SóProvas



Prova ADM&TEC - 2019 - Prefeitura de Teotônio Vilela - AL - Auxiliar Administrativo


ID
3175027
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Quanto maior for a capacidade de uma organização em gerir os materiais de forma adequada, maior será sua capacidade de oferecer aos usuários bens e serviços de qualidade e com baixos custos operacionais. Para o atendimento às necessidades da população, é necessário evitar o excesso e a falta de materiais, duas situações que prejudicam o bom desempenho da organização, pois geram gastos desnecessários que não agregam valor aos serviços prestados. A falta de materiais no momento em que é necessário, obriga a organização a incorrer em gastos adicionais para realizar compras urgentes que, via de regra são mais dispendiosas que as planejadas.

II. O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão para as organizações na atualidade. Constitui uma das mais importantes funções administrativas, pois é através dele que o gestor e sua equipe suprimem os parâmetros que vão direcionar o funcionamento da entidade, a condução da liderança, assim como o controle das atividades. O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramenta que os municie de informações para a tomada de decisão, ajudando-os a atuar de forma proativa, antecipando-se às mudanças que ocorrem no mercado em que atuam.

Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • ...O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramenta que os municie de informações para a tomada de decisão, ajudando-os a atuar de forma proativa, antecipando-se às mudanças que ocorrem no mercado em que atuam.

    Item II Descreve a função do controle.

  • Eu achei o erro da II na palavra suprimir.

  • Gostei dessa Banca, encontrar erros é sempre mais fácil de identificar. Ela sempre usa a mesma técnica: inserir palavras de sentido contrário ao pensamento correto.

  • A I tá ok agora a II estou achando que é a função direção [?] ... fora o fato de eu concordar com a colega Sheila Brito que essa palavra suprimir não tem nada a ver porque quer dizer acabar/extinguir parâmetros.. mas enfim errei pra ter mais atenção nesses detalhes...

     

    II. O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão para as organizações na atualidade. Constitui uma das mais importantes funções administrativas, pois é através dele que o gestor e sua equipe suprimem os parâmetros que vão direcionar o funcionamento da entidade, a condução da liderança, assim como o controle das atividades. O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramenta que os municie de informações para a tomada de decisão, ajudando-os a atuar de forma proativa, antecipando-se às mudanças que ocorrem no mercado em que atuam.

     

    "Ao se preparar pra qualquer coisa, prepare-se antes pra aprender a errar"

  • Gabarito B

    II. O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão para as organizações na atualidade. Constitui uma das mais importantes funções administrativas, pois é através dele que o gestor e sua equipe ADICIONAM os parâmetros que vão direcionar o funcionamento da entidade, a condução da liderança, assim como o controle das atividades. O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramenta que os municie de informações para a tomada de decisão, ajudando-os a atuar de forma proativa, antecipando-se às mudanças que ocorrem no mercado em que atuam.

    SUPRIMIR É ELIMINAR...

  • ohhh banca preguiçosa para elaborar questão. Copia, cola e troca uma palavrinha no meio da questão.

  • II. O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão para as organizações na atualidade. Constitui uma das mais importantes funções administrativas, pois é através dele que o gestor e sua equipe suprimem os parâmetros que vão direcionar o funcionamento da entidade, a condução da liderança, assim como o controle das atividades. O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramenta que os municie de informações para a tomada de decisão, ajudando-os a atuar de forma proativa, antecipando-se às mudanças que ocorrem no mercado em que atuam.

    Marque a alternativa CORRETA:

  • GABARITO LETRA B

    I. VERDADEIRA.

    II. FALSA. O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão para as organizações na atualidade. Constitui uma das mais importantes funções administrativas, pois é através dele que o gestor e sua equipe suprimem os parâmetros que vão direcionar o funcionamento da entidade, a condução da liderança, assim como o controle das atividades. O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramenta que os municie de informações para a tomada de decisão, ajudando-os a atuar de forma proativa, antecipando-se às mudanças que ocorrem no mercado em que atuam.

    Trocar "suprimem" por ESTABELECEM.

    Essa é uma definição de Maria Carolina Andion e Rubens Fava.


ID
3175030
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

 Leia as afirmativas a seguir:

I. Frequentemente, um indicador é definido como uma divisão entre duas variáveis básicas, ou seja, é formado por um numerador e um denominador, ambos compostos por dados que podem ser obtidos pelos membros da organização. Eventualmente, porém, ele pode ser complexo na sua fórmula, envolvendo muitas variáveis. Em todo caso, porém, é imprescindível que seja claro, atenda à necessidade do decisor e que esteja adequadamente documentado.

II. Direcionar ações para a busca de resultados para a sociedade, encontrando soluções tempestivas e inovadoras para lidar com a limitação de recursos e com as mudanças de prioridades; e promover a simplificação administrativa, a modernização da gestão pública e a integração dos serviços públicos, especialmente aqueles prestados por meio eletrônico, são exemplos de diretrizes da governança pública.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Não-assinantes, gabarito: A

  • Alternativa a)

    I. Frequentemente, um indicador é definido como uma divisão entre duas variáveis básicas, ou seja, é formado por um numerador e um denominador, ambos compostos por dados que podem ser obtidos pelos membros da organização. Eventualmente, porém, ele pode ser complexo na sua fórmula, envolvendo muitas variáveis. Em todo caso, porém, é imprescindível que seja claro, atenda à necessidade do decisor e que esteja adequadamente documentado. CORRETA

    II. Direcionar ações para a busca de resultados para a sociedade, encontrando soluções tempestivas e inovadoras para lidar com a limitação de recursos e com as mudanças de prioridades; e promover a simplificação administrativa, a modernização da gestão pública e a integração dos serviços públicos, especialmente aqueles prestados por meio eletrônico, são exemplos de diretrizes da governança pública. CORRETA

  • fiquei na dúvida na dúvida

    II. Direcionar ações para a busca de resultados para a sociedade, encontrando soluções tempestivas e inovadoras para lidar com a limitação de recursos e com as mudanças de prioridades; e promover a simplificação administrativa, a modernização da gestão pública e a integração dos serviços públicos, especialmente aqueles prestados por meio eletrônico, são exemplos de diretrizes da governança pública.

    simplificação e limitação, fiquei na dúvida se estava correto

    se alguém sabe explicar agradeço

  • LETRA A


ID
3175033
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O diagnóstico estratégico é o primeiro passo do processo de planejamento, pois é através dele que a organização irá se municiar das informações que irão nortear o seu direcionamento estratégico. O diagnóstico estratégico deve captar e manter atualizado o conhecimento da entidade em relação ao ambiente e a si própria, visando ignorar e definir permanentemente as variáveis competitivas que afetam a sua performance. É com base no diagnóstico estratégico que a organização irá se antecipar às mudanças e preparar-se para agir em seus ambientes internos e externos.

II. Avaliar as propostas de criação, expansão ou aperfeiçoamento de políticas públicas e de concessão de incentivos fiscais, aferindo, sempre que possível, seus custos e benefícios; assim como manter o processo decisório orientado pelas evidências, pela conformidade legal, pela qualidade regulatória, pela burocratização e pelo apoio à participação da sociedade, são exemplos de diretrizes da governança pública.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Leia as afirmativas a seguir:

    I. O diagnóstico estratégico é o primeiro passo do processo de planejamento NÃO HÁ CONSENSO SOBRE O PRIMEIRO PASSO, pois é através dele que a organização irá se municiar das informações que irão nortear o seu direcionamento estratégico. O diagnóstico estratégico deve captar e manter atualizado o conhecimento da entidade em relação ao ambiente e a si própria, visando ignorar e definir permanentemente as variáveis competitivas que afetam a sua performance. É com base no diagnóstico estratégico que a organização irá se antecipar às mudanças e preparar-se para agir em seus ambientes internos e externos.

    II. Avaliar as propostas de criação, expansão ou aperfeiçoamento de políticas públicas e de concessão de incentivos fiscais, aferindo, sempre que possível, seus custos e benefícios; assim como manter o processo decisório orientado pelas evidências, pela conformidade legal, pela qualidade regulatória, pela burocratização e pelo apoio à participação da sociedade, são exemplos de diretrizes da governança pública.

    AQUELE MEME (NADA V)

    GAB D

  • Não concordo com o erro da II, pois burocracia em sentido amplo significa padronização, decidir de forma racional-legal, então de fato poderia ser uma diretriz sim, a meu ver.

  • Em muitos países, mas particularmente no Brasil, o termo burocracia acabou ganhando uma conotação pejorativa e está constantemente associado às disfunções do sistema e não o sistema em si. Assim, burocracia acaba se confundindo com o fenômeno da burocratização, que é justamente a aplicação exagerada dos princípios da hierarquização, normatização e regulação na estrutura organizacional.

  • Banca Custosa.

  • Paulo Ricardo interpretei a questão da mesma forma. Parece-me que a banca não conhece o termo burocracia e o aplica de forma indevida e pejorativa, confundindo-o com as disfunções da burocracia.

  • Também não entendi por que a banca considerou errada a questão. Acho que faltou reforçar o lado pejorativo do termo "burocratização".

  • GABARITO LETRA D

    I. FALSA. O diagnóstico estratégico é o primeiro passo do processo de planejamento, pois é através dele que a organização irá se municiar das informações que irão nortear o seu direcionamento estratégico. O diagnóstico estratégico deve captar e manter atualizado o conhecimento da entidade em relação ao ambiente e a si própria, visando ignorar e definir permanentemente as variáveis competitivas que afetam a sua performance. É com base no diagnóstico estratégico que a organização irá se antecipar às mudanças e preparar-se para agir em seus ambientes internos e externos.

    Essa é uma definição de Maria Carolina Andion e Rubens Fava. O termo "ignorar" deve ser retirado da assertiva.

    II. FALSA. Avaliar as propostas de criação, expansão ou aperfeiçoamento de políticas públicas e de concessão de incentivos fiscais, aferindo, sempre que possível, seus custos e benefícios; assim como manter o processo decisório orientado pelas evidências, pela conformidade legal, pela qualidade regulatória, pela burocratização e pelo apoio à participação da sociedade, são exemplos de diretrizes da governança pública.

    Algumas diretrizes foram positivadas no art. 4º do decreto Federal 9.203/17 publicado no dia 23/11/17, dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional:

    Art. 4º São diretrizes da governança pública:

    (vii) avaliar as propostas de criação, expansão ou aperfeiçoamento de políticas públicas e de concessão de incentivos fiscais e aferir, sempre que possível, seus custos e benefícios;

    (viii) manter processo decisório orientado pelas evidências, pela conformidade legal, pela qualidade regulatória, pela desburocratização e pelo apoio à participação da sociedade;


ID
3175036
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os dados necessários para as medições se constituem em informações que fazem parte dos processos de gestão da instituição e são, portanto, obtidas através de instrumentos de coleta, seja por amostra ou censo, estatísticas, aplicação de questionários, observação etc., dependendo do aspecto a ser medido. Uma proposta de elaboração de indicadores deverá permitir dispor de indicadores de medição factível, em momentos adequados e com uma periodicidade que equilibre as necessidades de informação com os recursos técnicos e financeiros.

II. Ao gerenciar a equipe de projeto, o gerente de projetos busca acompanhar o desempenho dos membros da equipe, fornecer feedback, resolver problemas e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto. Se necessário, o gerente de projeto deve atualizar o plano de recursos humanos para contemplar alterações nas responsabilidades dos colaboradores, bem como, incorporar ações de capacitação entre outras atividades essenciais para o sucesso do projeto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A as duas estão corretas


ID
3175039
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

 Leia as afirmativas a seguir:

I. Um dos momentos mais importantes de todo o processo de planejamento estratégico consiste na implementação da estratégia, pois é nessa fase que o planejamento irá se concretizar. Muitos planos estratégicos não são devidamente executados e, frequentemente, os gestores buscam resolver esse problema reduzindo o controle ou evitando gerenciar a cultura organizacional. Entretanto, o verdadeiro problema muitas vezes está na separação entre formulação e implementação, na dissociação entre pensar e agir no contexto da gestão estratégica.

II. O recebimento é o setor da organização com a função específica de receber e proceder à conferência das mercadorias recebidas (seja através de compra, doação ou outra forma). É uma operação importante que se processa cerca de uma semana após o ato da entrega do material. Normalmente, é desempenhada por um servidor responsável pela função ou por uma comissão constituída para esse fim.

Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • I. Um dos momentos mais importantes de todo o processo de planejamento estratégico consiste na implementação da estratégia, pois é nessa fase que o planejamento irá se concretizar. Muitos planos estratégicos não são devidamente executados e, frequentemente, os gestores buscam resolver esse problema reduzindo o controle ou evitando gerenciar a cultura organizacional. Entretanto, o verdadeiro problema muitas vezes está na separação entre formulação e implementação, na dissociação entre pensar e agir no contexto da gestão estratégica.

    Na vdd, deve-se investir nessas etapas e não reduzi-las ou evitá-las.

    II. O recebimento é o setor da organização com a função específica de receber e proceder à conferência das mercadorias recebidas (seja através de compra, doação ou outra forma). É uma operação importante que se processa cerca de uma semana após o ato da entrega do material. Normalmente, é desempenhada por um servidor responsável pela função ou por uma comissão constituída para esse fim.

    Depende da organização, mas geralmente esse setor se chama Patrimônio e Almoxarifado.

  • Odeio essa banca.

  • O erro da II ''...É uma operação importante que se processa cerca de uma semana após o ato da entrega do material....'' Preferencialmente no ato do recebimento.

  • Para quem conhece a matéria, fica fácil acertar. Pelo estilo desta Banca.

  • Leia as afirmativas a seguir:

    I. Um dos momentos mais importantes de todo o processo de planejamento estratégico consiste na implementação da estratégia, pois é nessa fase que o planejamento irá se concretizar É APÓS A FORMULAÇÃO, NA EXECUÇÃO. Muitos planos estratégicos não são devidamente executados e, frequentemente, os gestores buscam resolver esse problema reduzindo o controle ou evitando gerenciar a cultura organizacional. Entretanto, o verdadeiro problema muitas vezes está na separação entre formulação e implementação, na dissociação entre pensar e agir no contexto da gestão estratégica.

    II. O recebimento é o setor da organização com a função específica de receber e proceder à conferência das mercadorias recebidas (seja através de compra, doação ou outra forma). É uma operação importante que se processa cerca de uma semana após o ato da entrega do material IMEDIATO. Normalmente, é desempenhada por um servidor responsável pela função ou por uma comissão constituída para esse fim.

  • Essa banca é horrível!!!!

  • Pra quem queria ser PCMG em 2013 não era nem um pouco bobagem.


ID
3175042
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. É recomendável que a administração de materiais disponha de uma área de estocagem própria, na qual são guardados em prateleiras, escaninhos, compartimentos classificados e numerados, todos os materiais recebidos e conferidos. O armazenamento dos materiais deve obedecer a normas técnicas com objetivo de agravar o risco de queda, achatamento, deterioração, explosão, perda etc. O armazenamento deve ser feito de conformidade com o tipo de material e com o tipo de recipiente adequado. Os materiais deterioráveis devem ser dispostos de maneira que os mais velhos saiam em primeiro lugar.

II. O controle da qualidade é realizado durante todo o projeto. Os padrões de qualidade incluem os processos do projeto e as metas do produto. Os resultados do projeto incluem as entregas e os resultados do gerenciamento do projeto, tais como desempenho de custos e de prazos. Frequentemente, o controle da qualidade é realizado por um departamento de controle de qualidade, visando a identificar inconformidades no produto ou nas atividades do projeto, minimizando eventuais causadores de baixa qualidade e recomendando ações específicas para eliminá-las.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O erro da afirmativa I está em:

    [...] O armazenamento dos materiais deve obedecer a normas técnicas com objetivo de agravar o risco de queda, achatamento, deterioração, explosão, perda etc. [...]

    Quando na verdade o objetivo deve ser evitar.

    Gabarito: C


ID
3175045
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Planejar o gerenciamento da qualidade consiste em identificar os requisitos e/ou padrões de qualidade do projeto e do produto, bem como documentar de que modo o projeto demonstrará a conformidade. O planejamento da qualidade deve ser realizado em paralelo com os outros processos de planejamento do projeto. O principal benefício desse processo é o fornecimento de orientação e instruções sobre como a qualidade será gerenciada e validada ao longo de todo o projeto.

II. A estocagem, seja ela em armários, prateleiras, estantes ou estrados, deve permitir a fácil visualização para uma perfeita identificação dos materiais quanto ao nome do produto, lote e validade, entre outras características. A estocagem deve ser feita em contato direto com o solo ou em local que receba luz solar direta. Essas áreas devem ser livres de pó, lixo, roedores, aves, insetos e quaisquer animais. Para facilitar a limpeza e circulação de pessoas, os materiais em estoque devem evitar o contato com as paredes. Embalagens parcialmente utilizadas devem ser fechadas novamente para prevenir perdas e contaminações, indicando eventualmente a quantidade faltante do lado de fora da embalagem. A presença de pessoas estranhas aos processos da organização deve ser proibida nas áreas de estocagem.

Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • Essa banca é muito sem noção...
  • Que inferno de banca! Questões nada a ver, não testa o conhecimento de ninguém

  • O erro da afirmativa II está em:

    [...] A estocagem deve ser feita em contato direto com o solo ou em local que receba luz solar direta. [...]

    Pois tais procedimentos não estão de acordo com os padrões de estocagem, podendo inclusive contribuir para a perda ou inutilização dos materiais.

    Gabarito: B

  • Na minha concepção esse tipo de prova ainda mais pra prefeitura, leva a nota de corte lá pra baixo, parece que todas questões exigem mais de um tipo de conhecimento, gosto desse formato porque é bem exigente, mas acho que deve ser extremamente cansativo fazer 20 questões de específicas, por exemplo.

  •  A estocagem deve ser feita em contato direto com o solo ou em local que receba luz solar direta.

    Ja é costume nosso guardar as coisas em prateleiras, armários, caixas, etc; quem guarda coisas direto no chão é gente porca.

    Que eu saiba boa parte do produtos químicos e alimentícios pedem para evitar e exposição solar para manter a validade do produto, questão de qualidade.

  • GABARITO: B.

    I - O item faz referencia a etapa "planejar" do ciclo PDCA (CORRETO):

    1ª Planejar (Plan) : estabelecer missão, visão, objetivos (metas), procedimentos e processos (metodologias) necessárias para atingir os resultados.

    • Seminário para a Alta Administração para explicar o ciclo.
    • Estabelecer equipe responsável /cronograma
    • Elaborar o plano de melhoria da gestão
    • Plano de capacitação

    II - A estocagem não deve ser feita em contato direto com o solo ou em local que receba luz solar direta. (ERRADO)

    Faça das dificuldades sua motivação!


ID
3175048
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O indicador é uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. É um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado. Assim, os indicadores são medidas que expressam ou quantificam um insumo, um resultado, uma característica ou o desempenho de um processo, serviço, produto ou organização.

II. A equipe de gerenciamento do projeto pode ou não ter controle direto sobre a seleção dos membros da equipe devido a acordos de negociação coletiva, uso de pessoal subcontratado, ambiente de projeto em estrutura matricial, relações hierárquicas internas ou externas ou diversos outros motivos.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa a)

    I. O indicador é uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. É um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado. Assim, os indicadores são medidas que expressam ou quantificam um insumo, um resultado, uma característica ou o desempenho de um processo, serviço, produto ou organização. CORRETO

    II. A equipe de gerenciamento do projeto pode ou não ter controle direto sobre a seleção dos membros da equipe devido a acordos de negociação coletiva, uso de pessoal subcontratado, ambiente de projeto em estrutura matricial, relações hierárquicas internas ou externas ou diversos outros motivos. CORRETO

    1. I. O indicador é
    • uma medida,
    • quantitativa ou qualitativa,
    • significado particular
    • recurso metodológico
    • informa empiricamente
    • expressam ou quantificam um insumo, um resultado, uma característica ou o desempenho de um processo, serviço, produto ou organização. CORRETO

    1. II. A equipe de gerenciamento do projeto
    • pode ou não ter controle direto sobre a seleção dos membros da equipe
    • devido a acordos de negociação coletiva, uso de pessoal subcontratado, ambiente de projeto em estrutura matricial, relações hierárquicas internas ou externas ou diversos outros motivos. CORRETO

    A estrutura matricial é um formato organizacional flexível em relação a outras estruturas. 

    Essa estrutura fornece elementos de uma estrutura funcional, com a existência de departamentos, bem como uma estrutura de divisão, pois tem a ideia de desagregação por projetos. Portanto, ele tira proveito de ambos os modelos de uma forma aprimorada e mais confiável.


ID
3175051
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

 Leia as afirmativas a seguir:

I. A governança pública representa um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. São princípios da governança pública a capacidade de resposta, a integridade, a confiabilidade, a melhoria regulatória, a prestação de contas, a responsabilidade e a transparência.

II. Monitorar o desempenho e avaliar a concepção, a implementação e os resultados das políticas e das ações prioritárias para assegurar que as diretrizes estratégicas sejam observadas; assim como articular instituições e coordenar processos para melhorar a integração entre os diferentes níveis e esferas do setor público, com vistas a gerar, preservar e entregar valor público, são exemplos de diretrizes da governança pública.

Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • Governabilidade: Capacidade política de governar - Relativa à dimensão POLÍTICA

    Governança: Capacidade que o governo tem para formular e implementar políticas públicas - Relativa à dimensão de GESTÃO

    Fonte: Administração Pública em Mapas Mentais: Impetus, 2016

  • Alternativa a)

    I. A governança pública representa um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. São princípios da governança pública a capacidade de resposta, a integridade, a confiabilidade, a melhoria regulatória, a prestação de contas, a responsabilidade e a transparência. CORRETA

    II. Monitorar o desempenho e avaliar a concepção, a implementação e os resultados das políticas e das ações prioritárias para assegurar que as diretrizes estratégicas sejam observadas; assim como articular instituições e coordenar processos para melhorar a integração entre os diferentes níveis e esferas do setor público, com vistas a gerar, preservar e entregar valor público, são exemplos de diretrizes da governança pública. CORRETA

  • Governança é a capacidade de GERIR e ADMINISTRAR.

    sabendo disso mata a questão.

  • I. A governança pública representa um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. São princípios da governança pública a capacidade de resposta, a integridade, a confiabilidade, a melhoria regulatória, a prestação de contas, a responsabilidade e a transparência.

    II. Monitorar o desempenho e avaliar a concepção, a implementação e os resultados das políticas e das ações prioritárias para assegurar que as diretrizes estratégicas sejam observadas; assim como articular instituições e coordenar processos para melhorar a integração entre os diferentes níveis e esferas do setor público, com vistas a gerar, preservar e entregar valor público, são exemplos de diretrizes da governança públic

  • LETRA A

  • DECRETO Nº 9.203, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2017

    Art. 2º Para os efeitos do disposto neste Decreto, considera-se:

    I - governança pública - conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade;

    Art. 3º São princípios da governança pública:

    I - capacidade de resposta;

    II - integridade;

    III - confiabilidade;

    IV - melhoria regulatória;

    V - prestação de contas e responsabilidade; e

    VI - transparência.

    Art. 4º São diretrizes da governança pública:

    III - monitorar o desempenho e avaliar a concepção, a implementação e os resultados das políticas e das ações prioritárias para assegurar que as diretrizes estratégicas sejam observadas;

    IV - articular instituições e coordenar processos para melhorar a integração entre os diferentes níveis e esferas do setor público, com vistas a gerar, preservar e entregar valor público;


ID
3175054
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

 Leia as afirmativas a seguir:

I. Realizar o controle da qualidade no âmbito do projeto consiste em monitorar e registrar os resultados da execução das atividades de qualidade para avaliar o desempenho e recomendar as mudanças necessárias. Esse sistema permite identificar as causas da baixa qualidade do processo ou do produto, assim como validar a conformidade das entregas e do trabalho do projeto com os requisitos necessários à aceitação final, especificados pelas principais partes interessadas.

II. O gerente de projeto e sua equipe devem garantir que o controle das comunicações ocorra. Esse processo busca monitorar e controlar as comunicações no decorrer de todo o ciclo de vida do projeto para assegurar que as necessidades de informação das partes interessadas do projeto sejam atendidas. O principal benefício deste processo é a garantia de um ótimo fluxo de informações entre todos os participantes das comunicações a qualquer momento. O impacto e as repercussões das comunicações do projeto devem ser cuidadosamente avaliados e controlados para assegurar que a mensagem correta seja entregue à audiência correta, no tempo certo.

Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • Marquei a e acertei estudei um pouquinho de Josep M. Juran o que ajudou a resolver, a gente sempre suspeita da primeira alternativa pelo fato de parecer pegadinha, mais foco no que aprendemos.

  • Não entendi a parte da Alternativa I a palavra Projetos. Ele quis se referir a Processos?

  • "...O principal benefício deste processo é a garantia de um ótimo fluxo de informações entre todos os participantes das comunicações a qualquer momento. ..."

    Achei a palavra GARANTIA comprometedora !!

    Pensei... apesar de o fluxo de comunicação fluir bem.... ele só vai conseguir ser eficiente se as pessoas compreenderem o que foi dito !!

    Se alguém puder ajudar .... Já serei grata !

  • Gabarito: A


ID
3175057
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Não se deve confiar cega e permanentemente nas medidas e indicadores de gestão, o que significa dizer que o gestor de uma política pública deve, periodicamente, realizar uma avaliação crítica acerca da pertinência dos indicadores selecionados, considerando ainda que, a todo tempo, surgem modelos aperfeiçoados baseados em novas teorias. Deve-se, portanto, confiar nas escolhas realizadas enquanto não surgirem alternativas melhores, mais válidas e aprimoradas, desenvolvidas a partir de pesquisas e trabalhos metodologicamente confiáveis.

II. O planejamento não deve ser definido com base em todas as oportunidades e ameaças identificadas, pois é necessário que o gestor faça uma triagem das oportunidades e ameaças mais relevantes em relação à entidade. Essa seleção deve priorizar as oportunidades do ambiente que a organização pode aproveitar com reais chances de sucesso, ou seja, as oportunidades para as quais a entidade possui as competências necessárias. Já no caso das ameaças, devem ser selecionadas aquelas que consistirem em diminutas preocupações para a gerência, ou seja, aquelas que afetam diretamente a entidade e o setor em que ela atua.

Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • Creio que o erro da II é afirmar que devem ser selecionadas as ameaças diminutas, ou seja, mínimas, com potencial reduzido.

  •  O planejamento não deve ser definido com base em todas as oportunidades e ameaças identificadas. Na verdade o planejamento DEVE ser definido com base em as oportunidades identificadas. o NÃO exposto está negativando os procedimentos do planejamento.
  • texto truncado, sem coerência....principalmente na I

  • Gabarito (B)

    Na minha opinião:

    II. O planejamento não deve ser definido com base em todas as oportunidades e ameaças identificadas, pois é necessário que o gestor faça uma triagem das oportunidades e ameaças mais relevantes em relação à entidade. Essa seleção deve priorizar as oportunidades do ambiente que a organização pode aproveitar com reais chances de sucesso, ou seja, as oportunidades para as quais a entidade possui as competências necessárias. Já no caso das ameaças, devem ser selecionadas aquelas que consistirem em diminutas preocupações para a gerência, ou seja, aquelas que afetam diretamente a entidade e o setor em que ela atua.

    Comentário: Ora, se é diminuta, não deveria ser selecionada (com sentido de prioridade), ao contrário, deveriam ser selecionadas as principais preocupações, essas sim são as que afetam diretamente a entidade e o setor em que elas atuam.


ID
3175060
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A identificação dos indicadores de desempenho deve considerar algumas questões temporais: em primeiro lugar, o momento em que deve começar a medição; em segundo lugar, a disponibilidade de obtenção quando os diferentes resultados começarem a acontecer; e, por fim, a possibilidade de que, por meio dessas medidas, seja possível realizar um acompanhamento periódico do desempenho do programa, projeto, processo ou organização.

II. Indicadores são informações que permitem descrever, classificar, ordenar, comparar ou quantificar de maneira sistemática aspectos de uma realidade e que atendam às necessidades dos tomadores de decisões. Se um indicador não reflete a realidade que se deseja medir ou não é considerado nos diversos estágios da elaboração e implementação de políticas, planos e programas, pode-se constatar que ele representa um uso adequado e eficiente de tempo e recursos públicos.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra B: A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • Como q se faz acompanhento periódico em um projeto? Achei q por isso essa estivesse errada...

  • EXPLICAÇÃO ?

  • A II É FALSA, pois se um indicador não reflete a realidade que deseja medir, pode-se constatar que ele representa um DESPERDÍCIO DE TEMPO E RECURSOS PÚBLICOS.


ID
3175063
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. No contexto do planejamento estratégico, o macroambiente é composto por variáveis mais gerais que vão influenciar a entidade indiretamente. Por exemplo, alguns indicadores econômicos tais como inflação, índices de preços e taxa de desemprego, embora não interfiram na organização, devem ser considerados durante a elaboração de planos estratégicos.

II. O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, danificadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada. Uma comunicação eficaz cria uma ponte entre as diversas partes interessadas envolvidas no projeto, conectando vários ambientes culturais e organizacionais, diferentes níveis de conhecimento, e diversas perspectivas e interesses na execução ou nos resultados do projeto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I - Quem disse que o macro ambiente não interfere no desempenho da organização? Imagine que você quer colocar uma padaria num bairro qualquer de uma cidade, mas nesse bairro já existam 2. Você terá de pesquisar que tipo de pão seus concorrentes vendem, o preço do pão, e outros aspectos ligados ao negócio. A partir daí, vc poderá criar estratégias para atrair mais clientes e vender mais do que seus concorrentes.

    II - Gerenciameto de informações danificadas? É sério isso?

  • "Danificadas" foi f@*&....apelou

  • Danificadas ficam as cabeças dos desatentos ao errarem essa questao.

  • LETRA D

    I. No contexto do planejamento estratégico, o macroambiente é composto por variáveis mais gerais que vão influenciar a entidade indiretamente. Por exemplo, alguns indicadores econômicos tais como inflação, índices de preços e taxa de desemprego, embora não interfiram na organização, devem ser considerados durante a elaboração de planos estratégicos.

    II. O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, danificadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada. Uma comunicação eficaz cria uma ponte entre as diversas partes interessadas envolvidas no projeto, conectando vários ambientes culturais e organizacionais, diferentes níveis de conhecimento, e diversas perspectivas e interesses na execução ou nos resultados do projeto.

  • Banca inteligente, enrola enrola e te enforca.

  • I. No contexto do planejamento estratégico, o macroambiente é composto por variáveis mais gerais que vão influenciar a entidade indiretamente. Por exemplo, alguns indicadores econômicos tais como inflação, índices de preços e taxa de desemprego, embora não interfiram na organização, devem ser considerados durante a elaboração de planos estratégicos.

    II. O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, danificadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada. Uma comunicação eficaz cria uma ponte entre as diversas partes interessadas envolvidas no projeto, conectando vários ambientes culturais e organizacionais, diferentes níveis de conhecimento, e diversas perspectivas e interesses na execução ou nos resultados do projeto.

  • banca lixo

  • https://saude.riopreto.sp.gov.br/wiki/images/9/9e/Planejamento.pdf


ID
3175066
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A administração de materiais tem por finalidade assegurar o abastecimento de forma contínua dos insumos para assim atender às necessidades dos setores organizacionais e administrar todos os problemas relacionados a suprimentos. Para que isso ocorra deverá exercer fiscalização e controle efetivo visando a pontualidade no abastecimento, para assim proporcionar menor produtividade.

II. São diretrizes da governança pública, entre outras: editar e revisar atos normativos, pautando-se pelas boas práticas regulatórias e pela legitimidade, estabilidade e coerência do ordenamento jurídico e realizando consultas públicas sempre que conveniente; definir formalmente as funções, as competências e as responsabilidades das estruturas e dos arranjos institucionais; e promover a comunicação aberta, voluntária e transparente das atividades e dos resultados da organização, de maneira a fortalecer o acesso público à informação.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. A administração de materiais tem por finalidade assegurar o abastecimento de forma contínua dos insumos para assim atender às necessidades dos setores organizacionais e administrar todos os problemas relacionados a suprimentos. Para que isso ocorra deverá exercer fiscalização e controle efetivo visando a pontualidade no abastecimento, para assim proporcionar menor produtividade.

  • Accountability- transparência

    Governabilidade- legitimidade para governar.

    Governança:capacidade de gerir e administrar.

    qualquer erro é só mandar mgs!

    com fé conseguiremos!

    que 2020 seja o ano da nossa nomeação.

  • Alternativa b)

    I. A administração de materiais tem por finalidade assegurar o abastecimento de forma contínua dos insumos para assim atender às necessidades dos setores organizacionais e administrar todos os problemas relacionados a suprimentos. Para que isso ocorra deverá exercer fiscalização e controle efetivo visando a pontualidade no abastecimento, para assim proporcionar menor produtividade. INCORRETO

    II. São diretrizes da governança pública, entre outras: editar e revisar atos normativos, pautando-se pelas boas práticas regulatórias e pela legitimidade, estabilidade e coerência do ordenamento jurídico e realizando consultas públicas sempre que conveniente; definir formalmente as funções, as competências e as responsabilidades das estruturas e dos arranjos institucionais; e promover a comunicação aberta, voluntária e transparente das atividades e dos resultados da organização, de maneira a fortalecer o acesso público à informação. CORRETO

  • CONCURSEIRA 3fs a alternativa é a C.

  • LETRA C


ID
3175069
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A administração financeira e orçamentária exige a compreensão de diversos conceitos. A receita pública, por exemplo, é o ingresso de dinheiro nos cofres públicos que se incorpora de maneira permanente ao patrimônio público, caracterizando-se como ingresso definitivo. Assim, as receitas públicas podem ser entendidas como o conjunto de gastos do Estado para o funcionamento dos serviços públicos autorizados. A despesa pública, por outro lado, define-se como a aplicação de determinada quantia em dinheiro por parte da autoridade pública para o alcance de um objetivo estabelecido em lei.

II. Michael Porter, importante autor no campo da estratégia, afirma que uma organização sem planejamento corre o risco de se tornar obsoleta, pois desconhece as mudanças do seu ambiente de atuação. De fato, o gestor que não exerce a sua função enquanto planejador e ignora a necessidade de uma estratégia organizacional acaba por se concentrar excessivamente no operacional, aumentando assim a capacidade da organização de definir, priorizar e executar planos e objetivos de longo prazo.

III. Na técnica orçamentária, normalmente, distinguem-se as palavras recurso e crédito. Reserva-se o termo recurso para designar o aspecto orçamentário, representando a dotação ou autorização de gasto ou sua descentralização. O termo crédito é usado no aspecto financeiro, indicando dinheiro ou saldo de disponibilidade financeira. Logo, crédito e recurso são duas faces da mesma moeda.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Na técnica orçamentária inclusive é habitual se fazer a distinção entre as palavras CRÉDITO e RECURSOS. Reserva-se o termo CRÉDITO para designar o lado orçamentário e RECURSOS para o lado financeiro. Crédito e Recurso são duas faces de uma mesma moeda. O CRÉDITO é orçamentário, dotação ou autorização de gasto ou sua descentralização, e RECURSO é financeiro, portanto, dinheiro ou saldo de disponibilidade bancária.

    Fonte:

  • I - A receita pública é a entrada de dinheiro nos cofres públicos de forma definitiva, incondicional e que acresça um elemento positivo no patrimônio do Estado. 

    A Lei nº4.320/64 ao adotar a classificação econômica, adota o termo receita pública em sua acepção mais ampla, ou seja, abarcando todo e qualquer ingresso ou entrada nos cofres públicos. Assim sendo, considera como receitas públicas verbas provenientes de venda de bens ou obtenção de empréstimos, que seriam meros movimentos de caixa sob a ótica de uma classificação jurídica.

    Depesa pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos a fim de saldar gastos fixados na lei do orçamento ou em lei especial, visando à realização e ao funcionamento dos serviços públicos. A despesa faz parte do orçamento e corresponde às autorizações para gastos com as várias atribuições governamentais.

    Despesa pública também pode ser definida como o conjunto de gastos realizados pelos entes públicos para custear os serviços públicos (despesas correntes) prestados à sociedade ou para a realização de investimentos (despesas de capital).

    As despesas públicas devem ser autorizadas pelo Poder legislativo, através do ato administrativo chamado orçamento público. Exceção são as chamadas despesas extra orçamentarias.

    II - Porter (2004), importante autor no campo da estratégia, afirma que uma empresa sem planejamento corre o risco de se transformar em uma folha seca, que se move ao capricho dos ventos da concorrência. De fato, o administrador que não exerce a sua função enquanto planejador acaba por se concentrar excessivamente no operacional, atuando principalmente como um “bombeiro” que vive apagando incêndios, mas que não consegue enxergar onde está a causa desses incêndios.

    III - Na técnica orçamentária, normalmente, distinguem-se as palavras crédito e recurso. Reserva-se o termo crédito para designar o aspecto orçamentário, representando a dotação ou autorização de gasto ou sua descentralização. O termo recurso é usado no aspecto financeiro, indicando dinheiro ou saldo de disponibilidade financeira. Logo, crédito e recurso são duas faces da mesma moeda.

    Fonte: ENAP

    "Diga o FRACO: EU sou FORTE"!!!

    Bons Estudos!

  • receita não é conjunto de gasto...

    concentrar na operacional não aumenta capacidade de planejar

    recurso é grana que você tem no bolso. crédito é grana que você tem direito de receber, mas ainda não etá no seu bolso.

    #vamostomarposseem2020

  • Cada subsistema tem uma função própria e bem delimitada no SIAFI. Podemos organizá-los informalmente em cinco grupos principais:

    Controle de Haveres e Obrigações:

    - Dívida Pública - DIVIDA

    - Haveres - HAVERES

    - Controle de Obrigações - OBRIGACAO

    - Operações Oficiais de Crédito - O2C 

     

    Administração do Sistema:

    - Administração do Sistema - ADMINISTRA 

    - Auditoria - AUDITORIA

    - Centro de Informação - CI

    - Conformidade - CONFORM

    - Manual - MANUALMF

     

    Execução Orçamentária e Financeira:

    - Contábil - CONTABIL

    - Documentos do SIAFI - DOCUMENTO

    - Orçamentário e Financeiro - ORCFIN

     

    Organização de Tabelas:

    - Tabelas administrativas - TABADM

    - Tabelas de apoio - TABAPOIO

    - Tabelas do cadastro de obrigações - TABOBRIG

    - Tabelas orçamentárias -TABORC

    - Tabelas de receitas orçamentárias - TABRECEITA

     

    Recursos Complementares com Aplicação Específica:

    - Programação orçamentária - PROGORCAM

    - Convênios - CONVENIOS

    - Contas a pagar e a receber - CPR

    - Estados e Municípios - ESTMUN.

    (9)(0)

  • Ok. Vejamos se as afirmativas estão corretas. Enunciados longos, portanto temos que ler com bastante atenção.

    I. Errado. São as despesas públicas que podem ser entendidas como o conjunto de gastos do Estado para o funcionamento dos serviços públicos autorizados. De acordo com a apostila de Gestão Orçamentária e Financeira da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP):

    “A receita pública é o ingresso de dinheiro nos cofres públicos que se incorpora de maneira permanente ao patrimônio público, caracterizando-se como ingresso definitivo. Despesa pública define-se como a aplicação de determinada quantia em dinheiro por parte da autoridade pública para o alcance de um objetivo estabelecido em lei. Assim, as despesas públicas podem ser entendidas como o conjunto de gastos do Estado para o funcionamento dos serviços públicos autorizados. Já o orçamento público consiste no ato de planejar a arrecadação e os gastos públicos para um período preestabelecido. Por fim, o crédito público é o ato de obter recursos públicos junto a terceiros. Considerado uma receita temporária, é um empréstimo que posteriormente será devolvido."

    II. Errado. Quer dizer que se eu focar no operacional (e esquecer do estratégico), eu vou aumentar minha capacidade de definir e priorizar planos de longo prazo? Negativo! É justamente o contrário. Essa capacidade vai é diminuir.

    III. Errado. O item inverteu os conceitos. De acordo com a apostila de Gestão Orçamentária e Financeira da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP):

    “Na técnica orçamentária, normalmente, distinguem-se as palavras crédito e recurso. Reserva-se o termo crédito para designar o aspecto orçamentário, representando a dotação ou autorização de gasto ou sua descentralização. O termo recurso é usado no aspecto financeiro, indicando dinheiro ou saldo de disponibilidade financeira. Logo, crédito e recurso são duas faces da mesma moeda."


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Nível altíssimo as questões dessa prova pra auxiliar.


ID
3175072
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

 Leia as afirmativas a seguir:

I. Incorporar padrões elevados de conduta pela alta administração para orientar o comportamento dos agentes públicos, em consonância com as funções e as atribuições de seus órgãos e de suas entidades; assim como implementar controles internos fundamentados na gestão de risco, que privilegiará ações estratégicas de prevenção antes de processos sancionadores, são exemplos de diretrizes da governança pública.

II. O processo de armazenagem (também chamado de armazenamento), compreende as atividades administrativas e operacionais de recebimento, armazenamento, distribuição dos materiais aos usuários e controle físico de materiais estocados. Estas atividades rotineiras em qualquer organização devem ser precedidas por estudos que objetivem localizar indevidamente os pontos de estocagem, a capacidade de armazenamento desses pontos, instalações o equipamento e o layout mais adequado.

III. A logística é o processo que integra, coordena e controla a movimentação de materiais, inventários e informações relacionadas para satisfazer as necessidades dos usuários dos serviços. Assim, a logística propicia condições para que as informações, produtos e insumos sejam distribuídos rapidamente.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    II. O processo de armazenagem (também chamado de armazenamento), compreende as atividades administrativas e operacionais de recebimento, armazenamento, distribuição dos materiais aos usuários e controle físico de materiais estocados. Estas atividades rotineiras em qualquer organização devem ser precedidas por estudos que objetivem localizar indevidamente os pontos de estocagem, a capacidade de armazenamento desses pontos, instalações o equipamento e o layout mais adequado.

     

    A palavra indevidamente tornou o item incorreto! O processo de armazenamento objetiva localizar devidamente os pontos de estocagem. 

  • II. O processo de armazenagem (também chamado de armazenamento), compreende as atividades administrativas e operacionais de recebimento, armazenamento, distribuição dos materiais aos usuários e controle físico de materiais estocados. Estas atividades rotineiras em qualquer organização devem ser precedidas por estudos que objetivem localizar indevidamente os pontos de estocagem, a capacidade de armazenamento desses pontos, instalações o equipamento e o layout mais adequado

    II. O processo de armazenagem (também chamado de armazenamento), compreende as atividades administrativas e operacionais de recebimento, armazenamento, distribuição dos materiais aos usuários e controle físico de materiais estocados. Estas atividades rotineiras em qualquer organização devem ser precedidas por estudos que objetivem localizar devidamente os pontos de estocagem, a capacidade de armazenamento desses pontos, instalações o equipamento e o layout mais adequado

  • Alternativa c)

    I. Incorporar padrões elevados de conduta pela alta administração para orientar o comportamento dos agentes públicos, em consonância com as funções e as atribuições de seus órgãos e de suas entidades; assim como implementar controles internos fundamentados na gestão de risco, que privilegiará ações estratégicas de prevenção antes de processos sancionadores, são exemplos de diretrizes da governança pública. CORRETA

    II. O processo de armazenagem (também chamado de armazenamento), compreende as atividades administrativas e operacionais de recebimento, armazenamento, distribuição dos materiais aos usuários e controle físico de materiais estocados. Estas atividades rotineiras em qualquer organização devem ser precedidas por estudos que objetivem localizar indevidamente os pontos de estocagem, a capacidade de armazenamento desses pontos, instalações o equipamento e o layout mais adequado. INCORRETA

    III. A logística é o processo que integra, coordena e controla a movimentação de materiais, inventários e informações relacionadas para satisfazer as necessidades dos usuários dos serviços. Assim, a logística propicia condições para que as informações, produtos e insumos sejam distribuídos rapidamente. CORRETA

  • LETRA C

  • No item III, no final, a palavra "rapidamente" me fez perder essa questão...

    A distribuição pode ser rápida, ou não,..

    Gabarito C

  • Wagner a logística visa agilizar...

ID
3175075
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) destaca a importância da integração entre o planejamento e a execução orçamentário-financeira ao estabelecer, no artigo 5º, que o projeto de lei orçamentária anual deve ser elaborado de forma incompatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com a própria LRF, e deverá conter, em anexo próprio, demonstrativo da compatibilidade da programação dos orçamentos com os objetivos e metas constantes do Anexo de Metas Fiscais.

II. Saber utilizar os instrumentos do planejamento de forma coerente, adaptando-os à realidade da entidade e às suas necessidades, pode ser uma excelente habilidade gerencial. Para utilizá-la eficazmente, é importante que os gestores desconheçam os elementos do planejamento e suas funções, assim como as mudanças que estão ocorrendo no contexto competitivo, as quais estão influenciando na própria prática do planejamento e lançando alguns desafios para a sua gestão nas organizações.

III. O ciclo orçamentário ou processo orçamentário pode ser definido como um processo efêmero, estático e austero, por meio do qual se elaboram, aprovam, executam, controlam e avaliam os programas do setor público nos aspectos social e ético. Corresponde, portanto, ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Ciclo Orçamentário: desenvolvido como processo contínuo de análise e decisão ao longo de todo o exercício;

    Fonte: MTO

  • Alternativa a)

    I. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) destaca a importância da integração entre o planejamento e a execução orçamentário-financeira ao estabelecer, no artigo 5º, que o projeto de lei orçamentária anual deve ser elaborado de forma incompatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com a própria LRF, e deverá conter, em anexo próprio, demonstrativo da compatibilidade da programação dos orçamentos com os objetivos e metas constantes do Anexo de Metas Fiscais. INCORRETA

    II. Saber utilizar os instrumentos do planejamento de forma coerente, adaptando-os à realidade da entidade e às suas necessidades, pode ser uma excelente habilidade gerencial. Para utilizá-la eficazmente, é importante que os gestores desconheçam os elementos do planejamento e suas funções, assim como as mudanças que estão ocorrendo no contexto competitivo, as quais estão influenciando na própria prática do planejamento e lançando alguns desafios para a sua gestão nas organizações. INCORRETA

    III. O ciclo orçamentário ou processo orçamentário pode ser definido como um processo efêmero, estático e austero, por meio do qual se elaboram, aprovam, executam, controlam e avaliam os programas do setor público nos aspectos social e ético. Corresponde, portanto, ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público. INCORRETA

  • Ciclo Orçamentário é o processo contínuo, dinâmico e flexível em que são avaliados os aspectos físicos e financeiros dos programas do setor público, composto pelas seguintes etapas: elaboração/planejamento, discussão/aprovação, execução e controle/avaliação da Lei Orçamentária.

  • Resposta correta: A) Nenhuma afirmativa está correta.

    I.

    ... de forma incompatível (incorreto)

    II.

    ... é importante que os gestores desconheçam (incorreto)

    III.

    Efêmero: algo passageiro / Ciclo orçamentário é contínuo

    Estático: sem movimento / Ciclo orçamentário é dinâmico

    Austero: pouca ou nenhuma flexibilidade / Ciclo orçamentário é flexível

  • Questão de AFO abordando temas conexos: LRF, planejamento e ciclo orçamentário.

    Segundo o Manual Técnico do Orçamento, o orçamento é instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou privada. No setor público, de acordo com a CF88, temos basicamente 3 instrumentos legais de planejamento: o PPA, a LDO e a LOA.

    Nesse contexto, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) impõe aos gestores públicos, em todos os níveis, a necessidade de equilíbrio fiscal, exigindo ações responsáveis, planejadas e transparentes, sob pena de responsabilização. Por isso, essa lei complementar traz diversas regras para guiar o gestor público na administração financeira do Estado.

    Vamos analisar cada uma das afirmativas:

    I. Errado, o projeto de lei orçamentária anual deve ser elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com a própria LRF. É o que dispõe art. 5º da norma:

    Art. 5o O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementa:


    II. Errado, para utilizar essa habilidade eficazmente é importante que os gestores conheçam os elementos do planejamento e suas funções, assim como as mudanças que estão ocorrendo no contexto competitivo, as quais influenciam no próprio planejamento.

    Não é possível desenvolver um planejamento adequado desconhecendo os elementos que impactam nesse planejamento. Quanto mais o gestor (público ou privado) conhecer seus elementos e funções, mais fácil será adaptá-lo a realidade da entidade.


    III. Errado, o ciclo orçamentário ou processo orçamentário pode ser definido como um processo contínuo (não efêmero), dinâmico (não estático) e flexível (não austero).           

    Conforme o MTO, o ciclo orçamentário é desenvolvido como processo contínuo de análise e decisão ao longo de todo o exercício. Ele é dinâmico e flexível pois é constantemente revisitado através de mecanismos retificadores (ex.: créditos adicionais).


    Logo, nenhuma afirmativa está correta. 


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
3175078
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

 Leia as afirmativas a seguir:

I. O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização que determinam os padrões de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi empreendido. Também inclui os processos e procedimentos de controle de qualidade e as atividades de melhoria contínua que são realizados no âmbito dos projetos para que os objetivos sejam atingidos.

II. Pode-se definir execução financeira como sendo a utilização dos créditos consignados no orçamento. A execução orçamentária, por outro lado, representa a utilização dos recursos financeiros, visando atender à realização dos projetos e atividades atribuídos a cada unidade.

III. A especificação de materiais é uma atividade voltada a identificar e individualizar os materiais. A especificação significa a identificação das características e propriedades de um dado material e, também, a definição dos requisitos que um material, produto ou processo deve apresentar para cumprir uma determinada finalidade. Assim, a palavra especificação pode ser entendida como o resultado dessas atividades e, dessa forma, significa a descrição de um material.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra C: apenas duas afirmativas estão corretas.

  • Uma questão dessa para auxiliar administrativo, parece questão para juiz.

  • Essa banca elabora cada questão viu

  • Execução orçamentária é a utilização dos créditos consignados no orçamento ou Lei Orçamentária Anual (LOA).

    Já a execução financeira representa a utilização de recursos financeiros, visando atender a realização dos projetos e/ou atividades atribuídas às unidades orçamentárias pelo orçamento.

    A execução orçamentária e financeira estão atreladas pois havendo orçamento e não existindo o financeiro, não poderá ocorrer a despesa e por outro lado, pode haver recurso financeiro que não poderá ser gasto, caso não haja disponibilidade orçamentária.

  • Creio que a I e a III estejam certas.

    Odeio as questões dessa banca sem futuro.

  • Que pergunta mais sem noção.

  • essa banca é um lixooooo

  • II. Pode-se definir execução financeira como sendo a utilização dos créditos consignados no orçamento. A execução orçamentária, por outro lado, representa a utilização dos recursos financeiros, visando atender à realização dos projetos e atividades atribuídos a cada unidade.

    Trocaram as definições e execução financeira e orçamentária:

    " Pode-se definir execução orçamentária como sendo a utilização dos créditos consignados no orçamento.A execução financeira, por outro lado, representa a utilização dos recursos financeiros, visando atender à realização dos projetos e atividades atribuídos a cada unidade.

  • Questão misturou tudo. 3 matérias em 1 pergunta.

    -- Administração Geral -> Projetos

    -- AFO

    -- Administração de Materiais

  • Vou parar de responder questões dessa banca, estão me prejudicando mais do que ajudando.

  • Vou parar de responder questões dessa banca, estão me prejudicando mais do que ajudando.

  • Geralmente quando na assertiva há 2 definições, estão invertidos os conceitos.

  • I - Tenta misturar o conceito de Projeto e Processo, porém projeto é algo temporário (não apresenta melhoria contínua), já o processo é contínuo. ERRADO

    II - Conceitos de AFO. CERTO

    III - Conceito de Especificação (Classificação de Materiais/Etapas de classificação de Materiais). CERTO

    Erros, mande mensagem.

  • Questão apresenta três afirmativas e pergunta quantas delas estão certas.

    Cada afirmativa refere-se a uma disciplina, bem ao estilo da banca. Temos que analisar cada uma delas. Vamos lá!

    I. Correta. Frase retirada diretamente do glossário do PMBOK 5ª edição.

    II. Errada. A banca só inverteu os conceitos: execução financeira representa a utilização dos recursos financeiros e execução orçamentária é a utilização dos créditos consignados no orçamento.

    III. Correta. Esse é o conceito de especificação de materiais, que é uma das etapas da classificação de materiais. Sinteticamente, podemos definir a especificação de materiais como a “descrição das características de um material, com a finalidade de identificá-lo e distingui-lo de seus similares".

    Duas das três afirmativas estão corretas, portanto, nosso gabarito é a letra C.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
3175081
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia do Direito
Assuntos

O que é ética?


A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Uma das possíveis definições de ética seria a de que é uma parte da filosofia (e também pertinente às ciências sociais) que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.


A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e, dessa forma, até que ponto nós damos o efetivo valor a tais valores.


Segundo alguns filósofos, nossas vontades e nossos desejos poderiam ser vistos como um barco à deriva, o qual flutuaria perdido no mar, o que sugere um caráter de inconstância. Essa mesma inconstância tornaria a vida social impossível se nós não tivéssemos alguns valores que permitissem nossa vida em comum, pois teríamos um verdadeiro caos. Logo, é necessário educar nossa vontade, recebendo uma educação (formação) racional, para que dessa forma possamos escolher de forma acertada entre o justo e o injusto, entre o certo e o errado.

Paulo Silvino Ribeiro. Disponível em: http://bit.ly/2kyNsUw (com adaptações). 

Com base no texto 'O que é ética?', leia as afirmativas a seguir:

I. A ideia central exposta pelo autor, no texto, é a de que a ética é o princípio fundamental de sustentação da vida em sociedade. O autor sustenta, ainda, que a ética compreende um conjunto de regras universal e atemporal. Ou seja, o comportamento ético socialmente aceitável não muda em função do espaço ou do tempo.

II. De acordo com o autor, o conceito de ética está relacionado ao costume e aos hábitos dos indivíduos. Ética também pode ser entendida, de acordo com o texto, como uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.

III. No texto, o autor afirma que a ética é um conceito que pode variar em função da classe social do indivíduo, assim como pode mudar ao longo da história. Ou seja, a ética é um conceito universal e imutável ao longo do tempo.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Somente a II está correta.

    Tranquilinha :)

  • A questão em comento demanda interpretação do texto que a precede.

    No pequeno texto, destacamos o seguinte:

    I-                    Ética diz respeito a costumes e hábitos humanos. Trata-se de uma parte da Filosofia que cuida das noções e princípios que sustentam ações no campo individual e coletivo;

    II-                  A ética traz consigo uma reflexão sobre como códigos normativos influenciam a subjetividade. Também aponta uma observação sobre como aceitamos prescrições e comportamentos, ou seja, se aceitamos de forma integral ou não valores normativos;

    III-                 A vida seria um caos sem a influência da Ética e a fixação de premissas para a vida individual e a vida em sociedade. A Ética é uma educação racional que nos permite escolher entre o justo e o injusto, o bom e o ruim.

    Diante de tais afirmações, vamos analisar as assertivas da questão.

    A assertiva I está INCORRETA. O autor do texto não sustenta a Ética como necessariamente atemporal e universal. Em verdade, a Ética é contextual, e pode inclusive firmar premissas individuais, sem o universalismo exposto na assertiva. Ademais, a Ética não é, segundo o texto, imutável. Sendo contextual, a Ética pode variar no tempo e no espaço.

    A assertiva II está CORRETA. Com efeito, Ética diz respeito a costumes e hábitos humanos. Trata-se de uma parte da Filosofia que cuida das noções e princípios que sustentam ações no campo individual e coletivo.

    A assertiva III está INCORRETA. O texto não fala que a Ética é universal e imutável. Há até uma contradição na própria assertiva, já que a mesma começa dizendo que a Ética pode variar conforme a classe social do indivíduo e na História.

    Diante do exposto, apenas uma assertiva está correta, qual seja, a II.

    Vamos comentar as alternativas.

    LETRA A- INCORRETA- Só uma assertiva está correta.

    LETRA B- CORRETA- Apenas uma assertiva está correta.

    LETRA C- INCORRETA- Só uma assertiva está correta.

    LETRA D- INCORRETA- Só uma assertiva está correta.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B


ID
3175084
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia do Direito
Assuntos

O que é ética?


A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Uma das possíveis definições de ética seria a de que é uma parte da filosofia (e também pertinente às ciências sociais) que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.


A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e, dessa forma, até que ponto nós damos o efetivo valor a tais valores.


Segundo alguns filósofos, nossas vontades e nossos desejos poderiam ser vistos como um barco à deriva, o qual flutuaria perdido no mar, o que sugere um caráter de inconstância. Essa mesma inconstância tornaria a vida social impossível se nós não tivéssemos alguns valores que permitissem nossa vida em comum, pois teríamos um verdadeiro caos. Logo, é necessário educar nossa vontade, recebendo uma educação (formação) racional, para que dessa forma possamos escolher de forma acertada entre o justo e o injusto, entre o certo e o errado.

Paulo Silvino Ribeiro. Disponível em: http://bit.ly/2kyNsUw (com adaptações). 

Com base no texto 'O que é ética?', leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com o autor, a ética é um princípio inato, ou seja, ela compreende um conjunto de premissas, ideias, reflexões e sugestões que formam a base da compreensão do indivíduo sobre a realidade. Essas ideias permitem a cada um julgar de forma sempre correta a diferença entre o certo e o errado.

II. No texto, o autor afirma que, embora o conceito de ética seja mutável, ele permite a qualquer indivíduo, a qualquer momento, tomar decisões sempre corretas, pois quando indivíduo toma uma decisão baseada em suas crenças e interesses pessoais, essa decisão será inevitavelmente aceita por toda a sociedade.

III. No texto, o autor afirma que, na perspectiva de alguns filósofos, a vida social seria impossível se os indivíduos não tivessem alguns valores que permitissem a vida em comum, ou seja, que lhes permitissem saber escolher entre o justo e o injusto, entre o certo e o errado.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Opa! Serei a primeira a comentar!

    Gabarito letra B para que não é assinante!

    Bons estudos, pessoal!

  • A questão em comento demanda interpretação do texto que a precede.

    No pequeno texto, destacamos o seguinte:

    I-             Etica diz respeito a costumes e hábitos humanos. Trata-se de uma parte da Filosofia que cuida das noções e princípios que sustentam ações no campo individual e coletivo;

    II-           A ética traz consigo uma reflexão sobre como códigos normativos influenciam a subjetividade. Também aponta uma observação sobre como aceitamos prescrições e comportamentos, ou seja, se aceitamos de forma integral ou não valores normativos;

    III-          A vida seria um caos sem a influência da Etica e a fixação de premissas para a vida individual e a vida em sociedade. A Etica é uma educação racional que nos permite escolher entre o justo e o injusto, o bom e o ruim.

    Diante das ponderações, cabe comentar as assertivas.

    A assertiva I está INCORRETA. Não é possível um julgamento, de forma sempre correta, sobre dadas condutas com base em reflexões éticas. A aceitação dos padrões valorativos éticos nem sempre é integral por todos os indivíduos.

    A assertiva II está INCORRETA. A ética não é movida por interesse pessoais, egoísticos, mas sim nasce de uma educação racional para as maiores escolhas sobre vida individual e social.

    A assertiva III está CORRETA. A vida seria um caos sem a influência da Etica e a fixação de premissas para a vida individual e a vida em sociedade. A Etica é uma educação racional que nos permite escolher entre o justo e o injusto, o bom e o ruim.


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B


ID
3175087
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Clara é gestora de um órgão público e percebeu que 19/74 dos servidores dessa entidade preencheram o requerimento de aposentadoria em 2019. Com base nesse dado, Clara pode afirmar que mais de 20% dos servidores têm a expectativa de aposentar-se naquele ano.

II. Clara é professora e está levantando algumas informações sobre as preferências alimentares de seus alunos. Dentre os alunos em uma sala de aula, Clara descobriu que 36 deles gostam de comer macarrão, 47 gostam de suco de limão e 23 gostam dos dois. Se 92 alunos opinaram, então o total deles que não gostam nem de comer macarrão e nem de suco de limão é 32.

Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • 74---->100%

    19---->X%

    74X%=1900

    X%=1900/74

    X%=~25

    36m 47sl 23msl T=92 (obs: tem que começar pela a intersecção para da certo!)

    13m(23msl)24msl=92

    92-60=32!

  • GAB A

    I- Só dividir 19/74= 0,25 ou 25%

    II- Primeiro subtrair os números com a intersecção, pra saber eles individuais

    36-23=13

    47-23=24

    depois soma todos com a intersecção 13+24+23=60

    Se o total é 92, 92-60= 32.


ID
3175090
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Clara observou que, em um supermercado, um pacote com 8 sabonetes iguais da marca X custa R$ 10,00. Mantendo a proporção, um outro pacote com duas dúzias e meia desses sabonetes deverá custar mais de R$ 35.

II. Clara é pesquisadora e observou que um alimento possui 39/49 partes de açúcar. Então, com base nessa informação obtida por Clara, é correto afirmar que cerca de 71,2% desse alimento é composto por açúcar.

Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • I -

    8 -------------- R$10,00

    30 ----------------- x

    8x= 300

    x= 300/8 =R$ 37,5 - ALTERNATIVA VERDADEIRA, POIS CUSTA MAIS DE 35 REAIS

    II -

    39/49 = 0,7959 x 100 = 79,59% - ALTERNATIVA FALSA

    RESPOSTA CORRETA = B


ID
3175093
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Clara possui um automóvel e com ele ela percorreu 300 Km utilizando apenas 20 litros de gasolina. Nessas condições, é possível afirmar que com apenas 1 litro de gasolina esse automóvel percorrerá 15 Km.

II. Clara estuda à noite em uma faculdade particular e sua aula começa às 18:40. Cada aula na faculdade de Clara tem duração de exatamente 45 minutos, e o intervalo dura 15 minutos. Sabe-se que nessa faculdade há 5 aulas e 1 intervalo diariamente. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o término das aulas de Clara se dá às 22:30.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I 300/20= 15

    II 45*5= 225+15= 240 ou 4 hrs

  • I -

    KM L

    300 ------ 20

    x ------ 1

    *Regra de 3 diretamente proporcional:

    20.x=300.1

    x = 300/20

    x = 15 KM

    VERDADEIRA !

    II - 45 min = tempo de cada aula

    15 min = intervalo

    *Ela teve 5 aulas + 1 intervalo

    45 min . 5 + 15 min = 240 min

    240 min = 4 horas (240 / 60 = 4)

    18;40 (horário de início da aula) + 4 horas = 22:40 (horário de término)

    FALSA ! (o enunciado disse que o término seria às 22:30)

  • GAB B

    I- 300/20= 15 km

    II- 45x5= 225 min

    225 +15 (intervalo) = 240 min

    60 minutos é 1 hora / 240 min é 4 horas

    18:40 + 4 horas= 20:40


ID
3175096
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Clara leu 1/5 das páginas de um livro de Filosofia em uma semana. Na segunda semana, leu mais 2/3 de páginas do mesmo livro. Se ainda faltam ler 60 páginas do livro, então o total de páginas do livro é igual a 418.

II. Clara observou que em uma caixa de leite da marca X há 12 litros do produto. Se ela comprou três caixas e meia desse leite, então Clara terá adquirido 42 litros do produto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A segunda se faz facil com regra de 3.
  • assertiva I: 1/5.x+2/3.x+60=x faz o mmc então fica assim: 3x+10x+900=15x 900=15x-13x 900=2x x=450
  • A primeira fica assim!

    1/5+2/3+60=X

    X.5.6+2X/3.10+60/1.30=X/1.30

    6X+20X+1800=30X

    26X+1800=30X

    4X=1800

    X=1800/4

    X=450


ID
3175099
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O salário de Clara é R$ 840. Desse valor, ela gastou 1/4 com roupas; 2/5 do salário com aluguel e 3/10 do salário com alimentação. Nessas condições, o valor que ainda lhe restou do salário, após as despesas apresentadas, foi R$ 42.

II. Clara, ao calcular o resultado da expressão (5 x 97) + (5 x 3), perceberá que o mesmo equivale a 653 (seiscentos e cinquenta e três).

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • 1/4+2/5+3/10=840

    210+336+252=840

    840-798=42

    (5×97=485)+(3×15=500)

  • GAB B

    I- tira o mmc de 1/4+2/5+3/10= 19/20

    o que falta para completar é 1/20

    840/20= 42

    II- (5x97) + (5x3)

    485 + 15= 500


ID
3175102
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

MORTE

Na antiguidade oriental os egípcios foram o principal exemplo de como a morte e os ritos funerários estavam relacionados à sua própria maneira de viver. Os egípcios foram descritos pelos gregos como o povo mais religioso da terra sem nenhum exagero, pois a forma como eles viviam e o respeito dedicado aos mortos estava inserido de tal forma no seu dia-a-dia que uma coisa não estava separada da outra. Antes mesmo de Platão aparecer com a ideia dualística de corpo e alma, os egípcios já acreditavam nessa dualidade em uma esfera intrinsecamente ligada a sua religiosidade, através de uma complexa relação entre o rio Nilo e os outros elementos da natureza, ligando natureza, vida e morte. Os egípcios tinham um deus dedicado ao mundo dos mortos, Osíris, que não recompensava os homens nesta vida, mas em outra. Sendo assim, acreditava-se na reencarnação e essa ideia transparecia através de sua cultura mortuária, com as práticas de mumificação, construção de túmulos suntuosos dedicados aos mortos etc. O povo egípcio pensava que a alma do morto voltaria a habitar o seu corpo carnal, por isso a necessidade da mumificação dentre outras práticas. Havia também o livro dos mortos, uma espécie de manual de receitas e práticas ensinando o morto a se comportar na outra vida para que pudesse ser absolvido no tribunal de Osíris.

(Adaptado. Revisão linguística. TAMANINI, P. A. et. al. A morte no ocidente: considerações sobre a história da morte no ocidente e suas representações históricas. Disponível em: http://bit.ly/2lCPVgY)

Com base no texto 'MORTE', leia as afirmativas a seguir:

I. A necessidade da mumificação, dentre outras práticas elaboradas pelos egípcios para os que faleciam, estava relacionada à concepção de que a alma dos mortos voltaria a habitar seu corpo carnal.

II. Os rituais pós-morte cultivados pelos egípcios, como as práticas de mumificação ou até a construção de túmulos suntuosos dedicados aos mortos, traduzem-se em uma cultura que revela o respeito dedicado aos que se foram.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Ambas alternativas corretas:

    I. A necessidade da mumificação, dentre outras práticas elaboradas pelos egípcios para os que faleciam, estava relacionada à concepção de que a alma dos mortos voltaria a habitar seu corpo carnal. ? CORRETO, de acordo com o texto: Sendo assim, acreditava-se na reencarnação e essa ideia transparecia através de sua cultura mortuária [...].

    II. Os rituais pós-morte cultivados pelos egípcios, como as práticas de mumificação ou até a construção de túmulos suntuosos dedicados aos mortos, traduzem-se em uma cultura que revela o respeito dedicado aos que se foram. ? CORRETO, de acordo com o texto: Sendo assim, acreditava-se na reencarnação e essa ideia transparecia através de sua cultura mortuária, com as práticas de mumificação, construção de túmulos suntuosos dedicados aos mortos [...].

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3175105
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

MORTE

Na antiguidade oriental os egípcios foram o principal exemplo de como a morte e os ritos funerários estavam relacionados à sua própria maneira de viver. Os egípcios foram descritos pelos gregos como o povo mais religioso da terra sem nenhum exagero, pois a forma como eles viviam e o respeito dedicado aos mortos estava inserido de tal forma no seu dia-a-dia que uma coisa não estava separada da outra. Antes mesmo de Platão aparecer com a ideia dualística de corpo e alma, os egípcios já acreditavam nessa dualidade em uma esfera intrinsecamente ligada a sua religiosidade, através de uma complexa relação entre o rio Nilo e os outros elementos da natureza, ligando natureza, vida e morte. Os egípcios tinham um deus dedicado ao mundo dos mortos, Osíris, que não recompensava os homens nesta vida, mas em outra. Sendo assim, acreditava-se na reencarnação e essa ideia transparecia através de sua cultura mortuária, com as práticas de mumificação, construção de túmulos suntuosos dedicados aos mortos etc. O povo egípcio pensava que a alma do morto voltaria a habitar o seu corpo carnal, por isso a necessidade da mumificação dentre outras práticas. Havia também o livro dos mortos, uma espécie de manual de receitas e práticas ensinando o morto a se comportar na outra vida para que pudesse ser absolvido no tribunal de Osíris.

(Adaptado. Revisão linguística. TAMANINI, P. A. et. al. A morte no ocidente: considerações sobre a história da morte no ocidente e suas representações históricas. Disponível em: http://bit.ly/2lCPVgY)

Com base no texto 'MORTE', leia as afirmativas a seguir:

I. Segundo o texto, com receio de ser execrado no tribunal de Osíris, o povo egípcio se utilizava da arte da mumificação como principal recurso, acreditando que a alma do morto voltaria a habitar o seu corpo carnal.

II. O povo egípcio, segundo o texto, possuía um livro da morte, uma espécie de manual de receitas e práticas ensinando o morto a se comportar na outra vida para que pudesse ser inocentado no tribunal de Osíris.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I. Segundo o texto, com receio de ser execrado no tribunal de Osíris, o povo egípcio se utilizava da arte da mumificação como principal recurso, acreditando que a alma do morto voltaria a habitar o seu corpo carnal. ? incorreto, pois as práticas de mumificação viam devido ao fato de se acreditar em um deus que recompensava os mortos e não ao fato de ter "receio" de algo.

    II. O povo egípcio, segundo o texto, possuía um livro da morte, uma espécie de manual de receitas e práticas ensinando o morto a se comportar na outra vida para que pudesse ser inocentado no tribunal de Osíris. ? correto, uma forma de saber como se comportar para que se conseguisse a absolvição perante o tribunal de Osíris.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3175108
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

MORTE

Na antiguidade oriental os egípcios foram o principal exemplo de como a morte e os ritos funerários estavam relacionados à sua própria maneira de viver. Os egípcios foram descritos pelos gregos como o povo mais religioso da terra sem nenhum exagero, pois a forma como eles viviam e o respeito dedicado aos mortos estava inserido de tal forma no seu dia-a-dia que uma coisa não estava separada da outra. Antes mesmo de Platão aparecer com a ideia dualística de corpo e alma, os egípcios já acreditavam nessa dualidade em uma esfera intrinsecamente ligada a sua religiosidade, através de uma complexa relação entre o rio Nilo e os outros elementos da natureza, ligando natureza, vida e morte. Os egípcios tinham um deus dedicado ao mundo dos mortos, Osíris, que não recompensava os homens nesta vida, mas em outra. Sendo assim, acreditava-se na reencarnação e essa ideia transparecia através de sua cultura mortuária, com as práticas de mumificação, construção de túmulos suntuosos dedicados aos mortos etc. O povo egípcio pensava que a alma do morto voltaria a habitar o seu corpo carnal, por isso a necessidade da mumificação dentre outras práticas. Havia também o livro dos mortos, uma espécie de manual de receitas e práticas ensinando o morto a se comportar na outra vida para que pudesse ser absolvido no tribunal de Osíris.

(Adaptado. Revisão linguística. TAMANINI, P. A. et. al. A morte no ocidente: considerações sobre a história da morte no ocidente e suas representações históricas. Disponível em: http://bit.ly/2lCPVgY)

Com base no texto 'MORTE', leia as afirmativas a seguir:

I. Os elementos da natureza e até o rio Nilo, conforme pontua o texto, compunham a ligação entre corpo e alma. Isso decorre da intrínseca religiosidade do povo egípcio que deu o pseudônimo de Osíris a um de seus faraós.

II. De acordo com o texto, o respeito dedicado aos mortos e a forma como os egípcios viviam fez os gregos os descreverem como o povo mais religioso da terra.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I. Os elementos da natureza e até o rio Nilo, conforme pontua o texto, compunham a ligação entre corpo e alma. Isso decorre da intrínseca religiosidade do povo egípcio que deu o pseudônimo de Osíris a um de seus faraós. ? incorreto, Osíris era um deus e não um faraó.

    II. De acordo com o texto, o respeito dedicado aos mortos e a forma como os egípcios viviam fez os gregos os descreverem como o povo mais religioso da terra. ? correto, segundo as linhas iniciais do texto: Os egípcios foram descritos pelos gregos como o povo mais religioso da terra sem nenhum exagero, pois a forma como eles viviam e o respeito dedicado aos mortos estava inserido de tal forma no seu dia-a-dia que uma coisa não estava separada da outra [...].

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3175111
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

MORTE

Na antiguidade oriental os egípcios foram o principal exemplo de como a morte e os ritos funerários estavam relacionados à sua própria maneira de viver. Os egípcios foram descritos pelos gregos como o povo mais religioso da terra sem nenhum exagero, pois a forma como eles viviam e o respeito dedicado aos mortos estava inserido de tal forma no seu dia-a-dia que uma coisa não estava separada da outra. Antes mesmo de Platão aparecer com a ideia dualística de corpo e alma, os egípcios já acreditavam nessa dualidade em uma esfera intrinsecamente ligada a sua religiosidade, através de uma complexa relação entre o rio Nilo e os outros elementos da natureza, ligando natureza, vida e morte. Os egípcios tinham um deus dedicado ao mundo dos mortos, Osíris, que não recompensava os homens nesta vida, mas em outra. Sendo assim, acreditava-se na reencarnação e essa ideia transparecia através de sua cultura mortuária, com as práticas de mumificação, construção de túmulos suntuosos dedicados aos mortos etc. O povo egípcio pensava que a alma do morto voltaria a habitar o seu corpo carnal, por isso a necessidade da mumificação dentre outras práticas. Havia também o livro dos mortos, uma espécie de manual de receitas e práticas ensinando o morto a se comportar na outra vida para que pudesse ser absolvido no tribunal de Osíris.

(Adaptado. Revisão linguística. TAMANINI, P. A. et. al. A morte no ocidente: considerações sobre a história da morte no ocidente e suas representações históricas. Disponível em: http://bit.ly/2lCPVgY)

Com base no texto 'MORTE', leia as afirmativas a seguir:

I. Depreende-se do texto que, por estarem essencialmente ligados, os elementos “natureza, vida e morte” eram discrepantes e absortos, quando se fala na vida religiosa dos egípcios.

II. De acordo com o texto, o livro dos mortos era uma espécie de manual de receitas e práticas com o qual, após a passagem para o plano espiritual, o morto teria contato. Caso seguisse as regras, seria perdoado no tribunal de Osíris.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    I. Depreende-se do texto que, por estarem essencialmente ligados, os elementos ?natureza, vida e morte? eram discrepantes e absortos, quando se fala na vida religiosa dos egípcios. ? incorreto, a ideia apresentada é de dissociação, mas ocorre, na verdade, uma associação.

    II. De acordo com o texto, o livro dos mortos era uma espécie de manual de receitas e práticas com o qual, após a passagem para o plano espiritual, o morto teria contato. Caso seguisse as regras, seria perdoado no tribunal de Osíris. ? incorreto, quem tem contato é o vivo, para que, quando morto, estivesse antenado acerca de como se comportar para ter absolvição no tribunal de Osíris.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito: letra C

    II. De acordo com o texto, o livro dos mortos era uma espécie de manual de receitas e práticas com o qual, após a passagem para o plano espiritual, o morto teria contato. [CORRETO]

    "Havia também o livro dos mortos, uma espécie de manual de receitas e práticas ensinando o morto a se comportar na outra vida para que pudesse ser absolvido no tribunal de Osíris."

    Se o indivíduo já tivesse contato com os livro dos mortos em vida, quando morresse, ele já estaria antenado com as regras e não precisaria ser ensinado.


ID
3175114
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

MORTE

Na antiguidade oriental os egípcios foram o principal exemplo de como a morte e os ritos funerários estavam relacionados à sua própria maneira de viver. Os egípcios foram descritos pelos gregos como o povo mais religioso da terra sem nenhum exagero, pois a forma como eles viviam e o respeito dedicado aos mortos estava inserido de tal forma no seu dia-a-dia que uma coisa não estava separada da outra. Antes mesmo de Platão aparecer com a ideia dualística de corpo e alma, os egípcios já acreditavam nessa dualidade em uma esfera intrinsecamente ligada a sua religiosidade, através de uma complexa relação entre o rio Nilo e os outros elementos da natureza, ligando natureza, vida e morte. Os egípcios tinham um deus dedicado ao mundo dos mortos, Osíris, que não recompensava os homens nesta vida, mas em outra. Sendo assim, acreditava-se na reencarnação e essa ideia transparecia através de sua cultura mortuária, com as práticas de mumificação, construção de túmulos suntuosos dedicados aos mortos etc. O povo egípcio pensava que a alma do morto voltaria a habitar o seu corpo carnal, por isso a necessidade da mumificação dentre outras práticas. Havia também o livro dos mortos, uma espécie de manual de receitas e práticas ensinando o morto a se comportar na outra vida para que pudesse ser absolvido no tribunal de Osíris.

(Adaptado. Revisão linguística. TAMANINI, P. A. et. al. A morte no ocidente: considerações sobre a história da morte no ocidente e suas representações históricas. Disponível em: http://bit.ly/2lCPVgY)

Com base no texto 'MORTE', leia as afirmativas a seguir:

I. O texto deixa claro que a relação dualística entre corpo e alma formulada pelos egípcios, que está intimamente ligada à religião, é anterior ao pensamento grego, nesse sentido.

II. Infere-se do texto que a obstinação de Osíris em não recompensar os homens enquanto estavam na Terra se dava pela ideia de reencarnação, descrita no livro dos mortos como uma espécie de manual de receitas.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    I. O texto deixa claro que a relação dualística entre corpo e alma formulada pelos egípcios, que está intimamente ligada à religião, é anterior ao pensamento grego, nesse sentido. ? correto, conforme o texto: Antes mesmo de Platão aparecer com a ideia dualística de corpo e alma, os egípcios já acreditavam nessa dualidade em uma esfera intrinsecamente ligada a sua religiosidade [...].

    II. Infere-se do texto que a obstinação de Osíris em não recompensar os homens enquanto estavam na Terra se dava pela ideia de reencarnação, descrita no livro dos mortos como uma espécie de manual de receitas. ? incorreto, o manual se referia ao fato de como se comportar na outra vida para que npudesse ser absolvido no tribunal de Osíris.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!