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ID
49027
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de folkcomunicação, avalie os itens abaixo e indique a opção correta.

( ) O pesquisador brasileiro Luiz Beltrão desenvolveu o conceito de folkcomunicação, que hoje integra o universo das Ciências da Comunicação.

( ) A folkcomunicação estuda o folclore como um dos grandes canais de
comunicação coletiva.

( ) O conceito original de folkcomunicação está ligado à luta de classes e trata da contestação à cultura dominante. Os estudos iniciais de folkcomunicação já mostravam que grupos sociais, como os artesãos, mesmo involuntariamente, são capazes de criar peças de arte com características críticas ao poder estabelecido.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: C

    A Folkcomunicação é uma disciplina científica que tem como objetivo o estudo da comunicação popular e o folclore na difusão de meios de comunicação de massa. A denominação inicial, bem como seu conteúdo, foram criados pelo professor Luiz Beltrão em 1967.

    Luis Beltrão afirma que a folkcomunicação é a comunicação dos marginalizados, ou seja, daqueles que estão à margem da grande mídia e precisam comunicar aos seus pares alguma informação. Então em 1967 Beltrão defendeu a tese de que Folkcomunicação é um estudo dos agentes e dos meios pululares de informação de fatos e expressões de idéias.

    Folkcomunicação é, assim, o processo de intercâmbio de informações e manifestação de opiniões, idéias e atitudes da massa, através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore.

    Fonte:http://www2.metodista.br/unesco/agora/pmc_acervo_pingos_fabio.pdf

    Bom estudo ;)
  • Primeiro item: ( ) O pesquisador brasileiro Luiz Beltrão desenvolveu o conceito de folkcomunicação, que hoje integra o universo das Ciências da Comunicação.
    Resposta: Verdadeiro

    Luiz Beltrão foi o primeiro doutor em comunicação no Brasil. Foi um pioneiro da pesquisa científica sobre comunicação, produzindo livros, artigos e material didático para estudantes e profissionais da área. O termo folkcomunicação foi criado por ele, nos anos 60, em uma tese de doutorado da Universidade de Brasília (UnB).

    Segundo item: ( ) A folkcomunicação estuda o folclore como um dos grandes canais de comunicação coletiva.
    Resposta: Verdadeiro

    A definição de folkcomunicação, pelo próprio Beltrão, é a seguinte: Folkcomunicação é, assim, o processo de intercâmbio de informações e manifestação de opiniões, ideias e atitudes de massa, através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore. Ou seja, as tradições culturais brasileiras representam uma importante fonte de comunicação coletiva. Importante destacar que nem toda manifestação folclórica é considerada jornalística.

    Terceiro item: ( ) O conceito original de folkcomunicação está ligado à luta de classes e trata da contestação à cultura dominante. Os estudos iniciais de folkcomunicação já mostravam que grupos sociais, como os artesãos, mesmo involuntariamente, são capazes de criar peças de arte com características críticas ao poder estabelecido.
    Resposta: Falso

    O conceito original de folkcomunicação está ligado à vinculação estreita entre folclore e cultura popular. A definição acima é mais compatível com uma vertente do marxismo, chamada de marxismo cultural, que procura aplicar a teoria crítica da sociedade da Escola de Frankfurt à análise das sociedades ocidentais e do papel da mídia. Os mentores do marxismo cultural são Georg Lukács (1875-1971) e Antonio Gramsci (1891-1937).
    Resposta final: C

    Para quem quiser se saber mais sobre o tema folkcomunicação, leia o seguinte livro:
    MELO, José Marques de. Mídia e Cultura Popular – História, Taxionomia e Metodologia da Folkcomunicação. São Paulo: Paulus, 2008. 235 p.

    Prof. Fábio Formiga www.pontodosconcursos.com.br

  • A primeira está correta ou, nos padrões pedidos pela ESAF, é verdadeira. Iniciada no Brasil por Luiz Beltrão nos anos 1960 os estudos sobre a Folkcomunicação se expandiram (para a Europa e America Latina) e hoje faz parte das Ciências da Comunicação.
    A segunda assertiva também é verdadeira. A Folkcomunicação estuda como as manifestações culturais populares e o folclore se expandem; se sofrem e como sofrem influencias da comunicação massiva. “(...) Enquanto os discursos da comunicação social são dirigidos ao mundo, os da Folkcomunicação são dirigidos a um mundo(...) das classes integradas da sociedade (BELTRÃO, 1980, p.40)”.
    A terceira assertiva é falsa. Nos estudos da Folkcomunicação não existeabordagem da luta de classe, embora ela fale sobre os marginalizados – isto pode confundir os menos atentos. A Folkcomunicação estuda a comunicação popular, que não se utiliza dos meios de comunicação formais. A assertiva coaduna com os Estudos Culturais que tinham o objetivo de verificar a relação entre a sociedade e as mudanças sociais; a cultura representa um espaço de luta pela hegemonia e a política seria uma luta por outra cultura (nova).
    Logo, alternativa correta é a (C).
    STN 2013 – COMUNICAÇÃO
    PROFESSORAS: CINTIA MORENO E JANAINA CARVALHO
    Prof. Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br  50
  • Folkcomunicação é uma disciplina científica criada pelo professor e jornalista Luiz Beltrão, em sua tese de doutorado, “Folkcomunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressão de ideias” defendida em 1967 na UnB. Em sua tese, Beltrão (2004, p. 47) definiu a Teoria da Folkcomunicação como sendo “o processo de intercâmbio de informações e manifestações de opinião, ideias e atitudes da massa, por intermédio de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore”, e expôs que a importância da teoria era “a necessidade imprescindível de estarmos atentos a essa forma esquisita do intercâmbio de informações e ideias entre os dois brasis, no interesse da afirmação e do desenvolvimento nacional”.

    (...)

    Em 1980, com o livro Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados Beltrão ampliou suas pesquisas. Nesse livro estabelece a audiência do sistema da folkcomunicação. Beltrão (1980, p. 39) percebe que o usuário do sistema da folkcomunicação é um indivíduo frequentemente marginalizado, ou seja, vive à margem de duas culturas: a hegemônica e aquela específica de seu grupo. Desse modo, sofre influência de ambas, constituindo um híbrido cultural. O marginal “é um indivíduo à margem de duas culturas e de duas sociedades que nunca se interpenetram e fundiram totalmente”.

    (...)

    Outra importante contribuição para os estudos de Folkcomunicação, vem do ex-aluno de Beltrão, Roberto Benjamin. No livro Folkcomunicação no contexto da massa, define a nova abrangência da Folkcomunicação em seis tópicos:

    (1) A comunicação interpessoal e grupal ocorrente na cultura folk;

    (2) A mediação dos canais folk para a recepção da comunicação de massa;

    (3) A apropriação das tecnologias da comunicação de massa (e outras) e o uso dos canais massivos por portadores da cultura folk;

    (4) A presença de traços da cultura de massa absorvidos pela cultura folk;

    (5) Apropriação de elementos da cultura folk pela cultura de massa e pela cultura erudita; e

    (6) A recepção da cultura folk de elementos de sua própria cultura reprocessada pela cultura de massa.


ID
49030
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Avalie os itens abaixo e indique a opção correta.

( ) As tecnologias contemporâneas fizeram despertar renovado interesse por Marshall McLuhan, um teórico canadense que se dedicou ao estudo do canal e do código.
( ) Em sua teoria, um meio quente é aquele que prolonga um único de nossos sentidos e em alta definição, permitindo menor participação que um meio frio.
( ) O rádio e o cinema são exemplos de meios quentes.
( ) McLuhan é autor do conceito de que "o meio é a mensagem". Na perspectiva do autor, toda tecnologia cria imediatamente um ambiente humano totalmente novo. Os ambientes são envoltórios passivos imersos em processos ativos.

Alternativas
Comentários
  • Na obra Understanding Media: The Extensions of Man (Os meios de comunicação como extensões do homem, publicada em 1964), Marshall McLuhan buscou distinguir as mídias de acordo com o grau de participação que exigem das pessoas que as consomem, classificando-as como "hot and cool". Segundo ele, existem diversos tipos de mídia que coexistem e interagem entre si

    Um meio quente pode ser definido como aquele que prolonga um único de nossos sentidos em alta definição; em saturação de dados. Ao fornecer um maior número de dados, o meio quente permite pouca ou nenhuma interação com o público, uma vez que não deixa espaço para ser preenchido ou coisas a serem completadas. São exemplos de meios quentes a fotografia, o rádio, o cinema, o livro, o papel e a escrita alfabética.

    Já um meio frio é aquele que prolonga em baixa definição; oferecendo uma quantidade menor de dados; uma menor saturação. Assim sendo, exige maior ação participativa da audiência para preencher e completar a informação com aquilo que ela imagina e compreende de um todo. Justamente por não estar totalmente completo, um meio frio permite maior participação do que um meio quente. O telefone, a televisão e as caricaturas ou desenhos, a fala e meios pesados e maciços usados para a escrita como a pedra são exemplos de meios frios.

  • Gab: Letra B

    (V ) As tecnologias contemporâneas fizeram despertar renovado interesse por Marshall McLuhan, um teórico canadense que se dedicou ao estudo do canal e do código.
    Marshall McLuhan foi um autor canadense, continuador das ideias de Harold Innis sobre o papel da comunicação na sociedade; McLuhan também enfatiza o papel do canal e do código em termos do impacto da comunicação no mundo, para ele “o meio é a mensagem”;
    (V) Em sua teoria, um meio quente é aquele que prolonga um único de nossos sentidos e em alta definição, permitindo menor participação que um meio frio.
    Exatamente! Para McLuhan, um meio quente – prolonga (mais) um único de nossos sentidos, e permite menos “participação” que um meio frio. Quanto “mais quente, mais informação”
    (V) O rádio e o cinema são exemplos de meios quentes.
    Certo, o rádio e o cinema são meios quentes, assim como o alfabeto fonético e a fotografia.
    ( F) McLuhan é autor do conceito de que "o meio é a mensagem". Na perspectiva do autor, toda tecnologia cria imediatamente um ambiente humano totalmente novo. Os ambientes são envoltórios passivos imersos em processos ativos.
    De fato o conceito é de McLuhan, porém, os ambientes não são envoltórios passivos. São processos ativos. Eles mudam conforme os meios são transformados. Por exemplo, o novo ambiente da era eletrônica utiliza como conteúdo o ambiente velho da era industrial. O novo ambiente da televisão utiliza o conteúdo do ambiente velho do cinema.Ou seja, o ambiente velho é reprocessado pelo ambiente novo. Mas esta transformação é imperceptível já que toda atenção está voltada para o conteúdo. Nesse processo, o meio (agente que provoca a mudança de ambiente) torna-se a mensagem (conteúdo).

    Fontes: https://sites.google.com/site/richardromancini/mcluhan e Prof. Fábio Formiga, Ponto dos Concursos.



ID
49036
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.

( ) O grau de previsibilidade de uma mensagem pode ser caracterizado como Redundância.
( ) Uma figura de retórica que acontece quando se estende um significado a outro significante, comparando-os implicitamente entre si define uma Metonímia.
( ) Quando se substitui um signo por outro com o fim de provocar transferências associativas de uma realidade a outra se estabelece uma Metáfora. Utiliza-se, assim, o signo pela coisa significada, designando-se uma coisa com o nome de outra.
( ) Opor dois signos ou grupos de signos entre si, de modo a realçar ou fortalecer um deles, caracteriza uma Antítese.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "c". 

    Explicando cada uma das afirmações, com a ajuda do professor Fábio Formiga (Ponto dos Concursos) e do livro Gramática para Concursos, de Marcelo Rosenthal. 

    - O grau de previsibilidade de uma mensagem pode ser caracterizado como Redundância. - VERDADEIRA 

    Quando alguém é redundante na fala ou na escrita existe o erro pelo excesso. Exemplos comuns: "subir para cima", "descer para baixo", "cortar na metade em partes iguais" são afirmações que as pessoas fazem, muitas vezes sem perceber o erro. Porém, aquele que ouve ou lê uma frase dessas e está mais atento já prevê que "subir" é a ação de ir para cima, "descer" é ir para baixo. 

    - Uma figura de retórica que acontece quando se estende um significado a outro significante, comparando-os implicitamente entre si define uma Metonímia. - FALSA 

    Segundo Ferdinand de Saussure, linguista e filósofo: signo = significado, conceito / significante = som e escrita. Por exemplo: o signo "cadeira" possui o significado "lugar para sentar" e o significante C A D E I R A (pensando no som da palavra e ordem das letras). A metonímia não tem a função trazida pela afirmativa acima. A metonímia não estende um determinado conceito a outro som e escrita, ela utiliza termos semelhantes para evitar a repetição do mesmo termo ao longo de um texto.  

    Exemplo: autor por obra -> Ele nunca leu Machado de Assis (os livros de Machado de Assis)

    - Quando se substitui um signo por outro com o fim de provocar transferências associativas de uma realidade a outra se estabelece uma Metáfora. Utiliza-se, assim, o signo pela coisa significada, designando-se uma coisa com o nome de outra. - FALSA 

    Metáfora: assim como a metonímia, a metáfora é uma figura de palavra. Acontece quando uma atribuição sem lógica é feita a uma pessoa ou coisa. Por exemplo: Maria é uma flor. (Um ser humano nunca será denotativamente uma flor, uma planta, mas a mulher pode ser tão delicada quanto uma flor .) / As tropas portuguesas chegaram ao coração do Brasil. ("Coração" foi usado em seu sentido conotativo, assumindo o valor da palavra "interior".) 

    - Opor dois signos ou grupos de signos entre si, de modo a realçar ou fortalecer um deles, caracteriza uma Antítese. - VERDADEIRA

    Antítese: figura de pensamento que consiste na colocação, lado a lado, de termos opostos, mas que não causam ideias  sem nexo. 
    Exemplos: Cabelos longos, ideias curtas./ Uma exposição clara para uma ideia tão complicada


ID
49042
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A expressão comunicação pública é utilizada com múltiplos significados, dependendo do país, do autor e do contexto. A partir da visão que assume comunicação pública em uma relação direta com cidadania, o Habeas Data, instrumento criado pela Constituição Federal de 1988, é um instrumento importante. O Habeas Data pode ser utilizado para

Alternativas
Comentários
  • Habeas Data é um remédio jurídico (facultativo) na formação de uma ação constitucional que pode, ou não, ser impetrada por pessoa física ou jurídica (sujeito ativo) para tomar conhecimento ou retificar as informações a seu respeito, constantes nos registros e bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público (Art. 5º, LXXII,"a", Constituição de 1988).
    Pode-se também entrar com ação de Habeas Data com o intuito de adicionar, retirar ou retificar informações em cadastro existente, desde que a instituição seja pública ou de caráter público.
    É remédio constitucional considerado personalíssimo pela maior parte da doutrina, ou seja, só pode ser impetrado por aquele que é o titular dos dados questionados. Todavia, a jurisprudência admite que determinadas pessoas vinculadas ao indivíduo tenham legitimidade (cônjuge, ascendente, descendente e irmã/o).
  • letra d

    1.2. Previsão legal:

    A Constituição Federal de 1988 prevê em seu art. 5º, LXXII, a possibilidade de impetrar habeas data:

    para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou banco de dados de entidades governamentais ou de caráter público;

    para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.


    1.3. Conceito:

    Segundo José Afonso da Silva, o habeas data:

    “É um remédio constitucional que tem por objeto proteger a esfera íntima dos indivíduos contra:

    usos abusivos de registros de dados pessoais coletados por meios fraudulentos, desleais ou ilícitos;

    introdução nesses registros de dados sensíveis (assim chamados os de origem racial, opinião política, filosófica ou religiosa, filiação partidária e sindical, orientação sexual, etc.);

    conservação de dados falsos ou com fins diversos dos autorizados em lei”.

     

    fonte: https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/3086/Habeas-Data


ID
49048
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do serviço de contratação de serviços de publicidade no governo, avalie os itens abaixo e assinale a opção correta.

( ) A legislação de publicidade não permite concessão de comissão ou desconto sobre a propaganda encaminhada diretamente aos veículos de divulgação por um governo.
( ) O desconto legal devido pelos veículos de comunicação às agências de propaganda é de 17%.
( ) Um veículo de comunicação pode entrar em contato diretamente com a área de planejamento de mídia de um governo que possua agência de publicidade, buscando oferecer melhor preço de veiculação

Alternativas
Comentários
  • A comissão é só para agências ou agenciadores de propaganda.
    O desconto não é legal, é convencionado. E não é desconto, é comissão.
    Os veículos podem, e até fazem isto, pois infelizmente tem safados na parte comercial, porém a alternativa é falsa.

    Alternativa correta C.
  • Bem,

    Vamos aos itens:

    1 - A propaganda não é enviada diretamente, pois precisa haver o processo licitatório.

    2 - Não existe previsão de desconto na lei, isso ocorre na prática, mas não há previsão legal. (geralmente é de 20%)

    3 - Novamente, não é possível entrar em contato direto, pois é necessário o processo licitatório.

    Obs. Somente não é preciso haver licitação quando a EBC (Empresa Brasileira de Comunicacão) for contratada para uma das finalidades de sua criação.

    Fonte: Material do Ponto dos Concursos para o STN