-
GABARITO: E
Uma dica se você vai fazer uma prova da VUNESP: Estude o que provoca a próclise (não te amo), ênclise (amo-te) e mesóclise (amar-te-ia) e guarde este esqueminha no caderno. Vai te ajudar muito na hora da prova:
➥ Dica: Observe a TRANSITIVIDADE VERBAL!!
Anote no caderno, pois sempre cai na Vunesp!!
Para o verbos transitivos diretos:
- O verbo terminou em R, S ou Z? → Tire o R, S ou Z e coloque LO/LA → Vender a casa → Vendê-la
- O verbo terminou em ÃO, ÕE ou M? → Adicione o NO/NA → Venderam a casa → Venderam-na.
Para o verbos transitivos indiretos:
- Adicione o lhe → "Responderam ao pastor que queriam (...)" (responderam A alguém) → "Responderam-lhe (referência ao pastor) que queriam".
Lembre-se de ver se não há atrativo antes, viu? rsrs
.
Vamos à questão:
a) Para o repórter, Manier Sael concedeu ao repórter uma entrevista tocante. (o concedeu)
➥ Errado. Quem concede, concede algo (uma entrevista) A alguém. Como o examinador quer se referir ao repórter, devemos empregar o pronome lhe. (Manier lhe concedeu uma entrevista...)
.
b) Para a futura esposa, ele timidamente confessou à futura esposa o desejo de dar um beijo em público. (confessou-lhe)
➥ Errado. Quem confessa, confessa algo (o desejo) A alguém (à esposa). O correto, segundo nossa regrinha, é utilizar o lhe após o verbo, certo? :/ Errado! Veja que antes há um advérbio de modo (timidamente) e ele causa a próclise, lembra? O correto seria: "ele timidamente lhe confessou..."
.
c) Cenas de beijos, somente pela televisão é que Manier havia visto cenas de beijos. (havia visto-as)
➥ Errado. Outra dica para guardar no coração: Não se emprega um pronome oblíquo átono após verbos no particípio (visto).
.
d) Exceções à regra, precisamos de um exercício intelectual para recordar exceções à regra. (recordar-lhes)
➥ Errado. Quem recorda, recorda alguma coisa (as exceções). Como o verbo é transitivo direto e termina em R, vamos à primeira regrinha que diz para substituir o R por LAS para concordar com as exceções (recordá-las).
.
e) Quanto ao pedido de Manier, a namorada, que nada viu de constrangedor na situação, aceitou o pedido de Manier. (aceitou-o)
➥ Correto. Quem aceita, aceita alguma coisa (o pedido). Veja que o verbo não termina em R, S ou Z, muito menos em ÃO, ÕE ou M e, por este motivo, não podemos empregar os finais LO ou NO. Como não se pode empregar um pronome oblíquo no início das orações (te amo [x] → amo-te [✓]), devemos colocá-lo após o verbo aceitar (aceitou-o).
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)
-
SUFIXO "MENTE" (NÃO PAUSADO) ATRATIVO DE PRÓCLISE!!!
-
Passei batido no adverbio de modo da B...que merd.a kkkkk
-
CUIDADO!
Há comentários incorretos acerca de uma das alternativas, e desconhecimento gramatical por parte da banca.
Evanildo Bechara, em Moderna Gramática Portuguesa, p. 607, ensina que os advérbios que possuem pausa (marcados ou não por vírgula) permitem tanto a próclise quanto a ênclise, o que legitima a substituição proposta na alternativa B. Veja:
"Para a futura esposa, ele timidamente confessou à futura esposa o desejo de dar um beijo em público. (confessou-lhe)"
Reescrevendo:
"Para a futura esposa, ele timidamente confessou-lhe o desejo de dar um beijo em público."
Ou ainda:
"Para a futura esposa, ele timidamente lhe confessou o desejo de dar um beijo em público."
Note que há uma pausa diante desse advérbio "timidamente", embora não esteja às claras demarcada com a vírgula. Tanto isso é verdade que ele pode ser isolado desta forma:
"Para a futura esposa, ele, timidamente, (...)".
A notória pausa existente, reitera-se, que pode ou não ser demarcada por vírgula, propicia ao escritor, a seu gosto, pôr o pronome "lhe" enclítico ou proclítico. Inexiste erro na substituição proposta pela própria banca que a toma, sem causa plausível, por incorreta.
Para rematar o argumento, seguem exemplos extraídos do que há de mais insuspeito e rico em nossa literatura:
I - “Verdadeiramente parecia-me uma traição.” (Clarice Lispector, Obsessão)
II - "Ele esteve alguns instantes de pé, a olhar para mim; depois estendeu-me a mão com um gesto comovido." (Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)
-
Obrigada, Shelking. Seus comentários merecem ser emoldurados!!
-
Oi, Shelking. Bacana notar isso, mas, na hora da prova, se estivermos entre as alternativas B e E e sabendo que a VUNESP considera que todo advérbio que não possua vírgula é fator de próclise, não haveria dúvida, deveríamos marcar a E, alternativa em que não há nenhum erro na colocação pronominal.
Se a questão fosse anulada por sua justificativa, não teríamos problema, pois marcaríamos a E. Como ela não foi, quem marcou a B poderia até entrar com um recurso, mas provavelmente seria indeferido, pelo motivo que expliquei acima.
Procurei na gramática do Pestana, que é referência para estudo das provas de concurso, esta informação que você passou, mas não encontrei. Ele diz que advérbios ou palavras denotativas antes do verbo provocam a próclise (pág. 254). Exemplo: "Agora se negam a depor". Se houver pausa (vírgula, ponto e vírgula...) após o advérbio, usa-se a ênclise: "Agora, negam-se a depor".
.
De qualquer modo, para as provas da VUNESP, todo advérbio (que não esteja virgulado) é fator obrigatório de próclise. Por enquanto, nunca vi uma questão da banca que cobre algo diferente disso, como o seu exemplo. Se você encontrar, por gentileza, coloque aqui para que a gente possa aprender com a questão. Se não, é melhor seguirmos a ideia dela e não discutirmos. Depois de passarmos, poderemos discutir algo. Por enquanto, sigamos a linha de pensamento dela.
Lembrando que não estou dizendo que isso não existe, mas que não cai na VUNESP.
Abraços e até logo.
-
Sr. SHELKING, DATA VÊNIA, SEU COMENTÁRIO É BEM PRESUNÇOSO!!!
NÃO SÓ A VUNESP, MAS NUNCA VI NENHUMA OUTRA BANCA COBRAR ADVÉRBIO NÃO VIRGULADO, AINDA QUE IMPLÍCITO, COMO FATOR DE ÊNCLISE OU PRÓCLISE.
-
Esse caso que o colega Shelking citou realmente consta na gramatica do Bechara. N tenho a versão mais nova, mas uma antiga. Mesmo assim tem esse caso lá (seção pronome - colocação pronominal). N sei se concordo em entrar no mérito de anular a questão pq, realmente, existe uma opção de resposta correta, mas tbm n podemos negar q o caso existe e precisa ser do conhecimento da banca... n podemos apenas aceitar e pronto. Ser passivos. O colega fez um trabalho elogiavel ao trazer a explicação e ainda citar passagens da literatura nacional. E, pelo menso comigo, no privado, Shelking sempre se dispos muito amigavelmente a ajudar. Pode ter parecido arrogância dele, mas n acredito q tenha sido intencional. Bom, nem Jesus agradou a todos. Fiquem na paz. Bora estudar!!
-
Nesse site, algumas coisas são gozadas: se os alunos acertam a questão, concordam com o gabarito da banca, mesmo que haja outro correto. No entanto, se ficam em dúvida e erram, mesmo havendo um gabarito correto, escrevem textão chorando e querendo anulação. Vai entender isso! Sr. Shelking foi impecável na exposição contrariando a banca (aliás, ele e o Ivan, pelo que vejo aqui, são únicos que batem de frente). O cara até pode até ter parecido um pouco árido ao escrever, mas ele tem (e muito) conhecimento. Isso é inegável. Tanto é que ele conseguiu desenterrar um caso que nem mesmo a banca tinha conhecimento. Em resumo: o caso excepcional que foi citado existe e precisamos ficar espertos. O examinador não é nosso amigo e em algum momento isso realmente pode aparecer.
-
AMIGO, PRIMEIRAMENTE, NÃO ERREI A QUESTÃO. SEGUNDO, NÃO PEDI ANULAÇÃO!!!
REITERO QUE NUNCA VI A VUNESP MARCANDO COMO ALTERNATIVA ESCORREITA ADVÉRBIO NÃO PAUSADO COMO FATOR DE ÊNCLISE OU PRÓCLISE, APENAS COMO PRÓCLISE.
O FATO DESSE AUTOR ADOTAR ESSA POSIÇÃO, NÃO SIGNIFICA QUE A BANCA DEVA ADOTÁ -LO, TAMBÉM, UMA
VEZ QUE NÃO SE TRATA DE UMA POSIÇÃO MAJORITÁRIA.
Q1681778
Q1355104
Q1321175
PROVANDO MEU PONTO. TODAS COMO FATOR DE PRÓCLISE. HÁ OUTRAS QUESTÕES, TAMBÉM!!!
OBS: CONTRA FATOS, NÃO HÁ ARGUMENTOS!!!
-
Amados?????
-
Palavras negativas atrai o pronome,depois de vírgula não se coloca próclise!
-
A letra B é bem atraente à primeira vista. Viu a crase, notou que é VTI, colocou o lhe e pronto. Só não contava com aquele advérbio de modo ali sem vírgula atraindo o lhe.
-
A) Para o repórter, Manier Sael concedeu ao repórter uma entrevista tocante. (o concedeu)
Incorreto -Conceder é VTDI então não pode usar - o, a, os, as e variações
B) Para a futura esposa, ele timidamente confessou à futura esposa o desejo de dar um beijo em público. (confessou-lhe)
Incorreto- Aqui o pronome está adequado com a transitividade do verbo, contudo para que a questão esteja correta deveria estar em posição proclítica por conta do adverbio curto sem vírgula (timidamente) e não em posição enclítica.
C) Cenas de beijos, somente pela televisão é que Manier havia visto cenas de beijos. (havia visto-as)
Incorreto está em posição enclítica e não proclítica por conta do "Que"
D)Exceções à regra, precisamos de um exercício intelectual para recordar exceções à regra. (recordar-lhes)
Incorreto - O certo seria recordar -las
E)Quanto ao pedido de Manier, a namorada, que nada viu de constrangedor na situação, aceitou o pedido de Manier. (aceitou-o)
Correto - Aceitar VTD
-
Para quem está em dúvida do porquê da Letra B estar errada:
TIMIDAMENTE é palavra atrativa (advérbio de modo). Então seria corretamente "timidamente lhe confessou"
Gab. E
-
melhor feito que perfeito...