SóProvas



Prova IFB - 2017 - IFB - Professor - Física


ID
2314060
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base nas afirmativas acerca da Administração Pública Federal, marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
( ) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.
( ) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
( ) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.
( ) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

     

    (F) CF/88 - Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

     

    (F) CF/88 - Art. 41. § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

     

    (V) CF/88 - Art. 41. § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

     

    (F) CF/88 - Art. 41. § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

     

    (V) CF/88 - Art. 37. § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

  • olha esse MNEMÔNICO legal que aprendi aqui no QC:

    para adquirir eStabilidade= avaliação eSpecial

     

    o que seria de mim sem a ajuda dos coleguinhas...;)

  • Apesar da ótima explicação do André, ainda tive dúvidas, uma vez que a segunda afirmativa é muito vaga, ou seja, ela não está restringindo se precisa ou não ser transitada em julgado, assim poderia ser aplicado o Art. 92 do Código Penal que diz:

    "Art. 92 - São também efeitos da condenação:
    I - a perda de cargo, função pública ou mandato eletivo:
    a) quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever para com a Administração Pública;
    b) quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo superior a 4 (quatro) anos nos demais casos.
    II - a incapacidade para o exercício do pátrio poder, tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos à pena de reclusão, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado;
    III - a inabilitação para dirigir veículo, quando utilizado como meio para a prática de crime doloso.”

    Segundo Cezar Roberto Bitencourt (BITENCOURT, Cezar Roberto. Código Penal Comentado. Editora Saraiva. 2ª edição. 2004, p. 306.), trilhando este entendimento, assinala que:

    “1.1.2. Correlação entre crime e atividade exercida

    A perda deve restringir-se somente àquele cargo, função ou atividade no exercício do qual praticou o abuso, porque a interdição pressupõe que a ação criminosa tenha sido realizada com abuso de poder ou violação de dever que lhe é inerente”.

    Ainda sim, tem-se com o mesmo pensar, Luiz Regis Prado(PRADO, Luiz Regis. Comentários ao Código Penal. Editora Revista dos Tribunais. 2002. p. 322) evidencia o seguinte precedente do TJ/SP:

    “A perda de cargo público, por violação de dever inerente a ela, necessita ser por crime cometido no exercício dessa função, valendo-se o acusado do cargo para a prática do crime. Vale dizer, deve ser condenado por crime funcional (TJ/SP - AC - rel. Márcio Bonilha - RT 572/297).”

    Em síntese, para ambas as citações, são perceptíveis que no caso da “Sentença Penal Condenatória”, sem entrar nos méritos do transitado em julgado, permanecendo genérico como descreve a questão, caberia o artigo 92, que diz sobre a possibilidade do Servidor Público estável, perder o cargo. Não havendo assim, nenhuma alternativa que se verifique uma sequência para a questão de V ou F.

    Realmente fiquei com dúvidas nesta questão.

  • a questão tá ambígua, tá muito ruim.

    Mas dá para fazer observando as afirmativas (I) e (IV) como flagrantemente falsas.

  • Isso aí não foi anulada não !? O item três tá no mínimo ambíguo Questão horrível
  • Redação péssima da questão.

  • Questão horrível, pulem para próxima!

  • GABARITO: A

    a) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. IMPESSOALIDADE

    b) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória. TRANSITADA EM JULGADO, DENTRE OUTROS CASOS.

    c) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo. CORRETA

    d) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho. NÃO PODERÁ, DEVERÁ.

    e) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário. CORRETA

  • Na primeira existe dois erros. Pois a adm não deve considerar, mas sim obedecer os princípios

  • No último item não há necessidade de aplicação cumulativa das sanções:

    "Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:" 

  • A questão aborda a Administração Pública Federal e solicita que o candidato identifique se as afirmativas são verdadeiras ou falsas. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    (F) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
    Falsa. Conforme estabelece o art. 37, caput, da Constituição Federal, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    (F) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.
    Falsa. O art. 41, § 1º, da Constituição Federal estabelece que o servidor público, mesmo depois de adquirir a estabilidade, pode perder o cargo em virtude de avaliação periódica de desempenho, processo administrativo em que se assegure ampla defesa ou sentença judicial transitada em julgado. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.

    (V) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
    Verdadeira. Nos termos do art. 41, § 3º, da Constituição Federal, "Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo".
        
    (F) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.
    Falsa. O art, 41, §4º, da Constituição Federal indica que "Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade".

    (V) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.
    Verdadeira. A assertiva está em consonância com o disposto no art. 37, §4º, da Constituição Federal: "Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível".

    Gabarito do Professor: A
  • Olha lá, já vão os coleguinhas defenderem o indefensável.

    Amigos, digo neste sentido, em razao de que na omissão da avaliaçao, está nao impedirá do servidor adquirir a sua estabilidade. Logo, dizer "podera" em troca de "deverá" não a torna a alternativa incorreta.

  • GABARITO - A

    (F) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    L egalidade

    I mpessoalidade

    M oralidade

    P ublicidade

    E ficiência

    (F) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.

    Art. 41 - § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

    (V) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

    (F) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.

    Art. 41 - § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.  

    (V) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.


ID
2314063
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Pode-se afirmar, a partir da Lei nº 8112/90:

Alternativas
Comentários
  • E o que dizer sobre este parágrafo?

     

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)"

  • A - ACADIPRORE >>>> bizu do prof. Evandro do ALFACON

    B- EXONERADO.

    C - exclua a palavra ''condenatória''.

    D- CORRETO.

    E - READAPTAÇÃO.

     

  • questao passa a ideia de que so com a aprovação no estagio probatorio que o servidor podera exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

    isso esta errado como o nosso amigo Alysson relatou em seu comentario!

  • Questão incorreta! Servidor no estágio probatório já pode exercer cargo em comissão...

  • ARTIGO 20, § 3°  DA LEI 8.112/90

     

    O SERVIDOR EM ESTÁGIO PROBATÓRIO PODERÁ EXERCER QUAISQUER CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO OU FUNÇÕES DE DIREÇÃO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO NO ÓRGÃO OU ENTIDADE DE LOTAÇÃO, 

     

    E SOMENTE PODERÁ SER CEDIDO A OUTRO ÓRGÃO OU ENTIDADE PARA OCUPAR CARGOS DE NATURESA ESPECIAL, CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO DO GRUPO-DIREÇÃO E ASSESSORAMENTO SUPERIORES- DAS, DE NÍVESI 4, 5 E 6

  • Observações: Na questão 02, pede-se para afirmar a partir da Lei 8.112/90, que segundo o gabarito oficial, a questão correta seria a letra “D”, na qual informa o seguinte: “Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação”. No que se refere o sentido dessa afirmativa, o termo “Com”, dá ideia de ser uma condição para o Servidor exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, ser aprovado no estágio probatório. No entanto, no §3º do artigo 20, da referida lei(Lei 8112/90), o servidor poderá exercer e ocupar o que se refere a questão, mesmo não tendo concluído o Estágio Probatório, como citado abaixo:

    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório... durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo...

    § 3º O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    No entanto, sobre o Estágio Probatório e aquisição da Estabilidade, atualmente, tem entendido o STJ e o STF em suas decisões que para ambos, deve ser de 3(três) anos ou 36(trinta e seis) meses, a fim de coincidir com o período necessário para aquisição da estabilidade, conforme decisão do STF, através do Agravo de Instrumento nº 754.802/2011, que diz o seguinte:

    "Os institutos da estabilidade e do estágio probatório estão necessariamente vinculados, de modo que se lhes aplica o prazo comum de 3 anos. AI 754.802/2011".

    Nesta questão também é perceptível, a ausência de uma afirmativa a partir da Lei nº 8.112/90, como é solicitado no enunciado da questão. Por tanto, não havendo outra questão correta, caso seja entendido a partir do agravo supracitado, o Gabarito deverá ser alterado para a alternativa “A” ou, este agravo não sendo reconhecido, solicitei que fosse anulado a questão. Foi indeferido...

     

  • Continuo a ver que está errada, no entanto, o motivo do indeferimento do recurso abaixo foi:

    Resposta:
    Prezado Candidato,
    Seu recurso foi recebido, porém indeferido pelos motivos que seguem:
    - É necessário o efetivo exercício do servidor para que seja submetido à avaliação.
    - Art. 20 - § 2º O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.
    - A sentença judicial que acarreta a perda do cargo é a sentença penal condenatória, e não qualquer sentença.
    - A assertiva mantém previsão expressa na Lei 8112. Art. 20. Ao servidor em estágio probatório, também é reservado o exercício.
    - Art. 30. O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.
    Att.
    Banca Examinadora

  • Verdade, pois o servidor que apenas tomar posse e não entrar em exercício, não terá como ser avaliado.

    Agora discordo do gabarito ser a letra D, pois para exercer os cargos citados no item não é necessário aprovação no estágio probatório,  mas apenas estar no tal estágio. A restrição só é cabível em caso de o servidor ser cedido.

  • também discordo da D, porque pode exercer cargo em comissão ou chefia mesmo em estágio probatório

     

  • Duas alternativas na minha humilde opinião conferem como certas, sendo a letra A e a C as mais prováveis, pois:

    Na atternativa a, diz:

    Alternativa a) A partir da posse do servidor, ele está sujeito ao estágio probatório de trinta e seis meses, período durante o qual será avaliada sua aptidão e capacidade.

    Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (Vide EMC nº 19)

    Sabe-se que de 24 meses se passou agora para 36 meses, portanto 3 anos.

      Alternativa C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

      Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    A alternativa marcada como correta, a letra "D", é a menos certa, pois:

      § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes

    E logo na letra D, diz:

    "Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação."

    Ou seja, a opção considerada certa inverte o sentido literal do artigo, porque não precisa de aprovação em estágio preobatório para ocupar cargos de função de confiança, durante o o estáfio probatório já é concedida tral prerrogativa.

     

     

  • foi a minha visão tambem já que a letra A e C tambem estão corretas

  • Apesar do entendimento consolidado do STF e STJ sobre o prazo de 36 meses, creio q a questão limitou-se apenas no que diz a lei no seu art. 20, embora esteja desatualizado:

    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo.

  • Banca IFB! Estamos esperando a resposta......... o gabarito está obviamente incorreto.

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)"

    Reportar abuso

  • Esta questão está errada, pois o servidor não precisa ser estável para ocupar cargo em comissão, chefia ou assessoramento em órgão ou entidade de lotação. 

  • gabarito está D

    eu acho que seria C

  • ta loko, o concurseiro se mata de estudar e vem uma banquinha dessa e quer enfiar essa resposta pela guela. E ainda mais n se pronuncia, n muda gabarito. Mt nehnehenehem dessas banca fulera

  • Passível de anulacao!

    O artigo 20 da lei 8.112/90 paragrafo 3° estabele:

    " O SERVIDOR EM ESTAGIO PROBATORIO PODERA EXERCER QUAISQUER CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSAO OU FUNÇÕES DE DIRECAO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO NO ORGÃO OU ENTIDADE DE LOTACAO ....

  • (Peço vênia para a nosso amigo(a) DD Dan para copiar parte da resposta dada pela banca..)

     

    Assertiva C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

    Resposta da banca - A sentença judicial que acarreta a perda do cargo é a sentença penal condenatória, e não qualquer sentença.

    LEI 8112/90, Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    Minha indignação: Em qual momento a Lei, no artigo supracitado, está se referindo a sentença judicial específica ?

  • Concordo. Gabarito errado! Aguardar a confirmação do gabarito final.

     

  • Que danado de questão é essa! afffffffffff

  • O servidor enquanto em ESTÁGIO PROBATÓRIO, em regra, pode exercer qualquer cargo em comissão ou função de direção, chefia ou assessoramento no ÓRGÃO ou ENTIDADE em que TRABALHA ou em outro órgão para os cargos de níveis mais elevados (nível 6, 5 e 4). PORÉM para exercer cargo em comissão em OUTRO ÓRGÃO ou ENTIDADE em qualquer outro nível, é necessário já ser ESTÁVEL

  • A inconsistência da letra "A" está no período do Estágio Probatório que, de acordo com a Lei 8.112, será de 24 meses. Ne verdade, o prazo de 3 anos está na CF e não na respectiva lei. Desta forma percebemos que a quatão é categórica ao dispor "a partir da Lei nº 8112/90".!!!!

  • ⇫ questão nojenta ⇧ 〴⋋_⋌〵

    ✍ Marquei C pelos seguintes motivos:

    C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

    A LETRA C está "+ CORRETA", visto que a QUESTÃO NÃO RESTRINGIU, ou seja, não usou "SOMENTE", ele perde sim o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado, além de outras sentenças judiciais transitadas em julgado.

    D) Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

    VEJA que a LETRA D ESCREVE O CONTRÁRIO DO QUE ESTÁ NA LEI quanto ao exercício de certos cargos e funções, enquanto a lei diz explicitamente que podem ser exercidos por servidores durante o estágio probatório.

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     ಠ╭╮ಠ

  • Prestei esse concurso. O mais difícil que já vi. Foda demais!

  • caberia muitos recursos! questão anulada!

  • a) E. No estágio probatório são avaliados cinco fatores. Para lembrar de cada um deles use o mneumônico: P-A-D-R-I:
    1 - Produvidade
    2 - Assiduidade
    3 - Disciplina
    4 - Responsabilidade
    5 - Capacidade de Iniciativa.
    Cuidado: Na Lei 8.112/1990 segundo o artigo 20 o prazo é de 24 meses, enquanto o STF entende que o prazo é de 36 meses.
    b) E. Será exonerado assim como o servidor que não entra em exercício no prazo legal.
    c) E. Nos termos da Lei 8.112/1990 não há a palavra 'condenatória' e sim sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar.
    d) E. C Artigo 20 §3º.
    e) E. O nome disso é readaptação e não aproveitamento.

  • ignorem esse lixo de questão... 

    pelo criterio da letra D, as alternativas A e C também estão corretas... 

  • Ué DDan, pela resposta da banca o gabarito seria C!!

  • Correta Letra C. 

     

    Letra D totalmente errada, uma vez que durante o EP poderá exercer cargos em comissão , função de direção , chefia , assessoramento no órgão ou entidade onde está lotado. Não precisa de aprovação no estágio probatório para exercer tais cargos .

     

    Banca LIXOOO

  •  a)  A partir do EXERCÍCIO do servidor, ele está sujeito ao estágio probatório de trinta e seis meses, período durante o qual será avaliada sua aptidão e capacidade.

  • Acredito que a assertiva C esteja incompleta porque o servidor pode ser demitido também via processo administrativo disciplinar.
  • A- Com o exercício, o servidor estará sujeito e estagio probatório de 24 MESES porque a questão diz pra usar como base a lei 8112/90 e não outras

    B - o servidor não aprovado em estagio probaatório será EXONERADO!!

    C-não é senteça condenatoria é senteça judicial

    D - O SERVIDOR PODE EXERCER QUAIS DESSES CARGOS COM A APROVAÇÃO OU DURANTE O ESTAGIO PROBATORIO ELE NÃO LIMITOU NA QUESTÃO( PEGADINHA)

    E- é READAPTAÇÃO

  • O ESTÁGIO PROBATÓRIO TEERÁ DURAÇÃO DE 36 MESES (3 ANO), E NÃO DE 24 MESES.....CUIDADO COM AS INFORMAÇÕES POSTADAS...PODE PREJUDICAR ALGUÉM.

  • Golpe baixo

  • A banca ou quem concorde com a mesma poderá fazer qualquer tipo de malabarismo exegético possível para tentar justicar a letra D, mas, ao meu ver, isso é impossível, porquanto não há margem para que ocorra nenhum tipo de interpretação senão a pura e simples gramatical/literal.

    At. 20"§ 3o "O servidor EM (durante) ESTÁGIO PROBATÓRIO poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação". Em outras palavras, NÃO É NECESSÁRIO CONCLUI-LO!

  •  

            § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.

     

     

    Este é o inciso.

  • Típica questão "burra" e mal elaborada que tenta induzir o candidato ao erro, e certamente produzida por quem não entende a legislação! 

  • Boa sorte aos que estão se dedicando aos estudos.

    A) O estágio probatório conta a partir do exercício e não da posse;

    B) O servidor não aprovado no estágio probatório será EXONERADO e não demitido (demissão é punissão no serviço público);

    C) O servidor perde a estabilidade por meio de sentença judicial transitada em julgado ou PAD (não existe condenatória)

    D) certa. 8112 - o servidor em estágio probatório pode exercer qualquer cargo (a questão está confusa, mas não fala que só com a aprovação, com a aprovação ele também pode exercer) Acredito que seria possível anular, mas não tenho certeza.

    E) Trata de READAPTAÇÂO e não de aproveitamento.

     

  • Questão mal elaborada! Cabe recurso!

    Na letra C, apesar de estar incompleta, o servidor também pode vir a perder o cargo por sentença judicial condenatória transitado em julgado. 

    A D está errada, pois pela literalidade da Lei "O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes," E o entendimento da alternativa o servidor, para assumir cargo em comissão, TEM que ser aprovado em estágio probatório

     

     

  • A alternativa D diz que eu só posso ter um cargo comissionado após garantir a estabilidade e isso não é verdade. Aff! Cacete! 

  • Questao horrorosa! 

  • Vá pro inferno o examinador desta banca safada!

  • o servidor perderá o cargo em virtude de sentença condenatória transitada em julgado
    em virtude de sentença condenatória transitada em julgado, o servidor perderá o cargo
    perderá o cargo, em virtude de sentença condenatória transitada em julgado, o servidor

     

     

  • Questão hiper confusa...!!! E errônea...

  • ALTERNATIVA CORRETA DADA PELA BANCA: D !

    .

    A questão deveria ter sido anulada! BANCA LIXO!

    .

    A alternativa C está correta, haja vista que, se o servidor for condenado em sentença transitada em julgado, ele perderá o cargo. A alternativa não diz que ele APENAS perderá o cargo se houver sentença transitada em julgado, ela apenas diz que nessa hipótese ele perderá o cargo. 

    .

    LEI 8112/90, Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    .

    A resposta da banca aos recursos foi que a sentença que acarreta a perda do cargo é a penal condenatória e não qualquer sentença.

    .

    Questionamento: Em que parte da literalidade do artigo há a determinação de que a sentença que gera a perda do cargo seja a penal condenatória?

    .

    Alternativa D totalmente errada, uma vez que, durante o estágio probatório, o servidor poderá exercer cargos em comissão, função de direção, chefia, assessoramento no órgão ou entidade onde está lotado. Não precisa de aprovação no estágio probatório para exercer tais cargos .

     

  • questão totalmente errada

  • questão certa é a letra "C"

  • QCONCURSOS, favor excluir esta questão, que é no mínimo estranha e mal formulada.

  • Essa questao se nao foi anulada, deveria. Esta mal formulada, há duplas respostas, embora incompletas. E o gabarito correto jamais pode ser "D".

  • QUERO INFORMAR QUE UM SERVIDOR EM ESTAGIO PROBATORIO PODE ASSUMIR CARGO EM COMISSAO NAO HA VEDACAO QUANTO A ISSO

  • A letra D está incorreta, pois de acordo com a lei, no art. 20, §3º, diz que o servidor em estágio probatório e na alternativa fala, com a aprovação no estágio probatório.... no meu ver a alternativa mais correta seria a letra C, embora na lei não fala em sentença judicial CONDENATÓRIA transitada em julgado, conforme a alternativa, mas somente em sentença judicial transitada em julgado (art. 22 da lei).

  • No meu ponto de vista não temos alternativa correta, pois tem respostas erradas e outras incompletas.

    Não seria o caso de anular?!

  • Teria que ser anulada!

     

    Art. 20 § 3o O servidor EM estágio probatório PODERÁ exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                    

  • Já é a segunda questão estranha que encontro dessa banca nessa prova. Os examinadores que a fizeram não regulam bem da cabeça. Todas as alternativas foram feitas de modo bobo, idiota, com a finalidade mais de confundir do que selecionar o candidato com maior conhecimento.

     

    Segue o fluxo, vamos para a próxima.

  • antonio,

    eu marquei C.

    mas acho que o erro é:

     servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

  • Quanto à alternativa d), talvez a questão seja mais de língua portuguesa do que de direito administrativo. É possível que a banca tenha considerado que não se trata de uma oração adjetiva restritiva ("somente com a aprovação em estágio probatório será possível exercer cargo em comissão), mas sim uma oração com a ordem inversa, o que obriga o uso da vírgula no início da oração. Assim, é possível o exercício de cargo em comissão depois de ter sido aprovado no estágio probatório, bem como é possível o exercício de cargo em comissão antes de ter sido aprovado em estágio probatório.

  • É impressão minha, ou as questões mais confusas não são comentadas pelos professores do QCONCURSOS? Alô, QCONCURSOS, nós pagamos assinatura!

  • É a partir da entrada em exercício, que ocorre num prazo máximo de 15 dias após a posse.

  • Nossa, vc estuda estuda e estuda pra depois ver uma questão dessa e errar por devaneio de banca

  • Acredito que essa questão deve ter sido anulada, pois a alternativa C não está errada apesar de não haver menção ao PAD e apenas a setença condenátoria transitada em julgado.

  • O GABARITO CORRETO É C

  • O cara estuda que nem um condenado pra ver uma palhaçada dessa banca lixo.

  •  § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                     (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Isso não é questão, é a tradução do "pé na bunda" dos candidatos 

  • O Examinador estava em outro mundo nessa hora, ademais, a Lei 8112 fala que são 24 meses, se é a partir do texto da Lei, como a questão pede, é a questão passível de anulação, e se não fosse anulada poderia-se entrar com um mandato de injunção. 

  • Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado. 

    Acredito eu que a intenção da banca foi analizar o senso de atenção para com os candidatos, fiquei pasmo tbm com esta questão... Marquei a Letra C, mas olhe o que encontrei à respeito de tal.... Somente esta palavrinha " ESTÁVEL "

  • Banca lixo, resposta certa ITEM C: 

     

    § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                     (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • A - Errada, pois:

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo,

    B - Errada, pois:

      § 2  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    C - Errada, pois:

      Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    D - Certa, pois:

    § 3  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes

    Depois de aprovado no estágio probatório, ele poderá exercer qualquer tipo de cargo, sem a necessidade de ser exclusivamente no seu órgão.

    E - Errada, pois:

    Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Banca maluca!

  • Questão confusa sou servidor federal e já vivi isso na PRATICA, antes de concluir o meu estágio probatório já no 1 ano de trabalho eu tive uma função gratificada (FG) fui chefe do setor que eu trabalhava durante todo o resto do meu estágio probatório. Inclusive eu tinha subordinados dentro da minha chefia que também estavam em estágio probatório então nessa época eu estava sendo avaliado mais também eu tinha que avaliar o estágio dos meus subordinados ! A forma como eles apresentaram essa questão induziu o erro de muitos.

  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:  

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.          

    § 1 4 (quatro) meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados nos incisos I a V do caput deste artigo.        

    § 2  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    § 3  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.          

    § 4  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.           

    § 5  O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento.     

  • A questão aborda a Lei 8.112/90. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    Alternativa "a": Errada. Quando a Constituição Federal foi promulgada, estabelecia, em seu texto original, que os servidores adquiriam estabilidade após dois anos de efetivo exercício. A Lei 8.112/90, em seu art. 20, com a intenção de regulamentar o dispositivo constitucional indicou que o prazo de 2 anos (vinte e quatro meses) receberia o nome de "estágio probatório". Ocorre que, com o advento da Emenda Constitucional 19/98, o prazo de exercício no cargo para que o servidor efetivo adquira a estabilidade passou a ser de três anos. Ressalte-se que o início da contagem do tempo de estágio probatório ocorre com o início do exercício e não com a posse.

    Alternativa "b": Errada. Conforme estabelece o art. 20, § 2o, da Lei 8.112/90, o servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29 da mesma lei.

    Alternativa "c": Errada. O art. 22 da Lei 8.112/90 dispõe que "O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa".
    Por oportuno, cabe destacar que as hipóteses indicadas acima não são as únicas de perda do cargo. O art. 41, § 1º, da Constituição Federal estabelece que o servidor público, mesmo depois de adquirir a estabilidade, pode perder o cargo em virtude de avaliação periódica de desempenho, processo administrativo em que se assegure ampla defesa ou sentença judicial transitada em julgado. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.

    Alternativa "d": Correta. Nos termos do art. 20, § 3o, da Lei 8.112/90, "O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes".  

    Alternativa "e": Errada. O art. 24, caput, da Lei 8.112/90 estabelece que  "Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica".

    Gabarito do Professor: D

  • caberia recurso

  • Achei q seria a A pq o estágio probatório é realmente 36 meses ou seja 3 anos.

  • Na minha concepção seria a alternativa C... tá muito complicado seguir assim...

  • D) Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação. Mt estranha ser essa correta porque não precisa ser aprovado no estágio Probatório pra exercer cargos em comissão, direção, chefia...

  • O servidor não está sujeito ao estágio probatório, ele é obrigado a passar por ele. Esse é o erro da letra A.

  • o erro da A esta em dizer que o estagio probatório inicia-se a partir da posse. sendo que, o correto é A PARTIR DO EXERCICIO:

    Art. 20. AO ENTRAR EM EXERCÍCIO, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a ESTÁGIO PROBATÓRIO por período de 36 MESES

  • Pessoal, a questão está muito mal redigida! No entanto, a D realmente está correta.

    A regra é que o servidor em E.P exerce qualquer CC no seu órgão e, em órgão diferente, apenas se for DAS 4,5 ou 6.

    Eu lembrei disso e mesmo assim errei a questão porque pensei: "para o órgão de lotação, não é necessário esperar acabar o EP pra poder assumir qualquer CC".

    .

    Porém, "com a aprovação do E.P" é o mesmo que "após o E.P". Reflitam:

    Antes de terminar o E.P pode assumir qualquer CC no seu órgão? Sim!

    Após o E.P pode assumir qualquer CC no seu órgão? Sim!

  • Pedro Henrique, acredito que alternativa C esteja errada porque o cargo não é comissionado, e sim efetivo. Além disso, o servidor estará submetido ao cargo prestado o concurso, e não "qualquer" um.

  • Alternativa D não está mal formulada, está totalmente errada!

    Ela diz que é "dentro do órgão ou entidade de lotação"!

    O servidor em estágio probatório PODE SIM exercer cargo em comissão ou função gratificada dentro do órgão de lotação!

    Parem de ficar fazendo ilações sobre as assertivas quando elas estão notoriamente erradas!

    Questão que poderia ser anulada!

  • A professora escreveu nada com nada na explicação dela sobre a alternativa D.

    Dá pra ver que ela não tá nem aí para o que os usuários do site estão aprendendo.

  • A letra D está errada porque o servidor não precisa ser aprovado no estágio probatório para poder assumir função de confiança, ou seja, cargo ou função comissionado de direção, chefia e acessoramento.

    A alternativa correta seria a C, pois o servidor poderá perder o cargo por SJTJ, PAD e má desempenho.


ID
2314066
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação à estrutura organizacional dos Institutos Federais, prevista na Lei nº 11.892/08, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item D

     

    A) Art. 13. Os campi serão dirigidos por Diretores-Gerais ..

    B) Art 11§ 2° A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    C) Docentes

    D) Correto. Art. 9° Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    E) Colégio de Dirigentes  (Consultivo)
    Conselho Superior (Consultivo e Deliberativo)

     

  • Art. 12. da Lei nº 11.892/08

    Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente. 

    § 1º Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: 
    I - possuir o título de doutor; ou 
    II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior. 
    § 2º O mandato de Reitor extingue-se pelo decurso do prazo ou, antes desse prazo, pela aposentadoria, voluntária ou compulsória, pela renúncia e pela destituição ou vacância do cargo. 

  • não entendi o erro da A. Quem adm o IF ñ é o reitor?

  • Questão D 

    Não há instituto federal com um só campus, a sua estrutura é multicampi, ou seja, constituída por um conjunto de unidades. Cada campus, independente do endereço ou data de criação da instituição que lhe deu origem, possui as mesmas atribuições e prerrogativas, condição que não pode servir a uma atuação não sistêmica, mas ao contrário, a medida do trabalho da instituição – ou o cumprimentos de objetivos e metas  é o resultado do todo. 

  • A letra E não está errada, ambos são consultivos sim, no entanto, o Conselho Superior é também deliberativo.

  • A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior

  • Para que a letra E esteja totalmente errada,deveria está imposta na questão "apenas consultiva" .Sabendo que ambas são classificadas como consultiva.

  • Resposta: Letra D

    a) A administração do Instituto Federal é do Reitor.

    Errado - Art. 13, Lei nº 11.892/08 -  Os campi serão dirigidos por Diretores-Gerais, nomeados pelo Reitor para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade do respectivo campus, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente. 

    b) A Reitoria do Instituto Federal deve ser instalada em local distinto dos seus campi, na capital do estado.

    Errado – Art. 11, § 2º, Lei nº 11.892/08 -  A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    c) Poderá se candidatar ao cargo de Reitor do Instituto Federal qualquer um dos servidores estáveis da autarquia que tenha pelo menos cinco anos de efetivo exercício e que possua o título de doutor.

    Errado – Art, 12, § 1º, Lei nº 11.892/08 - Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: I - possuir o título de doutor; ou II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

    d) O Instituto Federal é organizado multicampi, sendo que, no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios dos servidores, a proposta orçamentária anual não é identificada por campus.

    Correto – Art. 9º, Lei nº 11.892/08 - Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    e) O Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior são órgãos consultivos do Reitor.

    Errado – Art. 10, §2º, Lei nº 11.892/08 - O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo Diretor-Geral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

    Art. 10, §3º, Lei nº 11.892/08 - O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

  • Típica questão na qual a banca estabelece como correta de acordo com sua vontade...

  • Que questãozinha sacana hein!

  • A adm dos IFF's é realizada pelo Colégio de Dirigentes e Conselho Superior. A PRESIDÊNCIA de ambos é realizada pelo Reitor!  > Para não confundir! 

  • Estela Nunes

    "A letra E não está errada, ambos são consultivos sim, no entanto, o Conselho Superior é também deliberativo."

     

    até ai tudo certo, mas os dois não são em função do reitor, conselho superior, seria dos representantes... caso eu esteja errado, me corrija.

  • QUESTÃO MALVADA DEMAIS;...

  • Na primeira tentativa, eu errei também, porque as respostas demandam profundo conhecimento do aparato legal. Para ajudar, seguem os dispositivos relacionados a cada item da questão.

    (a) Art. 10. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior. 

    (b) Art. 11/ § 2o A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    (c) Art. 12. Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnicoadministrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente.  (Regulamento)

    § 1o Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos:

    I - possuir o título de doutor; ou

    II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

    (d) Art. 9o Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    (e) Art. 10. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

    § 1o As presidências do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior serão exercidas pelo Reitor do Instituto Federal.

    § 2o O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo DiretorGeral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

    § 3o O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

    § 4o O estatuto do Instituto Federal disporá sobre a estruturação, as competências e as normas de funcionamento do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior.


ID
2314069
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na Lei nº 11.892/08, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item D

     

    A) Art 7°, VI, c:  cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento.

    B) Art 7°, VI, a: de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia.

    C) Finalidade,  Art.6°, I.

    D) Corrteto, Art 8° 

    E) Art 6° VI - qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino;

  • Art. 8o  No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7o.

     

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

     

    VI - ministrar em nível de educação superior: b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

  • Art. 8o No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7o.

     

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

     

    VI - ministrar em nível de educação superior:  

    a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia;

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

    c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento;

    d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e

    e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica.

     

     

     

  • a) forma profissionais para os diferentes setores da economia

    b) não existe este objetivo

    c) não existe este objetivo

    d) verdadeira. 50% das vagas aos cursos técnicos integrados

    e) não existe este objetivo

  • Institutos Federais:

    mínimo 50% vagas para ensino médio técnico integrado

    mínimo 20% para cursos de licenciatura + programas de formação pedagógica

  • O Instituto Federal deve garantir no mínimo 50% para o ensino médio PRIORITARIAMENTE  na modalidade integrado

    Não é EXCLUSIVAMENTE integrado, cuidado.

  • Resposta: Letra D

    Art. 8º, Lei nº 11.892/08 -  No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7º desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7º.

     

    50 % - Art. 7º, I, Lei nº 11.892/08 - Ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

    20 % - Art. 7º, VI, b, Lei nº 11.892/08 - VI - Ministrar em nível de educação superior: b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

  • Art. 6º No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, em cada exercício, deverá garantir  o mínimo de 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para a educação profissional técnica de nível médio, e o mínimo de 20% (vinte por cento) das vagas para cursos de licenciatura e/ou programas especiais de formação pedagógica, ressalvado o caso previsto no § 2º do art. 8º da Lei nº. 11.892/2008

    Revisão Publicada no Diário Oficial da União em 24 de março de 2017. Publicado do boletim de serviço edição especial de março de 2017

     

  • Prioritariamente

  • Art. 8 No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7 desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7.

    Art. 7 Observadas as finalidades e características definidas no art. 6 desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

  • Gab: D

  • Art. 8o No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei [...]

    Art. 7o Observadas as finalidades e características definidas no art. 6o desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;


ID
2314072
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que concerne aos níveis e modalidades de educação e ensino, previstos na Lei nº 9394/96, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, e tem duração ideal de dezoito anos. É durante este período de vida escolar que toma-se posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa. Serve também para tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento que melhor se adapte.

  • A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

     

    RESPOSTA LETRA C

  • educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Dos 4 aos 17 anos. Educação infantil dos 4 aos 6 anos de idade. Ensino Fundamental duração de 9 anos e Ensino médio duração de, pelo menos, 3 anos.

     

    Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. LETRA D

     

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

     

    § 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais. LETRA C

     

    § 2º O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto nesta Lei. LETRA E

  • mas, a letar Dnao esta correta or que? sendo que o artigo 22 diz justamente isso.

  • A letra c também não está incompleta? Não entendi essa questão.

  •  c) A escola poderá reclassificar os alunos tendo como base as normas curriculares gerais.

  • a pergunta fala de niveis e modalidades e nao de processo avaliativo

    e nao de v

  • nula todas as resostas tem erro

     

  • Cabível de recurso.

  • Lei 9394/96 - LDB

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular
    de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por
    forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
    § 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos
    situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

    RESPOSTA CORRETA LETRA "C"


ID
2422216
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma partícula se move na direção horizontal de modo que a sua posição é dada pela seguinte função: X(t) = 4.t²+2.t³/3, onde t está em segundos e X em metros. Podemos afirmar que a aceleração da partícula no instante t = 0.5s é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Derivada

    Formula:  x(t) = 4.t² + (2.t³)/3

    X'(t) = 2 x 4t + (3 x 2t²) / 3

    X'(t) = 8t + (6t²) / 3

    X'(t) = 8 + 2t²

    X'(t) = 8 + 2

    X'(t) = 10m/s²

  • NAO CONSEGUI RESOLVER.

    1º analisando a formula dada pelo exercício, tratei como se tratasse da formula de deslocamento D=Vot+at²/2

    2º usei a formula dada pelo enunciado x(t) = 4.t² + (2.t³)/3 e substituí o t por 0,5 s, já que ele queria nesse tempo >> x= 0,416m

    3º pensei em usar a formula da aceleração a=delta D/deltaT >> a= 0,832 m/s²

    =(

     

  • Derivando a 1ª vez, acha a variaçao de velocidade, derivando a 2 vez, acha se a variaçao da aceleraçao

    X(T)= 4t² + 2T³/3

    X(T)=8T + (6T²/3)

    X(T)= 8+4T

    x(T)= 8+ 4(.5)

    X(T)=10M

     

  • Bruno,

    Você não pode utilizar a analogia com S = So + Vot +at²/2 , pois a trajetória da partícula é dada por um expressão CÚBICA, e não QUADRÁTICA.

    Por exemplo, se a expressão fosse 4t² + 2t/3 , vc poderia fazer a comparação!

     

    Sendo assim, a única maneira de descobrir a aceleração dessa partícula em certo instante é fazendo a segunda derivada da posição, como a Marcela Fragoso fez.......pois se temos a equação da posição de uma partícula, X(t),  a primeira derivada nos dá V(t) , velocidade, e a segunda derivada nos dá a(t), aceleração:

    X(t) = 4t² + 2t³/3  

    dx/dt  = V(t) = 8t + 2t²

    d²x/dt² = a(t) = 8 + 4 . t

     

    Substituindo t = 0,5 s , temos a = 10 m/s²

  • Regra de derivação 

    para calcula a velocidade instantânea é a DERIVADA PRIMEIRA DA POSIÇÃO EM FUNÇÃO DO TEMPO

    para calcula a acelração é a DERIVAÇÃO PRIMEIRA DA VELOCIDADE EM FUNÇÃO DO TEMPO OU A SEGUNDA DA POSIÇÃO 

    ACELARAÇÃO É A DERIVAÇÃO DA VELOCIDADE 

    VELOCIDADE É A DERIVAÇÃO DA POSIÇÃO.

  • Gabarito: B

    Comentário:

    Basta derivar duas vezes a equação para encontrar a equação da aceleração.



    X(t) = 4.t² + (2.t³)/3


    1ª derivada: Velocidade


    X'(t) = 2 x 4t + (3 x 2t²) / 3

    X'(t) = 8t + (6t²) / 3

    X'(t) = 8t + 2t²


    2ª derivada: Aceleração

    X''(t) = (8t + 2t²)'

    X''(t) = 8 + 4t


    Agora substituindo 0,5 no lugar de t, temos:


    X''(0,5) = 8 + 4.0,5

    X''(0,5) = 8 + 2

    X''(0,5) = 10 m/s²


ID
2422219
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um objeto é abandonado de uma altura de 16 metros do solo. Qual será a distância percorrida pelo objeto quando ele atingir uma velocidade que é 3/4 da velocidade na qual ele atingirá o solo? Despreze os efeitos de resistência do ar e desconsidere as dimensões do objeto.

Alternativas
Comentários
  • NÃO CONSEGUI RESOLVER, O QUE FIZ DE ERRADO?

    1º joguei na formula D=Vot + 1/2at² >>  T=0,8s

    2º usei V=Vo+at para achar Vfinal >>> V=8 m/s

    3º calculei os 3/4 da Vfinal >>>  V= 6m/s

    4º usei toricelli para achar o deslocamento na V pedida pelo exercício. V²=Vot²+2ad >> d= 1,8 m

    = ( 

  • Primeiro, temos que utilizar Torriceli para achar a velocidade no final da queda: 

     

    V² = (Vo)² + 2 . g . H   ----> corpo abandonado, Vo = 0   -----> V = √2gH 

     

    Queremos então a distância percorrida quando a velocidade for 3/4 disso, ou seja, quando V= (3/4) . √2gH

     

    Logo, utilizando Torriceli novamente,

    V² = (Vo)² + 2 . g . ∆S

    [ (3/4) . √2gH ]² = 0 + 2g . ∆S

    ∆S = 9H/16

    Como H = 16 metros, temos ∆S = 9 m.

    Obs: Bruno, você errou conta....esse tempo não dá 0,8 s , mas sim 1,8 s (aproximadamente, usando g = 10 m/s²)

  • Sabendo que ele foi abandonado = velocidade inicial igual a ZERO

    A questão deu a altura = 16m

    A aceleração é a gravidade = 10m/s^2

    Sendo assim, basta jogar na fórmula de Torricelli e achar a velocidade final

    Vf^2 = Vi^2+ 2.10.16

    Vf= 8Raiz de 5 ----> A questão pede o trajeto com a velocidade 3/4 da final, sendo assim --> 3/4x8raiz de 5 = 6raiz de 5

    Joga na Torricelli de novo:  9 metros percorridos com 3/4 da velocidade final

  • Pela Lei da Conservação da Energia 

    1º para todo o percurso 

    Vo=0

    mgh=1/2(m (Vf)²)

    para a distância percorida com Vf= 3/4

    mgD= 1/2 (m(3/4)²) 

    dividindo ambas as equações, temos:

    D/h = 9/16

    h=16m

    16D= 9.h

    16D= 144

    D= 144/16

    D=9m

  • Resolução desenhada: https://sketchtoy.com/69239223


ID
2422222
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um objeto é lançado obliquamente de uma altura de 10m do solo. A velocidade de lançamento é de 10m/s e o ângulo de lançamento é de 30º. Podemos afirmar que o tempo de voo do objeto até chegar no solo é de:

Alternativas
Comentários
  • Cuidado para não esquecer de acrescentar os 10m na descida, caso contrário irá errar por bobeira!

    Ache a velocidade no eixo y (10m/s x seno de 30 graus) e o restante use torricelli e V= V0 +a.t

  • 1/2=v/10

    v=5

     

    5=10/t

    t=2s

     

    Letra B.

  • tempo até ao meio da parabola, onde teremos a Vy= 0 

    Vy= Vo-gt

    Vy=0

    0=Vo-10t

    -Vo=-10t  x(-1)

    t= Vo/10

    tempo até a altura máxima, para todo o percuso, basta multiplicar por 2, teremos o tempo de subida e descida

    t= 2.Vo/t

    v= 10m/s

    t= 20/10

    t= 2s

  • Macete:

    Fórmula do S o r v e t e

    S = So + vt

     

    Sabendo dessa fórmula teremos que decompor a velocidade pois o que nos interessa é a velocidade no eixo y.

    Vy = V x sen 30º = 10 x 1/2 = 5

     

    Agora é só substituir:

    S = So + vt

    0 = 10 - 5t

    5t = 10

    t = 2 segundos

     

    GABARITO: B

     

  • Todos os comentários estão errados. Para calcular o tempo de voo, primeiro deve cacular a altura máxima para uma velocidade inicial de 10 sen 30 (V² = Vo² - 2aH). Em seguida calcular o tempo para a altura máxima (V= Vo + at). Depois soma a altura máxima encontrada com 10m. Calcula-se o tempo de descidade da altura total (altura máxima + 10m) e soma-se com o tempo que levou para chegar a altura máxima.

  • Vy²=Voy²- 2*a*hy           Voy= sen (30) * 10 = 5 m/s     menos (-): pois aceleração está contraria a da velocidade.

    0= 5² - 2*10*hy               Hy= 1,25m          v=vo - a*t      0 = 5 - 10 t              t = 0,5 s

    H=at²/2                    10+1,25 = 5 * t²               t= 1,5 s

    Ttotal = 1,5 + 0,5 = 2 s

  • Todos os comentários estão errados. 

    Primeiro, deve-se achar o tempo de subida:

    T=Voy/g

    Sendo que Voy= Vosen(teta)

    T= Vosen(teta)/g

    T= 10.sen30/10

    T= 0,5 segundos

    Tempo total= 1

    Só que esse tempo total é até o objeto "voltar" obliquamente aos dez metros de onde saiu, falta ainda o tempo do objeto para quando ele ultrapassar a altura de dez metros, só então teremos o tempo de percurso:

    Logo:

    Y=Yo+Voy+(gt^2)/2

    10= 0+5+(10t^2)/2

    5=5t^2

    T=1

     

    Agora o tempo total de percurso é :

    Tempo de voo até o dez metros + o tempo de voo depois dos dez metros. Logo é 2!

  • H = ho + voy.t - (g.t²)/2

    0 = 10 + 5t - 5t²

    Discriminante = 5t² - 5t - 10 que pode ser simplificado por 5. ficando = t² - t -2 Aplica-se Bháskara

    Chegaremos em x' = 2 ; x'' = -1, como o unico valor que interessa é o positivo, conclui-se que

    tempo = 2s.

  • raciocinio logico: se vc achar altura maxima = 0,5t então vc deduz que tempo total é um e que + 10m não passará de 2 s então não é 3 nem 1s é 2

  • Acho até legal inventarem gravidade=10m/s² sem o exercício dar, conseguir com apenas 3 valores realizar 3 equações, mas perder 6 a 7 minutos fazendo tudo isso em uma questão apenas numa prova de 120 questões não é possível.

    Então vamos simplificar:

    O ângulo de lançamento é de 30°, mas quando o objeto começa a percorrer o trajeto abaixo da linha dos 10m que foi lançado é formado um novo ângulo de 30°, logo, um ângulo anulará o outro ou pra quem gosta de fazer contas sem necessidade seria isso:

    sen30+sen30, ou seja, 0,5+0,5=1,

    Como eu odeio fazer conta sem necessidade então é suficiente pra saber o tempo.

    D=10+10=20m pois no final das contas os sen30 vão se anular mesmo

    V=10m/s

    T=D/V

    T=20/10

    T=2 seg

    letra B


ID
2422225
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considere uma roda rígida executando apenas um movimento de rotação em torno de um eixo que passa pelo seu centro. Em relação aos pontos da roda, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a)  ERRADO. Os pontos mais distantes do eixo tem velocidade linear maior.

    b) ERRADO. Os mais afastado possuem maior velocidade linear, como disse acima.

    c) ERRADO. A velocidade angular de qualquer ponto da roda é igual.

    d) GABARITO.

    e) Qualquer ponto na roda o periodo vai ser idêntico.

  • Questão muito boa para revisar os principais pontos da (MCU) e (MCUV)
    a) (errado)
    Tomemos a seguinte hipótese:
    Na roda rígida partindo do seu centro um raio R até um ponto A, e outro raio maior 2R até um outro ponto B. 
    Assim temos que a velocidade linear em cada um dos pontos:
    Va = 2.(pi).R/T     e    VB= 2.(pi).2R/T            ~~~~~>    Organizando melhor as equações temos:
    Va = 2.(pi).R/T     e    VB= 2.(2(pi).R/T)          ~~~~~>     a velocidade Linear  no ponto B é o dobro da velocidade no ponto A;
    b) (errado) Da hipóteze anterior quanto mais afastado do centro maior a velocidade;
    c) (errado) A velociade angular e a variação do ângulo no tempo, sendo assim ela não depende da distancia do centro(R);
    d) (CORRETO)   A aceleração centripéta: Acp = V²/r, pode ser reescrita como o produto da velocidade angular pela velocidade linear,
    Acp = V.W (recomendo a realização da questão que trata desta igualdade Q892784). Como a velocidade linear(V) aumenta com o tamanho do raio, Acp será maior quanto maior a distância do centro do disco;
    e) (errado) O período para qualquer um dos pontos e o mesmo, basta lembrar que os mesmos são fixos em uma roda rígida; 

  • Só ficar ligado e com atenção nessas dos pontos mais afastados;

    E velocidade linear é diferente de angular

    Calmo ai, se a aceleração centripeta é inversamente proporcional ao raio, quanto mais afastado( mais raio) a aceleração não é MENOR????????????????

  • INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO MOVIMENTO CIRCULAR

    - A velocidade angular da particular em M.C é igual em qualquer ponto.

    - O período de rotação da partícula em M.C é igual em qualquer ponto.

    - A velocidade linear é maior à medida que se afasta do eixo.

    - A aceleração centrípeta também é maior à medida que se afasta do eixo.

  • Alguém me explica por que se Acp é o inverso do Raio (Acp = V²/R), por que ela não é menor quanto maior o Raio?


ID
2422228
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma partícula está submetida a uma força dada pela seguinte expressão: F(x) = A.(X – 1), onde F(x) é a força dada em newtons, X é a posição da partícula em metros e A é uma constante. Podemos afirmar que o trabalho realizado por esta força entre as posições X = 0 e X = 6m vale:

Alternativas
Comentários
  • Sabemos que T = F.d e que a equação F(x) = A (x - 1) fornecida pela questão representa uma reta em que o eixo F(x) é a força e o eixo X é a posição, portanto podemos determinar o trabalho pela área desse gráfico.

    Utilizaremos 2 pontos notáveis:

    F(0) = A. (0 -1) = -A

    F(6) = A. (6 - 1)= 5A

    Aconselho a desenhar esse gráfico para facilitar o entendimento. O eixo F(x) será graduado de -A até 5A e o eixo X de 0 a 6. Traçamos uma reta do ponto (0,-A) ao ponto (6,5A).

    Formaremos duas áreas triangulares da reta até o eixo X, essa área é o trabalho. A área que estiver acima do eixo X será trabalho positivo e a que estiver abaixo do eixo X será trabalho negativo.

    Há a necessidade de mais um ponto notável para determinarmos em que ponto a reta corta o eixo X, portanto:

    F(x) = 0

    0 = A. (x - 1)

    Ax - A = 0

    x = 1

    A área positiva será um triângulo de 5x5A de valor (5.5A)/2 = 12,5A e a área negativa será um triângulo de 1xA de valor (1.1A)/2 = 0,5A 

    T = 12,5A - 0,5A

    T = 12A

  • Uma outra maneira de se resolver é através de integração":

    Sabemos que T = integral (F(x) dx)

    Entao, T = integral de 0 a 6 (A*(x-1) dx) = integral de 0 a 6 (Ax-A dx)

    Integrando, T = A*(6)ˆ2/2 - A*(6)

    T = A*36/2 - 6*A

    T = 18*A - 6*A

    T = 12A

  • A integral da força em relação ao espaço percorrido é igual ao trabalho


ID
2422234
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma esfera maciça de densidade d1 e massa m se encontra dentro de um recipiente que contém um líquido de densidade d2 , de modo que d2 =4.d1 . A esfera está presa no fundo deste recipiente por um fio. A distância da esfera até a superfície do líquido é H. Considere que o diâmetro da esfera é muito menor que H. Se o fio for cortado, desconsiderando as forças de viscosidade entre o líquido e a esfera e que aceleração da gravidade é g, podemos afirmar que o tempo gasto para que a esfera chegue até a superfície do líquido é dado pela expressão:

Alternativas
Comentários
  • Esfera está subindo,pois a densidade do fluido é maior do que a da esfera. Logo, usando a segunda lei de newton, tem-se.

    Empuxo - peso = m_esfx(aceleração)

    aceleração=3g       (1)

    Usando a seguinte equação:

    H =H_o +v_ot +1/2xaceleração.t^2     (2)

    Substituindo (1) em (2), obtém-se .

    t=raiz quadrada(2H/3g)

     

     

  • Por favor daria para descrever melhor? porque aceleraçao da 3g?nao consegui entender! a resoluçao esta bem sucinta demais!!

  • Fr = ma

    E-P=ma

    m2g-mg=ma

    d2Vg-mg=ma

    4d1Vg-mg=ma

    4mg-mg=ma

    3mg=ma -> a =3g

  • De acordo com a 2ª lei de Newton, Fr = m.a. Assim, temos no sistema com a corda partida que o empuxo leva a esfera pra cima e o peso é pra baixo tornando o sistema:

    Empuxo - Peso = m.a => d4.Vesf.g - d1.Vesf.g = d1.Vesf.g.a

    Onde:

    d4 = densidade do líquido

    Vesf = volume da esfera

    g = aceleração da gravidade

    d1 = densidade da esfera

    a = aceleração resultante

    Cancelando os termos possíveis, temos que a = 3 m/s², e não 3g.

    Obs.: o volume utilizado no empuxo é o volume de fluido deslocado. Como a esfera está totalmente submersa, o volume de fluido que foi deslocado foi o próprio volume da esfera.


ID
2422237
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um anel fino de raio R e massa m, rola sem deslizar num plano inclinado de ângulo 30º a partir de altura de 20m em relação à base do plano. Sabendo que o anel partiu do repouso e que seu momento de inércia em relação ao eixo principal vale m.R², o tempo em segundos que o anel gasta para chegar até a base do plano vale:

Alternativas
Comentários
  • ma_x = mgsen(&) - Fat, onde & é o ângulo e Fat é a força de atrito

    Em y nada acontece então não mexemos.

     O torque é N = FR e também N = I*(dω/dt), igualando: FR = I*(dω/dt), onde F = I*(dω/dt) / R

    dω/dt = a_x / R, substituindo na equação anterior: F = I*(a_x / R) / R. 

    F = I * a_x / R², 

    Mas I = m*R², substituindo fica: F = (m*R²) * a_x / R² e portanto chegamos a F = m*a_x.

    F = Fat = m*a_x, substituindo na primeira equação ma_x = mgsen(&) - m*a_x  que é 2ma_x = mgsen(&)

    Logo a aceleração em x é a_x = gsen(&) / 2 = 10*0.5 / 2 => a_x = 5/2 

    Substituindo em Torricelli: v² = vi² + 2*a_x*Δx, onde vi = 0, e v² = 2*5/2*Δx = 5Δx => v = raiz(5Δx)

    Do triângulo tiramos sen(30) = 20 / Δx, então Δx = 40 metros, substituindo em v = raiz(200) = 10*raiz(2)

    Substituindo em v = vi + at, temos que vi = 0, fica então v = at:

    10*raiz(2) = 5/2*t  ==> t = 4*raiz(2). Gabarito

     


ID
2422240
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma esfera rígida de massa M e raio R é lançada numa pista horizontal, de modo que o seu centro de massa tenha uma velocidade inicial Vo, mas sem velocidade inicial de rotação. A esfera executa inicialmente um movimento de rolamento com deslizamento. Sabendo que o momento de inércia da esfera em relação a um eixo que passa pelo diâmetro dela vale 2M.R²/5, e o coeficiente de atrito cinético entre a esfera e a superfície horizontal é µ, quanto tempo decorre desde o lançamento da esfera até o momento em que ela passa a executar o movimento de rolamento puro?

Alternativas
Comentários
  • Dados: esfera de massa M; velocidade inicial Vo; coeficiente de atrito cinético μc; Momento de inércia: I = 2/5MR^2

    A esfera desliza inicialmente, quanto tempo até começar a rolar?

    (1)   Fa = -- M(dv/dt)  

    (2)    Fa*R = I*(dω/dt)  ==>  Fa = I*(dω/dt)* 1\R

    Igualando 1 e 2:

    (3)    M(dv/dt) = -- (2/5MR^2)*(dω/dt)* 1\R  ==>  dv = -- (2/5R)*dω

    Enquanto houver deslizamento V que está alto vai diminuindo e ω que está pequeno aumentando, até que o deslizamento cesse, ficando: Vf = ωR.

    Integrando o último termo (3), de Vo a Vf e de 0 a ω.

    Vf - Vo = -- (2/5)R*ω 

    Substituindo Vf por ωR

    Vo = (2/5)R*ω + ωR = (7/5)R*ω = (7/5)R*ω  ==>  Vo = (7/5)R*ω 

    Isolando a velocidade angular: (5Vo) / (7R) = ω

    Falta a aceleração angular dω/dt. ==> Fa*R = I*(dω/dt)  ==>  μc*Fn*R = I*(dω/dt)  ==>  μc*Mg*R = (2/5MR^2)*(dω/dt) 

    dω/dt = 5μc*g / (2R)

    Substituindo os achado  em ω ωo + (dω/dt)*t, temos

    (5Vo) / (7R) = 0 + 5μc*g / (2R) * t

    t = 2*Vo / 7μc*g ==> Gabarito letra (a)

     

     

  • Olá, Não entendi pq não posso somar o momento angular de translação ao momento angular intríseco. Caso seja zero o de translação (?), fica a dúvida, pois a aceleração calculada a partir do torque total, não iria bater com o resultado obtido usando a equação Vf=Vo - at, substituindo Vf. Tentei resolver usando conservação da energia cinética e conservação do momento angular e não foi. Valeu!

  • grandes bençãos para todos


ID
2422243
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um projétil de massa m e velocidade inicial Vo atinge um bloco de massa M inicialmente parado. O projétil atravessa o bloco e sai com uma velocidade igual a Vo/3 no mesmo sentido da velocidade inicial. Qual é a velocidade final do bloco?

Alternativas
Comentários
  • Pela conservação da quantidade de movimento:

     

    Qantes = Qdepois

    m.Vo = m.Vo/3 + M.V  -> o MMC da equação é 3, então:

    3.m.Vo = m.Vo + 3.M.V  --> 2.m.Vo = 3.M.V --> V = 2.m.Vo/3.M 

  • Gabarito B

     Usando a teoria de conservção de movimento, temos que :

    A quantidade de mov do projétil antes e depois é :

    Qa=Qd

    mVo=  mVo/3 + Mv

    3mVo = mVo + MV

    3mVo = mVo + 3MV

    3mVo - mVo = 3MV

    2mVo/3M = V

    Erros, corrijam-me por favor!

    Força!

  • A única coisa que eu não entendi foi essa segunda parte da equação.

    m.Vo = m.Vo/3 + M.V

    Isso seria considerado uma explosão?


ID
2422246
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física

Um grande recipiente para armazenar água tem um formato cúbico onde cada uma das suas dimensões vale 10m. Qual é o módulo da força resultante (em Mega-newtons) sobre uma das paredes do recipiente quando o nível de agua é igual a 6m? Considere que a densidade da água é igual a 1000,0Kg/m3 .

Alternativas
Comentários
  • A questão foi anulada pelo concurso.

  • p = dF/dA

    dF = p.dA

    dF = ρ.g.y.dA

    dF = ρ.g.y.L.dy

    F = ρ.g.L∫ydy

    F = ρ.g.Ly²/2 (0 até 6m)

    F = 1000.10.10.6²/2 = 1,8 MN


ID
2422249
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Um cano cilíndrico encontra-se no chão de uma casa e possui um diâmetro d. O cano transporta água a uma pressão de 10 atm e velocidade 2m/s. Num determinado ponto, o cano estreita o seu diâmetro para d/2. Considerando que a densidade da água vale 1000kg/m³, podemos afirmar que a pressão da água na parte estreita do cano vale aproximadamente:

Alternativas

ID
2422252
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Quando uma fonte emite um som e existe um movimento relativo entre a fonte e o receptor do som, a frequência do som percebido pelo receptor é diferente da frequência emitida pela fonte, sendo este fenômeno chamado de Efeito Doppler. Considerando este efeito podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Se a fonte e o observador estiverem se afastando ou se aproximando, o valor da frequência observada vai depender não só dos valores das velocidades, mas também da direção e sentido de cada uma delas.


ID
2422255
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um corpo de 2kg está preso a uma mola de constante elástica igual a 100N/m, e oscila num plano horizontal de modo que sua posição é dada por X(t) = 5.cos(π.t/2), onde X está em metros e t em segundos. Despreze a massa da mola e também qualquer efeito devido ao atrito. Analise as seguintes informações sobre este movimento.
I) Em t = 1s a posição do corpo será igual a zero.
II) Em t = 5s o módulo da aceleração é máximo.
III) A energia mecânica total do sistema é 1250 joules.
As afirmações CORRETAS são:

Alternativas
Comentários
  • resposta letra b,

    I) Em t = 1s a posição do corpo será igual a zero. Substitui t por 1  X(1) = 5.cos(π.1/2), se cos π./2=0 , logo x(1) é zero.

    II) Em t = 5s o módulo da aceleração é máximo. Para ter aceleração máxima, a força da mola deve ser máxima, e a força só é máxima nos pontos extremos, isto é, nas amplitudes máximas que pela equação nós observamos que é 5. Substituindo o tempo 5s em X(5) = 5.cos(π.5/2), vc vai ter como resposta que cos 5π/2=0, logo x(5) =o novamente , o que torna a questão errada.

    III) A energia mecânica total do sistema é 1250 joules. A energia mecânica para o MHS sempre pode ser encontrada com E=k.A²/2, E=100.5²/2 = 1250 J.

    Enfim, cálculo nunca é fácil de escrever aqui... espero ter ajudado.

  • Para os colegas que ficaram com dúvidas sobre alguns detalhes trigonométricos que a questão envolvia:

    --> cosπ = cos180º

    cosπ/2 = cos90º = 0

    --> Amplitude máxima neste caso que temos X = 5.cos(π.t/2)

    -1 ≤ cos(x) ≤ 1  

    Valor máximo que o cosseno pode ter é 1 -----> Amplitude máxima = 5 x 1 = 5

  • Energia mecânica no MHS = k.A²/2

    k = constante da mola

    A= amplitude (que vem antes do cosseno na equação)


ID
2422258
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um tubo sonoro aberto nas duas extremidades, emite uma frequência de 680Hz para o sexto harmônico. Sabendo que a velocidade do som emitido vale 340m/s, qual é o comprimento do tubo?

Alternativas
Comentários
  • fn= n.v/2l

  • não entendi essa fórmula fb Souza. Alguém poderia explica as variáveis ?

     

  • É SIMPLES! COMO SE TRATA DE UM TUBO ABERTO, A FREQUENCIA É DADA PELA EQUAÇÃO: Fn = n.V/2.l, (OBSERVE QUE O HAMÔNICO É 6) 

    SUBSTITUINDO: 

    F6 = 6.680 / 2.340; DISSO TEMOS QUE: F6= 1,5 m

  • Francisco chegou na resposta certa, porém os valores estão no lugar errado...

    Usa-se a fórmula de onda estacionarias para TUBOS ABERTOS, lembrando que tubos abertos podem ter harmônicos de qualquer valor (n= 1, 2, 3, 4, 5...), já tubos fechados só podem assumir valores impares (n= 1, 3, 5, 7...), sendo a formula do tubo fechado f = n.v/4L

    Usaremos para TUBO ABERTO, como é falado no exercício, além disso ele já deixa explicito que se trata do sexto harmônico, logo n = 6.

    f = n. v / 2. L

    680 = 6 .340 / 2. L

    L = 6.340 / 2 .680

    L = 1,5 m


ID
2422261
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um objeto real se encontra em frente a um espelho esférico côncavo voltado para a superfície refletora do mesmo, de modo que a distância do objeto até o espelho é
dob = 3.f, onde f é a distância focal do espelho. Para esta situação, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • 1º Passo:     Aplicação direta da equação de Gauss:   1/f = 1/p + 1/p'        (i)

     

    Onde: f = distância focal do espelho;  p = distância do objeto ao vértice do espelho; p' = distância da imagem ao vértice do espelho.

    (Obs.: Lembrando que o vértice do espelho é o ponto de encontro entre o eixo principal - onde se encontra o foco principal - e o espelho.)

     

    Dado que dob = 3.f = p     (ii)

     

    Fazendo (ii) em (i), temos:    1/f = 1/3.f + 1/p'      →     p' = 3.f/2       (iii)

     

    2º Passo: Utilização da equação de aumento linear transversal:

     

    Como se deseja obter a relação de tamanhos da imagem e do objeto, usamos:    A = - p'/p     (iv)

     

    Assim, usando (ii) e (iii) em (iv), temos:

     

    A = - 1/2    →    A imagem é real, invertida, com metade do tamanho do objeto!!!

     

    Gabarito: Letra D

  • ou ...

    pode usar a relação:

    A = f / (f - p),

    que decorre das equações usadas pelo colega acima!


ID
2422264
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um mol de um gás monoatômico ideal, que está inicialmente a uma temperatura To, sofre uma transformação isovolumétrica, de modo que a sua pressão triplica. Em seguida, o gás sofre uma nova transformação isotérmica, de modo que o seu volume dobra de valor nesta transformação. A quantidade de calor que o gás recebeu ao longo de todo o processo é igual a: Obs.: considere R a constante geral dos gases.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode ajudar?

  • letra d)

    dQ1 = dW1 + dU1

    ΔQ1 = 0 + 1,5.n.R.(3To - To) = 3.n.R.To

    dQ2 = dW2 + dU2

    dQ2 = p.dV + 0

    dQ2 = (1/V).n.R.T.dV

    dQ2 = (1/V).3.n.R.To.dV

    dQ2 = 3.n.R.To.(1/V).dV

    ΔQ2 = 3.n.R.To.[ln2V - lnV]

    ΔQ2 = 3.n.R.To.ln2

    ΔQ = ΔQ1 + ΔQ2 = 3.n.R.To.(1+ ln2)


ID
2422267
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma amostra de n mols de um gás ideal se expande isotermicamente, de modo que o seu volume triplica. Podemos afirmar que a variação da entropia neste processo é igual a:

Alternativas
Comentários
  • letra c)

    S=dQ/dT

    dQ=dW+dU, dU=0 (isoterma)

    dQ=dW=integral(p.dV)

    p=nRT/V

    dQ=integral[(n*R*T/V)dV]

    dQ=nR lnV

    S*dT = n*R*T*[lnV] de V áte 3V

    S*T= n*R*T*[ln3V -lnV]

    S = nRln(3V/V)

    S = nRln3


ID
2422270
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física

Quatro cargas elétricas pontuais de módulo Q estão dispostas nos vértices de um quadrado de lado L. Três cargas são positivas e uma das cargas é negativa. A expressão que fornece o módulo campo elétrico no centro do quadrado é: Obs.: considere a constante eletrostática para o meio igual a K

Alternativas
Comentários
  • Questão ANULADA pelo concurso.

  • Questão anulada porque a resposta é 16KQ/L^2


ID
2422273
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Num dado circuito elétrico, temos uma fonte ideal que trabalha com uma força eletromotriz ɛ. Ligamos a esta fonte três resistores iguais em série, de modo que obtemos uma corrente elétrica igual a 3A. Qual será a corrente elétrica total neste circuito se associarmos os três resistores em paralelo e ligarmos na mesma fonte?

Alternativas
Comentários
  • Caso 1:

    Rt = ɛ/3 e R1 = R2 = R3 = ɛ/9

    Caso 2 - paralelo:

    Rt'=R1//R2//R3 = ɛ/27

    e

    it = ɛ/Rt' = ɛ/(ɛ/27) = 27

  • serie:

    Req= 3R, por ser R1=R2=R3

    E=R.I, logo: E=3R . 3, E= 9R

    paralelo:

    Req= R/3, por ser R1=R2=R3

    I = E/Req, logo: I= 9R/ R/3= 27A


ID
2422276
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma esfera não condutora de raio R tem sua carga distribuída da seguinte forma: de r = 0, centro da esfera, onde r é a posição radial, até a posição r = R/2, a densidade de carga vale +ρ; e de r > R/2 até r = R, a densidade vale +2ρ. Qual das expressões abaixo representa o campo elétrico na superfície da esfera em r = R?
Obs.: considere que ɛ é a constante de permissividade elétrica.

Alternativas
Comentários
  • Use a Lei de Gauss: EdS = Q/ ∈

    Calcule o valor de Q, lembrando que são duas distribuições diferentes (0 até R/2 e de R/2 até R).

    Dá um trabalho maneiro,  mas é uma questão bem bonita!!

  • dq=ro*dV

    dV=4*pi*r^2dr

    q=integral(ro*4*pi*r^2dr)

    0-R/2 => q1=ro*pi*(R^3)/6

    R/2 - R => q2 = 14*ro*pi*(R^3)/6 (nesse trecho ro'=2ro)

    Q=q1+q2= 15*ro*pi*(R^3)/6 = 5*ro*pi*(R^3)/2

    E*S = Q/ ∈

    E*4*pi*(R^2)= 5*ro*pi*(R^3)/2 / ∈

    E = 5*ro*pi*R/8∈


ID
2422282
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em 1905, Albert Einstein explicou o efeito fotoelétrico que acontece quando a luz é incidida sobre a superfície de um metal e a partir disto elétrons são emitidos da superfície. A energia cinética máxima dos elétrons emitidos é dada por Ec= hf – W, onde h é a constante de Planck, f é a frequência da luz emitida e W é uma quantidade de energia chamada de função trabalho.
Analise as seguintes informações abaixo sobre o efeito fotoelétrico.
I) Quando a intensidade da luz emitida na superfície aumenta, a energia cinética máxima dos elétrons arrancados também aumenta.
II) A função trabalho W é a menor energia que o elétron tem que adquirir para ser arrancado do metal.
III) Para um dado metal, o efeito fotoelétrico acontece independente da frequência da luz que incide sobre o metal.
Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • I) ERRADO. Quando a intensidade da luz aumenta, mais elétrons são arrancados, porém a Ec deles continua a mesma.

    II) CERTO. Essa é a definição de W, chamada de função trabalho. Veja que quando hf = W , Ec = 0 ;

    III) ERRADO. Para que o elétron seja emitido, o produto h x f deve superar a função trabalho W do material, e portanto somente a partir de uma dada frequência é que o fenômeno ocorrerá.


ID
2422285
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um átomo excitado pode emitir energia na forma de radiação eletromagnética. Analise as informações abaixo em relação a este fenômeno:
I) Para que haja emissão de energia, é preciso que um dos elétrons seja arrancado do átomo.
II) Para que haja emissão de energia, um dos elétrons tem que se deslocar para um nível de energia mais baixo.
III) A frequência da energia emitida só depende da órbita do elétron.
Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • o elétron não precisa ser arrancado, ele só precisa sair de um estado de maior energia para um de menor energia, os estados de energia são quantizados e depende de outros fatores.

  • QUAIS FATORES?

    E2 - E1 = hf


ID
2422288
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considere dois irmãos gêmeos, Lucas e Gabriel. Suponha que Lucas faz uma viagem numa espaçonave que se desloca numa velocidade igual a 80% da velocidade da luz. A espaçonave faz uma viagem de ida e volta para fora do sistema solar num planeta que fica distante quatro anos-luz da Terra. No momento da partida, os irmãos tinham 10 anos de idade. Supondo que esta situação fosse possível, qual seriam aproximadamente as idades de Lucas e Gabriel, respectivamente, no momento da chegada da espaçonave de volta à Terra?

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Dilatação do tempo: Δt = Δtₒ /(√1 - (v/c)²)

    Para Gabriel, que ficou na Terra, o tempo que Lucas levou na viagem foi   Δt = ΔS/v = (8 anos-luz) / 0,8 c = 8 anos/0,8 = 10 anos

     

    Para Lucas, o tempo (próprio) será : 10 = Δtₒ / (√1 - (0,8c/c)²)   ---->  10 = Δtₒ / 0,6   ---->  Δtₒ = 6 anos

     

    Portanto, Lucas terá 16 anos, e Gabriel 20 anos


ID
2422294
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Duas ondas se propagam simultaneamente na mesma corda esticada:

y1 (x,t) = (4,00mm).sen(2πx – 400πt)
y2 (x,t) = (3,00mm).sen(2πx – 400πt + 0,5π)

Escreva a equação da onda resultante da superposição dessas duas ondas.

Obs.: considere sen(0,3π) = cos(0,2π) = 0,8; cos(0,3π) = sen(0,2π) = 0,6.

Alternativas
Comentários
  • letra c)

    Ym = raiz(4^2+3^2)

    phi = arctan (3/4) = arctan (6/8) = arctan[sen(0,2π)/cos(0,2π)] = arctan[ tan(0,2π)] = 0,2π

    Y = Ym*sen(wt+phi) = 5.sen(2πx – 400πt + 0,2π) 


ID
2422297
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um calorímetro de capacidade térmica 80 cal/ºC, contendo 400g de água a 10ºC, é utilizado para determinação do calor específico de uma barra de liga metálica de 300g. A barra é inicialmente aquecida a 100ºC e imediatamente colocada dentro do calorímetro. Suponha que a água, a barra de liga metálica e o calorímetro formam um sistema isolado.
Sabendo que a temperatura de equilíbrio térmico atingida no calorímetro foi de 20ºC, determine o calor específico do material da barra.
Considere o calor específico da água 1,0 cal/(g.ºC)

Alternativas
Comentários
  • Da lei zero da Termodinâmica, Σ Q = 0, temos:  Q (calorímetro) + Q (água) + Q (barra) = 0

     

    C . (20 - 10)  +  m. c. (20-10)  +  M. c' . (20-100) = 0

     

    10.C  +  10.m.c  =  80. M. c'     →    c' = (C + m.c) / 8.M

     

    c' = (80 + 400 * 1) / 8 * 300

     

    c' = 0,20 cal / g. °C

     

    Gabarito: Letra B.

     


ID
2422318
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um elétron, de massa m e carga q = -e, devido à atração coulombiana, fica em órbita circular ao redor de um próton em repouso. A massa e a carga do próton valem, respectivamente, M e Q = +e. De acordo com o modelo de Bohr, o elétron só pode ocupar órbitas nas quais o seu momento angular obedeça a equação abaixo:
L = n h/2π
onde h é chamada “constante de Planck” e n é um número inteiro (n = 1, 2, 3, ...), conhecido como “número orbital”. Adote k como a constante eletrostática do vácuo, v a velocidade do elétron e sua órbita e R o raio da órbita do elétron. Considerando-se o elétron na n-ésima órbita, ou seja, na órbita caracterizada pelo número orbital de valor genérico n, e desprezando-se a interação gravitacional entre o elétron e o próton, determine a energia total do sistema.

Alternativas
Comentários
  • Et=Energia total

    Ec =Energia Cinética

    EP= Energia Potencial

    Me=Massa do eletron

    R= Raio da órbita

    Et=Ec+Ep

    Et= Me.v^2/2+ K.e.(-e)/R (I)

    dai vamos usar do postulado de Bohr, onde as forças Eletrostática e Centripeta são iguais.

    Fcentripeta=Fcoulomb

    Me.V^2/R=ke^2/R^2

    corta um R dos dois lados e resta

    Me.V^2=ke^2/R

    substituindo II em I (a parte da energia cinética)

    Et= Me.v^2/2+ K.e.(-e)/R

    Et= ke^2/2R -K.e^2/R

    tirando o mínimo

    Et= -ke^2/2R

  • o postulado de Bohr, onde as forças Eletrostática e Centripeta são iguais.

    Fcentripeta=Fcoulomb


ID
2422330
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física

O pêndulo mostrado na figura abaixo consiste em uma esfera uniforme sólida de massa M sustentado por uma corda de massa desprezível. Calcule o período de oscilação do pêndulo para deslocamentos pequenos. Utilize a relação do cálculo do período de um pêndulo físico para pequenas amplitudes conforme a equação: T =2π √I/mgh 
Dado: momento de inércia de uma esfera maciça em torno de um diâmetro: I = 2/5 MR² .

Alternativas
Comentários
  • I = Icm + 2/5 MR^2

    I = ML^2 + 2/5 MR^2

    T = 2pi raiz [ML^2 + 2/5 MR^2/MgL]

    T = 2pi raiz [L^2 + 2/5 R^2/gL]

    cadê a figura?? acredito que a figura mostraria que R = L/2 e com isso:

    T = 2pi raiz[ 11L/10g], seria letra c)

    Questão anulada por não ter a figura.


ID
2422339
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um bloco de 2kg desliza numa superfície horizontal puxado por uma força de 20N que faz um ângulo de 45° com o solo. O coeficiente de atrito cinético entre o bloco e a superfície vale 0,4. Qual é o valor da aceleração do bloco?
Obs.: considere sen(45°)=0,7 e cos(45°)=0,7.

Alternativas
Comentários
  • Fx = Força em x;  Fm = Força motriz;  Fr = Força resultante; Fn = Força Normal ; Cc= Coeficiente de Atrito ; g= aceleração da gravidade ; m= massa ; Fp = Força peso

    Fp= mg   --->   Fp = 2kg*10m/s²  ---> Fp = 20 N

    Fn = Fp - (Sen 45 * Fr)  ---> Fn = 20 N - (0,7*20N) ---> Fn = 6 N

    Fm = Cc * Fn ---> Fm = 04*6 N ---> 2,4 N

    Fx = (cos 45 * Fr) - Fm ---->  Fx =  14 N - 2,4 N = 11,6 N

    ax = 11,6 N/ 2 kg ----> ax = 5,8 m/s²

     

     

     

  • Gabarito D

    Primeiramente, o melhor é desenhar o esquema de forças!

    P = mxg

    P = 2 x 10 = 20 N

    Decompondo F

    F sen45 = 0,7 x 20N = 14N

    F cos45 =  0,7 x 20N = 14N

    Calculando a Fat. ( Atrito)

    Fat = u x N

    Fat = 0,4 x (Fnormal - Fsen45)

    Fat = 0,4 ( 20N - 14N )

    Fat = 0,4 x 6N

    = 2,4 N

    Análise da força resultante :

    F = m x a

    Fcos45 - Fat = m x a

    20cos45 - Fat = m x a

    20Nx 0,7  -  2,4 N = 2kg x a

    14N - 2,4 N = 2a

    11,6N = 2a

    a = 11,6/2

    a=5,8 m/s²

    Erros, avisem-me!

    Força!


ID
2422342
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma haste de comprimento inicial Lo e temperatura inicial To é aquecida até chegar a uma temperatura igual a 9To. Sabendo que o comprimento da haste aumentou em 4%, o coeficiente de dilatação linear desta haste vale:

Alternativas
Comentários
  • A dilatação linear pode ser determinada por: L = L₀ + α.L₀ ΔT     (*)

     

    Como:   L = 1,04L₀     (**)

     

    E, ainda: ΔT = T - T₀  = 9T₀ - T₀ = 8.T₀      (***)

     

    Fazendo (**) e (***) em (*), temos:

     

    1,04L₀ = L₀ + α.L₀ 8.T₀   →    α = (0,04 / 8T₀)

     

    Assim:

     

    α = 5,0.10⁻³ /T₀

     

    Gabarito: Letra C.


ID
2422345
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um mol de um gás monoatômico ideal se encontra dentro de um recipiente inicialmente a uma temperatura To e sofre uma transformação isobárica, de modo que o seu volume dobra de valor. A quantidade de calor que o gás recebeu nesta transformação é dado por:
Obs.: considere R como a constante geral dos gases.

Alternativas
Comentários
  • letra e)

    V/To=2V/Tf => Tf=2To => dU = 1,5 nR dT - 1,5RTo

    dW=pdV => dW = p(2V-V) = pV => dW = nRTo = RTo

    dQ = dW+dU = RTo + 1,5RTo = 2,5RTo

  • P/Calcular o calor a P=cte, utiliza-se a seguinte fórmula:

    Qp= n x Cp x dt

    onde Cp é tabelado como 5R/2 para gás monoatômico. Logo:

    Qp = 1 x (5R/2 ) x To

    Qp = 5R/2 x To

    Qp = 2,5 x R x To

    Qp= 2,5 R To


ID
2422348
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma esfera de massa igual a 2kg está presa a uma das extremidades de uma haste rígida de comprimento igual a 50cm. A outra extremidade da haste está fixa em um eixo de modo que a haste pode oscilar num plano vertical. Quando a haste fizer um ângulo de 30° com a vertical, qual será o valor do torque exercido pela força gravitacional em relação ao eixo?
Obs.: considere a massa da haste desprezível.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.


    T = F*d*senO; a força que atua é o peso, logo


    T = m*g*d*senO

    T = 20*50*10^2*sen30

    T = 5


    T - torque

    F - força

    d - distância

    m - massa

    g - gravidade

  • GABARITO D

    Torque = F x D x sen30 ( Apenas quando a força não é perpendicular) 

    Torque = 2kg x 10m/s² x 0,5m x 0,5

    Torque = 5N.m

    Força!