SóProvas



Prova PUC-PR - 2017 - Prefeitura de São José dos Pinhais - PR - Farmacêutico - Bioquímico


ID
3966367
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a conclusão do artigo Produção científica na medicina em projetos de pesquisa financiados pela agência Fapemig.

O presente estudo focou a geração de produtos científicos e a formação de recursos humanos qualificados a partir dos Editais Universais financiados pela Fapemig na área médica. Entre os produtos científicos gerados, houve prevalência de apresentação de resumos científicos em congressos nacionais e estrangeiros, formação de recursos humanos qualificados (orientação de iniciação científica, mestrado, doutorado) e publicação de artigos científicos nacionais e estrangeiros. Todos os projetos aprovados foram oriundos de instituições públicas, incluindo universidades e outros órgãos públicos, como hospitais e institutos. É preciso conduzir estudos com metodologias similares, que possibilitem uma reflexão e melhor compreensão dos produtos científicos oriundos de projetos de pesquisa financiados por agências de pesquisa.

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v33n3/13.pdf. Acesso em 10/05/17.

Indique a alternativa que apresenta uma inferência FALSA em relação ao conteúdo do texto.

Alternativas

ID
3966370
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Segundo Pinker (2016), “a brevidade é a alma da razão e de muitas outras virtudes ao escrever.” Isso significa que muitas expressões prolixas podem e devem ser trocadas por alternativas mais enxutas para melhorar a qualidade do texto.
As alternativas abaixo apresentam na coluna 2 uma opção mais enxuta para a expressão da coluna 1. Apenas uma delas é uma proposta INADEQUADA; indique-a.

Alternativas

ID
3966373
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a introdução de um artigo disponibilizado no GEN Medicina, um portal que oferece conteúdo científico exclusivo da área da saúde. Com base no conteúdo desse fragmento, avalie qual(is) dos segmentos apresentados nas asserções são informações coerentes com o tema abordado e, desse modo, poderia(m) constar na sequência do artigo.

A entrevista clínica não é uma conversa como outra qualquer!

Entende-se qualquer entrevista como uma técnica de trabalho, durante a qual duas pessoas, em concordância formal ou implícita, se encontram para uma conversa, cuja característica principal é estar relacionada com os objetivos de ambos.
É tão especial a entrevista clínica que ela tem nome diferente – anamnese. O papel de uma dessas pessoas – no caso, o médico ou o estudante de medicina – é coletar informações, enquanto o da outra – o paciente – é de fornecê-las. Diferentemente de outras entrevistas, no caso da médica o objetivo não fica restrito a obter informações. Outro objetivo é estabelecer um bom relacionamento entre o médico e o paciente, condição fundamental para uma boa prática médica.
Há muitas maneiras de se fazer uma entrevista; melhor dizendo, há diferentes técnicas, mas em todas devem ser destacadas a arte do relacionamento e o processo comunicacional. Primeiramente, deve ficar claro que uma entrevista médica não é uma conversa como qualquer outra! [...]

Fonte: http://genmedicina.com.br/2017/05/19/a-entrevista-clinica-nao-e-uma-conversa-como-outra-qualquer-dr-celmo-celeno-porto/ Acesso em 12/05/17.

I. Uma questão relevante, mas nem sempre considerada, é o registro dos dados obtidos durante a entrevista. Anotações de próprio punho das informações mais importantes é a maneira habitual. Contudo, cresce cada vez mais a utilização de computadores. A gravação de entrevistas, que esteve em moda há alguns anos, praticamente está abolida na prática médica, tornando-se restrita a alguns tipos de pesquisa. Não é proibido “digitar” as informações obtidas; no entanto, a atenção exagerada ao computador é nociva.

II. A entrevista tem a função de informar as pessoas sobre algum acontecimento social ou fazer com que o públicoalvo conheça as ideias e opiniões da pessoa que é entrevistada. O entrevistador deve se posicionar e falar de maneira correta, mantendo uma boa aparência e causando boa impressão.

III. As entrevistas em grupo, que podem ser realizadas com o objetivo de agilizar o processo ou ainda checar adaptabilidade do candidato ao contato grupal. Nesta modalidade podem ser verificados itens como características de liderança, desprendimento ou facilidade de relacionamento.

Indique a alternativa que corresponde à resposta CORRETA.

Alternativas

ID
3966376
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Nas bulas de remédios, na parte de orientações ao paciente, os termos próprios da área da saúde geralmente vêm acompanhados de uma explicação em linguagem popular. Em uma das alternativas abaixo, a explicação entre parênteses NÃO CORRESPONDE ao termo técnico. Indique-a.

Alternativas
Comentários
  • micótica = FUNGO e não bactéria. Mesmo assim, achei a questão mal formulada.


ID
3966379
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as três versões da reescrita destes fragmentos de texto para avaliar qual(is) dela(s) mantém(êm) o mesmo teor de informação da versão original.

Fragmentos de texto:

Devido às movimentações que exige das políticas de saúde e às implicações socioeconômicas, o problema da síndrome de burnout deve ser abraçado e trabalhado também pelos médicos, inclusive pelos psiquiatras, como desafio científico, diagnóstico e terapêutico (Brekalo-Lazarević et al., 2010). O conhecimento atual mostra que a síndrome de burnout é uma precursora ou um fator de risco para a doença depressiva (Elinson et al., 2004).

I. De acordo com Brekalo-Lazarević et al. ( 2010), os médicos, inclusive psiquiatras, têm como desafio científico, diagnóstico e terapêutico dedicar-se ao problema da síndrome de burnout, pois há evidências de que ela seja precursora ou um fator de risco para a doença depressiva (Elinson et al., 2004). Trata-se de uma necessidade premente, visto que a questão dessa síndrome apresenta implicações socioeconômicas e exige movimentações das políticas de saúde.

II. Elinson et al. (2004) esclarecem haver evidências de que a síndrome de burnout seja precursora ou um fator de risco para a doença depressiva. Por exigir movimentações das políticas de saúde e envolver questões socioeconômicas, o problema dessa síndrome é uma causa a ser abraçada e trabalhada por médicos, inclusive pelos psiquiatras, como desafio científico, diagnóstico e terapêutico (Brekalo-Lazarević et al., 2010).

III. O problema da síndrome de burnout deve ser abraçado e trabalhado também pelos médicos, inclusive pelos psiquiatras, como desafio científico, diagnóstico e terapêutico, devido às movimentações que exige das políticas de saúde e às implicações socioeconômicas. Atualmente, considera-se que a síndrome de burnout é uma precursora ou um fator de risco para a doença depressiva (Elinson et al., 2004 e Brekalo-Lazarević et al., 2010).

Indique a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
3966382
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em todos os segmentos a seguir (extraídos de um artigo publicado em periódico da área de Medicina), observa-se o emprego de mesmo(s) e mesma(s). Em nenhum dos casos, essa palavra foi usada de acordo com a norma-padrão. Indique a alternativa que apresenta uma proposta para substituir esses termos, de modo que todos os segmentos - mantendo a informação original - respeitem o padrão formal da língua.

I. Em relação ao médico de família, é quase geral entre os entrevistados o clamor por uma melhor formação do mesmo, inclusive no que tange à atenção à criança.
II. Utilizando metodologia qualitativa e entrevistas semi-estruturadas, foram entrevistados pediatras e médicos de família de dez equipes indicadas pelos gestores como as de melhores resultados. O objetivo foi conhecer a visão dos mesmos sobre a atenção à saúde da criança por eles praticada, o papel de cada um e a existência do pediatra no programa.
III. Chama a atenção o envolvimento de uma grande variedade de profissionais da equipe nessas ações, enquanto a maioria dos pediatras prefere não participar das mesmas. Trata-se de situação surpreendente, pois seria esperada uma atuação mais proativa e mesmo de liderança do pediatra em relação ao tema.
IV. Para verificar na prática como se deu a atenção à saúde da criança e adolescente nas ESF dos médicos entrevistados, foi pedido aos mesmos que descrevessem as ações desenvolvidas nessa área

Com relação aos termos destacados, indique a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3966385
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Jonathan tinha X reais em sua carteira quando saiu no sábado pela manhã. Pretendia comprar uma jaqueta de couro, fazer uma doação a uma instituição infantil, realizar algumas compras no mercado e por fim passar numa confeitaria para comprar doces para um café da tarde com os amigos. Sabe-se que ele gastou 2/3 do que tinha para comprar a jaqueta, depois 1/5 do que restou foi entregue para uma determinada instituição infantil. Em seguida, com o saldo restante, ainda disponível, fez uma compra no mercado que consumiu 1/4 desse saldo. Na sequência, antes de voltar para casa, gastou metade na confeitaria. Qual a quantia em porcentagem, sobre o valor inicial, que ainda restou para Jonathan?

Alternativas
Comentários
  • Primeiro atribuí um valor múltiplo das frações descritas no enunciado. Escolhi 900,00.

    Inicialmente ele gastou 2/3 do que tinha para comprar a jaqueta, então gastou 600,00 e restou 300,00.

    Depois 1/5 do que restou foi entregue para uma determinada instituição infantil, ou seja, 1/5 de 300,00. Entregou 60,00 e ficou com 240,00.

    Com o saldo restante, ainda disponível, fez uma compra no mercado que consumiu 1/4 desse saldo. Gastou 60,00 e de sobrou 180,00.

    Na sequência, antes de voltar para casa, gastou metade na confeitaria. Ou seja, gastou 90,00 e ficou com 90,00.

    Se 900,00 é 100%,

    90,00 é 10% do total.

  • Total = X

    Jaqueta = 2/3X, sobra 1/3X;

    Instituição = (1/3 - 1/5*1/3)X, Sobra 4/15X

    Mercado = (4/15 - 1/4*4/15)X = 12/60, Sobra 1/5X

    Cafeteria = (1/5 /2)X = (1/10)X = 0,1X ou 10% de X

  • GABARITO: Letra B

    1) Tenho X

    2) Se gastei 2/3, então restou 1/3

    3) Se gastei 1/5, então restou 4/5 do valor do passo 2

    4) Se gastei 1/4, então restou 3/4 do valor do passo 3

    5) Se gastei metade, então restou metade do valor do passo 4

    É só multiplicar X pelo que restou

    X*(1/3)*(4/5)*(1/4)*(3/4)*(1/2) = Quanto restou

    Restou = x/10%

    X era meu valor inicial e está sendo dividido por 10. Ou seja, é isso que restou do valor original X.


ID
3966388
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Claudio, Ana e José estão em uma quadra de basquete de uma praça no bairro onde moram. Conhecendo seus desempenhos, sabe-se que a probabilidade de que Claudio acerte um arremesso de lance livre é igual a 3/4, a probabilidade de que Ana acerte um arremesso de lance livre é 3/5 e a probabilidade de que José acerte um arremesso de lance livre é igual a 1/3. Se os três vão fazer apenas um arremesso de lance livre, qual é a probabilidade de que no mínimo dois deles acertem o arremesso?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é bem legal e tranquila de resolver, mas requer um pouco de atenção.

    Notem que ele pede a chance de que no mínimo dois dos três acertem o arremesso.

    Isso é o mesmo que dizer que devemos tirar a chance de eles não acertarem nenhum arremesso P (x = 0) e um arremesso P (x = 1).

    Portanto, matematicamente, isso fica: 1 - [P (x = 0) + P (x = 1)].

    O 1 representa o "todo", ou seja, o 100%. Tirando as chances de nenhum arremesso certo e de um único arremesso certo, temos o que o enunciado pede: no mínimo dois arremessos, sendo que a chance de 2 arremessos corretos satisfaz a questão ou a chance de 3 arremessos corretos também satisfaz a questão.

    Calculando a probabilidade de todos errarem seus arremessos:

    P (x = 0):

    E x E x E: O enunciado nos dá a chance que cada um tem de acertar o arremesso, portanto, o complemento de cada fração é a chance das mesmas pessoas errarem.

    Notem: Claudio tem uma chance de 3/4 de acertar o arremesso. Sendo assim, ele possui 1/4 de chance de errar o mesmo arremesso.

    O mesmo ocorre pros outros. Ana tem 2/5 de chances de errar seu arremesso e José tem 2/3 de chances de errar.

    Multiplicando essas três probabilidades, obtemos: 1/4 * 2/5 * 2/3 = 4/60.

    Guardem esse valor, pois ele será usado mais pra frente.

    Agora, calculamos a chance das três pessoas acertarem um arremesso apenas.

    Aqui devemos ter um pouco de atenção para não errarmos na conta, mas é tranquilo.

    Vejam:

    Temos a possibilidade de Claudio acertar e os outros dois errarem.

    Temos também a possibilidade de Ana acertar e os outros dois não.

    Temos ainda a chance de José acertar e os outros dois errarem.

    Lembrando que a ordem dos arremessos não importa, ou seja, a chance é a mesma se o acerto correto for ou o primeiro ou o segundo ou o terceiro:

    A x E x E (arremesso acertado na primeira oportunidade)

    E x A x E (arremesso acertado após alguém errar o primeiro arremesso)

    E x E x A (arremesso acertado na última oportunidade)

    Todas essas três configurações possuem a mesma chance de acontecer.

    Voltando à configuração de que Claudio acerte e os outros dois errem. Isso fica:

    3/4 (chance do Claudio acertar) x 2/5 (chance de Ana errar) x 2/3 (chance de José errar). Isso fica: 12/60

    Agora, temos também a chance de Ana acertar e os outros dois não. Isso fica:

    1/4 (chance de Claudio errar) x 3/5 (chance de Ana acertar) x 2/3 (chance de José errar). Isso fica: 6/60

    Por último, temos a chance de José acertar e os outros dois não. Isso fica:

    1/4 (chance de Claudio errar) x 2/5 (chance de Ana errar) x 1/3 (chance de José acertar). Isso fica: 2/60

    Todo esse cálculo foi para a chance de um único arremesso ser acertado. Temos agora de somar esses três resultados.

    P (x=1) = 12/60 + 6/60 + 2/60 = 20/60

    Finalmente, temos:

    P (x>=2) = 1 - [P (x = 0) + P (x = 1)] = 1 - (4/60 + 20/60) = 1 - 24/60 = 36/60 = 3/5.

    Resposta: Letra "A".

    Espero que tenha ficado fácil de entender e não tenha ficado longa a minha explicação.

    Bons estudos =).

  • Alternativamente, podemos calcular diretamente a chance de dois arremessos serem acertados ou a chance de três serem acertados.

    P (x = 2) + P (x = 3).

    Para P (x = 2):

    Claudio e Ana acertam, mas José erra: 3/4 * 3/5 * 2/3 = 18/60

    Claudio e José acertam, mas Ana erra: 3/4 * 2/5 * 1/3 = 6/60

    Claudio erra, mas Ana e José acertam: 1/4 * 3/5 * 1/3 = 3/60

    Somando essas três possibilidades, temos: 27/60.

    Para o evento em que todo mundo acerta os seus arremessos:

    P (x = 3): 3/4 * 3/5 * 1/3 = 9/60.

    Somando as duas frações: P (x = 2) + P (x = 3) = 27/60 + 9/60 = 36/60 = 3/5.

  • fiz de modo bem mais tranquilo = 3/4x3/5 ou(+) 3/4 x 3/5 x 1/3 fazendo o corte temos e somando 12/20 simplificando 3/5

  • ERREI MAS CONSEGUI!!

    FÉ!!!!!!!!!!!!!!!!


ID
3966391
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considerando as relações de equivalências lógicas, determine qual ou quais proposição(ões) apresentada(s) nas alternativas dadas é ou são equivalente(s) à proposição abaixo.

“O enfermeiro não dorme bem à noite ou os médicos são felizes.”

I. Se o enfermeiro dorme bem à noite, então os médicos são felizes.
II. Se os médicos são felizes, então o enfermeiro não dorme bem à noite.
III. Se o enfermeiro não dorme bem à noite, então os médicos são felizes.
IV. Se os médicos não são felizes, então o enfermeiro não dorme bem à noite.
V. Se o enfermeiro dorme bem à noite, então os médicos não são felizes.

Alternativas
Comentários
  • "O enfermeiro não dorme bem à noite ou os médicos são felizes"

    A primeira opção é usar a equivalência do -> (se...então) e do v (ou). Então nega a primeira, troca o conectivo, e mantém a segunda.

    "Se o enfermeiro dorme bem à noite, então os médicos são felizes" (PROPOSIÇÃO I)

    A segunda opção de equivalência é pegar a sentença obtida acima e usar o teorema contra recíproco. É só voltar negando, mantendo o "se...então".

    "Se os médicos não são felizes, então o enfermeiro não dorme bem à noite" (PROPOSIÇÃO IV)

    Resposta letra "D"

  • Equivalentes Lógicas:

    P ∨ Q 《=》 ~ P → Q 《=》 ~ Q → P

    Gabarito D.

  • Muito top a questão.

  • Questão fraquinha p quem domina o assunto, pois fez a equivalência da Disjunção Inclusiva convertendo-a numa Condicional e depois aplicou a esta condicional a regra da contrapositiva, I e IV

  • ~p ---> q = p ----> q = ~q ---> ~p


ID
3966397
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Com todas as permutações dos números 4, 5, 6, 7 e 8, escrevemos vários números em ordem crescente. Na contagem dos números, a posição que o número 67485 ocupa é

Alternativas

ID
3966403
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No regime disciplinar previsto pela Lei nº 8.112/1990, existem vários deveres e vedações ao servidor público civil. Verifique a veracidade das proposições abaixo descritas e assinale a alternativa CORRETA.

I. É dever do servidor público exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo.
II. É vedado ao servidor público levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração.
III. É vedado ao servidor público ser acionista ou cotista de pessoa jurídica.
IV. São deveres do servidor público guardar sigilo sobre assunto da repartição e tratar com urbanidade as pessoas.
V. É vedado ao servidor público utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    V, F, F, V, V.

  • Gab. D

    I. É dever do servidor público exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo. VERDADEIRO

    Art. 116.  São deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

    II. É vedado ao servidor público levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração. FALSO

    Art. 116.  São deveres do servidor: VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração

    III. É vedado ao servidor público ser acionista ou cotista de pessoa jurídica. FALSO

    Art. 117.  Ao servidor é proibido: X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

    IV. São deveres do servidor público guardar sigilo sobre assunto da repartição e tratar com urbanidade as pessoas. VERDADEIRO

    Art. 116.  São deveres do servidor: VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição; XI - tratar com urbanidade as pessoas;

    V. É vedado ao servidor público utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares.VERDADEIRO

    Art. 117.  Ao servidor é proibido: XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares;

  • Cotista ou acionista, ele pode ser. Não pode é ser o proprietário.

  • Julguemos cada assertiva:


    I. É dever do servidor público exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo.

    CERTO

    Assertiva correta, porquanto devidamente embasada na regra do art. 116, I, da Lei 8.112/90:

    "Art. 116.  São deveres do servidor:

    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;"


    II. É vedado ao servidor público levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo aoconhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração.

    ERRADO

    Trata-se aqui de proposição incorreta, uma vez que, na verdade, cuida-se de um dever, e não de uma vedação, conforme previsto no art. 116, VI, da Lei 8.112/90:

    "Art. 116 (...)
    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;"


    III. É vedado ao servidor público ser acionista ou cotista de pessoa jurídica.

    ERRADO

    Na realidade, a vedação consiste em atuar como sócio administrador ou gerente, mas não como simples sócio cotista. A propósito, o teor do art. 117, X, da Lei 8.112/90:

    " Art. 117.  Ao servidor é proibido:

    (...)

    X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;"


    IV. São deveres do servidor público guardar sigilo sobre assunto da repartição e tratar com urbanidade as pessoas.

    CERTO

    Assertiva correta, na medida em que devidamente apoiada no art. 116, VIII e XI, da Lei 8.112/90, in verbis:

    " Art. 116.  São deveres do servidor:

    (...)

    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

    (...)

    XI - tratar com urbanidade as pessoas;"


    V. É vedado ao servidor público utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares.

    CERTO

    De fato, cuida-se de comportamento vedado aos servidores públicos, nos termos do art.  117, XVI, da Lei 8.112/90:

    "Art. 117.  Ao servidor é proibido: 

    (...)

    XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares;"

    Do exposto, a sequência correta fica sendo: V, F, F, V, V. 



    Gabarito do professor: D


ID
3966406
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei 9.784/1999 dispõe, entre outros temas, sobre os direitos e deveres do Administrado no âmbito do processo administrativo da Administração Pública Federal. Segundo suas prescrições, assinale a alternativa em que NÃO está descrito um dos deveres do administrado perante o Ente Público no âmbito dos processos administrativos.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA E - TRATA-SE DE DIREITO DO ADMINISTRADO:

    Art. 3 IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

  • A questão em tela versa sobre a lei 9.784 de 1999 (Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal).

    Conforme o artigo 3º, e os seus incisos, da citada lei, depreende-se que são direitos dos administrados os seguintes:

    - Ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações.

    - Ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas.

    - Formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente.

    - Fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

    Conforme o artigo 4º, e os seus incisos, da citada lei, depreende-se que são deveres dos administrados os seguintes:

    - Expor os fatos conforme a verdade.

    - Proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé.

    - Não agir de modo temerário.

    - Prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

    Ressalta-se que se trata de rols exemplificativos, ou seja, há mais direitos e deveres dos administrados, além dos constantes acima.

    Cabe acrescentar que as bancas costumam trocar o que é direito e o que é dever. Portanto, muito atenção com questões deste tipo.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que a única alternativa em que não consta um dever é a letra "e", sendo que as demais alternativas são deveres dos administrados. O contido na letra "e" (ser assistido por advogado) se trata de um direito dos administrados.

    GABARITO: LETRA "E".

  • Não é obrigatório ao administrado ser assistido por advogado durante o PAD - portanto é uma faculdade

  • Complemento:

    Súmula Vinculante 5: A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição.

  • Complemento o complementado...

    Súmula Vinculante 5: A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição.

    vale lembrar que existe exceção a esta regra que é o caso do preso que comete faltas disciplinares. Obrigatoriamente deverá ser assistido por um advogado sob pena de nulidade do processo.

    PARAMENTE-SE!

  • DOS DIREITOS DOS ADMINISTRADOS

    Art. 3 O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    I - ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações;

    II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

    III - formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente;

    IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

    Súmula Vinculante 5

    A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição.

    DOS DEVERES DO ADMINISTRADO

    Art. 4 São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    I - expor os fatos conforme a verdade;

    II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;

    III - não agir de modo temerário;

    IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

  • Os deveres dos administrados, nos termos da Lei 9.784/99, encontram-se listados em seu art. 4º, que abaixo colaciono:

    "Art. 4o São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    I - expor os fatos conforme a verdade;

    II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;

    III - não agir de modo temerário;

    IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos."

    A simples leitura deste rol, em cotejo com as opções lançadas pela Banca, revela que as opções A a D correspondem, com precisão, aos incisos I, II e IV, acima transcritos.

    De seu turno, a alternativa E, ser assistido por advogado, vem a ser um direito dos administrados (Lei 9.784/99, art. 3º, IV), e não um dever.

    Logo, eis aí a opção incorreta.



    Gabarito do professor: E

  • GABARITO - E

    Complementando...

    Art. 4 São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    I - expor os fatos conforme a verdade;

    II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;

    III - não agir de modo temerário;

    IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.


ID
3966409
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei nº 525/2004 dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos de São José dos Pinhais, estabelecendo as normas sobre seu regime jurídico, direitos, deveres e responsabilidades. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e, depois, assinale a alternativa CORRETA.

I. Dentre os requisitos básicos para nomeação em cargo público, está a apresentação de certidão negativa de débitos fiscais, trabalhistas e previdenciários.
II. A posse é a aceitação formal, pelo servidor, das atribuições, dos deveres e das responsabilidades inerentes ao cargo público, sendo que sua realização deverá ocorrer no prazo improrrogável de até 120 (cento e vinte) dias, contados da publicação oficial do ato de nomeação.
III. Se houver empate na classificação de determinado concurso municipal, terá preferência na nomeação, como primeiro critério de desempate, o mais idoso dentre os candidatos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
IV. É permitida a consignação em folha de pagamento de amortização e juros de empréstimos ou financiamentos imobiliários.
V. Para a jornada de serviço de 40 (quarenta) horas semanais, à razão de 08 (oito) horas diárias, fica assegurado o intervalo mínimo de uma hora e máximo de duas horas, entre essa jornada, adequado ao regime de funcionamento da unidade administrativa de lotação do servidor.

Estão CORRETAS apenas as assertivas

Alternativas

ID
4165891
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O sistema nervoso autônomo é responsável pelo controle nervoso de determinadas funções vegetativas, principalmente das funções circulatórias, do trato gastrintestinal, do metabolismo e das funções genitais. A maioria desses órgãos é inervada concomitantemente pelos dois oponentes: simpático e parassimpático (MAURER, Martin H. Fisiologia humana ilustrada. 2. São Paulo Manole 2014 1 recurso online).

Considerando as drogas de ação sobre o Sistema Nervoso autônomo, analise as afirmativas a seguir.

I. As drogas parassimpatolíticas de ação direta sobre receptores muscarínicos (atropina, escopolamina) desencadeiam a diminuição do tônus da musculatura lisa gastro intestinal, bem como a redução de secreções, o que explica os efeitos de constipação e xerostomia.
II. Medicamentos denominados vasoativos, classificados como simpatomiméticos de ação direta, podem ser empregados para o aumento da pressão arterial. Esse efeito ocorre pela interação desses agentes com receptores alfa-1 adrenérgicos.
III. No caso de choque anafilático, o emprego da adrenalina para reversão do broncoespasmo é justificado pelo efeito agonista em receptores beta-2 adrenérgicos. Como alternativa, a noradrenalina pode ser empregada, pois apresenta potência semelhante à da adrenalina, no que se refere ao efeito broncodilatador.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
4165894
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As soluções injetáveis de glicose nas concentrações de 5% e 10% são indicadas como fonte de água, calorias e diurese osmótica. As soluções de glicose de 5% a 10% são indicadas em casos de desidratação, reposição calórica, nas hipoglicemias (diminuição do nível de glicose no sangue) e como veículo para diluição de medicamentos compatíveis. A solução de glicose 5% é frequentemente a concentração empregada na depleção de fluído, sendo usualmente administrada através de uma veia periférica. Já as soluções de glicose de concentrações mais elevadas, como a glicose 10%, por serem hiperosmóticas, são usadas geralmente como uma fonte de carboidratos. Desta maneira, a glicose é a fonte preferida de carboidratos em regimes parenterais de nutrição, sendo frequentemente usada também em soluções de reidratação para prevenção e/ou tratamento da desidratação, ocasionada pela diarréia.

(http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=9188632013&pIdAnexo=1847480).

Os valores de molaridade para as soluções de soro glicosado a 5% (5g/100mL) e a 10% (10g/100mL) são respectivamente

Dado: massa molar da glicose = 180 g/mol)

Alternativas
Comentários
  • M Soro Glicosado 5%= 5/180x0.1 = 0.278

    M Soro Glicosado 10%=10/180x0.1= 0.556


ID
4165897
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo a Portaria SVS/MS no 344/1988, são enquadradas na classificação de substâncias sujeitas a controle especial as substâncias entorpecentes, psicotrópicas, que apresentam efeito sofre o sistema nervoso central, anabolizantes, retinoicas, imunossupressoras, anti-retrovirais, precursores de entorpecentes e/ou psicotrópicas, insumos utilizados como precursores de entorpecentes e psicotrópicos, plantas que podem originar entorpecentes e/ou psicotrópicos, além de substâncias de uso proscrito no Brasil.
II. Os testes de equivalência terapêutica, realizados “ïn vitro” e “ïn vivo”, e os estudos de bioequivalência apresentados à ANVISA pelo fabricante asseguram a intercambialidade entre o medicamento de referência e o genérico correspondente, permitindo que somente o farmacêutico responsável pela farmácia ou drogaria realize a substituição, desde que registrada na prescrição médica.
III. Sabendo-se que a dose diária de amoxicilina é de 25 mg/kg/dia (administrada em intervalos de 8h/8h), em infecções leves a moderadas, a posologia indicada para uma criança com 30kg será de 15mL da suspensão de 250mg/5mL a cada 8h.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • 25mg/kg/dia x 30kg = 750mg/dia Equivalente a 250mg 8/8h = 5ml a cada 8 horas. Item III - Incorreto

ID
4165900
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando o texto da a Resolução do CFF 596 de 21 de fevereiro de 2014, que dispõe sobre o Código de Ética da Profissão Farmacêutica, o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares, apresentam-se as seguintes afirmativas

I. É dever do farmacêutico respeitar o direito de decisão do usuário sobre seu tratamento, sua própria saúde e bemestar, excetuando-se aquele que, mediante laudo médico ou determinação judicial, for considerado incapaz de discernir sobre opções de tratamento ou decidir sobre sua própria saúde e bem-estar.
II. É de responsabilidade do proprietário do estabelecimento farmacêutico comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento do responsável técnico, das atividades profissionais exercidas por ele, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua.
III. Um farmacêutico bioquímico atuante no setor de hematologia de determinado Laboratório de Análises Clínicas que assinar laudos de exames resultantes da leitura de lâmina feita por outros que não ele (por exemplo, técnicos laboratoriais ou estagiários do setor) infringe o Código de Ética da Profissão Farmacêutica.

Após a leitura das afirmativas feitas anteriormente, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Art. 14 - É proibido ao farmacêutico:

    XX - assinar trabalho realizado por outrem, alheio à sua execução, orientação, supervisão ou fiscalização ou, ainda, assumir responsabilidade por ato farmacêutico que não praticou ou do qual não participou;

    Letra C

  • Art. 13 - O farmacêutico deve comunicar previamente ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento temporário das atividades profissionais pelas quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua.

    § 1º - Na hipótese de afastamento por motivo de doença, acidente pessoal, óbito familiar ou por outro imprevisível, que requeira avaliação pelo Conselho Regional de Farmácia, a comunicação formal e documentada deverá ocorrer em 5 (cinco) dias úteis após o fato.

    § 2º - Quando o afastamento ocorrer por motivo de férias, congressos, cursos de aperfeiçoamento, atividades administrativas ou outras previamente agendadas, a comunicação ao Conselho Regional de Farmácia deverá ocorrer com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas.

    *

    *

     II. É de responsabilidade do proprietário do estabelecimento farmacêutico comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento do responsável técnico, das atividades profissionais exercidas por ele, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua. (Responsabilidade do farmacêutico)


ID
4165903
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um dos fatores capazes de alterar a resposta aos fármacos consiste na administração concomitante de outros fármacos. Faz-se de grande utilidade clínica conhecer o mecanismo envolvido em determinadas interações medicamentosas, uma vez que isso influencia no conhecimento sobre a melhor forma de evitar a interação potencial ou manejar a interação identificada. (KATZUNG &TREVOR, 2017).

Marque a associação CORRETA entre o caso clínico descrito e o mecanismo de interação envolvido.

Alternativas
Comentários
  • Questão bem elaborada

  • A) Rifampicina é indutor enzimático, o que diminui os níveis plasmáticos e a biodisponibilidade do anticoncepcional oral.

    B) Mecanismo farmacodinâmico, Naloxona é antagonista de opioides.

    C) A losartana inibe a atividade da aldosterona, aumentando a excreção de Na+ e água e diminuindo a excreção de K+, a HCTZ potencializa a excreção de Na+ e água, ao inibir o simportador N+/Cl- no túbulo contorcido distal, potencializando a diminuição da pré-carga.

    D) CORRETA - O ciprofloxacino é ácido fraco, ao basidificar o estômago, o ciprofloxacino se ioniza diminuindo a sua absorção.

    E) A vitamina C que transporta o Fe para dentro da hemoglobina, portanto ela é necessária.


ID
4165906
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

“Farmacologia é o estudo de substâncias que interagem com sistemas vivos por meio de processos químicos...Tais substâncias são produtos químicos administrados para se obter algum efeito terapêutico benéfico sobre algum processo no paciente...”.

KATZUNG, Bertram G.; TREVOR, Anthony J. Farmacologia Básica e Clínica-13. McGraw Hill Brasil, 2017.

Sobre alguns conceitos necessários no estudo da farmacologia, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
4165909
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De maneira geral, a ação dos fármacos se inicia com uma ligação química do fármaco com o seu receptor, e seu efeito está relacionado à alteração da velocidade ou da magnitude de uma resposta celular intrínseca, sem produzir reações diferentes das específicas daquela célula/órgão.

Sobre a interação fármaco-receptor, analise as afirmativas a seguir.

I. Agonista é um fármaco que se liga a receptores fisiológicos mimetizando os efeitos dos compostos endógenos (agonistas endógenos). Os fármacos desse grupo podem ser classificados como agonistas primários, quando se ligam no mesmo sítio de reconhecimento do composto endógeno, e alostéricos quando se ligam em regiões diferentes, conhecidas como sítios alostéricos.
II. Antagonistas são fármacos que bloqueiam ou reduzem a ação de um agonista. Os antagonistas também podem ser alostéricos, por combinação com o agonista (químico), por efeitos celulares ou fisiológicos diferentes (funcional).
III. Agonistas parciais são fármacos que mostram apenas eficácia parcial, e agonistas inversos estabilizam o receptor em uma conformação inativa. Esses dois tipos de agonistas reagem como antagonistas competitivos na presença de um agonista pleno.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
4165912
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para que um tratamento medicamentoso tenha êxito, é necessário, dentre outros fatores, que o fármaco atinja o local de ação em velocidade e concentrações adequadas, o que pode ser influenciado pela via de administração. A apropriação das vantagens e desvantagens das diferentes vias é imprescindível para o profissional farmacêutico na prestação da assistência ao usuário do medicamento e da equipe multiprofissional em saúde.
Sobre as vias de administração de medicamentos, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
4165915
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A escolha de um analisador hematológico para a realização de hemograma é uma decisão muito importante e exige uma validação prévia, por parte do laboratório de hematologia, dos seus resultados junto as especificações técnicas do fabricante do equipamento, para que seja assegurada a confiabilidade dos seus resultados com relação à exatidão, precisão, sensibilidade, especificidade, linearidade, arraste, ação de interferentes e deflagração de “flags”. Após esse processo, o uso contínuo do equipamento na rotina laboratorial deve ser acompanhado de um programa de controle de qualidade interno, sendo este responsável pela validação dos resultados dos pacientes, evitando-se a ocorrência de erros randômicos ou sistêmicos ou imprecisão analítica.
As afirmativas a seguir estão relacionadas com a proposição de procedimentos que podem ser utilizados tanto para a finalidade de validação do equipamento, quanto para a validação dos resultados dos pacientes (controle de qualidade interno). Analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação da linearidade pode ser realizada pela análise de amostras com elevada concentração de determinados parâmetros (ex. eritrócitos, leucócitos e plaquetas) seguida da análise de uma amostra com baixa concentração dos mesmos parâmetros.
II. A calibração inicial (primeira calibração) e qualquer outra calibração que seja necessária durante o uso e manutenção do equipamento deve ser realizada obrigatoriamente com um calibrador e nunca com controles comerciais ou amostras conhecidas de pacientes. Isso se deve ao fato dos calibradores possuírem “ranges” (intervalos) mais estreitos.
III. Todas as ocorrências e ações devem estar registradas em planilhas eletrônicas ou impressas, para fins de monitoramento, rastreabilidade e fiscalização (vigilância sanitária, por exemplo).
IV. O analisador hematológico dever ser recalibrado, quando 2 resultados consecutivos do controle interno das contagens de eritrócitos, leucócitos e plaquetas excederem a média (x) em 2 desvios-padrões (DP), desde que os dois sejam do mesmo lado (x + 2DP ou x-2DP).

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Apenas as afirmativas II e III estão corretas.


ID
4165918
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A hemostasia é um processo fisiológico que proporciona um equilíbrio entre os agentes procoagulantes, anticoagulantes e fibrinolíticos, mantendo o fluxo sanguíneo na forma laminar e com velocidade e pressão controlada. O sistema procoagulante é composto pelas plaquetas (hemostasia primária) e por proteínas plasmáticas específicas denominadas de fatores da coagulação (hemostasia secundária). A ação dos fatores de coagulação é regulada pelos anticoagulantes naturais, estando entre os principais a Antitrombina (AT), Proteína C (PC), Proteína S (PS) e Fator Inibidor da Via Tissular (TFPI). O sistema fibrinolítico tem por finalidade, através do plasminogênio, remodelar o vaso lesionado para restauração o fluxo sanguíneo após uma injúria vascular (adaptado de Medicina Interna de Harrison, 2013).

Analise as afirmações a seguir.

I. O Tempo de Protrombina (TP) avalia a via extrínseca e a via comum da cascata da coagulação, bem como os fatores de coagulação vitamina K dependentes (I, II, VII, VIII e X). O fator VII é o principal fator envolvido na via extrínseca. O TP também é utilizado para o monitoramento de anticoagulação com warfarina, por ser este anticoagulante um antagonista da Vitamina K. Para o fim de monitoramento do uso de warfarina, o resultado do TP deve ser expresso pelo RNI / INR.
II. Para avaliação da hemostasia primária, é utilizada a contagem de plaquetas e o tempo de sangramento (TS), sendo que este último avalia tanto as situações de deficiência numérica das plaquetas (trombocitopenias), como também a deficiência funcional (trombocitopatias). São exemplos de deficiência numérica a Púrpura Trombocitopênica Imune (PTI) e de deficiência funcional a Doença de Von Willebrand e a Trombastenia de Glazmann.
III. O Tempo de Tromboplastina Parcial Ativado (TTPA) avalia a ação dos fatores da coagulação da via intrínseca e da via comum, estando prolongado ou elevado na deficiência desses fatores, como na Hemofilia A, onde a deficiência é do Fator VIII. Antes da liberação de um TTPA prolongado pelo laboratório, é recomendado que se faça a prova da mistura (mix teste) para se excluir a presença da Síndrome de Anticorpos Anti-Fosfolipídeos (SAAF), que também prolonga o TTPA. Se houver a correção do TTPA, a causa provável é SAAF e se não houver correção do TTPA, a causa provável é a deficiência de alguma fator de coagulação das vias analisadas.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O teste de mistura é muito utilizado para investigação inicial de exames de triagem de hemostasia com resultados anormais: TP ou TTPA "prolongados". O teste de mistura consiste na repetição do teste (TP e/ou TTPA) em uma mistura, em iguais proporções, do plasma do paciente com "pool" de plasmas normais.

    Um TP ou TTPA prolongados podem indicar duas possibilidades:

    a) deficiência de um ou mais fatores da coagulação necessários para a normalidade do teste;

    b) presença de inibidor(es) que impede a formação do coágulo medida pelo teste. Em cada uma destas situações o teste de mistura mostrará um comportamento diferente.

    No caso das deficiências de fatores, o teste de mistura revelará "normalização do resultado". O fator que está deficiente será suprido pelo "pool" de plasmas normais e desta forma haverá correção do teste (TP ou TTPA).

    Na presença de inibidores da coagulação, o teste de mistura revelará manutenção do prolongamento do teste. Isto se dá, pois os inibidores (em geral anticorpos) presentes no plasma do paciente também interferem com o "pool" de plasmas normais e o teste permanece prolongado.

    III) Se houver a correção do TTPA, a causa provável é SAAF e se não houver correção do TTPA, a causa provável é a deficiência de alguma fator de coagulação das vias analisadas. ERRADO

    Se houver a correção do TTPA, a causa provável é a deficiência de alguma fator de coagulação das vias analisadas. CERTO


ID
4165921
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

O hemograma é um exame muito solicitado na prática clínica, pois constitui uma ferramenta importante na identificação de diversas situações clínicas, sejam elas de origem hematológica ou não, como doenças infecciosas, anemias, púrpuras trombocitopênicas, neoplasias da medula óssea, entre outras. Sobre esse exame, analise as afirmativas a seguir.

I. A presença de precursores mieloides (pró-mielócitos, mielócitos, metamielócitos) e precursores eritroides (eritroblastos) no sangue periférico (hemograma) é denominada de reação leuco-eritroblástica. Este achado possui associação clínica com algumas doenças, entre as quais, a mielofibrose, principalmente se forem encontrados dacriócitos no esfregaço e a idade do paciente for superior a 60 anos.
II. A diminuição (leucopenia) ou elevação (leucocitose) da contagem total de leucócitos no hemograma se deve principalmente à variação do número de neutrófilos, sendo que esta variação pode ocorrer pelas seguintes causas: egresso de neutrófilos da medula óssea para o sangue periférico, egresso de neutrófilos do sangue periférico para os tecidos, movimentação dos neutrófilos entre o compartimento marginal e o circulante. O uso de altas doses e continuo de glicocorticoides, como por exemplo, nas doenças inflamatórias autoimunes, pode provocar uma acentuada leucopenia, pois aumenta a saída dos neutrófilos para o tecido.
III. Um hemograma que apresente uma plaquetopenia (contagem de plaquetas inferior a 150.000/uL) e com o índice de Plaquetas Reticuladas (IPR%) elevado, acima de 10%, demonstra que a causa provável da diminuição do número de plaquetas seja a deficiência de produção na medula óssea, como na aplasia de medula e nas mielodisplasias.
IV. A presença de blastos no hemograma com contagem maior que 20% caracteriza uma leucemia aguda. Se estiverem presentes Bastontetes de Auer nesses blastos, pode-se dizer que sua origem é mieloide.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A fração de plaquetas imaturas (%IPF) é um parâmetro moderno que mede as plaquetas jovens, e portanto reticuladas, no sangue periférico. O intervalo de referência encontra-se cerca dos 1 a 5% da contagem total de plaquetas. Os níveis de IPF aumentam à medida que a produção de plaquetas na medula óssea aumenta. Assim, a sua medição fornece uma avaliação da produção de plaquetas pela medula óssea a partir de uma amostra de sangue periférico, de forma similar à informação fornecida pela contagem de reticulócitos acerca da produção de eritrócitos.

  • Gabarito: B!

    Complementando o comentário da colega Thaís, o alternativa IV está correta. Deixo em tela os principais pontos cobrados para LMA.

    A LMA compreende cerca de 25% das leucemias infantis, frequentemente desenvolvendo-se na infância. Mas a incidência da LMA aumenta com a idade; é a leucemia aguda mais comum em adultos 75%, com média de idade de início aos 68 anos.

    As alterações clínicas apresentadas pelos pacientes são provenientes da proliferação exacerbada de células leucêmicas na medula óssea e infiltração de outros tecidos e órgãos.

    Por causa da anemia, o paciente tem manifestações como fadiga, palidez e fraqueza.

    Por causa da alteração nos leucócitos, infecções são frequentes nesses pacientes. Febre também é comum.

    Por causa da plaquetopenia, hemorragias, petéquias e epistaxe são observadas em cerca de metade dos pacientes.

    Existem dois sistemas de classificação da LMA: a classificação FAB e a classificação da OMS.

    Bastão de Auer pode estar presente em cerca de 15% dos blastos. Uma exceção é a LMA-M3 (promielocítica), em que há grande quantidade de bastões de Auer.

    Segundo a classificação da OMS, devem ser encontrados no mínimo 20% de blastos em amostras de sangue periférico e/ou medula óssea.

    95% relacionada à síndrome de Down

    Detecção de flags em aparelho.


ID
4165924
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

D. Maria do Socorro é atendida pelo Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF) em que você trabalha como farmacêutico. Ela tem 78 anos, é tabagista desde os 14 anos de idade e tem Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) de moderada a grave. Há 7 dias, por apresentar febre, tosse produtiva e dispnéia, foi diagnosticada com pneumonia. Foram realizados como exames complementares Raio-X de tórax e hemograma. Está sendo tratada com antibioticoterapia, acompanhada clinicamente e com a realização de hemograma a cada 48 horas.

Hemograma 1 (dia 1):
Eritrócitos: 5,52 milhões/uL); Hemoglobina: 17,7 g/dL; VG: 53,2%; VCM: 96,3 fL; HCM: 32,0 pg; CHCM: 33,2%; RDW: 15,1%; Policromatofilia: ++
Leucócitos: 32.000/uL; Monócitos 8%; Eosinófilo: 2%; Basófilos: 2%; Linfócitos 13%; Bastonetes: 22%; Segmentados: 53%; Neutrófilos: 75%. Granulações tóxicas nos neutrófilos: +/+++. (Valores de Referência para bastonetes: até 10%).

Hemograma 2 (dia 3):
Eritrócitos: 5,55 milhões/uL); Hemoglobina: 17,9 g/dL; VG: 53,5%; VCM: 96,7 fL; HCM: 32,3 pg; CHCM: 33,3%; RDW: 15,3%; Policromatofilia: ++
Leucócitos: 17.000/uL; Monócitos 2%; Linfócitos 17%; Bastonetes: 33%; Segmentados: 48%; Neutrófilos: 81%. Granulações tóxicas nos neutrófilos: ++/+++; Corpúsculos de Döhle: +/+++; Vacuolizações citoplasmáticas nos neutrofilos: ++/+++. (Valores de Referência para bastonetes: até 10%).

Hemograma 3 (dia 5):
Eritrócitos: 5,41 milhões/uL); Hemoglobina: 17,8 g/dL; VG: 53,1%; VCM: 96,0 fL; HCM: 31,9 pg; CHCM: 33,7%; RDW: 15,7%; Policromatofilia: ++

Leucócitos: 9.800/uL; Monócitos 2%; Linfócitos 10%; Metamielócitos: 5%; Bastonetes: 46%; Segmentados: 37%; Neutrófilos: 88%. Granulações tóxicas nos neutrófilos: +++/+++; Corpúsculos de Döhle: ++/+++; Vacuolizações citoplasmáticas nos neutrofilos: +++/+++. (Valores de Referência para bastonetes: até 10%).

Avalie quais as afirmativas são CORRETAS, de acordo com a análise das informações clínicas e laboratoriais citadas anteriormente.

I. Os valores do hematócrito e da hemoglobina estão elevados, considerando os valores de referência para mulheres. A causa provável desse achado é presença de DPOC, em que ocorre um estímulo contínuo de produção de eritropoietina (EPO) pela hipóxia, gerando um aumento no número de eritrócitos (poliglobulia) e na hemoglobina. A poliglobulia também pode ocorrer na Policitemia Vera (PV), sendo esta, porém, uma neoplasia mieloproliferativa, cujo mecanismo de aumento dos eritrócitos é uma expansão clonal maligna na medula óssea, independente da ação da EPO.
II. Observando os valores dos hemogramas 1, 2 e 3, pode-se perceber uma melhora clínica e hematológica da paciente, justificada pela diminuição do número de leucócitos, corroborada pelo aumento de precursores mieloides (metamielócitos e bastonetes) no sangue periférico. Sendo assim, não será necessária a realização de um novo hemograma de controle, mas apenas o acompanhamento clínico. A presença de granulações tóxicas, corpúsculos de Döhle e vacuolizações citoplasmáticas nos neutrófilos caracterizam que a origem infecciosa da pneumonia é bacteriana.
III. A presença de policromatofilia (também chamada de policromasia) na avaliação da lâmina corada está associada diretamente com a presença de reticulócitos na circulação sanguínea (reticulocitose). Pode aparecer nos casos de anemias hemolíticas, na DPOC e em resposta terapêutica adequada na suplementação de ferro, em pacientes com anemias ferroprivas.

Alternativas

ID
4165927
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A fase pré-analítica de um exame é responsável por cerca de 70% dos erros atribuídos ao laboratório de análises clínicas. A coleta de sangue, procedimento necessário para obtenção da amostra biológica, faz parte dessa fase pré-analítica. Um fator crítico na coleta a vácuo do sangue venoso é a sequência ou ordem dos tubos. Com base nessa premissa, assinale a alternativa com a sequência CORRETA dos tubos citados, do primeiro para o último, a ser coletada.

Alternativas
Comentários
  • [C ]Tubo com citrato; tubo com ativador de coágulo; tubo com heparina; tubo com EDTA; tubo com fluoreto.

  • Famoso CI AC H E F

    Citrato, ativador de coágulo, heparina, edta e fluoreto.

  • De tanto responder questões você já sabe a resposta.

    Quando não tiver hemocultura o CITRATO será primeiro e o último FLUORETO


ID
4165930
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Enzimas são proteínas que catalisam reações bioquímicas em diferentes órgãos. Dessa forma, muitas enzimas têm utilidade clínica para diagnóstico e monitoramento de condições patológicas. Analise os 4 casos a seguir e assinale a alternativa CORRETA com a enzima mais apropriada para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de cada caso, respectivamente.

Caso 1: Sexo feminino, 23 anos, vítima de picada de cobra, chega à unidade básica de saúde com sintomas de rabdomiólise.

Caso 2: Sexo masculino, 62 anos, portador de tumor ósseo, é atendido na unidade básica de saúde com dores intensas que o impossibilitam de andar.
Caso 3: Sexo masculino, 39 anos, trabalhador rural, suspeita de envenenamento por inseticida organofosforado.
Caso 4: Sexo feminino, 27 anos, chega à unidade básica de saúde com febre, dor abdominal, pele e olhos ictéricos e urina escura.

Alternativas
Comentários
  • Creatinofosfoquinase: além do músculo cardíaco, presente no musculo esquelético, o que condiz com o caso de rabdomiólise.

    Fosfatase Alcalina: encontrada no fígado, trato biliar e osso, o que condiz com o tumor ósseo.

    Colinesterase: inseticidas organofosforados atuam como inibidores dessa enzima, fazendo com que sejam encontrados valores diminuidos.

    Transaminases: enzimas hepáticas, o que condiz com a icterícia.


ID
4165933
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A fase analítica dos exames de bioquímica inicia com a realização e análise do controle interno da qualidade (CIQ). As Regras de Westgard são utilizadas para avaliar o CIQ e utilizam uma combinação de critérios de decisão, ou regras de controle, para decidir quando uma corrida analítica está “sob controle” ou “fora de controle”. Um analista clínico analisou os resultados do seu CIQ e continuou com sua rotina sem rejeitar a corrida. Assinale a alternativa CORRETA que indica a regra que o analista deve ter observado no gráfico de Levey-Jennings.

Alternativas

ID
4165936
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Com relação à gasometria, é CORRETO afirmar que

Alternativas

ID
4165939
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Lipídios sintetizados no fígado e no intestino são transportados no plasma através de compostos macromoleculares conhecidos como lipoproteínas. As lipoproteínas são partículas tipicamente esféricas contendo lipídios neutros não polares (triglicerídeos e ésteres de colesterol) em seu interior e lipídios anfipáticos mais polares (fosfolipídios e colesterol livre na sua superfície). Eles também contêm uma ou mais proteínas específicas, chamadas apolipoproteínas. Sobre o metabolismo dessas partículas, é CORRETO afirmar que

Alternativas

ID
4165942
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Com relação aos métodos de dosagem laboratorial de glicose, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
4165945
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Com relação às proteínas plasmáticas, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra: B

    A PCR pode ser usada para avaliar o risco de que uma pessoa tem de desenvolver doenças cardiovasculares, já que, quanto mais alta, maior o risco deste tipo de doenças.


ID
4165948
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As duas enzimas mais frequentemente associadas com o dano hepatocelular são as aminotransferases que catalisam a transferência reversível de um grupamento amina entre um aminoácido e um alfa-cetoácido. Essa função é essencial para a produção dos aminoácidos funcionais necessários para a síntese proteica no fígado. As aminotransferases são a AST (aspartado aminotransferase) e a ALT (alanina aminotransferase). A AST e a ALT são consideradas enzimas hepáticas devido à alta concentração dessas enzimas nos hepatócitos, mas apenas a ALT é específica para o fígado.

Analise as afirmações a seguir.

I. A elevação somente da AST no sangue pode significar dano em células não hepáticas.
II. O aumento da atividade das enzimas ALT e da AST no sangue mostra dano hepático.
III. A elevação somente da ALT no sangue pode significar doença renal ou cardíaca.
IV. A atividade muito mais elevada das enzimas ALT e AST no sangue normalmente é indicativo de doença obstrutiva, como a litíase biliar, na ausência de lesão hepatocelular.

Estão CORRETAS apenas

Alternativas
Comentários
  • A enzima AST encontra-se ubiquamente distribuída pelos tecidos corporais, mesmo no coração e nos músculos, enquanto a ALT é encontrada primariamente no fígado, ainda que quantidades significativas da enzima estejam presentes nos rins. ALT e AST elevado no sangue é um grande indicativo de lesão hepática.


ID
4165951
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Doenças agudas ou crônicas que afetam a função hepática podem afetar o metabolismo hepático de alguns fármacos. Essas condições incluem hepatite alcoólica, cirrose, hepatites crônica ativa, cirrose biliar e hepatite viral aguda ou induzida por fármacos. Por exemplo, as meias-vidas (t1/2) do clordiazepóxido e do diazepam em pacientes com cirrose ou hepatite viral aguda são muito elevadas, com correspondente aumento de seus efeitos. Em consequência estes efeitos podem causar coma em pacientes com doença hepática, mesmo quando administradas doses ordinárias destes fármacos. De posse dessas informações, o diagnóstico dessas doenças é importante antes do início da terapia com esses fármacos. Em caso positivo, a posologia deve ser alterada, se não for possível usar outros fármacos que não tenham a farmacocinética afetada pela doença hepática. Assinale a alternativa que traga somente os exames bioquímicos que podem ser usados para o diagnóstico de danos hepatocelulares.

Alternativas
Comentários
  • Atividade das enzimas Aspartato Aminotransferase (AST), Alanina Aminotransferase (ALT), Fosfatase. Alcalina (ALP) e Gama-Glutamiltransferase (γ-GT). São testes específicos que avaliam a lesão hepática.


ID
4165954
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Analise as afirmações a seguir.

I. Uma paciente com diagnóstico de esquizofrenia utiliza regularmente a risperidona na dose de 4mg/dia há 18 meses. A risperidona é um agente neuroléptico classificado como atípico, em função do risco reduzido de desencadear reações extra piramidais.
II. Os analgésicos opioides são indicados para o tratamento de dor moderada a grave, em processo agudos e crônicos. Atuam pelo efeito agonista sobre receptores opioides (mi, kappa e delta) e não apresentam efeitos adversos preocupantes, além de leve transtorno gastrointestinal como náusea.
III. Na busca de novas alternativas para o tratamento de infecções bacterianas, a modificações realizadas na estrutura geral dos antibióticos denominados de cefalosporinas deu origem a alternativas terapêuticas, classificadas em gerações de 1ª , 2ª , 3ª , 4ª e, mais recentemente, de 5a gerações. Essa classificação está baseada na cronologia de desenvolvimento delas.
IV. Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) atuam inibindo a COX (enzima que participa na síntese de mediadores da inflamação). Um efeito adverso relacionado ao emprego dos AINEs é de irritação gástrica, sendo contraindicado o uso em pacientes portadores de úlcera. Uma alternativa para o uso de AINEs em pacientes portadores de úlcera é a administração de AINEs por via paraenteral (injetável), preferencialemte intramuscular. Como não haverá contato do medicamento com a mucosa gástrica, o paciente não sofrerá os efeitos de irritação gástrica.
V. Paciente do sexo masculino, 55 anos, iniciou tratamento para hipertensão com captopril 50mg uma vez ao dia. Na consulta de retorno, mencionou que desenvolveu tosse persistente. Nesse caso, a tosse persistente pode ser em decorrência do uso do captopril (inibidor da ECA) e uma alternativa terapêutica adequada seria a substituição por um bloqueador de receptores de angiotensina II como a losartana.

Estão CORRETAS apenas

Alternativas
Comentários
  • "não apresentam efeitos adversos preocupantes, além de leve transtorno gastrointestinal como náusea"????


ID
4165957
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os medicamentos são prescritos para prevenir ou tratar doenças. No entanto, um medicamento pode desencadear manifestações indesejáveis em diferentes níveis de gravidade. Em relação aos mecanismos de toxicidade de fármacos, analise as afirmações a seguir.

I. Hepatotoxicidade devido à produção de metabólitos reativos durante metabolização hepática, como a hepatotoxicidade induzida pelo paracetamol.
II. A formação de um complexo fármaco-proteína que desencadeia uma reação mediada pelo sistema imune, como, as reações de hipersensibilidade induzidas pelos antibióticos betalactâmicos (penicilinas).
III. Efeitos sobre o alvo-pretendido, porém no tecido não pretendido, como no caso da miopatia induzida por fármacos que inibem a síntese hepática do colesterol, pela inibição da enzima HMG - CoA Redutase (ex. estatinasde). Em caso de miopatias, observam-se valores de proteínas musculares alterados.
IV. Sedação e depressão respiratória induzidas pela morfina (analgésico opioide) em paciente idoso e com clearance de creatinina de 40 ml/min é produzida pelo mecanismo de superdosagem relativa.

Estão CORRETAS

Alternativas

ID
4165960
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

“Os distúrbios da glândula tireoide estão entre as principais doenças de evolução crônica. A disfunção dessa glândula pode ocasionar hipotireoidismo ou hipertiroidismo (mais raro, porém mais grave), sendo mais frequentes em mulheres.”

(LIMA, Kamila Karoliny Ramos de. Prevalência de distúrbios tireoidianos em um laboratório de análises clínicas de Campina Grande. 2015.)

Sobre o tratamento para esses distúrbios, analise as afirmações a seguir.

I. O uso de hormônio tireoidiano está indicado para reposição hormonal para pacientes com câncer da tireoide que necessitem de supressão de TSH e portadores de hipotireoidismo.
II. Para a terapia de reposição, a Liotironina (Tri-iodotironina) é o fármaco de escolha.
III. Na Doença de Graves, o tratamento consiste em se utilizar propranolol e propiltiouracil. Este último bloqueia a síntese de hormônios tireoidianos e impede a captação de iodeto.
IV. A utilização de Iodo radioativo está indicada no hipertireoidismo, observando-se melhora de 4 a 6 semanas. O Hipotireoidismo pode se desenvolver transitoriamente nos primeiros 6 meses, devido à supressão do eixo hipotálamo-hipófise-tireoide.
V. A Tireoide de Hashimoto é caracterizada como uma doença autoimune que leva frequentemente ao hipotireoidismo. A indicação do tratamento acontece quando há alterações de TSH ou sintomas envolvidos. Para tratar a tireoidite de Hashimoto, é recomendada a administração de hormônios como a Levotiroxina, por 6 meses.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas

ID
4165963
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

O exame parcial de urina pode fornecer resultados sugestivos de distúrbios renais, hepáticos e/ou metabólicos. Os cuidados pré-analíticos na coleta, transporte e armazenamento da amostra de urina até o momento da realização do exame são fundamentais para garantir a qualidade do resultado. Sabendo disso, o analista clínico Dr. Lennon fez várias interpretações clínico-laboratoriais ao avaliar o caso do paciente J.F.K, sexo masculino, 62 anos, que se encontrava com hipertensão, edema generalizado e com quadro de oligúria. Os exames bioquímicos e o parcial de urina do paciente sugeriam Doença Renal Crônica (DRC).

Com base no caso clínico e informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir.

I. A Síndrome nefrótica é um conjunto de sinais e sintomas que se desenvolvem devido à alteração na permeabilidade dos glomérulos renais e pode ocorrer em pacientes com DRC como o paciente JFK. Os achados principais são: hipoalbuminemia, edema, hipercolesterolemia e presença de cilindros céreos e proteinúria intensa no parcial de urina.
II. A estimativa da taxa de filtração glomerular (TFG) é usada para avaliar a função renal e é obtida através de fórmulas matemáticas. A equação CKD-EPI (Chronic Kidney Disease Epidemiology Collaboration) é a mais recomendada atualmente para estimar a TFG a partir dos valores de creatinina plasmática. Embora também possua limitações, essa equação apresenta vantagens sobre o clearance de creatinina, como a eliminação da coleta de urina de 24 horas.
III. Cilindros e células epiteliais tubulares não são encontrados no exame parcial de urina de um paciente com DRC. Esses achados são clássicos de distúrbios metabólicos como o Diabetes mellitus.
IV. Em relação aos cuidados pré-analíticos para a realização do exame parcial de urina, a amostra deve ser analisada preferencialmente dentro de 1 a 2 horas após sua emissão. Quando isso não for possível, a amostra deve ser mantida em temperatura ambiente sem preservantes até o momento da análise, para evitar aumento do pH, redução da glicose e decomposição de cilindros se estiverem presentes.
V. A creatinina é um dos principais marcadores bioquímicos plasmáticos utilizados para monitorar a TFG de doentes renais crônicos. O aumento absoluto da creatinina plasmática pode representar diferentes graus de comprometimento renal; logo, um aumento da concentração de creatinina sérica, mesmo que próximo ao valor de referência, pode indicar perda significativa da função renal.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas