SóProvas



Prova PR-4 UFRJ - 2018 - UFRJ - Técnico em Farmácia


ID
3062110
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto adiante é um fragmento do romance Infância, de Graciliano Ramos, publicado em 1945. Leia-o e responda à questão proposta.


TEXTO 2


“Poder ser alguém em uma sociedade, para muitas pessoas sempre esteve ligado ao fato de ter conhecimento da letra, ser letrado. O pai tinha consciência da importância do poder que tinha a escrita, pois, em sua concepção, um homem letrado era um homem ‘sabido’ que possuía armas terríveis, as letras. No entanto, o sujeito aprende a ler, mas não adquire, muitas vezes, a capacidade de fazer uso da escrita. Como aconteceu com o menino: Certamente meu pai usara um horrível embuste naquela maldita manhã, inculcando-me a excelência do papel impresso. Eu não lia direito, mas, arfando penosamente, conseguia mastigar os conceitos sisudos: ‘A preguiça é a chave da pobreza – Quem não ouve conselhos raras vezes acerta – Fala pouco e bem: ter-te-ão por alguém.’

Esse Terteão para mim era um homem, e não pude saber que fazia ele na página final da carta. As outras folhas se desprendiam, restavam-me as linhas em negrita, resumo da ciência anunciada por meu pai.

- Mocinha, quem é Terteão?

Mocinha estranhou a pergunta. Não havia pensado que Terteão fosse homem. Talvez fosse. “Fala pouco e bem: ter-te-ão por alguém”.

- Mocinha, que quer dizer isso?

Mocinha confessou honestamente que não conhecia Terteão. E eu fiquei triste, remoendo a promessa de meu pai, aguardando novas decepções.”


Considerando as informações que o trecho dado oferece, assinale a alternativa com a afirmação INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → lembrando que queremos a alternativa INCORRETA:

    A) O menino ignora as regras gramaticais de colocação dos pronomes. → correto, visto que temos um pronome em colocação de mesóclise (meio do verbo): ter-te-ão

    B) Mocinha, igualmente, por ignorância, não foi capaz de identificar o pronome oblíquo inserido no verbo. → correto, ela também ficou sem saber quem é TERTEÃO.

    C) O pai do menino destaca o prestígio social que têm a moderação verbal e o domínio da norma culta da língua. → correto, consoante ao texto: O pai tinha consciência da importância do poder que tinha a escrita, pois, em sua concepção, um homem letrado era um homem ‘sabido’ que possuía armas terríveis, as letras.

    D) Como as anotações do pai tinham sido feitas por escrito na última folha da carta, a colocação do pronome não ficou legível para o menino. → incorreto, não é mencionado isso no texto, pelo contrário, sabemos que é devido a um desconhecimento da normativa da língua portuguesa.

    E) O pai entendia que o domínio das normas gramaticais constituía uma arma poderosa para a dinâmica da vida em sociedade. → correto, conforme a explicação da letra "c".

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3062155
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Responsabilidade Civil é a imputação, ao servidor público, da obrigação de reparar o dano que tenha causado à Administração ou a terceiro. Tal responsabilidade é apurada por meio de processo administrativo, em que são observados os princípios da ampla defesa e do contraditório, assegurados no art. 5º, inciso LV, da Constituição Federal de 1988. Sobre a responsabilidade do servidor público, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Predomina a regra da separação das instâncias quanto a responsabilidade civil, penal e administrativa. Todavia, em alguns casos o julgamento na seara penal trará reflexo nas demais áreas. Isso ocorre quando há absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    Nos demais casos: absolvição criminal por insuficiência de provas ou outra não prejudica as demais instâncias de responsabilidade do agente público.

    Nos termos da  8112/90:

    Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    Macete : A responsabilidade administrativa será afastada se o servidor for gente FINA

    Fato Inexistente 

    Negativa de Autoria

  • CORRETA: D

    Lembrando que de acordo com a teoria da imputação volitiva/teoria do órgão, os agentes públicos agem em nome do estado e por isso é o ente publico que responde, devendo a ação de indenização por eventuais danos ser intentada contra a pessoa jurídica, essa respondendo de forma objetiva. O STF já firmou entendimento com base na teoria da dupla imputação, onde não é possível ajuizar contra o agente público (este somente responderia em uma ação de regresso, respondendo subjetivamente). O STJ possui um entendimento um tanto divergente, dizendo ser possível ajuizar contra o agente. Cuidado na hora da prova!

    FONTE:PAULO, Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo: direito administrativo descomplicado.Edição 25º. Pág.937 

    Abraço, colegas. Bons estudos a todos!

  • A questão trata de responsabilidade do servidor público.


    A) a responsabilidade civil decorre somente de ato omissivo e culposo, ainda que não resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    Lei nº 8.112/90:

    Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    Incorreta letra “A”.



    B) as sanções civis, penais e administrativas não poderão se cumular, sendo dependentes entre si.

    Lei nº 8.112/90:

    Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    Incorreta letra “B”.


    C) a obrigação de reparar o dano em hipótese alguma estende-se aos sucessores do servidor.

    Lei nº 8.112/90:

    Art. 122. § 3o  A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

    A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

    Incorreta letra “C”.


    D) o servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    Lei nº 8.112/90:

    Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    Correta letra “D”. Gabarito da questão.

    E) a responsabilidade administrativa do servidor não será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    Lei nº 8.112/90:

    Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    Incorreta letra “E”.


    Resposta: D

    Gabarito do Professor letra D.

  • GABARITO: D

    Informação adicional sobre o item E

    Código Civil, Art. 935. A responsabilidade civil é independente da criminal, não se podendo questionar mais sobre a existência do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questões se acharem decididas no juízo criminal.


ID
3062158
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.112/1990, “o processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenham relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido”. Sobre o processo administrativo disciplinar, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Nos termos do artigo 149 da Lei 8.112/1990, o processo administrativo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3º do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. (CGU)

  • Pelo fato de se exigir imparcialidade e sigilo, as reuniões serão reservadas, cuja comissão será composta por 03 s servidores estáveis. GAB D

  • Letra D

    Lei nº 8.112/90

    Do Processo Administrativo Disciplinar 

    Art. 149. O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3o do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. 

  • Gabarito letra D

    Um comentário sobre a alternativa E : O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

  • O prazo do PAD é 140 dias. 60 + 60 + 20(julgamento) = 140dias

  • Capítulo III

    Do Processo Disciplinar

    Art. 150.  A Comissão exercerá suas atividades com independência e imparcialidade, assegurado o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da administração.

    Parágrafo único.  As reuniões e as audiências das comissões terão caráter reservado. (porque não é a letra "c")

  • NIVERTON , respondendo sua pergunta a questão diz as reuniões e as audiências das comissões não terão caráter reservado sendo o certo as reuniões e as audiências das comissões terão caráter reservado.

  • Gabarito: D

    Fundamento: Artigo 150.

  • A- será conduzido por comissão composta de 2 (dois) servidores, estáveis ou não, designados pela autoridade competente.

    B- a Comissão exercerá suas atividades com dependência e parcialidade, e nem sempre será assegurado o sigilo necessário à elucidação do fato.

    C- as reuniões e as audiências das comissões não terão caráter reservado.

    D- será conduzido por comissão composta de 3 (três) servidores estáveis designados pela autoridade competente.

    E- o prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data da publicação do ato que constituir a comissão, não sendo admitida a sua prorrogação.

  • PAD = 3 servidores estáveis

    Procedimento sumário para apurar acúmulo ilegal de cargos, abandono e inassiduidade = 2 servidores estáveis

  • Gabarito: D

  • GABARITO: LETRA D

    Capítulo III

    Do Processo Disciplinar

    Art. 149.  O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3  do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.     

    § 1  A Comissão terá como secretário servidor designado pelo seu presidente, podendo a indicação recair em um de seus membros.

    § 2  Não poderá participar de comissão de sindicância ou de inquérito, cônjuge, companheiro ou parente do acusado, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • a) três servidores estáveis designados pela autoridade competente;

    b) exercerá suas atividades com independência e imparcialidade, assegurado o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da administração;

    c) caráter reservado;

    d) CORRETA

    e) admitida a prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90.

    O conhecimento exigido diz respeito ao processo administrativo disciplinar.

    Na linha do exposto, o mestre José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 1022) ensina que processo administrativo disciplinar "é o instrumento formal através do qual a Administração apura a existência de infrações praticadas por seus servidores e, se for o caso, aplica as sanções adequadas”.

    Nesse sentido, quanto ao PAD, é pertinente mencionar Di Pietro (2018), "é obrigatório, de acordo com o art. 41 da Constituição para a aplicação das penas que impliquem perda de cargo para funcionário estável".

    Por fim, conforme indicado por Carvalho Filho (2018), "o processo disciplinar se desenvolve em três fases: instauração, inquérito administrativo, que compreende instrução, defesa e relatório e julgamento".

    À luz dessas premissas conceituais, analisemos as afirmativas, em busca da correta:

    A) Incorreta. Há dois equívocos claros. O primeiro, na composição da comissão. O segundo, na estabilidade dos integrantes, verbis:

    “Art. 149. O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3o do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado”.

    B) Incorreta. Trata-se de assertiva que afronta o teor do art. 150, in verbis:

    “Art. 150. A Comissão exercerá suas atividades com independência e imparcialidade, assegurado o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da administração”.

    C) Incorreta. Ocorre que, ao contrário do aduzido nesta afirmativa, o parágrafo único do art. 150 determina caráter reservado, litteris:

    “Parágrafo único. As reuniões e as audiências das comissões terão caráter reservado”.

    D) Correta. Devidamente respaldada no inteiro teor do art. 149, sobredito na alternativa “A”.

    E) Incorreta. Cuida-se de assertiva que ofende a norma do art. 152, litteris:

    “Art. 152. O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem”.

    GABARITO: D.

    Referência:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 1022.

    DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 31 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018.

  • o Processo Disciplinar       

     Art. 148.  O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido.

           Art. 149.  O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3 do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.             

           § 1  A Comissão terá como secretário servidor designado pelo seu presidente, podendo a indicação recair em um de seus membros.

           § 2  Não poderá participar de comissão de sindicância ou de inquérito, cônjuge, companheiro ou parente do acusado, consangüíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau.

           Art. 150.  A Comissão exercerá suas atividades com independência e imparcialidade, assegurado o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da administração.

           Parágrafo único.  As reuniões e as audiências das comissões terão caráter reservado.

           Art. 151.  O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases:

           I - instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão;

           II - inquérito administrativo, que compreende instrução, defesa e relatório;

           III - julgamento.

           Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

           § 1  Sempre que necessário, a comissão dedicará tempo integral aos seus trabalhos, ficando seus membros dispensados do ponto, até a entrega do relatório final.

           § 2  As reuniões da comissão serão registradas em atas que deverão detalhar as deliberações adotadas.


ID
3062161
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Silvana, servidora pública federal, investida no cargo efetivo de Engenheira da UFRJ há sete anos, tem interesse em solicitar licença para capacitação. Sobre essa licença, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : LETRA A

     

     

    Lei 8112

     

     

    Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.  

  • Letra A

    Lei nº8.112/90

    Da Licença para Capacitação 

     

    Art. 87. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional. 

  • Silvana, servidora pública federal, investida no cargo efetivo de Engenheira da UFRJ há sete anos, tem interesse em solicitar licença para capacitação. Sobre essa licença, é correto afirmar que:

    A ) a servidora poderá, após cada quinquênio de efetivo exercício e no interesse da administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até 3 (três) meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    GABARITO LETRA 'A'

  • Lembro-me que eu estava fazendo um curso extensivo, de 2 meses, de programação em linguagem Java e isso foi na minha época de faculdade (há uns 7 anos) e tinha um Policial Federal na minha turma, ele falou que estava afastado pra fazer esse treinamento, acho que era a licença capacitação kkk.

    Poxa, lembro dele mostrando a pistola novinha, que havia acabado de ganhar, para mim. Fiquei encantado auhshuashua. E eu nem tinha noção do quão top era ser um Policial Federal, se fosse hoje em dia eu iria achar o máximo...

  • Gabarito: A

    Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.  

  • A Lei 8.112/90 traz em seu artigo 87 as regras para a concessão de licença para capacitação para servidor. De acordo com isso, analisaremos cada umas das alternativas:

    A) Correta. De acordo com a Lei nº 8.112/90, a cada 5 anos, o servidor pode ser afastar por até 3 meses para participar de curso de capacitação, conforme o artigo 87.

    Lei 8.112/90, Art. 87.  Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.  

    B) Incorreta. É a cada quinquênio, ou seja, a cada 5 anos e não cada 3 anos! Além disso, o afastamento será de até 3 meses, de acordo com o artigo 87.

    C) Incorreta. O afastamento será possível após 5 anos de efetivo exercício, no interesse da administração e o tempo é limitado em três meses.

    D) Incorreta. É possível, de acordo com o art. 87 da lei dos servidores federais.

    E) Incorreta. O tempo mínimo de efetivo exercício é de 5 anos. Além disso, o afastamento para o curso de capacitação é limitado em 3 meses.

    Gabarito: Letra "A"

  • GABARITO: LETRA A

    Seção VI

    Da Licença para Capacitação

    Art. 87.  Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.                 

    Parágrafo único.  Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.


ID
3062164
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Nos termos da Lei nº 12.527/2011, que regula o acesso a informações, qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações a órgãos e entidades da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. Sobre o procedimento de acesso à informação, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) Art 10 - § 1º Para o acesso a informações de interesse público, a identificação do requerente não pode conter exigências que inviabilizem a solicitação.

    C) Art 10 - § 3º São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.

    D) Art 11 - § 4º Quando não for autorizado o acesso por se tratar de informação total ou parcialmente sigilosa, o requerente deverá ser informado sobre a possibilidade de recurso, prazos e condições para sua interposição, devendo, ainda, ser-lhe indicada a autoridade competente para sua apreciação.

    E)Art. 14. É direito do requerente obter o inteiro teor de decisão de negativa de acesso, por certidão ou cópia.

  • Gab. B.

    Esta dentro do Art.11


ID
3062167
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Decreto nº 1.171/1994, são deveres fundamentais do servidor público, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • Gabarito: E


ID
3062170
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

André Luiz, servidor público federal, investido no cargo efetivo de Administrador da UFRJ e lotado na Pró-Reitoria de Gestão e Governança da Universidade, precisa contratar empresa para realização de obras e serviços de engenharia no valor de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais). Nos termos da Lei nº 8.666/1993, assinale a alternativa que apresenta a modalidade de licitação que deverá ser adotada no presente caso.

Alternativas
Comentários
  • Questão elaborada antes da lei que aumentava os valores das modalidades. O gabarito é letra E, mas hoje está desatualizada

  • No valor atual, obras e serviços de engenharia seria acima R$ 3.300.000,00

  • Os valores estabelecidos ficam atualizados da seguinte forma:Para obras e serviços de engenharia na modalidade convite até R$ 330 mil; tomada de preços até R$ 3,3 milhões e concorrência acima de R$ 3,3 milhões.

    Compras e serviços na modalidade convite até R$ 176 mil; tomada de preços até R$ 1,43 milhão e concorrência acima de R$ 1,43 milhão.

  • Letra E

    Porém pela atualização recente da lei a correta seria tomada de preço que agora comporta

    obras e serviços de engenharia de até 3.330.000,00

    Fonte:

    https://blog.grancursosonline.com.br/alteracoes-nos-valores-das-modalidades-licitatorias-da-lei-8-666-93/

  • hoje é tomada de preços, de 330 mil a 3 milhões e 300 mil.


ID
3062173
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

“O princípio da legalidade é certamente a diretriz básica da conduta dos agentes da Administração e implica subordinação completa do administrador à lei. Enquanto os indivíduos no campo privado podem fazer tudo o que a lei não veda, o administrador público só pode atuar onde a lei autoriza. Tal postulado, consagrado após séculos de evolução política, tem por origem mais próxima a criação do Estado de Direito, ou seja, do Estado que deve respeitar as próprias leis que edita.”

(Filho, 2009, p. 19).


Considerando o princípio da legalidade na Administração Pública, nos termos da Lei nº 9784/99, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : LETRA B

     

     

    Lei 9 784

     

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

     

     

    Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

     

     

    Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

  • Regra para anulação:

    Sem Má-fé : Respeita-se os direitos adquiridos , prazo de anulação : 5 anos.

    Com Má-fé: Nada de direito adquirido man!, pode anular a qualquer tempo.

    Dúvidas? equívocos? Mande msg.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • A Administração não tem a opção de escolher anular um ato quando este é ilegal. Ela tem, obrigatoriamente, o DEVER de anular. E claro, respeitando o direito adquirido.

  • A - A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, desconsiderando os direitos adquiridos. (como assim desconsiderando os direitos adquiridos? aqui que entra o princípio da segurança jurídica)

    B - A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, respeitados os direitos adquiridos. (certinho)

    C - A Administração pode anular seus próprios atos por motivo de conveniência e oportunidade, ainda que tais atos tenham sido praticados nos termos da lei. (nesse caso seria revogação né)

    D - O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em dois anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé. (5 anos)

    E - Os atos que apresentarem defeitos sanáveis não poderão, em hipótese alguma, ser convalidados pela própria administração. (FOCO pode ser convalidado. FOrma e COmpetência)

  • Gabarito: LETRA "B"

    Súmula 473

    A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

  • Errei por conta do eivados, tinha esquecido o significado, e banca ainda acrescentou legalidade ,fiquei esperando ilegais muita falta de atenção, mas seguimos com força.

    Súmula 473

    A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais....

  • Resposta:

    A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, respeitados os direitos adquiridos.

  • Efeito ex tunc e efeito ex nunc

  • Apenas ATOS DISCRICIONÁRIOS podem respeitar direitos adquiridos?

    Eu vi em uma aula do professor Tallius do Alfacon.

  • a administração pode anular os seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

    pensei q seria aplicado o efeito ex-tunc e não iria gerar o direito

    alguém pode dar uma luza luz

  • LETRA B.

    easy

  • Súmula 473 - STF

    "A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial."

    Claramente o respeito ao direito adquirido só é cabível no ato de revogação. A próprio súmula descreve que não se originam direitos em atos nulos da administração, então não há que se falar em direito adquirido nesse sentido.

    Resposta correta, alternativa A. Questão anulada.

  • Fiquei confusa com a questão! Estava se tratando de ANULAÇÃO e não se origina direitos quando o ato é ilegal, ao meu ver, não caberia respeitar os direitos adquiridos.

  • Traz até uma confusão quando a súmula fala que "pode" e a questão fala que "deve"

  • o examinador é analfabeto funcional, desconsiderou que o que respeita os direitos adquiridos é a revogação.

  • Eu acho que essa questão deve ser anulada, está sendo generalizado onde os atos eivados de ilegalidade devem respeitar o direito adquirido, quando isso não é verdade.

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    O que respeita os direitos adquiridos são os atos que podem ser revogáveis ( sem vício ).

    Eu nunca ouvi falar que atos eivados de vício de LEGALIDADE respeitam direitos adquiridos.

    Além disso, o que pode ser CONVALIDADO são ATOS de COMPETÊNCIA e FORMA, que não gerem prejuízos.... ....

    E não atos viciados por ilegalidade. Ao meu sentir, o comentário mais curtido está trazendo os fundamentos da lei que estão confundindo vocês.

    Se eu estiver errado e alguém puder esclarecer melhor, agradeço.

  • A respeito da Administração Pública, nos termos da Lei 9784/1999, que trata do processo administrativo no âmbito federal:

    a) INCORRETA. Devem ser respeitados os direitos adquiridos. É o princípio da segurança jurídica. Direito adquirido ocorre quando o indivíduo preenche todos os requisitos em lei para conquistá-lo.
    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    b) CORRETA. Conforme explicado na alternativa A, os direitos adquiridos devem ser respeitados. Quando o indivíduo completa, de forma lícita, todas as condições previstas na lei para ter determinado direito, este lhe é concedido e deve ser respeitado pela Administração.

    c) INCORRETA. A nulidade dos atos administrativos ocorre quando há ilegalidade; quando um ato é legal, mas por conveniência ou oportunidade a Administração decide por extingui-lo, ocorre a denominada "revogação".

    d) INCORRETA. O prazo de decadência é de cinco anos.
    Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

    e) INCORRETA. Os atos sanáveis podem ser convalidados, desde que não acarretem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros.
    Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

    Gabarito do professor: letra B


ID
3062176
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 admite a acumulação remunerada de cargos em algumas situações que expressamente menciona. Em qualquer hipótese de acumulação, considera-se sempre a compatibilidade de horários entre os cargos, sem a qual a acumulação é vedada. Nos termos da Constituição Federal de 1988, sobre acumulação de cargo, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:LETRA C

    ? de acordo com a CF 1988:

    ? XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    >>> c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 34, de 2001).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gabarito: C

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 34, de 2001).

  • Gabarito: C

    CF/88

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    [...]

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:              

    a) a de dois cargos de professor;               

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;              

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;               

    XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;   

    [...]

  • A questão em tela exige do candidato conhecimento sobre acumulação de cargos, empregos e funções públicas.

    Vejamos a temática na Constituição Federal de 1988 (CF 88):

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:              

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:              

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;              

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

    XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;               

    Passemos a analise de cada afirmativa:

    Letra A: Alternativa ERRADA. O dispositivo é claro no sentido de mencionar “com profissões regulamentadas, nos moldes da alínea “c”, inciso XVI do art. 37 da CF 88;

    Letra B: Alternativa ERRADA. Havendo compatibilidade de horários é permitida a acumulação remunerada de um cargo de professor com outro técnico ou científico, nos moldes da alínea “b”, inciso XVI do art. 37 da CF 88;

    Letra C: Alternativa CORRETA. Reproduz os exatos termos expressos no inciso XVI, “c” do art. 37 da CF 88;

    Letra D: Alternativa ERRADA. A proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, nos moldes do inciso XVII do art. 37;

    Letra E: Alternativa igualmente ERRADA. A proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público, nos moldes do inciso XVII do art. 37.

    Outras possibilidades de acumulação:

    Servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo de vereador (CF, art. 38, III);

    ▪ Atuação no magistério para os juízes e os membros do Ministério Público (CF, art. 95, parágrafo único, I; e art. 128, §5º, II, “d”);

    ▪ a permissão para os militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios acumularem outro cargo ou emprego com cargo de professor, técnico ou científico e na área de saúde, com prevalência da atividade militar (CF, art. 42, §3º,).

    Indo além: A acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas é uma infração penalizada com demissão (art. 132 da Lei nº 8.112/1990).

    Fonte: CF 88 e Lei nº 8.112/1990.

    Gabarito da questão: C.

  • GABARITO: LETRA C

    CAPÍTULO VII

    DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    Seção I

    DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:      

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:               

    a) a de dois cargos de professor;                

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;               

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;  

    FONTE: CF 1988


ID
3062179
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes remuneratórios dos servidores públicos observará:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a contituição federal de 1988 seção II

    I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira;   

  • Gabarito: A

  • Gabarito: A

    CF/88

    Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes

    § 1º A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará:

    I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira;

    II - os requisitos para a investidura;

    III - as peculiaridades dos cargos.

  • GABARITO: LETRA A

    Seção II

    DOS SERVIDORES PÚBLICOS

    Art. 39.  § 1º A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará:                

    I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira;                   

    II - os requisitos para a investidura;                 

    III - as peculiaridades dos cargos.  

    FONTE: CF 1988

  • A Constituição Federal de 1988 disciplina no art. 39 a fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório para os servidores.

    A) Correta. Esses critérios serão levados em conta para a fixação dos padrões de vencimento, de acordo com CF. Art. 39, § 1º A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará: I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira;  II - os requisitos para a investidura;  III - as peculiaridades dos cargos

    B) Incorreta. Não é apenas esse critério que será levando em conta. Vide comentário da alternativa "A", a natureza, a complexidade e os requisitos da investidura também devem ser observados para o estabelecimento dos padrões de vencimento.

    C) Incorreta. Não será apenas esse critério que será levando em conta, de acordo com o art 39, § 1º I, II e III da CF/88.

    D) Incorreta. Não será apenas esse critério que será considerado.

    E) Incorreta. Não é apenas esse critério, de acordo com o art 39, § 1º I, II e III da CF/88.

    Gabarito: Letra "A"

  • Gabarito A. Observa a Gra Na Da.


ID
3062182
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Flávio Augusto, servidor público federal, investido no cargo de Professor da UFRJ há 5 (cinco) anos, foi convidado para participar de uma comissão de processo administrativo disciplinar para apurar suposta acumulação ilícita de cargos por parte de outro servidor. Ao analisar o processo, descobriu que o investigado era seu cunhado, casado há dois anos com sua irmã. Sobre o presente caso, nos termos da Lei nº 9.784/1999, é correto afirmar que Flávio Augusto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito LETRA B

    Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

    III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

    Art. 19. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato à autoridade competente, abstendo-se de atuar.

  • Gabarito: B

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

  • Gab: B

    Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    I tenha interesse direto ou indireto na matéria;

    II tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

    III esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

  • A Lei de Processo Administrativo (Lei nº 9.784/99) traz os casos de suspeição e de impedimento na atuação do processo administrativo em seus art. 18 e 19.

    A) Incorreto. A lei inclui cônjuge, companheiros e parentes e afins de até 3º grau.

    Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

    B) Correto. De acordo com o artigo 19 da lei 9.784/99. Art. 19. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato à autoridade competente, abstendo-se de atuar.

    C) Incorreto. A lei cita três casos de impedimento, e o litígio é apenas uma deles:

    I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

    III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

    D) Incorreto. Vide o comentário da alternativa anterior, o interesse direito é apenas uma das hipóteses de impedimento.

    E) Incorreto. Caso tenha interesse direto ou indireto, há impedimento, segundo o artigo 19, I.

    Gabarito: Letra "B"


ID
3073450
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Atualmente as farmácias hospitalares contratam empresas para a produção e o fornecimento de soluções de nutrição parenteral. No ato da entrega do produto na farmácia, deve-se conferir os dados constantes do rótulo com a prescrição. Outro fator importante é o registro da temperatura no ato do recebimento. Assinale a alternativa que apresenta a faixa de temperatura preconizada pela legislação para o armazenamento até o momento da administração, de forma a garantir a estabilidade da solução.

Alternativas
Comentários
  • 2ºC a 8ºC " manter sob refrigeracão"

  • NPT

    Armazenamento: refrigerador exclusivo para medicamentos, 2 a 8º C

    Transporte: não pode ultrapassar 12h, manter entre 2 e 20º C.


ID
3073453
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Durante o preparo e a unitarização de doses, informações do paciente, bem como o nome do princípio ativo do medicamento, o nº do lote, a validade e o nome do fabricante, devem constar na etiqueta de identificação. Estas informações têm por objetivo, dentre outros, assegurar:

Alternativas

ID
3073456
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com o intuito de minimizar erros de dispensação, foi disponibilizado aos técnicos de uma farmácia hospitalar o protocolo de “desmame” (redução progressiva da dose até a suspensão do medicamento) do medicamento lorazepam. Ao preparar a dose de um paciente no segundo dia do processo de desmame, o técnico identificou um aumento excessivo da dose. Foi solicitada a confirmação junto ao prescritor, porém não houve resposta e a equipe de enfermagem está solicitando o medicamento. A conduta a ser adotada deverá ser a de:

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CABE RECURSO.

    JUSTIFICATIVA: Mesmo com o protocolo de "desmame" pode surgir alguma intercorrência e necessitar de uma dosagem acima do recomendável; O enunciado deixa claro que foi feito contato com o prescritor, porém sem retorno.

    no minimo é estranha essa questão...


ID
3073459
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Anexo II da Resolução-RDC nº 67, da Anvisa de 8 de outubro de 2007, regulamenta a manipulação de substâncias com baixo índice terapêutico (aquela que apresenta estreita margem de segurança, cuja dose terapêutica é próxima da tóxica) pelas farmácias. Assinale qual dos medicamentos a seguir representa este tipo de substância.

Alternativas
Comentários
  • 2.3. São consideradas substâncias de baixo índice terapêutico:

    ácido valpróico;

    aminofilina;

    carbamazepina;

    ciclosporina;

    clindamicina;

    clonidina;

    clozapina;

    colchicina;

    digitoxina;

    digoxina;

    disopiramida;

    fenitoína;

    lítio;

    minoxidil;

    oxcarbazepina;

    prazosina;

    primidona;

    procainamida;

    quinidina;

    teofilina;

    varfarina;

    verapamil (Cloridrato). 


ID
3073462
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a Resolução RDC nº 306, da Anvisa de 7 de dezembro de 2004, que “Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde”, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) GRUPO C - rejeitos radioativos

    B) 1.3.6 - O Grupo E é identificado pelo símbolo de substância infectante constante na NBR-7500 da ABNT, com rótulos de fundo branco, desenho e contornos pretos, acrescido da inscrição de RESÍDUO PERFUROCORTANTE, indicando o risco que apresenta o resíduo.

    C) CORRETA

    D) 1.1 - SEGREGAÇÃO - Consiste na separação dos resíduos no momento e local de sua geração, de acordo com as características físicas, químicas, biológicas, o seu estado físico e os riscos envolvidos.

    E) I - azul - PAPÉIS 

    II- amarelo - METAIS 

    III - verde - VIDROS 

    IV - vermelho - PLÁSTICOS 

    V - marrom - RESÍDUOS ORGÂNICOS  

  • Para relembrar...

    Grupo A: INFECTANTES

    Grupo B: QUÍMICO

    Grupo C: RADIOATIVOS

    Grupo D: LIXO COMUM

    Grupo E: PERFURO CORTANTES


ID
3073465
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a alternativa que indica para qual classe farmacológica deve-se reforçar a necessidade de uso do medicamento pelo período de tratamento prescrito, a fim de evitar resistência microbiana ao realizar-se a dispensação.

Alternativas
Comentários
  • B -antibioticos


ID
3073468
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na manipulação de produtos estéreis, a limpeza e a higienização de medicamentos, produtos farmacêuticos e produtos para saúde que serão utilizados deve ser realizada em área:

Alternativas
Comentários
  • Classe ISO 8

  • Fonte: RDC n° 67/ 2007

  • classe ISO 5. - A sala destinada à manipulação e envase de preparações estéreis deve ser independente e exclusiva, Classe ISO 5 (100 partículas/ pé cúbico de ar) ou sob fluxo laminar, Classe ISO 5 (100 partículas/ pé cúbico de ar), em área Classe ISO 7 e possuir pressão positiva em relação às salas adjacentes.

    classe ISO 7. - A sala onde é realizada a pesagem deve possuir Classe ISO 7 (10.000 partículas/ pé cúbico de ar) para garantir baixa contagem microbiana e de partículas.

    classe ISO 8. - limpeza e higienização de medicamentos, produtos farmacêuticos e produtos para saúde utilizados na manipulação de produtos estéreis também deve ser realizada em área classe ISO 8.


ID
3073471
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o prazo de validade dos produtos sólidos orais submetidos à preparação de dose unitária no caso de fracionamento em que há o rompimento da embalagem primária.

Alternativas

ID
3073474
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No processo de unitarização de doses, deve-se realizar o registro do nome do medicamento, lote, validade, forma farmacêutica, entre outras informações preconizadas pela legislação em Livro de Registro de:

Alternativas
Comentários
  • 3.3. A preparação de doses unitárias e a unitarização de dose do medicamento, deve ser registrada em Livro de Registro de Receituário, ou seu equivalente eletrônico, escriturando as informações referentes a cada medicamento, de modo a facilitar o seu rastreamento. 3.3.1. O Livro de Registro de Receituário, informatizado ou não, deve estar disponível às autoridades sanitárias, quando solicitado.

    Letra: C

    Fonte:


ID
3073477
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O médico entra em contato com a farmácia, pois precisa prescrever o medicamento diazepam para uso ambulatorial, e pergunta o número máximo de ampolas que ele pode solicitar por receita. A resposta correta deverá ser:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Portaria 344/98

    o Diazepam faz parte da lista B1, portanto é necessário a NOTIFICAÇÃO DE RECEITA B para sua dispensação.

    Art. 46 A Notificação de Receita "B" poderá conter no máximo 5 (cinco) ampolas e, para as

    demais formas farmacêuticas, a quantidade para o tratamento correspondente no máximo a

    60 (sessenta) dias.


ID
3073480
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Após receber os medicamentos, o técnico de farmácia os organizou nas prateleiras, por ordem alfabética do nome do princípio ativo, separados por classe terapêutica, posicionados da direita para a esquerda e de cima para baixo. Quando o medicamento tinha mais de um lote, colocava o último que chegou para trás e o primeiro que chegou para a frente. Como o estoque era pequeno, foi necessário colocar os medicamentos bem próximos uns dos outros e alguns encostados na parede para aproveitar melhor o espaço. De acordo com as recomendações para a adequada estocagem de medicamentos, assinale a alternativa que contém três NÃO CONFORMIDADES identificadas na situação descrita.

Alternativas

ID
3073483
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A técnica de farmácia recebe dois medicamentos que contêm na embalagem as seguintes recomendações para o armazenamento: Medicamento 1 – “Manter sob refrigeração” e Medicamento 2 – “Manter em temperatura ambiente”. Assinale a alternativa que contém as faixas de temperatura recomendadas para a estocagem dos medicamentos 1 e 2, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • 0 a -20 C° - " Manter no congelador"

    2 - 8 C° - " Manter sob refrigeração "

    8 - 15 C° - "Manter em local fresco"

    15 - 30 C° - "Manter em temp. ambiente"


ID
3073489
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Após a realização do inventário, o técnico de farmácia encontrou os seguintes itens com prazo de validade para 31 de dezembro de 2017: 28.000 F/A de vancomicina 500 mg, 5.000 comprimidos de ácido fólico 5 mg e 100 frascos de gentamicina colírio. Considerando que o inventário foi realizado no dia 31 de agosto de 2017 e que o consumo médio mensal (CMM) destes itens é de 8.000 F/A, 700 CP e 20 FR, respectivamente. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Por o gabarito não seria letra A? Já que doando 20 FR ainda ficariam 20 FR para vencer.

  • A) Todos os medicamentos estão com estoque excedente ao que se espera ser consumido até a expiração do prazo de validade. (ERRADA)

    Exceto a vancomicina:

    28000 FA de vancomicina ainda dará para 3 meses e meio (28000 / CMM - 28000/ 8000 = 3,5 meses)

    5.000 comprimidos de ácido fólico - 5000/ 700 = 7,14 meses

    100 frascos de gentamicina - 100/ 20 = 5 meses

    B) Caso o perfil de consumo não se altere nos próximos meses, provavelmente serão consumidos 3.500 comprimidos de ácido fólico até seu vencimento.(ERRADA)

    5.000 comprimidos de ácido fólico - 5000/ 700 = 7,14 meses

    De 31 de agosto de 2017 até 31 de dezembro de 2017: 4 meses

    Então: 700 * 4 = 2800 comprimidos serão consumidos

    C)Para evitar desperdícios por perda de validade, é necessário tentar trocar ou doar, para outra unidade de saúde, 20 FR de gentamicina colírio.(CERTA)

    100 frascos de gentamicina - 100/ 20 = 5 meses

    De 31 de agosto de 2017 até 31 de dezembro de 2017: 4 meses

    Então: 20 * 4 = 80 frascos serão consumidos até 31 de dezembro de 2017

    100 frascos - 80 frascos = 20 frascos (doação ou troca)

    D)A cobertura de abastecimento da vancomicina é de, aproximadamente, 10 semanas.(ERRADA)

    28000 FA de vancomicina ainda dará para 3 meses e meio (28000 / CMM - 28000/ 8000 = 3,5 meses)

    3,5 meses = 14 semanas

    E)Provavelmente, o estoque de vancomicina não será consumido antes de seu prazo de validade expirar.(ERRADA)

    28000 FA de vancomicina ainda dará para 3 meses e meio (28000 / CMM - 28000/ 8000 = 3,5 meses)


ID
3073492
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, quanto aos conceitos relacionados às variáveis de controle de estoque, e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Na vdd chama-se PONTO de ressuprimento


ID
3073495
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O técnico de farmácia observa, na ficha de prateleira do diazepam 10 mg, que o consumo deste medicamento nos meses de junho, julho e agosto foi de 13.000, 9.000 e 14.000 comprimidos, respectivamente. Assinale a alternativa que contém o CMM e o Estoque de Segurança do diazepam 10 mg, respectivamente, considerando que o tempo de ressuprimento é de 2 meses e que este é um medicamento de Classe C, segundo a classificação da Curva ABC.

Alternativas
Comentários
  • CMM = soma CM/ n° meses

    CMM = (13.000 + 9.000 + 14.000)/ 3

    CMM = 36000/3

    CMM = 12000 comprimidos

    Ponto de requisição (PR)

    PR = (CMM * tempo de espera) * 2

    PR = (12000 * 2)* 2

    PR = 48000 comprimidos

    Estoque de segurança (ES):

    PR = (CMM * tempo de espera) + ES

    48000 = 24000 + ES

    ES = 24000 comprimidos

  • Consumo médio mensal: Média de consumos mensais de um produto num certo período de tempo (em meses)

    CMM= (13.000+9000+14000)/3

    CMM= 12.000

    Estoque de segurança para produtos da lista C:

    ES= CMM * 1TA (em meses)

    ES= 12000x 2

    ES= 24.000


ID
3073498
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A curva ABC classifica os produtos segundo sua relevância financeira e é uma importante ferramenta para a gestão de estoque. Com relação à curva ABC, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que na curva ABC o grupo A é o de maior importância financeira, portanto necessita de maior controle gerencial.

  • A questão em exame exige que tenhamos conhecimento da curva ABC. Analisaremos cada uma das alternativas tendo como base o que está envolvida na curva ABC. Note, a alternativa correta deverá ser a que apresenta uma característica que não é típica da Curva ABC.

    A curva ABC, ou Princípio de Pareto, busca classificar os itens em estoque de acordo com a sua importância financeira para a organização. O objetivo fundamental do método da curva ABC é poder exercer uma gestão mais apurada sobre os itens de maior valor de demanda.

    Os itens podem ser assim classificados:

    • Classe A: itens de maior valor de demanda. O valor de demanda de itens “A” gira em torno de 80%, mas a sua quantidade estocada é baixa, cerca de 20% apenas.
    • Classe B: itens de valor de demanda intermediária. Seu valor de demanda é de 15% aproximadamente, já seu percentual em estoque é por volta de 30% dos itens totais.
    • Classe C: itens de menor valor de demanda. Possui valor de apenas 5% dos itens totais, todavia sua possui a maior quantidade de itens, 50% dos itens totais estocados.

    Feita essa apresentação, vamos às alternativas em busca da incorreta.

    A - incorreta. Os itens da Classe C necessitam de menor controle gerencial.

    B - correta. A Classe A representa o menor número de itens com o maior custo financeiro.

    C - correta. Os itens da Classe B devem ter estoques de segurança maiores que os de Classe A e menores que os de Classe C.

    D - correta. A Classe B contém itens de quantidade e valor intermediário.

    E - correta. Recomenda-se manter uma quantidade menor em estoque dos itens de Classe A.

    Tendo analisado as alternativas, concluímos que a alternativa que atende ao comando da questão é a letra "A".

    GABARITO: A

    Fonte:

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.


ID
3073501
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na farmácia do Hospital X, os medicamentos são separados pelo técnico de farmácia após a triagem das prescrições pelo farmacêutico. A distribuição é feita com base em prescrições informatizadas e deverá atender um período de 24h. Os medicamentos são acondicionados em um saco plástico, identificado com o nome do paciente, a unidade de internação e o leito, contendo todos os medicamentos de forma desordenada. Este tipo de sistema de distribuição é denominado:

Alternativas
Comentários
  • A) Individualizado Direto. os medicamentos são requisitados e dispensados às unidades de internação em nome do paciente, de acordo com a prescrição mnédica, sua cópia direta, para determinado período.

    B) Coletivo. Os medicamentos são armazenados nas unidades de internação, sob a responsabilidade da enfermeira encarregada, formando miniestoques espalhados por todo o hospital. A reposição dos medicamentos é feita periodicamente, em nome da unidade, por meio de requisição enviada à farmácia ou Almoxarifado. Muitas vezes a requisição está baseada em cotas preestabelecidas entre a unidade requisitante e a fornecedora dos produtos

    C) Individualizado Indireto. Os medicamentos são requisitados e dispensados às unidades de internação em nome do paciente, de acordo com a transcrição da prescrição médica, para determinado período. Quando a prescrição é transcrita, o sistema é denominado Individualizado Indireto, e quando o documento original ou sua cópia direta é enviada à Farmácia para análise e posterior dispensação dos produtos, o sistema é denominado Individualizado Direto

    D) Dose Unitária. O farmacêutico recebe a prescrição mnédica do paciente ou sua cópia direta; elabora o registro farmacoterapêutico do paciente (documento utilizado pelo farmacêutico para avaliar a terapêutica medicamentosa); analisa as informações da prescrição; quando necessário, faz intervenções na terapêutica medicamentosa e dispensa os medicamentos em embalagens de dose unitária, prontas para administrar.

    E) Misto. para dispensar os medicamentos e, muitas vezes, produtos médico-hospitalares são utilizados os sistemas coletivo e individualizado em um mesmo hospital.


ID
3073504
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre as vantagens e as desvantagens dos diferentes tipos de Sistemas de Distribuição de Medicamentos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • B) Algumas vantagens do Sistema de Distribuição Individualizado são: redução do tempo de dispensação, maior adaptação à informatização e redução do tempo da enfermagem com atividades relacionadas ao medicamento.

    O SDI REQUER MAIOR TEMPO DO PESSOAL DAFARMÁCIA PARA DISPENSAÇÃO, ASSIM COMO O SIST. DE DISTRIBUIÇÃO DE DOSE UNITÁRIA, NESSE ÚLTIMO O TEMPO AINDA É MAIOR, POIS OS MEDICAMENTOS JÁ SAEM PRONTOS PARA ADMINISTRAÇÃO.


ID
3073507
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta algumas vantagens da utilização de prescrição eletrônica.

Alternativas
Comentários
  • o enunciado pede apenas VANTAGENS:

    A) Presença de alertas de interação medicamentosa, possibilidade de fazer alterações manuais nas prescrições e facilidade de leitura.

    B)Facilidade de leitura, redução do número de erros na prescrição e possibilidade de repetir a prescrição de dias anteriores sem revisão.

    C) Rapidez na disponibilidade da prescrição para a farmácia, presença de alertas de interação medicamentosa e dependência do sistema eletrônico.

    D) Melhor identificação do prescritor, facilidade de leitura e possibilidade de erros de digitação.

    E) Facilidade de leitura, redução do número de erros na prescrição e rapidez na disponibilidade da prescrição para a farmácia.


ID
3073510
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Paciente R.O.S., 5 anos de idade, está internada na UTI de um hospital pediátrico. Paciente estável hemodinamicamente, em uso de amina, com três episódios de diarreia nas últimas horas, tolerando redução nos parâmetros ventilatórios. Uma das condutas no perfil metabólico/nutricional foi a reposição rápida de potássio. A médica prescreveu 5 ml de xarope de cloreto de potássio a 6% a cada 4 horas. A quantidade de cloreto de potássio, em mg, que foi fornecida ao paciente por dia foi de:

Alternativas
Comentários
  • 6 g ----- 100 ml

    X ------- 5 ml

    X = 0,3 g ( 300 mg)

    300 mg * 6 = 1800 mg

  • 6% de cloreto de potássio equivale a 6g/100mL de cloreto de potássio

    então 5mL equivale a 0,3g = 300mg

    a cada 4 horas ou 6 vezes ao dia, então 300x6= 1800mg


ID
3073513
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O xarope de ácido valproico está disponível em frascos de 250 mg/5 ml. Se um determinado paciente tomasse 1.000 mg pela manhã e 750 mg à noite, a quantidade de xarope, em ml, que se dispensaria para 30 dias seria de:

Alternativas
Comentários
  • 250 mg ---- 5 ml

    1750 mg ---- X

    X= 35 ml * 30 = 1050 ml


ID
3073516
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O clopidogrel é classificado como:

Alternativas
Comentários
  • inibidor da agregação plaquetária.

  • Medicamento que atua na inibição da agregação plaquetária. O mesmo previne o agrupamento das plaquetas reduzindo a chance de formação de trombos
  • Letra B

    Clopidogrel inibidor da agregação plaquetária


ID
3073519
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Todos os medicamentos a seguir podem ser indicados para o tratamento da Asma, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • metoprolol

  • B) Metoprolol

    É um bloqueador adrenergico ou um beta bloqueador seletivo

  • Metoprolol= Antagonista seletivo de Beta-1.
  • Nenhum antagonista β1-seletivo (ex.: metoprolol e atenolol) disponível é suficientemente específico para evitar por completo as interações com adrenoceptores β2.  Entretanto, esses agentes podem ser mais seguros em pacientes que experimentam constrição brônquica em resposta ao propranolol. Como sua seletividade β1 é um pouco modesta, devem ser evitados ou usados com muito cuidado em pacientes com história de asma.


ID
3073522
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em uma Farmácia Hospitalar, é disponibilizada uma solução de metadona 0,1 mg/ml. Um paciente está tomando 0,08 mg, 3 vezes ao dia. A quantidade de medicamento que será dispensada, em ml, para 30 dias será de:

Alternativas
Comentários
  • 0,08 x 3 (ao dia)

    0,1mg_____________1ml

    0,24mg________X

    X= 2,4 para 1 dia

    e para um mes: 2,4 x 30= 72 ml


ID
3073525
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia

Um técnico de farmácia precisa montar uma tabela de consulta sobre os antibióticos em suspensão existentes em um hospital. Nesse contexto, todas as afirmações a seguir são verdadeiras, EXCETO:

Alternativas

ID
3073528
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando as seguintes indicações sobre o ácido fólico, assinale a única opção que NÃO é verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • A dose diária recomendada é de 400 mg.

  • Dose diária de 400 microgramas (mcg), pegadinha do malandro


ID
3073531
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O álcool benzílico é classificado como:

Alternativas
Comentários
  • conservante


ID
3073534
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia

Todos os medicamentos a seguir devem ser armazenados sob refrigeração, após a reconstituição, EXCETO:

Alternativas

ID
3073537
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Todas as vias de administração de medicamentos a seguir são vias enterais, EXCETO a:

Alternativas
Comentários
  • VIAS ENTERAIS = passam pelo trato GI = oral, retal, sublingual

    VIAS PARENTERAIS = não passam pelo trato GI = intravenosa, subcutânea, intramuscular