SóProvas



Questões de Comunicação Empresarial na Comunicação Social


ID
49078
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Avalie os itens abaixo e assinale a opção correta.

( ) Marketing e patrocínio têm características similares e podem ser considerados sinônimos.
( ) Ombudsman e Ouvidor têm características similares e podem mesmo ser considerados sinônimos.
( ) Comunicação Administrativa e Comunicação Mercadológica têm características similares e podem ser consideradas sinônimas.
( ) Comunicação Corporativa e Comunicação Institucional têm características similares e podem mesmo ser consideradas sinônimas.

Alternativas
Comentários
  • Bem,

    Para a primeira questão eu não achei uma base teórica consistente ainda, mas eu entendo que o patrocínio é uma das estratégias de marketing e por isso não podemos dizer que são a mesma coisa.

    O segundo item está realmente correto pois: "O papel da Ouvidoria é o de representação do público interno e externo junto á presidência ou diretoria. O ouvidor da empresa é chamado de Ombudsman."

    ps. Tomem cuidado, pois Centrais de Atendimento (SACs) não dever ser confundidos com as Ouvidorias, pois os SACs complementam o trabalho das Ouvidorias. Basicamente, o primeiro tem atuação operacional e é um departamento logisticamente ligado ao Marketing e a segunda tem atuação estratégica

    Agora vamos aos dois últimos itens, para entendermos a razão deles estarem errados precisamos ter os seguintes conceitos em mente:

    Tipos de Comunicação Organizacional

    - Comunicação Administrativa: organiza e distribui os fluxos de comunicação para as funções administrativas, fazendo os intercâmbios necessários para possibilitar a realização produtiva com o melhor custo/benefício

    - Comunicação Mercadológica: visa o atendimento das demandas relativas aos produtos ou serviços da empresa desenvolvendo todas as articulações necessárias com áreas afins para chegar da melhor forma ao consumidor, persuadindo-o.

    - Comunicação Interna: o diálogo aberto entre a empresa (direção) e funcionários cria mecanismos que transmitem segurança para a manifestação do pensamento, dando retorno com autenticidade, rapidez e transparência.

    - Comunicação Institucional: enfatiza o desenvolvimento dos relacionamentos estratégicos, a promoção da imagem institucional, comunicando os valores e princípios da empresa para públicos estratégicos.

    ps. Tomem cuidado, pois as bancas tentam enganar dizendo que comunicação organizacional e institucional são sinônimos, mas isso não é verdade pois a comunicação institucional é um tipo de comunicação organizacional!

    Fonte: material do Ponto dos Concursos.
  • O quarto item mata a charada e permite que se acerte a questão pois comunicação mercadológica e comunicação administrativa definitivamente não podem ser consideradas sinônimas. E só há uma opção em que o quarto item é falso, a letra A.




ID
95848
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao jornalismo praticado na grande imprensa, o jornalismo empresarial se diferencia pela

Alternativas
Comentários
  • O jornalismo empresarial, expresso nos house organs e veículos de comunciacao das empresas, possui muitas características dos textos jornalísticos, como periodicidade, diagramação similar, respeito à etica e usa a linguagem jornalística. Mas, a abordagem não traz os mesmos temas da grande mídia, pois os objetivos são distintos. Ele se refere ao universo da empresa, aos colaboradores, parceiros e etc.

ID
95896
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Entre as opções abaixo, qual o tipo de conteúdo menos indicado para ser publicado em um portal corporativo?

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Quero saber de onde a banca tirou as questões dessa prova? :/


ID
96091
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para uniformizar as ações do público interno e intermediários, algumas organizações criam folhetos para esses públicos explicando como será a campanha de propaganda ou a promoção relacionada à atividade em que se foca a ação. Esses folhetos são conhecidos no meio por

Alternativas
Comentários
  • a) errado - marca, nome, sinal, símbolo e desenho que identificam um produto, logotipo...

    b) errado - recorte de jornal, ou conjunto de recortes recebidos por um interessado, através de serviço de apuração, seleção e coleção de noticiários, artigos, matérias, editoriais, etc

    c) certo - impresso de propaganda utilizado como peça de lançamento de um produto ou de esclarecimento relativo a uma campanha. Destinado normalmente a vendedores ou revendedores

    d) errado - relato de um trabalho de marketing (ou de atividade afim) realizado em uma determinada organização. Pode ser elaborado durante ou após a sua execução. Consiste em uma análise da situação anterior, incluindo pontos positivos e negativos, diagnóstico feito, providências tomadas, resultados atingidos e avaliação da eficácia das operações. Usa-se com mais freqüência a forma abreviada: case.

    e) errado - peça de propaganda ou promoção de vendas usada para exibir determinados produtos e atrair a atenção do comprador. Mostruário. Qualquer tipo de material utilizado em pontos-de-venda para expor um ou mais produtos aos olhos do consumidor. Os displays (geralmente fornecidos pelo fabricante como peças integradas ao conjunto da campanha de propaganda) apresentam-se em diversas formas - gôndolas, cestas, arcas, prateleiras móveis - e são confeccionados em papelão, plástico ou arame. Podem ser colocados sobre balcões, em vitrinas, prateleiras, junto às paredes, sobre o assoalho etc. Classificam-se em duas categorias: displays de venda (o produto exibido pode ser apanhado pelo consumidor) e displays expositivos (apenas mostram ou anunciam o produto)

    Bom estudo ;)
  • Segundo o Dicionário Essencial de Comunicação (Rabaça&Barbosa), o termo broadside (p. 30) significa:

     

    Impresso de propaganda utilizado como peça de lançamento de um produto ou de esclarecimento acerca de uma campanha pública ou promoção de vendas. Destina-se geralmente a vendedores, revendedores ou a públicos especiais (jornalistas, políticos, acionistas) para quem é necessário explicar motivos e intenções de uma campanha. Apresenta formato geralmente maior do que os folhetos comuns.


ID
130978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

No âmbito institucional, a intranet é um exemplo de portal corporativo exclusivamente referencial, ou seja, oferece informações apenas para consulta, sem possibilidade de interatividade.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Errado

    Uma intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet. Consequentemente, todos os conceitos da última aplicam-se também numa intranet, como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor.

    Resumidamente, o conceito de intranet pode ser interpretado como "uma versão privada da Internet", ou uma mini-Internet confinada a uma organização.

  • Intranet, assim como a internet como um todo, oferece várias possibilidades (graus) de interatividade: a consulta (interatividade fraca), a transação (média), a reação (média), a colaboração (média-forte), a criação/modificação/exclusão (forte) etc.


ID
152260
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação administrativa trata dos fluxos de informações que percorrem a instituição, de modo a facilitar a comunicação entre a instituição e seus funcionários. Dentre as opções abaixo, assinale a que NÃO pode ser considerada como uma barreira à comunicação administrativa.

Alternativas
Comentários
  • Só eu achei essa questão um tanto subjetiva?


ID
161962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação empresarial é considerada, por diversos autores, a atividade que pode determinar o tempo de vida que uma ideia terá ou não no mercado. É consenso afirmar que a comunicação garante a sobrevivência das empresas em um cenário extremamente competitivo. A respeito do conceito de comunicação empresarial e de suas variações no ambiente corporativo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) CERTA.

    b) ERRADA. Todas as áreas citadas são envolvidas pela Comunicação Empresarial, todavia, não há que se falar em trabalho autônomo e independente, haja vista que o grande propósito da Comunicação Empresarial é justamente INTEGRAR todas essas áreas no sentido de unificar a comunicação, tornando-a coerente e eficiente.

    c) ERRADA. O objetivo da Comunicação Empresarial não se restringe à promoção e à venda de marcas e produtos. Ver definição acima.

    d) ERRADA. Uma comunicação interna eficiente deve abranger empregados, diretores e o presidente da empresa, até porque, se não houver um sentido bidirecional (de cima pra baixo e de baixo pra cima, como também horizontal), melhor nem chamar de "comunicação".  Ademais, como parece provocar a questão, não está  ESPECIFICAMENTE dirigida aos empregados que trabalham NAS DEPENDÊNCIAS da empresa, uma vez que deve atingir aqueles lotados além do espaço físico. Por exemplo, atividades home office.

    e) ERRADA. (???) Não sei justificar. Se alguém souber, por favor. 
  • A alternativa E está errada, pois fala que a Comunicação Social é um ramo da Comunicação Empresarial, quando na verdade é o contrário

  • A E está errada porque o jornalismo empresarial não é de utilização exclusiva no relacionamento com o público externo. Ele é tb usado no relacionamento com o público interno.

    Segundo o autor Gaudencio Torquato, a comunicação social é sim um ramo da comunicação empresarial, que depois ele passou a chamar de comunicação organizacional abrangendo mais o termo.
  • Marketing interno e endomarketing não são sinônimos. Questão incorreta.

  • a alternativa E estaria errada porque não se refere exclusivamente ao público externo!


  • Marketing interno está relacionado as ações de treinamento ou qualificação dos colaboradores da empresa visando um melhor serviço para o cliente. Marketing interno, devido ao nome, é usualmente confundido com endomarketing mesmo sendo conceitos diferentes.

  • Endomarketing - 1- Trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa. O endomarketing considera que todos os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos e que a empresa em si se constitui em um microssistema de marketing. 2- Modalidade de marketing voltado para todos os segmentos de público diretamente envolvidos com a empresa e que pode funcionar como mensageiros da imagem institucional. Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing procura fixar positivamente a imagem corporativa junto a seus funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, acionistas, revendedores, franqueados etc., gerando um clima propício ao melhor desempenho, qualidade e produtividade. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 92


ID
161983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os gestores da comunicação de uma organização responsável por um desastre ambiental devem, em sua atuação,

Alternativas

ID
200539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de gestão empresarial, julgue o item a seguir.

A gestão empresarial em empresas públicas difere da gestão das empresas privadas, em especial no que diz respeito à produtividade e ao fluxo de informação entre os dirigentes.

Alternativas
Comentários
  • ao objetivo... finalidade...

  • A gestão empresarial em empresas públicas difere da gestão das empresas privadas ( OK) em especial no que diz respeito à produtividade e ao fluxo de informação entre os dirigentes ( erro da questão, o certo seria ao objetivo e finalidade que na iniciativa privada visa ao lucro, em dissonância com o objetivo das empresas pública que é de prestação de serviços públicos e sua continuidade).


ID
214609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de TV corporativa, julgue os itens seguintes.

A TV corporativa vem sendo cada vez mais utilizada como recurso no campo da comunicação institucional, tanto para a veiculação de conteúdos midiáticos tradicionais quanto para treinamentos e outros serviços, com a possibilidade de ser transmitida via satélite ou pela Internet e de ser projetada em espaços de convivência.

Alternativas

ID
222451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

O modelo defendido por Gaudêncio Torquato é impossível de ser aplicado às secretarias de comunicação social de instituições governamentais.

Alternativas

ID
222454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

Prospecção é pesquisa, sondagem, avaliação que permite a coleta, a classificação e o armazenamento de informações que serão utilizadas pela comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • A imagem não tá carregando. Qual é o conteúdo? :D


ID
222457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

Campanhas de informação à população fazem parte da comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.


ID
231412
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A angulação jornalística é um recurso muito útil para o jornalismo empresarial, já que faz com que o jornalista selecione um ângulo para escrever sua reportagem. Existem algumas técnicas para a descrição e a valorização de ângulos. Uma dessas técnicas é bem descritiva e consiste em apresentar o objeto, a situação ou a pessoa, através de detalhes. Essa técnica é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • As técnicas de descriação de ângulos consistem em três formas


    descrição pictórica -, conforme gabarito correto, letra c, apresenta o objeto, situação ou pessoa por meio de detalhes que, juntamente com o repórter, estão parados (conhecida por descrição estática). Tal técnica lembra o pintor diante de uma tela.

    descrição topográfica - já neste quisito, pedido na letra b, ressaltam-se determinados aspectos de um objeto, pessoa ou stiuação. Numa paisagem no alto, por exemplo, as montanhas, os rios etc. sobressaem. Destaca-se o aspecto de maior relevo e-ou importância que deve ter prioridade na descrição.

    descrição cinematográfica, conforme pedia na letra a da questão,  é técnica mais dinâmica, pois admite constantes trocas de tempos e espaços. A imagem que se obtém é similar a de um filme para o telespectador. Pode-se, por exemplo, iniciar o texto com um personagem em casa e, posteriormente, situá-lo no trabalho, para retornar ao passado, à infância etc.

ID
231421
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para se criar campanhas de comunicação sejam elas para o público interno ou um grupo de investidores específico, é necessário realizar pesquisas para conhecer esse público para o qual será direcionada a mensagem. Sendo assim, você deve solicitar a esse público que lhe forneça os dados de que necessita. De posse desses dados, você poderá traçar sua estratégia. Esse método de pesquisa é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?


ID
265324
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O relacionamento com órgãos e representantes da imprensa, que são formadores de opinião, visando criar atitude favorável em relação à marca do produto e à empresa, é realizado por intermédio de

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    A assessoria de imprensa é um dos instrumentos de Comunicação desenvolvido para as organizações, e insere-se nas atividades da área de comunicação. Ao contrário do que alguns equivocadamente pensam, a tradução do inglês Publicity não tem a ver com Publicidade, mas com assessoria de imprensa. Sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público e a imprensa.

ID
265333
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação ao planejamento de comunicação entre uma determinada organização e seus públicos, é correto afirmar que stakeholders são

Alternativas
Comentários
  • Stakeholder (em português, parte interessada[1] ou interveniente), é um termo usado em diversas áreas como administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.



    Fonte: Wikipedia
  • O termo stakeholders, em inglês, significa “stake”, interesse; e “holder”, aquele que possui. Na prática são todos aqueles que influenciam uma empresa. São os interessados  pelos projetos, gerenciamento, mercado e produtos de uma empresa.

    São os colaboradores, funcionários, clientes, consumidores, planejadores, acionistas, fornecedores, governo e demais instituições que direta ou indiretamente interfira nas atividades gerenciais e de resultado de uma organização.

    É qualquer indivíduo ou entidade que afete as atividades de uma empresa. O termo foi inaugurado pelo filósofo Robert Edward Freeman, que defendia a ideia da interferência dos stakeholders como fundamental no planejamento estratégico.

    Um processo empresarial abrange interferências de caráter temporárias ou duradouras. O bom desempenho de um projeto depende da opinião e do trabalho de todos os interessados, desde que compreendidas pelos seus gestores.

    Toda interferência, desde a sugestão de um fornecedor até a reclamação de um consumidor, visa aumentar o nível de satisfação a respeito dos produtos da empresa e aprimorar todos os processos de trabalho. É necessário o envolvimento e capacidade de considerar as opiniões e projetos que  possam cercar e adentrar numa empresa.


ID
270133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.

A comunicação administrativa viabiliza todo o sistema organizacional por meio de fluxos e redes.

Alternativas
Comentários
  • COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA: abrange todos os conteúdos do cotidiano administrativo da organização, que procura orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. Em regra, utiliza-se da rede formal, geralmente traduz a filosofia, as normas e diretrizes organizacionais. É um processo de comunicação que acontece da CÚPULA DA ORGANIZAÇÃO PARA OS SUBORDINADOS. (ESTRATÉGIA CONCURSOS)

  • A comunicação administrativa abrange todos os conteúdos relativos ao cotidiano da administração atendendo às áreas centrais de planejamento e às estruturas técnico-normativas, com a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. Trata-se do suporte informacional-normativo da organização.

     

    Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2343-1.pdf


ID
270136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.

Na prática, a comunicação interna e a comunicação administrativa se confundem, substituindo-se.

Alternativas
Comentários
  • Não se substituem, se complementam.

  • "Como já mencionamos, a comunicação administrativa relaciona-se com os fluxos, os níveis e as redes formal e informal de comunicação, que permitem o funcionamento do sistema organizacional. Como tal, não se confunde com a comunicação interna nem é substituída por ela" (Pg. 153 do livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Intergrada da Margarida Kunsch)

  • A comunicação organizacional é composta por todas as formas de comunicação dentro de uma organização: a comunicação institucional, a comunicação interna, a comunicação administrativa e a comunicação mercadológica.

     

    A comunicação mercadológica apresenta o conceito em seu próprio nome. É o tipo de comunicação voltada diretamente para o mercado, e possui a finalidade de “vender” produtos, serviços e idéias. Sua atuação não se restringe às empresas que visam o lucro financeiro, mas também a órgãos públicos e organizações não-governamentais (Terceiro Setor).

     

    A comunicação administrativa abrange todos os conteúdos relativos ao cotidiano da administração atendendo às áreas centrais de planejamento e às estruturas técnico-normativas, com a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. Trata-se do suporte informacional-normativo da organização.

     

    A comunicação institucional é responsável pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativa forte e positiva, a comunicação institucional tem como função difundir informações sobre as filosofias, missão, valores, políticas, práticas e os objetivos da empresa, tentando conquistar a simpatia, confiança e credibilidade junto a seus públicos, de modo que suas atitudes sejam compreendidas e aceitas.

     

    Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2343-1.pdf

     

    A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

     

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/


ID
289321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No âmbito do planejamento de marketing, o ambiente de atuação
organizacional está cada vez mais complexo e sofisticado.
Satisfazer clientes e garantir o sucesso e a estabilidade da
organização requer a inclusão de stakeholders no conjunto das
análises. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

Para atingir seus objetivos estratégicos, uma organização tem de lidar com diferentes stakholders, que, presentes tanto no ambiente externo quanto no ambiente interno, são classificados nos seguintes grupos: consumidores, supridores, reguladores, competidores, organizações similares e comunidade.

Alternativas
Comentários
  • o público interno se enquadra em que categoria?
  • Em outras questões, o CESPE menciona a mídia e o público interno/colaboradores. Senti falta deles..  :( Por isso, na minha opinião, essa resposta é E.

  • Stakeholders EXTERNOS

     

    Clientes – O que para o consumidor significa uma simples compra, transforma-se num dos fatores mais importantes da gestão do ambiente externo. Estando as organizações vulneráveis aos seus ambientes externos, o cliente têm um papel muito ativo na criação de produtos e serviços. Qualquer organização que tente contrariar esta teoria corre o risco eminente de vir a tornar-se obsoleta na sua área de negócio ou serviço. O cliente que hoje é livre de fazer as suas escolhas, procura a satisfação no meio envolvente de dimensão global, isto faz com que as empresas sintam a necessidade de expandir os seus ambientes externos.

    Concorrentes – Os concorrentes são os “opositores” da organização, as empresas com as quais a organização compete por clientes e recursos necessários no ambiente externo. (Donnelly, Gibson, & John, 2000)
    SIC e TVI são exemplos de organizações concorrentes que disputam pelos mesmos clientes/espectadores. A concorrência pode ser intensa pois concorrem pela liderança das audiências.
    Estas organizações para terem sucesso devem avançar e recuar eficazmente, de forma a melhorar a sua posição no mercado e a impedir que esta seja facilmente anulada pela resposta dos concorrentes.
    Cada vez mais as organizações efetuam uma análise de concorrência para obter uma compreensão clara dos seus objetivo e vantagens competitivas no mercado. Os gestores de topo utilizam a informação na tomada de decisões, tais como a entrada em novos mercados, baseando-se nesta mesma análise

    Fornecedores – Todas as organizações necessitam de pelo menos um fornecedor para produzir um produto ou um serviço. Neste âmbito, as empresas investem em duas estratégias: a primeira, dividindo as suas compras por vários fornecedores pois isto oferece a vantagem de um maior controlo sobre o custo a qualidade e principalmente a entrega de materiais.
    A segunda estratégia passa por optar por uma única fonte de fornecimento, que também proporciona uma maior coerência na qualidade de materiais. Além disso com poucos fornecedores um comprador pode mais facilmente coordenar os calendários de produção.

    Recursos humanos – Os recursos humanos são os vastos recursos de pessoas do ambiente externo onde a organização vai buscar os seus empregados, estes são os que fornecem aptidões, conhecimentos e que fazem avançar ou manter a organização.

     

    Fonte: https://aexterno.wordpress.com/stakeholders/


ID
289348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

Merchandising constitui forma de licenciamento de marcas, que, geralmente bem posicionadas no mercado, representam negócios que privilegiam a distribuição. Para constituir o merchandising o licenciado investe no negócio conforme as determinações do licenciador sobre infraestrutura, logística, pessoal, identidade visual, políticas de preço, vendas e atendimento.

Alternativas
Comentários
  • Merchandising é uma ferramenta de marketing formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no PONTO DE VENDA, de maneira tal que acelere sua rotatividade.

    É o conjunto dos estudos e das técnicas de aplicação utilizados, separada ou conjuntamente, pelos distribuidores e pelos produtores com vista a aumentar a rentabilidade do local de venda e o escoamento de produtos, através de uma adaptação permanente dos aprovisionamentos às necessidades do mercado e da apresentação apropriada das mercadorias.

    Existem dois tipos de merchandising:

    • De sedução: Pretende criar um ambiente e exposição apelativo, favorecendo a compra
    • De organização/gestão: Centra-se na rentabilidade do espaço do local de venda
  • Creio que o conceito expresso não seria o de merchandising e sim o de franchising (ou franquia):

    Franquia ou franchising é uma estratégia utilizada em administração que tem como propósito um sistema de venda de licença, onde o franqueador (detentor da marca) cede aofranqueado (autorizado a explorar a marca) o direito de uso da sua marca ou patenteinfraestruturaknow-how e direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties. fonte: Wikipedia
  • A questão confundiu os conceitos:

     

    Merchandising
    Merchandising consiste num conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos num determinado ponto de venda.


    Franchising
    Franchising é um sistema de negócio em que uma empresa - franchisador - vende a sua gama de produtos ou serviços a empresários individuais - franchisados - que vendem posteriormente aos clientes.

     

    Fonte: https://prezi.com/tm4ctkzby9-f/merchandising-e-franchising/


ID
289354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

A estratégia de criação de marcas próprias, adotada por grandes varejistas, pode ser instituída por meio da utilização da marca da empresa em produtos a partir da negociação com fabricantes ou de uma nova marca fantasia, como selo de qualidade para determinada linha de produtos.

Alternativas
Comentários
  • vide carrefour, pão de acuçar, dia e tantos outros


ID
289357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

Para a obtenção de direitos exclusivos sobre uma marca, deve-se registrá-la no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, e, embora não seja possível registrar o design de uma marca, o registro de um nome a ela associado já garante o direito de propriedade.

Alternativas
Comentários
  • É possível registrar além no nome, o design da marca junto ao INPI.
  • O registro de marca é um título que assegura o direito de propriedade e uso exclusivo da marca em todo o território nacional. Sua concessão se dá mediante pedido depositado junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. A proteção oriunda do registro não incide sobre a marca propriamente dita, mas sobre o seu uso para identificar um determinado produto ou serviço. Ressalvados os casos de notoriedade ou de alto renome, a mesma marca pode ser registrada por pessoas diversas, para atividades diferentes (princípio da especialidade). O âmbito de proteção decorrente do registro não se limita à marca nem aos produtos ou serviços nele descritos. No intuito de coibir o risco de confusão ou associação indevida, a tutela concernente ao registro da marca se estende também (i) a qualquer outra marca que a imite ou reproduza, de forma parcial ou com acréscimo e (ii) a qualquer outro produto ou serviço semelhante ou afim. A falta do registro não significa ausência completa de proteção: a legislação também reconhece alguns direitos baseados no uso, depósito ou notoriedade da marca.

    Fonte: https://enciclopediajuridica.pucsp.br


ID
289360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

A gestão de uma marca institucional implica a fiscalização das aplicações diversas da marca de acordo com as possibilidades definidas e com um manual de identidade visual, elaborado exclusivamente para estabelecer os padrões de identificação da organização.

Alternativas
Comentários
  • Achei esse "exclusivamente" um tanto forçado. Marcaria errado na prova por conta dele...

     

    Mas afinal, o que é um manual de identidade de marca?

    É um manual com normas técnicas, recomendações e especificações para a utilização da identidade de uma determinada marca.

     

    Ok, mas para que serve um manual de identidade de marca?

    Para facilitar a memorização e reconhecimento de uma determinada marca ao preservar suas propriedades visuais em todas suas manifestações.

     

    O que consta em um manual de identidade de marca?

    Não existe uma regra universal. Cada empresa cria um manual de acordo com suas próprias exigências. Alguns manuais podem possuir 4 páginas, outros 100.

     

    Fonte: https://waltermattos.com/artigos/o-que-e-e-para-que-serve-um-manual-de-identidade-de-marca/


ID
289366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a responsabilidade da comunicação institucional
pelo desenvolvimento de ações de aproximação com públicos
de interesse para a ampliação da visibilidade da organização e
promoção de seus propósitos, julgue os itens seguintes.

A intranet, recurso mais utilizado para a estruturação de sistemas de comunicação interna, utiliza os recursos da Web, desde os protocolos de comunicação até os programas navegadores e servidores de páginas, devendo, para isso, estar conectada à Internet. O termo extranet refere-se à integração via Web das intranets de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Para se conectar à Intranet, não é necessário estar conectado à Internet.
  • Uma extranet é uma rede de computadores que permite acesso externo controlado, para negócios específicos ou propósitos educacionais. Em um contexto de business-to-business, uma extranet pode ser vista como uma extensão de uma intranet da organização que é estendida para usuários externos à organização, geralmente parceiros, vendedores e fornecedores, em isolamento de todos os outros usuários da Internet. Em contraste, os modelos business-to-consumer envolvem servidores conhecidos de uma ou mais empresas, comunicando-se com usuários consumidores previamente desconhecidos. Uma extranet é semelhante a uma DMZ em que ela fornece acesso a serviços requeridos para canais de parceiros, sem acesso concessão de acesso a uma rede inteira da empresa.
  • Extranet é quando você acessa a intranet através da internet. Fato ocorrido quando você efetua um pagamento através do site da sua agência bancária.


ID
290017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A eficácia da comunicação nas organizações depende da definição
de objetivos e da capacidade dos gestores de perceber o ambiente
em que ela ocorre e os atores envolvidos no processo. Julgue os
itens de 91 a 95, acerca da comunicação como ferramenta
de gestão.

A comunicação popularmente denominada rádio-peão ou rádio-corredor é um exemplo de comunicação informal ascendente, que só se torna danosa de fato em organizações com baixo grau de relacionamento entre lideranças e subordinados.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação lateral/diagonal em geral ocorre pela comunicação oral em organizações com estrutura horizontal, isto é , com poucos níveis hierárquicos, e tende a ser mais veloz que a comunicação formal. O único incômodo é que este tipo de comunicação que também é também chamada de rede informal é que está propensa a se virar a chamada “rádio corredor”.
  • A rádio-peão é realmente uma comunicação informal, mas não é ascendente, e sim horizontal (ou lateral).


ID
290134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma forma de comunicação nas organizações é a chamada
comunicação gerencial, que reúne os papéis, as cartas internas e os
memorandos dentro de uma organização. No que se refere a esse
tipo de comunicação, julgue os itens subsequentes.

A comunicação empresarial, ao convocar os participantes de uma instituição para atuar no jogo organizacional, funciona como um alerta.

Alternativas
Comentários
  • "A comunicação empresarial é, portanto, a possibilidade sistêmica, integrada, que reúne quatro grandes modalidades, cada uma exercendo uma função específica. A primeira, de laço, criando um sentimento de unidade, com todos se sentindo dentro de um mesmo grupamento. Trabalhando com esse conceito de orquestra, a comunicação também tem a função de clarim. Nesse sentido, ela trombeteia para anunciar aos públicos externos os negócios e a imagem da empresa. Há a função de diapasão, que procura criar uma linguagem homogênea. Registra-se, ainda, a função de apito, quando a comunicação convoca os participantes para atuarem no jogo organizacional." Gaudêncio Torquato
  • Donde o examinador tirou esse alerta? Alerta para o quê?

  • Fui checar se eu tinha acertado essa, e minha resposta tinha sido: "hein?". Essa banca puxa essas questões de cada detalhe...

  • Alerta ou apito! Rs  Esse Cebraspe.


ID
329524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à redação e edição de veículos de comunicação,
julgue os itens que se seguem.

As publicações empresariais podem ser classificadas em internas e externas, e as diferenças entre uma e outra referem-se ao público ao qual se destinam, à linguagem adotada e ao tipo de pauta estabelecida.

Alternativas
Comentários
  • Get in!

  • Correto, pois você vai falar com seu público interno de determinada maneira e com seu público externo de outra.

    A comunicação organizacional é a relação da empresa com seu público interno e externo, envolvendo um conjunto de procedimentos e técnicas destinados à intensificação do processo de comunicação e a difusão de informações sobre a suas atuações, ao lançar e manter produtos de comunicação que favorecem a consolidação do ambiente de diálogo e conversação na empresa, como o jornal mural, a intranet e jornal dos funcionários.Além de manter, publicações externas para que o público alvo e externo a conheçam.


ID
329542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à história do jornalismo empresarial e ao
funcionamento de uma assessoria de imprensa, julgue os próximos
itens.

A partir do final do século XIX, as publicações jornalísticas de empresas tornam-se mais frequentes, sobretudo na Europa e nos Estados Unidos da América (EUA), com o objetivo de contrapor-se à imprensa sindical.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Alguém poderia informar o teórico!! obrigada.

  • DEL GALDIO, Rozalia e LEMOS, Cláudia. Publicações jornalísticas empresariais. In: DUARTE, Jorge (org). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2ed. São Paulo: Atlas, 2003.  


ID
329545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à história do jornalismo empresarial e ao
funcionamento de uma assessoria de imprensa, julgue os próximos
itens.

A notícia produzida pela assessoria de imprensa de uma empresa deve ser submetida aos padrões de comportamento e de divulgação estabelecidos pela empresa que a produz.

Alternativas
Comentários
  • Get in!


ID
329548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma indústria sofre um acidente de proporções graves e o caso recebe uma cobertura intensa da imprensa, tanto no dia do acidente como nos subsequentes. A assessoria de imprensa solicita um serviço de clipagem eletrônica para acompanhar detalhadamente como está sendo feita a cobertura da imprensa. De posse dessas informações, a assessoria de imprensa busca elementos para gerenciar a crise que se abateu sobre a indústria.

Com base na situação hipotética acima, julgue o item subsecutivos.

Para se atender ao cliente (indústria), um eficiente serviço de clipagem eletrônica deverá enviar fragmentos dos programas nos quais a indústria foi citada, identificados com o nome do programa e o canal em que foi veiculado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Acredito que o erro esteja em delimitar as pesquisas em programas em que a indústria foi citada, quando a clippagem abrage todas as mídias.

    Qualquer erro por favor sinalizar...esse foi apenas meu entendimento.

  • Confuso...

  • A clipagem eletrônica não se restringe a programas de televisão (o que subentende-se da assertiva). Ela abrange todas as mídias: impressa (jornais e revistas), web e eletrônica (rádio e TV). Além disso, uma eficiente clipagem inclui também relatório com análise dos resultados.

  • Segundo o livro de Assessoria de Imprensa do Jorge Duarte, a clipagem eletrônica para ser eficiente (clipping eficiente significa aquele que permite aos assessores fazerem conclusões positivas ou negativas a partir do que a mídia publicou sobre a organização) precisa trazer não apenas os fragmentos das matérias que citou a empresa, mas também, o contexto dessas matérias.

    Fragmentos com apenas as partes em que a organização foi citada é um erro grave e comum dos clippings. As matérias precisam estar contextualizadas e as informações da matérias tb precisam estar completas para que o clipping seja considerado eficiente. Dessa forma, se a organização for citada, por exemplo, no segundo bloco de um noticiário, o clipping deve apresentar todo o noticiário (o contexto), e não apenas a matéria onde a empresa foi citada.

    Além disso, o clipping eletrônico precisa trazer não apenas o nome do programa, mas também o horário em que ele foi ao ar, o canal, a data e demais informações. A falta de inclusão do horário do programa tb é considerado outro erro, uma vez que um mesma programa pode ser veiculado mais de uma vez ao dia.


ID
329554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos métodos e as técnicas de pesquisa, julgue o item a seguir.

A auditoria de comunicação consiste na revisão e análise sistemática da eficácia de comunicação da organização com seus públicos internos e externos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Gabarito C

    Auditoria da Comunicação Organizacional

     Segundo Margarida Kunsch (2003), a auditoria da Comunicação Organizacional é responsável por avaliar, reorganizar, solucionar e melhorar o sistema de comunicação de uma empresa, visando melhorar o desempenho das práticas comunicacionais, ou seja, tem como propósito examinar e melhorar os sistemas de comunicação interna e externa de uma organização em todos os níveis.

     A auditoria

     Délcia Maria Vidal, Doutora (2009) e Mestre (2003) em Comunicação pela Universidade de Brasília. , afirma que toda organização tem ou deve ter uma auditoria porque é ela que avalia o desempenho de uma empresa.

    A auditoria de comunicação, por exemplo, é responsável pela avaliação dos processos comunicativos desenvolvidos numa e por uma organização. Segundo Kunsch, essa avaliação também é responsabilidade da auditoria de comunicação organizacional.

    Para Elen Geraldes,Doutora em Sociologia (UnB,2000), mestre em Comunicação (USP, 1995),a auditoria de comunicação organizacional também é responsável por afirmar ou reverter a imagem de uma organização, na mídia e na sociedade e avaliar o que a auditoria de comunicação tem feito para dar mais visibilidade e exposição àquela organização, fazendo com que as auditorias de comunicação e de comunicação organizacional sejam interdependentes e algumas vezes confundidas

    Faz parte também do trabalho da auditoria de comunicação organizacional examinar as produções comunicacionais de uma organização, seus símbolos, metáforas, histórias e falas do público interno. 

    https://wikifac.wordpress.com/2011/07/14/auditoria-da-comunicacao-organizacional/


ID
374116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das atividades das assessorias de imprensa, julgue os itens subsequentes.

Newsletter é o veículo de imprensa empresarial mais simples, com notícias afixadas em espaços próprios nas paredes, divisórias ou em cavaletes.

Alternativas
Comentários
  • o enunciado da questão está relacionando o clipping e não o newsletter.

  • Newsletter é uma publicação sobre tema específico, dirigida a um público determinado. Em geral, a periodicidade é estendida e a produção do conteúdo mais especializada. Pode ser impressa ou digital. 

    A descrição do item se aproxima mais do boletim/informativo.

    Item ERRADO

  • Newsletter e boletim são sinônimos. A que o CESPE está se referindo é ao MURAL:


    "NEWSLETTER: Publicação sobre tema específico, dirigida a um público determinado. 
    MURAL: É um veículo empresarial mais simples. As notícias são afixadas em espaços próprios nas paredes, divisórias ou em cavaletes."

    Fonte: periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/humanas/article/download/1529/10

    Aliás, não é a primeira vez que encontro as respostas do CESPE em artigos curtos e na Wikipedia. A galera perde tempo lendo livros grossos... hehe.

     


ID
396604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a promoção, merchandising e
gestão de marcas.

No composto de marketing, o fator praça abrange, entre outros aspectos, ações de propaganda e promoções de vendas, tais como sorteios, experimentação e degustação de produtos.

Alternativas
Comentários
  • O composto mercadológico foi formulado primeiramente por Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing (1960) e trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing. O composto é dividido em 4 seções frequentemente chamadas dos "quatro pês". Elas são: Produto, Preço, Praça (ponto de venda/distribuição) e Promoção.

    O Mix de Marketing se divide em 4 Ps, que são formas de influências sobre os canais de comercialização e dos consumidores finais, que correspondem aos 4 Cs do cliente.

    Produto: Cliente: tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem, etc.

    Preço: Custo: política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento;

    Praça: Conveniência: tarefas necessárias para apresentar o produto ou serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo, canais de distribuição, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte.

    Promoção: Comunicação: todas as tarefas de comunicação que visam promover o consumo do produto ou serviço, promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, marketing direto, propaganda, etc.

    Questão:

    No composto de marketing, o fator praça abrange, entre outros aspectos, ações de propaganda e promoções de vendas, tais como sorteios, experimentação e degustação de produtos.
    ACERTIVA ERRADA

     

  • Para tornar a assertiva correta deveria ser escrita assim: "No composto de marketing, o fator promoção abrange, entre outros aspectos, ações de propaganda e promoções de vendas, tais como sorteios, experimentação e degustação de produtos."
  • Praça = lugar certo na hora certa. O cliente compra e satisfaz  suas necessidades.
  • Resumindo, praça tem mais a ver com a questão da logistica (estoque, transporte, canais de distribuição, etc...)

  • a) Preço: Refere-se a quanto e como será cobrado do cliente. Neste quesito, o produto pode ser barato ou de luxo. Pode ser cobrado uma só vez ou por mensalidade. Entre outras tantas estratégias como preço psicológico, pague quanto quiser, leilões, etc.

    b) Praça ou Ponto: Refere-se ao local que o produto estará disponibilizado. Neste caso, pode ser on-line ou em lojas físicas. Mas também sobre os prazos de entrega e de atendimento. Em muitos casos, é interessante pensar em utilizar praças de serviços/produtos complementares. Por exemplo, vender material esportivo em clubes ou academias.

    c) Produto: Refere-se às características e atributos que o produto ou serviço da sua empresa terá. Aqui deve-se decidir tamanhos, cores, etc. Funcionalidades de maneira geral do que está sendo oferecido.

    d) Promoção: Refere-se às estratégias de divulgação utilizadas. Isso vai envolver tanto estratégias on-line como links patrocinados, Fanpage, quanto estratégias off-line como anúncios, rádio, entre outras possibilidades.


ID
396613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à comunicação organizacional e integrada, julgue
os itens que se seguem.

As características da comunicação em organizações de utilidade e serviço público diferem completamente das características da comunicação em organizações lucrativas, uma vez que aquelas, diferentemente destas, não podem ter o lucro como um de seus objetivos.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Apesar de notórias diferenças, não há que se falar em distinções completamente diferentes como afirma a questões, posto que em ambas as esferas existem diversos pontos em comum.
  • Errado

    Porque organizações de utilidade e serviço público podem sim ter objetivo de lucratividade. No caso, dentro da Administração Pública chamamos isso de Administração Pública Indireta em que temos sociedade de economia mista (União + Iniciativa Privada). Este tipo de modalidade ainda pode ter lucratividade, mesmo que seja da União.

    Exemplos: Banco do Brasil, Petrobrás e Vale.

ID
396616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à comunicação organizacional e integrada, julgue
os itens que se seguem.

Um dos principais objetivos da comunicação integrada é identificar as ações diversas de jornalismo, publicidade e relações públicas, de forma a permitir a hierarquização dessas ações e a definição das áreas de atuação de cada uma delas com significativa independência.

Alternativas
Comentários
  • "Entendemos por comunicação integrada uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. Pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicaçãoo administrativa, que formam o mix, o composto da comunicação organizacional.
    Esta deve constituir uma unidade harmoniosa, apesar das diferenças e das peculiaridades de cada área e das respectivas subáreas. A convergência de todas as atividades, com base numa política global, claramente definida, e nos objetivos gerais da organização, possibilitará ações estratégicas e táticas de comunicação mais pensadas e trabalhadas com vistas na eficácia..
    (...) as grandes áreas da comunicação organizacional integrada são a comunicação institucional, a comunicação mercadológica, a comunicação interna e a comunicação administrativa.
    É necessário que haja uma ação conjugada das atividades de comunicação que formam o composto da comunicação organizacional."

    KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 4ª ed. rev., atual. e ampl. -São Paulo: Summus, 2003 (pag. 150)


  • Errado

    A comunicação integrada pressupõe ações conjuntas de modo a abarcar atividades jornalísticas, de publicidade, de marketing e mesmo de RPs. O erro da questão é fácil de notar quando ela afirma que os parâmetros da Com. Integrada possuem significativa independência.
  • A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).

    Tradicionalmente, a comunicação empresarial tem sido trabalhada como o somatório de atividades realizadas independentemente por departamentos, divisões ou assessorias que, necessariamente, não se articulam, ou seja, não há uma unidade, tendo em vista objetivos, valores e uma missão comum. Na prática, o que é pior, além da falta de um planejamento comum, estes departamentos ou assessorias competem entre si, definindo instâncias particulares de decisão dentro das empresas ou entidades, seguindo a velha fórmula de "aqui quem manda sou eu". A comunicação interna fica entregue à área de Relações Públicas, os jornalistas editam os house organs, a publicidade é responsabilidade dos profissionais de marketing, as relações governamentais ficam a cargo de um lobista, e assim por diante.


ID
396619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à comunicação organizacional e integrada, julgue
os itens que se seguem.

O tipo de estrutura organizacional, o tipo de liderança e o ambiente físico de trabalho influenciam diretamente o fluxo de comunicação existente em uma dada organização.

Alternativas

ID
396637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

Um dos objetivos da comunicação interna, nas empresas, é promover atitudes necessárias à promoção da cooperação entre os trabalhadores e à satisfação nos cargos.

Alternativas
Comentários
  • Apenas para complementar: cooperação dos trabalhadores e satisfação nos cargos -->  endomarketing.
  • Marketing interno está relacionado as ações de treinamento ou qualificação dos colaboradores da empresa visando um melhor serviço para o cliente. Marketing interno, devido ao nome, é usualmente confundido com endomarketing mesmo sendo conceitos diferentes.

  • A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/


ID
396640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

A realização de pesquisas voltadas para a avaliação de resultados de ações de comunicação empresarial aumenta a vulnerabilidade de ações futuras.

Alternativas
Comentários
  • A realização de pesquisas voltadas para a avaliação de resultados de ações de comunicação empresarial aumenta a vulnerabilidade de ações futuras.

    Diminui a vulnerabilidade, já que já se sabe o que dá certo e o que dá errado (através da avaliação).
  • Pelo contrário, diminui a vulnerabilidade.


ID
396643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

Em situação de crise, a comunicação empresarial deve pautar- se pelos princípios da verdade, da transparência, da agilidade e da responsabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Pergunta com resposta óbvia. C


ID
396901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da relação a comunicação empresarial, julgue os itens a seguir.

A auditoria de imagem é um trabalho de pesquisa que visa avaliar a presença da organização na mídia.

Alternativas
Comentários
  •  Item Errado

    A Auditoria de Imagem compreende o estudo, a pesquisa e a análise da imagem e/ou reputação de uma organização junto aos seus públicos de interesse ("stakeholders") e não pode ser confundida com imagem na mídia (como os meios de comunicação cobrem uma determinada organização).

    A Auditoria de Imagem de uma organização pode ser realizada de distintas formas, dependendo do público que se esteja analisando:

    -  Se o objetivo é avaliar a imagem e/ou reputação de uma empresa ou organização na opinião pública (ou uma comunidade) de maneira geral, pode-se lançar mão de várias técnicas disponíveis, como o uso de questionários ou entrevistas, certamente respaldados em processos confiáveis de seleção de amostras e na estatística descritiva ou inferencial.

    - Se a intenção é verificar como a imagem de uma empresa ou organização está sendo construída na mídia (impressa, eletrônica, on line) ou em redes sociais, pode-se proceder a uma análise do material divulgado sobre ela.

    http://www.auditoriadeimagem.com.br/auditoriadeimagem/conceitos/auditoriadeimagem.php

    Bom estudo ;)
  • Complementando o comentário da colega, acredito que para avaliar a presença da organização na mídia, uma ferramenta indicada seria o clipping (número de vezes que a organização aparece na mídia, em quais veículos, se os relatos são positivos/negativos, etc.) A auditoria de imagem é mais voltada para a imagem que o público tem da organização, o que é bem diferente da presença dela na mídia, que pode até nem existir. 
  • Busca saber como os públicos estratégicos de uma organização, a opinião pública e a sociedade avaliam a imagem de uma organização ou personalidade pública.

     

    No livro de Margarida Kunsch, ela cita Justo Villafañe, o qual define auditoria de imagem como instrumento de avaliação da imagem corporativa de uma entidade, a partir da revisão orientada das políticas da empresa que mais influência tem na dita imagem.

     

    Conforme Bueno (1999, p.13):

    A auditoria de imagem é um instrumento moderno e sofisticado de inteligência empresarial, que pode permitir às empresas, entidades ou pessoas uma avaliação correta do perfil de seu relacionamento com a própria mídia.


ID
396904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da relação a comunicação empresarial, julgue os itens a seguir.

A política de comunicação empresarial requer metodologia específica e pode incluir a construção de cenários, diagnósticos e auditorias.

Alternativas
Comentários
  • Correto. O desenvolvimento da comunicação empresarial tem como objetivo desenvolver relacionamento com os diversos públicos de uma organização, fazendo com que informações adequadas cheguem a estes. Para tanto, é necessário detectar os tipos de demanda e desenvolver um planejamento de comunicação de forma a comunicar com o formato, periodicidade, conteúdo e apelo corretos. Kunsch (2003) afirma que
    “Se analisarmos profundamente esse aspecto relacional da comunicação do dia-a-dia nas organizações, interna e externamente, perceberemos que elas sofrem interferências e condicionamentos variados (...).” (KUNSCH; 2003, p.71).
    Depreende-se da necessidade de planejar a comunicação, que instrumentos de levantamento de informação sejam utilizados para dar conta da realidade em questão.
    O diagnóstico, a análise de cenário e auditorias são instrumentos que revelam o momento atravessado e elencam demandas a serem satisfeitas; nenhuma empresa fará um esforço de comunicação sem embasamento para tal prática.
    Assim, é necessário conhecer seus públicos, seu mercado, sua realidade interna e avaliar sob que aspecto comunicar.
    Prof.Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br

ID
396907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da relação a comunicação empresarial, julgue os itens a seguir.

A comunicação corporativa é o processo por meio do qual os stakeholders percebem a identidade, a imagem e a reputação da empresa.

Alternativas
Comentários
  • takeholder significa público estratégico. Em inglês stake significa interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui. Assim, stakeholder também significa parte interessada ou interveniente. É uma palavra em inglês muito utilizada nas áreas de comunicação, administração e tecnologia da informação cujo objetivo é designar as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas.


  • Comunicação Corporativa aqui parece ser tomada como o mesmo conceito de Comunicação Empresarial ou Organizacional. 

  • Stakeholder Adormecido É aquele que tem poder para impor sua

    vontade na organização, porém não tem legitimidade ou urgência e assim

    seu poder fica em desuso, tendo ele pouca ou nenhuma interação com a

    empresa. Entretanto, a gestão deve conhecer esse stakeholder para

    monitorar seu potencial em conseguir um segundo atributo.

    Stakeholder Arbitrário É aquele que possui legitimidade, mas não tem

    poder de influenciar a empresa e nem alega urgência. A atenção que deve

    ser dada a essa parte interessada diz respeito à responsabilidade social

    corporativa, pois tendem a ser mais receptivos.

    Stakeholder Reivindicador Quando o atributo mais importante na

    administração do stakeholder for urgência, ele é reivindicador. Sem poder

    e sem legitimidade, não devem atrapalhar tanto a empresa, porém devem

    ser monitorados quanto ao potencial de obterem um segundo atributo.

    Stakeholder Dominante É aquele que tem sua influência na empresa

    assegurada pelo poder e pela legitimidade. Espera e recebe muita atenção

    da empresa.

    Stakeholder Perigoso Quando há poder e urgência, porém não existe a

    legitimidade, o que existe é um stakeholder coercitivo e possivelmente

    violento para a organização, o que pode ser um perigo, literalmente.

    Stakeholder Dependente É aquele que tem alegações com urgência e

    legitimidade, porém depende do poder de um outro stakeholder para ver

    suas reivindicações sendo levadas em consideração.

    Stakeholder Definitivo Quando o stakeholder possui poder e

    legitimidade ele praticamente já se configura como definitivo. Quando

    além disso ele alega urgência, os gestores devem dar atenção imediata e

    priorizada a esse.

  • A comunicação corporativa é o processo por meio do qual os stakeholders percebem a identidade, a imagem e a reputação da empresa.

    A questão está correta, pois tanto a identidade quanto a imagem da empresa devem misturar-se de forma que não haja diferença entre elas. Os stakeholders são os públicos da organização.


ID
396913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito de planejamento estratégico.

O objetivo da pesquisa institucional em uma empresa é conhecer a opinião de seus empregados e dos stakeholders.

Alternativas
Comentários
  • A pesquisa institucional ou administrativa é o caminho para a análise e conhecimento da organização, sua política, estrutura, problemas e situação externa e interna. Não é a opinião do público e dos stakeholders que importa nesse caso.
  • A pesquisa institucional pode ser entendida como o registro dos dados referentes aos atos administrativos e de opinião dos mais diversos públicos da organização. Além disso ela se configura como uma apresentação e interpretação bem elaborada de um mapeamento dos setores da organização, principalmente aqueles que estão passando por algum tipo de dificuldade.
    Ela permite a explicação dos comportamentos e das opiniões dos públicos mediante a investigação das normas e do próprio processo administrativo da organização.
    Seu principal objetivo é levantar informações claras e precisas sobre a realidade da organização, suas condições tanto internas quanto externas, as suas deficiências e seus desequilíbrios.
    Ela oferece a alta administração condições favoráveis para a tomada de decisões e, portanto, na hora de mudanças fundamentais a sobrevivência da organização no mercado.

    fonte: ANIELE PEREIRA
    DAYANNE DE OLIVEIRA
    DYEGO HENRIQUE
    JUAN PABLO
    RAISSA LEITE
    SONNY ÁLLAN
    UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
    CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
    DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇAO SOCIAL
    PLANEJAMENTO EM COMUNICAÇÃO
  • Gabarito: ERRADA


    O conceito descrito nessa questão é o de Pesquisa de Opinião, e não Pesquisa Institucional.

    A Pesquisa Institucional tem como objetivo levantar todos os processos administrativos, a performance da empresa e verificar suas condições internas, visando principalmente construir um diagnóstico descritivo das deficiências e necessidades existentes. Para Cândido Teobaldo de Souza Andrade, os objetivos desse tipo de pesquisa são: (...) descrever o que a instituição fez e o que está fazendo (descritivo); fixar normas para o que a instituição deveria estar fazendo (normativo); analisar e definir problemas setoriais (analítico). (1994, p.52).
  • xistem dois principais e mais conhecidos modelos empresariais: o modelo baseado nos stakeholders e o baseado nos shareholders (acionistas).

    De acordo com o modelo stakeholders, que surgiu nas recentes décadas, a empresa é vista como uma organização social que deve trazer algum tipo de benefício a todos os parceiros de negócios ou partes interessadas, ou seja, os stakeholders. Este modelo também é conhecido como um modelo de responsabilidade social, tendo em conta que este modelo visa um equilíbrio social. O lucro alcançado pela empresa é dividido proporcionalmente de acordo com a participação de cada elemento: acionistas ou proprietários (shareholders), clientes, fornecedores, etc. Este modelo não privilegia somente a vertente financeira, mas também dá valor à vertente social e retributiva. Por esse motivo é considerado como um modelo de responsabilidade social ou corporativa.

    O modelo de shareholders está intimamente relacionado com os acionistas e foi um modelo que foi quase exclusivo durante toda a Era Industrial. Neste caso, a empresa é vista como uma entidade econômica que deve trazer benefícios aos shareholders (proprietários ou acionistas). Por este motivo, é conhecido como um modelo de responsabilidade financeira, sendo que neste caso o sucesso da empresa é medido quase exclusivamente pelo seu lucro


  • Segundo Margarida Kunsch, em Planejamento de RP na Comunicação Integrada, p. 290:

     

    A pesquisa institucional visa basicamente conhecer a organização como um todo, valendo-se, para tanto, de pesquisas e instrumentos apropriados para chegar a uma análise completa da real situação organizacional, envolvendo os aspectos estruturais, administrativos, econômicos, políticos, sociais, históricos e os relacionados com os negócios, os sistemas de gestão e produção, os recursos humanos, os públicos, o sistema de comunicação etc.

     

  • Teobaldo de Souza Andrade define (1994, p. 52):

     

    (...) a compilação de dados resultantes de atos administrativos ou de opiniões diretores, chefes e funcionários, bem assim a sua interpretação e apresentação inteligente, de molde a permitir o levantamento da área ou das áreas, dentro da empresa, que se encontram em dificuldades. É através desse tipo de pesquisa que se pdoe fazer investigação e a crítica a respeito das normas e dos processos da organização (...). Os objetivos desse tipo de pesquisa são: descrever  o que a instituição fez e o que está fazendo (descritivo); fixar normas para o que a instituição deveria estar fazendo (normativo); anlisar e definir problemas setorias (analítico).


ID
397015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação interna e externa, julgue os itens seguintes.

A influência dos denominados líderes informais não deve ser incentivada por meio de comunicação interna, uma vez que tal ação pode provocar efeitos indesejados, como quebras de hierarquia, e gerar duplos comandos.

Alternativas
Comentários
  • Item: Errado

    Líderes informais são pessoas que em sua grande maioria não possuem cargos de Diretoria ou que possam tomar grandes decisões, mas vali-se de uma personalidade forte e perspicaz, liderando seus companheiros na busca de um objetivo comum.

    Por estarem normalmente no operacional estão mais informados sobre as dificuldades da empresa e dos efeitos do ambiente externo. Cabe a estas pessoas em muitos casos motivar e traçar os melhores caminhos para atingir as metas ou objetivos traçados.

    Percebe-se que os principais pontos que levam as pessoas a seguirem estes Líderes Informais são a suas expressões e linguagem de fácil compreensão, sendo respeitados e tidos como grandes mentes dentro de um departamento.

    Um dos pontos negativos das organizações que possuem em demasia este tipo de liderança são os conflitos de egos e responsabilidades sobre as atividades. Ainda sim, é uma atividade que deve ser incentivada, ao contrário do que a questão afirma, uma vez que estas lideranças informais podem produzir um grande impacto positivo quanto ao posicionamento da empresa e em seus resultados.

    http://www.webartigos.com/articles/29280/1/O-Poder-das-Liderancas-Informais-nas-Organizacoes/pagina1.html


    Bom estudo ;)
  • Errado. O público interno é um multiplicador das experiências e impressões da Organização, levando informações para fora dos muros da empresa. Pensá-la de forma unilateral é um erro. Manter o diálogo aberto entre direção e funcionários, criando mecanismos que transmitam segurança à manifestação do pensamento e dando retornos com autenticidade, rapidez e transparência é o que se chama de gestão participativa da comunicação interna. Sem compreendê-la desta forma, os níveis de desconfiança farão um trabalho no sentido contrário, criando ruídos que podem vir a ser desastrosos.
    Prof. Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br
  • Pelo contrário. Desenvolver ações de comunicação focadas nos líderes informais ajuda a comunicação organizacional, pois favorece o fluxo horizontal e permite canalizar questões vindas do topo para a alta gestão. Reprimir as manifestações e descontentamento dos líderes informais pode ser uma estratégia traiçoeira. Apropriar-se deste fluxo informal de comunicação, como afirma Kunsch, é uma ótima oportunidade de saber o que se passa na rede de rumores e boates e desenvolver ações para amenizar os descontentamentos. 

    Segundo o livro "Planejamento de Relações Públicas na Comunicação integrada", da autora Margarida Kunsch: "a comunicação informal nasce da necessidade das pessoas conseguirem informações sobre a organização que, muitas vezes, não é suprida pelos canais formais e faz com que elas procurem meios alternativos. Além dos famosos boatos e rumores, “a conversa, a livre expressão do pensamento, as manifestações dos trabalhadores sem o controle da direção administrativa são algumas expressões da rede informal, insertas no convívio natural das pessoas e dos grupos” (KUNSCH, p. 84).

ID
397018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação interna e externa, julgue os itens seguintes.

Um dos principais desafios da comunicação externa é a comunicação de valores à sociedade. Tal comunicação somente será bem-sucedida se os valores a serem comunicados forem também disseminados internamente, a ponto de adquirirem a consistência e a adesão dos próprios funcionários da empresa, que passarão a propagá-los no ambiente externo.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação focada no público interno, ou seja, os colaboradores, deve estar alinhada à que se destina ao público externo, para que não haja dissonância cognitiva.

ID
543205
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto à Comunicação Interna, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Kunsch, existem os fluxos de comunicação ascendente, descendente, lateral nas organizações. A comunicação interna deve incorporar todos os fluxos e tratá-los de forma estratégica. 
  • A Comunicação Interna pode ser analisada por seus fluxos comunicacionais e além dos três já mencionados, atualmente utilizamos o fluxo Transversal, ultrapassando fronteiras tradicionais do tráfego de informações, as organizações incentivam a participação integrada, criando condições para que as pessoas possam intervir em diferentes áreas e com elas interagir.
  • Gente, vamos colocar o gabarito, facilita a vida dos não assinantes. Gabarito B

ID
543226
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O percentual de um mercado ou de um segmento que uma empresa ou marca detém é chamado de

Alternativas
Comentários
  • A expressão share-of-market tem como tradução participação no mercado e designa a fatia de mercado detida por uma organização. Sua medida quantifica em porcentagem a quantidade do mercado dominado por uma empresa.

    Ótimos Estudos!
  • Market Share, significa participação de mercado, em português, e é a fatia ou quota de mercado que uma empresa tem no seu segmento ou no segmento de um determinado produto. O Market Share serve para avaliar a força e as dificuldades de uma empresa, além da aceitação dos seus produtos.

  • A- Posicionamento

    Conceito trabalhado pelo branding que pode ser resumido por essência da marca, seus valores, missão, modelo ou formato de negócios, em suma, o que a diferencia perante as demais. Em um mundo cada vez mais competitivo e de produção massificada, os posicionamento passa mais pelos atributos intangíveis da marca (ex: valores) do que os tangíveis, isso é, seu produto ou serviço.

    b- share-of-voice.

    Fração ou porção de CLIENTES que uma marca atinge em um determinado segmento. Ex: X clientes dentro do segmento de cosméticos dermatológicos fabricados no Barsil. 

    c- Heavy-user.

    Um dos tipos de consumidores, no caso, que se utilizam muito de uma determinada marca ou serviço.

    d Share-of-market.

    Conforme definição da questão

    e- Frequência

    Quantidade de inserções - programadas - de uma peça/anúncio publicitário em uma determinada mídia (ex: televisão).


ID
550957
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação ao público externo, a comunicação empresarial tem como objetivo(s)

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Comunicação Empresarial x Comunicação Organizacional

    Apesar da similaridade do nome e da maioria das pessoas considerar esses dois conceitos como sinônimos, é importante ressaltar, apenas para conhecimento, que alguns acadêmicos entendem que é preciso fazer uma distinção entre comunicação empresarial e comunicação organizacional.

    Para algumas pessoas, a comunicação empresarial estaria mais relacionada a práticas diretamente voltadas para o lucro ou benefício – seja financeiro, social ou de imagem – da própria empresa, enquanto comunicação organizacional seria um conceito mais amplo, relacionado a diferentes ações e com a capacidade de beneficiar não só a empresa, mas também pessoas e instituições externas a ela. A comunicação organizacional, diferente da comunicação empresarial, poderia ser aplicada até mesmo em empresas sem fins lucrativos, como ONGs e associações. https://sambatech.com/blog/insights/comunicacao-empresarial/


ID
562453
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma empresa acaba de adquirir 30% do capital ativo de sua concorrente e deseja informar a operação à sociedade em um espaço determinado da mídia impressa. A informação deve ser divulgada em

Alternativas

ID
562456
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na hora de criar um jornal para uma empresa, a primeira ação a ser realizada deve ser

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Tudo começa com um objetivo.

  • Será que um exemplo é o juiz?

    Ele tem capacidade processual, mas não pode impetrar HC


ID
562459
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O assessor de imprensa de uma empresa de grande porte acaba de receber a informação de que o gerente de Recursos Humanos foi demitido e que o novo gerente já foi escolhido para o cargo. Ele prepara uma nota e envia para o mailing

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E.

    A notícia diz respeito a assunto interno, institucional da empresa.


ID
562501
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No ambiente empresarial, mesmo assumindo a comunicação interna como uma função estratégica e integrada ao processo de tomada de decisões, alguns esforços de comunicação falham por dependerem de circunstâncias alheias à vontade de seus gestores. Nesse sentido, as atividades comunicacionais devem apresentar certas características, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

    Acredito que seja a letra A, por ser a única que não diz respeito a comunicação INTERNA, assunto tratado no comando da questão.


ID
562504
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Conhecer e administrar a questão da imagem das organizações é uma tarefa complexa e torna-se um grande desafio saber conduzi-la no contexto da comunicação institucional. O conceito de imagem corporativa é definido como

Alternativas
Comentários
  • IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    Aprofundando:

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    De acordo com Kunsch, a Imagem Corporativa “tem a ver como o imaginário das pessoas, com as percepções.  É  uma  visão  intangível,  abstrata  das  coisas,  uma  visão  subjetiva  de  determinada realidade.” 

       

    Em outras palavras, pode-se dizer que a imagem corporativa consiste na “percepção” da opinião pública  sobre  o  comportamento  da  organização  e  de  seus  funcionários,  bem  como  de  seus produtos ou serviços. 


ID
562507
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Apesar das peculiaridades de cada área, a comunicação integrada propõe uma convergência das atividades comunicacionais da empresa e dá forma ao composto da comunicação organizacional integrada. NÃO está inserida nesse conceito a comunicação

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra b.

     A comunicação organizacional é composta por todas as formas de comunicação dentro de uma organização: a comunicação institucional, a comunicação interna, a comunicação administrativa e a comunicação mercadológica. Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/

    A comunicação inclusiva é pensada para todos. Ela não exclui, ela inclui. Na prática, é fazer a informação chegar às pessoas de maneira simples, fácil e direta, independentemente de o receptor ter ou não algum tipo de dificuldade. Algumas premissas são essenciais para se adotar uma comunicação inclusiva e envolvem aspectos humanos (como empatia) e técnicos (como acessibilidade comunicacional). Especificamente no caso da comunicação digital inclusiva, deve-se considerar, por exemplo, a construção de um site acessível, que esteja preparado para receber a navegação de pessoas com deficiência, e a inserção de legendas, transcrição e audiodescrição em vídeos. A comunicação tradicional não costuma adotar esse olhar inclusivo, e o que vemos são sites com barreiras que dificultam a participação dessa grande parcela da população, estimada em 45 milhões de brasileiros (dados IBGE do Censo de 2010).

    Fonte: http://mwpt.com.br/comunicacao-inclusiva-ferramenta-estrategica-captacao-recursos/


ID
562522
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sob a ótica da administração de marketing, as empresas devem monitorar e administrar constantemente o macroambiente, para buscar oportunidades de mercado e se precaver de ameaças. Devem também identificar internamente suas forças e fraquezas estratégicas, no escopo do seu microambiente. Nesse sentido, qual tipo de força ambiental NÃO é relacionado ao macroambiente de marketing de uma empresa?

Alternativas
Comentários
  • Concorrente é enquadrado no microambiente
  • Macroambiente:

     

    Demográfico: É o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. Este ambiente é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados.

     

    Econômico: Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.

     

    Natural: Inclui os recursos naturais que os profissionais de marketing usam como subsídios ou que são afetados pelas atividades de marketing.

     

    Tecnológico: É talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino. A pesquisa e o desenvolvimento são super necessários em uma empresa.

     

    Político/Legal: As decisões de marketing são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente político. Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.

     

    Cultural: É constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade.

     

     

    Microambiente:

     

    A Empresa: Ao fazer seus planos de marketing, a gerência de marketing leva em consideração outros grupos da empresa, tais como a administração de topo, os departamentos de finanças, pesquisa e desenvolvimento, compras, produção e contabilidade. Todos estes grupos formam o ambiente interno e, em conjunto, têm um impacto sobre os planos e as ações de marketing.

     

    Os Fornecedores: Os fornecedores são um elo importante no sistema geral de entrega de valor da empresa ao consumidor. Eles provêem os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços, e podem afetar seriamente o marketing.

     

    Os Intermediários: Os intermediários do marketing ajudam a empresa a promover, vender e distribuir seus bens aos compradores finais.

     

    Os Clientes: A empresa deve estudar seus clientes de perto. Segundo Kotler, a empresa pode ter cinco tipos de clientes: o mercado consumidor; o mercado industrial; o mercado revendedor; o mercado governamental; e o mercado internacional.

     

    Os Concorrentes: Os profissionais de marketing não devem apenas visar às necessidades dos consumidores-alvo; devem também alcançar vantagens estratégicas, posicionando suas ofertas contra as de seus concorrentes na cabeça dos consumidores.

     

    Os Públicos: O ambiente de marketing da empresa inclui também vários tipos de público. O público é qualquer grupo que tenha interesse real ou potencial ou que cause impacto na capacidade da empresa de atingir seus objetivos. Kotler apresenta sete tipos de públicos: púbico financeiro; público da mídia; público do governo; público de defesa do consumidor; público local; e o público geral.

     

    Fonte: https://tudosobremarketing.wordpress.com/2009/04/10/microambiente-e-macroambiente/


ID
593362
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre a comunicação organizacional, é INCORRETOafirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra. E

     

    Porém não entendi, porque se a Letra E está incorreta, quer dizer que existe outra alternativa incorreta. Sendo assim, existe duas letras incorretas e não apenas a letra E.

    Se alguém puder ajudar. Estarei acompanhando os comentários.

  • Denis Souza, temos um problema lógico aqui... 

  • Get out!

  • Não entendi a dúvida de vocês.
    A letra E está correta! Ela é o gabarito, o que significa que as 4 alternativas anteriores são todas afirmações verdadeiras.

  • Questão com problema lógico. Não sabia se a alternativa c) estava correta, se ela for falsa temos duas respostas. Se for verdadeira não temos resposta.


    A questão pede a alternativa incorreta e ou todas estão corretas, o que faria a e) estar correta, ou a questão tem duas respostas a errada e a alternativa e) que diz que nenhuma está incorreta...


  • a letra E diz que: Nenhuma das alternativas está incorreta ou seja que estão todas certas.

    Porém a questão pede a Incorreta

    Se dizer que todas as alternativas estão certas é incorreto, quer dizer que todas (A,B,C,D) estão incorretas??

    o.O'

  • Se ela pede a incorreta, e diz que a Incorreta é a E que diz que nenhuma das alternativas estão incorretas é porque dentre as três há uma incorreta!

  • A banca se arrumou um problema de lógica pela maneira como decidiu formular a alternativa do gabarito.

  • O auge da CORG não foi em 1985. Este foi o período em que ela despontou como atividade de comunicação. De lá para cá ela só fez crescer, de modo que 1985 não pode ter sido seu auge.


ID
593386
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os chamados 4 Ps domarketing são:

Alternativas

ID
593398
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Flavio Ferrari, em “Planejamento e Atendimento” (São Paulo, 1998), NÃO é Função do atendimento empublicidade:

Alternativas

ID
593410
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Estratégia mercadológica utilizada como mídia alternativa e participativa, que atinge o consumidor de forma rápida e direta, com baixos custos e grande eficácia, o marketing direto tem como objetivos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Get out!


ID
594106
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma campanha de divulgação institucional bem feita demanda a apresentação de valores, princípios, metas e até histórico da empresa para seu público-alvo. Um exemplo de estratégia de planejamento eficiente é:

Alternativas
Comentários
  • Relatório anual com matérias jornalísticas? Que mistureba de canais e propósitos...

  • Relatórios anuais podem ser um misto de prestação de contas com valorização dos empregados. Por isso as matérias são válidas.e dão um caráter mais humano ao relatório. Mostra que a empresa não é só uma geradora de números e lucro, mas faz parte de um corpo, uma organização movida por pessoas.


ID
606538
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação interna não pode ser algo isolado do composto da comunicação integrada e do conjunto das demais atividades da organização. Sua eficácia dependerá de um trabalho de equipe entre as áreas de comunicação e recursos humanos, a diretoria e todos os empregados envolvidos. VIEIRA, Roberto Fonseca. Comunicação Organizacional. Rio de Janeiro: Mauad, 2004. p. 54

A partir do texto acima, pode-se afirmar que o discurso publicitário cumpre a sua finalidade nos três planos seguintes:

Alternativas
Comentários
  • gab. E

     

     


ID
722158
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O house organ, o órgão da casa, é o veículo interno de uma empresa ou instituição elaborado pela assessoria de comunicação. Essa publicação tem por objetivo principal produzir um veículo que seja

Alternativas
Comentários
  • Letra C
    A maioria dos house organs tem o público interno (no caso de empresas, destinado aos colaboradores) como prioritário, mas há situações (cada vez mais freqüentes) em que são voltados ao público externo (clientes, prospects, parceiros, fornecedores e segmentos empresariais).

    Fonte: http://www.agenciaepoca.com.br/houseorgan.html
  • o retrato fiel do assessorado
    HOUSE ORGAN,INICIALMENTE ERA PARA O PÚBLICO INTERNO,STAKEHOLDERS.AGORA O CONCEITO SE ESTENDE PARA O PÚBLICO EXTERNO.MAS,O ADJETIVO "FIEL" NÃO CORRESPONDE À REALIDADE.
    IMAGINEM UM HOUSE ORGAN TOTALMENTE "FIEL" AO RETRATAR O ASSESSORADO...
    DEPENDENDO DO ASSESSORADO OU DO MOMENTO,A FIDELIDADE DO RETRATO PODE SER O ATESTADO DE ÓBITO DO ASSESSORADO OU DO JORNALISTA.
    É PRECAUÇÃO BÁSICA SEPARAR O QUE É DO QUE DEVERIA SER.


     """       
  • Desculpem a pergunta boba, mas não sou da área... O que a banca quis dizer com "assessorado"?
  • (A) Errado. O house organ não tem uso restrito aos conteúdos de marketing (mercadológicos). Pelo contrário, deve buscar atender as várias necessidades de informação dos públicos da organização. Seu conteúdo deve possuir diversas editorias que trabalhem mensagens que em conjunto forneçam conteúdo informativo e de cunho institucional, ajudando a consolidar o canal como estratégico para a organização.
    (B) Errado. Não se deve utilizar o house organ como um “papagaio” transmissor dos interesses exclusivos da organização, nem como uma forma de desencalhar o conteúdo produzido pela assessoria de imprensa para os veículos massivos e que não foi aproveitado. Como já dissemos, o house organ não deve ser um canal “chapa branca”.
    (C) Correto. Embora existam dificuldades para emplacar notícias empresariais que exibam suas mazelas, é importante a empresa não aparecer no jornal como se fosse maravilhosa enquanto o público interno – especialmente - sabe o que corresponde à realidade e o que é fantasia. Torquato (2010) chama atenção para o perigo que existe das publicações empresariais ampliarem a distância entre o que a empresa diz e o que ela faz, na percepção dos públicos a quem se destina. Alguém pode se perguntar: o house organ circula para o público externo também? Sim! Circula pelo interesse que os stakeholders têm em saber sobre a organização; é estratégico que a organização reserve parte da tiragem para envio a seus interessados. Exemplo: durante a participação em feiras, o stand da organização pode distribuir aos frequentadores como forma de se apresentar e estabelecer contato. Isto pode potencializar negócios, incrementando as ações de marketing.
    (D) Esta publicação corresponde ao catálogo – anúncio de produtos com fotos e detalhamento de conceitos e das funções do produto. Esta publicação ajuda a ligar o nome da organização à linha de produtos, além promovê-los. Ex. é uma oportunidade de promover a margarina Delícia e a Bungue Alimentos, que a fabrica.
    (E) Errado. A ideia de brindar uns e excluir a possibilidade de outros terem acesso à publicação não faz sentido; seria um tiro no pé, por exemplo, dar o jornal para gerentes e não dar para os demais funcionários. O house organ deve ser um canal inclusivo, que estimule a participação do público interno e que possibilite o diálogo empresarial.
    Prof. Cintia Moreno e Janaina Carvalho www.pontodosconcursos.com.br 12

  • Felipe Araujo

    Assessorado é para quem o assessor trabalha. 

    É o cliente ou o chefe do assessor.

  • Para mim, divulgar o que for de exclusivo interesse da empresa é característica sim do House Organ. Por mais que existam assuntos dos mais diversos temas, advindos dos mais diversos setores, todos estão diretamente alinhados com os princípios da empresa. Vai procurar saber se tem House Organ com notícia sobre greve de trabalhador ou reclamações trabalhistas? Para mim, essa questão induz ao erro. 

  • Diego, acredito que o erro da questão está em afirmar que o que é divulgado no house organ não encontra espaço na mídia. O house organ pode publicar sim um assunto sobre a empresa que foi divulgado na mídia.

  • House organ é a denominação dada ao veículo (jornal ou revista) de uma empresa ou entidade . Ele geralmente é concebido para divulgar os fatos e as realizações da empresa ou entidade e pode assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina.
    A maioria dos house organs tem o público interno como prioritário, mas há casos ( cada vez mais frequentes) em que a empresa ou entidade concebe dois ou mais house organs tendo em vista atingir, de maneira adequada (em termos de pauta e linguagem) públicos distintos (interno e externo). 

  • Destacando o que foi dito por Flávio. Muito esclarecedor!
    (C) Correto. Embora existam dificuldades para emplacar notícias empresariais que exibam suas mazelas, é importante a empresa não aparecer no jornal como se fosse maravilhosa enquanto o público interno – especialmente - sabe o que corresponde à realidade e o que é fantasia. Torquato (2010) chama atenção para o perigo que existe das publicações empresariais ampliarem a distância entre o que a empresa diz e o que ela faz, na percepção dos públicos a quem se destina. Alguém pode se perguntar: o house organ circula para o público externo também? Sim! Circula pelo interesse que os stakeholders têm em saber sobre a organização; é estratégico que a organização reserve parte da tiragem para envio a seus interessados. Exemplo: durante a participação em feiras, o stand da organização pode distribuir aos frequentadores como forma de se apresentar e estabelecer contato. Isto pode potencializar negócios, incrementando as ações de marketing.

  • "O house organ é um veículo de comunicação interna e uma das ferramentas mais antigas utilizadas no meio empresarial, a fim de alcançar uma boa comunicação com o público interno. Para quem não o conhece pelo nome, apresento com seu nome mais popular: house organ é o famoso jornal, boletim ou revista interna. Literalmente, a tradução de house organ  é o “órgão da casa” e tem como objetivo traçar uma comunicação eficiente entre o topo e a base da pirâmide organizacional."  Mariana Melissa

    Idéias de Marketing: http://www.ideiademarketing.com.br/2012/09/19/house-organ-voce-esta-fazendo-da-maneira-correta/
  • Resposta:C

     

  • Acho beeem problemático dizer que o house organ é para público externo. Sim, ele pode parar nas mãos desse, mas é uma exceção, um incidente. Ele não é criado para isso, de forma alguma. A questão deveria ser anulada.

  • "O House-Organs representa o veículo de difusão de informações sobre determinada instituição (empresas, sindicatos, partidos, universidades, clubes) dirigido ao público interno (funcionários e seus familiares)e/ou determinados segmentos do público externo (vendedores, acionistas, clientes, imprensa etc.)" (ARAÚJO e SOUZA p. 342)

    Fonte: Obras jornalísticas: uma síntese. Ellis Regina Araújo e Elizete Cristina de Souza


ID
736558
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Internet tem ampliado sua importância e seu papel na comunicação organizacional, mas seus recursos têm sido pouco explorados. A Internet tem sido considerada apenas:

Alternativas

ID
774931
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Camaçari - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A ____________________ corresponde a um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade junto aos seus públicos de interesse ou junto à opinião pública.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito..Poderia ser comunicação organizacional, conceito que substituiu comunicação empresarial,como explica Torquato, em seu tratado. 

  • Correto Letra D

     

    A princípio, pensei tratar-se de comunicação integrada. Entretanto, a comunicação integrada significa uma fusão da comunicação dos vários departamentos de uma empresa (ou seja, de toda comunicação interna) em prol de um objetivo geral. A comunicação empresarial, por sua vez, seria algo maior que a própria comunicação integrada. Seria uma espécie de gênero do qual a comunicação integrada é apenas um de seus elementos.
     

    Comunicação Empresarial

    " Finalmente, podemos concluir que a comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica de planejamento que aplica a comunicação interna e a comunicação externa para melhorar o fluxo de informações e o relacionamento organizacional, com o objetivo de garantir sua sustentabilidade no mercado.  "

     

    Comunicação Mercadológica

    A comunicação mercadológica tem o objetivo de vender ou melhorar a imagem dos produtos ou serviços da corporação. Marketing e venda são os principais setores responsáveis por esse processo dentro de uma empresa.

     

    Comunicação Organizacional Integrada

    Margarida Kunsch é uma das pioneiras deste conceito no Brasil. Segundo ela, comunicação organizacional integrada é uma filosofia que direciona a convergência de todas as quatro comunicações (institucional, mercadológica, interna e administrativa), permitindo uma atuação sinérgica entre elas. É a soma de todas as atividades de comunicação realizadas pelos diversos departamentos da empresa, e que, apesar de suas diferenças e peculiaridades, consigam atuar de forma harmoniosa para atingir os objetivos da organização.

     

    https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/

    https://www.administradores.com.br/artigos/academico/comunicacao-empresarial-conceitos-e-objetivos/94838/


ID
781051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item, que trata da comunicação empresarial.

A marca, em uma organização, pode apresentar-se como nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação deles, que pretendem identificar os bens e serviços por ela oferecidos e diferenciá-los dos concorrentes.

Alternativas
Comentários
  • Get Out!


ID
781054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item, que trata da comunicação empresarial.

O que define a identidade corporativa é a forma como a administração busca apresentar ao público interno suas ideias.

Alternativas
Comentários
  • Identidade Corporativa ou Identidade Empresarial (em inglêsCorporate Identity) pode ser definida como o conjunto de atributos que torna uma empresa especial e diferenciada. Esses atributos são classificados de essenciais e acidentais. Os primeiros são os atributos que se referem ao propósito da empresa, a missão e aos valores; os atributos acidentais contribuem para a descrição da empresa, mas não definem a sua essência. Peter Behrens foi o fundador da identidade corporativa, em 1908 a serviço da AEG.

  • IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    Aprofundando:

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos


ID
787306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a house organ, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Correta A

    Errada B - O jornal empresarial/house-organ deveser organizado formalmente, com conhecimento de seu público. Ele geralmente é concebido para divulgar os fatos e as realizações da empresa, assim não tem porque ser informal.

    Errada C -  Até pode reproduzir políticas institucionais, mas não utiliza a linguagem de relatórios e de documentos oficiais. O jornal deve ter um planejamento e linguagem própria, direcionada ao público-alvo, preferencialmente em forma de notícia/entrevistas/notas/reportagens...

    Errada D - O primeiro house-organ foi o The Globe, que surgiu nos EUA, e servia para divulgar o governo de Andrew Jackson, em 1829 - século 19.

    Errada E - O primeiro jornal empresarial no Brasil foi da revista "General Motors" (Rego, 1984, p.27).

    Bom estudo :)

ID
787327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da evolução da comunicação nos contextos organizacionais brasileiros, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, o conceito de comunicação integrada só começou a ser percebido e colocado em prática na década de 1980, com a criação da Gerência de Comunicação Social da empresa Rhodia S.A. (1985), que se tornou a referência precursora desse modelo no país.

    http://www.uff.br/ensaiosdemarketing/artigos%20pdf/1/artigosete.pdf

  • C- No Brasil, a criação do campo teórico e de pesquisa que integra as áreas de comunicação organizacional e relações públicas coincidiu com a edição do Decreto-Lei n.º 63.283/1968, que regulamentou a profissão de relações públicas e a vinculou à respectiva habilitação nos cursos superiores de comunicação social. (FALSA)

    Decreto nº 63.283/98

    Art. 2º A designação de Profissional de Relações Públicas e o exercício das respectivas atividades passam a ser privativos:

    a) dos que, a partir da vigência da presente lei, venha ser diplomados em Cursos de Relações Públicas, de nível superior, reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação;

    b) dos que, antes da vigência da presente lei, sendo possuidores de diplomas de nível universitário, tenham concluído cursos regulares de Relações Públicas, em estabelecimentos de ensino, cujos currículos venham a ser homologados pelo Conselho Federal de Educação;

    c) dos diplomados no Exterior em cursos regulares de Relações Públicas, após a revalidação do diploma nos têrmos da legislação vigente, e ressalvados os amparados através de convênios.


ID
801043
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre a comunicação administrativa e a comunicação interna, podemos afirmar:

Alternativas

ID
816526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam da comunicação empresarial.

O que define a identidade corporativa é a forma como a administração busca apresentar ao público interno suas ideias.

Alternativas
Comentários
  • Identidade Corporativa ou Identidade Empresarial (em inglêsCorporate Identity) pode ser definida como o conjunto de atributos que torna uma empresa especial e diferenciada. Esses atributos são classificados de essenciais e acidentais. Os primeiros são os atributos que se referem ao propósito da empresa, a missão e aos valores; os atributos acidentais contribuem para a descrição da empresa, mas não definem a sua essência. Peter Behrens foi o fundador da identidade corporativa, em 1908 a serviço da AEG.

  • IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    Aprofundando:

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos


ID
816529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca do planejamento de comunicação, criação e direção de arte, julgue o item.

Devido ao rigor metodológico adotado no Brasil, a metodologia de planejamento, que objetiva traçar os rumos da comunicação do cliente, não é tratada de maneira diferenciada nas diversas agências do país.

Alternativas
Comentários
  • Esse Brasil devia adotar rigor para muitas coisas mesmo!

  • FALSO

  • Errada.

    "Devido ao rigor metodológico adotado no Brasil". Rigor metodológico no planejamento de comunicação, infelizmente, ainda, não é uma constante nas empresas do Brasil.


ID
816628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sabendo que a arquitetura da informação de um website, que norteia o trabalho do webdesigner, está estruturada em quatro sistemas interdependentes, organização de informações, navegação, rotulação e busca, julgue o item.

Em um website, as informações devem ser categorizadas e agrupadas em função dos aspectos cognitivos e culturais envolvidos. Nesse processo, é possível valer-se, também, de recursos como subsites, devido à capacidade multimídia da Web.

Alternativas
Comentários
  • Um subsite, por definição, é um site pertencente a um subdomínio que está ligado a um domínio pai. Pode ser entendido como uma região específica de determinado website.

  • CERTO

    Um subsite, como o nome já deixa subentendido é uma extensão do domínio principal, e pode ser entendido como uma "extensão" específica do site específico.


ID
821197
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Num universo em que a Comunicação organizacional administrada se transforma em vantagem competitiva, as organizações e os seus gestores passam a ser usinas de imagens que estão permanentemente direcionadas a públicos com poder político e econômico”.

(NASSAR, Paulo. O que é comunicação empresarial. São Paulo: Brasiliense, 1995). 

Avalie as opções a seguir e assinale a correta.

Alternativas

ID
821200
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Por fim, podemos identificar o papel da comunicação empresarial tornando sustentável a atuação da gestão estratégica, seja na sua elaboração, implementação, execução e controle. Entretanto, verificamos o alargamento das responsabilidades e funções de uma comunicação sustentável que proporciona uma propagação e desenvolvimento de uma reputação duradoura e de uma identidade com que os públicos possam estabelecer uma ligação. Assim sendo, a comunicação empresarial serve de suporte sustentável para as medidas tomadas pelos gestores em relação às estratégias a serem elaboradas e executadas, para consecutivamente obterem o desejado fator crítico de sucesso”.

(CORREDOURA, André Luiz Araújo. Gestão estratégica das organizações e comunicação empresarial: a fundamentação, escolha e implementação das decisões estratégicas. In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste. Intercom: Rio de Janeiro, 2009)

Em seu texto, o autor destaca a importância do processo de comunicação para a estratégia organizacional. Sobre os canais e estratégias de comunicação interna, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Perfeito


ID
821206
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quando se fala de comunicação integrada, um dos principais aspectos envolvidos é o planejamento de comunicação. Nesse contexto, planejar é muito mais do que escolher o que vai ser dito em uma campanha ou fazer anúncios em jornais e revistas. Para que o planejamento de comunicação possa acontecer em sua plenitude, é necessário que sejam observados alguns aspectos. Assinale, entre as opções a seguir, aquela que não se encaixa na elaboração do planejamento integrado de comunicação.

Alternativas

ID
821209
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos


“A busca de resultados pressupõe a superação de obstáculos e a escolha da melhor estratégia para alcançá-los. Sendo assim, trabalhar com planejamento de comunicação é trabalhar na busca da solução de um problema, compreendendo as dificuldades e os desafios enfrentados em determinado mercado e propondo a sua solução.”

(VASCONCELOS, Luciene Ricciotti. Planejamento de comunicação integrada: manual de sobrevivência para as organizações do século XXI. São Paulo: Summus, 2009, p. 15). 

Sobre o planejamento de comunicação integrada, avalie as opções a seguir e assinale a incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa E não trata de PLANEJAMENTO de comunicação integrada (como pede o comando), apenas de sua aplicação. Típica escolha da mais errada.


ID
821215
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um dos temas mais estudados e praticados pelas organizações, o planejamento estratégico parte do pressuposto de que a organização entende o conceito de estratégia. Sobre esse assunto, avalie as afirmações abaixo e assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
822955
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação aos fluxos de comunicação produzidos por uma organização, pode-se afirmar, de acordo com as teorias de Gaudêncio Torquato (1986), que:

Alternativas
Comentários
  • De acordo comTorquato (1986) as organizações possuem três fluxos de comunicação, que semovem em duas direções: o fluxo descendente, o fluxo ascendente e o fluxo lateral.Os dois primeiros na direção vertical, o último correndo horizontalmente
  • Já faz tempo que existe uma versão mais nova para esse assunto, e são quatro os fluxos de comunicação (Torquato, 2010): descendente, ascendente, lateral e diagonal; movimentando-se em 3 direções: horizontal, vertical e diagonal.

  • Também sei que existem quatro fluxos, com três direções. Marquei a alternativa relacionada, mas errei. Acredito ser motivo para mudança de gabarito, não?

  • Olha, gente, no livro dele Comunicação nas Organizações, de 2015, ele diz, na página 69: "Os mecanismos de comunicação numa organização movimenta-se, simultaneamente, em três fluxos e duas direções. [...] São os fluxos descendente, ascendente e lateral, nas direções vertical e horizontal".

    Ele ainda completa na página 81, quando retoma o assunto: "Alguns autores chegam a sustentar um quarto tipo de fluxo - a comunicação diagonal [...]. Esse fluxo, porém, não tem muita representação na empresa, podendo ser absorvido pelos tipos clássicos relacionados".

    Então acredito que a resposta esteja realmente correta.

  • A banca se referenciar por um livro de 1986!


ID
849826
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito dos fluxos de comunicação organizacional, é cor- reto afirmar que a comunicação

Alternativas
Comentários
  • - Fluxo ascendente: Para Curvello (1993), caracteriza-se como as informações e mensagens geradas partindo dos colaboradores com destino as gerências, ou superiores. Melo (2009), reconhece a comunicação ascendente como sendo aquela que ocorre de baixo para cima, do subordinado ao superior, através de memorandos, relatórios, reuniões grupais formais, ou até mesmo através de conversas informais com o superior, com o propósito de informativo, e como auxílio na tomada de decisão. Grando reforça este posicionamento sobre o fluxo ascendente: O fluxo ascendente, [...], parte das bases em direção aos níveis superiores, não necessariamente seguindo os planos hierárquicos.

    http://www.faculdadesaomiguel.com.br/pdf/revista-conceito/n2/administracao/culturas-organizacionais.pdf


ID
882787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à comunicação interna, julgue os itens a seguir.

A comunicação interna objetiva viabilizar toda a interação entre uma dada organização e os seus empregados.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Entende-se por Comunicação Interna o esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa, órgão ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, ágil e transparente, da direção com o público interno (na verdade, sabe-se que há vários públicos internos em uma organização) e entre os próprios elementos que integram este público.

    Deve ficar claro, portanto, que a Comunicação Interna não se restringe à chamada comunicação descendente, aquela que flui da direção para os empregados, mas inclui, obrigatoriamente, a comunicação horizontal (entre os segmentos deste " público interno) e a comunicação ascendente, que estabelece o feed-back e instaura uma efetiva comunicação.

    Tradicionalmente, a comunicação interna tem sido relegada a um segundo plano no planejamento de comunicação das empresas, órgãos ou entidades, certamente porque falta aos empresários e executivos a consciência de que a comunicação (na verdade, a boa comunicação - transparente, ágil, democrática e participativa) é vital para o desenvolvimento e a sobrevivência das organizações.

    É um equívoco imaginar que a comunicação interna se restringe à circulação periódica de um jornal para os funcionários, mesmo porque os jornais empresariais, com raras exceções, têm uma pauta acentuadamente burocrática e não incluem , necessariamente, os empregados como sujeitos ativos do seu processo de produção.

ID
883876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das técnicas de relações públicas, julgue o item a seguir.

A comunicação organizacional integrada constitui-se da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicação administrativa.

Alternativas
Comentários
  • A "Comunicação Organizacional Integrada" é constituída pelos segmentos:

    1) Comunicação Administrativa: processada dentro da organização, viabiliza o sistema organizacional e comunicacional. É fundamental para o processamento das informações no âmbito das funções administrativas internas e externas em relação a diversos públicos.

    2) Comunicação Interna: sistema de informação paralela, e não substitutivo do fluxo comunicativo funcional, que circula por uma organização e necessário para seu desenvolvimento. Ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do estímulo ao diálogo, à troca de
    informações e de experiências e à participação de todos os níveis.

    3) Endomarketing: consiste em ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a servir clientes.

    4) Comunicação Institucional: difunde informações de interesse público sobre as filosofias, políticas e praticas de uma organização. Colabora na construção de uma imagem e identidade corporativa. Enfatiza a missão, visão e os valores e objetivos de uma organização. Está relacionada com prestígio e reconhecimento social.

    5) Comunicação Mercadológica: compreende toda e qualquer manifestação comunicativa gerada a partir de um objetivo mercadológico. Mensagem persuasiva elaborada a partir do quadro sócio-cultural do consumidor alvo.

    Fonte: Margarida Kunsch (ECA/USP)

ID
883882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à comunicação dirigida e aos públicos de uma
instituição, julgue os próximos itens.

Os conceitos de comunicação dirigida e de comunicação de massa são intercambiáveis.

Alternativas
Comentários
  • Errado porque o resultado será prejudicado. 
  • Errado

    Os conceitos são, na realidade, antagônicos, pois a comunicação dirigida é aquela focada, direcionada a um determinado público com características específicas; já a comunicação de massa é, como o nome sugere, para o público em geral, grandes audiências, heterogêneas, da qual não se pode identificar os indivíduos. Portanto, o erro está em afirmar que são conceitos intercambiáveis (ou seja, sinônimos).

  • Prestar atenção no sentido da palavra "intercambiáveis": "que podem ser substituídos entre si". A partir daí, pode-se concluir que está errado. A comunicação de massa não é seletiva e dirige-se para um grande número de pessoas, sem distinções. Ao contrário da comunicação dirigida, que seleciona qual público deve receber atenção.

  • São opostos.

  • INTERCAMBIÁVEL SIGNIFICA QUE SE PODE PERMUTAR.


ID
883885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à comunicação dirigida e aos públicos de uma
instituição, julgue os próximos itens.

Os fornecedores, distribuidores, acionistas e revendedores de uma organização são considerados como público misto.

Alternativas
Comentários
  • A classificação clássica dos públicos de uma organização baseia-se no critério de proximidade física, no nível de relacionamento que os públicos mantêm com a organização e na existência de interesses em comum. Segundo essa classificação, os públicos de uma organização podem ser divididos em: público interno, público externo e público misto. Público interno: os empregados de todos os níveis da organização e seus familiares. Público externo: consumidores, concorrentes, imprensa, governo, comunidade e público em geral. Público misto: acionistas, distribuidores, fornecedores, revendedores. Segundo Pinho, classificar acionistas, distribuidores, fornecedores e revendedores como público misto não é uma classificação consensual. Para o autor, alguns estudiosos classificam esses públicos como interno, uma vez que esses grupos possuem ligações estreitas com as organizações e nas suas manifestações se assemelham às reações do público interno. (MONTEIRO, Graça)

ID
883888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à comunicação dirigida e aos públicos de uma
instituição, julgue os próximos itens.

Os stakeholders são os públicos estratégicos que possuem interesses coincidentes e essenciais a uma organização.

Alternativas
Comentários

ID
941020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das interfaces entre relações públicas e administração da empresa, julgue os itens a seguir.

Relações públicas, como comunicação simétrica, buscam equilibrar os interesses das organizações e dos agentes que se interrelacionam.

Alternativas
Comentários
  • "Para Grunig e Grunig (1992, p. 21), “o modelo simétrico de duas vias é a maneira mais ética de enfocar as Relações Públicas e que a ética desta profissão é o modelo mais efetivo para se alcançar os objetivos organizacionais”. O modelo simétrico das duas vias define a ética como um processo de relações públicas e, com isso, impede o chamado relativismo ético. Quando simétricas, as relações públicas proporcionam um foco para a discussão e o debate em que pessoas de valores diversos chegam a conclusões distintas. “Sempre que o diálogo esteja estruturado, segundo as regras éticas, o resultado deveria ser ético – ainda que nunca será a combinação perfeita no sistema de valores de nenhuma das partes implicadas” (GRUNIG; GRUNIG, 1992, p. 22).
    Conforme Grunig (2003, p. 88), a simetria demonstra que os valores da organização e dos públicos estão no mesmo nível de relevância e que “o diálogo de duas mãos faz com que as relações públicas sejam inerentemente éticas e faz com que a organização seja mais responsável para com a sociedade”. Day, Dong e Robins (2001) concordam com a proposta, que a base da prática em relações públicas deve ser a comunicação dialógica e que esse princípio fundamenta as atividades nesse século e apostam que o diálogo é a solução para administrar as questões éticas." fonte: http://www.abrapcorp.org.br/anais2009/pdf/GT1_Zilda.pdf
  • Correta

    Comunicação simétrica: é entendida como uma via de mão dupla de Organização para agentes que com ela se relacionam e vice versa.
    Relações Públicas, como comunicação simétrica, é entendida também como comunicação excelente.


  • CERTA

    a RELAÇÕES PUBLICAS é descrita em quatro modelos:

    1- Imprensa/Propaganda: propaganda de serviços e produtos;
    2- Informação Pública: coleta e organiza informações sobre a organização disseminando-as para os diversos públicos;
    3- Modelo Assimétrico de Duas Mãos: a medição que as Relações Publicas efetuam baseia-se em pesquisas científicas do público. O perfil, valores e tendências dos públicos são determinados não para estabelecer uma base de troca e diálogo, mas para procurar a persuasão dos públicos;
    4 - Modelo Simétrico de Duas Mãos: a organização busca o equilibrio entre seus interesses e dos diversos públicos. Apenas nessa forma atinge-se uma verdadeira comunhão.

    Se, se deseja produzir ambiente que sejam favoráveis à organização, deve-se interagir de modo franco com os públicos - implica haver "conjugação de interesses".

ID
987175
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um dos instrumentos que fazem parte da comunicação organizacional caracteriza-se por ter como objetivos o fortalecimento da imagem da organização perante os seus públicos de interesse; ser um canal de referência sobre os temas de interesse da organização para manter seus públicos informados: divulgar assuntos de interesse da organização e estreitar o relacionamento com seus públicos.Em geral esse veículo tem um comitê editorial coordenado pelos departamentos de Comunicação e Recursos Humanos. Trata-se:

Alternativas

ID
1036078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Diversos autores, entre eles, Stuart Hall, consideram que as notícias fazem parte de um processo social de produção, no qual há definidores primários e definidores secundários. Com base nessa classificação e acerca das funções da atividade jornalística, julgue os itens subseqüentes.

Porta-vozes institucionais se transformam em definidores primários do que é noticiável, na medida em que seu prestígio como peritos nos assuntos de interesse público aumenta.

Alternativas

ID
1036117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A consolidação da indústria da comunicação como negócio tem algumas implicações. Hoje, a aproximação entre as áreas comercial e editorial da imprensa é mais sutil. Veículos estabelecem parcerias com empresas para execução de inúmeros projetos editorias e comerciais, como fascículos, encartes especiais, prêmios, concursos etc. Não se trata do processo tradicional, absolutamente condenável, de matéria paga, mas de uma forma mais inteligente e perigosa de relacionamento, pois não é devidamente explicitado, logo, não é transparente.

Wilson da Costa Bueno. Comunicação empresarial, p. 66

A partir do texto acima, julgue o item subseqüente.

A relação entre a área comercial e a redação, realidade da mídia contemporânea, deve ser considerada pelos profissionais de comunicação empresarial para que possam identificar tráficos de influência, sobretudo os que estejam favorecendo concorrentes.

Alternativas

ID
1036147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando as técnicas de recursos públicos, julgue os próximos itens.

Os princípios que norteiam o texto utilizado na comunicação empresarial são os mesmos que regulam o texto jornalístico porque ambos estão comprometidos com a divulgação de fatos e situações.

Alternativas
Comentários
  • Repare que o examinador coloca comunicação empresarial, que engloba áreas como marketing, comunicação administrativa, recursos humanos etc. Aí nem sempre se utiliza o discurso jornalístico. Se a questão cobrasse jornalismo empresarial aí sim a questão estaria correta.

  • Uma das diferenças, por exemplo, é que no texto do jornalismo empresarial não é necessário ouvir o maior número de fontes possível, como no texto para um veículo de comunicação, já que no jornalismo empresarial, o objetivo é falar sobre a empresa. 


ID
1036183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a publicações empresariais, julgue os seguintes itens.

Entre os propósitos básicos das publicações empresariais estão o combate ao desconhecimento a respeito da empresa e a promoção da integração entre os públicos ligados a ela.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Sem conhecimento de "si" e integração entre públicos (internos/externos) a empresa, praticamente, é "fantasma".


ID
1036186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a publicações empresariais, julgue os seguintes itens.

A mídia social é um veículo de divulgação que as corporações comprometidas com a responsabilidade social estão desenvolvendo como forma de criar canais de informação com as comunidades que atendem.

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil.

    Primeiro que não são só as empresas comprometidas com responsabilidade social que usam mídias sociais.

    Segundo que o objetivo não é só criar canais de comunicação, mas também criar canais mercadológicos.


  • Não considero a questão difícil. Chamo isso de questão blindada em um autor.  

  • Erro por redução: o enunciado restringe mídia social ao veículo usado para se comunicar com as comunidades; mídia social é muito mais do que isso.


ID
1044841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de opinião pública e de comunicação pública e organizacional, julgue os itens a seguir.

O clima do ambiente organizacional depende da capacidade da comunicação interna de equilibrar, entre si, as quantidades transmitidas de dados, normas e sentimentos.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe porque essa questão é certa?

  • Acredito que "sentimentos" esteja se referindo a percepção que os funcionários têm com relação a empresa. Se a empresa é percebida como acolhedora, burocrática, etc.

  • questão mais viajada essa

  • Também achei estranho, pessoal, mas vamos lá. A questão afirma, basicamente, que o clima depende do equilíbrio da comunicação interna. Essa é uma verdade, pois se a comunicação interna libera informações demais, conflitantes, cheias de emoção ou não libera informação alguma, o clima com certeza ficará abalado. Foi assim que entendi.

  • Mais uma vez: Cespe sendo contraditória.

    Afirmar que o "clima do ambiente organicional" depende do equilíbrio da comunicação interna é desconsiderar as:

    políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.

    Logo, não teria como uma coisa depender da outra.


ID
1044916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito à comunicação nas organizações e ao trabalho do profissional de relações públicas, julgue os próximos itens.

No lançamento de um novo produto ou serviço, a comunicação interna deve ser feita de forma distinta das demais, dado que seu público é claramente identificável, não se confundindo com os outros públicos da organização.

Alternativas
Comentários
  • Por ser um produto novo não dá para dizer que há público e que este é claramente identificável. Por essa razão a questão está errada.

  • A Comunicação deve ser feita de forma integrada e não distinta. Deve-se levar em consideração aspectos do público interno para divulgar o novo produto para esse público, mas a essência da comunicação desse novo produto ou serviço será a mesma para todos os públicos.

  • Cuidado com o comentário da Vannucci, pois encontra-se equivocado.

     

    O público interno é sim claramente identificável, pois trata-se dos colaboradores da instituição. O erro da questão, conforme apontou a colega Rossana, está em restringir a comunicação interna a um formato "distinto dos demais", enquanto esse, na verdade, deve integrar-se aos outros sem deixar de atender a sua função.


ID
1091068
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre comunicação empresarial integrada, leia o fragmento a seguir.

"A comunicação integrada permite que se estabeleça uma política global e ______ de comunicação com os diversos públicos, por meio da utilização de uma linguagem comum que permita um comportamento homogêneo, além de ______ a sobreposição de tarefas. Por meio da comunicação integrada, os diversos setores trabalham de forma conjunta, considerando os objetivos e _____ da organização e ao mesmo tempo respeitando os objetivos________de cada um dos públicos envolvidos"

(ANGELONI, 2010:63)

Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima

Alternativas
Comentários
  • Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

     Tradicionalmente, a Comunicação Empresarial tem sido trabalhada como a somatória de atividades realizadas independentemente por departamentos, divisões ou assessorias que, necessariamente, não se articulam, ou seja, não há uma unidade, tendo em vista objetivos, valores e uma missão comum.


    http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/comunicacaointegrada.php


ID
1121002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de uma política de comunicação em rede, julgue os itens abaixo.

A comunicação em rede no contexto organizacional requer uma articulação de sub-redes: a primeira é formada pelos meios de comunicação para os quais a organização se dirige de maneira oficial; a segunda, informal, caracterizada pelos fluxos espontâneos e extraoficiais.

Alternativas
Comentários
  • Nas organizações, existem os fluxos de comunicação formais e informais, segundo Kunsch. 

  • O sistema de comunicação das organizações flui basicamente por meio de duas redes: a formal e a informal.

    (...)

    O sistema formal de comunicação de toda organização - o conjunto de canais e meios de comunicação estabelecidos de forma consciente e deliberada - suplementado , no decorrer do tempo, por uma rede informal de comunicações, igualmente importante, que se baseia nas relações intra-organizativas e é uma forma mais rápida de atender a demandas mais urgentes e instáveis.

     

    Margarida Kunsch, Planejamento de RP na Comunicação Integrada, p. 82


ID
1121005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de uma política de comunicação em rede, julgue os itens abaixo.

Um ambiente de comunicação em rede requer atuação interdisciplinar e multiprofissional; convergência de mídias; prescindindo, no entanto, da interação de públicos.

Alternativas
Comentários
  • O Cespe adora esta palavra, muito cuidado com ela: 

    prescindir 
    pres.cin.dir 
    (lat praescinderevti 1 Separar mentalmente uma coisa de outra ou de outras; abstrair: Prescindir do raciocínio. 2 Dispensar, passar sem, pôr de parte; renunciar: Prescindir de direitos, de vantagens.

  • Ora, se é adepto da Convergência de Mídias não há possibilidade de dispensar a interação com o público. 



  • GAB: ERRADO

    Cespe e suas palavras bonitas.

    Prescindir --> Dispensar

    Imprescindível ---> Algo indispensável, isto é, é necessário, fundamental, etc.

    A interação de públicos é algo necessário, pois a convergência tem como princípio a junção de comunicações na tecnologia de rede.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Convergência de redes é a unificação entre duas ou mais redes de comunicação distintas numa única rede capaz de prover os serviços antes prestados pelas diversas redes. Um dos primeiros exemplos é a convergência entre redes de voz e dados

    A labuta continua! Bons estudos.


ID
1121029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da comunicação organizacional.

De acordo com a pesquisadora Margarida Kunsch, a comunicação organizacional estuda a comunicação de um agrupamento de pessoas da organização, reunidos em torno de uma cultura organizacional e de objetivos estritamente pessoais.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em "estritamente pessoais", já que a cultura organizacional abrange influências externas, sociais, valores e etc.

  • De acordo com Margarida kunsch, a comunicação organizacional estuda a integração de (funções) que vem da comunicação institucional, comunicação interna e comunicação mercadológica. Não tem a ver com o agrupamentos de pessoas... Não se separa por profissionais, mas sim funções que um comunicador tem que desenvonver dentro de uma empresa.

  • Os objetivos não pessoais; ao contrário, são objetivos comuns (assim como diz a etimologia de "organização").

  • (...) e de objetivos COMUNS. 

  • ...de objetivos comuns

    Tem no livro Gestão Estratégica em comunicação organizacional e RP, p. 113

  • Obrigado pelos comentários!


ID
1121035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da comunicação organizacional.

O principal objetivo da comunicação mercadológica é criar reputação positiva com todos os públicos de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Essa atribuição é da comunicação institucional e  não da mercadologica, segundo Kunsch.

  • A comunicação mercadológica é aquela que contempla as ações desenvolvidas por uma empresa ou entidade no sentido de reforçar a imagem das suas marcas, produtos e serviços, colocando-as favoravelmente no mercado e , evidentemente, aumentando as suas vendas e, por extensão, a sua receita.

  • COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA: é voltada para a divulgação da oferta dos produtos e serviços da organização. São as  demandas comunicativas com objetivo diretamente mercadológico. Sua mensagem é construída com base nas informações sobre o público-alvo e dos meios de acesso.

    -> A questão conceituou comunicação institucional. Lembre-se: comunicação institucional está ligada à imagem e identidade.

  • O erro está em "todos os públicos'. Comunicação mercadológica é voltada para o público externo, apenas, pois ele que compra.


ID
1121053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito dos instrumentos de comunicação interna.

Newsletters são boletins informativos necessariamente impressos.

Alternativas
Comentários
  • O erro é o "necessariamente" impressos. 

  • CARTA INFORMATIVA – NEWSLETTER

    Publicação técnica destinada aos grupos de interesse (financeiros ou de um ramo de negócios), que projeta um conceito dinâmico à empresa, ao arrolar as modificações, os dados econômicos, os êxitos da companhia e a equivalente repercussão para os públicos. Normalmente utilizada por grandes empresas.

    Para Hebe Wey a newsletter é o “noticioso em forma de carta”.

    São impressas em papel de qualidade e devem apresentar excelente apresentação gráfica.

    Tem total aplicabilidade se utilizado na forma eletrônica, dadas as características de seu destinatário.

    Gabarito: E

    Espero ter contribuído.

    Bom estudo!

  • O QUE É UMA NEWSLETTER?

    Uma newsletter possibilita um canal direto de comunicação com clientes. A newsletter é ágil, barata e eficaz. Saiba mais sobre a newsletter

    A tradução literal da palavra newsletter seria "boletim de novidades". Obviamente, esse nome nunca vai ser utilizado no Brasil, uma vez que estamos acostumados a incorporar os termos da Internet na forma original em inglês, portanto vamos continuar a chamá-la de Newsletter.

    A Newsletter é uma comunicação regular e periódica enviada para clientes e clientes potenciais da empresa, oferecendo conteúdo sobre assunto específico juntamente com ofertas de produtos e serviços. Uma email newsletter utiliza o email como instrumento para essa comunicação e oferece inúmeras vantagens em relação ao formato em papel, enviado pelo correio.

    Diferenças entre uma Email Newsletter e a Mala Direta Eletronica 

    Embora a newsletter possa ser confundida com a mala direta eletrônica, existe uma diferença essencial entre elas. A mala direta oferece promoções, enquanto a newsletter oferece conteúdo sobre determinado assunto e, também, promoções. Isso tem implicações em termos de objetivos e resultados. O objetivo da mala direta é chamar a atenção do leitor para uma determinada oferta e estimulá-lo a ação imediata por meio de algum benefício. Já o objetivo da newsletter é criar vínculos com o leitor, gerando conhecimento de marca e confiabilidade, o que não só abre o caminho para a ação desejada, como estabelece um relacionamento que estimulará a realização de mais ações ao longo do tempo. A mala direta visa a resultados imediatos, a newsletter visa, principalmente, a resultados de médio e longo prazo. Ambas são ferramentas eficientes de email marketing, quando bem utilizadas sendo que  a newsletter é mais recomendada à empresas que tenham visão de longo prazo, na linha do famoso slogan: “você conhece, você confia”.

    Na newsletter, é fundamental a relevância do conteúdo para que haja interesse na leitura e na continuidade do seu recebimento. Se a newsletter não oferecer nada de útil ao público-alvo, é melhor não a enviar, pois o resultado será nulo.

    Exemplo de Newsletter: eCommerceNews*

    Newsletter mensal sobre e-commerce publicada desde 2001

    A email newsletter eCommerceNews teve seu primeiro número  publicado em março de 2001, quando foi enviada para  um punhado de alunos do curso de Ciência da Computação. Hoje é uma referência na Internet brasileira quando o assunto é e-commerce. O público atual da newsletter ultrapassa 100 mil  assinantes e é composto por universitários, pesquisadores e, principalmente, empreendedores  e empresários que utilizam a Internet como canal de comercialização. Citada em diversas publicações como exemplo de email newsletter bem-sucedida.