SóProvas



Prova IFC - 2012 - IFC-SC - Analista de Tecnologia da Informação


ID
1057702
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federativa do Brasil de 1988, é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A- Correta. Artigo 211/CF: "A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino". Alternativa B- Correta. Artigo 212/CF: "A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino". Alternativa C- Correta. Artigo 214/CF: "A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:". Alternativa D- Incorreta! Artigo 206/CF: "O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006) VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII - garantia de padrão de qualidade. VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal". Alternativa E- Correta. Artigo 205/CF: "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".
  • Que questão mal elaborada, certamente coube recurso. A alternativa B está completamente errada com a exclusão de parte do texto previsto na constituição. A receita proveniente de transferências se aplica aos Estados, DF e Municípios. O próprio §1º do artigo 212 exclui a receita transferida pela União aos demais entes do cálculo previsto neste artigo. "§ 1º - A parcela da arrecadação de impostos transferida pela União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, ou pelos Estados aos respectivos Municípios, não é considerada, para efeito do cálculo previsto neste artigo, receita do governo que a transferir.". Ademais não faz o menor sentido dizer que o ensino público no Brasil é ministrado sem observar os princípios que abarcam TODA a administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência. Há de se verificar se esta questão não foi anulada pela banca.

  • A letra D é a incorreta,pois os princípios citados na questão correspondem aos princípios da Administração Pública. O velho bisu: LIMPE!  

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência.

  • A questão exige conhecimento acerca da ordem social - da educação e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos:

    a) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.

    Correto. Aplicação do art. 211, caput, CF: Art. 211.A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.

    b) A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

    Correto. Aplicação do art. 212, caput, CF: Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

    c) O plano nacional de educação, tem objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino.

    Correto. Aplicação do art. 214, caput, CF: Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:   

    d) O ensino público, com pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, será ministrado com base nos seguintes princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Não é somente o ensino público, mas, sim, o ensino, enquanto um todo (público ou privado). Além disso, a banca trouxe os princípios que regem a Administração Pública. Inteligência dos arts. 206 e 37, CF: Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII - garantia de padrão de qualidade. VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal. IX - garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.      Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:      

    e) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa.

    Correto, nos termos do art. 205, CF: Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    Gabarito: D

  • A) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino. Correto. (art. 211)

    B) A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino. Correto. Ela dá, no mínimo, 18% e os outros 25%. (art. 212)

    C) O plano nacional de educação, tem objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino. Correto. Complementando: em diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzem a: erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; melhoria da qualidade do ensino; formação para o trabalho; promoção humanística, científica e tecnológica do País; estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. (art. 214, I - VI)

    D) O ensino público, com pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, será ministrado com base nos seguintes princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência. Completamente errado! Os princípios citados são da ADM Direta e Indireta dos Poderes da União, Estados, DF e Municípios. Os princípios do ensino público são 9: igualdade de condições para acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; gestão democrática do ensino público, na forma da lei; garantia de padrão de qualidade; piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termo da lei federal; garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida. A lei disporá sobre a categoria dos trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, Estad, DF e Municípios. (art. 206)

    E) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa. Correto. Complementando: visando também seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (art. 205)

    Força.

    Josué 1:9


ID
1057711
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Pelos normativos do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, são deveres fundamentais do servidor, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa B narra comportamento que não é dever fundamental do servidor, devendo ser assinalada.


    D. 1171/94: "XIV- São deveres fundamentais do servidor público: 

    u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei".

  • Exercer sua função, poder ou autoridade, mesmo que com finalidade estranha ao interesse público, observando as formalidades legais e os processos administrativos expressos em lei.


    Pelo termo grifado já é possível determinar a questão errada

  • LETRA: b) Exercer sua função, poder ou autoridade, mesmo que com finalidade estranha ao interesse público, observando as formalidades legais e os processos administrativos expressos em lei.

  • Erro da Questão INCOMPLETA e com deslocamento de palavras: 

    Exercer sua função, poder ou autoridade, mesmo que com finalidade estranha ao interesse público, observando as formalidades legais e ??? os processos administrativos expressos em lei.
    Texto da Lei.

    u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;

    Falow Galera!Focu, Força e Fé!


ID
1068802
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1
                 O futuro do trabalho
       “[...]
            Seja como for, é preciso resolver os problemas do desemprego e da informalidade, que são mais acentuados nos países subdesenvolvidos. O caminho é estabelecer políticas de geração de empregos, além de garantir melhores condições para os trabalhadores em ocupações precárias.
            Uma das saídas é a redução da jornada de trabalho: as pessoas trabalham menos para que se abram vagas para as desempregadas. Outra estratégia é instituir programas de formação profissional e de microcrédito para trabalhadores autônomos, desempregados e pequenas empresas.”

Vestibular-Editora Abril, nov., 2002.




Texto 2

                    Conflito de gerações
“- Marquinhos... Marquinhos! [...]
O filho tentou disfarçar, lá no fundo do quintal, tirando meleca do nariz, mas, quando
a mãe chamava assim, era melhor ir. Na cozinha, a mãe ao lado da geladeira
aberta, com uma garrafa e um saco plástico vazios nas mãos:
- Você comeu toda a salsicha?!
- Não é bem verdade...Eu só usei as salsichas pra acabar com a mostarda. Já
estava até verde! Alguém ia acabar comendo estragado e ficar doente.
[...]
- Você tem resposta pra tudo, não?!
- Não é bem verdade... é a senhora que sempre pergunta.
- Você é uma gentinha! Só uma gentinha, tá entendendo?
O filho ficou olhando praquela mãe batendo com o pé no chão, bem nervosa
mesmo, mais alta que a geladeira e tudo. Aí foi obrigado a dizer:
- É... isso eu acho que é verdade.”

BONASSI, Fernando. In: Folha de São Paulo, 23 nov. 2002.

Ao analisar a linguagem e o discurso do texto 1 e do texto 2 respectivamente. Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  •  c)

    no texto 1, a linguagem é mais formal, obedecendo à norma culta; consegue-se ainda identificar um discurso indireto, aplicado interpretativamente às questões sociais. Já no texto 2, além de uma linguagem informal, em que se notam repetições e frases, ocorre, também, um diálogo entre mãe e filho. 


ID
1068805
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder a questão. 


Desterritorializar

      As buscas mais radicais sobre o que significa estar entrando e saindo da modernidade são as dos que assumem as tensões entre desterritorialização e reterritorialização. Com isso refiro-me a dois processos: a perda da relação "natural" da cultura com os territórios geográficos e sociais e, ao mesmo tempo, certas relocalizações territoriais relativas, parciais, das velhas e novas produções simbólicas. 
      Para documentar essa transformação das culturas contemporâneas, analisarei primeiro a transnacionalização dos mercados simbólicos e as migrações. Depois, proponho-me a explorar o sentido estético dessa mudança seguindo as estratégias de algumas artes impuras.
      1. Houve um modo de associar o popular com o nacional que nutriu, conforme notamos em capítulos anteriores, a modernização das culturas latino-americanas. Realizada primeiro sob a forma de dominação colonial, logo depois como industrialização e urbanização sob modelos metropolitanos, a modernidade pareceu organizar-se em antagonismos econômico-políticos e culturais: colonizadores vs. colonizados, cosmopolitismo vs. nacionalismo. O último par de opostos foi o utilizado pela teoria da dependência, segundo a qual tudo se explicava pelo confronto entre o imperialismo e as culturas nacional-populares. 
      Os estudos sobre o imperialismo econômico e cultural serviram para conhecer alguns dispositivos usados pelos centros internacionais de produção científica, artística e comunicacional que condicionavam, e ainda condicionam, nosso desenvolvimento. Mas esse modelo é insuficiente para entender as atuais relações de poder. Não explica o funcionamento planetário de um sistema industrial, tecnológico, financeiro e cultural, cuja sede não está em uma só nação, mas em uma densa rede de estruturas econômicas e ideológicas. Também não dá conta da necessidade das nações metropolitanas de flexibilizar suas fronteiras e integrar suas economias, sistemas educativos, tecnológicos e culturais, como está acontecendo na Europa e na América do Norte. 
      A desigualdade persistente entre o que os dependentistas chamavam o primeiro e o terceiro mundo mantém com relativa vigência alguns de seus postulados. Mas ainda que as decisões e benefícios dos intercâmbios se concentrem na burguesia das metrópoles, novos processos tornam mais complexa a assimetria: a descentralização das empresas, a simultaneidade planetária da informação e a adequação de certos saberes e imagens internacionais aos conhecimentos e hábitos de cada povo. A disseminação dos produtos simbólicos pela eletrônica e pela telemática, o uso de satélites e computadores na difusão cultural também impedem de continuar vendo os confrontos dos países periféricos como combates frontais com nações geograficamente definidas. 


[....] CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997. p. 283-350: Culturas híbridas, poderes oblíquos. 

Ao observar estruturação e articulação respectivamente presentes no texto. Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
1068808
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder a questão. 


Desterritorializar

      As buscas mais radicais sobre o que significa estar entrando e saindo da modernidade são as dos que assumem as tensões entre desterritorialização e reterritorialização. Com isso refiro-me a dois processos: a perda da relação "natural" da cultura com os territórios geográficos e sociais e, ao mesmo tempo, certas relocalizações territoriais relativas, parciais, das velhas e novas produções simbólicas. 
      Para documentar essa transformação das culturas contemporâneas, analisarei primeiro a transnacionalização dos mercados simbólicos e as migrações. Depois, proponho-me a explorar o sentido estético dessa mudança seguindo as estratégias de algumas artes impuras.
      1. Houve um modo de associar o popular com o nacional que nutriu, conforme notamos em capítulos anteriores, a modernização das culturas latino-americanas. Realizada primeiro sob a forma de dominação colonial, logo depois como industrialização e urbanização sob modelos metropolitanos, a modernidade pareceu organizar-se em antagonismos econômico-políticos e culturais: colonizadores vs. colonizados, cosmopolitismo vs. nacionalismo. O último par de opostos foi o utilizado pela teoria da dependência, segundo a qual tudo se explicava pelo confronto entre o imperialismo e as culturas nacional-populares. 
      Os estudos sobre o imperialismo econômico e cultural serviram para conhecer alguns dispositivos usados pelos centros internacionais de produção científica, artística e comunicacional que condicionavam, e ainda condicionam, nosso desenvolvimento. Mas esse modelo é insuficiente para entender as atuais relações de poder. Não explica o funcionamento planetário de um sistema industrial, tecnológico, financeiro e cultural, cuja sede não está em uma só nação, mas em uma densa rede de estruturas econômicas e ideológicas. Também não dá conta da necessidade das nações metropolitanas de flexibilizar suas fronteiras e integrar suas economias, sistemas educativos, tecnológicos e culturais, como está acontecendo na Europa e na América do Norte. 
      A desigualdade persistente entre o que os dependentistas chamavam o primeiro e o terceiro mundo mantém com relativa vigência alguns de seus postulados. Mas ainda que as decisões e benefícios dos intercâmbios se concentrem na burguesia das metrópoles, novos processos tornam mais complexa a assimetria: a descentralização das empresas, a simultaneidade planetária da informação e a adequação de certos saberes e imagens internacionais aos conhecimentos e hábitos de cada povo. A disseminação dos produtos simbólicos pela eletrônica e pela telemática, o uso de satélites e computadores na difusão cultural também impedem de continuar vendo os confrontos dos países periféricos como combates frontais com nações geograficamente definidas. 


[....] CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997. p. 283-350: Culturas híbridas, poderes oblíquos. 

Verifique nas frases abaixo a flexão das formas verbais e assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    a) Houve...
    b) Havia...
    c) Correta
    d) ...impedem (não tenho certeza se o erro era esse)
    e) ...opostos foi...

  • Qual é o erro da letra d?


ID
1068814
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema, do escritor modernista, Oswald de Andrade:
Pronominais

Dê-me um cigarro 
Diz a gramática 
Do professor e do aluno 
E do mulato sabido 
Mas o bom negro e o bom branco 
Da Nação Brasileira 
Dizem todos os dias 
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro. 

Disponível em: http://pensador.uol.com.br/frase/NTU4NjA3/ Acesso em: 10 nov. 2012. 


Assinale a alternativa INCORRETA referente ao uso da colocação pronominal:

Alternativas
Comentários
  • Questão equivocada, repare que ele fala "referente ao uso da colocação pronominal" não disse que era referente "ao uso no poema". Na minha opinião facilmente anulável, pois na alternativa "c" afirma que a gramática não admite o uso de pronome antes de verbo, como não!? tem casos que é obrigatório , por exemplo, como no caso de verbo no particípio -(Ela me havia avisado.)   

  • d) afirma que não há normas para o uso de pronomes.

  • Eu havia colocado a letra (c), pois há casos que se aplica sim pronome antes do verbo como:

    - Não se entregaria tão fácil...

    Logo não é correta a afirmação. Se alguém souber explicar a questão, agradeço!

  • d) afirma que não há normas para o uso de pronomes. 

    Alternativa correta "D". Foi solicitado o item INCORRETO.

  • nessa questão a letra C e D poderiam ser consideradas corretas...

  • Questão mal formulada. 

    Não há direcionamento algum.

    Bom... é só uma exceção

    Gabarito: D

  • achei que a banca quis confundir na questão de regras dos pronomes..

     

  • Gabarito D.

    A - correta

    B- Correta

    C - Correta. O que se pode entender é que ele refere-se aos empregos dos pronomes do texto. Onde "me dê" e "me dá" estariam errados por ser início de frase.

    D- errada, gabarito.

    E- acredito que seja por causa da transformação do me de para Dê-me.


ID
1068817
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo:

“Todos os participantes já estavam cientes de que a aventura pela mata seria longa e cansativa, mesmo assim o guia insistiu em que, antes da partida, eles se alimentassem bem. No início da caminhada, ele relembrou a todos de que o retorno seria à noite, ressaltando de que a união era fundamental para a segurança do grupo."

Assinale a alternativa CORRETA a respeito da palavra em negrito no texto:

Alternativas
Comentários
  • Qual é a palavra que devemos analisar ?? não está grifada em negrito...

  • Gabarito C

    Tomara que na prova eu tenha essa sorte também, não vi nenhuma marcação e analisei a primeira ocorrência do trecho "de que", que inicia uma oração subordinada substantiva completava nominal.

    Me corrijam se estiver errada.

  • Nem na prova (segue link abaixo, questão 6, página 6) tem qualquer passagem em negrito...

    http://concursosanteriores.ifc.edu.br/docs/2012b/Provas/ANALISTA_DE_TECNOLOGIA_DA_INFORMACAO.pdf


  • Achei que só eu não estava vendo a palavra em destaque. Em uma prova como responder uma questão dessa, afff

  • Não precisei ver qual palavra estava em negrito. 

    Visivelmente é algum dos "que". 

    E todos são CI, portanto letra C.

  • Alguém fez merda... sinto muito..mas a questão DISSE... EM NEGRITOOOO ... CADÊ O NEGRITO??? KKK... eu me recuso a fazer uma questão dessa..kk

  • Nem todos os "que" são CI como foi dito. Neste caso é. 

  • MERDA DE QUESTÃO!!!


ID
1068820
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia os períodos:

I) Os alunos saíram mais cedo da aula para assistir ao novo episódio de Jornada nas Estrelas.

II) Sou Frankenstein, o terrível, e sempre consigo o que estou a fim.

III) Prefiro rosas, meu amor, à espinhos.

IV) Depois da manifestação na prefeitura, os alunos retornaram à escola.

V) A estrada corre paralelamente a ferrovia e chega a cidadezinha.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I) assistir ao novo episódio (OK)

    II) sempre consigo aquilo de que estou a fim.
        sempre consigo tudo de que estou a fim.

    III) "prefiro rosas a espinhos", sem crase, pois espinhos é palavra masculina.

    IV) retornaram à escola (OK)
    V) corre paralelamente à ferrovia e chega à cidadezinha.

  • galera fiquei na dúvida na IV

    Creio que pelo contexto não da para saber se os alunos retornaram a escola (escolas em geral) ou à escola (escola específica). 

    Então poderia ou não ter crase.

    Sei que com crase está certo,porém queria saber se minha linha de raciocínio está correta.

  • Acho que essa questão não tem resposta...

    I) Os alunos saíram mais cedo da aula para assistir ao novo episódio de Jornada nas Estrelas. (o correto seria "assistir o novo episódio)

    II) Sou Frankenstein, o terrível, e sempre consigo o que estou a fim.  (OK)

    III) Prefiro rosas, meu amor, à espinhos. (correto seria "a espinhos")

    IV) Depois da manifestação na prefeitura, os alunos retornaram à escola.  (OK)

    V) A estrada corre paralelamente a ferrovia e chega a cidadezinha. (correto seria "paralelamente à ferrovia")


    Apenas II e IV estão corretas. Não há alternativa com essa resposta.
  • Na minha opinião, a questão não foi muito bem formulada. Por isso, algumas dúvidas. Por isso devemos estar preparados para as "grandes" bancas, assim como para as "menores" (que normalmente comentem mais esses deslizes).

    1- Considerando que nas gramáticas tradicionais, está dito que “assistir” é transitivo indireto quando significa ‘ser espectador’ (assistir ao jogo, ao filme, à novela) e transitivo direto quando significa ‘cuidar’, ‘tratar’ (o médico assiste o paciente, a mãe assiste o filho gripado);

    2- Levando isso em conta, e descartando a falta de clareza (que pode ter gerado dúvida), a opção correta é a D .


ID
1068823
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Identifique se estão certas (C) ou erradas (E) as orações abaixo em relação às regras de concordância verbal ou nominal.

I)   ( ) Dava meio dia no cortiço; as lavadeiras relaxavam.
II)  ( ) Soou uma hora.
III) ( ) nem um, nem outro sabe matemática.
IV) ( ) a casa apresentava portões e porta estragada.
V)  ( ) senhoras, fiquem alertas para o chamado.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
1068829
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação à oração, identifique a questão INCORRETA quanto à pontuação e quanto à função das classes de palavras respectivamente.

Alternativas

ID
1068832
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A canção João e Maria, de Chico Buarque, usa o tempo lingüístico como uma construção da linguagem.

[...] Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigado a ser feliz
E você era a princesa que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar
Que andava nua pelo meu país

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao emprego dos tempos verbais:

Alternativas
Comentários
  • Modo Pretérito Imperfeito pode ser usado mencionado fato passado que era presente.

    Ex. Ela cozinhava enquanto sua mãe reclamava da cozinha.

ID
1068835
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação à palavra bedel presente na canção supracitada, assinale a opção INCORRETA quanto a sua significação:

[...] Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigado a ser feliz
E você era a princesa que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar
Que andava nua pelo meu país

Alternativas

ID
1068838
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei 8.112, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores públicos Civis da União, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmativas:

( ) O servidor poderá receber indenizações a título de: ajuda de custo, diárias, transporte, adicional noturno e auxílio moradia.
( ) Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício.
( ) O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, mesmo se houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles.
( ) Ao servidor é permitido em situações de emergência e transitórias cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa.
( ) Ao servidor é assegurado o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo. O requerimento será encaminhado diretamente pelo servidor à autoridade competente para decidi-lo.

Assinale a alternativa que representa a seqüência correta, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Questão letra de lei:

    Gabarito: A

    I FALSA - O servidor poderá receber indenizações a título de: ajuda de custo, diárias, transporte, adicional noturno e auxílio moradia.

      Art. 51. Constituem indenizações ao servidor:

      I - ajuda de custo;

      II - diárias;

      III - transporte.

      IV - auxílio-moradia

    Adicional noturno está no art. 61, sobre gratificações e adicionais.

    II VERDADEIRA - Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício.

     Art. 62. Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício.

    III FALSA - O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, mesmo se houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles.

    Art. 120. O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hipótese em que houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles, declarada pelas autoridades máximas dos órgãos ou entidades envolvidos.

    IV VERDADEIRA - Ao servidor é permitido em situações de emergência e transitórias cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa.

      Art. 117. Ao servidor é proibido:

      VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;

    V - Ao servidor é assegurado o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo. O requerimento será encaminhado diretamente pelo servidor à autoridade competente para decidi-lo.

      Art. 104. É assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo.

      Art. 105. O requerimento será dirigido à autoridade competente para decidi-lo e encaminhado por intermédio daquela a que estiver imediatamente subordinado o requerente.


  • Gabarito: A

    I FALSA - O servidor poderá receber indenizações a título de: ajuda de custo, diárias, transporte, adicional noturno e auxílio moradia.

      Art. 51. Constituem indenizações ao servidor:

      I - ajuda de custo;

      II - diárias;

      III - transporte.

      IV - auxílio-moradia

    Adicional noturno está no art. 61, sobre gratificações e adicionais.

    II VERDADEIRA - Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício.

     Art. 62. Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício.

    III FALSA - O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, mesmo se houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles.

    Art. 120. O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hipótese em que houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles, declarada pelas autoridades máximas dos órgãos ou entidades envolvidos.

    IV VERDADEIRA - Ao servidor é permitido em situações de emergência e transitórias cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa.

      Art. 117. Ao servidor é proibido:

      VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;

    V - Ao servidor é assegurado o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo. O requerimento será encaminhado diretamente pelo servidor à autoridade competente para decidi-lo.

      Art. 104. É assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo.

      Art. 105. O requerimento será dirigido à autoridade competente para decidi-lo e encaminhado por intermédio daquela a que estiver imediatamente subordinado o requerente.


  • Considero essa questão errada:  "Ao servidor é permitido em situações de emergência e transitórias cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa.". Percebam que foi afirmado "Atribuições estranhas", quando a lei 8.112 trata de "pessoas estranhas", vejam:  " Ao servidor é proibido: cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado. 

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos. Vejamos:

    F. “Art. 51, Lei 8.112/90. Constituem indenizações ao servidor: 

    I - ajuda de custo;

    II - diárias;

    III - transporte.

    IV - auxílio-moradia.”

    “Art. 61, Lei 8.112/90. Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

    VI - adicional noturno”.  

    O adicional noturno não se trata de verba indenizatória, e sim de verba remuneratória.

    V. “Art. 62, Lei 8.112/90. Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício.”

    F. “Art. 120, Lei 8.112/90. O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hipótese em que houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles, declarada pelas autoridades máximas dos órgãos ou entidades envolvidos.”

    Há exceção prevista em lei, conforme negrito.

    V. “Art. 117, Lei 8.112/90. Ao servidor é proibido:

    VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado.”

    F. “Art. 104, Lei 8.112/90. É assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo”.

    “Art. 105, Lei 8.112/90. O requerimento será dirigido à autoridade competente para decidi-lo e encaminhado por intermédio daquela a que estiver imediatamente subordinado o requerente”.

    O requerimento não será encaminhado diretamente pelo servidor à autoridade competente para decidi-lo.

    Desta forma:

    A. CERTO. F – V – F – V – F.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.


ID
1068841
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Constituição Federativa do Brasil de 1988, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmativas:

( ) São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.
( ) Ao servidor ocupante de cargo efetivo ou de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, aplica-se o regime geral de previdência social.
( ) É permitida a acumulação remunerada de cargos públicos de professor, exceto, quando houver compatibilidade de horários.
( ) Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.
( ) Ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública, o que não assegura igualdade de condições a todos os concorrentes.

Assinale a alternativa que representa a seqüência correta, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Questão letra da CRFB:

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    Art. 40, § 13 - Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social.

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    a) a de dois cargos de professor;

    Art. 37, § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

    Art. 37, XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.



  • QUESTÃO DESATUALIZADA

    I - VERDADEIRO: Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    II - FALSO: Art. 40. § 13. Aplica-se ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego público, o Regime Geral de Previdência Social.

    III - FALSO: Art. 37. XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: a) a de dois cargos de professor; 

    IV - VERDADEIRO: Art. 37. § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

    V - FALSO: Art. 37. XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.  

  • Quase 10 anos depois, segue na moda.


ID
1068844
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a Lei 8.112, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores públicos Civis da União, relacione as palavras abaixo, numeradas de 1 a 5, com as sentenças que seguem:

1 – posse
2 – nomeação
3 – redistribuição
4 – demissão
5 – remoção

( ) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.
( ) Forma de provimento de cargo público.
( ) Investidura em cargo público.
( ) Forma de vacância do cargo público.
( ) Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder.

Assinale a alternativa que representa a seqüência correta, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • GAB - D
    Lei 8.112

    (5) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. (Art.36°)
    (2) Forma de provimento de cargo público. (Art.8°)
    (1) Investidura em cargo público.(Art.7°)
    (4) Forma de vacância do cargo público.(Art.33°)
    (3) Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder.(Art.37°)


    "Mais cedo ou mais tarde seu esforço será recompensado"
    abraços.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção que relaciona adequadamente as colunas. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    1 – posse

    Art. 7º, Lei 8.112/90. A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

    2 – nomeação

    Art. 8º, Lei 8.112/90. São formas de provimento de cargo público:

    I – nomeação.

    Art. 9º, Lei 8.112/90. A nomeação far-se-á:

    I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.               

    Parágrafo único. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade. 

    3 – redistribuição

    Art. 37, Lei 8.112/60. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:  

    4 – demissão

    Art. 33, Lei 8.112/90. A vacância do cargo público decorrerá de:

    II - demissão;

    Art. 127, Lei 8.112/90. São penalidades disciplinares:

    III – demissão.

    5 – remoção

    Art. 36, Lei 8.112/90. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Agora:

    (5) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    (2) Forma de provimento de cargo público.

    (1) Investidura em cargo público.

    (4) Forma de vacância do cargo público.

    (3) Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder.

    Assim:

    D. 5, 2, 1, 4, 3.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.


ID
1068847
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, disposta na Lei 11.091, analise as afirmativas a seguir:

I – O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação, chamada Progressão por Mérito Profissional.

II - Planejar e avaliar as atividades são atribuições exclusivas para os cargos de nível de classificação “D” e “E” que integram o plano de carreira,enquanto organizar e executar as atividades são atribuições dos cargos de nível “A”, “B” e “C”.

III - O ingresso nos cargos do Plano de Carreira far-se-á no padrão inicial do 1o (primeiro) nível de capacitação do respectivo nível de classificação, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas a escolaridade e experiência estabelecidas em Lei.

IV - Os servidores lotados nas Instituições Federais de Ensino integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação farão jus à Vantagem Pecuniária Individual – VPI.

V- O Incentivo à Qualificação terá por base percentual calculado sobre o padrão de vencimento percebido pelo servidor.

São VERDADEIRAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I-    Art. 10. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.

    II- não achei a resposta na lei 11.091.

    IV-       Art. 13-A.  Os servidores lotados nas Instituições Federais de Ensino integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação não farão jus à Vantagem Pecuniária Individual - VPI instituída pela Lei no 10.698, de 2 de julho de 2003. (Incluído pela Lei nº 11,784, de 2008)

  • segundo a Taiannne

    I - ERRADA - Art. 10. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.

    II- ERRADA - Art. 8o São atribuições gerais dos cargos que integram o Plano de Carreira, sem prejuízo das atribuições específicas e observados os requisitos de qualificação e competências definidos nas respectivas especificações: § 1o As atribuições gerais referidas neste artigo serão exercidas de acordo com o ambiente organizacional. § 2o As atribuições específicas de cada cargo serão detalhadas em regulamento.

    III- CORRETA - Art. 9o O ingresso nos cargos do Plano de Carreira far-se-á no padrão inicial do 1o (primeiro) nível de capacitação do respectivo nível de classificação, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas a escolaridade e experiência estabelecidas no Anexo II desta Lei.

    IV - ERRADA - Art. 13-A.  Os servidores lotados nas Instituições Federais de Ensino integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação não farão jus à Vantagem Pecuniária Individual - VPI instituída pela Lei no 10.698, de 2 de julho de 2003.

    V- CORRETA - Art. 12.  O Incentivo à Qualificação terá por base percentual calculado sobre o padrão de vencimento percebido pelo servidor, na forma do Anexo IV desta Lei, observados os seguintes parâmetros

    GABARITO : LETRA E


  • Art. 10. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.

     

    Art. 8o São atribuições gerais dos cargos que integram o Plano de Carreira, sem prejuízo das
    atribuições específicas e observados os requisitos de qualificação e competências definidos nas
    respectivas especificações:
    I - planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades inerentes ao apoio técnico administrativo ao ensino;

     

    Art. 9o O ingresso nos cargos do Plano de Carreira far-se-á no padrão inicial do 1o (primeiro)
    nível de capacitação do respectivo nível de classificação, mediante concurso público de provas ou
    de provas e títulos, observadas a escolaridade e experiência estabelecidas no Anexo II desta Lei.     ( CORRETO)

     

    Art. 13-A.  Os servidores lotados nas Instituições Federais de Ensino integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação não farão jus à Vantagem Pecuniária Individual - VPI instituída pela Lei no 10.698, de 2 de julho de 2003.

     

     Art. 12.  O Incentivo à Qualificação terá por base percentual calculado sobre o padrão de vencimento percebido pelo servidor, na forma do Anexo IV desta Lei, observados os seguintes parâmetros.     (CORRETO)

     

     

    GABARITO LETRA E.

  • Sempre penso que farão jus ao VPI. Dificil.

  • Citações que considerei importante para esta questão:

     

    Art. 10. O DESENVOLVIMENTO DO SERVIDOR NA CARREIRA dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de (*1º) NÍVEL DE CAPACITAÇÃO e pela mudança de (**2º) PADRÃO DE VENCIMENTO mediante, respectivamente, (*1º) Progressão por Capacitação Profissional ou (**2º) Progressão por Mérito Profissional.

     

    Mudança de Nível de Capacitação ---> PROGRESSÃO POR CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

     

    Mudança de Padrão de Vencimento ---> PROGRESSÃO POR MÉRITO PROFISSIONAL

     

    Art. 9o O ingresso nos cargos do Plano de Carreira far-se-á no padrão inicial do 1o (primeiro) nível de capacitação (Nível I) do respectivo nível de classificação (A, B, C, D, ou E), mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas a escolaridade e experiência estabelecidas no Anexo II desta Lei.

     

    *** OBS: Neste Plano de Carreira (Técnicos Administrativos), não há Gratificação Temporária (GT), nem Gratificação Específica, nem Vantagem Pecuniária Individual (VPI).

  • I – O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação, chamada Progressão por Mérito Profissional.

    E

    Errado ele poderá progredir por meio da progressão por mérito profissional e capacitação profissional.

    II - Planejar e avaliar as atividades são atribuições exclusivas para os cargos de nível de classificação “D” e “E” que integram o plano de carreira,enquanto organizar e executar as atividades são atribuições dos cargos de nível “A”, “B” e “C”.

    Errado

    Art. 8º São atribuições gerais dos cargos que integram o Plano de Carreira, sem prejuízo das atribuições específicas e observados os requisitos de qualificação e competências definidos nas respectivas especificações:

    I - planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades inerentes ao apoio técnico-administrativo ao ensino;

    II - planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades técnico-administrativas inerentes à pesquisa e à extensão nas Instituições Federais de Ensino;

    III - executar tarefas específicas, utilizando-se de recursos materiais, financeiros e outros de que a Instituição Federal de Ensino disponha, a fim de assegurar a eficiência, a eficácia e a efetividade das atividades de ensino, pesquisa e extensão das Instituições Federais de Ensino.

    III - O ingresso nos cargos do Plano de Carreira far-se-á no padrão inicial do 1 (primeiro) nível de capacitação do respectivo nível de classificação, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas a escolaridade e experiência estabelecidas em Lei.

    IV - Os servidores lotados nas Instituições Federais de Ensino integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação farão jus à Vantagem Pecuniária Individual – VPI.

    Os integrantes do Plano de Carreira não farão jus à Gratificação Temporária - GT, de que trata a Lei nº 10.868, de 12 de maio de 2004, e à Gratificação Específica de Apoio Técnico-Administrativo e Técnico-Marítimo às Instituições Federais de Ensino - GEAT, de que trata a

    V- O Incentivo à Qualificação terá por base percentual calculado sobre o padrão de vencimento percebido pelo servidor.


ID
1068850
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei 11.892, que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmativas:

( ) Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores, todos eleitos para um mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução ao cargo.

( ) É finalidade dos Institutos Federais ofertar educação profissional e tecnológica, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.
( ) É objetivo dos Institutos Federais ministrar apenas cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica.
( ) Quanto a estrutura organizacional, os Institutos Federais terão como órgãos superiores o Conselho Superior, o Colégio de Dirigentes e o Reitor.
( ) É objetivo dos Institutos Federais ministrar em nível de educação superior cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática.

Assinale a alternativa que representa a seqüência correta, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • 1- Art. 12.  Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após[...]  (FALSA) A lei não menciona o tempo de mandato dos pró-reitores, apenas dos reitores.


    2- Art. 6°, I - ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional (CORRETA)
    3- Art. 7°, II - ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica. (FALSA) Não é apenas, como menciona a questão.
    4- Art. 10.  A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior. (FALSA) Reitor não é órgão.
    5- Art. 7°, VI, b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional (CORRETA)
    GAB: letra D.
  • COMPLEMENTAR
    1 - Art. 12. § 3o  Os Pró-Reitores são nomeados pelo Reitor do Instituto Federal, nos termos da legislação aplicável à nomeação de cargos de direção. (E não - todos eleitos - como fala a questão)

     4 - Além do reitor não ser um órgão ele já preside o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior - Art.10 § 1o  As presidências do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior serão exercidas pelo Reitor do Instituto Federal.

  • será os cargos de pro reitor já que não tem tempo estipulado de livre nomeação e exoneração?
  • Comentário mais importante que considero para todos.


    A lei 11.892 não menciona o tempo de mandato dos pró-reitores, apenas dos reitores.Também não menciona experiência profissional para atender às atribuições do cargo/função de direção como um dos critérios de seleção para o mandato de pró – reitores, já que o concurso aos cargos tem, cada um, seus critérios de contratação, conforme a Lei 11.091.

    Pró – Reitor é um cargo imediatamente inferior ao de reitor, destinado a auxiliá-lo em áreas técnicas específicas de formação superior. Ou Seja, Reitoria é composta pela Reitora e Pró-Reitorias, como por exemplo:Pró-Reitoria de Ensino;Pró-Reitoria de Administração;Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas; Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional.

    “As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

    “É o que menos segurança dá, em termos de permanência no cargo, ao seu titular. É ocupado transitoriamente por alguém, sem direito de nele permanecer indefinidamente. A Constituição da República qualifica-o de cargo de livre nomeação e exoneração (art. 37, II). Vale dizer: para nomeação de seu titular não se exige concurso, embora se possam fazer, por lei, outras exigências, como ocorre com os Ministros de Estado, que devem ter mais de vinte e um anos de idade e estar no exercício dos direitos públicos (art. 87 da CF). Assim como a nomeação desses agentes é livre, livre também é a sua exoneração, isto é, nada precisa ser alegado para justificar seus desligamentos (RDA 108:180). A exoneração, nesses casos, diz-se “ad nutum” da autoridade competente. Desse modo qualquer direito é-lhe negado se disser respeito a sua permanência no cargo. Os cargos de provimento em comissão são próprios para a direção, comando ou chefia de certos órgãos, onde se necessita de um agente que sobre ser de confiança da autoridade nomeante se disponha a seguir sua orientação, ajudando-a a promover a direção superior da Administração.”


  • Gabriel,

     

    Excelente correlação, eu vivi isso na UFPA e você explicando, só agora, tudo faz sentido hahahahah . Eu vivia na PROEX (Pró-Reitoria de Extensão) e PROEG (Pró-Reitoria de Ensino) por motivos distintos, a primeira para solicitar a Universidade apoio em relação aos trabalhos aprovados para fora do estado do Pará e a segunda por ter sido  bolsista de pesquisa por anos. 

     

    Obrigada pelas explanações foram ótimas, tive até momento nostalgia. hahaha


ID
1068853
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Considerando o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, relacione as palavras abaixo, numeradas de 1 a 5, com as sentenças que seguem:

1 – dignidade
2 – moralidade
3 – verdade
4 – ética
5 – cortesia

( ) Deve nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele.
( ) O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.
( ) Juntamente com a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral.
( ) O servidor público não poderá jamais desprezar em sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto.
( ) Na Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum.

Alternativas
Comentários
  • Latra A

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal.

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

    IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, 

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto,

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.


  • Questão excelente. 


ID
1068856
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Consiste em um tipo de estrutura de dados não linear, ou seja, os elementos que a compõem não estão armazenados de forma seqüencial e também não estão todos encadeados.

Alternativas
Comentários
  • Linear significa que segue uma linha. 

    "Uma Àrvore é uma estrutura de dados em que cada elemento tem um ou mais elementos associados"

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1068859
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Há situações em que é necessário ordenar os dados. Para esse procedimento existem algoritmos de ordenação. Um deles consiste na ordenação onde são efetuadas comparações entre os dados armazenados em um vetor de tamanho n, e cada elemento de posição i é comparado com o elemento de posição i+1, sendo que quando a ordenação procurada é encontrada, uma troca de posições entre os elementos é feita. Qual o nome deste tipo de algoritmo de ordenação?

Alternativas
Comentários
  • a resposta é c!!!

  • Gabarito C

    BubbleSort - pouco eficiente para ordenar grandes quantidades de informações. Compara posições adjacentes e vai ordenando o vetor. Elemento da posição i é comparado com o elemento da posição i + 1. 

     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Algoritmo de ordenação rápida (quick sort).Ordenação NÃO estável.

    É um algoritmo de comparação que emprega a estratégia de “divisão e conquista”. Divide sua lista de entrada em duas sub-listas a partir de um pivô, para em seguida realizar o mesmo procedimento nas duas listas menores até uma lista unitária.

    Algoritmo de ordenação por intercalação (merge sort) - Ordenação estável.

    Mergesort é um exemplo de algoritmo de ordenação que faz uso da estratégia “dividir para conquistar” para resolver problemas.Esse algoritmo divide o problema em pedaços menores, resolve cada pedaço e depois junta (merge) os resultados.

    Algoritmo de ordenação por troca (bubble sort)- Ordenação estável.GABARITO.

    Algoritmo de ordenação por inserção (insertion sort)- Ordenação estável.

    É o método que percorre um vetor de elementos da esquerda para a direita e à medida que avança vai ordenando os elementos à esquerda.

    Algoritmo de ordenação por seleção (selection sort)- Ordenação NÃO estável.

    Consiste em selecionar o menor item e colocar na primeira posição, selecionar o segundo menor item e colocar na segunda posição, segue estes passos até que reste um único elemento.

    Fonte:https://www.treinaweb.com.br/blog/conheca-os-principais-algoritmos-de-ordenacao/

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1068862
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Qual dos diagramas listados abaixo NÃO faz parte da linguagem de especificação UML versão 2?

Alternativas

ID
1068865
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A técnica de levantamento de requisitos denominada ETNOGRAFIA consiste em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    Etnografia

    A etnografia é uma técnica de observação que pode ser utilizada para compreender os requisitos sociais e organizacionais, ou seja, entender a política organizacional bem como a cultura de trabalho com objetivo de familiarizar-se com o sistema e sua história.

     

    Nesta técnica, o analista se insere no ambiente de trabalho em que o sistema será utilizado. O trabalho diário é observado e são anotadas as tarefas reais em que o sistema será utilizado. O principal objetivo da etnografia é que ela ajuda a descobrir requisitos de sistema implícitos, que refletem os processos reais, em vez de os processos formais, onde as pessoas estão envolvidas.

     

    http://www.devmedia.com.br/engenharia-de-software-2-tecnicas-para-levantamento-de-requisitos/9151

  • d-

    etnografia é uma abordagem de pesquisa que consiste em observar o ambiente-alvo. nesse caso, os usuarios em atividade p/ compreender o q precisam


ID
1068868
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A medição de software se dedica a derivar um valor numérico para algum atributo de um produto de software ou de um processo de software. Comparando-se esses valores uns com os outros e aos padrões existentes, é possível tirar conclusões sobre a qualidade de software ou dos processos de software. Dentre as métricas descritas abaixo, selecione a que está com sua descrição INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Fan-In:

    * Número de funções que chamam outras

    Altos valores na métrica Fan-in são indicativo de que uma função possui acoplamento significativo com o restante do projeto.

    Fan-Out:

    * Número de funções que são chamadas por uma função.


ID
1068871
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre a arquitetura cliente-servidor, NÃO é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

     

    A arquitetura cliente-servidor mais simples é aquela que apresenta duas camadas.

     

  • d-

    Thin - somente GUI.

    Fat - logica, processamento e interface. Servidor somente administra dados. 

     

    Cliente/servidor tb pode ser multi-tier, quando o servidor de aplcacoes é cliente do de SQL.

     

    client -> servidor de aplicacoes -> servidor SQL

  • TRÊS ITENS IDENTICOS EM BANCAS DIFERENTES

    Consulplan_2017

    Uma desvantagem considerável do modelo cliente-magro é que ele impõe uma grande carga de processamento sobre o servidor e a rede. CERTO

    AOCP_2015

    Uma desvantagem considerável do modelo cliente-magro é que ele impõe uma grande carga de processamento sobre o servidor e a rede. CERTO

    IFC_2012

    Uma desvantagem considerável do cliente-magro é que ele impõe uma grande carga de processamento sobre o servidor e a rede. CERTO

  • Melhor Explicação até agora!


ID
1068874
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Modelagem de Dados significa criar um modelo que explique as características de funcionamento e comportamento de um software a partir do qual ele será criado, facilitando seu entendimento e seu projeto, através das características principais que evitarão erros de programação, projeto e funcionamento. Para produzir um banco de dados operacional, você necessita definir três esquemas e depois popular. Estes três esquemas são:

Alternativas
Comentários
  • a) Conceitual, lógico e físico. ERRADO. Estes são os três modelos da modelagem de dados, não confundir com os três esquemas.

    b) Externo, conceitual e interno. CORRETO

    Nível interno: tem um esquema interno, que descreve a estrutura do armazenamento físico do banco de dados. O esquema interno usa um modelo de dados físico e descreve detalhes completos do armazenamento de dados.

    Nível Conceitual: tem esquema conceitual, que descreve a estrutura do banco de dados inteiro para uma comunidade de usuários. Oculta detalhes das estruturas de armazenamento físico e se concentra na descrição das entidades, tipos de dados, relacionamentos, operações e restrições. Um modelo representativo é usado para descrever o esquema conceitual.

    Nível externo ou de visão: inclui uma série de esquemas externos ou visões do usuário. Cada esquema externo descreve a parte do banco de dados em que um grupo de usuários em particular está interessado e oculta o restante do banco. Como o nível anterior, cada esquema externo é implementado por um modelo de dados representativo.

    c) Teórico, lógico e relacional. ERRADO

    d) Lógico, relacional e físico. ERRADO

    e) Conceitual, teórico e físico. ERRADO

  • !!! Não confundir os modelos de dados  com a arquitetura de três esquemas. !!!

     

     

    a) Modelos de dados: Conceitual, Lógico e Físico;

    b) Arquitetura de três esquemas: Externo, Conceitual e Interno.

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 

     

     


ID
1068877
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Os comandos “WHENEVER, COMMIT, ROLLBACK, ” em SQL são utilizados, respectivamente, para:

Alternativas
Comentários
  • WHENEVER executa uma ação específica se o comando SQL or bloco PL/SQL gera um erro.

    Exemplo:

    WHENEVER SQLERROR EXIT SQL.SQLCODE UPDATE EMP_DETAILS_VIEW SET SALARY = SALARY*1.1;

     

    https://docs.oracle.com/database/121/SQPUG/ch_twelve052.htm#SQPUG135


ID
1068880
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Normalização é o processo de remoção da redundância indesejada de uma tabela relacional. Existem inúmeras formas normais para remover as redundâncias. Forma normal é uma regra que estabelece as dependências permitidas, sendo que cada uma delas remove certos tipos de redundância. Sobre as formas normais, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETA, 2 FN e 3FN abordam as dependências funcionais e transitivas;

    b) CORRETA, FNBC é um refino da 3 FN

    c) CORRETA.

    d) CORRETA, 5 FN envolve relacionamentos múltiplos ( ternário, quartenário...);

    e) INCORRETA, GABARITO DA QUESTÃO, a 1 FN não permite tabelas aninhadas, ou seja, não atômicas;


ID
1068883
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O papel da camada de rede é aparentemente simples – transportar pacotes de um hospedeiro remetente a um hospedeiro destinatário. Para fazê-lo, duas importantes funções da camada de rede podem ser identificadas:

Alternativas
Comentários
  • Letra B - roteamento e repasse
    .

  • o q seria repasse? entrega?

  • Funções da Camada de Rede

     

    Repasse
    Conduzir o pacote que chega pelo enlace de entrada até o enlace de saída apropriado através de uma tabela de repasse.

     

    Roteamento
    Determinar a rota tomada pelos pacotes de um destinatário a um remetente através de um algoritmo de roteamento.

     

    Estabelecimento de Conexão
    Troca de mensagens entre roteadores ao longo do caminho escolhido desde a fonte até o destino, com a finalidade de estabelecer o estado da conexão antes do início do envio de dados.

     

    Fonte: http://www.univasf.edu.br/~fabio.nelson/arq/redes/redes_aula_14.pdf


ID
1068886
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A internet disponibiliza dois protocolos de transporte distintos. Um deles provê à aplicação solicitante um serviço não confiável, não orientado para conexão; o outro provê à aplicação solicitante um serviço confiável, orientado para conexão. São eles, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Clássica.

     

    UDP é um protocolo de transporte não confiável, que não garante a entrega de pacotes e não é orientado a conexão. Muito utilizado quando a aplicação não exige entrega de todos os pacotes, pois preocupa-se mais com a continuidade do serviço. Por exemplo, em uma vídeoconferência a continuidade do serviço é mais importante do que ter todos os pacotes, é preferível ter um serviço em tempo real, mesmo que com pequenos cortes de voz e vídeo (perda de pacotes), do que garantir a entrega de todos os pacotes e haver defasagem grande entre o envio e entrega dos pacotes. Em resumo, é preferível perder alguns pacotes, mas garantir que todos os pacotes que chegam cheguem o mais rápido possível.

     

    Já TCP é um protocolo de transporte confiável, orientado a conexão, com garantia de entrega e ordem de entrega dos pacotes. É muito importante para o envio de arquivos, pois é obrigatório que todos os pacotes de dados do arquivo cheguem ao destino, caso contrário o arquivo ficará corrompido.


ID
1068889
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O escalonador é o mecanismo pelo qual o sistema operacional seleciona que processo é o próximo a obter a CPU. A técnica de escalonamento que utiliza compartilhamento de tempo, onde um processo é executado por uma pequena fatia de tempo e, então, outro processo é selecionado a fim de obter a próxima fatia de tempo é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Exemplo de escalonamento circular pode ser visto no algoritmo round-robin. Este algoritmo é utilizado em sistemas interativos e se propõe a atribuir a cada processo uma intervalo de tempo - o quantum. Se, ao final do quantum o processo ainda estiver executando, a CPU sofrerá preempção e será dada a outro processo. 
    O que interessa para o escalonamento circular é o tamanho do quantum. Assim, esta é uma técnica que de compartilhamento de tempo, por isso o gabarito da questão. 

  • c-

     

    Real time nao pode ser porque sistemas desse tipo nao usam time slice; programa usa processador justamente o tempo necessario para garantir a execucao do processo do inicio ao fim. Em escalonamento de tempo realo processo de maior necessidade tem prioridade sobre of demais, podendo dividir em critico e nao critico.            

             

    FIFO (first in first out) - implementacao de estrutura tipo fila (queue). QUando 1 processo chega a vez, ele executa ou ate o fim ou ate qu realize operacao I/O, voltando ao fim da fila. Com 2 processos, ha alternacao sempre que houver realizacao de I/O.

     

    Escalonamento por prioridades - o PCB tem valor de prioridade. Se 2 tiuverem mesmo valores, escalonamento circular decide. O processador percorre a fila dos processos periodicamente para ver se ha processo com maior necessidade. Cabe ao SO evitar starvation (morrer de fome) ao implementar prioridade dinamica - a prioridade de 1 processo diminui conforme tempo de uso do CPU.

     

    Escalonamento circular ou round robin scheduling é usado para sistemas de time sharing, determinando tempos p/ cada processo -time slice-. QUando tempo acabar, fim da fila. Vanatagem: processo nao monopoliza CPU. Problema - mesmo tempo para processos que demoram mais, 1 problema resolvido com filas auxiliares, com escalonamento variado.

     

    -------------

    Escalonamento preemptivo

    Escalonamento não preemptivo

    Escalonamento de sistemas de tempo real


ID
1068892
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

As diferentes formas de armazenamento de dados evoluíram através dos anos para atender a várias demandas de projeto. Costumamos chamar esse conjunto de tecnologias de armazenamento de hierarquia de memória, onde cada nível possui suas próprias características. O foco central do componente de gerenciamento de memória do sistema operacional, que ocupa algo como meio-termo em relação a tamanho e velocidade, é o nível de hierarquia denominado:

Alternativas
Comentários
  • Questão extremamente vaga. Mas GAB D mesmo. Motivo: é uma memória de meio termo usada pelo gerenciador de memória do Sistema Operacional:
    1 - Registradores;
    2 - Memória principal; 
    3 - Memória secundária;

     

    A meio termo é a principal em termos de velocidade e custo. A velocidade da 1 a 3 vai diminuindo e o valor vai diminuindo também.


ID
1068895
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Sobre criptografia, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Por que não?
    "Em sistemas de chaves simétricas, as chaves do transmissor e do receptor são idênticas e secretas."

  • Mauro, o comando da questão pede a alternativa incorreta.

  • Resposta letra D.

    No modo electronic codebook (ECB), uma mensagem é a primeira divisão em blocos separados com tamanho do bloco da cifra (possivelmente estendendo o último bloco com bits de enchimento), e, em seguida, cada bloco é encriptado e decriptado de forma independente.

    -> Esse modo torna a alternativa D incorreta!

    .

    No modo Cipher Block Chaining (CBC) cada bloco depende do resultado do bloco anterior. Através de um método chamado feedback, o bloco anterior é utilizado no processo de cifragem do bloco seguinte.
    Um sistema que usa CBC deve garantir que todos os blocos cheguem corretamente, pois um erro em um bloco se propagará para todos os outros.

    .

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Cifra_de_bloco

  • O ECB é idenpendente do bloco anterior, ou seja, não é Serial.


ID
1068898
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre os diversos protocolos que implementam algoritmos para segurança em rede, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letras D e E estão incorretas:

    WPA - É uma versão melhorada do WEP. Também é conhecido como TKIP (Temporal Key Integrity Protocol).

    WPA2 - Utiliza o algoritmo AES (Advanced Encryption Standard). O algoritmo AES é consideravelmente mais pesado que o TKIP. Por conta disso, as placas mais antigas não suportam o WPA2, nem com um firmware atualizado. O AES é o padrão de criptografia utilizado pelo Governo Norte-americano.

  • Gab. letra D. 

    A criptografia do WPA é feita através do Temporal Key Integrity Protocol, TKIP, método de criptografia que se utiliza de hierarquia e gerenciamento de chaves para remover a previsibilidade das chaves do WEP, aumentando a chave para 128 bits.

  • Ver Questão : , Ano: 2013 Banca:  Órgão:  Prova: 

    "Protocolo CCMP. O CCMP é o protocolo usado pelo WPA2 para encriptação das mensagens transmitidas. Ele é totalmente independente do funcionamento do WEP, diferentemente do WPA, pelo fato de não usar o algoritmo RC4. Ao invés disto, a mensagem é codificada antes de ser transmitida com o uso do AES. "

     

    https://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2011_2/rodrigo_paim/wpa.html

  • d-

    WPA2:

    criptografia de chave simétrica: AES

    protocolo de encriptação - CCMP

    algoritmo para cálculo do Message Integrit Code (MIC) - CBC-MAC

    bits para chave de encriptação - 128, 192, 256


ID
1068901
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Sobre Sistemas de Informação, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Os Sistemas de Processamento de Transação (SPTs) são sistemas de suporte para atividades do dia a dia da organização que servem o nível operacional como monitorando as atividades diárias ou normais de uma empresa, controle de estoque, contabilidade, sistemas de cobrança e pagamento de contas, folha de pagamento, atendimento a clientes, fluxo de materiais, entre outros. É o mais antigo tipo de sistema de informação e tem como principal objetivo responder a questões rotineiras e acompanhar o fluxo de transações através da organização. Os SPTs capacitam as organizações a executar suas atividades mais importantes de maneira mais eficiente. Uma transação consiste na troca de valores que afetam a lucratividade ou o ganho global de uma organização. O SPT pode ser considerado o centro do sistema da empresa, apoiando a realização e o monitoramento das negociações.

  • "Sistema de Planejamento dos Recursos Empresariais (ERP) é um conjunto integrado de programas que gerencia as operações vitais de uma empresa para uma organização GLOBALCOM MÚLTIPLAS LOCALIZAÇÕES "

    Só para as globais? A padaria do seu Manel tecnicamente não pode ter um ERP? OK, um ERP é caro pra padaria do seu Manel, mas e as empresas de médio porte, localizadas em um único município, até, que usam ERP?

     

  • Oi, Marçal

    A afirmativa não diz que é somente para empresas globais. Estes termos ou a falta deles fazem toda a diferença numa afirmação. Ou seja, está correto afirmar que os ERPs gerenciam operações vitais de uma empresa para uma organização global, concorda?

  • a) Incorreto: Sistemas de Processamento de Transações (SPT)

    supervisionam as atividades elementares e as transações da organização.

    Têm a função de realizar e registrar as transações e informações necessárias

    para funcionamento da organização.

    b) Correto: um Sistema de Informação pode ser definido como um conjunto

    de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar (ou

    recuperar), processar, armazenar e distribuir informações, com a

    finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o

    processo decisório em organizações.

    c) Correto: Sistemas de informações gerenciais (SIG) desenvolvem

    relatórios sobre o desempenho atual da organização, permitindo

    monitorar e controlar a empresa e até mesmo prever o seu desempenho

    futuro.

    d) Correto: Sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP –

    Enteprise Resource Planning) ou sistemas integrados coletam dados de

    vários processos de negócio importantes e, depois, os armazenam em

    um único repositório central de dados.

    e) Correto: Sistemas de Informação Comerciais/Negociais (CRM -

    Customer relationship management) ajudam as empresas a administrar

    suas relações com os clientes.

    Gabarito: Letra A.


ID
1068904
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Data Warehouse (DW) representa uma grande base de dados capaz de integrar, de forma concisa e confiável, as informações de interesse para a empresa, que se encontram espalhadas pelos sistemas operacionais e em fontes externas, para posterior utilização nos sistemas de apoio a decisão. Nos projetos de DW, a modelagem multidimensional é utilizada. Este tipo de modelagem consiste em uma técnica de concepção e visualização de um modelo de dados de um conjunto de medidas que descrevem aspectos comuns de negócios. É utilizada especialmente para sumarizar e reestruturar dados e apresentá-los em visões que suportem a análise dos valores desses dados. Um modelo multidimensional é formado por três elementos básicos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    Fatos, dimensões, medidas.


ID
1068907
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A mineração de dados (data mining) fornece percepções dos dados corporativos que não podem ser obtidas com o OLAP, descobrindo padrões e relacionamentos ocultos em grandes bancos de dados e inferindo regras a partir deles para prever comportamentos futuros. Os tipos de informação que podem ser obtidos com a mineração de dados incluem: associações, seqüência, classificações, aglomerações, prognósticos. Selecione abaixo o detalhamento INCORRETO sobre um destes cinco itens.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    ASSOCIAÇÕES são ocorrências responsáveis por realizar ligações entre todos os dados. 

    E erro está na palavra "todos"

  • GABARITO B!

    Associação

    Nesta técnica procura-se estabelecer regras que ligam um conceito ao outro identificando quais atributos estão relacionados. A associação obedece à regra SE atributo X ENTÃO atributo Y, onde o atributo Y ocorrerá em consequência do atributo X. (Navega, 2002). Muito utilizada no comércio, pois com a associação é possível identificar quais produtos são comprados em conjunto. Sempre que o cliente leva o produto X ele também leva o produto Y. Com as informações obtidas facilita a elaboração de promoções e a organização dos produtos no estabelecimento.

  • Tentaram confundir regras de associação do DM com relacionamento do ER


ID
1068910
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As sete camadas do modelo de referência OSI (Open System Interconnection) são:

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    Na ordem correta temos:

    1) Camada Física (HUB): responsável pera transmissão binária. Aqui, verifica-se a própria estrutura física de transmissão ( se vai ser por cabo de rede, fibra óptica, via rádio etc)

    2) Camada Enlace de dados (SWITCHES): responsável pela codificação de dados e acesso aos meios

    3) Camada de Rede (ROTEADORES): endereçamento lógico (IP) e determinação do melhor caminho (como se fosse um GPS)

    4) Camada de Transporte: estabelece conexões fim a fim (ponto a ponto)

    5) Camada de Sessão: estabelece, gerencia e termina sessões entre aplicativos

    6) camada de Apresentação: representação de dados (traduz as mensagens)

    7) Camada de Aplicação: processos de redes para aplicativos.