SóProvas



Questões de Identidade Organizacional


ID
49075
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Proporcionam orientação uniforme e consistente nos casos de problemas, questões ou situações. Levam em consideração todas as condições relevantes existentes no momento em que for necessário agir. Devem levar em consideração as crenças, atitudes e preconceitos das pessoas. Este conjunto de definições se aplica a:

Alternativas
Comentários
  • Políticas da Organização:

    São a expressão do pensamento e crenças que valorizam, acreditam e devem ser difundidas em toda a organização, junto aos clientes e mesmo para a sociedade, em especial aquela que compõem a sua circunvizinhança. Portanto, representam anseios e expectativas que interferem diretamente na forma de agir e nos objetivos estabelecidos, ou seja, nas relações e negócios da empresa.

    Fonte:
    http://ogerente.com.br/novo/colunas_ler.php?canal=15&canallocal=47&canalsub2=152&id=1610

ID
63049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Deontologia organizacional é o estudo do conjunto de representações, valores, regras de conduta, mitos formados ou assimilados pelos membros de determinada organização.

Alternativas
Comentários
  • Deontologia (do grego δ?ον, translit. deon "dever, obrigação" + λ?γος, logos, "ciência"), na filosofia moral contemporânea, é uma das teorias normativas segundo as quais as escolhas são moralmente necessárias, proibidas ou permitidas. Portanto inclui-se entre as teorias morais que orientam nossas escolhas sobre o que deve ser feito.

  • ERRADO

    A definição da questão refere-se a cultura organizacional.

  • Erro por extrapolação: deontologia diz respeito às regras profissionais a serem seguidas do ponto de vista moral.


ID
63061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Identidade ou imagem corporativa pode ser definida como o conjunto de valores básicos e características atribuídas a uma corporação pelos seus membros e pelos públicos interno e externo.

Alternativas
Comentários
  • Questão bem formulada. A questão compara identidade com imagem corporativa, que são duas coisas distintas.Identidade corporativa=define quem a empresa é.Imagem corporativa=como a empresa é percebida pelo público.Portanto, reposta errada!
  • Podemos matar a questões só pelo começo "identidade ou imagem". São conceitos diferentes.

  • O conceito apresentado no enunciado é só de imagem, que é o conceito da organização, seus atributos intangíveis percebidos e construídos pelos públicos; enquanto a identidade é tangível, construída pela própria organização a partir de seus atribuitos físicos, produtos, serviços, posicionamentos.

  • Identidade e imagem corporativa não são sinônimas.


ID
97600
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A declaração abaixo está no site do BNDES e divulga um importante componente da estratégia de marketing da instituição.
"Promover o desenvolvimento do País, elevando a competitividade da economia brasileira, priorizando tanto a redução de desigualdades sociais e regionais, como a manutenção e geração de empregos."

Que componente é esse e o que ele significa?

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito. Para mim o mais adequado é a letra D.  A letra. C. Tem um equívoco quando diz  detectadas  no ambiente 

    externo. Pode ser no  interno Tb . Por que não ?


ID
141577
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As doações educacionais e filantrópicas, o serviço comunitário e o controle ambiental são elementos das políticas das empresas contemporâneas que devem ser comunicadas e divulgadas como ações de

Alternativas

ID
145621
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Gaudêncio Torquato afirma que um dos maiores patrimônios de uma organização é constituído pelo seu nome, pela marca dos produtos e pela imagem que projeta. Ao se comunicar com os consumidores, uma empresa está levando a mensagem de seu nome. E quando adquire um produto, na verdade, o consumidor está adquirindo o conceito globalizante de identidade e imagem.

A respeito deste tema, assinale com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e ao final marque a resposta que contém a sequência correta.

( ) Logomarca e logotipo têm o mesmo sentido e identificam a marca de uma organização.

( ) A escolha da marca deve considerar fatores como a força simbólica que envolve conotações emocionais e cognitivas com forte apelo junto ao consumidor.

( ) A identidade é a projeção, a sombra da imagem de uma organização e pode estar distante da realidade.

( ) A imagem institucional deve ser uma preocupação sempre presente para o comunicador corporativo.

( ) Na área pública, não se aconselha a criação de marcas, na medida em que o País já tem seus símbolos nacionais, que são suas marcas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E

    A: Errado

    O que é o Logotipo? 
    O logotipo é a forma particular como o nome da instituição ou produto é representado graficamente, pela simples escolha de uma fonte de texto ou desenho original de uma fonte específica. Juntamente com o símbolo, constitui a logomarca/marca, no entanto, é frequentemente o único elemento e principal representação gráfica da mesma.

    O que é a Logomarca/Marca? 
    Entende-se por marca a representação simbólica de uma instituição, produto, serviço…
    A representação simbólica é normalmente constituída por um nome e por imagens ou conceitos que a distinguem. Quando se fala em logomarca, usualmente referimo-nos à representação gráfica no âmbito e competência do design gráfico, onde a marca pode ser representada por uma composição de símbolo e/ou logotipo. Uma logomarca eficiente consegue, ao mesmo tempo, ser simples, objetiva, forte, expressiva, moderna, harmônica e original.

    Fonte: http://www.fabiodutra.com.br/voce-sabe-a-diferenca-entre-logotipo-simbolo-logomarca-e-marca/

    B: Correta

    C: Errada

    Rego (2004) especifica que a imagem é a projeção, a 
    sombra da identidade. E quanto mais distante da identidade, mais distorcida será a imagem. 

    D: Correta

    E: Errada
    Não há qualquer restrição a criação de Marca para o Setor Público. 

ID
161962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação empresarial é considerada, por diversos autores, a atividade que pode determinar o tempo de vida que uma ideia terá ou não no mercado. É consenso afirmar que a comunicação garante a sobrevivência das empresas em um cenário extremamente competitivo. A respeito do conceito de comunicação empresarial e de suas variações no ambiente corporativo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) CERTA.

    b) ERRADA. Todas as áreas citadas são envolvidas pela Comunicação Empresarial, todavia, não há que se falar em trabalho autônomo e independente, haja vista que o grande propósito da Comunicação Empresarial é justamente INTEGRAR todas essas áreas no sentido de unificar a comunicação, tornando-a coerente e eficiente.

    c) ERRADA. O objetivo da Comunicação Empresarial não se restringe à promoção e à venda de marcas e produtos. Ver definição acima.

    d) ERRADA. Uma comunicação interna eficiente deve abranger empregados, diretores e o presidente da empresa, até porque, se não houver um sentido bidirecional (de cima pra baixo e de baixo pra cima, como também horizontal), melhor nem chamar de "comunicação".  Ademais, como parece provocar a questão, não está  ESPECIFICAMENTE dirigida aos empregados que trabalham NAS DEPENDÊNCIAS da empresa, uma vez que deve atingir aqueles lotados além do espaço físico. Por exemplo, atividades home office.

    e) ERRADA. (???) Não sei justificar. Se alguém souber, por favor. 
  • A alternativa E está errada, pois fala que a Comunicação Social é um ramo da Comunicação Empresarial, quando na verdade é o contrário

  • A E está errada porque o jornalismo empresarial não é de utilização exclusiva no relacionamento com o público externo. Ele é tb usado no relacionamento com o público interno.

    Segundo o autor Gaudencio Torquato, a comunicação social é sim um ramo da comunicação empresarial, que depois ele passou a chamar de comunicação organizacional abrangendo mais o termo.
  • Marketing interno e endomarketing não são sinônimos. Questão incorreta.

  • a alternativa E estaria errada porque não se refere exclusivamente ao público externo!


  • Marketing interno está relacionado as ações de treinamento ou qualificação dos colaboradores da empresa visando um melhor serviço para o cliente. Marketing interno, devido ao nome, é usualmente confundido com endomarketing mesmo sendo conceitos diferentes.

  • Endomarketing - 1- Trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa. O endomarketing considera que todos os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos e que a empresa em si se constitui em um microssistema de marketing. 2- Modalidade de marketing voltado para todos os segmentos de público diretamente envolvidos com a empresa e que pode funcionar como mensageiros da imagem institucional. Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing procura fixar positivamente a imagem corporativa junto a seus funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, acionistas, revendedores, franqueados etc., gerando um clima propício ao melhor desempenho, qualidade e produtividade. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 92


ID
161974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A identidade de uma organização corresponde

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Interessante questão, pois cobra conceitos muito similares, porém com suas diferenças notórias. Como sabemos, a imagem de uma organização é o que ela aparenta ser, como ela é notada, avaliada, percebida na mente dos públicos interno e externo. Notem que as Letras A, B e C são referentes à imagem. Na Letra D enfim encontramos um dos itens que abarcam o conceito de identidade, que é referente à cultura, aos valores, à razão social, à estrutura física (tangível), ao que a organização é, independente de como ela é mensurada pelos stakeholders.
  • Para mim, cultura e valores serem tangíveis é novidade
  • Identidade Corporativa

    ·  É o que a organização é, faz e diz.

    ·  Reflete e projeta a real personalidade da organização.

    ·  Manifestação tangível, o auto-retrato da organização ou a soma total de seus atributos, sua comunicação, expressões, etc.

    ·  Consiste no que a organização efetivamente é: sua estrutura organizacional fundadora, seus estatuto legal, histórico do seu desenvolvimento ou de sua trajetória, diretores, o local, organograma de atividades, filial, capital e patrimônio.

    ·  Também consiste no que ela faz:  Todas as atividades que movem o sistema relacional e produtivo, compreendendo técnicas e métodos usados, linhas de produtos ou serviços, estruturas de preços e características de distribuição

  • Eu entraria com recurso, Cespe inventa moda demais.


ID
187711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a opção correta acerca de estratégia de comunicação em ambientes organizacionais.

Alternativas

ID
187717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um dos papéis atribuídos à gestão da comunicação nas organizações é o da gestão da reputação institucional. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • http://docslide.com.br/education/a-reputacao.html

  • Qual o erro da A?

  • Gestores de comunicação planejam a identidade da instituição. A imagem é como a pessoa vê a empresa (tanto que se pode ter uma imagem da empresa antes mesmo de se acessar sua identidade, só pelo achismo), então cai numa esfera mais pessoal, de modo que não é possível propagar a percepção.


ID
198118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Comunicação organizacional, comunicação empresarial e
comunicação corporativa são terminologias usadas indistintamente
no Brasil para designar todo o trabalho de comunicação levado a
efeito pelas organizações em geral. Fenômeno inerente aos
agrupamentos de pessoas que integram uma organização ou a ela se
ligam, a comunicação organizacional configura as diferentes
modalidades comunicacionais que permeiam sua atividade.
Compreende, dessa forma, a comunicação institucional, a
comunicação mercadológica, a comunicação interna e a
comunicação administrativa. O termo comunicação organizacional,
que abarca todo o espectro das atividades comunicacionais,
apresenta maior amplitude, aplicando-se a qualquer tipo de
organização - pública, privada, sem fins lucrativos, ONGs,
fundações, etc. -, não se restringindo ao âmbito do que se
denomina empresa.

Margarida Kunsch. Planejamento de relações públicas na comunicação
integrada. 2.ª ed. São Paulo: Summus, 2002, p.149-50 (com adaptações).

Com base nos conceitos apresentados no texto acima, julgue os
itens de 41 a 45.

As organizações devem buscar, entre seus objetivos de comunicação, o equilíbrio dos seus interesses e dos interesses de seu público. Isso será alcançado se a comunicação for planejada de forma estratégica, dentro de uma filosofia de comunicação organizacional integrada.

Alternativas
Comentários
  • Questão perfeita e ressalta os desafios da Comunicação Interna, Externa e Integrada.  Segundo Paolla Marletti (Estratégia Concursos) —  A Comunicação Estratégica busca mais do que a venda de um produto específico. Tem uma visão de longo prazo e ênfase na marca e imagem organizacionais.


ID
199645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto a identidade corporativa, uma das técnicas e atribuições de relações públicas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    A identidade, ao definir o que é específico e particular na empresa, permite criar uma imagem da organização diferente dos concorrentes. A identidade é um conceito ligado à emissão da comunicação e deve ser o elemento aglutinador do conjunto das comunicações externas e internas da empresa, garantindo uma coerência entre a sua expressão diferenciada e a sua acção quotidiana.[1]

    O conjunto de sinais criados pela organização e que actuam como suporte da identificação corporativa, podem ser agrupados em três categorias:

    a) sinais ligados aos produtos e serviços (aspectos externos);

    b) sinais referentes à distribuição, principalmente quando são peculiares;

    c) sinais emitidos através de diversas manifestações - através das instalações, Relações Públicas, folhetos, cartas, uniformes e Publicidade.


  • Não concordei muito com a letra E.

    Para mim a forma como ela é percebida é a imagem organizacional que se projeta na identidade.

    Sendo a identidade, apenas o que a empresa é de maneira tangível (logomarca,instalações,mobíliário) e intangível(filosofias e crenças)


ID
200470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às questões de imagem e identidade corporativa,
julgue o item subsequente.

A consolidação da identidade corporativa é a essência do discurso publicitário das corporações que demonstram capacidade para se posicionar no mercado.

Alternativas
Comentários
  • A consolidação da imagem, e não  da identidade, demonstra capacidade de posicionamento favorável no mercado. Todo cuidado para não confundir identidade (valores que a empresa, de fato, possui) e imagem ( como estes valores e princípios são percebidos pelos stakeholders).
    Posicionamento, portanto, se relaciona a imagem corporativa.
  • Complementando o comentário da colega,

    De acordo com o Professor Luiz Campos, a identidade não é meramente discurso publicitário, mas prática vivenciada no real. Consolidar identidade corporativa não é um ato apenas discursivo, mesmo que de uma empresa bem situada no mercado.

    Portanto, item errado.
  • É o discurso publicitário que pode estabelecer a forma com que os stakeholders percebem a marca/produtos/serviços da organização, ou seja, a consolidação da identidade corporativa.


ID
200473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às questões de imagem e identidade corporativa,
julgue o item subsequente.

A imagem de uma organização é influenciada pela experiência que os grupos externos têm com essa organização.

Alternativas
Comentários
  • imagem está relacionada à forma como os públicos veêm a organização; dessa forma, é diretamente influenciada pela experiência que os grupos  - externos ou internos - têm com esta organização.


ID
200476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às questões de imagem e identidade corporativa,
julgue o item subsequente.

Se a visão e a liderança de uma empresa forem apropriadas, a imagem e a identidade dessa empresa serão coincidentes.

Alternativas
Comentários
  • Tá correto. Mas fiquei na dúvida ainda!

  • Gabarito: Certo

    As lideranças formais precisam desenvolver uma postura que desenvolva habilidades de relacionamento e comunicação para garantirem sucesso no desenrolar de suas atividades. A consequência disso é o estabelecimento de uma identidade forte que contribui para a conquista de uma imagem e reputação positivas perante os públicos organizacionais. Nesta dinâmica, Hatch e Shultz (apud MARTINS, 2007b) defendem que "se a visão e a liderança da empresa forem apropriadas, a imagem e a identidade serão coincidentes”.

    FONTE: http://www.portal-rp.com.br/projetosacademicos/industriacomercio01/0084.pdf


ID
200491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à gestão de marcas, julgue o item seguinte.

Os esforços para a construção de marcas devem ser definidos e avaliados independentemente do que fazem os concorrentes.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A avaliação das ações dos concorrentes é vital para se desenvolver os esforços para a construção de marcas.
  • A construção de marcas deve ser feita de olho nos concorrentes. A isso se dá o nome de benchmarking.

  • A construção de marcas deve ser feita de olho nos concorrentes. A isso se dá o nome de benchmarking. É fundamental parâmetros na análise.


ID
200521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a metodologias de pesquisa, julgue o próximo
item.

Reputação corporativa é o resultado tangível das estratégias de marketing criadas para que se obtenha a aceitação dos públicos mais próximos da corporação.

Alternativas
Comentários
  • Reputação = intangível.
  • Resultado das estratégias de comunicação institucional / RP, não marketing.


ID
200563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às áreas que formam o contexto do campo de
atuação do técnico em comunicação social, julgue o item a
seguir.

A chamada economia solidária compreende o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão. Nesse sentido, envolve diversos tipos de organizações, como empresas assumidas por trabalhadores, cooperativas, associações e redes comunitárias de produção, comercialização e consumo, clubes de trocas e grupos informais produtivos de segmentos específicos.

Alternativas
Comentários
  • ECONOMIA SOLIDÁRIA é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorizaçao do ser humano, tendo como base o associativismo e o cooperativismo; bem como aproveitando os avanços nas propostas da justiça restaurativa. Enquanto na economia convencional existe a separação entre os donos do negócio e os empregados, na economia solidária os próprios trabalhadores também são donos. São eles que tomam as decisões de como tocar o negócio, dividir o trabalho e repartir os resultados.´

       São milhares de iniciativas econômicas, no campo e na cidade, em que os trabalhadores estão organizados coletivamente.

     

    MINISTÉRIO DO TRABALHO.

     

     


ID
213400
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O termo identidade corporativa, empregado por muitos autores das áreas de marketing, de comunicação e de design, refere-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    A Identidade Corporativa ou Identidade Empresarial -pode ser definida como o conjunto de atributos que torna uma empresa especial, única. Esses atributos são classificados de essenciais e acidentais. Os primeiros são os atributos que se referem ao propósito da empresa, a missão e aos valores; os atributos acidentais contribuem para a descrição da empresa, mas não definem a sua essência.

     

  • A Identidade Corporativa ou Identidade Empresarial (em inglês, Corporate Identity) pode ser definida como o conjunto de atributos que torna uma empresa especial e diferenciada. Esses atributos são classificados de essenciais e acidentais. Os primeiros são os atributos que se referem ao propósito da empresa, a missão e aos valores; os atributos acidentais contribuem para a descrição da empresa, mas não definem a sua essência. Peter Behrens foi o fundador da identidade corporativa, em 1908 a serviço da AEG.


ID
214624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da identidade visual de uma instituição, julgue item seguinte.

Logotipo, marca e nome institucional são elementos que compõem a identidade visual de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão deveria estar errada, pois os elementos básicos que compõem a identidade visual corporativa são:

    Logotipo; Símbolo; Cores e tipologia-padrão.

    para mim essa questão deveria estar errada!

  • Jean, a questão está certa. O enunciado é apenas exemplificativo. Seria taxativo se houvesse termos como "apenas", "somente".


ID
221125
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O processo de formação da identidade de uma empresa é resultado de diversos fatores, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Acertei por eliminação. Gabarito letra D.
  • Discordo do Gabarito:

    Identidade Corporativa é o que a empresa faz e diz, sendo assim a letra C mostra que utilização de meios alternativos para divulgação da filosofia da empresa; resposta rápida em momentos de crise institucional e grande investimento de recursos em aperfeiçoamento tecnológico.é a melhor alternativa.

    Já a Letra D ao meu ver está muito mais relacionada a imagem institucional, uma vez que está é a percepção ques os públicos tem da empresa....

    Corrijam-me se eu estiver errado.
  • A imagem de uma empresa não se constrói da noite para o dia, é cumulativo. Também não adianta investir altas verbas para a propaganda se isso for mal direcionado.

    Portanto, por eliminação eu fiquei entre as alternativas a, b ou d. Mas a minha resposta é a letra d, a do gabarito.
  • Concordo plenamente com a colocação do colega.

     

    Discordo do Gabarito:

    Identidade Corporativa é o que a empresa faz e diz, sendo assim a letra C mostra que utilização de meios alternativos para divulgação da filosofia da empresa; resposta rápida em momentos de crise institucional e grande investimento de recursos em aperfeiçoamento tecnológico.é a melhor alternativa.

    Já a Letra D ao meu ver está muito mais relacionada a imagem institucional, uma vez que está é a percepção ques os públicos tem da empresa....

  • Talvez o problema da c seja a palavra "grande". Nem sempre dá para se investir tanto assim em tecnologia. Pode ser que a empresa tenha outras prioridades no momento.

  • Para Krunsch " A identidade corporativa reflete e projeta a real personalidade da organização. É a manifestação tangível, o auto retrato da organização ou A SOMA TOTAL DE SEUS ATRIBUTOS, SUA COMUNICAÇÃO E EXPRESSÕES"


ID
222451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

O modelo defendido por Gaudêncio Torquato é impossível de ser aplicado às secretarias de comunicação social de instituições governamentais.

Alternativas

ID
222454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

Prospecção é pesquisa, sondagem, avaliação que permite a coleta, a classificação e o armazenamento de informações que serão utilizadas pela comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • A imagem não tá carregando. Qual é o conteúdo? :D


ID
222457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

Campanhas de informação à população fazem parte da comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.


ID
289348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

Merchandising constitui forma de licenciamento de marcas, que, geralmente bem posicionadas no mercado, representam negócios que privilegiam a distribuição. Para constituir o merchandising o licenciado investe no negócio conforme as determinações do licenciador sobre infraestrutura, logística, pessoal, identidade visual, políticas de preço, vendas e atendimento.

Alternativas
Comentários
  • Merchandising é uma ferramenta de marketing formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no PONTO DE VENDA, de maneira tal que acelere sua rotatividade.

    É o conjunto dos estudos e das técnicas de aplicação utilizados, separada ou conjuntamente, pelos distribuidores e pelos produtores com vista a aumentar a rentabilidade do local de venda e o escoamento de produtos, através de uma adaptação permanente dos aprovisionamentos às necessidades do mercado e da apresentação apropriada das mercadorias.

    Existem dois tipos de merchandising:

    • De sedução: Pretende criar um ambiente e exposição apelativo, favorecendo a compra
    • De organização/gestão: Centra-se na rentabilidade do espaço do local de venda
  • Creio que o conceito expresso não seria o de merchandising e sim o de franchising (ou franquia):

    Franquia ou franchising é uma estratégia utilizada em administração que tem como propósito um sistema de venda de licença, onde o franqueador (detentor da marca) cede aofranqueado (autorizado a explorar a marca) o direito de uso da sua marca ou patenteinfraestruturaknow-how e direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties. fonte: Wikipedia
  • A questão confundiu os conceitos:

     

    Merchandising
    Merchandising consiste num conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos num determinado ponto de venda.


    Franchising
    Franchising é um sistema de negócio em que uma empresa - franchisador - vende a sua gama de produtos ou serviços a empresários individuais - franchisados - que vendem posteriormente aos clientes.

     

    Fonte: https://prezi.com/tm4ctkzby9-f/merchandising-e-franchising/


ID
289354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

A estratégia de criação de marcas próprias, adotada por grandes varejistas, pode ser instituída por meio da utilização da marca da empresa em produtos a partir da negociação com fabricantes ou de uma nova marca fantasia, como selo de qualidade para determinada linha de produtos.

Alternativas
Comentários
  • vide carrefour, pão de acuçar, dia e tantos outros


ID
289357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

Para a obtenção de direitos exclusivos sobre uma marca, deve-se registrá-la no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, e, embora não seja possível registrar o design de uma marca, o registro de um nome a ela associado já garante o direito de propriedade.

Alternativas
Comentários
  • É possível registrar além no nome, o design da marca junto ao INPI.
  • O registro de marca é um título que assegura o direito de propriedade e uso exclusivo da marca em todo o território nacional. Sua concessão se dá mediante pedido depositado junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. A proteção oriunda do registro não incide sobre a marca propriamente dita, mas sobre o seu uso para identificar um determinado produto ou serviço. Ressalvados os casos de notoriedade ou de alto renome, a mesma marca pode ser registrada por pessoas diversas, para atividades diferentes (princípio da especialidade). O âmbito de proteção decorrente do registro não se limita à marca nem aos produtos ou serviços nele descritos. No intuito de coibir o risco de confusão ou associação indevida, a tutela concernente ao registro da marca se estende também (i) a qualquer outra marca que a imite ou reproduza, de forma parcial ou com acréscimo e (ii) a qualquer outro produto ou serviço semelhante ou afim. A falta do registro não significa ausência completa de proteção: a legislação também reconhece alguns direitos baseados no uso, depósito ou notoriedade da marca.

    Fonte: https://enciclopediajuridica.pucsp.br


ID
289360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

A gestão de uma marca institucional implica a fiscalização das aplicações diversas da marca de acordo com as possibilidades definidas e com um manual de identidade visual, elaborado exclusivamente para estabelecer os padrões de identificação da organização.

Alternativas
Comentários
  • Achei esse "exclusivamente" um tanto forçado. Marcaria errado na prova por conta dele...

     

    Mas afinal, o que é um manual de identidade de marca?

    É um manual com normas técnicas, recomendações e especificações para a utilização da identidade de uma determinada marca.

     

    Ok, mas para que serve um manual de identidade de marca?

    Para facilitar a memorização e reconhecimento de uma determinada marca ao preservar suas propriedades visuais em todas suas manifestações.

     

    O que consta em um manual de identidade de marca?

    Não existe uma regra universal. Cada empresa cria um manual de acordo com suas próprias exigências. Alguns manuais podem possuir 4 páginas, outros 100.

     

    Fonte: https://waltermattos.com/artigos/o-que-e-e-para-que-serve-um-manual-de-identidade-de-marca/


ID
289405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para estabelecer uma comunicação mais efetiva, o emissor deve
conhecer bem o receptor que pretende alcançar, prever as possíveis
reações provocadas pela comunicação e construir a mensagem com
base em códigos de compreensão mútua. Acerca das mensagens no
âmbito da publicidade e propaganda, julgue os itens subsequentes.

Toda abordagem voltada para o cliente em potencial deve veicular uma imagem da organização, e a comunicação tem de exercer o controle dessa aproximação para garantir que a imagem projetada pela mensagem seja a que a empresa quer projetar, focando-se três aspectos: estilo, formato e conteúdo; a definição desses aspectos deve demonstrar que a qualidade do cliente-alvo é atendida, respeitada e correspondida.

Alternativas

ID
289939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O gestor da comunicação em uma organização deve formular
estratégias de relacionamento com diferentes stakeholders, entre
eles, os colabores e seus familiares. A respeito da comunicação
interna e das ferramentas utilizadas para sua execução, julgue os
itens subsequentes.

As pesquisas de clima são valiosos instrumentos para auferir de que maneira o público interno incorpora e reproduz os valores culturais da organização, além de prospectarem informações que poderão ser utilizadas na formatação de canais mais eficientes de comunicação interna.

Alternativas
Comentários
  • Na realidade, a Cespe considerou a pesquisa de Clima e Cultura organizacionais, pois só o clima não ajuda a descobrir "de que maneira o público interno incorpora e reproduz os valores culturais da organização", isto tem a ver com a cultura. O clima tem a ver com a reação do público interno às rotinas de trabalho, relações interpessoais, etc. Se o clima não é satisfatório não significa exatamente que os funcionários não concordam ou incorporaram a cultura da empresa, mas que outros fatores, como salariais, físicos, gerenciais ou até mesmo um único funcionário podem contribuir para deixar o clima ruim, pesado e insatisfatório. Segundo a Wikipedia: 
    Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta para coleta destes dados, fornecendo informações importantes sobre a percepção dos colaboradores em relação aos diversos fatores que afetam os níveis de motivação e desempenho dos mesmos. Além da identificação destes problemas, a pesquisa, enquanto meio de comunicação, possibilita ainda a utilização do conhecimento tácito dos colaboradores para a resolução dos problemas com os quais os mesmos lidam diariamente. A pesquisa, portanto, possibilita que a organização avalie seu momento atual e planeje ações, em um processo de melhoria contínua.

ID
290044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para que determinadas ações de comunicação sejam consideradas
de comunicação pública, alguns requisitos devem ser atendidos.
Acerca de comunicação pública, julgue os itens que se seguem.

As ações de comunicação do chamado terceiro setor não se enquadram na categoria de comunicação pública quando envolvem a captação de recursos privados, ainda que com finalidades públicas.

Alternativas
Comentários
  • "Ainda que se tenha captação de recursos privados para a finalidade pública, tem-se comunicação pública. Isso é facilmente explicável, se entendermos que a responsabilidade pelo interesse social não é apenas do governo, mas de toda a sociedade civil. Portanto, entidades privadas podem sim atuar como meios de comunicação pública."

    Fonte: manual de jornalismo para concursos públicos.

  • Essa questão repetiu-se exatamente igual no concurso do TCE-PA (2016). Simplesmente ctrl+ C e ctrl+v, francamente Cespe!


ID
323233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando o relacionamento das organizações com os seus
públicos, julgue os itens que se seguem, a respeito dos conceitos de
comunicação.

A comunicação mercadológica focaliza o posicionamento global da organização nos espaços midiáticos, buscando a legitimação social de seus produtos e serviços por meio de sua imagem.

Alternativas
Comentários
  • Essa seria a comunicação INSTITUCIONAL. A comunicação mercadológica é baseada no marketing; cuida da propaganda, da promoção de vendas, a fim de reforçar a marca da organização. Essa parte da comunicação também pode apoiar-se na comunicação institucional, no sentido de fortalecer a imagem e conquistar a credibilidade e confiança dos públicos para com a organização.

  • A Comunicação Mercadológica não trabalha com a imagem da empresa, ela tem foco direto na venda dos produtos ou serviços. Está voltada para o mercado e engloba profissionais dos campos do Marketing e Propaganda/Publicidade.

    Quem atua na construção de uma imagem positiva e legítima perante os públicos da empresa/entidade e perante a sociedade é a Comunicação Institucional, envolvendo profissionais das áreas de Relações Públicas, Jornalismo, entre outros.



ID
323239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação organizacional integrada, julgue os itens a
seguir.

A comunicação institucional, além de estar relacionada à busca de prestígio e de reconhecimento social, colabora na construção da imagem corporativa.

Alternativas

ID
323254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos instrumentos do mix da comunicação nas
organizações, julgue os itens seguintes.

Comunicações escritas, orais, audiovisuais, eletrônicas e digitais, quadros de avisos e murais são instrumentos típicos de comunicação institucional.

Alternativas
Comentários
  • Comunicações escritas, orais, audiovisuais, eletrônicas e digitais, quadros de avisos e murais são instrumentos típicos de comunicação institucional. - O correto seria comunicação interna.

  • Pegadinha: trocaram o termo "comunicação interna" por "comunicação institucional".

  • Nossa fiquei chocada quando vi que errei! kkkk


ID
323269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A compreensão da complexidade midiática atual, diante da
emergência das novas mídias, é fundamental para a elaboração de
estratégias de criação e de manutenção de identidades e imagens
institucionais. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.

Identidade e imagem são patrimônios simbólicos, cuja construção e manutenção passaram a depender intensamente das mídias em poder dos próprios consumidores-usuários. Nesse contexto, elas devem ser incluídas na estratégia de compreensão, aceitação e difusão de reputação institucional.

Alternativas

ID
323272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A compreensão da complexidade midiática atual, diante da
emergência das novas mídias, é fundamental para a elaboração de
estratégias de criação e de manutenção de identidades e imagens
institucionais. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.

As mídias tradicionais são caracterizadas pela passividade; as mídias atuais podem ser definidas como participativas e interativas. Na promoção da imagem de uma organização ou de uma marca, deve-se considerar a impossibilidade de convergência entre esses dois tipos de mídia.

Alternativas
Comentários
  • O erro está no excerto: impossibilidade de convergência. Pelo contrário, estamos sob a áurea da Convergência de Mídias.


ID
323278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.

Logomarca pode ser corretamente definido como um conjunto de elementos gráficos e(ou) visuais simbólicos e representativos de uma marca, os quais, eventualmente, incluem letras.

Alternativas
Comentários
  • Tá puxado hein cespe?  Logomarca, conforme o próprio nome diz, deveria conter palavras (e portanto letras). PORÉM esse é um termo ERRADO e que na verdade NÃO EXISTE, a não ser no mundo amador. 

    Logotipo -> texto em fonte especial ou não -> coca cola
    Marca -> só simbolo isolado (maçã da apple, arco da nike)   OU   símbolo + tipia (ou logotipo) -> Rostinho da LG + o escrito "LG"


ID
323281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.

Logotipo é o conjunto de letras de um só tipo, que forma uma sigla ou uma palavra representativa de determinada marca.

Alternativas
Comentários
  • Como assim de um só tipo???? A Cespe ta de brincadeira com essa afirmação.
    Claro que pode-se utilizar diferentes tipos, existem diversas marcas que usam esse recurso para marcar diferentes palavras ou mesmo dentro de uma mesma palavra/nome.
  • O colega acima tem razão. Olha só a definição de logotipo no Houaiss: símbolo que serve à identificação de uma empresa, instituição, produto, marca etc., e que consiste ger. na estilização de uma letra ou na combinação de grupo de letras com design característico, fixo e peculiar.
  • As questões de Publicidade e Propaganda do CESPE são um grande ABSURDO! 

  • DESDE QUANDO SE USA UM SÓ TIPO?!

    GABARITO TOTALMENTE EQUIVOCADO!


ID
323284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.

A força de uma marca depende da conjugação de aspectos como funcionalidade, associação simbólica, nome, concisão e precisão.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com.br/2013/11/marca.html


ID
323287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.

Lealdade, consciência do nome e percepção de qualidade, por serem valores abstratos, não compõem os ativos de uma marca.

Alternativas
Comentários
  • compõem os ativos de uma marca sim...

    "Segundo Aaker (1998, p.18 ), o valor da marca é um “conjunto de ativos e passivos ligados a uma marca, seu nome e símbolo, somando-os ou subtraindo-os do valor proporcionado por um produto ou serviço para uma empresa e/ou para os seus consumidores”. Um ponto interessante a ser notado nesta definição são os termos “ativos” e “passivos”. Tais termos trazem consigo a ideia de que uma marca pode tanto aumentar o valor de um produto ou serviço como pode diminuí-lo, sendo neste caso um passivo. O autor aponta cinco grupos de ativos ou passivos: lealdade à marca; conhecimento da marca; qualidade percebida; associações da marca; e outros ativos da marca"

    . Fonte: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/ema115.pdf


ID
396619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à comunicação organizacional e integrada, julgue
os itens que se seguem.

O tipo de estrutura organizacional, o tipo de liderança e o ambiente físico de trabalho influenciam diretamente o fluxo de comunicação existente em uma dada organização.

Alternativas

ID
396907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da relação a comunicação empresarial, julgue os itens a seguir.

A comunicação corporativa é o processo por meio do qual os stakeholders percebem a identidade, a imagem e a reputação da empresa.

Alternativas
Comentários
  • takeholder significa público estratégico. Em inglês stake significa interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui. Assim, stakeholder também significa parte interessada ou interveniente. É uma palavra em inglês muito utilizada nas áreas de comunicação, administração e tecnologia da informação cujo objetivo é designar as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas.


  • Comunicação Corporativa aqui parece ser tomada como o mesmo conceito de Comunicação Empresarial ou Organizacional. 

  • Stakeholder Adormecido É aquele que tem poder para impor sua

    vontade na organização, porém não tem legitimidade ou urgência e assim

    seu poder fica em desuso, tendo ele pouca ou nenhuma interação com a

    empresa. Entretanto, a gestão deve conhecer esse stakeholder para

    monitorar seu potencial em conseguir um segundo atributo.

    Stakeholder Arbitrário É aquele que possui legitimidade, mas não tem

    poder de influenciar a empresa e nem alega urgência. A atenção que deve

    ser dada a essa parte interessada diz respeito à responsabilidade social

    corporativa, pois tendem a ser mais receptivos.

    Stakeholder Reivindicador Quando o atributo mais importante na

    administração do stakeholder for urgência, ele é reivindicador. Sem poder

    e sem legitimidade, não devem atrapalhar tanto a empresa, porém devem

    ser monitorados quanto ao potencial de obterem um segundo atributo.

    Stakeholder Dominante É aquele que tem sua influência na empresa

    assegurada pelo poder e pela legitimidade. Espera e recebe muita atenção

    da empresa.

    Stakeholder Perigoso Quando há poder e urgência, porém não existe a

    legitimidade, o que existe é um stakeholder coercitivo e possivelmente

    violento para a organização, o que pode ser um perigo, literalmente.

    Stakeholder Dependente É aquele que tem alegações com urgência e

    legitimidade, porém depende do poder de um outro stakeholder para ver

    suas reivindicações sendo levadas em consideração.

    Stakeholder Definitivo Quando o stakeholder possui poder e

    legitimidade ele praticamente já se configura como definitivo. Quando

    além disso ele alega urgência, os gestores devem dar atenção imediata e

    priorizada a esse.

  • A comunicação corporativa é o processo por meio do qual os stakeholders percebem a identidade, a imagem e a reputação da empresa.

    A questão está correta, pois tanto a identidade quanto a imagem da empresa devem misturar-se de forma que não haja diferença entre elas. Os stakeholders são os públicos da organização.


ID
396922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência a comunicação integrada, julgue os itens que se seguem.

No âmbito das relações públicas, exercer a função estratégica significa ajudar as organizações a se posicionarem perante a sociedade, explicitando seus valores, sua identidade, sua missão.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    A autora Kunsch (Obtendo resultados com relações públicas. 2.ed., 2003, p. 103) cita as atividades das relações públicas nas organizações como função estratégica, que “significa ajudar as organizações a se posicionar perante a sociedade, demonstrando qual é a razão de ser do seu empreendimento, [...] bem como definir uma identidade própria e como querem ser vistas no futuro”. Seguindo esta visão ela destaca que para as organizações se manterem com uma imagem positiva diante dos seus públicos é preciso que tenham missão, valores, metas e conceitos bem definidos.

    Fonte: O papel das Relações Públicas na comunicação integrada: estudo de caso da marca Alemanha na copa do Brasil (Comunicom2014)
    http://www.espm.br/download/Anais_Comunicon_2014/gts/gt_quatro/GT04_Quincoses.pdf


ID
396964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Nas organizações, a sustentabilidade é o ponto de interseção entre estratégias de negócio e demandas políticas, sociais e econômicas aliadas à preservação do meio ambiente. A dimensão institucional, mercadológica e administrativa da comunicação, nesse contexto, adquire relevância, otimizando o relacionamento com os públicos estratégicos e, de uma maneira mais abrangente, com a opinião pública, no trabalho de construção da sustentabilidade.

Margarida Kunsch. A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. p. 11 (com adaptações).

Uma empresa socialmente responsável deve cumprir uma série de obrigações e compromissos, que incluem aspectos como: relação saudável com os funcionários, obediência às leis do país, preservação do meio ambiente, comunicação ética e transparente e produtos não lesivos à sociedade.

Wilson Bueno. Empresas “meio cidadãs”, a aberração de um conceito. Internet: (com adaptações).

Tendo os fragmentos de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

O custo das ações de responsabilidade social para as empresas tem diminuído consideravelmente a sua margem de lucro.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Apesar da questão estar na lista errada por ser de Administração, como não tinha nenhum comentário vou fazer um , simples e breve, apenas para poder responder a questão.

    O custo das ações de responsabilidade social para as empresas nem sempre causa diminuição na sua margem de lucro. E ele pode trazer sim aumento dessa margem.
  • Investimentos em ações focadas na sustentabilidade favorecem a construção de uma imagem institucional positiva diante dos stakeholders. Tais investimentos não podem ser encarados como gastos, pois reforçam os valores corporativos, o que atrai consumidores fiéis à marca  e  atrai novas fatias do público, que consideram este investimento como um diferencial perante a concorrência. Assim sendo, investindo em ações sustentáveis, a empresa pode, associada a outros fatores e políticas estratégicas, aumentar sua margem de lucro. O olhar atento dos consumidores e clientes às praticas empresariais no meio ambiente exige um reposicionamento das empresas.
  • Pelo contrário, podem atrair mais clientes e aumentar os lucros.


ID
397006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à gestão estratégica da comunicação organizacional.

A comunicação organizacional envolve pelo menos quatro tipos de comunicação: a cultural, a administrativa, a social — realizada por meio da assessoria de comunicação — e a comunicação referente à memória institucional, esta reunida em um banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • Alguem sabe me dizer em qual livro aborda a comunicacao cultural como parte da CO?
  • Essa definição sobre a Comunicação Organizacional encontra-se no livro "Tratado de Comunicação Organizacional e Política" de Gaudêncio Torquato.
    Para o autor, a comunicação organizacional se caracteriza por quatro formas de comunicação: a comunicação cultural, a comunicação administrativa, a comunicação social e o sistema de informação.
  • É só se atentar ao "pelo menos".

  • banco de dados? E a memória dos funcionários antigos?

ID
397009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à gestão estratégica da comunicação organizacional.

A vigilância sobre o meio, a harmonização da comunicação interna na resposta a estímulos e ameaças externas e a transmissão da cultura e da herança organizacional para os públicos interno e externo constituem três funções importantes da gestão estratégica da comunicação nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Três funções básicas da Teoria Funcionalista: a) vigilância; b) coesão; e c) transmissão de cultura.


ID
397015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação interna e externa, julgue os itens seguintes.

A influência dos denominados líderes informais não deve ser incentivada por meio de comunicação interna, uma vez que tal ação pode provocar efeitos indesejados, como quebras de hierarquia, e gerar duplos comandos.

Alternativas
Comentários
  • Item: Errado

    Líderes informais são pessoas que em sua grande maioria não possuem cargos de Diretoria ou que possam tomar grandes decisões, mas vali-se de uma personalidade forte e perspicaz, liderando seus companheiros na busca de um objetivo comum.

    Por estarem normalmente no operacional estão mais informados sobre as dificuldades da empresa e dos efeitos do ambiente externo. Cabe a estas pessoas em muitos casos motivar e traçar os melhores caminhos para atingir as metas ou objetivos traçados.

    Percebe-se que os principais pontos que levam as pessoas a seguirem estes Líderes Informais são a suas expressões e linguagem de fácil compreensão, sendo respeitados e tidos como grandes mentes dentro de um departamento.

    Um dos pontos negativos das organizações que possuem em demasia este tipo de liderança são os conflitos de egos e responsabilidades sobre as atividades. Ainda sim, é uma atividade que deve ser incentivada, ao contrário do que a questão afirma, uma vez que estas lideranças informais podem produzir um grande impacto positivo quanto ao posicionamento da empresa e em seus resultados.

    http://www.webartigos.com/articles/29280/1/O-Poder-das-Liderancas-Informais-nas-Organizacoes/pagina1.html


    Bom estudo ;)
  • Errado. O público interno é um multiplicador das experiências e impressões da Organização, levando informações para fora dos muros da empresa. Pensá-la de forma unilateral é um erro. Manter o diálogo aberto entre direção e funcionários, criando mecanismos que transmitam segurança à manifestação do pensamento e dando retornos com autenticidade, rapidez e transparência é o que se chama de gestão participativa da comunicação interna. Sem compreendê-la desta forma, os níveis de desconfiança farão um trabalho no sentido contrário, criando ruídos que podem vir a ser desastrosos.
    Prof. Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br
  • Pelo contrário. Desenvolver ações de comunicação focadas nos líderes informais ajuda a comunicação organizacional, pois favorece o fluxo horizontal e permite canalizar questões vindas do topo para a alta gestão. Reprimir as manifestações e descontentamento dos líderes informais pode ser uma estratégia traiçoeira. Apropriar-se deste fluxo informal de comunicação, como afirma Kunsch, é uma ótima oportunidade de saber o que se passa na rede de rumores e boates e desenvolver ações para amenizar os descontentamentos. 

    Segundo o livro "Planejamento de Relações Públicas na Comunicação integrada", da autora Margarida Kunsch: "a comunicação informal nasce da necessidade das pessoas conseguirem informações sobre a organização que, muitas vezes, não é suprida pelos canais formais e faz com que elas procurem meios alternativos. Além dos famosos boatos e rumores, “a conversa, a livre expressão do pensamento, as manifestações dos trabalhadores sem o controle da direção administrativa são algumas expressões da rede informal, insertas no convívio natural das pessoas e dos grupos” (KUNSCH, p. 84).

ID
397018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação interna e externa, julgue os itens seguintes.

Um dos principais desafios da comunicação externa é a comunicação de valores à sociedade. Tal comunicação somente será bem-sucedida se os valores a serem comunicados forem também disseminados internamente, a ponto de adquirirem a consistência e a adesão dos próprios funcionários da empresa, que passarão a propagá-los no ambiente externo.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação focada no público interno, ou seja, os colaboradores, deve estar alinhada à que se destina ao público externo, para que não haja dissonância cognitiva.

ID
397021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação interna e externa, julgue os itens seguintes.

A construção de uma identidade visual é fundamental para as grandes corporações; por isso, é necessária a realização de um trabalho interno, por meio da uniformização de cartazes, avisos e vestuário, e externo, mediante a fixação de logomarca e conceito.

Alternativas
Comentários
  • Correto. A definição da logomarca é um trunfo que a organização utiliza para ser reconhecida e comunicar uma série de atributos de forma compacta. Lembre-se de todo investimento de imagem da Nike em sua logomarca para disseminar sua “alma” em produtos “construídos” com o trabalho de diversos parceiros comerciais. É um exemplo da força que a identidade visual tem na disseminação de conteúdos que virão a se consolidar enquanto imagem na mente do consumidor e da opinião pública. Assim como são estrategicamente desenvolvidas as embalagens (que influenciarão o consumo), também devem ser tomadas providencias em relação à sinalização do ambiente de trabalho, ao desenvolvimento de fardamentos que reflitam para os funcionários, seus familiares e pessoas de acesso próximo os conceitos pelos quais a empresa deseja ser percebida. A construção da imagem começa com o público interno e “contamina” toda a sociedade.
    Prof.Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br  8

  • Só eu tenho aflição quando o Cespe usa o termo logomarca? Percebi que eles não consideram incorreto. Então, segundo o próprio Cespe: Logomarca pode ser corretamente definido como um conjunto de elementos gráficos e(ou) visuais simbólicos e representativos de uma marca, os quais, eventualmente, incluem letras.


ID
405451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à prática da assessoria de imprensa, julgue os itens
seguintes.

As páginas da instituição na Internet podem servir como meio de contato da organização com seus públicos, que podem fazer sugestões, reclamações, perguntas, elogios. As ferramentas interativas são estratégicas para a construção da imagem da instituição e para a gestão da reputação corporativa.

Alternativas

ID
421168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Não há consenso sobre o que seja reputação corporativa, conceito surgido no início da década passada. A reputação corporativa tem sido atrelada ao desempenho, à confiança e às expectativas de stakeholders. Além disso, ela é vista por alguns autores como um ativo intangível das instituições. Com relação a esse assunto, julgue o  item   subsequente.

Considerando-se que o desempenho institucional é um fator importante para a reputação corporativa, é desejável monitorar esse desempenho por meio de instrumentos como as pesquisas.

Alternativas

ID
421174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Não há consenso sobre o que seja reputação corporativa, conceito surgido no início da década passada. A reputação corporativa tem sido atrelada ao desempenho, à confiança e às expectativas de stakeholders. Além disso, ela é vista por alguns autores como um ativo intangível das instituições. Com relação a esse assunto, julgue o  item   subsequente.

Imagem, identidade e reputação são conceitos complementares, e não sinônimos.

Alternativas
Comentários
  • A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).


    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação. A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.


    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria), e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização, sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

    Fonte: http://portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos

  • Imagem corporativa: como os públicos veem a instituição. Percepção gerada pelos reflexos de sua atuação na sociedade.

    Identidade corporativa: como a instituição realmente é, sua essência, seus valores, sua personalidade. Ou ainda: como ela quer ser vista pelos públicos.

    Reputação corporativa: somatório das imagens ao longo do tempo. É menos fluída que a imagem institucional. É construída num prazo maior de tempo, tem mais consistência e intensidade. É reflexo de ações, atitudes e decisões, sendo, por isso, necessário que os gestores se empenhem em torná-la consistente, uma vez que disso depende a imagem institucional.


ID
421183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Não há consenso sobre o que seja reputação corporativa, conceito surgido no início da década passada. A reputação corporativa tem sido atrelada ao desempenho, à confiança e às expectativas de stakeholders. Além disso, ela é vista por alguns autores como um ativo intangível das instituições. Com relação a esse assunto, julgue o   item   subsequente.

O conceito de reputação corporativa como um ativo intangível, ou seja, como um capital em circulação, contempla apenas expectativas comerciais.

Alternativas
Comentários
  • Não contempla apenas expectativas comerciais.


    Entre os fatores subjetivos que devem estar presentes na identidade da empresa, destacam-se:


    Diferenciação: uma proposta eficiente deve se diferenciar das concorrentes e atrair a atenção do público pela exclusividade da atuação;

    Coerência: as contradições entre discurso e prática são um risco que já citamos, sendo assim, a identidade deve preservar as características da empresa e a forma como ela atua;

    Relevância: a relevância da empresa para o público-alvo dela inclui, não apenas criar um conceito de marca, mas ele ser condizente com o que o público busca com a companhia;

    Reputação: a partir de uma elaboração sólida dos três elementos anteriores, a companhia terá mais chances de solidificar uma imagem positiva entre o público-alvo dela. A reputação não surge instantaneamente e deve ser construída ao longo do tempo.

    Fonte: https://marketingdeconteudo.com/identidade-corporativa/


ID
421189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Não há consenso sobre o que seja reputação corporativa, conceito surgido no início da década passada. A reputação corporativa tem sido atrelada ao desempenho, à confiança e às expectativas de stakeholders. Além disso, ela é vista por alguns autores como um ativo intangível das instituições. Com relação a esse assunto, julgue o  item   subsequente.

Não se pode afirmar que uma instituição que mantém sua confiabilidade e sua credibilidade durante uma crise goze de boa reputação.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Ora, se uma instituição consegue manter sua confiabilidade e sua credibilidade durante uma crise, é de se esperar que ela goze de boa reputação, pois mesmo grandes empresas com muitos anos de mercado e reputação consolidada podem passar por crises eventuais. 


ID
460120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Maria Lúcia Zülzke — Abrindo a empresa ao consumidor
— existem duas funções que distinguem os tipos de serviços de
atendimento ao consumidor. Na primeira delas, estão alojados os
serviços do tipo ombudsman, inovador, radar, agente de
mudanças e auditor, que são pró-ativos. Na segunda função, os
serviços do tipo caixa de reclamações, informativo e cosmético,
que não trazem contribuições à organização. Zülzke diz ainda que
essas duas funções caracterizam as organizações que possuem
uma cultura de participação do consumidor mais forte ou mais
fraca, respectivamente. Acerca desse assunto, julgue os itens que
se seguem.

O serviço de atendimento de uma organização é sempre um instrumento eficiente de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Um processo de atendimento começa com a identificação das necessidades e desejos dos clientes e passa por questões importantes como a comunicação da empresa, a definição dos produtos oferecidos, a estrutura da loja, as formas de pagamento e a capacitação da equipe de vendas.

    Além disso, é preciso pensar no pós-venda e nas políticas para a fidelização dos clientes.

    Cada empresa tem suas características específicas e, com certeza, seus processos de atendimento irão refletir essas diferenças.
    Mas um atendimento apenas, sem o resto da estrutura bem definida ou uma equipe mal treinada, provavelmente não serão um instrumento eficiente.

    Espero ter ajudado um pouquinho.

    Fonte: Sebrae
  • Acredito que estaria relacionado ao conceito de efetividade e nao de eficiencia. O servico de atendimento causa impactos na organizacao, por isso o conceito de efetividade. Eficiencia se relaciona com os recursos organizacionais, produzir mais com menos.

ID
460264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, em Comunicação interna: os
desafios da integração
, a comunicação interna das organizações
precisa ter finalidade, usar canais próprios, ter linguagem e
veiculação adequadas e estar em espaço físico apropriado. Deve
ser realizada por profissionais de comunicação que tenham uma
visão ampla do ambiente interno.

A respeito de comunicação interna das organizações, julgue os
itens a seguir.

Visão ampla do ambiente interno refere-se aos aspectos políticos da organização.

Alternativas
Comentários
  • O legal dessa questão é que se ela estivesse certa não teria problema.

    Visão ampla não se refere apenas aos aspectos políticos, mas também a eles.

    Logo, se estivesse certa, seria porque o item não colocou "apenas".

    Mas está errada porque a visão ampla refere-se a mais aspectos que só o político.

    Irritante o CESPE.


  • Ora, se a visão é ampla, ela está muito além dos aspectos políticos da organização e torna-se um erro determiná-la sob esse espectro, visto que há outros pólos: culturais, sociais, negociais, humanos, logísticos, e por aí vai. Uma visão ampla deve abranger cada aspecto organizacional e não restringir-se a um deles, posto que é uma visão "do todo".

  • Na verdade, refere-se, sim, aos aspectos políticos. Mas é claro que não se refere apenas a eles, no entanto. Só que a assertiva não diz 'apenas'. Logo, estaria certo. Altamente ambígua.


ID
543382
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para o renomado autor norte-americano Philip Kotler, Marketing Social significa uma tecnologia de administração da mudança social, associada ao projeto, à implantação e ao controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de uma idéia ou prática social em um ou mais grupos de adotantes escolhidos como alvo
Está em DESACORDO com a definição de Kotler sobre Marketing Social o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra C

    Esta afirmação esta em desacordo por ser a definição de Marketing institucional, e não social.

    Marketing social: Diz respeito ao esforço mercadológico no sentido de associar uma marca ou instituição a uma causa social, que pode ser o desenvolvimento de campanhas (para prevenção da saúde e o estímulo à leitura, por exemplo), doações para entidades assistenciais, parcerias com entidades filantrópicas, desenvolvimento de trabalho junto a comunidades carentes etc. O Marketing Social tem ganhado corpo nos últimos anos, na medida em que empresas e instituições se conscientizam da necessidade de comprometer-se definitivamente com a comunidade, em contrapartida ao apoio que esta lhes empresta. Esta estratégia de comunicação equilibra as expectativas do público à lucratividade da empresa atrelando à marca identidade e valores subjetivos pela postura desempenhada e, assim, garantindo-lhe credibilidade.

    Marketing Institucional: o marketing institucional tem como objetivo trabalhar a identidade, a formação e a consolidação da imagem de uma organização (ou projeto). Para isso, presta-se às atividades de “polimento de imagem”, na busca de sólida reputação e reconhecimento público para a empresa. Utilizado para formar, manter, consolidar ou mudar o conceito público de uma organização, é o sentido mais usual em que se emprega a expressão marketing institucional, voltado para a obtenção, preservação e melhoria de imagem da empresa no mercado.

    Fontes:
    http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/marketingsocial.php
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_institucional
  • Marketing Social é a gestão estratégica do processo de inovações sociais a partir da adoção de comportamentos, atitudes e práticas individuais e coletivas, orientadas por preceitos éticos, fundamentados nos direitos humanos e na equidade social.

  • Marketing social: Modalidade de marketing institucional voltada para a melhoria das condições de vida da sociedade, por meio de programas de educação, saúde, meio ambiente, segurança, cultura, esportes, formação profissional, ações comunitárias etc. Leva em conta a responsabilidade social da empresa e os interesses da sociedade a longo prazo. Tem abrangência mais ampla que o marketing comunitário.

     

    Fonte: Dicionário Essencial de Comunicação (Rabaça & Barbosa)

  • Marketing é um conjunto de atividades que visa entender e a atender às necessidades do cliente. Em muitas empresas, a área de vendas responde às necessidades do Marketing, executando as atividades de venda, que fazem parte do ciclo de relacionamento com os clientes.


ID
550822
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A formação e a consolidação da identidade corporativa dependem do seguinte fator:

Alternativas
Comentários
  • A identidade da empresa está intrinsecamente ligada à suas ações de um modo geral. Isso influencia diretamente a percepção da identidade da instituição pelo público, construindo, assim, a própria identidade empresarial.

     

    Fonte: Estratégia

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    Letra  A:  errada.  De  acordo  com  Kunsch,  a  “identidade  corporativa  reflete  e  projeta  a  real personalidade da organização. É a manifestação tangível, o autorretrato da organização ou a soma total de seus atributos, sua comunicação, suas expressões.” 

      

    Letra B: errada. A primeira parte da assertiva está correta. De fato, a identidade corporativa depende de como a empresa realmente se comporta. A identidade corporativa envolve o que a empresa é e o que a empresa faz. Contudo, a segunda parte da assertiva está errada. Isso, pois, a comunicação empresarial atinge sim o público

    Letra C: errada. “Como o público vê  a empresa” é um conceito relacionado à imagem corporativa. Além disso, a opinião do público pode sim ser modificada através da comunicação. 

    Letra D: errada. A identidade corporativa envolve o que a empresa é e o que a empresa faz. A identidade corporativa reflete e projeta a real personalidade da organização. 

    Letra E: correta. De fato, a identidade corporativa envolve o que a empresa é e o que a empresa faz. Além disso, de acordo com Costa, esses parâmetros (o que a empresa é e o que a empresa faz) consistem  no  lado  “racional”  da  identidade  corporativa.  Contudo,  para  Costa,  também  existem fatores  que  representam  o  lado  “subjetivo”  da  identidade  corporativa,  que  surge  do  público (clientes, consumidores, etc.) e da interpretação que esse público faz sobre “o que a empresa é” e “o que a empresa faz” (em outras palavras, a “opinião do público”).  


ID
550852
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No contexto da comunicação nas organizações, a manutenção da imagem corporativa se destaca como importante instrumento de vantagem competitiva. Nesse sentido, a ferramenta mais indicada para avaliar e mensurar a imagem corporativa de uma organização é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Discordo!

     

    Cespe - Analista - Área Comunicação Social

    (SERPRO) 2013 

    O clipping é a matéria-prima da área de auditoria de imagem, motivo pelo qual fortalece o papel da ferramenta como métrica do trabalho da assessoria de imprensa.

  • Também respondi como clipping, porém relendo o comando da questão, será que a resposta não é a D devido a palavra mensurar. Enquanto avaliação, o clipping está ok, mas será que é possível mensurar os dados também através do clipping. Dúvida?! O que fazer na hora da prova?!


ID
562504
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Conhecer e administrar a questão da imagem das organizações é uma tarefa complexa e torna-se um grande desafio saber conduzi-la no contexto da comunicação institucional. O conceito de imagem corporativa é definido como

Alternativas
Comentários
  • IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    Aprofundando:

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    De acordo com Kunsch, a Imagem Corporativa “tem a ver como o imaginário das pessoas, com as percepções.  É  uma  visão  intangível,  abstrata  das  coisas,  uma  visão  subjetiva  de  determinada realidade.” 

       

    Em outras palavras, pode-se dizer que a imagem corporativa consiste na “percepção” da opinião pública  sobre  o  comportamento  da  organização  e  de  seus  funcionários,  bem  como  de  seus produtos ou serviços. 


ID
594079
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para o desenvolvimento de uma comunicação organizacional adequada dentro de uma empresa, deve ser observada em seu plano a existência dos seguintes propósitos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O "somente" invalida a alternativa E. Na realidade, é necessário comunicar valores também ao público interno.


ID
594082
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O planejamento de uma estratégia de comunicação eficiente consiste, entre outras questões, na formação de uma identidade corporativa. Destaca-se como uma característica correta a apresentada no item:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi por que o gabarito foi letra A. 

    Pra mim a C me parece mais correta!

  • Para mim  também pareceu bem mais coerente a alternativa C. Essa banca é muito estranha.

  • Na minha opinião, nenhuma das alternativas está correta. Segundo Margarida Kunsch, a identidade "reflete e projeta a real personalidade da organização. É a manifestação tangível, o auto-retrato da organização ou a soma total de seus atributos, sua comunicação, suas expressões, etc. De acordo com Joan Costa, ela se define por dois parâmetros: o que a empresa é e o que ela faz.". 


ID
596761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Nos últimos anos, a comunicação tem conquistado cada vez mais
espaço nas organizações. A globalização e as novas tecnologias
definiram um papel decisivo para a comunicação, com
possibilidades sem fronteiras de participar do negócio e interagir
com os mais diversos públicos. A próxima etapa a ser vencida pela
comunicação deverá ser a sua consolidação como instrumento de
inteligência empresarial. Com referência a esse assunto, julgue os
itens que se seguem.

Ter voz ativa na construção de cenários, no lançamento de produtos e na formulação do planejamento estratégico constitui pré-requisito para que a comunicação seja considerada uma área estratégica.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    P/ ser estratégica a comunicação precisa participar ativamente dos processos que levam às tomadas de decisão de uma empresa.


ID
602308
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Saber planejar a comunicação de uma organização relaciona-se com o direito que todos possuem a informação. Julgue os itens a seguir quanto as características de uma boa política de comunicação organizacional.

I - A política de comunicação organizacional começa e termina na área de comunicação social da organização, e deve estar alicerçada em necessidades como o aumento da visibilidade da organização na mídia e o melhor relacionamento com os públicos de interesse.

II - A política de comunicação é feita de boas intenções que se manifestam e são flexíveis na sua realização, dependendo da aceitação no ambiente externo, sem necessidade de resultados positivos práticos.

III - Uma política de comunicação serve exclusivamente para a área de comunicação social. Cada setor organizacional desenvolve a sua própria política.

IV - Uma política de comunicação requer uma metodologia específica, que exige a realização de diagnósticos internos e externos para definir quais as melhores ações.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • O único correto é o IV

  • Concordo, Danilo. Falar que a comunicação depende da "boa vontade"  não é real. O gabarito está errado, não?

  • Modelo lixo de questão

  • O IV não seria estratégia de comunicação?


ID
606538
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação interna não pode ser algo isolado do composto da comunicação integrada e do conjunto das demais atividades da organização. Sua eficácia dependerá de um trabalho de equipe entre as áreas de comunicação e recursos humanos, a diretoria e todos os empregados envolvidos. VIEIRA, Roberto Fonseca. Comunicação Organizacional. Rio de Janeiro: Mauad, 2004. p. 54

A partir do texto acima, pode-se afirmar que o discurso publicitário cumpre a sua finalidade nos três planos seguintes:

Alternativas
Comentários
  • gab. E

     

     


ID
722167
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O gerenciamento de crise é uma das tarefas mais difíceis de serem feitas em uma Assessoria de Comunicação. Esse é um trabalho que requer transparência tanto da empresa, instituição ou assessorado envolvido, como do assessor de comunicação. Quando o assessorado é o responsável principal pela situação de crise, a melhor atitude do assessor é

Alternativas
Comentários
  • Em situações de crise, o assessor deve indicar ao assessorado como se posicionar e ter uma atitude proativa, assumindo as responsabilidades e evitando nomear culpados. Assumir o processo e apresentar esclarecimentos reduz as chances de manchar a imagem corporativa que um silêncio poderia trazer.

ID
736558
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Internet tem ampliado sua importância e seu papel na comunicação organizacional, mas seus recursos têm sido pouco explorados. A Internet tem sido considerada apenas:

Alternativas

ID
739648
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação ao Planejamento de Mídia é correto dizer que

Alternativas
Comentários
  • Gab : D

    Como a minha dúvida foi quanto a empena, segue um pouco do que ela é: trata-se de um outdoor que fica na paternal de edifícios como uma forma de complemento , mídia de apoio. 

  • marketing direto: O marketing direto é uma das mais emergentes ferramentas de marketing que surgiram com a nova economia, consistindo em contactos diretos que ocorrem individualmente entre a empresa e um cliente (ou grupo de clientes com necessidades idênticas). O Marketing Direto, deve ser utilizado para conseguir uma relação personalizada com os clientes, de forma a conhecê-los o suficiente para poder oferecer a cada categoria os bens e serviços mais adequados. Esta ferramenta é fundamental na fidelização dos clientes

    Backlight: O backlight é um painel de estrutura metálica no qual se prende uma lona translúcida com a propaganda impressa. A iluminação vem por dentro da estrutura, por trás da lona. Um bom exemplo de backlight são os anúncios de pontos de ônibus, mas estes usam papel alta alvura 150gm2 em impressão 4/3 cores. (NO ITEM A DEFINIÇÃO É DE EMPENA)

    Empena: As empenas são grandes estruturas para a veiculação de propagandas em paredes cegas (paredes sem janelas) de edifícios. Ou seja são anúncios muito grandes mesmo. Antigamente eram pintadas à mão, mas atualmente tem suas artes impressas em lonas e são iluminadas frontalmente. Em algumas cidades as empenas são proibidas para não aumentar a poluição visual. (NO ITEM A DEFINIÇÃO É DE BACKLIGHT)

    Mídia Extensiva: correta(definição retirada do site http://www.comuniqueiro.com/dicionario/midia-extensiva)

    Neopaper: O YUPO é um Papel Sintético 100% reciclável, à prova d’água e ecológico com atributos e propriedades que o tornam a solução perfeita para uma variedade de necessidades de marketing, design, embalagens e rótulos.

    FONTES:

    https://conceitoideal.com.br/blog/marketing-e-estrategia/qual-a-diferenca-entre-outdoor-frontlight-backlight-painel-luminoso-empena-e-triedro.html
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_direto
    https://yupousa.com/what-is-yupo/?lang=pt-br


ID
774931
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Camaçari - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A ____________________ corresponde a um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade junto aos seus públicos de interesse ou junto à opinião pública.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito..Poderia ser comunicação organizacional, conceito que substituiu comunicação empresarial,como explica Torquato, em seu tratado. 

  • Correto Letra D

     

    A princípio, pensei tratar-se de comunicação integrada. Entretanto, a comunicação integrada significa uma fusão da comunicação dos vários departamentos de uma empresa (ou seja, de toda comunicação interna) em prol de um objetivo geral. A comunicação empresarial, por sua vez, seria algo maior que a própria comunicação integrada. Seria uma espécie de gênero do qual a comunicação integrada é apenas um de seus elementos.
     

    Comunicação Empresarial

    " Finalmente, podemos concluir que a comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica de planejamento que aplica a comunicação interna e a comunicação externa para melhorar o fluxo de informações e o relacionamento organizacional, com o objetivo de garantir sua sustentabilidade no mercado.  "

     

    Comunicação Mercadológica

    A comunicação mercadológica tem o objetivo de vender ou melhorar a imagem dos produtos ou serviços da corporação. Marketing e venda são os principais setores responsáveis por esse processo dentro de uma empresa.

     

    Comunicação Organizacional Integrada

    Margarida Kunsch é uma das pioneiras deste conceito no Brasil. Segundo ela, comunicação organizacional integrada é uma filosofia que direciona a convergência de todas as quatro comunicações (institucional, mercadológica, interna e administrativa), permitindo uma atuação sinérgica entre elas. É a soma de todas as atividades de comunicação realizadas pelos diversos departamentos da empresa, e que, apesar de suas diferenças e peculiaridades, consigam atuar de forma harmoniosa para atingir os objetivos da organização.

     

    https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/

    https://www.administradores.com.br/artigos/academico/comunicacao-empresarial-conceitos-e-objetivos/94838/


ID
781054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item, que trata da comunicação empresarial.

O que define a identidade corporativa é a forma como a administração busca apresentar ao público interno suas ideias.

Alternativas
Comentários
  • Identidade Corporativa ou Identidade Empresarial (em inglêsCorporate Identity) pode ser definida como o conjunto de atributos que torna uma empresa especial e diferenciada. Esses atributos são classificados de essenciais e acidentais. Os primeiros são os atributos que se referem ao propósito da empresa, a missão e aos valores; os atributos acidentais contribuem para a descrição da empresa, mas não definem a sua essência. Peter Behrens foi o fundador da identidade corporativa, em 1908 a serviço da AEG.

  • IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    Aprofundando:

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos


ID
801004
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Analise as afirmativas sobre imagem corporativa e, em seguida, marque a afirmativa correta.

Alternativas

ID
801031
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Analise as afirmativas sobre Comunicação Pública, colocando entre parênteses a letra “V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É a Comunicação praticada no espaço democratizado, envolvendo os diferentes setores da sociedade.
( ) A discussão, a controvérsia, as diferentes opiniões, são vistas como características da comunicação pública, cabendo aí estratégias de Relações Públicas.
( ) Pode ser conceituada também como comunicação governamental.
( ) Trata-se de uma comunicação intimamente ligada à democracia, subtende-se a comunicação praticada no primeiro, segundo e terceiro setores.
( ) É responsável direta, por meio da gestão estratégica das Relações Públicas, pela construção e formação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização

Alternativas
Comentários
  • Muita gente marcou a alternativa A. Ocorre que o último tópico descreve a comunicação Institucional, não a comunicação pública.

    Veja:

    "Ainda tendo como referência a obra de Kunsch, verificamos que a autora classifica a comunicação institucional como “[…] a responsável direta, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção e formação de uma  e identidade corporativa fortes e positivas de uma organização”..."

    Fonte: https://interfacecomunicacao.com.br/comunicacao-mercadologica/


ID
801034
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre a cultura organizacional podemos afirmar:

Alternativas

ID
816526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam da comunicação empresarial.

O que define a identidade corporativa é a forma como a administração busca apresentar ao público interno suas ideias.

Alternativas
Comentários
  • Identidade Corporativa ou Identidade Empresarial (em inglêsCorporate Identity) pode ser definida como o conjunto de atributos que torna uma empresa especial e diferenciada. Esses atributos são classificados de essenciais e acidentais. Os primeiros são os atributos que se referem ao propósito da empresa, a missão e aos valores; os atributos acidentais contribuem para a descrição da empresa, mas não definem a sua essência. Peter Behrens foi o fundador da identidade corporativa, em 1908 a serviço da AEG.

  • IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    Aprofundando:

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos


ID
821155
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de métodos e técnicas de pesquisa, indique a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

     

    "Grupos focais são um tipo de pesquisa qualitativa que visa a perceber os aspectos valorativos e normativos que são referência de um grupo em particular. São, na verdade, uma entrevista coletiva que busca identificar tendências. Seu objetivo é compreender, e não inferir ou generalizar." 

     

    Livro: Análise global de processos jornalísticos: uma proposta metodológica. Aline Strelow. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. p.28


ID
821185
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A imagem institucional (também chamada de imagem corporativa) pode ser entendida como o conjunto das opiniões subjetivas do público (em sua totalidade ou em cada um dos seus segmentos) com relação à imagem de uma organização. Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A gestão da imagem institucional é extremamente estratégica para as organizações. Se for uma empresa com capital aberto uma imagem desgastada pode fazer os preços das ações caírem. Um atacadista pode ver seus produtos encalharem e um órgão público pode perder credibilidade com uma imagem negativa.


ID
821188
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Brand Equity (BE) é um termo utilizado na gestão de marcas. Não há tradução exata para o português, mas seu significado geral é “tudo aquilo que uma marca possui, de tangível e intangível, e que contribui para o crescimento sustentado dos seus lucros. É a somatória dos valores e atributos das marcas, que devem se transformar em lucros para os seus proprietários e acionistas”.

(MARTINS, José Roberto. Branding: o manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. São Paulo: Globalbrands, 2000, p. 193). 

Sobre o brand equity e a gestão de marcas, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Os elementos da marca, sendo os principais o nome, logo, símbolo, slogan e embalagens, não devem ser utilizados para identificar e diferenciar uma marca, uma vez que a criação de brand equity está relacionada a diversos fatores que devem trabalhar de forma integrada.

    Acredito que o erro está justamente no "não" sublinhado por mim. Todos os elementos citados devem ser utilizados para identificar e diferenciar uma marca. 

    ----

    Brand Equity é um termo da área do marketing, que significa o valor adicional que se atribui a algum produto ou serviço. Esse valor influencia na forma como o consumidor pensa, sente e age em relação à marca, assim como nos preços, na parcela de mercado e na lucratividade proporcionada pela marca à empresa. O Brand Equity representa um importante ativo intangível que corresponde a um valor psicológico e financeiro da organização.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Brand_equity

  • Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, pág. 30:


    Branding - Designação genérica para descrever a definição de marcas, logotipos ou nomes comerciais para um produto ou serviço. 2 Estudos de mercado, posicionamento, design, consumidor e estética para aplicação na criação de uma marca.


    Explicação excelente em: Q96448


    Branding, termo utilizado em comunicação para expressar o trabalho de construção e posicionamento de marca, implica a definição de variáveis, como design, cores, aplicabilidade, slogan e divulgação, que dão significado aos diferenciais estratégicos que uma marca representa e que lhe agregarão valor. Uma marca pode afirmar-se por atributo, por benefício, por adequação ao perfil do segmento a que se relaciona e, ainda, por contradição a um concorrente.


    2010 - CESPE- ABIN - Oficial Técnico de Inteligência – Área de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda


ID
821191
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A promoção institucional tem como principais objetivos:

I. tornar uma empresa ou organização conhecida;

II. divulgar seus produtos e serviços;

III. gerar relacionamento com o público-alvo (goodwill); e

IV. atualizar ou manter a imagem institucional ou ainda integrá-la ao público-alvo.

Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  O Share of Mind faz: mede como as pessoas pensam sobre determinadas marcas em uma categoria de produto.


ID
821197
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Num universo em que a Comunicação organizacional administrada se transforma em vantagem competitiva, as organizações e os seus gestores passam a ser usinas de imagens que estão permanentemente direcionadas a públicos com poder político e econômico”.

(NASSAR, Paulo. O que é comunicação empresarial. São Paulo: Brasiliense, 1995). 

Avalie as opções a seguir e assinale a correta.

Alternativas

ID
821200
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Por fim, podemos identificar o papel da comunicação empresarial tornando sustentável a atuação da gestão estratégica, seja na sua elaboração, implementação, execução e controle. Entretanto, verificamos o alargamento das responsabilidades e funções de uma comunicação sustentável que proporciona uma propagação e desenvolvimento de uma reputação duradoura e de uma identidade com que os públicos possam estabelecer uma ligação. Assim sendo, a comunicação empresarial serve de suporte sustentável para as medidas tomadas pelos gestores em relação às estratégias a serem elaboradas e executadas, para consecutivamente obterem o desejado fator crítico de sucesso”.

(CORREDOURA, André Luiz Araújo. Gestão estratégica das organizações e comunicação empresarial: a fundamentação, escolha e implementação das decisões estratégicas. In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste. Intercom: Rio de Janeiro, 2009)

Em seu texto, o autor destaca a importância do processo de comunicação para a estratégia organizacional. Sobre os canais e estratégias de comunicação interna, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Perfeito


ID
821215
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um dos temas mais estudados e praticados pelas organizações, o planejamento estratégico parte do pressuposto de que a organização entende o conceito de estratégia. Sobre esse assunto, avalie as afirmações abaixo e assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
821269
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Alguns autores, como Gaudêncio Torquato, destacam no contexto da comunicação organizacional, os conceitos de imagem e identidade organizacional. Nesse sentido, é correto afirmar que a

Alternativas
Comentários
  • Segundo Margarida Kunsch,


    A identidade corporativa reflete e projeta a real personalidade da organização. É a manifestação tangível, o auto-retrato da organização ou a soma total de seus atributos, sua comunicação, suas expressões etc.


ID
849832
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação interna tem como objetivo unificar e disseminar os valores da organização, facilitar a troca de informações, informar o funcionário sobre a sua importância e sobre o seu papel na organização, elevar a autoestima e difundir a imagem da organização internamente, registrar fatos que constroem a memória da empresa, além de incentivar o feek- back do público-alvo.
Assinale a alternativa que apresenta somente periódicos de comunicação interna.

Alternativas
Comentários
  •   Para atender às demandas diferenciadas existem uma infinidade de canais de comunicação interna, dentre os quais se destacam: jornais e revistas, boletins, folhetos, comunicados, quadro de avisos e murais, reuniões, encontros, conversas individuais, programas de promoção, entre outros. As publicações internas podem trazer mensagens provenientes do próprio corpo funcional, além disso, devem apresentar assuntos variados e interessantes para atrair a atenção do leitor. É essencial que os veículos estejam adequados às expectativas dos diferentes grupos.

    Manuais são feitos principalmente para o público externo - consumidores.
    Relatórios não são feitos para o público interno, para os empregados. São feitos para um público seleto fazer a análise dos mesmos.
  • Revistas não são meios exclusivamente internos. Várias empresas desenvolvem revistas pro público externo. As revistas da Latam disponíveis nos vôos, por exemplo. Discordo desse gabarito.

  • Bem confusas essas alternativas... Alguém teria material a respeito?

  • Revistas são meios internos E externos. Afinal, elas circulam fora da empresa e atingem, por sua própria natureza, outros públicos.

    Há manuais voltados exclusivamente para o público interno também, aqueles destinados a informar sobre operações de máquinas ou a realização de procedimentos de trabalhos.


ID
882799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao planejamento de comunicação interna, julgue os
itens que se seguem.

A missão, a visão e os valores da organização não devem ser considerados no planejamento de comunicação interna.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado.

    AS PRINCIPAIS TAREFAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SÃO:

    1) Estabelecer uma missão e suas metas;

    2) Analisar o ambiente;

    3) Avaliar as aptidões da companhia;

    4) Desenvolver a estratégia;

    5) Implementar a estratégia;

    6) Avaliar e controlar a estratégia.


  • Gabarito Errado.

    AS PRINCIPAIS TAREFAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SÃO:

    1) Estabelecer uma missão e suas metas;

    2) Analisar o ambiente;

    3) Avaliar as aptidões da companhia;

    4) Desenvolver a estratégia;

    5) Implementar a estratégia;

    6) Avaliar e controlar a estratégia.



ID
940930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos às técnicas de relações públicas e à comunicação dirigida.

O principal objetivo da área de comunicação mercadológica é construir uma reputação positiva da instituição perante os públicos de interesse.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Comunicação mercadológica é voltada para fatores financeiros, econômicos, ligados ao mercado, ao lucro. A questão trouxe em realidade o conceito de comunicação institucional, atenção!
  • ERRADA

    a COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA é toda a comunicação com objetivos mercadológicos, divulgação publicitária dos produtos e serviços da empresa. Faz parte da comunicação organizacional.

    "construir uma reputação positiva da instituição perante os publicos de interesse" é um dos objetivos da COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL.
  • A comunicação mercadológica apresenta o conceito em seu próprio nome. É o tipo de comunicação voltada diretamente para o mercado, e possui a finalidade de “vender” produtos, serviços e idéias. Sua atuação não se restringe às empresas que visam o lucro financeiro, mas também a órgãos públicos e organizações não-governamentais (Terceiro Setor).

    A comunicação administrativa abrange todos os conteúdos relativos ao cotidiano da administração atendendo às áreas centrais de planejamento e às estruturas técnico-normativas, com a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. Trata-se do suporte informacional-normativo da organização.

    A comunicação institucional é responsável pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativa forte e positiva, a comunicação institucional tem como função difundir informações sobre as filosofias, missão, valores, políticas, práticas e os objetivos da empresa, tentando conquistar a simpatia, confiança e credibilidade junto a seus públicos, de modo que suas atitudes sejam compreendidas e aceitas.

    Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2343-1.pdf


ID
941053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de imagem institucional, julgue os itens que se seguem.

Recomenda-se ao profissional de relações públicas familiarizar-se com o conceito de noticiabilidade, uma vez que necessita saber o que repórteres, produtores e editores estão procurando em uma história.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    O Relações Públicas deve entender o que os repórteres, produtores e editores procuram como notícia e antecipar a isso.
  • Mesmo que não seja sua atribuição ter relacionamento direto com a mídia, pois essa é uma tarefa do jornalista, o profissional de relações públicas deve saber quais são os critérios de noticiabilidade, bem como no que consiste uma notícia para saber se suas próprias atividades, inclusive os projetos da área de Responsabilidade Social, podem ou não ser assunto nos veículos de comunicação. O relações públicas deve trabalhar conjuntamente com o jornalista corporativo. 

  • As modernas relações públicas situam-se a partir da Declaração de Princípios de Ivy Lee, um ex-jornalista que aplicou os princípios do jornalismo à assessoria de imprensa. 
    Contrariamente a P. T. Barnum, Ivy Lee acreditava que a informação para o público deve ser verdadeira. O objectivo é a disseminação de informação em situações favoráveis e de crise para a organização. Os profissionais de relações públicas, que seguem o modelo da informação pública, fornecem o máximo de notícias para os jornalistas, no sentido de posicionar a organização como a fonte mais credível de informação. Sempre que existam problemas na instituição, a posição do profissional de relações públicas é a de conciliar o direito à informação e a imagem favorável da instituição. "Ao contrário do que era comum até à década de oitenta, em que se tentava ocultar ao máximo o acontecimento, a tendência actual é posicionar a empresa [ou qualquer organização] como a principal e mais credível fonte de informação, perante uma situação de crise. Este posicionamento tem pelo menos a vantagem de levar os jornalistas a procurar o assessor de imprensa sempre que necessitem de mais informação, em vez de tentarem obter dados junto de outras fontes 'não autorizadas' ou menos informadas" (Lampreia, 1999: 92-93). 

    Fonte: http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/relacoescomospublicos/0175.pdf


ID
987175
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um dos instrumentos que fazem parte da comunicação organizacional caracteriza-se por ter como objetivos o fortalecimento da imagem da organização perante os seus públicos de interesse; ser um canal de referência sobre os temas de interesse da organização para manter seus públicos informados: divulgar assuntos de interesse da organização e estreitar o relacionamento com seus públicos.Em geral esse veículo tem um comitê editorial coordenado pelos departamentos de Comunicação e Recursos Humanos. Trata-se:

Alternativas

ID
1036183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a publicações empresariais, julgue os seguintes itens.

Entre os propósitos básicos das publicações empresariais estão o combate ao desconhecimento a respeito da empresa e a promoção da integração entre os públicos ligados a ela.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Sem conhecimento de "si" e integração entre públicos (internos/externos) a empresa, praticamente, é "fantasma".


ID
1044838
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de opinião pública e de comunicação pública e organizacional, julgue os itens a seguir.

A comunicação integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    "A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo".

    BUENO, Wilson da Costa. Comunicação e gestão empresarial: cenários contemporâneos. in: Communicare. São Paulo: Faculdade Cásper Líbero / Editora Paulus, 1o semestre de 2002

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunicação_integrada

  • É, ipsis litteris, o conceito de:
    BUENO, Wilson da Costa. “Comunicação e gestão empresarial: cenários contemporâneos”. In: Revista de Pesquisa Communicare. Revista de Pesquisa Communicare São Paulo: Faculdade Cásper Líbero / Editora Paulus.

  • Copiou e colou o conceito!


ID
1044844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de opinião pública e de comunicação pública e organizacional, julgue os itens a seguir.

A comunicação interna é responsável pelo posicionamento e pela imagem da organização na sociedade. Para isso, ela focaliza a opinião pública.

Alternativas
Comentários
  • Entendo esta ser a definição de comunicação institucional.

    Bons estudos!
  • Falso. a comunicação externa e não interna é responsável pelo posicionamento e pela imagem da organização na sociedade. 

  • Para Kunsch, esta seria a definição de comunicação institucional ;)

  • Errado.

    A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL é a responsável pela imagem da instituição.
    O foco da Comunicação Interna é justamente o publico interno.


ID
1044856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação a gerenciamento de crise e gestão de imagem institucional e de marcas, julgue os itens abaixo.

Logomarca e logotipo são dois termos que apontam para diferentes aspectos constitutivos da marca; a primeira é de caráter predominantemente verbal, e a segunda, visual.

Alternativas
Comentários
  • Logotipo é a identificação da empresa feita por letras

    Símbolo ou Marca é um desenho que identifique a empresa

    Logomarca é a união do símbolo ou marca com o Logotipo.

  • Vale ressaltar que, embora difundido na linguagem cotidiana, o termo logomarca é considerado por designers profissionais e acadêmicos um neologismo redundante e impreciso. Já vi questões de concursos que o colocam como incorreto.

    Bons estudos!
  • http://www.sergiocabraldesign.com.br/logomarca_logotipo2.htm


ID
1044865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação a gerenciamento de crise e gestão de imagem institucional e de marcas, julgue os itens abaixo.

A imagem institucional de uma organização é fruto da combinação de ações de relações públicas e de marketing. As primeiras são voltadas para a construção de relacionamentos com diversos públicos; as segundas, para relações de consumo com os clientes.

Alternativas

ID
1110661
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Sorocaba
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O conjunto de conceitos, práticas, história, cultura organizacional e gestão vinculados ao sistema de comunicação, que partem da organização para seus públicos, o mercado e a sociedade e que, de forma singular, a diferencia dentre outras organizações é denominado como

Alternativas

ID
1120984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do papel da comunicação e das suas subáreas na gestão de crises corporativas, julgue os próximos itens

A comunicação interna é crucial para a segurança e para a administração das informações em contextos de crises nas organizações, pois, nesse caso, tomar conhecimento de fatos negativos da organização via mídia afeta a autoestima e a motivação do público interno.

Alternativas
Comentários
  • A crise não deve ser tratada apenas externamente, ,mas também internamente: o público interno deve ser considerado e ser informado durante a crise;

  • A comunicação interna é crucial para a segurança e para a administração das informações em contextos de crises nas organizações, pois, nesse caso, tomar conhecimento de fatos negativos da organização via mídia afeta (NEGATIVAMENTE) a autoestima e a motivação do público interno.


ID
1121008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a responsabilidade social, consumo sustentável, relações com a comunidade e marketing social.

A gestão orientada para a sustentabilidade procura conjugar da melhor forma o tripé constituído pelos recursos econômico-financeiros, sociais e ambientais.

Alternativas
Comentários
  • Certa

    Como uma forma de gestão, a responsabilidade social da empresa se estende para todo o seu público para ,assim, garantir ações assertivas no âmbito social, econômico e ambiental, o chamado Tripé da Sustentabilidade (Triple botton line)


ID
1121017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a responsabilidade social, consumo sustentável, relações com a comunidade e marketing social.

O respeito aos princípios dos três erres (3R) — reduzir, reutilizar e reciclar — é uma atitude que pode ser inserida tanto no consumo consciente individual, quanto no engajamento de uma organização a um programa de transparência e responsabilidade socioambiental.

Alternativas
Comentários
  •  programa de transparência ?? O programa não seria 5R's(Repensar, reduzir, reaproveitar, reciclar e recusar) diretamente envolvido com responsabilidade socioambiental??


ID
1121020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a responsabilidade social, consumo sustentável, relações com a comunidade e marketing social.

Marketing social é o investimento a fundo perdido destinado a projetos sociais de benemerência que resultem, ao mesmo tempo, em maior lucratividade e dividendos promocionais para a imagem institucional.

Alternativas
Comentários
  • Parei em "benemerência"... kkkkk

  • No meu entender, marketing social não tem como resultado a lucratividade e dividendos promocionais para a imagem institucional. E também não é um investimento a fundo perdido, já que espera-se resultados com ações e prazos concretos. 

  • Fundo perdido?

  • Olá Adriana, Investimento a Fundo Perdido seria aquele tipo de investimento feito sem expectativa de retorno direto do montante aplicado. Veja o exemplo (real) que separei no final deste comentário. 


    Sejamos práticos: penso que esta parte da questão (Marketing social é o investimento a fundo perdido) poderia ser julgada como correta - claro, é uma utopia, pois todas as organizações desejam beneficiar-se de associar seu nome a ações politicamente corretas, buscando, assim, algum tipo de retorno.  


    No entanto, como bem colocou outra colega, do ponto de vista formal o Marketing Social não busca a lucratividade. Aliás, 

    as expressões   Lucratividade     x     Fundo Perdido      são antagônicas, não é mesmo?





    "O Edital Eletrobras Furnas Social apoia financeiramente a fundo perdido, projetos de inclusão social, cidadania e..."  


  • Marketing social é a modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo primordial atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição.


    Marketing social pode ser definido como a gestão do processo de inovações de cunho social a partir da adoção de atitudes,comportamentos e práticas individuais e coletivas, orientadas de acordo com preceitos éticos, sendo estes fundamentados com base nos direitos humanos. O Marketing social é o novo paradigma da gestão estratégica que visa a promoção de uma causa ou ideia alicerçada numa questão social. O marketing social utiliza técnicas mercadológicas e de conhecimentos, para adaptar-se a condição de que pode promover o bem estar social. Trabalha-se com metas claramente definidas, objetivos, metas mensuráveis, avaliações quantitativas e qualitativas, além de desenvolvimento de tecnologias sociais para segmentos específicos. Desta maneira o Marketing Social busca criar um conceito das inovações sociais que pretende introduzir, implementando estratégias, criando e planejando, além de executar as campanhas de comunicação para satisfazer necessidades que não estão sendo atendidas, estabelecendo novos paradigmas sociais.

  • Fundo perdido...

  • Margarida Kunsch, Planejamento de RP na Comunicação Integrada, p. 82

     

    Marketing social

    O termo marketing social vincula-se às questões sociais. Vale-se dos conceitos de marketing propriamente dito para trabalhar com o produto social. Este pode ser a adoção de uma ideia ou causa (...) que tem como alvo a sociedade em vez do mercado, e como interesse, não o particular, mas o público. Visa a mudanças de uma prática social.

    (...) compete à área de comunicação social, particularmente à comunicação institucional, por meio das relações públicas, desenvolver atividades específicas à consecução dos objetivos de marketing social, ficando para a área de comunicação mercadológica a atividades relacionadas com a promoção de troca de produtos e/ou serviços entre a empresa e o consumido.

  • O Investimento a Fundo Perdido seria aquele tipo de investimento feito sem expectativa de retorno direto do montante aplicado.


ID
1121029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da comunicação organizacional.

De acordo com a pesquisadora Margarida Kunsch, a comunicação organizacional estuda a comunicação de um agrupamento de pessoas da organização, reunidos em torno de uma cultura organizacional e de objetivos estritamente pessoais.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em "estritamente pessoais", já que a cultura organizacional abrange influências externas, sociais, valores e etc.

  • De acordo com Margarida kunsch, a comunicação organizacional estuda a integração de (funções) que vem da comunicação institucional, comunicação interna e comunicação mercadológica. Não tem a ver com o agrupamentos de pessoas... Não se separa por profissionais, mas sim funções que um comunicador tem que desenvonver dentro de uma empresa.

  • Os objetivos não pessoais; ao contrário, são objetivos comuns (assim como diz a etimologia de "organização").

  • (...) e de objetivos COMUNS. 

  • ...de objetivos comuns

    Tem no livro Gestão Estratégica em comunicação organizacional e RP, p. 113

  • Obrigado pelos comentários!


ID
1121035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da comunicação organizacional.

O principal objetivo da comunicação mercadológica é criar reputação positiva com todos os públicos de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Essa atribuição é da comunicação institucional e  não da mercadologica, segundo Kunsch.

  • A comunicação mercadológica é aquela que contempla as ações desenvolvidas por uma empresa ou entidade no sentido de reforçar a imagem das suas marcas, produtos e serviços, colocando-as favoravelmente no mercado e , evidentemente, aumentando as suas vendas e, por extensão, a sua receita.

  • COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA: é voltada para a divulgação da oferta dos produtos e serviços da organização. São as  demandas comunicativas com objetivo diretamente mercadológico. Sua mensagem é construída com base nas informações sobre o público-alvo e dos meios de acesso.

    -> A questão conceituou comunicação institucional. Lembre-se: comunicação institucional está ligada à imagem e identidade.

  • O erro está em "todos os públicos'. Comunicação mercadológica é voltada para o público externo, apenas, pois ele que compra.


ID
1121068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à comunicação digital.

A presença da organização em ambientes digitais deve estar apoiada na cultura e imagem organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Os ambientes online(virtual) e offline( real) possuem características diferentes, o que exige do profissional de comunicação notar essas diferenças na hora de planejar ações para os dois ambientes. Porém é importante observar que os objetivos devem ser alinhados, ou seja, as ações on e off precisam ser integradas e com objetivos comuns, sempre relacionados aos objetivos globais e estratégicos da organização, bem como sua cultura e imagem.

    Em tempo:  O Cespe considerou a questão CERTA