SóProvas



Questões de Identidade Visual na Comunicação Social


ID
49420
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Avalie as afirmativas relacionadas a seguir e assinale a opção correta.

Alternativas

ID
49423
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito B

    A produção em massa no início do século XX influenciou sobremaneira o processo de design, levando à formulação do que se chamou de Estética da Máquina.


ID
63070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Logotipo é o símbolo que é utilizado como elemento identificador e representativo de uma empresa, de uma instituição ou de um produto. É constituído pelo nome da empresa, instituição ou produto, pelo símbolo visual e pela marca (representação gráfica do nome).

Alternativas
Comentários
  • Logotipo, de acordo com Newton Cesar no livro Direção de Arte em propaganda, é a representação da logomarca apenas em tipologia. É o nome da empresa, um produto ou uma marca, que se identifica graficamente por um determinado tipo de letra e grafismo. Ex.: Coca-cola é um logotipo. Shell, o da concha, uma logomarca.

  • A questão refere-se à LOGOMARCA.

  • A questão se refere à logomarca:


    Entende-se por logotipo um grupo de letras fundidas em um só tipo, formando uma sigla ou palavra, usualmente representativas de marca comercial ou de fabricação de uma empresa ou produto, ou, em certos casos, de ambos.


    A logomarca, por sua vez, é uma marca que reúne graficamente letras do nome da empresa ou do produto e elementos formais puros, abstratos, ou seja, símbolos que os representem. Em outras palavras, a logomarca é a somatória do nome do produto ou empresa e de um símbolo que represente esta empresa ou produto.

    http://bebranding.blog.com/2012/03/18/logotipo-x-logomarca/
  • De acordo com Newton Cesar,em Direcao de Arte em Propaganda, Logomarca é criacao de marca, simbolo maior da identidade do cliente e Logotipo é a representacao da logomarca apenas em tipologia.

ID
145621
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Gaudêncio Torquato afirma que um dos maiores patrimônios de uma organização é constituído pelo seu nome, pela marca dos produtos e pela imagem que projeta. Ao se comunicar com os consumidores, uma empresa está levando a mensagem de seu nome. E quando adquire um produto, na verdade, o consumidor está adquirindo o conceito globalizante de identidade e imagem.

A respeito deste tema, assinale com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e ao final marque a resposta que contém a sequência correta.

( ) Logomarca e logotipo têm o mesmo sentido e identificam a marca de uma organização.

( ) A escolha da marca deve considerar fatores como a força simbólica que envolve conotações emocionais e cognitivas com forte apelo junto ao consumidor.

( ) A identidade é a projeção, a sombra da imagem de uma organização e pode estar distante da realidade.

( ) A imagem institucional deve ser uma preocupação sempre presente para o comunicador corporativo.

( ) Na área pública, não se aconselha a criação de marcas, na medida em que o País já tem seus símbolos nacionais, que são suas marcas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E

    A: Errado

    O que é o Logotipo? 
    O logotipo é a forma particular como o nome da instituição ou produto é representado graficamente, pela simples escolha de uma fonte de texto ou desenho original de uma fonte específica. Juntamente com o símbolo, constitui a logomarca/marca, no entanto, é frequentemente o único elemento e principal representação gráfica da mesma.

    O que é a Logomarca/Marca? 
    Entende-se por marca a representação simbólica de uma instituição, produto, serviço…
    A representação simbólica é normalmente constituída por um nome e por imagens ou conceitos que a distinguem. Quando se fala em logomarca, usualmente referimo-nos à representação gráfica no âmbito e competência do design gráfico, onde a marca pode ser representada por uma composição de símbolo e/ou logotipo. Uma logomarca eficiente consegue, ao mesmo tempo, ser simples, objetiva, forte, expressiva, moderna, harmônica e original.

    Fonte: http://www.fabiodutra.com.br/voce-sabe-a-diferenca-entre-logotipo-simbolo-logomarca-e-marca/

    B: Correta

    C: Errada

    Rego (2004) especifica que a imagem é a projeção, a 
    sombra da identidade. E quanto mais distante da identidade, mais distorcida será a imagem. 

    D: Correta

    E: Errada
    Não há qualquer restrição a criação de Marca para o Setor Público. 

ID
198064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que o governo federal edita normas e manuais de
procedimentos para instruir normativamente as ações de
comunicação social, julgue os itens a seguir.

A marca oficial do governo federal deve estar presente em todas as ações de comunicação, e, normalmente, cada gestão institui um conceito próprio e subjetivo, como parte da sua identidade visual.

Alternativas
Comentários
  • A marca oficial deve ser preservada, mas é possível realizar mudanças, promover modernização, atualizar o manual de identidade visual como um todo... Geralmente, gestões novas promovem isso. Imagine se nunca houvesse alterações? A marca oficial dos anos 1980, com tipos e tons que não são mais agradáveis seria utilizada até hoje, o que não ocorre.


ID
198067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que o governo federal edita normas e manuais de
procedimentos para instruir normativamente as ações de
comunicação social, julgue os itens a seguir.

São permitidas alterações de tamanho e estilo na aplicação da identidade visual do governo federal em ações de comunicação, apesar da existência de manual de identidade visual.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Um manual de identidade visual serve justamente para vincular suas instruções no uso correto da marca e em quais veículos, portanto deve ser seguido à risca, ao contrário da afirmação errônea da questão.
  • Não há uma flexibilidade?

  • Acho que alterações de tamanho (proporcionalmente falando) são possíveis mas de estilo nunca. Mudar a cor, a fonte, as proporções de uma logomarca, por exemplo, qualquer uma dessas alterações descaracteriza a identidade visual.  

  • Estranho, porque já vi que pode-se, por exemplo, usar a marca em preto e branco, por exemplo. Isso, na minha opinião, seria mudança de estilo, seguindo o manual de identidade visual. 

  • Mudar para preto e branco ainda não muda a identidade visual. Muitos manuais já trazem a versão colorida e a preta e branca. É normal !

  • APESAR não.

    DE CORDO COM os padrões definidos pelo Manual de Identidade Visual. Ele deve ser flexível para as mais variadas situações de aplicação da marca.

  • Apenas pra registro: Que classificação estúpida essa do ítem "I".


ID
200494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à gestão de marcas, julgue o item seguinte.

O Brand Book é uma ferramenta de gestão que apresenta a marca como um organismo vivo, com personalidade, linguagem e atributos.

Alternativas
Comentários
  • Você sabe o que é Brand Book?
    Publicado por Gui Neves em 4 de outubro de 2011 em 
    http://globulo.com.br/blog/branding/voce-sabe-o-que-e-brand-book.html

    Brand Book (do inglês, Livro da Marca) é uma ferramenta importantíssima na gestão de uma marca, pois é a documentação que dá “vida” à marca através de atributos de personalidade, linguagem e virtudes. Uma vez entendido que marca vai muito além da representação gráfica (ou identidade visual), o Brand Book é o que dá coerência à marca em todos os seus pontos de contato. Seja em um ponto de venda, em um anúncio de jornal ou no atender do telefone na sede da empresa.
    Trata-se da evolução do tradicional Manual de Identidade Visual (MIV), que determina as características técnicas de Identidades Visuais, indicando os procedimentos corretos de aplicação das mesmas. O Brand Book tem o mesmo preceito, porém englobando a visão completa de uma marca. É ele que sinaliza como uma marca deve se comportar e o que faz dela um organismo único, autêntico e completo.

    fonte: http://globulo.com.br/

ID
214624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da identidade visual de uma instituição, julgue item seguinte.

Logotipo, marca e nome institucional são elementos que compõem a identidade visual de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão deveria estar errada, pois os elementos básicos que compõem a identidade visual corporativa são:

    Logotipo; Símbolo; Cores e tipologia-padrão.

    para mim essa questão deveria estar errada!

  • Jean, a questão está certa. O enunciado é apenas exemplificativo. Seria taxativo se houvesse termos como "apenas", "somente".


ID
265330
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere que a EMBRATUR produzirá uma coleção de cartazes para divulgar, no exterior, as festas folclóricas brasileiras, ressaltando traços da identidade cultural brasileira. Cada um dos cartazes destacará uma das festas, com uma fotografia em cores e dizeres complementares que a contextualizem. Assinale a alternativa que apresenta especificações corretas para esses cartazes, do ponto de vista da produção gráfica, e mais adequadas aos prováveis conteúdos.

Alternativas
Comentários
  • Notem que a questão fala de cartaz. Nesse caso elimine a impressão 4/4, pois não faz sentido a impressão em um objeto que ficará fixado na parede.
    Para um material ter resistência, a aplicação de verniz base d'água é no caso o mais recomendado.
  • O que significam os termos 1×0, 1×1, 4×0, 4×1 e 4×4?

    il

    Estes termos são extremamente comuns no meio gráfico, e por isso estão presentes no sistema da Printi. Eles se referem às cores presentes em um determinado material gráfico.

     

    Um produto 1×0 é impresso com sua frente em preto-e-branco (“uma cor”), com seu verso permanecendo sem impressão (“zero cores”).

     

    Um produto 1×1 é impresso em preto-e-branco em ambos os lados da página.

     

    Um produto 4×0 é impresso com sua frente em cores CMYK (“quatro cores”), com seu verso permanecendo sem impressão. Um folheto simples, por exemplo, poderia seguir este padrão – com uma arte e as informações necessárias na frente, e um fundo branco no verso.

     

    Já os produtos 4×1 possuem a frente (ou verso) em cor, com o lado oposto sendo impresso em preto-e-branco. Ou seja, informações (como textos) podem ser inseridas do lado contendo apenas uma cor.

     

    Por fim, o modelo 4×4 indica que o material é colorido em ambos os lados seguindo o padrão CMYK. A maioria dos cartões de visita, por exemplo, são impressos em 4×4, pois contem informações (arte e texto) dos dois lados do impresso. A Printi oferece diversas opções de customização, e por isso fica a seu critério escolher o que se adequa melhor ao seu projeto e à sua arte.

     

    Fonte: https://www.printi.com.br/blog/o-que-significam-os-termos-1x0-1x1-4x0-4x1-e-4x4


ID
289327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A ampla gama de ferramentas de comunicação, mensagens e
páginas de relacionamento torna necessária a comunicação
integrada entre as empresas. Com base nessa informação, julgue os
itens a seguir, que versam sobre planejamento de comunicação.

O tipo de canal de comunicação não pessoal inclui a mídia, a identidade visual, a decoração de ambientes promocionais ou da própria empresa, os eventos institucionais e os patrocínios de grandes eventos, todos planejados criteriosamente para transmitir mensagens específicas aos públicos-alvo.

Alternativas
Comentários
  • Canais de comunicação impessoais: mídias, atmosferas e eventos.

    • Canais de Comunicação Impessoalsão canais que conduzem mensagens sem contato ou interação pessoal. Incluem a mídia, atmosferas e eventos.
    • Canais de Comunicação Pessoalenvolvem duas ou mais pessoas comunicando-se diretamente entre si. Elas podem comunicar-se face a face, corpo a corpo com a audiência, por telefone ou pelo correio. Os canais decomunicaçãopessoal são considerados eficazes pelas oportunidades que têm de individualizar a apresentação e o feedback.
    http://mktufop.blogspot.com.br/2009/10/canais-de-comunicacao-impessoal-e.html


ID
289351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

Branding, termo utilizado em comunicação para expressar o trabalho de construção e posicionamento de marca, implica a definição de variáveis, como design, cores, aplicabilidade, slogan e divulgação, que dão significado aos diferenciais estratégicos que uma marca representa e que lhe agregarão valor. Uma marca pode afirmar-se por atributo, por benefício, por adequação ao perfil do segmento a que se relaciona e, ainda, por contradição a um concorrente.

Alternativas
Comentários
  • Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, pág. 30:

     

    branding 1 Designação genérica para descrever a definição de marcas, logotipos ou nomes comerciais para um produto ou serviço. 2 Estudos de mercado, posicionamento, design, consumidor e estética para aplicação na criação de uma marca.

  • Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisao de compra do produto ou serviço.

     

    Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/blog/branding/


ID
289354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

A estratégia de criação de marcas próprias, adotada por grandes varejistas, pode ser instituída por meio da utilização da marca da empresa em produtos a partir da negociação com fabricantes ou de uma nova marca fantasia, como selo de qualidade para determinada linha de produtos.

Alternativas
Comentários
  • vide carrefour, pão de acuçar, dia e tantos outros


ID
289357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

Para a obtenção de direitos exclusivos sobre uma marca, deve-se registrá-la no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, e, embora não seja possível registrar o design de uma marca, o registro de um nome a ela associado já garante o direito de propriedade.

Alternativas
Comentários
  • É possível registrar além no nome, o design da marca junto ao INPI.
  • O registro de marca é um título que assegura o direito de propriedade e uso exclusivo da marca em todo o território nacional. Sua concessão se dá mediante pedido depositado junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. A proteção oriunda do registro não incide sobre a marca propriamente dita, mas sobre o seu uso para identificar um determinado produto ou serviço. Ressalvados os casos de notoriedade ou de alto renome, a mesma marca pode ser registrada por pessoas diversas, para atividades diferentes (princípio da especialidade). O âmbito de proteção decorrente do registro não se limita à marca nem aos produtos ou serviços nele descritos. No intuito de coibir o risco de confusão ou associação indevida, a tutela concernente ao registro da marca se estende também (i) a qualquer outra marca que a imite ou reproduza, de forma parcial ou com acréscimo e (ii) a qualquer outro produto ou serviço semelhante ou afim. A falta do registro não significa ausência completa de proteção: a legislação também reconhece alguns direitos baseados no uso, depósito ou notoriedade da marca.

    Fonte: https://enciclopediajuridica.pucsp.br


ID
289360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

A gestão de uma marca institucional implica a fiscalização das aplicações diversas da marca de acordo com as possibilidades definidas e com um manual de identidade visual, elaborado exclusivamente para estabelecer os padrões de identificação da organização.

Alternativas
Comentários
  • Achei esse "exclusivamente" um tanto forçado. Marcaria errado na prova por conta dele...

     

    Mas afinal, o que é um manual de identidade de marca?

    É um manual com normas técnicas, recomendações e especificações para a utilização da identidade de uma determinada marca.

     

    Ok, mas para que serve um manual de identidade de marca?

    Para facilitar a memorização e reconhecimento de uma determinada marca ao preservar suas propriedades visuais em todas suas manifestações.

     

    O que consta em um manual de identidade de marca?

    Não existe uma regra universal. Cada empresa cria um manual de acordo com suas próprias exigências. Alguns manuais podem possuir 4 páginas, outros 100.

     

    Fonte: https://waltermattos.com/artigos/o-que-e-e-para-que-serve-um-manual-de-identidade-de-marca/


ID
289426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As ferramentas da comunicação visual devem conter os elementos
básicos de linguagem que compõem a sintaxe visual, fonte para a
construção de materiais e mensagens visuais. Com referência à
direção de arte e à produção gráfica, julgue os itens seguintes.

A mancha gráfica, elemento que compõe a identidade visual de uma publicação, representa um molde a ser utilizado em todas as páginas para diagramação de textos, imagens e acessórios informativos, funcionais e decorativos, e, se dividida em colunas e espaços horizontais, confere flexibilidade ao trabalho de diagramação.

Alternativas
Comentários
  • A mancha gráfica é o espaço delimitado de impressão dentro de uma página, onde cai tinta sobre o papel; fora destes limites, nada pode ser impresso e nenhum elemento pode ultrapassar. Nos casos em que a mancha ultrapassa as bordas do papel, diz-se que a impressão é sangrada.
  • O molde da mancha grafica deve ser utilizada em todas as páginas?, pensei que não fosse necessário, que poderia haver varios moldes em uma mesma publicação, achei que a questão está errada.
  • Dúvida: em todas as páginas para diagramação?

  • "se dividida em colunas e espaços horizontais, confere flexibilidade ao trabalho de diagramação"

     

    Não mesmo! Se eu dividir a mancha gráfica eu vou então delimitar mais ainda o espaço onde devo colocar meus textos e imagens, ou seja, eu DIMINUIREI a flexibilidade. Recurso!


ID
289468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do uso de cores em meios
impressos.

O significado das cores utilizadas em uma peça publicitária não é construído isoladamente, ao contrário, decorre da relação da cor com a mensagem verbal e com as outras cores que compõem a peça.

Alternativas

ID
289471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do uso de cores em meios
impressos.

Nos impressos, as cores podem ser utilizadas com objetivo de organizar e hierarquizar informações, o que as torna importante instrumento de persuasão. Conforme a cor empregada, direciona-se a atenção dos leitores para determinadas informações em detrimento de outras.

Alternativas

ID
289474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do uso de cores em meios
impressos.

Aspectos culturais são determinantes na escolha das cores utilizadas na comunicação com públicos de diferentes faixas etárias. A maior atenção dada pelas pessoas às cores sóbrias à medida que elas envelhecem, portanto, sofre pouca influência de fatores biológicos.

Alternativas
Comentários
  • A percepçãp das cores sofre influências biológicas e culturais, variando de acordo com a perspectiva de quem as percebe. 
  • A afirmativa fala exatamente o contrário. Há influência de fatores, como idade, gênero, conhecimento de mundo na percepção das cores, por exemplo.


ID
289525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a planejamento, produção, edição, gestão e
redação de cartazes, folhetos e peças publicitárias impressas para
diversos meios, incluindo-se os sítios eletrônicos, julgue os itens
que se subseguem.

A criação de um manual de identidade visual, documento no qual são estabelecidos padrões de utilização da marca, contribui para o fortalecimento dessa marca diante do público.

Alternativas
Comentários
  • Mas afinal, o que é um manual de identidade de marca?

    É um manual com normas técnicas, recomendações e especificações para a utilização da identidade de uma determinada marca.

     

    Ok, mas para que serve um manual de identidade de marca?

    Para facilitar a memorização e reconhecimento de uma determinada marca ao preservar suas propriedades visuais em todas suas manifestações.

     

    O que consta em um manual de identidade de marca?

    Não existe uma regra universal. Cada empresa cria um manual de acordo com suas próprias exigências. Alguns manuais podem possuir 4 páginas, outros 100.

     

    Fonte: https://waltermattos.com/artigos/o-que-e-e-para-que-serve-um-manual-de-identidade-de-marca/


ID
289534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a planejamento, produção, edição, gestão e
redação de cartazes, folhetos e peças publicitárias impressas para
diversos meios, incluindo-se os sítios eletrônicos, julgue os itens
que se subseguem.

É necessário vincular a marca, que não deve ser tratada apenas como um nome, a associações positivas, visto que ela deve identificar os bens e serviços da empresa, diferenciando-os dos da concorrência.

Alternativas

ID
310585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.

O ofsete é um processo de impressão derivado da litografia, mas que utiliza chapa de metal flexível gravada por processo fotoquímico.

Alternativas
Comentários
  • Litografia ou litogravura (do grego λιθογραφία, de λιθος-lithos, pedra e γραφειν-graféin grafia, escrita) é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária ou placa de metal) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo.[1] Ao contrário das outras técnicas da gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acúmulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através de fendas e sulcos na matriz, como na xilogravura e na gravura em metal. Seu primeiro nome foi "poliautografia", significando a produção de múltiplas cópias de manuscritos e desenhos originais.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Litografia


ID
310591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.

Governos e corporações têm hoje de zelar com maior cuidado pela percepção pública de suas ações, uma vez que as redes sociais podem precipitar a derrocada de ambos.

Alternativas
Comentários
  • Tanto que nas redes sociais há uma modalidade própria de gestão de crise de imagem.


ID
310594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.

Um jornal, revista ou livro compõe-se de um projeto gráfico e de um projeto editorial que se refletem mutuamente, criando uma identidade visual e de conteúdo.

Alternativas

ID
323275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.

Existem, basicamente, os seguintes quatro tipos de marcas: de fabricante, de produto, de linha de produto e de varejo.

Alternativas
Comentários
  • Discordo.

    "A respeito de identidade visual", como diz o enunciado, existem marcas de instituições, corporações, ONGs, governamentais e muitas mais.

    Não encontrei referência literária que confirmasse a afirmativa. Alguém?
  • WWF, Greenpeace, UNICEF, Unesco não são marcas com propósitos sociais e ambientais?

    Não entendi o basicamente.

  • De acordo a LPI ou de acordo com a publicidade/propaganda?


ID
323278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.

Logomarca pode ser corretamente definido como um conjunto de elementos gráficos e(ou) visuais simbólicos e representativos de uma marca, os quais, eventualmente, incluem letras.

Alternativas
Comentários
  • Tá puxado hein cespe?  Logomarca, conforme o próprio nome diz, deveria conter palavras (e portanto letras). PORÉM esse é um termo ERRADO e que na verdade NÃO EXISTE, a não ser no mundo amador. 

    Logotipo -> texto em fonte especial ou não -> coca cola
    Marca -> só simbolo isolado (maçã da apple, arco da nike)   OU   símbolo + tipia (ou logotipo) -> Rostinho da LG + o escrito "LG"


ID
323281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.

Logotipo é o conjunto de letras de um só tipo, que forma uma sigla ou uma palavra representativa de determinada marca.

Alternativas
Comentários
  • Como assim de um só tipo???? A Cespe ta de brincadeira com essa afirmação.
    Claro que pode-se utilizar diferentes tipos, existem diversas marcas que usam esse recurso para marcar diferentes palavras ou mesmo dentro de uma mesma palavra/nome.
  • O colega acima tem razão. Olha só a definição de logotipo no Houaiss: símbolo que serve à identificação de uma empresa, instituição, produto, marca etc., e que consiste ger. na estilização de uma letra ou na combinação de grupo de letras com design característico, fixo e peculiar.
  • As questões de Publicidade e Propaganda do CESPE são um grande ABSURDO! 

  • DESDE QUANDO SE USA UM SÓ TIPO?!

    GABARITO TOTALMENTE EQUIVOCADO!


ID
323284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.

A força de uma marca depende da conjugação de aspectos como funcionalidade, associação simbólica, nome, concisão e precisão.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com.br/2013/11/marca.html


ID
323287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.

Lealdade, consciência do nome e percepção de qualidade, por serem valores abstratos, não compõem os ativos de uma marca.

Alternativas
Comentários
  • compõem os ativos de uma marca sim...

    "Segundo Aaker (1998, p.18 ), o valor da marca é um “conjunto de ativos e passivos ligados a uma marca, seu nome e símbolo, somando-os ou subtraindo-os do valor proporcionado por um produto ou serviço para uma empresa e/ou para os seus consumidores”. Um ponto interessante a ser notado nesta definição são os termos “ativos” e “passivos”. Tais termos trazem consigo a ideia de que uma marca pode tanto aumentar o valor de um produto ou serviço como pode diminuí-lo, sendo neste caso um passivo. O autor aponta cinco grupos de ativos ou passivos: lealdade à marca; conhecimento da marca; qualidade percebida; associações da marca; e outros ativos da marca"

    . Fonte: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/ema115.pdf


ID
329527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à redação e edição de veículos de comunicação,
julgue os itens que se seguem.

Na tela, o texto é imagem: ele deve se sobressair e levar em conta princípios agressivos de design.

Alternativas
Comentários
  • O texto de um sítio é, antes de tudo, parte de uma grande imagem na tela de um computador, imagem esta complexa, que na maioria das vezes inclui outros elementos, a começar pelo próprio menu principal, além de ícones e banners, por exemplo – e todos sob a ameaça constante da dispersão do cidadão. E se na tela o texto é imagem, ele precisa se sobressair o mais rápido possível; e se precisa se sobressair, é necessário levar em conta princípios agressivos de design. Além disso, em um ambiente multimídia, o texto é uma entre as várias maneiras de dar acesso à informação. Não apenas foto e ilustração, mas áudio, vídeo e infográfico estão juntos em um mesmo local, cada um à sua maneira, servindo como pontos de acesso a um universo ilimitado de informações. Nesta equação, o texto tem peso dois: leva vantagem porque os testes comprovam que os visitantes de sítios preferem as informações básicas em formato texto, mas é preciso caprichar – os outros formatos estão bem ao lado, estimulando todo o tempo a continuidade da navegação.

    *Fonte: https://pt.slideshare.net/colaborativismo/cartilha-de-redao-para-a-internet


ID
396508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de criação e direção de arte em publicidade, julgue os itens
seguintes.

Papéis com acabamento mate ou fosco são usados para realçar o reflexo nos elementos visuais da página.

Alternativas
Comentários
  • Papéis com acabamento mate ou fosco são usados para realçar o reflexo nos elementos visuais da página.

    MINIMIZAR, com menos brilho.
  • Errado

    Ora, pois, se o papel é fosco, é exatamente para minimizar o brilho, como a colega acima falou. O papel cujo brilho é uma característica é o couché.
  • Em geral, o verniz fosco é utilizado em páginas com muito texto para difundir a luz, reduzir o brilho e assim aumentar a legibilidade. Fornece um acabamento liso mas sem brilho para a página impressa.

  • Papel fosco é usado exatamente para diminuir o brilho.


ID
396523
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base nos preceitos gerais da produção gráfica, julgue os
próximos itens.

No processo de impressão em quatro cores, quando as tintas primárias subtrativas são combinadas, elas reproduzem as cores primárias aditivas.

Alternativas
Comentários
  • Tintas primárias subtrativas: CMYK
    Cores primárias aditivas: RGB

  • A combinação de cores subtrativas vai gerar uma cor aditiva. É o processo de impressoras domésticas, por exemplo ;)


ID
396526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base nos preceitos gerais da produção gráfica, julgue os
próximos itens.

Para produzir um bloco de texto mais harmônico, os designers utilizam normalmente o kerning, que realiza a mesma função do espacejamento entre letras.

Alternativas
Comentários
  • Traking

    Trata-se de um processo de adicionar ou remover espaço em um bloco de texto, ou seja, mexe-se no espaçamento existente em todo o conjunto de letras, seja uma única palavra, frase, parágrafo inteiro.

    Kerning

    É um processo de adicionar ou remover espaço entre pares de caracteres, ou seja, mexe-se no espaçamento existente apenas entre uma ou outra letra, não em tudo.



     

  • KER NING

    T R A C K I N G

    Desenhei pra vc entender melhor rsrs

    Bons estudos.
  • Geraldo Lopes deu a explicação de um designer. Perfeito! Conciso e direto. :-)


ID
396532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base nos preceitos gerais da produção gráfica, julgue os
próximos itens.

A saturação, também denominada croma, é a pureza de uma cor expressa pelo valor de cinza que ela contém.

Alternativas
Comentários
  • Correto

    Também chamada Croma, este conceito representa a pureza ou intensidade de uma cor particular, a vivacidade ou palidez da mesma, e pode se relacionar
    com a largura de banda da luz que estamos visualizando. As cores puras do espectro estão completamente saturadas. Uma cor intensa é muito viva. Quanto mais se satura uma cor, maior é a impressão de que o objeto está se movendo. 



ID
396568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a fundamentos do design.

As cores complementares apresentam temperaturas de cor equivalentes.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO - Cores complementares são cores que, em certo sentido, são opostas umas às outras. A acepção dessas cores varia dentro da ciência das cores, na arte e no processo de impressão.

    Fonte: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com.br/


ID
397021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação interna e externa, julgue os itens seguintes.

A construção de uma identidade visual é fundamental para as grandes corporações; por isso, é necessária a realização de um trabalho interno, por meio da uniformização de cartazes, avisos e vestuário, e externo, mediante a fixação de logomarca e conceito.

Alternativas
Comentários
  • Correto. A definição da logomarca é um trunfo que a organização utiliza para ser reconhecida e comunicar uma série de atributos de forma compacta. Lembre-se de todo investimento de imagem da Nike em sua logomarca para disseminar sua “alma” em produtos “construídos” com o trabalho de diversos parceiros comerciais. É um exemplo da força que a identidade visual tem na disseminação de conteúdos que virão a se consolidar enquanto imagem na mente do consumidor e da opinião pública. Assim como são estrategicamente desenvolvidas as embalagens (que influenciarão o consumo), também devem ser tomadas providencias em relação à sinalização do ambiente de trabalho, ao desenvolvimento de fardamentos que reflitam para os funcionários, seus familiares e pessoas de acesso próximo os conceitos pelos quais a empresa deseja ser percebida. A construção da imagem começa com o público interno e “contamina” toda a sociedade.
    Prof.Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br  8

  • Só eu tenho aflição quando o Cespe usa o termo logomarca? Percebi que eles não consideram incorreto. Então, segundo o próprio Cespe: Logomarca pode ser corretamente definido como um conjunto de elementos gráficos e(ou) visuais simbólicos e representativos de uma marca, os quais, eventualmente, incluem letras.


ID
543250
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

São elementos básicos que compõem a identidade visual Corporativa:

Alternativas
Comentários
  • Identidade visual é uma representação gráfica da identidade corporativa, dos conceitos e valores da empresa. Pode parecer simples, mas a criação de uma identidade visual é um processo complicado onde há diversos fatores envolvidos, como a cultura da empresa, seu posicionamento no mercado, a imagem perante o público, objetivos, foco, missão, etc.

    Entende-se que o processo criativo é gerado com base nas experiência vividas, conceitos absorvidos e imagens vistas.

    Temos um fator importante chamado de saturação informativa, que é a dificuldade na criação original e na diferenciação da identidade em torno de um mercado saturado. Há muitas identidades boas, ruins, diferentes, criativas. É preciso um cuidado especial para que a sua criação se diferencie das já existentes no mercado.

    Os elementos básicos que compõem a Identidade Visual Corporativa são: logotipo, símbolo, cores e tipologia-padrão.

    Portanto letra B



ID
550831
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No ponto de venda (PDV), a estética é um fator muito importante, tanto para levar a informação ao consumidor de forma eficiente, quanto para se destacar em relação aos concorrentes. Constituem ações em PDV pelas quais o diretor de arte pode criar um layout diferenciado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra "e". 
    Take one - expositor de mesa ou balcão para folhetos no qual o consumidor se serve.

    Wobbler

    Wobbler ou Dangler

    É um material de Merchandising utilizado geralmente em supermercados, é colocado a frente das prateleiras das gôndolas, geralmente na altura dos olhos, com o intuito de informar sobre um lançamento ou somente sobre as vantagens de adquirir determinado produto. Seu formato geralmente é redondo em torno de 15 a 18 centímetros de diâmetro, outra característica do Wobbler é que normalmente ele é sustentado por uma haste de plástico transparente, Acetado caso ele seja fabricado em papel (para campanhas curtas) ou no próprio material que ele é fabricado, geralmente ele é encaixado no perfil porta etiquetas ou por baixo do produto e fica “flutuando” em frente à prateleira. Wobbler é um dos material de Merchandising mais utilizados em Ações Promocionais no Ponto de Venda pelo seu baixo custo de produção, embora estatísticas provem que sua duração na gôndola é menor que 7 dias em média.

    http://www.pdvnews.com.br/dicionario-de-merchandising-ponto-de-venda-resumo/#sthash.szcdhZuu.dpuf

    Stopper

    Stopper ou Divisor de Categorias

    A diferença básica entre o Stopper e um Divisor de Categorias é no seu tamanho, por tradição os Stoppers possuem de 20 a 40 centímetros de altura e com o máximo de 15 centímetros de largura para não atrapalhar a locomoção no Ponto de Venda, já que ele fica perpendicular a gôndola. Existem dois tipos básicos de Stoppers os produzidos em papel que são indicados para campanhas curtas e são fixados por dobras especiais e fitas dupla face, já os feitos em material plástico (PSAI, PETG, Acrílico, etc) estes são indicados para durar mais no Ponto de Venda e são fixados através de suportes mais robustos e com roscas ajustáveis, o Grupo HSD desenvolveu um método de fixação exclusivo e patenteado que além de ser ecologicamente correto, propicia níveis altíssimos de produção.

    http://www.pdvnews.com.br/dicionario-de-merchandising-ponto-de-venda-resumo/#sthash.szcdhZuu.dpuf



ID
550963
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Eventos corporativos necessitam de materiais de divulgação e promoção, geralmente em grande quantidade. Dentre esses, os mais comuns são camisetas, folders e cartazes. Cada um desses materiais é produzido através de processos de impressão diferente. Relacione as peças gráficas apresentadas na coluna da esquerda com o respectivo processo de impressão, indicados na coluna da direita.
I - Camisetas P - Offset
II - Folders e cartazes Q - Serigrafia
III - Banners R - Litografia
S - Impressão digital
Estão corretas as associações

Alternativas
Comentários
  • litografia

    substantivo feminino

    ARTES GRÁFICAS

    1.

    processo de reprodução que consiste em imprimir sobre papel, por meio de prensa, um escrito ou um desenho executado com tinta graxenta sobre uma superfície calcária ou uma placa metálica, ger. de zinco ou alumínio.

    2.

    o escrito ou o desenho reproduzido por este processo; litogravura. dicionário


ID
562504
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Conhecer e administrar a questão da imagem das organizações é uma tarefa complexa e torna-se um grande desafio saber conduzi-la no contexto da comunicação institucional. O conceito de imagem corporativa é definido como

Alternativas
Comentários
  • IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    Aprofundando:

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    De acordo com Kunsch, a Imagem Corporativa “tem a ver como o imaginário das pessoas, com as percepções.  É  uma  visão  intangível,  abstrata  das  coisas,  uma  visão  subjetiva  de  determinada realidade.” 

       

    Em outras palavras, pode-se dizer que a imagem corporativa consiste na “percepção” da opinião pública  sobre  o  comportamento  da  organização  e  de  seus  funcionários,  bem  como  de  seus produtos ou serviços. 


ID
593389
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à técnica de redação da pirâmide invertida ,deve-se

I. Começar o texto com a informação mais importante e depois prosseguir na ordem decrescente de importância.

II. Começar o artigo contando a conclusão aos leitores, seguindo com a mais importante informação de apoio e terminando com o contexto.

III. Focar nos títulos dominantes porque estes atraem primeiro a atenção dos olhos dos usuários.

IV. Colocar no sítio as informações mais relevantes, aquelas que prendema atenção do usuário, onde os olhos entram, pela esquina superior esquerda.

V. Desenvolver parágrafos curtos, pois são mais vistos que os longos.

Marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Get out!

  • Essa questão deveria ser anulada, pois os item III e V estão também corretos. Vejo problemas no item II, considerado correto, pois o contexto deve ser apresentado no lead, não no final da notícia.

  • A pegadinha está no comando da questão: "com relação à técnica da pirâmide invertida". As alternativas 3, 4 e 5 extrapolam o comando da questão, pois se referem ao texto jornalístico, mas não à pirâmide invertida.


ID
593407
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Das atividades mencionadas qual faz parte da função do diagramador?

Alternativas
Comentários
  • Não estariam certas a letra A, B e D? Por que estão erradas as demais?

  • Criação de layout e definição de fontes são papel do designer. O diagramador, até pelo volume de trabalho que sempre será à toque de caixa (devido ao fechamento do material), apenas executa o projeto gráfico já estabelecido.


ID
781051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item, que trata da comunicação empresarial.

A marca, em uma organização, pode apresentar-se como nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação deles, que pretendem identificar os bens e serviços por ela oferecidos e diferenciá-los dos concorrentes.

Alternativas
Comentários
  • Get Out!


ID
787285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a procedimentos gráficos de publicação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A letra E tb é correta. No formato EPS tudo é salvo como vetor, exceto imagens em bitmap (jpg, gif, bmp, etc) que ficam em um layer de abstração separado e coordenado quanto ao posicionamento ao layer vetorial. Salvar uma imagem bitmap em EPS não a converte em vetor automaticamente....

  • Alguém pode postar conteúdo sobre o assunto?

  • Anatomia dos tipos:

    Os tipos são compostos por um conjunto de elementos:bojo, haste, barra, perna, serifa, oco, cauda, terminal, ombro, vértice, ligação, orelha, gancho, junção, espora, incisão, abertura, espinha e braço.

    Veja imagem ilustrativa em: https://www.chiefofdesign.com.br/tipografia/


ID
816541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca do planejamento de comunicação, criação e direção de arte, julgue o item.

A identidade do produto deve ser mantida nas peças publicitárias nos diferentes meios, ou seja, a forma e o conteúdo das peças devem ser iguais nas peças veiculadas por rádio, jornal, televisão, revista, outdoor ou cinema.

Alternativas
Comentários
  • A identidade do produto deve ser mantida nas peças publicitárias nos diferentes meios... até aqui tudo certo!

     

    ...ou seja, a forma e o conteúdo das peças devem ser iguais nas peças veiculadas por rádio, jornal, televisão, revista, outdoor ou cinema. Isso sequer seria possível.

  • Errada.

    A questão coloca "identidade" do produto e "forma" de veiculação no mesmo plano. Um acompanha o outro, sim. Mas a "forma" de veiculação deve ser específica p/ cada formato/plataforma diferente: rádio, tv, impresso, internet etc.

  • Na verdade é algo complicado. Não deve favorecer por exclusão mesmo. Há debates sobre isso rsrs Mas não podemos discutir com a banca, paciencia...


ID
816610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para o resultado de um projeto gráfico ser satisfatório, é necessário considerar, além das especificações oriundas dos três níveis de planejamento (editorial, comercial e gráfico), a viabilidade técnica ligada à periodicidade do veículo e à legibilidade. Com relação a esse assunto, julgue o item.

A qualidade do resultado de um projeto gráfico depende, sobretudo, da sofisticação e da agilidade proporcionadas pelo desktop publishing.

Alternativas
Comentários
  • errada

    A editoração eletrônica ou paginação eletrónica ou Desktop publishing, edição eletrónica (também conhecida pelo acrónimo DTP, do inglês Desktop Publishing), ou diagramação eletrônica, consiste na edição de publicações, através da combinação de computador, programa de paginação e impressora.

     

    O resultado de um projeto gráfico depende de diversas variáveis que vão desde a concepção à tecnologia utilizada para a execução. Assim, a melhor maneira de ter certeza que seus impressos ficarão tão bonitos quanto os arquivos digitais é escolher uma gráfica especializada e fazer testes antes da produção propriamente dita do material.

    Essa verificação é feita com as provas de impressão (protótipos que servirão de amostra e guia para o resultado). fonte:https://blog.graficasuloeste.com.br/como-e-possivel-avaliar-a-qualidade-da-impressao/

  • DTP Desktop Publishing (1985 - hoje)

     

    O Desktop Publishing (erroneamente chamado «edição electrónica») foi uma viragem radical que transplantou a tecnologia de composição para os computadores — e que desempregou milhares de compositores e operadores de máguinas fotocompositoras.

     

    A possibilidade de criar layouts WYSIWYG em monitores, e de seguida, imprimir, foi revolucionária, quer para a indústria gráfica, quer para a indústria de computadores pessoais.

     

    O Desktop Publishing consiste na edição e produção de publicações, através de computadores, programas de paginação e impressoras.

     

    O operador/paginador/designer cria layouts com texto, imagens, fotografias e outros elementos gráficos, utilizando programas de paginação, tais como

    QuarkXPress

    Adobe InDesign

    Adobe PageMaker

    PageStream

    RagTime

    Scribus

    Microsoft Publisher

    Apple Pages

    CorelDraw

     

    Hoje, o software Adobe InDesign é o melhor e mais versátil instrumento para o DTP.

     

    Normalmente, para pequenas tiragens utiliza-se impressoras convencionais, e para grandes tiragens recorre-se a empresas impressoras.

     

    O DTP permite que uma só pessoa (de preferência, um experiente profissional) execute o trabalho de toda uma equipe, desde o layout, passando pela edição de texto, até a separação de cores.

     

    A criação de documentos no computador, como páginas HTML para web-sites, folhetos, posters, catálogos, boletins informativos, livros, brochuras, cartazes, pôs a edição nas mãos de profissionais, abrindo caminho ao Design editorial em PCs.

     

    Fonte: http://tipografos.net/tecnologias/dtp.html

  • Depende da criatividade e da flexibilidade do diagramador ao dispor os elementos gráfico-visuais na página.


ID
816616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para o resultado de um projeto gráfico ser satisfatório, é necessário considerar, além das especificações oriundas dos três níveis de planejamento (editorial, comercial e gráfico), a viabilidade técnica ligada à periodicidade do veículo e à legibilidade. Com relação a esse assunto, julgue o item.

O diagrama de um projeto gráfico permite ao designer uma gama de possibilidades de organização dos elementos, mantendo, todavia, determinado padrão visual.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

  • A função do diagrama é exatamente essa: possibilitar ao designer conforto ao editar um projeto, sem perder a organização e padronização do projeto visual por meio de uso de grids, por exemplo.


ID
828223
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na elaboração de uma interface em ambiente digital, devem ser respeitados diversos fatores, como consistência ou unidade projetual, que

Alternativas

ID
884008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de imagem institucional, julgue os itens subsecutivos.

De acordo com a Constituição Federal, é vedada a criação de identidade visual que caracterize promoção pessoal de autoridades e funcionários públicos.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    De acordo com o art. 37, § 1º:
    § 1º - A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
  • Complementando, dentre os fundamentos expressos da CF: legalidade, IMPESSOALIDADE, moralidade, publicidade e eficiência. 
  • Bem lembrado Juliana, muita gente pode confundir essa questão da promoção pessoal dos agentes públicos com ofensa ao princípio da publicidade (o que não tem nada a ver), quando na verdade é ofensa à impessoalidade. 
  • Na verdade a criação de identidade visual que caracterize promoção pessoal de autoridades e funcionários públicos não é proibida, inclusive é muito usada durante o período de eleições. O que é proibido é fazer promoção pessoal em obras e serviços públicos, ou seja, relacionar essa identidade pessoal às ações de um determinado governo.


ID
884011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de imagem institucional, julgue os itens subsecutivos.

A administração pública estadual e a municipal, para a criação de suas identidades visuais, o que inclui marca, logomarca e logotipo, sujeitam-se aos padrões gráficos gerais estabelecidos pelas instruções normativas da Presidência da República relativas à publicidade.

Alternativas
Comentários
  • No "Manual de Uso da Marca do Governo Federal" não disciplina nada com relação a administração pública estadual e municipal, apenas aos órgãos do Governo Federal. 
  • Se fosse administração publica FEDERAL estaria correta, mas o manual não menciona em relação a adm. publica estadual e municipal.

  • A administração pública FEDERAL, para a criação de suas identidades visuais, o que inclui marca, logomarca e logotipo, sujeitam-se aos padrões gráficos gerais estabelecidos pelas instruções normativas da Presidência da República relativas à publicidade.


ID
1036240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das características específicas para uso dos meios de comunicação, julgue os itens subseqüentes.

A codificação da mensagem informativa ou noticiosa dos veículos de comunicação resulta de processo evolutivo no qual os próprios veículos foram aprendendo a codificar suas mensagens de acordo com os canais utilizados. Nos anos 50, os jornais passaram a utilizar uma técnica de construção do texto baseada na cultura visual, em que os elementos gráficos na composição das páginas eram supervalorizados.

Alternativas
Comentários
  • ONDE ESTÁ O ERRO?

  • errada

    na década de 50 surge padrões na apresentação técnica e editorial da imprensa, que altera a diagramação dos jornais.

  • Errei a questão. Relendo agora, acho que o erro está no final, quando diz que os elementos gráficos eram supervalorizados. Apesar de ter havido uma mudança importante no aspecto gráfico dos jornais nos anos 50, o texto continuou sendo o elemento mais valorizado. Nos anos 50, passaram a ser usados o lead e a pirâmide invertida. Será que é por aqui o rumo desta questão? Fiquei na dúvida.

    Encontrei este trecho no site da Associação Brasileira de Imprensa (ABI):

    Do ponto de vista da produção do texto, o jornalismo passou a adotar técnicas norte-americanas, como o lead e a pirâmide invertida. Surgiram os copidesques e os primeiros manuais de redação. O aspecto gráfico dos diários se transformou, com o desenvolvimento de modelos de diagramação mais funcionais. O contexto visual também foi alterado, com uniformidade na tipologia das letras e lógica na hierarquia dos elementos nas páginas — antes, a paginação das matérias era feita na base da improvisação.

    Fonte: http://www.abi.org.br/a-grande-virada-da-imprensa-nos-anos-50/


ID
1087042
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em novembro de 2008, na Turquia, a UNESCO incluiu 90 obras-primas em sua Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. ALista é composta por 26 obras do Leste da Ásia; 20 da Europa; 18 da África; 7 da região árabe e 19 daAmérica Latina e Caribe. Entre elas:

Alternativas

ID
1200007
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em uma campanha institucional, que associe determinada empresa a uma ação social, a exemplo de campanha contra a dengue ou doação de sangue, quais as mídias que seriam fundamentais?

Alternativas
Comentários
  • O que se deve ter em mente para resolver essa questão é que para esse tipo de campanha, que não exige uma segmentação, ou seja, atinge um público amplo, deve-se priorizar as mídias offline: anuncio eletrônico, impresso ( cartaz, panfleto) e mídia exterior. O mais importante nesse tipo de campanha é fazer com que essa informação chegue a um maior número de pessoas, de forma massiva mesmo, por isso exige formas mais genéricas que possam estar presentes em vários ambientes. O anúncio eletrônico embora seja mais comum na forma online, como TV por exemplo, ele pode ser também offline, como um painel de led.


ID
1200013
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Ao criar uma identidade visual de um órgão da instituição destinado ao atendimento público, quais as peças fundamentais para sua comunicação?

Alternativas
Comentários
  • "LOGOMARCA"?

    Logo(Latim) - idéia | markas (Germânico) - ideologia

  • Essa ai ta difícil de concordar...

  • Logomarca foi cruel... Era pra ser letra A

  • Era só esperar até a questão 49 e saberíamos como a banca entende os conceitos de logomarca e logotipo


ID
1200016
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Livros, revistas, jornais, mídia exterior, folders, cartazes, malas-diretas, catálogos e manuais são produtos concebidos pelo programador visual em seu cotidiano. Dadas as afirmativas seguintes quanto a um projeto gráfico,

I. Independentemente do estilo do programador visual, um projeto gráfico deve levar em conta o conceito do editor.

II. O programador visual tem seu estilo e liberdade de desenhar como lhe convier, decidindo por cores, formas, ilustrações e texturas.

III. O programador visual deve seguir as etapas contidas no briefing, que além do texto, pode sugerir cores, texturas e ilustrações.

IV. O programador visual elabora apenas o layout das peças; cabe ao editor decidir com a gráfica levando em conta o custo-benefício.

Verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

Alternativas

ID
1200028
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em uma campanha publicitária que requeira exclusivamente o outdoor, de baixo custo, qual a impressão com melhor custo-benefício, sem limitar a criação de um programador visual?

Alternativas
Comentários
  • E o "sem limitar a criação do programador visual" foi pra onde? Letra "D" gabarito, monocromia, limita. Não?


ID
1200031
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito de logotipos e logomarca.

Alternativas
Comentários
  • "LOGOMARCA"?

    Logo(Latim) - idéia | markas (Germânico) - ideologia

  • Outra questão bizarra... Desde quando Logotipo é a idealização de uma fonte? SOCORROOO!


ID
1200043
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As peças de uma campanha publicitária, ao serem produzidas de acordo com o tema, não podem deixar algumas regras básicas. Dadas as afirmativas abaixo,

I. O programador visual tem total liberdade de desenvolver o assunto que remete ao consumidor.

II. O programador visual não pode abdicar de sua criação, desde que remeta ao tema da campanha.

III. O programador visual define formato, forma e cores do layout.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Prova para Programador Visual feita por programador visual. Só pode. Desde quando programador visual tem tanto poder? Só se for na UFAL.


ID
1200046
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A campanha institucional visa construir/fortalecer a image building de uma empresa/instituição. Dadas as afirmativas abaixo,

I. A produção de peças deve seguir o eixo central da campanha.

II. A programação visual, aliada ao texto, é importante para atingir o target.

III. O programador visual deve conhecer o público-alvo (interno e externo) da empresa.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
1200049
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dadas as afirmativas a seguir com relação à produção de peças para campanha institucional,

I. O trabalho do programador visual deve atender ao tema da campanha.

II. As ilustrações devem referir-se ao texto.

III. O layout representa a forma visual (imagética) do texto.

IV. O título da peça tem que ser impactante (teaser).

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
1200064
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dadas as afirmativas abaixo sobre as atribuições do programador visual,

I. Finalizar layouts de livros, jornais e revistas.
II. Finalizar anúncios.
III. Criar imagens com appeal.
IV. Produzir peças visando atingir o público-alvo.
V. Esforçar-se para atingir o target.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
1200118
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à definição de diagramação.

Alternativas
Comentários
  • Diagramação - Arte de dispor grafismo e contra-grafismo como fundos, textos, letras e imagens que compõem a estética de um layout.

    Produção Gráfica: arte e técnica da mídia impressa, Antonio Celso Collaro, p. 147


ID
1200121
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na mídia impressa existem cinco zonas de visualização: principal ou primária, secundária, morta, centro ótico, centro geométrico. Assinale a alternativa que descreve a localização do centro ótico.

Alternativas
Comentários
  • Sobre o assunto vale a leitura do capítulo VII do livro Diagramação: o planejamento visual gráfico na comunicação impressa - Rafael Souza Silva


ID
1222573
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em um planejamento de campanha, ficou decidido que as mídias utilizadas seriam: televisão, rádio, mídia volante, busdoor, outdoor e Internet. Assinale a alternativa que apresenta mídias cujos conteúdos são elaborados prioritariamente pelo designer gráfico e estão acompanhadas dos processos indicados para a sua produção.

Alternativas

ID
1222579
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em uma grande organização, uma tarefa que requer especial atenção do designer é a gestão de suas representações visuais, incluindo a elaboração do manual de identidade visual. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O que está errado?

    É desejável que os fornecedores e os funcionários de uma organização conheçam o manual de identidade visual e que, sempre que possível, sigam os procedimentos previstos na aplicação dos elementos visuais da marca.


ID
1222582
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A possibilidade de uma ação comunicativa decorre da adequada configuração da interface entre o usuário, a informação visual e os objetivos. No caso do design gráfico, há alguns conceitos que são essenciais, especialmente porque fundamentam o próprio processo de configuração da interface. Acerca desses conceitos, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1321999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito à identidade corporativa, julgue o item subsequente.


O comportamento da instituição, sua forma de se comunicar e os elementos visuais que escolhe para fazer-se representar são fatores determinantes da sua identidade corporativa, que é intangível.

Alternativas
Comentários
  • Identidade = Tangível

    Portanto questão errada!

  • Olins (apud BALMER; WILSON, 2001) afirma que “identidade corporativa é a manifestação tangível da personalidade de uma empresa. É a identidade que projeta a real personalidade de uma empresa”


    fonte:http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/viewFile/221/212

ID
1322029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de relações públicas, julgue o item.


Identidade corporativa é diferente de identidade de marca, conjunto de referenciais visuais de uma marca, como nome, símbolo e letra.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.

    O termo é frequentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    De fato, identidade corporativa e identidade de marca são conceitos diferentes. De acordo com Kunsch, a “identidade  corporativa  reflete e projeta a  real personalidade da organização. É a manifestação tangível, o autorretrato da organização ou a soma total de seus atributos, sua comunicação, suas expressões.” 

      

    Já a identidade de marca consiste no conjunto de “referencias visuais” de uma marca (tais como o nome, o símbolo e a letra). 

    ===

    TOME  NOTA (!)

    (FCC – CNMP – 2015 - ADAPTADA)  A identidade institucional é uma declaração da própria organização sobre como ela se apresenta à sociedade, com visão, missão, valores, compromissos etc. (CERTO)

    • R: Perceba que essa assertiva da banca FCC trouxe o termo “Identidade Institucional”(IDENTIDADE Corporativa) e destacou que se  trata  de  uma  "declaração"  (contendo  a  visão,  missão,  valores,  compromissos,  dentre  outros aspectos da organização) que a empresa elabora e apresenta à sociedade.  
    • A banca  IBFC (2016) também já utilizou, em uma questão, o termo “identidade institucional” e apresentou um conceito que segue essa mesma linha. Vejamos: Identidade  institucional  “consiste  na  expressão  que  confere  personalidade  e  traduz  o  que  se considera ideal para a instituição, representada nos conceitos de missão, visão e valores, onde missão define a razão da existência; visão, a situação desejável para o futuro; e os valores constituem a base de tudo o que se acredita como certo e adequado”.    

    ===

    (FCC – CNMP – 2015 - ADAPTADA)  A imagem institucional é a forma como os diferentes públicos de uma organização a percebem, assim como seus produtos e/ou serviços. (CERTO)

    • R:De fato, a Imagem Corporativa (ou Imagem Institucional) diz respeito a “como” a organização e seus produtos ou serviços são percebidos pelo público (pelos diferentes públicos de uma organização).  

    IMAGEM Corporativa

    • é o que passa na mente dos públicos.
    • como” a organização e seus produtos ou serviços são percebidos pelo público
    • É intangível e abstrata.

    IDENTIDADE Corporativa

    • é o que a organização é , faz e diz.
    • reflete e projeta a real personalidade da organização. 
    • é uma manifestação tangível.

    ===

    (FCC – CNMP – 2015 - ADAPTADA)  Alcançar  a  sintonia  entre  a  identidade  e  a  imagem  institucional  é  um  objetivo  tático  do planejamento cuja persecução é opcional e de pouco impacto. (ERRADO)

    • R: Alcançar a sintonia entre a identidade e a imagem institucional é um objetivo do planejamento estratégico, cuja persecução é bastante importante para as organizações (de grande impacto para as organizações). 


ID
1671898
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As cores transmitem sensações que transcendem muito o mero reconhecimento de tons e matizes. [...] Algumas cores podem mudar seu comportamento e sua influência com a mera aplicação de um recurso de luminosidade. É o caso do preto, que, por representar a ausência de luz, encerra em nossa cultura um sentimento trágico, de enlutamento, de vazio, de solidão.

(COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica da mídia impressa)

No entanto, ao receber uma camada de verniz ou mesmo de plastificação, adquirindo assim um certo brilho, o preto passa a transmitir

Alternativas
Comentários
  • O preto, quando aplicado, sugere morte, luto, infortúnio,porém pode vir a mostrar elegância e distinção, se for tratado com camada brilhante

    Fonte: Projeto Gráfico, Teoria e Prática de Diagramação de Antônio Celso Collaro


ID
1715374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à elaboração de identidades visuais, banners e folhetos informativos, julgue o item subsecutivo.

Recomenda-se o uso de fontes maiúsculas e minúsculas para textos longos, visto que a utilização de textos somente em caixa-alta torna a leitura cansativa e desagradável.

Alternativas

ID
1715377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à elaboração de identidades visuais, banners e folhetos informativos, julgue o item subsecutivo.

A identidade visual é um conjunto sistematizado de elementos gráficos que identificam uma instituição ou produto, é composta por logotipo, símbolo, padrão cromático e tipográfico.


Alternativas

ID
1715380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à elaboração de identidades visuais, banners e folhetos informativos, julgue o item subsecutivo.

A tipografia é fundamental na elaboração de peças gráficas, pois influencia efetivamente na transmissão de informações.


Alternativas
Comentários
  • Gab.: Certo.

    Esta tipografia dos comentários do QConcurso, por exemplo, é "sem serifa". Essas são mais adequadas p/ publicações em meios digitais. Dessa forma, a tipografia influencia na transmissão da informação.


ID
1715383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à elaboração de identidades visuais, banners e folhetos informativos, julgue o item subsecutivo.

O símbolo, utilizado como parte integrante de uma identidade visual, é um desenho característico que pode ser abstrato ou figurativo.


Alternativas
Comentários
  • Sim. O símbolo pode ser abstrato e revelar características da marca, integrando-se à identidade visual como um todo.


ID
1715386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à arte final de peças gráficas impressas em ofsete e destinadas à divulgação de projetos educacionais, julgue o próximo item.

O processo de refile é utilizado em uma peça gráfica sempre que uma imagem tiver de ser cortada na margem de uma página. Essa imagem deve ser ampliada para que não apareça um filete branco quando o papel for cortado.


Alternativas
Comentários
  • Refile- Refile é uma das etapas finais do processo gráfico e é considerado um tipo de acabamento.

    Mas, o que é um acabamento gráfico?

    O acabamento gráfico é o processo em que o material, já impresso, é finalizado. Há diversos recursos que possibilitam transformar impressos simples em materiais atrativos e relevantes para o público alvo, como a laminação fosca e as dobras.

    O refile é, sem dúvidas, o acabamento mais comum utilizado nos impressos, principalmente em panfletos, folhetos e cartão de visita. É caracterizado pelos “cortes” feitos no papel, responsáveis por deixar o impresso no formato final. seu comentário...

  • As funções do refile

    - A primeira função do refile é como corte linear, para deixar as folhas mesmo tamanho antes da impressão, pois as folhas podem apresentar formatos diferentes e o refile é utilizado para iguala-las.

    - Este acabamento também possui a função de eliminar margens e marcas de impressão, como a marca de corte.

    - A última função do refile é determinar o formato final do impresso, já na etapa final da produção.

    Tendo esses conceitos em vista, o refile, apesar de um acabamento básico, é essencial para a qualidade final do impresso, seja ele um cartão de visita, um folder ou um catálogo. 


ID
1715389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à arte final de peças gráficas impressas em ofsete e destinadas à divulgação de projetos educacionais, julgue o próximo item.


As quatro cores primárias na impressão ofsete por seleção de cores são o ciano, o marrom, o amarelo e o preto.


Alternativas
Comentários
  • CMYK: Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Key - Black)

  • No lugar de marrom deveria ser magenta
  • Editar

    Útil (0)

    Sistema de cores CMYK

     

    CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black (Key)).

    O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.

    Ciano é a cor oposta ao vermelho, o que significa que actua como um filtro que absorve a dita cor (-R +G +B). Da mesma forma, magenta é a oposta ao verde (+R -G +B) e amarelo é a oposta ao azul (+R +G -B). Assim, magenta mais amarelo produzirá vermelho, magenta mais ciano produzirá azul e ciano mais amarelo produzirá verde.

     

    Inclusão do preto

    O preto pode ser produzido misturando os três pigmentos primários, mas por várias razões, é preciso adicionar tinta preta ao sistema:

    * O preto que se cria misturando os três pigmentos primários não é puro, devido às impurezas encontradas neles;

    * Empregar o 100% das tintas ciano, magenta e amarelo produz uma camada que, dependendo do tipo de papel, pode não secar ou ainda romper a folha se muito fina;

    * Os textos imprimem-se geralmente no preto pois incluem detalhes muito finos que seriam complicados de conseguir mediante a superposição de três tintas;

    * O pigmento preto é o mais barato de todos, razão pela qual criar preto com três tintas seria muito mais caro.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK


ID
1771393
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A área de Comunicação Integrada redesenhou a arte gráfica de identificação dos sanitários masculinos e femininos, que atendem clientes e funcionários das lojas físicas. Contudo, devido à utilização de ícones desconhecidos nas portas dos banheiros, o SAC da empresa recebeu inúmeras reclamações. Os usuários relataram que era praticamente impossível identificar os ambientes, o que acabava por gerar situações de constrangimento.

Daí se infere que o fato ocorreu devido a problemas de recepção relativos ao(à): 

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C.

    O "código" utilizado pela empresa causou o problema.

    Contudo, devido à utilização de ícones desconhecidos nas portas dos banheiros.


ID
1882972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca do papel e do uso da imagem na publicidade.

Um grande suporte que os publicitários têm à sua disposição são os bancos de imagens, nos quais são disponibilizados milhares ou mesmo milhões de imagens. No entanto, dado o limite de espaço virtual desses bancos, essas imagens não possuem a qualidade adequada para serem aplicadas em grandes formatos, como no caso de um outdoor.

Alternativas
Comentários
  • Bancos de imagens disponibilizam tamanhos e formatos variados, cobrando, muitas vezes, valores supeiores para formatos maiores. Há, ainda, aqueles bancos que fornecem, inclusive, imagens vetorizadas, as quais podem ser ampliadas "infinitamente".

  • Outro grande "x" da questão diz respeito à qualidade de imagem necessária para um Outdoor, que é baixíssima. Isso já torna o item Errado.


ID
1882975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca do papel e do uso da imagem na publicidade.

Uma imagem pode ser utilizada, ao mesmo tempo, para chamar a atenção e estimular a compreensão do conteúdo que esteja sendo promovido na peça publicitária, além de colaborar para ampliar a identificação do consumidor com o produto e gerar credibilidade.

Alternativas

ID
1882981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o próximo item, relacionados às artes gráficas e aos meios de veiculação.

O maior benefício do outdoor é o seu grande impacto sobre o consumidor, razão por que é a mídia exterior mais utilizada.

Alternativas

ID
1882987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às técnicas de criação da peça gráfica, julgue o item seguinte.

A principal função do leiaute, cujos elementos devem interagir de forma equilibrada e harmoniosa, é a de atrair a visão do consumidor e conduzi-lo de forma apropriada pelo anúncio, fazendo-o criar interesse pela mensagem.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    O layout será utilizado pelo designer para organizar as informações que devem estar presentes em um produto gráfico, para que o resultado final atraia o interesse do público-alvo.

    Fonte: prof. Julia Branco - Estratégia


ID
1882990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às técnicas de criação da peça gráfica, julgue o item seguinte.

Os elementos de um anúncio devem ser dispostos no leiaute de forma que pareçam estar harmônicos, interdependentes, de forma a propiciar unidade e coerência à peça.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Os diferentes elementos presentes em uma peça gráfica devem ser posicionados de forma harmônica, para garantir a fluidez em relação à compreensão da mensagem comunicada pelo anúncio.

    Fonte: prof. Julia Branco - Estratégia

    Outra questão que ajuda a responder:

    (Q627660) A principal função do leiaute, cujos elementos devem interagir de forma equilibrada e harmoniosa, é a de atrair a visão do consumidor e conduzi-lo de forma apropriada pelo anúncio, fazendo-o criar interesse pela mensagem. Certo


ID
1882996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere aos conceitos ligados ao trabalho de criação e produção de uma peça gráfica, julgue o item subsequente.

Ao utilizar uma fotografia em uma peça gráfica, com o intuito de evitar o efeito conhecido como pixalização, o responsável pela criação deverá estar atento à resolução da imagem, que deverá ter o tamanho proporcional ao formato da peça.

Alternativas
Comentários
  • O correto é pixElização e não pixAlização.

    Visualize: https://www.fotoefeitos.com/cat-tratamento-imagem/pixelate_images

  • Cespe sendo Cespe. Vivem de pega-ratão e me fazem uma questão dessas.

    "A resolução da imagem, que deverá ter o tamanho proporcional ao formato da peça"?

    Então quer dizer que um Outdoor deve ter resolução maior do que um panfleto?

    Isso tudo além do termo, que está errado. O correto é PIXELIZAÇÃO.

    QUESTÃO ERRADA.

    Quanto à resolução:


ID
1882999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere aos conceitos ligados ao trabalho de criação e produção de uma peça gráfica, julgue o item subsequente.

A ilustração, além de auxiliar na identificação do produto ou do serviço, tem o poder de estimular a imaginação do consumidor, o que provoca seu desejo, interesse e sua reação à proposta.

Alternativas

ID
1883026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Planejar uma campanha é a essência do trabalho de publicidade. Pensar estratégias para alcançar o consumidor e usar a criatividade para torná-las reais é uma arte. A propósito desse tema, julgue o item subsecutivo.

O target é a assinatura da marca da empresa, incluído, geralmente, no canto inferior direito da peça publicitária.

Alternativas
Comentários
  • Target é o público alvo, ou seja, o público que o anunciante e o cliente pretendem atingir com a campanha.

  • target = alvo

  • errada

    Logomarca, ou simplesmente logo, é a representação gráfica do nome de uma empresa ou marca, que determina a sua identidade visual e tem como objetivo facilitar o seu reconhecimento.

    Target é o público-alvo ou mercado que se quer atingir.

  • esse é o conceito de logotipo


ID
1883041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base nos preceitos gerais dos manuais de identidades visuais, julgue o item seguinte.

O padrão cromático tem o objetivo de uniformizar a comunicação da marca; dessa forma, representa as referências das cores padrão e das cores de apoio em CMYK, RBG, Pantone e Web.

Alternativas
Comentários
  • Primeiro que o código é RGB e não RBG (digitação do QConcursos ou erro da prova?) e padrão de cor Web? Na Web, não seria RGB?

    Alguém?


ID
1883044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base nos preceitos gerais dos manuais de identidades visuais, julgue o item seguinte.

Existem duas configurações obrigatórias para a utilização da marca: a versão horizontal e a versão vertical.

Alternativas

ID
1883050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base nos preceitos gerais dos manuais de identidades visuais, julgue o item seguinte.

A versão monocromática da marca é utilizada para aplicações em documentos e papéis administrativos que possam ser reproduzidos por fotocópia ou fax, assim como para aplicações em envelopes pardos ou fitas adesivas e tecidos.

Alternativas
Comentários
  • Direto do guia da UnB (acesse o link para visualizar as versões):

     

    Assinaturas versão preto e branco

     

    As assinaturas em preto e branco constituem a principal forma de apresentação monocromática da marca UnB, para utilização em situações onde não é possível o uso de cores, seja por limitações / imposições técnicas ou por medidas de otimização de custos.

    As variações em preto e branco devem ser usadas para aplicações em documentos e papéis administrativos que possam ser reproduzidos por fotocópia ou fax, assim como nas aplicações em envelopes pardos e amarelos.

    Deve-se evitar o uso destas versões em peças impressas que oferecem a possibilidade de uso da marca na versão principal em 2 cores.

    A regra de utilização sobre fundo branco da assinatura preferencial também se aplica à esta versão. Quando não for possível a aplicação sobre fundo branco, serão permitidos fundos lisos, homogêneos e de cor clara.

     

    Fonte: http://www.marca.unb.br/guiapratico1.php


ID
1883053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

      Após o detalhamento técnico da marca e a definição dos princípios e das regras para a aplicação da identidade visual, inicia-se a etapa de desenvolvimento das peças de comunicação interna e externa da instituição, configurando-se essa fase como a etapa de implementação do projeto o qual viabiliza a difusão da marca.

Daniella Michelena Munhoz. Manual de identidade visual – guia para construção. Rio de Janeiro: 2AB, 2009, p. 50. (com adaptações).

Acerca do assunto apresentado no referido texto, julgue o item subsequente.

Indústrias de bens de consumo necessitam de inúmeras embalagens para seus produtos ou famílias de produtos, bem como para armazenamento e transporte.

Alternativas

ID
1883056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

      Após o detalhamento técnico da marca e a definição dos princípios e das regras para a aplicação da identidade visual, inicia-se a etapa de desenvolvimento das peças de comunicação interna e externa da instituição, configurando-se essa fase como a etapa de implementação do projeto o qual viabiliza a difusão da marca.

Daniella Michelena Munhoz. Manual de identidade visual – guia para construção. Rio de Janeiro: 2AB, 2009, p. 50. (com adaptações).

Acerca do assunto apresentado no referido texto, julgue o item subsequente.

O cartão de visita, o envelope e o papel carta fazem parte da papelaria básica em um manual de identidade visual.

Alternativas
Comentários
  • Mas afinal, o que é um manual de identidade de marca?

    É um manual com normas técnicas, recomendações e especificações para a utilização da identidade de uma determinada marca.

     

    Ok, mas para que serve um manual de identidade de marca?

    Para facilitar a memorização e reconhecimento de uma determinada marca ao preservar suas propriedades visuais em todas suas manifestações.

     

    O que consta em um manual de identidade de marca?

    Não existe uma regra universal. Cada empresa cria um manual de acordo com suas próprias exigências. Alguns manuais podem possuir 4 páginas, outros 100.

     

    Fonte: https://waltermattos.com/artigos/o-que-e-e-para-que-serve-um-manual-de-identidade-de-marca/


ID
1883059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

      Após o detalhamento técnico da marca e a definição dos princípios e das regras para a aplicação da identidade visual, inicia-se a etapa de desenvolvimento das peças de comunicação interna e externa da instituição, configurando-se essa fase como a etapa de implementação do projeto o qual viabiliza a difusão da marca.

Daniella Michelena Munhoz. Manual de identidade visual – guia para construção. Rio de Janeiro: 2AB, 2009, p. 50. (com adaptações).

Acerca do assunto apresentado no referido texto, julgue o item subsequente.

A sinalização externa deve considerar o tráfego tanto de veículos quanto de pedestres.

Alternativas

ID
1977727
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

É um pôster em miniatura, como um cartaz emitindo sua mensagem enquanto você passa a cem por hora. Portanto, você deve pensar em escala grande − quanto mais simples, melhor. Ficar preocupado com nuances e detalhes refinados não funciona, porque todos os outros fazem isso.

(WHITE, Jan V. Edição e Design: para designers, diretores de arte e editores. Trad. de Luis Reyes Gil. São Paulo: JSN Editora)

Essa é a definição para a elaboração

Alternativas

ID
2113288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à imagem, à reputação e à identidade de instituições ou empresas, julgue o item subsequente.


A identidade corporativa, representada pelas logomarcas da organização e pelas aplicações dessas logomarcas, que reafirmam a identidade visual, não inclui o conjunto de valores e crenças da organização.

Alternativas
Comentários
  • A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.

  • Que confusão de ideias esta pergunta...

  • O Cebraspe adora falar em "logomarca", termo usado por leigos.


ID
2113408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de criação, redação, direção de arte, produção gráfica e design na publicidade, julgue o item seguinte.

Usualmente, a produção criativa das campanhas, em uma agência de publicidade, é de responsabilidade das duplas de criação, constituídas por um redator e um diretor de arte.

Alternativas
Comentários
  • Você já ouviu o termo Dupla de Criação? Esse é o formato utilizado na maioria das agências de publicidade em que a área de Criação é formada por um profissional de Redação e um Diretor de Arte, que trabalham em conjunto para desenvolver o conceito da comunicação.  Para ambos profissionais, não basta ser apenas criativo. É preciso conhecer bem o seu cliente/marca para entregar uma campanha que atenda às necessidades de comunicação dele.

    O redator é o responsável pela criação dos textos, que serão escritos para diferentes formatos, como a web, rádio, tv e impresso. Como cada veículo tem sua particularidade é preciso que o redator consiga adaptar a mensagem de maneira persuasiva e atrativa para os diferentes meios. Além disso, esse profissional precisa ser criativo, ter bom conhecimento da língua portuguesa, e mais do que isso, precisa ter um conhecimento apurado dos diferentes tipos de linguagem considerando públicos diferentes. Por exemplo, a linguagem de um produto para atletas de esportes radicais pode ser diferente de uma linguagem para atletas de academia.

    o diretor de arte é responsável pela linguagem visual da campanha. Assim como o redator, este profissional precisa ser muito criativo, ter um vasto repertório, atualizar-se constantemente com todos os tipos de informações e, principalmente, conhecer bem a empresa e o produto. Assim, ele consegue desenvolver peças criativas que sejam atrativas, inteligentes, conceituais e persuasivas. É preciso também que esse profissional tenha conhecimento de programas gráficos, fotografia, multimídia e audiovisual, para que ele possa trabalhar em conjunto com os profissionais dessas áreas e tirar o melhor da produção artística deles.

    É importante saber que a área de Criação também depende de outros profissionais, como o diretor de criação, que é responsável pela equipe criativa e que irá coordenar as campanhas e aprová-las antes de mostrar ao cliente; o profissional de revisão responsável em checar todo o texto para garantir que não tenha nenhum erro de português e o arte-finalista, responsável pela finalização das peças antes de serem enviadas para as produtoras de vídeo ou gráficas.

    Fonte: http://www.fapcom.edu.br/blog/dupla-de-criacao-voce-sabe-o-papel-redator-e-diretor-de-arte.html


ID
2113411
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de criação, redação, direção de arte, produção gráfica e design na publicidade, julgue o item seguinte.

Na publicidade, o design gráfico corresponde à representação visual de uma ideia ou mensagem por meio de elementos como ilustrações, cores, tipografia e diagramação.

Alternativas

ID
2150524
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

"Certos recursos utilizados como elementos adicionais de acabamento são, em realidade, processos de impressão. Seja porque têm um custo muito alto ou porque seu efeito é demasiado marcante, eles acabam por ser utilizados apenas em determinados elementos do layout, conferindo-lhes destaque no conjunto."

VILLAS-BOAS, André. Produção gráfica para designers. Rio de janeiro: 2AB, 2010 (3ª edição) - p. 162.

I- Processo relevográfico no qual é utilizado um clichê de metal ou em fotopolímero que é pressionado contra o suporte em alta temperatura. A tinta utilizada se liquefaz e adere por pressão ao papel ou outro suporte. Sua aplicação tende a conferir um aspecto nobre e requintado, sendo possível, por exemplo, obter o efeito de uma impressão em metal (ouro, prata e outras tonalidades).

II- Impressão tipográfica cujo resultado produz uma textura espessa, com efeito tátil. Esse resultado é obtido imediatamente após a impressão comum, pela adição de pó resinoso à tinta ainda úmida. Em seguida, o impresso é submetido ao efeito térmico, em estufa, resultando na dilatação da resina misturada à tinta. Seu custo não é baixo.

Assinale a alternativa que nomeia corretamente os processos descritos acima:

Alternativas

ID
2150527
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As imagens coloridas impressas normalmente são produzidas com quatro tintas de impressão: ciano, amarelo, magenta e preto, o sistema CMYK. Cada tinta CMYK pode ser aplicada com valores entre 0 e 100%, portanto cada cor é expressa como a porcentagem de cada tinta. O amarelo puro, por exemplo, é obtido com 0% de ciano, 100% de amarelo, 0% de magenta e 0% de preto.

É recomendado que a soma total dos percentuais (levando em consideração as quatro tintas) em uma cor não ultrapasse 240.

Assinale a alternativa que melhor justifica esta recomendação.

Alternativas
Comentários
  • O brilho faz parte do reflexo da luz. Acredito que quanto mais pigmento em uma impressão, menor o brilho, o que acarretará em cores foscas. 240 seria, portanto, um alto grau de saturação de pigmentos.


ID
2154973
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Peón (2011), a especificação é a fase final de um projeto de Sistema de Identidade Visual (SIV). Muitas vezes, é uma das etapas mais trabalhosas, mas é crucial, pois determina as especificações técnicas corretas de implantação desse sistema.

(PEÓN, Maria Luisa. Sistemas de identidade visual.) 

Com relação às especificações das cores de um SIV, Peón indica alguns exemplos de definições: 


I. Especificações na escala ________________, para impressão com cores especiais.

II. Especificações na escala ________________, para reprodução em telas e monitores.

III. Especificações na escala ________________, para impressão em quadricromia, com indicações das cores de seleção (ciano, magenta, amarelo e preto).

IV. Especificações de ________________, para impressão em monocromia, com indicações de porcentagem da retícula que a forma (por padrão, em preto). 

A alternativa que completa de modo adequado as lacunas na sequência de cima para baixo, é: 

Alternativas

ID
2213248
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Qual a diferença entre logotipo e logomarca na identificação de uma empresa, produto ou indivíduo?

Alternativas
Comentários
  • Um logotipo, logótipo, logomarca ou simplesmente logo é um conjunto formado por duas ou mais letras fundidas em um só tipo, compondo uma sigla. Essa peça de design identifica ou representa uma entidade (marca de produto ou serviço). Se no logotipo há a presença de elementos tipográficos, no logo a imagem pode ser composta exclusivamente por elementos gráficos (figurativos ou não-figurativos). Existem ainda símbolos híbridos como, por exemplo, a logo da Wikipédia, que conta com a imagem de um globo a ser montado e tipos.

    Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica de uma marca. Por isso ela geralmente está presente nas peças gráficas e digitais de uma empresa. Como toda a assinatura, o logotipo segue um padrão visual que o torna reconhecido. O uso correto do logotipo é uma ação que pode reforçar a imagem de uma empresa. A Sony, exibe sua marca por meio do logotipo, prescindindo da utilização de qualquer outro elemento gráfico adicional (símbolo). Ao contrário da Sony, a Wikipédia, utiliza simultaneamente um símbolo (um quebra-cabeças em formato de globo) e um logotipo (caracterizado pela própria palavra "Wikipédia" escrita com a fonte Linux Libertine). O símbolo e o logotipo são formas de grafar a marca, de torná-la visualmente tangível.

    No sentido lato, o termo pode ser usado como o conjunto formado pela representação gráfica do nome de determinada marca, em letras de traçado específico, fixo e característico (logotipo) e seu símbolo visual (figurativo ou emblemático), o que, por extensão de sentido, pode ser entendido como a representação visual de qualquer marca. Há quem considere o neologismo logomarca um termo que não possui a necessária precisão, mas a aceitação do significado, pelos dicionários e sua ampla utilização entre os profissionais e organizações, transcende os limites da pura reflexão acadêmica. A palavra logos, do grego, significa conhecimento e também palavra. Embora a etimologia coloque como correlato mais apurado de logos, em português, os termos estudo ou lógica, "logomarca" acaba assumindo o significado de "palavra-marca" o que, num estudo linguístico, pode não fazer sentido. Parte dos designers e profissionais da área, usam o termo "logomarca" por seu suposto caráter mais abrangente.


ID
2213251
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Newton César, como se chama o projeto gráfico que precisa ter capa, introdução, conceito, formas de utilização do logotipo, adequações, controle de cores, área de influência, diagrama de construção, tipologia, aplicações em papelaria, aplicação em veículos e aplicação em brindes?

Alternativas

ID
2213260
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quais são os princípios da criação do logotipo/logomarca, segundo Newton César?

Alternativas

ID
2213305
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Rabaça e Barbosa, como é denominado o conjunto de tarefas relacionadas à preparação de originais para publicação, incluindo digitação, formatação, além da edição visual, paginação, artes finais e outros detalhes da produção gráfica anteriores à impressão?

Alternativas