SóProvas



Prova UFRGS - 2019 - UFRGS - Vestibular 4º Dia


ID
3041515
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia as declarações a respeito do incêndio que destruiu o Museu Nacional em setembro de 2018.


O material que estava ali servia de base para pesquisas do nosso povo e de muitos outros povos nativos do Brasil. Era uma forma de ter reconhecida nossa cultura e afirmar nossa existência. Sem eles, é como se fôssemos extintos novamente. [...] É mais uma destruição para a nossa cultura.

Temos a destruição das nossas línguas, dos nossos costumes, das nossas terras e até mesmo dos nossos indivíduos. Então, esse incêndio no Museu Nacional parece parte da mesma agressão. É o que a gente sente (Daniel Tutushamum Puri, historiador e mestre em Educação pela USP).

Isso é a morte da memória dos povos originários, uma negligência com o nosso patrimônio. A memória de todas as línguas da América Latina estava aqui, tínhamos registros sonoros e escritos de povos que já não existem. Estamos vendo a cultura indígena sendo apagada. Uma perda irreparável (Urutau Guajajara, mestre em Linguística e Língua Indígena pela UFRJ).

ZARUR, Camila. É como se fôssemos extintos novamente. Revista Piauí, Disponível em:<https://piaui.folha.uol.com.br/e-como-se-fossemos-extintos-novamente/# . Acesso em: 10 set. 2018.


Com relação à importância do Museu Nacional para a história e memória indígenas no Brasil, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.

( ) A destruição das coleções que representavam diversas formas culturais de grupos indígenas significou a primeira forma de extinção desses grupos que habitavam o território americano desde antes da chegada de europeus.

( ) O Museu abrigava o acervo do Centro de Documentação de Línguas Indígenas (CELIN), onde se encontravam referências linguísticas, cantos e materiais sonoros de diversos grupos indígenas, muitos deles caracterizados pelo predomínio da cultura oral em relação à escrita.

( ) A preservação da documentação, dos objetos e dos diversos registros fotográficos ali existentes era voltada exclusivamente para a visitação pública, como forma de mostrar o caráter pacífico e harmonioso das relações entre indígenas e não indígenas desde o século XVI.

( ) O resguardo do patrimônio material e da memória dos povos originários da América, feito pela instituição, servia como forma de reconhecimento da relevância social das culturas indígenas e como afirmação de grupos que foram sendo marginalizados ao longo da história brasileira.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários

ID
3041518
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre a história antiga de Roma.


I - Com o fim do período monárquico, a hierarquia social na República deixou de estar fundada na descendência familiar e na propriedade de terras, valorizando as ocupações ligadas ao comércio urbano e à prática da magistratura.

II - No contexto dos séculos III e II a.C., a manumissão de estrangeiros, escravizados a partir de conquistas bélicas, possibilitava a tais indivíduos liberdade social e cidadania política.

III- Entre as principais causas do fim da República, estão a invasão de tribos normandas oriundas do norte da Europa, a difusão do cristianismo e a crise econômica provocada pela chamada “Conspiração de Catilina”.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • A primeira pode ser descartada porque a posse de terras sempre foi e sempre será importante.

    A terceira está errada porque aquelas causas formam responsáveis pelo fim do IMPÉRIO e não da República. Nem existia mais república nessa época.

  • Manumissão = Alforria

    GAB: B


ID
3041521
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, a respeito da história do cristianismo entre os séculos IV e XV.


( ) O predomínio da Igreja cristã no Ocidente ocorre a partir da conversão do imperador Constantino em 312, e da imediata proibição imposta a outras religiões consideradas pagãs.

( ) A difusão ideológica do cristianismo ocorreu também graças a obras dos chamados pais da Igreja, como o africano Agostinho, bispo de Hipona e autor de Cidade de Deus.

( ) A gradual intervenção no estabelecimento de normas a respeito do matrimônio e do modelo familiar contribuiu para o processo de controle social por parte da Igreja.

( ) A Ordem de Cristo, criada em Portugal no século XIV, foi uma ordem de caráter religioso e militar instituída como prevenção contra a expansão territorial francesa, realizada pelos cavaleiros templários em nome de Filipe IV.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas

ID
3041524
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre a chamada Guerra dos Cem Anos (1337-1453), entre Inglaterra e França.

Alternativas
Comentários
  • Guerra dos cem anos - disputa pela sucessão do trono francês, a guerra marcou tanto o auge da  quanto seu subsequente declínio e o desenvolvimento de fortes  em ambos os países

    Gabarito A


ID
3041530
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre as atividades econômicas e a mão de obra na América Portuguesa, entre os séculos XVI e XVII, é correto afirmar que a produção

Alternativas
Comentários
  • Posso até estar errado, mas palavras que generalizam nessa matéria ( história) sempre exclui a opção.

    A única opção que não contém palavra generalista (exclusivamente) é a letra b;

  • Questão esquisita. Havia claro a produção voltada para o mercado interno, como a pecuária que chegou a empregar trabalhadores livres, mas no enunciado ela diz: atividades econômicas, pra mim que, neste momento, é mercado externo. Só haveria uma produção realmente voltada ao mercado interno a partir do ciclo minerador com a formação das cidades. Professor???

  • havia sim trabalhadores livres como: capatazes, ferreiros, mestres do açúcar.

    agora, esse "além do mercado externo" ferrou a questão, há que se falar mercado interno no ciclo do ouro.


ID
3041533
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere as afirmações abaixo, sobre os processos de colonização e as estruturas sociais das Américas nos séculos XVII e XVIII.


I - Nas colônias inglesas e francesas do Caribe, a unidade de produção predominante foi a pequena propriedade agrícola, em que trabalhavam camponeses livres, de origem majoritariamente europeia.

II - Nas colônias da Nova Inglaterra, predominaram as plantations monocultoras e exportadoras, em que a forma de trabalho principal era a mão de obra escravizada.

III- Na Nova França, atual Quebec, os colonizadores estabeleceram um sistema senhorial baseado no feudalismo francês, o que gerou uma grande concentração de terras e uma baixa atração de imigrantes para esses territórios.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
3041536
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito das disputas e tratados fronteiriços celebrados ao longo da história brasileira, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações.


( ) O Tratado de Madri (1750) reformulou as fronteiras ao sul da América Portuguesa, ao reconhecer a Colônia do Sacramento como território espanhol e os Sete Povos das Missões como território português.

( ) O desfecho da Guerra Cisplatina, em 1828, não acarretou nenhuma modificação territorial no Império Brasileiro.

( ) O Brasil, no início do século XX, disputou extensões territoriais com a França, na fronteira com a Guiana Francesa, e com a Inglaterra, na divisa com a Guiana, e foi vitorioso em ambas as intermediações diplomáticas.

( ) O Tratado de Petrópolis, assinado em 1903, incorporou o território do atual estado do Acre ao Brasil, em troca do pagamento de indenizações à Bolívia e ao Peru.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • O Tratado de Petrópolis, firmado em 17 de novembro de 1903 em Petrópolis, formalizou a permuta de territórios entre Brasil e Bolívia — uma faixa de terra entre os rios Madeira, o rio Abunã do Brasil para a Bolívia — e o território do atual Acre da Bolívia para o Brasil.

    Letra : B


ID
3041539
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Praieira foi um movimento que arregimentou oligarcas e setores empobrecidos da população pernambucana contra o Império do Brasil. Ao divulgarem o “Manifesto ao Mundo”, os rebeldes exigiam, entre outras demandas, o voto livre e universal, a independência dos poderes constituídos, o fim do Poder Moderador e o monopólio de brasileiros no comércio varejista.


Em relação aos seus ideais, é correto afirmar que os rebeldes

Alternativas
Comentários
  • os rebeldes foram influenciados pelos ideais liberais de 1848 que extinguiu o absolutismo na França. E suas principais reivindicações eram: uma nova Constituinte para alterar a constituição de 1824, visando a efetiva liberdade de imprensa(uma vez que esta estava limitada, extinguindo artigos que ferissem a família real ou a moral e os bons costumes), a extinção do poder moderador e do cargo vitalício de senador, voto livre e universal, garantia de trabalho, além da nacionalização do comércio varejista que estava nas mãos dos portugueses.

  • Complemento...

    Esta revolta ficou conhecida como "Insurreição Praieira", "Revolução Praieira" ou simplesmente "Praieira", a última das revoltas provinciais e que está ligada às lutas político-partidárias que marcaram o Período Regencial e o início do Segundo Reinado.

    Bons estudos!

  • A Revolução Praieira, ocorrida na província de Pernambuco de 1848 a 1850, foi um movimento separatista, misturado com disputas partidárias pelo poder e com a revolta popular contra as más condições de vida. O Brasil vivia o início do Segundo Reinado (o governo de dom Pedro II), depois do fim do período da Regência, e a Revolução Praieira recebeu influência das revoluções liberais que ocorreram em vários países da Europa em 1848. (O famoso Manifesto comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels, foi redigido nesse ano.) Foi um período que ficou conhecido no Ocidente como “Primavera dos Povos”

    Fonte:https://escola.britannica.com.br/artigo/Revolu%C3%A7%C3%A3o-Praieira/483513#:~:text=O%20Brasil%20vivia%20o%20in%C3%ADcio,%2C%20foi%20redigido%20nesse%20ano.)


ID
3041542
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho abaixo.


O propósito de muitos, se não da maioria, dos conflitos políticos da América espanhola, no período posterior à independência, foi simplesmente determinar quem deveria controlar o Estado e seus recursos. Não obstante, surgiram outras importantes questões políticas que variaram de país para país em caráter e importância. Entre 1810 e 1845, a discussão sobre estrutura centralista e federalista do Estado foi fonte de violento conflito no México, na América Central e na região do Prata.

SAFFORD, Frank. Política, ideologia e sociedade na América espanhola do pós-independência. In: BETHELL, Leslie. História da América Latina, vol. III: da Independência até 1870. São Paulo: Edusp, 2001. p. 369.


O segmento faz menção aos conflitos que se seguiram às independências na América Espanhola.

Assinale a alternativa que indica algumas das consequências desses confrontos.

Alternativas

ID
3041551
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as seguintes afirmações a respeito da Guerra do Paraguai.


I - A presença de mulheres brasileiras no conflito, atuando no abastecimento, no tratamento aos feridos e, inclusive, nas frentes de batalha, foi significativa.

II - Um decreto imperial foi promulgado, garantindo liberdade aos escravizados que se alistassem e indenização aos seus proprietários.

III- O governo monárquico cumpriu integralmente o acordo de concessão de terras, empregos e pensões a todos os “Voluntários da Pátria” que retornaram do conflito.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : Letra C

  • Que houve tal promulgação é fato, agora se foi cumprido ele..


ID
3041554
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho abaixo, que faz referência a uma matéria intitulada “Como uma Mulher Deve Ajudar o Marido”, publicada no jornal A Federação, em 1919.


Dorothy Diz escreveu para o jornal A Federação, dando conselhos às donas de casa de como tratar o marido. Tais como de não sobrecarregá-lo com as queixas do dia a dia, alimentá-lo, incentivá-lo no trabalho e estar sempre pronta para atendê-lo e ouvi-lo. Ou seja, não poderia nunca esquecer os seus deveres de rainha do lar e anjo tutelar, e somente assim poderia ser uma musa inspiradora. Mesmo que para isso tenha que se sacrificar e anular-se.

ISMÉRIO, Clarisse. O discurso moralista e as mulheres. Estudos Ibero-Americanos, n. 2, dez. 1995. p. 117-138.


Com a Proclamação da República em 1889, o Rio Grande do Sul passou a ser governado pelo Partido Republicano Rio-grandense (PRR), cujos ideais políticos, sociais e morais eram veiculados pelo jornal A Federação.

Sobre tais ideais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Questão interpretativa, na verdade.


ID
3041557
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes ao processo de descolonização do continente africano no século XX.


( ) Na Argélia, após o conflito com os grupos independentistas, a França manteve o controle da antiga colônia, transformando-a em um protetorado e reprimindo duramente os movimentos pró-independência.

( ) No Congo recém-independente, o primeiro-ministro reformista Patrice Lumumba foi deposto e assassinado por uma coalizão entre grupos locais rivais, os antigos colonialistas belgas e a Central de Inteligência norte-americana.

( ) No Quênia, a Rebelião Mau-Mau foi duramente reprimida pelos colonizadores britânicos, o que causou o assassinato e a internação de milhares de quenianos em campos de concentração ao longo do conflito.

( ) No Senegal e no Benin, a maior parte da população votou favoravelmente à continuidade da administração colonial francesa após um plebiscito realizado em 1960.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas

ID
3041560
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere as afirmações abaixo, sobre a história da América Latina no século XX.


I - Nas duas primeiras décadas do século XX, o Uruguai transformou-se em um dos primeiros países latino-americanos a possuir uma extensiva legislação social.

II - Entre junho e setembro de 1932, o Chile teve um governo socialista, liderado por militares progressistas, que buscou implementar uma série de reformas sociais profundas no país, mas que acabou sendo derrotado por um golpe militar.

III- Na Argentina, em 1955, o governo reformista de Juan Domingos Perón foi deposto por um golpe militar liberal-conservador, que acabou inaugurando um longo período de proscrição do peronismo no país.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Esta foi a única missão do Programa de Testes Apollo–Soyuz a ser executada. Os  da Apollo eram ,  e . Os  da Soyuz 19 eram  e . Além de experiências científicas diversas, as tripulações visitaram as duas naves ligadas, trocando presentes, flâmulas e  de cada pais, a serem plantadas no outro.

    A missão Apollo 18 fez uso do  , menos potente e mais barato que o , pois era uma missão com pequena carga em órbita terrestre.

    A Apollo 18 decolou em  de  e acoplou no espaço com a Soyuz 19, que havia sido lançada de Baikonur no mesmo dia, em  de , retornando em  de . A nave soviética retornou dia 21 de julho.

    Este foi o último voo usando a  Apollo. Levaria duas décadas para outro encontro entre um veículo  e uma   no espaço, em  de  no .

    A expressão "Apollo 18" também designa uma missão lunar Apollo , depois que as verbas do programa na NASA foram cortadas pelo , impedindo a continuidade da exploração da Lua e fazendo com que a  fosse a última missão a pousar no satélite, em .


ID
3041566
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia as afirmações abaixo, sobre a história do Oriente Médio contemporâneo.


I - Durante a Guerra dos Seis Dias (1967), os países árabes infligiram uma dura derrota a Israel e recuperaram os territórios perdidos durante a guerra árabe-israelense de 1948.

II - Em 1990, após três décadas de separação, Iêmen do Norte e Iêmen do Sul foram reunificados, o que não impediu a eclosão de uma guerra civil entre facções rivais em 1994.

III- Nas últimas décadas, Irã e Arábia Saudita têm competido pela liderança religiosa e econômica da região, o que levou a conflitos geopolíticos entre os países, como, por exemplo, seus diferentes papéis na atual guerra civil na Síria.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • https://www.youtube.com/watch?v=PhZRuMTOMsc


ID
3041569
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho abaixo.


Como um dos últimos atos de seu governo, Castelo Branco promulgou uma nova Constituição e uma de suas medidas era desobrigar o governo a investir coeficientes mínimos em educação e saúde. A decisão resultou na contínua redução do orçamento do MEC [Ministério da Educação e Cultura], que saiu dos 10,6% dos gastos totais da União em 1965 para 4,3% em 1975, e os gastos com Saúde foram de 4,29% em 1966 para 0,99% do orçamento da União em 1974. Os recursos drenados da Educação e da Saúde permitiram o reforço dos gastos com investimentos em infraestrutura, como a construção de estradas e hidrelétricas, que iam se intensificar nos anos posteriores ao governo Castelo. [...] As inversões em rodovias e hidrelétricas não eram acompanhadas de investimentos em saúde e educação; dados indicam que o número de desnutridos no país se elevou de 27 milhões em 1961-1963 (38% da população) para 71 milhões de pessoas (67% da população) em 1968-1975.

CAMPOS, Pedro. Estranhas catedrais: as empreiteiras brasileiras e a ditadura civil-militar, 1964-1988. Niterói: UFF, 2014. p. 338-340.


Sobre a política econômica a qual o texto se refere, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • C - o crescimento da economia no final dos anos 1960 e início dos anos 1970 esteve relacionado à política de diminuição dos investimentos nas áreas da educação e da saúde.

  • Que banca sem vergonha. Na verdade, é difícil julgar a banca, visto que os professores que elaboram a prova são os reais culpados.

  • Que questão mais tendenciosa viu ta loco.

  • A HISTORIA É CLARA: ´´ É PRECISO INCHAR O BOLO PARA DEPOIS REPARTIR´´

  • A ética foi violada com homofobia, preconceito e discriminação. A profissional perdeu a proteção do código de ética quando violou a ética. Resposta Letra A

  • A ética foi violada com homofobia, preconceito e discriminação. A profissional perdeu a proteção do código de ética quando violou a ética. Resposta Letra A


ID
3041572
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o enunciado abaixo.


Em 1989, Fernando Collor de Mello, candidato à presidência da República pelo Partido da Reconstrução Nacional (PRN), foi eleito no segundo turno por defender ........ e prometer atacar a “ineficiência do Estado”, posicionando-se contra a corrupção e atacando os “marajás” e “privilegiados” do serviço público. Entre as principais iniciativas de seu governo, pode-se citar ........ de estatais e ........ de preços e salários. Essas medidas econômicas foram orientações provenientes de um encontro de técnicos do FMI, do BID, do Bando Mundial e de economistas latino-americanos, ocorrido em novembro de 1989, que elaboraram indicações conhecidas como ........ .


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima.

Alternativas
Comentários
  • Falou em Collor ou FHC lembre-se sempre LIBERALISMO.

  • Em 1989, Fernando Collor de Mello, candidato à presidência da República pelo Partido da Reconstrução Nacional (PRN), foi eleito no segundo turno por defender o liberalismo econômico e prometer atacar a “ineficiência do Estado”, posicionando-se contra a corrupção e atacando os “marajás” e “privilegiados” do serviço público. Entre as principais iniciativas de seu governo, pode-se citar a privatização de estatais e o congelamento de preços e salários. Essas medidas econômicas foram orientações provenientes de um encontro de técnicos do FMI, do BID, do Bando Mundial e de economistas latino-americanos, ocorrido em novembro de 1989, que elaboraram indicações conhecidas como Consenso de Washington.

  • Neoliberalismo, para ser mais exato


ID
3041575
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Leia o segmento abaixo.


Desde a década de 1970, a desigualdade voltou a aumentar nos países ricos, principalmente nos Estados Unidos, onde a concentração de renda na primeira década do século XXI voltou a atingir – e até excedeu – o nível recorde visto nos anos 1910-1920.

PIKETTY, Thomas. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014. p. 22.


Considere as afirmações abaixo, sobre os fenômenos históricos que se relacionam ao atual processo de intensificação da desigualdade social descrito pelo autor.

I - A diminuição do papel do capital financeiro na economia global e o aumento do capital produtivo oriundo do trabalho favoreceram os países industrializados, em detrimento daqueles predominantemente rurais.

II - A ascensão concomitante de governos ultraliberais, como o de Margaret Thatcher, no Reino Unido, e o de Ronald Reagan, nos Estados Unidos, contribuiu para a redução da agência do Estado na regulação dos mercados.

III- A disseminação de ideologias econômicas e práticas de governança resultaram no enfraquecimento das políticas públicas, promovidas no contexto após a Segunda Guerra Mundial e voltadas ao bem-estar social.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • - A ascensão concomitante de governos ultraliberais, como o de Margaret Thatcher, no Reino Unido, e o de Ronald Reagan, nos Estados Unidos, contribuiu para a redução da agência do Estado na regulação dos mercados.

    - A disseminação de ideologias econômicas e práticas de governança resultaram no enfraquecimento das políticas públicas, promovidas no contexto após a Segunda Guerra Mundial e voltadas ao bem-estar social.


ID
3041578
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho abaixo, sobre os Estados Unidos na contemporaneidade.


O percentual de detenções ligadas a drogas que resultaram em condenações à prisão (em vez de dispensas, serviços comunitários ou liberdade assistida) quadriplicou, resultando num boom de construção de prisões nunca antes visto. Em duas décadas, entre 1980 e 2000, o número de pessoas encarceradas nas prisões nos Estados Unidos saltou de mais ou menos 300 mil para 2 milhões.

ALEXANDER, Michelle. A nova segregação. São Paulo: Boitempo, 2017. p. 111.


O trecho faz menção a um processo ainda em curso na sociedade norte-americana. Assinale a alternativa que indica esse processo.

Alternativas
Comentários
  • O encarceramento massivo, especialmente de afro-americanos, associado à Guerra às Drogas iniciada ainda na década de 1970.

  • Pena que o texto não faz menção a informação da alternativa, eu não sabia, acertei por eliminação.

ID
3041581
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre o crescimento da extrema-direita no Ocidente contemporâneo.


I - Na Alemanha, o movimento político Pegida, fundado em 2014, tem-se caracterizado por sua oposição virulenta à imigração estrangeira e ao que chama de “islamização” do país.

II - Na Hungria, o governo de Viktor Orban tem-se caracterizado pela dura repressão aos movimentos de extrema-direita e pela defesa intransigente da democracia liberal e da participação do país na União Europeia.

III- Nos Estados Unidos, a chamada “alt-right” tem-se caracterizado pela defesa explícita da supremacia branca, da segregação racial, e pela oposição à imigração, especialmente do Oriente Médio e da América Latina, ao país.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários

ID
3041584
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho abaixo, sobre a história do neoliberalismo.


Não é novidade que, a partir do momento em que a neoliberalização foi violenta e repentinamente imposta em partes do sul global, nas décadas de 1970 e 1980, seja por conquista imperial, golpes de Estado internos, exigência do Fundo Monetário Internacional (FMI) ou alguma combinação destes, o trabalho foi amordaçado e o capital, posto à solta. [...] De um lado, as indústrias estatais são privatizadas, proprietários estrangeiros são atraídos, a retenção de lucros é assegurada; de outro, as greves são criminalizadas e os sindicatos, limitados, por vezes até declarados ilegais.

BROWN, Wendy. Cidadania Sacrificial: neoliberalismo, capital humano e políticas de austeridade. Rio de Janeiro: Zazie Edições, 2018. p. 24.


Considerando a história contemporânea, o texto aborda algumas práticas associadas à emergência de regimes neoliberais pelo globo, ao longo das últimas décadas.

Assinale a alternativa que indica algumas dessas práticas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → falou em NEOLIBERALISMO, é perda de direitos, flexibilização das relações trabalhistas, terceirização e privatização do público em favor do privado.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Laborais = trabalhistas.


ID
3041587
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho abaixo, sobre a história do Brasil contemporâneo.


O desmonte do DOI e do aparelho repressivo como um todo foi realizado de forma gradual e ambígua, de maneira a preservar a impunidade daqueles que cometeram crimes em nome da segurança nacional. [...] Esse processo, embora tenha desarticulado o núcleo da repressão política, possibilitou a sobrevivência de muitas das práticas repressivas criadas ou consolidadas durante a ditadura militar, que passaram a ser disseminadas pela sociedade, tendo como alvo preferencial os membros dos setores desfavorecidos. [...] A volta à democracia política se fez, portanto, sob o signo do enorme abismo social cavado durante os anos do milagre econômico e da contenção social das camadas populares através da repressão policial.

JOFFILY, Mariana. Mecânica do interrogatório político. In: CARDIA, Nancy & ASTOLFI, Roberta (org.). Tortura na Era dos Direitos Humanos. São Paulo: Edusp, 2014. p. 388.


Considerando a história recente do Brasil, o texto faz referência a algumas das características do processo de transição à democracia política no país.

Assinale a alternativa que indica essas características.

Alternativas
Comentários
  • A intensidade de uma ditadura não se mede pela vala de mortos que ela carrega, mas pelas marcas que deixa na sociedade. Nesse sentido, a herança deixada pelo período ditatorial no Brasil repercute na ausência de uma efetiva Justiça de Transição no país, e nas marcas de autoritarismo e violência que ficaram e persistem até os dias atuais marcando a política brasileira, sobretudo contra a população mais pobre e necessitada da atuação estatal. Em vista disso, a ditadura brasileira é considerada uma das mais duras da América Latina.

  • Então a desigualdade social é herança do Regime Militar? É sério isso? Então quer dizer que na época Imperial e da República Velha não existia a mesma desgraça? E na época da escravidão não existia desigualdade social? O que eram os coronéis da 1 República?

    E sobre violência estatal contra os setores mais desfavorecidos, nem se fale. Quero saber se eu aprendi errado sobre a época da escravidão, sobre a exclusão das mulheres, pobres e negros.

    NÃO! Essas coisas NÃO são heranças da ditadura, são heranças de um povo que só quer saber das suas próprias ideologias, nem que possa custar uma vida. E isso NÃO começou em 1964.

    Questão completamente pretensiosa. Completamente!

  • E ainda colocam " herdada da ditadura". No tempo colonial, Imperial, no tempo de Getúlio Vargas era tudo perfeito. Faça-me favor!!

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Essas questões de vestibular é só da uma ESQUERDADA que acerta kkkkk muito tendenciosa

  • ] A volta à democracia política se fez, portanto, sob o signo do enorme abismo social cavado durante os anos do milagre econômico e da contenção social das camadas populares através da repressão policial.


ID
3041590
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

NESTA PROVA, SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES SÍMBOLOS E CONCEITOS COM OS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS:

N: Conjunto dos números naturais.

R: Conjunto dos números reais.

Considere as afirmações sobre números inteiros.


I - Todo número primo é ímpar.

II - Se a é um número múltiplo de 3 , então 2a é múltiplo de 6 .

III - Se a é um número par, então a2 é um número par.


Quais estão corretas ?

Alternativas
Comentários
  • I)  Errado, pois 2 é o único número primo que é par

    II) Exato,Para ser múltiplo de 6, o número precisa ser divisível por 3 e 2 ao mesmo tempo. Por exemplo, peguemos o número 21 (divisível por 3) agora o multiplicamos por 2, teremos 42, que é divisível por 3 e 2, por conseguinte, é divisível, também, por 6

    III) Exato, um número par multiplicado por ele mesmo sempre será par

  • Bati cabeça e não conseguia chegar numa resposta satisfatória. Essa disciplina é a minha fraqueza! Seguimos na luta!


ID
3041593
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

NESTA PROVA, SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES SÍMBOLOS E CONCEITOS COM OS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS:

N: Conjunto dos números naturais.

R: Conjunto dos números reais.

Dados os números complexos z 1 = ( 2 , -1 ) e z2 = ( 3 , x ) , sabe-se que z 1z 2R. Então x é igual a

Alternativas
Comentários
  • Se z1.z2 pertence aos reais, significa que a parte imaginária = 0

    z1 = (2,-1) ; z2 = (3,x)

    z1 = 2 - 1i ; z2 = 3 + xi

    z1.z2 = (2 - i)(3 + xi)

    6 + 2xi - 3i - xi² [i² = -1]

    6 + x + 2xi - 3i

    colocando i em evidência:

    6 + x + i(2x - 3)

    como Im = 0

    2x - 3 = 0

    x = 3/2

    LETRA D


ID
3041602
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

NESTA PROVA, SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES SÍMBOLOS E CONCEITOS COM OS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS:

N: Conjunto dos números naturais.

R: Conjunto dos números reais.

Considere as seguintes afirmações sobre quaisquer funções ƒ reais de variável real.


I - Se xR e x > 0, então ƒ(x) > 0 .

II - Se ƒ(x) = 0 , então x é zero da função ƒ(x).

III- Se x1 e x2 são números reais, com x1 < x2 , então ƒ( x1) < ƒ(x2) .


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Considere as seguintes afirmações sobre quaisquer funções ƒ reais de variável real.

    Vamos considerar uma função decrescente do 1º grau e analisar se as afirmativas são válidas para ela:

    F(x) = -ax + b

    F(x) = -x + 1

    ------------------------------------------------------

    I - Se x ∈ R e x > 0, então ƒ(x) > 0 .

    Para x = +2, temos:

    F(+2) = -2 + 1

    F(+2) =-1

    Falsa.

    ------------------------------------------------------

    II - Se ƒ(x) = 0 , então x é zero da função ƒ(x).

    Correto.

    A alternativa quer dizer: quando o valor de x resulta em uma imagem igual a 0, então, esse x é raiz da função.

    ------------------------------------------------------

    III- Se x1 e x2 são números reais, com x1 < x2 , então ƒ( x1) < ƒ(x2) .

    Vamos considerar x1 = -2 ; e x2 = 2

    Para x = -2, temos:

    F(-2) = 2 + 1

    F(-2) =3

    Para x = +2, temos:

    F(+2) = -2 + 1

    F(+2) =-1

    Falsa.


ID
3041605
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

NESTA PROVA, SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES SÍMBOLOS E CONCEITOS COM OS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS:

N: Conjunto dos números naturais.

R: Conjunto dos números reais.

Dadas as funções reais de variável real ƒ e g , definidas por ƒ(x) = −log2 (x) e g(x) = x2 − 4 , pode-se afirmar que ƒ(x) = g(x) é verdadeiro para um valor de x localizado no intervalo

Alternativas
Comentários
  • https://www.youtube.com/watch?v=WpXtusDLGZU


ID
3041608
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

NESTA PROVA, SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES SÍMBOLOS E CONCEITOS COM OS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS:

N: Conjunto dos números naturais.

R: Conjunto dos números reais.

Desde a Grécia Antiga, sabe-se que a somados números ímpares consecutivos, a partir do 1, é sempre um quadrado perfeito. Como exemplo, tem-se


1 = 12

1 + 3 = 22

1 + 3 + 5 = 32

1 + 3 + 5 + 7 = 42


Então, a soma de todos os números ímpares menores do que 100 é

Alternativas
Comentários
  • É uma PA com razão 2

    a1= 1 e, como é menor do que 100, o último número ímpar será o 99

    an=a1x(n-1)R-------> n=50

    Sn=(a1+an)n/2---> Sn= 50²

  • Podemos ver do enunciado que a soma de n números ímpares consecutivos é sempre n^2. Logo, sabendo que de 100 números consecutivos com certeza uma metade é par e a outra é impar, temos 50 números ímpares de 0 à 100, o que nos leva a pensar que sua soma deve ser 50^2.

  • https://youtu.be/tDmnoSOYXkY


ID
3041611
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

NESTA PROVA, SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES SÍMBOLOS E CONCEITOS COM OS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS:

N: Conjunto dos números naturais.

R: Conjunto dos números reais.

Considere a função real de variável real ƒ(x) = 2x -1 . Com relação à ƒ(x ), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A alternativa C está errada, pois, com uma função exponencial f(x)=a^x, teremos:

    Positivo: a>0 e a≠1

    Decrescente: a<0

    Recomendo: https://www.youtube.com/watch?v=jzGisCdZy6I

  • F(x) = a^x

    ---------------------------

    a>0 crescente

    0<a<1 decrescente

    ---------------------------

    x>0 crescente

    x - 1>0

    x>1

    x<0 decrescente

    x - 1<0

    x< 1


ID
3041620
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

NESTA PROVA, SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES SÍMBOLOS E CONCEITOS COM OS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS:

N: Conjunto dos números naturais.

R: Conjunto dos números reais.

A soma dos coeficientes do polinômio P(x) = ( 1 - x + x2 - x3 + x4 )1000 é

Alternativas
Comentários
  • A soma dos coeficientes do polinômio : (1 - x + x2 - x3 + x4 )^1000

    1 - 1 + 1 - 1 + 1 = 1

    = 1^1000

    = 1

  • Faz x = 1

     P(1) = ( 1 - 1 + 1^2 - 1^3 + 1^4 )^1000 é:

     P(1) = ( 1 )^1000

     P(1) = 1 


ID
3041626
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

NESTA PROVA, SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES SÍMBOLOS E CONCEITOS COM OS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS:

N: Conjunto dos números naturais.

R: Conjunto dos números reais.

Considere a função real de variável real ƒ(x) = 3 - 5sen (2x + 4). Os valores de máximo, mínimo e o período de ƒ(x) são, respectivamente,

Alternativas

ID
3041644
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

NESTA PROVA, SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES SÍMBOLOS E CONCEITOS COM OS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS:

N: Conjunto dos números naturais.

R: Conjunto dos números reais.

Um prisma reto de base hexagonal regular tem a mesma altura de um prisma cuja base é um triângulo equilátero. Considere h a medida da aresta da base do prisma hexagonal e t a medida da aresta da base do prisma triangular. Se ambos os prismas têm o mesmo volume, então a razão h/t vale

Alternativas
Comentários
  • Vp= volume do prisma com base hexagonal

    Vp'= volume do prisma com base triangular

    Vp=Vp'

    Volume de um prisma é igual a ÁreaDaBasexAltura

    Altura do p e p' são iguais, chamaremos ela de X

    Aresta seria o lado do hexágono e do triângulo

    Lado do hexágono é h e do trângulo é t

    Além disso, é sabido que o hexágono é formado por 6 triângulos equiláteros

    Área do triângulo equilátero= L²x√3/4

    Vp/Vp'=(6xh²x√3xX)/4 x 4/(t²√3xX)-------->1=(h²x6)/t²--------->h/t=1/√6

    Alternativa A

  • Volume prisma de base hexagonal = Volume prisma de base triangular

    6 x h² x √3 / 4 x H = t² x √3 / 4 x H (A altura H é igual para ambos)

    h² / t² = 1 / 6 (Tiramos a raiz quadrada de ambos os lados)

    h²/ t² = √1 / √6

    h / t = 1 / √6


ID
3041650
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

NESTA PROVA, SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES SÍMBOLOS E CONCEITOS COM OS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS:

N: Conjunto dos números naturais.

R: Conjunto dos números reais.

A menor distância entre as circunferências de equação ( x -1)2 + (y - 2)2 = 1 e (x + 2)2 + (y - 1)2 = 1 é

Alternativas
Comentários
  • Com as equações da circunferência, teremos:

    C1=(1,2) e C2= (-2,1)

    Distância entre os dois centros= X

    X²=(1-(-2))²+(2-1)²----------X=√10

    No entanto, a questão quer a menor distância entre as circunferências, portanto, terá de subtrair o raio das duas circunferências, já que os raios das duas é igual a 1, terá de subtrair 2 do √10

    Assim, chegaremos em √10-2

    Alternativa E

    Link de uma imagem ilustrativa do problema: https://prnt.sc/q1uazq

    AB= √10

    CD= √10-2, que a questão quer


ID
3041656
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

NESTA PROVA, SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES SÍMBOLOS E CONCEITOS COM OS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS:

N: Conjunto dos números naturais.

R: Conjunto dos números reais.

Uma caixa contém 32 esferas numeradas de 1 a 32. O número de maneiras distintas de retirar 3 esferas da caixa, ordenadas como primeira, segunda e terceira, em que a esfera com o número 8 seja pelo menos a terceira a ser retirada é

Alternativas
Comentários
  • Galera, quando fala em "pelo menos"="no mínimo". Daria para fazer a questão com probabilidade complementar, mas não seria uma boa saída para esta questão

    Vamos a resolução:

    No comando: " a esfera com o número 8 seja pelo menos a terceira a ser retirada ", quer dizer que a esfera pode ser a primeira, a segunda ou a terceira

    Com isso, teremos:

    1x31x30-I

    31x1x30-II

    31x30x1-III

    O 1 é para a esfera sair 8, pois só temos uma dela

    E o 31 é pq n podemos pegar de cara a 8, então tem 31 outras esferas

    Já o 30 é tal como as 31 possibilidades, pois ou já retiramos a 8(II) ou ainda é preciso retirá-la (III)

    31x30x3=2790

    Com probabilidade complementar, o complemento de sair no minimo 8 é não sair nenhum 8, isto é, as 31 outras possibilidades de esferas

    Assim, teriamos

    P(8)+P(31)=Ptotal

    Ptotal=32x31x30

    P(31)=31x30x29

    P(8)=29760-26970---->P(8)=2790

  • Podemos resolvê-la utilizando o Princípio Fundamental da Contagem (PFC), tirando de um todo o até chegar no que queremos.

    Utilizando o PFC temos que o total de maneiras que podemos escolher três bolas é: 32x31x30 = 29 760 (I).

    Agora vamos determinar a quantidade de maneiras que podemos retirar 3 bolas sem que a bola 8 esteja presente, basta fazermos 31x30x29 = 26 970 (II). Percebam que no caso (II) só estamos trabalhando com 31 bolas visto que não queremos a bola 8.

    Assim, (I) - (II) = (o total de possibilidades de escolhermos 3 bolas quaisquer) - (o total de possibilidades de escolhermos 3 bolas assegurando que a bola 8 não esteja presente) = 29 760 - 26 970 = 2 790.


ID
3041659
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

NESTA PROVA, SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES SÍMBOLOS E CONCEITOS COM OS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS:

N: Conjunto dos números naturais.

R: Conjunto dos números reais.

A média aritmética das idades de um grupo de 10 amigos é 22 anos. Ao ingressar mais um amigo nesse grupo, a média aritmética passa a ser de 23 anos. A idade do amigo ingressante no grupo, em anos, é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    → Média com 10 amigos: 22*10= 220 anos (total de idade dos 10 amigos);

    → Média com 11 amigos: 23*11= 253 anos;

    → Diminuir as duas médias para achar a idade do 11º amigo: 253-220= 33 anos

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!!