- ID
- 49426
- Banca
- ESAF
- Órgão
- ANA
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Comunicação Social
- Assuntos
Aponte a opção correta.
Aponte a opção correta.
Os espaços de comunicação audiovisual jornalística vêm sendo preenchidos por uma profusão de imagens nunca vista. Esse fato gerou a expressão primeira guerra televisual que se aplicava à guerra da(o)
A figura do profissional que produz matérias sobre a mesma pauta para TV, rádio, jornal impresso e internet ilustra a definição do conceito de jornalista
Em relação à organização da empresa jornalística e às funções do
jornalista, julgue os itens
A videorreportagem é um formato jornalístico que não segue a rotina de produção tradicional, na qual cada área específica é ocupada por um profissional. Nesse formato, é o repórter quem filma, entrevista, edita e apresenta a reportagem, narrando-a em plano sequência.
Com relação ao roteiro para vídeo, assinale a opção correta.
O acesso às novas tecnologias, como a edição não-linear digital, tem permitido o aumento das produções com qualidade. Hoje é possível a realização de produções que há alguns anos eram inviáveis, devido ao alto custo desses equipamentos de TV. Diante dessa assertiva, a alternativa que melhor define o conceito de edição nãolinear e seu impacto no processo de produção da mídia eletrônica (rádio e TV) é:
Julgue os itens que se seguem, relativos ao jornalismo e às novas
tecnologias de comunicação.
Para produzir notícias de forma multimídia do próprio local dos acontecimentos, basta que o repórter tenha acesso a um computador portátil com conexão sem fio, uma câmera de vídeo e fotográfica e um gravador de áudio.
Tendo em vista que os processos de edição requerem
procedimentos técnicos e éticos específicos, de acordo com os
distintos meios, julgue os itens subsequentes.
Na edição de um telejornal, nem sempre é necessária a passagem do repórter durante a apresentação de uma matéria.
Sequência de desenhos que indicam e orientam, visualmente, determinadas tomadas descritas no roteiro de um filme, anúncio ou programa a ser realizado.
Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Guimarães Barbosa. Dicionário de Comunicação. São Paulo: Ática, 1987.
Assinale a alternativa correspondente ao conceito apresentado acima.
Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas,
julgue os itens seguintes.
As limitações no uso da hipertextualidade, da interatividade e dos recursos de multimídia nas matérias jornalísticas são consequência da ausência de novas perspectivas, culturas e identidades na mídia.
Algumas empresas de comunicação vêm optando pela
convergência de mídias, buscando, para isso, profissionais com
o perfil multimídia, capacitados à produção de conteúdos sob
diversas formas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se
seguem.
O profissional multimídia deve estar capacitado a atuar nas mídias impressa, radiofônica, eletrônica e digital.
Algumas empresas de comunicação vêm optando pela
convergência de mídias, buscando, para isso, profissionais com
o perfil multimídia, capacitados à produção de conteúdos sob
diversas formas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se
seguem.
Um dos meios atuais de divulgação de conteúdo jornalístico é a Internet, que demanda do profissional de imprensa que irá atuar no jornalismo online as mesmas habilidades que demanda do profissional de jornal, de rádio ou de TV.
Algumas empresas de comunicação vêm optando pela
convergência de mídias, buscando, para isso, profissionais com
o perfil multimídia, capacitados à produção de conteúdos sob
diversas formas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se
seguem.
Atualmente, a convergência de mídias por meio da contratação de profissionais multimídias é observada apenas nas organizações jornalísticas privadas.
Algumas empresas de comunicação vêm optando pela
convergência de mídias, buscando, para isso, profissionais com
o perfil multimídia, capacitados à produção de conteúdos sob
diversas formas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se
seguem.
O hipertexto é uma ferramenta utilizada no jornalismo online.
O chamado webjornalismo de primeira geração transpunha conteúdos do jornal impresso para a web. O web jornalismo de segunda geração publica produtos originais, mas dependentes de modelos de produção convencionais. Que características melhor definem o webjornalismo de terceira geração?
Para estabelecer uma comunicação mais efetiva, o emissor deve
conhecer bem o receptor que pretende alcançar, prever as possíveis
reações provocadas pela comunicação e construir a mensagem com
base em códigos de compreensão mútua. Acerca das mensagens no
âmbito da publicidade e propaganda, julgue os itens subsequentes.
A partir dos elementos descritivos do master scene, padrão de formatação de roteiro da indústria cinematográfica norte-americana, estabeleceu-se uma forma simplificada de formatação, mais utilizada na produção comercial de vídeo. Nesse padrão de formatação, o roteiro é dividido em duas colunas de descrições: a da esquerda, para as imagens; a da direita, para os sons correspondentes.
Para estabelecer uma comunicação mais efetiva, o emissor deve
conhecer bem o receptor que pretende alcançar, prever as possíveis
reações provocadas pela comunicação e construir a mensagem com
base em códigos de compreensão mútua. Acerca das mensagens no
âmbito da publicidade e propaganda, julgue os itens subsequentes.
Em roteiros para audiovisual, não deve ser escrito o que não pertence ao campo do visível ou do audível, salvo algumas indicações de intenção dramática dirigidas aos atores; no roteiro, descreve-se o que acontece, na sequência exata do acontecimento, por isso procede-se à narrativa dos fatos com o verbo no modo presente.
Julgue os seguintes itens, referentes ao vídeo no contexto
empresarial, que constitui instrumento de apoio para atingir metas
institucionais, comerciais e administrativas da organização.
Para resguardar-se de problemas jurídicos futuros, a instituição que realiza audiovisual deve determinar que sua equipe de produção solicite a toda pessoa cuja imagem seja utilizada em produto audiovisual que assine um termo de cessão de direito de uso de imagem, devendo o documento conter, além dos dados pessoais do cedente, a descrição do escopo do produto e da exibição.
Julgue os seguintes itens, referentes ao vídeo no contexto
empresarial, que constitui instrumento de apoio para atingir metas
institucionais, comerciais e administrativas da organização.
De acordo com a função comunicacional, o vídeo-empresa pode ser classificado em quatro gêneros principais: vídeo institucional, que visa apresentar o produto, o serviço ou uma ação da empresa para públicos externos específicos; vídeo integração, que visa apresentar a empresa para empregados e colaboradores; vídeo promocional, que visa apresentar a empresa a públicos externos e à comunidade e vídeo instrucional, que visa à formação e ao desenvolvimento profissional.
Julgue os seguintes itens, referentes ao vídeo no contexto
empresarial, que constitui instrumento de apoio para atingir metas
institucionais, comerciais e administrativas da organização.
No cinema e na TV, é a partir do roteiro que se estabelecem os recursos humanos, financeiros e materiais para a realização do projeto, que normalmente terá investimentos de patrocinadores ou retorno por meio de anunciantes. Tratando-se de vídeo-empresa, os recursos disponíveis é que norteiam as características do roteiro, sobretudo no que diz respeito à relação custo/benefício, visto que o investimento visa atingir lucratividade, produtividade ou ampliação dos negócios.
Julgue os seguintes itens, referentes ao vídeo no contexto
empresarial, que constitui instrumento de apoio para atingir metas
institucionais, comerciais e administrativas da organização.
O detalhamento para a produção de um audiovisual é feito com base no roteiro técnico, preparado pelo diretor geral por meio da planificação do roteiro dramático. Com o objetivo de atender às intenções dramáticas, o diretor utiliza a decupagem de cada cena e, para se certificar dos elementos de linguagem escolhidos, ele utiliza o storyboard.
Julgue os itens subsequentes, acerca de direitos autorais sobre a
produção audiovisual.
Os termos que regem os direitos autorais internacionais são universais, razão por que independem de legislação específica do país em que a obra foi criada.
Julgue os itens subsequentes, acerca de direitos autorais sobre a
produção audiovisual.
Os projetos audiovisuais que envolvem figuras públicas ou históricas dispensam o pagamento de direitos autorais.
Julgue os itens subsequentes, acerca de direitos autorais sobre a
produção audiovisual.
No Brasil, todas as obras que envolvem propriedade intelectual devem ser registradas na Biblioteca Nacional.
Julgue os itens subsequentes, acerca de direitos autorais sobre a
produção audiovisual.
As trilhas sonoras utilizadas em produções audiovisuais devem ser originais, encomendadas diretamente aos músicos, visto que as produtoras de áudio não fornecem banco de trilhas aos clientes.
A respeito dos elementos de pré-produção audiovisual, julgue os
itens subsequentes.
Embora não ilustrem o plano de filmagem, plantas baixas contemplam o espaço a ele adjacente.
A respeito dos elementos de pré-produção audiovisual, julgue os
itens subsequentes.
Os storyboards apresentam o esboço das cenas; neles, indicam-se até mesmo as mudanças no ângulo da câmera.
Com referência à publicação de textos publicitários em diferentes
meios, julgue os itens a seguir.
Alguns recursos tecnológicos de geração de imagens, como imagens em movimento e efeitos especiais, contribuem para tornar o texto publicitário verbal veiculado pela televisão mais dinâmico e eficaz.
No que se refere a planejamento, produção, edição, gestão e
redação de cartazes, folhetos e peças publicitárias impressas para
diversos meios, incluindo-se os sítios eletrônicos, julgue os itens
que se subseguem.
Imagens e sons devem ser os principais elementos considerados no planejamento de um sítio, uma vez que os visitantes atêm-se à estética para julgar o desempenho de sítios.
A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo,
alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de
relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo
digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.
No jornalismo veiculado pela Internet, os hiperlinks possibilitam o acesso a recursos multimídia como vídeos, áudios e infográficos que acompanham o texto da notícia.
Julgue os próximos itens, referentes aos procedimentos de edição
online.
Em um nível básico de complexidade de imagem, a veiculação imediata de flagrantes requer, no estágio tecnológico atual, apenas um celular e os meios suficientes para o envio da cena captada, mesmo em forma bruta e em baixa resolução.
Julgue os próximos itens, referentes aos procedimentos de edição
online.
A principal vantagem de se editarem imagens em uma ilha de edição não linear está na possibilidade de se montarem instantaneamente, em uma mesma sequência, uma tomada feita em meio analógico e outra feita em meio digital. Além disso, permite-se, com seu uso, a publicação imediata da imagem editada, tanto em meio analógico quanto em suporte do tipo web.
O ambiente da esfera informacional proporcionado pela Internet
apresenta possibilidades técnicas já prontas para apresentação
imediata de conteúdos. A respeito desse assunto, julgue os itens a
seguir.
Ferramentas gratuitas disponíveis na Web permitem recortar trechos de um vídeo e adicionar-lhe trilhas sonoras, legendas e efeitos visuais básicos.
Com relação a televisão, julgue os itens que se seguem.
Documentário é um filme que se baseia em situações verídicas. Como tal, esse tipo de filme não pode incorporar elementos externos aos acontecimentos, como comentários, opiniões e interpretações sociológicas, políticas e psicológicas.
A respeito das características de pauta, da reportagem, da notícia e dos principais software de produção e edição de textos e imagens, julgue os itens a seguir.
Reportagens preparadas para a Internet devem considerar a maneira como o público acessa o conteúdo. Havia, no passado, navegadores com a opção de carregar textos sem a exibição de imagens.
A entrada de jornais e revistas na Internet inaugura um novo veículo de comunicação que reúne características de todas as outras mídias e que tem como suporte as redes mundiais de computadores. O jornalismo digital representa uma revolução no modelo de produção e distribuição das notícias. O papel (átomos) vai cedendo lugar a impulsos eletrônicos (bits) que podem viajar a grandes velocidades pelas autoestradas da informação. Esses bits podem ser atualizados instantaneamente na tela do computador na forma de textos, gráficos, imagens, animações, áudio e vídeo, recursos multimídia que estão ampliando as
possibilidades da mídia impressa.
André Manta. Guia de jornalismo na Internet. 1997.
In: Internet:
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.
A instantaneidade ou atualização contínua — o chamado jornalismo em tempo real — relaciona-se ao fato de que o jornalismo online fornece um fluxo contínuo de notícias, sem que haja modificação significativa nas suas rotinas de produção. O aproveitamento dos conteúdos das novas mídias é a palavra-chave desse novo tipo de jornalismo.
A entrada de jornais e revistas na Internet inaugura um novo veículo de comunicação que reúne características de todas as outras mídias e que tem como suporte as redes mundiais de computadores. O jornalismo digital representa uma revolução no modelo de produção e distribuição das notícias. O papel (átomos) vai cedendo lugar a impulsos eletrônicos (bits) que podem viajar a grandes velocidades pelas autoestradas da informação. Esses bits podem ser atualizados instantaneamente na tela do computador na forma de textos, gráficos, imagens, animações, áudio e vídeo, recursos multimídia que estão ampliando as
possibilidades da mídia impressa.
André Manta. Guia de jornalismo na Internet. 1997.
In: Internet:
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.
A necessidade de um fluxo contínuo de informações provoca a fragmentação das notícias em vários relatos sucessivos, o que pode prejudicar a compreensão global dos cidadãos acerca dos temas tratados nessas notícias. Tal estratégia de produção noticiosa reforça a ideia de efemeridade do conteúdo jornalístico.
A entrada de jornais e revistas na Internet inaugura um novo veículo de comunicação que reúne características de todas as outras mídias e que tem como suporte as redes mundiais de computadores. O jornalismo digital representa uma revolução no modelo de produção e distribuição das notícias. O papel (átomos) vai cedendo lugar a impulsos eletrônicos (bits) que podem viajar a grandes velocidades pelas autoestradas da informação. Esses bits podem ser atualizados instantaneamente na tela do computador na forma de textos, gráficos, imagens, animações, áudio e vídeo, recursos multimídia que estão ampliando as
possibilidades da mídia impressa.
André Manta. Guia de jornalismo na Internet. 1997.
In: Internet:
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.
A aceleração da velocidade de produção e de divulgação das informações noticiosas na Internet complementa a característica da periodicidade jornalística, uma vez que cria nova temporalidade no jornalismo e não modifica os ritmos da produção de notícias.
Acerca de criação e direção de arte em publicidade, julgue os itens
seguintes.
No storyboard, uma espécie de leiaute do audiovisual, é realizada a descrição ilustrada das cenas do roteiro de filmagem de uma peça publicitária.
Acerca de criação e direção de arte em publicidade, julgue os itens
seguintes.
Diretor de arte é um cargo da publicidade, mas pode, ainda consistir em uma função específica no contexto de uma produção audiovisual.
Acerca de roteiros no âmbito da produção audiovisual, julgue os itens subsequentes.
A indicação “Sobe Som”, presente nos roteiros, informa ao operador de áudio que ele deve aumentar o volume do som ambiente ou qualquer outro som de fundo na edição de programa radiofônico ou televisivo.
Acerca de roteiros no âmbito da produção audiovisual, julgue os itens subsequentes.
O roteiro dramático concentra-se nas ações dos personagens, enquanto o roteiro épico conta uma história e o roteiro lírico trata da subjetividade dos atores.
Julgue os itens , acerca de jornalismo digital.
Uma das características do jornalismo digital é o fato de ser multimidiático, conceito referente à convergência tecnológica que possibilita acesso a diferentes arquivos de informação (sonora, escrita, visual) a partir de diversos suportes (como computadores, celulares 3G e televisores digitais).
Considere as colunas abaixo.
I. Grande Plano Geral (GPG)
II. Plano Geral (PG)
III. Plano Médio (PM)
IV. Primeiro Plano (PP)
V. Plano de Detalhe (PD)
a. É o enquadramento em que o sujeito preenche o quadro - os pés sobre a linha inferior, a cabeça encostando na superior do quadro, até o enquadramento cuja linha inferior corte o sujeito na cintura.
b. Isola uma parte do rosto do sujeito. Evidentemente, é um plano de grande impacto pela ampliação que dá a um pormenor que, geralmente, não percebemos com minúcia.
c. O ambiente é o elemento primordial. O sujeito é um elemento dominado pela situação geográfica.
d. Enquadra o sujeito dando destaque ao seu semblante, gesto, à emoção, à fisionomia. Caracteriza- se por isolar o sujeito do ambiente, portanto, dirige a atenção do espectador.
e. Nesse enquadramento, o ambiente ocupa uma menor parte do quadro: divide, assim, o espaço com o sujeito. Existe aqui uma integração entre eles. Ele é usado para localizar o espaço da ação.
A correspondência correta entre o plano e o respectivo conceito é
A lauda para telejornalismo segue, em praticamente todas as emissoras, um modelo no qual são colocadas as indicações de áudio e vídeo e todas as informações sobre a estrutura do telejornal, que permitem a sintonia de toda a equipe técnica e de jornalismo. Sobre a lauda, é INCORRETO afirmar que
A TV Justiça tem feito transmissões ao vivo de sessões do STF com a utilização de três ou quatro câmeras. Para dar dinamismo à transmissão, são feitos sucessivos cortes de uma câmera para outra pelo diretor de TV. O equipamento que permite essa seleção de câmeras é chamado de
NÃO corresponde a um formato de captação ou armazenamento de imagens de vídeo:
Quando o diretor opta por gravar uma entrevista sem que nenhum microfone seja enquadrado pela câmera, ele utiliza um microfone superdirecional, em geral acoplado a uma vara, chamado de
O Youtube é utilizado atualmente por centenas de milhões de pessoas em todo o mundo e recebe mais de 51 mil horas de novos vídeos diariamente, segundo a INFO Online. Para publicar um vídeo no Youtube é necessário utilizar uma ferramenta de compressão de áudio e vídeo, que em geral diminui a qualidade do vídeo produzido. Com relação a esse processo, é correto afirmar:
Numa entrevista coletiva, quando várias emissoras de rádio e TV agrupam-se para captar um depoimento momentâneo de uma autoridade, observa-se que as emissoras fazem uso de microfones chamados “de mão”. Esse tipo de microfone é privilegiado pelas emissoras em reportagens e entrevistas de rua, nas quais não é possível organizar calmamente a gravação, porque
No trabalho jornalístico em uma ilha de edição não linear, é correto utilizar o insert de vídeo para
Uma das formas de distribuição de conteúdo audiovisual pela internet, em computadores ou telefones celulares, é por meio do streaming. É uma das características dessa tecnologia:
Em uma câmera de televisão digital a luz refletida pelos objetos enquadrados é projetada através das lentes para um conjunto de elementos sensíveis, que transforma os sinais luminosos em sinais elétricos. O nome desse sensor eletrônico é
Para que uma gravação em vídeo seja considerada de alta definição é preciso que ela tenha, no mínimo,
O enquadramento realizado pelo cinegrafista, no qual o entrevistado é colocado de meio perfil, encostado na lateral do quadro, olhando para o repórter que se coloca ao lado da câmera, cria um espaço extra na direção em que o entrevistado está olhando. Nessa composição, o cinegrafista levou em conta no enquadramento o que chamamos no jargão de televisão de
São tipos de cabos e conectores utilizados na produção e pós-produção audiovisual:
Segundo Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Guimarães Barbosa, em seu “Dicionário de Comunicação” (São Paulo, 1987), “Uma sequência de desenhos que indicam e orientam, visualmente, determinadas tomadas descritas no roteiro de um filme, anúncio ou propaganda a ser realizado”, conceitua:
O Twitter deu espaço ao novo 'gênero' de comunicação – o 'microblog'. Mas a tecnologia segue evoluindo e com isso novos formatos vão surgindo. Relacione os formatos listados abaixo com suas corretas definições.
I. Tumblelog
II. Thumbcast
III. Phonecast
A. Envio de conteúdo como vídeo, áudio, fotografias e textos a partir de um celular.
B. Consiste em difundir conteúdo de todo tipo texto, clipes de – áudio e vídeo.
C. Gravação de áudio ou vídeo que se baixa no computador e a seguir se leva ao Ipod ou outro tocador multimídia.
O profissional que gerencia a atividade de design e concepção artística de um produto audiovisual, incorporando uma série de funções empublicidade, design editorial, internet, cinema e propaganda, na agência é:
Considerando o que dispõem a CF e a legislação nacional acerca da
comunicação social, julgue os itens a seguir.
Para veicular obra audiovisual em TV, a emissora ou produtora deve enviar a sinopse do programa a ser exibido e sua classificação indicativa ao Ministério da Cultura, onde se procederá ao monitoramento da obra. Caso a classificação indicativa não esteja de acordo com o previsto, o programa receberá nova classificação, e se não for cumprida, o referido ministério aplicará punições aos responsáveis diretos pela produção.
Acerca de acontecimento midiático, fato jornalístico e produção de
notícia, julgue os itens a seguir.
Controle mestre é o processo de elaboração e análise técnica do roteiro de um filme ou programa de TV.
Em 08 de dezembro de 2011, o Portal Imprensa afirmou que Maurício Duarte, diretor da Ipsos Marplan Media CT, entende que uma nova tecnologia faz com que os telespectadores que nunca perdem os últimos capítulos de uma novela ou uma partida de futebol, por exemplo, não precisem se apressar em ir para casa. Hoje, eles simplesmente sintonizam o sinal da emissora através de seu celular ou acessam o conteúdo do canal desejado na internet. Essa opinião do pesquisador caracteriza
Considere o trecho abaixo retirado de Padrões Brasil e-Gov: Cartilha de Redação Web.
Em um ambiente multimídia, o texto é uma entre as várias maneiras de dar acesso à informação. Não apenas foto e ilustração, mas áudio, vídeo e infográfico estão juntos em um mesmo local, cada um à sua maneira, servindo como pontos de acesso a um universo ilimitado de informações.
Nesta equação, o texto tem peso dois: leva vantagem porque os testes comprovam que os visitantes de sítios preferem as informações básicas em formato texto, mas é preciso caprichar - os outros formatos estão bem ao lado, estimulando todo o tempo a continuidade da navegação.
Perceber o texto como um entre diversos formatos da informação para a mídia digital é a lição inicial - e fundamental - para entender a necessidade dos visitantes de sítios web.
O texto para web é diferente do elaborado para os demais veículos por conta dos recursos multimídias. Contudo, dos conceitos estabelecidos há décadas, permanecem na sua elaboração os de
Assinale abaixo a opção que apresenta a definição correta da expressão narrativa transmidiática:
Acerca do planejamento de comunicação, criação e direção de arte, julgue o item.
A identidade do produto deve ser mantida nas peças publicitárias nos diferentes meios, ou seja, a forma e o conteúdo das peças devem ser iguais nas peças veiculadas por rádio, jornal, televisão, revista, outdoor ou cinema.
Julgue o item, referentes a produção e legislação publicitárias na televisão, rádio e Internet.
Em uma produção publicitária para televisão, as gravações de sons externos de fundo, como barulho de tráfego, mar, crianças, entre outros, são realizadas concomitantemente à gravação dos diálogos. Essa estratégia imprime realidade à produção.
As características do webjornalismo de terceira geração modificaram a forma da notícia. São elas:
A telefonia móvel vem abrindo espaço para novos produtos e práticas comunicacionais. Entre as razões tecnológicas para considerar o celular como uma nova mídia estão:
Dadas as afirmações sobre linguagem tevisiva I. Na verdade, há duas linguagens: áudio e vídeo. II. A linguagem imagética deve ser acompanhada pelo áudio. III. Nunca escrevemos um texto (áudio) sem imagens. IV. A linguagem textual (áudio) deve completar a linguagem imagética (VT).verifica-se que :
Com relação à interatividade e aos novos meios de comunicação, julgue os itens a seguir.
Uma característica da linguagem da Internet é o hipertexto, que pode ser definido como um vínculo eletrônico para arquivos digitais compostos de novos textos, imagens, áudios, gráficos etc.
O significado de CONDECINE e sua principal função são, respectivamente:
A renovação estética do cinema na década de 1950 veio acompanhada por questões de ordem política: tratava-se de fazer filmes com uma nova linguagem e temática popular. Na fase inicial do chamado cinema brasileiro moderno foi grande a influência do neo-realismo italiano, que, pretendendo abordar os efeitos da guerra e problemas de ordem social, documentou a realidade através do cinema. Pode-se relacionar à fase inicial do cinema moderno brasileiro, os seguintes filmes:
FALOU AMIZADE
Falou amizade E por toda cidade ecoa Aletra dos livros voa Falando amizade Por toda cidade boa Osonho já tinha acabado quando eu vim E cinzas de sonho desabamsobremim Mil sonhos já foramsonhados Quando nós Perguntamos ao passado Estamos sós? Estamos sós? Mil sonhos serão urdidos na cidade Na escuridão, no vazio, na amizade Avelha amizade Esboça umpaísmais real Umpaísmais que divino Masculino, feminino e plural.
Veja acima a letra da canção de Caetano Veloso que fez parte da trilha sonora do filme “Dedé Mamata”, de Rodolfo Brandão, de 1987 e identifique, nas opções a seguir, a proposição que corresponde ao momento político-social representado poeticamente na canção, assimcomo no filme
O verso “A letra dos livros voa”, da canção acima, sugere as transformações que os novos tempos iriam trazer para a letra impressa, quando esses textos circulariam através de outros meios, atingindo públicos mais plurais. Em relação às transformações por que tem passado a imagem em movimento na última década, pode-se dizer, por analogia, que o vôo das imagens, nesse caso, representa:
No Brasil, a implantação e consolidação da televisão aberta tiveramcomomarcas alguns desses aspectos:
I. poucos grupos empresariais com modelo de negócio baseado emgrandes anunciantes;
II. presença discreta de emissoras regionais com produção de conteúdo própria;
III. forte presença da televisão pública equilibrando o peso das emissoras privadas;
IV. modelo de produção verticalizada e concentrada em poucos centros;
V. um grande atraso em relação ao desenvolvimento da televisão no resto do mundo, o que implicou em descompasso emtermos tecnológicos.
Estão corretas as opções:
A afirmação que NÃO corresponde a uma característica do parque exibidor brasileiro neste início do século XXI é a:
O sistema de estúdios, tal como criado por Hollywood, assim como as redes de televisão aberta e as grandes gravadoras, que mantêm contratos de exclusividade com atores e cantores, são alguns exemplos de uma estrutura de produção cultural que perde sua força ano após ano. Em seu lugar, surge um cenário em que ficou mais fácil para cada indivíduo produzir e fazer circular a sua obra, seja ela um poema, uma canção ou um filme. A opção em que todos os termos estão relacionados a este novo cenário apontado acima é:
O Encontro Nacional de Comunicação, promovido pela Câmara dos Deputados, em 2007, redigiu uma carta aberta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta carta, destaca- se o seguinte alerta: "O modelo (de comunicação) vigente é marcado pela concentração e a hipertrofia dos meios em poucos grupos comerciais, cujas outorgas são obtidas e renovadas semcontrole da sociedade.Opredomínio damídia comercialmarca tambéma fragilidade dos sistemas público e estatal". Diante do quadro descrito acima, é verdadeira a seguinte afirmativa:
Os itens abaixo podem ser considerados como as estratégias desenvolvidas pelo Ministério da Cultura que têm por objetivo promover o pluralismo e a diversidade cultural:
I. o projeto “Revelando os Brasis”;
II. as Leis de Incentivo à Cultura;
III. os Pontos deCultura;
IV. a Secretaria doAudiovisual.
Estão corretas as opções:
A Convenção da Diversidade Cultural da UNESCO, em seu Artigo 6 Direitos das Partes no âmbito nacional determina que “No marco de suas políticas e medidas culturais, tais como definidas no artigo 4.6, e levando em consideração as circunstâncias e necessidades que lhe são particulares, cada Parte poderá adotar medidas destinadas a proteger e promover a diversidade das expressões culturais emseu território.” Essa determinação leva emconta que:
Os bens de natureza material e imaterial, tomados de forma individual ou coletiva, que sejam portadores de referência à identidade, à nação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira e nos quais se incluem as formas de expressão; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais são definidos e têm a preservação garantida em:
Podem beneficar-se dos incentivos fiscais à cultura até o limite de 4% para utilização da Lei Rouanet:
Em novembro de 2008, na Turquia, a UNESCO incluiu 90 obras-primas em sua Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. ALista é composta por 26 obras do Leste da Ásia; 20 da Europa; 18 da África; 7 da região árabe e 19 daAmérica Latina e Caribe. Entre elas:
Apartir daNova Política nacional doCinema, as atividades cinematográfica ficam assentadas em um tripé responsável pela implantação e fortalecimento da indústria do audiovisual, pelo chamado cinema cultural e pela formulação da política do audiovisual. Os órgãos responsáveis que compõe esse tripé são:
O Decreto nº 3.551, de 4 de agosto de 2000, instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que Constituem Patrimônio Cultural Brasileiro e, para identificação, reconhecimento, salvaguarda e promoção da dimensão imaterial do patrimônio criou:
As principais iniciativas de apoio à indústria cinematográfica brasileira emcaráter de fomento direto são:
Atualmente, são características essenciais do webjornalismo:
Julgue os próximos itens, relativos aos processos narrativos e à linguagem cinematográfica.
No documentário, legitimou-se o uso de imagens animadas por computadores, desenhadas ou estabelecidas por imagens-câmera, as quais são selecionadas pelo documentarista, conforme seus objetivos
Julgue os próximos itens, relativos aos processos narrativos e à linguagem cinematográfica.
A prática adotada em alguns documentários de enganar explicitamente o espectador, fazendo-o assistir a um documentário que, na realidade, é ficção diminui a legitimidade histórica tanto do cinema de ficção quanto do cinema documentário.
Julgue os próximos itens, relativos aos processos narrativos e à linguagem cinematográfica.
Desde a década de 60 do século passado, quando surgiu a estilística do cinema direto/verdade, o documentário autoral passou a ser feito mediante enunciação por asserções dialógicas, de modo análogo ao drama.
Com relação à estrutura básica de roteiro, julgue os itens a seguir.
O personagem de um roteiro é revelado, principalmente, pela ação que desempenha, sendo o seu ponto de vista, personalidade, atitude e comportamento características que se relacionam e se interpenetram durante o seu processo de construção.
Com relação à estrutura básica de roteiro, julgue os itens a seguir.
Cena é uma ação realizada em um período de tempo aproximadamente contínuo com base em um conflito que confere significância perceptível à condição de vida de uma personagem.
Com relação à estrutura básica de roteiro, julgue os itens a seguir.
No roteiro, o paradigma corresponde à disposição adotada para organizar os elementos da história, enquanto que a estrutura consiste na forma que se emprega para manter a história coesa.
Julgue os itens subsecutivos, relativos à realização de obra audiovisual.
A função do diretor é elaborar a sequência de planos com base no roteiro e, no set de filmagem, manter-se atento ao andamento das atividades, seguir o planejamento e auxiliar os atores.
Julgue os itens subsecutivos, relativos à realização de obra audiovisual.
As atividades de pré-produção incluem a elaboração de roteiro, orçamento e plano de trabalho, a formação de equipe, a escolha de atores, a locação de materiais, a direção de arte e a edição de imagens
No que se refere ao som na obra audiovisual, julgue os itens subsequentes.
O editor de som, desempenha suas funções tanto durante as filmagens quanto no estágio final do processo de montagem.
Acerca dos processos de elaboração de roteiro, julgue os itens a seguir.
No processo de elaboração de roteiro de ficção, o autor deve escrevê-lo com sequências numeradas, desenvolvidas com rubricas e diálogos necessários à plena compreensão da obra, de maneira que o roteiro possa ser orçado por profissionais competentes da forma mais próxima possível da realidade de sua execução.
Acerca dos processos de elaboração de roteiro, julgue os itens a seguir.
Os roteiros de ficção são concebidos antes das filmagens; o mesmo ocorre nos casos de roteiros de documentários.