SóProvas



Prova IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Química Ambiental


ID
2165197
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto à estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, instituído pela Lei n° 12.772/2012, pode-se afirmar que: 

( ) São atividades das Carreiras e Cargos Isolados do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal aquelas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão e as inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria instituição, além daquelas previstas em legislação específica.

( ) A Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico destina-se a profissionais habilitados em atividades acadêmicas próprias do pessoal docente no âmbito da educação básica e da educação profissional e tecnológica.

( ) O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos, tendo como requisito de ingresso o título de doutor na área exigida no concurso.

( ) O Professor das IFE, ocupante de cargo efetivo do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, com regime de trabalho de 40 (quarenta) horas com dedicação exclusiva implica o impedimento do exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada, com as exceções previstas em lei.

( ) O ocupante de cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal poderá afastar-se de suas funções, assegurados todos os direitos e vantagens a que fizer jus, para participar de programa de pós-graduação stricto sensu ou de pós-doutorado independentemente do tempo ocupado no cargo ou na instituição. 

Analise as afirmativas acima identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Art. 10. O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá sempre no Nível 1 da Classe D I, mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos.

    § 1º No concurso público de que trata o caput, será exigido diploma de curso superior em nível de graduação.

    Único erro da questão é falar da exigência do título de doutor.

  • ITEM 1 (V)

    Art. 2º São atividades das Carreiras e Cargos Isolados do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal aquelas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão e as inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria instituição, além daquelas previstas em legislação específica.

    ITEM 2 (V)

    (Art. 2º) § 2º A Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico destina-se a profissionais habilitados em atividades acadêmicas próprias do pessoal docente no âmbito da educação básica e da educação profissional e tecnológica, conforme disposto na  e na 

    ITEM 3 (F)

    Se este item estivesse se referindo ao Art. 10, não poderia ter a exigência final, pois tal exigência é requerida para outro cargo (Cargo Isolado Titular-Livre, conforme consta no Art. 11).

    Art. 10. O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá sempre no Nível 1 da Classe D I, mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos.

    ITEM 4 (V)

    (Art. 20) § 2º O regime de 40 (quarenta) horas com dedicação exclusiva implica o impedimento do exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada, com as exceções previstas nesta Lei.

    ITEM 5 (V)

    Art. 30. O ocupante de cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal, sem prejuízo dos afastamentos previstos na  poderá afastar-se de suas funções, assegurados todos os direitos e vantagens a que fizer jus, para:

    I - participar de programa de pós-graduação stricto sensu  ou de pós-doutorado, independentemente do tempo ocupado no cargo ou na instituição; 

    Destaco ainda que este inciso I pode ocorrer durante o período de estágio probatório, mas só para complementar o nosso estudo, os incisos II e III o servidor deve ter alcançado sua estabilidade para fazer jus.

    II - prestar colaboração a outra instituição federal de ensino ou de pesquisa, por período de até 4 (quatro) anos, com ônus para a instituição de origem; e

    III - prestar colaboração técnica ao Ministério da Educação, por período não superior a 1 (um) ano e com ônus para a instituição de origem, visando ao apoio ao desenvolvimento de programas e projetos de relevância.

    § 1º Os afastamentos de que tratam os incisos II e III do caput somente serão concedidos a servidores aprovados no estágio probatório do respectivo cargo e se autorizado pelo dirigente máximo da IFE, devendo estar vinculados a projeto ou convênio com prazos e finalidades objetivamente definidos.


ID
2165200
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo a Organização Didática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, a Organização Acadêmica e Curricular orienta:

I. Os cursos técnicos integrados.
II. Os cursos técnicos concomitantes.
III. Os cursos superiores de tecnologia.
IV. Os cursos de bacharelado.
V. Os programas de pós-graduação.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = E

    I, II, III, IV e V.


ID
2165203
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Segundo estabelece a Lei 12.772/2012, no regime de dedicação exclusiva será admitida, observadas as condições da regulamentação própria de cada IFE, a percepção de:

I. Remuneração de cargos de direção ou funções de confiança.

II. Retribuição por participação em comissões julgadoras ou verificadoras relacionadas ao ensino, pesquisa ou extensão, quando for o caso.

III. Retribuição pecuniária na forma de pro labore ou cachê pago diretamente ao docente pelo exercício de atividades de magistério junto a outra instituição de ensino devidamente credenciada pelo Ministério da Educação.

IV. Retribuição pecuniária por colaboração esporádica de natureza científica ou tecnológica em assuntos de especialidade do docente, inclusive em polos de inovação tecnológica, devidamente autorizada pela IFE de acordo com suas regras.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • I. Remuneração de cargos de direção ou funções de confiança.(CORRETA)

    II. Retribuição por participação em comissões julgadoras ou verificadoras relacionadas ao ensino, pesquisa ou extensão, quando for o caso (CORRETA)

    III. Retribuição pecuniária na forma de pro labore ou cachê pago diretamente ao docente pelo exercício de atividades de magistério junto a outra instituição de ensino devidamente credenciada pelo Ministério da Educação. (ERRADA, PAGO DIRETAMENTE AO DOCENTE POR ENTE DISTINTO DO IFE)

    IV. Retribuição pecuniária por colaboração esporádica de natureza científica ou tecnológica em assuntos de especialidade do docente, inclusive em polos de inovação tecnológica, devidamente autorizada pela IFE de acordo com suas regras. (CORRETA)

  • A descrição correta do item III é:

     

    Art. 21.  No regime de dedicação exclusiva, será admitida, observadas as condições da regulamentação própria de cada IFE, a percepção de:

    (...)

    VIII - retribuição pecuniária, na forma de pro labore ou cachê pago diretamente ao docente por ente distinto da IFE, pela participação esporádica em palestras, conferências, atividades artísticas e culturais relacionadas à área de atuação do docente;


ID
2165206
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O Regulamento da Atividade Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS considera como atividades de ensino:

I. As aulas.
II. A preparação didática.
III. O atendimento ao aluno.
IV. A orientação de alunos.
V. A orientação de projetos sociais, culturais e esportivos.

Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) INCORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • e de onde saiu a resposta? não está na 11892...

  • CAPÍTULO IV - DAS ATIVIDADES DE ENSINO

     

    Art. 10º. Consideram-se atividades de ensino:

    I – Aulas;

    II – Preparação didática;

    III – Atendimento ao aluno;

    IV – Orientação de alunos.

     

    Fonte: http://restinga.ifrs.edu.br/site/midias/arquivos/201362210926512resolucao_n%C2%BA_082_regulamento_da_atividade_docente-1.pdf

  • essa questão deveria ser anulada!


ID
2165209
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Caberá à Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD – prestar assessoramento ao colegiado competente ou dirigente máximo na instituição de ensino, para formulação e acompanhamento da execução da política de pessoal docente, no que diz respeito a:

Alternativas

ID
2165212
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal

O Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS estabelece que compete à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional:

Alternativas

ID
2165215
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Em relação aos atos administrativos previstos no Regimento Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS: 

( ) Resolução.
( ) Instrução Normativa.
( ) Portaria.
( ) Ordem de Serviço.

1. É um instrumento expedido pelo Reitor, em razão de sua atribuição na qualidade de presidente do Conselho Superior.
2. É o instrumento pelo qual o Reitor, Pró- Reitores e os Diretores-Gerais dos Campi, em razão de suas respectivas atribuições, dispõem sobre o funcionamento acadêmico e administrativo.
3. É o instrumento pelo qual o Reitor e os Diretores-Gerais dos Campi, em razão de suas respectivas atribuições, dispõem sobre a gestão acadêmica e administrativa.
4. É o ato através do qual são expedidas determinações de caráter administrativo a serem executadas por membros ou servidores. 

Assinale a sequência que ilustra o preenchimento CORRETO dos parênteses, na ordem de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  •  b)

    1 – 2 – 3 – 4.


ID
2165218
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, são exemplos de políticas de ensino:

I. O compromisso com a educação profissional.
II. A verticalização do ensino.
III. A construção e reconstrução permanente de seus currículos.
IV. As práticas avaliativas.
V. A busca por paradigmas democráticos para inclusão, acesso e permanência na instituição.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  •  c)

    I, II, III, IV e V. 

  • se eu marcar qualquer opção e clicar em resposta eu também sei o gabarito... mas de onde ele vem? Não está na 11.892...

  • Isso é um saco no QC,não tem nada a ver com a 11892,classifiquem isso direito!!

     

  • Com certeza está no PDI do Instituto Federal. É um documento norteador institucional.


ID
2165221
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No que diz respeito ao procedimento de acesso à informação, de acordo com a Lei nº 12.527/2011, avalie as afirmativas abaixo, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS e assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

( ) O interessado na obtenção de informações deverá identificar-se no pedido, especificando qual é a informação requerida.

( ) O encaminhamento dos pedidos de acesso a informações deve ser realizado através de correspondência oficial escrita.

( ) O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.

( ) Para ter acesso à informação, o requerente deverá efetuar o pagamento de uma taxa para custeio de despesas com impressão e envio postal.

( ) Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio dos seus sites oficiais na internet.

Alternativas
Comentários
  • Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgaos e entidades, POR QUALQUER MEIO LEGÍTIMO, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. 

     

  • "O serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, salvo nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados", não fala nada de cobrança por envio postal.

  • Gabarito: C

  • Eu amo quando o verbo DEVERÁ está presente na questão. Dá impressão de ser obrigatorio, então dá pra desclassificar alguns itense ajudar na resposta

  • letra C

     (V)    Art. 10.  Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1o desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. 

    ( F) O encaminhamento dos pedidos de acesso a informações deve ser realizado através de correspondência oficial escrita. 
           
    Art. 10.  Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1o desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. 

    (V)  Art. 11.  O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível. 

    (F) Para ter acesso à informação, o requerente deverá efetuar o pagamento de uma taxa para custeio de despesas com impressão e envio postal.

            Art. 12.  O serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, salvo nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados. 

    ( V)  Art 10 § 2o  Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio de seus sítios oficiais na internet. 

  • (V) O interessado na obtenção de informações deverá identificar-se no pedido, especificando qual é a informação requerida

    (F) O encaminhamento dos pedidos de acesso a informações deve ser realizado através de correspondência oficial escrita

    Art. 10. Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades

    referidos no art. 1o desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.


    (V) O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível

    Art. 11. O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.

    (F) Para ter acesso à informação, o requerente deverá efetuar o pagamento de uma taxa para custeio de despesas com impressão e envio postal. 

    Art. 12. O serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, salvo nas hipóteses de reprodução de

    documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor

    necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados. (não é pagamento de taxa, mas restrito ao custeio/ressarcimento)

    (V) Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio dos seus sites oficiais na internet. (Cópia Art. 10, § 2o)


ID
2165224
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Em seu processo de planejamento, o IFRS baseou-se em metodologias tradicionais relacionadas ao planejamento estratégico. Cada metodologia apresenta alguns elementos específicos distribuídos ao longo de um processo, podendo ser adaptada para cada tipo de organização. No Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – do IFRS foi utilizada uma metodologia adaptada que contempla alguns elementos fundamentais para a reflexão a respeito do presente e projeções acerca do futuro da instituição. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das etapas de realização de tais elementos:

Alternativas
Comentários
  • A "e" está correta.

     


ID
2165227
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A lei 9.433, de 8 de janeiro de 1997, instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, com objetivo de coordenar a gestão integrada das águas, entre outros. Os Comitês de Bacia Hidrográfica integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Sobre estes comitês são feitas as seguintes afirmativas:

I. Têm como área de atuação a totalidade de uma bacia hidrográfica, ou a sub-bacia hidrográfica de tributário do curso de água principal da bacia, ou de tributário desse tributário, ou, ainda, o grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas.

II. Têm por competência arbitrar, em última instância administrativa, os conflitos relacionados aos recursos hídricos.

III. São compostos por representantes da União, dos estados e do distrito federal, dos municípios, dos usuários das águas e das entidades civis de recursos hídricos.

IV. São dirigidos por um presidente, um tesoureiro e um secretário, eleitos dentre seus membros.
Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • O comitê de bacias arbitra em primeira instância e é dirigido por um presidente e um secretário, eleitos dentre seus membros.

    D

  • Gabarito: letra D.

    Lei 9.433/1997

    I. Têm como área de atuação a totalidade de uma bacia hidrográfica, ou a sub-bacia hidrográfica de tributário do curso de água principal da bacia, ou de tributário desse tributário, ou, ainda, o grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas. CERTO. Art. 37. Os Comitês de Bacia Hidrográfica terão como área de atuação: I - a totalidade de uma bacia hidrográfica; II - sub-bacia hidrográfica de tributário do curso de água principal da bacia, ou de tributário desse tributário; ou III - grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas.

    II. Têm por competência arbitrar, em última instância administrativa, os conflitos relacionados aos recursos hídricos. ERRADO. Art. 38. Compete aos Comitês de Bacia Hidrográfica, no âmbito de sua área de atuação: II - arbitrar, em primeira instância administrativa, os conflitos relacionados aos recursos hídricos;

    III. São compostos por representantes da União, dos estados e do distrito federal, dos municípios, dos usuários das águas e das entidades civis de recursos hídricos. CERTO. Art. 39. Os Comitês de Bacia Hidrográfica são compostos por representantes: I - da União; II - dos Estados e do Distrito Federal cujos territórios se situem, ainda que parcialmente, em suas respectivas áreas de atuação; III - dos Municípios situados, no todo ou em parte, em sua área de atuação; IV - dos usuários das águas de sua área de atuação; V - das entidades civis de recursos hídricos com atuação comprovada na bacia.

    IV. São dirigidos por um presidente, um tesoureiro e um secretário, eleitos dentre seus membros. ERRADO. Art. 40. Os Comitês de Bacia Hidrográfica serão dirigidos por um Presidente e um Secretário, eleitos dentre seus membros.


ID
2165230
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

São fundamentos da política nacional de recursos hídricos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra e

    A gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.

  • GABARITO LETRA E

    Art. 1 - Fundamentos:

    VI - A gestão dos recursos hídricos deve ser DESCENTRALIZADA e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.


ID
2165233
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O lançamento de efluentes domésticos nos corpos receptores pode trazer inúmeros inconvenientes à saúde pública e à gestão de recursos hídricos. Este problema já está em grande parte solucionado em vários países desenvolvidos, no entanto ainda representa um problema atual no cenário brasileiro. Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere ao impacto do lançamento de efluentes nos corpos receptores.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa a

     

    A matéria orgânica nos esgotos se aprsenta em duas formas: em suspensão e dissolvida (VON SPERLING, 2018, p. 141)

  • O fenômeno de autodepuração está vinculado ao restabelecimento do equilíbrio no meio aquático, após as alterações induzidas pelos despejos de AFLUENTES (VON SPERLING, 2018, p. 134). No livro tá escrito afluente e não efluente.

    GAB: A


ID
2165236
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo: 

( ) O pH da chuva natural, não poluída é de cerca de 5,6. Somente a chuva que é significativamente mais ácida que isso, com pH menor que 5, pode ser verdadeiramente considerada como chuva ácida.
( ) Os dois ácidos predominantes na chuva ácida são o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3).
( ) A chuva ácida é um problema de poluição que não respeita fronteiras administrativas em função do seu deslocamento.
( ) As rochas calcárias podem neutralizar o efeito danoso das chuvas ácidas já que são compostas de carbonato de cálcio.
( ) A acidificação do solo pode lixiviar os seus nutrientes e solubilizar o alumínio, que pode interferir na absorção de nutrientes pelas árvores e outras plantas. 

Alternativas
Comentários
  • A chuva “normal” possui pH levemente ácido: está em torno de 5,6. Na chuva ácida o pH é menor pois o dióxido de carbono liberado na atmosfera reage com a água resultando no ácido carbônico, abaixando o pH da água precipitada. O que vem acontecendo nas últimas décadas é que, graças aos poluentes liberados pelas atividades industriais, meios de transporte, etc, uma maior quantidade de ácidos vem sendo liberada na atmosfera e nas águas, especialmente o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3). Para se ter uma idéia, a água precipitada nas chuvas ácidas tem pH entre 4,5 e 2,8 em algumas regiões!


  • Resposta: alternativa d

     

    Comentando as alternativas:

     

    "( ) O pH da chuva natural, não poluída é de cerca de 5,6. Somente a chuva que é significativamente mais ácida que isso, com pH menor que 5, pode ser verdadeiramente considerada como chuva ácida."

     

    A chuva ácida é a precipitação que é significativamente mais ácida que a chuva “natural” (não poluída), que é ligeiramente ácida pela presença de dióxido de carbono atmosférico dissolvido, que forma o ácido carbônico, H2CO3:

    CO2 (g) + H2O (aq) ==> H2CO3 (aq)

    *Essa reação ocorre naturalmente, por isso que não é poluição.

     

    "( ) A chuva ácida é um problema de poluição que não respeita fronteiras administrativas em função do seu deslocamento."

     

    Os dois ácidos predominantes na chuva ácida são o ácido sulfúrico, H2SO4, e o ácido nítrico, HNO3, ambos são ácidos fortes. Em termos gerais, a chuva ácida precipita-se segundo a direção do vento longe da fonte dos poluentes primários, isto é, dióxido de enxofre, SO2, e óxido de nitrogênio, NO. Os ácidos fortes são criados durante o transporte da massa de ar que contém os poluentes primários.

     

    "( ) As rochas calcárias podem neutralizar o efeito danoso das chuvas ácidas já que são compostas de carbonato de cálcio."

     

    Autoexplicativo. O cálcio liberado das rochas pode, inclusive, deixar o pH da água básico.

     

    "( ) A acidificação do solo pode lixiviar os seus nutrientes e solubilizar o alumínio, que pode interferir na absorção de nutrientes pelas árvores e outras plantas. "

     

    Tanto o alumínio quanto o ferro em pHs baixo são solúveis em água, processo conhecido como acidólise.


ID
2165239
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O índice de qualidade das águas (IQA) foi desenvolvido pela National Sanitation Foundation, dos Estados Unidos, em 1970. Em 1975, este índice foi adaptado pela Companhia Ambiental do estado de São Paulo, sendo atualmente o índice mais utilizado no Brasil. O IQA avalia a qualidade da água para o abastecimento público após o tratamento convencional e seus resultados devem ser interpretados levando em consideração este uso da água. Assinale a alternativa que apresenta os parâmetros que compõe o IQA.

Alternativas
Comentários
  • A partir de um estudo realizado em 1970 pela “National Sanitation Foundation” dos Estados Unidos, a CETESB adaptou e desenvolveu o IQA – Índice de Qualidade das Águas que incorpora nove variáveis consideradas relevantes para a avaliação da qualidade das águas, tendo como determinante principal a sua utilização para abastecimento público.

    - Coliformes Fecais, DBO, pH, Nitrogênio total, Fósforo Total, Temperatura, Turbidez, Resíduo Total, Oxigênio Dissolvido.

     

    http://aguasinteriores.cetesb.sp.gov.br/wp-content/uploads/sites/32/2013/11/02.pdf


ID
2165242
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em relação ao escopo da norma ABNT NBR ISO 14001:2015 são feitas as seguintes afirmativas.

I. Especifica os requisitos para um sistema de gestão ambiental que uma organização pode usar para aumentar seu desempenho ambiental.

II. Destina-se ao uso por uma organização que busca gerenciar suas responsabilidades ambientais de uma forma sistemática, que contribua para o pilar ambiental da sustentabilidade.

III. Auxilia a organização a alcançar os resultados pretendidos de seu sistema de gestão ambiental, os quais agreguem valor para o meio ambiente, à organização em si e suas partes interessadas.

IV. É aplicável a qualquer organização, independentemente do seu tamanho, tipo e natureza, e aplica-se aos aspectos ambientais das suas atividades, produtos e serviços que a organização determina poder controlar ou influenciar, considerando uma perspectiva de ciclo de vida.

V. Pode ser usada na íntegra ou em parte para sistematicamente melhorar a gestão ambiental. As declarações de conformidade, no entanto, só são aceitas se todos os requisitos forem incorporados ao sistema de gestão ambiental da organização e atendidos sem exclusões.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Gab A

    Ocorre que todos os critérios são estabelecidos dentro do Sistema de Gestão Ambiental aplicados na empresa.


ID
2165245
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Entende-se por uso do recurso hídrico qualquer atividade humana que, de qualquer modo, altere as condições naturais das águas superficiais ou subterrâneas. Os usos podem ser classificados em consuntivos ou não consuntivos. Em relação a essa classificação, assinale a sequência que ilustra o preenchimento correto dos parênteses de cima para baixo:

(1) Uso consuntivo.
(2) Uso não consuntivo.

( ) Pesca.
( ) Abastecimento urbano e rural.
( ) Irrigação.
( ) Dessedentação animal.
( ) Navegação.
( ) Abastecimento industrial.
( ) Geração hidrelétrica.

Alternativas
Comentários
  • Usos consuntivos da água: referem-se aos usos que retiram a água de sua fonte natural diminuindo suas disponibilidades, espacial e temporalmente. Exs: dessedentação de animais, irrigação, abastecimento público, processamento industrial, etc.
    Usos não-consuntivos da água: referem-se aos usos que retornam à fonte de suprimento, praticamente a totalidade da água utilizada, podendo haver alguma modificação no seu padrão temporal de disponibilidade. Exs: navegação, recreação, psicultura, hidroeletricidade, etc.

     

    http://fontehidrica.blogspot.com.br/2011/11/agua-uso-consuntivo-e-nao-consuntivo.html

  • Pesca = "gasta-se" água pra produzir o peixe, e eu comi o peixe, a água não retorna mais ao sistema, o uso é consultivo. A piscicultura é não consultivo. Acho contestável.

  • Deriva de CONSUMPTIVO = Que faz definhar. Portanto o uso que faz extenuar-se.


ID
2165248
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os subprodutos sólidos gerados no tratamento de esgotos são material gradeado, areia, escuma, lodos primário, secundário e químico. Seu tratamento é essencial e deve ser realizado seguindo critérios técnicos. As principais etapas do gerenciamento de lodo são:

(1) Adensamento ou espessamento.
(2) Estabilização.
(3) Condicionamento.
(4) Desaguamento ou desidratação.
(5) Higienização.
(6) Disposição final.

( ) Destinação final dos subprodutos.

( ) Processo físico de concentração de sólidos visando reduzir a umidade.

( ) Operação necessária se o destino do lodo for a reciclagem agrícola.

( ) Visa atenuar o inconveniente de maus odores no processo de disposição, removendo a matéria orgânica biodegradável.

( ) Processo de preparação do lodo por meio de adição de produtos químicos como coagulantes.

( ) Pode ser realizada por processos naturais ou mecânicos e visa reduzir ainda mais o volume do lodo.

Em relação a essas etapas, assinale a sequência que ilustra o preenchimento correto dos parênteses com os respectivos objetivos e características de cada etapa, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Adensamento - No processo de tratamento de esgotos em uma estação de tratamento convencional de nível secundário, o lodo gerado ainda detém uma grande quantidade de água. Dessa forma, o adensamento do lodo proveniente das unidades de tratamento da fase líquida consiste no aumento da concentração de sólidos nele contidos, por meio da remoção parcial da quantidade de água que caracteriza o seu grau de umidade (Jordão e Pessôa, 2005).

    Estabilização Os processos de estabilização têm como objetivo principal a conversão parcial da matéria putrescível em líquidos, sólidos dissolvidos, subprodutos gasosos e alguma destruição de micro-organismos patogênicos, bem como redução dos sólidos secos do lodo (Luduvice, 2001; Jordão e Pessôa, 2005).

    Condicionamento O condicionamento de lodo é uma etapa prévia ao desaguamento e influencia diretamente a eficiência dos processos mecanizados. É um processo composto por uma etapa de coagulação seguida de outra de floculação. A coagulação tem a função de desestabilizar as partículas por meio da diminuição das forças eletrostáticas de repulsão entre elas. A floculação permite a aglomeração dos colóides e dos sólidos finos por meio de baixos valores de gradientes de agitação (Gonçalves et al., 2001a).

    De acordo com Amuda et al. (2008), por desaguamento ou desidratação entende-se um processo físico empregado no tratamento de lodos de esgoto para eliminar ou reduzir uma quantidade significativa do teor de umidade para posterior processamento e utilização. Esse processo é capaz de transformar lodo líquido em sólido, com teores variando entre 10 e 40% do total de sólidos. Os métodos de desaguamento podem ser divididos em métodos naturais e mecânicos. Com o desaguamento, consegue-se principalmente a redução de volume do lodo

    Segundo Pinto (2001), a higienização é uma etapa complementar ou conjugada aos processos convencionais, como, por exemplo, o processo de estabilização. No entanto, é importante salientar que o processo de higienização não é uma “desinfecção”, uma vez que não são desativados totalmente todos os micro-organismos patogênicos presentes no lodo. O objetivo de se introduzir um processo de higienização de lodos nas ETEs é garantir um nível de patogenicidade no lodo que, ao ser disposto no solo, não venha a causar riscos à saúde da população, aos trabalhadores que vão manuseá-lo e impactos negativos ao meio ambiente. Portanto, para se implantar um sistema de higienização, é necessário avaliar qual será a alternativa de disposição final que será utilizada.

     

     


ID
2165251
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A lei n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

( ) Para imposição e gradação da penalidade, a autoridade competente observará a gravidade do fato, tendo em vista os motivos da infração e suas consequências, os antecedentes do infrator quanto ao cumprimento da legislação ambiental e a situação econômica do infrator, no caso de multa.
( ) As circunstâncias que atenuam a pena são baixo grau de instrução ou escolaridade do agente, arrependimento do infrator, comunicação prévia pelo agente do perigo iminente e colaboração com os agentes encarregados do controle ambiental.
( ) São crimes contra o meio ambiente aqueles praticados contra a fauna, a flora, a administração ambiental, o ordenamento urbano e o patrimônio cultural, e a poluição de qualquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.
( ) As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade, excluindo, nestes casos, a responsabilidade das pessoas físicas, autoras, co-autoras ou partícipes do mesmo ato.
( ) As penas restritivas de direito são a prestação de serviços comutários e a prestação pecuniária, somente.

Alternativas
Comentários
  • 1 -

    Art. 6º Para imposição e gradação da penalidade, a autoridade competente observará:

    I - a gravidade do fato, tendo em vista os motivos da infração e suas conseqüências para a saúde pública e para o meio ambiente;

    II - os antecedentes do infrator quanto ao cumprimento da legislação de interesse ambiental;

    III - a situação econômica do infrator, no caso de multa.

    2 -

    Art. 14. São circunstâncias que atenuam a pena:

    I - baixo grau de instrução ou escolaridade do agente;

    II - arrependimento do infrator, manifestado pela espontânea reparação do dano, ou limitação significativa da degradação ambiental causada;

    III - comunicação prévia pelo agente do perigo iminente de degradação ambiental;

    IV - colaboração com os agentes encarregados da vigilância e do controle ambiental.

    4 -
    Art. 3º As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nesta Lei, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade.

    Parágrafo único. A responsabilidade das pessoas jurídicas não exclui a das pessoas físicas, autoras, co-autoras ou partícipes do mesmo fato.

    5 -
    Art. 8º As penas restritivas de direito são:

    I - prestação de serviços à comunidade;

    II - interdição temporária de direitos;

    III - suspensão parcial ou total de atividades;

    IV - prestação pecuniária;

    V - recolhimento domiciliar.


     


ID
2165254
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A lei 6.938, de 31 de agosto de 1981 dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e institui o Cadastro de Defesa Ambienta. O Sisnama é constituído de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, bem como as fundações incluídas pelo Poder Público, sendo estruturado da seguinte forma:

O Conselho de Governo, órgão (______), deve assessorar o Presidente da República na formulação da política nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais. O Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), órgão (______),deve assessorar, estudar e propor, ao Conselho de Governo, diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida. O Ministério do Meio Ambiente da Presidência da República, órgão (______), deve planejar, coordenar, supervisionar e controlar a política nacional e as diretrizes governamentais. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes, são os órgãos (________).

Assinale a alternativa que apresenta as palavras que preenchem CORRETAMENTE as lacunas, na ordem em que aparecem no texto.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 6.938/81

    Art. 6º

    I - órgão superior: o Conselho de Governo, com a função de assessorar o Presidente da República na formulação da política nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais;

    II - órgão consultivo e deliberativo: o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo, diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida;

    III - órgão central: a Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República, com a finalidade de planejar, coordenar, supervisionar e controlar, como órgão federal, a política nacional e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente; 

    IV - órgãos executores: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes, com a finalidade de executar e fazer executar a política e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente, de acordo com as respectivas competências;

    V - Órgãos Seccionais: os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades capazes de provocar a degradação ambiental;

    VI - Órgãos Locais: os órgãos ou entidades municipais, responsáveis pelo controle e fiscalização dessas atividades, nas suas respectivas jurisdições;

  • CONAMA - Consultivo e deliberativo

  • ÓRGÃO SUPERIOR: Conselho de Governo

    ÓRGÃO CONSULTIVO E DELIBERATIVO: Conama

    ÓRGÃO CENTRAL: Ministério do Meio Ambiente

    ÓRGÃO EXECUTOR: Ibama e Instituto Chico Mendes

    ÓRGÃOS SECCIONAIS: Estaduais e do DF

    ÓRGÃOS LOCAIS: Municipais

  • Gaba: C. Superior – consultivo e deliberativo – central – executores.

    - Órgão Superior - Conselho de Governo – assessora Presidente na formulação das políticas nacionais

    - Órgão Consultivo/deliberativo CONAMA (composição multifacetada) – propõe diretrizes ao Conselho de Governo e delibera sobre padrões e normas.

    STJ - Pode editar no rmas no exercício de sua competência.

    -Órgão Central – MMA (era SEMA) – Planeja e coordena a política nacional

    - Órgãos executores –

    IBAMA (fiscalização e licenciamento ambiental).

    ICMBio (unidades de conservação e espécies ameaçadas de extinção).

    IBAMA tem possibilidade de exercício supletivo do p.pol. em caso de omissão. Art. 6º, III)

     

    - Órgãos seccionais (estaduais) e locais (municipais). O Município só é inserido no SISNAMA se criar Conselho de Meio Ambiente e dispor de profissionais legalmente habilitados.

     


ID
2165257
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O meio ambiente é o local onde a vida acontece e está inserida. A ação do homem sobre este, através da manipulação da matéria, possibilitou uma melhoria na sua qualidade de vida. Para tais modificações é necessário que se conheçam as propriedades da matéria. Sobre estas é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
2165260
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

“O ambiente terrestre atual é naturalmente oxidativo devido à presença de oxigênio e água (O2 e H2O), portanto, espontaneamente, os metais tendem a sofrer oxidação quando em contato com essas substâncias.” Como exemplo disso podemos citar o elemento ferro, que dependendo das condições do meio pode passar de Fe0 para Fe+3

(MAIA, D. J.; SEGRE, N.; SCATIGNO, A. C.; STELLA, M. B. Experimento sobre a Influência do pH na Corrosão do Ferro. Química Nova na Escola, fevereiro 2015.) 


Com base nas configurações eletrônicas destas duas espécies, é CORRETO afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • Distribuição eletrônica:

    Fe0 - 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d6

    Fe+3 - 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 3d5

    Note que ao doar 3 elétrons é o nivel de maior energia que perde primeiro (4s2) e depois é o 3d que irá perder elétrons. 


ID
2165263
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os métodos de separação de misturas são amplamente utilizados em laboratórios químicos. Dois dos métodos mais empregados são a filtração e a destilação simples, que estão envolvidos com as propriedades físicas, respectivamente:

Alternativas

ID
2165266
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um dos métodos de separação de mistura é a centrifugação. O princípio desta técnica está baseado na diferença de ______________ apresentada pelos compostos, e a mesma pode ser entendida como a aceleração do processo de _______________, sendo muito utilizada para separação dos componentes do _______________. Completam CORRETAMENTE as colunas, respectivamente na ordem que aparecem no texto:

Alternativas

ID
2165269
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

“O Cádmio é considerado um dos elementos de maior toxicidade nos processos biológicos dos seres humanos, animais e plantas. Em uma lista de 275 substâncias tóxicas consideradas mais perigosas pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA, o Cd ocupa o quarto lugar entre os metais perigosos, pois este elemento é facilmente transferido para a cadeia alimentar tornando-se a principal causa de contaminação para os seres humano e animais.”

(FIRME, L. P.; VILLANUEVA, F. C. A.; RODELLA, A. A. Solo contaminado com cádmio: extratibilidade do metal e cinética química de degradação da matéria orgânica de torta de filtro. Química Nova, 30 jun. 2014.) 

Sobre o metal Cádmio, avalie as frases abaixo e assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S): 

I. Apresenta seus elétrons distribuídos em cinco níveis de energia.
II. Seus dois elétrons mais energéticos estão no subnível 5s.
III. Seus elétrons de valência apresentam número quântico principal igual a cinco e número quântico do momento angular do orbital igual a zero. 

Alternativas
Comentários
  • II - FALSA

     

    Os elétrons mais energéticos estão no subnível 4d^10

  • Análise:

    I - (V) O cádmio esta localizado no 5° período, assim 5 nível de energia (K,L,M,N,O)

    II - (F) Para saber os elétrons mais energéticos deve-se fazer a distribuição em subníveis (Linus Pauling) e observar o final da distribuição, que no caso é 4d10. Obs.: Pela posição família e período) na tabela periódica, já se sabia que seria 4d10. Com isso, a resposta ser 4d e não, 5s.

    III - (V) Os elétrons de valência, são os elétrons da camada de valência, isto é, da útima. Pela distribuição por subníveis, vê-se [Cd] - 1s2, 2s2, 2p6,3s2, 3p6, 4s2, 3d10, 4p6, 5s2, 4d10, A valência está no 5s2


ID
2165272
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

“A última década do século XX foi marcada pelo desenvolvimento e consolidação da nanotecnologia e nanociência. Dentre os novos materiais mais empregados nesta área ganham destaque o grafeno e os nanotubos de carbono, que são conhecidos como nanomateriais de carbono. Este último, por sua vez, vem sendo testado em tecnologias de purificação de água, possuindo desta forma um grande interesse ambiental”.

Com relação aos nanomateriais de carbono é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Tanto os nanotubos de carbono quanto o grafeno são estruturas alotrópicas constituindo substâncias compostas, formadas por átomos de carbono.


    Tanto os nanotubos de carbono quanto o grafeno são estruturas alotrópicas constituindo substâncias simples, formadas por átomos de carbono.


    Letra A


ID
2165275
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Espécies isoeletrônicas são aquelas que apresentam o mesmo número de elétrons. Portanto, são isoeletrônicos do argônio:

Alternativas
Comentários
  • Argônio têm 18 elétrons.

    S tem 16 mais 2 fica 18

    Cl 17 mais 1 fica 18

    Ca tem 20 menos 2 fica 18

    GAB: E


ID
2165278
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em relação à estrutura atômica, analise as afirmativas abaixo identificando com um “V” quais são VERDADEIRAS e com um “F” quais são FALSAS assinalando a seguir a alternativa correta, na ordem de cima para baixo:

( ) As funções de onda de elétrons em átomos são chamadas de orbitais atômicos.
( ) Dois elétrons em um átomo não podem ter o mesmo conjunto de quatro números quânticos.
( ) O número quântico ml descreve o spin que pode ter um de dois valores.
( ) Um átomo de carbono que apresenta configuração eletrônica: [He] 2s1 2p3 está em seu estado excitado .
 

Alternativas

ID
2165281
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Sobre as substâncias puras e as misturas, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Como os componentes de uma mistura são meramente mesclados, eles retêm suas propriedades químicas nas misturas. É isto que permite a separação destes componentes através de técnicas como destilação ou cromatografia.

  • Acredito que a assertiva E está incorreta devido a mistura eutética manter seu ponto de fusão constante e o de ebulição não, e a azeotrópica manter o ponto de ebulição constante e o de fusão não. 


ID
2165284
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

“Em setembro de 1987, dois rapazes invadem o prédio em ruínas do antigo Instituto Goiano de Radiologia no centro da cidade de Goiânia. Ambos viram na parafernália de equipamentos de ferro e chumbo uma possibilidade de conseguir algum valor financeiro. Com isso retiram do local uma cápsula de césio-137 de um equipamento radioterápico. Este era o começo do acidente radioativo de Goiânia”.

Com base no césio-137, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Bem simples.

    A = p + n, sendo A = número de massa

                               p = número de prótons (igual ao número atômico)

                               n = número de neutrons 

    137 = 55 + n

    n = 82

  • A prova dava tabela periódica?


ID
2165287
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os coeficientes que ajustam de forma balanceada a equação química abaixo representada são: 

PCl3 + H2O → H3PO3 + HCl 

Alternativas

ID
2165290
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O chumbo pode ser encontrado em todos os compartimentos ambientais (água, solo, ar), inclusive no interior de residências. Apesar de estar presente em pequenas quantidades na crosta terrestre, a maioria das exposições decorre de atividades antrópicas, pois foi utilizado como aditivo na gasolina, em tubulações e em pinturas.

(Disponível em <http://www.epa.gov/lead/learn-about-lead> Acesso em:26 fev. 2016.)

Assinale a equação iônica simplificada que representa CORRETAMENTE a reação que ocorre quando as soluções de Pb(ClO3)2 e Na2SO4 são misturadas:

Alternativas
Comentários
  • A equação iônica é aquela que além das moléculas, apresenta também os íons. Na forma reduzida, a equação iônica não apresenta os íons expectadores, isto é aqueles que antes e depois da seta estão escritos da mesma forma, logo:

    Pb2+(aq) + 2 ClO3 -(aq) + 2 Na+ (aq) + SO4 2- (aq)PbSO4(s) + 2 Na+ (aq) + 2 ClO3 - (aq).

    Devendo-se escrever apenas, os íons que apresentam mudança:

    Pb2+(aq) + SO4 2- (aq)PbSO4(s)


ID
2165293
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para cada átomo a seguir foi atribuído um número.


(0)Li   (3)Be   (6)F   (10)Cl   (20)Na 


A soma dos números que correspondem ao átomo com o maior raio e ao átomo com a maior primeira energia de ionização é:

Alternativas
Comentários
  • Sódio e Flúor, quanto maior a carga nuclear efetiva(Zef) menor será o raio atômico e maior será a energia de ionização.

    GAB: B


ID
2165296
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A configuração eletrônica geral para os ânions formados a partir de qualquer elemento do grupo 17 da Tabela Periódica é:

Alternativas
Comentários
  • Pelo examinador pedir a configuração dos ânions (ganham elétrons) fica ns2 np5+1

  • Grupo 17 da Tabela Periódica é o subnível p5. Na questão é citado anion (ganha elétron).

    Então:  p5 + ganhou eletron (1e) = p6

    Resposta: C   -   (ns2 np6)

     


ID
2165299
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considerando as seguintes configurações eletrônicas, a que representa CORRETAMENTE o estado fundamental do íon Crômio(III) é:

Alternativas
Comentários
  • configuração eletrônica do Cr ( Z=24) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d5 4s1

    para Cr III= 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d3

    [Ar] = tem número atômico 18

     

    Portanto: Cr III= [Ar] 3d3


ID
2165302
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Dentre os sólidos abaixo relacionados, o que apresenta a energia de rede cristalina mais alta é: 

Alternativas
Comentários
  • A energia de rede cristalina é a energia necessária para separar 1 mol de um composto iônico em íons gasosos. Ela aumenta:

    - Com o aumento da carga dos íons

    - Com a redução da distância entre estes mesmos íons (menor raio iônico, mais curta)

     

    Portanto, a energia de rede segue a seguinte ordem decrescente:

    SrO > MgCl2 > NaF > KF > CsF

     

    Como a energia de rede é dependente de fatores eletrostáticos, a equação é semelhante à da Lei de Coulomb.


ID
2165305
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A equação que deve ser utilizada para calcular a energia livre de formação do retículo cristalino do KCl(s) é:

Alternativas

ID
2165308
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O N2O5 é classificado como um óxido ácido por quê:

Alternativas
Comentários
  • N2O5 + H2O = 2 HNO3


    ALTERNATIVA E !!!!!!!!!!!

  • e) Fornece uma solução de ácido nítrico, HNO3, quando dissolvido em água. 

     

    Óxidos ácidos ou anidridos - são óxidos que reagem com água, formando ácidos.


ID
2165311
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Todos os compostos abaixo apresentam interações do tipo ligação de hidrogênio, EXCETO:

Alternativas

ID
2165314
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Se todos os líquidos, representados pelas fórmulas abaixo, estiverem na mesma temperatura, o que terá a maior viscosidade será o:

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior a polaridade de uma molécula, maior será sua viscosidade.