SóProvas



Prova IF-SC - 2017 - IF-SC - Auxiliar de Biblioteca


ID
2544928
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Plano de Carreira dos cargos Técnicos Administrativos em Educação, regido pela Lei n° 11.091/2005, caberá à Instituição Federal de Ensino avaliar anualmente a adequação do quadro de pessoal às suas necessidades, propondo ao Ministério da Educação, se for o caso, o seu redimensionamento, consideradas, entre outras, as seguintes variáveis: demandas institucionais, proporção entre os quantitativos da força de trabalho do Plano de Carreira e usuários, inovações tecnológicas e ________________ .


A alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmação acima é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

     

     

    Art. 4o Caberá à Instituição Federal de Ensino avaliar anualmente a adequação do quadro de pessoal às suas necessidades, propondo ao Ministério da Educação, se for o caso, o seu redimensionamento, consideradas, entre outras, as seguintes variáveis:

     

    I - demandas institucionais;

    II - proporção entre os quantitativos da força de trabalho do Plano de Carreira e usuários;

    III - inovações tecnológicas; e

    IV - modernização dos processos de trabalho no âmbito da Instituição

  • DPIM( artigo 4º, incisos I,II,III e IV.

    Demanda Instiucionais;

    Proporção entre os quantitativos da força de trabalho do plano de carreira e usuários;

    Inovação Tecnológica;

    Modernização dos processos de trabalha no âmbito da Instituição.

     

    Força, Foco e Fé!

  • Redimensionamento--> Anual
    1) Demanda institucionais
    2) Proporção quantitativo x usuário
    3) Tecnológia
    4) Modernização dos processos de trabalho

  • sempre erro esse artigo EITA LASQUEIRA

  • 02 Matheus...

  • Dica: eu fiz um mnemônico pq eu tava errando essa bagaça direto kk: DEPROINOMO

    DEmandas institucionais;

    PROporção entre os quantitativos da força de trabalho do Plano de Carreira e usuários

    INOvações tecnológicas

    MOdernização dos processos de trabalha no âmbito da Instituição


ID
2544931
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com o previsto na Lei n° 8.112 de 1990 - que dispõe sobre o regime jurídico único dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais - sobre a jornada de trabalho dos servidores é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

     

     

    Art. 19 da  Lei 8112/90: Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a DURAÇÃO MÁXIMA DO TRABALHO SEMANAL DE (40) QUARENTA HORAS e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente.   

     

  • Resposta D

    ------------------------------------------------

    a) Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta e quatro horas e observados os limites mínimo e máximo de oito horas e dez horas diárias, respectivamente. Art. 19.  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente.  

    ------------------------------------------------

    b) O ocupante de cargo em comissão ou função de confiança submete-se a regime de dedicação parcial e exclusiva ao serviço, não podendo ser convocado no interesse da Administração.  § 1o  O ocupante de cargo em comissão ou função de confiança submete-se a regime de integral dedicação ao serviço, observado o disposto no art. 120, podendo ser convocado sempre que houver interesse da Administração.   

    ------------------------------------------------

    c) Os servidores docentes e técnicos administrativos cumprirão jornada de trabalho de 30 horas semanais.  LETRA A

    ------------------------------------------------

    d) Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente. LETRA A

    ------------------------------------------------

    e) Os servidores docentes cumprirão jornada de trabalho de 40 horas semanais e os técnicos administrativos cumprirão jornada de trabalho de 44 horas semanais.  LETRA A

  • GABARITO: "D"

     

    CUIDADO:

    Constituição Federal:

    Art. 5, XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho; 

     

    8112/90

    Art. 19.  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente.  

     

    RESUMO:

    CF = 44h

    8112 = 40h

  • Teste,, teste teste

  • A questão demanda conhecimento acerca do regime jurídico dos servidores públicos federais, abordando, especialmente a jornada de trabalho dos servidores públicos e as disposições da Lei nº 8.112/1990 acerca da jornada de trabalho dos servidores.

    O artigo 19 da Lei nº 8.112/1990 determina que “os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente".

    Especificamente com relação aos servidores públicos ocupantes de cargo em comissão, o artigo 19, §1º, da Lei nº 8.112/1990 determina que “o ocupante de cargo em comissão ou função de confiança submete-se a regime de integral dedicação ao serviço (...), podendo ser convocado sempre que houver interesse da Administração". 

    A Lei nº 8.112/1990 é lei geral que trata da jornada de trabalho para todos os servidores e carreiras do serviço público. Leis específicas, contudo, podem dispor sobre jornadas de trabalho diferentes para ocupantes de cargos públicos específicos.

    É o que acontece no âmbito do magistério federal, já que o artigo 20 da Lei nº 12.177/2012 determina que os professores cumprirão jornada de trabalho de 40 horas semanais.

    Vejamos, a seguir as alternativas da questão:

    A) Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta e quatro horas e observados os limites mínimo e máximo de oito horas e dez horas diárias, respectivamente.

    Incorreta. De acordo com o artigo 19 da Lei nº 8.112/1990 a jornada será de no máximo quarenta e quatro horas semanais com limite mínimo de seis horas e máximo de oito horas diárias e não com limite mínimo e máximo de oito e dez horas diárias.

    B) O ocupante de cargo em comissão ou função de confiança submete-se a regime de dedicação parcial e exclusiva ao serviço, não podendo ser convocado no interesse da Administração.

    Incorreta. Os ocupantes de cargo em comissão estão sujeitos a regime de dedicação exclusiva, podendo ser convocados no interesse da Administração, conforme artigo 19, §1º, da Lei nº 8.112/1990.

    C) Os servidores docentes e técnicos administrativos cumprirão jornada de trabalho de 30 horas semanais.

    Incorreta. Os servidores docentes e técnicos podem cumprir jornadas de até 40 horas semanais e não de apenas 30 horas semanais.

    D) Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente.

    Correta. A alternativa reproduz o disposto no artigo 19 da Lei nº 8.112/1990.

    E) Os servidores docentes cumprirão jornada de trabalho de 40 horas semanais e os técnicos administrativos cumprirão jornada de trabalho de 44 horas semanais. 

    Incorreta. Os servidores docentes podem cumprir jornadas de até 40 horas, mas não necessariamente cumprirão essa jornada; já os técnicos administrativos em educação podem ter jornadas de até 40 horas semanais, mas, muitas vezes, cumprem jornadas menores de 40 ou 30 horas semanais.

    Gabarito do professor: D. 



ID
2544934
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

O Decreto n° 7.566, de 23 de setembro, no ano de______ cria______escolas de Aprendizes Artífices no Brasil, para o ensino profissional primário e gratuito, no governo______________________


Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche as lacunas do texto acima, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Resposta C

    -------------------------

    http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909-525411-publicacaooriginal-1-pe.html


ID
2544937
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA em que há dois m arcos históricos para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Nunca nem vi.

  • Credo. O trem já é difícil e ainda trabalha com datas e números nas 5 proposições!

  • GAB. "E". "Criação da Universidade Tecnológica do Paraná - UTFPR, sob a Lei n° 11.184 de 07 de outubro de 2005 e Lançamento da primeira fase do Plano de Expansão da Rede Federal em 2005, com a construção de 60 novas unidades de ensino pelo Governo Federal."  Explicar a questão que é a tarefa difícil, me perdoem por ser incapaz disso. kkkkk

     

  • A) o decreto é de 2007


    B ) este decreto é sobre outra coisa


    c) nao cria o sistema


    d) nao existia o MEC

  • chutei cm gosto

  • De onde saiu isso?! rs


ID
2544940
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O primeiro capítulo do Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - PDI 2015-2019 apresenta o Perfil Institucional do IFSC e dentre as informações disponíveis estão descritas suas áreas de atuação acadêmica, que são:

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito adotado pela banca: Letra B

    b) Ensino; Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Assuntos Internacionais; e, Extensão.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que o Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Santa Catarina 2015-2019 dispõe sobre suas áreas de atuação acadêmica.

    A– Incorreta - Não é o que dispõe o PDI 2015-2019, vide alternativa B.

    B– Correta - É o que dispõe o PDI 2015-2019: "1.5 ÁREAS DE ATUAÇÃO ACADÊMICA Como instituição de educação profissional, científica e tecnológica, o IFSC tem por finalidade formar e qualificar profissionais. (...) A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão pressupõe que cada uma dessas atividades, mesmo que realizada em tempos e espaços distintos, tem um eixo fundamental: constituir a função social da instituição de democratizar o saber e contribuir para a construção de uma sociedade ética e solidária. 1.5.1 Ensino O IFSC, conforme previsto em sua lei de criação, deverá garantir o mínimo de: 50% de suas vagas para ministrar educação profissional técnica de nível médio, para os

    concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos; (...) 1.5.2 Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Assuntos Internacionais O IFSC realiza pesquisa científica e tecnológica, levando em conta o avanço tecnológico e as necessidades da sociedade. (...)".

    C- Incorreta - Não é o que dispõe o PDI 2015-2019, vide alternativa B.

    D- Incorreta - Não é o que dispõe o PDI 2015-2019, vide alternativa B. 

    E- Incorreta - Não é o que dispõe o PDI 2015-2019, vide alternativa B. 

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.


ID
2544943
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Com relação ao Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSC - PDI 2015-2019, marque (V) para as afirm ativas verdadeiras e (F), para as falsas.


( ) O PDI, com vigência quinquenal, é o documento que manifesta o ideal de educação, que registra o processo de construção da identidade institucional e que dá suporte para as ações educativas programadas pela lei.

( ) A Lei n° 11.892/2008 traz a obrigatoriedade de as instituições de ensino superior construírem o Projeto Pedagógico Institucional - PPI.

( ) A missão do IFSC é promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

( ) Para o ciclo do PDI 2015-2019, a estrutura voltada a subsidiar o alinhamento institucional em prol do alcance da estratégia concebida, coletivamente, é o Comitê Permanente de Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional.

( ) A cada exercício será concebido o PAT - Programa de Alimentação do Trabalhador, instrumento operacionalizador dos objetivos traçados no planejamento estratégico, o qual possibilita também a organização da disponibilidade de recursos orçamentários em projetos e demandas alimentares da instituição.

( ) O Relatório de Autoavaliação Institucional, elaborado anualmente pela Comissão Própria de Avaliação - CPA e o Relatório de Gestão/Prestação de Contas constituem-se nos principais documentos de avaliação do desenvolvimento institucional.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas

ID
2544946
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Decreto n° 1.171 de 1994, analise as afirmações:


I. Tal decreto trata do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, apresentando as regras deontológicas, os principais deveres do servidor público, bem como suas vedações, além dos seus direitos e vantagens.

II. É vedado ao servidor público fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes e de amigos ou de terceiros.

III. Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

IV. A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, mesmo em casos de segurança nacional, investigações policiais ou de interesse superior do Estado ou da Administração Pública. Sua omissão enseja comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

V . A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.


Assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    SOBRE OS ERROS:

     

    I. Tal decreto trata do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, apresentando as regras deontológicas, os principais deveres do servidor público, bem como suas vedações, além dos seus direitos e vantagens. (ERRADO)

     

    Os direitos e vantagens do servidor público federal encontram-se na Lei 8112/90, especificamente no título III.

     

    IV. A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, mesmo em casos de segurança nacional, investigações policiais ou de interesse superior do Estado ou da Administração Pública. Sua omissão enseja comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar. (ERRADO)

     

    Lei 1171, VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

     

  • Gabarito: Letra C

    -----

    Complementando..

    I - "(...) direitos e vantagens." .Lei 8.112/90 na área federal e por exemplo a LC 840/11(regime jurídico dos servidores públicos do DF),ambas descrevem dentre inúmeros outros assuntos os direitos e vantagens dos servidores públicos. 

  • I. Tal decreto trata do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, apresentando as regras deontológicas, os principais deveres do servidor público, bem como suas vedações, além dos seus direitos e vantagens (Dos Principais Deveres do Servidor Público e Das Vedações ao Servidor Público).

    .

    II. É vedado ao servidor público fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes e de amigos ou de terceiros.

    .

    III. Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

    .

    IV. A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, mesmo em casos de... segurança nacional, investigações policiais ou de interesse superior do Estado ou da Administração Pública. Sua omissão enseja comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar. (Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar)

    .

    V . A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

  • II. É vedado ao servidor público fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes e de amigos ou de terceiros.

    III. Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

    V . A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.



    CORRETAS

  • I- ERRADO: Não apresenta "direitos e vantagens"

    II-CERTO

    III-CERTO

    IV-ERRADO: Os atos que comprometem a segurança nacional não podem ser publicados

    V-CERTO

    Resp: C


ID
2544949
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo a Lei n° 9394 de 1996 a educação profissional é composta por várias modalidades e níveis, qual a sequência CORRETA de cursos que inclui toda a educação profissional?

Alternativas
Comentários
  • gabarito: B

  • Esta questão está equivocada, conforme o Art. 39 da LDB, na qual diz em seu parágrafo 2º que os cursos da educação profissional são:


    I - de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;

    II - de educação profissional técnica em nível médio;

    III - de educação profissional tecnológica de graduação e pós- graduação


  • Esta questão está equivocada, conforme o Art. 39 da LDB, na qual diz em seu parágrafo 2º que os cursos da educação profissional são:


    I - de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;

    II - de educação profissional técnica em nível médio;

    III - de educação profissional tecnológica de graduação e pós- graduação


  • correta B

    A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos:

    1) de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. exemplos ( cursos livres, cursos de aperfeiçoamento)

    2) e educação profissional técnica de nível médio. exemplos ( cursos tecnicos em enfermagem, segurança do trabalho etc)

    3) de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação. que pode ser curso tecnologos, graduação ou licenciatura

  • Eu também acho que a Banca está equivocada, porque o MEC instituiu o mestrado e o doutorado profissional em 2017, através da Portaria n° 389, de 23 de março de 2017,


ID
2544952
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

A Lei n° 10.098 de 2000, apresenta definições necessárias à sua compreensão. De acordo com essa Lei, associe a segunda coluna com a primeira.


I. Desenho Universal 

II. Acessibilidade

III. Barreiras nas comunicações e na informação

IV. Ajuda técnica 

V. Comunicação

VI. Pessoa com Deficiência


( ) É aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

( ) Produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. 

( ) É qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação.

( ) É a concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.

( ) Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

( ) Forma de interação dos cidadãos que abrange, entre outras opções, as línguas, inclusive a Língua Brasileira de Sinais, a visualização de textos, o Braille, o sistema de sinalização ou de comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos multimídia, assim como a linguagem simples, escrita e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizados e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, incluindo as tecnologias da informação e das comunicações.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

    A Lei 10.098/00, em seu artigo 2º, traz as seguintes definições:

     

    X - DESENHO UNIVERSAL: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva. (Incluído pela Lei nº 13.146, de 2015) 

     

    I - ACESSIBILIDADE: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida;  (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015)  

     

    II, d) BARREIRAS nas COMUNICAÇÕES e na INFORMAÇÃO: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação; (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015)

     

    VIII - TECNOLOGIA ASSISTIVA ou AJUDA TÉCNICA: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social; (Incluído pela Lei nº 13.146, de 2015)

     

    IX - COMUNICAÇÃO: forma de interação dos cidadãos que abrange, entre outras opções, as línguas, inclusive a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a visualização de textos, o Braille, o sistema de sinalização ou de comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos multimídia, assim como a linguagem simples, escrita e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizados e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, incluindo as tecnologias da informação e das comunicações; (Incluído pela Lei nº 13.146, de 2015)

     

    III - PESSOA COM DEFICIÊNCIA: aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas; (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015)

     

     

  • desenho universal -> uma coisa que ORIGINARIAMENTE, DESDE A CRIAÇÃO pode ser usada por pessoas ditas normais e as pessoas com deficiencia.

    X - DESENHO UNIVERSAL: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva. (Incluído pela Lei nº 13.146, de 2015

     

    ACESSIBILIDADE ---> fazer com que as coisas que nao dao de ser usadas por pessoas com deficiencia sejam adaptadas pra que possam ser usadas.

    I - ACESSIBILIDADE: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida;  (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015)  

     

  • (VI) É aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

     

    (IV) Produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

     

    (III) É qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação.

     

    (I) É a concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.

     

    (II) Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

     

    (V) Forma de interação dos cidadãos que abrange, entre outras opções, as línguas, inclusive a Língua Brasileira de Sinais, a visualização de textos, o Braille, o sistema de sinalização ou de comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos multimídia, assim como a linguagem simples, escrita e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizados e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, incluindo as tecnologias da informação e das comunicações.

    GABARITO -> [D]

  • ʕ•́ᴥ•̀ʔ MACETEPassar em concurso é um processo LONGO de FIMoSE

     

    F ísica

    I ntelectual

    M ental

    ou

    SE nsorial

     

    Art. 2o Considera-se PESSOA COM DEFICIÊNCIA aquela que tem IMPEDIMENTO DE LONGO PRAZO de natureza FÍSICA, MENTAL, INTELECTUAL ou SENSORIAL  o qual, EM INTERAÇÃO COM UMA OU MAIS BARREIRAS, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.  

     

    CESPE:

     

    Q580348 . O plano nacional dos direitos da pessoa com deficiência (Plano Viver sem Limite) estabelece que a participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho contempla aquelas que têm impedimentos de longo prazo, seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. V

     

    Q871929. É considerada pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de curto ou longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual possa obstruir sua participação plena na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.F

     

    FCC:

     

    Q795052- A legislação mais moderna se refere à pessoa que tem “impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”, como  pessoa com deficiência.  V

     

    Q795132- Em 2015 foi aprovada lei que prevê diversos direitos para pessoas que tenham “impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. O enunciado se refere à  Lei no 13.146, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência.   V

     

    Q749476- De acordo com os conceitos previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência − Lei n° 13.146/15, é correto afirmar: Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental ou sensorial, excluídos os impedimentos de ordem intelectual.  F

     

    OUTRAS BANCAS:

     

    Q577720- A teor da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, promulgada pelo Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009, pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas. V

     

    Q780898 -Considera-se pessoa com deficiência, conforme previsto pela Lei nº 13.146/2015, aquela que tem   impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que inviabilize a sua plena e efetiva participação na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.  V

     

     

    Em Breve: Resumos: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/

  • (Pessoa com Deficiência) É aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

     

    (Ajuda técnica) Produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

     

    (Barreira na Com e Info) É qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação. OBS: Apareceu a palavra entrave => Barreira

     

    (Desenho Universal) É a concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.

     

    (Acessibilidade) Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

     

    (Comunicação) Forma de interação dos cidadãos que abrange, entre outras opções, as línguas, inclusive a Língua Brasileira de Sinais, a visualização de textos, o Braille, o sistema de sinalização ou de comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos multimídia, assim como a linguagem simples, escrita e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizados e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, incluindo as tecnologias da informação e das comunicações

  • As alternativas ajudaram tanto que eu pensei que fosse ter 100% de acertos.

  • VI. Pessoa com Deficiência: É aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

    IV. Ajuda técnica: Produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

    III. Barreiras nas comunicações e na informação: É qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação. 

    I. Desenho Universal: É a concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.

    II. Acessibilidade: Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

    V: Comunicação: Forma de interação dos cidadãos que abrange, entre outras opções, as línguas, inclusive a Língua Brasileira de Sinais, a visualização de textos, o Braille, o sistema de sinalização ou de comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos multimídia, assim como a linguagem simples, escrita e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizados e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, incluindo as tecnologias da informação e das comunicações

  • A questão cobra o conhecimento de alguns conceitos importantes constantes do art. 2º da Lei n° 10.098 de 2000. Vou separar em itens para ficar mais fácil de localizar eventual dúvida:

    ITEM I - (VI. Pessoa com Deficiência) O item trouxe exatamente a cópia deste dispositivo da lei: "Art. 2º, III - pessoa com deficiência: aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas".

    ITEM II - (IV. Ajuda técnica) O conceito trazido neste item está previsto neste dispositivo: "Art. 2º, VIII - tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social". 

    ITEM III - (III. Barreiras nas comunicações e na informação) O conceito trazido pelo item está previsto nesta norma: "Art. 2º, II, d) barreiras nas comunicações e na informação: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação".

    ITEM IV - (I. Desenho Universal) Este item trouxe o conceito previsto neste dispositivo: "Art. 2º, X - desenho universal: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva".

    ITEM V - (II. Acessibilidade) Esse conceito está previsto, tal como no item, neste dispositivo: "Art. 2º, I - acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida".

    ITEM VI - (V. Comunicação) O item trouxe exatamente o texto do seguinte dispositivo: "Art. 2º, IX - comunicação: forma de interação dos cidadãos que abrange, entre outras opções, as línguas, inclusive a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a visualização de textos, o Braille, o sistema de sinalização ou de comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos multimídia, assim como a linguagem simples, escrita e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizados e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, incluindo as tecnologias da informação e das comunicações".

    GABARITO: LETRA D

  • BIZU com palavras-chaves:

    ACessibilidade: condição de alcance

    Desenho UNIVERSAL: usado por todas as pessoas

    Tecnologia Assistiva: promover a funcionalidade

    Barreiras Urbanísticas: vias e nos espaços públicos e privados

    AdaptaÇÕES Razoáveis: igualdade de condições


ID
2544955
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Na Lei N° 11.892 de 2008, no §2° do Artigo 2° está expresso: “


§ 2° No âmbito de sua atuação, os Institutos Federais exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais.”


Acreditação e certificação, referem-se respectivamente a:

Alternativas
Comentários
  • Que pergunta filha da.........!

     

  • kkkkkkkk

  • fala sério !

  • Gab.: C

    Reconhecer a formação de outras instituições e registrar seus diplomas e certificados.

  • Acreditação -> reconhecer a formação de outras instituições;

    Certificação -> registrar seus diplomas e certificados.

  • Bem elaborada essa questão


ID
2544958
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A avaliação do estágio probatório de servidor nomeado para cargo de provimento efetivo será realizada observando-se a sua aptidão e capacidade para o desempenho do cargo. Neste período, de acordo com o previsto na Lei n° 8.112/1990 serão observados os seguintes fatores:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    P rodutividade

    A ssiduidade

    D isciplina

    R esponsabilidade

    I niciativa 

  • Letra A

    Lei nº 8.112

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.

  • A questão demanda conhecimento acerca do estágio probatório e das disposições da Lei nº 8.112/1990 (Estatutos dos Servidores Públicos da União) sobre a matéria.

    Estágio probatório é o período de provas a que está sujeito o servidor ocupante do cargo efetivo para que este possa adquirir estabilidade. O servidor, com efeito, só se torna estável depois de cumprir o estágio probatório.

    O estágio probatório tem duração de três anos, na forma do artigo 41 da Constituição Federal. Vale conferir o dispositivo constitucional:

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    A atual redação do artigo 41 foi dada pela Emenda Constitucional nº 19/1998. Até a promulgação da referida emenda, o estágio probatório tinha duração de dois anos, mas, atualmente, o período é de três anos em decorrência do disposto pela atual redação do artigo 41 da Constituição Federal.

    Por isso, embora a Lei nº 8.112/1990 ainda se refira a um período de dois anos de estágio probatório a lei ainda deve ser interpretada conforme a Constituição, de modo que a duração do estágio probatório é de três anos.

    De acordo com o artigo 20 da Lei nº 8.112/1990 durante o estágio probatório serão observados os seguintes fatores: I – assiduidade; II – disciplina; III - capacidade de iniciativa; IV - produtividade; V- responsabilidade.

    Verificamos, então, que na forma do artigo 20 da Lei nº 8.112/1990, a alternativa correta é a alternativa A.

    Gabarito do professor: A. 


ID
2544961
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com Norma Regulamentadora 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho (NR24), as empresas devem garantir, nos locais de trabalho, suprimento de água potável e fresca em quantidade superior a __________por hora/homem trabalho.


Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • 24.7.1.1 As empresas devem garantir, nos locais de trabalho, suprimento de água potável e fresca em quantidade superior a
    1/4 (um quarto) de litro (250ml) por hora/homem trabalho.

  • Se multiplicar 250ml/hora por 8 horas de trabalho por dia, dá 2 litros. (250*8 = 2000)

    É o indicado para uma pessoa beber por dia!

     

    ;)

  • PORTARIA Nº 1.066, DE 23 DE SETEMBRO DE 2019

    Aprova a nova redação da Norma Regulamentadora nº 24 - Condições de Higiene e Conforto nos Locais de Trabalho.

    A nova redação excluiu tal quantitativo a ser garantido ao trabalhador, mas, de acordo com a portaria:

    24.9.1.1 O fornecimento de água deve ser feito por meio de bebedouros na proporção de, no mínimo, 1 (um) para cada grupo de 50 (cinquenta) trabalhadores ou fração, ou outro sistema que ofereça as mesmas condições.

    24.9.1.2 Quando não for possível obter água potável corrente, esta deverá ser fornecida em recipientes portáteis próprios e hermeticamente fechados.

    24.9.2 Os locais de armazenamento de água potável devem passar periodicamente por limpeza, higienização e manutenção, em conformidade com a legislação local.

  • Desatualizada 2019-2020 - Conforme Anexo II da NR 24.

    Item 2.1

    c) água fresca e potável acondicionada em recipientes térmicos em bom estado de conservação e em quantidade suficiente.

    MENCIONA APENAS 1 BEBEDOURO PARA CADA 50 TRABALHADORES.


ID
2544964
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A “Saúde e Segurança” dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) é uma preocupação permanente das gestões da instituição. As ações referentes as condições de trabalho para os servidores orientam-se pela legislação vigente e, a norma de referência para abordagem dos Riscos Ocupacionais Ergonômicos e a Norma Regulamentadora 17 (NR17), denominada de Ergonomia. Pela natureza educacional da Instituição muitas das “atividades exigem solicitação intelectual e atenção constante”, nos locais onde são executadas tais atividades, como por exemplo “salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos dentre outros” para esses ambientes segundo a NR17 são recomendadas condições de conforto, como:


I. níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;

II. índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados);

III. velocidade do ar não superior a 0,80 m/s;

IV. umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.


Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • NR-17:

     

    17.5.2. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:

    a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;

     

    b) índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados);

     

    c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s;

     

    d) umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.

     

  • 17.5.2. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:

    a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;

    b) índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados);

    c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s;

    d) umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.

  • I. níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;

    II. índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados);

    III. velocidade do ar não superior a 0,80 m/s; 0,75 O CORRETO

    IV. umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.

  • A questão exige conhecimento acerca da NR-17, que versa sobre ergonomia.

    Em relação aos locais em que se executam atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, a NR-17 traz uma série de condições, entre elas o índice de temperatura efetiva no ambiente, a umidade do ar e os níveis de ruído.

    Agora vamos trazer o texto contido da NR-17:

    "17.5.2 Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:

    a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;

    b) índice de temperatura efetiva entre 20ºC (vinte) e 23ºC (vinte e três graus centígrados);

    c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s;

    d) umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.

    17.5.2.1 Para as atividades que possuam as características definidas no subitem 17.5.2, mas não apresentam equivalência ou correlação com aquelas relacionadas na NBR 10152, o nível de ruído aceitável para efeito de conforto será de até 65 dB (A) e a curva de avaliação de ruído (NC) de valor não superior a 60 dB.

    17.5.2.2 Os parâmetros previstos no subitem 17.5.2 devem ser medidos nos postos de trabalho, sendo os níveis de ruído determinados próximos à zona auditiva e as demais variáveis na altura do tórax do trabalhador."

    Esquematizando:

    • Temperatura: entre 20ºC a 23ºC.
    • Velocidade do ar: não superior a 0,75 m/s.
    • Umidade relativa do ar: não inferior a 40%
    • Ruídos: NBR 10152. De acordo com a NR-17, nos casos em que não abarcados pela NBR 10152, o nível de ruído aceitável para efeito de conforto será de até 65 dB (A) e a curva de avaliação de ruído (NC) de valor não superior a 60 dB.

    Agora vamos analisar os itens trazidos pela banca:

    I. Certo.  Os níveis de ruído são definidos de acordo com a NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;

    II. Certo. índice de temperatura efetiva entre entre 20ºC a 23ºC.

    III. Errado. A velocidade do ar não superior a 0,80 m/s.

    A Norma Regulamentadora nº 17 cita como recomendação que a velocidade do ar não seja superior a 0,75m/s.

    IV. Certo. A NR-17 recomenda que a umidade relativa do ar seja não inferior a 40 %.

    Portanto, estão corretos os itens I, II e IV.

    GABARITO: LETRA C


ID
2544970
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Embora o disco rígido seja um dispositivo extremamente confiável, está sujeito a falhas eletromecânicas que resultam em perda de dados. Além disso, os arquivos de dados, especialmente aqueles que são acessados por diversos usuários, estão sujeitos a erros introduzidos pelos próprios usuá­rios. Sendo assim, é vital dispor de uma cópia de segurança (backup). Sobre cópia de segurança (backup), assinale a alternativa INCORRETA

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    Para garantir a segurança dos dados, as cópias de segurança devem ser armazenadas sempre no mesmo local. (ERRO)

     

    O ideal é que você coloque suas cópias de segurança em locais diferentes...

     

    Suponha que você tenha fotos do seu tempo de escola armazenados no seu computador...

    Se seu computador pifar ou for hackeado...já era... é bom ter cópia dos arquivos importantes na nuvem, ou em HDs externos, ou outros meios de armazenamento... proteção.

     

  • Letra D

    A mídia de armazenamento de backup pode ser uma unidade lógica, como um disco rígido, um dispositivo de armazenamento separado, como um disco removível, ou uma biblioteca inteira de discos ou fitas organizados e controlados por alterador robótico. Se os dados originais do disco rígido forem apagados ou substituídos acidentalmente ou se ficarem inacessíveis devido a um defeito do disco rígido, você poderá restaurar facilmente os dados usando a cópia arquivada.

     

    http://www.diegomacedo.com.br/backup-conceito-e-tipos/

    em frente

  • Alternativa "d"

    Suponha que você tenha um HD externo para SEMPRE fazer backup de seus arquivos nele caso seu computador danifique. E derrepente seu computador danifica. Que bom que você tem uma cópia de segurança no HD que você emprestou para seu irmão, que formatou acidentalmente e apagou tudo. Se você utilizasse outros dispositivos para backup e não SEMPRE o mesmo local, não teria perdido seus arquivos.

  • As cópias de segurança, possuem diferentes tipos, mas com algumas características em comum.
    Quanto à natureza dos dados, temos:
    - arquivos do Windows - reparação do sistema - através de um disco de reparação, o usuário pode reparar o computador, voltando às configurações originais
    - estado do sistema - restauração do sistema - a cada inicialização de sucesso, o estado do sistema é gravado em um ponto de restauração, que poderá ser selecionado caso o sistema apresente instabilidade por alguma mudança de configuração
    - backup do Windows - cópia de arquivos de dados do usuário, como documentos, imagens, músicas, vídeos, etc.
    As informações de segurança deverão ser armazenadas em mídias diferentes, e em um local diferente, porque caso ocorra sinistro, e perca os dados originais, as cópias poderão ser recuperadas.

    Gabarito: Letra D.
  • GABARITO D


    BACKUP é a cópia de um ou mais arquivos guardados em diferentes dispositivos de armazenamento. Se, por qualquer motivo, houver perda dos arquivos originais, a cópia de segurança armazenada pode ser restaurada para repor os dados perdidos.

    Tipos de backups (muito cobrado em prova)

    1)   Backup Completo ou Normal: nessa opção é realizada a cópia de todos os arquivos que estão no disco. Essa forma costuma ser utilizada na primeira vez que é criado o conjunto de backup inicial e nos seguintes é utilizada as opções Diferencial ou Incremental.

    2)   Backup Incremental: copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último Backup Completo ou Incremental. Essa forma MARCA os arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado).

    3)   Backup Diferencialesse é um tipo legal de backup pois ele copia somente os arquivos criados ou alterados após o último backup incremental.


    bons estudos

  • D)Incorreta.

    Não se pode armazenar os arquivos em um mesmo local.


  • A única sentença incorreta é d), pois as cópias de segurança devem ser mantidas suficientemente afastadas para não serem impactadas por um mesmo desastre.

    Resposta certa, alternativa d).


ID
2544973
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em relação aos aspectos da textualização da redação técnica oficial (MENDES; FOSTER JÚNIOR, 2002), marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.

MENDES, G. F; FOSTER JÚNIOR, N. J. Manual de redação da Presidência da República. 2. ed. rev. e atual. - Brasília: Presidência da República, 2002.


( ) A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora.

( ) A formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.

( ) Na comunicação dirigida a um reitor/uma reitora de uma universidade, deve-se empregar o pronome de tratamento “Vossa Excelência” e o vocativo “Magnífico Reitor” ou “Magnífica Reitora”.

( ) São partes do documento no Padrão Ofício: a) tipo e número do expediente; b) local e data; c) assunto; d) destinatório; e) texto; f) fecho; g) assinatura do autor; h) identificação do signatário.

( ) A forma de diagramação do Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação: a) deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé.

( ) O campo destinado à margem lateral esquerda terá, no mínimo, 2,0 cm de largura e o campo destinado à margem lateral direita terá 1,5 cm.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora.

    ( V ) A formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.

    ( F ) Na comunicação dirigida a um reitor/uma reitora de uma universidade, deve-se empregar o pronome de tratamento “Vossa Excelência” e o vocativo “Magnífico Reitor” ou “Magnífica Reitora”. --> (...) deve-se empregar o pronome de tratamento "Vossa Magnificência".

    ( V ) São partes do documento no Padrão Ofício: a) tipo e número do expediente; b) local e data; c) assunto; d) destinatório; e) texto; f) fecho; g) assinatura do autor; h) identificação do signatário.

    ( V ) A forma de diagramação do Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação: a) deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé.

    ( F ) O campo destinado à margem lateral esquerda terá, no mínimo, 2,0 cm de largura e o campo destinado à margem lateral direita terá 1,5 cm. --> "O campo destinado à margem lateral esquerda terá, no mínimo, 3,0 cm de largura"

    Gabarito: C

  • GABARITO: C

     

    Contribuindo...(Parece loucura, mas né, nada para eles soa como tal. Já caiu uma questão em que pedia todos essas informações abaixo, ou seja, estudem tudo (mesmo que pareça loucura)!

    → Em relação aos documentos do Padrão Ofício:

    I. O início de cada parágrafo do texto deve ter 2,5 cm de distância da margem esquerda.

    II. O campo destinado à margem lateral esquerda terá, no mínimo, 3,0 cm de largura.

    III. O campo destinado à margem lateral direita terá 1,5 cm.

    IV. Deve ser utilizado espaçamento simples entre as linhas e de 6 pontos após cada parágrafo.

     

    Bons estudos!

  • Sempre são cobrados esses "detalhes" de formatação do Padrão Ofício.

    O Padrão Ofício

     Os documentos do Padrão Ofício (Ofício, Memorando e Aviso), bem como a Exposição de Motivos e a Mensagem, seguem a seguinte forma de apresentação:

    1.     deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé;

    2.     para símbolos não existentes na fonte Times New Roman poder-se-á utilizar as fontes Symbol e Wingdings;

    3.     é obrigatório constar a partir da segunda página o número da página;

    4.     os ofícios, memorandos e seus anexos poderão ser impressos em ambas as faces do papel. Neste caso, as margens esquerda e direita terão as distancias invertidas nas páginas pares (margem espelho);

    5.     o início de cada parágrafo deve ter 2,5 cm de distância da margem esquerda do texto;

    6.     o campo destinado à margem lateral esquerda terá, no mínimo 3,0 cm de largura;

    7.     o campo destinado à margem lateral direita terá 1,5 cm;

    8.     deve ser utilizado espaçamento simples entre as linhas de 6 pontos após cada parágrafo, ou, se o editor de texto utilizado não comportar esse recurso, de uma linha em branco;

    9.     não deve haver abuso no uso de negrito, itálico, sublinhado, LETRAS MAIÚSCULAS, sombreado. sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a elegância e a sobriedade do documento;

    10.  a impressão dos textos deve ser feita na cor preta em papel branco. A impressão colorida deve ser usada apenas para gráficos e ilustrações;

    11.  o papel deve ser de tamanho A-4, ou seja, 29,7 cm x 21,0 cm;

    12.  deve ser utilizado, preferencialmente, o formato de arquivo Rich Text (não é PDF) nos documentos de texto;

    13.  numera-se do primeiro parágrafo após o vocativo até o último, exceto o de fecho. O número é colocado junto da margem esquerda do texto, no alinhamento da entrada do parágrafo. Não é feita esta numeração quando os parágrafos estão organizados em itens ou subtítulos.

    Um PARÁGRAFO = NÃO ENUMERAR

    Dois  PARÁGRAFOS = ENUMERAÇÃO FACULTATIVA

    Três PARÁGRAFOS OU MAIS = ENUMERAÇÃO OBRIGATÓRIA

  • A questão pode ser considerada como desatualizada? A edição do novo Manual de Redação da Presidência da República (3ª ed.) de 2018 alterou alguns itens contidos nessa questão, como os expedientes do "Padrão Ofício", também alterou a fonte que deve ser utilizada (Calibri), os atributos da Redação Oficial, dentre algumas outras coisas menores.

  • Questão desatualizada!!!


ID
2544976
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação ao emprego adequado da grafia de acordo com o atual acordo ortográfico:


I. De acordo com a estruturação do IFSC, cada campus é dirigido por um diretor geral.

II. No IFSC, é comum haver cooperação entre os diferentes campi para a realização de projetos interinstitucionais.

III. Em uma instituição democrática, é importante que as decisões sejam tomadas em conjunto por meio de assembléias, as quais são marcadas antecipadamente.

IV. O IFSC, com base no projeto de verticalização da educação, tem lançado diversos cursos de pós-graduação.


Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • o plural da palavra “campus” pode ser escrita de duas formas: com acento circunflexo “câmpusou em sua forma tradicional (latim) “campi”. ... No dicionário, a palavra Campi é de origem latina que, no plural, significa “um conjunto universitário que agrupa unidades de ensino e residência”

     

  • Acredito que o erro da 3 seja o verbo ser. são marcadas, invés de serão. Alguém confirma?

  • GABARITO = letra E é a correta

  • Em português, a palavra câmpus deve ser acentuada, por se tratar de palavra paroxítona termina em “-us” – como bônus, lótus, ânus, vírus, antivírus, lúpus, Vênus, etc. No plural, não muda: um câmpus, dois câmpus.

     

    dicionarioegramatica.com

     

    Qual o erro da 3?

  • Qual o erro da I?

  • O erro da I é diretor geral. O correto é diretor-geral com hífen conferir pelo Volp. 

  • Qual é o erro da III?

  • Acho que a 3 não está errada, ela só não está na alterrnativa E junto com a demais corretas!

  • Segundo a banca, corretas II e IV.

     

     

    I. De acordo com a estruturação do IFSC, cada campus é dirigido por um diretor geral (seria: diretor-geral).

     

     

    II. No IFSC, é comum haver cooperação entre os diferentes campi (certa a grafia, campi é plural de campus - ambas palavras latinas. Veja dicionário Priberam) para a realização de projetos interinstitucionais (certa, pois em  prefixos diante de vogais não há hífen).

     

     

    III. Em uma instituição democrática (seria: Instituição Democrática - isso porque, à luz da gramática de Pestana, nomes que designam instituições devem estar em letras iniciais maiúsculas. Acredito) , é importante que as decisões sejam tomadas em conjunto por meio de assembleias (conferir comentário de Fabrício), as quais são marcadas antecipadamente.

     

     

    IV. O IFSC, com base no projeto de verticalização da educação, tem lançado diversos cursos de pós-graduação (prefixos pós e pré tônicos exigem hífen).

     

     

     

     

  • CORRETA E

     

    EI e OI: sem acento nas palavras paroxítonas 

    Segundo o atual Acordo Ortográfico, foi abolido o acento agudo nos ditongos abertos ei e oi, nas palavras paroxítonas.

    ex.:  assembleia; estreia; ideia; europeia; plateia;

     

     

    Cargos: escrevem-se com hífen os cargos: formados pelo adjetivo “geral": diretor-geral, relator-geral, ouvidor-geral; procurador-geral, secretário-geral;

    Postos e gradações da diplomacia: primeiro-secretário, segundo-secretário;

    Postos da hierarquia militar: tenente-coronel, capitão-tenente.

     

     

    "Seja sempre sua melhor versão."

  • carLHO!! olha o tipo de questão que cai para o cargo de ´´auxiliar de biblioteca`` 

  • Enéas = projetos interinstitucionais (certa, pois em  prefixos diante de vogais não há hífen)Prefixo diante de vogais DISTINTAS

    Prefixo diante de vogais IGUAIS iguais recebe hífen (micro-ondas por exemplo)

  • #Chateado com essa questão.

  • Vamo ao que segue..

     

    ERRADO -   I. De acordo com a estruturação do IFSC, cada campus é dirigido por um DIRETOR-GERAL. - (COM HÍFEN). 

     

    CORRETO   II. No IFSC, é comum haver cooperação entre os diferentes campi para a realização de projetos interinstitucionais. 

     

    ERRADO     III. Em uma instituição democrática, é importante que as decisões sejam tomadas em conjunto por meio de ASSEMBLEIAS, as quais são marcadas antecipadamente.- (NÃO USA MAIS ACENTOEM PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO ABERTO)

     

    CORRETO   IV. O IFSC, com base no projeto de verticalização da educação, tem lançado diversos cursos de pós-graduação. 

     

    Espero ter ajudado..

     

    Abraço

  • I - Escreve com hifen os cargos que possuem o adjetivo "geral": diretor-geral, ouvidor-geral, procurador-geral...

    II - Cooperação está correto. Toda palavra com prefixo CO não usa hífen. TODA MESMO. Até quando vem com consoante (mesmo sendo O). Se vier H, tira o H (coabitação...). Interinstitucionais só teria hifen se a palavra começasse com H ou R.

    III - assembléias perdeu o acento: assembleias.

    IV - Sempre usa hifen em pré, pró e pós.

  • HIPER e INTER exigem hífen diante de palavras iniciadas pelas consoantes H e R.

    Exemplos: Hiper-habilidade / inter-relação / super-homem.

     

    https://novaescola.org.br/conteudo/328/regras-hifen-alteradas-novo-acordo-ortografico

  • Excelente questão, é estar bastante atento!! 

  • A palavra câmpus designa o terreno e os edifícios de uma universidade. Chegou ao português (e a diversas outras línguas) por meio do inglês, língua que modernamente se ressuscitou, no âmbito universitário das faculdades dos EUA, a palavra latina campus (no plural em latim, campi), que, originalmente, em latim, significava “planície” ou “terreno plano e aberto”.

    Em português, a palavra câmpus deve ser acentuada, por se tratar de palavra paroxítona termina em “-us” – como bônus, lótus, ânus, vírus, antivírus, lúpus, Vênus, etc. No plural, não muda: um câmpus, dois câmpus.

  • Perfeito Gesner.

  • III ASSEMBLEIAS.

  • ATENÇÃO ao comentário do Jeferson Andrade Soares! o erro da questão não é estar sem acento na palavra "campus", que só é devido no plural (como alternativa à palavra CAMPI). O erro correto é o apontado pelo colega Gesner.


ID
2544979
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação ao emprego adequado da regência verbal e nominal no estilo formal da língua:


I. O professor deve enviar o plano de aula do seu componente curricular ao coordenador do respectivo curso até a segunda semana de aula. Isso para que o coordenador possa analisá-lo com o propósito de depreender se os procedimentos didático-pedagógicos presentes no plano estão de acordo com a ementa presente no Projeto Político Pedagógico do curso.

II. De acordo com as presentes leis, tais direitos pertencem aos estudantes. Insistimos na ideia de que esses direitos lhes pertençam.

III. Temos a certeza de que todos os pedidos serão atendidos conforme as verbas forem liberadas por meio dos respectivos editais.

IV. Chegarei a cidade na próxima semana, quinta-feira, por volta das 13h. Peço aos Senhores que reservem um carro com motorista para me apanhar no aeroporto.


Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

     

    IV. Chegarei à cidade na próxima semana, quinta-feira, por volta das 13h. Peço aos Senhores que reservem um carro com motorista para me apanhar no aeroporto.

  • IV - Achei que o verbo Chegar estava complementado apenas com a Preposição A, porque a Cidade não estava específicada. Errei

  • pensei a mesma coisa, Paulo Muniz.

  • Alternativa A

    Eu elimei a opção IV pela ausência da crase e também pela palavra "apanhar" que acho não estar coesa.

  • Eu raciocinei que a cidade estaria especificada pelo contexto da mensagem.

    Daí quem chega, chega a algum lugar.

    Ele chegaria a cidade. Qual cidade? A cidade que os caras iam reservar o carro.

    Por isso ele chegaria à cidade...

    Eu raciocinei certo ou viajei?

  • II. De acordo com as presentes leis, tais direitos pertencem aos estudantes. Insistimos na ideia de que esses direitos lhes pertençam. [CORRETA]

    - a segunda oração apresenta uma hipótese [a "ideia" de que os direitos pertençam aos estudantes], por isso "pertençam" está no presente do subjuntivo.

     

    IV. Chegarei a cidade na próxima semana, quinta-feira, por volta das 13h. Peço aos Senhores que reservem um carro com motorista para me apanhar no aeroporto. [INCORRETA]

    - a especificação da cidade não precisa vir expressa no texto para que se justifique a crase, como em "chegarei à cidade de Curralinho na próxima semana".

    Pelo contexto, percebe-se que se trata de um cidade específica, concreta, para onde o enunciador irá na próxima semana, embora esteja implícita qual seja entre ele e os interlocutores.

  • Também acredito que sejam corretos I e II, pela falta da crase no item III.

  • II - Insistimos na ideia de que esses direitos lhes pertençam. Quem tem direito tem direito "de" ?

     

  • IV. Chegarei à cidade na próxima semana, quinta-feira, por volta das 13h. Peço aos Senhores que reservem um carro com motorista para me apanhar no aeroporto.

     

    Diante do contexto da oração, a cidade está especificada, portanto, CRASE nela

  • na verdade Berna Fejfar o "de" é complemento do nome ideia. quem tem ideia, tem ideia de algo.

     

    erros avisem-me.

     

     

    gabarito letra A.

     

     

    ad astra et ultra.

     


ID
2544982
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a organização do texto e o emprego da concordância verbal e/ou nominal estão CORRETOS.

Alternativas
Comentários
  • a) O IFSC, por ser uma instituição inclusiva, têm muitos estudantes com baixa renda.

    b) O IFSC é uma instituição pública, gratuita e de qualidade. Embora muitas pessoas vem ao IFSC bem busca da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da Educação Tecnológica, ressalta-se que a instituição também oferta cursos de Licenciaturas, de Pós-graduação entre outros.

    c) A maioria dos estudantes chegam na hora certa para a aula, apenas alguns chegam atrasados pelo fato de trabalharem em locais mais distantes da instituição de ensino. ( nao encontrei o erro)

    d) A reunião será realizada na próxima semana, quando será discutido os pontos relevantes apontados pelos estudantes nos conselhos de classe.

    e) Os estudantes do IFSC que comprovarem dificuldades financeiras podem fazer um cadastro no PAEVS para receberem auxílio financeiro. GABARITO

    Me corrijam porfavor.

  • gab. "e"

  • Será que alguém consegue esclarecer a questão C?

    Eu também não encontrei o erro.

    Pelo que pesquisei, quando é sujeito simples com expressão quantitativa o verbo pode concordar com a expressão quantitativa (a maioria) ou com o seu determinante (dos estudantes).

    Observação: Questão Q845586 trata exatamente deste tema, onde é possível colocar o verbo no singular ou plural

  • Expressão partitiva. Com as expressões partitivas (parte de, a maioria de, um grupo de, a menor parte de, uma porção de, etc.), o verbo poderá concordar com elas (concordância rígida) ou com o substantivo no plural que funciona como adjunto (concordância atrativa). Ex.: [A maioria dos jovens] não fuma. (rígida) [A maioria dos jovens] não fumam. (atrativa). Essa questão ficou muito confusa, pois fornece duas respostas (C e E), o fato da norma culta preferir a expressão singularizada não a torna incorreta, tendo em vista que a questão (C) está gramaticalmente correta. Essa questão deveria ser reavaliada.

     

  • O erro da alternativa C não está na concordância com a expressão partitiva, pois quando anteposta ao verbo, pode ficar no singular ou no plural.

     

    Acredito que o erro está na regência do verbo CHEGAR, pois quem "chega" "chega a". Assim teríamos: 

    A maioria dos estudantes chegam na hora certa à aula. 

    Lembrando que " na hora certa" é adjunto adverbial de tempo.

  • Na verdade guilherme silva, "para a aula" é Adjunto Adverbial de Finalidade. Nesse caso, Chegar é verbo intransitivo.

  • indiquem para comentário

  • Cuidado com a loirofobia ...rsrsrrs

  • O comentário correto é o de Raphael M. Ele foi o único que acertou a respeito da letra C.

  • Não tenho absoluta convicção, mas acredito que o erro da letra C está na pontuação. Acho que depois de "aula" deveria ter um ponto, e não vírgula. Alguém concorda ou eu estou falando besteira?

  • O erro da C é o duplo sentido galera:

     

    "A maioria dos estudantes chegam na hora certa para a aula, apenas alguns chegam atrasados pelo fato de trabalharem em locais mais distantes da instituição de ensino. "

     

    Eles trabalham em locais mais distantes dentro da instituição de ensino? Ou mais distantes fora da instituição de ensino?

     

    Creio que o certo seria: "...em locais mais distantes à instituição de ensino."

  • e-

    A c:

    Apesar de a maioria dos estudantes chegam na hora certa para a aula, apenas alguns chegam atrasados pelo fato de trabalharem em locais mais distantes da instituição de ensino. 

    Esta opçao tb aborda coletivos partitivos (metade, a maior parte, maioria), onde o verbo fica no singular ou plural. Tanto faz

  •  a)O IFSC, por ser uma instituição inclusiva, têm muitos estudantes com baixa renda. (o IFSC tem)

     b)O IFSC é uma instituição pública, gratuita e de qualidade. Embora muitas pessoas vem ao IFSC bem busca da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da Educação Tecnológica, ressalta-se que a instituição também oferta cursos de Licenciaturas, de Pós-graduação entre outros. (Muitas venham)

     c)A maioria dos estudantes chegam na hora certa para a aula, apenas alguns chegam atrasados pelo fato de trabalharem em locais mais distantes da instituição de ensino. ( A maioria(sujeito) chega...)

     d)A reunião será realizada na próxima semana, quando será discutido os pontos relevantes apontados pelos estudantes nos conselhos de classe.(quando serão discutidos os pontos)

     e)Os estudantes do IFSC que comprovarem dificuldades financeiras podem fazer um cadastro no PAEVS para receberem auxílio financeiro.

    ( Gabarito)

  • A vírgula da C deve ser trocada por ponto, ou ponto e virgula, pois são dois períodos.
  • Sobre a alternativa C

    Acredito que o colega guilherme silva esteja certo.

    Vou complementar a resposta dele com exemplos.

     

    Um grupo saiu cedo (verbo na terceira pessoa do singular)

    Um grupo de professores saiu às ruas / Um grupo de professores sairam às ruas. (Se o coletivo estiver especificado, fica facultativo a pluralização do verbo. A segunda forma não é a indicada, porém ainda sim pode ser utilizada) 

     

    Sobre o verbo CHEGAR.

    Quem chega, chega A algum lugar.

    Cheguei em casa (errado)

    Cheguei a casa (certo)

  • Essa questão deveria ser anulada. Independente de ter erro de pontuação ou regência, a questão é clara ao falar sobre concordância e até agora não achei. Quem o fizer, comente por favor!!!

  • Vejam o comentário do Raphael M.

    Gabarito E

  • Quantos comentários errados, zulivre. Foquem apenas no comentário do Concurseiro Leal, ignorem os demais.

  • rssrs.. questãozinha safada.

  •  gabarito letra e.

     

    O ERRO DA LETRA C NÃO ESTÁ NA CONCORDÂNCIA DO VERBO CHEGAR, POIS NAS EXPRESSÕES PARTITIVAS O VERBO PODE FICAR NO PLURAL OU SINGULAR.

     

    c) A maioria dos estudantes chegam na hora certa para a aula, apenas alguns chegam atrasados pelo fato de trabalharem em locais mais distantes da instituição de ensino. 

     

    obs> O VERBO CHEGAR EXIGE A PREPOSIÇÃO A. O CORRETO SERIA:

    A MAIORIA DOS ESTUDANTES CHEGAM NA HORA CERTA À AULA...

  • O professor Arenildo é violento! 0,01% da qualidade do cara em português eu estaria feliz. Um monstro!

  • GABARITO E

    Sobre expressões partitivas: 

    Quer mais exemplos de outras bancas ? Vê aí:

    FCC:

    Q628881

    Cespe:

    Q91166


ID
2544985
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a organização do texto e o emprego dos pronomes oblíquos estão CORRETOS de acordo com o estilo formal da língua:

Alternativas
Comentários
  • Como o item D????

    Alguém me ajuda.. 

  • Eu a mesma duvida

  • a) Não peço-lhes que fiquem após o horário de trabalho. ERRADO. O não é palavra atrativa.

     

    Não LHES peço que fiquem após o horário de trabalho.

     

     

    b) Em relação ao encontro de ontem, ninguém solicitou-me que eu chegasse mais cedo para essa atividade. ERRADO. O ninguém é palavra atrativa.

     

    Em relação ao encontro de ontem, ninguém ME solicitou que eu chegasse mais cedo para essa atividade.

     

    c) Precisamos resolver essas questões urgentes, por essa razão vim, pessoalmente, convocar-lhes para uma reunião urgente. ERRADO. Convocar, neste sentido, é VTD.

     

    Precisamos resolver essas questões urgentes, por essa razão vim, pessoalmente, convocá-LOS para uma reunião urgente.

     

     

    d) Eu (palavra atrativa) lhe escreverei (não poderia ênclise por ser futuro do presente) para fazer formalmente o pedido dos uniformes dos estudantes do próximo semestre. CORRETO.

     

    e) Precisamos modificar o fluxo desse processo, o tornando mais dinâmico de forma a agilizar os resultados das matrículas. ERRADO.

     

    Precisamos modificar o fluxo desse processo, tornando-O mais dinâmico de forma a agilizar os resultados das matrículas

    Obs: a ênclise é proibida com PARTICÍPIO. O caso da frase acima é de verbo no gerúndio, caso em que é perfeitamente cabível.

  • Vivi foi muito esclarecedora!

  • Questão que cabe anulação, não existe alternativa certa. A letra D também está errada, pois deveria ser adotada a mesóclise: Eu escrever-lhe-ei (futuro do presente exige mesóclise).

    O pronome "Eu" não é fator de atratividade, pronome pessoal do caso reto exclusivamente não é fator de atratividade, portanto se não tivessemos a palavra "escreverei" no futuro do presente, tanto a próclise quanto a ênclise estariam corretas. 

  • vivi se atente a regra: palavras terminadas em r, s,z corta-se os mesmos e acrescenta la-lo

  • A alternativa D também está errada, porque em se tratanto de verbo no tempo futuro, do presente ou do pretérito, a mesóclise se impõe. Além disso, o pronome pessoal do caso reto, apesar de admiti-la, não é fator obrigatório de proclise.

    Se alguém discordar, peço que o faça de maneira fundamentada, por gentileza.

    Espero ter contribuido. Bons estudos a todos!

  • Se o verbo estiver no futuro do presente ou futuro do pretérito, pode-se utilizar a antecipação pronominal, É O CASO DE, QUANDO TEM UM SUJEITO EXPRESSO..USA-SE A PRÓCLISE!

     

    Eu me dedicarei aos estudos gramaticais quando...
    Eu me dedicaria aos estudos gramaticais se...

     

    Pode-se também utilizar mesóclise, mas não é aconselhável, por revelar-se pedante. Embora o pronome pessoal do caso reto não tenha força atrativa, é recomendável a próclise para evitar o preciosismo da mesóclise.

     

    Mesóclise

     

    O pronome oblíquo só pode ficar em mesóclise quando o verbo estiver no futuro (do presente ou do pretérito).

    Dar-me-ei o prazer de...
    Recomendar-nos-ia...

    Para evitar afetação, recomenda-se buscar a forma menos preciosa de construção. Coloca-se então um pronome pessoal e antecipa-se o pronome:

    Eu me darei o prazer de...
    Eles nos recomendaria...

    obs: Caso o verbo esteja no futuro, mas antes dele haja um fator de próclise, deve-se usar próclise e não mesóclise.

    Dar-te-ei meu apoio. (mesóclise)
    Não te darei meu apoio. (próclise)

     

    https://www.algosobre.com.br/gramatica/concordancia-pronominal.html

     

    obs: PRONOME PESSOAL DO CASO RETO NÃO É ATRATIVO COMO AFIRMOU A COLEGA!! ;)

  • A) Ênclise proibida 
    b) Ênclise proibida 
    c) Ênclise correta, Porém quem convoca, convoca ALGUÉM, não exige preposição não tem pq ter o LHE ai. 
    d) Correta. Quem escreve, escreve PARA ALGUÉM, exige preposição, logo podendo ter o LHE. Próclise correta. 
    e) Próclise proibida. 

    USEI esse raciocínio.

  • a) Não peço-lhes que fiquem após o horário de trabalho.

     b) Em relação ao encontro de ontem, ninguém solicitou-me que eu chegasse mais cedo para essa atividade.

     c) Precisamos resolver essas questões urgentes, por essa razão vim, pessoalmente, convocar-lhes para uma reunião urgente.

     d) Eu lhe escreverei para fazer formalmente o pedido dos uniformes dos estudantes do próximo semestre.

     e) Precisamos modificar o fluxo desse processo, o tornando mais dinâmico de forma a agilizar os resultados das matrículas.

  • Fernando Lazaro, concordo plenamente com você!

  • Vivi dando um show nos comentários, como sempre! Obrigado!

  • a Vivi é fera mesmo! obrigado.

  • Victor Nscimento, acho que você conseguiu tirar minha dúvida.

    Estava quebrando a cabeça com esse lhe da alternativa D, estava classificando "escrever" como VTD, aí não caberia mesmo usar lhe, mas da forma com a qual você pensou é perfeitamente cabível, obrigado!

    d) Correta. Quem escreve, escreve PARA ALGUÉM, exige preposição, logo podendo ter o LHE. Próclise correta. 

  • Grande Vivi, muito obrigado!

  • Fernando Lázaro concordo com vc que essa alternativa dada como correta não é caso obrigatório de próclise, mas  acho que não coube mesóclise pq o verbo não iniciou a frase.

  • Se o verbo no futuro vier precedido de pronome reto, ocorrerá PRÓCLISE;

    Se o sujeito anteposto à forma verbal no futuro não for pronome reto, é facultativo o uso da próclise ou mesóclise.

     

    Nilson Teixeira, GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA (p. 419)

     

    Peace

  • Tem uns perfis que deveriam ser pagos para comentar por aqui, que nem a vivi, da um show nos comentários!!!!

  • ITEM CConvocar-lhes O ''LHE'' faz papel de objeto indireto, e neste caso o verbo é transitivo direto, devendo seu complemento ser objeto direto, sendo o certo: convocá-los. Na alternativa podemos identificar o objeto indireto do verbo introduzido pela preposição ''para''.

  • Pergunta marota.

  • Quando o verbo está no futuro do modo indicativo, é obrigatória a colocação pronominal mesoclítica. Contudo, na presença de palavras atrativas, essa colocação dá "preferência" à próclise. No caso da alternativa D, temos o sujeito expresso que, na regra, fica facultado a colocação proclítica. 

  • Valeeeeeu Vivi ;D

  • Muito legal da sua parte, Vivi. Gratidão!

  • OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

    EU - atrai para próclise

    Escreverei - futuro do presente

    Quando haver futuro do presente e futuro do preterio , utilizamos a MESÓCLISE, ok?

    MAS, QUANDO NÃO HOUVER PALAVRAS ATRATIVAS.

    d) Eu lhe escreverei para fazer formalmente o pedido dos uniformes dos estudantes do próximo semestre. 

  • a) Não LHES peço que fiquem após o horário de trabalho.

     b) Em relação ao encontro de ontem, ninguém lhe solicitou que eu chegasse mais cedo para essa atividade.

     c) Precisamos resolver essas questões urgentes, por essa razão vim, pessoalmente, convocar- lo para uma reunião urgente.

     d) Eu lhe escreverei para fazer formalmente o pedido dos uniformes dos estudantes do próximo semestre.

    Se o verbo estiver no futuro do presente ou futuro do pretérito, pode-se utilizar a antecipação pronominal, É O CASO DE, QUANDO TEM UM SUJEITO EXPRESSO.

     

     e) Precisamos modificar o fluxo desse processo, tornando- o mais dinâmico de forma a agilizar os resultados das matrículas.

    Gabarito letra " D"


ID
2544988
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Biblioteca pode ser descrita de forma simplificada, como uma coleção pública ou privada de livros e documentos para estudo, leitura e consulta. Relacione as colunas abaixo, levando em consideração as tipologias das bibliotecas:


I. Biblioteca escolar

II. Biblioteca comunitária

III. Biblioteca eclesiástica

IV. Biblioteca especializada

V. Biblioteca pública


( ) Organizada sobre disciplinas ou áreas específicas do conhecimento.

( ) É posta à disposição da coletividade de uma região, município ou estado, e que é financiada principalmente por dotações governamentais.

( ) Pertence a uma igreja ou ordem eclesiástica.

( ) Ligada a estabelecimento de ensino, fundamental ou médio, destinada principalmente a discentes e docentes.

( ) Promove serviços de referência e de empréstimo, aconselhamento e outros serviços a uma comunidade específica.


A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • ( ) Organizada sobre disciplinas ou áreas específicas do conhecimento. Biblioteca especializada

    ( ) É posta à disposição da coletividade de uma região, município ou estado, e que é financiada principalmente por dotações governamentais. biblioteca pública

    ( ) Pertence a uma igreja ou ordem eclesiástica. biblioteca eclesiástica

    ( ) Ligada a estabelecimento de ensino, fundamental ou médio, destinada principalmente a discentes e docentes. Biblioteca escolar

    ( ) Promove serviços de referência e de empréstimo, aconselhamento e outros serviços a uma comunidade específica. Biblioteca comunitária


ID
2544991
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Descarte equivale a retirada definitiva do recurso informacional do acervo após aplicação de critérios de avaliação. Qual das alternativas NÃO apresenta um critério utilizado na avaliação de um material para seu descarte:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Conforme a Política de Desenvolvimento de Coleções dos Sistema de Bibliotecas Integradas do IFSC (SiBI/IFSC):

    São critérios importantes a serem observados quando do descarte de materiais:

    a) inadequação: obras cujos conteúdos não interessam ao IFSC; as incorporadas ao acervo anteriormente sem uma seleção prévia; e/ou escritas em línguas pouco acessíveis;

    b) desatualização: este critério se aplica principalmente às obras cujos conteúdos já foram superados por novas edições. Entretanto, para aplicação deste critério, deve-se levar em consideração, principalmente, a área de conhecimento a que se refere a obra e a avaliação da CDC;

    c) desgaste físico (sujas, infectadas, deterioradas ou rasgadas): após rigorosa análise do conteúdo e relevância da obra, esta deverá ser recuperada se for considerada de valor e não disponível no mercado para substituição. Quando houver possibilidade de substituição e o seu custo for inferior ao da recuperação do material, deve-se adquirir outro exemplar e o material deverá ser descartado;

    d) duplicatas: número excessivo de cópias de um mesmo título em relação à demanda;

    e) espaço físico: necessidade de otimizar o uso do espaço físico da biblioteca, exemplo: ampliação ou atualização do acervo. 

    Fonte: http://cs.ifsc.edu.br/portal/files/Minuta_PDC___2016_atualizada_marco_2017.pdf.


ID
2544994
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O acervo de uma biblioteca é constituído por diferentes tipos de coleções que variam de acordo com a tipologia da biblioteca. O acervo de uma biblioteca especializada deve ser diferente do acervo de uma biblioteca escolar, por exemplo. Contudo, existe um conjunto básico de coleções, independente do tipo de biblioteca. Relacione as colunas abaixo, levando em consideração essas coleções:


I. Coleção de livros de referência

II. Coleção de periódicos

III. Coleção multimeios

IV. Coleção geral


( ) dicionários, enciclopédias, atlas, índices

( ) livros técnicos, livros de literatura, livros de cultura geral

( ) revistas, jornais ou outro tipo de material que circule em períodos regulares

( ) CDs, fitas VHS, slides, discos de vinil, fitas cassetes


A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • R: E


ID
2544997
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nas bibliotecas do IFSC atuam auxiliares de biblioteca e bibliotecários, cada qual com atribuições específicas do cargo. Em relação a atribuição do auxiliar de biblioteca no IFSC, este servidor deve ter competências para:


I. Atuar no tratamento, recuperação e disseminação da informação.

II. Colaborar no controle e na conservação de equipamentos.

III. Executar atividades especializadas e administrativas quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados.

IV. Realizar serviço de referência e orientação a normalização de trabalhos acadêmicos.

V. Realizar treinamentos aos usuários e programas de atualização.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Ninguém comentou essa!

     

  • gabarito D

     

  • A resposta encontra-se no Edital 33/2017 - EXTRATO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

    MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOSECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIADE SANTA CATARINA

    Auxiliar de Biblioteca: Atuar  no  tratamento,  recuperação  e  disseminação  dainformação  e  executar  atividades  especializadas  eadministrativas  relacionadas  à  rotina  de  unidades  ou  centros  de  documentação  ou  informação,  quer  noatendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Colaborarno controle e na conservação de equipamentos. Realizar manutenção do acervo. Participar de treinamentose  programas  de  atualização.  Auxiliar  nas  atividadesde  ensino,  pesquisa  e  extensão.  Utilizar  recursosdeinformática.  Executar  outras  tarefas  de  mesma  natureza  e  nível  de  complexidade  associadas  ao  ambienteorganizacional.

  • Porram! Atuar no tratamento (indexar e catalogar) e administrar um acervo são tarefas dos auxiliares? Eita!

  • Essa entra pra minha lista das "questões arrombadas"

  • COM CERTEZA O GABRITO ESTÁ ERRADO.


ID
2545000
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O auxiliar de biblioteca em seu trabalho com o usuário deverá orientar quantos aos serviços prestados pela biblioteca. Conforme Regulamento Único para o Sistema de Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (2011) assinale a alternativa que NÃO corresponde a um serviço oferecido:

Alternativas
Comentários
  • Forçou a barra hein

  • Forçou a barra hein

  • Extrapolou demais

  • É o tal do pelo em ovo

  • É o tal do pelo em ovo

  • Amigo, uma das regras da interpretação é não ampliar o alcance dos signos do texto... Não se pode reduzir, nem extrapolar! A questão está perfeita, atenha-se ao texto. Abraço!

  • Português faz parte da prova.

  • Português faz parte da prova.

  • "de determinado servidor do TCE/RS" Não poderia ser o estrangeiro! Tá precisando de umas aulinhas de interpretação, amiga.


ID
2545003
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Que tipo de Biblioteca é responsável pelo Depósito Legal. Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • B

     

  • Resposta: biblioteca nacional.

    O Depósito Legal é definido pelo envio de um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional, por qualquer meio ou processo, segundo as Leis N. 10.994, de 14/12/2004 e 12.192, de 14/01/2010. Tem como objetivo assegurar a coleta, a guarda e a difusão da produção intelectual brasileira, visando à preservação e formação da Coleção Memória Nacional. Nele estão inclusas obras de natureza bibliográfica e musical.


ID
2545006
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em arquivo é possível encontrar documentos com variadas características. Com relação a classificação dos documentos no que diz respeito a gênero, escolha a resposta que apresenta exemplo de documento iconográfico:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    Prova: CESPE - 2013 - STF - Técnico Judiciário - Área AdministrativaDisciplina: Arquivologia

     

    Fotografias, diapositivos, desenhos e gravuras fazem parte do gênero documental conhecido como iconográfico. (CORRETO)

     

    ----------------------                 ------------------------------                 --------------------------------------       

     

    Ano: 2010

    Banca: CESPE

    Órgão: MPU

    Prova: Técnico Administrativo

     

    Os documentos do gênero iconográfico têm suporte sintético, em papel emulsionado ou não, e contêm imagens estáticas, tais como ampliações fotográficas, slides, diapositivos e gravuras.(CORRETO)


ID
2545009
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No processo de busca da informação tanto em softwares quanto em base de dados são utilizados um ou mais sinais para indicar a relação entre dois termos e também permitem a recuperação combinada de ambos. Qual o nome dado a esses sinais?

Alternativas
Comentários
  • A pesquisa booleana: basicamente, ela permite que você combine palavras-chave com operadores (ou modificadores) - como AND, NOT e OR - e produza resultados mais relevantes e específicos.


ID
2545012
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na biblioteconomia tem-se instituídas cinco leis fundamentais e que prevalecem até a atualidade, as mesmas foram criadas pelo indiano Shiyali Ramamritam Ranganathan. Assinale a alternativa que apresenta as cinco leis conforme a ordem em que as mesmas se apresentam.

Alternativas
Comentários
  • E

     

  • Dica para lembrar a ORDEM :

    Livros

    Leitor/Livros

    Livros/Leitor

    Leitor


ID
2545015
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Conforme Maginn (1996) suas habilidades como integrante de uma equipe são diferentes daquelas que você emprega todos os dias na parte técnica de seu trabalho, na qual você normalmente trabalha sozinho. As habilidades para participar de uma equipe ajudam-no a efetuar um trabalho conjunto eficiente. As equipes compartilham de características comuns. Assinale a alternativa que NÃO corresponde as características de equipes:

Alternativas
Comentários
  • Cuidado com a generalização: TODA


ID
2545018
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É um serviço que encaminha, periodicamente, uma relação de informações sobre a temática de interesse dos usuários cadastrados no serviço. Segundo Souto (2006) esse conceito refere-se a:


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A:

    A Disseminação Seletiva de Informações é um serviço que fornece ao usuário uma relação periódica de fontes informacionais, relacionadas com sua área, mediante o preenchimento de um perfil de interesse. (...) O perfil de interesses, utilizados na Disseminação Seletiva de Informações, funciona como um filtro que refina a grande quantidade de informações oferecidas pela literatura científica, canalizando de forma personalizada os pacotes informacionais resultantes do cruzamento da base de dados com o perfil de interesse. A idealização desse serviço é atribuída a Hans Peter Luhn.

    Os principais componentes do SDI são: a) base de dados bibliográfica; b) base de perfis de interesse dos usuários; c) pacotes informacionais; e d) retroalimentação.


ID
2545021
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre políticas públicas que se referem ao livro, à leitura e às bibliotecas, assinale a alternativa que contempla ações brasileiras:

Alternativas

ID
2545024
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Conforme Paes (2004) dependendo do aspecto sob o qual os arquivos são estudados, eles podem ser classificados segundo: as entidades mantenedoras os estágios de sua evolução, a extensão de sua atuação e a natureza dos documentos. Assinale a alternativa que contenha SOMENTE exemplos de arquivos classificados segundo as entidades mantenedoras:

Alternativas
Comentários
  • Entidades mantenedoras:

    Públicos- em âmbitos Federal, Estadual ou Municipal.

    Institucionais - escolas, igrejas, associações, entidades sem fins luvrativos.

    Comerciais - corporações, firmas.

    Familiares ou Pessoais. 

    Gabarito:  C

    Fonte: Arquivologia para Concursos, Renato Valentini.

  • CLASSIFICAÇÃO DOS ARQUIVOS:


    1-quanto aos estágios de evolução: 

    Correntes (1ª idade) – Arquivos que guardam documentos mais novos e que estão sendo resolvidos;

    Intermediários (2ª idade) – Arquivos que guardam documentos que já foram resolvidos mas ainda podem ser questionados;

    Permanentes (3ª idade) – Arquivos que guardam documentos que já prescreveram e são guardados pelo valor histórico.

    2-Quanto à entidade mantenedora (são os arquivos ligados a alguém);

    Públicos – Arquivos de órgãos e entidades públicas;

    Privados – Mantidos por entidades privadas. Podem ser institucionais, comerciais ou pessoais. 

    3-Quanto à natureza dos documentos;

    Especiais (material físico) – Mantêm sob guarda documentos de formas físicas diversas e que exijam tratamento diferenciado no que se refere à guarda e conservação; exige cuidado especial

    Especializados – Mantêm sob guarda documentos de determinada área do conhecimento.

    4-Quanto à extensão de sua atuação; 

    Setoriais – os arquivos estão guardados nos próprios setores;

    Central ou Geral – arquivos comuns entre os diversos setores estão guardados em um único local;


    FONTE: GRAN CURSO

  • A) Arquivo corrente; arquivo intermediário; arquivo permanente; arquivo público. Classificação segundo os estágios de sua evolução

    B) Arquivo público; arquivo especializado; arquivo setorial; arquivo especial. Classificação segundo a extensão de sua atuação (setorial) e a natureza dos documentos

    C) Arquivo público; arquivo institucional; arquivo comercial; arquivo pessoal. Classificação segundo as entidades mantenedoras

    D) Arquivo setorial; arquivo geral; arquivo central; arquivo de terceira idade. Classificação segundo a extensão de sua atuação e o estágio de sua evolução

    E) Arquivo institucional; arquivo comercial; arquivo familiar; arquivo corrente. Classificado segundo o estágio de sua evolução


ID
2545027
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um livro é dividido em partes para facilitar a leitura técnica. Externamente, suas partes dizem respeito à sua condição física e, internamente, mais ao conteúdo, sendo dividido em pré-textual, textual e pós-textual. Assinale a opção que apresenta apenas itens da parte pré-textual de um livro:

Alternativas
Comentários
  • D

     

  • NBR 6029

    4.2.1 Elementos pré-textuais

    Os elementos pré-textuais são constituídos de:

    a) falsa folha de rosto;

    b) folha de rosto;

    c) dedicatória(s);

    d) agradecimento(s);

    e) epígrafe;

    f) lista de ilustrações;

    g) lista de abreviaturas e siglas;

    h) lista de símbolos;

    i) lista de tabelas;

    j) errata;

    l) sumário;

    m) prefácio.

    4.2.2 Elementos textuais

    Os elementos textuais são constituídos de:

    a) introdução;

    b) desenvolvimento;

    c) conclusão.

    4.2.3 Elementos pós-textuais

    Os elementos pós-textuais são constituídos de:

    a) posfácio;

    b) referências;

    c) glossário;

    d) apêndice(s);

    e) anexo(s);

    f) índice(s);

    g) colofão


ID
2545030
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No trabalho de atendimento ao usuários utiliza-se em muitos momentos o índice dos materiais consultados. Escolha o item que traz a definição correta de índice, conforme a NBR 6034 (2004):

Alternativas
Comentários
  • a) Relação de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas num texto. ÍNDICE- GABARITO

    b) Indicação que amplia as opções de consulta, remetendo a cabeçalhos correlatos. REMISSIVA VER TAMBÉM

    c) Número(s), da(s) página(s) ou outra(s) indicação(ões) especificada(s), do local onde os itens podem ser localizados no texto. INDICATIVO

    d) Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. ANEXO

    e) Enumeração das divisões, seções e outras parte do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. SUMÁRIO

     


ID
2545033
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para realização do trabalho de referência é imprescindível conhecer quais os tipos de fontes de informação podem ser encontradas. Indique dentre as opções abaixo qual apresenta respectivamente uma fonte de informação primária, uma secundária e por último uma fonte de informação terciária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: e

    Fontes de Informação Primárias:  São aquelas que contêm informações originais ou, pelo menos, novas interpretações de fatos ou ideias já conhecidos.

    Exemplos: Periódicos (jornais e revistas, científicas ou não); Relatórios técnicos; Teses e Dissertações; Patentes; Nomes; Marcas comerciais; Traduções; Legislação; Normas Técnicas.

     

    Fontes de Informação Secundárias: Têm a função de facilitar o uso do conhecimento disperso nas fontes primárias; Apresentam informação filtrada e organizada de acordo com um arranjo definido, dependendo de sua finalidade.

    Exemplos: Bases de Dados e Bancos de Dados; Bibliografias e Índices; Biografias; Dicionários; Enciclopédias; Livros; Manuais; Internet; 

    Catálogos de Bibliotecas; Filmes e Vídeos; Siglas e Abreviaturas.

     

    Fontes de Informação Terciárias: Têm a função de guiar o usuário para as fontes primárias e secundárias. São documentos que apresentam uma síntese ou uma consolidação das informações.

    Exemplos: Bibliografias de bibliografias; Bibliotecas e Centros de Informação; Diretórios; Revisões de Literatura; Guias; Catálogos de bibliotecas; Livrarias.

     

    Fonte: https://pt.scribd.com/document/280978979/Apostila-Curso-Auxiliar-de-Biblioteca-UFG

    https://infonormas.com.br/2016/07/26/conheca-os-3-tipos-basicos-de-fontes-de-informacao-para-sua-pesquisa/


ID
2545036
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As bibliotecas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) adotam para organização por assunto a Classificação Decimal de Dewey (CDD) e para notação do autor a Tabela de Cutter-Sanborn, assim os dois formam o número de chamada, a partir dele os materiais são ordenados nas estantes. Com base nos números de chamada apresentados, escolha a opção que apresenta a forma correta de ordenação dos materiais na estante.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: b

    Os livros são organizados na estante segundo a abrangência do assunto, partindo do geral para o mais específico.
    Para encontrar o livro, procure primeiramente pelo nº de classificação, nessa ordem:

    Exemplo:

    300

    301.1

    301.2

    301.3

    305

    Depois procure o código do autor: primeiramente a letra maiúscula em ordem alfabética (primeira letra do último sobrenome do autor).

    Depois o número, em ordem numérica crescente.

    Depois novamente a letra minúscula do título (primeira letra do título excluindo o artigo caso haja).

    Exemplo:

    A410o

    F312lp

    G562a

    G562m

    Fonte: https://bibliotecadaeca.wordpress.com/2010/03/08/como-localizar-o-livro-na-estante/


ID
2545039
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Classificar o acervo é responsabilidade do bibliotecário. No entanto, o auxiliar de biblioteca deve ter noção das classes do conhecimento para assistir o usuário da biblioteca. Enumere corretamente a coluna das obras e seus assuntos (da direita) de acordo com a coluna da classificação dos assuntos segundo a CDD (coluna da esquerda).


1) Obra de Literatura

2) Obra de Artes

3) Obra de Ciências sociais

4) Obra de Generalidades

5) Obra de História e geografia

6) Obra de Filosofia

7) Obra de Religião

8) Obra de Ciências puras

9) Obra de Ciências aplicadas

10) Obra de Línguas


( ) 000

( ) 100

( ) 200

( ) 300

( ) 400

( ) 500

( ) 600

( ) 700

( ) 800

( ) 900


A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    000 – Generalidades

    100 – Filosofia

    200 – Religião

    300 – Ciências sociais

    400 – Filologia (Línguas)

    500 – Ciências naturais

    600 – Tecnologia (Ciências Aplicadas)

    700 – Artes

    800 – Literatura

    900 – Geografia e História
     

  • Só é preciso identificar generalidades 000, e filosofia 100


ID
2545042
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No campo de ação interdisciplinar da matéria Conservação de Acervos Bibliográficos e Documentais, Spinelli Junior (1997) apresenta um método de conservação que se compõe de quatro tratamentos específicos. Assinale a alternativa que apresenta as opções CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Fumigação é um tipo de controle de pragas através do tratamento químico realizado com compostos químicos ou formulações pesticidas voláteis em um sistema hermético, visando a desinfestação de materiais, objetos e instalações que não possam ser submetidas a outras formas de tratamento. 

    Wikipédia

  • 1 - Fumigação: trata-se da exterminação de agentes biológicos, exemplificado por Spinelli Júnior (1997) como a aplicação de inseticidas.

    2- Higienização: é o processo de higienização do documento, dentre seus benefícios está o de evitar a abrasão dos materiais bibliográficos. Para realizar este processo, utilizam-se, por exemplo: aspirador de pó, trincha e pó de borracha.

    3- Reestruturação: É quando são redispostas e ordenadas as partes que compõem uma obra encadernada. Nesta etapa, ocorrem procedimentos como a criação de uma lombada alternativa e a velatura.

    4- Acondicionamento: Trata-se de uma embalagem para acondicionamento de volumes (livros, etc.), em estantes, no sentido vertical. É a completa vedação do material, possuindo como benefícios: manter a integridade física do material e proteger contra a ação de agentes externos ou ambientais.

    Alternativa E.

    Fonte: http://planorweb.bn.br/documentos/ConservacaoAervosBibliograficosDocumentais.pdf


ID
2545045
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Mey (1995) a catalogação deve possuir as seguintes características: integridade, clareza, precisão, lógica e consistência. Neste contexto, avalie as assertivas abaixo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:


( ) Integridade significa que, no código utilizado, cada informação só pode representar um único dado ou conceito, sem dar margem a confusão entre as informações.

( ) Clareza significa que o código utilizado deve ser compreensível aos usuários.

( ) Precisão significa fidelidade, honestidade na representação, transmitindo informações passíveis de verificação.

( ) Lógica significa que as informações devem ser organizadas de modo lógico.

( ) Consistência significa que a mesma solução deve ser sempre usada para informações diferentes.


Escolha a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Integridade – Fidelidade na representação

    Clareza – Mensagem compreensível aos usuários

    Precisão – Evitar informações dúbias ou imprecisas

    Lógica – organização dos dados de forma lógica, partindo das informações importantes para as mais detalhadas

    Consistência – Usar sempre a mesma solução para informações em situações semelhantes

  • Acrescentando...

    Conforme Mey & Silveira (2009, p. 10):

     A catalogação deve possuir as seguintes características: integridade, clareza, precisão, lógica e consistência.

    Integridade significa fidelidade, honestidade na representação, transmitindo informações passíveis de verificação. Por exemplo, se não há clareza da data de publicação, o catalogador acrescenta um ponto de interrogação[?], indicando sua dúvida: Rio de Janeiro: Editora X, [1975?].

    Clareza significa que a mensagem deve ser compreensível aos usuários. Por exemplo, numa biblioteca infanto-juvenil, os termos representativos dos assuntos devem adequar-se ao público: Pássaros (e não ornitologia).

    Precisão significa que cada uma das informações só pode representar um único conceito, sem dubiedades ou dúvidas. Por exemplo, 1984 como data de publicação só pode identificar a data de publicação: Rio de Janeiro: Editora X, 1984.

    Lógica significa que as informações devem ser organizadas de modo lógico. Por exemplo, na descrição de um registro do conhecimento, vai-se do mais importante (título e autor) para o mais detalhado (dados de publicação e paginação, entre outros).

    Consistência significa que a mesma solução deve ser sempre usada para informações semelhantes.

    Gab. B

    MEY, Eliane Serrão Alves; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Catalogação no plural. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009.