- ID
- 7696
- Banca
- ESAF
- Órgão
- CGU
- Ano
- 2004
- Provas
- Disciplina
- Auditoria Governamental
- Assuntos
A responsabilidade pela consolidação dos planos de trabalho das unidades de auditoria interna das entidades da Administração Pública Federal indireta é da
A responsabilidade pela consolidação dos planos de trabalho das unidades de auditoria interna das entidades da Administração Pública Federal indireta é da
As variáveis básicas utilizadas em todas as fases do processo de planificação dos trabalhos de controle são fundamentais. Determinadas variáveis apresentam- se com maior destaque ou contribuição para o processo. Essas variáveis são:
O planejamento das ações de controle adotado no Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal dividese em quatro grandes tópicos, com a seguinte estrutura, exceto:
Considerando as normas de auditoria do setor público federal, assinale a opção incorreta.
Um dos objetivos fundamentais da auditoria é a avaliação dos
controles internos dos órgãos e entidades sob exame. Somente
por meio do conhecimento da efetiva estruturação e
funcionamento desses controles, poderá o auditor fundamentar,
com a devida segurança, a sua avaliação sobre a gestão
examinada. Considerando as práticas de auditoria governamental,
julgue os itens subseqüentes.
O plano de auditoria do TCU deve ser elaborado semestralmente pela unidade técnica responsável pela coordenação e controle das auditorias. Todo o trabalho de auditoria, desde o planejamento até a emissão de parecer, deve ser supervisionado pelo titular da unidade técnica, e, na sua execução, todas as requisições de documentos e informações devem ser feitas por escrito.
Julgue os itens , acerca dos tipos de auditoria e seu
planejamento.
Segundo a orientação do TCU, na fase de planejamento, a equipe de auditoria deve construir uma visão geral do objeto a ser auditado. Entre as fontes de informação disponíveis, recomenda-se que notícias veiculadas pela mídia não sejam levadas em conta, a fim de se evitar a contaminação ou o direcionamento dos trabalhos, que devem caracterizar-se pela isenção e pela objetividade.
No conceito normatizado de auditoria no setor público,
encontram-se diversos elementos elucidativos de sua abrangência
e limitação. No que se refere ao estabelecimento desse conceito
no setor público e suas limitações, julgue os itens seguintes.
O auditor deverá ter como objetivo primordial de seu trabalho a busca de impropriedades ou irregularidades, por meio da obtenção de evidências da ocorrência desses fatos.
Julgue os itens subsecutivos, referentes aos documentos, à execução e ao planejamento de auditoria.
Memorandos, fotos ou desenhos obtidos durante inspeção ou observação na realização da auditoria, que sejam suficientes, relevantes e convincentes à comprovação da conclusão atingida, serão classificados como evidências físicas do tipo positivo, obtidas pelo auditor como fonte, e representarão uma prova primária.
Julgue os itens subsecutivos, referentes aos documentos, à execução e ao planejamento de auditoria.
Após a definição do perfil da equipe de auditoria, têm início as atividades para elaboração do planejamento de auditoria.
A auditoria no setor público tem por finalidade avaliar a gestão pública pelos processos e resultados gerenciais, no intuito de corrigir os desperdícios, a improbidade, a negligência e a omissão.
Para o planejamento e o gerenciamento da auditoria os auditores devem elaborar
Em relação à análise de risco, às técnicas e aos procedimentos de
planejamento e execução de auditoria, julgue os itens seguintes.
A matriz de planejamento, espécie de esquematização das informações relevantes do planejamento e dos procedimentos de uma auditoria, realizada para orientar a equipe na fase de execução dos trabalhos, consiste em instrumento flexível, cujo conteúdo pode ser atualizado ou modificado à medida que o trabalho de auditoria é realizado.
Com referência ao planejamento e à execução da auditoria, julgue os itens subsequentes.
A avaliação dos controles internos da organização constitui uma etapa preliminar à execução dos trabalhos de auditoria; seus papéis de trabalho servem, entre outras finalidades, para verificar a compatibilização entre as ações realizadas e o que foi previamente definido no planejamento dos trabalhos da auditoria.
Com referência ao planejamento e à execução da auditoria, julgue os itens subsequentes.
A hipótese de o auditor se equivocar ao manifestar opinião de que as demonstrações contábeis contêm distorção relevante constitui, na acepção das normas brasileiras de contabilidade um tipo de risco considerado insignificante.
NÃO constitui uma recomendação que deve ser considerada pelos responsáveis pelo planejamento da auditoria governamental:
A determinação da materialidade para o planejamento envolve o exercício de julgamento profissional. Aplica-se frequentemente uma porcentagem a um referencial selecionado como ponto de partida para determinar a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo.
Os fatores que podem afetar a identificação de referencial apropriado incluem
Na auditoria interna da Conab, a avaliação de natureza operacional tem finalidade de auxiliar os gestores. A forma de comunicação do resultado da avaliação é a emissão de opinião, consubstanciada em nota técnica, acerca de diversos aspectos de gestão. Para efetivamente alcançar seu objetivo, está previsto que o planejamento de toda e qualquer avaliação desse tipo seja feito em uma matriz de planejamento, forma que permite uma esquematização das informações relevantes. Essa matriz é composta por
A respeito dos tipos e modalidades de auditoria no setor público, julgue o item a seguir.
Um dos objetivos da auditoria contábil é emitir opinião acerca da adequação e da fidedignidade das demonstrações financeiras quanto à aplicação, por parte das entidades públicas executoras, de recursos externos oriundos de projetos celebrados com organismos internacionais.
Julgue o item subsecutivo , referente a instrumento de fiscalização, planejamento e execução de auditorias no setor público.
No planejamento da auditoria, devem estar previstos instrumentos de controle interno, como a aplicação de testes de observância e de testes de transações e saldos. Além disso, deve-se realizar a verificação dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade para a avaliação dos riscos envolvidos na atividade de controle.
O conhecimento do sistema contábil e de controles internos é fundamental para o Planejamento da Auditoria e necessário para determinar a natureza, a extensão e a oportunidade dos procedimentos de auditoria.
Com relação aos deveres do auditor, analise as afirmativas a seguir:
I. o auditor deve ter conhecimento do sistema de contabilidade adotado pela entidade e de sua integração com os sistemas de controles internos.
II. o auditor deve avaliar o grau de confiabilidade das informações geradas pelo sistema contábil, sua tempestividade e sua utilização pela administração;
III. o auditor deve avaliar o grau de confiabilidade dos controles internos adotados pela entidade, mediante a aplicação de provas de procedimentos de controle, dentro da abrangência definida na NBC T 11.9;
IV. o auditor deve avaliar o grau e a situação econômica da entidade, bem como todos os seus fatores de riscos.
Assinale:
Em relação ao planejamento da Auditoria, o Manual de Auditoria Governamental do TCE-RJ dispõe que as auditorias devem ser planejadas de modo a garantir sua qualidade e executadas de forma econômica, eficiente, eficaz e oportuna. Para cumprir esses objetivos, o planejamento da auditoria deve:
I. considerar os objetivos da auditoria e os procedimentos de verificação necessários para alcançá-los;
II. certificar-se da efetividade dos sistemas de controle do órgão/entidade;
III. requerer as providências tomadas com relação a constatações e recomendações de auditoria anteriores;
IV. considerar a forma e o conteúdo dos relatórios de auditoria.
Estão corretos os itens:
O processo que envolve a definição de estratégia global para o trabalho e o desenvolvimento de plano de auditoria, bem como se mostra benéfico para a auditoria das demonstrações contábeis de várias maneiras, inclusive no auxílio ao auditor para: dedicar atenção apropriada às áreas importantes da auditoria; identificar e resolver tempestivamente problemas potenciais; organizar adequadamente o trabalho de auditoria para que seja realizado de forma eficaz e eficiente; entre outros benefícios, é denominado de
A respeito do planejamento dos trabalhos de auditoria governamental, da fraude e do erro, dos testes, das técnicas e da amostragem estatística em auditoria, julgue o próximo item.
No planejamento dos trabalhos de auditoria a ser realizada na
DPU, além da observância das normas de auditoria, o auditor
deve considerar as normas específicas relativas ao objeto da
auditoria, ainda que tais normas não sejam consideradas na
avaliação da materialidade de distorções encontradas.
Considere os fatores abaixo.
I. Conhecimento detalhado da política e dos instrumentos
de gestão de riscos da entidade.
II. Existência de entidades associadas, filiais e partes
relacionadas que estejam no âmbito dos trabalhos
de Auditoria Interna.
III. O conhecimento do resultado e das providências tomadas
em relação a trabalhos anteriores, semelhantes
e relacionados.
Esses fatores são relevantes na execução dos trabalhos
de auditoria, especificamente para a fase de
Com relação ao planejamento da auditoria, julgue o item subsequente.
A importância da amostragem estatística aplicada à auditoria
reside no fato de que a amostra examinada é selecionada
cientificamente, o que implica dizer que os resultados obtidos
são considerados válidos para a população, isto é, para
o conjunto dos dados existentes. O método permite, assim,
limitar a extensão dos testes realizados.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), em relação à auditoria.
( ) Quanto ao aspecto ético a auditoria assegura a veracidade das informações das demonstrações contábeis para a sociedade em geral.
( ) A classificação das formas de se realizar auditoria é de acordo com: a extensão dos trabalhos; a profundidade dos exames, a tempestividade, os fins a que se destina, e consoante as relações do auditor com a entidade auditada.
( ) O auditor, seja ele interno ou externo, público ou privado, deve seguir as normas de auditoria interna ou externa, quanto às definições dos objetivos da auditoria, realização de diagnóstico e definição dos instrumentos de operacionalização da auditoria.
( ) O planejamento da auditoria, quando incluir a designação de equipe técnica, não precisa prever a orientação e supervisão do auditor, que assumirá total responsabilidade pelos trabalhos executados.
( ) O auditor não precisa considerar a relevância quando determinar a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos de auditoria, quando avaliar o efeito das distorções sobre os saldos, denominações e classificação das contas, e quando determinar a adequação da apresentação e da divulgação da informação contábil.
( ) O auditor, ao utilizar métodos de amostragem, deve projetar e selecionar uma amostra de auditoria, aplicando a essa amostra procedimentos de auditoria, bem como avaliar seus resultados, de forma a proporcionar evidência de auditoria suficiente e apropriada.
Compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade; e deve ser documentado e os programas de trabalho formalmente preparados, detalhando-se o que for necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados, em termos de natureza, oportunidade, extensão, equipe técnica e uso de especialistas.
O texto se refere ao(s)
No que se refere ao planejamento de auditoria, julgue o item subsequente, relativo às afirmações de auditoria.
Classificação e compreensibilidade são afirmações de
auditoria que direcionam o auditor para verificar se as
informações contábeis estão adequadamente apresentadas e
descritas e se as divulgações estão claramente expressas.
No que se refere ao planejamento de auditoria, julgue o item subsequente, relativo às afirmações de auditoria.
Integridade é a afirmação que, na classe de transações,
direciona o auditor para verificar se todas as transações e
eventos que deviam ser registrados o foram, de fato.
O planejamento da auditoria governamental deve considerar os riscos da auditoria, que representa a possibilidade de o profissional emitir uma opinião tecnicamente inadequada.
Em relação à classificação do risco de auditoria, assinale a afirmativa correta.
Com relação à auditoria governamental, assinale a opção correta
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - Sistemas de controle interno bem planejados são a garantia plena de prevenção de fraudes e de erros de atos não intencionais
PORQUE
II - um planejamento bem construído dos controles internos irá delinear a segregação de operações em fases distintas, confiando a diferentes agentes públicos a execução das mesmas.
A respeito das asserções, é correto afirmar que
Emitidas pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) estabelecem os princípios fundamentais de auditoria do Setor Público.
De acordo com os princípios relacionados ao processo de auditoria informados na NBASP Nível 2, emitida em 2017, é incorreto afirmar:
A despeito do emprego de métodos qualitativos nas auditorias governamentais, NÃO é correto afirmar que:
Acerca de auditoria governamental, julgue o item que se segue.
O auditor deve, como parte do planejamento ou da condução
da auditoria, evitar discutir os critérios de auditoria com
a entidade auditada.