SóProvas



Questões de Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro


ID
1138354
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
TCM-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro estabelece que, nos casos de vacância dos cargos de Prefeito e Vice Prefeito, devem assumir, sucessivamente:

Alternativas
Comentários
  • Art. 103 - Em caso de impedimento do Prefeito e do Vice-Prefeito, ou de vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados para o exercício da Prefeitura o Presidente, o Primeiro Vice-Presidente da Câmara Municipal e o Presidente do Tribunal de Contas do Município.

  • Meus caros, aqui era caso de conhecer a Lei Orgânica Municipal. A saber:

    Art. 103 - Em caso de impedimento do Prefeito e Vice-Prefeito, ou de vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados para o exercício da Prefeitura o Presidente, o Primeiro Vice-Presidente da Câmara Municipal e o Presidente do Tribunal de Contas do Município. (NR)(Alteração dada pela Emenda à Lei Orgânica de nº 8, de 2000)


    Como Município não tem o mesmo tipo de organização da União, fica difícil estabelecer uma comparação. No caso federal, temos primeiro o Presidente da Câmara, depois Presidente do Senado e, por último, Presidente do Supremo. Nao temos um bicameralismo federativo e um Judiciário nos Municípios.

    Lembrando que o Rio de janeiro, por já ter um Tribunal de Contas Municipal, pode mantê-lo, ainda que a Lei Maior tenha passado a vedar (ressalvou os casos anteriores).

    Gabarito:C




  • LOMRJ

    Título III DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES 

    Capítulo III Do Poder Executivo 

    Seção I 

    Do Prefeito e do Vice-Prefeito (arts. 99 a 106)

    Art. 103 - Em caso de impedimento do Prefeito e Vice-Prefeito, ou de vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados para o exercício da Prefeitura o Presidente, o Primeiro Vice-Presidente da Câmara Municipal e o Presidente do Tribunal de Contas do Município.(Redação dada pela Emenda à Lei Orgânica de nº 8, de 2000, publicado no DCM de 12/07/2000).iva 

    Alternativa C.

    Guerra é guerra!!


ID
1179145
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro contempla emendas ao seu próprio texto, havendo a previsão específica de que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 68:  5º - A matéria constante de proposta de emenda à Lei Orgânica rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.


  • a) ERRADA. § 4º - Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a:
    I - arrebatar ao Município qualquer porção de seu território;
    II - abolir a autonomia do Município;
    III - alterar ou substituir os símbolos ou a denominação do Município


    b) CERTA. § 5º - A matéria constante de proposta de emenda à Lei Orgânica rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.


    c) ERRADA. § 2º - A proposta de emenda será discutida e votada em dois turnos, com intervalo de dez dias, e considerada aprovada se obtiver, em ambos, dois terços dos votos dos membros da Câmara Municipal.


    d) ERRADA. Art. 68 - A Lei Orgânica poderá ser emendada mediante proposta:
    I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara Municipal;
    II - do Prefeito;
    III - da população, subscrita por três décimos por cento do eleitorado do Município, registrado na última eleição, com dados dos respectivos títulos de eleitores.

  • Boa noite! Galera alguém poderia me ajudar? Onde eu encontro esse artigo 68?


ID
1179148
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Segundo o disposto na Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, o Município é pessoa jurídica de direito público interno dotada de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    Art. 14 - O Município, pessoa jurídica de direito público interno, é unidade territorial que integra a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil e do Estado do Rio de Janeiro, dotada, nos termos assegurados

    pela Constituição da República, pela Constituição do Estado e por esta Lei Orgânica, de autonomia:

    I - política, pela eleição direta do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Vereadores;

    II - fi nanceira, pela instituição e arrecadação de tributos de sua competência e aplicação de suas rendas;

    III - administrativa, pela organização dos serviços públicos locais e administração própria dos assuntos de interesse local;

    IV - legislativa, através do exercício pleno pela Câmara Municipal das competências e prerrogativas que lhe são conferidas pela Constituição da República, pela Constituição do Estado e por esta Lei Orgânica.


  • Soberania só a RFB possui.


ID
1180978
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, em seus Artigos 126 e 127, trata da criação e manutenção dos Conselhos Municipais, definindo finalidades, funções e responsabilidades dos mesmos, enquanto no Art. 133 veda a remuneração à participação, a qualquer título, nesses órgãos, à exceção do Conselho Municipal de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 133 - É vedada a remuneração, a qualquer título, pela participação nos Conselhos Municipais, que será considerada como serviço público relevante.  

    Parágrafo único - Não se aplica ao Conselho Municipal de Educação a vedação de remuneração estabelecida neste artigo.



ID
1181104
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Cabe à Câmara Municipal, mediante controle externo, a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Município e das Entidades da Administração direta, indireta e fundacional. Nesse mister democrático, é previsto pela Lei Orgânica Municipal o auxílio do Tribunal de Contas do Município, ao qual competirá:

Alternativas
Comentários
  • Art. 88 -  IX - aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanções previstas em lei, incluindo, entre outras cominações, multa proporcional ao dano causado ao erário 

    A D está errada, visto que a assertiva destoa o teor literal da Lei.  

    III - apreciar, para fi ns de registro, a legalidade: a) dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta, indireta e fundacional, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão; 

    b) das concessões de aposentadorias e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório;

  • Art. 88 - O controle externo, a cargo da Câmara Municipal, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas do Município, ao qual compete:

    Alternativa a) CERTA. IX - aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanções previstas em lei, incluindo, entre outras cominações, multa proporcional ao dano causado ao erário;


    Alternativa b) ERRADA. II - julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta, indireta e fundacional e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário;


    Alternativa c) ERRADA. I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Prefeito, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;


    Alternativa d) ERRADA. III - apreciar, para fins de registro, a legalidade:

    a) dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta, indireta e fundacional, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão;




ID
1181107
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Fiscalização Contábil Financeira e Orçamentária é um dos temas centrais da Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro. Além do controle exercido pela Câmara Municipal, com o auxílio do Tribunal de Contas do Município, há ainda o controle interno de cada Poder e o denominado Controle Popular das Contas do Município, prevendo a Lei Orgânica que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 96 =  § 1º - Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas, sob pena de responsabilidade solidária.

  • a) ERRADA. Art. 96 - Os Poderes Legislativo e Executivo manterão, de forma integrada, sistema de controle interno, instituído por lei, com a finalidade de:


    b) ERRADA. § 2º - Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidade ou ilegalidade perante o Tribunal de Contas.


    c) ERRADA. Art. 96 - Os Poderes Legislativo e Executivo manterão, de forma integrada, sistema de controle interno, instituído por lei, com a finalidade de:

    IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional;


    d) CERTA. § 1º - Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas, sob pena de responsabilidade solidária.

  • Gabarito D

     

    CERJ. Art. 129 - Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada (letra A), sistema de controle interno com a finalidade de:

    IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional. (letra C)

     

    Parágrafo único - Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas do Estado, sob pena de responsabilidade solidária. (letra D)

     

    Art. 132 - Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas do Estado. (letra B)

     

     

     

    CF. Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada (letra A), sistema de controle interno com a finalidade de:

    IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional. (letra C)

     

    § 1º Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária. (letra D)

     

    § 2º Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União. (letra B)

     


ID
1183225
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com as regras sobre licitações e contratos expressamente previstas na Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, para a participação em licitação promovida por órgãos ou entidades de Poder Público, a assinatura de contrato com qualquer deles e a concessão de incentivos fiscais pelo Município dependem de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 174 - A participação em licitação promovida por órgãos ou entidades de
    Poder Público, a assinatura de contrato com qualquer deles e a concessão de incentivos fiscais pelo Município dependem de comprovação, pelo interessado, da
    regularidade de sua situação em face das normas de proteção ambiental.
     

    d)


ID
1183228
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, no que tange ao processo licitatório, em caso de empate entre duas ou mais propostas, será dada como vencedora a apresentada por empresa que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 172 - Ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, os servi-
    ços, as compras e as alienações serão contratados mediante processo de licitação
    pública que assegure igualdade de condições e de pagamento a todos os concorrentes, com previsão de atualização monetária para os pagamentos em atraso, penalidades para os descumprimentos contratuais, permitindo-se no ato convocató-
    rio somente as exigências de qualificação técnica, jurídica e econômico-financeira indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.


    Parágrafo único - Em caso de empate entre duas ou mais propostas será dada
    como vencedora aquela apresentada por empresa que:
    I - seja estabelecida no Município;
    II - tenha participação majoritária de capital nacional.

     


ID
1538650
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro contempla emendas ao seu próprio texto, haven- do a previsão específica de que:

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    CF.88 Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

    § 5º A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.

  • Gabarito Letra "B"

    É fácil fazer por eliminação, mas caso alguém saiba buscar exatamente em qual artigo do ADT está a resposta, favor dar referência.
    A -  a afirmação não faz sentido algum.
    C - o sistema de votação para emendas à LO é o DDD. Dois turnos, Dez dias de interstício e Dois terços dos vereadores.
    D  - excluindo a população? simetria com a CF? total absurdo!
  • Art 68 § 5º - A matéria constante de proposta de emenda à Lei Orgânica rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma seção legislativa.

  • @Nelson Júnior: está tudo no artigo 68.
    A) § 4º, inciso III
    B) § 5º (que é a que está certa)
    C) § 2º
    D) Inciso III


ID
1684816
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com o expressamente disposto na Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, é possível afirmar que o Município divulgará o montante de cada um dos tributos arrecadados e a arrecadar, os recursos recebidos e a receber e a evolução da remuneração real dos servidores, no seguinte prazo:

Alternativas
Comentários
  • Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro

    "Art. 98 - O Município divulgará, até o último dia do mês subsequente ao da arrecadação, o montante de cada um dos tributos arrecadados e a arrecadar, os recursos recebidos e a receber e a evolução da remuneração real dos servidores."



ID
1684819
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com o expressamente disposto na Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, é possível afirmar que, imediatamente após a posse:

Alternativas
Comentários
  • Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro

    Art. 53 -Imediatamente após a posse, presente a maioria absoluta dos membros da Câmara Municipal, os Vereadores elegerão os membros da Mesa Diretora, que fi carão automaticamente empossados.

     § 1º - O mandato da Mesa será de dois anos, permitida a reeleição. • Alteração dada pela Emenda à Lei Orgânica n.º 2, de 1994 - Vigência: 15/06/1994.

     § 2º - Na hipótese de não haver número sufi ciente para eleição da Mesa, o Vereador que tiver assumido a direção dos trabalhos permanecerá na presidência e convocará sessões diárias, até que seja eleita a Mesa.

     § 3º - Enquanto não for eleita a Mesa, caberá ao Vereador citado no parágrafo anterior praticar os atos legais da administração da Câmara Municipal.

     § 4º - A eleição para renovação da Mesa realizar-se-á sempre no primeiro dia útil do primeiro período de sessões ordinárias do ano respectivo, sob a presidência do Vereador mais idoso, considerando-se automaticamente empossados os eleitos."

  • Gabarito A

     

    Lei Orgânica de Nova Iguaçu.

    Art. 55. § 3º - Imediatamente após a posse, os Vereadores reunir-se-ão sob a Presidência do mais idoso dentre os presentes e, havendo maioria absoluta dos membros da Câmara, elegerão os componentes da Mesa, que serão automaticamente empossados.

  • L E I O R G Â N I C A D O M U N I C Í P I O D O R I O D E J A N E I R O
    Subseção II - Da Eleição da Mesa Diretora
    Art. 53 - Imediatamente após a posse, presente a maioria absoluta dos membros da Câmara Municipal, os Vereadores elegerão os membros da Mesa Diretora, que ficarão automaticamente empossados.


ID
1684825
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

No que diz respeito ao processo legislativo municipal e de acordo com o disposto expressamente na Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 56 - Compete ao Presidente da Câmara Municipal, além de outras atribuições estabelecidas no regimento interno:

    XIII - responder aos requerimentos enviados à Mesa Diretora pelos Vereadores, no prazo máximo de dez dias, prorrogável somente uma vez pelo mesmo período.

ID
1696486
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com o expressamente disposto na Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, é possível afirmar que o Município divulgará o montante de cada um dos tributos arrecadados e a arrecadar, os recursos recebidos e a receber e a evoluçãoda remuneração real dos servidores, no seguinte prazo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    CERJ. Art. 203 - O Estado divulgará, através da imprensa oficial, até o último dia do mês subseqüente ao da arrecadação, os montantes de cada um dos tributos arrecadados, bem como os recursos recolhidos, os valores de origem tributária entregues e a entregar e a expressão numérica dos critérios de rateio. 

    Parágrafo único - Os dados serão discriminados por Município.

     

     

    CF. Art. 162. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios divulgarão, até o último dia do mês subseqüente ao da arrecadação, os montantes de cada um dos tributos arrecadados, os recursos recebidos, os valores de origem tributária entregues e a entregar e a expressão numérica dos critérios de rateio.

    Parágrafo único. Os dados divulgados pela União serão discriminados por Estado e por Município; os dos Estados, por Município.

  • No caso de NITEROI - LEI ORGANICA DE NITEROI

    Art. 66 Compete ao Prefeito, dentre outras atribuições:

    XLVII - publicar, até o último dia do mês subseqüente ao da arrecadação, os montantes de cada um dos tributos arrecadados, os recursos recebidos, os valores de origem tributária e a expressão numérica dos critérios de rateio.


ID
1696489
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com o expressamente disposto na LeiOrgânica do Município do Rio de Janeiro, é possível afirmar que, imediatamente após a posse:

Alternativas
Comentários
  • LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU

     

    § 3º - Imediatamente após a posse, os Vereadores reunir-seão
    sob a Presidência do mais idoso dentre os presentes e, havendo maioria
    absoluta dos membros da Câmara, elegerão os componentes da Mesa, que
    serão automaticamente empossados
    .

    gabarito A

  • Letra A

    LO/RJ - Art. 53: Imediatamente após a posse, presente a maioria absoluta dos membros da Câmara Municipal, os Vereadores elegerão os membros da Mesa Diretora, que ficarão automaticamente empossados.


ID
1696492
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com o expressamente disposto na Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, a convocação extraordinária da Câmara Municipal dar-se-á:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    Regimento Interno da Câmara de Nova Iguaçu.

    Art. 28 – Ao Presidente da Câmara compete, privativamente:

    III - Quanto à sua competência geral: c) Dar posse ao Prefeito, ao Vice-Prefeito e aos Vereadores que não forem empossados no primeiro dia da legislatura e aos suplentes de Vereadores;

    VIII – Quanto às relações externas da Câmara: d) Solicitar a intervenção no Município nos casos admitidos pela Constituição Estadual;

     

     

    CERJ. Art. 107. § 4º - A convocação extraordinária da Assembléia Legislativa será feita:

    I - pelo seu Presidente, em caso de intervenção em Município, bem como para receber o compromisso e dar posse ao Governador e ao Vice-Governador do Estado;

  • Complementando...

     

    Conforme a LO/RJ:

     

    Art. 63 - A convocação extraordinária da Câmara Municipal dar-se-á:

     

    I - pelo Presidente da Câmara Municipal ou a requerimento de um terço dos Vereadores, para apreciação de ato do Prefeito que importe em crime de responsabilidade ou infração político-administrativa;
     

    II - pelo Presidente da Câmara Municipal, para dar posse ao Prefeito e ao VicePrefeito e receber seu compromisso, bem como em caso de intervenção estadual;
     

    III - a requerimento da maioria absoluta dos Vereadores, em caso de urgência ou interesse público relevante;
     

    IV - pelo Prefeito.
     

    § 1º - Ressalvado o disposto nos incisos I e II, a Câmara Municipal só será convocada, por prazo certo, para apreciação de matéria determinada.
     

    § 2º - No período extraordinário de reuniões, a Câmara Municipal deliberará somente sobre matéria para a qual foi convocada.


ID
1696495
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

No que diz respeito ao processo legislativo municipal e de acordo com o disposto expressamente na Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    Regimento Interno da Câmara de Nova Iguaçu.

    Art. 226 – Serão decididos pelo Presidente da Câmara, e formulados verbalmente, os requerimentos que solicitem:

     

     

  • Art. 56 Compete ao Presidente da Câmara Municipal, além de outras
    atribuições estabelecidas no regimento interno:


    I - representar a Câmara Municipal em juízo e fora dele;


    II - dirigir os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara Municipal;


    III - fazer cumprir o regimento interno e interpretá-lo nos casos omissos;


    IV - promulgar as resoluções, os decretos legislativos, as leis que receberem
    sanção tácita e aquelas cujo veto tenha sido rejeitado pela Câmara Municipal e
    não tenham sido promulgadas pelo Prefeito;


    V - fazer publicar os atos da Mesa Diretora, as resoluções, os decretos
    legislativos e as leis por ele promulgadas;


    VI - declarar extinto o mandato do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Vereadores,
    nos casos previstos em lei;


    VII - apresentar ao Plenário e fazer publicar, até o dia 20 de cada mês, o
    balancete da execução orçamentária da Câmara Municipal;
    26/199


    VIII - requisitar o numerário destinado às despesas da Câmara Municipal;


    IX - exercer, em substituição, a Chefia do Poder Executivo, nos casos previstos
    em lei;


    X - designar comissões parlamentares nos termos regimentais, observadas as
    indicações partidárias;


    XI - mandar prestar informações por escrito e expedir certidões requeridas para
    defesa de direitos e esclarecimentos de situações de interesse pessoal;


    XII - encaminhar requerimentos de informação aos destinatários no prazo
    máximo de cinco dias;


    XIII - responder aos requerimentos enviados à Mesa Diretora pelos Vereadores,
    no prazo máximo de dez dias, prorrogável somente uma vez pelo mesmo
    período
    .


ID
1696654
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Sobre o Poder Legislativo Municipal, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  Lei Org do RJ

    Art. 40 - O Poder Legislativo é exercido pela Câmara Municipal, composta de Vereadores, eleitos para cada legislatura, pelo sistema proporcional, dentre cidadãos maiores de dezoito anos, no exercício dos direitos políticos, pelo voto direto e secreto, na forma da legislação federal. Parágrafo único - Cada legislatura terá duração de quatro anos, correspondendo cada ano a uma sessão legislativa.

    Art. 42 - Salvo disposições em contrário desta Lei Orgânica, as deliberações da Câmara Municipal e de suas comissões serão adotadas por maioria de votos, presente a maioria absoluta de seus membros.

    O Rio tem hoje 51 vereadores

    resposta: C

  • Não sei dizer se já está atualizado, mas o Art. 41 da Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro está com o número de 42 Vereadores. A questão não citou fonte, mas há algumas informações contrárias. Todavia o gabarito é a letra C.

     

    Essa é a fonte utilizada pelas bancas dos concursos no município caso o comando da questão exija a LOMRJ.

    http://www2.rio.rj.gov.br/pgm/leiorganica/leiorganica.html#t3c3s3sb2

  • Parágrafo Único - Cada legislatura tem a duração de quatro anos, correspondendo cada ano a uma sessão legislativa, divididos em dois períodos de reuniões ordinárias.


ID
1696669
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro determina que:

Alternativas
Comentários
  • A) as sessões da Câmara serão, em regra, públicas, salvo deliberação em contrário, na forma do regimento interno. Errado.

    Art. 61 da lei Orgânica do MRJ - As sessões na Câmara Municipal serão públicas, ficando proibida a
    realização de sessões secretas.
    • Alteração dada pela Emenda à Lei Orgânica n.º 20, de 2009 - Vigência: 20/05/2009

    b) a convocação de sessão extraordinária da Câmara deve ser feita somente por seu Presidente e pela maioria absoluta dos Vereadores. Errado.

    Art. 63 - A convocação extraordinária da Câmara Municipal dar-se-á:
    I - pelo Presidente da Câmara Municipal ou a requerimento de um terço dos
    Vereadores
    , para apreciação de ato do Prefeito que importe em crime de responsabilidade
    ou infração político-administrativa;
    II - pelo Presidente da Câmara Municipal, para dar posse ao Prefeito e ao Vice-
    Prefeito e receber seu compromisso, bem como em caso de intervenção estadual;
    III - a requerimento da maioria absoluta dos Vereadores, em caso de urgência
    ou interesse público relevante;
    IV - pelo Prefeito.

    c) as sessões legislativas só podem ser realizadas no Palácio Pedro Ernesto. Errado.

    Art. 43 - A Câmara Municipal tem sede no Palácio Pedro Ernesto. 

    Art. 60 - As sessões da Câmara Municipal serão realizadas em sua sede.

    § 1º - Comprovada a impossibilidade de acesso à sede da Câmara Municipal ou
    outra causa que impeça a sua utilização, poderão ser realizadas sessões em outro
    local, por decisão dos Vereadores.
    § 2º - As sessões solenes poderão ser realizadas fora da sede da Câmara
    Municipal.

    d) as sessões da Câmara Municipal serão ordinárias, extraordinárias e solenes, conforme dispuser o seu regimento interno, e serão remuneradas conforme o estabelecido na Lei Orgânica e na regulamentação específica. Certo. 

    Art. 59 - A Câmara Municipal reunir-se-á, anualmente, de 15 de fevereiro a 30
    de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro. (...)
    § 3º - As sessões da Câmara Municipal serão ordinárias, extraordinárias e solenes,
    conforme dispuser o seu regimento interno, e serão remuneradas conforme
    o estabelecido nesta Lei Orgânica e na regulamentação específica.

     

     

  • A) as sessões da Câmara serão, em regra, públicas, salvo deliberação em contrário, na forma do regimento interno.

    Errado.

     

    Art. 61 da lei Orgânica do MRJ - As sessões na Câmara Municipal serão públicas, ficando proibida a
    realização de sessões secretas.
    • Alteração dada pela Emenda à Lei Orgânica n.º 20, de 2009 - Vigência: 20/05/2009

     

    b) a convocação de sessão extraordinária da Câmara deve ser feita somente por seu Presidente e pela maioria absoluta dos Vereadores.

    Errado.

     

    Art. 63 - A convocação extraordinária da Câmara Municipal dar-se-á:
    I - pelo Presidente da Câmara Municipal ou a requerimento de um terço dos
    Vereadores
    , para apreciação de ato do Prefeito que importe em crime de responsabilidade
    ou infração político-administrativa;
    II - pelo Presidente da Câmara Municipal, para dar posse ao Prefeito e ao Vice-
    Prefeito e receber seu compromisso, bem como em caso de intervenção estadual;
    III - a requerimento da maioria absoluta dos Vereadores, em caso de urgência
    ou interesse público relevante;
    IV - pelo Prefeito.

     

    c) as sessões legislativas só podem ser realizadas no Palácio Pedro Ernesto.

    Errado.

     

    Art. 43 - A Câmara Municipal tem sede no Palácio Pedro Ernesto. 

    Art. 60 - As sessões da Câmara Municipal serão realizadas em sua sede.

    § 1º - Comprovada a impossibilidade de acesso à sede da Câmara Municipal ou
    outra causa que impeça a sua utilização, poderão ser realizadas sessões em outro
    local, por decisão dos Vereadores.
    § 2º - As sessões solenes poderão ser realizadas fora da sede da Câmara
    Municipal.

     

    d) as sessões da Câmara Municipal serão ordinárias, extraordinárias e solenes, conforme dispuser o seu regimento interno, e serão remuneradas conforme o estabelecido na Lei Orgânica e na regulamentação específica.

    Certo. 

     

    Art. 59 - A Câmara Municipal reunir-se-á, anualmente, de 15 de fevereiro a 30
    de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro. (...)
    § 3º - As sessões da Câmara Municipal serão ordinárias, extraordinárias e solenes,
    conforme dispuser o seu regimento interno, e serão remuneradas conforme
    o estabelecido nesta Lei Orgânica e na regulamentação específica.

     

    Adaptado de Georgia Amorim.


ID
1697326
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com o expressamente disposto na Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, terão precedência na destinação de subvenções ou transferências à conta do orçamento municipal ou de outros auxílios de qualquer natureza, ficando, em caso de recebimento, sujeitas à prestação de contas:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a anulação...seria letra A

     

    LOMRJ Art. 153 As fundações e associações prestadoras de serviços de utilidade pública, como tal reconhecidas pelo Poder Público, na forma da lei, terão precedência na destinação de subvenções ou transferências à conta do orçamento municipal ou de outros auxílios de qualquer natureza, ficando, em caso de recebimento, sujeitas à prestação de contas.


ID
1697329
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com o expressamente disposto na Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, sobre o regime da concessão, permissão ou autorização de serviço público, e o caráter essencial desses serviços, é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • letra D

     

    LOMRJ Art.148

    § 2º Lei complementar disporá sobre o regime da concessão, permissão ou autorização de serviços públicos, o caráter essencial desses serviços, quando assim o determinar a legislação federal, o caráter especial de seu contrato e de sua prorrogação e as condições de caducidade, fiscalização e rescisão da concessão, permissão ou autorização.


ID
1697332
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com o expressamente disposto na Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, é vedado ao Município:

Alternativas
Comentários
  • Art. 38 - É vedado ao Município, além de outros casos previstos nesta Lei
    Orgânica:

    IV - favorecer, através de quaisquer recursos ou meios, propaganda políticopartidária
    ou estranha à lei e ao interesse público geral, inclusive que
    promova, explícita ou implicitamente, personalidade política ou partido;
    V - pagar mais de um provento de aposentadoria ou outro encargo
    previdenciário a ocupante de função ou cargo público, inclusive eletivo, salvo
    os casos de acumulação permitida por lei;
    VI - criar ou manter, com recursos públicos, carteiras especiais de previdência
    social para ocupantes de cargo eletivo;
    VII - nomear para cargo público ou contratar para emprego, na administração
    pública, sem prévio concurso público de provas ou de provas e títulos;
    VIII - alienar áreas e bens imóveis sem a aprovação da maioria dos membros
    da Câmara Municipal.


ID
1697335
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com o disposto expressamente na Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, o Município concederá especial proteção às microempresas e empresas de pequeno porte, como tais definidas em lei, as quais receberão tratamento jurídico diferenciado, visando ao incentivo de sua criação, preservação e desenvolvimento, através de eliminação, redução ou simplificação, conforme o caso de:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

    LOMRJ Art. 291

     

    O Município concederá especial proteção às microempresas e empresas de pequeno porte, como tais definidas em lei, as quais receberão tratamento jurídico diferenciado, visando ao incentivo de sua criação, preservação e desenvolvimento, através de eliminação, redução ou simplificação, conforme o caso, de suas obrigações administrativas, tributárias e creditícias.


ID
1709557
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

No Capítulo que trata dos direitos fundamentais, aLei Orgânica do Município do Rio de Janeiro dispõe  expressamente que:

Alternativas
Comentários
  • LOM RJ Art. 11

     

    O Município criará formas de incentivo específicos, nos termos da lei, às empresas que apresentem políticas e ações de valorização social da mulher


ID
1709560
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro veda expressamente ao Município:

Alternativas
Comentários
  • LO RJ - Art. 38 - É vedado ao Município, além de outros casos previstos nesta Lei Orgânica:

    VIII - alienar áreas e bens imóveis sem a aprovação da maioria dos membros da Câmara Municipal.

  • Art. 38 - É vedado ao Município, além de outros casos previstos nesta Lei
    Orgânica:

    IV - favorecer, através de quaisquer recursos ou meios, propaganda políticopartidária
    ou estranha à lei e ao interesse público geral, inclusive que
    promova, explícita ou implicitamente, personalidade política ou partido;
    V - pagar mais de um provento de aposentadoria ou outro encargo
    previdenciário a ocupante de função ou cargo público, inclusive eletivo, salvo
    os casos de acumulação permitida por lei;
    VI - criar ou manter, com recursos públicos, carteiras especiais de previdência
    social para ocupantes de cargo eletivo;
    VII - nomear para cargo público ou contratar para emprego, na administração
    pública, sem prévio concurso público de provas ou de provas e títulos;
    VIII - alienar áreas e bens imóveis sem a aprovação da maioria dos membros
    da Câmara Municipal.


ID
1709563
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, é da competência exclusiva da Câmara Municipal:

Alternativas
Comentários
  • LO RJ - Art. 45 - É da competência exclusiva da Câmara Municipal:

     

    Correção letra A - art. 45, VI: decidir sobre a perda de mandato de Vereador, pelo voto de dois terços dos seus membros, nas hipóteses previstas nesta Lei Orgânica;

     

    GABARITO Letra B - art. 45, V: fixar a remuneração dos Vereadores em cada legislatura, para a subsequente, no primeiro período legislativo ordinário do último ano de cada legislatura;

     

    Correção letra C - art. 45, XXVI: representar ao Procurador-Geral de Justiça, mediante aprovação de dois terços dos seus membros, contra o Prefeito, o Vice-Prefeito, Secretários Municipais, o Procurador-Geral do Município e ocupantes de cargos da mesma natureza, pela prática de crime contra a administração pública de que tiver conhecimento;

     

    Correção letra D - art. 45, XIII: conceder título honorífico a pessoas que tenham reconhecidamente prestado serviço ao Município, ao Estado, à União, à democracia ou à causa da Humanidade;

     


ID
1709602
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, a Câmara Municipal tem sede no:

Alternativas
Comentários
  • LO RJ - Art. 43 - A Câmara Municipal tem sede no Palácio Pedro Ernesto.


ID
1709674
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Considerar a Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro para responder à questão.

O município adotará política integrada de fomento à indústria, ao comércio, aos serviços e às atividades primárias. Para isso, o Poder Público estimulará a empresa pública ou privada que:


Alternativas
Comentários
  • LOMRJ

     

    Art. 286 Parágrafo Único - O Poder Público estimulará a empresa pública ou privada que:

     

    I - gerar produto novo sem similar, destinado ao consumo da população de baixa renda;

     

    II - realizar novos investimentos no território municipal, voltados para a consecução dos objetivos econômicos e sociais prioritários expressos no plano de governo;

     

    III - exercer atividades relacionadas com desenvolvimento de pesquisas ou produção de materiais ou equipamentos especializados para uso de pessoas portadoras de deficiência.


ID
1709677
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Considerar a Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro para responder às questão.

A conservação do solo é de interesse público em todo o território municipal, impondo-se o dever depreservá-lo à coletividade e ao Poder Público, cabendo a este as seguintes iniciativas:

Alternativas
Comentários
  • LOM RJ

     

    Art. 303 A conservação do solo é de interesse público em todo o território municipal, impondo-se à coletividade e ao Poder Público o dever de preservá-lo e cabendo a este:

     

    I - estabelecer regime de conservação e elaborar normas de preservação dos recursos do solo e da água, assegurando o uso múltiplo desta;


    II - orientar os produtores rurais sobre técnicas de manejo e recuperação do solo;


    III - desenvolver e estimular pesquisas de tecnologia de conservação do solo;

     

    IV - desenvolver a infra-estrutura física e social que garanta a produção agrícola e crie condições de permanência do homem no campo;

     

    V - proceder à ordenação do território municipal, observados os objetivos e as ações da política agropecuária, previstos neste Capítulo.


ID
1709680
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Considerar a Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro para responder à questão.

O Município, ao criar em seu território condições que facilitem a participação e o acesso das pessoas portadoras de deficiência à prática do turismo,está cumprindo:

Alternativas
Comentários
  • LOMRJ

     

    Art. 295 É obrigação do Município criar em seu território condições que facilitem a participação e o acesso das pessoas portadoras de deficiências à prática do turismo.

  • Ok, a lei usa o termo OBRIGAÇÃO. Mas qual é a diferença entre DEVER e OBRIGAÇÃO?


ID
1709683
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Considerar a Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro para responder à questão.

Na elaboração das políticas integrantes do plano de governo, o Poder Público observará os seguintes preceitos: estabelecimento, com base no inventário do potencial econômico, social e tecnológico do Município, bem como de suas condições espaciais e urbanísticas, das ações que nortearão o planejamento e a promoção do desenvolvimento de determinadas atividades, entre as quais NÃO se inclui a:

Alternativas
Comentários
  • LOMRJ Art. 288

    Na elaboração das políticas industrial, comercial e de serviços, parte integrante do plano de governo, o Poder Público observará os seguintes
    preceitos:


    I - estabelecimento, com base no inventário do potencial econômico, social e tecnológico do Município, bem como de suas condições espaciais e urbanísticas, das ações que nortearão o planejamento e a promoção do desenvolvimento industrial, comercial e da atividade de serviços;


ID
1735894
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O policiamento interno e externo do edifício da Câmara Municipal compete privativamente ao seguinte órgão:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    Regimento Interno da Câmara de Nova Iguaçu.

    Art. 25 – Compete à Mesa, dentre outras atribuições estabelecidas em lei, neste Regimento ou em Resolução da Câmara, ou delas implicitamente decorrentes:

    III – Propor Projetos de Resolução dispondo sobre: 

    a) – Organização da Câmara, seu funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos em Lei.

     

     

    Lei Orgânica de Nova Iguaçu.

    Art. 61 – À Câmara Municipal, observado o disposto nesta Lei Orgânica, compete elaborar seu Regimento Interno, dispondo sobre sua organização, polícia e provimento de cargos de seus serviços e, especialmente, sobre:

  • Reg. Interno CMRJ

     

    Art. 377 - O policiamento do edifício da Câmara Municipal, externa e internamente, compete privativamente à Mesa Diretora, sob a direção do Presidente, sem intervenção de qualquer outra autoridade.

     

    Fonte: http://mail.camara.rj.gov.br/APL/Legislativos/regiment.nsf/05aa3666c88153640325773f005c8b39/9c6177798475b0d8032577340065610c?OpenDocument


ID
1735897
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Ficará sob a responsabilidade do corpo de policiamento cuidar para que não sejam ocupadas por outras pessoas as tribunas reservadas, aos seguintes credenciados pela Mesa Diretora para o exercício de sua profissão:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    Lei Orgânica de Nova Iguaçu.

    Art. 202 – A Política Municipal de Comunicação, dentro de áreas jornalísticas e afins, promoverá seu desenvolvimento, respeitando o seguinte:


ID
1735900
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

No edifício da Câmara Municipal é permitido o porte de armas para a seguinte autoridade:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

     

    Regimento Interno da Câmara do RJ.

    Art. 380 No edifício da Câmara Municipal é proibido o porte de armas por qualquer pessoa, inclusive Vereadores.

    Parágrafo Único - Excluem-se da proibição constantes deste artigo os elementos do corpo de policiamento.

     

     

     

  • óbvio, né?


ID
1735903
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Caso os espectadores se manifestem no plenário e o corpo de policiamento não consiga, mesmo que empregando a força, promover a retirada dos infratores do Edifício da Câmara, o Presidente poderá:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    Regimento Interno da Câmara de Nova Iguaçu.

    Art. 28 – Ao Presidente da Câmara compete, privativamente:

    I – Quanto às sessões:

    h) Interromper o orador que se desviar da questão em debate ou falar sem o respeito devido à Câmara ou a qualquer de seus membros, advertindo-o e, em caso de insistência, cassando-lhe a palavra, podendo ainda, suspender a sessão, quando não atendido e as circunstâncias assim o exigirem;

  • Regimento Interno da Câmara de Nova Iguaçu.

    Art. 158 – A sessão poderá ser suspensa:
    I – para a preservação da ordem;
    II – para permitir, quando for o caso, que a Comissão Permanente possa
    apresentar parecer verbal ou escrito;
    III – para recepcionar visitantes ilustres.
    § 1º - A suspensão da sessão no caso do inciso II, não poderá exceder a 15
    (quinze) minutos.
    § 2º - O tempo de suspensão não


ID
1735957
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O controle realizado pelo Poder Legislativo por meio da instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito é uma espécie de controle:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

              Na tarefa de executar esse controle político – administrativo, as comissões parlamentares de inquérito constituem um importante instrumento do Poder Legislativo na consecução deste fim, sendo hoje uma prática universal, consagrada pelos Textos Constitucionais ou pelos regimentos dos Parlamentos.

     

              A competência para instaurar comissões parlamentares de inquérito é da alçada do Poder Legislativo, nas esferas federal, estadual e municipal, pois o poder de investigar constitui uma das principais funções institucionais do mesmo. O direito de inquérito, que deriva do poder de controle, tem por finalidade a apuração da verdade e o esclarecimento de situações anormais.

              Logo, é evidente que a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e as Assembléias Legislativas dos Estados e, finalmente, as Câmaras municipais gozam de liberdade para instaurar uma CPI.

              Contudo, vale lembrar que as comissões de inquérito só podem atuar dentro do âmbito de suas atribuições normativas, ou seja, somente serão criadas se tiverem como objetivos fatos que se insiram em sua competência constitucional.

     

    https://jus.com.br/artigos/208/a-importancia-atual-de-uma-cpi

     


ID
1766860
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
CGM - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O órgão central do sistema de controle interno na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra "d"


                                                Decreto 37.337, Regimento Interno da Controladoria Geral do Município.


    Art. 1º - O Sistema Integrado de Fiscalização Financeira e Orçamentária, Contabilidade e Auditoria do Poder Executivo tem por finalidade o controle interno dos órgãos municipais, da aplicação de dinheiro público e da guarda de bens do Município, nos termos da Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro.

    Art. 2º - Cabe à Controladoria Geral do Município, como órgão central do sistema:



  • No caso de NITERÓI - LEI ORGÂNICA DE NITEROI

    Art. 72 A representação judicial e a consultoria jurídica do Município são exercidas pelos procuradores municipais, membros da Procuradoria Geral, diretamente vinculada ao Prefeito, com funções, como órgão central do sistema jurídico, de supervisão dos serviços da Administração direta e indireta no âmbito do Poder Executivo.

    § 4º Compete à Procuradoria Geral do Município o controle interno da legalidade dos atos do Poder Executivo e a defesa dos interesses legítimos do Município, inclusive os de natureza financeiro-orçamentária, sem prejuízo das atribuições do Ministério Público.


ID
1843468
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com o expressamente disposto na Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, é possível afirmar que, imediatamente após a posse:

Alternativas
Comentários
  • LO RJ - Art. 53 - Imediatamente após a posse, presente a maioria absoluta dos membros da Câmara Municipal, os Vereadores elegerão os membros da Mesa Diretora, que ficarão automaticamente empossados.

  • AUTOMATICAMENTE


ID
1843471
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com o expressamente disposto na Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, a convocação extraordinária da Câmara Municipal dar-se-á:

Alternativas
Comentários
  • LO RJ - Art. 63 - A convocação extraordinária da Câmara Municipal dar-se-á: 
    I - pelo Presidente da Câmara Municipal ou a requerimento de um terço dos Vereadores, para apreciação de ato do Prefeito que importe em crime de 
    responsabilidade ou infração político-administrativa; 
    II - pelo Presidente da Câmara Municipal, para dar posse ao Prefeito e ao Vice-Prefeito e receber seu compromisso, bem como em caso de intervenção estadual; 
    III - a requerimento da maioria absoluta dos Vereadores, em caso de urgência ou interesse público relevante; 
    IV - pelo Prefeito. 
    § 1º - Ressalvado o disposto nos incisos I e II, a Câmara Municipal só será convocada, por prazo certo, para apreciação de matéria determinada. 
    § 2º - No período extraordinário de reuniões, a Câmara Municipal deliberará somente sobre matéria para a qual foi convocada.


ID
1843474
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

No que diz respeito ao processo legislativo municipal e de acordo com o disposto expressamente na Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro

    Art. 56 - Compete ao Presidente da Câmara Municipal, além de outras atribuições estabelecidas no regimento interno:

    [...]

    XIII - responder aos requerimentos enviados à Mesa Diretora pelos Vereadores, no
    prazo máximo de dez dias, prorrogável somente uma vez pelo mesmo período.

  • A questão tratou das competências do Presidente da Câmara Municipal (art.56, LOMRJ), e buscou confundir o candidato com as competências da Mesa Diretora da Câmara (art. 55, LOMRJ)

    Segundo dicção do art. 56, XIII, temos que:

    Compete ao Presidente da Câmara Municipal, além de outras atribuições estabelecidas no regimento interno: responder aos requerimentos enviados à Mesa Diretora pelos Vereadores, no prazo máximo de dez dias, prorrogável somente uma vez pelo mesmo período.




    Logo, a alternativa que responde o enunciado será a letra D. As demais trazem competências não listadas dentre aquelas relativas à Mesa Diretora da Câmara Municipal.




    Gabarito do Professor: D






ID
1845862
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
CGM - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Segundo o Manual de Auditoria da Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro, a extensão do teste de auditoria se obtém a partir da relação entre importância do processo e eficácia do controle interno. Desse modo, considerando uma importância do processo moderada e eficácia do controle interno adequada, a extensão do teste de auditoria será:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D.

     

    RELEVÂNCIA DO PROCESSO, OS CONTROLES INTERNOS  E A EXTENSÃO DOS TRABALHOS

     

    Importância do processo pode ser: ELEVADO, MODERADO E BAIXO.

                   

    1- ELEVADO

    1.1 EFICÁCIA DO CONTROLE INTERNO: FORTE

    EXTENSÃO DO TESTE DE AUDITORIA: BAIXA

     

    1.2 EFICÁCIA DO CONTROLE INTERNO: ADEQUADO

    EXTENSÃO DO TESTE DE AUDITORIA: MODERADA E ALTA

     

    1.3 EFICÁCIA DO CONTROLE INTERNO: FRACO

    EXTENSÃO DO TESTE DE AUDITORIA: ALTA

     

    2- MODERADO

    2.1 EFICÁCIA DO CONTROLE INTERNO: FORTE

    EXTENSÃO DO TESTE DE AUDITORIA: BAIXA

     

    2.2 EFICÁCIA DO CONTROLE INTERNO: ADEQUADO

    EXTENSÃO DO TESTE DE AUDITORIA: MODERADA (GABARITO)

     

    2.3 EFICÁCIA DO CONTROLE INTERNO: FRACO

    EXTENSÃO DO TESTE DE AUDITORIA: MODERADA

     

    3- BAIXO

    3.1 EFICÁCIA DO CONTROLE INTERNO: FORTE

    EXTENSÃO DO TESTE DE AUDITORIA: BAIXA

     

    3.2 EFICÁCIA DO CONTROLE INTERNO: ADEQUADO

    EXTENSÃO DO TESTE DE AUDITORIA: BAIXA

     

    3.3 EFICÁCIA DO CONTROLE INTERNO: FRACO

    EXTENSÃO DO TESTE DE AUDITORIA: BAIXA

     

    Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/2103349/4113224/ManualdeAuditoria.pdf


ID
2123416
Banca
IBFC
Órgão
TCM-RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

No que diz respeito às atribuições do Prefeito, a Lei Orgânica do município do Rio de Janeiro determina diversas competências privativas do Chefe do Poder Executivo. Assinale abaixo a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas atribuições.

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

     

     Art. 107 - Compete privativamente ao Prefeito:

    [...]

    a) VII - celebrar acordos, convênios, ajustes e outros instrumentos jurídicos e delegar competências aos Secretários Municipais para fazê-lo, quando cabível;

    b) X - enviar à Câmara Municipal o plano plurianual, o projeto de lei de diretrizes orçamentárias e as propostas de orçamento previstas nesta Lei Orgânica;

    c) XIV - autorizar a contratação e a dispensa de pessoal da administração indireta e fundacional, na forma da lei;

     

    Art. 45 - É da competência exclusiva da Câmara Municipal:

    [...]

    d) XII - requerer intervenção estadual, quando necessário, na forma do art. 36, I, da Constituição da República, para assegurar o livre exercício de suas funções;

     

    http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4946719/4126916/Lei_Organica_MRJ_comaltdo205.pdf

  • Intervenção depende do LEGISLATIVO (Qualquer esfera da Administração), não sendo competência do prefeito (executivo).

  • Acho tao estranho prefeito "autorizar a contratação e a dispensa de pessoal da administração indireta e fundacional"!

    Na esfera federal há norma equivalente?

  • A questão abordou algumas competências previstas na Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro. O enunciado pedia a única competência que não pertence ao Prefeito, sendo essa expressa na alternativa D, que apresentou uma das competências exclusivas da Câmara de Vereadores (art. 45). Já as competências privativas do Prefeito foram elencadas no art. 107 do mesmo diploma legal:

    Analisando as assertivas, teremos:


    A) CORRETA – Conforme art. 107, VII


    “Celebrar acordos, convênios, ajustes e outros instrumentos jurídicos e delegar competências aos Secretários Municipais para fazê-lo, quando cabível"




    B) CORRETA – Conforme art. 107, X.

    “Enviar à Câmara Municipal o plano plurianual, o projeto de lei de diretrizes orçamentárias e as propostas de orçamento previstas na Lei Orgânica"




    C) CORRETA - Conforme art. 107, XIV.

    “Autorizar a contratação e a dispensa de pessoal da administração indireta e fundacional, na forma da lei."




    D) INCORRETA – Trata-se de competência exclusiva da Câmara Municipal, conforme art. 45, XII:

    “Requerer intervenção estadual, quando necessário, na forma da Constituição da República, para assegurar o livre exercício de suas funções"




    Gabarito do Professor: D

ID
3998839
Banca
PGM-RJ
Órgão
PGM - RJ
Ano
2005
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

São entidades da administração indireta do município do Rio de Janeiro, dotadas de personalidade jurídica de direito privado.

Alternativas

ID
4084882
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2005
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

“Art. 177- São assegurados aos servidores públicos do Município:
................................
XXIV - proibição de diferença de remuneração, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, raça, religião ou estado civil;
XXV - proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos;”

Estes incisos, transcritos da Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, têm por objetivo coibir no serviço público municipal comportamentos de:

Alternativas

ID
4908706
Banca
ESAF
Órgão
SMF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Segundo a Lei Orgânica do município do Rio de Janeiro, compete-lhe, exceto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:D


ID
4908709
Banca
ESAF
Órgão
SMF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Sobre a organização dos poderes no município do Rio de Janeiro, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A inércia do Prefeito importa sanção ao projeto.

    Gabarito B


ID
4908712
Banca
ESAF
Órgão
SMF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Nos termos da Lei Orgânica do município do Rio de Janeiro, a soberania popular será exercida, exceto:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    Correto seria: sufrágio universal