SóProvas



Prova ADM&TEC - 2019 - Prefeitura de Teotônio Vilela - AL - Agente de Controle Interno


ID
3176197
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. À luz da Lei nº 10.180, de 6 de fevereiro de 2001, que dispõe sobre as normas brasileiras de controle interno, o Agente de Controle Interno tem a atribuição de criar e gerenciar as políticas públicas de assistência social, no município.
II. À luz da Lei nº 10.180, de 6 de fevereiro de 2001, que dispõe sobre as normas brasileiras de controle interno, o Agente de Controle Interno deve utilizar ferramentas e técnicas como, por exemplo, o planejamento em ondas sucessivas, o método PERT e o gerenciamento do valor agregado para desenvolver, de forma contrária aos princípios da administração pública, todos os processos internos de auditoria, controle e verificação dos programas e projetos, no âmbito da municipalidade.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I - FALSO. A lei nº 10.180 é uma lei federal, então não vai determinar que o agente crie políticas públicas no município.

    II - FALSO. Vários erros!

    . A lei nº 10.180 não fala de ferramentas ou técnicas de gestão que o agente deve usar;

    . o item diz "o Agente de Controle Interno deve utilizar ferramentas e técnicas ...  de forma contrária aos princípios da administração pública" para pegar os distraídos.

    . o item diz "no âmbito da municipalidade" o que não se aplicaria pq a lei 10.180 é federal.

    Então, gabarito D.

  • Esse examinador estava bem chapado, hein...


ID
3176200
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. À luz da Lei nº 10.180, de 6 de fevereiro de 2001, que dispõe sobre as normas brasileiras de controle interno, o Agente de Controle Interno é o profissional responsável por prover os gestores públicos de informações incorretas e inverídicas sobre os atos e fatos das entidades governamentais.
II. De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, o processo licitatório deve ser realizado exclusivamente diante de duas possibilidades: quando há apenas um fornecedor para determinado produto ou serviço no mercado; ou quando não é possível especificar os requisitos do produto ou serviço a ser contratado.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 10.180/01 e da Lei n. 8.666/93 e pede ao candidato que julgue os itens a seguir. Vejamos:

    I. À luz da Lei nº 10.180, de 6 de fevereiro de 2001, que dispõe sobre as normas brasileiras de controle interno, o Agente de Controle Interno é o profissional responsável por prover os gestores públicos de informações incorretas e inverídicas sobre os atos e fatos das entidades governamentais. 

    Falso. De fato, a Lei n. 10.180/01 organiza e disciplina os Sistemas de Planejamento e de Orçamento Federal, de Administração Financeira Federal, de Contabilidade Federal e de Controle Interno do Poder Executivo Federal. Todavia, a lei em análise não traz a competência do agente de controle interno, mas, sim, a competência dos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno, a qual uma delas seria a apuração dos atos ou fatos inquinados de ilegalidade ou irregularidade, nos termos do art. 24, VIII, da Lei n. 10.180/01: Art. 24. Compete aos órgãos e às unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal: VII - apurar os atos ou fatos inquinados de ilegais ou irregulares, praticados por agentes públicos ou privados, na utilização de recursos públicos federais e, quando for o caso, comunicar à unidade responsável pela contabilidade para as providências cabíveis;

    II. De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, o processo licitatório deve ser realizado exclusivamente diante de duas possibilidades: quando há apenas um fornecedor para determinado produto ou serviço no mercado; ou quando não é possível especificar os requisitos do produto ou serviço a ser contratado.

    Falso. Na verdade, a regra é que sempre exista licitação. Quando houver apenas um fornecedor para determinado produto ou serviço no mercado caracterizará hipóteses de inexigibilidade, nos termos do art. 25, I, da Lei n. 8.666/93; além disto, conforme preceito do art. 6º, IX, é necessário que haja o preceito do projeto básico, que é conceituado como "conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço". Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    Portanto, os dois itens são falsos.

    Gabarito: D

  • Para responder a questão tentei usar a lógica, com base nas opções, nenhuma delas pareceu correta.

    Gabarito: D


ID
3176203
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. No Brasil, as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente, conforme disposto no Art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil.
II. De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, o Termo de Referência é o documento elaborado pelo contratado com o objetivo de determinar os requisitos mínimos para a seleção de entidade prestadora de serviços no âmbito do governo municipal.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. No Brasil, as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente, conforme disposto no Art. 5o da Constituição da República Federativa do Brasil

    Art. 5o Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    XXI - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente;

    Ou seja, correto.

    II. De acordo com a Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, o Termo de Referência é o documento elaborado pelo contratado com o objetivo de determinar os requisitos mínimos para a seleção de entidade prestadora de serviços no âmbito do governo municipal.

    Segundo o TCU, termo de referência é um sinônimo para o Projeto Básico, que deve ser elaborado pelo contratante (Adm Pública) e não pela contratada.

    Errado.

  • Termo de referência = pregão

  • Examinemos as afirmativas lançadas pela Banca Examinadora:

    I. “No Brasil, as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente, conforme disposto no Art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil”.

    Verdadeira. O direito de representação associativa ou, mais especificamente, o direito de uma associação representar judicialmente ou extrajudicialmente seus associados é assegurado pela Constituição de 1988. Nesse sentido, o art. 5º, XXI dispõe que “as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente”.

    II. “De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, o Termo de Referência é o documento elaborado pelo contratado com o objetivo de determinar os requisitos mínimos para a seleção de entidade prestadora de serviços no âmbito do governo municipal”.

    Falsa. A definição do termo de referência consta no art. 3º, XI, do Decreto 10.024/2019. Vejamos: “termo de referência - documento elaborado com base nos estudos técnicos preliminares” (...). De acordo com o disposto no inciso I, do art. 9º, do Decreto nº 5.450/05, que regulamenta a modalidade de licitação pregão na forma eletrônica, a elaboração do termo de referência é de competência da área requisitante e deve indicar o objeto de forma precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem ou frustrem a competição. Como se vê, o termo de referência não é elaborado pelo contratado.

    Ante o exposto, a afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    GABARITO: B.

  • A questão solicita que o candidato julgue as afirmativas. Vamos analisar cada uma delas:

    I. No Brasil, as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente, conforme disposto no Art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil. 

    Verdadeira. O art. 5º, XXI, da Constituição dispõe que “as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente".

    II. De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, o Termo de Referência é o documento elaborado pelo contratado com o objetivo de determinar os requisitos mínimos para a seleção de entidade prestadora de serviços no âmbito do governo municipal.


    Falsa. A definição de termo de referência consta no art. 3º, XI, do Decreto 10.024/19. Vejamos:


    Termo de referência - documento elaborado com base nos estudos técnicos preliminares, que deverá conter:

    a) os elementos que embasam a avaliação do custo pela administração pública, a partir dos padrões de desempenho e qualidade estabelecidos e das condições de entrega do objeto, com as seguintes informações:

    1. a definição do objeto contratual e dos métodos para a sua execução, vedadas especificações excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, que limitem ou frustrem a competição ou a realização do certame;

    2. o valor estimado do objeto da licitação demonstrado em planilhas, de acordo com o preço de mercado; e

    3. o cronograma físico-financeiro, se necessário;

    b) o critério de aceitação do objeto;

    c) os deveres do contratado e do contratante;

    d) a relação dos documentos essenciais à verificação da qualificação técnica e econômico-financeira, se necessária;

    e) os procedimentos de fiscalização e gerenciamento do contrato ou da ata de registro de preços;

    f) o prazo para execução do contrato; e

    g) as sanções previstas de forma objetiva, suficiente e clara.


    O Termo de Referência é  elaborado a partir de estudos técnicos preliminares, devendo reunir os elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado para caracterizar o objeto, bem como as condições da licitação e da contratação. O referido instrumento é inerente à fase interna ou preparatória da contratação, pois é nele que o setor requisitante define o objeto que a Administração Pública precisa contratar. Observe que o termo de referência não é elaborado pelo contratado.


    Gabarito do Professor: B


ID
3176206
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O balancete é a relação de contas apresentando o total de seus débitos, créditos e saldos, devedores ou credores. O balancete é extraído do livro Razão e contém cada conta do Razão com seu saldo.
II. Constitui ato de improbidade administrativa, nos termos da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA  A

    As duas afirmativas são verdadeiras.

    ITEM I - Antônio Lopes de Sá define balancete como sendo: a relação de contas apresentando o total de seus débitoscrédito e saldosdevedores ou credoresO Balancete é extraído do livro Razão. Portanto, ele nada mais é do que uma lista contendo cada conta do razão com seu saldo.

    ITEM II - Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

    I - receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público;

     

  • Examinemos as afirmações lançadas:

    I. “O balancete é a relação de contas apresentando o total de seus débitos, créditos e saldos, devedores ou credores. O balancete é extraído do livro Razão e contém cada conta do Razão com seu saldo”.

    Balancete é um instrumento de controle e serve para analisar o estado financeiro de um negócio em determinado período, tanto de ativos e passivos, quanto de contas de resultado e é extraído do livro Razão. Portanto, ele nada mais é do que uma lista contendo cada conta do razão com seu saldo. De tal modo, VERDADEIRA essa afirmação.

    II. “Constitui ato de improbidade administrativa, nos termos da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público”.

    Afirmativa VERDADEIRA. “Receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público”, constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito, consoante o art. 9º, I, da Lei 8.429/92.

    Ante o exposto, as duas afirmativas são verdadeiras.

    GABARITO: A.

  • A questão indicada está relacionada com a improbidade administrativa.

     

    - Improbidade administrativa: artigo 37, §4º, da Constituição Federal de 1988; Lei nº 8.429 de 1992.

     

    ·         Espécies:

     

    - Atos de improbidade administrativa que geram enriquecimento ilícito (artigo 9º, da Lei nº 8.429 de 1992): condutas de maior gravidade; com sanções mais rigorosas.

     

    - Atos de improbidade administrativa que causam prejuízo ao erário (artigo 10, da Lei nº 8.429 de 1992): possuem gravidade intermediária.

     

    - Atos de improbidade administrativa que atentam contra os princípios da administração pública (artigo 11, da Lei nº 8.429 de 1992): condutas de menor gravidade.

     

    - Atos de improbidade administrativa decorrentes de concessão ou aplicação indevida de benefício financeiro ou tributário (artigo 10 – A, da Lei nº 8.429 de 1992): a doutrina entende que para configurar o referido ato de improbidade é necessário a presença de dolo.

     

    - Itens:

    I – CORRETO. Para apurar os resultados, as organizações adotam uma série de procedimentos, entre eles, a elaboração do balancete. O balance pode ser entendido como uma relação de contas extraídas do livro Razão, com seus saldos devedores ou credores.

    II – CORRETO. De acordo com o artigo 9º, Inciso I, da Lei nº 8.429 de 1992 – literalidade da lei -, “receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público".

     

    Diante do exposto, percebe-se que os dois itens estão CORRETOS.

     

    Gabarito do Professor: A)


ID
3176209
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão, conforme disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
II. Constitui ato de improbidade administrativa, nos termos da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ITEM I - CORRETO

    Das Disposições Preliminares

    Art. 3o Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    Parágrafo único. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

    ITEM II - CORRETO

    Dos Atos de Improbidade Administrativa que Importam Enriquecimento Ilícito

    Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei

    VIII - aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade

    LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 8.112/90 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos e da Lei 8.429/92 - Improbidade Administrativa e da Lei 8.666/93 - Licitação e pede ao candidato que julgue os itens abaixo. Vejamos:

    I. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão, conforme disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. 

    Verdadeiro, nos termos do art. 3º, parágrafo único, da Lei 8.112/90: Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

    II. Constitui ato de improbidade administrativa, nos termos da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade.

    Verdadeiro, nos termos do art. 9º, VIII, da Lei 8.429/92: Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente: VIII - aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade;

    Portanto, os dois itens são verdadeiros.

    Gabarito: A

  • A questão solicita que o candidato julgue as afirmativas. Vamos analisar cada uma delas:

    I. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão, conforme disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. 
    Verdadeira. O art. 3º, parágrafo único, da Lei 8.112/90 estabelece que "Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão".


    II. Constitui ato de improbidade administrativa, nos termos da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade.
    Verdadeira. O art. 9º, VIII, da Lei 8.429/92 dispõe que "Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente: (...) aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade".

    Gabarito do Professor: A


ID
3176212
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Constitui ato de improbidade administrativa, nos termos da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a alienação, permuta ou locação de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal por preço inferior ao valor de mercado.
II. De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, no processo licitatório, a escolha da melhor proposta deve se basear, sempre e exclusivamente, no critério de menor preço.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B!

  • I) Art. 9º, II, LIA;

    II) 45, §1º, I, II, III, IV, Lei 8666.

  • A questão trata da Lei 8429/92 – Lei de Improbidade Administrativa (LIA), bem como da Lei 8666/93 – Lei de Licitações.

    Analisando as afirmativas.

    Afirmativa I: verdadeira. “Perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a alienação, permuta ou locação de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal por preço inferior ao valor de mercado” é considerado ato de improbidade que importa enriquecimento ilícito, nos termos do art. 9º, III, da LIA.

    Afirmativa II: falsa. Devemos ter em mente que o procedimento licitatório busca sempre “a seleção da proposta mais vantajosa para a administração” (art. 3º, da Lei 8666/93), o que não significa dizer que necessariamente será sempre a de menor preço. É o que a lei chama de “tipo de licitação”, que se refere ao critério de julgamento das propostas (art. 45, §1º, da Lei 8666/93): "Art. 45. (...) §1º Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitação, exceto na modalidade concurso: I - a de menor preço - quando o critério de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço; II - a de melhor técnica; III - a de técnica e preço. IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso”. 

    DICA: não confundir “tipo de licitação” (refere-se ao critério de julgamento – art. 45, §1º, da Lei 8666/93), com “modalidade de licitação” (refere-se à estrutura procedimental – art. 22, da Lei 8666/93).

    Logo, a afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    Gabarito: Letra B.


ID
3176215
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O servidor público deve prezar pela manutenção de atitudes éticas no seu cotidiano, como, por exemplo, desenvolver o próprio trabalho sem observar os requisitos de qualidade aplicáveis ou de modo a reduzir a eficiência e a eficácia dos seus resultados.
II. Nenhum brasileiro pode ser privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei, conforme disposto no Art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     II. Nenhum brasileiro pode ser privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei, conforme disposto no Art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil.

    Art. 5, VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

    _______________________________--

    Bons estudos!

  • Questão exige conhecimento acerca das responsabilidades dos servidores públicos e das garantias constitucionais, examinemos as duas afirmações lançadas pela Banca Examinadora:

    I. “O servidor público deve prezar pela manutenção de atitudes éticas no seu cotidiano, como, por exemplo, desenvolver o próprio trabalho sem observar os requisitos de qualidade aplicáveis ou de modo a reduzir a eficiência e a eficácia dos seus resultados”.

    Falsa: realmente, o servidor público deve prezar pela manutenção de atitudes éticas no seu cotidiano. Entretanto, deve desenvolver seu trabalho observando os requisitos de qualidade aplicáveis, almejando eficiência e a eficácia dos seus resultados, tendo em vista que sua maior contribuição é o bem comum, o interesse público.

    II. “Nenhum brasileiro pode ser privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei, conforme disposto no Art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil”.

    Verdadeira: é exatamente o que determina o art. 5º, VIII, da CF88, que a seguir reproduzo: “ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei”.

    Ante o exposto, afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    GABARITO: C.

  • A questão exige conhecimento acerca de assuntos constitucionais diversificados. Analisemos as alternativas, com base na CF/88 e em normas avulsas:


    Assertiva I: está incorreta. O correto seria afirmar que o servidor público deve prezar pela manutenção de atitudes éticas no seu cotidiano, como, por exemplo, desenvolver o próprio trabalho observando os requisitos de qualidade aplicáveis ou de modo a reduzir a eficiência e a eficácia dos seus resultados. Uma das regras deontológicas que se aplica ao servidor público na esfera federal, por exemplo, é a “A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal", conforme o decreto nº 1.171 (que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal).

     

    Assertiva II: está correta. Trata-se da denominada escusa de consciência, derivada da liberdade de consciência e crença. Conforme art. 5º, VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.

     

    Portanto, a afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

     

    Gabarito do professor: letra c.


ID
3176218
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, o processo licitatório para a contratação de empresa prestadora de serviços de limpeza urbana deve incluir, em edital específico, a determinação de que as estimativas de custos de mão de obra devem ser expressas em dólar.
II. O servidor público deve exercer com zelo e dedicação as atribuições legais e regulamentares inerentes ao cargo ou função. Deve, também, ser leal às instituições a que servir e observar as normas legais e regulamentares.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • C - A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

  • A questão abordou dois assuntos distintos de Direito Administrativo: Licitações e Conduta dos servidores públicos.

    I. INCORRETA. De acordo com a Lei nº 8.666/93, os valores utilizados nas licitações serão em moeda corrente nacional, ou seja, em REAL e não em dólar, ressalvando as concorrências de âmbito internacional (art. 42) , de acordo com o artigo 5º. " Todos os valores, preços e custos utilizados nas licitações terão como expressão monetária a moeda corrente nacional, ressalvado o disposto no art. 42 desta Lei, devendo cada unidade da Administração, no pagamento das obrigações relativas ao fornecimento de bens, locações, realização de obras e prestação de serviços, obedecer, para cada fonte diferenciada de recursos, a estrita ordem cronológica das datas de suas exigibilidades, salvo quando presentes relevantes razões de interesse público e mediante prévia justificativa da autoridade competente, devidamente publicada."

    II. CORRETA. A assertiva está de acordo com o art. 116 da lei nº 8.112/90, entre outros dispositivos que tratam de conduta e deveres dos servidores: Art. 116.  São deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; II - ser leal às instituições a que servir; III - observar as normas legais e regulamentares;

    GABARITO: LETRA "C".


ID
3176221
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. No Brasil, é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal, conforme disposto no Art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil.
II. Compartilhar senhas pessoais com pessoas desconhecidas no ambiente virtual é uma atitude favorável à segurança na internet.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Que p$&%@ de banca é essa??? Misturou Direito Constitucional com Informática na mesma questão. hahaha

  • pensei que estava respondendo questão de direito constitucional

  • GAB B

    I- Cópia literal do artigo 5º, inciso XII, CF;

    II- Não é uma forma segura.


ID
3176224
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I.
No Brasil, são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação, conforme disposto no Art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil.
II. À luz da Lei nº 10.180, de 6 de fevereiro de 2001, que dispõe sobre as normas brasileiras de controle interno, o Agente de Controle Interno é o profissional responsável por determinar as aplicações dos recursos municipais, assim como é seu dever priorizar os programas e projetos que devem ser realizados no município a cada ano.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3176227
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A economicidade é a operacionalização ao menor custo possível, ou seja, a aquisição de insumos ao menor preço, sem prejuízo da qualidade; capacidade da entidade em sobreviver no tempo, mantendo seu patrimônio ou ampliando o mesmo, cumprindo seus objetivos.
II. O termo "servidor" designa a pessoa legalmente investida em cargo público, conforme disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • as duas estao corretas, porque a 1 a economicidade ao menos custo é aceita caso nao afete na qualidade do produto... ou seja ta correta

    a segunda tambem esta correta

  • I) De modo objetivo, a alternativa conceitua corretamente o princípio da economicidade;

    II) A alternativa traz o exato texto do art. 2° da lei 8.112/90, já que essa lei aplica-se aos detentores dos cargos públicos, sejam eles efetivos ou comissionados.

  • Examinemos as afirmativas lançadas pela Banca Examinadora:

    I. “A economicidade é a operacionalização ao menor custo possível, ou seja, a aquisição de insumos ao menor preço, sem prejuízo da qualidade; capacidade da entidade em sobreviver no tempo, mantendo seu patrimônio ou ampliando o mesmo, cumprindo seus objetivos”.

    Verdadeira. A economicidade carrega a noção de prestação do serviço de forma eficiente, com resultados positivos à sociedade e com gastos dentro do limite da razoabilidade. Salienta-se que se costuma considerar este preceito no que tange à qualidade e também à quantidade de serviço prestado, evitando-se uma execução morosa por parte do servidor.

    II. “O termo "servidor" designa a pessoa legalmente investida em cargo público, conforme disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990”.

    Verdadeira. Consoante o art. 2º, da Lei 8.112/90: “Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público”.

    Ante o exposto, as duas afirmativas são verdadeiras.

    GABARITO: A.

  • A questão indicada está relacionada com o Direito Administrativo.

    - Artigo 37, caput, da Constituição Federal de 1988: LIMPE (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência).

    - Legalidade: a Administração Pública somente pode praticar os atos autorizados por lei.

    - Impessoalidade: a atuação administrativa deve ser impessoal, não deve privilegiar nem discriminar ninguém.

    - Moralidade: exige a observância dos padrões éticos, de boa-fé, de decoro, de lealdade, de honestidade, de probidade, incorporados pela prática diária ao conceito de boa administração.

    - Publicidade: trata-se do dever de divulgação oficial dos atos administrativos.

    - Eficiência: possui como valores a economicidade, a redução dos desperdícios, a produtividade, entre outros.

     

    ·         Agente público:

    - Agente político: estão no alto escalão do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública, diplomatas.

    - Agente administrativo: servidores públicos – servidores estatutários, servidores celetistas e servidores temporários.

    - Agente honorífico: servem ao Estado.

    - Agente delegado: realizam atividade delegada.

    - Agente credenciado: representam a Administração Pública.

    I – CORRETO. Pode-se dizer que o princípio da economicidade está incluído no princípio da eficiência. A economicidade se refere a relação de custo-benefício da medida utilizada.

    II – CORRETO. Com base no artigo 2º, da Lei nº 8.112 de 1990, o “servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público".

     

    Diante do exposto, percebe-se que os dois itens estão CORRETOS.

     

    Gabarito do Professor: A)


ID
3176230
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O servidor público deve manter conduta compatível com a moralidade pública. Deve, também, ser assíduo e pontual ao serviço.
II. O Microsoft Excel, o Microsoft PowerPoint e o Microsoft Word são exemplos de hardware.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    I. O servidor público deve manter conduta compatível com a moralidade pública. Deve, também, ser assíduo e pontual ao serviço. 

    II. O Microsoft Excel, o Microsoft PowerPoint e o Microsoft Word são exemplos de hardware. ⇢ São exemplos de Software

  • Gabarito: B

    II. O Microsoft Excel, o Microsoft PowerPoint e o Microsoft Word são exemplos de Software .

  • Gabarito: B

    ✏II. O Microsoft Excel, o Microsoft PowerPoint e o Microsoft Word são exemplos de Software .


ID
3176233
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, o processo licitatório deve observar todas as formalidades legais exigidas na legislação vigente a fim de reduzir a eficiência e a economicidade inerentes a esse processo.

II. É dever do servidor público desenvolver seu trabalho com o objetivo de obter benefícios e ganhos individuais, apenas.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • D - As duas afirmativas são falsas.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei 8.666/93 e dos deveres do servidor público e pede ao candidato que julgue os itens abaixo. Vejamos:

    I. De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, o processo licitatório deve observar todas as formalidades legais exigidas na legislação vigente a fim de reduzir a eficiência e a economicidade inerentes a esse processo.

    Falso. O objetivo da licitação é a "seleção imparcial da melhor proposta, garantindo iguais condições a todos que queiram concorrer para celebração do contrato." (Mazza, 2015).

    II. É dever do servidor público desenvolver seu trabalho com o objetivo de obter benefícios e ganhos individuais, apenas.

    Falso. Em virtude do princípio da impessoalidade que preza pela imparcialidade na defesa do interesse público, objetiva-se impedir privilégios e perseguições e veda a promoção pessoal de agentes ou autoridades. Além disto, também encontra-se o princípio da moralidade, que exige a observância da boa-fé, da honestidade, lealdade, probidade e padrões éticos no trato da coisa pública e da Administração Pública. 

    Fonte: MAZZA, 2015.

    Portanto, as dois itens são falsos.

    Gabarito: D

  • A questão solicita que o candidato julgue as afirmativas. Vamos analisar cada uma delas:

    I. De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, o processo licitatório deve observar todas as formalidades legais exigidas na legislação vigente a fim de reduzir a eficiência e a economicidade inerentes a esse processo.

    Falsa. O processo licitatório deve observar todas as formalidades previstas em lei e tem como finalidade viabilizar a melhor contratação pelo Poder Público. A licitação proporciona ao poder público o negócio mais vantajoso e  e assegura ao administrado a oportunidade de concorrer com os demais interessados em igualdade de condições.

    II. É dever do servidor público desenvolver seu trabalho com o objetivo de obter benefícios e ganhos individuais, apenas.

    Falsa  O servidor, no exercício de sua função, deve agir de forma a garantir uma boa prestação do serviço público, de forma eficiente, sempre direcionado com a finalidade de atingir o bem comum.

    Gabarito do Professor: D


ID
3176236
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. À luz da Lei nº 10.180, de 6 de fevereiro de 2001, que dispõe sobre as normas brasileiras de controle interno, o Agente de Controle Interno deve desenvolver auditorias regulares, de forma planejada, a fim de reduzir a eficiência e a eficácia das medidas de controle aplicadas aos projetos e programas governamentais, no âmbito municipal.
II. O servidor público deve tratar com urbanidade os demais servidores públicos e o público em geral. Deve, também, representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes, Letra C. A afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
  • Afirmativa I - Reduzir a eficiência e eficácia????

    Baseado na afirmação acima, apenas a II está certa.


ID
3176239
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Acessar sites desconhecidos, clicar em quaisquer links compartilhados por e-mail e fornecer dados do cartão de crédito em sites sem certificado de segurança são atitudes favoráveis à segurança na internet.
II. O cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser acometidas a um servidor, conforme disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
III. Um convênio é um acordo entre duas ou mais instituições com o objetivo de estabelecer ajuda para atender determinada finalidade no desenvolvimento de projetos específicos.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. Acessar sites desconhecidos, clicar em quaisquer links compartilhados por e-mail e fornecer dados do cartão de crédito em sites sem certificado de segurança são atitudes favoráveis à segurança na internet. (Atitudes desfavoráveis)

    II. O cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser acometidas a um servidor, conforme disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

    III. Um convênio é um acordo entre duas ou mais instituições com o objetivo de estabelecer ajuda para atender determinada finalidade no desenvolvimento de projetos específicos.

    gab. C

  • rsrsr, raro questões assim.

    Misturou informática, com 8.112 e com convênio.

  • Examinemos as afirmativas lançadas pela Banca Examinadora:

    I. “Acessar sites desconhecidos, clicar em quaisquer links compartilhados por e-mail e fornecer dados do cartão de crédito em sites sem certificado de segurança são atitudes favoráveis à segurança na internet”.

    Incorreta. De modo diverso ao contido nessa afirmativa, acessar sites desconhecidos, clicar em quaisquer links compartilhados por e-mail e fornecer dados do cartão de crédito em sites sem certificado de segurança são atitudes desfavoráveis à segurança na internet.

    II. “O cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser acometidas a um servidor, conforme disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990”.

    Correta. “Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor” (art. 3º, Lei n.º 8.112/90).

    III. “Um convênio é um acordo entre duas ou mais instituições com o objetivo de estabelecer ajuda para atender determinada finalidade no desenvolvimento de projetos específicos”.

    Correta. O conceito normativo de "convênio" encontra-se previsto no art. 1º, §1º, I, do Decreto 6.170/2007, que regulamenta a transferência de recursos da União mediante convênios e contratos de repasse. Confira-se: “§1º Para os efeitos deste Decreto, considera-se: I - convênio - acordo, ajuste ou qualquer outro instrumento que discipline a transferência de recursos financeiros de dotações consignadas nos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União e tenha como partícipe, de um lado, órgão ou entidade da administração pública federal, direta ou indireta, e, de outro lado, órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta, ou ainda, entidades privadas sem fins lucrativos, visando a execução de programa de governo, envolvendo a realização de projeto, atividade, serviço, aquisição de bens ou evento de interesse recíproco, em regime de mútua cooperação”.

    Ante o exposto, apenas duas afirmativas estão corretas.

    GABARITO: C.

  • A questão indicada está relacionada com o Direito Administrativo.

    - Lei nº 8.112 de 1990 – Estatuto do Servidor Público Federal: trata do regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

    Concurso público ->
     aprovação -> provimento (preenchimento) -> posse -> exercício -> estágio probatório -> confirmação -> estabilidade -> saída do cargo


    - Decreto nº 6.170 de 2007: trata das normas relacionadas com as transferências de recursos da União por intermédio de convênios e de contratos de repasses.



    I - ERRADO.  Deve-se ter cuidado ao acessar sites desconhecidos e clicar em links compartilhados por e-mail. Além disso, não se deve fornecer dados do cartão de crédito em sites sem certificado de segurança.

    No item I foi indicado que acessar sites desconhecidos, clicar em quaisquer links compartilhados por e-mail e fornecer dados do cartão de crédito em sites sem certificado de segurança são atitudes favoráveis à segurança na internet. Logo, o item I está incorreto, pois tais atitudes não são favoráveis à segurança na internet, conforme indicado acima.
    II - CORRETO. Com base no artigo 3º, da Lei nº 8.112 de 1990 – literalidade da lei -, o cargo público pode ser entendido como o conjunto de atribuições e de responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.
    III - CORRETO. De acordo com o artigo 1º, §1º, Inciso I, do Decreto nº 6.170 de 2007 – literalidade da lei -, o convênio pode ser entendido como o ajuste ou qualquer outro instrumento que discipline a transferência de recursos financeiros de dotações consignadas nos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União e que tenha como partícipe, de um lado órgão ou entidade da administração pública federal, direta ou indireta, e, de outro lado, órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta, ou ainda, entidades privadas sem finalidade lucrativa, que objetivam executar programa de governo, que envolvem a realização de projeto, de atividade, serviço, de aquisição de bens ou de evento de interesse recíproco, em regime de mútua cooperação.

     

    Diante do exposto, percebe-se que apenas duas afirmativas estão CORRETAS.


     

    Gabarito do Professor: C) 


ID
3176242
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O comportamento ético compreende um conjunto de atitudes universalmente aceitas e imutáveis. No âmbito das organizações públicas, por exemplo, a ética é o valor que permite ao servidor atuar com vistas a obter ganhos pessoais e benefícios não permitidos nos termos da legislação vigente.
II. Utilizar senhas pouco complexas, como uma sequência simples (do tipo: 1234 ou abcd) em serviços eletrônicos de comércio virtual, bancos e aplicativos que compreendem informações sigilosas é uma atitude favorável à segurança na internet.
III. No Brasil, é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, conforme disposto no Art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    III. No Brasil, é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, conforme disposto no Art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil.

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

  • Questão exige conhecimento acerca das responsabilidades dos servidores públicos e das garantias constitucionais, examinemos as duas afirmações lançadas pela Banca Examinadora:

    I. “O comportamento ético compreende um conjunto de atitudes universalmente aceitas e imutáveis. No âmbito das organizações públicas, por exemplo, a ética é o valor que permite ao servidor atuar com vistas a obter ganhos pessoais e benefícios não permitidos nos termos da legislação vigente”.

    Incorreta: realmente, o servidor público deve nortear suas ações à luz de um comportamento universalmente aceito, o que reflete ética em suas ações. Ocorre que, ao contrário do aqui afirmado, o que permite ao servidor atuar com vistas a obter ganhos pessoais e benefícios não permitidos nos termos da legislação vigente são os tentáculos podres da administração patrimonialista que ainda estão na atual Administração Pública, através de apadrinhamentos e licitações articuladas em conluio, etc. Nesse contexto, os Princípios da moralidade e legalidade são brutalmente afrontados.

    II. “Utilizar senhas pouco complexas, como uma sequência simples (do tipo: 1234 ou abcd) em serviços eletrônicos de comércio virtual, bancos e aplicativos que compreendem informações sigilosas é uma atitude favorável à segurança na internet”.

    Incorreta: o acesso aos serviços, sites e aplicativos é protegido através de recursos de segurança, como as senhas. As senhas fracas são aquelas que podem ser facilmente quebradas, por serem informações pessoais comuns, como placa do carro, data de aniversário, nome do filho, etc. As senhas fortes são aquelas que combinam letras, números e símbolos. E ainda, preferencialmente não sejam palavras conhecidas, porque uma das técnicas para descobrir uma senha é através de dicionários e força bruta, inserindo palavras do vocabulário cotidiano. Exemplos de senhas fortes: dere9890#$, dAtkpz6g@, F2dr@TmdDp.

    III. “No Brasil, é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, conforme disposto no Art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil”.

    Correta: em conformidade com o art. 5º, IX da CF/88 “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”. Como se depreende do diploma constitucional, podemos concluir que, no Brasil, todos têm o direito de expressar suas ideias, opiniões e sentimentos das mais variadas formas, sem que essa expressão seja submetida a um controle prévio, por censura ou licença.

    Como se vê, apenas uma afirmativa está correta.

    GABARITO: B.

  • 1) Enunciado da questão

    Exige-se conhecimento acerca dos direitos individuais na Constituição Federal, bem como sobre a administração pública.

    2) Base Constitucional (Constituição Federal de 1988)

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    3) Exame dos itens e identificação da resposta.

    I. FALSO. O comportamento ético é, de fato, um conjunto de atitudes universalmente aceitas e imutáveis. Assim, no âmbito das organizações públicas, a ética é o valor que permite ao servidor atuar com vistas a alcançar o fim público, conforme art. 37 da Constituição Federal. Logo, o servidor que busca obter ganhos pessoais e benefícios não permitidos nos termos da legislação vigente não atua conforme a ética

    II.FALSO. Utilizar senhas pouco complexas, como uma sequência simples (do tipo: 1234 ou abcd) em serviços eletrônicos de comércio virtual, bancos e aplicativos que compreendem informações sigilosas é uma atitude desfavorável (e não favorável) à segurança na internet.

    III. VERDADEIRO. À luz do art. 5º, IX, da CF/88, é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

    Resposta: Letra B. Apenas uma afirmativa está correta.


ID
3176245
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O Balanço Patrimonial é o demonstrativo contábil que evidencia o Ativo Circulante e o Não-Circulante, o Passivo Circulante e o NãoCirculante, o Saldo Patrimonial e as Contas de Compensação, sintetizando os bens, valores, créditos, obrigações e riscos da Entidade.
II. À luz da Lei nº 10.180, de 6 de fevereiro de 2001, que dispõe sobre as normas brasileiras de controle interno, o Agente de Controle Interno deve realizar os processos de controle, auditorias e verificações exclusivamente no âmbito dos projetos, programas e entidades de serviços de saúde no município.
III. À luz da Lei nº 10.180, de 6 de fevereiro de 2001, que dispõe sobre as normas brasileiras de controle interno, o Agente de Controle Interno não deve atuar em consonância com os princípios da legalidade e da eficiência na Administração Pública.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O item correto que a questão se refere deve ser o item "I".

    Porém o item está um pouco confuso, pois a questão deve se relacionar a Lei 4.320, que nos trás:

    Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:

    I - O Ativo Financeiro;

    II - O Ativo Permanente;

    III - O Passivo Financeiro;

    IV - O Passivo Permanente;

    V - O Saldo Patrimonial;

    VI - As Contas de Compensação.

    Ou seja, nesta lei não é falado em Ativo Circulante e Não Circulante e Passivo Circulante e Não Circulante, como no item "I".

  • Essa questão deve ser anulada, pois nenhum item está certo.


ID
3176248
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. À luz da Lei nº 10.180, de 6 de fevereiro de 2001, que dispõe sobre as normas brasileiras de controle interno, o Agente de Controle Interno é responsável por desenvolver os demonstrativos contábeis referentes ao patrimônio dos entes públicos.
II. Constitui ato de improbidade administrativa, nos termos da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indireta, para tolerar a exploração ou a prática de jogos de azar, de lenocínio, de narcotráfico, de contrabando, de usura ou de qualquer outra atividade ilícita, ou aceitar promessa de tal vantagem.
III. O Ativo representa o conjunto de bens e direitos tangíveis, ou não, da organização, esta entendida como sendo uma azienda, cujos bens são utilizados ou aplicados no exercício da entidade para alcançar o seu objetivo social.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I - ERRADA

    Lei 10.180, de 6 de fevereiro de 2001.

    Organiza e disciplina os Sistemas de Planejamento e de Orçamento Federal, de Administração Financeira Federal, de Contabilidade Federal e de Controle Interno do Poder Executivo Federal, e dá outras providências.

    Art. 19. O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal visa à avaliação da ação governamental e da gestão dos administradores públicos federais, por intermédio da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, e a apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

    Art. 20. O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal tem as seguintes finalidades:

    I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;

    II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e nas entidades da Administração Pública Federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;

    III - exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;

    IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

    Art. 21. O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal compreende as atividades de avaliação do cumprimento das metas previstas no plano plurianual, da execução dos programas de governo e dos orçamentos da União e de avaliação da gestão dos administradores públicos federais, utilizando como instrumentos a auditoria e a fiscalização.

    II - CORRETA

    Art. 9º - Constitui ato de improbidade adm. importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial, indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1º desta Lei e, notadamente:

    V - receber vantagem economica de qualquer natureza, direta ou indireta, para tolerar a exploração ou a prática de jogos de azar, de lenocínio, de narcotráfico, de contrabando, de usura ou de qualquer outra atividade ilícita, ou aceitar promessa de tal vantagem.

    III - CORRETA

    ATIVO - Representa o conjunto de bens e direitos tangíveis, ou não, da organização, esta entendida como sendo uma azienda, cujos bens são utilizados ou aplicados no exercício da entidade para alcançar o seu objetivo social.

    Fonte:

  • As questões certas são:

     II. Constitui ato de improbidade administrativa, nos termos da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indireta, para tolerar a exploração ou a prática de jogos de azar, de lenocínio, de narcotráfico, de contrabando, de usura ou de qualquer outra atividade ilícita, ou aceitar promessa de tal vantagem.

     III. O Ativo representa o conjunto de bens e direitos tangíveis, ou não, da organização, esta entendida como sendo uma azienda, cujos bens são utilizados ou aplicados no exercício da entidade para alcançar o seu objetivo social.


ID
3176251
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Desvios éticos


Toda atividade governamental causa impacto na vida dos cidadãos. Na maioria das vezes, a inter-relação entre a Administração e o administrado pode ser traduzida em termos monetários. Em regra, a atuação dos órgãos de governo provocam perdas ou ganhos econômico-financeiros para o setor privado.

Contudo, os órgãos governamentais exibem grande variabilidade de atribuições, prerrogativas e orçamentos. Há órgãos que exibem enorme poder sobre os negócios das empresas e a vida dos cidadãos; há outras repartições que pouco interagem com o setor privado. Quanto maior o poder do organismo governamental, maior será a possibilidade de risco da ocorrência de relacionamentos ilegítimos entre o(s) representante(s) do Poder Público e o(s) do setor privado.


Murilo Rodrigues Soares da Cunha

Mauro Sérgio Bogéa Soares

Disponível em: http://bit.ly/2lNx56L (com adaptações)

Com base no texto 'Desvios éticos', leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com os autores, em regra, a atuação dos órgãos de governo provocam perdas, nunca ganhos, econômico-financeiros para o setor privado. Assim, diante do risco de acumular prejuízos, os representantes do setor privado tendem a desenvolver relacionamentos ilegítimos com os agentes públicos, alegam os autores.
II. Proporcionar o desenvolvimento e a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos é a intenção primária dos relacionamentos ilegítimos aos quais os autores se referem no texto. Tais relacionamentos, de acordo com os autores, sempre proporcionam ganhos econômico-financeiros para o setor privado.
III. Na perspectiva dos autores, a relação entre a Administração e os representantes do setor privado é uma premissa para o desenvolvimento obrigatório de relacionamentos ilegítimos. Assim, cabe aos representantes da sociedade civil organizada, afirmam os autores, o dever de combater as atitudes contrárias aos interesses do Estado.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Todos itens incorretos:

    I. De acordo com os autores, em regra, a atuação dos órgãos de governo provocam perdas, nunca ganhos, econômico-financeiros para o setor privado. Assim, diante do risco de acumular prejuízos, os representantes do setor privado tendem a desenvolver relacionamentos ilegítimos com os agentes públicos, alegam os autores ? incorreto, pode provocar perdas ou ganhos.

    II. Proporcionar o desenvolvimento e a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos é a intenção primária dos relacionamentos ilegítimos aos quais os autores se referem no texto. Tais relacionamentos, de acordo com os autores, sempre proporcionam ganhos econômico-financeiros para o setor privado ? incorreto, a intenção primária são ganhos monetários.

    III. Na perspectiva dos autores, a relação entre a Administração e os representantes do setor privado é uma premissa para o desenvolvimento obrigatório de relacionamentos ilegítimos. Assim, cabe aos representantes da sociedade civil organizada, afirmam os autores, o dever de combater as atitudes contrárias aos interesses do Estado ? incorreto, temos uma extrapolação textual, o texto não apresenta nada relacionado a isso.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3176257
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Clara obteve um desconto de 12% por ter pago à vista um produto que ela comprou recentemente. Com o desconto, Clara pagou apenas o valor de R$ 105,60 pelo item. Nessas condições, é correto afirmar que o valor do produto, sem o desconto, é igual a R$ 127,50.
II. Clara possui 27 tanques de criação de peixes em sua fazenda e em cada tanque foram colocados exatamente 1 indivíduo macho e 22 indivíduos fêmeas. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que Clara possui 631 peixes no total.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3176260
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Clara é engenheira e está construindo uma peça de metal. No seu trabalho, ela está usando uma peça X que possui 1m de comprimento. Nessa peça, Clara decidiu soldar uma peça Y, adicionando assim 1 decímetro ao comprimento de X. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que houve um aumento de 10% no comprimento da peça X.
II. Amanda é a anfitriã de uma festa na qual um bolo foi dividido em fatias iguais, pesando 0,385 kg, cada. Sabe-se que essas fatias foram distribuídas entre 17 famílias de 4 membros, cada. Ao final da festa, todos os membros de todas as famílias receberam apenas uma fatia do bolo. Não houve sobras e apenas os membros dessas famílias receberam uma fatia do bolo. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o bolo pesava pelo menos 26,45 kg.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3176263
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Amanda elaborou um relatório com as informações sobre o consumo total de combustível na última semana dos 10 veículos utilizados por uma repartição pública. Os valores constatados por ela foram os seguintes: o carro 1 consumiu 34,50 L; o carro 2 consumiu 12,80 L; o carro 3 consumiu 19,40 L; o carro 4 consumiu 22,70 L; o carro 5 consumiu 18,30 L; o carro 6 consumiu 12,10 L; o carro 7 consumiu 16,50 L; o carro 8 consumiu 23,90 L; o carro 9 consumiu 31,20 L; e o carro 10 consumiu 27,60 L. Assim, considerando exclusivamente as informações reunidas por Amanda, é correto afirmar que o consumo total de combustível da frota na última semana foi superior a 217,45 L e inferior a 225,75 L.
II. Amanda é analista de tributos na prefeitura de sua cidade e está analisando a arrecadação com o imposto ISS pago por empresas de entretenimento no município. No mês 1, ela verificou que as empresas desse ramo pagaram R$ 23.456,00 em impostos ao município. No mês 2, esse valor caiu para R$ 18.975,00. No mês 3, o valor foi de R$ 21.944,00. No mês 4, arrecadou-se R$ 19.766,00 com esse imposto pago por empresas de entretenimento. No mês 5, essa arrecadação teve um pequeno crescimento, chegando a R$ 19.955,00. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que a arrecadação média de ISS pago por empresas de entretenimento, no período considerado, foi inferior a R$ 20.749,35.
III. Se um copo possui um volume de 5 ml, então o volume somado de 3 desses copos corresponde a 0,025L ou 2,5% do volume de um recipiente de 1 litro.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    I. Basta somar todos os valores.

    II Basta somar de todos os valores e dividir por 5.

    III Regra de 3


ID
3176269
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Considere 3 triângulos: A, B e C. O triângulo A possui base igual a 34 m e altura igual a 89 m. O triângulo B possui base igual a 45 m e altura igual a 91 m. O triângulo C possui base igual a 56 m e altura igual a 93 m. Assim, é correto afirmar que o resultado da soma da área desses três triângulos é superior a 5.844 m² e inferior a 6.231 m².
II. Às 6h do dia 1, o reservatório de uma empresa possuía 1.235 litros de água. Às 18h desse mesmo dia, verificou-se que esse reservatório possuía 1.089 litros de água. Assim, é correto afirmar que, no período considerado, houve uma redução de mais de 11,95% no volume de água do reservatório.
III. Uma fazenda foi dividida em 6 lotes iguais entre si, todos com área equivalente. Em seguida, cada lote foi dividido em 9 quadras iguais entre si, todas com a mesma área. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que essa fazenda compreende mais de 52 quadras e que cada quadra representa menos de 1,92% da área da fazenda.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3176272
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

RAÍZES DO BRASIL

Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, publicado em 1936, é uma interpretação original da decomposição da sociedade tradicional brasileira e da emergência de novas estruturas políticas e econômicas. Uma visão inovadora que introduziu os conceitos de patrimonialismo e burocracia, explicando os novos tempos.

Na obra, Sérgio Buarque buscou na história colonial as origens dos problemas nacionais. Ele descreveu o brasileiro como um “homem cordial”, isto é, que age pelo coração e pelo sentimento, preferindo as relações pessoais ao cumprimento de leis objetivas e imparciais. O Brasil Colônia é visto por Sérgio Buarque como tendo pouca organização social, daí o recurso frequente à violência e ao domínio personalista. A escravidão desvalorizou o trabalho e favoreceu aventureiros que desejavam “prosperidade sem custo” – traços que se refletiam até no cultivo da terra, por métodos predatórios semelhantes aos da mineração.

É um livro inovador no que diz respeito à busca da identidade nacional. Num momento em que a psicologia vinha se desenvolvendo muito e a sociologia começava a perder seu caráter altamente “científico”, Sérgio Buarque foi atrás do que poderíamos chamar de essência do homem brasileiro. Num jogo de idas e vindas pela nossa história, deixando claros os momentos que mais considerava, Sérgio Buarque foi construindo um panorama histórico no qual inseriu o “homem cordial”, que nada mais é do que fruto de nossa história, originada da colonização portuguesa, de uma estrutura política, econômica e social completamente instável de famílias patriarcais e escravagistas.

(Adaptado. Revisão linguística. Disponível em: http://bit.ly/2lXPCxl)

Com base no texto 'RAÍZES DO BRASIL', leia as afirmativas a seguir:

I. A referência temporal da obra, citada no texto, é do século XX. O livro de Sérgio Buarque foi inovador ao iniciar a inserção de conceitos como patrimonialismo e burocracia.
II. Sérgio Buarque de Holanda, como mostra o texto, criou a ideia de “homem cordial” inspirado na exegese da história colonial brasileira em que observou as origens dos problemas nacionais. Para isso, utilizou-se do positivismo para analisar os tipos humanos pertencentes a cada estrato social.
III. Segundo o texto, a obra de Sérgio Buarque mostra que as famílias patriarcais e escravagistas do Brasil Colônia foram responsáveis pela violência e o domínio personalista. Desse comportamento resultou a teoria do “homem cordial”, que valoriza a equidade no cumprimento da lei.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    I. A referência temporal da obra, citada no texto, é do século XX. O livro de Sérgio Buarque foi inovador ao iniciar a inserção de conceitos como patrimonialismo e burocracia. ? correto, século XX (1936); segundo o texto: Uma visão inovadora que introduziu os conceitos de patrimonialismo e burocracia, explicando os novos tempos.

    IISérgio Buarque de Holanda, como mostra o texto, criou a ideia de ?homem cordial? inspirado na exegese da história colonial brasileira em que observou as origens dos problemas nacionais. Para isso, utilizou-se do positivismo para analisar os tipos humanos pertencentes a cada estrato social. ? incorreto, em momento algum o texto diz que foi usado o positivismo.

    III. Segundo o texto, a obra de Sérgio Buarque mostra que as famílias patriarcais e escravagistas do Brasil Colônia foram responsáveis pela violência e o domínio personalista. Desse comportamento resultou a teoria do ?homem cordial?, que valoriza a equidade no cumprimento da lei. ? incorreto, conforme o texto, o homem cordial prefere os sentimentos a cumprir a Lei.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3176275
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

RAÍZES DO BRASIL

Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, publicado em 1936, é uma interpretação original da decomposição da sociedade tradicional brasileira e da emergência de novas estruturas políticas e econômicas. Uma visão inovadora que introduziu os conceitos de patrimonialismo e burocracia, explicando os novos tempos.

Na obra, Sérgio Buarque buscou na história colonial as origens dos problemas nacionais. Ele descreveu o brasileiro como um “homem cordial”, isto é, que age pelo coração e pelo sentimento, preferindo as relações pessoais ao cumprimento de leis objetivas e imparciais. O Brasil Colônia é visto por Sérgio Buarque como tendo pouca organização social, daí o recurso frequente à violência e ao domínio personalista. A escravidão desvalorizou o trabalho e favoreceu aventureiros que desejavam “prosperidade sem custo” – traços que se refletiam até no cultivo da terra, por métodos predatórios semelhantes aos da mineração.

É um livro inovador no que diz respeito à busca da identidade nacional. Num momento em que a psicologia vinha se desenvolvendo muito e a sociologia começava a perder seu caráter altamente “científico”, Sérgio Buarque foi atrás do que poderíamos chamar de essência do homem brasileiro. Num jogo de idas e vindas pela nossa história, deixando claros os momentos que mais considerava, Sérgio Buarque foi construindo um panorama histórico no qual inseriu o “homem cordial”, que nada mais é do que fruto de nossa história, originada da colonização portuguesa, de uma estrutura política, econômica e social completamente instável de famílias patriarcais e escravagistas.

(Adaptado. Revisão linguística. Disponível em: http://bit.ly/2lXPCxl)

Com base no texto 'RAÍZES DO BRASIL', leia as afirmativas a seguir:

I. O autor do texto deixa claro que Sérgio Buarque criou a ideia de “homem cordial” inspirado na concepção de que o homem age pelo coração e pelo sentimento, prescindindo as relações pessoais ao cumprimento de leis objetivas e imparciais, independentemente de sua classe social, etnia, religião etc. Ou seja, o negro escravizado e o índio também compuseram essa estrutura.
II. O autor de Raízes do Brasil publicou a obra, conforme pontua o texto, num momento em que a Psicologia recuava e perdia validade científica, enquanto a Sociologia avançava nitidamente, contribuindo, assim, para o sucesso do livro.
III. Como aponta o texto, na visão de Sérgio Buarque, a desvalorização do trabalho está ligada à escravidão, que também favoreceu “aventureiros”, pessoas que desejavam ‘prosperidade sem custo’”.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    I. O autor do texto deixa claro que Sérgio Buarque criou a ideia de ?homem cordial? inspirado na concepção de que o homem age pelo coração e pelo sentimento, prescindindo as relações pessoais ao cumprimento de leis objetivas e imparciais, independentemente de sua classe social, etnia, religião etc. Ou seja, o negro escravizado e o índio também compuseram essa estrutura. ? incorreto, em nenhum momento Sérgio Buarque aponta os índios e os escravos em sua estrutura.

    II. O autor de Raízes do Brasil publicou a obra, conforme pontua o texto, num momento em que a Psicologia recuava e perdia validade científica, enquanto a Sociologia avançava nitidamente, contribuindo, assim, para o sucesso do livro. ? incorreto, pois a psicologia AVANÇAVA e não recuava.

    III. Como aponta o texto, na visão de Sérgio Buarque, a desvalorização do trabalho está ligada à escravidão, que também favoreceu ?aventureiros?, pessoas que desejavam ?prosperidade sem custo??. ? correto, segundo o segundo parágrafo: [...] A escravidão desvalorizou o trabalho e favoreceu aventureiros que desejavam ?prosperidade sem custo? [...].

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3176284
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Exportações e importações

A desaceleração da economia internacional e o marasmo da atividade local estão afetando o ritmo de venda e compra de produtos do Brasil. Neste ano, entre janeiro e agosto, a corrente de comércio do país somou US$ 265,7 bilhões e está quase 5% menor do que o observado no mesmo período de 2018.

Resultado da soma das exportações e importações, a corrente de comércio é considerada um importante termômetro da atividade econômica. Se a queda se confirmar ao longo do ano, será o primeiro recuo desde 2016, quando a economia brasileira enfrentava um quadro de recessão.

Alguns números mostram a fraqueza do comércio do Brasil: neste ano, por exemplo, as exportações recuaram 5,9%, influenciadas pela redução de preços das commodities (produtos básicos, como soja e minério de ferro) e pela crise na Argentina. No mesmo período, as importações caíram 3,4% por conta da fraqueza da economia brasileira, que faz com que empresários demandem menos produtos.

G1 Economia. Disponível em: https://glo.bo/2lGi4DU (com adaptações)

Com base no texto 'Exportações e importações', leia as afirmativas a seguir:

I. A redução de preços das commodities, a crise na Argentina e a redução nas importações em mais de 3% são alguns números que mostram a fraqueza do comércio do Brasil neste ano, de acordo com o texto.
II. De acordo com o texto, a corrente de comércio do Brasil já ultrapassa a marca de US$ 200 bilhões no ano corrente e esse resultado representa um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano de 2018.
III. O texto apresenta informações que permitem ao leitor compreender um conceito econômico: a corrente de comércio. Esse conceito refere-se ao resultado da soma das exportações e importações, sendo utilizado pelo autor para discorrer sobre a economia do Brasil, inclusive traçando relações com a crise na Argentina.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I. A redução de preços das commodities, a crise na Argentina e a redução nas importações em mais de 3% são alguns números que mostram a fraqueza do comércio do Brasil neste ano, de acordo com o texto ? correto, segundo o último parágrafo: [...] alguns números mostram a fraqueza do comércio do Brasil: neste ano, por exemplo, as exportações recuaram 5,9%, influenciadas pela redução de preços das commodities (produtos básicos, como soja e minério de ferro) e pela crise na Argentina.

    II. De acordo com o texto, a corrente de comércio do Brasil já ultrapassa a marca de US$ 200 bilhões no ano corrente e esse resultado representa um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano de 2018 ? incorreto, refere-se a uma queda e não a um crescimento.

    III. O texto apresenta informações que permitem ao leitor compreender um conceito econômico: a corrente de comércio. Esse conceito refere-se ao resultado da soma das exportações e importações, sendo utilizado pelo autor para discorrer sobre a economia do Brasil, inclusive traçando relações com a crise na Argentina ? correto, segundo o texto: [...] resultado da soma das exportações e importações, a corrente de comércio é considerada um importante termômetro da atividade econômica.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3176551
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

RAÍZES DO BRASIL

Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, publicado em 1936, é uma interpretação original da decomposição da sociedade tradicional brasileira e da emergência de novas estruturas políticas e econômicas. Uma visão inovadora que introduziu os conceitos de patrimonialismo e burocracia, explicando os novos tempos.

Na obra, Sérgio Buarque buscou na história colonial as origens dos problemas nacionais. Ele descreveu o brasileiro como um “homem cordial”, isto é, que age pelo coração e pelo sentimento, preferindo as relações pessoais ao cumprimento de leis objetivas e imparciais. O Brasil Colônia é visto por Sérgio Buarque como tendo pouca organização social, daí o recurso frequente à violência e ao domínio personalista. A escravidão desvalorizou o trabalho e favoreceu aventureiros que desejavam “prosperidade sem custo” – traços que se refletiam até no cultivo da terra, por métodos predatórios semelhantes aos da mineração.

É um livro inovador no que diz respeito à busca da identidade nacional. Num momento em que a psicologia vinha se desenvolvendo muito e a sociologia começava a perder seu caráter altamente “científico”, Sérgio Buarque foi atrás do que poderíamos chamar de essência do homem brasileiro. Num jogo de idas e vindas pela nossa história, deixando claros os momentos que mais considerava, Sérgio Buarque foi construindo um panorama histórico no qual inseriu o “homem cordial”, que nada mais é do que fruto de nossa história, originada da colonização portuguesa, de uma estrutura política, econômica e social completamente instável de famílias patriarcais e escravagistas.

(Adaptado. Revisão linguística. Disponível em: http://bit.ly/2lXPCxl)

Com base no texto 'RAÍZES DO BRASIL', leia as afirmativas a seguir:

I. Segundo o texto, a ideia de “homem cordial” é resultado da história da nação brasileira, em cuja origem está a colonização portuguesa. Nesse contexto, insere-se uma visão patriarcal e escravagista que gerou uma estrutura política, econômica e social completamente desequilibrada.
II. De acordo com o texto, a predileção do brasileiro pelo que é íntimo, pessoal, em detrimento da observância das leis objetivas e parciais proporcionou a descrição do que o autor da obra chamou de “homem cordial”.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? As duas afirmativas corretas:

    I. Segundo o texto, a ideia de ?homem cordial? é resultado da história da nação brasileira, em cuja origem está a colonização portuguesa. Nesse contexto, insere-se uma visão patriarcal e escravagista que gerou uma estrutura política, econômica e social completamente desequilibrada. ? correto, conforme último parágrafo: fruto de nossa história, originada da colonização portuguesa, de uma estrutura política, econômica e social completamente instável de famílias patriarcais e escravagistas.

    II. De acordo com o texto, a predileção do brasileiro pelo que é íntimo, pessoal, em detrimento da observância das leis objetivas e parciais proporcionou a descrição do que o autor da obra chamou de ?homem cordial?. ? correto, presente no segundo parágrafo: [...] brasileiro como um ?homem cordial?, isto é, que age pelo coração e pelo sentimento, preferindo as relações pessoais ao cumprimento de leis objetivas e imparciais. 

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3176866
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Clara é veterinária e está realizando uma ação de imunização dos animais de uma fazenda. Sabe-se que 8/25 dos animais dessa fazenda foram vacinados recentemente por Clara. Assim, com base nesse dado, é correto afirmar que 32% do rebanho foi submetido a essa ação de imunização.
II. A raiz quadrada de 2.025 é maior que 37 e menor que 56.
III. Após receber o pagamento do seu 13º salário, Amanda decidiu investir o valor de R$ 3.466,00 em uma aplicação financeira. Ela foi informada pela gerente do banco que a aplicação escolhida rende juros compostos de 4% ao mês. Com base nessas informações, Amanda decidiu manter o investimento por 5 meses. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que, ao final desse período, Amanda acumulou um montante superior a R$ 4.198,12 e inferior a R$ 4.233,08.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Todos os itens estão corretos


ID
3177214
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Desvios éticos

Toda atividade governamental causa impacto na vida dos cidadãos. Na maioria das vezes, a inter-relação entre a Administração e o administrado pode ser traduzida em termos monetários. Em regra, a atuação dos órgãos de governo provocam perdas ou ganhos econômico-financeiros para o setor privado.

Contudo, os órgãos governamentais exibem grande variabilidade de atribuições, prerrogativas e orçamentos. Há órgãos que exibem enorme poder sobre os negócios das empresas e a vida dos cidadãos; há outras repartições que pouco interagem com o setor privado. Quanto maior o poder do organismo governamental, maior será a possibilidade de risco da ocorrência de relacionamentos ilegítimos entre o(s) representante(s) do Poder Público e o(s) do setor privado.

Murilo Rodrigues Soares da Cunha
Mauro Sérgio Bogéa Soares
Disponível em: http://bit.ly/2lNx56L (com adaptações)

Com base no texto 'Desvios éticos', leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com os autores, com frequência, a inter-relação entre a Administração e o administrado pode ser traduzida em termos monetários. No texto, os autores defendem, ainda, a ideia de que a atuação dos órgãos de governo provoca perdas ou ganhos econômico-financeiros para o setor privado.
II. Na perspectiva dos autores, existem possibilidades reais de que os representantes do Poder Público e os do setor privado envolvam-se em relacionamentos ilegítimos. Ainda de acordo com os autores, esse risco será maior quanto maior for o poder do organismo governamental.
III. Do ponto de vista dos autores, o risco de desenvolvimento de relacionamentos ilegítimos entre agentes públicos e representantes do setor privado é inversamente proporcional ao poder do organismo governamental ao qual esses agentes estão vinculados.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I. De acordo com os autores, com frequência, a inter-relação entre a Administração e o administrado pode ser traduzida em termos monetários. No texto, os autores defendem, ainda, a ideia de que a atuação dos órgãos de governo provoca perdas ou ganhos econômico-financeiros para o setor privado ? correto, segundo o texto: [...] na maioria das vezes (=COM FREQUÊNCIA), a inter-relação entre a Administração e o administrado pode ser traduzida em termos monetários. Em regra, a atuação dos órgãos de governo provocam perdas ou ganhos econômico-financeiros para o setor privado.

    II. Na perspectiva dos autores, existem possibilidades reais de que os representantes do Poder Público e os do setor privado envolvam-se em relacionamentos ilegítimos. Ainda de acordo com os autores, esse risco será maior quanto maior for o poder do organismo governamental ? correto, segundo o texto: [...] quanto maior o poder do organismo governamental, maior será a possibilidade de risco da ocorrência de relacionamentos ilegítimos entre o(s) representante(s) do Poder Público e o(s) do setor privado.

    III. Do ponto de vista dos autores, o risco de desenvolvimento de relacionamentos ilegítimos entre agentes públicos e representantes do setor privado é inversamente proporcional ao poder do organismo governamental ao qual esses agentes estão vinculados ? incorreto, trata-se de algo diretamente proporcional (=Quanto maior o poder do organismo governamental, maior será a possibilidade de risco da ocorrência de relacionamentos ilegítimos).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3177328
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

RAÍZES DO BRASIL

Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, publicado em 1936, é uma interpretação original da decomposição da sociedade tradicional brasileira e da emergência de novas estruturas políticas e econômicas. Uma visão inovadora que introduziu os conceitos de patrimonialismo e burocracia, explicando os novos tempos.

Na obra, Sérgio Buarque buscou na história colonial as origens dos problemas nacionais. Ele descreveu o brasileiro como um “homem cordial”, isto é, que age pelo coração e pelo sentimento, preferindo as relações pessoais ao cumprimento de leis objetivas e imparciais. O Brasil Colônia é visto por Sérgio Buarque como tendo pouca organização social, daí o recurso frequente à violência e ao domínio personalista. A escravidão desvalorizou o trabalho e favoreceu aventureiros que desejavam “prosperidade sem custo” – traços que se refletiam até no cultivo da terra, por métodos predatórios semelhantes aos da mineração.

É um livro inovador no que diz respeito à busca da identidade nacional. Num momento em que a psicologia vinha se desenvolvendo muito e a sociologia começava a perder seu caráter altamente “científico”, Sérgio Buarque foi atrás do que poderíamos chamar de essência do homem brasileiro. Num jogo de idas e vindas pela nossa história, deixando claros os momentos que mais considerava, Sérgio Buarque foi construindo um panorama histórico no qual inseriu o “homem cordial”, que nada mais é do que fruto de nossa história, originada da colonização portuguesa, de uma estrutura política, econômica e social completamente instável de famílias patriarcais e escravagistas.

(Adaptado. Revisão linguística. Disponível em: http://bit.ly/2lXPCxl)

Com base no texto 'RAÍZES DO BRASIL', leia as afirmativas a seguir:

I. De modo geral, o texto mostra que o livro preteriu a historiografia brasileira para traçar um perfil dos modos de vida do Brasil Colônia a fim de compreender as relações sociais do presente (neste caso, o século XX).
II. Sérgio Buarque, em Raízes do Brasil, como pontua o texto, cria a teoria que costumou chamar de “essência do homem brasileiro”. Após traçar um panorama da história do povo brasileiro, Holanda chega à tese do “homem cordial”.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Ambas alternativas falsas:

    I. De modo geral, o texto mostra que o livro preteriu a historiografia brasileira para traçar um perfil dos modos de vida do Brasil Colônia a fim de compreender as relações sociais do presente (neste caso, o século XX). ? "preterir" refere-se ao fato de desprezar, coisa que não foi feita por Sérgio Buarque;

    II. Sérgio Buarque, em Raízes do Brasil, como pontua o texto, cria a teoria que costumou chamar de ?essência do homem brasileiro?. Após traçar um panorama da história do povo brasileiro, Holanda chega à tese do ?homem cordial?. ? incorreto, o panorama é traçada através da história do Brasil Colonial e não diretamente do povo brasileiro.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!