-
Alguns tipos específicos de programas spyware são:
Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.
https://cartilha.cert.br/malware/
-
GABARITO: D
Key logger (que significa registrador do teclado em inglês) é um programa de computador do tipo spyware cuja finalidade é registrar tudo o que é digitado, quase sempre a fim de capturar senhas, números de cartão de crédito e afins. Muitos casos de phishing, assim como outros tipos de fraudes virtuais, se baseiam no uso de algum tipo de keylogger, instalado no computador sem o conhecimento da vítima, que captura dados sensíveis e os envia a um cracker que depois os utiliza para fraudes.
Existem softwares apropriados para se defender deste tipo de ameaça. É sempre oportuno que um computador conectado à internet seja protegido através de um software antispyware de um firewall e de um antivírus.
Não matarás.
Êxodo 20:13
-
Qual o erro da letra A?
-
eu acho que a letra A esta correta .
-
O erro da questão A está na informação "para um cracker"
Os crackers são pessoas aficionadas por informática que utilizam seu grande conhecimento na área para quebrar códigos de segurança, senhas de acesso a redes e códigos de programas com fins criminosos. Resumindo, quando se fala em cracker, é um criminoso perito em quebrar códigos e CRACKEAR programas.
Logo, acredito que a banca entendeu que cracker não pratica atos de roubo de informações pessoais.
-
Cara essa letra A está correta .. kkk
:s
-
a A tá correta!
-
"(...)hackers e crackers possuem propósitos totalmente diferentes. Enquanto o primeiro grupo visa tornar a informática acessível a todos e apenas apontar possíveis falhas de um sistema, o segundo conjunto invade computadores e quebra sistemas de segurança procurando lucrar o máximo possível com a ação."
fonte: https://www.tecmundo.com.br/o-que-e/744-o-que-e-cracker-.htm (acesso 29/04/2017, 01:38)
-
- Rootkit3 é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.
- Backdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.
- Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado para fins legítimos, quando incorporado a programas e serviços, como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos. Também pode ser usado para fins maliciosos, quando as propagandas apresentadas são direcionadas, de acordo com a navegação do usuário e sem que este saiba que tal monitoramento está sendo feito.
Usuário de um computador conectado à internet está se queixando que, repentinamente, começaram a aparecer janelas com anúncios na tela do computador.
Considerando a possibilidade de que um malware está atacando o computador do usuário, o sintoma relatado aparenta ser a ação de um malware do tipo
- Screenlogger: similar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado. É bastante utilizado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais, disponíveis principalmente em sites de Internet Banking.
- Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.
-
Pessoal, eu acho que o erro da A está no fato de que a questão pede a definição básica (genérica) de Keylogger. A letra A limita a definição de Keylogger, dizendo que o programa será usado por um cracker. Quando ela afirma isso, ela diz que sempre será assim. O que não é o caso. Uma pessoa sem más intenções pode instalar um keylogger no seu computador pessoal para descobrir o que outra pessoa, que ele desconfia, pode estar fazendo. Bom, inicialmente eu também marquei A, depois entendi o meu erro.
-
Não consigo achar o erro da letra A, em todo lugar q pesquiso não acho a definição de que é um software de mapeamento, como diz a letra D. Se realmente for correto esse gabarito, deveria ser anulada tal questão, visto q existem duas alternativas corretas.
Bons estudos!
-
Concordo com o João Henrique, não devemos simplesmente "aceitar" o que a banca considera certo ou errado ir ao google copiar e colar aqui. Na minha opinião, a alternativa A estaria correta, pois -> "Cracker" = Lembra de "Crack = Droga = Mal.
Os Keyloggers são usados para o mal, portanto essa questão parece ter 2 alternativas corretas "A e D" - na minha opinião apenas a alternativa A está correta, pois não existe isso de armazenar apenas o que é mais usado. Veja a definição da cartilha de segurança:
" Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking. "
Fonte: Cartilha de segurança
-
Quando a letra D diz que ele armazena as letras mais importantes, eu acho que aí está o erro, pois não armazena as mais importantes, e sim todas.
A letra "A" em momento algum diz que será mandado "somente" a um cracker, então dar a entender que a alternativa não restringe o uso apenas a ele. e sim informa que pode ser usado por um cracker.
CONTINUO ACHANDO A LETRA "A" CORRETA.
-
Concordo com o Lucas.. para mim está questão seria a alternativa A...
-
Legal que o usuário justifica a letra D e coloca um texto em seguida que diz claramente "um programa que captura TODAS as teclas do computador".
Ou seja, totalmente o oposto da letra D que diz "as teclas mais usadas", isso mostra que tem gente que nem analisa as questões, simplesmente vê a correta, caça a definição no google e posta aqui.
A banca NÃO anulou a questão, como pude ver.
Segue uma questão que possui a definição correta de keylloger, fica clara a diferença no conceito: Q786234
-
POis é Ronnye, até desanima fazer questões de bancas "aleatórias"
-
A letra a está correta embora o gabarito aponte D.
Questão passível de ser anulada.
-
letra A, pois se for levar em consideração q a letra A limitou a questão ao colocar "cracker" a letra D fez pior que limitou ao colocar "as teclas mais utilizadas".
-
Gabarito D
Pessoal, considerei e alternativa A como correta mas, pesquisando um pouco mais do assunto, acredito que a A está errada pois ela informa que as informações serão enviadas para um cracker, o que pode não ser verdade. Na cartilha de segurança há a informação que o spyware pode ser utilizado tanto de forma legítima como de forma maliciosa.
Diferença entre cracker e hacker:
Crackers têm como prática a quebra da segurança de um software e usam seu conhecimento de forma ilegal, portanto, são vistos como criminosos.
Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal e nunca invadem um sistema com o intuito de causar danos.
Fonte: https://olhardigital.uol.com.br/fique_seguro/noticia/qual-a-diferenca-entre-hacker-e-cracker/38024
Spywares
Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como é instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas. Pode ser considerado de uso:
Legítimo: quando instalado em um computador pessoal, pelo próprio dono ou com consentimento deste, com o objetivo de verificar se outras pessoas o estão utilizando de modo abusivo ou não autorizado.
Malicioso: quando executa ações que podem comprometer a privacidade do usuário e a segurança do computador, como monitorar e capturar informações referentes à navegação do usuário ou inseridas em outros programas (por exemplo, conta de usuário e senha).
Alguns tipos específicos de programas spyware são:
Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.
Fonte: https://cartilha.cert.br/malware/
-
Discordo Juliana. Na minha humilde opinião a letra A estaria errada se tivesse um termo limitador do tipo somente ou exclusivamete para o craker.
Fernando pelo amor de god comenta essa questão meu filho...
-
Keylogger é um programa criado para gravar tudo o que uma pessoa digita em um determinado teclado de um computador. Ele é um programa do tipo spyware e é utilizado quase sempre para capturar senhas, dados bancários, informações sobre cartões de crédito e outros tipos de dados pessoais.
Keyloggers são aplicativos ou dispositivos que ficam em execução em um determinado computador para monitorar todas as entradas do teclado. Assim, aquele que deixou o programa em execução pode, em outro momento, conferir tudo o que foi digitado durante um determinado período.
Aplicativos com a função keylogging foram criados para ações perfeitamente legais, como monitorar a atividade de funcionários de uma empresa ou até para os pais checarem que tipo de conteúdo seus filhos têm acessado na internet.
Mais tarde, pessoas de má-intenção passaram a usar os keyloggers para fins ilícitos. Nestes casos, o programa fica em execução na máquina e podem, sem que usuário saiba, gravar tudo o que for digitado, incluindo senha de acesso e outros dados sigilosos.
Keyloggers em forma de hardware - Lembre-se que keyloggers também podem estar na forma física, sendo dispositivos que ficam entre o cabo de teclado e a porta do computador gravando em uma memória interna tudo o que você digitar. Nestes casos, não há como detectar a presença de um keylogger usando aplicativos de segurança no computador. Mas você pode facilmente perceber que o dispositivo está lá dando uma conferida entre o cabo do teclado e a máquina, especialmente se estiver utilizando máquinas públicas em lan houses.
Fonte: www.tecmundo.com.br
-
"A definição básica de um Keylogger é?", essa definição nunca virá com a vinculação a um cracker.
Por eliminação é a D mesmo.
-
Craker é o cara bom ? sei
-
A definição básica de um Keylogger é?
Definição BÁSICA = conceito NORMAL/ SIMPLES retirado da Cartilha >>>> https://cartilha.cert.br/livro/
Cracker que eu levo pra prova... é só o "Cream cracker"...
-
Os malwares, softwares maliciosos, realizam ações que podem comprometer a privacidade e segurança digital do usuário.
O keylogger é um tipo de software malicioso que realiza o mapeamento de comandos do teclado, armazena o que foi digitado e as teclas mais utilizadas pelo usuário.
Ele poderia enviar as informações para alguém, entretanto esta seria uma operação secundária do software malicioso, porque a operação básica consiste apenas em armazenar estas informações.
Gabarito: Letra D.
-
Eu pensei que ia dar essa questão como letra A. Mas não foi pois ia ser muita intransigência. A finalidade do Keylogger não é para o mal e sim usada por crackers para o mal. Outra coisa foi usar a nomenclatura certa "cracker" a cespe poderia ler uma questão dessa pra se moldar e nao deixar o candidato em desespero. Ótima questão, não foi difícil mas exigem estudo do candidato. Letra D.
-
Ou tem 2 gabaritos ou nenhum...
-
SEGUNDO VIDEO AULA QC.
Keylogger - é um programa capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado de um computador. - Normalmente, o keylogger vem como parte de um cavalo de tróia. Desta forma, é necessário que este programa seja executado para que o keylogger se instale em um computador. Geralmente, tais programas vêm anexados a e-mails ou estão disponíveis em sites na Internet. - As instituições financeiras desenvolveram os teclados virtuais para evitar que os keyloggers pudessem capturar informações sensíveis de usuários.
-
Alguns tipos específicos de programas spyware são:
Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.
Screenlogger: similar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado. É bastante utilizado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais, disponíveis principalmente em sites de Internet Banking.
Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado para fins legítimos, quando incorporado a programas e serviços, como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos. Também pode ser usado para fins maliciosos, quando as propagandas apresentadas são direcionadas, de acordo com a navegação do usuário e sem que este saiba que tal monitoramento está sendo feito.
-
Pergunta mal feita! Deveria existir um orgao que fizesse a analise em caso de contestações! Tenho certeza que as bancas pensariam mil vezes antes de fazer alguma questão que pudesse ser anulada! Cada pergunta anulada teria que pagar o um valor e bem alto! Queria ver se iria ser essa pouca vergonha que e fazendo questoes de tripla interpretação.
-
Comentário professor Fernando Nishimura
"Os malwares, softwares maliciosos, realizam ações que podem comprometer a privacidade e segurança digital do usuário.
O keylogger é um tipo de software malicioso que realiza o mapeamento de comandos do teclado, armazena o que foi digitado e as teclas mais utilizadas pelo usuário.
Ele poderia enviar as informações para alguém, entretanto esta seria uma operação secundária do software malicioso, porque a operação básica consiste apenas em armazenar estas informações.
Gabarito: Letra D.
-
Questão fraca, banca fraca, comentário do professor também foi fraco tentando justificar a banca pois, assim como não é função precípua enviar os dados a alguém, também não é função precípua registrar as telas mais digitadas e sim, todas.
Assim como PODE ser enviado pra alguem, também PODE ser configurado para capturar só as mais digitadas.
Questão boa para ser esquecida. Nem percam tempo com ela, pulem para a próxima.
-
Minha Opinião: Alternativa A CORRETA.
Keylogger (que significa registrador do teclado em inglês) é um software nocivo do tipo spyware cuja finalidade é registrar tudo o que é digitado, quase sempre a fim de capturar senhas, números de cartão de crédito e afins.[1] Muitos casos de phishing, assim como outros tipos de fraudes virtuais, se baseiam no uso de algum tipo de keylogger, instalado no computador sem o conhecimento da vítima, que captura dados sensíveis e os envia a um cracker que depois os utiliza para fraudes.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Keylogger
Obs.: Pelo que tenho visto nos concursos que participei até agora, é comum a banca ARBITRARIAMENTE considerar uma alternativa errada como certa e vice-versa. Então é bom fazer as questões do QConcursos, mas verificar se o conceito está certo por outras fontes.
Bons estudos pra todos nós!
-
Keylogger: Tipo específico de spyware. Programa capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Normalmente a ativação do keylogger é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.
Fonte: Cartilha de Segurança.
Gabarito: D
-
Só acertei pq lembrei que muitos pais utilizam keylogger para monitorar o que o filho faz ,logo exclui o cracker como necessidade obrigatória
Todavia ,que questão péssima
-
Agora, depois que eu errei marcando de cara a letra A, fico imaginando como o programa conseguiria enviar as teclas do computador para o cracker, deve ser pelo correio, pelo menos iriamos saber na hora que fomos infectados, olha para o teclado e Pááá, as teclas mais digitadas sumiram..... QUE BURRO!!!!!
-
Não sei pq ainda insisto em fazer questões da IBEG de informática, sempre são mal-feitas
-
Considerar a relevância da alternativa (A)
E "Keylogger" não é por definição as teclas mais digitadas.
-
Qual a diferença entre hacker e cracker? ... De uma forma geral, hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas. Já cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança.
A menos errada e D! srsrsrrsrsr
-
O keylogger é um recurso 'espião' instalado de forma maliciosa no Windows para registrar tudo o que é digitado pelo usuário. Dessa forma, cibercriminosos podem roubar dados de acessos bancários, pessoais e até de redes sociais.
Fonte: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/07/como-descobrir-e-remover-keylogger-do-pc.html
-
Questão mal feita, devia ser anulada. A resposta correta afirma "mais utilizados pelo usuário" já utilizei o Keylogger. Ele pega todas as teclas digitadas e não a só mais utilizada.
-
LETRA A E CASCA DE BANANA
-
GABARITO A
Spywares são programas espiões, isto é, sua função é coletar informações sobre uma ou mais atividades realizadas em um computador. Existem muitos spywares de má índole, criados para coletar informações pessoais e, com elas, praticar atividades ilegais. Entretanto, nem todos são assim. Por exemplo: existem empresas de anúncio que se utilizam de spywares para, de forma legal, coletar informações de seus assinantes, com vistas a selecionar o tipo de anúncio que irão lhes apresentar.
Podem ser keyloggers, do tipo que captura o que o usuário digita; screenloggers, do tipo que registra os movimentos de mouse de um usuário, ou adwares, daqueles que mostram propagandas para o usuário.
bons estudos
-
As letras A e a D são parecidas. Alguém poderia me dizer exatamente o motivo de não ser a Letra A?
-
Merda de banca.
Taquepariu !
-
GABARITO: D
O keylogger não envia.
-
Pessoal, Keylogger pode enviar sim!! É possível configurar a depender do que você utilizar para que enviar logs diários, semanais, etc...
Também acho errado utilizar o termo "as teclas mais utilizadas". Em regra, TODAS as teclas digitadas são capturadas, mas é possível configurar para que somente as mais digitadas sejam capturas...
Enfim, não tomem essa questão em seus estudos, podem escorrer em outra questão mais elaborada.
-
QUESTÃO PARA SE DESCONSIDERAR!