SóProvas



Questões de Machine Learning


ID
162079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Repetindo o fenômeno que aconteceu com o mercado musical, transformado depois do aparecimento dos tocadores de arquivos no formato MP3, o mercado de livros e periódicos vislumbra uma rápida transformação na medida em que surgem os chamados leitores eletrônicos ou e-books. A respeito das mudanças nos mercados de livros, revistas e jornais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) CERTA.
    http://www.baixaki.com.br/info/3324-o-amazon-kindle-dx-tambem-sera-vendido-internacionalmente-.htm

    b) ERRADA. O preço atual do Kindle, nos EUA, é de U$ 189.00, graças à competição de outros modelos como ipad e o Nook. No Brasil, devido aos impostos, o valor ainda é alto: R$ 720,00. Entretanto, a razão de uma produção ainda em escala moderada está mais relacionada à cultura de uso desses readers, do que propriamente ligada ao preço.

    c) ERRADA. Computadores conectados à internet, tablets, e-books são dispositivos que quanto mais são usados, provocam uma maior supressão na circulação de jornais impressos.

    Circulação: "é o número de EXEMPLARES lidos pelo público, ou pelo menos o número de exemplares realmente vendidos." (Propaganda:teoria, técnica e prática, Arnaldo Sant'Anna, 7edição, pag 210).

    d) ERRADA. As vendas dos e-books SÃO CRESCENTES.

    e) ERRADA. "O modelo será um pouco menor e terá a tradicional tela preta e branca. Nos rumores sobre o lançamento, dois consensos: o novo Kindle NÃO terá tela sensível ao toque e, mesmo com inovações, não incomodará o iPad, da Apple". http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/amazon-deve-lancar-novo-kindle-em-agosto-30052010-5.shl
  • Eu só queria entender o(s) motivo(s) das notas baixas dadas ao comentário do Rodrigo.A minha nota seria" ótimo".
    Fiquem com Deus.
  • A letra a chama o Kindle de e-book. Ele não seria um e-reader?

    Baseada nessa idéia que deixei de marcar a alternativa a.


ID
543190
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Pierre Lévy defende que a sociedade passou por três etapas. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Correta A

    Segundo Pierre Levy, a sociedade passou por três etapas: a primeira, quando as sociedades eram fechadas, voltadas à cultura oral; em segundo, as sociedades civilizadas, imperialistas, com uso da escrita e, por último, a cibercultura, relativa à globalização das sociedades.

    A cibercultura corresponde ao momento em que nossa espécie, pela globalização econômica, pelo adensamento das redes de comunicação e de transporte, tende a formar uma única comunidade mundial, ainda que essa comunidade seja – e quanto! – desigual e conflitante

    LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

    Bom estudo ;)

ID
593359
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Alguns recursos textuais que facilitam a identificação do assunto no buscador Google estão listados abaixo. Identifique aquele que prejudica o êxito da busca.

Alternativas

ID
606502
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Pressões mercadológicas, associadas ao progresso das tecnologias ligadas à comunicação, abriram espaço para o surgimento nas redações da chamada convergência de mídias, que envolve produção de conteúdo para

Alternativas
Comentários
  • Sobre convergencia :
    Convergência Midiática é um conceito desenvolvido por Henry Jenkins[1] e designa uma tendência que os meios de comunicação estão aderindo para poder se adaptar a internet, consiste em usar este suporte como canal para distribuição de seu produto. Assim os outros tipos de mídia podem ser encontrados na internet. O jornalismo muitas vezes absorve as novas tecnologias para o seu aprimoramento e eficácia, ten

  • Muito estranho esse alternativa B. A convergência de mídias, não necessariamente ficará a cargo do mesmo jornalista.

  • Olá, João. Acho que o 'link' para justificar o 'jornalista' está no trecho "nas redações".

  • Muito confusa essa questão. Se alguém souber explicar...


ID
739597
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Antes da popularização de uma técnica específica de obtenção de arquivo, os dois principais métodos de se ouvir áudio pela Internet eram via streaming ou baixando o arquivo manualmente. Desde o aparecimento dessa forma de arquivo, basta, ao interessado, visitar determinado site de seu interesse e adicionar o feed da página ao programa agregador de áudio. A partir dessa operação, o agregador pesquisará automaticamente todos os feeds adicionados e baixará, também automaticamente, os novos arquivos de áudio. O nome dado a essa forma é:

Alternativas

ID
816589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca dos novos cenários mercadológicos, artísticos e culturais que se criaram a partir da Internet 2.0, julgue o item.

Museus virtuais são ações museológicas que possibilitam a interação entre o público de todo o mundo e os patrimônios históricos, artísticos e culturais, por meio de visitações online.

Alternativas

ID
821227
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O foco altamente direcionado a seus públicos, com produção de conteúdos verticais e utilização de ferramentas para construção de relacionamento são características típicas de:

Alternativas
Comentários
  • Um portal é um site na internet projetado para aglomerar e distribuir conteúdos de várias fontes diferentes de maneira uniforme, sendo um ponto de acesso para uma série de outros sites ou subsites internamente ou externamente ao domínio ou subdomínio da empresa gestora do portal.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Portal_(internet)


ID
821242
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à utilização mais frequente do recurso denominado breadcrumbs (migalhas de pão), analise as questões a seguir, indicando com V a(s) Verdadeira(s), com F a(s) Falsa(s), e, ao final, marque a opção correta.

( ) É utilizado para mostrar um caminho definido da página inicial do sítio eletrônico até a página onde o usuário está.

( ) É utilizado para mostrar o caminho percorrido até o momento pelo usuário, da sua página de chegada até a página onde ele se encontra atualmente.

( ) É utilizado para mostrar um caminho de links relacionados aos conteúdos que o usuário viu até então.

( ) É utilizado para mostrar o caminho até as páginas visitadas dentro de uma ferramenta de busca aberta, como o Google ou Yahoo!

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    O que é um breadcrumb?

    Um breacrumb (também conhecido como “migalhas de pão” ou “trilha de migalhas de pão”, em alusão à história de João e Maria) é um tipo de esquema de navegação auxiliar que revela a localização do usuário em um site ou aplicação web. Assim como no conto, breadcrumbs do mundo real oferecem aos usuários uma maneira de “rastrear” o caminho de volta e/ou ter uma visão geral e estruturada de em que ponto se encontra dentro da hierarquia em que se encontra.

    Breadcrumbs geralmente são encontrados em sites que possuem uma grande quantidade de conteúdos organizados de forma hierárquica. Também é possível vê-los em aplicações web que têm mais de uma etapa, com uma função semelhante a de uma barra de progresso. Na sua forma mais simples, é disposto horizontalmente, em links de texto separadas por um símbolo de “maior que” (>), que indica o nível daquela página relativamente aos links das outras páginas na hierarquia do site.

    Quando breadcrumbs devem ser usados?

    É indicado usar navegação por breadcrumb para sites grandes e sites que possuem páginas organizadas hierarquicamente. Um cenário excelente são sites de comércio eletrônico, nos quais uma grande variedade de produtos são agrupados em categorias lógicas.

    Não é aconselhável usar breadcrumb em sites que não têm agrupamento ou hierarquia lógica. Uma ótima maneira de determinar se um site se beneficiará com a navegação por breadcrumbs é construir um mapa do site ou um diagrama representando sua arquitetura de navegação e analisar se o recurso melhora a capacidade do usuário de navegar dentro e entre as categorias.

    Breadcrumbs devem ser considerados como um recurso extra e não deve substituir o menu principal do site ou aplicativo. É uma característica de conveniência, um regime navegação secundária que permite aos usuários determinar onde estão e é considerado e deve ser usado como uma forma alternativa ou um auxiliar de navegação.


    Fonte: http://desenvolvimentoparaweb.com/ux/breadcrumbs-guia-completo-exemplos-melhores-praticas/



ID
821251
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A popularização dos dispositivos móveis (como tablets e smartphones) está alterando o paradigma de tornar disponíveis as informações na web, o que tem impacto direto nas boas práticas de webdesign. Sobre esta questão, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é bastante polêmica, pois estão usando muito mais o Layout responsivo para dispositivos móveis, desktop e laptop.


ID
821254
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O termo microblog popularizou-se para designar um tipo específico de serviço em que o usuário ou empresa, após a criação de uma conta e um pequeno perfil, pode enviar mensagens de textos para outros usuários que estejam interessados em ouvir o que ele tem a dizer, em geral com um limite de caracteres. Entre os mais populares desta categoria, destaca-se o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

    Microblog? Envio de mensagens de textos para outros usuários que estejam interessados em ouvir o que ele tem a dizer? Trata-se do Twitter!


ID
1036102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos recursos inovadores utilizados para a comprovação de acessibilidade e uso de sítios e portais da Internet, julgue os itens seguintes.

Há ferramentas capazes de produzir relatórios com base em visitas e visitantes e informar o número total e individual de acessos e de usuários.

Alternativas

ID
1036105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos recursos inovadores utilizados para a comprovação de acessibilidade e uso de sítios e portais da Internet, julgue os itens seguintes.

Há ferramentas capazes de produzir relatórios com base em padrões de uso, informando o número de páginas acessadas e respectivas médias, o tempo de conexão (ou visita ao sítio) e a forma de acesso (se direto ou via sítios de referências).

Alternativas
Comentários
  • É o que o seu celular faz quando pesquisa: chuteiras de futebol. Logo nos próximos dias, aparecem no seu celular diversas propagandas de artigos esportivos.


ID
1218112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do histórico da informática e da Internet no Brasil, julgue o item que se segue.

Atualmente a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é responsável pelo registro e manutenção dos domínios br no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Através da rede Ipê, a Rede RNP provê serviço Internet com facilidades de trânsito nacional e internacional, em uma infra-estrutura com alta largura de banda e suporte a aplicações avançadas, possuindo enlaces internacionais próprios e conexão com outras redes acadêmicas do mundo, tais como Clara (América Latina), Internet2 (Estados Unidos) e Géant (Europa). Cerca de 350 unidades (instituições usuárias) de mais de 250 organizações conectam-se à rede Ipê. A RNP visa a integração da comunidade científica nacional com pesquisadores estrangeiros e também para o desenvolvimento de serviços e aplicações para redes de alto desempenho.

  • Item errado. Quem faz o registro e manutenção de domínios no Brasil é o "registro.br".


ID
1218115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do histórico da informática e da Internet no Brasil, julgue o item que se segue.

Quando foi criada, a Bitnet constituía-se em uma rede que conectava as universidades da cidade de Nova York à Universidade Yale em Connecticut. No Brasil, essa rede conectava a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ao Fermilab nos Estados Unidos da América.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Correto

    'Em 1988, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) conseguiu se conectar a Universidade de Maryland, acessando a Bitnet (Because It's Time Network), uma rede que permitia a troca de mensagens. No mesmo ano, em São Paulo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) se conectou ao Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab) em Chicago, também por meio da Bitnet'.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_no_Brasil


ID
1364191
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com a evolução constante da tecnologia, os jogos de computador, sejam eles simples ou complexos, passaram a ocupar um espaço considerável da internet.
Do ponto de vista da atuação publicitária on-line, essa migração significou, entre outras coisas, uma

Alternativas
Comentários
  • Não entendi. Quer dizer que somente os abaixo de 14 anos consomem jogos de computador?

  • Para mim a resposta correta é a B

  • Eu concordo com a alternativa C pessoal. Tentei raciocinar da seguinte forma: um dos produtos consumidos pelos pré-adolescentes são os games que antes não estavam na internet. Hoje com a internet sendo uma plataforma de games, abre um leque para as empresas de publicidade atingirem esse público mais efetivamente, com ofertas direcionadas e personalizadas a partir dos seus gostos, preferências, caminhos de navegação. Acredito que seja isso.


ID
1437973
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com a popularização dos smartphones, os telefones celulares tornaram-se equipamentos eficientes para o trabalho jornalístico. Esses dispositivos móveis apresentam uma série de funções e aplicativos, os quais permitem noticiar os fatos no momento em que acontecem, em vários formatos midiáticos.

Está correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O que leva a letra "a" ser "menos correta" que a letra "e"? É o "significará"?

  • Da forma como foi colocado na letra "a" é de que a participação da mídia corporativa no processo é mandatório, e um usuário ordinário pode se utilizar do streaming sem a participação delas para transmitir notícias em seu blog. 

  • Entendi a alternativa A como errada por prenunciar que "a cobertura de vídeo em tempo real (por streaming) através de celulares" nunca suplantará a grande imprensa (mas ainda com a dependência da mídia massiva corporativa no processo).
    Quando, na verdade, o futuro a Deus (provado que exista um) pertence.
    Embora hoje pareça improvável, pode ser que amanhã a Globo esteja morta e nós busquemos informação prioritariamente em blogs, ou coisa parecida. Vai saber...


ID
1488283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o próximo item , em relação à interatividade nos meios de comunicação.

Os aplicativos para smartphones podem combinar-se com plataformas em redes sociais como base para o desenvolvimento de estratégias digitais de marketing.

Alternativas
Comentários
  • A utilização cada vez mais alargada de smartphones e tablets sugere que se tenha em atenção, quer na criação do website que na página e conteúdos partilhados no facebook, preparar a utilização/visualização nestes dispositivos.


    gab certo


ID
1488286
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o próximo item , em relação à interatividade nos meios de comunicação.


A introdução da mobilidade em smartphones permite que as interações nas redes sociais ocorram em tempo real.

Alternativas
Comentários
  • CERTO


ID
1575097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito de globalização, novas tecnologias de telecomunicação e caracterização de interlocutores na comunicação tecnológica.


As novas tecnologias têm elevado os níveis de produtividade das empresas e têm contribuído para o aumento da demanda de profissionais especializados e da função social desses trabalhadores apesar do crescente grau de automação dos processos produtivos.


Alternativas
Comentários
  • Errado

    Com os processos de globalização e interação de economias e culturas, cada vez mais os mercados buscam profissionais multi-funcionais (multimídia) e não especializados, como afirma o item, portanto, errado.

  • Obrigada pela resposta Klaus, eu errei esta e nao estava encontrando o erro, imaginei que tivesse algo haver com a funcao social...

  • Na verdade o cometário do colega Klaus não elucida o erro do item, que inicialmente teve o gabarito dado como certo. O erro está em dizer que há participação de mão de obra não qualificada no processo de elaboração do produto final.

    Segue a justificativa do Cespe: 

    "O gabarito do item foi alterado, uma vez que as novas tecnologias não permitem a participação de mão de obra não qualificada no processo de elaboração do produto final."

  •  Ludmilla Techuk, acho que a alteração que você citou é para outra questão (Q525034).


  • Entendi a resposta do Klaus mas, atualmente, não há uma procura crescente pelo profissional analista de mídias sociais, cargo altamente especializado? Creio que a questão deveria estar mais especificada, mostrando claramente que se tratava das redações dos veículos midiáticos, para estar correta.

  • As empresas não querem aquele Zé do passado que respondia, quando perguntando: O que você faz? Sou contador. Legal. Mas se precisar trabalhar no financeiro, aceita? Não. Sou especialista contábil. Só faço isso. Ou seja, esse trouxinha, as empresas querem bem longe delas.


ID
1575115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à função social das novas tecnologias, julgue o item seguinte.


No que se refere à informática na educação, a relação com o outro deve ser explorada por meio das tecnologias facilitadoras dos processos de autonomia e autoconhecimento do indivíduo.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO.

    A tecnologia deve ser um meio facilitador de autonomia e autoconhecimento do indivíduo.

  • A relação com o outro é estabelecida por processos de autonomia do indivíduo? A tecnologia não "aproxima" ?

    Alguém poderia explicar?


ID
1758724
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Num computador, os periféricos podem ser classificados como interativos ou não. Outra classificação os identifica como de entrada ou de saída de dados. Assinale nas alternativas abaixo o único dispositivo não interativo que é simultaneamente de saída e de entrada de dados.

Alternativas

ID
1758730
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Durante muitos anos um dos plug-ins mais difundidos para distribuição de arquivos multimedia pela web foi o shockwave Flash. Desde 2010, entretanto, um novo tipo de linguagem apareceu como ameaça ao “velho” plug-in do Flash. Identifique-a entre as alternativas abaixo.

Alternativas
Comentários
  • D:

    HTML5.

  • Gabarito: D

    Complementando...

    A capacidade de suportar elementos nativos de áudio e vídeo significa que os usuários não precisarão baixar plugins adicionais para exibir multimídia em seu website.

    Este suporte de rich media fornecido pelo HTML5 é uma das maiores razões pelas quais ele é usado com muito mais frequência do que o HTML no mundo de hoje.

    Fonte: https://www.hostinger.com.br/tutoriais/diferenca-entre-html-e-html5


ID
1813138
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Atualmente, praticamente todas as emissoras de rádio e estúdios de produção disponibilizam computadores com programas específicos que organizam, gerenciam e executam todas as tarefas de produção, gravação e execução.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
1823434
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Descalvado - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Câmara Municipal de Descalvado aprovou a criação de uma emissora de rádio na web. Um dos jornalistas da assessoria de imprensa da Câmara ficou encarregado de apresentar e esclarecer à Mesa da Câmara a tecnologia que permite fazer a transmissão instantânea de dados de áudio através de redes. Diante do exposto, o profissional encarregado encaminhou corretamente à Mesa informações sobre a tecnologia

Alternativas
Comentários
  • A tecnologia streaming é uma forma de transmissão instantânea de dados de áudio e vídeo através de redes. Por meio do serviço, é possível assistir a filmes ou escutar música sem a necessidade de fazer download, o que torna mais rápido o acesso aos conteúdos online.

    http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/05/conheca-o-streaming-tecnologia-que-se-popularizou-na-web.html

    Boa sorte e bons estudos!


ID
1869130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca dos instrumentos de comunicação interna e de comunicação digital, julgue o item seguinte.

O buzz marketing é utilizado como um press release virtual para disseminar informações em jornais e revistas disponíveis na Internet.

Alternativas
Comentários
  •  O Buzz Marketing ou também conhecido com marketing boca a boca, procura estimular indivíduos e a sociedade a repassar uma mensagem para outros, aumentando sua abrangência e servindo como influenciador.  Com a rápida multiplicação, principalmente através da internet, uma mensagem pode atingir milhares ou até milhões de pessoas. O buzz pode acontecer espontaneamente ou pode ter influência de um agente externo.

    Fonte: http://www.omelhordomarketing.com.br/buzz-marketing-a-comunicacao-boca-a-boca/

  • Qual é a principal diferença entre buzz marketing e marketing viral?

    Apesar de parecerem a mesma coisa, buzz marketing e marketing viral são duas coisas diferentes e que possuem dois objetivos distintos.

    O buzz marketing serve para criar um diálogo, um debate sobre uma marca ou algo relacionado a ela. Já o marketing viral serve para repassar uma mensagem, imagem ou marca de maneira espontânea.

    Os resultados das duas estratégias também são diferentes. No caso do buzz marketing, por exemplo, o pretendido é criar um valor social para a marca através de uma discussão feita por pessoas e imprensa estimuladas pela campanha.

    Já no marketing viral, o resultado esperado é gerar um alto grau de compartilhamento e alcançar muitas pessoas em pouco tempo.

    Outra diferença primordial entre os dois tipos de marketing é o nível de controle que pode ser obtido pela marca. No buzz marketing, a discussão e a divulgação são controladas num planejamento estratégico, enquanto no marketing viral, apesar de haver também um planejamento, as coisas ocorrem de maneira mais natural.

     

    Fonte: http://www.ideiademarketing.com.br/2016/05/11/buzz-marketing-x-marketing-viral-entenda-diferenca/

  • O buzz marketing é uma forma de viralizar mensagens já prontas no ambiente virtual. Algumas revistas ou jornais podem utilizar essas mensagens em suas pautas, no entanto, não podemos dizer que o buzz marketing é uma sugestão de pauta encaminhada ao veículo (definição de press release).

    fonte: estratégia concursos

  • O press release é uma das principais ferramentas de uma assessoria de imprensa quando o assunto é comunicação externa. Ele consiste basicamente em um texto, de cunho jornalístico, sobre um cliente específico ou sobre o tema do cliente. O press release não é enviado ao público em geral, mas, sim, diretamente ao jornalista, via e-mail. Justamente por isso, o material deve ser pensado para chamar a atenção logo no título, .

    Pontos positivos

    Muitas vezes o release é publicado integralmente pelos veículos de comunicação, isso geralmente acontece com mídias de pequena e média relevância. Nos veículos de grande relevância, o principal objetivo é chamar a atenção dos jornalistas ao tema em questão e despertar o interesse deles em falar sobre o assunto. Nestes casos, o redator entra em contato com a  buscando um  ou mais informações.

    Pontos negativos

    O press release é uma ferramenta utilizada por praticamente todas as assessorias de imprensa, o que torna a concorrência grande. Vale lembrar que todos os dias, as caixas de e-mail dos jornalistas são bombardeadas por textos neste formato. Por isso, é fundamental enviar releases apenas quando os temas forem realmente relevantes, pois desta forma as chances de eles serem enviados para as caixas de spam dos jornalistas é reduzida.

    Disparo de release

    Ao invés de disparar o release para um , com vários jornalistas, uma boa alternativa é oferecer o material com exclusividade para veículos estratégicos. Enviar um release para um mailing gigantesco é considerado não efetivo e a chance dos veículos mais importantes perderem o interesse, depois de saberem que ele foi enviado para outros jornalistas, é grande.

    *André Ranieri é Assessor de Imprensa na Race Comunicação.

    Fonte : Race Comunicação


ID
1869133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca dos instrumentos de comunicação interna e de comunicação digital, julgue o item seguinte.

O marketing viral é uma estratégia que visa promover vendas diretas pela Internet.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade é todo material de cunho publicitário cuja estratégia envolve o encorajamento para que as pessoas passem essa mensagem adiante.


    marketing viral só funciona quando o produto ou serviço atende às expectativas. E mais do que de graça, ou pago, é preciso que o público-alvo perceba o valor do que é oferecido pela marca como algo de interesse para o seu investimento (dinheiro, tempo etc.).


    A partir do momento em que se conquista o status viral para a sua ação ou campanha, as chances de popularização do seu produto/serviço crescem exponencialmente.


  • É importante destacar tb q viral é algo espontâneo, se não for deixa de se-lo. Nenhuma marca tem certeza que uma produção será viralizada, não há como afirmar isso.
  • Qual é a principal diferença entre buzz marketing e marketing viral?

    Apesar de parecerem a mesma coisa, buzz marketing e marketing viral são duas coisas diferentes e que possuem dois objetivos distintos.

    O buzz marketing serve para criar um diálogo, um debate sobre uma marca ou algo relacionado a ela. Já o marketing viral serve para repassar uma mensagem, imagem ou marca de maneira espontânea.

    Os resultados das duas estratégias também são diferentes. No caso do buzz marketing, por exemplo, o pretendido é criar um valor social para a marca através de uma discussão feita por pessoas e imprensa estimuladas pela campanha.

    Já no marketing viral, o resultado esperado é gerar um alto grau de compartilhamento e alcançar muitas pessoas em pouco tempo.

    Outra diferença primordial entre os dois tipos de marketing é o nível de controle que pode ser obtido pela marca. No buzz marketing, a discussão e a divulgação são controladas num planejamento estratégico, enquanto no marketing viral, apesar de haver também um planejamento, as coisas ocorrem de maneira mais natural.

     

    Fonte: http://www.ideiademarketing.com.br/2016/05/11/buzz-marketing-x-marketing-viral-entenda-diferenca/

  • errada

    O marketing viral visa a disseminação rápida e indiscriminada de uma mensagem, pode ser mercadológica ou institucional… mas não exclusivamente para promover vendas pela internet.

    fonte: estratégia concursos


ID
1869136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca dos instrumentos de comunicação interna e de comunicação digital, julgue o item seguinte.

Na decisão sobre os meios de comunicação interna a serem utilizados por uma organização, o conteúdo da mensagem, a forma como ela será entregue e seu público-alvo devem ser considerados. 

Alternativas
Comentários
  • Get out!

  • Get in!


ID
2075056
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para conhecer as métricas gerais de publicação no Facebook, devemos clicar na aba “informações”, localizada na parte superior da página. Ali é possível consultar o número de pessoas atingidas pela publicação, curtidas, compartilhamentos e comentários. Imagine que um editor de livros independente pretenda investir nessa rede social a fim de levantar dados preliminares para uma campanha de divulgação relativa ao lançamento de uma obra. A partir do perfil dos usuários, o objetivo será elaborar estratégias de marketing digital para alavancar as vendas.

Daí se infere que são corretos os dados dispostos para monitoramento:

Alternativas

ID
2075059
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma menina costuma baixar para seu smartphone músicas em mp3, vídeos de seus artistas favoritos e jogos. Certo dia, ao tentar efetuar o download de mais conteúdo, a tarefa não pode ser executada, tendo em vista o esgotamento da capacidade física do aparelho. A saída encontrada foi optar por um sistema de armazenamento de dados gratuito em nuvem. Contudo, tal tecnologia, de modo geral, apresenta vantagens e desvantagens, como:

Alternativas

ID
2082481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

É correto afirmar que, na comunicação social, a web semântica

Alternativas
Comentários
  • Web semântica é uma extensão da World Wide Web atual, que permitirá aos computadores e humanos trabalharem em cooperação. A Web semântica interliga significados de palavras e, neste âmbito, tem como finalidade conseguir atribuir um significado (sentido) aos conteúdos publicados na Internet de modo que seja perceptível tanto pelo humano como pelo computador. A ideia da Web Semântica surgiu em 2001, quando Tim Berners-Lee, James Hendler e Ora Lassila publicaram um artigo na revista Scientific American, intitulado: “Web Semântica: um novo formato de conteúdo para a Web que tem significado para computadores vai iniciar uma revolução de novas possibilidades.”

    FONTE: WIKIPEDIA


ID
2082484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das plataformas móveis, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • COMENTÁRIO LETRA A

    A possibilidade de fazer chegar os conteúdos aos computadores e telemóveis dos consumidores abriu novos canais, mas criou igualmente a oportunidade de lançar novos formatos jornalísticos mais apelativos e adaptados a utilizadores cada vez mais exigentes.

    No primeiro caso – a distribuição – assistiu-se à mudança de um sistema pull, caracterizado por ser o consumidor a procurar o conteúdo, para um sistema push, (Fidalgo & Canavilhas, 2009), em que são os conteúdos a procurar o consumidor.

    PULL ---> PUSH

     

    http://www.bocc.ubi.pt/pag/canavilhas-joao-jornalismo-para-dispositivos-moveis.pdf

  • GABARITO: LETRA D

     

    "(...) as mídias móveis, especialmente smartphones e tablets, são os novos agentes que reconfiguram a produção, a publicação, a distribuição, a circulação, a recirculação, o consumo e a recepção de conteúdos jornalísticos em multiplataformas. As mídias móveis são também propulsoras de um novo ciclo de inovação, no qual surgem os produtos aplicativos (apps) jornalísticos para tablets e smartphones."

     

    Livro: Notícias e Mobilidade: o jornalismo na era dos dispositivos móveis. João Canavilhas (org.). Covilhã: Livros Labcom, 2013. p.42

  • Comentário letra C

    Os primeiros tablets não tinham funções de telefonia, apenas imitavam o funcionamento dos computadores.

    Mais em: https://informaticasimples.net/historia-dos-tablets-descubra-como-tudo-comecou/


ID
2082487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação digital, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Freud ou alguém explica? Fui de letra E, mas é D

     

  • Paulo, a informação existe por si só. Uma vez que eu faça um post na internet ele ficará lá e pronto. Independentemente de mais alguém ler ou não, a informação estará disponível. Já a comunicação presume a existe de um emissor e um receptor. Se eu falo e ninguém me ouve, então não há comunicação. É isso.

    Quanto à letra D, não acredito que se possa generalizar de tal forma. Imagine que eu tenha um canal com um milhão de seguidores no youtube. Cada vez que eu lanço um vídeo, esse mesmo pode ter um grande impacto em muitas pessoas. Já o fato de um receptor assistir a esse mesmo vídeo não causará impacto algum. Ou seja, receptor e emissor não têm a mesma importância em todas as situações.

  • A comunicação digital é um tipo de comunicação praticada nos meios digitais (como na internet e em dispositivos móveis) que, quando comparada à analógica, proporciona alta fidelidade à transmissão e recepção da mensagem, garante maior integridade da informação e menor existência de ruído. Sua utilização é muito vantajosa pois reduz custos, amplia o alcance, possibilita a mensuração dos resultados e o direcionamento de mensagens para usuários específicos, estabelecendo relações mais próximas com seus públicos de interesse. Tem como base quatro elementos: engajamento, relacionamento, conteúdo e presença digital.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errada. A principal razão da comunicação digital não é a informação em si, mas aproximar os usuários para que haja interação e intercâmbio mútuo de mensagens.

    B) Errada. Com o advento das novas tecnologias de comunicação digital, houve uma amplitude de canais que podem ser usados e um aumento das formas que a mensagem pode assumir (em formato de texto, áudio e vídeo, por exemplo). Isso, no entanto, não os tornaram mais relevantes que as relações entre emissor e receptor; pelo contrário, deixaram esses elementos ainda mais evidentes.

    C) Errada. A comunicação digital e a comunicação de massa são complementares, não concorrentes. Na primeira, o público detém mais poder que na segunda, mas essa influência sobre o processo comunicativo não é total como afirma a alternativa.

    D) Certo. Ao contrário da comunicação digital, que precisa ser consumida e compreendida, a informação digital não requer a participação de terceiros para garantir sua existência; basta apenas sua criação e divulgação.

    E) Errada. Na comunicação digital, o emissor e o receptor podem ter a mesma importância, isso é, podem dialogar horizontalmente, mas isso não é uma regra. Há situações em que o emissor, como um formador de opinião, pode compartilhar suas ideias e não receber retorno dos receptores; isso os colocariam em uma situação diferenciada no aspecto em questão.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a afirmativa D é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra D.


ID
2082496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na comunicação estabelecida pelas mídias sociais, muitas vezes os usuários criam novas formas de registrar palavras ou expressões, a fim de gastar o mínimo de tempo possível na digitação do texto. Essas inovações linguísticas correspondem ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Fanfic, ou seu termo em inglês fanfiction, são histórias criadas por fãs baseado em animes, bandas, celebridades, séries, mangás, músicos, livros, filmes, história em quadrinhos e outros diversos assuntos.

     

    https://spiritfanfics.com/home/

     

    Sobre o gabarito - https://www.ufpe.br/nehte/artigos/Reflex%F5es%20em%20torno%20da%20escrita%20nos%20novos%20g%EAneros%20digitais.pdf

     

  • 1. Imediatismo interacional - A grande vontade de participar de debates acalorados e

    assim identificar-se com um conjunto de pessoas que compõem uma certa

    comunidade a qual pertence ou deseja pertencer leva o indivíduo a buscar

    mecanismo que lhe possibilitem essa identificação. A língua é sem dúvida um dos

    mais poderosos mecanismos de identificação grupal e inserção social. É preciso

    agilidade no manuseio do teclado do computador para participar de certas formas de

    interação na rede online, pois a demora na resposta pode significar perda do turno de

    fala, dispersão do internauta e conseqüente desconsideração de sua opinião por parte

    do interlocutor. Uma vez conectado, não há tempo a perder. É preciso dar uma

    contribuição efetiva ao debate e para isso deve escrever da forma mais esquemática

    e funcional possível, pois essa é a expectativa dos que interagem na rede. Nos

    momentos de intensas trocas verbais e icônicas de ‘enunciados’, abreviações e

    reduções em palavras e expressões são não só necessárias quanto esperadas. Assim,

    "fim de semana” passa a ser grafada por “fds”; “beleza” vira “blz”, entre outros

    cortes substanciais em vogais e sílabas inteiras das palavras.

     

    https://www.ufpe.br/nehte/artigos/Reflex%F5es%20em%20torno%20da%20escrita%20nos%20novos%20g%EAneros%20digitais.pdf


ID
2082499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o conceito correto de tecnologia streaming.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    "Streaming: tecnologia que torna mais leve e rápido o download e a execução de áudio e vídeo na internet, pois permite ouvir e visualizar os arquivos simultaneamente ao download." 

     

    Livro: O poder das redes sociais: como o fator Whuffie - seu valor no mundo digital - pode maximizar os resultados de seus negócios. Tara Hunt. tradução Alexandre Callari. São Paulo, Editora Gente, 2010. p.3

  • Streaming envolve download? ¬¬

  • Claro, Valentim. Vide Netflix...


ID
2113297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A liberação comercial da Internet, no início dos anos 1990, desencadeou uma das maiores revoluções culturais da história. Acerca das novas tecnologias de informação resultantes desse processo, julgue o item a seguir.

A utilização de redes sociais representa uma forma poderosa, rápida e de baixo custo para a prática profissional do publicitário, para quem é mais adequada a criação de fanpages do que perfis para a atuação profissional.

Alternativas
Comentários
  • Artigo de empresa. É comercial, mas tem explicação institucional, bastante isenta:

     

    8 motivos para sua empresa possuir uma página de fãs e não um perfil no Facebook

     

    http://www.estrategiadigital.com.br/blog/rede-social/8-motivos-para-sua-empresa-possuir-uma-pagina-de-fas-e-nao-um-perfil-no-facebook/

  • As fanpages se firmaram e mostraram a força que têm de fazer com que o conteúdo das empresas alcance pessoas de vários cantos do Brasil e do mundo. Apesar disso, muitos empresários ainda se mantêm resistentes à ideia e continuam alimentando perfis de seus negócios, ao invés de migrarem para o formato próprio para esse tipo de trabalho, que é muito mais vantajoso.

    Antes de tudo, a questão legal

    Consta no regulamento da rede social que apenas pessoas podem criar um perfil. Às empresas cabe a fanpage, cuja proposta é outra bem diferente e bem mais atraente. Se no perfil só é permitido aceitar até 5.000 amigos e a fanpage pode receber números incontáveis de fãs, não há razão que explique a preferência por um perfil com um enfoque empresarial, digamos, ao invés de uma página oficial que tem o mesmo propósito, mas é, tecnicamente, muito mais vantajoso. Para que se contentar com esse número restrito? Por que não optar pela fanpage e permitir que um número ilimitado de pessoas curta e acompanhe de perto as ações da sua empresa?

    Possibilidade de fazer marcações

    No perfil, esta função é limitada, visto que apenas os amigos conseguem marcar um outro perfil. Marcações de fanpages, por sua vez, podem ser feitas tanto pelos fãs quanto por outras páginas. A mesma coisa acontece com os check-ins, uma ação muito importante que ajuda a disseminar a sua empresa na rede.

    Investimento em anúncios

    Quando o assunto é aumentar a audiência, a página também apresenta vantagens. Os anúncios podem se dar de diversas formas e todas elas representam oportunidades de se conectar e de se comunicar com um número maior de pessoas. Promover a página, aumentar o número de conversões do site, motivar que as pessoas baixem o aplicativo da empresa e impulsionamento de publicações são apenas alguns exemplos de como os anúncios podem ser muito bons para fortalecer uma marca dentro do Facebook. No perfil, isso não é possível.

    Material para relatórios de desempenho

    As fanpages fornecem dados de desempenho que são fundamentais para direcionar quais ações são as mais interessantes para uma empresa dentro da rede social. Que tipo de publicação costuma ter maior repercussão? Quais foram os números de interações obtidos? E os alcances? E as impressões? Como estão as suas taxas de engajamento? Estas e outras perguntas são respondidas e apontam o melhor caminho a seguir. Apenas as páginas lidam com esses dados.

    Gerenciamento em várias mãos

    A administração de uma página não se limita a uma só pessoa. Ela pode ser compartilhada entre várias de uma mesma equipe. Cada pessoa, através de seu próprio perfil, tem acesso aos dados de desempenho da página, bem como tem a permissão para lançar ou programar as publicações. Vale ressaltar, portanto, que o poder que cada um tem nesse processo de gerenciamento pode ser limitado e isso é previamente definido.

    Fonte: https://www.agenciatsuru.com.br/blog/fanpage-x-perfil-para-as-empresas/

  • Concordo. Pensei a mesma coisa assim que resolvi. questão mal redigida.


ID
2113300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A liberação comercial da Internet, no início dos anos 1990, desencadeou uma das maiores revoluções culturais da história. Acerca das novas tecnologias de informação resultantes desse processo, julgue o item a seguir.


A mídia digital possui alcance capilar intangível e se relaciona com elementos tecnológicos, na maioria das vezes. Os parâmetros de mensuração de seu retorno de mídia normalmente são diferentes dos aferidos em divulgação tradicional.

Alternativas
Comentários
  • Como assim "intangível", se uma das principais características é o controle, a possibilidade de medir, aferir, analisar...? Alguma alma solidária poderia esclarecer?

  • Marcelo,

    Apesar de haver formas de se mensurar o retorno/ influência/ aceitação de determinadas marcas/serviços/ produtos/ opiniões, a mídia digital de fato não é totalmente objetiva quanto ao seu alcance, porque há muitas variantes: usuários com diferentes perfis, públicos heterogêneos no que diz respeito a muitos aspectos, sejam eles econômicos, sociais, culturais, etnográficos e por aí vai... isso sem contar que embora a mídia digital seja uma realidade robusta, a exclusão digital também é um fato. E isso por si só já justifica o que a questão diz, quando afirma que os parâmetros costumam ser diferentes daqueles aferidos em divulgações tradicionais. 

    Espero tê-lo ajudado.

    Bons estudos.

  • Obrigado, Olívia. Ajudou sim. No entanto, acho que 'a chave da questão' está no trecho 'na maioria das vezes' e 'normalmente'. Precisamos ter cuidado com a base de nossas considerações. Entendi a sua lógica de raciocínio, mas uma das características da tecnologia é controlar, mensurar... em um nível muito mais aprofundado que o impresso, por exemplo. Dizer que é intangível é forçado. Com o Google Analytics, por exemplo, podemos mapear quem clicou em um link, onde, quanto tempo permaneceu, localização geográfica do IP... Enfim.


ID
2157889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito das novas tecnologias de comunicação.


O sucesso de aplicativos de mensagens instantâneas deve-se à comunicação assíncrona entre os usuários e à presença de recursos como compartilhamento peer-to-peer.

Alternativas
Comentários
  • Mensagens instantâneas: síncronas

  • síncronas - em sincrônia.

    assíncronas - fora de sincrônia, em tempos distintos.

  • ERRADA. 

    as·sín·cro·no

    adj

    Que não é sincrônico, que não se realiza ao mesmo tempo; assincrônico.

    -------

    A troca de mensagens por aplicaticos instântaneos é feita em sincronia.

  • O sucesso de aplicativos de mensagens instantâneas deve-se à comunicação síncrona entre os usuários e à presença de recursos como compartilhamento peer-to-peer.

    síncronas > em sincrônia.

    assíncronas > fora de sincrônia.

    Peer-to-peer (do inglês par-a-par ou simplesmente ponto-a-ponto, com sigla P2P) é uma de onde cada um dos pontos da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços: mensagens por aplicaticos instântaneos e dados sem a necessidade de um servidor central.

  • Gab: ERRADO

    Esses comentários estão equivocados. Aplicativos de mensagens instantâneas funcionam de forma assíncrona. Ligações pelo telefone são exemplos de ligação síncrona.

    Quem tiver dúvida, segue o link do site do Dropbox falando um pouco sobre o assunto:

    dropbox.com/pt_BR/business/resources/asynchronous-communication

    Com relação ao erro da questão, creio que seja a afirmação de que essas comunicações são P2P. De modo geral, há servidores envolvidos nas comunicações. O site abaixo fala um pouco sobre o funcionamento do Whatsapp:

    fabiosilva.com.br/2016/07/21/entenda-a-arquitetura-do-whatsapp-e-outras/

  • Defina sucesso

  • Galera, de fato a troca de mensagem se dá de maneira assíncrona, porém o erro da questão está em dizer que se trata de peer-to-peer, quando, na verdade, há um servidor no caminho. Por esse motivo, é possível que uma pessoa que receba um vídeo no Whatsapp, por exemplo, opte por baixar a multimídia só depois. Contudo, é importante ressaltar que, apenas em se tratando de ligação pelo aplicativo, o compartilhamento será em P2P.

    Segundo o prof. Diego Carvalho: "a comunicação assíncrona é desconectada do tempo, isto é, emissor e receptor podem se comunicar à medida que tenham tempo disponível (Ex: Whatsapp). Em contrapartida, a comunicação síncrona exige que emissor e receptor estejam disponíveis simultaneamente (Ex: Telefone)."

  • Sincronada= mensagem instantâneas

    Assíncronada= grupo de discursão

  • Humildemente acho que a nossa amiga Jussara se equivocou em relação aos conceitos.

    A comunicação síncrona("sincronia ao mesmo tempo") exige que emissor e receptor estejam disponíveis simultaneamente (Ex: Telefone).

    A comunicação assíncrona é aquela em que emissor e receptor não precisam estar sincronizados prontos para enviar e receber dados. Em outras palavras, o emissor pode enviar dados e o receptor pode responder em outro momento(ex: whatsapp).

    o sucesso de app como whatsapp e telegram se deve à presença de recursos como compartilhamento peer-to-peer? Não, esses aplicativos geralmente possuem um servidor intermediário entre emissor e receptor.

    peer-to-peer: é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.

    O sucesso de aplicativos de mensagens instantâneas deve-se à comunicação ASSÍNCRONA entre os usuários e à presença de UM SERVIDOR INTERMEDIÁRIO entre emissor e receptor.

  • Os aplicativos de mensagens instantâneas, também conhecidos como mensageiros instantâneos, são aqueles que permitem o envio e o recebimento de mensagens de texto, áudio, vídeo e localização em tempo real. mIRC, ICQ, Windows Live Messenger, Whatsapp e Telegram são alguns exemplares.

    O compartilhamento de informações ocorre por meio da arquitetura de rede conhecida como peer-to-peer, ou seja, ponto a ponto, sem a necessidade de um servidor central.

    A principal característica dos aplicativos de mensagens instantâneas é a comunicação síncrona. Nesta, tanto o emissor como o receptor precisam estar conectados (geralmente na internet ou em uma rede de telefones) e utilizar, concomitantemente, o mesmo software durante a transmissão.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
2157892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito das novas tecnologias de comunicação.


Apesar dos avanços tecnológicos alcançados, ainda é necessário reduzir os custos das novas tecnologias de comunicação, torná-las mais acessíveis para a população de baixa renda e melhorar a qualidade da infraestrutura de rede.

Alternativas
Comentários
  • Em se tratando de tecnologias, sempre há o que se melhorar.


ID
2199979
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A linguagem, a cultura e a tecnologia são elementos indissociáveis do processo de comunicação. A comunicação on-line e as novas tecnologias trouxeram novas exigências ao trabalho de assessoria de imprensa. Analisando a mídia impressa e as novas mídias eletrônicas é correto afirmar que:

I) A mídia impressa é um meio de comunicação que serve para levar as pessoas informações através de impressão, está presente em tudo ao nosso redor, como folhetos, revista, mala-direta, jornal, banner, cartão, convite, receituário, catálogo, adesivo, etiquetas, imã de geladeira, cardápio, embalagem e muito mais.

II) Computadores pessoais, internet, telefones celulares, smartphones, notebooks, iPods, tablets, smart TVs e uma série de outros aparelhos se incorporaram à nossa rotina e modificaram, entre tantas outras coisas, a maneira como recebemos informações, nos relacionamos uns com os outros, pesquisamos, escolhemos e consumimos, exigindo novos estudos, teorias e uma nova linguagem do jornalismo.

III) A televisão (aberta ou por assinatura), o rádio, o cinema, e, mais recentemente, a Internet, compreendem os tipos de Mídia Eletrônica que veiculam mensagem publicitária segundo padrões específicos.

Alternativas
Comentários
  • Get out!


ID
2236213
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando as possibilidades da comunicação pela internet, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • No ciberespaço, a perspectiva espaço-temporal é INtangível.


    A página da Web é um elemento, uma parte do corpus intangível composto pelo conjunto dos documentos da World Wide Web. Mas pelos links que lança em direção ao restante da rede, pelos cruzamentos ou bifurcações que propõe, constitui também uma seleção organizadora, um agente estruturador, uma filtragem desse corpus. Cada elemento dessa pelota que não pode ser circunscrita é ao mesmo tempo um pacote de informações e um instrumento de navegação, uma parte do estoque e um ponto de vista original sobre esse mesmo estoque. Em uma face, a página da Web forma a gotícula de um todo em fuga, enquanto na outra propõe um filtro singular do oceano de informação (Lévy.1999).


    Fonte: http://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/revistaeletronicadaunifebe/article/viewFile/534/298

  • Intangível:

    que não se pode tanger, tocar, pegar; intocável.

    Gabarito: Alternativa C


ID
2285302
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As estratégias distintas das duas principais empresas da internet, Google e Facebook, são referência para utilizar uma série de ferramentas derivadas de ambos, dentro dos objetivos de comunicação das organizações. Pode-se definir a estratégia do Google e do Facebook, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • Viajada a questão!

  • RIO - Na semana passada, o Facebook anunciou uma série de mudanças na maneira como funciona e em sua aparência. O noticiário das próximas semanas é previsível. Usuários vão reclamar, acusações de quebra de privacidade circularão, uns tantos vão deixar o sistema em protesto. E aí tudo voltará a ser como dantes. Não é que os infelizes não tivessem suas razões. Tinham. Mas já aconteceu e essas coisas se repetem. Enquanto isso, mais um passo foi dado para a criação de uma internet paralela.

    Pois existem duas maneiras de enxergar o que Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, está fazendo. A primeira é justamente a de uma internet paralela. Ela é organizada, bem acabada e absolutamente fechada. Já tem mais de 700 milhões de usuários. A segunda é a de que ele está construindo sobre a internet livre que todos usamos uma nova camada. Esta camada melhora a rede, facilita nossa vida e nos transforma a todos em dependentes do Facebook.

    O Google já é assim. Dependemos dele. A rede é inimaginável sem o Google. Ser o segundo a conquistar tal status não é trivial. O Facebook está quase lá.



    Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/a-web-paralela-do-facebook-2693929#ixzz5KyyTPdCsstest

  • Reportagem sobre acusação de Facebook estar criando uma internet paralela:

    https://www.pressreader.com/brazil/valor-economico/20150511/281883001911076


ID
2530759
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A chegada dos computadores, em especial daquelas máquinas ligadas em rede e/ou ao ciberespaço, tem modificado o modelo de apuração de informações. O uso das novas tecnologias redefine a atuação do noticiarista, que precisa estar em constante observação, rastreamento, análise e interpretação dos dados que circulam no ambiente virtual. Com base no exposto, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2670085
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere:


Listas, tabelas e gráficos são então convertidos de modo que sejam funcionais a uma construção narrativa. O software constrói frases simples, mas legíveis, com linguagem técnica ou informal, coerente com a linha editorial do jornal que solicita o serviço. O resultado é uma nota com um número de palavras que varia entre 150 e 300. E todo o processo é realizado em poucos segundos, automaticamente.


Em julho de 2014, a Associated Press, uma das maiores agências de notícias do mundo, causou polêmica ao anunciar a adoção do Wordsmith, um sistema para a produção de notícias sobre os resultados trimestrais das sociedades cotadas em bolsas de valores. “Durante muitos anos perdemos tempo mastigando números e remanejando as informações fornecidas pelas empresas, publicando cerca de 300 relatórios a cada trimestre”, explicou o editor-chefe de Economia da AP, Lou Ferrara. “A partir de agora podemos produzir até 4.400 destes relatórios.” Para confeccionar tantas notícias seriam necessárias dezenas de jornalistas que se ocupassem exclusivamente desta tarefa, a custos exorbitantes.

(Adaptado de: SANTORI, F. G. Jornalismo-robô: softwares que escrevem notícias dividem indústria e profissionais de mídia. Opera Mundi, 20/01/2015)


Como mostrada no trecho acima, a implantação das tecnologias de comunicação para processamento de grande quantidade de dados cumpre, em relação aos profissionais da área, o papel de

Alternativas
Comentários
  • “A partir de agora podemos produzir até 4.400 destes relatórios.” Para confeccionar tantas notícias seriam necessárias dezenas de jornalistas que se ocupassem exclusivamente desta tarefa, a custos exorbitantes

  • Ao ler as alternativas, basta ler, verticalmente, as primeiras palavras de cada frase - todas verbos - para já matar a questão.

  • Pense numa questãozinha estimulante!!! #sqn

  • Gabarito do Professor:

    Wordsmith é o nome de um software de Natural Language Generation5 (NLG), desenvolvido pela Automated Insights, que processa grandes volumes de dados estruturados e converte-os em textos. Utilizado por empresas renomadas em todo o mundo (como os jornais Le Monde, The Washington Post e Deutsche Well), esse programa possibilita a produção de notícias sobre várias áreas, como a financeira e a eleitoral.

    Apelidado de jornalismo automatizado e jornalismo robô, o resultado dessas tecnologias da comunicação é visto sob diferentes pontos de vistas por parte dos jornalistas. Alguns acreditam que esses softwares podem roubar empregos e expor melhorias que só são obtidas por meio das maquinas; já outros acreditam que seu uso liberta esses profissionais da comunicação de tarefas rotineiras e mecânicas e permitem que eles se dediquem a matérias jornalísticas mais qualificadas.

    O Jornalismo Automatizado é o resultado da ação de humanos e máquinas que atuam em conjunto nas redações jornalísticas. Não há, diferentemente do que é apresentado em filmes de ficção, uma atuação autônoma e independente da ação humana por parte do software NLG.  

    Vamos analisar as alternativas e identificar o papel que as tecnologias da comunicação exercem:

    A) Errado. O uso dos softwares NLG tem como objetivo principal aumentar a produtividade de notícias em diversas áreas por meio do uso de dados provenientes de banco de dados e até mesmo de mídias sociais. As interpretações enviesadas são exclusividade do trabalho humano, já que as notícias automatizadas possuem estruturas simples, padronizadas e repetitivas.

    B) Errado. O uso dessa tecnologia da comunicação tem como objetivo aumentar a produção de notícias e não a eficiência dos instrumentos de trabalho. Por lidar com grande volume de dados, a precisão da apuração obtida pela máquina é maior que a observada nos humanos.

    C) Errado. Essas tecnologias da comunicação buscam processar dados em larga escala, a fim de quantificar e apresentar os dados, para uma futura abordagem e análise pelos humanos.

    D) Errado. DalBen (2017) afirma que os softwares NLG podem ficam responsáveis pelas tarefas mecânicas e rotineiras, liberando o repórter para investigações mais aprofundadas e matérias jornalísticas com melhor qualidade.

    E) Certo. Apesar de depender de humanos para atuar, as tecnologias de comunicação tendem a avançar e substituir, em grande parte, pessoas e processos para aumentar produtividade e baixar custos.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a E.

    Gabarito do Professor: Letra E.

    Bibliografia:

    - Dalben, Silvia & d'Andréa, Carlos. Cartografando o Jornalismo Automatizado: redes sociotécnicas e incertezas na redação de notícias por robôs. V Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. Universidade Anhembi-Morumbi, 27 de junho de 2017.
  • a prova disso é que estamos tentando sobreviver sendo servidor público kkkk

ID
2687812
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Valinhos - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A arquitetura da informação é reconhecida, segundo a ONG Endeavor, como a arte e a ciência de organizar e categorizar websites, intranets, comunidades online e softwares para favorecer a usabilidade e a facilidade para se encontrar o que procura. O termo usabilidade, na área digital, deve ser entendido como

Alternativas
Comentários
  • Pela definição da ISO 9241,  usabilidade é a medida pela qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com efetividade, eficiência e satisfação em um contexto de uso específico.

  • Alguém sabe dizer se as outras alternativas são características de outros conceitos?


ID
2696938
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere a notícia abaixo.


            Uso do big data auxilia negócios e esforço de recuperação fiscal


O uso do big data na tomada de decisões está aos poucos se consolidando no mundo dos negócios, com empresas reportando resultados concretos. [...] A empresa iniciou projeto de big data em março do ano passado: o objetivo, de acordo com o especialista de inteligência competitiva, Nilton Brum, foi saber se a base de clientes 'está comprando tudo o que nós podemos vender'.

                                                            (Adaptado de: https://www.dci.com.br)


De acordo com o texto apresentado, inteligência competitiva é a 

Alternativas
Comentários
  • Achei essa questão uma aberração. O enunciado pede para responder "de acordo com o texto" e não há no texto sequer menção a "antecipação das exigências do mercado por meio de gestão estratégica que reúna informações sobre clientes, concorrentes e fornecedores."

     

    Enfim. Segue a definição de Big Data:

     

    Big Data é um termo amplamente utilizado na atualidade para nomear conjuntos de dados muito grandes ou complexos, que os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar. Os desafios desta área incluem: análise, captura, curadoria de dados, pesquisa, compartilhamento, armazenamento, transferência, visualização e informações sobre privacidade dos dados. Este termo muitas vezes se refere ao uso de análise preditiva e de alguns outros métodos avançados para extrair valor de dados, e raramente a um determinado tamanho do conjunto de dados. Maior precisão nos dados pode levar à tomada de decisões com mais confiança. Além disso, melhores decisões podem significar maior eficiência operacional, redução de risco e redução de custos.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Big_data

  • Concordo, Monica. De acordo com o texto e com o enunciado "inteligência competitiva" o máximo que daria para marcar seria a letra "a". 

  • Eu fui por eliminação das alternativas e acertei. Letra C. É a mais coerente com a interpretação de inteligência competitiva, para mim.

  • Gabarito letra C

  • Resposta C

    "o objetivo, de acordo com o especialista de inteligência competitiva, Nilton Brum, foi saber se a base de clientes 'está comprando tudo o que nós podemos vender".

    Como alcançar esse objetivo?

    Através da... antecipação das exigências do mercado por meio de gestão estratégica que reúna informações sobre clientes, concorrentes e fornecedores.

  • GABARITO C!

    Inteligência competitiva é uma forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência, mas também dos clientes e do mercado como um todo, analisado tendências e cenários, e permitindo um melhor processo de tomada de decisão no curto e longo prazo.

    administradores.com.br/


ID
2828407
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O escritor francês Honoré de Balzac (1799- 1850) escreveu, certa vez:

“A imprensa organizou o pensamento e o pensamento em breve irá tirar proveito do mundo. Uma folha de papel, frágil instrumento de uma ideia imortal, pode nivelar o globo”. 

O trecho acima exposto, em particular nas partes destacadas, exemplifica as ideias de um pensador em relação aos meios de comunicação e às tecnologias. Assinale a opção que corresponde a esse pensador e sua respectiva teoria.

Alternativas
Comentários
  • Get out!

  • A Mediologia é antes de tudo um movimento intelectual voltado ao estudo dos fatos de transmissão simbólica que mais marcaram a humanidade. Debray propõe um estudo pragmático do pensamento e suas relações com as técnicas de transmissão. Abordagem que dará origem ao método e indexação mediológica, de forma a analisar, caso a caso, como atos e sentidos são estabelecidos a partir de práticas que envolvem atividades simbólicas de um grupo humano. Em suma, como determinadas formas simbólicas tornaram-se forças materiais. 

    Fonte: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/15053/10435

  • Zygmunt Bauman - A modernidade imediata é “líquida” e “veloz”, mais dinâmica que a modernidade “sólida” que suplantou. A passagem de uma a outra acarretou profundas mudanças em todos os aspectos da vida humana. A modernidade líquida seria "um mundo repleto de sinais confusos, propenso a mudar com rapidez e de forma imprevisível" Na sociedade contemporânea, emergem o individualismo, a fluidez e a efemeridade das relações. “Vivemos em tempos líquidos. Nada foi feito para durar”, fonte: https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/zygmunt-bauman-o-pensamento-do-sociologo-da-modernidade-liquida.htm

    Herbert Marcuse - "O homem unidimensional" pode ser visto como uma análise das sociedades altamente industrializadas. Marcuse critica tanto os países comunistas quanto os capitalistas, por suas falhas no processo democrático: nenhum dos dois tipos de sociedade foi capaz de dar igualdade de condições para seus cidadãos. Argumentava que a sociedade industrial avançada criava falsas necessidades que integravam o indivíduo ao sistema de produção e de consumo. Comunicação de massas e cultura, publicidade, administração de empresas e modos de pensamento contemporâneos apenas reproduziriam o sistema existente e cuidariam para eliminar negatividade, críticas e oposição. O resultado, dizia, era um universo unidimensional de idéias e comportamento, no qual as verdadeiras aptidões para o pensamento crítico eram anuladas. fonte: https://educacao.uol.com.br/biografias/herbert-marcuse.htm

    Paul Lazarsfeld - a teoria do fluxo comunicacional em duas etapas enfatiza o papel dos formadores de opinião comunitários como construtores da opinião pública em escala micro. Mostra que a influência dos meios de comunicação é seletiva, dependente de opiniões preexistentes e das relações interpessoais do receptor. As reações variam de indivíduo para indivíduo e a idéia de que a sociedade é representada por uma grande massa homogênea já não existe mais. A eficácia da notícia e seus efeitos agora dependem da credibilidade do comunicador, que tem o poder de sensibilizar os seus receptores, distribuídos em pequenos grupos. Wikipedia

  • Pensadores:


    Manuel Castells:

    → Consumo coletivo, sociedade em rede, virtualidade real, capitalismo informacional.



    Umberto Eco:

    → cultura de massa = transmissão de valores culturais, nem boa, nem má.

    → apocalíticos (escola de frankfurt) x integrados (funcionalistas).



    Mikhail Bakhtin:

    → Dialogismo, relação entre linguagem, sujeito e vida.

    → Análise do discurso. → Sujeito constituído socialmente.



    Lyotard:

    → Pós-modernidade, a mudança constante = status quo

    → A noção de progresso é obsoleta.



    Pierre Lévy:

    → Cibercultura, inclusão social, usuários ativos, convergência dos meios, jornalistas são dispensáveis.



    Zygmunt Bauman:

    → Modernidade líquida: mundo repleto de sinais confusos, propenso a mudar rápida e imprevisivelmente.

    → Individualismo, fluidez e efemeridade das relações.



    Herbert Marcuse:

    → O homem unidimensional, ideias e comportamentos iguais, sem pensamento crítico.

    → Sociedades altamente industrializadas criam falsas necessidades.

    → Universo unidimensional de idéias e comportamento



    Regis Debray:

    → Origina o método de indexação mediológica.

    → Mediologia, estudo dos fatos de transmissão simbólica que mais marcaram a humanidade.

    → Pensamento e suas relações com as técnicas de transmissão.

  • Muito bons comentários!


ID
2828452
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Leia atentamente os seguintes enunciados e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso:

( ) Encontra-se jurisdição legal sobre acessibilidade virtual, por exemplo, no artigo 47 do Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004.

( ) Páginas acessíveis são mais facilmente indexadas por mecanismos de busca e são também compatíveis com uma maior variedade de aplicativos.

( ) Tecnologia assistiva é aquela voltada exclusivamente para o acesso a conteúdos audiovisuais que podem ser acessados por deficientes visuais.

( ) O sítio do Governo Federal disponibiliza o e-MAG, que traz recomendações de acessibilidade a serem seguidas por sítios e portais do governo brasileiro.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

  • ( ) Tecnologia assistiva é aquela voltada exclusivamente para o acesso a conteúdos audiovisuais que podem ser acessados por deficientes visuais. 


    Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que dão mais autonomia, independência e qualidade de vida a pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida.


    ://www.google.com/search?q=tecnologia+assistiva&rlz=1C1GGGE_pt-BRBR552BR552&oq=tecnologia+assistiva&aqs=chrome.0.0l6.4505j0j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8


ID
2837188
Banca
FCC
Órgão
CREMESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo informa a central de ajuda do Facebook:

As histórias que aparecem no Feed de Notícias são influenciadas por suas conexões e atividades no Facebook. Isso ajuda você a ver mais histórias que sejam do seu interesse, compartilhadas pelos amigos com quem você mais interage. O número de comentários e curtidas recebidos por uma publicação e o seu tipo (foto, vídeo, atualização de status) também podem torná-la mais propensa a aparecer no seu Feed de Notícias. Caso você ache que não está vendo histórias que gostaria de ver ou que está vendo aquelas que não gostaria de ver no seu Feed de notícias, é possível ajustar suas configurações.

Ao publicar uma notícia na página de uma instituição nesta rede social, quem postou

Alternativas
Comentários
  • Na letra A pensei é que poderia estar certa se pensarmos que em post patrocinado por exemplo podemos tanto impulsiona-lo colocando mais dinheiro, como restringir o seu alcance com relação a uma determinada faixa etária, região.... alguém poderia comentar?

  • Mariana, o algorítmo não é passível de modificação (edição) pelo contratante, é uma fórmula matemática secreta adotada pelo Facebook. Quando se contrata uma publicidade nesse site e em outros site da empresa, o que se pode fazer é aumentar ou diminuir o público (alcance) desejado. A quantidade de inserções será dada partir dos cálculos desse algorismo.

  • Mariana, a alternativa A está errada pela parte que diz que é via edição do algoritmo.

ID
2868871
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a tecnologias de ensino e ao seu uso, julgue o item que se segue.


O Google Alerts é uma plataforma que permite a criação de documentos, apresentações e desenhos que são automaticamente gravados nos servidores do Google e podem ser compartilhados com outros usuários, desde que estes recebam o devido convite para visualizar ou editar arquivos.

Alternativas
Comentários
  • A questão trocou "Google Drive" por "Google Alerts".

  • Google Alerts é um serviço do Google que retorna resultados de uma pesquisa à caixa de emails do usuário, sempre que for encontrada nova citação de um termo pré determinado.

    Fonte: Wikipédia

  • errada

    O Google Alerts é um serviço que detecta novos conteúdos indexados pelo Google — como páginas da web, notícias, artigos, posts de blog etc. — notificando usuários cadastrados por email. (https://resultadosdigitais.com.br/blog/google-alerts/)

    O Google Drive é uma plataforma que permite a criação de documentos, apresentações e desenhos que são automaticamente gravados nos servidores do Google e podem ser compartilhados com outros usuários, desde que estes recebam o devido convite para visualizar ou editar arquivos.

  • A Google LLC, principal subsidiária da Alphabet Inc, é uma multinacional de serviços online com sede nos Estados Unidos. Sua missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos. É responsável pela criação de dezenas de sistemas, aplicativos e dispositivos mundialmente conhecidos como o Android (sistema operacional usado em dispositivos móveis), Chrome (navegador de internet), Chromecast (dispositivo que transforma TVs convencionais em SmartTvs), Drive (armazenamento de dados nas nuvens), Gmail (webmail) e Youtube (rede social de compartilhamento de vídeos).

    O Google Alerts, ou Alertas do Google, é um serviço online que possibilita o monitoramento da Web relacionado a um tópico pré-determinado pelo usuário. Definimos a frequência das notificações, os tipos de sites exibidos, o idioma, a região de origem das informações, quantidade de resultados e as contas que receberão o alerta.

    A plataforma que permite a criação de documentos, apresentações e desenhos que são automaticamente gravados nos servidores do Google e podem ser compartilhados com outros usuários, desde que estes recebam o devido convite para visualizar ou editar arquivos é chamada de Google Drive.

    Com base nessa explicação, concluímos que a questão está errada.


    Gabarito do professor: Errado.


    Bibliografia:

    - Produtos do Google. Disponível em https://about.google/intl/ALL_br/products/. Acesso: Janeiro de 2022.

ID
2868874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a tecnologias de ensino e ao seu uso, julgue o item que se segue.


Existem programas semiautônomos, proativos e adaptativos, que utilizam recursos de inteligência artificial. Eles são usados no ensino a distância porque possibilitam a recuperação de informações, a operação de programas, e o monitoramento de recursos de rede utilizados pelos profissionais dessa modalidade de ensino.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Machine learning atuando no ramo da educação.

    Outras que ajudam:

    A técnica machine learning pode ser utilizada para apoiar um processo de data mining.(C)

    O serviço de chatbot, um sistema que permite às grandes corporações oferecer um canal direto com o consumidor, é um dos exemplos tecnológicos utilizado no atendimento ao público, tornando a comunicação entre empresa e cliente mais próxima e personalizada, graças aos avanços da inteligência artificial.(C)

    Existem programas semiautônomos, proativos e adaptativos, que utilizam recursos de inteligência artificial. Eles são usados no ensino a distância porque possibilitam a recuperação de informações, a operação de programas, e o monitoramento de recursos de rede utilizados pelos profissionais dessa modalidade de ensino.(C)

  • Ao responder questões de prova acerca de inteligência artificial, saiba que é possível implementá-la em praticamente qualquer contexto – exceto se for apresentando, pelo examinador, algo muito bizarro.

    Item correto.


ID
2868877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a tecnologias de ensino e ao seu uso, julgue o item que se segue.


Apesar da diversidade de mídias — texto, áudio, vídeo, videoconferência etc. — que permitem estabelecer relações entre alunos e professores nos AVA, o grau de interação entre os envolvidos tende a se manter estável em qualquer mídia, em razão da natureza padronizada da atividade educacional.

Alternativas
Comentários
  • Basta pensarmos que a interação entre alunos e professores por meio do texto jamais será a mesma se compararmos com o uso das mídias áudio e vídeo, que têm suas particularidades e estimulam outros sentidos.


ID
2938567
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Leandro Pereira Morais (www.ipea.gov.br), “o momento atual é marcado pelo avanço expansivo, permanente e irreversível da CT&I, caracterizando o que especialistas no tema chamam, por exemplo, de “indústria 4.0”. Os principais pilares dessa “indústria” são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Internet das coisas, Big Data Analytics e Segurança

    Alguém sabe de onde veio essa informação?

    Achei o enunciado: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8224/1/Radar_n54_ci%C3%AAncia.pdf

  • Indústria 4.0 tem 9 pilares:

    Big Data

    Internet das Coisas

    Cibersegurança

    Realidade aumentada

    Robôs autônomos

    Simulações

    Integração de sistemas

    Manufatura aditiva

    Computação em nuvem

  • Para Leandro Pereira Morais, a “Indústria 4.0" representa uma ruptura profunda na vida das pessoas, pois apresenta avanços significativos na tecnologia, na produção e na sociedade, misturando aspectos digital, físico, biológico e cultural. O autor usa como exemplos inteligência artificial, “internet das coisas e dos serviços", big data, computação em nuvem, veículos autônomos, robótica avançada etc, tudo relacionado à cibersegurança.

    Concluímos, portanto, que das alternativas apresentadas, a única que possui os pilares da “Indústria 4.0" é a alternativa E.

    A) ERRADO.

    B) ERRADO.

    C) ERRADO.

    D) ERRADO.

    E) CERTO.

    Gabarito do professor: Letra E.
  • Você quer saber mais sobre os conteúdos cobrados pelas bancas em concursos da área de Comunicação Social? Conheça o Jornalista Concurseiro.

     

    Canal no Youtube:

    https://www.youtube.com/channel/UCcsmvFXbLH3cY7JJ1Q-hffQ

    Instagram:

    https://www.instagram.com/jornalista.concurseiro/

    Facebook:

    https://www.facebook.com/jornalista.concurseiro


ID
2945602
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O processo proativo de monitorar e filtrar conteúdos e dados não estruturados de mídia social e comunidades on-line, por meio da análise de big data, gera informações de inteligência sobre consumidores e entidades. Esse método é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    ESCUTA SOCIAL É O PROCESSO DE MONITORAMENTO DE TERMOS ESPECÍFICOS, PRODUTOS E CONCEITOS EM DIFERENTES REDES SOCIAIS. SERVE PARA ENTENDER SOBRE QUEM FALA DE UMA MARCA, PRODUTO, SERVIÇO ESPECÍFICO DANDO ALICERCE PARA AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS.

  • Netnografia e etnografia on line são termos sinônimos.

  • Análise de redes sociais é uma interpelação da Sociologia, da Psicologia Social e da Antropologia, sendo uma análise metódica de Redes Sociais. As Redes Sociais consistem em estruturas que representam pessoas ou organizações e as relações entre si. Wikipédia

  • A Etnografia é uma metodologia das ciências sociais, principalmente da disciplina de Antropologia, em que o principal foco é o estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais. Literalmente, etnografia significa descrição cultural de um povo (do grego ethnos, que significa nação e/ou povo e graphein, que significa escrita).

    https://www.ibpad.com.br/blog/comunicacao-digital/o-que-e-pesquisa-etnografica/

    Netnografia é o ramo da Etnografia que analisa o comportamento de indivíduos e grupos sociais na Internet e as dinâmicas desses grupos no ambiente on-line e off-line. Acredita-se que o termo foi empregado pela primeira vez por R.V.Kozinets (1997). Wikipédia

    GLÓRIA A DEUS

  • Tão importante quanto estar presente na internet, nas comunidades online e nas mídias sociais é monitorar e analisar constantemente os dados acerca das interações organizacionais e de outros players do mercado com o público-alvo no ambiente virtual, para servir como uma das bases das decisões estratégicas.

    Vamos analisar as alternativas abaixo e encontrar a opção que melhor se enquadra na definição do enunciado:

    A) Certo. Escuta social, ou social listening, é o processo de monitoramento de palavras-chave, termos, produtos e tópicos ligados diretamente a uma organização e/ou seu ramo de atuação nas mídias online (como redes sociais e blogs), portais e sites. Ao acompanhar o que seu público diz na internet, as empresas podem obter melhoramentos nos processos, produtos/serviços e no relacionamento; conhecer melhor sua concorrência; encontrar oportunidades de ação de marketing; criar e manter comunidades engajadas com sua marca; avaliar a efetividade de campanhas e eventos; e identificar formadores de opinião e influenciadores acerca do assunto.

    B) Errado. Netnografia é análise das ações de usuários na Internet acerca de determinados temas ligados diretamente, ou não, à organização ou ao seu setor de atuação. Nesse tipo de estudo, o pesquisador utiliza-se de uma perspectiva naturalista, ou seja, na observação de fenômenos que ocorrem sem interferência ou interação.

    C) Errado. Pesquisa empática é um método que envolve a perspectiva humana e a empatia no processo de pesquisa, com base na observação participativa e na imersão no contexto das comunidades de consumidores com o objetivo de identificar necessidades e desejos latentes. Ao contrário da escuta social e da netnografia, a pesquisa empática exige observação pessoal, diálogo, brainstorming e colaboração entre pesquisadores e membros da comunidade para sintetizarem as descobertas mais relevantes.

    D) Errado. Etnografia on-line, ou digital, é uma vertente da etnografia que busca descobrir as ansiedades e os desejos humanos latentes que as marcas deveriam abordar no ambiente virtual. Escuta social, a netnografia e a pesquisa empática métodos utilizados pelos profissionais de marketing nesse sentido.

    E) Errado. Análise de rede social é a observação de dados obtidos a partir das redes sociais, um subgrupo das mídias sociais. Diferente dos outros métodos, a amplitude de trabalho é menor e o objetivo é mais restrito, visto que envolve decisões estratégicas e/ou impactantes no cenário organizacional.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a certa.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.


ID
2955859
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mogi das Cruzes - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes encomendou à Assessoria de Comunicação uma sequência sonorizada de imagens que pudesse ser apresentada aos munícipes prestando contas das atividades dos vereadores durante a legislatura sob a sua presidência. A Assessoria usou um software que permite criar uma apresentação em estrutura única, na modalidade de computação em nuvem, o que permite à autoridade acessar a composição remotamente. O software utilizado pelos técnicos do departamento chama-se

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    O Prezi é um software na modalidade computação em nuvem feito em HTML5 utilizado para a criação de apresentações não lineares. No lugar, tudo é criado em uma estrutura única, parecida com uma palheta de designer real. A plataforma disponibiliza uma versão gratuita que roda a partir do navegador. 


ID
2988895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne aos impactos de aportes tecnológicos aplicados na preparação de originais e no processo gráfico em geral, julgue o item subsequente.


Atualmente, as fontes gráficas são criadas exclusivamente em meio digital, o que torna inadequado o emprego da expressão tipografia digital, uma vez que o termo tipografia designa a disposição de tipos de chumbo em uma composição organizada em chapas metálicas.

Alternativas
Comentários
  • errada

    A transposição digital das antigas fontes e a criação de novas fontes já em meio digital deu origem a uma ampla tipologia, que, no contexto atual das artes gráficas proporciona a existência de uma tipografia digital que garante a riqueza e a velocidade em favor de um usuário. Este, de um momento para outro, pode selecionar determinada fonte que julgue mais apropriada aos seus objetivos. Assim, recorre-se à tipografia do mesmo modo que o antigo tipógrafo recorria aos caracteres de chumbo, só que, agora, digitalmente.

  • GABARITO ERRADO

    Fonte (vem do latim fundir). Técnica utilizada para fundir tipos de metal.

    Tipo e Fonte são sinônimos.

    Fonte: https://www.slideshare.net/aulasdejornalismo/aula-4-tipologia-32427242

    *Daí concluí que não é inadequado o emprego da expressão tipografia digital, pois se tipo e fonte são sinônimos não importa o meio no qual são criadas, pois trata-se de uma questão de semântica ou origem da palavra que está sendo usada para designar ou especificar um novo meio para criar as fontes, no caso da questão, o meio digital.

    * Comentário meu.

  • Tipografia é a arte e a técnica de compor e imprimir com uso de tipos. É o conjunto de procedimentos artísticos e técnicos que abrangem as diversas etapas da produção gráfica, desde a criação dos caracteres até a impressão e acabamento. É a escrita, mecanizada, informatizada e/ou digitalizada, que pode ser editorada, moldada, emendada e destinada a reproduzir-se por meios artificiais.

    O tipo digital permite "interletrar" e desenhar caracteres melhor e com maior fidelidade que o tipo metálico, visto que incorporou muitas melhorias, como aplicações de auto-edição e desenho, tecnologia laser, programação PostScript e o sistema de fontes TrueType.

    Em tese, as fontes gráficas são criadas exclusivamente em meio digital. Há aqueles que ainda utilizam o tipo metálico com o intuito de obter efeitos artísticos e retrô em seus trabalhos. A quantidade desses profissionais, no entanto, é insignificante em comparação com aqueles que usam o meio digital.

    O emprego da expressão tipografia digital não é inadequado. O digital define o tipo de tipo usado; nesse caso, o digital. As etapas dos processos da tipografia, de criar, escolher, imprimir e dar acabamento, continuam as mesmas.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Fonte:

    - Tschichold, Jan. A forma do livro: ensaios sobre tipografia e estética do livro. Atelie Editorial. 2007.
  • Você quer saber mais sobre os conteúdos cobrados pelas bancas em concursos da área de Comunicação Social? Conheça o Jornalista Concurseiro.

     

    Canal no Youtube:

    https://www.youtube.com/channel/UCcsmvFXbLH3cY7JJ1Q-hffQ

    Instagram:

    https://www.instagram.com/jornalista.concurseiro/

    Facebook:

    https://www.facebook.com/jornalista.concurseiro

    Grupo no Telegram:

    https://t.me/jornalistaconcurseiro


ID
2989066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a atendimento ao público, julgue o item subsecutivo.


O serviço de chatbot, um sistema que permite às grandes corporações oferecer um canal direto com o consumidor, é um dos exemplos tecnológicos utilizado no atendimento ao público, tornando a comunicação entre empresa e cliente mais próxima e personalizada, graças aos avanços da inteligência artificial.

Alternativas
Comentários
  • Cespe - JUSTIFICATIVA - CERTO. Com o avanço da tecnologia, as empresas têm buscado formas de otimizar custos e potencializar seus serviços de atendimento ao público, umas das formas mais modernas e que se utiliza das atributos da Inteligência Artificial e o chatbot que de forma robotizada permite uma interação em tempo real e o atendimento das principais demandas com maior rapidez.

  • Chatbot é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. O objetivo é responder perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador. 

  • Certo

     

    Um grande exemplo disso são os aplicativos de Cartão de Banco, o Itaú mesmo, quando se clica no chat para tirar alguma dúvida primeiro é atendido por um robô e caso ele não consiga solucionar o problema é que entra um ser humaninho para ajudar. 

  • Dizer que um programa de computador torna a comunicação entre empresa e cliente "mais próxima e personalizada" é muita forçação de barra.

  • O chatbot é uma entidade de inteligência artificial, capaz de simular um falante humano por meio do Processamento da Linguagem Natural (PLN), e muito usado em Centrais de Atendimento ao Público.

    Por meio desta inovação tecnológica, é possível realizar atendimentos simultâneos e resolver rapidamente questões simples, direcionando os casos mais complexos para atendentes humanos. Seu sistema de aprendizado de máquina permite que sua comunicação com o público seja personalizada, indo além das mensagens padrões pré-definidas.

    Esses fatores geram economia de recursos financeiros e humanos, e contribuem significativamente para aproximar a organização de seus usuários/consumidores.

    Gabarito do professor: CERTO.
  • "tornando a comunicação entre empresa e cliente mais próxima" pode ser que isso seja verdade em 2050, mas hoje só serve para irritar o cliente e deixá-lo mais longe da empresa.

  • Os chatbots são sistemas para o atendimento ao cliente visando ter uma comunicação similar ou próxima do contato humana. É um exemplo claro do uso de inteligência artificial.

    Resposta: Certo

  • Você quer saber mais sobre os conteúdos cobrados pelas bancas em concursos da área de Comunicação Social? Conheça o Jornalista Concurseiro.

     

    Canal no Youtube:

    https://www.youtube.com/channel/UCcsmvFXbLH3cY7JJ1Q-hffQ

    Instagram:

    https://www.instagram.com/jornalista.concurseiro/

    Facebook:

    https://www.facebook.com/jornalista.concurseiro

  • Famosa questão em que a gente tem que pensar "tá errado, mas a Cespe vai considerar correto" kkk depois de um tempo isso vira o sexto sentido do concurseiro

  • Galera, em questões de atendimento não pensem na prática! Se for para prova pensando no que acontece na prática se ferra lindo!

  • Um absurdo essa questão, TODOS nós sabemos que o bot, robô, seja lá qual for a denominação não oferece um atendimento personalizado.


ID
3037171
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Juazeiro do Norte - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O aplicativo Instagram que, inicialmente, foi projetado apenas para o compartilhamento de fotos aleatórias, virou um grande aliado da imprensa para a divulgação de notícias. E como forma de centrar as atenções no conteúdo que cada usuário posta, anunciou que vai mudar alguns detalhes que sempre fizeram parte das estratégias de engajamento. Essas mudanças são

Alternativas
Comentários
  • questão passível de anulação, porque não é o fim de curtidas, mas fim de visualizações do número de curtidas

  • Para visualizar as curtidas, só olhar pelo computador. Aparece normalmente..

  • pois no meu instagram sempre aparece "fulano desconhecido que não sigo curtiu e outras 357 mil pessoas" (algo assim)

    ou seja, não mudou nada

  • Questão mal formulada, mas dá para acertar por eliminação

  • Questão desatualizada.


ID
3037174
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Juazeiro do Norte - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Como forma de combater o compartilhamento de notícias falsas, o aplicativo Whatsapp limitou o número de envios de mensagens aos contatos. O encaminhamento foi reduzido tanto para quem usa o sistema Android quanto o iOS, ou seja, cada grupo pode ter até 256 membros. Uma mensagem pode ser encaminhada para 1.280 usuários de uma vez, contra 5.120 seguindo a regra anterior. O número atual de envios é de

Alternativas
Comentários
  • GAB LETRA B

  • Super atual. Pode criar a lista de transmissão.

  • Em 2021, o Whatsapp, aplicativo de mensagens favorito dos brasileiros, recebeu uma série de recursos novos. Vamos lembrar:

    • Acelerar o áudio em até duas vezes a velocidade original, muito útil para quem odeia receber áudios de dez minutos;
    • Agora também é possível transferir dinheiro sem sair do app;
    • Fotos e vídeos de visualização única e que se autodestroem.

    Para 2022, as atualizações prometem continuar a todo vapor. O aplicativo, que está presente em 99% dos smartphones brasileiros, tem algumas adições de recursos previstas para o próximo ano. Confira:

    1- Começando com um recurso que integra o Reels do Instagram ao Whatsapp. Informações extraoficiais apontam para visualizações do Reels sem precisar acessar o Instagram. Difícil imaginar isso na prática, mas resta saber se a Meta vai implantar essa nova funcionalidade.

    2- Arquivamento temporário de mensagens para possibilitar uma espécie de “ler mais tarde”, que pode ser útil quando você não tem tempo de ler algo no momento, mas o aplicativo te notifica novamente após um determinado período.

    3- Substituir a opção “excluir conta” para “logout”. Dessa forma, os usuários poderão apenas se “deslogar” de suas contas, exatamente como acontece em Facebook e Instagram. Esse recurso deve ser lançado para complementar um outro liberado neste ano, que possibilita a utilização simultânea do aplicativo em dispositivos diferentes.

    4- Alteração no layout na página que apresenta as informações dos contatos. A empresa está trabalhando em um novo design para mostrar esses dados.

    Fonte: Gizmodo


ID
3037180
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Juazeiro do Norte - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um minuto pode não parecer muito coisa, mas de acordo com dados compilados por Lori Lewis e Officially Chadd, na Visual Capitalist, na Internet representa cerca de 1 milhão de logins no Facebook, 4,5 milhões de vídeos assistidos no YouTube, 1,4 milhão de perfis jogados para a direita ou para a esquerda no Tinder e um total de 41,6 milhões de mensagens enviadas no WhatsApp e no Facebook Messenger. Em termos de movimentação no Google e no Instagram o volume é cerca de

Alternativas
Comentários
  • GAB LETRA A

  • Segundo dados compilados por Lori Lewis e Officially Chadd, na Visual Capitalist, um único minuto de internet representa 1 milhão de logins no Facebook, 4,5 milhões de vídeos assistidos no YouTube, 1,4 milhão de perfis jogados para a direita ou para a esquerda no Tinder e um total de 41,6 milhões de mensagens enviadas no WhatsApp e no Facebook Messenger. Esse mesmo minuto na internet também contém 3,8 milhões de consultas ao Google, 347.222 posts visualizados no Instagram e quase um milhão de dólares gastos online.

    Segundo a Statista, a Visual Capitalist compilou esses dados no ano passado e não encontrou grandes movimentos de alguns dos principais players da web. Os logins do Facebook e as pesquisas do Google ficaram praticamente estagnados de um ano para o outro, com a plataforma de pesquisas subindo em mais de 100.000 buscas por minuto em 2019 e o Facebook crescendo menos de 30.000 logins. Outras redes tiveram o um minuto de 2019 mais robusto quando comparado a 2018, com a Netflix quase triplicando a quantidade de pessoas assistindo ao seu conteúdo e o Instagram quase dobrando o número de pessoas percorrendo feeds em sua plataforma.

    LETRA A

  • Que prova foi essa? Tô desacreditada!


ID
3037198
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Juazeiro do Norte - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Google é uma plataforma que permite diversos tipos de atividades. Ao fazer uma busca, geralmente, são exibidas inúmeras informações, cujas combinações podem envolver resultados orgânicos (gratuitos) e anúncios pagos. No entanto, as três primeiras opções que surgem assim como as sugestões na coluna da lateral direita do buscador são definidas como

Alternativas
Comentários
  • Link Patrocinado é um formato de anúncio de marketing digital em que predomina o texto, imagens são praticamente inexistentes e possuem foco em gerar visitantes e conversões para seus anunciantes.

    Os Links patrocinados visam, via de regra, a gerar tráfego de audiência no site de anunciantes.

    Esse formato de anúncios pode ser exibido em muitos lugares, mas principalmente em:

    Os links patrocinados ficaram muito populares pelo Google Ads, a plataforma de anúncios do Google.

    FONTE: https://www.conversion.com.br/links-patrocinados-ppc/  


ID
3214453
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Olímpia - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma Câmara Municipal realizou uma audiência pública para buscar, junto aos munícipes, a melhor forma de interação entre o conjunto de vereadores e a população. Das propostas discutidas, a edilidade entendeu que a mais vantajosa para realizar esse contato apontava para o ChatBot, que é

Alternativas
Comentários
  • Questão super atual. A linguagem usada é muito legal, morro de rir em alguns atendimentos.

  • Muito usado em Centrais de Atendimento ao Público, o chatbot é uma entidade de inteligência artificial, capaz de simular um falante humano por meio do Processamento da Linguagem Natural (PLN). Por meio desta inovação tecnológica, é possível realizar atendimentos simultâneos e resolver rapidamente questões simples, direcionando os casos mais complexos para atendentes humanos. Seu sistema de aprendizado de máquina permite que sua comunicação com o público seja personalizada, indo além das mensagens padrões pré-definidas. Esses fatores geram economia de recursos financeiros e humanos, e contribuem significativamente para aproximar a organização de seus usuários/consumidores.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Chatbot não é uma rede social usada para fazer a interação entre profissionais e pessoas. Disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, possibilita, no entanto, que usuários e consumidores sanem suas dúvidas básicas e tenham um relacionamento mais próximo com a organização.

    B) Errado. Chatbot não é um site de relacionamentos. Por meio do chatbot, o munícipe poderá sanar suas dúvidas básicas e ter um relacionamento mais próximo com a organização. Os perfis dos vereadores poderão ser visualizados no site oficial da Câmara Municipal.

    C) Errado. Chatbot não é uma rede social de aplicativo gratuito. Seu objetivo é estabelecer o primeiro contato com os consumidores/usuários e procurar satisfazer necessidades básicas, como acesso à informação. Não há compartilhamento de imagens com amigos.

    D) Certo. Chatbot é um assistente virtual (semelhante a um robô) que, por meio de tecnologia, interpreta, entende, prevê ações, e interage normalmente com humanos por meio de sistemas de chats. Sua comunicação e compreensão das demandas evoluem à medida que interage com os usuários.

    E) Errado. Chatbot não é uma mídia que permite divulgar perfis dos usuários. Apesar de possibilitar a troca de mensagens privadas e personalizadas entre os participantes (máquina e humanos), não divulga perfis dos usuários, mas compartilha informações básicas sobre a organização, produtos, serviços ou processos.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a D.

    Gabarito do professor: Letra D.
  • Você quer saber mais sobre os conteúdos cobrados pelas bancas em concursos da área de Comunicação Social? Conheça o Jornalista Concurseiro.

     

    Canal no Youtube:

    https://www.youtube.com/channel/UCcsmvFXbLH3cY7JJ1Q-hffQ

    Instagram:

    https://www.instagram.com/jornalista.concurseiro/

    Facebook:

    https://www.facebook.com/jornalista.concurseiro

  • Chat Bot é um programa de computador, que faz o atendimento às pessoas usando linguagem simples, parecendo um ser humano.

    Resposta: D

    Me segue no insta: www.instagram.com/comunicacao_verde_oliva/


ID
3388885
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CISAMUSEP - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Qual é o meio de comunicação que é individual ou interpessoal?

Alternativas
Comentários
  • Os meios de comunicação individuais são as ferramentas que possibilitam o contato interpessoal e a disseminação de informações entre uma pessoa e outra ou entre grupos restritos. GABARITO: LETRA D.


ID
3859096
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A interatividade é uma necessidade para se atingir mais consumidores exigentes e ávidos por novidades no mercado. A respeito disso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra b

    Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.

    Constatando-se a utilização de vários tipos de mídia no estudo dos games, entende-se que a gamificação construiu uma narrativa transmidiática. A narrativa não esteve concentrada apenas na mídia utilizada como ponto de partida no jogo, a internet, mas também em outras mídias complementares ou periféricas, e em um fluxo de informações em mídia impressa, televisiva, alternativa e outras, exigindo que os jogadores experimentem pedaços da história por diferentes canais, evidenciando uma forma de “entretenimento multiplataforma” (JENKINS, 2008).

  • O que é gamification?

     

    Se refere a aplicação de elementos presentes em games, como regras, competição e pontuação, em atividades realizadas fora do contexto de um videogame. Seu objetivo é proporcionar um ambiente lúdico, simulando a experiência sentida ao participar de um jogo.

    motivação para que o cliente/ audiência cumpra determinadas etapas. Fidelização do cliente.

    Exemplo de case de sucesso:

    O SmartyPig  é uma aplciação que serve como ferramenta de finanças. Em um formato lúdico e visualmente agradável, o app permite que você crie uma poupança online e estabeleça metas como o volume e a frequência dos depósitos.

    Cada objetivo conta com uma barra de progresso que tornaria a experiência, normalmente entediante, ficou muito mais empolgante.

    Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/gamification/#:~:text=O%20termo%20gamification%20se%20refere,ao%20participar%20de%20um%20jogo.

  • Interatividade está intimamente relacionada à participação do usuário em etapas do processo de produção e apresentação do conteúdo, ao engajamento e à troca de mensagens. É algo muito mais avançado e benéfico que o fluxo unidirecional e descendente, que mantinha o receptor passivo e acrítico, comum na televisão.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Os games são considerados ferramentas interativas e usados em treinamentos empresariais para estimular a reflexão dos envolvidos e a participação em processos seletivos, reuniões de atualização e aprimoramento, e avaliações de desempenho.

    B) Certo. Gamificação é o nome dado ao uso de elementos estruturais dos jogos em diversas áreas de atuação, como em treinamentos empresariais e na vida pessoal. Seus principais objetivos são despertar a curiosidade dos usuários e incentivá-los a participar das atividades, de modo voluntário, seguindo regras, visando atingir metas e obter recompensas. É uma poderosa ferramenta de engajamento nas redes sociais.

    C) Errado. O desenvolvimento de tecnologias e da internet nas últimas três décadas possibilitaram que indivíduos e organizações obtivessem avanços significativos na produção e utilização de aplicativos. Presentes na rotina das pessoas de modo abrangente, podem ter múltiplos usos, como apoio em atividades profissionais, no lazer e nos estudos.

    D) Errado. O uso de aplicativos é algo relevante para a estratégia de marketing de uma empresa: pode estimular os usuários a participar ativamente em campanhas e em ações que resultem em aumento das vendas, melhor relacionamento com os públicos ou no reconhecimento da marca.

    E) Errado. As redes sociais são canais interativos que possibilitam que indivíduos se relacionem com outras pessoas, divulguem informações, deem (e vejam) opiniões sobre os mais variados assuntos e compartilhem conteúdos entre os usuários.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • Você quer saber mais sobre os conteúdos cobrados pelas bancas em concursos da área de Comunicação Social? Conheça o Jornalista Concurseiro.

     

    Canal no Youtube:

    https://www.youtube.com/channel/UCcsmvFXbLH3cY7JJ1Q-hffQ

    Instagram:

    https://www.instagram.com/jornalista.concurseiro/

    Facebook:

    https://www.facebook.com/jornalista.concurseiro


ID
3948334
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere o trecho abaixo da matéria "Sair da 'bolha' para ouvir opiniões políticas diferentes pode acentuar polarização, sugere estudo", publicada pela BBC News

Pesquisadores das universidades de Duke, Brigham Young e Nova York, nos Estados Unidos, "mediram" mudanças no posicionamento ideológico de usuários do Twitter após a exposição a contas associadas a orientações oponentes − aos Democratas ou Republicanos, partidos majoritários no país e, em linhas gerais, mais associados à esquerda e à direita, respectivamente.

Após o teste, republicanos apresentaram tendência substancial a manifestar posições mais conservadoras − em uma escala de sete pontos, um aumento de pelo menos 0,12 pontos (no caso de internautas que responderam aos questionários com mais assiduidade, o valor chega a 0,6 pontos; portanto, considera-se um intervalo de 0,11 e 0,59).

Já entre os democratas, houve uma pequena acentuação em posições liberais, mas esta foi estatisticamente insignificante.

(Disponível em: https://www.bbc.com)

A sectarização política decorrente do isolamento do indivíduo em uma bolha digital de opiniões convergentes com a sua, gerando a sensação de estar sempre (e cada vez mais) certo, é facilitada tecnologicamente por

Alternativas
Comentários
  • As principais redes sociais possuem bilhões de usuários, que participam destas por meio da visualização e publicação de postagens, curtidas, comentários, encaminhamentos e outras formas de engajamento.

    Apesar da quantidade quase que infindável de informações, cada usuário pode individualizar sua experiência por meio de perfis. Os algoritmos, mecanismos de inteligência artificial que recolhem e analisam dados, estabelecem o que é relevante e está em harmonia com os gostos e as interações de cada pessoa, apresentando isso em seu mural (ou feed).

    Por esse motivo, postagens com posições semelhantes às do usuário aparecerão com mais frequência, alimentando a sensação de estar sempre (e cada vez mais) certo.

    Gabarito do professor: Letra C. 
  • A sectarização política decorrente do isolamento do indivíduo em uma bolha digital de opiniões convergentes com a sua, gerando a sensação de estar sempre (e cada vez mais) certo, é facilitada tecnologicamente por

    GABARITO

    algoritmos que selecionam o conteúdo a ser exibido por perfil e afinidades individuais.

  • Você quer saber mais sobre os assuntos que são cobrados pelas bancas em concursos da área de Comunicação Social? Acesse o canal no YouTube Jornalista Concurseiro: https://www.youtube.com/channel/UCcsmvFXbLH3cY7JJ1Q-hffQ