SóProvas



Questões de Comunicação Organizacional na Comunicação Social


ID
49063
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A auditoria de comunicação nas organizações pode ser trabalhada sob várias perspectivas, a partir do paradigma em que a organização é estudada. Em qual dos paradigmas abaixo a organização é considerada como uma cultura?

Alternativas
Comentários
  • Considerando que a comunicação organizacional diz respeito aos processos de comunicação que caracterizam as organizações humanas, Daniels, Spiker e Papa (1997) a identificaram a partir de três modelos ou perspectivas de comunicação organizacional: tradicional, interpretativo e crítico.
        O modelo tradicional é assim chamado por ser o mais antigo dos três. A comunicação organizacional nessa perspectiva é tida como uma atividade cujo comportamento pode ser medido , padronizado e classificado. Há uma relação entre processo comunicacional e eficiência organizacional. Nessa abordagem podem ser identificados dois momentos: primeiro, ao considerar a organização como máquina (visão mecanicista) a comunicação organizacional é tida como uma engrenagem, um processo mecânico (machinelike); segundo, sob uma perspectiva mais recente, a organização tida como sistema, a comunicação organizacional é um processo orgânico e dinâmico. Portanto, esse é o modelo predominante adotado pela universidade entendida metaforicamente como organismo - um sistema vivo (Morgan, 1996).
        O segundo modelo é o interpretativo, que entende as organizações como culturas. Nessa perspectiva, a organização é um fenômeno subjetivo, isto é, a ação social somente é possível quando as pessoas podem compartilhar significados subjetivos. A cultura organizacional é considerada uma rede de significados. As pesquisas interpretativistas buscam revelar as realidades socialmente construídas nas organizações. Estudam a comunicação como processo por meio do qual essa construção social ocorre, ou seja, os símbolos e os significados que envolvem as várias formas de comportamento organizacional. A organização é vista também como um espaço de negociação (negociate order), isto é, produto de transações e discursos coletivos.
        Portanto, a perspectiva interpretativa concentra-se no processo simbólico através do qual a realidade organizacional é socialmente construída. E essa realidade organizacional é socialmente construída através da comunicação (Putmam, 1992), isto é, a realidade é criada e mantida através da interação entre os indivíduos.
  • Enquanto na perspetiva tradicional há o entendimento que o mundo da ação social, da interação, se constitui em comportamentos observáveis e tangíveis, a perspectiva interpretativa tenta revelar que a cultura é o que está por de trás desses comportamentos manifestos.
        Já a perspectiva crítica aborda a organização como instrumento de opressão. Voltam sua atenção para as classes organizacionais oprimidas: trabalhadores, mulheres, minorias e outros grupos identificados como classes oprimidas). Mesmo admitindo o risco de simplificação, é possível afirmar que os pesquisadores dessa perspectiva estão preocupados simultaneamente com a estrutura social e o processo simbólico. A opressão organizacional não reside apenas na estrutura social ou no processo simbólico. A opressão está na relação entre a estrutura social e o processo simbólico. A comunicação nessa perspectiva é tida como instrumento de dominação. Trata-se da distorção sistemática da comunicação, a qual se constitui uma ação deliberada e contínua do processo simbólico visando cooptar os interesses dos empregados. A quem interessa por exemplo, as estórias dos ‘heróis’ fundadores na organização ? Na abordagem crítica, a resposta seria aos dirigentes da organização que se utilizam dessas ‘estórias’ para envolver os demais membros da organização.
  • A perspectiva interpretativa é considerada como uma cultura, ou seja, entende as organizações como cultura e concentra-se no processo simbólico através do qual a realidade organizacional é socialmente construída.


ID
49072
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Conjunto de representações, valores, regras de conduta, mitos, valores mentalidades e tipos de comportamento e de soluções de problemas que aprendemos em uma organização com os que nos cercam. Esta é uma definição relativa à (a)

Alternativas
Comentários
  • Para quem ficou na dúvida entre CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL: segundo Edgar Schein, a primeira é "um conjunto de suposições, princípios básicos, formas de estar e pensar, sentir e perceber a realidade que os indivíduos assumem na sua tentativa de comunicar e de se adaptar ao meio". Já clima, é um conjunto de comportamentos e atitudes que os empregados evidenciam nos seus contatos na organização.
  • Resposta: c) cultura organizacional

    A cultura organizacional é formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional. São “regras” que todos os membros dessa organização devem seguir e adotar como diretrizes e premissas para guiar seu trabalho.

    Cultura pode ser definida como um modelo de suposições básicas que os grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com a experiência para enfrentar seus problemas[1].

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

  • A alternativa que coaduna com a definição dada no enunciado é a letra (C), – e logo mais falaremos dela. As alternativas (A)e (E)apresentam conexões com as práticas administrativas da organização. Toda organização ativa no mercado determina suas normas e pressupõe o uso da inteligência; a administração e o marketing costumam colocá-las em um sistema que proporciona a cadência das práticas empresariais com a melhor relação custobenefício.
    (B)Errado. A alternativa se refere à maneira como o corpo funcional de uma organização se sente em seu ambiente de trabalho e como reage a ele. Esta percepção interna (que pode ser positiva ou negativa) tem base em como a organização normatiza e enfrenta questões do seu ambiente produtivo e como/quanto isto impacta no nível de produtividade, ou seja, em como as tarefas são desenvolvidas. Em tempo de comunicação interativa e farta, não raro existem comparações sobre como determinada empresa trata os funcionários, como lida com questões similares a que outra organização está passando.
    A alternativa (D)também não corresponde à definição dada no enunciado, embora faça parte da cultura organizacional. A cultura da organização se expressa por sua visão, missão e princípios (elementos constantes do seu plano de negócios) e por seu código de ética,
    seus comportamentos e de seus colaboradores, influenciados pela cultura do meio ambiente onde a organização está inserida. Quanto mais praticada e compreendida for a cultura organizacional, tanto mais os gestores estimularão seus colaboradores a alcançarem seus objetivos.
    A organização deve “contaminar” todos do seu universo empresarial com sua “alma” e seus objetivos; e deve, segundo Paz e Tamayo (2004), analisar, mensurar e avaliar os fatores componentes e interferentes de sua cultura:
      Mitos– pensamentos e sentimentos colocados através de histórias que reforçam determinadas crenças dentro da organização;
      Jogos políticos– quando colaboradores tentam influenciar pessoas e decisões por meio de exercícios de poder para conseguir chegar a seus objetivos (em primeiro lugar) e depois aos interesses da organização;
      Poder organizacional– capacidade de determinar os resultados a serem alcançados dentro da organização;
      Ritos– são as atividades que mostram como os valores organizacionais foram absorvidos na prática.
    Prof.Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br  19
  • A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização.

     

    Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.


ID
49075
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Proporcionam orientação uniforme e consistente nos casos de problemas, questões ou situações. Levam em consideração todas as condições relevantes existentes no momento em que for necessário agir. Devem levar em consideração as crenças, atitudes e preconceitos das pessoas. Este conjunto de definições se aplica a:

Alternativas
Comentários
  • Políticas da Organização:

    São a expressão do pensamento e crenças que valorizam, acreditam e devem ser difundidas em toda a organização, junto aos clientes e mesmo para a sociedade, em especial aquela que compõem a sua circunvizinhança. Portanto, representam anseios e expectativas que interferem diretamente na forma de agir e nos objetivos estabelecidos, ou seja, nas relações e negócios da empresa.

    Fonte:
    http://ogerente.com.br/novo/colunas_ler.php?canal=15&canallocal=47&canalsub2=152&id=1610

ID
49078
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Avalie os itens abaixo e assinale a opção correta.

( ) Marketing e patrocínio têm características similares e podem ser considerados sinônimos.
( ) Ombudsman e Ouvidor têm características similares e podem mesmo ser considerados sinônimos.
( ) Comunicação Administrativa e Comunicação Mercadológica têm características similares e podem ser consideradas sinônimas.
( ) Comunicação Corporativa e Comunicação Institucional têm características similares e podem mesmo ser consideradas sinônimas.

Alternativas
Comentários
  • Bem,

    Para a primeira questão eu não achei uma base teórica consistente ainda, mas eu entendo que o patrocínio é uma das estratégias de marketing e por isso não podemos dizer que são a mesma coisa.

    O segundo item está realmente correto pois: "O papel da Ouvidoria é o de representação do público interno e externo junto á presidência ou diretoria. O ouvidor da empresa é chamado de Ombudsman."

    ps. Tomem cuidado, pois Centrais de Atendimento (SACs) não dever ser confundidos com as Ouvidorias, pois os SACs complementam o trabalho das Ouvidorias. Basicamente, o primeiro tem atuação operacional e é um departamento logisticamente ligado ao Marketing e a segunda tem atuação estratégica

    Agora vamos aos dois últimos itens, para entendermos a razão deles estarem errados precisamos ter os seguintes conceitos em mente:

    Tipos de Comunicação Organizacional

    - Comunicação Administrativa: organiza e distribui os fluxos de comunicação para as funções administrativas, fazendo os intercâmbios necessários para possibilitar a realização produtiva com o melhor custo/benefício

    - Comunicação Mercadológica: visa o atendimento das demandas relativas aos produtos ou serviços da empresa desenvolvendo todas as articulações necessárias com áreas afins para chegar da melhor forma ao consumidor, persuadindo-o.

    - Comunicação Interna: o diálogo aberto entre a empresa (direção) e funcionários cria mecanismos que transmitem segurança para a manifestação do pensamento, dando retorno com autenticidade, rapidez e transparência.

    - Comunicação Institucional: enfatiza o desenvolvimento dos relacionamentos estratégicos, a promoção da imagem institucional, comunicando os valores e princípios da empresa para públicos estratégicos.

    ps. Tomem cuidado, pois as bancas tentam enganar dizendo que comunicação organizacional e institucional são sinônimos, mas isso não é verdade pois a comunicação institucional é um tipo de comunicação organizacional!

    Fonte: material do Ponto dos Concursos.
  • O quarto item mata a charada e permite que se acerte a questão pois comunicação mercadológica e comunicação administrativa definitivamente não podem ser consideradas sinônimas. E só há uma opção em que o quarto item é falso, a letra A.




ID
49081
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Não é (são) fase(s) do planejamento de comunicação em uma organização:

Alternativas
Comentários
  • É difícil tentar entender (ou melhor, adivinhar), às vezes, o que os examinadores da ESAF querem... Segundo BUENO, no seu livro Comunicação Empresarial, Políticas e Estratégias ed. 2010, p. 27: "O Planejamento de Comunicação Social é a elaboração, por etapas, com bases técnicas, de planos e programas comunicacionais com objetivos definidos (...)"Como é que a ESAF pode afirmar que planos, projetos e programas NÃO fazem parte de um planejamento de comunicação? Se você vai planejar algo, é lógico que a elaboração desses elementos faz parte do planejamento..., assim como a pesquisa, o diagnóstico da situação e os outros itens. Pra mim questão NULA, pois todas as alternativas fazem parte do plan. de com.
  • Margarida Kunsch diz em seu livro: Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, que plano, projeto e programa fazem parte das etapas de um planejamento. Fica dificil mesmo saber o que a Esaf quer com essa questão. A não ser que a banca queira colocar em evidencia apenas a simples diferença (para não dizer nenhuma) entre fase e etapa. 
  • Pessoal,

    Acho que está havendo um pouco de confusão. O enunciado pede algo que não seja uma das fases do planejamento. 

    Pois bem, de acordo com o material do Ponto dos Concursos, planos, projetos e programas são INSTRUMENTOS relacionados com a tomada decisões; portanto, um instrumento é bem diferente de uma fase, não é?

    - Planos: procuram reunir um conjunto de elementos de decisão necessários para concretizar racionalmente a conduta de um grupo ou um conjunto de unidades.

    - Programas: é um componente do plano, ou seja, uma subdivisão que permite agrupar as decisões por áreas de ações semelhantes sob o mesmo título.

    - Projetos: estudos do uso racional dos recursos econômicos para produção de um bem ou serviço em todos os detalhes econômicos e técnicos.
  • Levando em consideração o argumento do Klaus, existe uma pegadinha na questão. A alternativa E cita "Planos, projetos e programas". A inclusão de "projetos" na questão, invalida a afirmação, tornando-a falsa. É realmente para pegar o candidato.


ID
49126
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

É a atitude mais correta no planejamento de uma publicação empresarial:

Alternativas
Comentários
  • A primeira ação de planejamento, SEMPRE, será realizar um diagnóstico. Somente de posse de informações será possível conhecer adequadamente o público-alvo, estabelecer objetivos para ele, definir as características do veículo, criar um conselho editorial para definir a linha etc.


ID
49399
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto ao Planejamento de Mídia pode-se afirmar:

Alternativas

ID
49402
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a opção correta com relação à ordem de realização das etapas da atividade de mídia.

Alternativas

ID
62935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere que a assessoria de imprensa de determinada
organização esteja elaborando proposta para atuação durante o
próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão
geral acerca do plano de comunicação anual e alguns
instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse
planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens
subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem
adotados no referido planejamento.

Nota oficial é caracterizada como um documento distribuído à imprensa, muitas vezes também veiculado de forma paga, com declaração, posicionamento oficial ou esclarecimento sempre que houver um assunto relevante, urgente e de interesse público.

Alternativas
Comentários
  • Definição de Nota Oficial! Perfeita!


ID
62947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere que a assessoria de imprensa de determinada
organização esteja elaborando proposta para atuação durante o
próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão
geral acerca do plano de comunicação anual e alguns
instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse
planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens
subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem
adotados no referido planejamento.

O áudio-release deve ser distribuído para veiculação em emissoras de televisão.

Alternativas
Comentários
  • o áudio-release é comumente utilizado na internet.

  • Segundo Jorge Duarte, no livro Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia, "áudio-release contém gravação sem caracterização de determinada rádio ou programa, o que facilita seu aproveitamento por sugerir ao ouvinte que é material excluisivo de quem o veicula.

    Existem empresas especializadas na produção deste tipo de material. Pode ter grande aceitação, particularmente se abordam temas de utilidade pública. Em geral, são disponibilizados na Internet para download".


    Deus abençõe nossos estudos...
  • Áudio-release é destinado para veiculação em emissoras de rádio.

  • errada

    O envio do áudio release é indicado principalmente para pautas altamente relevantes para programas de rádio, como lançamento de produto ou marca e depoimento ou entrevista do da empresa, pois o material com conteúdo jornalístico chega à redação editado e pronto para ser veiculado.

    fonte: https://www.racecomunicacao.com.br/blog/o-que-e-o-audio-release/


ID
63043
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando o planejamento como um processo sistematizado, o plano, o programa e o projeto são documentos diferentes desse processo.

Alternativas

ID
63049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Deontologia organizacional é o estudo do conjunto de representações, valores, regras de conduta, mitos formados ou assimilados pelos membros de determinada organização.

Alternativas
Comentários
  • Deontologia (do grego δ?ον, translit. deon "dever, obrigação" + λ?γος, logos, "ciência"), na filosofia moral contemporânea, é uma das teorias normativas segundo as quais as escolhas são moralmente necessárias, proibidas ou permitidas. Portanto inclui-se entre as teorias morais que orientam nossas escolhas sobre o que deve ser feito.

  • ERRADO

    A definição da questão refere-se a cultura organizacional.

  • Erro por extrapolação: deontologia diz respeito às regras profissionais a serem seguidas do ponto de vista moral.


ID
63061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Identidade ou imagem corporativa pode ser definida como o conjunto de valores básicos e características atribuídas a uma corporação pelos seus membros e pelos públicos interno e externo.

Alternativas
Comentários
  • Questão bem formulada. A questão compara identidade com imagem corporativa, que são duas coisas distintas.Identidade corporativa=define quem a empresa é.Imagem corporativa=como a empresa é percebida pelo público.Portanto, reposta errada!
  • Podemos matar a questões só pelo começo "identidade ou imagem". São conceitos diferentes.

  • O conceito apresentado no enunciado é só de imagem, que é o conceito da organização, seus atributos intangíveis percebidos e construídos pelos públicos; enquanto a identidade é tangível, construída pela própria organização a partir de seus atribuitos físicos, produtos, serviços, posicionamentos.

  • Identidade e imagem corporativa não são sinônimas.


ID
95824
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na era digital, as fronteiras se diluem e a comunicação assume um papel central nas sociedades. Agências governamentais e empresas do setor privado contam com sistemas de interação cada vez mais aperfeiçoados e com tendência à transparência. Por isso, o aparecimento, cada vez mais freqüente, de conflitos de interesses. Usando as novas tecnologias, qual(ais) a(s) estratégia(s) de comunicação que melhor responde(m) a uma situação de conflito entre empresas privadas e setor público?

Alternativas
Comentários
  • Sempre pensar em PRESTAÇÃO DE CONTAS, quando se referir a empresas privadas e setor público.


ID
95848
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao jornalismo praticado na grande imprensa, o jornalismo empresarial se diferencia pela

Alternativas
Comentários
  • O jornalismo empresarial, expresso nos house organs e veículos de comunciacao das empresas, possui muitas características dos textos jornalísticos, como periodicidade, diagramação similar, respeito à etica e usa a linguagem jornalística. Mas, a abordagem não traz os mesmos temas da grande mídia, pois os objetivos são distintos. Ele se refere ao universo da empresa, aos colaboradores, parceiros e etc.

ID
95896
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Entre as opções abaixo, qual o tipo de conteúdo menos indicado para ser publicado em um portal corporativo?

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Quero saber de onde a banca tirou as questões dessa prova? :/


ID
96058
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Relacione os seguintes conceitos:

a. Consiste em ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a servir clientes. (Saul Fruta Bekin)

b. Setor planejado com objetivos definidos para viabilizar toda a interação possível entre a Organização e seus empregados. (Margarida M. K. Kunsch)

c. Objetiva conquistar simpatia, credibilidade e confiança, realizando como meta finalista a influência político- social. (Margarida M. K. Kunsch) aos nomes:

I. Comunicação Institucional.

II. Comunicação Interna.

III. Endomarketing.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    a) Consiste em ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a servir clientes. (Saul Fruta Bekin) - ENDOMARKETING

    b) Setor planejado com objetivos definidos para viabilizar toda a interação possível entre a Organização e seus empregados. (Margarida M. K. Kunsch) - COMUNICAÇÃO INTERNA

    c) Objetiva conquistar simpatia, credibilidade e confiança, realizando como meta finalista a influência político- social. (Margarida M. K. Kunsch) aos nomes:  - COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL


ID
96088
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Conselho Superior da Defensoria Pública solicitou aos Agentes de Comunicação Social um plano para aproximar a entidade dos cidadãos. Os agentes apresentaram um projeto de interatividade visando provocar no receptor da mensagem uma resposta direta. Para isso sugeriram a criação de linhas telefônicas gratuitas, disponíveis 24 horas por dia, em todos os dias da semana. Este tipo de estratégia tem o nome de Marketing

Alternativas
Comentários
  • Marketing Direto é um sistema interativo de marketing que usa uma ou mais mídias de propaganda para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer localização. (Marketing de Serviços – Conceitos e Estratégias, Marcos Cobra/Flávio Zwarg – 1986).

    É uma das mais emergentes ferramentas de marketing que surgiram com a nova economia, consistindo em contactos diretos que ocorrem individualmente entre a empresa e um cliente (ou grupo de clientes com necessidades idênticas). O Marketing Direto, deve ser utilizado para conseguir uma relação personalizada com os clientes, de forma a conhecê-los o suficiente para poder oferecer a cada categoria os bens e serviços mais adequados. Esta ferramenta é fundamental na fidelização dos clientes, contribuindo para a maximização da receita média por cliente. As ações desenvolvidas neste âmbito visam a satisfação das necessidades do consumidor, constituindo a base para a criação de uma relação duradoura, na conquista da sua confiança e lealdade à marca. O Marketing Direto vem dar resposta a uma necessidade crescente das empresas em satisfazerem as necessidades de clientes cada vez mais informados e mais exigentes.

    Entre os principais meios utilizados para a construção de um marketing direto com qualidade, estão a inteligência de banco de dados, impressão, criação de URLs personalizadas e acompanhamento e análise de retorno de investimento em marketing, como também aplicações de tecnologias como realidade aumentada, QR Codes variáveis e personalizados, geotagging e desenvolvimento de mapas variáveis ponto a ponto.


ID
96091
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para uniformizar as ações do público interno e intermediários, algumas organizações criam folhetos para esses públicos explicando como será a campanha de propaganda ou a promoção relacionada à atividade em que se foca a ação. Esses folhetos são conhecidos no meio por

Alternativas
Comentários
  • a) errado - marca, nome, sinal, símbolo e desenho que identificam um produto, logotipo...

    b) errado - recorte de jornal, ou conjunto de recortes recebidos por um interessado, através de serviço de apuração, seleção e coleção de noticiários, artigos, matérias, editoriais, etc

    c) certo - impresso de propaganda utilizado como peça de lançamento de um produto ou de esclarecimento relativo a uma campanha. Destinado normalmente a vendedores ou revendedores

    d) errado - relato de um trabalho de marketing (ou de atividade afim) realizado em uma determinada organização. Pode ser elaborado durante ou após a sua execução. Consiste em uma análise da situação anterior, incluindo pontos positivos e negativos, diagnóstico feito, providências tomadas, resultados atingidos e avaliação da eficácia das operações. Usa-se com mais freqüência a forma abreviada: case.

    e) errado - peça de propaganda ou promoção de vendas usada para exibir determinados produtos e atrair a atenção do comprador. Mostruário. Qualquer tipo de material utilizado em pontos-de-venda para expor um ou mais produtos aos olhos do consumidor. Os displays (geralmente fornecidos pelo fabricante como peças integradas ao conjunto da campanha de propaganda) apresentam-se em diversas formas - gôndolas, cestas, arcas, prateleiras móveis - e são confeccionados em papelão, plástico ou arame. Podem ser colocados sobre balcões, em vitrinas, prateleiras, junto às paredes, sobre o assoalho etc. Classificam-se em duas categorias: displays de venda (o produto exibido pode ser apanhado pelo consumidor) e displays expositivos (apenas mostram ou anunciam o produto)

    Bom estudo ;)
  • Segundo o Dicionário Essencial de Comunicação (Rabaça&Barbosa), o termo broadside (p. 30) significa:

     

    Impresso de propaganda utilizado como peça de lançamento de um produto ou de esclarecimento acerca de uma campanha pública ou promoção de vendas. Destina-se geralmente a vendedores, revendedores ou a públicos especiais (jornalistas, políticos, acionistas) para quem é necessário explicar motivos e intenções de uma campanha. Apresenta formato geralmente maior do que os folhetos comuns.


ID
97576
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Definir e distribuir corretamente o orçamento de comunicação integrada de marketing de uma empresa é uma tarefa, no mínimo, complexa. O desafio é destinar a maior parte dos recursos às ferramentas mais eficazes e adequadas ao planejamento de comunicação. No caso de venda no varejo, sabe-se que os gastos com promoção de vendas do tipo desconto em uma determinada marca crescem quando o

Alternativas
Comentários

  •     Essa dá pra resolver só pela lógica: se o  cliente "não percebe a marca como diferencial e o objetivo do anunciante é a aceleração imediata das vendas" (alternativa B), é óbvio que os "gastos com promoção de vendas do tipo desconto irão crescer".  Daí, é B na cabeça!!
        Elementar, meu caro Watson....
  • Essa foi muito tranquila, esse tipo de questão não é bom cair na prova, pq não separa os melhor preparados da massa!

ID
97594
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um fabricante de veículos prepara o lançamento de um novo produto e encomenda a sua agência de propaganda uma estratégia de posicionamento específico por atributo. Seguindo essa orientação, a agência irá

Alternativas
Comentários
  • Essa dá pra resolver apenas pela lógica: "posicionamento por atributo" tem a ver com alguma qualidade especifica, ou seja algum aspecto que diferencie o produto. Daí, fica fácil deduzir e optar pela alternativa B.  Mamata!!!
  • Não há resposta.

    Posicionamento por concorrentes: O produto sugere ser diferente, ou melhor, que o produto concorrente. A 7-UP denomina-se Uncola.


ID
97597
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O mix promocional é um conjunto de ferramentas para que sejam atingidos os objetivos especificados na estratégia de comunicação da empresa. A respeito dessas ferramentas, pode-se afirmar que a(s)

Alternativas
Comentários
  • Pode ser resolvida por eliminação:

    a) promoção de vendas traz retorno em longo prazo e deve ser planejada mensalmente, integrando-se às outras ferramentas do composto promocional. (CORRETO É CURTO PRAZO)

    b) promoção de eventos é uma ação de marketing direto, pois permite que a empresa se comunique diretamente com seu target, num contexto de prazer e divertimento. (NÃO TEM LÓGICA, IMAGINE TODOS DANÇANDO E TENDO RELAÇOES S..)

    c) propaganda torna os produtos mais conhecidos, sem estimular a transação comercial, mas formando imagem e posicionando a empresa no mercado. (CORRETO É ESTIMULAR A TRANSAÇÃO COMERCIAL)

    e) atividades de assessoria de imprensa buscam obter mídia espontânea para as organizações, constituindo uma ação reconhecida como marketing viral.(MARKETING VIRAL É RELACIONADO AO USO DA INTERNET)



  • Na verdade, Eventos não são ações de Marketing Direto...

    EVENTOS E EXPERIENCIAS 

    Existem diversas vantagens ligadas aos eventos e expenências

    1. Relevante: um evento ou experiêncía bem escolhido pode ser visto como extremamente relevante à medida que o consumidor se torna pessoalmente envolvido

    2. Envolvente: devido à vivacidade e a qualidade em tempo real dos eventos e expenênclas. os consumidores podem achá-los mais ativamente envolventes.

    3. Implícito: os eventos são um tipo de venda não agressiva indireta.

    MARKETING DIRETO 

    Todas as diversas formas de marketing direto-mala direta, telemarketing, marketing pela Internet - possuem três características em comum. O marketing direto é:

    1. Personalizado: a mensagem pode ser preparada para atrair a pessoa a quem é endereçada.

    2. Atualizado: a mensagem pode ser preparada rapidamente

    3. Interativo: a mensagem pode ser alterada. dependendo da resposta da pessoa


  • Letra B está errada porque, segundo Kotler, as principais formas de mkt direto são:
    1) venda pessoal 
    2) mkt de mala direta – forma mais usada, envio e uma oferta ou anúncio, lembrete ou item a uma pessoa a um endereço.
    3) mkt de catálogo – vendas por catálogos impressos, em vídeo ou digitais, os quais são enviados por correio a uma lista de clientes, disponibilizados em lojas ou acessados na internet.
    4) telemkt – uso do tel para vender diretamente aos consumidores.
    5) mkt de televendas – por meio da televisão e assume duas formas: propaganda interativa (ou infomerciais, ex: canal Polishop) e TV interativa.
    6) mkt de terminais de multimídia (quiosques) – são máquinas de informações e pedidos em lojas, locais em geral.
    7) mkt online – esforços para comercializar produtos e serviços e para desenvolver relacionamento com os clientes na internet. canais que conectam digitalmente vendedores e consumidores.


ID
97600
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A declaração abaixo está no site do BNDES e divulga um importante componente da estratégia de marketing da instituição.
"Promover o desenvolvimento do País, elevando a competitividade da economia brasileira, priorizando tanto a redução de desigualdades sociais e regionais, como a manutenção e geração de empregos."

Que componente é esse e o que ele significa?

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito. Para mim o mais adequado é a letra D.  A letra. C. Tem um equívoco quando diz  detectadas  no ambiente 

    externo. Pode ser no  interno Tb . Por que não ?


ID
97606
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Ao elaborar o briefing para um anúncio de promoção institucional, a diretoria de um importante grupo de comunicação brasileiro justificou adequadamente o objetivo da campanha argumentando sobre a necessidade de

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a questão foi baseada no conceito de propaganda institucional de J.B. Pinho.
  • Para responder essa questão é importante reconhecer, no enunciado, o objeto da ação de comunicação que refere-se ao "anúncio de promoção institucional". 
    Feito isso, é possível eliminar as demais assertivas, na medida em que todas têm viés econômico, de ganhos financeiros. Vejam:
    b) "promoção específica de vendas..."
    c) "justificar preços elevados..."
    d) "marketing de curto prazo". Essa é a única que poderia gerar dúvida, mas tenhamos em mente que todo o trabalho institucional é de médio e/ou longo prazo. O curto prazo fica restrito às ações de comunicação com foco mais imediatista, de resultado rápido.
    e) "...comprar espaço publicitário"

    Já a alternativa correta (letra A) descreve bem o objetivo de uma ação institucional, que, em longo prazo, visa promover a empresa contribuindo para a construção de uma imagem positiva perante os públicos. E essa imagem a ser construída é concernente à percepção desses públicos sobre a reputação da empresa - e não sobre seus resultados financeiros em determinado período.  Por isso mesmo, sua característica é de um trabalho de longo prazo, também conhecido como "trabalho de formiguinha", já que leva tempo para forjar uma imagem institucional.
  • A Promoção Institucional é o conjunto de ações focadas em divulgar ou valorizar uma marca, ou seja, deixar o nome da empresa em evidência e agregar valor com oportunidades ou vantagens no subconsciente das pessoas.

    Fonte:

    http://www.portalsousas.com.br/noticias/colunista/promoo-institucional-quem-nao-e-visto-nao-e-lembrado-e-o-tema-da-coluna-de-rogerio-novaes-no-portal-sousas-0412/


     Uma das principais atividades da promoção institucional é o patrocínio de eventos.


ID
113467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de cultura organizacional e comunicação interna,
julgue os itens que se seguem.

A comunicação interna é uma ferramenta estratégica. Sua função é disseminar informações da alta direção para os empregados.

Alternativas
Comentários
  • Esta é uma das funções da comunicação interna, mas não a única. O fluxo de comunicação não pode ser apenas descendente, deve partir também da base ao topo (ascendente).

ID
113470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de cultura organizacional e comunicação interna,
julgue os itens que se seguem.

A política de comunicação interna deve desprezar as redes informais, já que estas não podem ser consideradas oficiais.

Alternativas
Comentários
  • A política de comunicação interna não deve, jamais, desprezar as redes informais. Pelo contrário, deve administrá-las, tomar conhecimento do que é dito e utilizar as críticas para empreender melhorar no ambiente de trabalho. Vale a pena ler este tema na obra de Kunsch.

ID
113473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de cultura organizacional e comunicação interna,
julgue os itens que se seguem.

A comunicação interna e a cultura organizacional são independentes e atuam paralelamente.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação interna enquadra-se como elemento da cultura organizacional.
  • Atuam de maneira integrada, jamais paralela.

  • São elementos interdependentes e integrados. A comunicação empresa-funcionários e entre estes é um forte elemento de influência na cultura organizacional.


ID
113476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de cultura organizacional e comunicação interna,
julgue os itens que se seguem.

O processo de convergência de mídias tem alterado as formas tradicionais de praticar comunicação interna.

Alternativas

ID
113485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de cultura organizacional e comunicação interna,
julgue os itens que se seguem.

Os efeitos da comunicação interna devem beneficiar tão somente a organização, patrocinadora dos veículos de comunicação interna.

Alternativas

ID
113488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Relacionamento com a comunidade e responsabilidade social são
temas amplamente discutidos atualmente. Com referência a esses
conceitos, julgue os itens subsequentes.

Em uma empresa, a responsabilidade social foca no estímulo aos empregados a se engajarem em atividades de voluntariado.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Acredito que o conceito trazido pela questão é de filantropia. A responsabilidade social é algo mais amplo, é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.

ID
113491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Relacionamento com a comunidade e responsabilidade social são
temas amplamente discutidos atualmente. Com referência a esses
conceitos, julgue os itens subsequentes.

A comunidade é, entre outros públicos, um indutor externo e um alavancador da responsabilidade social.

Alternativas

ID
113494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Relacionamento com a comunidade e responsabilidade social são
temas amplamente discutidos atualmente. Com referência a esses
conceitos, julgue os itens subsequentes.

A valorização da marca pode ser obtida por meio de ações de relacionamento com a comunidade e responsabilidade social. Mas, como ações externas que são, não têm impacto sobre o público interno.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    A valorização da marca pode ser obtida por meio de ações de relacionamento com a comunidade e responsabilidade social. Mas, como ações externas que são, não têm impacto sobre o público interno. (Logicamente possuem, bastante por sinal, impactos sobre os também chamados clientes internos).

ID
113497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Relacionamento com a comunidade e responsabilidade social são
temas amplamente discutidos atualmente. Com referência a esses
conceitos, julgue os itens subsequentes.

A comunidade é um steakholder para o estabelecimento de uma política de responsabilidade social.

Alternativas
Comentários
  • Certo
    Bem fácil essa. Stakeholder é um termo usado em diversas áreas como gestão de projetos, administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa. De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização).
  • O conceito, muito utilizado em administração e gestão estratégica, se refere aos variados públicos que uma empresa se relaciona. Atualmente, a comunicação vem adotando o conceito para substituir a ideia de público-alvo. Mais abrangente , a ideia de stakeholder auxilia nos processos comunicacionais.

    Funcionários, clientes, fornecedores, governo, entidades fiscalizadoras, imprensa, são alguns exemplos de stakeholders. O ideal é fazer um mapeamento desses agentes, identificando suas características e monitorando continuamente seus comportamentos. Um stakeholder pode mudar de característica e comportamento de acordo com a situação apresentada. Esse mapeamento vai gerar uma matriz de ações que, por sua vez, dará origem a uma política de relacionamento.

    http://www.mercadodecomunicacao.com.br/a-importancia-de-mapear-stakeholders-na-comunicacao/



ID
114538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com os procedimentos relativos a pautas, julgue os
itens a seguir.

Pauta refere-se ao planejamento de uma edição ou parte dela, no caso de redações estruturadas por editorias.

Alternativas
Comentários
  • Planejamento de uma EDIÇÃO???É o planejamento de uma matéria, reportagem, etc. Não de edição!Essa questão não foi anulada?
  • Acredito que quando a banca aborda o termo planejamento de edição, ela está falando de uma maneira mais genérica, ou seja, a pauta, na medida que pontua assuntos para serem abordados nas notícias, está planejando como será a edição daquela editoria, naquele dia...
    O termo edição não está sendo usado no sentido de editar, selecionar, ordenar a notícia!
  • A banca precisa ter cuidado ao generalizar certos termos pois isso traz ambiguidade à interpretação.

  • Quando eu trabalhava em um jornal, na época, sempre às 19h, havia a dita reunião de pauta, na qual seria decidido o que entraria ou não na edição do dia seguinte. Lia-se a pauta e se decidia para aonde iria cada matéria. A pauta entregue aos jornalistas também traz, mais ou menos, um panorama de como será parcialmente a edição que pode mudar se surgir, do nada, algo mais interessante. No jornal onde eu trabalhei, a pauta vinha com todos os eventos a serem cobertos pelos repórteres. Ela era socializada. Em outros, cada jornalista sabe apenas o que lhe cabe como trabalho naquele dia.

  • Respondendo à Dinara. Trata-se de um trecho do livro A Reportagem, de Nilson Lage "A denominação pauta aplica-se a duas coisas distintas: a) o planejamento de uma edição ou parte da edição (nas redações estruturadas por editorias (...)" (LAGE, p. 15)


ID
114658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Mídia bem planejada, verba bem aplicada.

José Carlos Veronezzi. Mídia de A a Z. São
Paulo
: Edicon, 2002 (com adaptações).


Considere a epígrafe acima e julgue os itens seguintes, que se
referem ao planejamento de mídia.

Um plano de mídia deve considerar estritamente os dados de programação de mídia baseados em veículos, programas, audiência e preço.

Alternativas
Comentários
  • Independentedo tipo de produto, campanha ou tamanho, qualquer Plano de mídia deve ser constituído
    por três grandes partes, e uma quarta, os anexos, que poderá entrar ou não, de acordo com a necessidade:

    A- Informações básicas
    B- Objetivos
    C- Estratégias
    D- Anexos


    Fonte: www.portaldapropaganda.com/.../midia/.../Roteiro%20Plano%20de%20Midia.doc
  • a palavra-chave da questão é "estritamente"

ID
114661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Mídia bem planejada, verba bem aplicada.

José Carlos Veronezzi. Mídia de A a Z. São
Paulo
: Edicon, 2002 (com adaptações).


Considere a epígrafe acima e julgue os itens seguintes, que se
referem ao planejamento de mídia.

Um plano de mídia deve, além de inserções, considerar outros fatores, como target e objetivos de marketing.

Alternativas
Comentários
  • O primeiro item do plano de mídia são as informações básicas, nelas devem constar:
    1. Produto
    2. Mercado
    3. Concorrência
    4. Target (público-alvo)
    5. Objetivos de marketing
    6. Verba e período

ID
130978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

No âmbito institucional, a intranet é um exemplo de portal corporativo exclusivamente referencial, ou seja, oferece informações apenas para consulta, sem possibilidade de interatividade.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Errado

    Uma intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet. Consequentemente, todos os conceitos da última aplicam-se também numa intranet, como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor.

    Resumidamente, o conceito de intranet pode ser interpretado como "uma versão privada da Internet", ou uma mini-Internet confinada a uma organização.

  • Intranet, assim como a internet como um todo, oferece várias possibilidades (graus) de interatividade: a consulta (interatividade fraca), a transação (média), a reação (média), a colaboração (média-forte), a criação/modificação/exclusão (forte) etc.


ID
131092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O direito à informação e o direito à liberdade de
expressão, preceitos constitucionais, são princípios éticos que
devem nortear todas as leis reguladoras dos costumes na
informação, desde a Lei de Imprensa aos manuais de redação.

Manuel Chaparro. Pragmática do jornalismo. São Paulo, 1994, p. 4.

Acerca da legislação em comunicação social e das políticas de
comunicação no Brasil e tendo o fragmento do texto acima como
referência inicial, julgue os itens de 86 a 91.

No estudo de normas e regulamentos relativos à profissão de jornalista, é correto incluir pressupostos da teoria organizacional da notícia, vertente que insere o jornalista no seu contexto mais imediato: a organização para a qual trabalha. Segundo essa perspectiva, a organização condiciona diretamente a produção informativa (a estrutura organizacional, a hierarquia funcional, a cultura organizacional, as relações de trabalho e o relacionamento da organização com o Estado, o governo, os partidos políticos, os anunciantes e outras corporações).

Alternativas

ID
138751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A publicação institucional é uma das principais formas de
divulgação das informações no ambiente organizacional e um
instrumento bastante valioso na comunicação interna. Julgue os
itens que se seguem, acerca de publicações de organizações.

É possível caracterizar algumas publicações institucionais como canais de comunicação instrumentais, unilaterais, descendentes e formais.

Alternativas
Comentários
  • Certo
    Segundo Gaudêncio Torquato:
    Canais de comunicação unilateral - Como não permitem um fluxo recíproco e constante entre a fonte (empresa) e o receptor (públicos), as publicações externas são veículos unilaterais de comunicação.
    Canais de comunicação descendente - As publicações externas são os veículos típicos para projeção de imagem, espelhando apenas as informações mais oficiais da Direção empresarial.
    Canais de comunicação formal - Sua imagem de porta-vozes oficiais da Direção lhes dá um caráter de formalidade. As publicações externas são canais formais de comunicação.
    Canais de comunicação coletiva - Sua unilateralidade e sua direção a uma audiência relativamente grande, heterogênea e anônima, lhes imprimem a característica de veículos de comunicação coletiva, exercendo uma comunicação indireta-unilateral-pública.
    Canais de comunicação estrutural - As publicações internas são, sobretudo, um meio de comunicação destinado a assegurar um fluxo satisfatório entre a Direção e os funcionários, enquadrando-se dentro do nível de comunicação estrutural, cujo objetivo é o de criar e manter um clima coletivo favorável. Elas mostram aos empregados a política empresarial.
    Canais de comunicação operacional e de motivação: objetivo instrumental - De um lado, as publicações internas transmitem informações relativas às atividades da produção, retratando operações que se processam em muitas partes da empresa e dando a todos conhecimentos sobre elas (informações operacionais); de outro lado, fornecem informações que nem sempre se relacionam ao trabalho ou às operações. São informações que objetivam criar um clima harmônico e produtivo (informações de motivação). O objetivo dessa comunicação é instrumental, na medida em que produz atitudes coletivas favoráveis ao bom andamento da empresa.


ID
138754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A publicação institucional é uma das principais formas de
divulgação das informações no ambiente organizacional e um
instrumento bastante valioso na comunicação interna. Julgue os
itens que se seguem, acerca de publicações de organizações.

O estilo redacional de uma publicação institucional deve sempre variar de edição para edição, mas nunca dentro da mesma edição.

Alternativas
Comentários
  • "Sempre", "nunca" e palavras generalistas, normalmente o gabarito está errado


ID
138757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A publicação institucional é uma das principais formas de
divulgação das informações no ambiente organizacional e um
instrumento bastante valioso na comunicação interna. Julgue os
itens que se seguem, acerca de publicações de organizações.

A publicação institucional deve dar tratamento diferenciado às fontes de informação quando a graduação exigir, como no caso de dirigentes da organização; no caso dos doutores em um centro de pesquisa; e no caso de especialistas em um ambiente hospitalar.

Alternativas

ID
138760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A publicação institucional é uma das principais formas de
divulgação das informações no ambiente organizacional e um
instrumento bastante valioso na comunicação interna. Julgue os
itens que se seguem, acerca de publicações de organizações.

Nas publicações jornalísticas institucionais, é desaconselhável que o conteúdo promocional seja mais importante e numeroso que o informativo.

Alternativas

ID
138763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A publicação institucional é uma das principais formas de
divulgação das informações no ambiente organizacional e um
instrumento bastante valioso na comunicação interna. Julgue os
itens que se seguem, acerca de publicações de organizações.

Uma das atribuições típicas de um conselho editorial é organizar a estrutura da publicação, contratando equipe.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    A primeira parte está correta. Mas não é o conselho editorial que contrata a equipe.
    Veja o que diz o site da Editora UFMT:
    O Conselho Editorial é a instância responsável pela elaboração da Política e das Linhas Editoriais,responsabilizando-se também pela avaliação das obras apresentadas para publicação.
    Com mais profundidade, veja o regulamento da Editora PUCRS:
    Art. 1º A Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – EDIPUCRS, órgão suplementar vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação, é responsável pela política editorial da Universidade, observando o que estabelecem o Estatuto e o Regimento Geral da Universidade.
    Art. 2º São atribuições da EDIPUCRS:
    a) decidir sobre os projetos de publicação e divulgação acadêmica da PUCRS;
    b) executar atividades editoriais, impressas e/ou virtuais, de acordo com a política editorial da EDIPUCRS;
    c) editar, co-editar ou reeditar obras de relevância científica, cultural, social ou didática;
    d) promover intercâmbios e parcerias com outras universidades, bibliotecas e entidades congêneres;
    e) observar, nas publicações por ela editadas, as Normas Nacionais e Internacionais;
    f) oferecer assessoria técnica para as Unidades Acadêmicas e órgãos da Universidade , com vistas à editoração das publicações periódicas;
    g) coordenar e regulamentar todas as atividades referentes à editoração de publicações sob a responsabilidade da Editora.

    Portanto, a atribuição de contratar não cabe ao Conselho Editorial, mas à instância superior.
  • Segundo Torquado, a função do Conselho Editorial é sugerir ideias, planos e programas para as publicações; avaliar o trabalho desenvolvido; orientar a estrutura de comando para determinados aspectos que merecem ênfase na publicação.


ID
141577
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As doações educacionais e filantrópicas, o serviço comunitário e o controle ambiental são elementos das políticas das empresas contemporâneas que devem ser comunicadas e divulgadas como ações de

Alternativas

ID
145588
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à Comunicação Organizacional, analise as questões a seguir e assinale a opção correspondente.

( ) Endomarketing é um processo que visa adequar a empresa às necessidades comunicativas do empregado, de maneira a torná-la competitiva no mercado de consumo. O endomarketing pode ser um diferencial e uma vantagem competitiva no fortalecimento da imagem da organização no mercado.

( ) O conceito de porta-voz é aplicado estritamente à alta direção da organização.

( ) As publicações internas são mais apropriadas para resolver problemas gerados pela burocratização ao estabelecer pontes informais entre os empregados.

( ) Ascendente, descendente e horizontal são três fluxos informativos no interior das organizações.

Alternativas
Comentários
  • I - Falso. Originário da administração, o endomarketing se utiliza da lógica e das práticas do marketing – em um meio de campo com os Recursos Humanos - voltadas para ambiente interno de uma organização, vendendo a empresa para a própria empresa e seu corpo funcional.
    II - Falso. Qualquer elemento do corpo técnico, jurídico ou mesmo da comunicação social – capacitados por um treinamento de fonte – pode assumir o papel de porta-voz, dando conta de informações de sua área de conhecimento para esclarecer a imprensa e a opinião pública.
    III - Falso. A comunicação interna não equivale à comunicação informal, uma vez que ela representa um discurso oficial da organização com vistas a motivar, integrar, estabelecer um fluxo contínuo de comunicação interdepartamental, dentre outros.
    IV – Verdadeiro. Como vimos anteriormente, a comunicação no âmbito empresarial pode ter quatro fluxos; a assertiva apresenta três deles. A comunicação que parte de níveis subalternos para os centros diretivos da organização, que corresponde à ascendente. A comunicação descendente, que vem da direção para todas as áreas e níveis hierarquicamente subalternos da organização – em geral com deliberações, normas e objetivos e afins. E, por fim, a comunicação de fluxo horizontal, que proporciona trocas entre pessoas de nível hierárquico semelhante, em processo que alimenta a sinergia dentro da organização.
    Assim, a alternativa a ser escolhida é a letra (E).
    Prof. Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br  29

ID
145621
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Gaudêncio Torquato afirma que um dos maiores patrimônios de uma organização é constituído pelo seu nome, pela marca dos produtos e pela imagem que projeta. Ao se comunicar com os consumidores, uma empresa está levando a mensagem de seu nome. E quando adquire um produto, na verdade, o consumidor está adquirindo o conceito globalizante de identidade e imagem.

A respeito deste tema, assinale com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e ao final marque a resposta que contém a sequência correta.

( ) Logomarca e logotipo têm o mesmo sentido e identificam a marca de uma organização.

( ) A escolha da marca deve considerar fatores como a força simbólica que envolve conotações emocionais e cognitivas com forte apelo junto ao consumidor.

( ) A identidade é a projeção, a sombra da imagem de uma organização e pode estar distante da realidade.

( ) A imagem institucional deve ser uma preocupação sempre presente para o comunicador corporativo.

( ) Na área pública, não se aconselha a criação de marcas, na medida em que o País já tem seus símbolos nacionais, que são suas marcas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E

    A: Errado

    O que é o Logotipo? 
    O logotipo é a forma particular como o nome da instituição ou produto é representado graficamente, pela simples escolha de uma fonte de texto ou desenho original de uma fonte específica. Juntamente com o símbolo, constitui a logomarca/marca, no entanto, é frequentemente o único elemento e principal representação gráfica da mesma.

    O que é a Logomarca/Marca? 
    Entende-se por marca a representação simbólica de uma instituição, produto, serviço…
    A representação simbólica é normalmente constituída por um nome e por imagens ou conceitos que a distinguem. Quando se fala em logomarca, usualmente referimo-nos à representação gráfica no âmbito e competência do design gráfico, onde a marca pode ser representada por uma composição de símbolo e/ou logotipo. Uma logomarca eficiente consegue, ao mesmo tempo, ser simples, objetiva, forte, expressiva, moderna, harmônica e original.

    Fonte: http://www.fabiodutra.com.br/voce-sabe-a-diferenca-entre-logotipo-simbolo-logomarca-e-marca/

    B: Correta

    C: Errada

    Rego (2004) especifica que a imagem é a projeção, a 
    sombra da identidade. E quanto mais distante da identidade, mais distorcida será a imagem. 

    D: Correta

    E: Errada
    Não há qualquer restrição a criação de Marca para o Setor Público. 

ID
145627
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Leia o texto abaixo. O último parágrafo apresenta cinco opções, de "a" a "e", de ações implementadas para gerenciar a crise. Assinale a que está errada.

No dia 30 de setembro de 2004, a empresa Alpha tomou uma decisão mundial: retirar voluntariamente o anti-inflamatório XXX - líder em vendas no Brasil. A decisão deu-se em razão dos resultados de um estudo clínico projetado para avaliar a eficácia da medicação que constatou um risco relativamente maior de eventos cardiovasculares confirmados, tais como ataques cardíacos e derrames, a partir de 18 meses após o início do tratamento com XXX.

O objetivo número um da empresa era colocar o paciente em primeiro lugar e foi seguindo esta orientação que a crise foi gerenciada.

O primeiro passo foi comunicar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) sobre a decisão e sobre as medidas que seriam tomadas (reembolso aos pacientes, comunicado às farmácias, médicos, sociedades etc.), bem como aos órgãos de proteção ao consumidor (PROCON/ DPDC), de forma a seguir corretamente todas as determinações legais e de mercado vigentes.

Na sequência, foram mapeados todos os públicos que tinham que ser informados, bem como a maneira mais rápida e adequada de atingir cada audiência.

Alternativas
Comentários
  • Letra B errada!
    Ora, o presskit é um instrumento valiosíssimo para situações comuns e de crise. Traduzir a situação para um vocábulário compreensível a todos também é um procedimento que deve ser tomado. O errado seria não traduzir as informações técnicas, pois poucas pessoas saberiam sobre o que se trata a questão.

    Fonte: http://comuniqueiro.blogspot.com/
  • o que o trecho "Um Comitê de Crise e porta-vozes previamente treinados também são trunfos imprescindíveis para lidar com uma crise." tem a  ver com o enunciado da questão? 

    No meu entender,  fez-se um  comentário sobre uma das formas que poderiam ter sido utilizadas no caso, mas não afirma se foi meio empregado para que "
    a maneira mais rápida e adequada de atingir cada audiência" se efetivasse. 

    Bons estudos! 
  • A alternativa E (Um Comitê de Crise e porta-vozes previamente treinados também são trunfos imprescindíveis para lidar com uma crise) não estabelece relação com o caso e as medidas adotadas. Ela é um termo genérico que serve para qualquer outra situação de crise, não a que está sendo demandada pelo comando.


ID
145633
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Nos últimos anos, o conceito de "cultura organizacional" tornou-se frequente nos discursos de executivos, gerentes, consultores organizacionais e segmentos gerenciais médios, bem como nas novas tecnologias gerenciais empregadas nos universos corporativos.

A este respeito, analise as opções a seguir, assinalando com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, marque a opção correta.

( ) O termo cultura é usado para referência ao conjunto acumulado de conhecimentos, experiências, significados, crenças, valores, atitudes e expectativas adquiridas por um grande grupo de pessoas ao longo de gerações.

( ) Cultura organizacional, corporativa ou empresarial é um conjunto de valores definidos pela alta gerência de uma empresa.

( ) Entre as discussões teóricas sobre cultura organizacional está a que questiona se cultura seria uma variável produzida pela organização ou se esta seria trazida para o seu interior pelos seus membros.

( ) O profissional da área de comunicação, em especial o Relações Públicas, é o especialista que adquiriu o conhecimento e o instrumental necessário para analisar a cultura, no sentido antropológico, e administrativo das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Comentando as erradas:

    Cultura organizacional, corporativa ou empresarial é um conjunto de valores definidos pela alta gerência de uma empresa. A cultura da organização é definida pelos próprios membros da empresa, suas crenças, valores pessoas explíticos ou tácitos, até existem elementos ponderados pela gerência ou diretoria, mas eles não podem, como erroneamente afirma o item, abarcar a definição de cultura organizacional; e
     
    Essa não é a função de RP, sobretudo "em sentido antropológico"; essas atribuições estao mais voltadas aos sociólogos.
  • Sentido antropológico envolve análise sociológica.

  • EM SENTIDO ANTROPOLÓGICO ENVOLVE ANÁLISE DAS CIÊNCIAS SOCIAIS.


ID
145648
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A temática "Responsabilidade Social" tem sido alvo constante de análises no mundo corporativo. E, para além da expressão de compromisso com as causas sociais, incorporou-se como opção de um modelo de gestão.

Considerando a noção de Responsabilidade Social, assinale as respostas verdadeiras com V e as falsas com F e, ao final, marque a resposta correta.

( ) É consenso considerar uma empresa "socialmente responsável" quando ela adota processos que incorporam escuta e negociação com seus parceiros de negócios - internos e externos - fortalecendo uma cultura institucional voltada à democratização das relações de trabalho.

( ) As empresas altamente competitivas adotam um modelo de gestão de Responsabilidade Social Corporativa que submete os projetos sociais às metas e interesses estabelecidos no planejamento estratégico, bem como à hierarquia de poder da empresa, sem com isso perder as características de empresa socialmente responsável.

( ) São vetores da responsabilidade social corporativa: ganhos de imagem corporativa; maior apoio, motivação, lealdade, confiança e melhor desempenho dos funcionários e parceiros; melhor relacionamento com o governo; maiores vantagens competitivas (marca mais forte e mais conhecida, produtos mais conhecidos).

( ) Estabelecer relações de comprometimento com uma agenda social consolidada por projetos de caráter sustentável, é outro quesito para uma empresa ser considerada socialmente responsável.

Alternativas

ID
152260
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação administrativa trata dos fluxos de informações que percorrem a instituição, de modo a facilitar a comunicação entre a instituição e seus funcionários. Dentre as opções abaixo, assinale a que NÃO pode ser considerada como uma barreira à comunicação administrativa.

Alternativas
Comentários
  • Só eu achei essa questão um tanto subjetiva?


ID
161962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação empresarial é considerada, por diversos autores, a atividade que pode determinar o tempo de vida que uma ideia terá ou não no mercado. É consenso afirmar que a comunicação garante a sobrevivência das empresas em um cenário extremamente competitivo. A respeito do conceito de comunicação empresarial e de suas variações no ambiente corporativo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) CERTA.

    b) ERRADA. Todas as áreas citadas são envolvidas pela Comunicação Empresarial, todavia, não há que se falar em trabalho autônomo e independente, haja vista que o grande propósito da Comunicação Empresarial é justamente INTEGRAR todas essas áreas no sentido de unificar a comunicação, tornando-a coerente e eficiente.

    c) ERRADA. O objetivo da Comunicação Empresarial não se restringe à promoção e à venda de marcas e produtos. Ver definição acima.

    d) ERRADA. Uma comunicação interna eficiente deve abranger empregados, diretores e o presidente da empresa, até porque, se não houver um sentido bidirecional (de cima pra baixo e de baixo pra cima, como também horizontal), melhor nem chamar de "comunicação".  Ademais, como parece provocar a questão, não está  ESPECIFICAMENTE dirigida aos empregados que trabalham NAS DEPENDÊNCIAS da empresa, uma vez que deve atingir aqueles lotados além do espaço físico. Por exemplo, atividades home office.

    e) ERRADA. (???) Não sei justificar. Se alguém souber, por favor. 
  • A alternativa E está errada, pois fala que a Comunicação Social é um ramo da Comunicação Empresarial, quando na verdade é o contrário

  • A E está errada porque o jornalismo empresarial não é de utilização exclusiva no relacionamento com o público externo. Ele é tb usado no relacionamento com o público interno.

    Segundo o autor Gaudencio Torquato, a comunicação social é sim um ramo da comunicação empresarial, que depois ele passou a chamar de comunicação organizacional abrangendo mais o termo.
  • Marketing interno e endomarketing não são sinônimos. Questão incorreta.

  • a alternativa E estaria errada porque não se refere exclusivamente ao público externo!


  • Marketing interno está relacionado as ações de treinamento ou qualificação dos colaboradores da empresa visando um melhor serviço para o cliente. Marketing interno, devido ao nome, é usualmente confundido com endomarketing mesmo sendo conceitos diferentes.

  • Endomarketing - 1- Trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa. O endomarketing considera que todos os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos e que a empresa em si se constitui em um microssistema de marketing. 2- Modalidade de marketing voltado para todos os segmentos de público diretamente envolvidos com a empresa e que pode funcionar como mensageiros da imagem institucional. Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing procura fixar positivamente a imagem corporativa junto a seus funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, acionistas, revendedores, franqueados etc., gerando um clima propício ao melhor desempenho, qualidade e produtividade. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 92


ID
161965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um desafio enfrentado no dia a dia pelos gestores é a tomada de decisões corretas sobre como administrar os fluxos de comunicação de uma organização. Tais fluxos funcionam como um radar que aponta como se dá a troca de informações no ambiente de trabalho e se o diálogo realmente se efetiva entre os diversos níveis hierárquicos. Com relação a esse assunto, assinale a opção que apresenta a ligação correta entre o fluxo de comunicação apresentado e os públicos que ele relaciona.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a autora Margarida Kunsch em livro entitulado "Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada", os fluxos de comunicação fazem parte dos elementos presentes na gestão do processo comunicativo nas organizações e se dividem da seguinte forma:

    Descendente ou vertical: processo de informações da cúpula diretiva da organização para os subalternos. Caracteriza-se como comunicação administrativa oficial;

    Ascendente: pessoas situadas na posicão inferior enviam à cúpula suas informações por meio de caixa de sugestões, reuniões com trabalhadores, pesquisas de opinião, etc.;

    Horizontal ou lateral: fluxos compartilhado por pessoas do mesmo nível hierárquico. Acontece entre departamentos, seções, etc.;

    Fluxo transversal: é uma comunicação mais participativa e integrada pois se dá em todas as direções;

    Fluxo circular: abarca todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais e seu conteúdo. Pode ser tanto mais amplo quanto maior for o grau de aproximação das relações interpessoais entre os indivíduos.



    Bons estudos!


  • Gabarito: Letra B

    Questão tranquila, vamos resumir:

    Ascendente, de baixo para cima, subalternos para chefes;
    Descendente, de cima para baixo, chefes para subordinados;
    Lateral ou horizontal: mesma hierarquia, comunicação entre dois analistas, entre um técnico e outro, entre dois gerentes;
    Diagonal, setores ou empresas diversos (esse é o grande diferencial): um gerente da matriz com um gerente de filial, um analista do MMA com um Técnico do MPU.


ID
161968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A discussão a respeito de responsabilidade social não é nova e não é consensual acerca do significado do termo e das obrigações que dela decorrem. Considerando as funções da responsabilidade social nas organizações, do ponto de vista clássico e do contemporâneo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Questão que para ser respondida merece uma leitura atenta do item. Notem que ele fala em visão clássica ou tradicional. Temos de entender, nesse contexto, uma visão arcaica, ultrapassada. Dantes era exatamente assim que as empresas viam suas ações sociais, apenas como reflexos voltados para lucratividade e dividendos para acionistas. Atualmente essa visão está superada, na medida que a responsabilidade social e ambiental das organizações é muito mais ampla, é de interesse da própria empresa, além de lhe gerar uma boa imagem perante a opinião pública, os media e stakeholders. 

    Embora as ações (muitas delas) tragam ativos intangíveis, tais resultados podem ser quantificados, ou por meio de pesquisas ou até por valorização das ações no mercado acionário, no feedback público, na geração de mídia expontânea nas redes sociais e como vantagens competitivas em relação aos concorrentes em maior ou menor grau.

ID
161974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A identidade de uma organização corresponde

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Interessante questão, pois cobra conceitos muito similares, porém com suas diferenças notórias. Como sabemos, a imagem de uma organização é o que ela aparenta ser, como ela é notada, avaliada, percebida na mente dos públicos interno e externo. Notem que as Letras A, B e C são referentes à imagem. Na Letra D enfim encontramos um dos itens que abarcam o conceito de identidade, que é referente à cultura, aos valores, à razão social, à estrutura física (tangível), ao que a organização é, independente de como ela é mensurada pelos stakeholders.
  • Para mim, cultura e valores serem tangíveis é novidade
  • Identidade Corporativa

    ·  É o que a organização é, faz e diz.

    ·  Reflete e projeta a real personalidade da organização.

    ·  Manifestação tangível, o auto-retrato da organização ou a soma total de seus atributos, sua comunicação, expressões, etc.

    ·  Consiste no que a organização efetivamente é: sua estrutura organizacional fundadora, seus estatuto legal, histórico do seu desenvolvimento ou de sua trajetória, diretores, o local, organograma de atividades, filial, capital e patrimônio.

    ·  Também consiste no que ela faz:  Todas as atividades que movem o sistema relacional e produtivo, compreendendo técnicas e métodos usados, linhas de produtos ou serviços, estruturas de preços e características de distribuição

  • Eu entraria com recurso, Cespe inventa moda demais.


ID
161977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do planejamento em uma organização, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Só ler com calma que acerta!


ID
161980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em uma situação de crise, diante dos diferentes discursos produzidos em uma organização, é importante que a comunicação interna

Alternativas

ID
161983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os gestores da comunicação de uma organização responsável por um desastre ambiental devem, em sua atuação,

Alternativas

ID
162019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca do marketing esportivo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra E, Banco Itaú por exemplo utiliza o marketing esportivo no estádios de futebol e não tem nada a ver com o ramo esportivo ou produtos esportivos, a intenção desse tipo de marketing é dar visibilidade a marca e associar a emoção dos estádios, a felicidade com a instituição patrocinadora. 

    Estratégia de ganhar Share of mind!

  • Marketing Esportivo, segundo Sgobi (2006), é a utilização do esporte como ferramenta de comunicação corporativa ou institucional.[1]

    Segundo Pitts & Stotlar (2006), "Marketing Esportivo é o processo de elaborar e implementar atividades de produção, formatação de preço, promoção e distribuição de um produto esportivo para satisfazer as necessidades ou desejos de consumidores e realizar os objetivos da empresa".[2]

    Para Contursi (1996), o Marketing Esportivo abrange o marketing do esporte e o marketing através do esporte. Marketing do esporte: marketing desenvolvido dentro das instituições esportivas, que inclui produtos e serviços esportivos. Exemplos: academias, clubes, corridas, basquete, futebol. Marketing através do esporte: atividades ou produtos que fazem o uso do esporte como veículo promocional ou de comunicação. Exemplos: patrocínio esportivo, ações de ativação, produtos licenciados.[3]

    O marketing esportivo refere-se à aplicação específica dos princípios e processos do marketing a produtos de esporte (times, ligas, eventos, etc.).


ID
165145
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

"As investigações sobre as causas do apagão que deixou cerca de 90 milhões de pessoas sem luz em 18 estados brasileiros estão apenas começando, e os especialistas que trabalharam nas investigações anteriores estimam que ainda vai demorar alguns meses para que se saiba exatamente o que aconteceu no dia de 10 de novembro. Mas, no governo, em questão de dias, já se produziram pelo menos duas explicações para o episódio. Ambas atribuem a responsabilidade a intempéries climáticas. Na primeira hipótese, um raio teria provocado um curto-circuito que interrompeu o fornecimento de energia em três linhas de transmissão ao mesmo tempo - um evento tão improvável que não se discute, nem na academia nem nas empresas do setor, procedimentos para evitá-lo. Outra possibilidade é que chuvas fortes tenham danificado o isolador de tensão numa subestação de Furnas". EXAME 02.12.2009 p.43.

Diante do caso, ocorreu um inevitável prejuízo sobre a imagem e credibilidade da empresa fornecedora de energia elétrica. O excesso de informações e a falta de precisão dos motivos que levaram ao apagão requer uma atuação especializada no relacionamento com a imprensa. Dessa forma, das assertivas abaixo, quais fazem parte da política da assessoria de imprensa?

I. Restabelecer as relações com a imprensa, promovendo canais sólidos e confiáveis, tornando-se fonte de informação respeitada e solícita.

II. Monitorar as informações divulgadas pela mídia, gerando informações do ponto de vista da empresa fornecedora de energia.

III. Analisar as informações divulgadas, visando ao planejamento de um programa de assessoria de imprensa, em conformidade com o planejamento estratégico da organização, prevendo ações futuras para retomada da credibilidade da prestação de serviços juntos aos públicos.

IV. Contratar uma agência de publicidade para implementar uma campanha junto aos órgãos do governo.

V. Orientar os líderes acerca de entrevistas e posicionamento junto aos meios de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • A assessoria de imprensa é quem vai contratar uma agência de publicidade para corrigir problemas de relacionamento e eficiência com a imprensa? Um despropósito, já que isso contraria suas atribuições e missão profissional.


ID
165154
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação interna representa um dos maiores desafios para empresas de todos os segmentos. Uma política bem estruturada, voltada para a valorização dos funcionários e para o acesso e qualidade da informação, é crucial inclusive para a comunicação com públicos externos, tais como clientes, fornecedores, órgãos do governo, comunidade e concorrência. Para a organização de tal política (comunicação interna), as empresas contam com diversos instrumentos. A respeito dos instrumentos de comunicação interna é correto afirmar que:

I. Uma política de comunicação interna tem por objetivo promover o equilíbrio do clima interno por meio de análise e monitoração do ambiente.

II. O planejamento de comunicação interna prevê a utilização de técnicas combinadas, dirigidas e estruturadas a partir do planejamento estratégico da empresa e das atividades que se voltam à disseminação de informações da organização (livre fluxo) e à valorização dos indivíduos.

III. O mascote - instrumento bastante utilizado em campanhas internas, pode ser entendido como personagem (objeto ou ser) escolhido para representar visual e positivamente um conceito ou uma idéia e deve fixar positivamente a imagem da empresa, de seus produtos ou serviços, junto aos públicos, visando à formação de uma opinião favorável.

IV. Como técnica, as homenagens são prova de reconhecimento, gratidão, importância, admiração ou outro sentimento intenso e positivo produzidas para determinada pessoa por meio de variadas formas de celebração, eventos ou registros. Têm como objetivo fortalecer o relacionamento da empresa com os públicos por meio de reconhecimento público a determinada pessoa, à qual se confere destaque por razões valorizadas.

V. A técnica de datas comemorativas visa ao registro e à comemoração de datas de grande importância para determinado público da organização, tendo como objetivo utilizar datas comemorativas e de grande significado para o público, objetivando retorno de imagem para a empresa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A (texto mal escrito pra caramba, meudeus!)


ID
174265
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre HOUSE-ORGAN é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: d) é um periódico de comunicação institucional e uma ferramenta de Relações Públicas, distribuído gratuitamente e dirigido ao público interno (funcionários e seus familiares) e/ou a determinados segmentos do público externo (revendedores, acionistas, clientes, fornecedores, autoridades, imprensa etc).

    House organ é a denominação dada ao veículo (jornal ou revista) de uma empresa ou entidade . Ele geralmente é concebido para divulgar os fatos e as realizações da empresa ou entidade e pode assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina. 

    A maioria dos house organs tem o público interno como prioritário, mas há casos (cada vez mais frequentes) em que a empresa ou entidade concebe dois ou mais house organs tendo em vista atingir, de maneira adequada (em termos de pauta e linguagem) públicos distintos.

     

  • Pelo que pesquisei, a letra A refere-se à comunicação dirigida e a B, ao atendimento ao cliente.


ID
174289
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Stakeholder é uma expressão utilizada para designar

Alternativas
Comentários
  • Pela análise das questões, a alternativa que melhor define o conceito de stakeholder é a letra C.

    Stakeholder é qualquer pessoa ou organização que tenha interesse, ou seja afetado pelo projeto. Exemplos: a comunidade, outras áreas da empresa, os concorrentes, os fornecedores, o próprio governo, investidores e acionistas.

     

  • Resposta: c) pessoas, grupos ou empresas relacionados direta e/ou indiretamente às ações de uma organização.

    Stakeholder (em português, parte interessada ou interveniente), é um termo usado em administração referente as partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.

    O termo foi usado pela primeira vez pelo filósofo Robert Edward Freeman. Segundo ele, os stakeholders são elementos essenciais ao planejamento estratégico de negócios.

    De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização).

     

  • Stakeholder se refere aos públicos de interesse da empresa, que a impactam e são por ela impactados. Substitui a noção clássica e já ultrapassade de "publico alvo", ideia muito simplificada. 


ID
187711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a opção correta acerca de estratégia de comunicação em ambientes organizacionais.

Alternativas

ID
187717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um dos papéis atribuídos à gestão da comunicação nas organizações é o da gestão da reputação institucional. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • http://docslide.com.br/education/a-reputacao.html

  • Qual o erro da A?

  • Gestores de comunicação planejam a identidade da instituição. A imagem é como a pessoa vê a empresa (tanto que se pode ter uma imagem da empresa antes mesmo de se acessar sua identidade, só pelo achismo), então cai numa esfera mais pessoal, de modo que não é possível propagar a percepção.


ID
198118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Comunicação organizacional, comunicação empresarial e
comunicação corporativa são terminologias usadas indistintamente
no Brasil para designar todo o trabalho de comunicação levado a
efeito pelas organizações em geral. Fenômeno inerente aos
agrupamentos de pessoas que integram uma organização ou a ela se
ligam, a comunicação organizacional configura as diferentes
modalidades comunicacionais que permeiam sua atividade.
Compreende, dessa forma, a comunicação institucional, a
comunicação mercadológica, a comunicação interna e a
comunicação administrativa. O termo comunicação organizacional,
que abarca todo o espectro das atividades comunicacionais,
apresenta maior amplitude, aplicando-se a qualquer tipo de
organização - pública, privada, sem fins lucrativos, ONGs,
fundações, etc. -, não se restringindo ao âmbito do que se
denomina empresa.

Margarida Kunsch. Planejamento de relações públicas na comunicação
integrada. 2.ª ed. São Paulo: Summus, 2002, p.149-50 (com adaptações).

Com base nos conceitos apresentados no texto acima, julgue os
itens de 41 a 45.

As organizações devem buscar, entre seus objetivos de comunicação, o equilíbrio dos seus interesses e dos interesses de seu público. Isso será alcançado se a comunicação for planejada de forma estratégica, dentro de uma filosofia de comunicação organizacional integrada.

Alternativas
Comentários
  • Questão perfeita e ressalta os desafios da Comunicação Interna, Externa e Integrada.  Segundo Paolla Marletti (Estratégia Concursos) —  A Comunicação Estratégica busca mais do que a venda de um produto específico. Tem uma visão de longo prazo e ênfase na marca e imagem organizacionais.


ID
199645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto a identidade corporativa, uma das técnicas e atribuições de relações públicas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    A identidade, ao definir o que é específico e particular na empresa, permite criar uma imagem da organização diferente dos concorrentes. A identidade é um conceito ligado à emissão da comunicação e deve ser o elemento aglutinador do conjunto das comunicações externas e internas da empresa, garantindo uma coerência entre a sua expressão diferenciada e a sua acção quotidiana.[1]

    O conjunto de sinais criados pela organização e que actuam como suporte da identificação corporativa, podem ser agrupados em três categorias:

    a) sinais ligados aos produtos e serviços (aspectos externos);

    b) sinais referentes à distribuição, principalmente quando são peculiares;

    c) sinais emitidos através de diversas manifestações - através das instalações, Relações Públicas, folhetos, cartas, uniformes e Publicidade.


  • Não concordei muito com a letra E.

    Para mim a forma como ela é percebida é a imagem organizacional que se projeta na identidade.

    Sendo a identidade, apenas o que a empresa é de maneira tangível (logomarca,instalações,mobíliário) e intangível(filosofias e crenças)


ID
200470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às questões de imagem e identidade corporativa,
julgue o item subsequente.

A consolidação da identidade corporativa é a essência do discurso publicitário das corporações que demonstram capacidade para se posicionar no mercado.

Alternativas
Comentários
  • A consolidação da imagem, e não  da identidade, demonstra capacidade de posicionamento favorável no mercado. Todo cuidado para não confundir identidade (valores que a empresa, de fato, possui) e imagem ( como estes valores e princípios são percebidos pelos stakeholders).
    Posicionamento, portanto, se relaciona a imagem corporativa.
  • Complementando o comentário da colega,

    De acordo com o Professor Luiz Campos, a identidade não é meramente discurso publicitário, mas prática vivenciada no real. Consolidar identidade corporativa não é um ato apenas discursivo, mesmo que de uma empresa bem situada no mercado.

    Portanto, item errado.
  • É o discurso publicitário que pode estabelecer a forma com que os stakeholders percebem a marca/produtos/serviços da organização, ou seja, a consolidação da identidade corporativa.


ID
200473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às questões de imagem e identidade corporativa,
julgue o item subsequente.

A imagem de uma organização é influenciada pela experiência que os grupos externos têm com essa organização.

Alternativas
Comentários
  • imagem está relacionada à forma como os públicos veêm a organização; dessa forma, é diretamente influenciada pela experiência que os grupos  - externos ou internos - têm com esta organização.


ID
200476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às questões de imagem e identidade corporativa,
julgue o item subsequente.

Se a visão e a liderança de uma empresa forem apropriadas, a imagem e a identidade dessa empresa serão coincidentes.

Alternativas
Comentários
  • Tá correto. Mas fiquei na dúvida ainda!

  • Gabarito: Certo

    As lideranças formais precisam desenvolver uma postura que desenvolva habilidades de relacionamento e comunicação para garantirem sucesso no desenrolar de suas atividades. A consequência disso é o estabelecimento de uma identidade forte que contribui para a conquista de uma imagem e reputação positivas perante os públicos organizacionais. Nesta dinâmica, Hatch e Shultz (apud MARTINS, 2007b) defendem que "se a visão e a liderança da empresa forem apropriadas, a imagem e a identidade serão coincidentes”.

    FONTE: http://www.portal-rp.com.br/projetosacademicos/industriacomercio01/0084.pdf


ID
200479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da comunicação das organizações, julgue o próximo
item..

Em função da sua experiência com a organização, os stakeholders podem ter imagens distintas da marca.

Alternativas
Comentários
  • A Escala da Reputação Corporativa procura estabelecer um método quantitativo de análise da reputação. Davies, G. [et. Al] (2003) consideram que diversos Stakeholders podem ter distintas imagens (mentais) da marca em função da sua experiência com a organização.

     

    Para os autores, uma vez que a reputação resulta de pontos de vista, expectativas, satisfações e experiência de diferentes Stakeholders, controlando a componente interna (identidade), agindo sobre a definição dos valores corporativos e sobre a satisfação do staff, garantir-se-á uma experiência única ao cliente, tornandose possível controlar a imagem (externa) e o conjunto da sua reputação

     

    Fonte: http://docplayer.com.br/3493506-Escala-da-reputacao-corporativa-1-manchester-business-school.html

  • A imagem corporativa, é como ela é realmente vista pelos seus stakeholders. Tem um caráter mais de “aparência”. O ideal é que identidade e imagem se misturem de forma que não haja diferença entre elas (ESTRATÉGIA CONCURSOS)


ID
200482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da comunicação das organizações, julgue o próximo
item..

A cultura organizacional permite a compreensão dos significados que regem a conduta da organização.

Alternativas

ID
200485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da comunicação das organizações, julgue o próximo
item..

A divulgação das instituições na mídia não é um processo simples e linear; ao contrário, tem um caráter intencional e negociado.

Alternativas

ID
200488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à gestão de marcas, julgue o item seguinte.

A marca é um conjunto de percepções, e o consumidor só vai percebê-la se ele fizer parte do público-alvo do produto.

Alternativas

ID
200491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à gestão de marcas, julgue o item seguinte.

Os esforços para a construção de marcas devem ser definidos e avaliados independentemente do que fazem os concorrentes.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A avaliação das ações dos concorrentes é vital para se desenvolver os esforços para a construção de marcas.
  • A construção de marcas deve ser feita de olho nos concorrentes. A isso se dá o nome de benchmarking.

  • A construção de marcas deve ser feita de olho nos concorrentes. A isso se dá o nome de benchmarking. É fundamental parâmetros na análise.


ID
200494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à gestão de marcas, julgue o item seguinte.

O Brand Book é uma ferramenta de gestão que apresenta a marca como um organismo vivo, com personalidade, linguagem e atributos.

Alternativas
Comentários
  • Você sabe o que é Brand Book?
    Publicado por Gui Neves em 4 de outubro de 2011 em 
    http://globulo.com.br/blog/branding/voce-sabe-o-que-e-brand-book.html

    Brand Book (do inglês, Livro da Marca) é uma ferramenta importantíssima na gestão de uma marca, pois é a documentação que dá “vida” à marca através de atributos de personalidade, linguagem e virtudes. Uma vez entendido que marca vai muito além da representação gráfica (ou identidade visual), o Brand Book é o que dá coerência à marca em todos os seus pontos de contato. Seja em um ponto de venda, em um anúncio de jornal ou no atender do telefone na sede da empresa.
    Trata-se da evolução do tradicional Manual de Identidade Visual (MIV), que determina as características técnicas de Identidades Visuais, indicando os procedimentos corretos de aplicação das mesmas. O Brand Book tem o mesmo preceito, porém englobando a visão completa de uma marca. É ele que sinaliza como uma marca deve se comportar e o que faz dela um organismo único, autêntico e completo.

    fonte: http://globulo.com.br/

ID
200497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à gestão de marcas, julgue o item seguinte.

Uma das funções do marketing é fazer a gestão da marca de uma instituição.

Alternativas
Comentários
  • Certo
    Simples essa... Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. As actividades de um gestor de marketing abrangem um leque muito alargado de actividades, desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, publicidade, vendas e assistência pós-venda.

ID
200512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A temática responsabilidade social tem sido alvo
constante de análises no mundo corporativo. E para além da
expressão de compromisso com as causas sociais, incorporou-se
como opção de um modelo de gestão, modelo já adotado
principalmente pelas grandes empresas sintonizadas com um
mundo globalizado cada vez mais exigente em relação à dinâmica
de seus negócios e à sustentabilidade empresarial.

A partir da noção de responsabilidade social expressa no texto
acima, julgue o item que se segue.

A noção de responsabilidade social aplica-se fundamentalmente ao processo de produção de uma empresa.

Alternativas
Comentários
  • Erro por redução.

    "As organizações devem deixar de ser meras unidades econômicas, voltadas apenas para a obtenção de lucros, e se assumir como unidades sociais, destacando os aspectos humanos inerentes a seus objetivos gerais e específicos" (Kunsch)

  • Aplica-se tambem ao relacionamento com seus publicos. 

    A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc) ou atores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.).
  • De fato, como Gláucio comentou com citação de Margarida Kunsch, a responsabilidade social deve existir nas organizações de modo que elas não apenas se desenvolvam (economicamente) mas, sobretudo, façam com que a própria sociedade usufrua do que essas instituições oferecem.

    Item ERRADO


ID
200515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A temática responsabilidade social tem sido alvo
constante de análises no mundo corporativo. E para além da
expressão de compromisso com as causas sociais, incorporou-se
como opção de um modelo de gestão, modelo já adotado
principalmente pelas grandes empresas sintonizadas com um
mundo globalizado cada vez mais exigente em relação à dinâmica
de seus negócios e à sustentabilidade empresarial.

A partir da noção de responsabilidade social expressa no texto
acima, julgue o item que se segue.

A consolidação de um modelo próprio de responsabilidade social em uma empresa é uma questão eminentemente financeira, na medida em que exige investimentos vultosos.

Alternativas
Comentários
  • É uma questão eminentemente política, já que depende tão somente da vontade política dos dirigentes de gerir segundo uma perspectiva que extrapole o mero lucro.


ID
200518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a metodologias de pesquisa, julgue o próximo
item.

As metodologias de pesquisa permitem avaliar a reputação de uma instituição em diversas esferas, como ambiente de trabalho, produtos e serviços, cidadania e meio ambiente.

Alternativas

ID
200521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a metodologias de pesquisa, julgue o próximo
item.

Reputação corporativa é o resultado tangível das estratégias de marketing criadas para que se obtenha a aceitação dos públicos mais próximos da corporação.

Alternativas
Comentários
  • Reputação = intangível.
  • Resultado das estratégias de comunicação institucional / RP, não marketing.


ID
200527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de crise corporativa, julgue os itens seguintes.

Uma forma de prevenir a crise corporativa consiste no monitoramento diário da mídia, no acompanhamento dos públicos, na manutenção de um bom fluxo de informações estratégicas e em um sistema preventivo de informações.

Alternativas

ID
200539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de gestão empresarial, julgue o item a seguir.

A gestão empresarial em empresas públicas difere da gestão das empresas privadas, em especial no que diz respeito à produtividade e ao fluxo de informação entre os dirigentes.

Alternativas
Comentários
  • ao objetivo... finalidade...

  • A gestão empresarial em empresas públicas difere da gestão das empresas privadas ( OK) em especial no que diz respeito à produtividade e ao fluxo de informação entre os dirigentes ( erro da questão, o certo seria ao objetivo e finalidade que na iniciativa privada visa ao lucro, em dissonância com o objetivo das empresas pública que é de prestação de serviços públicos e sua continuidade).


ID
200542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de gestão empresarial, julgue o item a seguir.

A espiritualidade nas empresas, tema discutido pela gestão contemporânea, não deve ser confundida com religiosidade.

Alternativas

ID
200563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às áreas que formam o contexto do campo de
atuação do técnico em comunicação social, julgue o item a
seguir.

A chamada economia solidária compreende o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão. Nesse sentido, envolve diversos tipos de organizações, como empresas assumidas por trabalhadores, cooperativas, associações e redes comunitárias de produção, comercialização e consumo, clubes de trocas e grupos informais produtivos de segmentos específicos.

Alternativas
Comentários
  • ECONOMIA SOLIDÁRIA é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorizaçao do ser humano, tendo como base o associativismo e o cooperativismo; bem como aproveitando os avanços nas propostas da justiça restaurativa. Enquanto na economia convencional existe a separação entre os donos do negócio e os empregados, na economia solidária os próprios trabalhadores também são donos. São eles que tomam as decisões de como tocar o negócio, dividir o trabalho e repartir os resultados.´

       São milhares de iniciativas econômicas, no campo e na cidade, em que os trabalhadores estão organizados coletivamente.

     

    MINISTÉRIO DO TRABALHO.

     

     


ID
200581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito à agência de comunicação, julgue o
próximo item.

Para o profissional de planejamento, é importante conhecer as diferentes áreas da agência e é fundamental ter atuado como fornecedor.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O erro está no termo fundamental. É importante ter conhecimentos nessa área, também, porém não chega a ser fundamental para o exercício das funções de planejamento.
  • Erro por redução: não é "fundamental".


ID
213400
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O termo identidade corporativa, empregado por muitos autores das áreas de marketing, de comunicação e de design, refere-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    A Identidade Corporativa ou Identidade Empresarial -pode ser definida como o conjunto de atributos que torna uma empresa especial, única. Esses atributos são classificados de essenciais e acidentais. Os primeiros são os atributos que se referem ao propósito da empresa, a missão e aos valores; os atributos acidentais contribuem para a descrição da empresa, mas não definem a sua essência.

     

  • A Identidade Corporativa ou Identidade Empresarial (em inglês, Corporate Identity) pode ser definida como o conjunto de atributos que torna uma empresa especial e diferenciada. Esses atributos são classificados de essenciais e acidentais. Os primeiros são os atributos que se referem ao propósito da empresa, a missão e aos valores; os atributos acidentais contribuem para a descrição da empresa, mas não definem a sua essência. Peter Behrens foi o fundador da identidade corporativa, em 1908 a serviço da AEG.


ID
213403
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Organizações de natureza pública devem gerenciar sua identidade de modo a preservar e fortalecer sua reputação e seu caráter institucional diante de outros setores da sociedade e da população. Acerca desse assunto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A reputação de uma empresa constrói-se por meio da acões e pela forma que sua marca se expressa.


ID
213409
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As ações de responsabilidade social que uma organização realiza têm efeitos diretos sobre

Alternativas
Comentários
  • Hoje em dia, não basta uma empresa ter excelência no atendimento aos clientes, produtos de qualidade e boa distribuição. Ela precisa ter um algo mais; precisa de ações voltadas à responsabilidade social (conceito bastante abrangente). Tal responsabilidade pode ser direcionada ao meio-ambiente, à determinados públicos de uma sociedade (geralmente minorias), procurando estabelecer vínculos entre a empresa e fatores éticos, morais e de cidadania.

    Essas ações geram efeitos positivos para a imagem da organização (não confundir com identidade corporativa) perante os stakeholders (públicos de interesse).

    Dadas as opções, a letra D é a correta.

  • Letra D

    Note-se que o enunciado pergunta qual é o efeito direto da responsabilidade social; a vantagem competitiva, a valorização do produto e outros "candidatos" a resposta correta são efeitos indiretos, decorrentes da percepção positiva da organização.


ID
213415
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere que o Ministério Público de Goiás pretenda comunicar à população do interior do estado o lançamento de um novo serviço à população. Além de empreender ações de assessoria de imprensa e relações públicas, de forma a obter divulgação gratuita, considere, ainda, que o órgão pretenda destinar uma verba reduzida para executar uma campanha. De acordo com os fatores custo e cobertura do público-alvo, assinale a alternativa que apresenta a combinação de meios de veiculação conceitualmente mais adequada para as necessidades comunicacionais do órgão.

Alternativas
Comentários
  • O comando da questão nos dá dicas para responder à pergunta.

    De cara podemos eliminar as alternativas B, C e D, pois tratam de veiculação em TV e a questão nos diz verba reduzida, o que não se coaduna com mídia TV, mesmo que em breves inserções;

    A alternativa E também pode ser eliminada de cara, pois a ação de comunicação dá-se no interior do Estado, restando sem sentido uma veiculação em rádio de alcance nacional.

     


ID
213439
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Nada é mais como era antigamente

Estudo realizado pelo Instituto GFK revela dezesseis possíveis mudanças de hábito dos consumidores. Entre elas, destaca-se o comportamento das diferentes gerações e seu modo de lidar com a tecnologia.

In: Correio Braziliense, Economia,
23/5/2010, p. 14 (com adaptações).

Ampliando essa discussão para o universo da direção de artes, peças de campanhas publicitárias e investimentos de recursos, é correto afirmar que as relações de consumo e informação vão dependendo cada vez mais das relações que os consumidores estabelecem em redes sociais na Internet, o que, em termos práticos, significa dizer que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C tem uma pegadinha no final: O público-alvo de uma campanha é definido em seu planejamento estratégico. Entretanto, observa-se que, para atingir esse público, os suportes para informação estão cada vez mais variados e dependem de uma adaptação de linguagens para mídias específicas, por exemplo, uma página diagramada para o You Tube e uma ação de marketing em revista.


ID
214510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 (CF) estabelece um novo marco na
compreensão do papel do Estado e do governo brasileiro no que se
refere à comunicação organizacional, comparativamente ao regime
militar pós-1964, especialmente em relação ao jornalismo
institucional. Com relação a essas mudanças, ocorridas nas últimas
décadas, julgue os itens seguintes.

O agenciamento de notícias no âmbito dos sistemas de comunicação social dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário fortalece, no cenário brasileiro da comunicação organizacional, um fenômeno atualmente denominado jornalismo corporativo ou mídia das fontes.

Alternativas
Comentários
  • No cenário da difusão de informação no Brasil desponta um novo ator que se 
    diferencia das tradicionais mídias. Entre os meios tradicionais de comunicação, públicos ou 
    privados, novos veículos informativos são ofertados ao público por organizações 
    profissionais, sociais e inclusive por segmentos do Poder Público. São mídias mantidas e 
    administradas por atores sociais que, até então, se limitavam a desempenhar o papel de fontes 
    de informações. E por isso as denominamos MÍDIA DAS FONTES.

    Jornais de grande circulação, emissoras de rádios, TV, ou mesmo programas especiais, são disponibilizados à 
    sociedade por corporações, organizações não governamentais e mesmo por movimentos sociais
    influenciando o conteúdo da agenda apresentada à opinião pública.

    Francisco Sant’Anna1

ID
214537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca do papel do assessor de imprensa e de suas rotinas no
relacionamento com jornalistas, julgue os seguintes itens.

Atualmente, em razão dos novos desafios impostos ao assessor de imprensa, ele, além de ser um estrategista no uso da informação, pode se tornar um gestor de recursos humanos, materiais e financeiros de sua área.

Alternativas

ID
214555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da pauta jornalística interna e do
atendimento das pautas externas, que demandam procedimentos
inerentes às rotinas produtivas das assessorias de imprensa e fazem
parte de uma cultura profissional.

Para as pautas externas, o discurso institucional deve fluir de forma articulada e unificada, por meio de dois canais oficiais apenas: a autoridade máxima e o seu porta-voz.

Alternativas
Comentários
  • O discurso institucional deve fluir de forma articulada e unificada por meio dos vários canais, que incluem sobretudo as várias fontes responsáveis pela informação institucional. Os responsáveis orientam o assessor de imprensa e a área de comunicação institucional na elaboração de pautas externas e são por eles orientados, sempre que necessário, em suas comunicações com a imprensa.


ID
214573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um assessor de imprensa deve estar atento à qualidade dos
produtos e aos canais de comunicação internos e externos da
organização. A esse respeito, julgue os próximos itens.

Enviar "torpedos" com sugestões de pautas a jornalistas é um procedimento tecnicamente eficaz, mas considerado de netiqueta duvidosa.

Alternativas
Comentários
  • etiqueta duvidosa ?
    Não,ÉTICA duvidosa,pois só se envia torpedo para quem se tem intimidade.E aí, a relação entre a fonte da PAUTA e o jornalista passa a ser mais pessoal e menos institucional.Portanto,pode-se questionar a ética desta prática.
    Bons estudos,fiquem com Deus.
  • A questão trouxe em itálico, justamente por se tratar de um neologismo, que significaria etiqueta tecnológica. E se trata sim de falta de etiqueta e não de ética enviar torpedos. É desagradável receber torpedos com sugestões de pauta ou publicidade e não uma falta ética enviá-los. Portanto, como consequência não podemos afirmar que seja tecnificamente eficaz, o que deixa a alternativa falsa.
  • Errado

    A questão é de 2010, hoje em dia praticamente não se usam mais torpedos, ou SMS, e o erro na realidade é dizer que esse tipo de ação (envio de sugestões de pautas a jornalistas) é um procedimento tecnicamente eficaz, decerto que não!

  • Pessoal, não creio que haja polêmica na questão, que trata o envio de torpedos como tecnicamente - operacionalmente, teoricamente - eficaz. Esse nem é o erro, já que numa perspectiva meramente teórica, "torpedos" são, sim, eficazes, pois são rápidos, poupam tempo, podem ser transmitido praticamente a qualquer hora e em qualquer lugar. O problema é afirmar que a prática é "netiqueta" duvidosa, mas o que seria dos processos de comunicação, especialmente os de jornalismo, caso não fossem utilizadas as novas tecnologias em nome da sugestão de pautas e outros tantos objetivos?

    Item ERRADO


ID
214591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O planejamento de mídia depende de decisões estratégicas quanto
à adequação do suportes midiáticos aos conteúdos das mensagens.
Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Ao contrário do release tradicional, o release eletrônico, uma vez selecionado, deve ser divulgado na íntegra, por isso, deverá ter, obrigatoriamente, sua pré-edição conforme os formatos e durações dos comerciais de TV.

Alternativas
Comentários
  • Como funciona o release eletrônico?
    O release eletrônico também conhecido como vídeo release é uma das formas de assessoria de comunicação mais eficientes e importantes da atualidade. O vídeo-release é a pauta chegando semipronta para a redação de TV no melhor estilo das agências de notícias internacionais. É uma boa forma de se alcançar visibilidade na mídia eletrônica sem os altos custos de ações em publicidades, merchandising e marketing e,principalmente, sem a necessidade de se esperar pelas coberturas espontâneas de pautas cada vez mais raras 

    Vantagens
    O custo/benefício e a credibilidade. Para cada matéria que entra em qualquer telejornal são economizados milhares de reais em mídia. E tem mais. A credibilidade de um telejornal é incontestável em relação aos comerciais pagos, um fator importante para a imagem da sua empresa, do seu negócio ou do seu patrocinador.

    http://www.newgap.com.br/site/?page_id=9
  • Erro por contradição. Release eletrônico é para ser transformado em reportagem de telejornal, e não em comercial de TV.

  • Em nenhum caso, a assessoria de imprensa obriga nem condiciona a divulgação do release, seja ela qual tipo, na íntegra. Pode ser publicado na íntegra, mas essa decisão cabe ao veículo.


ID
214609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de TV corporativa, julgue os itens seguintes.

A TV corporativa vem sendo cada vez mais utilizada como recurso no campo da comunicação institucional, tanto para a veiculação de conteúdos midiáticos tradicionais quanto para treinamentos e outros serviços, com a possibilidade de ser transmitida via satélite ou pela Internet e de ser projetada em espaços de convivência.

Alternativas

ID
214624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da identidade visual de uma instituição, julgue item seguinte.

Logotipo, marca e nome institucional são elementos que compõem a identidade visual de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão deveria estar errada, pois os elementos básicos que compõem a identidade visual corporativa são:

    Logotipo; Símbolo; Cores e tipologia-padrão.

    para mim essa questão deveria estar errada!

  • Jean, a questão está certa. O enunciado é apenas exemplificativo. Seria taxativo se houvesse termos como "apenas", "somente".


ID
221122
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O anúncio constitui o canal de publicidade por excelência, estabelecendo uma ligação direta entre a oferta e a procura, tanto em jornais quanto em revistas. Em relação a esses dois veículos, existe uma diferença substancial na publicação de anúncios, que consiste no fato de a(o)

Alternativas
Comentários
  • O público dos jornais é mais generalizado.

    O das revistas normalmente é mais específico. Exemplo:

    Em uma revista de informática, normalmente publicam-se anúncios de produtos da área de tecnologia, ou seja, voltados para o público específico da revista. Em um jornal, devido à sua natureza, normalmente se anuncia qualquer coisa, de forma geral, e não para um público alvo.

    Bons estudos.
  • O marketing de mala direta é o envio de uma oferta, anúncio, lembrete ou outro item a uma pessoa em um determinado endereço. A mala direta é bastante adequada para comunicação direta, um-para-um (one-to-one). Ela permite grande seletividade de público alvo, pode ser personalizada, é flexível e possibilita a fácil mensuração dos resultados. Embora seu custo seja mais alto do que de outras mídias de massa, como televisão e revistas, as pessoas atingidas são clientes potenciais muito melhores.


    Jornal é um meio de comunicação impresso, geralmente um produto derivado do conjunto de atividades denominado jornalismo. As características principais de um jornal são: o uso de "papel de imprensa" - mais barato e de menor qualidade que os utilizados por outros materiais impressos; a linguagem própria - dentro daquilo que se entende por linguagem jornalística; e é um meio de comunicação de massas - um bem cultural que é consumido pelas massas.Os jornais têm conteúdo genérico, pois publicam notícias e opiniões que abrangem os mais diversos interesses sociais. No entanto, há também jornais com conteúdo especializado em economia, negócios ou desporto, entre outros. A periodicidade mais comum dos jornais é a diária, mas existem também aqueles com periodicidade semanal, quinzenal e mensal. O jornal foi o primeiro - e, por muito tempo, o principal - espaço de atividade profissional do jornalismo.


    Os jornais tipicamente atendem quatro critérios:


    Abrangência: seus conteúdos são razoavelmente acessíveis ao público em geral.Periodicidade: é publicado a intervalos regulares.Atualidade: sua informação é atual.Universalidade: cobrem um amplo número de assuntos.



    Uma revista é uma publicação periódica de cunho informativo, jornalístico ou de entretenimento, geralmente voltada para o público em geral.


ID
221125
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O processo de formação da identidade de uma empresa é resultado de diversos fatores, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Acertei por eliminação. Gabarito letra D.
  • Discordo do Gabarito:

    Identidade Corporativa é o que a empresa faz e diz, sendo assim a letra C mostra que utilização de meios alternativos para divulgação da filosofia da empresa; resposta rápida em momentos de crise institucional e grande investimento de recursos em aperfeiçoamento tecnológico.é a melhor alternativa.

    Já a Letra D ao meu ver está muito mais relacionada a imagem institucional, uma vez que está é a percepção ques os públicos tem da empresa....

    Corrijam-me se eu estiver errado.
  • A imagem de uma empresa não se constrói da noite para o dia, é cumulativo. Também não adianta investir altas verbas para a propaganda se isso for mal direcionado.

    Portanto, por eliminação eu fiquei entre as alternativas a, b ou d. Mas a minha resposta é a letra d, a do gabarito.
  • Concordo plenamente com a colocação do colega.

     

    Discordo do Gabarito:

    Identidade Corporativa é o que a empresa faz e diz, sendo assim a letra C mostra que utilização de meios alternativos para divulgação da filosofia da empresa; resposta rápida em momentos de crise institucional e grande investimento de recursos em aperfeiçoamento tecnológico.é a melhor alternativa.

    Já a Letra D ao meu ver está muito mais relacionada a imagem institucional, uma vez que está é a percepção ques os públicos tem da empresa....

  • Talvez o problema da c seja a palavra "grande". Nem sempre dá para se investir tanto assim em tecnologia. Pode ser que a empresa tenha outras prioridades no momento.

  • Para Krunsch " A identidade corporativa reflete e projeta a real personalidade da organização. É a manifestação tangível, o auto retrato da organização ou A SOMA TOTAL DE SEUS ATRIBUTOS, SUA COMUNICAÇÃO E EXPRESSÕES"


ID
222364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio de um briefing, são fornecidos ao profissional
de publicidade subsídios importantes acerca da instituição que o
cliente representa, tais como público, mercado e objetivos, além
de uma descrição dos serviços e produtos que oferece. O uso
dessas informações, associado aos dados de uma pesquisa de
mídia, resulta no planejamento de mídia, que produz, por sua vez,
um plano de mídia, ou seja, um documento que contém os dados
do produto - situação no mercado, públicos, objetivos,
estratégias, praça onde vai ocorrer a distribuição, definição dos
veículos onde a mídia será inserida, período/cronograma de
veiculação e custos.

Paulo Tamanaha. Planejamento de mídia. São Paulo,
Pearson Prentice Hall, p. 76-9, 2006 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

Quando o profissional de comunicação conduz o briefing com o profissional de atendimento da agência de publicidade responsável pela divulgação da sua instituição, cabe a ele explicar exclusivamente as demandas relativas à publicidade, ficando por conta de representante da direção as explicações acerca das políticas, objetivos, produtos e serviços.

Alternativas
Comentários
  • Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade. O briefing deve produzir um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, ou seja, é como mapear o problema e, com as pistas identificadas, ter ideias para criar soluções.

    Um briefing eficaz deve ser breve, contendo apenas informações relevantes. Um briefing muito extenso seria ruim por não ser seletivo, tornando o processo dispersivo. Já um briefing excessivamente curto torna-se incompleto, dificultando o entendimento quanto aos trabalhos a serem executados.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Briefing