não está expresso, mas subentendido.

  • gab:e

    HIPÉRBOLE: É UM EXAGERO DE EXPRESSÃO.

    EX: MORRER DE FOME, CHORAR UM RIO DE LÁGRIMAS, TRABALHAR ATÉ DESMAIAR...


ID
4840168
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

BRASIL NO PROJETO EHT


    A primeira imagem de um buraco negro está circulando pelo mundo já faz uma semana. Esse feito só foi possível a partir de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios e montada com a ajuda de um "telescópio virtual" criado por algoritmos. Mais de 200 cientistas de diferentes nacionalidades, que participaram do avanço científico, fazem parte do projeto Event Horizont Telescope (EHT). 

    Entre eles, está o nome da brasileira Lia Medeiros, de 28 anos, que se mudou na infância para os Estados Unidos, onde acaba de defender sua tese de doutorado (conhecida lá fora como PhD) pela Universidade do Arizona. Filha de um professor de Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou, em entrevista ao G1, que cresceu perto de pesquisas científicas. Ela também precisou usar inglês e português nos vários lugares em que morou e, por isso, viu na matemática uma linguagem que não mudava.

    Especializada em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço, Lia encontrou no EHT o projeto ideal para o seu trabalho. Ela atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a "fotografia".

    O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira. Segundo a pesquisadora, embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de mais de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista.


Como você se envolveu com ciência e, mais especificamente, com a astronomia?


    Meu pai é professor universitário e cresci perto da pesquisa científica. Decidi que queria fazer um PhD desde cedo, mesmo antes de saber o que queria estudar. Mudei muito durante a minha vida e troquei de línguas entre português e inglês três vezes até os 10 anos. Quando era criança, percebi que, mesmo que a leitura e a escrita fossem completamente diferentes em países diferentes, a matemática era sempre a mesma. Ela parecia ser uma verdade mais profunda, como se fosse de alguma forma mais universal que as outras matérias. Mergulhei na matemática e amei.

    No ensino médio, estudei física, cálculo e astronomia ao mesmo tempo e, finalmente, entendi o real significado da matemática. Fiquei maravilhada e atônita que nós, seres humanos, conseguimos criar uma linguagem, a matemática, que não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive ser usada para fazer previsões.

    Fiquei especialmente maravilhada pelos buracos negros e a teoria da relatividade geral. Decidi então que queria entender os buracos negros, que precisava entender os buracos negros. Lembro que perguntei a um professor qual curso eu precisava estudar na faculdade para trabalhar com buracos negros. Ele disse que provavelmente daria certo com física ou astronomia. Então eu fiz as duas. 


E como você se envolveu com o projeto do EHT? 


    Meus interesses de pesquisa estão focados no uso de objetos e fenômenos astronômicos para testar os fundamentos das teorias da física. Eu vejo a astronomia como um laboratório onde podemos testar teorias nos cenários mais extremos que você possa imaginar. O EHT era o projeto perfeito para isso, porque as observações dele sondam a física gravitacional no regime dos campos de força em maneiras que ainda não tinham sido feitas antes. (...)

    Tenho dedicado uma porcentagem significativa do meu tempo, durante meus estudos, em tentar expandir a representação das mulheres na ciência, especificamente focando em dar às meninas jovens exemplos positivos nos modelos femininos na STEM [sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática]. Por exemplo, frequentemente visito escolas de ensino médio e outros locais para dar palestras públicas.

    Na minha opinião, reconhecer que muitas mulheres estão envolvidas nesse resultado pode ser muito benéfico para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista. É importante que garotas e jovens mulheres saibam que essa é uma opção para elas, e que não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica. 

https://gazetaweb.globo.com

Em “...e que elas não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica.”, o termo SE introduz uma oração subordinada de valor adverbial:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO -D

    O " SE" introduz uma condição.

     “...e que elas não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica.”

    Caso optem por uma (....)

    Bons estudos!

  • GABARITO-D

    O SE impõe uma condição para a realização do fato expresso na oração principal.

  • Assertiva D

    o termo SE introduz uma oração subordinada de valor adverbial: condicional.

  • A questão é sobre conjunções e quer saber qual a classifica da oração que o termo "SE" introduz em “...e que elas não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica.”. Vejamos:

     . 

    Orações Subordinadas Adverbiais: funcionam como adjuntos adverbiais da oração principal. Aparecem introduzidas por conjunções adverbiais. Sua classificação é feita conforme o sentido da circunstância adverbial que expressam. Podem ser: temporais, proporcionais, finais, causais, consecutivas, conformativas, condicionais, comparativas e concessivas.

     . 

    A) final.

    Errado.

    Oração subordinada adverbial final: exprime ideia de finalidade, intenção em relação ao fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções a fim de que, para que, que e porque (= para que)

    Ex.: Fazemos tudo, a fim de que você passe nas provas.

     . 

    B) causal.

    Errado.

    Oração subordinada adverbial causal: exprime ideia de causa do fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções porque, porquanto, uma vez que, visto que, já que, como...

    Ex.: Já que você estudou muito, suas chances de passar são enormes.

     . 

    C) proporcional.

    Errado.

    Oração subordinada adverbial proporcional: exprime ideia de proporção ou fato simultâneo ao expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais (ou menos), tanto mais (ou menos)...

    Ex.: Quanto mais se estuda, mais se aprende.

     . 

    D) condicional.

    Certo. "Se" introduz uma oração subordinada adverbial condicional.

    Oração subordinada adverbial condicional: exprime o que deve ou não ocorrer para ser realizado o fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções se, caso, desde que, contanto que, exceto se...

    Ex.: Se você for, eu vou!

     . 

    E) temporal.

    Errado.

    Oração subordinada adverbial temporal: exprime ideia do tempo em que ocorre o fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções quando, enquanto, logo que, até que, antes que, depois que, desde que, desde quando, assim que, sempre que...

    Ex.: Enquanto todos saíam, eu estudava.

     .  . 

    Gabarito: Letra D

  • GAB.: D

    Identificando rapidamente:

    Faça a permutação da oração:

    "Se optarem por uma carreira científica, elas não estarão sozinhas"

    Dá um sentido de condição, né?!

  • tao fácil que dá até medo

  • a oração condicional exprime um fato que não se realizou ou, com toda a certeza, não se realizará:

    a) falando-se do presente: se eu sou aplicado, obterei o prêmio

    b) falando-se do passado: se eu fosse aplicado, obteria o prêmio

    fonte: Bechara para concursos


ID
4840171
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

BRASIL NO PROJETO EHT


    A primeira imagem de um buraco negro está circulando pelo mundo já faz uma semana. Esse feito só foi possível a partir de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios e montada com a ajuda de um "telescópio virtual" criado por algoritmos. Mais de 200 cientistas de diferentes nacionalidades, que participaram do avanço científico, fazem parte do projeto Event Horizont Telescope (EHT). 

    Entre eles, está o nome da brasileira Lia Medeiros, de 28 anos, que se mudou na infância para os Estados Unidos, onde acaba de defender sua tese de doutorado (conhecida lá fora como PhD) pela Universidade do Arizona. Filha de um professor de Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou, em entrevista ao G1, que cresceu perto de pesquisas científicas. Ela também precisou usar inglês e português nos vários lugares em que morou e, por isso, viu na matemática uma linguagem que não mudava.

    Especializada em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço, Lia encontrou no EHT o projeto ideal para o seu trabalho. Ela atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a "fotografia".

    O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira. Segundo a pesquisadora, embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de mais de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista.


Como você se envolveu com ciência e, mais especificamente, com a astronomia?


    Meu pai é professor universitário e cresci perto da pesquisa científica. Decidi que queria fazer um PhD desde cedo, mesmo antes de saber o que queria estudar. Mudei muito durante a minha vida e troquei de línguas entre português e inglês três vezes até os 10 anos. Quando era criança, percebi que, mesmo que a leitura e a escrita fossem completamente diferentes em países diferentes, a matemática era sempre a mesma. Ela parecia ser uma verdade mais profunda, como se fosse de alguma forma mais universal que as outras matérias. Mergulhei na matemática e amei.

    No ensino médio, estudei física, cálculo e astronomia ao mesmo tempo e, finalmente, entendi o real significado da matemática. Fiquei maravilhada e atônita que nós, seres humanos, conseguimos criar uma linguagem, a matemática, que não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive ser usada para fazer previsões.

    Fiquei especialmente maravilhada pelos buracos negros e a teoria da relatividade geral. Decidi então que queria entender os buracos negros, que precisava entender os buracos negros. Lembro que perguntei a um professor qual curso eu precisava estudar na faculdade para trabalhar com buracos negros. Ele disse que provavelmente daria certo com física ou astronomia. Então eu fiz as duas. 


E como você se envolveu com o projeto do EHT? 


    Meus interesses de pesquisa estão focados no uso de objetos e fenômenos astronômicos para testar os fundamentos das teorias da física. Eu vejo a astronomia como um laboratório onde podemos testar teorias nos cenários mais extremos que você possa imaginar. O EHT era o projeto perfeito para isso, porque as observações dele sondam a física gravitacional no regime dos campos de força em maneiras que ainda não tinham sido feitas antes. (...)

    Tenho dedicado uma porcentagem significativa do meu tempo, durante meus estudos, em tentar expandir a representação das mulheres na ciência, especificamente focando em dar às meninas jovens exemplos positivos nos modelos femininos na STEM [sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática]. Por exemplo, frequentemente visito escolas de ensino médio e outros locais para dar palestras públicas.

    Na minha opinião, reconhecer que muitas mulheres estão envolvidas nesse resultado pode ser muito benéfico para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista. É importante que garotas e jovens mulheres saibam que essa é uma opção para elas, e que não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica. 

https://gazetaweb.globo.com

Todas as alternativas abaixo apresentam a concordância verbal de acordo com a norma culta da língua, EXCETO em:

Alternativas
Comentários
  • Fui o primeiro a resolver essa questão kkk - 20/10/2020

  • "Do lado de fora do espetáculo ouvia-se os aplausos da multidão." > Trocando:

    "Aplausos da multidão eram ouvidos do lado de fora do espetáculo" > O que eram ouvidos do lado de fora do espetáculo? R: aplausos da multidão (sujeito). Se há sujeito, o verbo "ouvir" deve concordar com o núcleo do mesmo, que está no plural. Logo:

    Gabarito: LETRA C.

  • e essa letra A? Alguém pode me explicar?

  • O pronome quem, o tradicional é o verbo ir para a 3 pessoa do singular.

  • O pronome quem, o tradicional é o verbo ir para a 3 pessoa do singular.

  • GABARITO -C

    Questão muito boa para revisar as regras de concordância!

    a) Fomos nós quem avisou ao diretor o horário do evento.

    Na concordância com o quem o verbo fica na terceira do singular.

    ex: Fomos nós quem pagamos a conta ( errado )

    Fomos nós quem pagou a conta. ( correto )

    ____________________________________

    b) Os Estados Unidos valorizam, em seu país, o estudo científico.

    Na concordância com nome plural se tiver determinante = Concorda com o determinante

    Os Estados Unidos são campeões de basquete

    Sem determinante = Singular.

    Estados Unidos É campeão de basquete .

    _________________________________________

    c) Do lado de fora do espetáculo ouvia-se os aplausos da multidão.

    VTD + SE = Partícula apassivadora. Transforma o OD em sujeito e com ele mantém concordância.

    Ouvia-se / algo

    Aplausos eram ouvidos.

    _________________________________________

    d) Um ou outro cientista ganhará o prêmio tão esperado.

    Um ou outro - singular

    Um ou outro fez a média da prova

    Um e outro - Plural

    Um e outro fizeram a média da prova.

    ___________________________________

    e) Mais de um pesquisador representou o Brasil naquele acontecimento.

    Mais de , menos de , cerca de - seguidas de numeral e substantivo o verbo concorda com o substantivo.

    Mais de um pesquisador representou

    ______________________________________-

    Fonte: Spadoto

  • Só uma observação quanto a alternativa A, realmente o comum é que o verbo fique na 3a pessoa do singular com o pronome QUEM, mas existe a exceção de que o verbo possa concordar com o antecedente que nesse caso é o "nós".

    Exemplo:

    Fomos nós quem avisou ao diretor o horário do evento.

    Fomos nós quem avisamos ao diretor o horário do evento.

    Fonte: Professora Adriana Figueiredo.

  • CUIDADO: QUEM concorda com a 3 pessoa ou com o antecedente

    Fui eu quem falou/falei está correto.


ID
4840180
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Conforme dispõe o Estatuto do Servidor Público do Município de Jaru, ao ato de investidura em cargo público dá-se o nome de:

Alternativas
Comentários
  • A investidura se dá com a posse


ID
4840189
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A um equipamento composto de diversos discos rígidos, administrado por um software próprio, que armazena dados para um ou mais servidores chamamos:

Alternativas
Comentários
  • Disk Storage (ou armazenamento em disco) é uma categoria geral de mecanismos de armazenamento em que os dados são registrados por várias alterações eletrônicas, magnéticas, ópticas ou mecânicas em uma camada superficial de um ou mais discos rotativos.

    Fonte: wikipédia.

  • Gab D

    Storage = armazenamento em inglês

  • Disk Storage -> É uma unidade externa composta de vários HD's a fim de armazenar grandes volumes de arquivos, para um ou mais servidores, são administrados por um software.

  • GABARITO: LETRA D

  • GAB. D

    Disk Storage.

  • Disk Storage:

    Um equipamento composto de diversos discos rígidos, administrado por um software próprio, que armazena dados para um ou mais servidores.


ID
4840195
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual o valor de uma célula em uma planilha Excel que contem a fórmula =(PAR(35))/2

Alternativas
Comentários
  • essa nem cavalo aguenta
  • fórmula PAR: arredondada para o par mais próximo, para cima; neste caso de 35 seria 36

    36/2=18

    Gabarito B

    (se for número negativo arredonda para baixo -1 -> -2)

  • A função PAR arredonda um número impar para o número par mais próximo (no caso de 35 para 36). Se o número selecionado já for um número par o resultado da função será ele mesmo

    =PAR(35)

    =36

    =PAR(36)

    =36

  • GABARITO: LETRA B

  • Aprendendo com os comentários .Obrigada.

  • Segundo material do estratégia concursos:

    Se o número for positivo: arredonda para próximo inteiro par SUPERIOR

    Se o número for negativo: arredonda para o próximo inteiro par INFERIOR

    Ou seja:

    Resultado 17,5, arredonda para 18

    Resultado -17,5, arredonda pra 16

    No caso da questão, o número é positivo, então gabarito B.

  • Uma dica federal:

    1. PAR: Número inteiro positivo para cima; número inteiro negativo para baixa;
    2. INT: Arredonda sempre para baixo.

ID
4840201
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O item da Barra de Ferramentas do MS Word em que existe a possibilidade de traduzir um texto selecionado para outro idioma é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Tradução --> Revisão

  • Assertiva D

    a possibilidade de traduzir um texto selecionado para outro idioma é: Revisão.

  • GABARITO: LETRA D

  • PARA NÃO ESQUECER MAIS: TRADUÇÃO É NO GUIAA REVISÃOOO


ID
4840207
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8080/1990, um dos objetivos do Sistema Único de Saúde - SUS é:

Alternativas
Comentários
  • Artigo 5º - Lei 8080/90

    São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:

    I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde;

    II - a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art. 2º desta lei;

    III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas


ID
4840210
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Conforme a Lei nº 8142/1990, julgue as afirmações a seguir:

I. Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta.
II. O Sistema Único de Saúde (SUS) contará, em cada esfera de governo, com as instâncias colegiadas Conselho de Saúde e Conferência de Saúde.
III. O Conselho de Saúde, em caráter provisório e deliberativo, é órgão colegiado composto por representantes do governo e prestadores de serviço em empresas e hospitais privados.
IV. A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.

Das afirmações acima, estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Corrigindo a III:

    Art 1º

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • Alguém que vai fazer o concurso da prefeitura de Sítio Novo MA?

  •  1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

    § 3° O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde.

    § 4° A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.

    § 5° As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho.


ID
4840213
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Política Nacional de Medicamentos teve elaboração que envolveu ampla discussão e coleta de sugestões, sob a coordenação da Secretaria de Políticas de Saúde do Ministério. Foi aprovada pela Comissão Intergestores e pelo Conselho Nacional de Saúde. Sobre essa Política, “o seu propósito precípuo é o de garantir a necessária segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos, a promoção do uso racional e o acesso da população àqueles considerados essenciais”. Esta redação se refere à(ao):

Alternativas
Comentários
  • A. Decreto Nº 7.508/2011: Regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências.

    B. Portaria nº 703/2019: Aprova o repasse dos recursos financeiros de custeio referentes ao primeiro ciclo de 2019 a Municípios habilitados ao Eixo Estrutura do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (QUALIFAR-SUS) nos anos de 2012, 2013, 2014, 2017 e 2018.

    C. Lei 8.080/90: Criação do SUS

    E. Portaria Nº 2.436/2017:  Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde(SUS).

    PORTARIA Nº 3.916, de 30 de Outubro de 1998.

    Art. 1º Aprovar a Política Nacional de Medicamentos, cuja íntegra consta do anexo desta Portaria.

    ANEXO:

    1. INTRODUÇÃO

    A Política Nacional de Medicamentos, como parte essencial da Política Nacional de Saúde, constitui um dos elementos fundamentais para a efetiva implementação de ações capazes de promover a melhoria das condições da assistência à saúde da população. A Lei n.º 8.080/90, em seu artigo 6o, estabelece como campo de atuação do Sistema Único de Saúde - SUS - a "formulação da política de medicamentos (...) de interesse para a saúde (...)".

    O seu propósito precípuo é o de garantir a necessária segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos, a promoção do uso racional e o acesso da população àqueles considerados essenciais.

    D


ID
4840216
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Lei nº 9.782/1999, define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. De acordo com esta lei, fica criada a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde. Em relação a ANVISA a lei afirma que esta agência:

Alternativas
Comentários
  • Art. 7 º   Compete à Agência proceder à implementação e à execução do disposto nos incisos II a VII do art. 2º desta Lei, devendo:

    II - fomentar e realizar estudos e pesquisas no âmbito de suas atribuições;

  • gab e

    sobre a, b = Art. 9º A Agência será dirigida por uma Diretoria Colegiada, devendo contar, também, com um Procurador, um Corregedor e um Ouvidor, além de unidades especializadas incumbidas de diferentes funções.

    Parágrafo único. A Agência contará, ainda, com um Conselho Consultivo, que deverá ter, no mínimo, representantes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, dos produtores, dos comerciantes, da comunidade científica e dos usuários, na forma do regulamento.    (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.190-34, de 2001)

    sobre c = Art. 13.  Aos dirigentes da Agência é vedado o exercício de qualquer outra atividade profissional, empresarial, sindical ou de direção político-partidária.

    sobre d = art 7º § 3º As atividades de vigilância epidemiológica e de controle de vetores relativas a portos, aeroportos e fronteiras, serão executadas pela Agência, sob orientação técnica e normativa do Ministério da Saúde.

    sobre e = Art. 7 º  Compete à Agência proceder à implementação e à execução do disposto nos incisos II a VII do art. 2º desta Lei, devendo: II - fomentar e realizar estudos e pesquisas no âmbito de suas atribuições;


ID
4840219
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Norma Operacional Básica de 1996 (NOB96), julgue as afirmações a seguir:

I. A atenção à saúde compreende três grandes campos, a saber: o da assistência, o das intervenções ambientais e o das políticas externas ao setor saúde.
II. A presente NOB tem por finalidade primordial promover e consolidar o pleno exercício, por parte do poder público municipal e do Distrito Federal, da função de gestor da atenção à saúde dos seus munícipes.
III. Esta NOB redefine os papéis de cada esfera de governo e, em especial, no tocante à direção única.
IV. Nos três campos, da assistência, intervenções ambientais e políticas externas ao setor de saúde, enquadram-se, então, todo o espectro de ações compreendidas nos chamados níveis de atenção à saúde.

Das afirmações acima, estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Letra A: I, II, III e IV.


ID
4840222
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Portaria MS nº 1.820/2009, vem trazendo as disposições sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde nos termos da legislação vigente. De acordo com a referida portaria, toda pessoa tem o direito a:

Alternativas

ID
4840225
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A respeito da Portaria MS nº 1.010/2012, que redefine as diretrizes para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e sua Central de Regulação das Urgências, componente da Rede de Atenção às Urgências, julgue as afirmações a seguir:

I. Unidade de Suporte Básico de Vida Terrestre: tripulada por no mínimo 3 (três) profissionais, sendo um condutor de veículo de urgência e um técnico ou auxiliar de enfermagem e um enfermeiro.
II. A motolância é conduzida por um profissional de nível técnico ou superior em enfermagem com treinamento para condução de motolância.
III. A regionalização é pré-requisito para análise do componente SAMU 192 do Plano de Ação Regional.
IV. O número geral de ocorrências atendidas no período é um dos indicadores do SAMU 192.

Das afirmações acima mencionadas, estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - C


ID
4840228
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Compete especificamente à Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf- AB), segundo a Portaria MS nº 2.436/2017:

Alternativas
Comentários
  • Compete especificamente à Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf- AB):

    a. Participar do planejamento conjunto com as equipes que atuam na Atenção Básica à que estão vinculadas;

    b. Contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários; - GABARITO D

    c. Realizar discussão de casos, atendimento individual, compartilhado, interconsulta, construção conjunta de projetos terapêuticos, educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais de todos os ciclos de vida, e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde, discussão do processo de trabalho das equipes dentre outros, no território.

  • Gabarito: Letra D

    Contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários.


ID
4840231
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Norma Operacional de Assistência a Saúde / NOAS-SUS 01/2001, no que diz respeito à assistência, o Plano Diretor de Regionalização deverá ser elaborado na perspectiva de garantir por exemplo a definição dos seguintes conceitos-chaves para a organização da assistência no âmbito estadual, que deverão ser observados no Plano Diretor de Regionalização. Um desses conceitos é o de Município polo, considerado:

Alternativas

ID
4840234
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada em uma região onde vem ocorrendo um surto de cólera, um cliente é atendido pelo profissional enfermeiro na triagem da unidade apresentando sintomas claramente relacionados à doença cólera, tais como irritabilidade, letargia, olhos encovados, boca seca, sede excessiva, pele seca e enrugada, pouca ou nenhuma produção de urina, pressão arterial baixa, entre outros. Ao atender esse paciente e encaminhá-lo para o atendimento médico, o profissional deverá seguir as orientações da Portaria MS nº 204/2016 para notificação compulsória, que orienta a periodicidade de notificação e para quais órgãos devem ser notificados a doença. No caso apresentado, a conduta do enfermeiro, de acordo com a portaria em relação à periodicidade, será de realizar uma notificação:

Alternativas

ID
4840237
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O “Pacto pela Vida” é constituído por um conjunto de compromissos sanitários, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da análise da situação de saúde do País e das prioridades definidas pelos governos federal, estaduais e municipais. De acordo com a Portaria MS nº 399 de 22 de fevereiro de 2006, uma das prioridades do “PACTO PELA VIDA” e seus objetivos para 2006 foi:

Alternativas
Comentários
  • reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal, infantil por doenças diarreicas e pneumonias.

    fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endêmicas.

    Contribuir para a redução da mortalidade por câncer de colo do útero e de mama.

    Implantar a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, buscando a atenção integral.


ID
4840240
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Lei n. º 9.961/2000, cria a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS e dá outras providências. Em relação a estrutura organizacional da ANS, julgue as afirmações a seguir:

I. A gestão da ANS será exercida pela Diretoria colegiada, composta por até 7 Diretores, sendo um deles o seu Diretor-Presidente.
II. O Diretor-Presidente da ANS será designado pelo Presidente da República, dentre os membros da Diretoria Colegiada, e investido na função por três anos, ou pelo prazo restante de seu mandato, admitida uma única recondução por três anos.
III. Os Diretores indicados e nomeados pelo Presidente da República após aprovação prévia pela Câmara Legislativa.
IV. A ANS será dirigida por uma Diretoria Colegiada, devendo contar, também, com um Procurador e um Corregedor, além de unidades especializadas incumbidas de diferentes funções, de acordo com o regimento interno.

Das afirmações acima, está (estão) correta(s), apenas:

Alternativas
Comentários
  • A II também está errada vista a atualização:

    Art. 7º O Diretor-Presidente da ANS será nomeado pelo Presidente da República e investido na função pelo prazo de 5 (cinco) anos, vedada a recondução, observado o disposto na          


ID
4840243
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com as definições contidas na Portaria MS nº 1.010/2012, a Central de Regulação das Urgências é considerada o(a):

Alternativas

ID
4840246
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Decreto nº 1.651/1995 regulamenta o Sistema Nacional de Auditoria (SNA) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A respeito do SNA, pode-se dizer que este sistema:

Alternativas

ID
4840249
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Processo de Enfermagem é a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, que visa a assistência ao ser humano. Esse processo é organizado em cinco etapas relacionadas, interdependentes e recorrentes. Seu objetivo é garantir que o acompanhamento dos pacientes seja prestado de forma coesa e precisa. A etapa do processo de enfermagem que envolve a determinação dos resultados que se espera alcançar e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença é o(a):

Alternativas
Comentários
  • Determinação dos resultados que se espera alcançar e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença é o PLANEJAMENTO DE ENFERMAGEM


ID
4840252
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Taxonomia da NANDA , uma das características definidoras graves do diagnóstico de enfermagem “Resposta disfuncional ao desmame ventilatório” é:

Alternativas
Comentários
  • Mais uma da série: impossível decorar o Nanda!!!!

  • Questões nesse estilo são horríveis mesmo, não avalia em nada o conhecimento do profissional.


ID
4840255
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Rede de Frio caracteriza-se por especificidades de natureza técnico-administrativa e logística, orientadas pelo PNI, com a finalidade de assegurar o bom funcionamento da cadeira de frio, isto é, o processo logístico aplicado à conservação adequada dos imunobiológicos, garantindo a preservação de suas características originais. A sala de vacinação é a instância final da Rede de Frio, onde os procedimentos de vacinação propriamente ditos são executados mediante ações de rotina, campanhas e outras estratégias. De acordo com o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do MS, na sala de vacinação, todas as vacinas devem ser armazenadas sempre na temperatura entre:

Alternativas

ID
4840258
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa Nacional de Imunizações do Brasil é um dos maiores do mundo, ofertando 45 diferentes imunobiológicos para toda a população. Há vacinas destinadas a todas as faixas-etárias e campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação. De acordo com o calendário nacional de vacinação 2019, a vacina tetra viral deverá ser administrada no esquema de:

Alternativas
Comentários
  • A primeira dose deve ser aos 12 meses com a Tríplice viral e a segunda dose deve ser aos 15 meses com a Tetra viral.


ID
4840261
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças do trabalho referem-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a saúde dos trabalhadores, causados, desencadeados ou agravados por fatores de risco presentes nos locais de trabalho. Manifestam-se de forma lenta, insidiosa, podendo levar anos, às vezes até mais de 20, para manifestarem o que, na prática, tem demonstrado ser um fator dificultador no estabelecimento da relação entre uma doença sob investigação e o trabalho. De acordo com o Caderno de Atenção Básica do MS em seu volume 05, existe uma classificação de agentes causadores de doenças nos locais de trabalho, tais como ruídos, vibrações, calor, frio, luminosidade, ventilação, umidade, pressões anormais, radiação etc., esse tipo de agentes, são tradicionalmente classificados como agentes:

Alternativas

ID
4840264
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a Taxonomia de NANDA, dentro do diagnóstico de enfermagem “distúrbios da identidade pessoal”, podemos encontrar os seguintes fatores relacionados:

I. baixa autoestima.
II. interrupção cultural.
III. desempenho ineficaz de papel.
IV. estágios de crescimento.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Essas questões matam qualquer um, será que somos obrigados a decorar um livro de quase 500 páginas? Inferno viu

  • Com raciocínio clinico da pra acertar a questão. A questão pede fatores relacionados, ou seja, fatores que contribuem para o distúrbio de identidade. O desempenho ineficaz do papel não é um fator contribuinte, poderia ser um resultante do distúrbio de identidade, ou seja, seria uma característica definidora.

    GABARITO: A

  • Distúrbio na identidade pessoal 

    Definição Incapacidade de manter uma percepção integrada e completa de si mesmo.

    Fatores relacionados

    Alteração no papel social

    Baixa autoestima

    Discriminação

    Doutrinação de um determinado culto

    Estados maníacos

    Estágios de crescimento

    Incongruência cultural

    Preconceito percebido

    Processos familiares disfuncionais


ID
4840267
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente L.P.S de 28 anos, vítima de um acidente automobilístico, encontra-se internado em uma unidade de terapia intensiva para tratamento de uma contusão miocárdica. Diante desse caso, uma das prioridades do cuidado realizado pela enfermagem será de:

Alternativas
Comentários
  • garantir via aérea, respiração e circulação adequada.

  • CONTUSÃO MIOCÁRDICA - hematoma no músculo cardíaco, pode perturbar o batimento rítmico do coração, podendo torna-se: rápido demais, lento e irregular( arritmias).


ID
4840270
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O traumatismo craniano pode ser confundido com a intoxicação alcoólica e, em uma emergência, o enfermeiro pode ter de diferenciá-la rapidamente para intervir de modo adequado. Correlacione os sintomas de A e B:

(A) traumatismo craniano.
(B) intoxicação alcoólica.

( ) diminuição do pulso.
( ) nível de consciência flutuante, geralmente com piora da condição.
( ) pulso elevado.
( ) pupilas desiguais e alteráveis.
( ) melhora do nível de consciência, embora com muita lentidão.
( ) pupilas iguais e responsivas.

A sequência correta, de cima para baixo, para os sinais e sintomas específicos para cada uma das condições clínicas é:

Alternativas

ID
4840273
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os ferimentos são lesões resultantes de uma causa externa (traumatismos) e podem ser classificados por tipos de que incluem a contusão, abrasão, laceração, avulsão e punção. Cada um, dependendo do grau de ferimento, pode caracterizar uma emergência médica, havendo a necessidade de realizar cuidados imediatos e, para isso, é importante que o profissional de enfermagem saiba diferenciar cada um dos seus mecanismos para o melhor direcionamento da assistência. O mecanismo de lesão que se caracteriza por corte, penetração seccionante por objeto pontiagudo ou “arrancar” de uma porção da pele, causando uma lesão de espessura plena, consiste na:

Alternativas

ID
4840276
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A homeostase do líquido extracelular em nosso organismo é mantida pelos rins, por meio da excreção dos produtos do metabolismo e a regulação do conteúdo de eletrólitos. Tais distúrbios necessitam de cuidados intensivos, pois, podem ocasionar elevação da mortalidade, podendo também configurar uma urgência médica. Um desses tipos de distúrbios hidroeletrolítico é caracterizado pela redução da concentração plasmática de sódio para valores menores de 135mEq/L. Estamos falando da:

Alternativas
Comentários
  • Hipernatremia----> aumento do sódio

    Hipocalemia -----> diminuição do potássio

    Hipercalemia ------> aumento do potássio

    hiponatremia ----> diminuição do sódio

  • hiponatremia


ID
4840279
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito da Resolução COFEN 564/2017 julgue as afirmações a seguir:

I. Abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional é um dever do profissional de enfermagem.
II. Anunciar a prestação de serviços para os quais detenha habilidades e competências técnico-científicas e legais é um direito do profissional de enfermagem.
III. Executar e/ou determinar atos contrários ao Código de Ética e à legislação que disciplina o exercício da enfermagem é uma proibição.
IV. Somente aceitar encargos ou atribuições quando se julgar técnica, científica e legalmente apto para o desempenho seguro para si e para outrem é um direito do profissional de enfermagem.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional é um DIREITO. Art 12

    Somente aceitar encargos ou atribuições quando se julgar técnica, científica e legalmente apto para o desempenho seguro para si e para outrem é um DEVER. Art 59


ID
4840282
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A biossegurança é definida como um conjunto de medidas e procedimentos técnicos necessários para a manipulação de agentes e materiais biológicos, capaz de prevenir, reduzir, controlar ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e vegetal, bem como o meio ambiente. De acordo com as normas de biossegurança da RDC 222, os resíduos dos serviços de saúde (RSS) podem ser classificados em grupos:

(A) resíduos de serviços de saúde do Grupo A
(B) resíduos de serviços de saúde do Grupo B
(C) resíduos de serviços de saúde do Grupo C
(D) resíduos de serviços de saúde do Grupo D
(E) resíduos de serviços de saúde do Grupo E

Cada um desses grupos é classificado como:

( ) resíduos contendo produtos químicos que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.
( ) rejeitos radioativos.
( ) resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção.
( ) resíduos perfurocortantes ou escarificantes, tais como: lâminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, fios ortodônticos cortados, próteses bucais metálicas inutilizadas, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas, tubos capilares, micropipetas, lâminas e lamínulas, espátulas e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório.
( ) resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.

A sequência correta, de cima para baixo, para a definição dos tipos de grupos de RSS é:

Alternativas
Comentários
  • Resíduos Sólidos em Saúde: Grupo A: Possível presença de materiais biológicos; Grupo B: substancias químicas; Grupo C: radioativos; Grupo D: resíduos domiciliares por não apresentarem risco biológico, químico ou radiológico a saúde ou ao meio ambiente e Grupo E: perfurocortantes. Fonte: Professor Romulo Passos. Gabarito da questão: letra B

  • Resumindo:

    Grupo A - Infectantes;

    Grupo B - Químicos;

    Grupo C - Radioativos;

    Grupo D - Comum;

    Grupo E - Perfurocortantes.

    Bons estudos!


ID
4840288
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente C.P.S de 54 anos encontra-se internado em uma unidade clínica há 7 dias com suspeita de difteria. A equipe de enfermagem que presta assistência a esse paciente foi orientada a realizar os cuidados de biossegurança e utilizar os EPI’s adequados de acordo com o quadro clínico apresentado. Segundo a nomenclatura dos tipos de precaução orientadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), nesse caso apresentado, o paciente se encontra na precaução do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Precauções para gotículas: Indicação: pacientes portadores ou infecção por microorganismo transmissíveis por gotículas, que podem ser gerados por tosse, espirro e conversação. Ex: parotidite, coqueluche, difteria, rubéola, meningite por meningococos, síndrome aguda respiratória grave.


ID
4840291
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

L.M.S de 68 anos encontra-se internado em uma unidade de terapia intensiva com quadro grave de insuficiência respiratória. Ele encontra-se em ventilação mecânica, com uso de sonda nasoentérica para alimentação, sonda vesical de demora, acesso venoso central em veia subclávia direita e pressão arterial invasiva em artéria radial esquerda. De acordo com a prescrição médica, o paciente está fazendo uso de protetor gástrico, drogas vasoativas, sedação e dieta enteral. Ao receber o balanço hídrico do técnico de enfermagem o enfermeiro observou que os ganhos das últimas 24 horas foram de 10ml de protetor gástrico administrado as 6 horas da manhã, 500ml de dieta enteral, 250ml de drogas vasoativas e 250ml de sedação e 500ml de hidratação venosa, todas em bomba de infusão, já as perdas foram de 1100ml de diurese, e 105ml de resíduo gástrico. Nesse caso o balanço hídrico final do paciente será:

Alternativas
Comentários
  • Infusões = 1510

    Perdas = 1205

    Só subtrair 1510 - 1205 = +305 BH +


ID
4840294
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) veio com inflexões importantes, principalmente no modelo de atenção e na gestão do trabalho em saúde nos municípios ocorrendo de modo articulado à introdução dos mecanismos de financiamento que desempenharam papel indutor na sua adoção como eixo estruturante da organização das ações e serviços de saúde. A respeito da PNAB julgue as afirmações a seguir:

I. é de responsabilidade comum a todas as esferas de governo contribuir para a reorientação do modelo de atenção e de gestão com base nos princípios e nas diretrizes contidas nesta portaria.
II. é de responsabilidade de a União definir e rever periodicamente, de forma pactuada, na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica.
III. os Estados e o Distrito Federal são corresponsáveis pelo monitoramento das ações de Atenção Básica nos municípios. IV. estimular a participação popular e o controle social é de total responsabilidade apenas do poder executivo.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Corrigindo a IV.

    É responsabilidade comum a todas as esferas de governo: estimular a participação popular e o controle social;


ID
4840297
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

X compreende todos os mecanismos de deliberação e de gestão compartilhados, com ênfase no controle social, valorizando e fortalecendo os mecanismos instituídos para controle social no SUS, incluindo os Conselhos e as Conferências de Saúde, instrumentos essenciais na formulação da Política Estadual e Municipal de Saúde, e firmar pactos com as demais esferas de governo. X se refere à(ao):

Alternativas

ID
4840300
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Atenção Básica (AB) possui um sistema de financiamento que deve ser tripartite e com detalhamento apresentado pelo Plano Municipal de Saúde garantido nos instrumentos especificados nos Planos Nacional, Estadual e Municipal de gestão do SUS. Os repasses dos recursos da AB aos municípios são efetuados em conta aberta especificamente para este fim, de acordo com a normatização geral de transferências de recursos fundo a fundo do Ministério da Saúde, cujo objetivo é facilitar o acompanhamento pelos Conselhos de Saúde no âmbito dos municípios, dos estados e do Distrito Federal. Uma das composições para o financiamento federal das ações de Atenção Básica é o recurso per capita que será transferido mensalmente, de forma regular e automática, do Fundo Nacional de Saúde aos:

Alternativas

ID
4840303
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação, uso de tabaco, dentre outros. Dentro da ESF, temos os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) criados pelo Ministério da Saúde (MS) com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços. De acordo com o MS as modalidades de NASF hoje são:

(A) NASF 1
(B) NASF 2
(C) NASF 3

Cada um destes possui o número de equipes vinculadas que podem ser:

( ) 1 a 2 eSF e/ou eAB para populações específicas.
( ) 3 a 4 eSF e/ou eAB para populações específicas.
( ) 5 a 9 eSF e/ou eAB para populações específicas.

A sequência correta, de cima para baixo, para o tipo de NASF e o número de equipes vinculadas é:

Alternativas
Comentários
  • NASF 3: n° de equipes vinculadas = 1 a 2

    NASF 2: n° de equipes vinculadas = 3 a 5

    NASF 1: n° de equipes vinculadas 5 a 9

  • Olá! Alguém pode me responder qual é a referência para esses números?

  •  NASF 1 deverá estar vinculado a no mínimo 5 (cinco) e a no máximo 9 (nove) Equipes Saúde da Família e/ou equipes de Atenção Básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais);

    NASF 2 deverá estar vinculado a no mínimo 3 (três) e a no máximo, 4 (quatro) Equipes Saúde da Família e/ou Equipes de Atenção Básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais);

    NASF 3 deverá estar vinculado a no mínimo 1 (uma) e a no máximo 2 (duas) Equipes Saúde da Família e/ou Equipes de Atenção Básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais), agregando-se de modo específico ao processo de trabalho das mesmas, configurando-se como uma equipe ampliada.

    Fonte: Portaria de nº 3.124, de 28 de dezembro de 2012.


ID
4840306
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Ministério da Saúde (MS), recomenda que as Unidades Básicas de Saúde tenham seu funcionamento com carga horária mínima de 40 horas/semanais, no mínimo 5 (cinco) dias da semana e nos 12 meses do ano, possibilitando um melhor acesso a toda população. Há possibilidade de horários alternativos de funcionamento desde que pactuados através das instâncias de participação social, de modo que atendam expressamente a necessidade da população, observando, sempre que possível, a carga horária mínima descrita acima. Como forma de garantir a coordenação do cuidado, ampliando o acesso e resolutividade das equipes que atuam na Atenção Básica, recomenda-se que a população adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) seja de:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Política Nacional da Atenção Básica (PNAB), uma EqSF deve responsabilizar-se por no máximo 4.000 pessoas, sendo a média recomendada 3.000 pessoas. Acho que não deveriam cobrar esse tipo de questão. Porém, basta analisar e ir pelo limite máximo.

  • A Portaria 2436/2017 diz:

    População adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) de 2.000 a 3.500 pessoas, localizada dentro do seu território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica.


ID
4840309
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma das formas de controle social no SUS é realizada através do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), vinculado à Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP). O Denasus é a unidade do Ministério da Saúde competente para realizar atividade de auditoria para verificar a adequação das ações e serviços públicos de saúde e a sua regularidade quanto aos aspectos técnico-científicos, contábeis, financeiros e patrimoniais da aplicação dos recursos do SUS, sendo o órgão central do Sistema Nacional de Auditoria (SNA). No plano federal, compete ao SNA:

Alternativas
Comentários
  •  Art. 5° Observadas a Constituição Federal, as Constituições dos Estados-Membros e as Leis Orgânicas do Distrito Federal e dos Municípios, compete ao SNA verificar, por intermédio dos órgãos que o integram:

           I - no plano federal

            a) a aplicação dos recursos transferidos aos Estados e Municípios mediante análise dos relatórios de gestão de que tratam o , e o 

            b) as ações e serviços de saúde de abrangência nacional em conformidade com a política nacional de saúde;

            c) os serviços de saúde sob sua gestão;

           d) os sistemas estaduais de saúde;

           e) as ações, métodos e instrumentos implementados pelo órgão estadual de controle, avaliação e auditoria;


ID
4840312
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao exercício profissional de enfermagem, julgue as afirmativas a seguir:

I. Enfermeiro e técnico de enfermagem poderão como membros da equipe participar do planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem.
II. Cabe ao técnico de enfermagem especialmente participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar.
III. O auxiliar de enfermagem pode exercer as atividades de nível médio, de natureza repetitiva, envolvendo serviços auxiliares de enfermagem sob supervisão.
IV. É de competência privativa do enfermeiro consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • O item I é de competência privativa do enfermeiro.

    Lei 7498/86 Art. 11, alínea c.

  • Errei por falta de atenção.


ID
4840315
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Resolução COFEN 564/2017, recorrer ao Conselho Regional de Enfermagem, de forma fundamentada, quando impedido de cumprir o presente Código, a Legislação do Exercício Profissional e as Resoluções, Decisões e Pareceres Normativos emanados pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, é um (a):

Alternativas

ID
4840318
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em situações que o profissional de enfermagem deva ser penalizado por alguma ação, omissão ou conivência que implique em desobediência e/ou inobservância às disposições do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei n° 5.905, de 12 de julho de 1973, poderá, de acordo com a infração cometida, aplicar advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional e cassação do direito ao exercício profissional. Em casos que o profissional de enfermagem seja penalizado por suspensão, ele sofrerá a pena de proibição do seu exercício profissional por um período de até:

Alternativas
Comentários
  • Suspensão do exercício profissional: ATÉ 90 dias

    cassação do direito ao exercício profissional ATÉ 30 anos.

  • Art. 108, §4


ID
4840321
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A informação é fundamental para o desenvolvimento da vigilância, daí a clássica expressão “informação para ação”. Por sua vez, um bom sistema de informações depende da periodicidade do fluxo de fornecimento dos dados e do criterioso preenchimento dos instrumentos de coleta. A coleta de dados ocorre em todos os níveis (municipal, estadual e federal) de atuação do sistema de saúde. A força e valor da informação depende da qualidade e fidedignidade com que ela é gerada. De acordo com o manual do MS sobre doenças infecciosas e parasitárias, os tipos de dados que são utilizados para a vigilância epidemiológica e realização da investigação epidemiológica, são:

I. morbidade.
II. dados demográficos e ambientais.
III. notificações de surtos.
IV. natalidade.

Dos itens acima descritos, estão corretos, apenas:

Alternativas

ID
4861330
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

BRASIL NO PROJETO EHT


    A primeira imagem de um buraco negro está circulando pelo mundo já faz uma semana. Esse feito só foi possível a partir de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios e montada com a ajuda de um "telescópio virtual" criado por algoritmos. Mais de 200 cientistas de diferentes nacionalidades, que participaram do avanço científico, fazem parte do projeto Event Horizont Telescope (EHT).
    Entre eles, está o nome da brasileira Lia Medeiros, de 28 anos, que se mudou na infância para os Estados Unidos, onde acaba de defender sua tese de doutorado (conhecida lá fora como PhD) pela Universidade do Arizona. Filha de um professor de Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou, em entrevista ao G1, que cresceu perto de pesquisas científicas. Ela também precisou usar inglês e português nos vários lugares em que morou e, por isso, viu na matemática uma linguagem que não mudava.
    Especializada em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço, Lia encontrou no EHT o projeto ideal para o seu trabalho. Ela atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a "fotografia".
    O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira. Segundo a pesquisadora, embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de mais de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista.


Como você se envolveu com ciência e, mais especificamente, com a astronomia? 


    Meu pai é professor universitário e cresci perto da pesquisa científica. Decidi que queria fazer um PhD desde cedo, mesmo antes de saber o que queria estudar. Mudei muito durante a minha vida e troquei de línguas entre português e inglês três vezes até os 10 anos. Quando era criança, percebi que, mesmo que a leitura e a escrita fossem completamente diferentes em países diferentes, a matemática era sempre a mesma. Ela parecia ser uma verdade mais profunda, como se fosse de alguma forma mais universal que as outras matérias. Mergulhei na matemática e amei.
    No ensino médio, estudei física, cálculo e astronomia ao mesmo tempo e, finalmente, entendi o real significado da matemática. Fiquei maravilhada e atônita que nós, seres humanos, conseguimos criar uma linguagem, a matemática, que não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive ser usada para fazer previsões.
    Fiquei especialmente maravilhada pelos buracos negros e a teoria da relatividade geral. Decidi então que queria entender os buracos negros, que precisava entender os buracos negros. Lembro que perguntei a um professor qual curso eu precisava estudar na faculdade para trabalhar com buracos negros. Ele disse que provavelmente daria certo com física ou astronomia. Então eu fiz as duas.


E como você se envolveu com o projeto do EHT?


    Meus interesses de pesquisa estão focados no uso de objetos e fenômenos astronômicos para testar os fundamentos das teorias da física. Eu vejo a astronomia como um laboratório onde podemos testar teorias nos cenários mais extremos que você possa imaginar. O EHT era o projeto perfeito para isso, porque as observações dele sondam a física gravitacional no regime dos campos de força em maneiras que ainda não tinham sido feitas antes. (...)
    Tenho dedicado uma porcentagem significativa do meu tempo, durante meus estudos, em tentar expandir a representação das mulheres na ciência, especificamente focando em dar às meninas jovens exemplos positivos nos modelos femininos na STEM [sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática]. Por exemplo, frequentemente visito escolas de ensino médio e outros locais para dar palestras públicas.
    Na minha opinião, reconhecer que muitas mulheres estão envolvidas nesse resultado pode ser muito benéfico para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista. É importante que garotas e jovens mulheres saibam que essa é uma opção para elas, e que não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica. 

https://gazetaweb.globo.com/portal/

No § 4, em “...embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo...”, o termo EMBORA tem o valor semântico de:

Alternativas
Comentários
  • Conjunções Concessivas:  introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto.

    FONTE:

    Recomendo estudar Orações Subordinadas Adverbiais, se seu foco é IBADE (assim como eu) esse conteúdo chove nas provas.

    Abraços e Bons Estudos ~

  • GABARITO: LETRA C

    “...embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo...”

    → temos, em destaque, uma conjunção coordenativa concessiva, outros conjunções com esse mesmo valor: mesmo que, conquanto, ainda que, apesar de que...

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Concessivas

    Exprimem contrariedade, ressalva, oposição a a uma ideia sem invalidá-la.

    Embora, malgrado, conquanto, ainda que/quando, mesmo que, em que (pese), se bem que, posto que, nem que, apesar de que, por (mais, menos, melhor, pior, maior, menor, muito), que (indica grau).

    gab.C

  • Letra C

  • É incrível como todas as bancas adoram as concessivas.

    #obrigadoPai #vaidarTempo #NÃOdesista #vaidarCerto #JesusTeAma #DeusCuida

  • Causal: Causa e efeito, sendo que o termo aparece na causa

    Consecutivas: consequência intensificada, sendo que o termo aparece no efeito

    Concessão: efeito é contrário a causa, sendo que o termo aparece na causa.


ID
4861351
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão, é:

Alternativas
Comentários
  • Art. 5º É dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão

  • LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º , no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências.

    Art. 5º É dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão.

    .

    Art. 8º É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

    .

    Seção III Da Proteção e do Controle de Informações Sigilosas

    Art. 25. É dever do Estado controlar o acesso e a divulgação de informações sigilosas produzidas por seus órgãos e entidades, assegurando a sua proteção. (Regulamento)

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm

    .

    ***Atenção:

    A lei supra possui um regulamento - DECRETO Nº 7.724, DE 16 DE MAIO DE 2012 -, inclusive sofreu 29 alterações no ano de 2019, com o advento do Decreto nº 9.690, de 2019.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/Decreto/D7724.htm

    DIREITO = DESASSOSSEGO ETERNO!

  • GABARITO LETRA A

    É dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão.

    Art. 28. Os prazos máximos de classificação de sigilo são os seguintes:

    I - grau ultrassecreto: vinte e cinco anos;

    II - grau secreto: quinze anos; e

    III - grau reservado: cinco anos.

    Parágrafo único. Poderá ser estabelecida como termo final de restrição de acesso a ocorrência de determinado evento, observados os prazos máximos de classificação.


ID
4861378
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS), que norteia as ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de todo o sistema de saúde brasileiro, tem como esfera de intervenção tanto a consciência subjetiva do cidadão e o exercício do controle social, quanto o atendimento às complexas estratégias de decisão do gestor público de saúde, de desenvolvimento tecnocientífico e de articulação da saúde com as demais políticas sociais e econômicas do país. Dentre os princípios da PNIIS, temos o(a):

Alternativas
Comentários
  • A questão trata da Portaria no. 589 de 20 de Maio de 2015.

    Nela, temos o disposto na letra A como gabarito.

    Dos Princípios Gerais da PNIIS

    Art. 4º Constituem princípios gerais da PNIIS:

    I - informação em saúde direcionada à ação de atenção à saúde de cada indivíduo e da coletividade;

    II - produção da informação em saúde abarcando a totalidade das ações de controle e participação social, coletiva e individual, das ações da atenção à saúde e das ações de gestão;

    III - gestão da informação em saúde integrada e capaz de gerar conhecimento;

    IV - democratização da informação em saúde como um dever das entidades públicas e privadas de saúde no âmbito do SUS e entidades vinculadas ao Ministério da Saúde;

    V - informação em saúde como elemento estruturante para a universalidade, a integralidade e a equidade social na atenção à saúde;

    VI - acesso gratuito à informação em saúde como direito de todo indivíduo;

    VII- descentralização dos processos de produção e disseminação da informação em saúde para atender às necessidades de compartilhamento de dados nacional e internacional e às especificidades regionais e locais;

    VIII - preservação da autenticidade e da integridade da informação em saúde; e

    IX - confidencialidade, sigilo e privacidade da informação de saúde pessoal como direito de todo indivíduo.

    Bons estudos!!!