SóProvas



Prova IESES - 2021 - MSGás - Técnico - Organizacional


ID
5234257
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Petróleo
Assuntos

Sobre as principais características do gás natural, conforme a MSGÁS, verifique as assertivas e assinale a correta.

I. Odor: O Gás Natural tem cheiro peculiar, o que auxilia na identificação de vazamentos.
II. Poder Calorífico: o Poder Calorífico Superior do Gás Natural é 9.400kcal/Nm³.
III. Toxidade: o Gás Natural não é tóxico e se dissipa facilmente na atmosfera.
IV. Aspectos da chama: a chama apresenta boa aparência, firmeza e uniformidade com coloração azulada.

Alternativas

ID
5240839
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, leia o seguinte trecho:

Uma dasnossas maiores falhas e causas da infelicidade que sentimos provém de considerarmos difícil perceber o que sempre está ao nosso redor. Sofremos _____ não vemos o valor do que está diante de nós e suspiramos, muitas vezes injustamente, pelas atrações imaginárias de outro lugar. Em parte, esse problema é causado pela nossa presteza em nos acostumarmos às coisas: somos especialistas na arte de se habituar. A arte é um recurso que permite retornarmos a uma concepção mais precisa do que é valioso ao operar contra o hábito e nos convidar a redimensionar o que amamos ou admiramos.
(Alain de Botton e John Armstrong. “Arte como terapia”. Adaptado. 2014, p.59). 

Na frase “difícil perceber o que sempre está ao nosso redor”, o advérbio sublinhado expressa ideia de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa b

    Para saber se um advérbio é de tempo, geralmente se pergunta "quando?"

    Quando está ao nosso redor? R: sempre.

  • A questão é sobre advérbios e quer saber qual ideia expressa o advérbio sublinhado em “difícil perceber o que sempre está ao nosso redor”. Vejamos:

     .

    Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação.

     .

    A) Modo.

    Errado.

    Advérbios de modo (indicam como algo acontece): bem, mal, assim, depressa, devagar, como, adrede, debalde, alerta, melhor (= mais bem), pior(= mais mal), aliás (de outro modo), calmamente, livremente, propositadamente, selvagemente, e quase todos os advérbios terminados em -mente.

     .

    B) Tempo.

    Certo. "Sempre" é um advérbio (pois modifica o verbo "está") e traz ideia de tempo.

    Advérbios de tempo: (dão ideia de tempo e período) agora, hoje, amanhã, depois, ontem, anteontem, já, sempre, amiúde, nunca, jamais, ainda, logo, antes, cedo, tarde, ora, afinal, outrora, então, breve, aqui (= neste momento), nisto, aí (= então, nesse momento), entrementes, brevemente, imediatamente, raramente, finalmente, comumente, presentemente, diariamente, concomitantemente, simultaneamente, etc.

     .

    C) Lugar.

    Errado.

    Advérbios de lugar (caracterizam o lugar): abaixo, acima, acolá, cá, lá, aqui, ali, aí, além, aquém, algures(= em algum lugar), alhures (= em outro lugar), nenhures (= em nenhum lugar), atrás, fora, afora, dentro, perto, longe, adiante, diante, onde, avante, através, defronte, aonde, donde, detrás.

     .

    D) Intensidade.

    Errado.

    Advérbios de intensidade (intensificam algo): muito, mui, pouco, assaz, bastante, mais, menos, tão, demasiado, meio, todo, completamente, profundamente, demasiadamente, excessivamente, demais, nada, ligeiramente, levemente, que, quão, quanto, bem, mal, quase, apenas, como.

     .

    Gabarito: Letra B


ID
5240875
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O direto positivo confere aos administradores públicos poderes e deveres que devem ser por eles cumpridos para evitar que sejam responsabilizados pelo descumprimento. Assinale a opção correta no que diz respeito à deveres dos administradores públicos:

Alternativas
Comentários
  • A) Dever de prestar conta – é encargo dos administradores públicos a gestão de bens e interesses da coletividade, decorrendo assim, o natural poder, a eles cometido, de nem sempre prestar contas de sua atividade.

    B) Dever de eficiência – reside na necessidade de tornar cada vez menos quantitativa a atividade administrativa usando os seguintes fatores: a perfeição, a obscuridade, a coordenação e a técnica.

    C) Dever de probidade – é o mais importante dos deveres do administrador público e sua atuação deve pautar-se, em qualquer hipótese, pelos princípios da honestidade e moralidade, quer em face dos administradores, quer em face da própria Administração.

    D) Dever documental – retirar quaisquer documentos ou objeto da repartição sem prévia anuência da autoridade competente.

  • Depois que a gente começa a fazer muitas questões começa a estar mais atento aos erros. Essa crase antes de "deveres" (palavra masculina e no plural) doeu meu olho.
  • Como bem explica e ressalta Carvalho Filho (2010, p. 70), sobre o dever de probidade:

    É o primeiro e talvez o mais importante dos deveres do administrador públicoSua atuação deve, em qualquer hipótese, pautar-se pelos princípios da honestidade e moralidade, quer em face dos administrados, quer em face da própria Administração.

    Gab. C

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

  • Eis os comentários sobre cada afirmativa:

    a) Errado:

    À luz do princípio da indisponibilidade do interesse público, todo aquele que administre verbas, bens e valores públicos em geral, está submetido ao dever de prestar contas de seus atos para com a coisa pública. Referido dever está expresso no art. 70, parágrafo único, da CRFB:

    "Art. 70 (...)
    Parágrafo único. Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária."

    Equivocado, pois, sustentar que "nem sempre prestar contas de sua atividade" um dado administrador público.

    b) Errado:

    Não fica muito claro o que a Banca quis dizer com a expressão "tornar cada vez menos quantitativa a atividade administrativa". Se o sentido for o de reduzir a produtividade na Administração, como parece ter sido sugerido, a assertiva proposta vai em rota de colisão com a essência do dever de eficiência, que tem por finalidade justamente a maximização de resultados com os menores custos possíveis.

    De todo o modo, cuida-se de afirmativa incorreta, ao introduzir a "obscuridade" como um dos fatores a serem utilizados para atingimento da eficiência. Jamais a Administração poderá se basear, como regra geral, em comportamentos obscuros, sigilosos, às escondidas, sendo certo que é a transparência que deve presidir a esmagadora maioria dos atos e comportamentos estatais, à luz do princípio da eficiência, sendo o sigilo mera exceção

    c) Certo:

    Escorreito todo o teor da presente afirmativa, que traz o conteúdo do dever de probidade administrativa. Sobre o tema, Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo ensinam:

    "O dever de probidade exige que o administrador público, no desempenho de suas atividades, atue sempre com ética, honestidade e boa-fé, em consonância com o princípio da moralidade administrativa."

    Sem erros, portanto, no teor da assertiva lançada pela Banca.

    d) Errado:

    O quê a Banca aqui aponta como um dever administrativo, na verdade, corresponde a uma conduta expressamente proibida pro lei, conforme art. 117, II, da Lei 8.112/90, que abaixo colaciono:

    "Art. 117.  Ao servidor é proibido:

    (...)

    II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;"


    Gabarito do professor: C

    Referências Bibliográficas:

    ALEXANDRINO, Marcelo. PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 20ª ed. São Paulo: Método, 2012, p. 215.


ID
5241091
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, leia o texto abaixo:

Objeto de estudo ____ mais de um século, o Titanic, considerado um dos navios mais icônicos da história da navegação, está de novo nos holofotes. Por meio de um estudo publicado na Royal Meteorological Society, Mila Zinkova, pesquisadora da Universidade da Califórnia, afirma que uma Aurora Boreal pode ter causado o acidente da famosa embarcação. De acordo com a teoria, em 15 de abril de 1912, data do naufrágio, a região do Atlântico Norte foi atingida por uma tempestade geomagnética causada por uma Aurora Boreal. No caso, o impacto teria sido tão intenso que desconfigurou os aparelhos de navegação, como bússolas e rádios comunicadores. Para profissionais da engenharia, os fatores que resultaram no desastre são diversos e estão relacionados a falhas técnicas e mecânicas, não fenômenos naturais. “Eu não concordo com essa teoria da Aurora Boreal. De fato ____ casos de campos magnéticos, porém, em 1912, época do acidente, ainda não existia radar, era só bússola. Não tinha como saber do iceberg”, afirma Claudio Ruggieri, professor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da USP.
(Brian Alan. Revista IstoÉ. “O novo enigma do Titanic”. Adaptado. 02 de outubro de 2020. Edição nº 2647.)

De acordo com o texto, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
5241094
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, leia o texto abaixo:

Objeto de estudo ____ mais de um século, o Titanic, considerado um dos navios mais icônicos da história da navegação, está de novo nos holofotes. Por meio de um estudo publicado na Royal Meteorological Society, Mila Zinkova, pesquisadora da Universidade da Califórnia, afirma que uma Aurora Boreal pode ter causado o acidente da famosa embarcação. De acordo com a teoria, em 15 de abril de 1912, data do naufrágio, a região do Atlântico Norte foi atingida por uma tempestade geomagnética causada por uma Aurora Boreal. No caso, o impacto teria sido tão intenso que desconfigurou os aparelhos de navegação, como bússolas e rádios comunicadores. Para profissionais da engenharia, os fatores que resultaram no desastre são diversos e estão relacionados a falhas técnicas e mecânicas, não fenômenos naturais. “Eu não concordo com essa teoria da Aurora Boreal. De fato ____ casos de campos magnéticos, porém, em 1912, época do acidente, ainda não existia radar, era só bússola. Não tinha como saber do iceberg”, afirma Claudio Ruggieri, professor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da USP.
(Brian Alan. Revista IstoÉ. “O novo enigma do Titanic”. Adaptado. 02 de outubro de 2020. Edição nº 2647.)

Qual alternativa preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto?

Alternativas
Comentários
  • Temos que utilizar o verbo "haver", neste caso, impessoal para dar sentido de "existir".

    Gabarito: letra A!

  • A questão é sobre problemas da norma culta e quer saber qual a forma certa de preencher a lacuna abaixo. Vejamos:

    Objeto de estudo mais de um século, o Titanic, considerado um dos navios mais icônicos da história da navegação, está de novo nos holofotes.

    Quando se refere ao tempo passado, deve fazer uso do verbo "haver" conjugado na terceira pessoa do singular 'há".

    De fato casos de campos magnéticos, porém, em 1912, época do acidente, ainda não existia radar, era só bússola.

    Para se referir ao sentido de "existir", pode fazer uso do verbo "haver" conjugado na terceira pessoa do singular 'há".

    Portanto, a sequência correta é: há e há.

    Gabarito do monitor: D

  • "Objeto de estudo ____ mais de um século..." - há no sentido de tempo decorrido; obs: há é inimigo de atrás, ou um ou outro, ok?!

    "De fato ____ casos de campos magnéticos,.." - há no sentido de existir.

  • Banca preguiçosa. Mesma questão umas 4 vezes no mesmo ano.


ID
5241097
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, leia o texto abaixo:

Objeto de estudo ____ mais de um século, o Titanic, considerado um dos navios mais icônicos da história da navegação, está de novo nos holofotes. Por meio de um estudo publicado na Royal Meteorological Society, Mila Zinkova, pesquisadora da Universidade da Califórnia, afirma que uma Aurora Boreal pode ter causado o acidente da famosa embarcação. De acordo com a teoria, em 15 de abril de 1912, data do naufrágio, a região do Atlântico Norte foi atingida por uma tempestade geomagnética causada por uma Aurora Boreal. No caso, o impacto teria sido tão intenso que desconfigurou os aparelhos de navegação, como bússolas e rádios comunicadores. Para profissionais da engenharia, os fatores que resultaram no desastre são diversos e estão relacionados a falhas técnicas e mecânicas, não fenômenos naturais. “Eu não concordo com essa teoria da Aurora Boreal. De fato ____ casos de campos magnéticos, porém, em 1912, época do acidente, ainda não existia radar, era só bússola. Não tinha como saber do iceberg”, afirma Claudio Ruggieri, professor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da USP.
(Brian Alan. Revista IstoÉ. “O novo enigma do Titanic”. Adaptado. 02 de outubro de 2020. Edição nº 2647.)

Acerca da classificação gramatical de vocábulos do texto, leia as assertivas:
I. Em “o impacto teria sido tão intenso”, o termo sublinhado se trata de um adjetivo.
II. Em “Eu não concordo”, o termo sublinhado se trata de um pronome.
III. Em “Não tinha como saber do iceberg”, o termo sublinhado se trata de uma interjeição.
Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Apenas as assertivas I e II estão corretas.

  • não entendi pq a dois tá certa

  • II. Em “Eu não concordo”, o termo sublinhado se trata de um pronome.

    Morfologicamente o EU é um pronome pessoal do caso reto; sintaticamente seria um sujeito.

  • Essa banca colocando nas alternativas "corretas e incorretas" confunde um pouco.


ID
5241100
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, leia o texto abaixo:

Objeto de estudo ____ mais de um século, o Titanic, considerado um dos navios mais icônicos da história da navegação, está de novo nos holofotes. Por meio de um estudo publicado na Royal Meteorological Society, Mila Zinkova, pesquisadora da Universidade da Califórnia, afirma que uma Aurora Boreal pode ter causado o acidente da famosa embarcação. De acordo com a teoria, em 15 de abril de 1912, data do naufrágio, a região do Atlântico Norte foi atingida por uma tempestade geomagnética causada por uma Aurora Boreal. No caso, o impacto teria sido tão intenso que desconfigurou os aparelhos de navegação, como bússolas e rádios comunicadores. Para profissionais da engenharia, os fatores que resultaram no desastre são diversos e estão relacionados a falhas técnicas e mecânicas, não fenômenos naturais. “Eu não concordo com essa teoria da Aurora Boreal. De fato ____ casos de campos magnéticos, porém, em 1912, época do acidente, ainda não existia radar, era só bússola. Não tinha como saber do iceberg”, afirma Claudio Ruggieri, professor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da USP.
(Brian Alan. Revista IstoÉ. “O novo enigma do Titanic”. Adaptado. 02 de outubro de 2020. Edição nº 2647.)

Assinale a alternativa que apresenta vocábulos que NÃO são acentuados pela mesma regra:

Alternativas
Comentários
  • 13/06/2021 às 00:17

    PoRÉM >>> Acentuam-se as oxítonas terminadas em A, E, O, em, ens e também os ditongos abertos: éu, éi e ói.

    Época >>> Todas as proparoxítonas são acentuadas.

    Gabarito letra C

  • A questão é sobre acentuação e quer saber qual assertiva possui par de palavras que são acentuadas de forma diferente. Vejamos o conceito:

    Na língua portuguesa, a sílaba tônica pode aparecer em três diferentes posições; consequentemente, as palavras podem receber três classificações quanto a esse aspecto:

    ⇾ Oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a última: você, café, jiló…

    Acentuam-se as palavras oxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s) e em (ens) e nos ditongos abertos éi(s), éu(s), ói(s).

    ⇾ Paroxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima: gente, âmbar, éter…

    São as palavras mais numerosas da língua e justamente por isso as que recebem menos acentos. São acentuadas as que terminam em: i, is, us, um, l, n, r, x, ps, ã, ãs, ão, ãos, ditongo oral, crescente ou decrescente, seguido ou não de s: águas, árduo, pônei…

    ⇾  Proparoxítonas - são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima: lágrima, público, trânsito…São todas acentuadas.

    Após vermos o conceito, iremos analisar cada assertiva. Analisemos:

    a) Incorreta.

    Técnicas e mecânicas ➟ ambas são acentuadas por serem proparoxítonas.

    b) Incorreta.

    Geomagnética e bússolas ➟ ambas são acentuadas por serem proparoxítonas.

    c) Correta.

    Porém➟ acentuada por ser oxítona terminada com "em".

    Época➟ acentuada por ser proparoxítona.

    d) Incorreta.

    Século e icônicos➟ ambas são acentuadas por serem proparoxítonas.

    Gabarito do monitor: C


ID
5241103
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, leia o seguinte trecho:

Uma das nossas maiores falhas e causas da infelicidade que sentimos provém de considerarmos difícil perceber o que sempre está ao nosso redor. Sofremos _____ não vemos o valor do que está diante de nós e suspiramos, muitas vezes injustamente, pelas atrações imaginárias de outro lugar. Em parte, esse problema é causado pela nossa presteza em nos acostumarmos às coisas: somos especialistas na arte de se habituar. A arte é um recurso que permite retornarmos a uma concepção mais precisa do que é valioso ao operar contra o hábito e nos convidar a redimensionar o que amamos ou admiramos.
(Alain de Botton e John Armstrong. “Arte como terapia”. Adaptado. 2014, p.59). 

Em relação ao uso dos porquês, qual alternativa preenche corretamente a lacuna do texto?

Alternativas
Comentários
  • A questão quer saber qual assertiva possui o porquê correto para preencher a lacuna. Vejamos:

    Sofremos porque não vemos o valor do que está diante de nós e suspiramos, muitas vezes injustamente, pelas atrações imaginárias de outro lugar.

    a) Correta.

    Usa-se  "porque" junto e sem acento para responder a uma pergunta, tem valor de causa e de explicação, podendo ser trocado por "pois", "porque", "visto que" ou qualquer outa conjunção causal ou explicativa. Por isso, esse é o nosso gabarito.

    Ex: Não fiz a prova da PRF porque estudo para a PCDF.

    Ex: Sofremos (pois) porque não vemos o valor do que está diante

    b) Incorreta

    Usa-se   "por que" separado e sem acento para fazer uma pergunta que não seja antes de pontuação, também pode ser trocado por “por qual razão/motivo” ou “pelo qual”.

    Ex: Por que não fez a prova da PRF?

    c) Incorreta.

    Usa-se  "porquê" junto e com acento com valor substantivo, podendo ser trocado por "“motivo”, “razão”, sempre vem acompanhado de um determinante, seja artigo, numeral e adjetivo.

    Ex: Queria saber o porquê (motivo) você quer tanto a PCDF.

    d) Incorreta.

    Usa- se "por quê" separado e com acento para fazer pergunta no final da frase.

    Ex: Você não fez a prova da PRF por quê?

    Gabarito do monitor: A

  • Uso dos PORQUÊS

    • Por que perguntas diretas e indiretas ( pode ser substituído por " por qual motivo " )

    Ex.: Por que o céu é azul ? <=> Por qual motivo o céu é azul ?

           Quero saber por que o céu é azul. <=> Quero saber por qual motivo o céu é azul.

    Porque respostas e explicações ( pode ser substituído por " pois " | " já que " )

    Obs : " porque " é conjunção - Explicativa ou Causal

    Ex.: Eu não fui porque estava doente. <=> Eu não fui pois estava doente.

    Por quê aparece no final de frases ou isolado ( mesmo sendo uma frase interrogativa )

    Ex.: Os organizadores cancelaram o espetáculo por quê ?

          Estou feliz e não sei por quê.

    Porquêsubstantivo / vem acompanhado de um determinante ( pode ser substituído por "motivo" )

    Ex.: Não entendo o porquê de tanta confusão. <=> Não entendo o motivo de tanta confusão.


ID
5241106
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, leia o seguinte trecho:

Uma das nossas maiores falhas e causas da infelicidade que sentimos provém de considerarmos difícil perceber o que sempre está ao nosso redor. Sofremos _____ não vemos o valor do que está diante de nós e suspiramos, muitas vezes injustamente, pelas atrações imaginárias de outro lugar. Em parte, esse problema é causado pela nossa presteza em nos acostumarmos às coisas: somos especialistas na arte de se habituar. A arte é um recurso que permite retornarmos a uma concepção mais precisa do que é valioso ao operar contra o hábito e nos convidar a redimensionar o que amamos ou admiramos.
(Alain de Botton e John Armstrong. “Arte como terapia”. Adaptado. 2014, p.59). 

Considerando a classe gramatical dos verbos, leia as assertivas:
I. O verbo “habituar” está no infinitivo, em sua 1ª conjugação.
II. O verbo “admiramos” está conjugado na 1ª pessoa do singular.
III. O verbo “sentimos” está conjugado no modo subjuntivo.
Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes..O gabarito é a letra A

  • Considerando a classe gramatical dos verbos, leia as assertivas:

    I. O verbo “habituar” está no infinitivo, em sua 1ª conjugação.

    Correto, o verbo se encontra na forma verbal nominal infinitivo impessoal e pertence a primeira conjugação AR.

    II. O verbo “admiramos” está conjugado na 1ª pessoa do singular.

    Incorreto, O verbo admirar está conjugado na 1.ª pessoa do pluaral.

    III. O verbo “sentimos” está conjugado no modo subjuntivo.

    Incorreto, o verbo está conjugado no presente do indicativo.


ID
5241112
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando os aspectos de concordância nominal, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    Uso das Concordâncias

    Depois (Dois) Atrat e Gramat

    Carro e moto nova/novos

    Revista e apostila boa/boas

    Filme e novela longa/longos

    Antes (A de atrativa)

    Saborosa torta e bolo.

    Saborosas tortas e bolo

     

     

    Plural do Adjetivo Simples

    Simples

    Substantivos em função de adjetivos não variam.

     

    Cor que não é cor não varia

    Camisa Vinho = Camisas Vinho

    Uniforme Laranja = Uniformes Laranjas

    Blusa Rosa = Blusas Rosa

    Blusa Cinza = Blusas Cinza

     Composto

    Varia o último.

    O adj. Composto varia o último quando termina em adjetivo.

    Ex: Quarto verde-escuro= Quarto Verde-Escuros

    Olho Azul-claro. = Olhos Azul-Claros

     

    Fica invariável

    O adj. Composto fica invariável quando termina em substantivo.

    Ex: Cabelo Vermelho-fogo

    Fogo = Substantivo 

    Plural: Cabelos Vermelho-Fogo

     

    Exceção:

    Menino Surdo-Mudo.

    Meninos Surdos-Mudos.

     

    Casos Especiais

    BASTANTE = Pode ser advérbio ou Pronome Indefinido

    Macete: Se eu conseguir colocar o numeral 300 ele varia (Pronome Indefinido) , se eu não conseguir pô-lo ele é invariável (Advérbio).

     

    Advérbio Modifica = Adjetivo, Verbo ou a um próprio Advérbio.

     

    Pronome está ligado a um substantivo. 

    É BOM, É NECESSÁRIO, É PROIBIDO

    Ex: Mulher é gostoso (Pois não tem determinante) ( Ñ tem artigo).

     

    A mulher é gostosa / A cerveja é gostosa

     

    É Proibido venda de bebidas alcoólicas (Proibido no masculino, pois não tem determinante)

    É proibida a venda de bebidas alcoólicas ( com determinante concorda com o artigo)

    É necessário apresentação do documento

    É necessária a apresentação do documento

  • A questão quer saber qual a única concordância nominal foi feita de forma incorreta. Vejamos:

    a) Incorreta.

    "É proibido a entrada de menores de idade."

    As expressões "é bom", “é necessário'' e “é proibido" concordam no masculino se o substantivo a que se refere tiver determinante (numeral, adjetivo, pronome, artigo) ou fica no masculino se não houver. No caso em tela, o substantivo "entrada" possui determinante o artigo definido "a" que indica que o substantivo está no feminino, dessa forma, deveria ter sido feito a concordância assim: é proibida a entrada...

    b) Correta.

    "Bastantes funcionários foram demitidos."

    A palavra "bastantes" funciona como pronome indefinido que caracteriza o quantitativo de funcionários (substantivo), dessa forma, deve concordar com o substantivo em número e é justamente o que acontece.

    c) Correta.

    Tenho duas blusas azul-marinho para emprestar.

    "Os componentes sendo adjetivos, somente o último toma a flexão do plural: cabelos castanho-escuros(l) , saudades doce-amargas, ciências político-sociais, conflitos russo-americanos, lenços verde-claros, folhas verde-escuras, penas amarelo-gualdas, poemas herói-cômicos, hábitos grã-finos, clínicas médico-cirúrgicas, jogos infanta-juvenis."

    Não se deve flexionar nenhuma das palavras por exceção: "Azul-marinho, azul-celeste e azul-ferrete são invariáveis: ternos azul-marinho, mantos azul-celeste, gravatas azul-ferrete.

    d) Correta.

    "Estudo as línguas inglesa, alemã e francesa."

     Quando dois ou mais adjetivos se referem ao mesmo substantivo determinado pelo artigo,

    ocorrem dois tipos de construção, um e outro legítimos.

    Exemplos: Estudo as línguas inglesa e francesa. Estudo língua inglesa e a francesa."

    Referência Bibliográfica: CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48. Ed. São Paulo: IBEP, 2009.

    Gabarito do monitor: A


ID
5241115
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre os componentes de um computador, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Hardware é tudo que você pode pesar em uma balança!

  • GABARITO - D

    Memorize:

    Hardware - Tudo o que vc chuta

    Software - Tudo o que vc xinga

  • windows é um Software, mais precisamente sistema operacional.

    os principais exemplos de sistemas operacionais:

    • Windows (da Microsoft);

    • Linux (software livre);

    Mac OS X (da Apple);

    • Unix Solaris (da Sun Microsystems);

    • Chrome OS (da Google. Sistema operacional e não o navegador!);

    • Android (da Google, para dispositivos móveis, como tablets e smartphones);

    • Mac iOS (da Apple, para iPhone e iPad).

    gab, D

  • Hardware - parte física

    Software - parte lógica

  • Hardware - parte física

    Software - parte lógica PM-CE

  • Isso sim é uma questão de nível MÉDIO

ID
5241118
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre as fórmulas do Microsoft Excel, selecione a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

    Dicas e métodos de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS!

  • Esses mapas mentais que o Braulio divulgou realmente são muito bons.

    Segue o link: (copie e cole no navegador)

    https://abre.ai/daiI

    Esse esforço vai valer a pena lá na frente. Acredite!


ID
5241121
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre malware, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Em inglês malware é abreviação de "malicious software".
II. Trata-se de um código malicioso, programa malicioso, software nocivo, software malintencionado ou software malicioso.
III. É um programa de computador destinado a infiltrarse em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos, alterações ou roubo de informações (confidenciais ou não).

Alternativas
Comentários
  • D-As assertivas I, II e III são corretas.

  • COMPLEMENTANDO OS ESTUDOS..................

    GAB D

    Códigos maliciosos (malwares) são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador.

    Os principais tipos de códigos maliciosos existentes são:

    PRINCIPAIS MALWARES: 

    1. VÍRUS: não é auto-replicante, depende de um hospedeiro e da ação do usuário.
    2. WORM: auto-replicante, não depende de um hospedeiro.
    3. BACKDOOR: permite retorno do invasor, ''porta dos fundos''.
    4. BOT/BOTNET: rede zumbi, controle remoto dos computadores.
    5. TROJAN/CAVALO DE TROIA: presente do mal parece inofensivo, mas é prejudicial.
    6. PHISHING: finge-se de sites da área ''financeira'', ou seja, sites fraudulentos. 
    7. ROOTKIT: esconde-se, camufla-se de supostas verificações de antivírus.
    8. TRAPDOORS: falhas de programação.
    9. SPYWARE: monitoramento de atividades. DIVIDE-SE EM: Keylogger: captura a digitação do teclado Screenlogger: registra o movimento do mouse; e Adware: mostra propagandas.
    10. RANSOMWARE: é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário. O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins.
    11. ENGENHARIA SOCIAL é uma técnica por meio da qual uma pessoa procura persuadir outra a executar determinadas ações. É considerada uma prática de má-fé, usada por golpistas para tentar explorar a ganância, a vaidade e a boa-fé ou abusar da ingenuidade e da confiança de outras pessoas, a fim de aplicar golpes, ludibriar ou obter informações sigilosas e importantes. 

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Gabarito: Letra D

    Malware é a combinação das palavras inglesas malicious e software, ou seja, programas maliciosos. Os malwares se dividem em categorias de acordo com seu propósito.

    Dentre as categorias de malware, o spyware monitora páginas visitadas e hábitos de navegação.

    Códigos maliciosos (malware) são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador.


ID
5241124
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre exemplos de hardware e software, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Mouse.
II. Teclado.
III. Disco rígido.
IV. Editor de fotos.
V. Navegador da web.

Alternativas
Comentários
  • Gab- B

    Lembrem-se!

    Hardware - Tudo o que vc chuta

    Software - Tudo o que vc xinga


ID
5241127
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Uma aplicação financeira de $ 5.200,00 é feita sob o regime dos juros simples a taxa de 2% ao mês. Qual será o montante depois de 5 meses de aplicação?

Alternativas
Comentários
  • Não há alternativa correta.

    Resolução:

    Juros simples: M = C(1+i.t) = 5200(1+0,02*5) = 5200(1,1) = 5720


ID
5241130
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dez operários constroem um muro em 6 dias. Quantos operários são necessários para construir um muro igual em 3 dias?

Alternativas
Comentários
  • Regra de três simples: Quanto mais operários eu tenho, menos dias preciso para construir o muro.

    10 Operários ---------- 6 dias

    X Operários ---------- 3 dias

    Grandeza inversamente proporcional

    Logo

    3x = 6*10

    3x = 60

    x = 60/3

    x = 20

    Gabarito D


ID
5241133
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Qual é o tipo de sistema de amortização na qual o valor das parcelas do financiamento é sempre constante?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Lembrar que para todos os sistemas: Parcela = Juros + Amortização

    Sistema Francês (ou tabela Price): parcelas constantes, juros e amortização variam;

    Sistema de Amortização Constante (SAC): amortização constante, juros e parcelas variam.

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • GABARITO: B

    Price = Parcela constante ---> PP


ID
5241136
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Qual é a razão equivalente a 12/36?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "A"

    #Diretoaoponto: É só fazer 12/36 = 0,33 e depois verificar as alternativas.


ID
5241139
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A expressão processo administrativo é utilizada em sentidos diferentes. Analise as questões abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Designa o conjunto de papeis e documentos organizados numa pasta e referentes a um dado assunto de interesse do funcionário ou da administração.
II. Anônimo de processo disciplinar, pelo qual se apuram as infrações administrativas e se punem os infratores.
III. Designa o conjunto de atos coordenados para a solução de uma controvérsia no âmbito administrativo.
IV. Abrange atos preparatórios de uma decisão inicial da Administração.
A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • A Expressão Processo administrativo, na linguagem corrente, é utilizada em sentidos diferentes:

    1. Num primeiro sentido, designa o conjunto de papéis e documentos organizados numa pasta e referente a dado ou assunto de interesse do funcionário ou da administração;
    2. É ainda usada como sinônimo de processo disciplinar, pelo qual se apuram as infrações administrativas e se punem os infratores;
    3. Em sentido mais amplo, designa o conjunto de coordenadas para a solução de uma controvérsia no âmbito administrativo;
    4. Em sentido ainda mais amplo, de modo a abranger a série de atos preparatórios de uma decisão final da Administração.

    Gab. C

    Fonte: https://www.migalhas.com.br/depeso/62445/a-ausencia-de-advogado-no-processo-administrativo-gera-nulidade#:~:text=Patr%C3%ADcia%20Fuck%20Haveroht*-,A%20Express%C3%A3o%20Processo%20administrativo%2C%20na%20linguagem%20corrente%2C%20%C3%A9%20utilizada%20em,2.

  • ANÔNIMO ?? SERIA ANTÔNIMO, NÃO?

  • LETRA C).

    Para que se obtenha a resposta correta da questão, é necessário a diferenciação de PROCESSO ADMINISTRATIVO e PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO.

    PROCESSO ADMINISTRATIVO:

    É o conjunto de documentos em que se traduzem os atos e as formalidades que integram o procedimento administrativo. Sendo, uma série concatenada de atos administrativos com uma finalidade específica, que enseja na prática de um ato final.

    PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO:

    Antecede o processo administrativo. Forma pela qual os atos do processo administrativo se desenvolvem. É a sucessão de atos e formalidades necessários à manifestação de vontade da Administração Pública.

  • Trata-se de questão que explorou os diferentes sentidos do termo "processo administrativo". Analisemos cada proposição da Banca:

    I- Certo:

    Embora um tanto quanto ultrapassado, considerando a tendência atual de formação de autos eletrônico, fato é que pode ser defendida, ainda, a existência deste sentido material de processo administrativo, como sinônimo de "autos" de processo, o que vem a constituir, realmente, um conjunto de papéis e documentos organizados sequencialmente.

    II- Errado:

    A presente assertiva se revela de difícil compreensão. De início, é inegável que os processos disciplinares são exemplos de processos administrativos, vale dizer, constituem conjunto sequencial e concatenado de atos visando à chegada a uma decisão final a ser tomada pela autoridade competente, com a especificidade de versar acerca do cometimento de uma infração disciplinar por um dado agente público.

    Insustentável, por outro, pretender atribuir aos processos disciplinares o qualificativo de "anônimo", porquanto são processos que demandam a participação direta dos acusados, à luz dos princípios do contraditório e da ampla defesa.

    Outrossim, se, porventura, existe erro material na palavra "anônimo" e, em seu lugar, deveria constar "antônimo", melhor sorte não caberia à presente afirmativa, uma vez que, ainda assim, estaria errada. Afinal, os PAD's não são antônimos de processos administrativos, mas sim espécie deste gênero maior.

    Seja como for, portanto, está incorreta esta assertiva.

    III- Certo:

    O conceito aqui exposto se mostra afinado com aquele exposto no item anterior. Ilustrativamente, confira-se a definição proposta por Rafael Oliveira:

    "Processo administrativo é a relação jurídica que envolve uma sucessão dinâmica e encadeada de atos instrumentais para obtenção da decisão administrativa."

    Assim sendo, sem erros neste item da questão.

    IV- Errado:

    Em rigor, o processo administrativo não se destina à obtenção de uma decisão inicial, tal como foi aqui aduzido pela Banca, e sim a uma decisão final, que resolva em definitivo (ao menos na esfera administrativa) a matéria que esteja sob exame.

    Do exposto, apenas as assertivas I e III são corretas.


    Gabarito do professor: C

    Referências Bibliográficas:

    OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Curso de Direito Administrativo. 5ª ed. São Paulo: Método, 2017, p. 345.

ID
5241142
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que diz respeito ao Controle da Administração Pública, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O controle judicial constitui, juntamente com o princípio da legalidade, um dos fundamentos que repousa o Estado de Direito, podendo examinar os atos da Administração Pública, de qualquer natureza, sejam gerais ou individuais, unilaterais ou bilaterais, vinculados ou discricionários, mas sempre sob o aspecto da publicidade e moralidade.

  • GABARITO: B.

  • Gabarito B

    O PODER JUDICIÁRIO SÓ ANALISA OS ATOS ADMINISTRATIVOS, SEJA VINCULADO SEJA DICRICIONÁRIO NO QUE DIZ RESPEITO AO ASPECTO DA LEGALIDADE. JAMAIS ADENTRA NO MÉRITO ADMINISTRATIVO!

  • GABARITO: B

    Questão ipsis litteris da doutrina da Di Pietro:

    Assertiva A. Correta. (...) O controle que o Poder Legislativo exerce sobre a Administração Pública tem que se limitar às hipóteses previstas na Constituição Federal, uma vez que implica interferência de um Poder nas atribuições dos outros dois; alcança os órgãos do Poder Executivo, as entidades da Administração Indireta e o próprio Poder Judiciário, quando executa função administrativa. Não podem as legislações complementar ou ordinária e as Constituições estaduais prever outras modalidades de controle que não as constantes da Constituição Federal, sob pena de ofensa ao princípio da separação de Poderes; o controle constitui exceção a esse princípio, não podendo ser ampliado fora do âmbito constitucional. Basicamente, são dois os tipos de controle: o político e o financeiro. (...) (fl. 1680)

    Assertiva B. Incorreta. (...) O Poder Judiciário pode examinar os atos da Administração Pública, de qualquer natureza, sejam gerais ou individuais, unilaterais ou bilaterais, vinculados ou discricionários, mas sempre sob o aspecto da legalidade e, agora, pela Constituição, também sob o aspecto da moralidade (arts. 5º, inciso LXXIII, e 37). (...) (fl. 1688)

    Assertiva C. Correta. Art. 71, CF. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: (...) II - julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público; (...)

    Assertiva D. Correta. (...) Controle administrativo: é o poder de fiscalização e correção que a Administração Pública (em sentido amplo) exerce sobre a própria atuação, sob os aspectos de legalidade e mérito, por iniciativa própria ou mediante provocação; chamado de supervisão ministerial na esfera federal (Decreto-lei nº 200, de 25-2-67); (...) (fl. 1684)

    Fonte: (Di Pietro, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. – 33. ed. – Rio de Janeiro: Forense, 2020)

  • Letra B

    Sempre sob o aspecto da publicidade e moralidade. LEGALIDADE

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre o controle da Administração Pública.

    Segundo José dos Santos Carvalho Filho pode-se denominar como controle da Administração Pública o conjunto de mecanismos jurídicos e administrativos por meio dos quais se exerce o poder de fiscalização e de revisão da atividade administrativa em qualquer das esferas de poder. (Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 1001)

    Feita esta introdução vamos a análise das alternativas, lembrando que a resposta correta é aquela que contém um erro.

    A) ERRADA - Trata-se aqui de limitação imposta pela segregação e independência dos Poderes que compõem o Estado. Ficou conhecida com Teoria dos Freios e contrapesos, razão pela qual os poderes, harmônicos e independentes, se fiscalizam mutuamente, respeitando as liberdades do outro e limitando excessos.

    B) CORRETA - O controle judicial incide sobre a legalidade dos atos e não apenas para análise de aspectos relacionados à moralidade e publicidade.


    C) ERRADA - está em conformidade com o art. 71, II da CF.

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: 
    II - julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público;

    D) ERRADA - um dos principais fundamentos do controle administrativo que a própria Administração exerce sobre seus atos é o princípio da autotutela. Através dele tem-se que a Administração pode rever seus atos anulando-os em caso de vícios ou revogando-os se contrários ao interesse público.

    O exercício da autotutela pelo poder público pode se dar mediante provocação ou de ofício, respeitado o prazo de cinco anos. (CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 36)

    SÚMULAS DO STF SOBRE A AUTOTUTELA

    Súmula 346 - A administração pública pode declarar a nulidade dos seus próprios atos.

    Súmula 473 - A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.


     

    GABARITO: Letra B


ID
5241148
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei 9.784/1999 que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, responda assinalando a alternativa correta no que diz respeito aos atos do processo:

Alternativas
Comentários
  • Só acertei a questão por APENAS isso...

  • Se a questão colocasse são apenas 3 requisitos, dentre eles 12 meses... e ai? Isso não quer dize nada.

  • Se a questão colocasse são apenas 3 requisitos, dentre eles 12 meses... e ai? Isso não quer dize nada.

  • Já comentei essa questão. Acredito que houve erro do elaborador ou do QConcursos, pois pede a alternativa correta e trás a única incorreta como gabarito. Quem responde rápido sem olhar todas as alternativas erra. Você só perde alguns segundos para Notificar Erro, mas vale a pena

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações; Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo; E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração; Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia. Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial “FAÇA DIFERENTE” SEREMOS APROVADOS EM 2021!
  • Muitas questões repetidas...E essa ainda está com erro no enunciado


ID
5241151
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Petróleo
Assuntos

Sobre o gás natural, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. O Gás Natural é um combustível fóssil, encontrado em reservatórios subterrâneos na forma gasosa, tanto em terra quanto no mar, podendo estar associado a um reservatório de petróleo ou não.
II. O produto, encontrado na natureza, é uma mistura variada de hidrocarbonetos gasosos cujo componente preponderante é sempre o Metano.
III. O Gás Natural permanece no estado gasoso, sob pressão atmosférica e temperatura ambiente.

Alternativas

ID
5241154
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Selecione a alternativa que indica uma fonte de energia renovável.

Alternativas
Comentários
  • complementando: carvão vegetal é renovável.


ID
5241160
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Petróleo
Assuntos

Sobre o Gás Natural, segundo a MSGÁS, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

Alternativas

ID
5241163
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Petróleo
Assuntos

Sobre a segurança do Gás Natural, conforme a MSGÁS, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. O benefício da segurança é um dos mais relevantes apresentados pelo Gás Natural.
II. As condições gerais do Gás apresentam-no como uma das alternativas mais seguras como combustível.
III. As suas características de densidade inferior a 1,0 atm, sendo, portanto, mais pesado que o ar, é de importância decisiva para a segurança na sua operação.
IV. Em casos em que ocorram vazamentos do produto ele irá dissipar-se facilmente no ar.
V. Na grande maioria, o fornecimento contínuo (sem a necessidade de estoque do produto) traz aos seus usuários segurança nas suas operações.

Alternativas

ID
5241169
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Petróleo
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos benefícios do combustível Gás Natural.

Alternativas

ID
5241172
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Petróleo
Assuntos

Sobre o uso do Gás Natural, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

Alternativas

ID
5241175
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Forma sistematizada de agrupar atividades em frações organizacionais definidas seguindo um dado critério, visando à melhor adequação da estrutura organizacional e sua dinâmica de ação. Assinale a alternativa que corresponda ao conceito:

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    A departamentalização é a forma como uma organização pode juntar e integrar pessoas, tarefas e atividades em unidades, tendo como objetivo facilitar a coordenação da empresa. O departamento é, portanto, uma unidade de trabalho que agrega um somatório de atividades semelhantes ou coerentes entre si. De acordo com Chiavenato, a departamentalização é um meio de se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão. A departamentalização deve facilitar o trabalho dos administradores, pois possibilita um aproveitamento mais racional dos recursos da organização. Assim sendo, os critérios devem ser os mais racionais, visando atingir os objetivos da organização.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Agrupamento de atividades departamentalizacao
  • LETRA - C

    Departamentalização Consiste no agrupamento de atividades diferentes em unidades especializadas dentro de uma organização. Este agrupamento tem o objetivo de organizar, facilitar a supervisão e a coordenação, e otimizar a busca por resultados. Segundo Rebouças (2009), Departamentalização pode ser definida como agrupamentos em unidades organizacionais realizados conforme critérios específicos de atividades e recursos, tais como humanos, financeiros, tecnológicos, materiais, etc.

  • GABARITO: LETRA C

    Para Rennó (2013, p. 98) a departamentalização é a forma como uma organização pode juntar e integrar pessoas, tarefas e atividades em unidades, tendo como objetivo facilitar a coordenação da empresa. O departamento é, portanto, uma unidade de trabalho que agrega um somatório de atividades semelhantes ou coerentes entre si.

    Já Djalma de Oliveira (2009, p. 101) a departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos - humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos - em unidades organizacionais.

    FONTE: QC


ID
5241178
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia o texto abaixo e responda à questão: Em uma organização não é fácil tomar decisões e elas precisam ser tomadas sempre e da forma correta pois essa decisão precisa ser tomada com cautela e conhecimento. Essas tomadas de decisões podem ser classificadas como centralizada ou descentralizada. Analise as questões abaixo e assinale a sequência correta:
I. Centralização é um tipo de tomada de decisão, é a maneira como ela está situada no sistema jurídico de uma empresa
II. Descentralização pressiona os níveis mais baixos da hierarquia, a decisão deve ser tomada o mais longe possível de quem tem autoridade no assunto abordado.
III. São exemplos de fatores que influenciam a centralização e a descentralização: a cultura da empresa, a tecnologia que é usada no dia-a-dia e os recursos que são empregados na organização.
IV. Quando a carga de trabalho de alta administração está alta e, ou, muito complexa não é muito comum que a descentralização aconteça.
A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    De cara eliminei logo a IV, pois quanto mais alta é a carga de trabalho, mais ocorrerá a descentralização.

    O erro da I penso que seria a parte que diz "estar situada no sistema jurídico", mas não sei fundamentar.

  • O gabarito está errado

  • Dentro das empresas, a tomada de decisão pode ser classificada como centralizada ou descentralizada. Mas o que significa centralização e descentralização em uma organização?

    I. Centralização é um tipo de tomada de decisão, é a maneira como ela está situada no sistema jurídico de uma empresa

    Centralização é um tipo de tomada de decisão , é a maneira como ela está situada no sistema hierárquico de uma empresa

    II. Descentralização pressiona os níveis mais baixos da hierarquia, a decisão deve ser tomada o mais longe possível de quem tem autoridade no assunto abordado.

    A descentralização é um pouco diferente. Ela pressiona os níveis mais baixos da hierarquia para que eles tomem as decisões, ou seja, uma decisão deve ser tomada o mais próximo possível de quem tem autoridade no assunto abordado, não importa se essa pessoa faz parte ou não do topo da hierarquia.

    III. São exemplos de fatores que influenciam a centralização e a descentralização: a cultura da empresa, a tecnologia que é usada no dia-a-dia e os recursos que são empregados na organização.

    Alguns fatores possuem uma influência enorme sob a forma como uma decisão será definida dentro de uma organização. Fatores como:

    – A cultura da empresa;

    – O grau de formalização;

    – O ambiente;

    – A forma como o poder é distribuído;

    – O tamanho da empresa;

    – A tecnologia que é usada no dia a dia;

    – Os recursos que são empregados na organização;

    – A estratégia da empresa para com o mercado.

    IV. Quando a carga de trabalho de alta administração está alta e, ou, muito complexa não é muito comum que a descentralização aconteça

    É muito comum que a descentralização aconteça quando a carga de trabalho de alta administração está alta e, ou, muito complexa; pela maior ênfase que a empresa quer dar à relação entre produto e mercado.

  • RUMO A PMCE 2021!!

  • Cuidado com a interpretação de texto. Errei por um descuido na leitura da questão.

    "A pressa é inimiga da perfeição"

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre tomada de decisão centralizada e descentralizada.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Segundo Paludo (2013), a tomada de decisão engloba o dia a dia de todas as organizações, faz parte da rotina diária dos gerentes, mas não é exclusiva, a tomada de decisões que visam entre outras a solução dos problemas. Chiavenato (2007) traz que a administrar reflete tomar decisões, as quais o administrador deverá decidir: o que fazer, quem deve fazer, quando, onde e como fazer.

    A tomada de decisão também pode ser dividida em centralizada e descentralizada. Na centralizada a localização da tomada de decisão está próxima ao topo hierárquico da organização, já a descentralizada as decisões são tomadas por níveis hierárquicos mais baixos.

    Posto isso, vamos à análise das assertivas.

    I) ERRADA. Centralização é a maneira na qual a localização da tomada de decisão está próxima ao topo hierárquico da organização.

    II) ERRADA. A descentralização pressiona os níveis hierárquicos mais baixos a tomarem as decisões, isso não significa dizer que deverá ser o mais longe de quem possui autoridade sobre o assunto discutido.

    III) CERTA. Segundo Paludo (2013), antes de realizar o processo de tomada de decisão é válido observar alguns aspectos, são eles: estrutura da organização, recursos disponíveis, atores envolvidos, cultura organizacional, competência, tecnologia e informação disponíveis.

    IV) ERRADA. É exatamente o contrário, quando a carga de trabalho da alta cúpula está elevada/complexa é comum que a descentralização ocorra entre os níveis de menor hierarquia.


    Fonte:

    PALUDO, Augustinho. Administração geral e pública para AFRF e AFT. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Questão maldosa, pega os desatentos!

  • GABARITO: LETRA C

    COMENTÁRIO DO PROFESSOR PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre tomada de decisão centralizada e descentralizada.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Segundo Paludo (2013), a tomada de decisão engloba o dia a dia de todas as organizações, faz parte da rotina diária dos gerentes, mas não é exclusiva, a tomada de decisões que visam entre outras a solução dos problemas. Chiavenato (2007) traz que a administrar reflete tomar decisões, as quais o administrador deverá decidir: o que fazer, quem deve fazer, quando, onde e como fazer.

    A tomada de decisão também pode ser dividida em centralizada e descentralizada. Na centralizada a localização da tomada de decisão está próxima ao topo hierárquico da organização, já a descentralizada as decisões são tomadas por níveis hierárquicos mais baixos.

    Posto isso, vamos à análise das assertivas.

    I) ERRADA. Centralização é a maneira na qual a localização da tomada de decisão está próxima ao topo hierárquico da organização.

    II) ERRADA. A descentralização pressiona os níveis hierárquicos mais baixos a tomarem as decisões, isso não significa dizer que deverá ser o mais longe de quem possui autoridade sobre o assunto discutido.

    III) CERTA. Segundo Paludo (2013), antes de realizar o processo de tomada de decisão é válido observar alguns aspectos, são eles: estrutura da organização, recursos disponíveis, atores envolvidos, cultura organizacional, competência, tecnologia e informação disponíveis.

    IV) ERRADA. É exatamente o contrário, quando a carga de trabalho da alta cúpula está elevada/complexa é comum que a descentralização ocorra entre os níveis de menor hierarquia.

    FONTE: Antonio Diniz, Bacharel em Administração de Empresas, Pós-graduado em Gestão Pública; Docência no Ensino Superior; Gestão Estratégica; Governança Corporativa. Mestrando em Governança. Analista da ECT, atuando no departamento de governança corporativa. , de Administração Geral, Administração Pública


ID
5241181
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Existem vários tipos de departamentalização. Assinale a alternativa INCORRETA em relação a esses tipos:

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    TIPOS DE DEPARTAMENTALIAÇÃO 

    1. FUNCIONAL-------> Ênfase na especialização, agrupa atividades de acordo com conhecimentos, habilidades similares e recursos;
    2. POR PRODUTOS OU SERVIÇOS----> Agrupa em uma unidade tudo que tiver relação a um produto ou serviço. É uma espécie de departamentalização divisional;
    3. POR CLIENTE-----> Foca nos segmentos de mercado, agrupa as atividades de acordo com o cliente almejado;
    4. TERRITORIAL/ GEOGRÁFICA------> O foco está nas necessidades de cada região;
    5. POR PROCESSOS ---->é algo contínuo, repetitivo, duradouro;
    6. POR PROJETOS ----> é algo novo, temporário, determinado.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Já pensou uma departamentalização por história kkkkkkkkk

  • RUMO A PMCE 2021!!


ID
5241184
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As quatro funções administrativas são: planejamento, organização, direção e controle. Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Planejamento = Define qual caminho irá ser traçado para o alcance do objetivo.

    Organização = Está relacionada aos recursos e às estruturas, além de dividir os trabalhos que cada um irá fazer.

    Direção = Voltada para a Liderança,Comunicação e Motivação aos funcionários.

    Controle = Usada como uma ''ação corretiva'' para saber se aquilo que foi planejado foi alcançado

  • "O planejamento é o momento de definir os objetivos e os meios para alcançá-los, com a intenção de reduzir as certezas e orientar tomadas de decisões nos processos jurídicos." ERRADO, pois é reduzir incertezas.

    "Na organização a empresa deve olhar para os seus recursos e definir a estrutura administrativa e a divisão de trabalho que irão gerenciá-los." CORRETO

    "Direção é indispensavelmente voltada para as relações pessoais." ERRADO, não se limita as relações pessoais.

    "Controle é essencial para mostrar os caminhos aos colaboradores e motivá-los em seu trabalho." ERRADO, pois não é o controle e sim a avaliação.

  • LETRA B CORRETA

    P.O.D.C

    PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.

    ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor

    DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas

    CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões. 

  • Sinceramente, não vejo erro no item C. Direção é a função administrativa voltada para pessoas.

  • As funções do administrador envolvem um processo administrativo cíclico de interação entre as seguintes funções: planejar, organizar, dirigir e controlar. Esse processo é cíclico, dinâmico e interativo.

    De forma resumida, a função planejar refere-se ao processo de elaboração e execução do Planejamento Estratégico, do Planejamento Tático e do Planejamento Operacional de uma empresa. A função organizar está relacionada a estrutura da empresa, a sua arquitetura organizacional, ou seja, a forma como ela se estrutura para prestação de serviços a seus clientes. A função dirigir refere-se ao estilo de liderança, de direção, a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas e da aplicação dos recursos da organização. Essa função refere-se ao relacionamento interpessoal do administrador com o subordinado, ou seja, reflete um processo de informação e de decisão. Por fim, a função controle está relacionada ao processo de avaliação da condução das atividades da empresa, para que todas as coisas funcionem da maneira certa e no tempo certo (CHIAVENATO, 2009).

    A partir do exposto, podemos analisar cada alternativa separadamente.

    A) INCORRETA. A alternativa torna-se errada ao afirmar que reduz as CERTEZAS. Onde deveria ser as INCERTEZAS.

    B) CORRETA. De fato, como descrito acima, a função organizar está relacionada a estrutura da empresa, a sua arquitetura organizacional, ou seja, a forma como ela se estrutura para prestação de serviços a seus clientes.

    C) INCORRETA.  A função dirigir refere-se ao estilo de liderança, de direção, a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas e da aplicação dos recursos da organização. Ou seja, a afirmativa torna-se errada ao afirmar que a Direção é indispensavelmente voltada para as relações pessoais.

    D) INCORRETA. A função controle está relacionada ao processo de avaliação da condução das atividades da empresa, para que todas as coisas funcionem da maneira certa e no tempo certo. Dessa forma, não é função do controle mostrar os caminhos aos colaboradores e motivá-los em seu trabalho.


    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Não vejo erro na letra "C", pois a função direção é a única pessoal.

  • Na dúvida....Letra C indispensavelmente: obrigatoriamente, fatalmente, inevitavelmente, imperiosamente.

  • LETRA B).

    Com relação a alternativa C), a função administrativa de DIREÇÃO é voltada para acionar e dinamizar a empresa. A direção se relaciona diretamente com a maneira pelo qual o(s) objetivos(os) deve(m) ser alcançado(s) por meio das atividades das pessoas que compõem a organização.

  • Li rápido a letra A e enxerguei INCERTEZA ao invés de CERTEZA. Atenção é tudo.

  • Questão totalmente passível de recurso, segundo a renomada Giovanna Carranza, autora contemporânea de Administração Geral.

  • Alternativa.: B

    Em relação à alternativa "C", Direção é indispensavelmente voltada para as relações INTERPESSOAIS (relativo a ou que envolve relação entre duas ou mais pessoas).

    Se fosse relações pessoais, seriam voltadas para as próprias relações do líder.

  • A Função ORGANIZAÇÃO envolve:      

    • Dividir o trabalho (cada pessoa exerce uma parte);
    • Agrupar as atividades em uma estrutura lógica;
    • Designar pessoas para sua execução;
    • Alocar recursos necessários para atingir os objetivos;
    • A departamentalização.

  • Na minha opinião essa questão deveria ser anulada, pois falar que é indispensável não é a mesma coisa de ser limitada. Então direção é indispensável sim nas relações pessoais. Portanto B está correta e C também!

ID
5241187
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que diz respeito aos elementos da comunicação:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A - Na ausência ou no mau uso de um dos elementos, se diz que houve ruído na comunicação, dizendo que ela não foi bem sucedida.

  • Mas todos os elementos de comunicação sempre estão presentes?
  • A) Certo - Na ausência ou no mau uso de um dos elementos, se diz que houve ruído na comunicação, dizendo que ela não foi bem sucedida.

    B) Errada - Código é a forma como a mensagem organiza-se, é um conjunto de sinais organizados de maneira que tanto o locutor quanto o interlocutor conheçam e tenham acesso.

    C) Errada - Canal é o meio em que a mensagem é transmitida, podendo ser físico ou virtual. É pelo canal que a mensagem circular até que chegue no seu destino. 

    D) Errada. - os elementos da comunicação sempre estão presentes nas comunicações.


ID
5241190
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Analise as alternativas abaixo e assinale a sequência correta:
I. IRRF é a sigla de Imposto de Renda Retido na Fonte e toda pessoa jurídica ou equiparada está obrigada a reter do beneficiário da renda o imposto correspondente.
II. O ICMS incide sobre prestações onerosas de serviços de comunicação, por meios específicos, inclusive a geração, a emissão, a recepção, a transmissão, a retransmissão, a repetição e a ampliação de comunicação de natureza definida.
III. Com o Programa de Integração Social (PIS), o empregado da iniciativa pública tem acesso aos benefícios determinados por lei e ainda colabora para o desenvolvimento das empresas do setor.
IV. As pessoas jurídicas de direito privado em geral, inclusive as pessoas a elas equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, exceto as microempresas e as empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional são contribuintes da COFINS.
A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    I. IRRF é a sigla de Imposto de Renda Retido na Fonte e toda pessoa jurídica ou equiparada está obrigada a reter do beneficiário da renda o imposto correspondente.

    CORRETO.

    II. O ICMS incide sobre prestações onerosas de serviços de comunicação, por meios específicos, inclusive a geração, a emissão, a recepção, a transmissão, a retransmissão, a repetição e a ampliação de comunicação de natureza definida.

    ERRADO. O correto é por qualquer meio.

    III. Com o Programa de Integração Social (PIS), o empregado da iniciativa pública tem acesso aos benefícios determinados por lei e ainda colabora para o desenvolvimento das empresas do setor.

    ERRADO. O correto é empregado da iniciativa privada.

    IV. As pessoas jurídicas de direito privado em geral, inclusive as pessoas a elas equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, exceto as microempresas e as empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional são contribuintes da COFINS.

    CORRETO.

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • Esta questão é PÉSSIMA e NÃO possui gabarito correto:

    I - Há diversos rendimentos e renda sujeitos à retenção do IR na fonte, trata-se de responsabilidade tributária da fonte pagadora; o contribuinte, ressalte-se, não é a fonte pagadora (pessoa jurídica ou equiparada), mas o beneficiário. Essa matéria é tratada pelo RIR/2018, havendo título específico sobre o tema.

    CERTO

    II - Nos termos da Lei Kandir

    Art. 2°, Lei Kandir - O imposto incide sobre: [...]

    III – prestações onerosas de serviços de comunicação, por qualquer meio, inclusive a geração, a emissão, a recepção, a transmissão, a retransmissão, a repetição e a ampliação de comunicação de qualquer natureza;"

    A assertiva foi considerada errada, porém veja que a hipótese de incidência do ICMS é estendida a "qualquer meio" e de "de qualquer natureza", o que também inclui "por meios específicos" e "natureza definida". Meu entendimento é de que pela interpretação do dispositivo não é correto considerar a assertiva errada. Porém, em questões como esta, a tendência é que a banca só quer saber da literalidade.

    ERRADO

    III - É o PASEP que se refere à iniciativa pública, ao passo que o PIS se refere à iniciativa privada. Outro ponto que a questão ao menos parece errada é que o contribuinte do PIS/PASEP não é o empregado (esse, em tese, se beneficia), mas o empregador, é um tributo que incide sobre o faturamento e/ou receita (tributo sobre a venda), também incide sobre a importação.

    PIS = O Programa de Integração Social (PIS) é destinado aos funcionários de empresas privadas regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sendo administrado pela Caixa Econômica Federal. 

    PASEP = Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é destinado aos servidores públicos, regidos pelo Regime jurídico estatutário, e aos empregados públicos, sendo administrado pelo Banco do Brasil.

    ERRADO

    IV - O art. 13, LC 123, é incontroverso no sentido de que o PIS/PASEP e COFINS sobre a receita e/ou faturamento são contribuições devidas pelas entidades sujeitas ao regime do Simples Nacional, sendo arrecadados conjuntamente com outros tributos, mensalmente, por meio de Documento Único de Arrecadação (DAS). Importante pontuar que quando o fato gerador é a importação, o PIS/PASEP e a COFINS também são devidos pelos optantes do SN, no entanto, não se submetem à sistemática do SN, recolhem como qualquer outra entidade.

    Ressalte-se que a única dispensa de tributação para as entidades sujeitas ao SN são as contribuições devidas a terceiros, que são utilizadas para o custeio de entidades do chamado Sistema "s", bem como de outros órgãos e entidades (são contribuições comumente qualificadas pela doutrina como "parafiscais").

    ERRADO


ID
5241193
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito aos princípios contábeis:

Alternativas
Comentários
  • Gab D.

    PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE: PRECOC

    • P: Prudência
    • R: Registro pelo valor original
    • E: Entidade
    • C: Continuidade
    • O: Oportunidade
    • C: Competência.
  • ALTERNATIVA D

    Descontinuidade.

  • Gabarito letra D.

    O que é o princípio da CONTINUIDADDE?

    Trata-se de uma princípio que deve ser seguido pelas entidades para que possíveis acionistas e investidores possam ter segurança na hora de analisar os balanços patrimoniais e as demonstrações contábeis.

    Como assim?!

    Ex: Tenho uma entidade que no ano de 2021 obteve 1 bilhão de Lucro. Ok... Mas de onde veio esse lucro?! Foram de operações?!

    Caso 1: Se esse lucro obtido veio através da liquidação da minha entidade para "encerrar as atividades", o acionista ou investidor terá algum benefício se decidir participar?! NÃO.

    Caso 2: Se esse lucro obtido veio através das operações cotidianas da entidade (venda de mercadorias, prestação de serviço, etc) e que eu planeje continuar a realizar essas operações no exercício social seguinte, aí sim os acionistas e investidores se sentirão seguros para investir.

    Trata-se, portanto, do princípio da CONTINUIDADE.

    Ademais: O conceito básico desse princípio diz que sempre que um negócio é aberto a vida útil dele é indeterminada e pensado em longo prazo. A isso se chama continuidade e ela impacta diretamente nas questões de compromissos financeiros de uma Empresa. Por exemplo, em caso de uma provável falência, os pagamentos devidos não podem ser negligenciados.

    O princípio da continuidade determina que, na quantificação e apresentação dos elementos componentes do patrimônio deve ser considerada a situação de:

    a) Continuidade da entidade: considerar que a entidade vá continuar indefinidamente

    b) Interrupção da continuidade: a exceção é considerar a quebra da continuidade da entidade. A partir dessa premissa, a doutrina conclui que, no caso de quebra de continuidade, o valor de ativos (bens/direitos – recursos) e o valor e o prazo de exigibilidade de passivos (obrigações) pode ser alterado.


ID
5241196
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    JUSTIFICATIVA: Depois de receber, identificar, classificar e registrar o documento ele poderá ser distribuído (EXPEDIDO), isso quer dizer, que o documento poderá ser enviado externamente ao setor competente.

    Entrega no próprio órgão:  distribuição => internamente.

    Envio para outros órgãos: expedição => Externamente.

  • GABARITO: A

    Fiquei na dúvida entre a A e a C e acabei marcando a C, por pensar que o final da A tinha erro:

    "[...] o documento poderá ser enviado externamente ao setor competente.

  • Gabarito A

    A. Depois de receber, identificar, classificar e registrar o documento ele poderá ser distribuído, isso quer dizer, que o documento poderá ser enviado externamente ao setor competente.

    • Distribuição → interna (doc. não sai da instituição).
    • Expedição → externa (doc. sai para outra instituição).
  • memorando em 2021...

  • Esse externamente na letra A. Dá até medo de responder.

  • A questão versa sobre algumas fases do protocolo e espécies documentais.
    a) A distribuição é o envio interno, e não externo. Expedir é enviar para instituições ou pessoas externas. Errada.

    b) O registro manual é, geralmente, o caderno de protocolo. O informatizado é feito em sistemas de controle de movimentação. O número sequencial chama-se número de entrada. Certa.

    c) No Poder Executivo, os memorandos não são mais utilizados, sendo o ofício a forma de comunicação oficial. Entretanto, muitas instituições o utilizam, assim como as certidões. São duas espécies documentais comuns. Certa.

    d) O protocolo é o setor responsável pela movimentação da instituição. Nele são desenvolvidas as atividades de recebimento, registro, autuação, classificação, distribuição, tramitação/controle da tramitação e expedição de documentos. Certa.

    Gabarito do Professor: Letra A.

  • a) A distribuição é o envio interno, e não externo. Expedir é enviar para instituições ou pessoas externas. Errada.

    b) O registro manual é, geralmente, o caderno de protocolo. O informatizado é feito em sistemas de controle de movimentação. O número sequencial chama-se número de entrada. Certa.

    c) No Poder Executivo, os memorandos não são mais utilizados, sendo o ofício a forma de comunicação oficial. Entretanto, muitas instituições o utilizam, assim como as certidões. São duas espécies documentais comuns. Certa.

    d) O protocolo é o setor responsável pela movimentação da instituição. Nele são desenvolvidas as atividades de recebimento, registro, autuação, classificação, distribuição, tramitação/controle da tramitação e expedição de documentos. Certa.

    Gabarito: A

  • Errei por falta de atenção, faz parte do game.

    Continuemos, pois, a aprovação nos aguarda.


ID
5241199
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Segundo a psicologia, relacionamento interpessoal pode ser conceituado como a ligação entre duas ou mais pessoas dentro de um certo contexto, podendo ser no ambiente de trabalho ou familiar. Assinale a alternativa correta no que diz respeito ao relacionamento interpessoal:

Alternativas
Comentários
  • Empatia

    • Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias;
    • Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende etc;
    • Competência emocional para depreender o significado de um objeto, geralmente de um quadro, de uma pintura etc.

    Fonte: Dicio

    Gab. A

  • Erro da C?

  • Carlos Felipe, o erro da C está na seguinte afirmativa (material disponível na matéria de Psicologia Organizacional do Direção):

    "Os dois principais aspectos da competência interpessoal são: 1) a percepção e 2) a habilidade propriamente dita. O processo da percepção precisa ser treinado para uma visão acurada da situação interpessoal. Isto significa um longo processo de crescimento pessoal, abrangendo autopercepção, autoconscientização e autoaceitação como pré-requisitos de possibilidades de percepção mais realística dos outros e da situação interpessoal.

    Esse treinamento perceptivo não se realiza espontânea nem facilmente, mas requer treinamento especial, demorado, é muitas vezes sofrido, exigindo coragem e disponibilidade psicológica do treinamento no exercício de receber feedback. O autoconhecimento só pode ser obtido com a ajuda dos outros, por meio de feedback, o qual precisa ser elaborado para autoaceitação de componentes do eu cego. Se o indivíduo tem percepção mais acurada de si, então pode, também, ter percepção acurada da situação interpessoal, primeiro passo para poder agir de forma adequada e realística."

    Espero ter ajudado!


ID
5241202
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale a alternativa correta de acordo com o Código de Conduta e Integridade da MSGÁS:

Alternativas

ID
5241205
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Analise as alternativas abaixo segundo o Código de Conduta e Integridade da MSGÁS e assinale a sequência correta:
I. A MSGÁS não admite qualquer forma de nepotismo e favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego.
II. A MSGÁS não admite qualquer forma de corrupção em seus negócios, sendo inclusive signatária em diversas iniciativas de combate a essa prática em algumas das suas modalidades.
III. A MSGÁS toma decisões com base somente em fatores comerciais legítimos, tais como preço, qualidade e serviço, entre outros razoáveis.
IV. Nenhum empregado, com exceção de alguns cargos, da MSGÁS deve aceitar qualquer tipo de benefício ou vantagem que possa corromper, comprometer ou influenciar suas decisões relativas aos negócios da MSGÁS.
A sequência correta é:

Alternativas

ID
5241208
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale a alternativa correta conforme o Código de Conduta e Integridade da MSGÁS:

Alternativas

ID
5241391
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Petróleo
Assuntos

Sobre a segurança das tubulações de rua, segundo a MSGÁS, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

Alternativas