São muitos os manuais de cerimoniais disponíveis para consulta. Tomando como exemplo o manual de cerimonial do MPF, temos:
1. a Bandeira Nacional deve ocupar sempre a posição de honra em dispositivos apresentados no território nacional. Essa posição é a central, quando o número total de bandeiras for ímpar; e o mais próximo de centro e à direita deste, quando o número for par;
2. ainda sobre a Bandeira Nacional, ela deverá ser sempre a primeira a ser hasteada e a última a ser recolhida;
3. na composição da mesa, o lugar de honra segue o mesmo padrão do posicionamento das bandeiras, ou seja, quando o número de componentes da mesa for ímpar, o lugar de honra será o central; quando o número for par, este lugar será o mais próximo do centro, a sua direita. Vale ressaltar que o ocupante do lugar de honra será o presidente da mesa, seguido pelo homenageado e pelo anfitrião, respectivamente.
4. o roteiro de locução é uma das tarefas mais fáceis a serem executadas nos cerimoniais, isso porque já existe um padrão consagrado a ser seguido, bastando inserir as informações do evento neste modelo, como por exemplo o nome do evento, composição da mesa, breve explanação sobre o ato, e ordem do discurso. Para isso, faz-se necessário buscar essas informações com o anfitrião, inserir-las no script e depois apresentá-la ao mestre de cerimônias e tê-lo aprovado pelo anfritião;
5. a assinatura de contratos é ordenada de acordo com a relevância e precedência dos presentes, sendo sempre do mais importante ou mais antigo para o menos importante, mais novo ou sucessor .