A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente à probabilidade.
Pode-se definir a probabilidade da seguinte forma: o número de ocorrências do(s) evento(s) esperado(s) dividido pelo número de eventos totais referentes a um experimento (espaço amostral).
De modo a se facilitar a conta e o entendimento, iremos chamar de “P” a probabilidade.
A questão apresenta os seguintes dados os quais devem ser utilizados para a sua resolução:
1) O gerente de vendas de certa empresa tem, ao todo, 32 funcionários em sua equipe.
2) Do total dessa equipe, 12 são mulheres. Logo, se, do total dessa equipe, 12 são mulheres, 20 são homens, já que, subtraindo 32 de 12, chega-se ao valor de 20.
Nesse sentido, a questão deseja saber, se esse gerente escolher aleatoriamente um dos integrantes da sua equipe, qual a probabilidade de que a pessoa escolhida seja do sexo masculino.
Resolvendo a questão
Levando em consideração o que foi explanado, é possível concluir que o espaço amostral da questão em tela corresponde a 32 (total de funcionários da equipe). De modo a se facilitar a conta a ser realizada, iremos chamar de “N(s)” o espaço amostral, sendo que este corresponde a 32, na situação em tela.
O número de ocorrências do evento esperado, no contexto da questão, corresponde ao número de funcionários do sexo masculino que estão nessa equipe (20). De modo a se facilitar a conta, iremos chamar de “N(e)” o número de ocorrências do evento esperado, sendo que este corresponde a 20, na situação em tela.
Portanto, para se calcular a probabilidade, neste caso, tem-se o seguinte:
P = N(e)/N(s)
P = 20/32 [simplificando por 4]
P = 5/8.
Gabarito: letra "b".