SóProvas



Prova IESES - 2015 - IFC-SC - Direito


ID
1548208
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Referente à Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, marque “V" para as afirmativas verdadeiras e “F" para as afirmativas falsas:

( ) Art. 12. O concurso público terá validade de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
( ) Art. 20 Parágrafo 2º. O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.
( ) Art. 22. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.
( ) Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em Lei.
( ) Parágrafo Único. Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento a favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento.

A alternativa correta é:

Alternativas
Comentários
  • Não há gabarito para a questão. 

    F, V,V,V,V

    Conforme a Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990:

    Art. 12. O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.


  • E essa sentença está correta?Fiquei em dúvida.

    Parágrafo Único. Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento a favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento. 

  • Questão errada!

    Exites muita diferença no que estabelece a Lei 8.112 (verdadeira) ao citar Art. 12. O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

    e essa questão mal elaborada Art. 12 8.112 (falsa). O concurso público terá validade de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. 


  • Questão errada. Concurso público terá validade de até 2 anos. Não é de 2 anos!

  • Questão Sem gabarito, letra A está errada

  • ( F) Art. 12. O concurso público terá validade de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. ATÉ DOIS ANOS.

    ( V) Art. 20 Parágrafo 2º. O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado. § 2o O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    ( V) Art. 22. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.  Art. 22. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    (V ) Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em Lei.  Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

    ( V) Parágrafo Único. Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento a favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento. Art. 45. Salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento. Parágrafo único. Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento a favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento.

  • Gabarito Errado, não é Letra A.

    Pois a Lei diz:  Art. 12. O concurso público terá validade de ATÉ 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

  • Questão mal formulada

     

  • Tá de brincadeira...no Art. 12 diz que é Até 2 anos, ou seja, pode ser 2, 1, ou até meses. A Lei não fecha com 2 anos certinhos.

  • Teria feito recurso. Questao mal formulada!

  • Pessoal,

    Outro detalhe é a afirmação abaixo.

    Art. 22. O servidor estável perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa. (F)

    A perda do cargo poderá ocorrer também por:

    Excesso de despesa ( Art 169/ CF);

    Insuficiência de desempenho ( Quem vai definir a periodicidade é a lei complementar que ainda não foi formulada)


  • Avemaria, um sarapatel. Vai ser anulada, pois não tem resposta.

  • Até 2 anos!

  • Na lei 8112,o art 22  verdadeiro existe outros casos de perda de cargo mas na lei o servidor so perdera em virtude de sentença transitada emjulgado ou de processo administrativo disciplinar...

  • Muito mal formulada essa questão. 

  • Por que as bancas não prestam mais atenção na hora de formular as questões? Se fosse erro do candidato, não seria perdoado. Somos avaliados por essas bancas, dependemos de passar, precisamos da aprovação e já é estressante o suficiente sem esses erros, ainda mais com isso!

  • Até 2 anos.


  • eu sei que é até 2 anos e na letra A não menciona até até 2 anos, deveria ser falsa essa alternativa e esta como verdadeira, essa banca vai da problema. Gabarito letra A.


  • A - Até dois anos

  • Até 2 (dois) anos é o que diz a CF, já  a Lei 8112/90 diz 2 (dois) anos apenas,

  • Art. 12. O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

      § 1o O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.

      § 2o Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

    Lei 8112 Daniella.

  • Izoca, a questão pede nos termos da lei 8112.


    Vejo muita banca fazer isso pra pegar candidato, pede nos termos especifícos de uma certa lei. É a desvantagem do nosso sistema jurídico bagunçado que define regulamentos por leis ao invés de definir por assunto.

  • Art. 12. O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

  • ( F ) Art. 22. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa. 

    Gabarito correto seria F V F V V


    Só perderá o cargo:

    1. Em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

    2. Mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

    3. Mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

    4. Redução e custos, na forma regulamentada pela lei de responsabilidade fiscal.


  • A questão foi anulada pela banca, conforme gabarito divulgado.

  • banca fraca na redação das questões  o certo seria até dois anos

  • Como uma banca erra algo tão elementar?????

    Uma pessoa que tenha começado a estudar para concurso ontem, com certeza sabe que a validade é de ATÉ 02 ANOS.
    Aí vem uma banca e erra isso. Me poupeeeee!!!!!!!!

  • É realmente inadmissível um erro desses grotesco.....ATÉ 2 anos

  • Putz...essa foi foda, banca de frutas essa daí.

  • Nossa...muito mal formulada.....se fosse assim: Pode ser de 2 anos ai sim estaria certo...mas assim ela está completamente errada....tem que ser anulada a questão. E ele ainda fala de acordo com a lei 8112/90.

  • Daniella olha a lei 8112.. vocequivocada.....esta confundindo..exatamente a lei 8112 que fala que o concurso sera de ate 2 anos.

  • Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento a favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento.


    Alguém explica essa parte em negrito por favor pois realmente nao consegui entender.


ID
1548211
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, complete a frase:

“Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre ____________ horas de um dia e _____________ horas do dia seguinte, terá o valor- hora acrescido de _________________________, computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos”.

A alternativa correta é:

Alternativas
Comentários
  • Gab C Charlie

    Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

      Parágrafo único. Em se tratando de serviço extraordinário, o acréscimo de que trata este artigo incidirá sobre a remuneração prevista no art. 73.

       Art. 73. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

  • LEI 8.112/90 - 25%


    CLT - 20%

  • LETRA C CORRETA Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

  • Lembrando que cada hora durante esse período se equivale a 52' 30''.


ID
1548214
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme o Art. 9º da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, é incumbência da União:

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º da Lei nº 9.394 


     A União incumbir-se-á de:

    I – elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios;

    II – organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos territórios;

    III – prestar assistência técnica e financeira aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função redistributiva e supletiva;

    IV – estabelecer, em colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum;

    V – coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação;

    VI – assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino;

    VII – baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação;

    VIII – assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino;

    IX – autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.


    Leia mais: http://www.cpt.com.br/ldb/da-organizacao-da-educacao-nacional#ixzz3ftBm86sZ

  • Art. 9º  A União incumbir-se-á de:

    II – organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos territórios;

     

     Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:

    III - elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus Municípios;

    VII - assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual.

     

    Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:

    VI - assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal. 

  • Questão simples! Essa é para o candidato despreparado não zerar. Hehe... (que não é o caso de vocês, car@s amig@s, pois vocês souberam buscar a Direção certa!) Vamos fundamentar os itens da questão:

    a) Assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal é uma competência dos municípios (art. 11. VI).

    b) Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e dos Territórios é o nosso gabarito! A quem mais poderia competir a organização, manutenção e desenvolvimento dos órgãos e instituições do sistema federal de ensino (e dos territórios federais)? Certamente à União (art. 9.º, II).

    c) Assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual é, obviamente, uma atribuição dos estados (art. 10, VII).

    d) Elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus municípios é uma competência dos estados (art. 10, III). Percebam que o item faz referência a “seus municípios”, por isso, considerando o cenário atual, não poderia ser de outro ente essa atribuição senão dos estados.

    GABARITO: alternativa “b”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - DIREÇÃO CONCURSOS

    Questão simples! Essa é para o candidato despreparado não zerar. Hehe... (que não é o caso de vocês, car@s amig@s, pois vocês souberam buscar a Direção certa!) Vamos fundamentar os itens da questão:

    a) Assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal é uma competência dos municípios (art. 11. VI).

    b) Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e dos Territórios é o nosso gabarito! A quem mais poderia competir a organização, manutenção e desenvolvimento dos órgãos e instituições do sistema federal de ensino (e dos territórios federais)? Certamente à União (art. 9.º, II).

    c) Assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual é, obviamente, uma atribuição dos estados (art. 10, VII).

    d) Elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus municípios é uma competência dos estados (art. 10, III). Percebam que o item faz referência a “seus municípios”, por isso, considerando o cenário atual, não poderia ser de outro ente essa atribuição senão dos estados.

    GABARITO: alternativa “b”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - DIREÇÃO CONCURSOS

    Questão simples! Essa é para o candidato despreparado não zerar. Hehe... (que não é o caso de vocês, car@s amig@s, pois vocês souberam buscar a Direção certa!) Vamos fundamentar os itens da questão:

    a) Assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal é uma competência dos municípios (art. 11. VI).

    b) Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e dos Territórios é o nosso gabarito! A quem mais poderia competir a organização, manutenção e desenvolvimento dos órgãos e instituições do sistema federal de ensino (e dos territórios federais)? Certamente à União (art. 9.º, II).

    c) Assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual é, obviamente, uma atribuição dos estados (art. 10, VII).

    d) Elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus municípios é uma competência dos estados (art. 10, III). Percebam que o item faz referência a “seus municípios”, por isso, considerando o cenário atual, não poderia ser de outro ente essa atribuição senão dos estados.

    GABARITO: alternativa “b”


ID
1548217
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Parágrafo 2º do Art. 1º da Lei nº 12.772 de 28 de dezembro de 2012, estabelece denominações às Classes de Carreira de Magistério Superior de acordo com a titulação do ocupante do cargo. As denominações são:

I. Classe A, com denominações de:
1) Professor Adjunto A
2) Professor Assistente A
3) Professor Auxiliar

II. Classe B, com a denominação de Professor Assistente.
III. Classe C, com a denominação de Professor Adjunto.
IV. Classe D, com a denominação de Professor Associado.
V. Classe E, com a denominação de Professor Titular.

Para o professor ocupar o cargo de Professor Assistente A, é necessário portar o título de:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B. Art. 1o Fica estruturado, a partir de 1o de março de 2013, o Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, composto pelas seguintes Carreiras e cargos:

    § 2o  As classes da Carreira de Magistério Superior receberão as seguintes denominações de acordo com a titulação do ocupante do cargo:

    b) Professor Assistente A, se portador do título de mestre.

  • I. Classe A, com denominações de: 
    1) Professor Adjunto A - Título de Doutor
    2) Professor Assistente A - Título de Mestre
    3) Professor Auxiliar - Titulo de Especialista
    II. Classe B, com a denominação de Professor Assistente.Mestre
    III. Classe C, com a denominação de Professor Adjunto.Doutor
    IV. Classe D, com a denominação de Professor Associado. Doutor
    V. Classe E, com a denominação de Professor Titular. Doutor 

  • Parágrafo 2º do Art. 1º da Lei nº 12.772/2012

    I. Classe A, com denominações de: 

    1) Professor Adjunto A - Título de Doutor (Dica associe o "to" de Adjunto ao "to" de Doutor)

    2) Professor Assistente A - Título de Mestre (Dica associe o "te" de Assistente ao "te" de Mestre)

    3) Professor Auxiliar - Titulo de Especialista (Dica associe o "li" de Auxiliar ao "li" de Especialista)

    II. Classe B, com a denominação de Professor Assistente.Mestre

    III. Classe C, com a denominação de Professor Adjunto.Doutor

    IV. Classe D, com a denominação de Professor Associado. Doutor

    V. Classe E, com a denominação de Professor Titular. Doutor 

  • De onde todo mundo tira que precisa de doutorado para ser professor adjunto? Não vejo isso na lei.

  • Para o MAGISTERIO FEDEARL NO ENSINO SUPERIOR:

    INGRESSANTE (no no cargo efetivo) ----> Classe A :

    A depender da titulação do ingressante, este pode vir a ocupar as classes

    (I) Classe A - Prof. Auxiliar -----> Título: Graduação / Especialização (pós Lato-Sensu);

    (II) Classe A - Prof. Assistente -----> Título: Mestrado (pós Stricto-Sensu);

    (II) Classe A - Prof. Adjunto -----> Título: Doutorado (pós Stricto-Sensu);

    Se curtiu, deixa dei "Joinha"!


ID
1548220
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conhecimento humano, dependendo dos diferentes referenciais, é explicado diversamente em sua gênese e desenvolvimento, o que condiciona conceitos diversos de homem, mundo, cultura, sociedade educação, etc. Diversos autores têm analisado e comparado as abordagens do processo de ensino aprendizagem classificando e agrupando as correntes teóricas segundo critérios diferentes. Assim, no que se refere à Abordagem Sociocultural, é INCORRETO afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • Através do diálogo a relação educador-educando deixa de ser uma doação ou imposição, mas uma relação horizontal, eliminando as fronteiras entre os sujeitos. (Freire, 1979, p.68).

    Tendo surgido logo após a Segunda Guerra Mundial a abordagem sociocultural tinha como objetivo , por iniciativa de Paulo Freire, valorizar a cultura popular induzindo democratização. MIZUKAMI (1986 p. 85)​.


ID
1548223
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito à teoria crítica e suas contribuições para a construção do currículo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A perspectiva crítica de currículo faz uma profunda crítica às bases do pensamento de organização curricular clássica.
( ) Na perspectiva crítica de currículo, as disciplinas são organizadas de forma isolada, inscritas numa grade curricular.
( ) Na perspectiva crítica de currículo, há um questionamento político do papel da educação na sociedade.
( ) Na perspectiva crítica de currículo, os objetivos e conteúdos são definidos e os professores limitam- se a segui-los.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Na perspectiva tradicional:

    a) as disciplinas são organizadas de forma isolada, inscritas numa grade curricular. 

    b)os objetivos e conteúdos são definidos e os professores limitam- se a segui-los. 


  • Currículo crítico trabalha com as questões de ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, economia, relações sociais de produção, conscientização, emancipação e liberdade, currículo oculto, resistência, conflito e marxismo.

    #PartiuPosse!


ID
1548226
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990 - Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço em razão de casamento por:

Alternativas
Comentários
  • Gab A Alfa

    Lei 8.112

    art 97. Sem qualquer prejuízo poderá o servidor ausentar-se:

      I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;

    (Redação dada pela Lei nº 12.998, de 2014)

      III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :

      a) casamento;

      b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos.


  • dica

    Quem Casa quer Casa

    Casa + casa = 8 letras ---> 8 dias ;)

  • Lei 8.112

    Art 97. Sem qualquer prejuízo poderá o servidor ausentar-se:

      I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;

      II - pelo período comprovadamente necessário para alistamento e recadastramento eleitoral, limitado, em qualquer caso, a 2 dias; e

    (Redação dada pela Lei nº 12.998, de 2014)

      III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :

      a) casamento;

      b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos.

  • As licenças para Casamento (gala) e Morte (Nojo) são de 8 dias.

  • LEI 8.112/90 - 8 DIAS


    CLT - 3 DIAS

  • LETRA A CORRETA ART 97 

     III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :

     a) casamento;

  • DECOREBA:

    "CASAMENTO é igual a MORTE": os dois tem licença de 8 dias consecutivos.
    :)
  • Imagine o 8 como duas alianças.

  • Atenção QC, questões repetidas com muita frequência!!!

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 97 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

    I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;

    II - pelo período comprovadamente necessário para alistamento ou recadastramento eleitoral, limitado, em qualquer caso, a 2 (dois) dias; 

    III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :

    a) casamento;

    b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos.

    Alternativa A: CORRETA.

    Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço por 8 (oito) dias consecutivos em razão de casamento (art. 97, III, “a”).

    GABARITO DA QUESTÃO: A.


ID
1548229
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Entende-se por "Limite de Tolerância", para os fins da Norma NR15:

Alternativas
Comentários

  • 15.1.5 Entende-se por "Limite de Tolerância", para os fins desta Norma, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.

  • 15.1.5 Entende-se por "Limite de Tolerância", para os fins desta Norma, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.

  • NR 15 ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

    15.1.5. Entende-se por "Limites de Tolerãncia," para os fins desta Norma, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.

     


ID
1548232
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo, equivalente a:

I. 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo.
II. 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio.
III. 15% (dez por cento), para insalubridade de grau superior mediano.
IV. 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Difícil essa.

  • 15.2 O exercício de trabalho em condições de insalubridade, de acordo com os subitens do item anterior, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente a:



     40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo; 


     20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio;


    10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo;

  • Não existe "insalubridade de grau superior mediano".


    Memorize o grau máximo, que é 40%, depois o valor será sempre a metade. Grau médio 20% (metade de grau máximo) e grau mínimo 10% (metade de grau medio).


    Bons estudos ; )

  • NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

    15.2. O exercício de trabalho em condições de insalubridade, de acordo com os subitens do item anterior, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente a:

    15.2.1. 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo;

    15.2.2. 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio;

    15.2.3. 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo.

     

  • A questão cobrou conhecimento sobre a NR-15 que trata de Atividades e Operações Insalubres.

    De acordo com a Norma Regulamentadora:

    15.2 - O exercício de trabalho em condições de insalubridade, de acordo com os subitens do item anterior, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente a:

    • 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo;
    • 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio;
    • 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo.

    Analisando os itens:

    I. 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo. CERTO.

    II. 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio. CERTO

    III. 15% (dez por cento), para insalubridade de grau superior mediano.

    ERRADO. Há apenas 3 graus e o mediano não é um deles. Além dessa porcentagem não ser correspondente a nenhuma das citadas na NR.

    IV. 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo. CERTO.

    Logo, apenas os itens I, II e IV estão corretos.

    GABARITO: LETRA B


ID
1548235
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A eliminação ou neutralização da insalubridade ficará caracterizada através de avaliação pericial por órgão competente, que comprove a:

Alternativas
Comentários
  • NR 15


    15.4.1.2 A eliminação ou neutralização da insalubridade ficará caracterizada através de avaliação pericial por órgão competente, que comprove a inexistência de risco à saúde do trabalhador.

  • Inexistência = Eliminação

  • 15.4.1.2 A eliminação ou neutralização da insalubridade ficará caracterizada através de avaliação pericial por órgão competente, que comprove a inexistência de risco à saúde do trabalhador. 

  • NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

    15.4.1.2. A eliminação ou neutralização da insalubridade ficará caracterizada através de avaliação pericial por órgão competente, que comprove a INEXISTÊNCIA DE RISCO À SAÚDE DO TRABALHADOR.

     


ID
1548238
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR15 não é permitida exposição a níveis de ruído acima de ___________ para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos.

Alternativas
Comentários
  • NORMA REGULAMENTADORA 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES - ANEXO I

    LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDO CONTÍNUO OU INTERMITENTE

    5. Não é permitida exposição a níveis de ruído acima de 115 dB(A) para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos.

  • NR 15 - ANEXO 1

    5. Não é permitida exposição a níveis de ruído acima de 115 dB(A) para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos. 

    7. As atividades ou operações que exponham os trabalhadores a níveis de ruído, contínuo ou intermitente, superiores a 115 dB(A), sem proteção adequada, oferecerão risco grave e iminente. 

  • NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

    5. Não é permitida exposição a níveis de ruído acima de 115 dB(A) para individuos que não estejam adequadamente protegidos.


ID
1548241
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A partir da leitura NR15 entende-se por ruído de impacto:

Alternativas
Comentários
  • NR 15

    ANEXO N.º 2 

    LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDOS DE IMPACTO 

    1. Entende-se por ruído de impacto aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 (um) segundo, a intervalos superiores a 1 (um) segundo. 

  • NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

    ANEXO N. 2 - Limites de Tolerância para Ruídos de Impacto.

    1. Entende-se por ruído de impacto aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 (um) segundo, a intervalos superiores a 1 (um) segundo.

     

     


ID
1548244
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) pode-se afirmar:

I. É um formulário com campos a serem preenchidos com todas as informações relativas ao empregado, como por exemplo, a atividade que exerce, o agente nocivo ao qual está exposto, a intensidade e a concentração do agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à empresa.
II. É um relatório que a Previdência Social repassa aos empresários mensalmente contendo informações sobre o número de profissionais desempregados, tendo como principal característica a ilustração em gráficos.
III. É um formulário que deve ser preenchido pelas empresas que exercem atividades que exponham seus empregados a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física (origem da concessão de aposentadoria especial após 15, 20 ou 25 anos de contribuição).
IV. É um documento fornecido pelo Ministério do Trabalho, o qual autoriza as empresas a exercerem atividades que exponham seus empregados a agentes nocivos, traçando o perfil de cada colaborador envolvido.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um formulário com campos a serem preenchidos com todas as informações relativas ao empregado, como por exemplo, a atividade que exerce, o agente nocivo ao qual está exposto, a intensidade e a concentração do agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à empresa.O formulário deve ser preenchido pelas empresas que exercem atividades que exponham seus empregados a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física (origem da concessão de aposentadoria especial após 15, 20 ou 25 anos de contribuição). Além disso, todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, de acordo com Norma Regulamentadora nº 9 da Portaria nº 3.214/78 do MTE, também devem preencher o PPP.

    O PPP deve ser preenchido para a comprovação da efetiva exposição dos empregados a agentes nocivos, para o conhecimento de todos os ambientes e para o controle da saúde ocupacional de todos os trabalhadores.


ID
1548247
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Nos termos da NR16 o exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de:

Alternativas
Comentários
  • 16.2 O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa. 


    16.2.1 O empregado poderá optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido

  • RN 16  - ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS

    16.2. O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepão de adicional de 30% ( trinta por cento), incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.

  • A questão exige conhecimento sobre a NR 16 (Atividades e Operações Perigosas)

    São atividades perigosas, devidamente detalhadas nos anexos da NR-16, as seguintes:

    • Atividades e operações perigosas com explosivos.
    • Atividades e operações perigosas com inflamáveis.
    • Atividades e operações perigosas com exposição a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.
    • Atividades e operações perigosas com energia elétrica.
    • Atividades perigosas em motocicleta.
    • Atividades e operações perigosas com radiações ionizantes ou substâncias radioativas.

    Qual o valor do adicional de periculosidade?

    NR 16: 16.2 "O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa".

    Não confundir com os adicionais de insalubridade:

    "15.2 - O exercício de trabalho em condições de insalubridade, de acordo com os subitens do item anterior, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente a:

    • 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo;
    • 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio;
    • 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo".

    Portanto, o adicional de periculosidade é de 30% do salário base do trabalhador.

    Bibliografia: CAMISASSA, M. Q. Segurança e saúde no trabalho: NRs 1 a 36 comentadas e descomplicadas. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método: 2015.

    GABARITO: LETRA A


ID
1548250
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

NÃO são consideradas perigosas segundo a NR16:

I. A utilização de motocicleta ou motoneta exclusivamente no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela.
II. As atividades em veículos que não necessitem de emplacamento ou que não exijam carteira nacional de habilitação para conduzi-los.
III. As atividades em motocicleta ou motoneta em locais privados.
IV. As atividades com uso de motocicleta ou motoneta de forma eventual, assim considerado o fortuito, ou o que, sendo habitual, dá-se por tempo extremamente reduzido.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • ATIVIDADES PERIGOSAS EM MOTOCICLETA


    Art 2. Não são consideradas perigosas, para efeito deste anexo:

    a) a utilização de motocicleta ou motoneta exclusivamente no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para

    aquela;

    b) as atividades em veículos que não necessitem de emplacamento ou que não exijam carteira nacional de habilitação para

    conduzi-los;

    c) as atividades em motocicleta ou motoneta em locais privados.

    d) as atividades com uso de motocicleta ou motoneta de forma eventual, assim considerado o fortuito, ou o que, sendo

    habitual, dá-se por tempo extremamente reduzido. 


    Gabarito: B

  • Para complementar a resposta do amigo Dimas:

    "ANEXO 5 (Aprovado pela Portaria MTE n.º 1.565, de 13 e outubro de 2014)

    ATIVIDADES PERIGOSAS EM MOTOCICLETA

    1. As atividades laborais com utilização de motocicleta ou motoneta no deslocamento de trabalhador em vias públicas são consideradas perigosas.


  • ANEXO 5

    (Aprovado pela Portaria MTE n.º 1.565, de 13 e outubro de 2014)

    ATIVIDADES PERIGOSAS EM MOTOCICLETA

    1. As atividades laborais com utilização de motocicleta ou motoneta no deslocamento de trabalhador em vias públicas são consideradas perigosas.

    2. Não são consideradas perigosas, para efeito deste anexo:

    a) a utilização de motocicleta ou motoneta exclusivamente no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela;

    b) as atividades em veículos que não necessitem de emplacamento ou que não exijam carteira nacional de habilitação para conduzi-los;

    c) as atividades em motocicleta ou motoneta em locais privados.

    d) as atividades com uso de motocicleta ou motoneta de forma eventual, assim considerado o fortuito, ou o que, sendo habitual, dá-

    se por tempo extremamente reduzido.

  • NR 16 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS

    ANEXO N. 5 - ATIVIDADES PERIGOSAS EM MOTOCICLETA

    1. As atividades laborais com utilização de motocicleta ou motoneta no deslocamento de trabalho em vias públicas são consideradas perigosas.

    2. Não são consideradas perigosas, para efeito deste anexo:

    a) A utilização de motocicleta ou motoneta exclusivamente no percurso de residência para o local de trabalho ou deste para aquele;

    b) As atividades em veículos que não necessitam de emplacamento ou que não exijam carteira nacional de habilitação para conduzi-los;

    c) As atividades em motocicleta ou motoneta em locais privados.

    d) As atividades com uso de motocicleta ou motoneta de forma eventual, assim considerado o fortuito, ou o que, sendo habitual, dá-se por tempo extremante reduzido. 


ID
1548253
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Constitucionalmente, são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

I. Fundo de garantia do tempo de serviço- FGTS.
II. Remuneração do trabalho noturno superior à do diurno.
III. Participação nos lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração, e, excepcionalmente, participação na gestão da empresa, conforme definido em lei.
IV. Repouso semanal remunerado, exclusivamente aos domingos.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Alternativas I, II e III corretas.

    O art. 7º arrola os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, sendo que, entre esses direitos consta:

    Inciso III - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS (alternativa I)

    Inciso IX - Remuneração do trabalho noturno superior à do diurno (alternativa II)

    Inciso XI - Participação nos lucros ou resultados, desvinculada da remuneração, e, excepcionalmente, participação na gestão da empresa, conforme definido em lei (alternativa III) 

    Portanto, a única alternativa incorreta é a IV, pois o direito ao repouso remunerado será preferencialmente e não exclusivamente aos domingos. 

    Inciso XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos.
  • Item IV errado: repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos.

  •  Participação nos lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração, e, excepcionalmente, participação na gestão da empresa, conforme definido em lei.

    O correto é: PREFERENCIALMENTE


ID
1548256
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

O Assédio moral no trabalho que ocorre quando o ato de assediar parte dos colegas de mesmo nível ou classe de um mesmo campo laboral será considerado:

Alternativas
Comentários
  • Configura-se o assédio através do atentado contra a dignidade da pessoa humana, onde uma pessoa ou grupo de pessoas exerce violência psicológica extrema, de modo sistemático e habitual, durante tempo prolongado sobre outra pessoa. Tal comportamento pode ocorrer entre chefes e subordinados e também entre colegas de trabalho, este conhecido como assédio horizontal.

  • A resposta correta é a letra b, assédio moral horizontal: " (...) o assédio horizontal é aquele praticado entre sujeitos que estejam no mesmo nível hierárquico, sem nenhuma relação de subordinação entre si." (PAMPLONA FILHO, Rodolfo. NOÇÕES CONCEITUAIS SOBRE O ASSÉDIO MORAL NA RELAÇÃO DE EMPREGO).


ID
1548259
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

O mobbing ou bullying, pode provocar um estado negativo e patológico (distresse) na pessoa da vítima, ultrapassando o seu limite de tolerância e resistência, e como resposta a esse estado prolongado de estresse, instala-se a síndrome de burn-out, ou seja, o processo psicopatológico de cronificação do estresse, que pode inclusive levar a vítima ao suicídio. Juridicamente a síndrome de burn-out ligada à relação trabalhista será considerada como:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    O assédio moral também é chamado de bossing, mobbing, bullying, harcèlement, manipulação perversa, terrorismo psicológico e psicoterrorismo.

    Para alguns o assédio moral se insere no âmbito do gênero discriminação e para outros se insere no gênero dano moral. Concordamos com essa segunda posição. Fonte: Vólia 2014


  • Um exemplo de doença ocupacional muito grave é a Síndrome de Burnout, que é causada pelo estresse extremo no trabalho. Esta doença se caracteriza pelo esgotamento físico, psíquico e emocional, em decorrência de trabalho em condições muito estressantes, provoca distúrbios mentais e psíquicos que tem como efeitos: stress, hipertensão arterial, perda de memória, ganho de peso e depressão entre outros problemas.



ID
1548262
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

É considerado exemplo de equipamento de proteção coletiva (EPC), EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D: equipamento de proteção individual (EPI)

  • Máscaras podem ser enquadradas como protetores faciais ou respiradores, que protegem, respectivamente, face e sistema respiratório.

    Anexo I NR 6

  • Não dá para mais de uma pessoa usar uma máscara AO MESMO TEMPO...logo, é INDIVIDUAL!!!

  • Parando pra analisar bem, a letra A, também poderia ser correta, pois o lava-olhos não é EPI. Mas a banca deu gabarito D

  • Concordo com o Dimas. Não considero o chuveiro e lava-olhos como equipamentos de proteção coletiva. Eles são essenciais nos procedimentos de emergência no caso de contato acidental com o agente, mas não protegem o empregado do mesmo.


ID
1548265
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração em geral; sendo que para este período de férias a remuneração deverá ser:

I. Paga em antecipação ao período de gozo.
II. Acrescida de um terço do valor normal.
III. Descontada as horas do descanso semanal remunerado relativos ao período de gozo.
IV. Pagas ao final do período de gozo.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • CRFB/88 Art. 7 XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;

    CLT Art. 145 - O pagamento da remuneração das férias e, se for o caso, o do abono referido no art. 143 serão efetuados até 2 (dois) dias antes do início do respectivo período.

  • I - correta - (Art. 145, CLT - O pagamento da remuneração das férias e, se for o caso, o do abono referido no art. 143 serão efetuados até 2 (dois) dias antes do início do respectivo período.)

    II - correta - (Art. 7°, XVII, CF - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;)

  • Oie Gente!

    I.(correta) As férias + 1/3 const. devem ser pagas até 2 dias antes do período de gozo.Caso passe deverá ser pago em dobro.

    II.(correta)Férias= Remuneração + 1/3 constitucional

    III.(incorreta) O valor recebido pelas férias é a remuneração antecipada do mês de gozo + 1/3 const. com os descontos legais (e suas exceções)

    IV. (incorreta) A alternativa I responde.


    ;)


ID
1548268
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Para a estrutura fundamental do Direito do Trabalho, o fato do trabalhador não poder privar-se voluntariamente de vantagens conferidas pela lei trabalhista compõe o:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    O princípio da irrenunciabilidade é a impossibilidade jurídica de privar o empregado de uma ou mais vantagens concedidas pelo Direito do Trabalho. Isto significa que as partes não podem abrir mão de direitos de ordem pública os quais, para protegerem o empregado, foram criados como um conteúdo mínimo a ser estabelecido no contrato. (LFG)

  • Letra A

    Princípio da irrenunciabilidade de direitos: Os direitos garantidos pelo Estado ao trabalhador na CLT são irrenunciáveis, indisponíveis e inderrogáveis.

  • Letra  " A "

    O Princípio da Irrenunciabilidade dos direitos consiste na impossibilidade jurídica de o trabalhador privar-se voluntariamente de vantagens a ele conferidas pela lei trabalhista.

    De fato, se tal Princípio não existisse, os direitos dos trabalhadores poderiam ser facilmente reduzidos, dada a sua situação econômica e social menos privilegiada, presente na grande maioria dos casos. Seria muito fácil para o empregador eximir-se de cumprir suas obrigações legais, pois, para tanto, bastar-lhe-ia obter um documento por meio do qual o trabalhador renunciasse a determinados direitos, para não precisar satisfazê-los – e que empregado não faria tal declaração em nome da obtenção ou manutenção de um emprego?

  • Gabarito A

    O princípio da irrenunciabilidade, também conhecido indisponibilidade,ou ainda inderrogabilidade, o direito trabalhista não pode ser irrenunciável pelo trabalhador.
  • PRINC. IRRENUNCIABILIDADE

  • Afinal, indisponibilidade se refere a imperatividade das normas ou a irrenunciabilidade? 

  • isto foi alterado pela reforma trabalhista, Lei 13.147/2017. Ainda que a alternativa permaneça correta, o princípio da irrenuciabilidade dos direitos trabalhistas foi mitigado. Para isso, a CLT passou, a partir da reforma trabalhista, a distinguir dois tipos de trabalhadores: i. hipossuficientes e os ii. hiperssuficientes. Este segundo grupo tem capacidade de transigir direitos elencados no art. 611-a da CLT. Consideram-se hiperssuficientes os trabalhadores diplomados com remuneração superior a duas vezes o teto do inss (~5500)

  • RESOLUÇÃO:

    O enunciado apresenta um conceito do princípio da irrenunciabilidade de direitos, segundo o qual o trabalhador, via de regra, não pode abrir mão dos seus direitos, em razão da imperatividade das normas trabalhistas. As demais alternativas sequer correspondem a princípios do Direito do Trabalho.

    Gabarito: A 


ID
1548271
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

A previsão legal da Constituição Federal de 1988 quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho é que o direito de ação sobre os mesmos prescreverá em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A. 

    Art. 7º, XXIX - ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.

  • FGTS também prescreve nestes prazos previstos no art. Art. 7º, XXIX, CF.

    O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade das normas que previam prazo prescricional de 30 anos para ações relativas a valores não depositados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

  • MUITO FÁCIL !

  • reforma trabalhista

     

    Art. 11.  A pretensão quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve em cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.                  (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017)         (Vigência)

    I - em cinco anos para o trabalhador urbano, até o limite de dois anos após a extinção do contrato;                        (Incluído pela Lei nº 9.658, de 5.6.1998)                         (Vide Emenda Constitucional nº 28 de 25.5.2000)

    Il - em dois anos, após a extinção do contrato de trabalho, para o trabalhador rural.                     (Incluído pela Lei nº 9.658, de 5.6.1998)                       (Vide Emenda Constitucional nº 28 de 25.5.2000)

    § 1º O disposto neste artigo não se aplica às ações que tenham por objeto anotações para fins de prova junto à Previdência Social.                       (Incluído pela Lei nº 9.658, de 5.6.1998)

    § 2º  Tratando-se de pretensão que envolva pedido de prestações sucessivas decorrente de alteração ou descumprimento do pactuado, a prescrição é total, exceto quando o direito à parcela esteja também assegurado por preceito de lei.            (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)         (Vigência)

    § 3o  A interrupção da prescrição somente ocorrerá pelo ajuizamento de reclamação trabalhista, mesmo que em juízo incompetente, ainda que venha a ser extinta sem resolução do mérito, produzindo efeitos apenas em relação aos pedidos idênticos.                   (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)         (Vigência)

    Art. 11-A.  Ocorre a prescrição intercorrente no processo do trabalho no prazo de dois anos.                      (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)         (Vigência)

    § 1o  A fluência do prazo prescricional intercorrente inicia-se quando o exequente deixa de cumprir determinação judicial no curso da execução.                      (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)         (Vigência)

    § 2o  A declaração da prescrição intercorrente pode ser requerida ou declarada de ofício em qualquer grau de jurisdição.                    (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)         (Vigência)


ID
1548274
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Em relação a distinção de tratamento e política remuneratória pode-se afirmar que a legislação trabalhista, em específico o texto Constitucional aponta a:

I. Proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.
II. Proibição de distinção de salários por motivo de nível de escolaridade e/ou qualificação profissional diversos, de acordo com o plano de cargos e salários.
III. Proibição de qualquer discriminação no tocante a salário e critérios de admissão do trabalhador portador de deficiência.
IV. Proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

    Corretas assertivas I, III e IV.

    Art. 7º, XXX - proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil (alternativa I).

    Art. 7º, XXXI - proibição de qualquer discriminação no tocante a salário e critérios de admissão do trabalhador portador de deficiência (alternativa III).

    Art. 7º, XXXIII - proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos (alternativa IV).



ID
1548277
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Legalmente a hora do trabalho noturno será computada como de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 73.§ 1º, CLT.  A hora do trabalho noturno será computada como de 52 minutos e 30 segundos.

    Gabarito letra D.

  • art. 73, § 1º, CLT: A hora do trabalho noturno será computada como de 52 minutos e 30 segundos.

  • Não especificou se era do rural ou do urbano, tenho que adivinhar?? Lembrando que a hora noturna do rural não sofre alteração, mas a banca deveria ter especificado.

  • a questão deveria ser anulada, pois não especificou se era do rual ou urbano


ID
1548280
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Sobre a estabilidade do trabalhador representante sindical podemos afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

    Art. 8º, VIII, CF. É vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave, nos termos da lei.

  • Art. 8º, VIII, CF. é vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.

    Parágrafo único. As disposições deste artigo aplicam-se à organização de sindicatos rurais e de colônias de pescadores, atendidas as condições que a lei estabelecer.


ID
1548283
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Entre 2 (duas) jornadas de trabalho haverá um período mínimo de _________________consecutivas para descanso.

Alternativas
Comentários
  • Art. 66 CLT - Entre 2 (duas) jornadas de trabalho haverá um período mínimo de 11 (onze) horas consecutivas para descanso.

    Gabarito letra B.

  • LETRA B

     

    ARTIGO 66 CLT - Entre 2 (duas) jornadas de trabalho haverá um período mínimo de 11 (onze) horas consecutivas para descanso.

     

    A concessão do descanso semanal de 24 horas consecutivas não desobriga o empregador de conceder também o intervalo interjornadas de, no mínimo, 11 horas consecutivas. De tal forma, o empregado tem direito a 35 horas consecutivas de descanso por semana, assim consideradas as 24 horas do DSR mais as 11 horas do intervalo interjornadas.

     


    Fonte: Ricardo Resende


ID
1548286
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Para ter direito à aposentadoria especial, é necessário também o cumprimento da carência, que corresponde ao número mínimo de contribuições mensais indispensáveis para que o segurado faça jus ao benefício. Os inscritos a partir de 25 de julho de 1991 devem ter, pelo menos:

Alternativas
Comentários
  • C) http://www.previdencia.gov.br/informaes-2/carencia/

  • Disciplina a lei 8.213 no Art. 25. A concessão das prestações pecuniárias do Regime Geral de Previdência Social depende dos seguintes períodos de carência, ressalvado o disposto no art. 26: II - aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de serviço e aposentadoria especial: 180 contribuições mensais.

  • Gabarito: C


    Lei 8.213/91 - art. 25


    Carência de 180 contribuições para:

    => APOSENTADORIA POR IDADE;

    => APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO;

    => APOSENTADORIA ESPECIAL.


    Exceção: segurados inscritos até 24/07/1991 ( véspera da publicação da lei 8.213/91).

    A carência passou de 60 meses para 180 contribuições.

  • Para a aposentadoria ESPECIAL o segurado deve comprovar:

     


    ____________________________________________________________________________


    No mínimo: 180 contribuições 


    Requisitos:

     * tempo mínimo de 15, 20 ou 25 anos de atividade, dependendo do ramo de trabalho.


     * I - do tempo de trabalho permanente, não ocasional nem intermitente; 


     * II - da exposição do segurado aos agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou a associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física.


    ___________________________________________________________________________

     

  • E SO LEMBRANDOOOO..


    APOSENTADORIA POR INVALIDEZ---> carência : 12 contri. mensais

    GABARITO" C"
  • Letra: C

    Aposentadoria:  - idade

                             - tempo de contribuição

                             - especial

    carência de 180 contribuições

  • Em regra, é de 180 contribuições.
  • Pessoal,


    Em regra, 180 contribuições. Todavia, existe para aqueles inscritos na Previdência Social até 24/07/91 (data da lei 8213 e 8212), bem como para os trabalhadores e empregadores rurais antes amparados pela Previdência  Social Rural, observa-se a tabela de transição no art. 142 da Lei 8213/91.

  • Antes da 8213/91 Art 142 deve seguir a tabela de transcrição. Após isso, em regra, 180 C .

  • a única aposentadoria que não é 180 é a aposentadoria por invalidez, que é 12.

  • PELO MENOS 60 contribuições pela regra de transição, passando a partir de 2011 a 180.

  • carência, de 180 cm.

    .

  • 180 contribuições mensais para os inscritos até 24 de julho de 1991.

  • Não cloud strife, a inscrição é APÓS 24 de julho de 1991 para a carência de 180 cont./mês
    Os segurados inscritos até esta data devem seguir a regra de transição naquela tabelinha do art. 142 da 8.213/91. 

    Cuidado!!

    Bons estudos!!

    Seguirei...