SóProvas



Questões de Sensoriamento de Mídia


ID
49063
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A auditoria de comunicação nas organizações pode ser trabalhada sob várias perspectivas, a partir do paradigma em que a organização é estudada. Em qual dos paradigmas abaixo a organização é considerada como uma cultura?

Alternativas
Comentários
  • Considerando que a comunicação organizacional diz respeito aos processos de comunicação que caracterizam as organizações humanas, Daniels, Spiker e Papa (1997) a identificaram a partir de três modelos ou perspectivas de comunicação organizacional: tradicional, interpretativo e crítico.
        O modelo tradicional é assim chamado por ser o mais antigo dos três. A comunicação organizacional nessa perspectiva é tida como uma atividade cujo comportamento pode ser medido , padronizado e classificado. Há uma relação entre processo comunicacional e eficiência organizacional. Nessa abordagem podem ser identificados dois momentos: primeiro, ao considerar a organização como máquina (visão mecanicista) a comunicação organizacional é tida como uma engrenagem, um processo mecânico (machinelike); segundo, sob uma perspectiva mais recente, a organização tida como sistema, a comunicação organizacional é um processo orgânico e dinâmico. Portanto, esse é o modelo predominante adotado pela universidade entendida metaforicamente como organismo - um sistema vivo (Morgan, 1996).
        O segundo modelo é o interpretativo, que entende as organizações como culturas. Nessa perspectiva, a organização é um fenômeno subjetivo, isto é, a ação social somente é possível quando as pessoas podem compartilhar significados subjetivos. A cultura organizacional é considerada uma rede de significados. As pesquisas interpretativistas buscam revelar as realidades socialmente construídas nas organizações. Estudam a comunicação como processo por meio do qual essa construção social ocorre, ou seja, os símbolos e os significados que envolvem as várias formas de comportamento organizacional. A organização é vista também como um espaço de negociação (negociate order), isto é, produto de transações e discursos coletivos.
        Portanto, a perspectiva interpretativa concentra-se no processo simbólico através do qual a realidade organizacional é socialmente construída. E essa realidade organizacional é socialmente construída através da comunicação (Putmam, 1992), isto é, a realidade é criada e mantida através da interação entre os indivíduos.
  • Enquanto na perspetiva tradicional há o entendimento que o mundo da ação social, da interação, se constitui em comportamentos observáveis e tangíveis, a perspectiva interpretativa tenta revelar que a cultura é o que está por de trás desses comportamentos manifestos.
        Já a perspectiva crítica aborda a organização como instrumento de opressão. Voltam sua atenção para as classes organizacionais oprimidas: trabalhadores, mulheres, minorias e outros grupos identificados como classes oprimidas). Mesmo admitindo o risco de simplificação, é possível afirmar que os pesquisadores dessa perspectiva estão preocupados simultaneamente com a estrutura social e o processo simbólico. A opressão organizacional não reside apenas na estrutura social ou no processo simbólico. A opressão está na relação entre a estrutura social e o processo simbólico. A comunicação nessa perspectiva é tida como instrumento de dominação. Trata-se da distorção sistemática da comunicação, a qual se constitui uma ação deliberada e contínua do processo simbólico visando cooptar os interesses dos empregados. A quem interessa por exemplo, as estórias dos ‘heróis’ fundadores na organização ? Na abordagem crítica, a resposta seria aos dirigentes da organização que se utilizam dessas ‘estórias’ para envolver os demais membros da organização.
  • A perspectiva interpretativa é considerada como uma cultura, ou seja, entende as organizações como cultura e concentra-se no processo simbólico através do qual a realidade organizacional é socialmente construída.


ID
62959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere que a assessoria de imprensa de determinada
organização esteja elaborando proposta para atuação durante o
próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão
geral acerca do plano de comunicação anual e alguns
instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse
planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens
subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem
adotados no referido planejamento.

O monitoramento do desempenho da instituição na mídia é caracterizado como auditoria de imagem.

Alternativas
Comentários
  • Esse monitoramento é feito através do CLIPPING; no qual todo o material divulgado nas diferentes mídias (TV, jornais, revistas, sites e rádio) é reunido e encaminhado ao cliente (instituição).


ID
145645
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Avaliação é uma necessidade e um requisito básico em qualquer política de comunicação.
Considere as afirmativas abaixo sobre avaliação e assinale a opção falsa.

Alternativas
Comentários
  • Letra "D".

    Não há como se medir imagem e reputação através de números (métodos quantitativos). Essa avaliação exige métodos QUALITATIVOS.
  • Poxa, falar que a avaliação gerar riscos é complicado ein...


ID
161989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às diferentes modalidades de pesquisa, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    D) Os benefícios do produto são valores intangíveis...
    E) são importantes também para as pesquisas de mídia.

ID
165145
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

"As investigações sobre as causas do apagão que deixou cerca de 90 milhões de pessoas sem luz em 18 estados brasileiros estão apenas começando, e os especialistas que trabalharam nas investigações anteriores estimam que ainda vai demorar alguns meses para que se saiba exatamente o que aconteceu no dia de 10 de novembro. Mas, no governo, em questão de dias, já se produziram pelo menos duas explicações para o episódio. Ambas atribuem a responsabilidade a intempéries climáticas. Na primeira hipótese, um raio teria provocado um curto-circuito que interrompeu o fornecimento de energia em três linhas de transmissão ao mesmo tempo - um evento tão improvável que não se discute, nem na academia nem nas empresas do setor, procedimentos para evitá-lo. Outra possibilidade é que chuvas fortes tenham danificado o isolador de tensão numa subestação de Furnas". EXAME 02.12.2009 p.43.

Diante do caso, ocorreu um inevitável prejuízo sobre a imagem e credibilidade da empresa fornecedora de energia elétrica. O excesso de informações e a falta de precisão dos motivos que levaram ao apagão requer uma atuação especializada no relacionamento com a imprensa. Dessa forma, das assertivas abaixo, quais fazem parte da política da assessoria de imprensa?

I. Restabelecer as relações com a imprensa, promovendo canais sólidos e confiáveis, tornando-se fonte de informação respeitada e solícita.

II. Monitorar as informações divulgadas pela mídia, gerando informações do ponto de vista da empresa fornecedora de energia.

III. Analisar as informações divulgadas, visando ao planejamento de um programa de assessoria de imprensa, em conformidade com o planejamento estratégico da organização, prevendo ações futuras para retomada da credibilidade da prestação de serviços juntos aos públicos.

IV. Contratar uma agência de publicidade para implementar uma campanha junto aos órgãos do governo.

V. Orientar os líderes acerca de entrevistas e posicionamento junto aos meios de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • A assessoria de imprensa é quem vai contratar uma agência de publicidade para corrigir problemas de relacionamento e eficiência com a imprensa? Um despropósito, já que isso contraria suas atribuições e missão profissional.


ID
222454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

Prospecção é pesquisa, sondagem, avaliação que permite a coleta, a classificação e o armazenamento de informações que serão utilizadas pela comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • A imagem não tá carregando. Qual é o conteúdo? :D


ID
265291
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Pesquisa, em sentido geral, é todo procedimento sistemático de investigação ou de busca minuciosa para averiguar e estudar a realidade, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer de conhecimento. Atualmente, as modalidades de pesquisa em comunicação são muitas; entre elas, a pesquisa de opinião pública. Assinale a alternativa que apresenta característica(s) da pesquisa de opinião pública.

Alternativas
Comentários

ID
289429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da pesquisa científica na área de comunicação, julgue os
itens a seguir.

A amostragem constitui o conjunto de dados criteriosamente selecionado, que, representativo de um todo, deve ser analisado com base nos referenciais metodológicos da pesquisa.

Alternativas
Comentários
  • Item ERRADO.

    A amostragem é a técnica para obter uma amostra (parte) de uma população. Uma população, por sua vez, é um conjunto de elementos que possuem algumas características em comum.

    Observe que o CESPE, mestre de trocar conceitos, coloca o conceito de Dados Estatísticos e não de amostragem.

    Fonte: http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/conteudo/index.php?id_conteudo=11445&rastro=PESQUISAS+E+ESTAT%C3%8DSTICAS%2FConceitos+Estat%C3%ADsticos/Amostragem

    Bons Estudos!
  • A AMOSTRA constitui o conjunto de dados...

  • a questão trouxe o conceito de amostra

    amostragem é o modo de seleção da amostra

    são coisas diferentes


ID
289432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da pesquisa científica na área de comunicação, julgue os
itens a seguir.

Nas pesquisas realizadas para orientar a formulação do plano de comunicação, os dados primários são coletados de acordo com os objetivos específicos da pesquisa; o plano de coleta de dados secundários refere-se às informações geradas por outras pesquisas, com outras finalidades, mas necessárias para complementar a análise, podendo a coleta desses dados ser feita em fontes especializadas externas à empresa.

Alternativas
Comentários
  • - Super discordo desse gabarito.

    Nas pesquisas realizadas para orientar a formulação do plano de comunicação, os dados primários são coletados de acordo com os objetivos específicos da pesquisa; o plano de coleta de dados secundários refere-se às informações geradas por outras pesquisas, com outras finalidades, mas necessárias para complementar a análise, podendo a coleta desses dados ser feita em fontes especializadas externas à empresa.


ID
289435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da pesquisa científica na área de comunicação, julgue os
itens a seguir.

A pesquisa qualitativa destina-se a qualificar a precisão dos dados, coletados por meio de técnicas estatísticas como percentual, média, desvio padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão; a quantitativa visa à análise das informações colhidas em entrevistas abertas ou fechadas, em relatos de histórias de vida, em análises de revistas e jornais. A escolha da metodologia de abordagem adequada deve ser orientada pelo objetivo da pesquisa.

Alternativas
Comentários
  • É o contrário.
    As pesquisas de mercado podem ser quantitativas ou qualitativas, de acordo com a abordagem e instrumentos utilizados. Se o objetivo é quantificar o mercado, gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística, é aconselhável o uso de pesquisas quantitativas. Estas trabalham com uma amostra consideravelmente grande para apurar opiniões, atitudes e interesses compartilhados por uma determinada população e são representativas desse universo. Os dados são colhidos através de questionários com perguntas claras e objetivas, as quais garantem a uniformidade no entendimento dos entrevistados e também a padronização dos resultados. Os relatórios neste tipo de pesquisa podem apresentar tabelas de percentuais e gráficos, capazes de estimar o potencial ou volume de um negócio e o tamanho e importância do segmento desejado.
    Porém, se o foco estratégico é saber o que é importante para o cliente e porquê, deve-se aplicar uma pesquisa qualitativa. Através desta, não se colhe dados quantificáveis, mas sim particularidades e interpretações individuais, podendo ser úteis na busca de um novo conceito de produto a ser criado ou de um melhor posicionamento de comunicação para esse produto. A pesquisa qualitativa envolve, portanto, o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas idéias. Dessa forma, abordam-se pequenos grupos de entrevistados, através de um roteiro, podendo se tratar de entrevistas individuais ou de grupos focais  (nestes, um mediador conduz uma discussão de aproximadamente 10 pessoas das quais irá extrair o raciocínio, novas descobertas, idéias e interpretações para posterior análise).

    As pesquisas Quantitativas e Qualitativas oferecem perspectivas diferentes, mas não são opostas. De fato, representam abordagens que podem ser utilizadas em conjunto, de acordo com a necessidade em questão, obtendo assim mais informações do que poderia se obter para cercar o mercado, se os métodos fossem utilizados isoladamente.

  • ERRADA: Inverteu os conceitos novamente.

ID
289522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que o índice de audiência representa o percentual da
audiência potencial exposta a determinado veículo de comunicação,
julgue os itens a seguir, acerca de audiência.

O GRP (gross rating points) corresponde à soma, em porcentagem, dos índices de audiência; no seu cálculo, consideram-se a intensidade e a frequência da audiência.

Alternativas
Comentários
  • Item Errado.

    Cuidado com as pegadinhas do CESPE, o item está todo correto até falar em FREQUÊNCIA DA AUDIÊNCIA. 

    O GRP, abreviatura de Gross Rating Points, ou pontos de audiência bruta, é uma expressão americana criada originariamente para designar o somatório das audiências das inserções de uma programação de TV.

    O GRP NÃO MEDE A FREQUÊNCIA DA AUDIÊNCIA.

    Bons estudos!
  • O GRP não é medido em porcentagem e sim por pontos.
  • O GRP (gross rating point) é a audiência bruta acumulada.
    Uma unidade de GRP é igual a 1% de audiência.

    GRP = audiência x inserções
  • O único erro desse enunciado está na palavra "percentual", pois o índice em questão é absoluto. O GRP mede, sim, a intensidade (audiência de um determinado programa) e a frequência (número de inserções) de uma campanha. 

    Vejam a questão Q348301, do próprio Cespe: "Mediante a técnica GRP (gross ratings points), conhecem-se o total do público-alvo atingido por uma campanha e a frequência com que esse público assiste a campanha." (Gabarito: CERTO)

  • Pontos de audiência bruta, (em inglês Gross Rating Points - GRP) é termo criado para designar o somatório das audiências de uma campanha publicitária.

    Ou seja, é uma unidade de medida para observar o impacto dos veículos publicitários, ajudando assim empresas e profissionais de propaganda e marketing mensurarem o efeito de uma campanha publicitária.

    O GRP são medidos conforme o número absoluto de pessoas impactadas por uma mensagem, ou seja: no caso da televisão, ocorre com a soma das audiências dos horários onde foram retransmitidos os Vts de uma determinada campanha.

    Por exemplo: se, para um determinado target, a audiência de um spot colocado junto ao Big Brother for de 15.8%, e a de um segundo spot colocado junto à novela for de 9.3%, com estes dois spots obtêm-se 25.1 GRP, isto é, 15.8 + 9.3. Para uma campanha inteira bastaria adicionar as audiências de todos os spots.

    Tratá-se de uma forma interessante de medir eficiência de campanha pois se tem um número absoluto "quase verdadeiro" de quanto se atingiu de público, ou seja, o quanto sua marca foi impactada pelos consumidores.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pontos_de_audiência_bruta


ID
289939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O gestor da comunicação em uma organização deve formular
estratégias de relacionamento com diferentes stakeholders, entre
eles, os colabores e seus familiares. A respeito da comunicação
interna e das ferramentas utilizadas para sua execução, julgue os
itens subsequentes.

As pesquisas de clima são valiosos instrumentos para auferir de que maneira o público interno incorpora e reproduz os valores culturais da organização, além de prospectarem informações que poderão ser utilizadas na formatação de canais mais eficientes de comunicação interna.

Alternativas
Comentários
  • Na realidade, a Cespe considerou a pesquisa de Clima e Cultura organizacionais, pois só o clima não ajuda a descobrir "de que maneira o público interno incorpora e reproduz os valores culturais da organização", isto tem a ver com a cultura. O clima tem a ver com a reação do público interno às rotinas de trabalho, relações interpessoais, etc. Se o clima não é satisfatório não significa exatamente que os funcionários não concordam ou incorporaram a cultura da empresa, mas que outros fatores, como salariais, físicos, gerenciais ou até mesmo um único funcionário podem contribuir para deixar o clima ruim, pesado e insatisfatório. Segundo a Wikipedia: 
    Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta para coleta destes dados, fornecendo informações importantes sobre a percepção dos colaboradores em relação aos diversos fatores que afetam os níveis de motivação e desempenho dos mesmos. Além da identificação destes problemas, a pesquisa, enquanto meio de comunicação, possibilita ainda a utilização do conhecimento tácito dos colaboradores para a resolução dos problemas com os quais os mesmos lidam diariamente. A pesquisa, portanto, possibilita que a organização avalie seu momento atual e planeje ações, em um processo de melhoria contínua.

ID
290053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a importância das pesquisas de opinião, tanto como
instrumentos de averiguação quanto de intervenção, julgue os itens
subsequentes.

Quanto mais homogênea a população pesquisada, menor é o erro amostral e, consequentemente, maior o nível de confiança.

Alternativas
Comentários
  • Quanto mais uniforme for o universo do qual é extraída a amostra, menor ela pode ser  - e menor o erro amostra, consequentemente. Se o universo não for uniforme, deve ser feita uma tentativa de dividi-lo em camadas uniformes ou mais uniforme possível. É o que se chama de amostragem estratificada, subgrupos ou sub-amostras.


ID
290056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a importância das pesquisas de opinião, tanto como
instrumentos de averiguação quanto de intervenção, julgue os itens
subsequentes.

As pesquisas de opinião são capazes de retratar tendências, mas não podem ser tomadas como a própria opinião pública.

Alternativas
Comentários
  • Pesquisa de opinião é capas de retratar tendências, mas não pode ser tomada como a própria opinião pública.

  • De Jorge Duarte (Org.) e Ana Lucia Romero Novelli, a obra Comunicação e opinião pública, estado, mercado, sociedades e interesse público (São Paulo: Atlas, 2009, p. 82), aborda a questão: 

     

    Ao pressupor que a opinião pública é captada cientificamente pelas pesquisas de opinião, pode-se incorrer em grandes equívocos, pois as pesquisas registram meramente determinado momento da opinião, mas as decisões que são tomadas a partir de seus resultados podem durar décadas. Nesse sentido, mais do que registrar opiniões, as pesquisas têm atuado também como elemento fundamental na formação da opinião. Em estudo sobre a capacidade de influência das pesquisas sobre a opinião das pessoas, descobriu-se que as referências a estudos científicos e pesquisa fazem com que as pessoas confiem mais na informação.

     

    Em resumo, a  pesquisa de opinião é uma metodologia que tenta mapear decisões, apreensões e comportamentos refletidos na sociedade em um dado momento.


ID
290062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a importância das pesquisas de opinião, tanto como
instrumentos de averiguação quanto de intervenção, julgue os itens
subsequentes.

Público-alvo é a amostra focal que, uma vez apreendida em suas tendências, possibilita a projeção ampla e generalizada dos resultados de uma sondagem de opinião.

Alternativas
Comentários
  •  

     

     Na verdade a amostra focal é uma amostra do público-alvo.
    O Grupo Focal é uma técnica de pesquisa ou de avaliação qualitativa, não-diretiva, que coleta dados por meio das interações grupais ao se discutir um tópico sugerido pelo pesquisador. O facilitador da discussão deve estabelecer e facilitar a discussão e não realizar uma entrevista em grupo –sua ênfase estar nos processo psicossociais que emergem, ou seja, no jogo de interinfluências da formação de opiniões sobre um determinado tema.

     

  • Acredito que a frase, corretamente reescrita, seria:

    "Amostra é a subconjunto do universo que, uma vez apreendido em suas tendências, possibilita a projeção ampla e generalizada dos resultados de uma sondagem de opinião."
    Além disso, grupo focal (pesquisa qualitativa) não possibilita a projeção ampla e generalizada de seus resultados. 

    Amostra - Subconjunto ou parte de uma população ou universo, com as mesmas características dessa população da qual foi retirada. 
    Universo - Total dos indivíduos que compõem o conjunto de consumidores a ser pesquisado. Ex: ‘Total de donas de casa de 20 a 45 anos.’
    Público-alvo - São os componentes de um segmento de consumidores que se quer atingir ou avaliar.
    Discussão em grupo - Pesquisa qualitativa de caráter exploratório de um segmento do mercado – grupo de consumidores –, com vistas à obtenção de dados sobre sua opinião, comportamento, percepções etc. sobre um assunto, problema, produto ou serviço. Sob a condução de um moderador, um grupo de 7 a 10 pessoas escolhidas por suas características pré-determinadas – classe, idade, sexo, educação etc – e/ou específicas de um assunto – como posse da coisa ou experiência com o produto / serviço – se reúnem para discutir um assunto em foco. Essa discussão é observada e registrada. A pesquisa com vários grupos permite, após análise dos resumos das discussões, chegar-se a conclusões utilizáveis mercadologicamente, sobretudo como base para posteriores estudos quantitativos

    Fonte: Glossário do Comitê de Inteligência e Pesquisa de Mercado da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes
    http://conhecimentosustentavel.blogspot.com.br/2010/06/glossario-ii-pesquises-guia-sobre.html


ID
329554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos métodos e as técnicas de pesquisa, julgue o item a seguir.

A auditoria de comunicação consiste na revisão e análise sistemática da eficácia de comunicação da organização com seus públicos internos e externos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Gabarito C

    Auditoria da Comunicação Organizacional

     Segundo Margarida Kunsch (2003), a auditoria da Comunicação Organizacional é responsável por avaliar, reorganizar, solucionar e melhorar o sistema de comunicação de uma empresa, visando melhorar o desempenho das práticas comunicacionais, ou seja, tem como propósito examinar e melhorar os sistemas de comunicação interna e externa de uma organização em todos os níveis.

     A auditoria

     Délcia Maria Vidal, Doutora (2009) e Mestre (2003) em Comunicação pela Universidade de Brasília. , afirma que toda organização tem ou deve ter uma auditoria porque é ela que avalia o desempenho de uma empresa.

    A auditoria de comunicação, por exemplo, é responsável pela avaliação dos processos comunicativos desenvolvidos numa e por uma organização. Segundo Kunsch, essa avaliação também é responsabilidade da auditoria de comunicação organizacional.

    Para Elen Geraldes,Doutora em Sociologia (UnB,2000), mestre em Comunicação (USP, 1995),a auditoria de comunicação organizacional também é responsável por afirmar ou reverter a imagem de uma organização, na mídia e na sociedade e avaliar o que a auditoria de comunicação tem feito para dar mais visibilidade e exposição àquela organização, fazendo com que as auditorias de comunicação e de comunicação organizacional sejam interdependentes e algumas vezes confundidas

    Faz parte também do trabalho da auditoria de comunicação organizacional examinar as produções comunicacionais de uma organização, seus símbolos, metáforas, histórias e falas do público interno. 

    https://wikifac.wordpress.com/2011/07/14/auditoria-da-comunicacao-organizacional/


ID
396901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da relação a comunicação empresarial, julgue os itens a seguir.

A auditoria de imagem é um trabalho de pesquisa que visa avaliar a presença da organização na mídia.

Alternativas
Comentários
  •  Item Errado

    A Auditoria de Imagem compreende o estudo, a pesquisa e a análise da imagem e/ou reputação de uma organização junto aos seus públicos de interesse ("stakeholders") e não pode ser confundida com imagem na mídia (como os meios de comunicação cobrem uma determinada organização).

    A Auditoria de Imagem de uma organização pode ser realizada de distintas formas, dependendo do público que se esteja analisando:

    -  Se o objetivo é avaliar a imagem e/ou reputação de uma empresa ou organização na opinião pública (ou uma comunidade) de maneira geral, pode-se lançar mão de várias técnicas disponíveis, como o uso de questionários ou entrevistas, certamente respaldados em processos confiáveis de seleção de amostras e na estatística descritiva ou inferencial.

    - Se a intenção é verificar como a imagem de uma empresa ou organização está sendo construída na mídia (impressa, eletrônica, on line) ou em redes sociais, pode-se proceder a uma análise do material divulgado sobre ela.

    http://www.auditoriadeimagem.com.br/auditoriadeimagem/conceitos/auditoriadeimagem.php

    Bom estudo ;)
  • Complementando o comentário da colega, acredito que para avaliar a presença da organização na mídia, uma ferramenta indicada seria o clipping (número de vezes que a organização aparece na mídia, em quais veículos, se os relatos são positivos/negativos, etc.) A auditoria de imagem é mais voltada para a imagem que o público tem da organização, o que é bem diferente da presença dela na mídia, que pode até nem existir. 
  • Busca saber como os públicos estratégicos de uma organização, a opinião pública e a sociedade avaliam a imagem de uma organização ou personalidade pública.

     

    No livro de Margarida Kunsch, ela cita Justo Villafañe, o qual define auditoria de imagem como instrumento de avaliação da imagem corporativa de uma entidade, a partir da revisão orientada das políticas da empresa que mais influência tem na dita imagem.

     

    Conforme Bueno (1999, p.13):

    A auditoria de imagem é um instrumento moderno e sofisticado de inteligência empresarial, que pode permitir às empresas, entidades ou pessoas uma avaliação correta do perfil de seu relacionamento com a própria mídia.


ID
396949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de avaliação da concorrência e formas de divulgação institucional.

Na avaliação da comunicação em uma empresa, é necessário reunir os dados obtidos na mensuração e considerar o ambiente em que a avaliação será realizada.

Alternativas

ID
396988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de reputação corporativa e de comunicação em situações de crise, julgue os itens de 76 a 82.

Todo exercício de comunicação pública deve ser acompanhado de monitoramento da mídia, com o propósito de avaliar se as informações transmitidas pelos veículos ao público atendem aos objetivos da corporação. Tal monitoramento pode indicar, como resultado, a necessidade de ações complementares.

Alternativas

ID
397003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à gestão estratégica da comunicação organizacional.

O monitoramento das redes sociais para avaliar o que se fala nelas da instituição deve ser tarefa rotineira da gestão da comunicação corporativa.

Alternativas
Comentários
  • Item: Correto

    As principais funções da comunicação corporativa são reconhecidas (ARGENTI, 2006) como sendo:

    1) gerenciamento da reputação,
    2) propaganda corporativa e ações que beneficiem a sociedade;
    3) relações com a mídia;
    4) comunicação de marketing;
    5) comunicação interna;
    6) relações com os investidores;
    7) responsabilidade social;
    8) relações com o governo;
    9) gerenciamento de crise.

    Embora estejam, assim, categorizadas, facilmente se observa que há uma estreita inter-relação entre esses conceitos, uma vez que são interdependentes apesar de conservarem suas características específicas.

    A comunicação corporativa segue ocupando-se da análise do ambiente em que a empresa se insere, identificando e conhecendo as especificidades dos diversos públicos com os quais se relaciona.

    Desenvolve estratégias de comunicação adequadas para atingirem esses públicos e possam deles auferir resultados alinhados aos objetivos organizacionais, sem perder de vista o movimento cada vez mais veloz de constante mudança no mundo globalizado.

    http://www.sinprorp.org.br/canal/Canal116/artigo1.htm

    Bom estudo ;)

ID
397036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência a planejamento estratégico, gestão empresarial e marketing, julgue os itens de 93 a 100.

Pesquisas de opinião constituem importante ferramenta para avaliação de cenários. O fato de essas pesquisas terem custo elevado pode ser contornado realizando-se a leitura atenta dos levantamentos divulgados na mídia relacionados com os negócios da corporação.

Alternativas
Comentários
  • A análise do clipping e realização de uma auditoria de imagem permitem essa leitura atenta do que é divulgado na mídia.

  • Esquematizando o comentário de Isabela: clipping > auditoria de imagem > leitura (conclusões).


ID
421168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Não há consenso sobre o que seja reputação corporativa, conceito surgido no início da década passada. A reputação corporativa tem sido atrelada ao desempenho, à confiança e às expectativas de stakeholders. Além disso, ela é vista por alguns autores como um ativo intangível das instituições. Com relação a esse assunto, julgue o  item   subsequente.

Considerando-se que o desempenho institucional é um fator importante para a reputação corporativa, é desejável monitorar esse desempenho por meio de instrumentos como as pesquisas.

Alternativas

ID
460108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Maria Lúcia Zülzke — Abrindo a empresa ao consumidor
— existem duas funções que distinguem os tipos de serviços de
atendimento ao consumidor. Na primeira delas, estão alojados os
serviços do tipo ombudsman, inovador, radar, agente de
mudanças e auditor, que são pró-ativos. Na segunda função, os
serviços do tipo caixa de reclamações, informativo e cosmético,
que não trazem contribuições à organização. Zülzke diz ainda que
essas duas funções caracterizam as organizações que possuem
uma cultura de participação do consumidor mais forte ou mais
fraca, respectivamente. Acerca desse assunto, julgue os itens que
se seguem.

O consumidor só é ouvido quando o sistema de atendimento é do tipo pró-ativo.

Alternativas

ID
460252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Vera Giangrande, relações públicas que foi ombudsman de um
grande grupo empresarial brasileiro, em Em defesa do
consumidor
estabeleceu quatro modos de o ombudsman levar em
consideração as necessidades do consumidor: o reativo, em que
analisa e se manifesta em relação ao que lhe chega ao
conhecimento; o ativo, em que sai em campo e avalia
minuciosamente as condições e características dos produtos e
serviços oferecidos por sua empresa; o pró-ativo, em que procura
os consumidores para ouvi-los a respeito dos produtos e serviços
da organização; e o interativo, em que convida os consumidores
a debaterem sobre o que esperam da organização e de seus
produtos no futuro.

Julgue os itens que se seguem, tendo como referência texto
acima.

Convidar o consumidor a debater sobre a organização é demagogia.

Alternativas

ID
543394
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Numa pesquisa quantitativa utilizam-se apenas perguntas fechadas, nas quais as alternativas de resposta estão pré- determinadas no questionário. Em uma pesquisa eleitoral sobre intenção de voto, as alternativas de resposta devem ser apresentadas ao entrevistado, sem induzi-lo, em

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra D

    Disco de pesquisa: pergunta fechada onde todas as alternativas de respostas estão distribuídas igualmente, não permitindo qualquer tipo de indução. O entrevistador entrega o disco para que o entrevistado escolha a alternativa.

  • Já fiz pesquisa assim:  


    Definida a amostra, o próximo passo é preparar o questionário e abordar os entrevistados. As pesquisas são feitas nos domicílios ou na própria rua, desde que a pessoa more na zona previamente estabelecida para o trabalho.

    “Nas eleições, temos que ter o cuidado de fazer a pergunta de forma totalmente isenta. A pessoa começa fazendo a pergunta [para que seja respondida] de forma espontânea. Daí a gente apresenta um disco [uma figura em forma de círculo] com os nomes dos candidatos, de modo que não prioriza nenhum dos candidatos. O entrevistador entrega para a pessoa, que lê os nomes e diz em quem vai votar. O entrevistador não faz nenhuma leitura dos nomes”, explica o diretor de Opinião Pública, Política e Comunicação do Ibope, Hélio Gastaldi.



ID
550807
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma campanha com base no marketing viral depende de alguns fatores para ser bem-sucedida, EXCETO de

Alternativas

ID
550822
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A formação e a consolidação da identidade corporativa dependem do seguinte fator:

Alternativas
Comentários
  • A identidade da empresa está intrinsecamente ligada à suas ações de um modo geral. Isso influencia diretamente a percepção da identidade da instituição pelo público, construindo, assim, a própria identidade empresarial.

     

    Fonte: Estratégia

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    Letra  A:  errada.  De  acordo  com  Kunsch,  a  “identidade  corporativa  reflete  e  projeta  a  real personalidade da organização. É a manifestação tangível, o autorretrato da organização ou a soma total de seus atributos, sua comunicação, suas expressões.” 

      

    Letra B: errada. A primeira parte da assertiva está correta. De fato, a identidade corporativa depende de como a empresa realmente se comporta. A identidade corporativa envolve o que a empresa é e o que a empresa faz. Contudo, a segunda parte da assertiva está errada. Isso, pois, a comunicação empresarial atinge sim o público

    Letra C: errada. “Como o público vê  a empresa” é um conceito relacionado à imagem corporativa. Além disso, a opinião do público pode sim ser modificada através da comunicação. 

    Letra D: errada. A identidade corporativa envolve o que a empresa é e o que a empresa faz. A identidade corporativa reflete e projeta a real personalidade da organização. 

    Letra E: correta. De fato, a identidade corporativa envolve o que a empresa é e o que a empresa faz. Além disso, de acordo com Costa, esses parâmetros (o que a empresa é e o que a empresa faz) consistem  no  lado  “racional”  da  identidade  corporativa.  Contudo,  para  Costa,  também  existem fatores  que  representam  o  lado  “subjetivo”  da  identidade  corporativa,  que  surge  do  público (clientes, consumidores, etc.) e da interpretação que esse público faz sobre “o que a empresa é” e “o que a empresa faz” (em outras palavras, a “opinião do público”).  


ID
550843
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As ações em mídias sociais multiplicam-se em todos os campos empresariais com grande velocidade. Com relação aos motivos que levam os profissionais de comunicação a expor sua empresa e/ou produto nessas redes de compartilhamento de informações, analise as ações abaixo.
I – Encontrar novos nichos de mercado e de consumidores.
II – Falar com um público altamente segmentado.
III – Monitorar as opiniões sobre seus produtos/serviços.
IV – Observar as ações dos seus concorrentes.

Estão corretos os motivos explicitados em

Alternativas
Comentários
  • Discordo quanto ao item II

    As redes sociais não são, por si só, altamante segmentadas, muito pelo contrário! O que pode ser feito, com sucesso, é a segmentação ativa de anúncios utilizando ferramentas do próprio facebook. Não acho que a questão tenha sido clara quanto a isso.

  • Devo discordar do posicionamento da Monica Geller. A questão pede os motivos das empresas buscarem as mídias sociais. Muitas empresas trabalham em nichos de mercado e por isso as mídias socias são excelentes para que elas possam se conectar com o seu público consumidor.

    Veja que a questão não limitou a rede social a públicos segmentados, apenas disse que é um dos motivos.

    "Falar com um público altamente segmentado".

    Imagine uma marca de jóias que trabalha com diamantes verdadeiros. Quantas pessoas são capazes de comprar diamantes no Brasil? Como atingir esse público? As mídias sociais são ótimas nesse quesito. Identifique um influenciador nessa camada social e faça sua publicidade de nicho.


ID
550852
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No contexto da comunicação nas organizações, a manutenção da imagem corporativa se destaca como importante instrumento de vantagem competitiva. Nesse sentido, a ferramenta mais indicada para avaliar e mensurar a imagem corporativa de uma organização é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Discordo!

     

    Cespe - Analista - Área Comunicação Social

    (SERPRO) 2013 

    O clipping é a matéria-prima da área de auditoria de imagem, motivo pelo qual fortalece o papel da ferramenta como métrica do trabalho da assessoria de imprensa.

  • Também respondi como clipping, porém relendo o comando da questão, será que a resposta não é a D devido a palavra mensurar. Enquanto avaliação, o clipping está ok, mas será que é possível mensurar os dados também através do clipping. Dúvida?! O que fazer na hora da prova?!


ID
550864
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O objetivo global do planejamento é proporcionar soluções práticas para problemas mercadológicos e de comunicação, tomando como base as análises da posição da empresa no mercado, seus recursos e capacidades atuais. Em relação à definição dos objetivos de marketing e de comunicação fixados em um planejamento, afirma-se que o(s)

Alternativas
Comentários
  • O enunciado fala dos Objetivos de MKT  e a única opção que cita seus objetivos é a letra E, portanto o gabarito. ;)


ID
736588
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As pesquisas de Comunicação têm adquirido grande visibilidade no Brasil, em especial, aquelas associadas às pesquisas de opinião e aos grupos focais, muito utilizados em pesquisas realizadas em épocas eleitorais. Tais pesquisas têm demonstrado que:

I. a grande imprensa é toda poderosa na construção da opinião pública.

II. a opinião e a decisão do voto não são determinadas somente pelas mídias.

III. as elites e as classes médias são os grupos sociais mais sujeitos à influência das grandes mídias.

IV. a opinião dos eleitores é conformada por um conjunto heterogêneo de canais de comunicação, dentre eles as grandes mídias, as redes alternativas de comunicação etc.

V. os setores populares são os mais manipulados pelos grandes jornais, pois não tem educação para ter uma atitude crítica.

Alternativas

ID
736633
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A eficácia das ações de comunicação depende em grande medida da possibilidade de influenciar a opinião pública. Sobre o fenômeno da opinião pública, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. É o produto agregado dos impactos individuais de imagens sobre determinado conjunto social, constituindo uma espécie de opinião coletiva que condiciona a atitude e o comportamento dos indivíduos que o integram.

II. Se situa no terreno movediço dos sentimentos.

III. É fruto da discussão racional e pública de indivíduos que, através do debate, chegam a um consenso sobre questões de seu interesse.

IV. É fruto de uma reflexão racional de indivíduos de determinado grupo social que, através do voto, estabelecem o consenso em torno de uma questão.

V. E fruto de um processo racional, marcado pelo respeito mútuo entre indivíduos que integram um determinado grupo social,

Alternativas

ID
736636
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O planejamento é fundamental para uma concepção estratégica da Comunicação, que supere uma visão imediatista e eventual. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. O chamado "plano de mídia" é um trabalho exclusivo da Assessoria de Imprensa.

II. O planejamento estratégico da Comunicação é uma tarefa de Assessoria de Relações Públicas.

III. A pesquisa é um elemento importante para o planejamento da Comunicação.

IV. O planejamento da Comunicação não exige que todos os profissionais envolvidos dominem plenamente todos os processos e modalidades comunicativas.

V. O Plano de Comunicação define estratégias exclusivamente para a relação da instituição com a imprensa.

Alternativas

ID
800935
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre as teorias da opinião pública e da propaganda é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Há propagandas que são para educar o consumidor


ID
800947
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre as auditorias de opinião podemos afirmar:

Alternativas

ID
821155
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de métodos e técnicas de pesquisa, indique a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

     

    "Grupos focais são um tipo de pesquisa qualitativa que visa a perceber os aspectos valorativos e normativos que são referência de um grupo em particular. São, na verdade, uma entrevista coletiva que busca identificar tendências. Seu objetivo é compreender, e não inferir ou generalizar." 

     

    Livro: Análise global de processos jornalísticos: uma proposta metodológica. Aline Strelow. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. p.28


ID
821191
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A promoção institucional tem como principais objetivos:

I. tornar uma empresa ou organização conhecida;

II. divulgar seus produtos e serviços;

III. gerar relacionamento com o público-alvo (goodwill); e

IV. atualizar ou manter a imagem institucional ou ainda integrá-la ao público-alvo.

Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  O Share of Mind faz: mede como as pessoas pensam sobre determinadas marcas em uma categoria de produto.


ID
850186
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com a difusão de novas mídias e constantes mudanças no comportamento de consumo, fica cada vez mais desafiador mensurar o retorno dos investimentos em comunicação e entender os reais efeitos de cada iniciativa, seja ela no âmbito mercadológico ou institucional.


Nesse contexto, considere as afirmações a seguir.


I - A comunicação de uma organização pode ocorrer em diferentes níveis, da massa ao individual, e quanto mais individualizada for essa comunicação, mais sofisticada e precisa será sua mensuração.


II - As ações executadas pelos gestores devem corresponder aos objetivos propostos no planejamento estratégico de comunicação, facilitando assim sua posterior mensuração e avaliação.


III - As modernas ferramentas de mensuração permitem avaliar a performance de ações direcionadas a cada um dos públicos estratégicos, definindo o peso e a influência desses stakeholders na imagem global da organização.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E


    Todas corretas


ID
867961
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Kotler, o número ponderado de exposições (NPE) é

Alternativas
Comentários
  • LETRA D) CORRETA

    • Cobertura (C). O número de pessoas ou famílias diferentes expostas a determinada programação da mídia pelo menos uma vez, durante um período de tempo específico.
    • Frequência (F). O número de vezes durante determinado período em que uma pessoa ou família é exposta à mensagem, em média.
    • Impacto (I). O valor qualitativo de uma exposição em determinado meio (uma propaganda de alimento na revista Bon Appetit teria maior impacto do que na Fortune, por exemplo).

     

    Número ponderado de exposições (NPE). É a cobertura multiplicada pela frequência média vezes o impacto médio, isto é, NPE = C × F × I.


ID
883939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de pesquisa em comunicação, julgue os itens seguintes.

O grupo focal é uma ferramenta de pesquisa quantitativa que auxilia a identificação de tendências e do foco.

Alternativas
Comentários
  • Grupo focal é uma ferramenta de pesquisa qualitativa.
  • Errado

    As entrevistas de grupo focal constituem uma técnica de pesquisa bastante utilizada na área do Marketing. Trata-se de um método de pesquisa qualitativo, dada a ausência de medidas numéricas e análises estatísticas e pode ser: Exploratória - Fenomenológica - Clínica.
  • tendências  são evidenciadas por pesquisas quantitativas.

  • O grupo focal é uma ferramenta de pesquisa QUALITATIVA!

  • Morgan (1997) define grupos focais como uma técnica de pesquisa qualitativa, derivada das entrevistas grupais, que coleta informações por meio das interações grupais. Para Kitzinger (2000), o grupo focal é uma forma de entrevistas com grupos, baseada na comunicação e na interação. Seu principal objetivo é reunir informações detalhadas sobre um tópico específico (sugerido por um pesquisador, coordenador ou moderador do grupo) a partir de um grupo de participantes selecionados. Ele busca colher informações que possam proporcionar a compreensão de percepções, crenças, atitudes sobre um tema, produto ou serviços.

  • errada

    O grupo focal, como ferramenta qualitativa, pode ser útil para identificar tendências, desvendar problemas ou ajudar na busca de agenda oculta do problema.


ID
940993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à pesquisa de opinião e de mercado.

A amostra probabilística deve ser selecionada conforme critérios de conveniência e intencionalidade.

Alternativas
Comentários
  • A amostra tem que ser representativa da população. Para uma amostra ser representativa, cada item da população deve ter a mesma chance de ser selecionado, ou seja, de ser incluído na amostra.

    A seleção da amostra não deve ter preconceito ou tendência. Deve ser sempre imparcial não só no sentido do objetivo final a ser alcançado, como também no sentido de não facilitar demais o trabalho a ser realizado pelo auditor, o que é em si uma parcialidade.

    Há diferença entre amostragem probabilística (ou estatística) e amostragem não-probabilística (ou subjetiva). A primeira fundamenta-se na distribuição amostral e na seleção aleatória, enquanto que a segunda não tem base estatística, sendo a amostra selecionada por critérios pessoais decorrentes da experiência profissional e do conhecimento do setor em exame.

    Na amostragem probabilística, o tamanho da amostra é função:

    a. do(s) parâmetro(s) a estimar;
    b. do nível de confiança desejável;
    c. do erro tolerável ou índice de precisão escolhidos; 
    d. do grau de dispersão da população.

    A amostragem probabilística permite, além da estimação pontual e do controle do erro, a estimação por intervalo, ao qual se associa um grau de confiança desejável, ou seja, uma probabilidade de o verdadeiro valor do parâmetro a estimar estar nele compreendido. É vantajosa a sua utilização, quando o objetivo é a obtenção de estimativas para a população (média, total, proporção e número de ocorrência), permitindo trabalhar com amostras de tamanho reduzido, em níveis de significância e confiabilidade adequados para assegurar a precisão desejada.

    Se, entretanto, o objetivo é o exame de casos sem o interesse na obtenção de inferências sobre a população, ou quando o tamanho da amostra é muito pequeno (inferior a 10 casos), o auditor pode valer-se da amostragem não probabilística, utilizando os seguintes critérios de seleção para compor uma amostra:

    a. seleção com base em análise de vulnerabilidade, risco potencial inerente e importância relativa;
    b. itens com características inovadoras, pouco usuais ou com grande complexidade;
    c. itens em que ocorreram mudanças na natureza, extensão, prazo ou custo original;
    d. indícios de irregularidade ou erro; 
    e. desejo de dispor de uma distribuição razoável em relação a órgãos, unidades responsáveis, modalidades operacionais, setores de atividade econômica, estados da federação etc.




    (fonte: http://www.senado.gov.br/senado/scint/insti/controles_internos_08_amostragem.asp)
  • ERRADO

    a amostra PROBABILÍSTICA utiliza critérios impessoais ou matemáticos, como sorteio, estratificação, conglomerados ou etapas. Nesta amostragem cada participante da pesquisa tem a mesma probabilidade de ser sorteado para integrar a pesquisa, o que implica que os resultados da pesquisa podem ser estendidos com base estatítstica.

    a amostra NÃO PROBABILÍSTICA utiliza os critérios de acessibilidade, conveniência (facilidade de contato do pesquisador com o respondente) e intencionalidade (escolhe o grupo por considera-lo representativo). Este método impede que certas técnicas estatísticas sejam empregadas.

  • Amostra probabilística -> critérios impessoais ou matemáticos

    Amostra não probabilística -> critérios de acessibilidade, conveniência e intencionalidade


ID
940996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à pesquisa de opinião e de mercado.

Entre os tipos de pesquisa quantitativa inclui-se a pesquisa com o grupo focal, também denominada survey.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Grupo focal (focus group) tem caráter totalmente qualitativo, é um grupo de pessoas que se reunem pra debater determinado assunto, produto enquanto suas opiniões estão sendo avaliadas e analisadas. Através do método podemos analisar elementos subjetivos relacionados ao produto principalmente a opinião das pessoas com relação a ele; ou seja, dados "implicitos" que não conseguiríamos em uma pesquisa quantitativa.

    Já o survey não tem nada haver com o grupo focal. O survey é um método quantitativo.
  • ERRADO

    SURVEY é diferente de GRUPO FOCAL

    SURVEY é pesquisa QUANTITATIVA, realizada por meio de questionários estruturados.

    o GRUPO FOCAL é uma técnica QUALITATIVA, nele a discussão ocorre de maneira informal e não estruturada. É o metodo adequado para se desocbrir atitudes, crenças, valores ou sensações sobre o tema de estudo.

ID
940999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à pesquisa de opinião e de mercado.

Mediante pesquisa de opinião, é possível coletar vasta quantidade de dados.

Alternativas
Comentários
  • Item Correto
    Pesquisa de opinião / Sondagem de opinião / Sondagem / Estudo de opinião: esses são alguns nomes dados para um levantamento estatístico de uma amostra particular da opinião pública, quando é possível "coletar vasta quantidade de dados".

    As Pesquisas de opinião geralmente são feitas para representar as opiniões de uma população fazendo-se uma série de perguntas a um pequeno número de pessoas e então extrapolando as respostas para um grupo maior dentro do intervalo de confiança.

    http://pt.wikipedia.org
    Bom estudo :)
  • CERTA

    a PESQUISA DE OPINIÃO é o método de pesquisa mais importante para as Relações Publicas, e pauta-se na obtenção de dados que permitam determinar a opinião dos públicos-alvos em relação a determinado assunto, a satisfação com o relacionamento com a organização.
    Dependendo da amplitude, alcance e objetivos da pesquisa, uma grande quantidade de dados pode ser obtido.

ID
981793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Apesar das variações existentes em função do tipo de pesquisa científica realizada, os processos de pesquisa, de maneira geral, envolvem planejamento, coleta de dados, análise e interpretação dos dados e redação do relatório. A respeito das fases da pesquisa científica, julgue o  item subsequente.

Questionário é uma técnica de investigação composta por um conjunto de questões feitas a determinadas pessoas para obter informações pertinentes à pesquisa científica.

Alternativas

ID
981796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Apesar das variações existentes em função do tipo de pesquisa científica realizada, os processos de pesquisa, de maneira geral, envolvem planejamento, coleta de dados, análise e interpretação dos dados e redação do relatório. A respeito das fases da pesquisa científica, julgue o  item  subsequente.

Na pesquisa científica, a elaboração do relatório de pesquisa é indispensável, visto que os resultados da pesquisa só terão valor se puderem ser comunicados a outros interessados.

Alternativas

ID
981808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do relatório de pesquisa, julgue o  item  que se segue.

O relatório de pesquisa deve ser impessoal, objetivo, claro e conciso.

Alternativas

ID
1036156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando as técnicas de recursos públicos, julgue os próximos itens.

O conhecimento dos grupos espontâneos ou formais que estão, direta ou indiretamente, interessados na organização deve ser uma grande preocupação para o estabelecimento do processo de relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • A fonte para essa questão é o livro Relações Publicas: processos, funções, tecnologias e estratégias, do Waldyr Gutierrez Fortes.

    “O conhecimento dos grupos espontâneos ou formais que estão, direta ou indiretamente, interessados na organização constitui, portanto, a primeira preocupação para o estabelecimento do processo de Relações Públicas, visando à “ importante tarefa de formação de públicos junto às instituições, facilitando a discussão e fornecendo todas as informações que são características fundamentais e indispensáveis à criação de um verdadeiro público.”( pag. 37)


ID
1044967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à assessoria de imprensa.

O clipping é a matéria-prima da área de auditoria de imagem, motivo pelo qual fortalece o papel da ferramenta como métrica do trabalho da assessoria de imprensa.

Alternativas
Comentários
  • O Clipping é um recorte eletrônico ou impresso das notícias que foram veiculadas na mídia sobre a organização ou empresa. São organizados a partir da leitura, acompanhamento e seleção de notícias que interessam ao assessorado.
    Serve de parâmetro para a assessoria de imprensa "medir" o desempenho de seu trabalho e para manter ou propor novas medidas quanto à imagem da instituição. 
  • Em minha humilde opinião esta questão está duplamente errada:

    1º Auditoria de imagem é diferente de auditoria de imagem na mídia, onde é levado em conta o clipping.

    2º O trabalho de assessoria não pode ser medido SÓ pelo clipping. É muito mais que isso, é relacionamento, estabelecimento de contatos que muitas vezes não são contabilizados e perceptíveis no clipping.


    Conceito de auditoria de imagem retirado do site Comunicação Empresarial (http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/auditoriaimagem.php)

    Auditoria de imagem

     A auditoria de imagem é um atividade que tem como objetivo verificar como veícu

    los e públicos (ou a comunidade como um todo) avaliam uma empresa , entidade ou pessoa.
     Em geral, este trabalho é realizado por uma empresa externa (à empresa ou entidade), visando garantir a isenção da análise e obedece a metodologias específicas.
     No mercado , confunde-se normalmente, o que é lamentável, auditoria de imagem na mídia, uma das modalidades mais importantes deste tipo de auditoria, com a mera quantificação do clipping (conjunto de notas, notícias e reportagens publicadas sobre uma empresa, entidade ou pessoa), não se levando em conta aspectos como o peso do veículo, sua adequação à ação pretendida de comunicação, o destaque dado à empresa, pessoa ou entidade etc.
     A auditoria de imagem pode ser focada numa empresa, entidade ou pessoa ou compreender um conjunto delas, o que é mais razoável porque , desta forma, pode-se estabelecer comparações e utilizá-lo efetivamente como um instrumento estratégico.


  • Uma das principais características da Auditoria de Imagem é ela ser um instrumento abrangente, que utiliza uma gama de metodologias, com objetivo de se ter uma visão ampla sobre a imagem da organização. Resumi-la ao clipping me parece ser extremamente problemático.

    Para Villafañe (1991) apud Kunch (2003), "a auditoria de imagem não se limita apenas a examinar a imagem da organização que é projetada na mídia, isto é, a imagem midiática, mas deve examinar também outros tipos: a imagem funcional, que é decorrente do seu comportamento corporativo; a auto-imagem - sua cultura corporativa; e a imagem intencional, que é o posicionamento estratégico, isto é, como a organização quer se mostrar para o público, revelando sua personalidade em si".

  • "Clipping é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria", que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação..." Wikipedia 

  • Sim. No clipping a assessoria busca notícias em que o assessorado seja mencionado direta ou indiretamente, funcionando quase como um termômetro de sua imagem.

  • Apesar do gabarito ter sido dado como Certo, isso não é exatamente verdade, o clipping não mede o trabalho da assessoria, embora ele seja um dos produtos dela. Segundo Jorge Duarte, "o clipping não exprime, necessariamente, de maneira inequívoca o trabalho da assessoria. O clipping raramente é cópia dessa intenção, mas uma reinterpretação empreendida pelo veículo. O assessor divulga o que acha relevante para sua empresa e o veículo agrega sua versão. Portanto, clipping representa o que os veículos fizeram com o trabalho do assessor, mas não, obviamente, seu próprio trabalho. O clipping não é tudo, porque não representa, efetivamente, a reprodução exata do trabalho da assessoria, mas sua versão mediada pelos veículos." Tendo em vista esse entendimento do J. Duarte, o CESPE deveria ter dado o gabarito dessa questão como Errado. Ademais, essa prova da SERPRO está cheia de questões dúbias e com redação mal formulada. Tenso!


ID
1142101
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em Pesquisa de Opinião e de Mercado, existem quatro tipos básicos de escalas de medidas. Aquela em que os números servem apenas para nomear, identificar e/ou categorizar dados sobre pessoas, objetos ou fatos é a escala

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Escalas

    Há quatro tipos básicos de escalas: escalas nominais, escalas ordinais, escalas intervalares e escalas razão. A seguir, são apresentados os conceitos gerais de cada uma.

    Escalas nominais

    Fauze (1996, p.82) coloca que uma escala nominal é aquela em que os números servem apenas para nomear, identificar e (ou) categorizar dados sobre pessoas, objetos ou fatos.

    Segundo Parasuraman (1991, p.408), os números que formam as escalas nominais não passam de rótulos usados para identificar diferentes categorias de respostas. O autor ilustra esse tipo de escala com o seguinte exemplo:

    Quadro 2: Escala Nominal

    Qual dos seguintes tipos de mídia mais influenciam sua decisão de compra?

    1. Televisão

    2. Rádio
    3. Jornal
    4. Revista

    A escala nominal é o tipo de escala menos sofisticado; ela envolve simplesmente a classificação de certos atributos e pode ser aplicada para as características da população baseadas, por exemplo, em sexo ou idade. (Chisnall, 1973, p. 172). Em pesquisa de marketing, a escala nominal é usada para nomear, identificar e classificar variáveis, como marcas, cores, modelos, sexo, tipo de loja, regiões, usos, gostos, ocupação, etc. (Fauze, 1996, p. 82)

    Os autores Parasuraman (1991, p. 409) e Fauze (1996, p.82) argumentam que a única operação matemática permitida com as respostas das escalas nominais é a contagem do número de respostas em cada categoria, por isso, a moda é a única medida de tendência central que pode ser calculada.

    VER TEXTO COMPLETO EM: http://www.fecap.br/adm_online/art22/tania.htm

  • Boa tarde! 
    Para entender um pouco mais sobre o assunto, vale a leitura: 
    http://www.fecap.br/adm_online/art22/tania.htm

    Boa sorte e bons estudos!


ID
1307521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da comunicação interna, julgue o item que se segue.
Por ser a comunicação interna uma área que desenvolve atividade meio, que oferece instrumentos e presta serviço às demais áreas da organização, não é possível avaliar suas ações por meio de pesquisas e indicadores quantitativos, dada a interdependência entre suas ações e as de outras áreas usuárias de suas ferramentas.

Alternativas
Comentários
  • É possível mensurar os resultados da comunicação interna, com pesquisas sobre a eficácia dos meios e das mensagens utilizados.

  • sempre é possível e útil fazer pesquisa com os públicos, internos ou externos!

  • A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/


ID
1329412
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As pesquisas de opinião fazem parte do cotidiano da população e têm uma grande visibilidade na mídia. É muito comum abrir jornais e revistas e encontrar levantamentos sobre o que pensam as pessoas a respeito dos mais diversos temas, como, por exemplo, pesquisas de intenção eleitoral ou sobre a expectativa em relação ao futuro do País. A Pesquisa ad hoc é uma pesquisa feita sob encomenda, ou seja, a partir das necessidades específicas de cada cliente. Nesse caso, o contratante participa ativamente na estruturação do trabalho, definindo prioridades ou enfoques (público-alvo, amostragem, mercados pesquisados. entre outros)praças, conjuntamente à coordenação de análise do IBOPE. O resultado final são informações exclusivas e importantes para a tomada de decisões estratégicas de maneira rápida, eficiente e segura. Pode servir aos mais diferentes propósitos e a cada dia é mais usada como instrumento de apoio nos processos decisórios. São modalidades de Pesquisa ad hoc:

I. Pesquisas de hábitos e atitudes que permitem conhecer o comportamento e as atitudes do consumidor em relação à categoria de produtos e às marcas que a compoem.

II. Testes envolvendo todos os elementos do Mix de Marketing: produto, embalagem, propaganda.

III.Estudos de satisfação do consumidor: medidas pontuais ou contínuas.

IV. Pesquisas de imagem de marca.

V. Pré e pós-testes de comunicação

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Pesquisa Ad Hoc é uma pesquisa feita sob encomenda, ou seja, a partir das necessidades específicas de cada cliente. O contratante participa ativamente na estruturação do trabalho, definindo suas prioridades ou enfoques (público-alvo, amostra, praças, entre outros) em conjunto com coordenação de análise do Referencial Pesquisas

    O resultado final são informações exclusivas e importantes para a tomada de decisões estratégicas de maneira rápida, eficiente e segura.

    Este amplo e versátil leque de opções de estudo demonstra que a pesquisa ad hoc pode servir aos mais diferentes propósitos e a cada dia é mais usada como instrumento de apoio nos processos decisórios.



ID
1364143
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Atualmente, as organizações estão utilizando uma série de instrumentos digitais em suas ações de marketing e comunicação.
A aplicação correta do marketing digital implica a utilização desses instrumentos com o objetivo de

Alternativas
Comentários
  • b) pesquisar o mercado e atender às necessidades e aos desejos dos consumidores.

  • O mercado digital está em constante valorização e a tendência é só de crescimento. Todos os dias novos aplicativos, mais ferramentas, cada vez mais pessoas se juntando à rede, aprendendo, usando mais em seu dia a dia (ou ficando dependentes). Todo esse crescimento também atrai todo tipo de profissional e empresa.

     

    Marketing é um conjunto de atividades orientado a entender e atender as necessidades do cliente. Na área de Marketing, prefere-se o termo “cliente” aos termos consumidor, comprador ou usuário.

     

    http://www.novaescolademarketing.com.br/marketing/mitos-do-marketing-digital/


ID
1401871
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma empresa de autoria de imagem foi contratada por um órgão público. A principal fonte de informação para essa auditoria é a avaliação do(s):

Alternativas
Comentários
  • Como é feita a auditoria de mídia

     A matéria-prima da auditoria de imagem na mídia é o clipping de imprensa (impresso ou eletrônico). Identificada a presença da empresa (entidade, pessoa, partido etc) e de seus concorrentes, procede-se à sua categorização e qualificação, a partir dos seguintes parâmetros:

    •  - formas de presença na mídia (citação simples ou compartilhada, objeto principal ou compartilhada)

       - distribuição por veículos, por cidade ou por Estado

       - espaços privilegiados nos veículos (artigos, editoriais, colunas, capas de veículos ou capas de cadernos de jornais etc)

      -  temática da cobertura

    •  - fontes

       - polarização (angulação positiva, negativa ou nula da cobertura)


    Esta análise pode ser feita globalmente ou pode afunilar-se por segmento de mercado ou mesmo por linha de produto ou marca. Pode contemplar esforços ou ações de divulgação individuais (coletivas para lançamento de produtos, comunicação de resultados da empresa, novos investimentos etc). A análise pode ainda atentar para as principais idéias-força, valores ou missão da empresa e para os atributos da marca (ou marcas).

  • O enunciado contém um erro (talvez de digitação): o termo correto é "auditoria de imagem".

  • Errei!

    Pode não parecer, mais esse erro bobo me atrapalhou bastante. Uma questão que eu já não estava entendendo bem, com erro de grafia ficou ainda pior, mesmo com o segundo "auditoria" sugerindo que o "autoria" deveria mesmo ser "auditoria".
    O fato é que causou confusão!

    Me pergunto se esse tipo de pisada na bola por parte da banca justificaria a anulação da questão. Alguém sabe?


ID
1488259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere ao marketing digital, julgue o item subsecutivo.

A avaliação de resultados de marketing em ambiente digital é mais imprecisa que a feita em ambiente analógico, o que dificulta o processo de mensuração de dados.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação de resultados de marketing em ambiente digital é mais precisa. A internet oferece diversas ferramentas de gerenciamento de informações, como a Alexia (gerenciamento de usuários de sites da internet), Facebook for Business (gerenciamento de campanhas), Google AdWords (gerenciamento de campanhas - links e banners digitais), além das ferramentas de CRM.


ID
1488289
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da opinião pública e seus canais de interação, julgue o item subsequente.

Os serviços de atendimento ao consumidor, como as atividades do ombudsman, são exemplos de canais de interação das empresas com o público.

Alternativas
Comentários
  • Ombudsman faz atendimento ao  consumidor?

  • Item correto.

    O ombudsman é um profissional contratado para observar, receber e investigar reclamações do público ou consumidor e apresentar críticas às falhas da organização; encarregado de fazer a crítica interna de uma publicação jornalística, bem como receber, avaliar e encaminhar as ponderações dos leitores. Esse profissional, contratado pela empresa que edita o jornal ou revista, surgiu na imprensa americana a partir da década de 60, embora sua função já existisse em países como a Noruega e a Suécia, com objetivos voltados para a administração pública. 

    Fonte: Dicionário Essencial de Comunicação. Rabaça & Barbosa.  ed. Lexikon, 2014.

  • Ombudsman é um profissional contratado com a função de receber críticas, sugestões e reclamações do cliente/usuário. Ele deve ser imparcial

  • A palavra Ombudsman é de origem sueca que designa o ouvidor das organizações ou aquele que representa os interesses do público. Geralmente define aquela pessoa que recebe, analisa, interage internamente e responde as reclamações e sugestões. Pelo caráter de imparcialidade da atividade, ela é regulamentada no Brasil pela Associação Brasileira dos Ouvidores Ombudsman, já que normas de conduta e ética devem ser seguidas.


    O profissional de Ombudsman tem como missão intermediar a comunicação entre o público e a organização, ouvindo as reclamações e necessidades e defendendo seus interesses quando pertinente. Deve atuar de forma prática e não somente “ouvir”.



ID
1488292
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da opinião pública e seus canais de interação, julgue o item subsequente.

No processo de desenvolvimento da opinião pública, não se deve definir nem delimitar a controvérsia.

Alternativas
Comentários
  • Deve haver uma ideia em disputa (controvérsia, disputa intelectual, polêmica) para a formação de um público. O ponto fundamental para a formação do público é a presença da controvérsia, sem a qual não serão emitidas opiniões válidas.

  • "Podemos dizer que o processo da opinião pública é um processo intelectual total: começa com algum problema, seguindo-se uma série lógica de passos até à solução da questão levantada. Inicia-se o processo com uma controvérsia que, não podendo ser solucionada pelos padrões tradicionais, exige a reunião de várias pessoas para discuti-la, racional e amplamente, em busca de uma decisão inteligente. "

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901964000200003


ID
1488295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da opinião pública e seus canais de interação, julgue o item subsequente.

As relações de cada público com as instituições, mediadas pelo interesse público, é o cerne das relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Ainda nessa fase inicial, em 2004, Maria José da Costa Oliveira organizou uma obra chamada Comunicação Pública, em que o conceito foi abordado nas suas interfaces com a sociedade, o governo e a esfera pública não estatal. Na apresentação, destacou que o tema, embora de primeira grandeza, ainda era pouco difundido no Brasil. E que havia grande tendência de o considerar como comunicação praticada pelo governo, embora fosse mais amplo. A definição da autora é a seguinte: “Comunicação realizada no espaço público democratizado, com a discussão de temas de interesse público, o que subentende o envolvimento e a participação ativa do governo, das empresas, do Terceiro Setor e da sociedade como um todo” (Oliveira, 2004: 9)

    fonte: https://journals.openedition.org/cp/1171


ID
1506733
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com a pesquisa Perfil-Opinião 2005 (KÖPTCKE, CAZELLI, LIMA, 2009), o principal motivo declarado para a visita a museus é “Conhecer o Museu”. Assinale a alternativa que corresponde ao segundo motivo mais citado pelos visitantes participantes da referida pesquisa para realizar visitas a museus.

Alternativas

ID
1506736
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O tempo de duração das visitas declarado pela maior parte dos visitantes participantes da pesquisa Perfil-Opinião 2005 (KÖPTCKE, CAZELLI, LIMA, 2009) é de:

Alternativas

ID
1551733
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere as assertivas sobre a medição de audiência em mídias distintas:

I. Em mídia impressa, a audiência é medida pelo resultado da diferença entre a tiragem e a circulação de um determinado jornal ou revista.
II. Em rádio é usado um questionário com uma amostragem urbana no qual se responde quais emissoras foram ouvidas nas últimas 48 horas.
III. Em TV é realizada com uma amostragem de domicílios em todo o país, mantidos em sigilo, que recebem um aparelho chamado Peoplemeter.
IV. Em web a audiência pode ser medida a partir de uma amostragem voluntária que recebe software de coleta de informações.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Bom dia, 

    Encontrei esse link sobre auditoria e medição de audiência de alguns meios impressos: 

    http://ivcbrasil.org.br/auditorias/aPublicacoesAuditadasJornal.asp

    Boa sorte e bons estudos!

  • Continuo sem entender como é feita a medição de audiência em mídia impressa.

  • Não entendi essa quatro. Achei que era por ferramentas como Google Analytics. Achei 'estranho' a pessoa aceitar a instalação de software para coleta de informações.

     

    Alguém sabe sobre o assunto?

  • Reportagem sobre o People Meter:

     

    https://www.youtube.com/watch?v=PbyPGep6ne4

  • A audiência da Internet é medida pelo Ibope, em parceria com a empresa norte-americana NetRatings, de maneira semelhante à da TV. Porém, em vez de um aparelho acoplado ao televisor, é um software instalado no computador que registra o hábito do usuário.

    Programado em linguagem Java, o Insight coleta e envia em tempo real cada passo da navegação à sede da NetRatings, na Califórnia, EUA. Os dados do Brasil são atualizados mensalmente e estão disponíveis pelo site da empresa apenas para clientes.

    Atualmente, cerca de 5.500 pessoas participam da amostra.

    Fonte: https://tecnologia.uol.com.br/especiais/ultnot/2005/09/13/ult2888u92.jhtm

  • A tiragem de uma publicação consiste meramente no número bruto de exemplares impressos de determinada publicação. A circulação, por sua vez, representa efetivamente o número de exemplares que chegaram às mãos dos leitores, seja por meio de assinaturas, venda avulsa ou distribuição direcionada.

    A audiencia na midia impressa é aferida pela própria circulação.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Verificador_de_Comunica%C3%A7%C3%A3o

    http://adnews.com.br/midia/ivc-divulga-balancos-anuais-dos-meios-jornal-revista-e-digital.html

    https://www.ivcbrasil.org.br/#/institucional/fundacao

     

     


ID
1609450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência a definições de público, pesquisa de opinião pública e pesquisa de mercado na área de comunicação, julgue o item que se segue.


Os métodos de pesquisa exploratório, quantitativo e qualitativo podem ser complementares, razão pela qual podem ser utilizados em uma mesma pesquisa, procedimento que caracteriza o modelo conhecido como bricolagem.

Alternativas
Comentários
  • Errado. “Bricolage”, termo usado para definir a prática de pequenos trabalhos sem ajuda de um profissional.

  • certa

    A pesquisa exploratória estabelece critérios, métodos e técnicas para a elaboração de uma pesquisa e visa oferecer informações sobre o objeto desta e orientar a formulação de hipóteses (Cervo e Silva, 2006).

     

    A pesquisa explicativa registra fatos, analisa-os, interpreta-os e identifica suas causas. Essa prática visa ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar e definir modelos teóricos, relacionar hipóteses em uma visão mais unitária do universo ou âmbito produtivo em geral e gerar hipóteses ou ideias por força de dedução lógica (Lakatos e Marconi, 2011).

     

    Na pesquisa descritiva realiza-se o estudo, a análise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador. São exemplos de pesquisa descritiva as pesquisas mercadológicas e de opinião (Barros e Lehfeld, 2007).

     

    De fato, a bricolagem na ciência refere-se “à capacidade de empregar abordagens de pesquisa e construtos teóricos múltiplos, é o caminho em direção a uma nova forma de rigor em pesquisa” (KINCHELOE; BERRY, 2007, p. 10).

    Sem adentrar os debates mais intensos sobre a pós-modernidade, acentua-se que a bricolagem científica ou epistemológica pode ser vista como maneira pós-moderna de fazer pesquisa que, de certa forma, contribui para a profanação ou o questionamento da ciência como campo fechado, intransponível e restrito a círculos seletos e reservados.

     

    A história da bricolagem começa nos anos 50, período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria.

    Bricolagem, uma palavra de origem francesa, significa a construção de coisas a partir de um conjunto de itens disponíveis. O bricoleur é um termo francês para a pessoa que emprega tais métodos de construção — resumindo, um trabalhador manual ou faz-tudo. Hoje, empresários que praticam bricolagem digital podem construir empresas e organizações incríveis a partir de peças que já existem, muitas das quais oferecem recursos antes disponíveis apenas para grandes empresas. (http://hbrbr.uol.com.br/uma-nova-maneira-para-os-empresarios-pensarem-a-ti/)


ID
1625416
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Numa determinada organização pública, os novos dirigentes demandam à área de comunicação o planejamento das ações de comunicação para o ano seguinte. Na ocasião, o gestor de comunicação solicita uma reunião para a direção da organização buscando subsídios para a elaboração da estratégia e dos documentos. Considerando essa situação, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1671859
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma empresa fabricante de tintas constatou que estava em segundo lugar no mercado de varejo. A assessoria de comunicação desta empresa, depois de uma série de pesquisas entre os stakeholders, diagnosticou que o fator preço não era o mais relevante na decisão de compra. As pesquisas também mostraram que não havia diferenças quanto à percepção da qualidade dentre as marcas líderes do mercado. A principal concorrente desta indústria trabalhava com uma faixa de preços muito semelhante. Em consulta aos departamentos industrial e comercial, verificou-se que não havia a possibilidade de fazer uma alteração radical na política de preços que diferenciassem sensivelmente as duas empresas. Ambas tinham igual tempo de presença no mercado e investiam números semelhantes em publicidade. A empresa líder do mercado havia ganhado e mantido, há dois anos, o selo de empresa amiga da criança e divulgava peças publicitárias com os projetos sociais atendidos. A partir deste cenário,

Alternativas
Comentários
  • correta letra c: a responsabilidade social agrega valor à marca.


ID
1671868
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma empresa fabricante de vidros está instalada em um bairro residencial há mais de 30 anos. Com o aumento da demanda, houve crescimento dos processos fabris e máquinas que emitem ruídos mais altos, e são mais poluidoras, tiveram de ser instaladas nas áreas vizinhas às residências. A empresa, que no passado tinha imagem positiva na comunidade, passou a receber reclamações por carta e pelo fale conosco do site institucional. Para mitigar os problemas gerados com esta situação a empresa deve realizar 

I. pesquisa de percepção de imagem com a comunidade, seguida de ações mitigadoras no processo fabril.

II. ações de responsabilidade social com a comunidade (cursos de capacitação, alfabetização, formação de empreendedores, reformas de praças e espaços públicos).

III. fechamento dos canais de interação do site institucional e migração para a rede social Linked in.

IV. nova pesquisa de percepção de imagem e reputação após as ações de mitigação e responsabilidade social.

V. campanha publicitária agressiva contra a concorrente para desviar a atenção da comunidade.

Está correto o que consta APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • Faltou um item:

     

    VI. a empresa resolver o problema que ela mesma está causando, investindo em equipamentos mais modernos.

     

    rsrsrs


ID
1713529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos: o institucional e o promocional. A respeito desse assunto, julgue o item subsequente.

A avaliação pós-evento implica na compilação de dados estatísticos e informações sobre o evento e a análise dos mesmos em relação à missão e objetivos do evento.

Alternativas

ID
1713544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que os meios de comunicação são um dos principais emissores e formadores da opinião pública, julgue o item que se segue.

A pesquisa qualitativa caracteriza-se, principalmente, pela ausência de medidas numéricas e análises estatísticas, examinando aspectos mais profundos e subjetivos do tema em estudo.

Alternativas
Comentários
  • Então a pesquisa qualitativa dispensa dados números? Raaiva da Cespe!

  • Certo.

    A pesquisa qualitativa, que permite entender aspectos motivacionais, muitas vezes implícitos e subjetivos, que não são facilmente declarados ou verbalizados em outros procedimentos de pesquisa, está centrada na totalidade do fenômeno e na experiência humana.


ID
1713550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que os meios de comunicação são um dos principais emissores e formadores da opinião pública, julgue o item que se segue.

Na elaboração de um questionário de pesquisa qualitativa é preciso levar em consideração os objetivos da pesquisa, a relação conceito/item e a relação público-alvo/ amostra.

Alternativas

ID
1760683
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à Pesquisa de Opinião é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1775554
Banca
IADES
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Marchiori (2006), o público interno busca colaborar com a empresa, mas, muitas vezes, faltam incentivos de participação, gerando desmotivação e transformando os funcionários em força negativa. Com base nisso, para uma eficiente comunicação interna e para selecionar as linguagens e os canais mais adequados, é fundamental 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    B) inserir um veículo de comunicação padrão para cada tipo de público

    C) elaborar um planejamento de comunicação, que atenda às expectativas de todos os grupos.

    D) ampliar a distribuição de brindes para motivar os funcionários de uma empresa, por exemplo.

    E) distribuir pesquisas de opinião que indicarão, precisamente, o que deve ser feito com relação à comunicação


ID
1809943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

      Determinada organização deseja estruturar um setor para desempenhar atividades relativas à área de relações públicas e comunicação institucional da empresa. Por ser uma área nova, os gestores optaram por contratar um consultor para auxiliar na criação da área e iniciar o seu planejamento estratégico. Os principais objetivos do setor, definidos pela diretoria da organização, são:

(a) aproximar a organização de seus consumidores;

(b) melhorar a imagem corporativa e a reputação da empresa junto aos públicos de interesse;

(c) planejar e executar o lançamento de novos produtos no mercado.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir a respeito das técnicas e características da área de relações públicas.

Para atingir o objetivo (b), é correto que o consultor recomende a realização de pesquisas e sondagens de marca junto aos públicos de interesse.

Alternativas
Comentários
  • Ê delícia!

    Questão dada, de tão óbvia.

     

  • Questão dada para você e todos seus concorrentes. Questão dada não é exatamente boa em concursos púbicos, a não ser para o ego.


ID
1810033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das pesquisas de opinião, de mercado e de comunicação pública, julgue o próximo item.

A pesquisa de opinião, também denominada survey, é utilizada para se obter uma quantidade limitada de dados a respeito de determinado tema.

Alternativas
Comentários
  • Erro por redução: survey é apenas um dos instrumentos da pesquisa de opinião e se trata de questionários e levantamento de dados para pesquisas quantitativas.

  • http://www.partes.com.br/2013/12/09/metodo-de-pesquisa-survey/#.Vs1pmX0rK70

  • O método de pesquisa survey é quantitativo, a pesquisa deve ser planejada pelo pesquisador e a aplicação deve estar ligada aos objetivos da pesquisa. A aplicação é desejada quando o pesquisador pretende investigar o que, porque, como ou quanto se dá determinada situação, não sendo possível através do método, determinar variáveis dependen­tes e independentes; a pesquisa dá-se no momento presente ou recente e trata situações reais do ambiente. O pesquisador deve ater-se ao método para obtenção de dados científicos e não confundir o método com senso ou pesquisas não cientificas.

  • Gabrito Errado.

     

    O objetivo da pesquisa Survey é a obtenção de informações quantitativas sobre um determinado grupo de pessoas. A Survey é mais indicada quando se deseja responder questões que expressem opiniões, costumes ou características de um determinado público-alvo. Para isso, é comum o uso de perguntas objetivas, do tipo "o quê?", "por quê" "quando?", "onde" e "como" no processo de pesquisa.

    A pesquisa Survey pode ser do tipo:

    explanatória , quando a finalidade é testar uma teoria, verificando a existência de uma nova situação e estabelecendo suas causas;

    exploratória, quando a intenção é saber o que a população-alvo acha de um determinado conceito ou que tópicos interessam ao público-alvo;

    descritiva, quando o objetivo da pesquisa é identificar costumes e opiniões de um grupo de pessoas e verificar se tais opiniões estão ou não de acordo com a realidade.

    A pesquisa pode ainda ser classificada de acordo com o momento em que é coletada. Quando as informações coletadas ocorre ao longo do tempo é chamada de longitudinal. Quando as informações são colhidas apenas em um momento específico, é classificada em corte-transversal.

    Wikipédia

  • PESSOAL CUIDADO.

    O grande erro está em dizer que a pesquisa de opinião é utilizada para se obter uma quantidade limitada de dados. NA VERDADE É UMA GRANDE QUANTIDADE DE DADOS.

    Olhem esta questão do CESPE, considerada certa:  A pesquisa de opinião é um método de investigação que possibilita a coleta e a análise de grande quantidade de dados coletados. (FUB 2015)

     

    Olhem agora essa questão da ESAF, concurso da ANA:

    Como método quantitativo, a pesquisa de opinião também é chamada survey. (certo)

  • O erro da questão é colocar a pesquisa de opinião como sinônimo da Survey, quando na verdade ela é um tipo. 

    Abaixo a definição:

    A pesquisa do tipo Survey é um dos 14 tipos de pesquisa descritos por Figueiredo (2004) e assim definido em Bryman e em Figueiredo:

    ... a pesquisa de survey implica a coleção de dados (...) em um número de unidades e geralmente em uma única conjuntura de tempo, com uma visão para coletar sistematicamente um conjunto de dados quantificáveis no que diz respeito a um número de variáveis que são então examinadas para discernir padrões de associação.1 ... (Bryman, 1989, p. 104)

  • errada

    Survey é um formato de pesquisa (questionário) e não um sinônimo de pesquisa de opinião

  • Pesquisa com survey: tipo de pesquisa de opinião. Investiga pontos de vista de um grupo. Analisa dados de forma não-identificada, protegendo participante. Busca obter uma GRANDE QUANTIDADE DE DADOS.

  • survey é uma técnica comumente usada em pesquisas de opinião...são enquetes ou questionários pré-formatados...técnica do método quantitativo


ID
1810036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das pesquisas de opinião, de mercado e de comunicação pública, julgue o próximo item.

A principal desvantagem da pesquisa de opinião é a possibilidade de manipulação por parte do pesquisador durante o processo, o que pode ocorrer, por exemplo, em uma entrevista.

Alternativas

ID
1810039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das pesquisas de opinião, de mercado e de comunicação pública, julgue o próximo item.

O grupo focal, como ferramenta qualitativa, pode ser útil para identificar tendências, desvendar problemas ou ajudar na busca de agenda oculta do problema.

Alternativas
Comentários
  • O grupo focal serve justamente para criar um foco sobre aquilo que ainda é nebuloso e repleto de dúvidas.

  • O focus group, ou grupo focal, tem mesmo essa característica. Apesar de ser menos significativo em termos quantitativos, em termos qualitativos tem maior utilidade pois o grupo discute, quase que livremente, um assunto estabelecido – daí podem ser extraídos registros sobre as reações espontâneas e respostas instantâneas dos participantes, que podem ficar escondidas numa pesquisa mais formal.

  • Grupo focal: convite para 8 a 12 pessoas para expressarem suas opiniões sobre temas em análise. É realizado um debate com um mediador e colhidas as opiniões e percepções. Muito utilizado para: avaliar produtos e serviços antes de apresentá-los ao mercado. 


ID
1823377
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Descalvado - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O portal www.descalvadoagora.com.br fez uma consulta política aos internautas. O título da matéria que introduzia a referida consulta era: “Enquete questiona internautas sobre ‘Qual prefeito foi o pior para Descalvado’”. Enquete é um

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: b. 
     

    enquete

    substantivo feminino

    pesquisa de opinião sobre uma questão qualquer, que envolve documentos, depoimentos, experiências pessoais etc.

  • se ja tava difícil em 2013, quero nem ver daqui pra frente. rsrs

  • Pensei o mesmo Renan!

  • geralmente, acerta-se a questão apenas pelo restante das informações.


ID
1823416
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Descalvado - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Opinião Pública resulta da discussão dos públicos a respeito de questões coletivas. Entre as características da opinião pública, os pesquisadores destacam que ela

Alternativas
Comentários
  • A opinião pública jamais é unânime.

  • O termo opinião pública se refere a um conjunto de considerações próprias da população. Geralmente, esta expressão se refere às opiniões generalizadas sobre política, economia e todos os assuntos de interesse público que se apresentam em uma determinada comunidade. A opinião pública é estudada principalmente na área da política como um meio de conhecer as tendências do eleitorado. Em boa parte, ela é refletida nos meios de comunicação, embora haja pesquisas constantes para conhecê-la. Dada a importância adquirida na tomada de decisões de um país, não se deve estranhar a manipulação fraudulenta realizada nas pesquisas.

    Fonte: https://conceitos.com/opiniao-publica/


ID
1835404
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Determinada concessionária de transporte público contratou uma empresa de assessoria de imprensa para orientá-la na condução de uma crise de imagem. Constantemente, usuários reclamam dos atrasos, más condições das composições e superlotação. Há ainda relatos de maus tratos aos passageiros por parte de seguranças privados contratados pela concessionária. Pesquisas realizadas junto a stakeholders e estudos de caso demonstraram que a primeira ação do planejamento estratégico em comunicação deveria ser a convocação da imprensa para uma coletiva com o presidente da concessionária. Daí se infere que as ações preliminares à coletiva envolverão:

Alternativas
Comentários
  • Um caso típico de contenção de crise. 
    Como nesse, especificamente, a "primeira ação do planejamento estratégico em comunicação deveria ser a convocação da imprensa para uma coletiva com o presidente" então o que urge é treinar o cara sobre o que e como ele irá dizer. Bem como sobre o que não deverá dizer / fazer.
    Fosse eu o assessor, convocaria um brain-storm com a diretoria para antecipar perguntas que poderiam vir a ser feitas pelos jornalistas. 
    O assessor não tem a obrigação de saber tudo. É profissional pedir ajuda quando necessário.

  • Mídia especializada?


ID
1835425
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação orientada para o marketing pode ser traduzida na frase “comunicação não é o que a gente fala, mas o que o outro entende”. Com base nessa afirmação e no conceito sobre o processo de marketing, diferenciado do processo de produção tradicional, o elemento central do marketing constitui:

Alternativas
Comentários
  • A pesquisa marketing recebe uma atenção especial, mas o desenvolvimento do produto, sua promoção e outras variáveis da comercialização são igualmente importantes. Por isso, a direção desenvolve um plano, cujo objetivo é a colocação do produto no mercado, a partir de uma filosofia da gestão comercial orientada para o consumidor.

    http://www.coladaweb.com/marketing/conceito-e-ambiente-de-marketing

  • “comunicação não é o que a gente fala, mas o que o outro entende”

     

    Qual é a melhor maneira de explorar a compreensão do público? Fazendo PESQUISA!


ID
1835437
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O clipping é uma das principais atividades de uma assessoria de imprensa. No curto prazo, ele mantém informado o público interno. A longo prazo, as informações específicas da organização do clipping podem ser usadas para realizar um(a):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    O que é o clipping?

    Podemos dizer que o clipping é um processo que consiste no monitoramento constante de matérias jornalísticas, para que sejam coletadas aquelas que fazem menção a uma determinada empresa. Com essas informações devidamente organizadas, é possível elaborar relatórios que auxiliam a empresa a disseminar informações de forma mais planejada, além de serem fundamentais para toda a gestão da informação.

    Atualmente, as empresas que oferecem esse serviço disponibilizam uma ampla cobertura que pode ir desde os sites e jornais impressos até as rádios e os canais de televisão, isso sem contar no monitoramento de opiniões dos leitores nessas mídias – e nas redes sociais. Dessa forma, é possível que o assessorado tome conhecimento de qualquer tipo de veiculação relacionada a ele e acompanhe o desempenho das ações de seu assessor.

     

    Não fiquei muito satisfeito com a resposta do Gabarito, mas dentre todas ela é a menos pior rsrs

  • O CESPE em 2013 considerou correta a afirmativa: "O clipping é a matéria-prima da área de auditoria de imagem, motivo pelo qual fortalece o papel da ferramenta como métrica do trabalho da assessoria de imprensa. "
  • Para acertar essa questão, tinha que ter lido o capítulo de Clipping do livro do Jorge Duarte (Assessoria de Imprensa). Mas, mesmo para quem não leu, dava para acertar seguindo o raciocínio de que se o clipping é uma coleção das principais notícias da organização na mídia em determinado período, isso significa que o clipping mostra como a mídia está vendo aquela instituição, portanto, o clipping é um material que reflete a imagem da organização em um dado momento.


ID
1835455
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A forma de avaliar a gestão estratégica da comunicação organizacional é através da gestão do(a):

Alternativas

ID
1837642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das pesquisas de opinião qualitativas e quantitativas, julgue o item subsequente.

Na elaboração de um questionário de pesquisa qualitativa, é preciso levar em consideração os objetivos da pesquisa, a relação conceito/item e a relação público alvo/amostra.

Alternativas

ID
1837645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das pesquisas de opinião qualitativas e quantitativas, julgue o item subsequente.

Pesquisas sobre os níveis de satisfação dos clientes constituem uma das maiores prioridades de gestão nas empresas comprometidas com a qualidade de seus produtos e serviços e, por conseguinte, com os resultados alcançados junto a seus clientes.

Alternativas

ID
1837648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das pesquisas de opinião qualitativas e quantitativas, julgue o item subsequente.

A pesquisa quantitativa é apropriada quando não existe a possibilidade de medidas quantificáveis de variáveis e inferências a partir de amostras de uma população.

Alternativas
Comentários
  • errada

    Pesquisa quantitativa é uma classificação do método científico que utiliza diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações para um determinado estudo. Ela é realizada para compreender e enfatizar o raciocínio lógico e todas as informações que se possam mensurar sobre as experiências humanas.

  • Gabarito: Erradão.

    Vem comigo:

    Qualitativa ordinal --> nível de estudo (consigo ordenar em: fundamental, médio, superior...)

    Qualitativa nominal --> CEEP (nao consigo colocar em ordem)

    QanTitativa discreta --> numero de filhos (só assume valor inteiro, nao da pra ter 1,3 filhos rsrs)

    QuanTitativa continua --> altura ( assume valores quebrados, 1,82...) --> lembre que é essa que vc usa no histograma, varias questões perguntam isso.


ID
1837663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das pesquisas de opinião qualitativas e quantitativas, julgue o item subsequente.

No plano de comunicação, o diagnóstico deve ser colocado antes da definição dos objetivos.

Alternativas

ID
1857415
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Defensoria Pública deseja aumentar o conhecimento sobre a opinião pública do estado em relação ao sistema judiciário. Para isso, fará uma pesquisa com o objetivo de descobrir novos conceitos que os cidadãos têm sobre processos judiciais. O método de pesquisa e abordagem mais adequado para isso é:

Alternativas
Comentários
  • Focus group ou em português "grupo focal" é uma técnica utilizada na pesquisa de mercado qualitativa, na qual se emprega a discussão moderada de entre 8 e 12 participantes. Discussões de grupo costumam durar entre uma hora e meia e duas horas e devem ser coordenadas por um moderador experiente. O moderador é também o facilitador da sessão, pois para além de regular a sessão dentro dos seus moldes, vai também ajudar o grupo a interagir.


    Os grupos focais são usados nos temas mais diversos. Muito frequentemente são usados em testes da publicidade, testes de conceito e como pré-fase de estudos quantitativos maiores.

  • Gabarito A

     

    Abordagem de grupo focal, os demais são vagos e não respondem a pergunta

  • Discussão em grupo?????

  • A questão é clara quando fala qual o objetivo da pesquisa: "descobrir novos conceitos" = PESQUISA QUALITATIVA. 

    PESQUISA QUALITATIVA: baseia-se no conteúdo (qualidade) das informações, proporciona melhor visão e compreensão do contexto em estudo, ou seja, dar maior familiaridade a um problema. Ex: Entrevistas em Profundidade, Grupos de Foco, Observação.

    Pesquisa quantitativa: procura quantificar os dados e aplica-se alguma forma da análise estatística.

    As alternativas B,C,D e E são métodos de pesquisas quantitativas! 

    Letra A - CORRETA 

  • Alguém com referências bibliográficas para essa questão?


ID
1869082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de pesquisas de opinião e de mercado, julgue o item subsequente.

A linguagem técnica e formal deve ser utilizada em instrumentos de coleta de dados quantitativos, uma vez que é a que melhor se adapta a qualquer tipo de público.

Alternativas
Comentários
  • Linguagem simples, coloquial.

  • Linguagem objetiva e clara!

  • errada

    O tipo de linguagem deve estar relacionado ao público de interesse da pesquisa e não ao tipo de pesquisa.

    Imagine utilizar uma linguagem técnica e formal sobre um assunto científico em uma pesquisa feita para o grande público. Por outro lado, se a pesquisa se dirigir à comunidade científica daquela área, utilizar tal linguagem faz todo sentido.

    prof.

    Paolla Marletti


ID
1869085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de pesquisas de opinião e de mercado, julgue o item subsequente.

As amostragens não probabilística e representativa, utilizadas em pesquisas com grupos focais, devem ser evitadas nos casos em que o objetivo da pesquisa seja avaliar as reações de consumidores a novos produtos ou serviços.

Alternativas
Comentários
  • errada

    As amostras probabilísticas acontecem quando cada membro da população pode de ser incluído na pesquisa e os pesquisadores podem calcular os limites de erros da amostragem. A amostragem probabilística é que é representativa da população.

     

    As amostras não probabilísticas não permitem que os resultados sejam generalizados para a população em bases estatísticas (portanto, não são representativas), impedem que certas técnicas estatísticas sejam empregadas.

     

    O melhor método depende das necessidades do projeto de pesquisa. Os grupos focais, por exemplo, (método em que o moderador estimula uma discussão livre e aberta em um grupo) são, muito usados em testes da publicidade, testes de conceito e como pré-fase de estudos quantitativos maiores.

    prof. Paolla Marletti

  • Amostragem é o processo de colher amostras, ou pedaços, de uma determinada população. Consiste em selecionar indivíduos de um público de interesse que compartilha características entre si. Podemos usar como exemplos os moradores do terceiro andar de um condomínio de torres residenciais ou alunas do 2º. Ano de uma escola.

    De acordo com Lima (2017), o processo de amostragem é constituído de seis fases: definição da população, determinação das bases amostrais, escolha da técnica amostral, definição do tamanho da amostra, execução do processo de amostragem e validação.

    Na escolha da técnica amostral, podemos utilizar amostra probabilística ou não probabilística. Nas amostras probabilísticas, cada elemento da população tem uma chance igual, fixa e maior que zero, de ser selecionado para compor a amostra. Já nas amostras não probabilísticas, há algum tipo de interferência de julgamento, ainda que parcial, do pesquisador ou entrevistador na seleção dos seus elementos, o que causa variações na probabilidade.

    Em pesquisas com grupos focais, a condução do pesquisador é essencial. Apesar de seguir um roteiro pré-definido, ele intervém quando necessário e faz as devidas adaptações, podendo agir de modo não probabilístico.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Lima, Alexandre Correa. Pesquisas de Opinião Pública: teoria, prática e estudos de casos. São Paulo: Novatec Editora. 2017.


ID
1869088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de pesquisas de opinião e de mercado, julgue o item subsequente.

A confirmação ou a refutação de hipóteses formuladas na etapa de definição do problema de pesquisa podem ser obtidas por meio da análise de dados quantitativos ou qualitativos de estudos descritivos.

Alternativas
Comentários
  • Para começar a pesquisa, é preciso definir o problema a partir de confirmação ou refutação de hipóteses. Esse processo pode acontecer ao se analisar estudos descritivos prévios.

    Prof.ª Paola Marletti, Estratégia Concursos


ID
1869163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo a imagem institucional.

A imagem institucional é uma representação da percepção e do imaginário do público em relação à instituição.

Alternativas
Comentários
  • Na realidade do mercado empresarial identificamos que é através da afinidade entre a Identidade e a Imagem de uma empresa que ela obtém sucesso junto ao seu público alvo. Da mesma forma, quando a imagem está em desacordo com a identidade a empresa possui um problema ou crise.

  • Imagem é o que passa na mente dos públicos, no seu imaginário, enquanto identidade é, de fato, o que a organização é, faz e diz. (Margarida Kunsch)

  • IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    Aprofundando:

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos


ID
1938733
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As pesquisas de imagem, clima organizacional e perfil organizacional são variações de um tipo de auditoria com fins institucionais. Assinale qual das alternativas abaixo representa este tipo de auditoria.

Alternativas

ID
1977697
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma empresa familiar da área de serviços, com mais de vinte anos de mercado, encomendou uma pesquisa para medir a percepção do público depois de uma modernização na forma de atendimento que já completara seis meses. Ao final da pesquisa, que durou 30 dias, constatou-se que, apesar da modernização, o público ainda percebia a organização da mesma forma negativa que antes, mesmo que apontassem os avanços no atendimento. Sobre essa situação, considere as afirmativas abaixo.

I. Uma das explicações para a percepção não ter se alterado é que a reputação da empresa é muito ruim e são necessárias várias ações de alteração na imagem para modificar a reputação.

II. A imagem é consolidada, enquanto a reputação da empresa é passageira. Como a imagem da empresa é associada a fatos negativos, a mudança na reputação não provocou os efeitos desejados.

III. O investimento na modernização deve ser acompanhado do planejamento de comunicação integrada, que compreende ações para informar a todos os colaboradores sobre as mudanças e também para que o público externo tenha conhecimento de que a empresa fez modificações para melhorar o atendimento.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Redação na assertiva III totalmente ambígua, ressaltando o fato disposto no enunciado de que o público já tinha tomado conhecimento das mudanças. Considerar a assertiva III como correta, dessa forma, é garantir a incoerência da questão, pois não haveria a necessidade de fazer com que o público tomasse conhecimento de algo que já era sabido.

  • Identidade:

    Identidade institucional:  Aquilo que uma organização deseja que o seu público pense a seu respeito, sua natureza e sua cultura.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Reputação:

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    Imagem:

    Imagem institucional: Impressão que os diversos públicos têm, de forma inconsciente, de uma determinada organização.

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

  • Alguém sabe se essa questão foi anulada? O comentário do Paulo Radamés faz total sentido. 

  • Eu entendi que a assertiva III seria uma solução a ser aplicada antes da pesquisa, para evitar que a imagem da empresa continuasse desgastada.


ID
1977712
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma autarquia ligada à secretaria de governo estadual empreendeu um projeto de ............ com plano de três anos. O objetivo inicial era reverter a ............ negativa da instituição depois de uma crise gerada por uma reportagem veiculada no telejornal de grande audiência. A reportagem denunciava um problema de gestão que acompanhava a instituição por muitos anos. Após pesquisas, como foi diagnosticado que também a ............ da instituição era muito ruim, os assessores de comunicação e os gestores optaram por uma mudança ousada. A troca do nome da autarquia, com o objetivo de gerar uma nova ............ . A partir desta troca, o plano de comunicação envolveu ações como: plano de ............ para que todos os colaboradores estivessem em sintonia; ............, para anunciar a troca do nome, o que envolveu um processo de media training com os gestores; reformulação dos veículos institucionais como o portal corporativo; criação de uma revista, que mensalmente trazia reportagens analíticas sobre temas do cotidiano, tendo como fontes os colaboradores da instituição; a criação de um canal de ouvidoria informatizado para responder rapidamente às dúvidas dos cidadãos e uma equipe de ............ que divulgava periodicamente ............ contendo sugestões de reportagens positivas sobre a autarquia, além de inserções de ............ em programas de rádio e TV.

A alternativa que traz a sequência correta das expressões que completam as lacunas do texto acima é:

Alternativas
Comentários
  • A imagem de uma organização é a percepção que está na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formada pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono).

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos


ID
2075056
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para conhecer as métricas gerais de publicação no Facebook, devemos clicar na aba “informações”, localizada na parte superior da página. Ali é possível consultar o número de pessoas atingidas pela publicação, curtidas, compartilhamentos e comentários. Imagine que um editor de livros independente pretenda investir nessa rede social a fim de levantar dados preliminares para uma campanha de divulgação relativa ao lançamento de uma obra. A partir do perfil dos usuários, o objetivo será elaborar estratégias de marketing digital para alavancar as vendas.

Daí se infere que são corretos os dados dispostos para monitoramento:

Alternativas

ID
2075086
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Empresas japonesas apresentam diferenças significativas em relação aos processos estratégicos e à tomada de decisão, quando comparadas a empresas ocidentais. Em relação à gestão de crises com a opinião pública, é correto afirmar que as empresas japonesas, em relação às norte-americanas e brasileiras, constituem um caso de:

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia explicar com base em que a FGV faz essa afirmação?

  • A resposta provavelmente está no link abaixo. O link é esse mesmo, não se assustem.

    http://www.comunicacaoecrise.com/site/index.php?option=com_content&view=article&id=417:gestao-amadora-apequena-futebol-brasileiro&catid=35:blog&Itemid=54

    Contudo, acredito que a banca usou um caso específico para fazer uma generalização que pode não ser verdadeira. No caso específico a Toyota foi acusada de demorar a apresentar respostas aos consumidores norte americanos em um caso de falha em seus veículos. Neste case um especialista diz que as empresas orientais ainda não possuem uma maior relação de interatividade com seus públicos, tal como ocorre com empresas americanas que estariam melhor inseridas nas redes sociais.

    Mas, se formos analisar as relações das empresas orientais dentro da sua própria cultura, nas ocasiões em que são descobertos erros graves ou mentiras, a resposta é um pedido de desculpas formal duro, quase uma humilhação para o diretor.

    Seguem alguns exemplos:

    http://horadesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2017/11/empresa-japonesa-pede-desculpas-por-trem-que-partiu-20-segundos-antes-do-previsto-10016991.html

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/04/1758868-empresa-japonesa-pede-desculpas-por-elevar-precos-depois-de-25-anos.shtml

    https://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/carlos-alberto-sardenberg-8216-nem-um-pedido-de-desculpas-8217/

     

     


ID
2075092
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os dirigentes de uma empresa com estratégia orientada para o marketing negociam um aporte de capital com um grupo de investidores. Esses investidores desejam comparar os resultados das ações de marketing propostas e, para isso, contratam inicialmente uma pesquisa para detectar:

Alternativas
Comentários
  • No que tange a definição e peculiaridade do Brand Equity, David A. Aaker, professor de marketing da Haas School of Business em Berkeley – CA, decorre:

     

    O Brand Equity é um conjunto de ativos e passivos ligados a uma marca, seu nome e seu símbolo, que se somam ou se subtraem do valor proporcionado por um produto ou serviço para uma empresa. Para que certos ativos e passivos determinem o Brand Equity, eles devem estar ligados ao nome e/ou símbolo da marca. Se o nome da marca ou símbolo for mudado, alguns ou todos os ativos poderão ser afetados, e mesmo perdidos.

     

    http://www.infoescola.com/marketing/brand-equity/

  • Gabarito B

    Brand Equity é um termo muito utilizado na área de marketing e refere-se ao valor agregado a algum produto ou serviço devido a “força” de uma marca, ou brand. Do inglês, “brand” significa marca. Brand Equity vem sendo frequentemente traduzido como “Eqüidade da Marca”.

  • Share of mind - nível de lembrança da marca. Está relacionado a ser a primeira marca que aparece na cabeça do consumidor.

    Brand equity - patrimônio da marca. É a força que a marca tem no mercado.

    Share of heart - nível de "amor" pela marca. São marcas muito fortes, que atraem apaixonados por ela.

    Brand awareness - define " capacidade de identificar uma marca como associada a uma categoria de produtos"

    Share of market - é a participação de uma determinada empresa no mercado em que ela está inserida.


ID
2075107
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma instituição pública deseja realizar uma pesquisa para descobrir novas ideias de presidentes das maiores empresas das principais cidades de Minas Gerais. A metodologia mais eficaz para essa pesquisa é:

Alternativas
Comentários
  • A METODOLOGIA PRECISA SER QUALITATIVA ("como?")

    B) focus group: (errado) Técnica de pesquisa qualitativa através da interação de um grupo sobre um tema determinado por um moderador que coordena e guia o grupo. A intenção dessa pesquisa é compreender como as pessoas sentem ou pensam sobre uma questão e como elas interagem.

    D) entrevista em profundidade- (certo): técnica de pesquisa QUALITATIVA. Com caráter exploratório, buscam-se respostas mais aprofundadas. Note que a questão fala em “descobrir novas ideias”, o principal objetivo dessa pesquisa é descobrir motivações, crenças, atitudes (...) É recomendada quando os entrevistados são concorrentes na profissão e pretendem não se expor.

     

    LETRA A,C e E : técnicas de pesquisas quantitativas ("quanto?"), buscam quantificar através de amostras/estatísticas/conclusões/generalizações.

  • Na questão 9, , também não seria discussão em grupo? Trata-se de "novas ideias"

  • Na questão 9, , também não seria discussão em grupo? Trata-se de "novas ideias"


ID
2113255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da comunicação pública, julgue o item subsequente.

Opinião pública, também denominada senso comum, é a expressão da participação popular na criação, no controle, na execução e na crítica das diretrizes de uma sociedade.

Alternativas
Comentários
  • O termo opinião pública se refere a um conjunto de considerações próprias da população. Geralmente, esta expressão se refere às opiniões generalizadas sobre política, economia e todos os assuntos de interesse público que se apresentam em uma determinada comunidade. A opinião pública é estudada principalmente na área da política como um meio de conhecer as tendências do eleitorado. Em boa parte, ela é refletida nos meios de comunicação, embora haja pesquisas constantes para conhecê-la. Dada a importância adquirida na tomada de decisões de um país, não se deve estranhar a manipulação fraudulenta realizada nas pesquisas.

    Fonte: https://conceitos.com/opiniao-publica/

  • Ótima explicação Lorena. Só corrige o "Direto", está escrito "Direito".

    Abraço.

  • Os estudiosos do tema “opinião pública" não chegaram a um consenso quanto à sua definição. Existem quatro fatores que podem explicar isso: origem/processo de formação, forma, objeto e sujeito. No que diz respeito à origem, o conflito ocorre entre como a opinião pública é formada: ela é fruto da discussão implícita ou explícita, ou deve necessariamente ser discutida publicamente? O segundo aspecto de discórdia é a forma.  Todos os assuntos tornados públicos devem ser discutidos pelas pessoas com base no mesmo grau de conhecimento, interesse e envolvimento? O terceiro ponto é o objeto. O assunto a ser discutido é realmente relevante para gerar a discussão pública? Sobre o último item, sujeito, qual o peso de cada opinião individual, seja ela da elite ou da massa, seja ela racional ou emocional?

    Para Andrade (1983), a opinião pública não é a opinião da maioria ou da minoria, mas é a opinião mesclada de todas as opiniões individuais ou grupais presentes na discussão pública. Esse senso comum resulta, portanto, da participação popular e contribui para a criação, o controle, a execução e a crítica das diretrizes de uma sociedade. Mutante, está em processo contínuo de formação a partir dos diversos pontos de vista existentes e dos meios de comunicação de massa.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está certa.

    Gabarito do Professor: CERTO.

    Bibliografia:

    - Andrade, Cândido Teobaldo de Souza. Para entender relações públicas. Edições Loyola. 1983.

    - Habermas, Jürgen. (2003b). Mudança Estrutural da Esfera Pública: Investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. 2.ed. Trad.: Flávio Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

ID
2113258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da comunicação pública, julgue o item subsequente.


Os instrumentos básicos para a efetivação da comunicação pública, como, por exemplo, as pesquisas, os planos e as diretrizes, devem ser definidos a partir das características e da missão dos variados públicos que fazem interface com a esfera pública, bem como a partir da intenção do emissor da comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Aprofundando:

    A comunicação pública trata dos processos de comunicação (instrumental) realizados pela sociedade civil organizada, Estado, governo e terceiro setor, com foco no interesse público, na formação de uma sociedade cidadã e democrática, em encurtar distâncias sociais reduzindo as diferenças e em ampliar a capacidade analítica individual em prol do coletivo.

    A comunicação governamental é a praticada por um determinado governo, visando a prestação de contas, o estímulo para o engajamento da população nas políticas adotadas e o reconhecimento das ações promovidas nos campos político, econômico e social. Trata-se de forma do governo se fazer presente perante a população.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunicação_pública

    A Comunicação de Interesse Público é toda ação de comunicação que tem como objetivo primordial levar à população uma informação que traga resultados concretos para se viver e entender melhor o mundo deve ser entendida como Comunicação

    Fonte: Vunesp, questão Q607799

  • "Da missão dos variados públicos" ??? Desde quando público tem missão gente?


ID
2113276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação corporativa ou comunicação empresarial é essencial para a manutenção da reputação de uma empresa. Acerca desse assunto, julgue o item subsecutivo.


A comunicação / o marketing de uma empresa ou entidade não pode ser resultado de esforços isolados de um setor, porque a imagem da organização deve ser una, qualquer que seja o público com que ela se relaciona.

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação Integrada, praticada com competência, subverte este situação e remete para um novo paradigma: a comunicação/marketing de uma empresa ou entidade não pode ser o resultado de esforços individuais, ainda que bem intencionados, porque a imagem da organização deve ser una, qualquer que seja o público com que ela se relaciona.

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/comunicacao-empresarial/48603/

  • Recurso!

    CESPE - FUNPRESP-JUD - 2016

    A imagem a respeito de uma organização constrói-se a partir da percepção e da memória dos indivíduos acerca da marca. (CERTO)

    Se a imagem depende da percepção e da memória dos indivíduos, então como podemos esperar que ela seja a mesma qualquer que seja o seu público?

  • Concordo, Monica.

  • Achei o gabarito questionável. A Imagem de uma organização não é uma só qualquer que seja seus públicos. A reputação sim é uma só, mas a imagem é diversa e plural. O examinador foi infeliz no uso do termo "imagem". O termo correto seria "reputação"

  • Existem vários tipos de comunicações praticados em uma organização: institucional, administrativa, interna, mercadológica e pública. Apesar de cada uma ter propósito, ações e públicos específicos, as comunicações se complementam para atingir os objetivos maiores propostos no Planejamento de Comunicação Integrada.

    Quando usamos o termo integrado, nos referimos à complementariedade das atividades comunicacionais. Longe de serem isoladas e focadas em suas subáreas, publicidade, propaganda, marketing, jornalismo, relações públicas e editoração, colaboram, cada qual na sua forma e independente do público com quem se relaciona, para a manutenção da imagem positiva e da perpetuação da organização.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está certa.

    Gabarito do Professor: CERTO.

    Bibliografia:

    - Kunsch, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus Editorial. 5ª. edição. 2003.
  • mesmo reputação pode ser que seja algo imutavel, mas é uma construção q leva mt tempo.. quando li a questao logo de cara, pensei em "identidade". é a essencia da empresa, é o q ela é de fato, independente do q aconteça, a reputaçao pode melhorar ou piorar, mas a identidade é sempre a msm. a imagem muda de acordo com cada publico


ID
2113279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação corporativa ou comunicação empresarial é essencial para a manutenção da reputação de uma empresa. Acerca desse assunto, julgue o item subsecutivo.


A responsabilidade social corporativa envolve a criação de programas sociais pelas organizações, do que resultam benefícios para a empresa e a comunidade, com melhoras da qualidade de vida dos funcionários e da população.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Livro Verde da Comissão Europeia (2001), a responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Responsabilidade_social


ID
2113282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação corporativa ou comunicação empresarial é essencial para a manutenção da reputação de uma empresa. Acerca desse assunto, julgue o item subsecutivo.


A aplicação de práticas de responsabilidade social e ambiental pelas empresas não implica a melhoria do relacionamento com seus stakeholders.

Alternativas
Comentários
  • a responsabilidade social e ambiental ; administração de stakeholders; sustentabilidade. ... de propor melhorias no relacionamento da empresa com seus stakeholders 

     

    Percebe-se então que inúmeras são as interpretações e definições de Responsabilidade Social Empresarial, e que cada empresa acaba atuando de uma forma perante si e a sociedade. Em geral, não há um significado preciso de responsabilidade social, surgindo assim, conhecimentos teóricos com diferentes conceituações – responsabilidade social como obrigação social (Friedman, 1970); responsabilidade social como aprovação social (Davis e Blomstrom, 1975) e responsabilidade social como abordagem sistêmica dos stakeholders (Zadek, 1998).

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Responsabilidade_social

  • Se o stakeholders é o público alvo (a grosso modo), como uma prática da empresa não pode influencia-las? Claro que tem influencia no relacionamento.