SóProvas



Prova VUNESP - 2019 - Prefeitura de Campinas - SP - Dentista


ID
3351787
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Pouco antes de eu completar quatro anos de idade, nasceu nossa irmã mais nova, para quem eu escolhera o nome de Maria Bethânia, por causa de uma bela valsa do compositor pernambucano Capiba. Mas ninguém se sentia com coragem de realmente pôr esse nome “tão pesado” num bebê. Como havia várias outras sugestões, meu pai resolveu escrever todos os nomes em pedacinhos de papel que, depois de dobrados, ele jogou na copa de meu pequeno chapéu de explorador e me deu para tirar na sorte. Saiu o da minha escolha. Meu pai então pôs um ar resignado que era uma ordem para que todos também se resignassem e disse: “Pronto. Agora tem que ser Maria Bethânia”. E saiu para registrar a recém-nascida com esse nome. Recentemente, ouvi de minhas irmãs mais velhas uma versão que diz que meu pai escrevera Maria Bethânia em todos os papéis. Não é de todo improvável. E, de fato, na expressão resignada de meu pai era visível – ainda hoje o é, na lembrança – um intrigante toque de humor. Mas, embora me encha de orgulho o pensamento de que meu pai possa ter trapaceado para me agradar, eu sempre preferi crer na autenticidade do sorteio: essa intervenção do acaso parece conferir mais realidade a tudo o que veio a se passar desde então, pois ela faz crescerem ao mesmo tempo as magias (que nos dão a impressão de se excluírem mutuamente) do presságio e da unicidade absolutamente gratuita de cada acontecimento.

(Caetano Veloso. Verdade tropical. São Paulo, Companhia das Letras, 1997. Adaptado)

A expressão “ainda hoje o é, na lembrança”, entre travessões no texto, serve ao propósito de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Não é de todo improvável. E, de fato, na expressão resignada de meu pai era visível ? ainda hoje o é, na lembrança ? um intrigante toque de humor.

    ? A expressão entre travessões denota caráter temporal, marca a características de algo que ainda está vívido nas lembranças.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva D

    ressaltar a vivacidade da recordação que o autor tem de seu pai.

  • Essa é uma típica questão de interpretação textual a partir de um trecho destacado pela banca. Por isso, deve-se analisar as opções.

    Iniciando pela alternativa A, a expressão “ainda hoje o é, na lembrança" remete à forma como o autor recorda vivamente o toque de humor que seu pai trazia em meio à expressão resignada, como se ainda pudesse ver o semblante do pai, já que a expressão era visível e, na lembrança, ainda o é. Logo, tal excerto não questiona, e sim reforça a autenticidade do toque de humor na expressão do pai do autor.

    Também a letra B está incorreta, pois, como foi dito, o autor recorda do pai com tal nitidez que, na sua lembrança, a expressão de humor que ele fazia ainda é visível. A letra C, por sua vez, está incorreta, já que a expressão resignada de que trata o texto aparece no rosto do pai do autor no contexto específico da escolha do nome de sua filha mais nova por intermédio de um sorteio.

    Já a letra D corresponde muito bem ao que é dito no texto, haja vista o fato de a recordação que o autor tem do pai ser tão nítida ao ponto de ele afirmar que ela é visível e que, em sua lembrança, ainda o é. Assim, temos aqui a alternativa correta.

    Por fim, a letra E está incorreta, pois a versão que uma das irmãs traz da história complementa a memória vívida do autor, que percebe o toque de humor do pai em meio à resignação, o que justificaria a ação de ele ter colocado no chapéu todos os papéis a serem sorteados com o nome que ele escolheu para sua irmã, fato que torna o relato das irmãs não incompatível, mas complementar à lembrança que o autor tem de seu pai.

     Confirma-se, assim, a letra D como a opção correta.

    Gabarito do Professor: Letra D.


ID
3437200
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    A maioria dos estudos científicos são financiados porque alguém acredita que eles podem ajudar a alcançar algum objetivo político, econômico ou religioso. Considere o seguinte dilema: dois biólogos do mesmo departamento, tendo as mesmas habilidades profissionais, candidataram-se a uma bolsa de 1 milhão de dólares para financiar seus projetos de pesquisa atuais. O professor Slughorn quer estudar uma doença que infecta os úberes de vacas, causando uma redução de 10% em sua produção de leite. A professora Sprout quer estudar se as vacas sofrem mentalmente quando são separadas dos bezerros. Presumindo que a quantidade de dinheiro é limitada e que é impossível financiar ambos os projetos de pesquisa, qual dos dois deve ser financiado?

    Não há uma resposta científica para essa pergunta. Há apenas respostas políticas, econômicas e religiosas. No mundo de hoje, é óbvio que Slughorn tem maior chance de obter o dinheiro. Não porque as doenças do úbere sejam cientificamente mais interessantes do que a mentalidade bovina, mas porque a indústria leiteira, que está em posição de se beneficiar da pesquisa, tem mais influência política e econômica do que os defensores dos direitos dos animais.


(Yuval Noah Harari. Sapiens – uma breve história da humanidade. Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre, L&PM, 2015. Adaptado)

A frase do texto que permanecerá pontuada em conformidade com a norma-padrão da língua após a supressão da vírgula destacada entre colchetes é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    No mundo de hoje [ , ] é óbvio que Slughorn tem maior chance de obter o dinheiro. (2° parágrafo)

    ? Temos um adjunto adverbial de tempo deslocado de curta extensão, para alguns gramáticos, três palavras já são de longa extensão, para outros, duas palavras. A Vunesp considerou quatro palavras como curta extensão nessa questão, vírgula facultativa.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • a) Incorreto. Não pode haver supressão, visto existir oração reduzida de gerúndio deslocada dentro da estrutura;

    b) Incorreto. Não pode haver supressão devido à natureza da oração: adjetiva explicativa. Deve, obrigatoriamente, aparecer alheada por vírgula;

    c) Incorreto. Não pode haver supressão e o motivo se dá igualmente pela razão na alternativa A: existe oração reduzida de gerúndio deslocada;

    d) Correto. Há um adjunto adverbial deslocado, podendo ou não vir alheado por vírgula;

    e) Incorreto. Não pode haver supressão pelo mesmo motivo constante em A e C.

    Letra D

  • vai repetir qtas vezes as mesmas questoes? Meu Deus....


ID
3437428
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com o que disciplina a Constituição Federal em relação aos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Art. 5, XIV, CF - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;

    "Sinta a Força!" - Yoda

  • GABARITO: B

    a) ERRADO: XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

    b) CERTO: XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;  

    c) ERRADO: XVIII - a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento;

    d) ERRADO: VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;  

    e) ERRADO: LII - não será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião;

  • GABARITO LETRA=B

    CF88\XIV -

    É assegurado a todos o acesso á informação,o e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;

    ......................................................................................................................................................................................

    Esse inciso tem dois desdobramentos: assegura o direito de acesso á informação,(desde que esta não fira outros direitos fundamentais) e resguarda os jornalistas, possibilitando que estes obtenham informações sem terem que revelar sua fonte. Não há conflito, todavia, com a vedação,o ao anonimato. Caso alguém seja lesado pela informação, o jornalista responder· por isso. 

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;  

    FONTE: CF 1988

  • A) É plena a liberdade de associação para quaisquer fins, inclusive os paramilitares. (ERRADA)

    Art 5º, XVII é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

    B) É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional(CORRETO)

    Art 5º, XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional

    C) A criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas, dependem de autorização estatal. (ERRADA)

    Art 5º, XVIII - a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento

    D) É inviolável a liberdade de consciência e crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, vedada, na forma da lei, a proteção aos locais de culto. (ERRADA)

    Aert 5º, VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias

    E) Será concedida pela União a extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião. (ERRADA)

    Art 5º, LII - não será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião;

  • Questão aparece 4 vezes !!!!!!!!! notifiquei as questões duplicadas, não adianta o site dizer que possui 900 mil questões se a 400 mil são duplicadas !!!!!!!!!!!!!!!!

  • É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.

  • o   Gabarito: B.

    .

    Todos os incisos abaixo integram o art. 5º da CF.

    .

    A. ERRADA: XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

    B. CORRETA: XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;

    C. ERRADA: XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

    D. ERRADA: VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

    E. ERRADA: LII - não será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião;

  • GAB-B

    ALÔ PC PR

    FIQUE INCASA, MAS ESTUDE, OK !

    OU SAIR PARA RUA TREINAR O TAF, OK

  • Vai cair na próxima:

    - autoriza União, Estados, Distrito Federal e Municípios a agirem, na forma da lei, em colaboração de interesse público com cultos religiosos ou igrejas:

     

    Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

                         EXCEÇÃO PODE CULTO:         COLABORAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO.

    I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, RESSALVADA, na forma da lei, a colaboração de interesse público;

  • Vamos analisar as alternativas, considerando o disposto na CF/88:

    - alternativa A: errada. O art. 5º, XVII prevê que "é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar".
    - alternativa B: correta. A alternativa reproduz o previsto no art. 5º, XIV da CF/88: "é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional".
    - alternativa C: errada. O inc. XVIII do art. 5º prevê que a criação de associações e a de cooperativas (estas, na forma da lei) independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.
    - alternativa D: errada. A proteção aos locais de culto e de suas liturgias, na forma da lei, é garantida pelo art. 5º, VI da CF/88.
    - alternativa E: errada. O art. 5º, LII da CF/88 prevê o contrário: "não será concedida a extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião".


    Gabarito: a resposta é a LETRA B. 


ID
3437533
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


     Pouco antes de eu completar quatro anos de idade, nasceu nossa irmã mais nova, para quem eu escolhera o nome de Maria Bethânia, por causa de uma bela valsa do compositor pernambucano Capiba. Mas ninguém se sentia com coragem de realmente pôr esse nome “tão pesado” num bebê. Como havia várias outras sugestões, meu pai resolveu escrever todos os nomes em pedacinhos de papel que, depois de dobrados, ele jogou na copa de meu pequeno chapéu de explorador e me deu para tirar na sorte. Saiu o da minha escolha. Meu pai então pôs um ar resignado que era uma ordem para que todos também se resignassem e disse: “Pronto. Agora tem que ser Maria Bethânia”. E saiu para registrar a recém-nascida com esse nome. Recentemente, ouvi de minhas irmãs mais velhas uma versão que diz que meu pai escrevera Maria Bethânia em todos os papéis. Não é de todo improvável. E, de fato, na expressão resignada de meu pai era visível – ainda hoje o é, na lembrança – um intrigante toque de humor. Mas, embora me encha de orgulho o pensamento de que meu pai possa ter trapaceado para me agradar, eu sempre preferi crer na autenticidade do sorteio: essa intervenção do acaso parece conferir mais realidade a tudo o que veio a se passar desde então, pois ela faz crescerem ao mesmo tempo as magias (que nos dão a impressão de se excluírem mutuamente) do presságio e da unicidade absolutamente gratuita de cada acontecimento.

(Caetano Veloso. Verdade tropical. São Paulo, 

Companhia das Letras, 1997. Adaptado)

Uma frase condizente com a mensagem do texto está em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D
    A) O autor lembra-se com nitidez da predileção do pai pelo nome Maria Bethânia ? incorreto, o autor lembre-se da história, mas não foi demonstrado que o pai preferia esse nome, queria somente agradar ao filho.

    B) O caráter ilibado do pai do autor o impede de cogitar fraude no sorteio ? incorreto, em nenhum momento o autor refuta a ideia de uma fraude e nem demonstra esse caráter "ilibado" do pai.

    C) As irmãs mais velhas confessaram que Maria Bethânia era o nome mais bem cotado ? incorreto, era o menos cotado para ser escolhido.

    D) As reservas ao nome Maria Bethânia deviam-se ao seu aspecto grave ? correto, segundo o texto: a. Mas ninguém se sentia com coragem de realmente pôr esse nome ?tão pesado/GRAVE? num bebê. 

    E) O fato de o pai trapacear para agradá-lo deixa o autor inconformado ? incorreto, o autor se sente orgulhoso se o pai o fez para agradá-lo.

    aixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva D

    As reservas ao nome Maria Bethânia deviam-se ao seu aspecto grave.


ID
3437536
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


     Pouco antes de eu completar quatro anos de idade, nasceu nossa irmã mais nova, para quem eu escolhera o nome de Maria Bethânia, por causa de uma bela valsa do compositor pernambucano Capiba. Mas ninguém se sentia com coragem de realmente pôr esse nome “tão pesado” num bebê. Como havia várias outras sugestões, meu pai resolveu escrever todos os nomes em pedacinhos de papel que, depois de dobrados, ele jogou na copa de meu pequeno chapéu de explorador e me deu para tirar na sorte. Saiu o da minha escolha. Meu pai então pôs um ar resignado que era uma ordem para que todos também se resignassem e disse: “Pronto. Agora tem que ser Maria Bethânia”. E saiu para registrar a recém-nascida com esse nome. Recentemente, ouvi de minhas irmãs mais velhas uma versão que diz que meu pai escrevera Maria Bethânia em todos os papéis. Não é de todo improvável. E, de fato, na expressão resignada de meu pai era visível – ainda hoje o é, na lembrança – um intrigante toque de humor. Mas, embora me encha de orgulho o pensamento de que meu pai possa ter trapaceado para me agradar, eu sempre preferi crer na autenticidade do sorteio: essa intervenção do acaso parece conferir mais realidade a tudo o que veio a se passar desde então, pois ela faz crescerem ao mesmo tempo as magias (que nos dão a impressão de se excluírem mutuamente) do presságio e da unicidade absolutamente gratuita de cada acontecimento.

(Caetano Veloso. Verdade tropical. São Paulo, 

Companhia das Letras, 1997. Adaptado)

Considere o seguinte trecho:


Como havia várias outras sugestões, meu pai resolveu escrever todos os nomes em pedacinhos de papel que, depois de dobrados, ele jogou na copa de meu pequeno chapéu de explorador e me deu para tirar na sorte. Saiu o da minha escolha. Meu pai então pôs um ar resignado que era uma ordem para que todos também se resignassem e disse: “Pronto. Agora tem que ser Maria Bethânia”. E saiu para registrar a recém-nascida com esse nome.


As formas verbais destacadas organizam-se sequencialmente estabelecendo entre si uma relação de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Como havia várias outras sugestões, meu pai resolveu escrever todos os nomes em pedacinhos de papel que, depois de dobrados, ele jogou na copa de meu pequeno chapéu de explorador e me deu para tirar na sorte. Saiu o da minha escolha. Meu pai então pôs um ar resignado que era uma ordem para que todos também se resignassem e disse: ?Pronto. Agora tem que ser Maria Bethânia?. E saiu para registrar a recém-nascida com esse nome.

    ? Observa-se que temos a conjunção subordinativa causal "como" (=ela está expressando a causa), logo após, temos os efeitos, as consequências do fato de haver várias outras sugestões.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva B

    causa e efeito.


ID
3437539
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


     Pouco antes de eu completar quatro anos de idade, nasceu nossa irmã mais nova, para quem eu escolhera o nome de Maria Bethânia, por causa de uma bela valsa do compositor pernambucano Capiba. Mas ninguém se sentia com coragem de realmente pôr esse nome “tão pesado” num bebê. Como havia várias outras sugestões, meu pai resolveu escrever todos os nomes em pedacinhos de papel que, depois de dobrados, ele jogou na copa de meu pequeno chapéu de explorador e me deu para tirar na sorte. Saiu o da minha escolha. Meu pai então pôs um ar resignado que era uma ordem para que todos também se resignassem e disse: “Pronto. Agora tem que ser Maria Bethânia”. E saiu para registrar a recém-nascida com esse nome. Recentemente, ouvi de minhas irmãs mais velhas uma versão que diz que meu pai escrevera Maria Bethânia em todos os papéis. Não é de todo improvável. E, de fato, na expressão resignada de meu pai era visível – ainda hoje o é, na lembrança – um intrigante toque de humor. Mas, embora me encha de orgulho o pensamento de que meu pai possa ter trapaceado para me agradar, eu sempre preferi crer na autenticidade do sorteio: essa intervenção do acaso parece conferir mais realidade a tudo o que veio a se passar desde então, pois ela faz crescerem ao mesmo tempo as magias (que nos dão a impressão de se excluírem mutuamente) do presságio e da unicidade absolutamente gratuita de cada acontecimento.

(Caetano Veloso. Verdade tropical. São Paulo, 

Companhia das Letras, 1997. Adaptado)

Um sinônimo e um antônimo para a palavra destacada no trecho “Meu pai então pôs um ar resignado...” estão, respectivamente, em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Meu pai então pôs um ar resignado que era uma ordem para que todos também se resignassem e disse: ?Pronto. Agora tem que ser Maria Bethânia?. 

    ? Queremos um sentido sinônimo (=sentido semelhante ? algo que é feito sem revolta, algo que está conformado);

    ? E um antônimo (=sentido contrário ? insubmisso, insubordinado, indócil).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Esta é uma questão que exige conhecimento sobre sinônimos e antônimos. Sinônimos são palavras que têm o mesmo significado que outras ou significados bem próximos. Antônimos são palavras com significados contrários.

    Resignado é uma pessoa conformada, paciente, que suporta algo ruim com resignação, ou seja, com submissão e paciência.

    Sinônimos possíveis para resignado são paciente (alternativa A), submisso (alternativa C) e conformado (alternativa E). É possível, portanto, eliminar as alternativas B e D.

    Das três alternativas restantes, o único antônimo possível é indócil (aquele que não é dócil, indomável). A alternativa correta, portanto, é a Letra E.

    Gabarito da Professora: Letra E.

ID
3437545
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


     Pouco antes de eu completar quatro anos de idade, nasceu nossa irmã mais nova, para quem eu escolhera o nome de Maria Bethânia, por causa de uma bela valsa do compositor pernambucano Capiba. Mas ninguém se sentia com coragem de realmente pôr esse nome “tão pesado” num bebê. Como havia várias outras sugestões, meu pai resolveu escrever todos os nomes em pedacinhos de papel que, depois de dobrados, ele jogou na copa de meu pequeno chapéu de explorador e me deu para tirar na sorte. Saiu o da minha escolha. Meu pai então pôs um ar resignado que era uma ordem para que todos também se resignassem e disse: “Pronto. Agora tem que ser Maria Bethânia”. E saiu para registrar a recém-nascida com esse nome. Recentemente, ouvi de minhas irmãs mais velhas uma versão que diz que meu pai escrevera Maria Bethânia em todos os papéis. Não é de todo improvável. E, de fato, na expressão resignada de meu pai era visível – ainda hoje o é, na lembrança – um intrigante toque de humor. Mas, embora me encha de orgulho o pensamento de que meu pai possa ter trapaceado para me agradar, eu sempre preferi crer na autenticidade do sorteio: essa intervenção do acaso parece conferir mais realidade a tudo o que veio a se passar desde então, pois ela faz crescerem ao mesmo tempo as magias (que nos dão a impressão de se excluírem mutuamente) do presságio e da unicidade absolutamente gratuita de cada acontecimento.

(Caetano Veloso. Verdade tropical. São Paulo, 

Companhia das Letras, 1997. Adaptado)

A partir da leitura do último período do texto, pode-se concluir que, para o autor,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Segundo o texto: [...] essa intervenção do acaso parece conferir mais realidade a tudo o que veio a se passar desde então, pois ela faz crescerem ao mesmo tempo as magias (que nos dão a impressão de se excluírem mutuamente) do presságio e da unicidade absolutamente gratuita de cada acontecimento.

    ? Ou seja, temos somente a impressão de que são excluídas, algo que, na verdade, não ocorre (=letra "d").

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3437548
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


     Pouco antes de eu completar quatro anos de idade, nasceu nossa irmã mais nova, para quem eu escolhera o nome de Maria Bethânia, por causa de uma bela valsa do compositor pernambucano Capiba. Mas ninguém se sentia com coragem de realmente pôr esse nome “tão pesado” num bebê. Como havia várias outras sugestões, meu pai resolveu escrever todos os nomes em pedacinhos de papel que, depois de dobrados, ele jogou na copa de meu pequeno chapéu de explorador e me deu para tirar na sorte. Saiu o da minha escolha. Meu pai então pôs um ar resignado que era uma ordem para que todos também se resignassem e disse: “Pronto. Agora tem que ser Maria Bethânia”. E saiu para registrar a recém-nascida com esse nome. Recentemente, ouvi de minhas irmãs mais velhas uma versão que diz que meu pai escrevera Maria Bethânia em todos os papéis. Não é de todo improvável. E, de fato, na expressão resignada de meu pai era visível – ainda hoje o é, na lembrança – um intrigante toque de humor. Mas, embora me encha de orgulho o pensamento de que meu pai possa ter trapaceado para me agradar, eu sempre preferi crer na autenticidade do sorteio: essa intervenção do acaso parece conferir mais realidade a tudo o que veio a se passar desde então, pois ela faz crescerem ao mesmo tempo as magias (que nos dão a impressão de se excluírem mutuamente) do presságio e da unicidade absolutamente gratuita de cada acontecimento.

(Caetano Veloso. Verdade tropical. São Paulo, 

Companhia das Letras, 1997. Adaptado)

A oração “Como havia várias outras sugestões...” está reescrita em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa e com o sentido preservado em:

Como várias outras sugestões

Alternativas
Comentários
  • Verbo HAVER no sentido de existir é invariável, embora em outros sentidos como o de TER ele varia de acordo com a regência.

    B) Houvessem sido dadas

    *** Verbo Haver: cógnita pra concursandos.

  • Clara mudança de sentido. O correto seria Haviam sido dadas.

  • verbos "ter/haver" + particípio geram tempo composto (= houvessem + sido (particípio) >> tempo composto), logo verbo deve flexionar para concordar com o sujeito: várias outras sugestões

    e sim de "ter", como se fosse "tinham sido dadas", tornando-se assim um verbo pessoal que pode e deve ser flexionado..


ID
3437551
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


     A maioria dos estudos científicos são financiados porque alguém acredita que eles podem ajudar a alcançar algum objetivo político, econômico ou religioso. Considere o seguinte dilema: dois biólogos do mesmo departamento, tendo as mesmas habilidades profissionais, candidataram- -se a uma bolsa de 1 milhão de dólares para financiar seus projetos de pesquisa atuais. O professor Slughorn quer estudar uma doença que infecta os úberes de vacas, causando uma redução de 10% em sua produção de leite. A professora Sprout quer estudar se as vacas sofrem mentalmente quando são separadas dos bezerros. Presumindo que a quantidade de dinheiro é limitada e que é impossível financiar ambos os projetos de pesquisa, qual dos dois deve ser financiado?

    Não há uma resposta científica para essa pergunta. Há apenas respostas políticas, econômicas e religiosas. No mundo de hoje, é óbvio que Slughorn tem maior chance de obter o dinheiro. Não porque as doenças do úbere sejam cientificamente mais interessantes do que a mentalidade bovina, mas porque a indústria leiteira, que está em posição de se beneficiar da pesquisa, tem mais influência política e econômica do que os defensores dos direitos dos animais.

(Yuval Noah Harari. Sapiens – uma breve história da humanidade

Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre, L&PM, 2015. Adaptado)

O autor sustenta a tese de que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Segundo o texto: Não há uma resposta científica para essa pergunta. Há apenas respostas políticas, econômicas e religiosas. No mundo de hoje, é óbvio que Slughorn tem maior chance de obter o dinheiro.

    ? Ou seja, a sustentação é através da política, economia e religião, sem qualquer parâmetro científico.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva C

    a ciência não estabelece os critérios para determinar quais pesquisas devem ser priorizadas.


ID
3437554
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


     A maioria dos estudos científicos são financiados porque alguém acredita que eles podem ajudar a alcançar algum objetivo político, econômico ou religioso. Considere o seguinte dilema: dois biólogos do mesmo departamento, tendo as mesmas habilidades profissionais, candidataram- -se a uma bolsa de 1 milhão de dólares para financiar seus projetos de pesquisa atuais. O professor Slughorn quer estudar uma doença que infecta os úberes de vacas, causando uma redução de 10% em sua produção de leite. A professora Sprout quer estudar se as vacas sofrem mentalmente quando são separadas dos bezerros. Presumindo que a quantidade de dinheiro é limitada e que é impossível financiar ambos os projetos de pesquisa, qual dos dois deve ser financiado?

    Não há uma resposta científica para essa pergunta. Há apenas respostas políticas, econômicas e religiosas. No mundo de hoje, é óbvio que Slughorn tem maior chance de obter o dinheiro. Não porque as doenças do úbere sejam cientificamente mais interessantes do que a mentalidade bovina, mas porque a indústria leiteira, que está em posição de se beneficiar da pesquisa, tem mais influência política e econômica do que os defensores dos direitos dos animais.

(Yuval Noah Harari. Sapiens – uma breve história da humanidade

Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre, L&PM, 2015. Adaptado)

O autor apresenta o conteúdo do texto na seguinte ordem:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A maioria dos estudos científicos são financiados porque alguém acredita que eles podem ajudar a alcançar algum objetivo político, econômico ou religioso ? temos a nossa afirmação;

    Considere o seguinte dilema: dois biólogos do mesmo departamento, tendo as mesmas habilidades profissionais, candidataram-se a uma bolsa de 1 milhão de dólares para financiar seus projetos de pesquisa atuais. O professor Slughorn quer estudar uma doença que infecta os úberes de vacas, causando uma redução de 10% em sua produção de leite. A professora Sprout quer estudar se as vacas sofrem mentalmente quando são separadas dos bezerros. Presumindo que a quantidade de dinheiro é limitada e que é impossível financiar ambos os projetos de pesquisa, qual dos dois deve ser financiado? ? temos a nossa hipótese, o autor propõe uma reflexão ao leitor, propõe um fato imaginário.

    Não há uma resposta científica para essa pergunta. Há apenas respostas políticas, econômicas e religiosas. No mundo de hoje, é óbvio que Slughorn tem maior chance de obter o dinheiro ? e, por fim, temos a nossa conclusão.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3437557
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


     A maioria dos estudos científicos são financiados porque alguém acredita que eles podem ajudar a alcançar algum objetivo político, econômico ou religioso. Considere o seguinte dilema: dois biólogos do mesmo departamento, tendo as mesmas habilidades profissionais, candidataram- -se a uma bolsa de 1 milhão de dólares para financiar seus projetos de pesquisa atuais. O professor Slughorn quer estudar uma doença que infecta os úberes de vacas, causando uma redução de 10% em sua produção de leite. A professora Sprout quer estudar se as vacas sofrem mentalmente quando são separadas dos bezerros. Presumindo que a quantidade de dinheiro é limitada e que é impossível financiar ambos os projetos de pesquisa, qual dos dois deve ser financiado?

    Não há uma resposta científica para essa pergunta. Há apenas respostas políticas, econômicas e religiosas. No mundo de hoje, é óbvio que Slughorn tem maior chance de obter o dinheiro. Não porque as doenças do úbere sejam cientificamente mais interessantes do que a mentalidade bovina, mas porque a indústria leiteira, que está em posição de se beneficiar da pesquisa, tem mais influência política e econômica do que os defensores dos direitos dos animais.

(Yuval Noah Harari. Sapiens – uma breve história da humanidade

Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre, L&PM, 2015. Adaptado)

Em “... candidataram-se a uma bolsa de 1 milhão de dólares para financiar seus projetos de pesquisa atuais.” (1° parágrafo), o vocábulo para estabelece relação de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? ?... candidataram-se a uma bolsa de 1 milhão de dólares para financiar seus projetos de pesquisa atuais.?

    ? Temos a preposição "para" expressando finalidade, fim, objetivo, ela dá início a uma oração subordinada adverbial final reduzida do infinitivo.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • o autor do texto lia Harry Potter XD
  • Só substituir por "a fim de".

  • GAB. A

    finalidade.


ID
3437563
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Durante 20 dias, Paulo correu 3 km a pé para cada 20 km de bicicleta. A cada um desses dias, o total percorrido nas duas modalidades foi 101,2 km. Nesses 20 dias, o total percorrido por Paulo a pé, em km, foi

Alternativas
Comentários
  • A PÉ / 3 + B / 20 = 101,2

    101,2 / 23 = 4,4

    4,4 X 20 X 3 = 264

    GAB.E


ID
3437569
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

João e Maria têm filhas e filhos, e o número de filhas excede em 4 o número de filhos. Cada filha tem 3 filhas e 1 filho, e cada filho tem 3 filhas e 2 filhos. Se o total de netos dos dois sexos de João e Maria é 43, então o número de filhas mais o número de filhos de João e Maria é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    O enunciado traz um monte de informações p/ confundir o candidato. Faça o seguinte, comece testando as alternativas.

    Chamarei filha de M e filho de H:

    H = H

    M = H + 4 (pois o enunciado diz que o número de filhas excede em 4 o número de filhos)

    Agora supondo que o número de filhos(homens e mulheres) seja 10, letra C:

    H + H+4 = 10

    2H = 10 - 4

    2H = 6

    H = 3

    Então:

    H = 3

    M = 3 + 4 = 7

    Se temos 3 filhos e cada filho tem 5 filhos => 3x5 = os filhos(H) têm 15 filhos.

    Se temos 7 filhas e cada filha tem 4 filhos => 7x4 = as filhas(M) têm 28 filhos.

    Soma tudo: 28 + 15 = 43 netos.

    Resumindo, pessoal:

    Testei a alternativa C, supondo que João e Maria tem 10 filhos. Se o total de netos, após as contas acima desse 43, então seria o gabarito. Deu certo, não precisei testar as demais alternativas.


ID
3437575
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um grupo é formado por 5 garotos e sabe-se que suas idades podem ser 11 ou 12 ou 15 anos. Esses garotos sabem a própria idade e sabem as idades dos outros. Os garotos foram questionados sobre a soma das suas idades (a soma das idades dos cinco garotos), e eles responderam, respectivamente, 57 anos, 58 anos, 59 anos, 60 anos e 61 anos. Sabendo-se que, quem tem 12 anos mentiu na resposta, e quem não tem 12 anos disse a verdade, a soma das idades desses cinco garotos, em anos, é

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA B

    A resolução é simples, basta saber que todos disseram respostas diferentes para a soma das idades, e todos os meninos que possuem 12 anos estavam mentindo. Podemos concluir tendo todas as respostas diferentes, que apenas um menino estava falando a verdade e os outros estavam mentindo, logo 4 meninos têm 12 anos e um deles não tem. Logo:

    4 (meninos) x 12 (anos) = 48 (anos)

    Apenas um deles estava falando a verdade, como só restam as idades de 11 e 15 anos, o menino que falou a verdade possui 11 anos, pois a soma com os demais dará em 59 anos, caso a idade dele fosse de 15 anos, a soma ficaria em 63 anos, passando do limite de 61 anos respondido pelos próprios meninos.

  • Apenas 1 fala a verdade sobre a soma das idades. Os demais (4 meninos) mentem.

    mentem: 12 x 4 = 48

    verdade: 11 ou 15 anos

    48 + 11 = 59

    48 + 15 = 63 -- Não pode ser esse pois ultrapassa o limite dos 61 anos.

    GAB LETRA B

  • Não entendi a explicação do professor, como ele sabe que 4 mentiram e somente 1 disse a verdade???

  • Mesma questão 

    Q1117271 = Q1135639 = Q1145806 = Q1145856 = Q1145906 = 

    Q1145956

  • A resolução é simples, basta saber que todos disseram respostas diferentes para a soma das idades, e todos os meninos que possuem 12 anos estavam mentindo. Podemos concluir tendo todas as respostas diferentes, que apenas um menino estava falando a verdade e os outros estavam mentindo, logo 4 meninos têm 12 anos e um deles não tem. Logo:

    4 (meninos) x 12 (anos) = 48 (anos)

    Apenas um deles estava falando a verdade, como só restam as idades de 11 e 15 anos, o menino que falou a verdade possui 11 anos, pois a soma com os demais dará em 59 anos, caso a idade dele fosse de 15 anos, a soma ficaria em 63 anos, passando do limite de 61 anos respondido pelos próprios meninos.


ID
3437581
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal, no que diz respeito aos direitos sociais, determina que, aos trabalhadores urbanos e rurais, é assegurado(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Art. 7, XXXII, CF - proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos;

    "Que a Força esteja com você!" - Yoda

  • GABARITO: D

    a) ERRADO: XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;

    b) ERRADO: XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias;

    c) ERRADO: XIV - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva;

    d) CERTO: XXXII - proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos;

    e) ERRADO: XXI - aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei;

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XXXII - proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos;

    FONTE: CF 1988

  • A) o repouso semanal remunerado, obrigatoriamente aos domingos (ERRADA)

    ART 7°, CF - D. Sociais: XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;

    B) a licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de 180 (cento e oitenta) dias. (ERRADA)

    ART 7°, CF - D. Sociais: XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias;

    C) a jornada de 08 (oito) horas, como regra geral, para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento(ERRADA)

    ART 7°, CF - D. Sociais: XIV - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva;

    D) a proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos. (CORRETA)

    ART 7°, CF - D. Sociais: XXXII - proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos;

    E) o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo, no mínimo, de 45 (quarenta e cinco) dias, nos termos da lei. (ERRADA)

    ART 7°, CF - D. Sociais: XXI - aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei;

  • o   Gabarito: D.

    .

    Todos os incisos abaixo integram o art. 7º da CF.

    .

    A. ERRADA: XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;

    B. ERRADA: XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias;

    C. ERRADA: XIV - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva;

    D. CORRETA: XXXII - proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos;

    E. ERRADA: XXI - aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei;

  • Muita questão repetida

  • Vamos analisar as alternativas, de acordo com o previsto na CF/88:

    - alternativa A: errada. O art. 7º, XV prevê que o repouso semanal remunerado será preferencialmente aos domingos (e não "obrigatoriamente").
    - alternativa B: errada. O art. 7º, XVIII da CF/88 prevê a "licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias" (e não de 180, como indica a alternativa).
    - alternativa C: errada. O art. 7º, XIV indica que a jornada para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento é de seis horas (e não de oito), salvo negociação coletiva.
    - alternativa D: correta. A proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos está prevista no art. 7º, XXXII da CF/88.
    - alternativa E: errada. O aviso prévio, proporcional ao tempo de serviço, é de, no mínimo, 30 dias, como prevê o art. 7º, XXI da CF/88.



    Gabarito: a resposta é a LETRA D. 
  • Art. 7º:

    A) XXXII - proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos; 

    B) XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de 120 (cento e vinte) dias; 

    C) XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; 

    D) XIV - jornada de 6 (seis) horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva; 

    E) XXI - aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de 30 (trinta) dias, nos termos da lei;

  • Q1145858 = Q1145808

  • A

    o repouso semanal remunerado, obrigatoriamente aos domingos. Preferencialmente

    B

    a licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de 180 (cento e oitenta) dias. 120 dias

    C

    a jornada de 08 (oito) horas, como regra geral, para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento. 6 horas

    D

    a proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos.

    E

    o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo, no mínimo, de 45 (quarenta e cinco) dias, nos termos da lei. 30 dias


ID
3437584
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com o Decreto Municipal no 15.514/2006, identificar a demanda de capacitação e aperfeiçoamento à luz das metas e dos objetivos contidos no planejamento institucional é um dos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    Art. 2º São objetivos do programa de avaliação probatória:

    [...]

    IV - identificar a demanda de capacitação e aperfeiçoamento à luz das metas e objetivos contidos no planejamento institucional;


ID
3437587
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

José, dentista da Prefeitura Municipal de Campinas, por não simpatizar com Maria, auxiliar de saúde bucal, e que é sua subordinada, constantemente a humilha, dizendo que ela é incompetente.

De acordo com o Manual de Ética da Prefeitura Municipal de Campinas, José

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    Pág. 24 do manual

    assédio vertical: praticado pelo servidor hierarquicamente superior (chefe) para com os seus subordinados;

    assédio horizontal: praticado entre colegas de serviço de mesmo nível hierárquico;

    assédio ascendente: praticado pelo subordinado que possui os conhecimentos práticos inerentes ao processo

    produtivo sobre o chefe.

    *Tema cobrado em diversos cargos no concurso de 2019


ID
3437590
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O Estatuto do Servidor Público de Campinas dispõe que no período de estágio probatório serão apurados os requisitos de

Alternativas
Comentários
  • Gab. Letra A

    Mnemônico: IEDA

  • Letra A

    Art. 15: § 1º No período de estágio apurar-se-ão os seguintes requisitos:

    I - Idoneidade moral;

    II – Assiduidade;

    III – Disciplina;

    IV – Eficiência.

    *Artigo cobrado em mais de um cargo no concurso de 2019


ID
3437593
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão. Sobre as diretrizes do HumanizaSUS, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    A) Ambiência é a criação de espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade entre as pessoas.

    B) Transversalidade baseia-se no reconhecimento de que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido.

    C) acolhimento é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde.

    D) Cogestão é a inclusão de novos sujeitos nos processos de análise e decisão quanto à ampliação das tarefas de gestão.

    E) a Valorização do Trabalhador significa dar visibilidade à experiência dos trabalhadores na tomada de decisão apostando na sua capacidade de analisar, definir e qualificar os processos.

    Fonte: Site saude.gov.br

  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre A Política Nacional de Humanização (PNH), que existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão.

    As diretrizes são: Acolhimento (reconhecer o outro e o que ele traz como legítima e singular sua necessidade de saúde); Gestão Participativa e cogestão (expressa tanto a inclusão de novos sujeitos nos processos de análise e decisão quanto a ampliação das tarefas da gestão); Ambiência (aponta para o processo de construção de espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e considerem todas as dimensões humanas implicadas no processo de ocupação dos espaços para que estes sejam de fato produtores de saúde e lugares de encontro entre as pessoas); Valorização do trabalho e do trabalhador (valorização e saúde nos locais de trabalho é aprimorar a capacidade de compreender e analisar o trabalho de forma a fazer circular a palavra, criando espaços para debates coletivos, buscando novos modos de fazer e se relacionar no trabalho); e Defesa dos Direitos dos Usuários (direitos garantidos por lei e os serviços de saúde devem incentivar o conhecimento desses direitos e assegurar que eles sejam cumpridos em todas as fases do cuidado, desde a recepção até a alta).

    Conforme as definições explanadas anteriormente,

    A) INCORRETO. Gestão participativa é a criação de espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade entre as pessoas. Expressa tanto a inclusão de novos sujeitos nos processos de análise e decisão quanto a ampliação das tarefas da gestão.

    B) INCORRETO. Clínica ampliada baseia-se no reconhecimento de que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido. Ampliar a clínica é aumentar a autonomia do usuário do serviço de saúde, da família e da comunidade. É integrar a equipe de trabalhadores da saúde de diferentes áreas na busca de um cuidado e tratamento de acordo com cada caso, com a criação de vínculo com o usuário. A vulnerabilidade e o risco do indivíduo são considerados e o diagnóstico é feito não só pelo saber dos especialistas clínicos, mas também leva em conta a história de quem está sendo cuidado.

    C) CORRETO. Acolhimento é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde.

    D) INCORRETO. Ambiência é a inclusão de novos sujeitos nos processos de análise e decisão quanto à ampliação das tarefas de gestão. Aponta para o processo de construção de espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e considerem todas as dimensões humanas implicadas no processo de ocupação dos espaços para que estes sejam de fato produtores de saúde e lugares de encontro entre as pessoas.

    E) INCORRETO. A defesa dos direitos dos usuários significa dar visibilidade à experiência dos participantes na tomada de decisão apostando na sua capacidade de analisar, definir e qualificar os processos. Direitos garantidos por lei e os serviços de saúde devem incentivar o conhecimento desses direitos e assegurar que eles sejam cumpridos em todas as fases do cuidado, desde a recepção até a alta.

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • GABARITO LETRA C

  • Questão bandida demais

  • Acolhimento é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde.


ID
3437596
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que descreve um dos três macro objetivos do HumanizaSUS na Política Nacional de Humanização (PNH) do SUS.

Alternativas
Comentários
  • Três macro-objetivos do Humaniza SUS

    - Ampliar as ofertas da Política Nacional de Humanização aos gestores e aos conselhos de saúde, priorizando a atenção básica/fundamental e hospitalar, com ênfase nos hospitais de urgência e universitários;

    - Incentivar a inserção da valorização dos trabalhadores do SUS na agenda dos gestores, dos conselhos de saúde e das organizações da sociedade civil;

    - Divulgar a Política Nacional de Humanização e ampliar os processos de formação e produção de conhecimento em articulação com movimentos sociais e instituições.

  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Política Nacional de Humanização (PNH) do SUS.

    Os três macro objetivos do HumanizaSUS são:

    - Ampliar as ofertas da Política Nacional de Humanização aos gestores e aos conselhos de saúde, priorizando a atenção básica/fundamental e hospitalar, com ênfase nos hospitais de urgência e universitários;

    - Incentivar a inserção da valorização dos trabalhadores do SUS na agenda dos gestores, dos conselhos de saúde e das organizações da sociedade civil;

    - Divulgar a Política Nacional de Humanização e ampliar os processos de formação e produção de conhecimento em articulação com movimentos sociais e instituições.

    A) INCORRETO. Realização de cursos e oficinas de intervenção para discussão dos processos de trabalho e dispositivos da PNH reinventados no cotidiano dos serviços de saúde no Brasil. APESAR DE SER UMA ESTRATÉGIA DA POLITICA, NÃO É UM MACRO OBJETIVO.

    B) INCORRETO. A POLITICA BUSCA Redução de filas e do tempo de espera com ampliação do acesso à saúde básica e complexa a todos os cidadãos, MAS NÃO É UM MACRO OBJETIVO.

    C) INCORRETO. A POLITICA BUSCA Atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco com a implementação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo, MAS NÃO É UM MACRO OBJETIVO.

    D) CORRETO. Divulgar a Política Nacional de Humanização e ampliar os processos de formação e produção de conhecimento em articulação com movimentos sociais e instituições.

    E) INCORRETO. Formação de ambiente virtual para constituição de acervo de conhecimento comum que se produz sem cessar pela interação entre as redes coletivas de inteligências aprimorando os princípios, métodos, diretrizes e dispositivos = REDE HumanizaSUS.

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • GABARITO LETRA D

  • Divulgar a Política Nacional de Humanização e ampliar os processos de formação e produção de conhecimento em articulação com movimentos sociais e instituições.

  • Três macro-objetivos do HumanizaSUS

    - Ampliar as ofertas da Política Nacional de Humanização aos gestores e aos conselhos de saúde, priorizando a atenção básica/fundamental e hospitalar, com ênfase nos hospitais de urgência e universitários;

    - Incentivar a inserção da valorização dos trabalhadores do SUS na agenda dos gestores, dos conselhos de saúde e das organizações da sociedade civil;

    - Divulgar a Política Nacional de Humanização e ampliar os processos de formação e produção de conhecimento em articulação com movimentos sociais e instituições.


ID
3437599
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Um dos passos mais importantes na Política de Saúde do Brasil foi a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), cuja definição correta é:

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).

    Alternativa B


ID
3437602
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

As ações de saúde bucal incorporadas à estratégia do PSF serviram como forma de expansão dos serviços odontológicos, a partir do conhecimento das necessidades reais da comunidade. Diante dessa perspectiva, busca-se

Alternativas

ID
3437605
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Assinale a alternativa que descreve um dos fatores implementados pelo programa Brasil Sorridente sobre as reabilitações protéticas na atenção básica.

Alternativas
Comentários
  • 6.4. Inclusão da reabilitação protética na atenção básica

    Considerar em cada local a possibilidade de inserir na atenção básica procedimentos relacionados com a fase clínica da instalação de próteses dentárias elementares. Assim será possível avançar na superação do quadro atual, onde os procedimentos relativos às diferentes próteses dentárias estão inseridos nos serviços especializados e, portanto, não são acessíveis à maioria da população. 

    A viabilização dessas possibilidades implica suporte financeiro e técnico específico a ser proporcionado pelo Ministério da Saúde que:

    a) Contribuir para a instalação de equipamentos em laboratórios de prótese dentária, de modo a contemplar as diferentes regiões;

    b) capacitará Técnicos em Prótese Dentária (TPD) e Auxiliares de Prótese Dentária (APD) da rede SUS, para a implantação desses serviços. 


ID
3437608
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A saúde bucal brasileira refletiu, ao longo dos anos, a reprodução de práticas hegemônicas de assistência à saúde, com pouca capacidade de equacionar os principais problemas da população. Com o objetivo de reverter a situação precária vivida por essa população, foram propostas Políticas de Saúde Bucal do Brasil que, no âmbito da atenção básica, propuseram

Alternativas

ID
3437611
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em relação aos níveis de prevenção em Odontologia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Níveis de prevenção (Leavell & Clark)

    1º Promoção de saúde

    2º Proteção específica

    3º Diagnóstico precoce e tratamento imediato

    4º Limitação do dano

    5º Reablitação

    Letra E


ID
3437614
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A aplicação tópica de flúor (ATF) visa a prevenção e o controle da cárie por meio da utilização de diversos produtos fluorados em ações coletivas. A utilização da ATF com abrangência universal é recomendada para populações, nas quais se constate

Alternativas
Comentários
  • A aplicação tópica de flúor (ATF) visa à prevenção e controle da cárie, através da utilização de produtos fluorados (soluções para bochechos, gel-fluoretado e verniz fluoretado), em ações coletivas.

    Para instituir a ATF recomenda-se levar em consideração a situação epidemiológica (risco) de diferentes grupos populacionais do local onde a ação será realizada. A utilização de ATF com abrangência universal é recomendada para populações nas quais se constate uma ou mais das seguintes situações:

    a) exposição à água de abastecimento sem flúor;

    b) exposição à água de abastecimento contendo naturalmente baixos teores de flúor (até 0,54 ppm F);

    c) exposição a flúor na água há menos de 5 anos;

    d) CPOD maior que 3 aos 12 anos de idade;

    e) menos de 30% dos indivíduos do grupo são livres de cárie aos 12 anos de idade

    DIRETRIZES DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE BUCAL

  • A- ERRADA exposição à água de abastecimento com baixos teores de flúor (até 1,0 ppm F). O correto seria até até 0,54 ppm F.

    B - WHAT? Não

    C- Correto

    D- CPOD entre 1 e 3, aos 12 anos de idade. ERRADO , o correto para se indicar é CPOD é maior que 3

    E- em que mais de 30% dos indivíduos do grupo são livres de cárie aos 12 anos de idade. ERRADO , coreto é menos de 30%


ID
3437617
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A combinação de diversos profissionais de saúde compondo uma equipe de trabalho multidisciplinar, como nas equipes de Saúde da Família, permite o fortalecimento de alguns propósitos das políticas públicas, com efeitos determinantes sobre as condições de vida e saúde dos indivíduos-famílias-comunidade como

Alternativas
Comentários
  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Saúde da Família e equipe de trabalho multidisciplinar.

    A) CORRETO. Estabelecer vínculos de compromisso e corresponsabilidade com a população FORTALECE A IMPORTÂNCIA DO AUTOCUIDADO E AUTONOMIA DO USUÁRIO.

    B) INCORRETO. EQUIPE MULTIPROFISSIONAL permitir uma COMPLEMENTAÇÃO do trabalho de acordo com a área de especialização do profissional responsável pelo atendimento.

    C) INCORRETO. Garantir um atendimento técnico HORIZONTAL, RESPEITANDO TODOS OS CUIDADOS DA EQUIPE, centrado na recuperação biológica individual.

    D) INCORRETO. Atuar de forma ADEQUADA no diagnóstico e tratamento de toda a população, IDENTIFICANDO TODAS AS NECESSIDADES DO USUÁRIO.

    E) INCORRETO. Possibilitar atendimento PRIMÁRIO, OBJETIVANDO IDENTIFICAR NECESSIDADES CAPAZES DE EVITAR ATENDIMENTO ESPECIALIZADO em hospitais terciários.

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • GABARITO LETRA A


ID
3437620
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A inclusão do cirurgião-dentista e a criação das equipes de saúde bucal no contexto do Programa de Saúde da Família fizeram com que a saúde bucal passasse a ser compreendida como

Alternativas

ID
3437623
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os levantamentos e dados epidemiológicos são fundamentais na elaboração de políticas de saúde pública de determinada população e o seu conhecimento fundamental a todos os profissionais das equipes de saúde. O índice mais utilizado em inquéritos populacionais para aferição da condição periodontal é o índice

Alternativas

ID
3437626
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

É considerada uma ação de promoção de saúde bucal:

Alternativas

ID
3437629
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O planejamento de uma ação em saúde bucal deve se basear

Alternativas

ID
3437632
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

É considerado indicador de Saúde Bucal de atenção básica do SUS:

Alternativas
Comentários
    1. Cobertura de Primeira Consulta Odontológica Programática.
    2. Cobertura da Ação Coletiva de Escovação Dental Supervisionada
    3. Média de Procedimentos Básicos Individuais
    4. Proporção de Procedimentos Odontológicos Especializados em Relação às Ações Odontológicas Individuais.

ID
3437635
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Baseado no último levantamento epidemiológico realizado no estado de São Paulo, o SB SP 2015, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3437638
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Em relação ao processo saúde-doença, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3437641
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A notificação compulsória é um registro que obriga e universaliza as notificações visando ao rápido controle de eventos que requerem pronta intervenção. Assinale a alternativa cuja doença é de notificação compulsória.

Alternativas
Comentários
  • A - HEPATITES VIRAIS - NOTIFICAÇÃO SEMANAL


ID
3437644
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O exame anatomopatológico auxilia os cirurgiões dentistas no diagnóstico por meio da avaliação macro e microscópica dos tecidos e das células. Para a conservação adequada da peça cirúrgica e manutenção da viabilidade da peça para exame, deve-se utilizar:

Alternativas

ID
3437647
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Assinale a alternativa que se refere ao conceito de bioequivalência em farmacologia.

Alternativas
Comentários
  • A - Biodisponibilidade

    B - Farmacodinâmica

    C - Biotransformação

    D - Bioequivalência

    E - Farmacocinética


ID
3437650
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente procurou unidade básica de saúde para tratamento odontológico de rotina sem queixas bucais. Após realização de radiografia panorâmica de mandíbula, o cirurgião dentista identificou imagem radiolúcida, circunscrita, de limites definidos e corticalizados entre o assoalho do canal mandibular e a cortical da base da mandíbula, sem assimetrias ósseas.

A hipótese diagnóstica para o paciente e o tratamento preconizado são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • O defeito de Stafne clássico apresenta-se como uma lesão radiolúcida assintomática, abaixo do canal mandibular, na região posterior da mandíbula, entre os molares e o ângulo da mandíbula. Em geral, a lesão é bem circunscrita e apresenta uma borda esclerótica.Não há necessidade de tratamento para os defeitos de Stafne, e o prognóstico é excelente. 

    Fonte: Neville


ID
3437653
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O relacionamento e estabelecimento dos laços de confiança junto ao paciente pediátrico é um desafio constante aos profissionais envolvidos no tratamento. Em relação às técnicas de controle do comportamento infantil, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3437656
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito das características odontológicas dos pacientes idosos.

Alternativas
Comentários
  • Sialorreia - saliva em excesso

ID
3437659
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em relação ao tratamento endodôntico, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA letra A

    A) A utilização, durante o preparo químico cirúrgico, do creme de Endo-PTC, composto por: Tween 80, Peróxido de Uréia e Carbowax, associado ao Hipoclorito de Sódio (NaOCL) na concentração de 1,0 %, promove uma reação de efervescência continuada com a liberação de oxigênio, que favorece a instrumentação, atuando como agente lubrificante, antimicrobiano, solvente de matéria orgânica, desodorizante, clareador e detergente por promover a saponificação de lipídios.

    Essa etapa da utilização da substância química é constantemente renovada, pela troca da substância toda vez que cessar a efervescência, sendo essa troca feita através de irrigação com Hipoclorito de Sódio (NaOCL) na concentração de 1,0 %, concomitante com a aspiração.

    B) O preparo químico-cirúrgico compreende a modelagem e sanificação dos sistemas de canais, e embora sejam distintos, eles são realizados simultaneamente durante o preparo do canal radicular.

    C) A modelagem é a obtenção de um canal cirúrgico, realizado através da instrumentação, com instrumentos manuais e rotatórios, que apresente conicidade, paredes divergentes para oclusal ou incisal e lisas, que contenha em toda sua extensão o canal anatômico, de modo a não alterar a forma original do canal radicular e que mantenha o forame apical, também na sua posição original.

    A sanificação é composta pela ação conjugada de substâncias químicas auxiliares da instrumentação e instrumentos endodônticos, com vistas à promoção da limpeza e desinfecção do sistema de canais radiculares.

    Limpeza: Consiste na eliminação de irritantes como os subprodutos de microrganismos e tecido pulpar vivo ou mortificado e outro qualquer componente orgânico ou inorgânico, presente no interior do canal.

    Desinfecção: Consiste na eliminação de agentes patogênicos.

    D) movimento de Penetração: ¼ de volta à direita e ¼ de volta à esquerda, ligeira pressão apical até sentir resistência e tração no sentido oclusal / incisal. Este movimento deve ser repetido até que se alcance o CRT, a partir daí se inicia a ação propriamente dita.

    Ação propriamente dita: A lima penetra passivamente no CRT, e é pressionada contra uma parede e traciona-se no sentido oblíquo para outra parede – tração em viés, até que percorra todas as paredes do canal, com máxima extensão de 3 mm.

    E) Preparo apical: Utilizando-se uma lima superior à última utilizada no preparo, e atingindo o CRT, fazer movimento de ¼ de volta à direita e tração oclusal / incisal, repetir duas ou três vezes o movimento.

    FONTE: www.endo-e.com/prep_quimico_cirurg.htm

  • não concordo com a alternativa desta questão, deveria ter sido anulada, pois o creme de endo-PTC sozinho não provoca efervescência, somente ocorre a efervescência após a associação ao Hipoclorito de Sódio,

    "A utilização, durante o preparo químico cirúrgico, do creme de Endo-PTC, composto por: Tween 80, Peróxido de Uréia e Carbowax, associado ao Hipoclorito de Sódio (NaOCL) na concentração de 1,0 %, promove uma reação de efervescência continuada com a liberação de oxigênio, que favorece a instrumentação, atuando como agente lubrificante, antimicrobiano, solvente de matéria orgânica, desodorizante, clareador e detergente por promover a saponificação de lipídios."

    fonte http://www.endo-e.com/prep_quimico_cirurg.htm


ID
3437662
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Qual procedimento periodontal deve ser executado em centro de atendimento odontológico especializado após avaliação e atendimento primário em unidade básica de saúde?

Alternativas
Comentários
  • D


ID
3437665
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Após realização de procedimento cirúrgico, as orientações pós-operatórias devem ser passadas aos pacientes de forma clara e, preferencialmente, por escrito. Assinale a alternativa correta a ser transmitida ao paciente após exodontia simples realizada sem qualquer intercorrência trans-operatória.

Alternativas
Comentários
  • a - o uso de canudos gera pressão positiva, o que estimula a ferida cirúrgica

    b - bochecho com solução após 24h e durante 5-7 dias se for necessário

    c- correta

    d.- caso o paciente esteja propenso a hemorragia e desenvolva depois

    e- o repouso deve ser feito com a cabeça mais elevada do que o resto do corpo, anulando o decubito dorsal


ID
3437668
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

As superfícies oclusais são zonas vulneráveis às cáries dentárias devido a presença de sulcos e fóssulas. A abordagem terapêutica mais indicada para proteger a superfície oclusal do primeiro molar inferior que apresenta sulcos profundos e pigmentados com fortes indícios de lesão ativa de cárie e higiene oral deficiente é

Alternativas

ID
3437671
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A tomografia computadorizada por feixe cônico, amplamente utilizada na odontologia moderna, apresenta limitações como

Alternativas
Comentários
  • A) As tomografias em espiral são as tomografias computadorizadas convencionais, aparelhos grandes, mais utilizados na medicina. A tomografia por feixe cônico, de maior uso odontológico, por ter uma área mais restrita de exposição, representa cerca de 1/6 da da dose de radiação comparada as tomografias espirais

    B) Correto, uma das limitações da TCFC é o pouco contraste com tecidos moles

    C) Após passagem para computador e transformação do conjunto de imagens em uma imagem volumétrica, pode fazer avaliação multiplanar, panoramica, tridimensional...

    D) é um exame mais simples de ser realizado, não precisa ser em hospital

    E) é um dos exames mais precisos e com riqueza de detalhes. a amplificação seria pela distancia objeto-filme e feixe-objeto, mas não causam tanta amplificação


ID
3437674
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

As infrações éticas praticadas pelos inscritos em Conselho de Odontologia, desde que o prazo não seja interrompido pela propositura da competente ação, prescrevem em

Alternativas
Comentários
  • Código de Processo Ético Odontológico

    Art. 56. Prescrevem em 5 (cinco) anos as infrações ética praticadas pelos inscritos em Conselho de Odontologia, interrompendo-se este prazo pela propositura da competente ação.

    GABARITO: C


ID
3437677
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Segundo a Lei no 8.142/90, contar com uma comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação, é condição para que

Alternativas
Comentários
  • O bom da 8142/90 eh que ela eh pequena.

    Interessante fazer 2 mapas mentais

    1 da participação da comunidade e outro das transferências de recursos

    Das transferências temos que saber q elas são alocadas como:

    -despesa de custeio ou capital

    -investimento

    -cobertura das ações e serviços.

    A única dessas que a lei aponta requisitos (que são 6) eh a cobertura de ações e serviços, logo alternativa a

  • terceira vez que aparece a mesma questão.

  • terceira vez que aparece a mesma questão.


ID
3437680
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

É objetivo do Sistema Único de Saúde (SUS):

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B


ID
3437716
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma escola possui dois auditórios, A e B. O número de cadeiras do auditório A era igual a 82% do número de cadeiras do auditório B. Para que os dois auditórios ficassem com o mesmo número de cadeiras, foram passadas 31 cadeiras do auditório B para o auditório A, e foi comprada mais uma cadeira para o auditório A. Com essas mudanças, o número de cadeiras de cada auditório passou a ser de

Alternativas
Comentários
  • A = 0,82*B

    A+32 = B - 31

    0,82*B + 32 = B - 31

    63 = 0,18*B

    6300 = 18B

    350 = B

    350 - 31 = 319