-
D) Segundo RENNÓ [2013] Continuando, as características principais da Burocracia são:
Ø Formalidade – a autoridade deriva de um conjunto de normas e leis, expressamente escritas e detalhadas. O poder do chefe é restrito aos objetivos propostos pela organização e somente é exercido no ambiente de trabalho – não na vida privada. As comunicações internas e externas também são todas padronizadas e formais.
Ø Impessoalidade – Os direitos e deveres são estabelecidos em normas. As regras são aplicadas de forma igual a todos, conforme seu cargo em função na organização. Segundo Weber, a Burocracia deve evitar lidar com elementos humanos, como a raiva, o ódio, o amor, ou seja, as emoções e as irracionalidades. As pessoas devem ser promovidas por mérito, e não por ligações afetivas. O poder é ligado não às pessoas, mas aos cargos – só se tem o poder em decorrência de estar ocupando um cargo.
Ø Profissionalização – As organizações são comandadas por especialistas, remunerados em dinheiro (e não em honrarias, títulos de nobreza, sinecuras, prebendas etc.), contratados pelo seu mérito e seu conhecimento (e não por alguma relação afetiva ou emocional).
O modelo burocrático se caracterizou pela meritocracia na forma de contratação e promoção dos empregados. No setor público, temos o exemplo dos concursos públicos.
Esse tipo de ingresso nas carreiras públicas buscou eliminar o hábito arraigado do modelo patrimonialista de ocupar espaço no aparelho do Estado através de trocas de cargos públicos por favores pessoais ao soberano.
-
Max Weber viajou por várias potências econômicas da época e notou que a maioria delas eram governadas por governos burocráticos (Racional-Legal), sendo assim, através desse e de outros estudos ele passou a defender esse tipo de poder como o melhor e mais indicado.
Falou em BUROCRACIA = WEBER
Ele também adotou o formalismo: formalização dos atos da empresa em documentos.
Alternativa D
Avante!
-
CARACTERÍSTICAS DA BUROCRACIA DE WEBER:
1) Autoridade
2) Hierarquia e divisão do trabalho
3) FORMALIDADE nos atos e comunicações
4) IMPESSOALIDADE nas relações
5) Caráter LEGAL DAS NORMAS
6) CARÁTER RACIONAL
7) Rotinas e procedimentos PADRONIZADOS.
-
Burocracia
CARACTERÍSTICAS
1. Caráter legal das normas e regulamentos.
2. Caráter formal das comunicações.
3. Caráter racional e divisão do trabalho.
4. Impessoalidade nas relações.
5. Hierarquia de autoridade.
6. Rotinas e procedimentos padronizados.
7. Competência técnica e meritocracia.
8. Especialização da administração.
9. Profissionalização dos participantes.
10. Completa previsibilidade do funcionamento.
-
Para Weber a burocracia é a organização eficiente por excelência e, para conseguir eficiência, este modelo explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas.
Basicamente a Administração Burocrática, tem as seguintes características:
- caráter legal das normas e regulamentos;
- caráter formal das comunicações;
- caráter racional e divisão do trabalho;
- impessoalidade nas relações;
- hierarquia da autoridade;
- rotinas e procedimentos padronizados
- competência técnica e meritocracia;
- especialização da administração
- profissionalização dos participantes;
-completa previsibilidade do funcionamento.
Essas características consolidam a racionalidade do modelo, todavia, o excesso de formalismo conduz à rigidez e ao mecanicismo do comportamento organizacional, fazendo com que apareçam suas disfunções, onde os meios transformam-se em fins e os indivíduos esquecem-se dos resultados.
Administração Geral e Pública - Giovanna Carranza
-
Acredito que a D seja o autor mais conhecido , pois, no caso da letra E ela também não está errada...Vejamos:
Podemos dizer que o principal idealizador da Teoria da Administração por Objetivos foi Peter Ferdinand Drucker, (nasceu em 19 de novembro de 1909, em Viena, Áustria – faleceu em 11 de novembro de 2005, em Claremont, Califórnia, EUA) foi um filósofo e economista de origem austríaca, considerado como o pai da administração moderna, sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenômeno dos efeitos da Globalização na economia em geral e em particular nas organizações – subentendendo-se a administração moderna como a ciência que trata sobre pessoas nas organizações, como dizia ele próprio .
De acordo com Oliveira (2008, p. 278)
Em 1954, ele formulou o conceito de administração por objetivos, ou, simplesmente, APO, que é uma metodologia para reestruturar a organização, possibilitando que superiores e subordinados, conjuntamente, estabelecessem seus próprios objetivos.
-
A questão pede a associação correta do autor e do nome da teoria apresentada no enunciado da questão. Por isso que, mesmo sendo realmente Peter Drucker ao autor da Administração por Objetivos (APO), a alternativa E está incorreta.
-
Características da Burocracia
Características (Weber)
Caráter legal das normas e regulamentos: baseada em legislação própria. Regras e normas previamente estabelecidas;
Caráter formal das comunicações: por escrito, para registrar os fatos;
Caráter racional e divisão do trabalho: voltada para a eficiência da organizações. Ha uma clara distinção das atribuições de cada cargo;
Impessoalidade das relações: relações se dão entre cargos, não entre pessoas;
Hierarquia e autoridade: top-down;
Rotinas e procedimentos padronizados: o ocupante de um cargo faz tarefas pré-estabelecidas;
Competência técnica e meritocracia: escolha baseada no mérito e na competência técnica, não em preferências pessoais;
Especialização da administração: separa a propriedades (meios de produção) e a administração (corpo diretivo);
Profissionalização dos participantes: os funcionários são profissionais especializados, que ocupa um cargo;
Completa previsibilidade do funcionamento: comportamento dos membros perfeitamente previsível, de acordo com as normas pré-estabelecidas.
Disfunções da Burocracia (Merton)
Internalização das regras e apego aos regulamentos: falta de flexibilidade;
Excesso de formalismo e de papelório;
Resistência às mudanças: acomodação;
Despersonalização do relacionamento;
Categorização como base do processo decisório: quem toma a decisão é quem possui o cargo competente, independente do conhecimento necessário no assunto;
Super conformidade às rotinas e aos procedimentos: regras absolutas, independentes dos resulto e consequências. Limitação de criatividade;
Exibição de sinais de autoridade: uso intenso de símbolos de poder;
Dificuldade no atendimento à clientes e conflitos com o público: ignora as necessidades do público, todos são atendidos de forma padronizada.
Frases de Burocracia
Philip Selznick: a burocracia não é rígida e estática, mas sim adaptável e dinâmica, adaptando-se ao ambiente externo.
Alvim Gouldner: não há um tipo mas uma infinidade de burocracias que variam dentro de uma constante (N estruturas).
http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/111-administracao-geral/163-caracteristicas-da-burocracia
Concentre seus pensamentos em acontecimentos bons. Luz atrai luz. Positividade atrai milagres.
-
"A uniformização e formalização, por escrito(...)" Só isso já mata a questão: Burocracia e Weber (Taylor é administração científica).
Letra: D.
-
-
WeBer >>> Burocracia
Taylor >>> Adm CienTifica
-
LETRA D CORRETA
1.3. ABORDAGEM BUROCRÁTICA - Max Weber -> é uma teoria que enfatiza a formalização, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade e profissionalização. Dessa forma, a Teoria Burocrática se caracterizava pela ênfase na ESTRUTURA.
-
Mintzberg: Teoria dos 5 P´s (teoria do poder organizacional):
Plan (Plano): O planejamento é algo bem realizado pela maioria dos gerentes, além de ser algo que parece surgir naturalmente para a organização. Portanto, essa é a abordagem automática padrão que adotamos – opções de brainstorming e planejamento de como entregá-las. Em suma, o planejamento é uma parte essencial do processo de formulação da estratégia.
Ploy (Manobra): Mintzberg diz que tirar o melhor dos concorrentes, planejando atrapalhar, dissuadir, desencorajar ou influenciá-los, pode fazer parte de uma estratégia. É aqui que a estratégia pode ser uma manobra, além de um plano.
Pattern (Padronizar): Planos estratégicos e manobras são exercícios deliberados. Às vezes, no entanto, a estratégia surge do comportamento organizacional do passado. Em vez de ser uma escolha intencional, uma maneira consistente e bem-sucedida de fazer negócios pode se transformar em uma estratégia.
Position (Posição): “Posição” é outra maneira de definir estratégia – ou seja, como você decide se posicionar no mercado. Dessa forma, a estratégia ajuda a explorar a adequação entre sua organização e seu ambiente, além de ajudar a desenvolver uma vantagem competitiva sustentável.
Perspective (Perspectiva): As escolhas que uma organização faz sobre sua estratégia dependem fortemente de sua cultura. Dessa forma, assim como os padrões de comportamento podem emergir como estratégia, os padrões de pensamento moldam a perspectiva de uma organização e as coisas que ela é capaz de fazer bem.
-
A Teoria da Administração Científica de Taylor consiste num sistema de organização industrial desenvolvido por Frederick Taylor, economista e engenheiro mecânico estadunidense. O principal objetivo desta técnica é otimizar as tarefas desempenhadas nas empresas, através da organização e divisão de funções dos trabalhadores.
A administração por objetivos, ou APO de Peter F. Drucker, é um processo participativo de planejamento e avaliação por onde ocorre a descentralização das decisões e a definição de objetivos de forma conjunta para que a organização defina suas prioridades e consiga alcançar os resultados desejados.