SóProvas



Prova CESPE - 2011 - FUB - Secretário Executivo - Específicos


ID
274870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de organizações, julgue os itens que se seguem.

A administração de uma organização requer tomada de decisões, coordenação de diversas atividades, condução de pessoas, avaliação de desempenho conforme os objetivos previamente determinados, obtenção e locação de recursos, entre outras ações.

Alternativas
Comentários
  • Administração é a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não. Ela trata do planejamento da organização, da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão do trabalho que ocorram dentro de uma organização.

    A administração é algo imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso da organização.

    A tarefa atual da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transforma-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação.

    A administração é um fenômeno universal no mundo moderno. Cada organização e cada empresa requerem a tomada de decisões, a coordenação de múltiplas atividades, a condução de pessoas, a avaliação do desempenho dirigido a objetivos previamente determinados, a obtenção e alocação de diferentes recursos. Ela não é um fim em si mesma, mas um meio de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma possível, com menor custo e com maior eficiência e eficácia. Sua tarefa básica é fazer as coisas por meio das pessoas, com os melhores resultados.

    até mais! ;)

  • quando vc se dispõe a ADMINISTRAR uma organização vc terá de coordenar ela como um todo, mesmo que em alguns casos vc delegue alguma função, porém a organização como um todo será responsabilidade do administrador questão muito óbvia o que se tratando de CESPE chega a dar medo...
  • GAB:CERTO


ID
274873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de organizações, julgue os itens que se seguem.

De acordo com Taylor, o nível de eficiência do trabalhador é estabelecido com base na capacidade social que esse trabalhador apresenta, e não em sua capacidade de executar o trabalho corretamente no prazo estabelecido.

Alternativas
Comentários
  • Taylor é o ícone da escola científica que tem como expressão-chave os termos "tempos e movimentos" , ou seja, racionalizar movimentos com produção em série controlando ao máximo as atividades operacinais (chão de fábrica). Para Taylor o trabalhador é indolente e limitado, sendo estimulado unicamente pelo salário que é condicionado a produção (Homo economicus). O mapa mental abaixo ajuda a rever as principais escolas da administração. Clique para ampliar.



  • Augusto, os seus comentários são excelentes!

    item errado!


    O trabalho de Taylor era preconizado pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. É considerada um subcampo da perspectiva administrativa clássica.

    até mais!
  • Uma  das  desvantagens  da  administração  científica era o fato possuir uma visão reducionista do  homem,  por  meio  da  qual  essa  escola  ignorou o trabalhador como  um ser social,  e considerou-o  como  se  fosse um acessório do maquinário industrial. 

    A administração científica ignorava  os  aspectos  sociais  dos trabalhadores.  O  que interessava, na verdade,  era  sua  capacidade  de  executar  o  trabalho de  forma  eficiente, no menor tempo possível.

    Errado.
    Bons estudos!
  • Taylor = Administração científica = ênfase nas tarefas = Trabalho + trabalho + trabalho, pouco importa a capacidade social.

  • Gabarito: Errado.

    Parei de ler em "..estabelecido com base na capacidade social...

    Taylor em seu 2º momento de construção da teoria fala em "proporcionar um ambiente de íntima e cordial cooperação entre os operários e a gerência" mas o FOCO  é na TAREFA sem sombra de dúvidas e a EFICIÊNCIA é fruto da PADRONIZAÇÃO dos INSTRUMENTOS E MOVIMENTOS.


    (se falei besteira me avise no meu perfil, mas sem me esculhambar.)

    Treine com exaustão até a perfeição.

  • VALE ressaltar que o foco do paradigma de taylor , era os  estudos de tempos e movimentos para que se buscasse uma maior eficiência

  • ERRADA



    O certo da questão seria de acordo com Elton Mayo e a Teoria das Relações Humanas, que alega que a interação social afeta a produtividade, ou seja, que para o funcionário aspectos psicológicos era mais importantes que aspectos fisiológicos  e que as organizações são formadas por grupos formais e informais.

  • Na Adm. Cientifica o SOCIAL não existe, o individuo é considerado APENAS PARTE DA MÁQUINA (PEÇA).

  • Críticas quanto a administração científica :

    1- O mecanicismo na sua abordagem: "TEORIA DA MÁQUINA".

    2- Visão microscópica do homem: "TEORIA FISIOLÓGICA DA ORGANIZAÇÃO."  

  • GABARITO ERRADA.

  • Para  Taylor,  o  foco  da  análise  organizacional  está  nas  tarefas.  Essa perspectiva aborda uma divisão racional do trabalho, com a seleção científica dos funcionários, seu treinamento e o estabelecimento de padrões de tempos e movimentos.  O  foco  não  está  na  capacidade  social  do  trabalhador,  como proposto pelo item. 
    GABARITO: ERRADO. 

  • ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (FREDERICK TAYLOR):

    O SER HUMANO COMO UMA PARTE DA MÁQUINA, FOCO NA PRODUTIVIDADE, ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS. 

     

     

    TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS (ELTON MAYO):

    MOTIVAÇÃO DO SER HUMANO, GRUPOS FORMAIS X GRUPOS INFORMAIS, A INTEGRAÇÃO SOCIAL E COMPORTAMENTO SOCIAL DOS EMPREGADOS.
     

     

     

     


     

    GABARITO ERRADO

  • GABARITO: ERRADO

     

     

    Negativo. A ideia de que a interação social determinaria a produtividade do ser humano só foi aparecer na Teoria das Relações Humanas. A questão inverteu os conceitos, pois Taylor acreditava sim que a eficiência seria medida pela sua capacidade de executar o seu trabalho corretamente.

     

     

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

  • ERRADO

     

    Para Taylor o homem era visto como uma máquina e sua eficiência era medida pela capacidade de executar o trabalho corretamente.

  • Taylor não leva em conta o ser humano em si, aspectos sociais. Taylor preocupa-se com prazos, trabalhos corretos.

     

    Na escola científica, o foco são as tarefas. Os métodos da ciência devem ser aplicados às organizações, para que se alcance eficiência (produtividade).

     

    Importantes métodos científicos são a observação e a mensuração. Por meio da análise daquilo que está ocorrendo e pela medição daquilo que ocorreu, consegue-se chegar a um ponto ótimo para se atingir a eficiência.

     

    Um dos principais autores é Taylor, no início do século XX. Buscava-se racionalizar o trabalho dos operários e o somatório da eficiência individual. Taylor realizou um estudo chamado de “tempos e movimentos”.

     

    by neto..

  • Uma das críticas a Administração Científica de Taylor era o fato de não considerar o trabalhador como um ser humano e social, mas como um apêndice da máquina.

    Gabarito: Errado


ID
274876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de organizações, julgue os itens que se seguem.

Os aspectos que compõem a cultura organizacional conferem à organização uma identidade, ou seja, um modo particular de ser. A imagem que se constrói da organização influencia somente o modo como a empresa se relaciona com o ambiente externo, não interferindo, portanto, nas decisões internas da organização.

Alternativas
Comentários
  • item falso. Da cultura organizacional emergem a atuação pessoal, setorial e global que formalizam a missão, visão, objetivos e metas da organização. O esquema abaixo facilita a fixação do conteúdo sobre o assunto (clique para ampliar).



  • A cultura organizacional é formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional. São “regras” que todos os membros dessa organização devem seguir e adotar como diretrizes e premissas para guiar seu trabalho.

    portanto, item errado!

    até mais!

  • Questão ERRADA.
    Para reforçar:
    CULTURA ORGANIZACIONAL: se manifesta através da estrutura física da empresa. Pode ser vista como o modo de vestir e de se comportar com seus colaboradores e dirigentes; também a relação da empresa com os seus parceiros comerciais. A cultura se manifesta através dos rituais de uma emprea, de seus códigos, simbolos, e demais procedimentos que caracterizam o seu dia-a-dia. Esta identidade empacta positiva ou negativamente no estado de animo das pessoas que nela trabalham. Também é importante mecionar que é a cultura organizacional que influencia, implica no clima organizacional da empresa.  (parafraseando o prof Cosme Sérgio - LFG)




  • Não influencia somente no ambiente externo, como também, e principalmente, no ambiente interno.

  • O conceito de cultura organizacional é uma parte importante das ciências sociais, muito arraigada aos seus aspectos tradicionais, porém ela vem demonstrando um ótimo desenvolvimento ao longo dos últimos anos. De uma maneira geral, ela é vista dentro da empresa como uma série de normas e atitudes comuns aos indivíduos que trabalham nela, pois além de direcionar esses indivíduos, a cultura organizacional também serve para orientá-los sobre como devem interagir entre si, com os clientes e stakeholders do negócio em geral.

  • A imagem também influência nas decisões internas.


ID
274879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de organizações, julgue os itens que se seguem.

As características das organizações formais incluem a hierarquia administrativa, que favorece o planejamento da divisão do trabalho e o estabelecimento das diretrizes do sistema de recompensas e punições.

Alternativas
Comentários
  • Item correto:
  • Características básicas das organizações formais


    1. Divisão do Trabalho


    2. Especialização


    3. Hierarquia


    4. Distribuição da Autoridade e da Responsabilidade


    5. Racionalismo da Organização (formal)

    corretíssima!

  • Certo. A hierarquia adm. Refere-se ao número de níveis administrativos que uma organização adota para assegurar a realização de suas tarefas e alcançar seus objetivos. A principal função da hierarquia administrativa é assegurar que as pessoas executem suas tarefas com eficiência e eficácia, ela é consequência da divisão do trabalho.


  • Gabarito = Certo.

     

    Tal cenário fomenta a predominância do líder transacional.


ID
274882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à gestão do conhecimento no âmbito das organizações,
julgue os itens subsequentes.

O papel do ocupante do cargo de secretário restringe-se à difusão, de forma ágil e com qualidade, das informações que lhe são confiadas.

Alternativas
Comentários
  • Item errado. Inclui também a função de juntada de dados e informações associada a respectiva copilação e pré-divulgação ao nível superior na hieraquia.
  • item errado!

    É também papel do secretário difundir as informações que lhe são confiadas de forma ágil e com qualidade, mais suas função são é restrita diante do exposto. Sem mais delongas!

    até mais!
  • Errada. O papel do secretário não se restringe somente a esta tarefa. Pelo meu entendimento, informações confiadas ao secretário, ou seja, de caráter possivelmente secreto, só pode ser difundida mediante autorização da chefia.


ID
274885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à gestão do conhecimento no âmbito das organizações,
julgue os itens subsequentes.

O compartilhamento de informações entre os trabalhadores desconsidera o papel relevante da competição entre os departamentos da empresa para o alcance dos resultados.

Alternativas
Comentários
  • A troca de informações entre os trabalhadores da empresa é necessária e de suma importância, e não desconsidera  o papel da competição entre os departamentos da empresa para o alcance dos resultados!
  • Esta foi uma frase 99% interpretativa, pois quanto mais informados os funcionários sobre as politicas da empresa e o comprometimento deles, gerará menos competição entre os departamentos, se todos persistirem no mesmo foco.

    adm. Julio

  • Julio, acredito que a questão se refira à competição saudável entre os departamentos de uma empresa. Competição esta, que existirá mesmo que todos estejam em busca de igual objetivo.
  • Uma coisa não exclui a outra. A troca de informações é essencial. E a competição pode existir.
  • ERRADO

    È bem possível a competição entre departamentos no compartilhamento de informações, na realidade é até comum em muitas empresas. 
  • " O compartilhamento de informações entre os trabalhadores desconsidera o papel relevante da competição entre os departamentos da empresa para o alcance dos resultados" ERRADA

     O papel da competição nesse caso é relevante. A competição saudável dentro da empresa impulsiona os "adversários" a se aperfeiçoarem sempre. 


     No dia a dia de uma equipe formada por profissionais competentes e experientes, a competição é vista como uma oportunidade para o desenvolvimento tanto coletivo quanto individual. As expressões "puxar o tapete" ou "é preciso levar vantagem em tudo" inexistem e não ganham espaço em momento algum.


     Quando um desafio é lançado para uma parte ou todos os membros da equipe, o primeiro sentimento que surge no ar é o espírito de cooperação e não o de desconfiança. O clima organizacional permanece saudável, mesmo que a entrega exija um esforço extra de cada um.

     

     A geração e apresentação de sugestões fluem das pessoas com naturalidade e com uma velocidade mais rápida do que nos momentos considerados "convencionais". Todos querem contribuir, somar, ajudar.

     

      O compartilhamento do conhecimento entre os profissionais é outro reflexo de que a competição é vista como algo benéfico para todos. As pessoas mostram interesse e até tomam a iniciativa de contribuir com algum colega que esteja com dificuldades para cumprir determinada atividade.

  • Questão meramente interpretativa. Busca que você avalie se compartilhar informações na organização é algo que não está levando em conta uma suposta competição entre departamentos da empresa. Não faz sentido nenhum! Independentemente de qualquer competição, as informações e conhecimentos devem ser compartilhados dentro da organização para que ela aprenda!

    Fonte: Professor Carlos Xavier - Estratégia concursos

  • O compartilhamento de informações entre os trabalhadores desconsidera o papel relevante da competição entre os departamentos da empresa para o alcance dos resultados.

    Organizações podem adquirir vantagem competitiva se estiverem em constante desafio e visarem à criação de novos produtos e serviços por meio de conhecimentos gerados por iniciativa e esforço de empregados inter-relacionados nos vários setores da organização.


ID
274894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a eventos em organizações
públicas ou privadas.

De acordo com o protocolo de disposição de bandeiras nacionais em eventos internacionais, a bandeira do país anfitrião ficará sempre no centro, dispondo-se, em ordem alfabética, independentemente da situação, à esquerda e à direita, sucessivamente, as dos países estrangeiros participantes.

Alternativas
Comentários
  • Item errado e muito sacana. Sabe o erro da questão?

    "à esquerda e à direita, sucessivamente,"

    é à direita e a esquerda, sucessivamente...

    Primeiro. O cara que sabe sobre protocolo de bandeira em um concurso além do conteúdo tradicional é respeitável. Agora ver a ordem no texto, naquele momento de tensão... por favor né. Seleção sim, carnificina mental não!
  • Augusto,
    Sempre leio teus comentários e percebo que vc sabe muito de administração.
    Parabéns pelo conhecimento.
    Vc sabe me indicar alguma bibliografia simples e objetiva sobre administração para concursos?
    Preciso de administração geral, administração financeira e orçamentária e administração de materiais.
    Se puder me ajudar, serei muito grato.
    Caso alguém mais saiba de algumas dicas por favor postem.
    Tenho muito conhecimento nas outras matérias, caso alguém precise de dicas é só falar.
    Obrigado a todos.
  • Caio,

    ADM Geral: 

    -> Adm. Geral e Pública, de Idalberto Chiavenato (é bem abrangente.. não mto aprofundado)

    RH

    -> Gestão de Pessoas, Chiavenato.

    Estratégia (principalmente pra banca FGV):  

    -> Estratégia Competitiva, de Michael E. Porter.

    Planejamento Estratégico:

    -> procure pelo autor Djalma de Oliveira (na prática, seus conceitos são os mais aplicados. nas provas tbm, é claro hehehe senao nao estaria indicando)

    Gestão de Projetos:

    -> tem um manual no site do Conselho Nacional de Justiça, bem bacana, é só baixar.

    Adm. Fin e Orçamentária:

    -> certamente, baixar o MTO 2012 (só por no google, tá "fresquinho"). vai com fé que esse é o material!! Muitos conceitos mudaram nesses anos... ou tenta algum livro que esteja saindo Agora, tipo do Prof. Deusvaldo Carvalho

    Adm de Materiais:

    -> não sei, mas na dúvida, Chiavenato neles!

    Espero ter contribuído, de certa forma.

    Abs,

    Sérgio.

    sergio.harger@gmail.com
  • Valeu Sérgio!
    Foram muito valiosas tuas dicas. Muito obrigado.
    vou providenciar já esses materiais.
  • nossa... daonde eu tirei "Caio"? heheh

    valeu Diego!

    Abs,

    SH.
  • Essa matéria não é administração, e sim comunicação social!
  • Bandeiras

    Colocação de bandeiras:

    • A Bandeira Nacional pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular.
    • Nenhuma bandeira de outra nação poderá ser usada sem que a nacional esteja ao seu lado direito e seja de igual tamanho, salvo nas sedes das embaixadas e consulados.
    • Num dispositivo de bandeiras (mastro ou adriças), as estrangeiras deverão ficar distribuídas à direita e à esquerda da nacional, em ordem alfabética.
    Essa foi pegadinha.

    Gabarito: Errado


ID
274897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a eventos em organizações
públicas ou privadas.

Vossa Excelência deve ser o pronome de tratamento utilizado para presidente da república, senadores, deputados e prefeitos municipais.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o Manual de Redação da Presidência da República, item 2.1.3, o pronome de tratamento Vossa Excelência é utilizado para as seguintes autoridades:

    a) do Poder Executivo;
    Presidente da República;
    Vice-Presidente da República;
    Ministros de Estado4;
    Governadores e Vice-Governadores de Estado e do Distrito Federal;
    Oficiais-Generais das Forças Armadas;
    Embaixadores;
    Secretários-Executivos de Ministérios e demais ocupantes de cargos de natureza especial;
    Secretários de Estado dos Governos Estaduais;
    Prefeitos Municipais.
    b) do Poder Legislativo:
    Deputados Federais e Senadores;
    Ministros do Tribunal de Contas da União;
    Deputados Estaduais e Distritais;
    Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais;
    Presidentes das Câmaras Legislativas Municipais.
    c) do Poder Judiciário:
    Ministros dos Tribunais Superiores;
    Membros de Tribunais;
    Juízes;
    Auditores da Justiça Militar.

    Bons estudos.
  • Isso é questão de Português e não de Administração.
  • Lembrando que o vocativo 'Excelentíssimo Senhor' é usado só para cada um dos Chefes dos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) - Presidente da República, Presidente do Senado e Presidente do STF.

  • Desce daí Caio ...kkkk que viagem

  • Correto . Observação : não se emprega '' Vossa Excelência'' para vereadores , exceto se o mesmo for presidente da câmara legislativa municipal


ID
274900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a eventos em organizações
públicas ou privadas.

Em empresas de pequeno e de médio porte, é comum a organização de um evento ficar a cargo do secretário do setor que o esteja promovendo. Em empresas de grande porte, ainda que haja a contratação de pessoal externo para realizar o evento, é importante que o secretário participe ativamente de sua coordenação.

Alternativas
Comentários
  • item correto pela competência do secretário de correlacionar expediente da hierarquia superiora com eventos e fatos externos àquela atividade.

ID
274903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a eventos em organizações
públicas ou privadas.

As normas de cerimonial e protocolo orientam a forma de organização das atividades oficiais de um município, estado ou país, bem como as relações internacionais. Fazem parte dessas normas orientações acerca da composição oficial de uma mesa de autoridades, do uso adequado de bandeiras e da ordem de fala das pessoas presentes em eventos oficiais.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta sobre conceitos de protocolo esperado em atividades oficiaiais. A questão só peca na ordem das falas, que só possui protocolo quando presentes chefes de estado ou o chefe de um dos 3 poderes da república.

ID
274906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de comunicação empresarial, julgue os próximos itens.

Uma das grandes barreiras à comunicação interpessoal diz respeito aos aspectos semânticos da linguagem, ou seja, aos diferentes sentidos que as pessoas associam às palavras de outrem, o que pode causar desentendimentos decorrentes de interpretações equivocadas.

Alternativas
Comentários
  • Item corretíssimo.TIPOS DE BARREIRAS1. LIMITAÇÃO DA CAPACIDADE DO RECEPTORO receptor tem uma capacidade, capacidade essa relativa ao seu grau cultural, aos seus interesses e ao seu modo de ver o mundo. A expressão “perda da informação” sugere um déficit mecânico, como o vazamento de água por um cano. Churchill observou: “Quando há uma inundação não se modificam os hábitos do cano de quatro polegadas. Continua a transmitir o seu fluxo costumeiro, rejeitando prazenteiramente o resto”.2. DISTRAÇÃOSão todos os fatores extrínsecos que interferem na recepção da mensagem. É mais conhecido como os ruídos na fórmula E-c-M-d-R, onde E (emissor), c (código), M (mensagem), d (decodificação) e R (receptor).Fatores extrínsecos são aqueles que não se relacionam com o significado nem com a interpretação do tema.Podem ser: clarão ofuscante, um ribombo atroador, telefonema inesperado, conversa sobre o mesmo tema de que o receptor está tentando seguir.3. PRESUNÇÃO NÃO ENUNCIADAMuitas informações são perdidas porque o orador pressupõe que o receptor já saiba o significado do termo que lhe vai comunicar. Nesse caso, deve-se considerar a ignorância do receptor e não a sua predisposição.4. APRESENTAÇÃO CONFUSAA comunicação de assuntos, sem uma ordem lógica e coerente, dificulta a formação de imagens na cabeça do receptor. Não a tendo de imediato, começa a focar outras imagens, que nada têm a ver com o tema em questão. Nesse caso, o receptor opõe-se, tanto afetivamente quanto inconscientemente, ao teor da mensagem do emissor.5. REPRESENTAÇÃO MENTALO ouvinte não é uma estátua. Ao mesmo tempo em que ele recebe os dados, ele vai formando uma imagem afetiva do que está sendo comunicado. Observe quanto o carisma de um emissor consegue que sua mensagem seja recebida. Uma voz melodiosa, como a dos radialistas, também chama a atenção do ouvinte. Por outro lado, pense naquela pessoa que tem fama de faladora. Mal começa a falar, o seu discurso parece que não tem mais fim.6. CREDIBILIDADEComo algumas pessoas contam com mais credibilidade que as outras, temos a tendência de acreditar nessas pessoas e descontar a informações recebidas de outros. A autoridade e o status têm um peso muito grande.7. DISTÂNCIA FÍSICAResultados de pesquisas têm sugerido que a probabilidade de duas pessoas se comunicarem decresce proporcionalmente ao quadrado da distância entre elas. 8. DEFENSIDADEQuando os ouvintes têm um conceito já formado de algum orador, eles acabam se colocando na defensiva, impedindo que os seus ouvidos participem da comunicação interpessoal. B) COMO MINIMIZAR AS BARREIRAS * Usar linguagem apropriada e direta * Fornecer informações claras e completas * Usar canais múltiplos para estimular os vários sentidos do receptor (visão, audição etc.) * Comunicação face a face. Observe que os políticos, em época de eleição, falam da campanha corpo a corpo. * Escuta ativa. Não permitamos que os oradores falem para nós. Participemos ativamente da comunicação. * Empatia. Colocar-se na posição ou situação da outra pessoa, num esforço de entendê-la.
  • GABARITO: CERTO

    Perfeito. Uma das principais barreiras no processo de comunicação é a linguagem utilizada. Se a linguagem não é de domínio dos dois lados (emissor e receptor), a comunicação será muito difícil e sujeita a erros de entendimento. O gabarito é questão correta.
  • Isso se chama RUÍDO

  • Perfeito. Uma das principais barreiras no processo de comunicação é a linguagem utilizada. Se a linguagem não é de domínio dos dois lados (emissor e receptor), a comunicação será muito difícil e sujeita a erros de entendimento. O gabarito é questão CORRETA.



    Fonte: Adm. Geral para concursos 2a ed. Rodrigo Rennó, p.247.

    Bons Estudos!!!^^
  • Barreiras à Comunicação

    1. Barreiras mecânicas ou físicas = Aparelho de transmissão, como o barulho, ambiente e equipamentos inadequados. A comunicação é bloqueada por fatores físicos.

    2. Barreiras fisiológicas = Dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.

    3. Barreiras semânticas = São as que decorrem do uso inadequado de linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.

    4. Barreiras psicológicas = São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.

    5. Barreiras pessoais = As pessoas podem facilitar ou dificultar a comunicação. Tudo dependerá da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores etc.

    6. Barreiras administrativas/burocráticas = Decorrem das formas como as organizações atuam e processam as informações.

    Além das barreiras acima o processo de comunicação pode sofrer com outras barreiras organizacionais, interpessoais ou individuais que afetam sua eficácia. São elas:

    a) Filtragem. É a manipulação da informação pelo emissor, para que seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.

    b) Percepção seletiva. Ocorre quando emissor, receptor, ou ambos veem e escutam seletivamente com base em suas próprias necessidades, motivações, interesses e experiências.

    c) Sobrecarga de informação. Ocorre quando o volume ou quantidade de informação ultrapassa os limites de processamento do destinatário, ocasionando perda de informação ou distorção do conteúdo.

    d) Distorção. Ocorre quando a mensagem sofre alteração, deturpação ou modificação, alterando seu conteúdo original.

    e) Omissão. Ocorre quando aspectos importantes da comunicação cortados ou cancelados, seja pela fonte ou pelo destinatário, ocasionando que o conteúdo da comunicação perca substância.

    As barreiras podem ocorrer simultaneamente ocasionando que a mensagem seja filtrada, bloqueada ou distorcida.

    Fonte: Prof. Heron Lemos  - Apostila de Administração – Tiradentes Online

  • As barreiras semânticas decorrem de tipos de vocabulário e linguagem, gestos e sinais que podem assumir diferentes significados a depender do contexto. Questão correta!

    Gabarito: CERTO


ID
274909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de comunicação empresarial, julgue os próximos itens.

Para que haja adequado posicionamento da marca de uma empresa, é necessário que, ao se adotar uma estratégia de comunicação, sejam considerados tanto o público interno, formado pelos funcionários e administradores, quanto o externo, composto de clientes, parceiros comerciais, acionistas, entre outros participantes.

Alternativas
Comentários
  • A marca de uma empresa é um símbolo significativo na cultura organizacional (cliente interno) quanto na fixação de serviços e produtos através do marketing (cliente externo). Item correto.
  • Mas peraí, acionistas não são público externo, são interno.

    Stakeholders internos são as pessoas mais próximas da organização, como os acionistas, os gerentes e os trabalhadores. Os acionistas são os donos da organização e sua contribuição é o investimento em suas ações pela perspectiva de retorno. Os gerentes são os responsáveis pelos negócios da organização, coordenando os recursos e assegurando o alcance dos objetivos. Os trabalhadores são todos os outros empregados que possuem obrigações e responsabilidades.

     

    Stakeholders externos são pessoas que possuem algum interesse na organização, como clientes, fornecedores, governo, comunidades locais e público em geral.

    http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1571




     

  • Com administração tem que ter a cabeça muito aberta. 

    Já vi falando que acionista ´é de público externo, interno e misto, na questão vai depender do contexto. No caso dá a entender que o público interno corresponde ao dia a dia das operações, logo colocou os acionistas como público externo.
  • Stakeholder


  • A construção do posicionamento da marca da empresa passa por três etapas básicas: a) determinar a estrutura de referência (marcas com as quais a empresa compete); b) identificar as associações ideais com a marca no que diz respeito aos pontos de paridade (atributos em que a empresa igual a oferta do concorrente) e de diferença (atributos em que a empresa supera a oferta do concorrente) com base nessa estrutura de referência; c) criar um mantra (frases curtas, composta de três a cinco palavras, que capturam de modo irrefutável a essência do seu posicionamento).. 

    Essas etapas são feitas para a empresa progressivamente se distinguir dos seus concorrentes. A utilização e massificação de um mantra é feita justamente para todos os envolvidos (interno e externos) terem na “ponta da língua” o posicionamento da marca. 

    O mantra da Nike, por exemplo, é “autêntico desempenho atlético”. A partir dessas três palavras, conseguimos ter a essência do posicionamento da marca (autenticidade, o que significa construir designs próprios, evitar replicações de outras empresas; desempenho atlético, o que significa comprometimento com o desenvolvimento de produtos que geram performance superiores).

    Do exposto, percebemos que o enunciado está em consonância com as estratégias para estabelecimento de posicionamento. Portanto, gabarito é correto.

    Gabarito: Certo


ID
274912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de comunicação empresarial, julgue os próximos itens.

Em uma empresa, estabelece-se entre pessoas de mesmo nível hierárquico a comunicação horizontal, considerada prejudicial ao bom funcionamento das atividades organizacionais, que devem ser pautadas pela competição entre departamentos.

Alternativas
Comentários
  • Muita informação precisa ser partilhada entre pessoas do mesmo nível hierárquico. Essa comunicação horizontal pode ocorrer entre pessoas da mesma equipe de trabalho. Outro tipo de comunicação importante deve ocorrer entre pessoas de departamentos diferentes. Por exemplo, um agente de compras discute um problema com um engenheiro de produção, ou uma força-tarefa de chefes de departamento se reúne para discutir uma preocupação particular.

    Especialmente em ambientes complexos, nos quais as decisões de uma unidade afetam a outra, a informação deve ser partilhada horizontalmente.


    Este tipo de comunicação NÃO é prejudicial a organização como visto no conceito, e sim, necessária.

    até mais
  • ERRADO

    Quanto ao fluxo horizontal ou lateral, Kunsch explica que se trata da comunicação que ocorre no mesmo nível.
    Isso significa dizer que flui “entre os pares e as 
    pessoas situadas em posições hierárquicas semelhantes.

    A comunicação se processa 
    entre departamentos, seções, serviços, unidades de negócios, etc.” (KUNSCH,
    2003, p. 85). A autora alerta para a idéia de que, se bem-encaminhado, esse fluxo de comunicação pode oferecer condições favoráveis para a otimização de recursos e de desempenho.

    Hall (1984) explica que grande parte das comunicações nas organizações se desenvolve nessa direção, e essa se intensifica à medida que o nível hierárquico baixa, pois é onde se concentra um número maior de funcionários.
  • GABARITO: ERRADO

    Me pergunto como fazem uma questão dessas para um cargo de nível superior.....

    A questão está errada. O problema é que a comunicação lateral ou horizontal não é prejudicial, muito pelo contrário. Ela é fundamental para que as diversas áreas envolvidas nos processos de trabalho troquem informações e coordenem seus trabalhos.

    Sem este tipo de comunicação, o fluxo de informação fica lento e engessado, pois cada trabalhador terá de enviar uma solicitação para que seu chefe encaminhe sua comunicação ao chefe de outro setor, que enviará para seu subordinado etc. Desta forma, o gabarito da banca é mesmo questão errada.
  • Errado.

    "Fluxos de comunicação (descendente e ascendente) são os mais comuns em organizações verticalizadas e hierarquizadas. Entretanto, atualmente os FLUXOS HORIZONTAIS são cada vez MAIS IMPORTANTES.
    A comunicação lateral (ou horizontal) é o fluxo de informações entre colegas de trabalho e setores de uma empresa. Uma comunicação lateral acontece quando pedimos ajuda a um colega de trabalho ou quando dois departamentos precisam coordenar uma tarefa."Fonte: Administração Geral para concursos / Rodrigo Rennó
  • ✿ Fluxos de Comunicação ✿

    A transmissão de uma mensagem é executada através de processos, assim esta é composta por vários tipos de como deve e pode ser transmitida, são os chamados fluxos de comunicação, estes fluxos são a classificação de como a informação está sendo passada, e como o receptor recebe a mensagem. Deste modo, segundo Matos (2014), temos cinco fluxos que constituem as maneiras e formas que a comunicação pode ser transmitida dentro das organizações:

    ▪ Descendente: São as mensagens e informações que saem do topo decisório e descem até as bases. É o tipo de comunicação vertical, isto é, de cima para baixo em direção descendente. É a comunicação oficial (falada, impressa ou eletrônica) que transmite normas, procedimentos, atribuições, politicas instruções, estratégias e planos, objetivo e metas, praticas organizacionais, notícias institucionais, enfim, é a comunicação que emana dos cargos diretivos e gerenciais, voltada para o corpo funcional da organização.

    ▪ Ascendente: É a comunicação que se processa das bases de direção aos níveis mais elevados da hierarquia organizacional. Podem ser opiniões, criticas, elogios ou reclamações dos colaboradores, expressadas por meio de reuniões e conversações formais e informais das lideranças com suas equipes, por meio de caixas de sugestões ou pesquisa de clima organizacional.

    ▪ Horizontal (Lateral): É a comunicação realizada entre colegas de trabalho de um mesmo nível hierárquico. Quando a comunicação se dá entre os membros de um mesmo grupo ou de grupos do mesmo nível, entre executivos do mesmo nível ou entre quaisquer pessoas que estão em um nível horizontal equivalente dentro da organização. A comunicação é intra ou enter (departamental).

    ▪ Transversal (Diagonal): Nas organizações mais modernas (descentralizadas e flexíveis), nas quais a gestão é mais participativa e integrada, as pessoas interagem mais, o que permite o fluxo de comunicações entre diferentes níveis hierárquicos e também perpassando fronteiras setoriais (entre diferentes seções ou departamentos). Percebe-se uma mistura dos efeitos citados para a comunicação vertical e horizontal.

    ▪ Circular: Esse fluxo de comunicação é mais presente na organização de pequeno porte é extremamente informal, onde as informações circulam indistintamente entre todos os níveis de sua estrutura funcional.

    ➥ Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração 


ID
274915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a contabilidade.

A finalidade da contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrativo, devendo o administrador apoiar-se nos dados por meio dela obtidos para tomar decisões que envolvam bens, direitos e obrigações da empresa, bem como para apurar os resultados positivos (lucros) ou negativos (prejuízos).

Alternativas
Comentários
  • A contabilidade é a ciência que estuda, registra e controla todos os fatos contábeis que venham alterar a situação econômica e financeira do patrimônio das empresas sob o aspecto estático e dinâmico. No I Congresso Brasileiro de Contabilistas – RJ em 1924 definiu-se contabilidade como sendo A ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos à administração econômica.
    Finalidade
    Internamente, a contabilidade auxilia no processo de tomada de decisões pela administração através de um fluxo contínuo de informações sobre os mais variados aspectos de gestão econômico-financeira da empresa. De modo geral, essas informações são geradas pelo que se convencionou chamar de contabilidade gerencial. 
    Externamente, os maiores interessados são investidores, credores e governo. Para os investidores,os relatórios contábeis mostram a situação econômico-financeira da empresa.
  • A finalidade da Contabilidade é controlar todos os eventos ocorridos no patrimônio das entidades econômico-administrativas. Esse controle deverá ser efetuado por meio de registros, análises e interpretações dos evetnos ocorridos no patrimônio, tendo o objetivo de fornecer informações e orientações necessárias e suficientes à tomada de decisão por parte de seus administradores. As orientações e informações ora citadas promovem maior eficiência na gestão econômica e financeira da entidade, assim como no controle dos bens patrimoniais (gestão patrimonial).

    O aspecto econômico da entidade diz respeito à apuração de resultado (lucro ou prejuízo); já o aspecto financeiro da entidade foca o fluxo de caixa, ou seja, a entrada e saída de dinheiro.




    Fonte: Introdução à Contabilidade para Concursos Públicos (Justino Oliveira).
  • A finalidade da contabilidade não é fornecer informações?

    Se alguém puder ajudar, não entendi essa questão...

  • Concordo com você Kátia. Sempre imaginei que a finalidade fosse fornecer informações aos usuários.
  • Pois é Kátia, se assim como eu, você também estuda pelo livro do Ricardo J. Ferreira, deve ter lido que a finalidade da Contabilidade é:
    "A Contabilidade é mantida com a finalidade de fornecer informações sobre o patrimônio de uma determinada pessoa. Essas informações são destinadas às pessoas interessadas no patrimônio."
    Por isso que realizar exercícios da banca é essencial, tem que saber a posição que ela (a banca) tem sobre o assunto.
  • Carríssimos colegas, o conceito apresentado pela banca está correto. A questão é que ela adotou a doutrina do respeitado Hilário Franco, que fala da finalidade da contabilidade como a de assegurar o controle do patrimônio administrativo. O problema é que o CESPE misturou a finalidade com outros objetivos da contabilidade, como o de fornecer dados para tomada de decisão (envolvendo bens direitos e obrigações) e também apurar resultado (lucro ou prejuízo).
    Quanto ao questionamento de que a finalidade da contabilidade é fornecer informações para o usuário, isso também está correto, pois é consenso na doutrina contábil.
    Caso ainda tenham dúdida estarei a disposição. Espero ter ajudado.




  • Queridos amigos, segundo o livro de Osni Moura Ribeiro o objetivo(finalidade) da contabilidade é o estudo e o controle do patrimônio e suas variações visando ao fornecimento de informações que sejam úteis para a tomada de decisões econômicas.

  • A finalidade da contabilidade é registrar, controlar e demonstrar os fatos que afetam o patrimônio, objetivando fornecer informações sobre a composição e variações patrimoniais, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. 
  • Pessoal,por favor coloque a fonte de sua pesquisa.
  • Essa questão teve recurso, porém o CESPE não aceitou, deixando-a então de forma CERTA.


    66. A finalidade da contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrativo, 
    devendo o administrador apoiar-se nos dados por meio dela obtidos para tomar decisões 
    que envolvam bens, direitos e obrigações da empresa, bem como para apurar os 
    resultados positivos (lucros) ou negativos (prejuízos). 

    GABARITO PRELIMINAR: CERTO 

    RECURSO 

    Solicito a alteração do gabarito da questão 66, em razão de afirmar que a finalidade da 
    contabilidade é “assegurar o controle do patrimônio administrativo”. O termo 
    “patrimônio administrativo” não expressa o conceito de patrimônio administrado para 
    uma finalidade (azienda), o qual se constitui no objeto de estudo da contabilidade. 
    A suportar nossa argumentação trazemos as definições de dois renomados autores sobre 
    o tema: 
    “A contabilidade é mantida com a finalidade de fornecer às pessoas interessadas 
    informações sobre um patrimônio determinado” (Ricardo Ferreira, Contabilidade 
    Básica pág. 2). 
    “O campo de aplicação da Contabilidade se estende a todas as entidades que possuam 
    patrimônio, sejam físicas ou jurídicas, de fins lucrativos ou não. Tais entidades são 
    unidades econômico-administrativas, cujos objetivos podem ser sociais e/ou 
    econômicos.” (Ed Luiz Ferrari, Contabilidade Geral, pág. 2) 
    Portanto, diante das definições apresentadas pelos autores supramencionados, verificase que a Contabilidade tem por finalidade controlar o patrimônio de uma entidade. O 
    termo “patrimônio administrativo” restringe ou mesmo distorce o conceito de 
    patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade). 
    Ante o exposto, solicito a alteração do gabarito da questão 66 de certo para errado.

    Recurso da GRAN CURSOS.


    Resumindo, apenas o CESPE considera essa questão CERTA, nem se quer os autores mais renomados foram levados em consideração :D
    ___ * ______

    E também, em aula o professor explicou a finalidade... : 

    Sua finalidade primordial é acompanhar o desenvolvimento do
    patrimônio de uma determinada entidade, gerando informações úteis para fins
    de decisão por parte dos diversos usuários acerca de todos os atos e fatos que
    possam influenciá-lo, direta ou indiretamente.

    Professor Jaildo.


    Porém o CESPE, considerou como certa.
  • O OBJETO : o patrimonio das entidades; OBJETIVO : o controle desse patrimonio ;  FINALIDADE : de fornecer informações aos seus usários !!!!
  • Pois é TEOFILO PEREIRA, vc respondeu pra Katia q éimportante estudar pela banca, vou fz BACEN e a banca é o CESPE e meus profs. Colocaram na apostila varias questoes do CESPE dando como correto  finalidade como fornecer informacoes...rs 
  • Podemos ver o conceito de fornecer informações sob dois pontos.

    1º ponto - Objetivo da Contabilidade: 

    Sobre a ótica do pronunciamento nº4 do APB ( Accountig Principles Board) "Fornecer informação financeira confiável sobre os recursos econômicos e as obrigações de uma empresa". - Hendriksen e Van Breda (1999, p.93)

    Aqui, segundo os autores, essas informações se ligam à ideia de reconhecimento/classificação, mensuração e evidenciação observados no estudo de pesquisa em Contabilidade nº1.

    Ou seja, fornece informações que envolvam o que a empresa gastou de investimento, o quanto vale esse investimento para a empresa e o que ela pretende fazer com o tal investimento. 

    Ex.: Compra de uma máquina para produção de determinado produto, venda de um serviço.

    Essas informações estão voltadas ao usuários externos envolvidos em decisões de investimento e de crédito.

    2º ponto - Finalidade da Contabilidade:

    Prover os usuários de Demonstrações Financeiras com informações que os ajudarão a tomar decisões.

    Aqui, já observamos as informações relativadas à "saúde" da empresa, aos números propriamente ditos.

    Ex.: Posição patrimonial e financeira, o resultado do período.

    Portanto, essas informações fornecidas que abrangem o conceito de "Finalidade da Contabilidade" tem o intuito de assegurar o controle do patrimônio administrativo fazendo com que o usuário das Demonstrações Financeiras (No caso o Administrador) se apoie nos dados por meio delas obtidos e tome as decisões que envolvam os bens, direitos e obrigações da empresa.

  • "devendo o administrador apoiar-se nos dados por meio dela obtidos para (...) apurar os resultados positivos (lucros) ou negativos (prejuízos)."

    É o administrador quem apura? Pensei que a apuração fosse tarefa do contabilista...

  • CERTA

    A Banca pode ter considerado a palavra "finalidade" como sinônimo de "função" da Contabilidade, pois segundo Ricardo J. Ferreira, no livro Contabilidade Básica, 8ª edição, pág. 03, as funções da Contabilidade são: 1) controlar o patrimônio (função administrativa) e 2) apurar o lucro ou prejuízo (função econômica).

  • A Banca examinadora nesse caso utilizou de recurso para nos confundir. Mesclou os conceitos de "Finalidade" e "Função", que  possuem conceitos diferentes para os Doutrinadores. A Finalidade da Contabilidade é fornecer informações às pessoa ou entidades interessadas sobre situações patrimoniais e econômicas da entidade. As Funções se dividem: em Administrativas que visa controlar o Patrimônio tanto sob o aspecto estático quanto o dinâmico. E Econômica que visa apurar o resultado, ou seja lucro ou prejuízo. Realmente o Administrador é um usuário da contabilidade quando usa dessa ferramenta para tomar suas decisões a questão está de acordo com a finalidade pois trata-se de uma pessoa interessada que está sendo servido por essas informações. O examinador de forma muito inteligente, para nos confundir, utilizou da função para explicar a finalidade. 

    gabarito: "correta"

         

  • Tipica questão que embaralha a mente do candidato MAIS bem preparado. Acertei sem.saber a distinção entre os conceitos de FINALIDADE e OBJETIVO da contabilidade. Conceitos bem próximos.
  • Questão certa. Errei a questão por causa do termo “assegurar o controle” – achei a expressão muito taxativa, tendo em vista que é praticamente impossível assegurar o controle, mas sim, reduzir os riscos que podem levar ao descontrole - conceito muito utilizado em auditoria. Essa minha mistura de matérias é que me levou ao erro.

     

    A Vunesp também já utilizou esse termo na questão Q543256, onde diz: A finalidade da contabilidade é “assegurar” o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como o resultado das atividades econômicas desenvolvidas.

     

    Confere lá.

     

  • Segundo o livro Contabilidade Esquematizado: 

    Fornecer informações aos usuários para tomada de decisões no processo de controle e planejamento.

  • CERTO

     

    Outra questão CESPE ajuda a responder: 

     

    Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Secretário Executivo

     

    A contabilidade assegura o controle do patrimônio de uma entidade, fornecendo a seus administradores informações e orientações necessárias à ação administrativa. CERTO

  • GABARITO CORRETO.

     

     

    A finalidade da Contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações
    patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.

  • A questão aborda as funções (Administrativa e economica) da contabilidade, não a sua finalidade ou objetivo.

  • Dados = Informações.

    Finalidade da contabilidade é fornecer informações 

  • CERTO

    NADA A DECLARAR.

  • devendo o administrador apoiar-se? E se ele não quiser?

  • A finalidade da contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrativo, devendo o administrador apoiar-se nos dados por meio dela obtidos para tomar decisões que envolvam bens, direitos e obrigações da empresa, bem como para apurar os resultados positivos (lucros) ou negativos (prejuízos).


    CPC00

    OB09: A administração da entidade que reporta a informação está também interessada em informação contábil-financeira sobre a entidade. Contudo, a administração não precisa apoiar-se em relatórios contábil-financeiros de propósito geral uma vez que é capaz de obter a informação contábil-financeira de que precisa internamente



    Tenso

  • GAB: CERTO

    Fonte: Gilmar Possati - Estratégia

    Basicamente a Contabilidade possui a finalidade de controlar o patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins. Assim, a Contabilidade por meio do controle do patrimônio fornece informações úteis para a tomada de decisão.

  • Conhecendo a dona Cespe, mais vale deixar em branco.. Fod$

  • A finalidade da contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrativo, devendo o administrador apoiar-se nos dados por meio dela obtidos para tomar decisões que envolvam bens, direitos e obrigações da empresa, bem como para apurar os resultados positivos (lucros) ou negativos (prejuízos).

    CESPE USA A PALAVRA "ASSEGURAR"

    Finalidade da Contabilidade- Objetivo: 

    Controlar o Patrimônio. 

    Fornecer informações úteis ao usuário. 

    Subsidiar a tomada de decisão. 

  • Gabarito CERTO!

    Objetivo (ou Finalidade) da Contabilidade

    --> Gerar Informações para auxiliar as tomadas de decisões.

    ex.: Logicamente, o contador no exemplo de empréstimo que a empresa faria a um banco. O contador dará as informações sobre os bancos com as taxas mais baixas, vantagens, desvantagens e etc., mas somente a Empresa que irá decidir a tomada de decisão.

    A finalidade da contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrativo, devendo o administrador apoiar-se nos dados por meio dela obtidos para tomar decisões que envolvam bens, direitos e obrigações da empresa, bem como para apurar os resultados positivos (lucros) ou negativos (prejuízos).

  • CERTO

    A Contabilidade possui a finalidade de controlar o patrimônio administrado

    e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais,

    bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas

    pela entidade para alcançar seus fins.

    Dessa forma, a Contabilidade por meio do controle do patrimônio fornece informações úteis para a tomada de decisão.

  • A finalidade da Contabilidade é o CONTROLE DO PATRIMÔNIO.

  • Esse “patrimônio administrativo”  me quebrou tbm...

  • ERREI AO ANALISAR O DEVENDO COMO UMA OBRIGATORIEDADE POR PARTE DO ADMINISTRADOR EM SE DIRECIONAR NOS RELATÓRIOS PASSADOS,ACREDITEI QUE DEVERIA SER PODENDO.

  • Basicamente a Contabilidade possui a finalidade de controlar o patrimônio administrado e

    fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o

    resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins. Assim,

    a Contabilidade por meio do controle do patrimônio fornece informações úteis para a tomada de

    decisão.

  • A finalidade da contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrativo [função administrativa],

    devendo o ADMINISTRADOR apoiar-se nos dados por meio dela obtidos

    (1) para tomar decisões que envolvam bens, direitos e obrigações da empresa,

    (2) bem como para apurar os resultados positivos (lucros) ou negativos (prejuízos). [função econômica]

    da forma como foi escrita a questão, o administrador é que se utiliza da contabilidade para tomar decisões (o que é certo) e para apurar o resultado (o que é errado).

    é a contabilidade que apura os resultados (rédito).

    questão ERRADA.

  • Finalidade = Objetivo

  • GOTE-DF

    Contabilidade

    Conceito: É a ciência social que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica.

    Objeto: Patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) - Aspectos quantitativos (valoração) e qualitativos (classificação).

    Objeto: patrimônio, conjunto de bens, direitos e obrigações de uma determinada entidade.

    Qualitativos: o patrimônio representa os valores monetários do bem, direito ou obrigação;

    Quantitativos: o patrimônio é entendido como a natureza dos elementos que o compõe, como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moedas, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias.

    Objeto – Patrimônio.

    Objetivo – Fornecer informações.

    Finalidade – Controlar o patrimônio.

    Campo de aplicação – Qualquer pessoa.

    Princípio básico – Partidas dobradas.

    Técnicas – escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e análise das demonstrações.

    DIANTE DISSO , GAB CERTO .

    NÃO DESISTA !!!

  • Certo. A questão exigiu o conhecimento da finalidade da contabilidade como o controle sobre a dados gerados internamente. Estes dados servirão de base para as informações que serão fornecidas para a tomada de decisão dos usuários internos e externos. O administrador é um usuário interno.

    Fonte: Prof. Claudio Zorzo

  • mas está correto afirmar que o administrador deve apoiar-se nos dados por meio dela obtidos para tomar decisões que envolvam bens, direitos e obrigações da empresa? nao seria uma opção do administrador acatar ou nao? pra mim estaria errado por conta dessa parte

  • Objetivo / Finalidade:

    a)Controlar o patrimônio administrado;

    b) Fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.

  • Minha contribuição.

    Contabilidade

    Basicamente a Contabilidade possui a finalidade de controlar o patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins. Assim, a Contabilidade por meio do controle do patrimônio fornece informações úteis para a tomada de decisão.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • achei que a parte "devendo o administrador apoiar-se" estaria errada, pois nem sempre ele faz o que é auxiliado, ou seja, ele não Deve, mas sim pode .

  • Essa já é a terceira questão que escorrego na diferença entre objetivo e finalidade. Estou percebendo que pra CESPE, objetivo = finalidade.

    Caso eu esteja equivocado, corrijam-me, por favor. :)

  • Finalidade/objetivo:

    ‣ Controlar o patrimônio.

    ‣ Fornecer informações úteis

    ‣ Subsidiar a tomada de decisão.

  • A principal finalidade da contabilidade é prover informações para auxiliar a tomada de decisões.

  • Certo.

    O objetivo da contabilidade é fornecer informações aos usuários internos e externos de forma que permita o planejamento, o controle e a tomada de decisão.

    Objetivo = fornecer informações

    Finalidade = permitir o controle, planejamento e tomada de decisão.

    O controle patrimonial, bem como a apuração do resultado do exercício são ações oriundas da finalidade da contabilidade.

    Para o cespe: objetivo=finalidade (mescla os conceitos).

  • BIZUUU:

    • A informação apresentada é de maneira geral, ou seja, para qualquer um. Ela não é direcionada para pessoas específicas. Se a banca direcionar para pessoas específicas, tende a estar errado.

    OBJETIVO/FINALIDADE = são SINÔNIMOS para o CESPE.

    ↳ controle do patrimônio

    ↳ fornecer informações para tomada de decisão.

    (CESPE - Q120113) - A principal finalidade da contabilidade é prover informações para auxiliar a tomada de decisões. CERTO.

    GAB.: CERTO.

  • Errei por procurar pelo em ovo

    A questão basicamente descreveu as 2 funções da contabilidade

    Função Administrativa : Controle do patrimônio da entidade

    Função Econômica : Apuração do resultado

  • Sem sentido!

    O verbo "dever" induz ao raciocínio de obrigatoriedade.

    O administrador não é obrigado a seguir os relatórios financeiros. Questão meia boca!

  • Errei por achar que a finalidade era diferente do objetivo.

    E que o objetivo é controlar o patrimônio e a finalidade é fornecer informações.

  • A Contabilidade possui a finalidade de controlar o patrimônio administrado e fornecer

    informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das

    atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins. Assim, a Contabilidade

    por meio do controle do patrimônio fornece informações úteis para a tomada de decisão.

    Gabarito: Certo

  • Acertem o ALVO!

    A finalidade da contabilidade visa controlar o patrimônio, fornecendo informações sobre a composição e as variações patrimoniais, assim como os resultado das atividades econômicas.

    Portanto, fornece informações úteis para a tomada de decisão

    @alvocivil

  • Contabilidade possui a finalidade de controlar o patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.

    A Contabilidade por meio do controle do patrimônio fornece informações úteis para a tomada de decisão.

  • A Contabilidade possui a finalidade de controlar o patrimônio administrado e fornecer

    informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das

    atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins. Assim, a Contabilidade

    por meio do controle do patrimônio fornece informações úteis para a tomada de decisão.

    Gabarito: Certo

    fonte: meu caderno


ID
274918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a contabilidade.

As demonstrações financeiras, ou contábeis, apresentam a situação da empresa em determinado período de tempo.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Esquema para memorizar.

    DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS OU CONTÁBEIS
    BP = 
    DLPA =
    DRE = 
    DFC = Financeira R$ LUCROU ou Prejuízo: qualquer tempo
    Companhia Aberta = DVA
  • (C)

    As demonstrações contábeis são documentos que uma empresa elabora e divulga, com o objetivo de representar seu fluxo contábil e financeiro em um certo período.

    A divulgação destes demonstrativos é obrigatória segundo a lei 6404/76 para empresas de sociedade por ações, apresentadas ao público que tenham interesse, como os acionistas ou sócios.


ID
274921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a contabilidade.

Balanço patrimonial, demonstração das origens e aplicações de recursos e livros contábeis constituem exemplos de demonstrações financeiras.

Alternativas
Comentários
  • Demonstrações financeiras:
    1) Balanço patrimonial
    2) Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
    3) Demonstração dos Fluxos de Caixa (obrigatória para as companhias fechadas cujo PL ultrapasse 2 milhões e para todas as companhias abertas); A DFC substituiu a antiga Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR)
    4) Demonstração do Valor Adicionado (DVA) (Obrigatória somente para as companhias abertas)
    5) Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (exigida por lei; a CVM, no entanto, exige a elaboração da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, que é mais analítica) 

    Os livros contábeis não são exemplos de demonstrações financeiras
  • Os livros contábeis são registros de fatos. Exemplo: Livro Diário: O Livro Diário registra todos os fatos que afetam o patrimônio, em ordem cronológica de dia, mês e ano, podendo contar com livros auxiliares para registrar operações específicas ou a movimentação de determinadas contas; Livro Razão:O Livro Razão registra, também, todos os fatos, só que dando ênfase às contas que compõem o patrimônio. É esse livro que permite conhecer a movimentação de débito e crédito de cada elemento que compõe o patrimônio da empresa. Acho que é isso.
  • Errado.

    Esquema para memorizar.

                  RAZONETE
            FT = Fato Contábil
             E =  Escrituração
            LD = Livro Diário
            D/C = Détibo e Crédito
              R = Razonete

    Demonstrações Finaceiras ou Contábeis
                        BP - B/D/O
                        DLPA - Movimentação PL
                        DRE - D/C/R - LB/LO/LLE
                        DFC - FINANCEIRA R$ Lucro ou Prejuízo
                      COMPAN. ABERT - DVA Riqueza Produzida e Distribuída

    Livros Contábeis não consta na demonstração financeira ou Contábeis
  • ERRADO.

    Lei 6.404/76 Artigo 76:

    Ao final de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

    I-    balanço patrimonial;
    II-   demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
    III-  demonstração do resultado do exercício; e
    IV- demonstração dos fluxos de caixa;e
    V-  se companhia aberta, demonstração do valor adicionado
  • Considerando as inúmeras e importantes alterações na legislação relativa às demonstrações contábeis, sugiro que todas as questões anteriores a 2.010, inerentes ao referido assunto,  sejam excluídas do acervo de consultas, evitando que os usuários sejam levados a erros. O comentário não se restringe a essa questão, obviamente.

    Parabéns pelo trabalho, extremamente útil.

    Atenciosamente.

    Prof. Alvísio Greco (professor de Contabilidade Geral, coautor do livro Contabilidade - Teoria e Prática Básicas - Ed. Saraiva, proprietário de curso preparatório p/concursos públicos em Porto Alegre, recentemente negociado, muito próximo da aposentadoria semiplena, já que plena não existe.


     

  • Lei 6.404/67
    Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

            I - balanço patrimonial;

            II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

            III - demonstração do resultado do exercício; e

            IV – demonstração dos fluxos de caixa; e

    demonstração das origens e aplicações de recursos e livros contábeis  não são demonstrações financeiras.

    Gan: Errado

            V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado.

  • DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS:

    DEMONSTRAÇÃO DE QUALQUER COISA

    +

    BALANÇO PATRIMONIAL

  • ERRADO

    Lei 6404/76-> BP+ DRE+ DLPA +DVA + DFC + NE

    CPC 26-> BP+DRE+DMPL+DRA+DFC+DVA+ NE

    DVA= aberta

    DFC= aberta, fechada = PL > 2 milhões

    NE= notas explicativas

  • Quanto, mais simples é a pergunta, mais difícil de responder. kkkkk


ID
274924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca de direito administrativo, julgue os itens subsecutivos.

O controle interno da administração pública é realizado pelo Poder Judiciário, com o apoio do Poder Legislativo; o controle externo está a cargo da Controladoria Geral da República.

Alternativas
Comentários
  • O controle interno da administração pública é realizado pelo Poder Judiciário


    Controle realizado pelo PJ é externo !
  • ERRADO.

    CF

    Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

    CONTROLE INTERNO => EXERCIDO POR CADA PODER
    CONTROLE EXTERNO => EXERCIDO PELO CONGRESSO NACIONAL, COM O AUXÍLIO DO TCU
  • Essa questão é um verdadeiro X-Salada!!!
  • Questão errada

     
    O controle interno é aquele exercido dentro de um mesmo Poder, automaticamente ou por meio de órgãos integrantes de sua própria estrutura.
     
    Já o controle externo é aquele exercido por um Poder sobre os atos administrativos praticados por outro Poder.
  • "O controle da Administração Pública envolve o conjunto de mecanismos que permitem a vigilância, a orientação e a correção da atuação administrativa quando ela se distancia das regras e dos princípios do ordenamento jurídico. Compreende o controle externo, efetivado, via de regra, por outros Poderes, seja ele o Legislativo, que tem a atribuição típica de fiscalizar, o Executivo, nos casos e limites permitidos pelas normas constitucionais, seja o Judiciário, que não pode se furtar de julgar casos de violação ou ameaça de lesão a direito, e o controle interno, que pode ser feito de ofício pelo poder de autotutela administrativa, que se relaciona com a fiscalização e a revisão dos próprios atos, ou de forma provocada, por meio de petições ou recursos dos administrados em geral."(Irene Patricia Nohara - Série Leituras Jurídicas - Direito Administrativo - pg. 209). 
  • Vejamos:
    O controle da Administração Pública é interno e externo. O controle interno é o realizado pelo próprio órgão controlado. Já o controle externo (REGRA GERAL=EXERCIDO PELO CONGRESSO NACIONAL, COM O AUXÍLIO DO TCU) realiza-se de diversas formas: controle parlamentar direto (diretamente pelo Poder Legislativo), Controle parlamentar indireto (pelo Poder Legislativo com o auxílio do Tribunal de Contas), Controle Jurisdicional (pelo Poder Judiciário) e direta e privativamente pela Corte de Contas. 
    O Tribunal de Contas tem como incumbência precípua executar, em conjunto com o Poder Legislativo, a fiscalização financeira e orçamentária da aplicação dos recursos da Administração Pública, com supedâneo nos artigos 70 a 75, da Constituição Federal do Brasil.
    Portanto, a resposta é "ERRADO", pelos fundamentos apresentados.


  • Sucesso a todos!!!
  • Consoante Celso Antônio Bandeira de Mello: "o controle interno é aquele exercido pelos órgãos da Administração, como integrantes do aparelho do próprio poder, enquanto que o controle externo é aquele exercido por órgãos alheios à Administração".
  •  Controle interno: é aquele que é exercido pela entidade ou órgão que é o responsável pela atividade controlada, no âmbito de sua própria estrutura. Por exemplo, o controle  que as chefias exercem nos atos de seus subordinados dentro de um órgão público é considerado um controle interno. 

    Controle externo:  ocorre quando outro Poder exerce controle sobre os atos administrativos praticados por outro Poder.


  • É SÓ TROCAR EXTERNO POR INTERNO, E INTERNO POR EXTERNO.



    GABARITO ERRADO
  • CONTROLE INTERNO: Controle realizado pelos órgãos sobre os próprios órgãos da administração pública direta ou entidades da administração indireta. Controle que um órgão exerce sobre ele mesmo.

    CONTROLE EXTERNO: Controle que um Poder exerce sobre outro Poder (aquele exercido pelos tribunais de contas).

  • Errado.

    (2015/CESPE/MPOG/Analista) O controle interno deriva do poder de autotutela que a administração tem sobre seus próprios atos e agentes. C

    O controle INTERNO é realizado pelos órgãos sobre os próprios órgãos da administração pública direta ou entidades da administração indireta. Controle que um órgão exerce sobre ele mesmo.

    Já o controle EXTERNO é quando um Poder exerce sobre outro Poder (aquele exercido pelos tribunais de contas).

    (2012/Cespe/TRE-RJ/Técnico Judiciário) A administração pública está sujeita a controle interno — realizado por órgãos da própria administração — e a controle externo — a cargo de órgãos alheios à administração. C


ID
274927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca de direito administrativo, julgue os itens subsecutivos.

É vedada ao servidor público, em qualquer situação, a acumulação remunerada de cargos, empregos ou funções públicas nas administrações direta, indireta e fundacional e em sociedades controladas direta ou indiretamente pelo poder público.

Alternativas
Comentários
  • Há exceções em que a CF permite a acumulação remunerada de cargos públicos.

    Art. 37, CF:

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI. 

    a) a de dois cargos de professor; 

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; 

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;


    XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;
  • Temos ainda previsão constitucional para os membros da magistratura e do MP, bem como vereadores:

    Art. 95, Parágrafo único. Aos juízes é vedado:

    I - exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou função, salvo uma de magistério;


    Art. 128, § 5º - Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros:

    II - as seguintes vedações:

    d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério;


    Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

  • Questão Errada

    É vedada ao servidor público, em qualquer situação, a acumulação remunerada de cargos, empregos ou funções públicas nas administrações direta, indireta e fundacional e em sociedades controladas direta ou indiretamente pelo poder público.
  • generalização na cespe indica gabarito errado

  • "Em qualquer situação", esse é o erro?


  • Sim. O erro está em qualquer situação, pois existem as exções presentes no art. 37, XVI da CF., mencionadas na postagem do colega. 

     

    Foco, força e fé! 

  • SALVO

    GAB. ERRADO

  • Errado.

    Há ressalvas.

  • Errado.

    A própria CF/88, prevê as hipóteses cabíveis de cumulação legal de cargos.

  • Errado.

    A própria CF/88, prevê as hipóteses cabíveis de cumulação legal de cargos.


ID
274930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca de direito administrativo, julgue os itens subsecutivos.

A concessão de serviços do poder público a entidades privadas não pode ser extinta pelo Estado, ao qual compete, tão somente, o poder de fiscalização.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    A Lei Nº 8.987/95, que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previsto no art. 175 da Constituição Federal prevê expressamente a fiscalização pelo poder público:

    Art. 3o As concessões e permissões sujeitar-se-ão à fiscalização pelo poder concedente responsável pela delegação, com a cooperação dos usuários.

    Todavia, não é a única atividade da Administração Pública. Há outros encargos do poder concedente, previstos no artig 29 da mesma lei.
     

    A concessão de serviços do poder público a entidades privadas pode ser extinta pelo Estado:

           Art. 35. Extingue-se a concessão por:

            I - advento do termo contratual;

            II - encampação;

            III - caducidade;

            IV - rescisão;

            V - anulação; e

            VI - falência ou extinção da empresa concessionária e falecimento ou incapacidade do titular, no caso de empresa individual.

            Art. 37. Considera-se encampação a retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão, por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e após prévio pagamento da indenização, na forma do artigo anterior.

            Art. 38. A inexecução total ou parcial do contrato acarretará, a critério do poder concedente, a declaração de caducidade da concessão ou a aplicação das sanções contratuais, respeitadas as disposições deste artigo, do art. 27, e as normas convencionadas entre as partes.


     

  • O que não pode é revogar, pois concessão não é serviço precário, diferente das permissões e autorizações, que podem ser revogadas.
  • >FORMAS DE EXTINÇÃO DA CONCESSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS, art. 35.

    *Advento do Termo Contratual > fim do prazo.

    *Encampação > retomada do serviço durante o prazo de vigência do contrato por razões de interesse público, desde que tenha lei autorizativa e prévio pagamento de indenização > p. ex. um novo tipo de transporte coletivo que não causa poluição para substituir aquele já existente.

    *Caducidade > forma de extinção em razão do inadimplemento da concessionária (pessoa jurídica ou consórcio de empresas), tendo obrigação de dar direito ao contraditório e à ampla defesa, mesmo não precisando de decisão do judiciário.

    *Rescisão Contratual > inadimplemento do poder concedente, ou seja, da administração. Neste caso, para o particular concessionário precisar ter uma decisão JUDICIAL transitada em julgado para poder conseguir a rescisão contratual, ou seja, não caberá mais recurso e é definitiva.

    *anulação > pressupõe uma ilegalidade. (obs.: toda e qualquer anulação pressupõe uma ilegalidade)

    *Falência ou extinção da empresa concessionária ou falecimento ou incapacidade do titular, no caso de empresa individual.
     
    CONSEQUÊNCIAS DA EXTINÇÃO DA CONCESSÃO (é diferente das formas de extinção)
    São conseqüências e não formas

    >> ASSUNÇÃO = é a administração assumindo a estrutura da empresa concessionária para continuar a prestação do serviço público. Não precisa ser de forma definitiva, apenas enquanto durar a necessidade, p. ex. greve dos funcionários do prestador de serviço.

    >> REVERSÃO = é a incorporação pelo poder concedente de bens da concessionária, imprescindíveis para continuar a prestação do serviço público > p. ex. empresa prestadora de serviço ferroviário, ao término do contrato as linhas férreas são revertidas à administração pública.
    Obs.: ambas as conseqüências são relacionadas ao Princípio da Continuidade do Serviço Público.
  • É provávell que o erro seja que  o poder concedente deverá fiscalizar e regulamentar o serviço concedido, conforme o art. 29, inciso I da lei 8987/95.
  • "Tão somente", é osso!

  • A concessão poderá ser extinta durante o prazo contratual por motivo de interesse público, logo o poder público poder muito mais do que somente fiscalizar.

  • GABARITO: ERRADO

     

    É certo que o  Estado deve fiscalizar, porém a extinção da concessão está prevista em lei também.

    Art. 35 da Lei 8987/1995. Extingue-se a concessão por:


    I - advento do termo contratual;
    II - encampação;
    III - caducidade;
    IV - rescisão;
    V - anulação; e
    VI - falência ou extinção da empresa concessionária e falecimento ou incapacidade do titular, no caso de empresa individual.


ID
274933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca de direito administrativo, julgue os itens subsecutivos.

Tanto na administração pública quanto na particular, o administrador, para que órgão público ou a empresa alcance os objetivos pretendidos, goza de liberdade para fazer o que for necessário, desde que a lei não proíba.

Alternativas
Comentários
  • O princípio da legalidade apresenta um perfil diverso no campo do Direito Público e no campo do Direito Privado. No Direito Privado, tendo em vista seus interesses, as partes poderão fazer tudo o que a lei não proíbe; no Direito Público, diferentemente, existe uma relação de subordinação perante a lei, ou seja, só se pode fazer o que a lei expressamente autorizar ou determinar. Tal idéia toma como alicerce a célebre lição do jurista Seabra Fagundes, sintetizada na seguinte frase: “administrar é aplicar a Lei de ofício”.
  • Princípio da Legalidade:

    Legalidade para o cidadão / particular: 
    Ao cidadão é permitido fazer tudo aquilo que a lei não proíba.

    Legalidade para a Administração Pública:
    A Administração só pode fazer aquilo que está previsto em lei.

    (nesse caso a questão está contrária ao que diz o Princípio da Legalidade quando se fala do administrador público)
  • A atuação da Administração Pública não tem em mira o indivíduo em si, mas
    sim a coletividade. Dessa forma, os interesses privados sucumbem quando
    em conflito com os interesses públicos. Ao contrario do individuo a administração só pode
    agir quando a lei autoriza, deve estar fielmente pautada na legalidade e proporcionalidade de suas
    condutas.Já o particular pode fazer tudo aquilo que a lei não proíba.
     
  • Por fim, é importante destacar que o princípio da legalidade veda que a
    Administração Pública, por meio de atos administrativos, crie direitos e
    obrigações de qualquer espécie, bem como imponha vedações aos
    administrados.
    Essa idéia é extraída do art. 5º, II, da CF, que preceitua que “ninguém será
    obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”.
  • Como o próprio nome sugere, esse princípio diz respeito à obediência à Lei. Existem muitas variantes dele expressos na Constituição mas a mais importante é a genérica que diz no art 5º ,II: "ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei"; Agora no Direito Administrativo esse princípio determina que, em qualquer atividade, a Administração está estritamente vinculada à Lei. Assim, se não houver previsão legal nada pode ser feito. Naquele, a pessoa pode fazer de tudo, exceto o que a lei proíbe;Neste, a Administração Pública só pode fazer o que a lei autoriza.
  • A legalidade  em relação à administração é ainda mais restrita  do que aquela vigente em  todo ordenamento juridico. Enquanto ao particular pode fazer tudo, exceto o que a lei proibe o que a lei nao proibe .Na administração publica só pode fazer o que a lei determinar. Cumpre esclarecer que o cumprimento da lei nao deve nao deve ser separado do prinicipio da moralidade, ou seja, deve-se atender o espirito da lei e ter sempre em vista o interesse público
  • Questão Errada

    Legalidade em sentido lato sensu (sentido amplo): se aplica ao Particular. O Particular pode fazer o que a lei não proíba.

    Legalidade em sentido stricto sensu (sentido estrito): se aplica a Administração Pública. A Administração só pode fazer o que a lei permite.
  • O princípio da legalidade é certamente a diretriz básica da conduta dos agentes da Administração. Significa que toda e qualquer atividade administrativa deve ser autorizada por lei. Não o sendo, a atividade é ilícita.
    Tal princípio implica subordinação completa do administrador à lei. Todos os agentes públicos, desde o que lhe ocupe a cúspide até mais modesto deles, devem ser instrumentos de fiel e dócil realização das finalidades normativas.
    Na clássica e feliz comparação de Hely Lopes Meirelles, enquanto os indivíduos no campo privado podem fazer tudo o que a lei não veda; o administrador público só pode atuar onde a lei autoriza. Só é legítima a atividade do administrador público se estiver condizente com o disposto na lei.
  • Legalidade para a Administração Pública: somente o que a lei permitir.
    Legalidade para o Particular: pode fazer tudo aquilo que a lei não proibir.
  • Legalidade para a Administração Pública: somente o que a lei permitir.
    Legalidade para o Particular: pode fazer tudo aquilo que a lei não proibir.


    O princípio da legalidade é certamente a diretriz básica da conduta dos agentes da Administração. Significa que toda e qualquer atividade administrativa deve ser autorizada por lei. Não o sendo, a atividade é ilícita.
    Tal princípio implica subordinação completa do administrador à lei. Todos os agentes públicos, desde o que lhe ocupe a cúspide até mais modesto deles, devem ser instrumentos de fiel e dócil realização das finalidades normativas.
    Na clássica e feliz comparação de Hely Lopes Meirelles, enquanto os indivíduos no campo privado podem fazer tudo o que a lei não veda; o administrador público só pode atuar onde a lei autoriza. Só é legítima a atividade do administrador público se estiver condizente com o disposto na lei.


  • Na clássica e feliz comparação de Hely Lopes Meirelles, enquanto os indivíduos no campo privado podem fazer tudo o que a lei não veda; o administrador público só pode atuar onde a lei autoriza. Só é legítima a atividade do administrador público se estiver condizente com o disposto na lei.

    Legalidade para a Administração Pública: somente o que a lei permitir.
    Legalidade para o Particular: pode fazer tudo aquilo que a lei não proibir.

  • Gabarito: Errada

     

     

     

    Comentários:

     

    Questão bem tranquila, sendo suficiente para sua solução lembrar que o particular pode fazer tudo o que a lei não proíba (vinculação negativa), enquanto o administrador público só pode fazer o que a lei autoriza (vinculação positiva). 

  • ERRADO

    A administração pública só pode fazer aquilo que a LEI AUTORIZA. Enquanto o particular pode fazer tudo que a LEI NÃO PROIBE.

  • DESDE QUE EXPRESSO EM LEI! 

  • Gab Errada

     

    Tanto na administração pública quanto na particular, o administrador, para que órgão público ou a empresa alcance os objetivos pretendidos, goza de liberdade para fazer o que for necessário, desde que a lei não proíba.

     

    Particular: Pode fazer tudo que a lei não proíba.

     

    Administração: Somente pode fazer o que lei permite e determina. 

  • ERRADO

    A Adm Publica segue o princípio da legalidade estrita, ou seja, só faz o que a lei permite; mesmo q seja em atos discricionários. Veja outra questão:

    CESPE/ANEEL/2010/AA - De acordo com o princípio da legalidade, a administração pública somente pode fazer o que a lei lhe permite. CERTO

    CESPE/TJDFT/2008/AA - Mesmo nos atos discricionários, não há margem para que o administrador atue com excessos ou desvio de poder, competindo ao Poder Judiciário o controle cabível. CERTO

  • Adm Pública = age conforme a lei

    Particular = pode fazer tudo desde que não esteja proibido em lei

  • ERRADO

    Enquanto na Administração PÚBLICA só é permitido fazer o que a lei autoriza, na Administração PRIVADA é lícito fazer tudo que a lei não proíbe.

  • O particular faz o que a lei não proíbe.

    Já a ADM, faz TUDO QUE A LEI AUTORIZA.

  • PRINCÍPIO DA LEGALIDADE

    Para Particulares: LATO SENSU

    Pode tudo que a lei não proibir

    Para Adm. Pública: STRICTU SENSU

    Somente faz o que está expresso na lei.

  • Particulares - tudo que a lei não proibir.

    Adm. Púb. - Somente expresso na lei.


ID
274936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Secretariado
Assuntos

Com relação à administração pública, julgue os itens que se
seguem.

As entidades fundacionais podem ser pessoas jurídicas de direito público ou de direito privado: as de direito público são criadas mediante lei e as de direito privado, apenas, por meio da autorização do Poder Executivo.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a referida questão cabe à matéria de Direito Administrativo, ao invés de Secretariado.
  • No curso de Secretariado Executivo estudamos direito administrativo, tributário, comercial, e muito mais, para quem não sabe, a grade do curso é bem extensa. Acredito que a questão acima cabe as duas disciplinas.

  • CF, art. 37, XIX: somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação


ID
274939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação à administração pública, julgue os itens que se
seguem.

Uma sociedade de economia mista é criada pela administração pública, juntamente com pessoas ou entidades de direito privado, para exercer fins de interesse público, devendo, necessariamente, mais da metade das ações com direito a voto pertencer ao Estado.

Alternativas
Comentários
  • Mais uma questão de Direito Administrativo...
  • TEM QUE NOTIFICAR ERRO PARA O QC!! JA MANDEI MINHA RECLAMAÇÃO.

  •  

    Sem dúvidas a questão é de Direito Administrativo:

    Sociedades de economia mista são pessoas juridicas de direito privado, integrantes da Administração Indireta, instituídas pelo Poder Público, mediante autorização legal, sob a forma de sociedade anônima e com capitais públicos e privados, para a exploração de atividades de natureza econômica ou execução de serviços públicos. 

  •                                                COMPOSIÇÃO DO CAPITAL DAS SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA

     

    CAPITAL PÚBLICO + CAPITAL PRIVADO

     

     

    CAPITAL PÚBLICO:

        - DO ENTE INSTITUIDOR (ADM. DIRETA OU INDIRETA)

        - ACIONISTA MAJORITÁRIO (50% + 1%)

        - CAPITAL FECHADO (NÃO NEGOCIÁVEIS NA BOLSA DE VALORES)

     

     

    CAPITAL PRIVADO:

        - ACIONISTA MINORITÁRIO (50% - 1%)

        - CAPITAL ABERTO (NEGOCIÁVEIS NA BOLSA DE VALORES).

     

     

     

     

    GABARITO CERTO


ID
274942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Secretariado
Assuntos

Com relação à administração pública, julgue os itens que se
seguem.

São exemplos de autarquias as agências reguladoras, como a Agência Nacional de Saúde (ANS) e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), e de conselhos profissionais, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Alternativas
Comentários
  • A OAB não configura típica autarquia, sendo, sim, uma entidade sui generis. Contudo, há decisões do STF e do STJ que definem a OAB como sendo uma “autarquia profissional de regime especial”. Essa Autarquia, por sua vez, é Federal, mas, não se pode afirmar que a NJ da OAB é uma Autarquia Federal.
  • Entretanto, a OAB é exceção a essa regra. O Supremo Tribunal

    Federal (órgão máximo do Poder Judiciário brasileiro) decidiu que a OAB

    não faz parte do que se entende por “autarquias especiais” e, por isso,

    não se submete ao controle do TCU (julgamento da ADIN 3.026).

    ERRADO

  • Questão ambígua. Perceba, ela diz que são exemplos de Autarquias a ANS e a ANATEL, e (exemplos) de Conselhos profissionais, a OAB. Sinceramente, não vi erro nessa questão.


ID
274945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Secretariado
Assuntos

Considerando a legislação atual que regulamenta a profissão de
secretariado, julgue os próximos itens, relativos às atribuições de
um secretário executivo.

Exclui-se do rol das atribuições de um secretário executivo a redação de textos profissionais especializados em idioma estrangeiro, devendo essa atividade ser executada por profissional que tenha habilitação de tradutor.

Alternativas
Comentários

  • Lei de Regulamentação da Profissão

    Lei 7377, de 30/09/85 e Lei 9261, de 10/01/96

    Art.4º. São atribuições do Secretário Executivo:

    I - planejamento, organização e direção de serviços de secretaria;
    II - assistência e assessoramento direto a executivos;
    III - coleta de informações para a consecução de objetivos e metas de empresas;
    IV - redação de textos profissionais especializados, inclusive em idioma estrangeiro;
    V - interpretação e sintetização de textos e documentos;
    VI - taquigrafia de ditados, discursos, conferências, palestras de explanações, inclusive em idioma estrangeiro;
    VII - versão e tradução em idioma estrangeiro, para atender às necessidades de comunicação da empresa;
    VIII - registro e distribuição de expediente e outras tarefas correlatas;
    IX - orientação da avaliação e seleção da correspondência para fins de encaminhamento a chefia;
    X - conhecimentos protocolares.


ID
274948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Secretariado

Considerando a legislação atual que regulamenta a profissão de
secretariado, julgue os próximos itens, relativos às atribuições de
um secretário executivo.

Planejar, organizar e dirigir os serviços de secretaria, definir as atividades dos executivos, estabelecendo um cronograma para a execução dessas atividades, bem como taquigrafar ditados e preparar discursos, conferências, palestras e explanações são atribuições do secretário executivo.

Alternativas
Comentários
  • Na minha visão, está questão está equivocada. Ora, durante 17 anos atuando como Secretária Executiva e lecionando cursos na área, nunca fui informada de que nosso papel é definir atividades dos executivos e definir cronogramas dessas. 

    Muita coisa cabe dentro do planejamento, direção e organização dos serviços de secretaria, mas esta questão extrapola o previsto na Lei 7.377/85. 

  • Acho que foi mai formulada, talvez a intenção fosse falar de administrar os compromissos do executivo, ao invés das atividades.


ID
274951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Secretariado
Assuntos

O programa 5S corresponde a uma filosofia de trabalho cujo
objetivo é promover a disciplina na empresa por meio da
conscientização e da responsabilização de todos os colaboradores,
tornando, desse modo, o ambiente de trabalho agradável, seguro e
produtivo. Com relação a esse programa, julgue os itens que se
seguem.

O Shitsuke ou senso de disciplina é o compromisso pessoal com o cumprimento dos padrões éticos, morais e técnicos definidos pelo programa 5S.

Alternativas
Comentários
  •   Seiri Senso de Utilização
    Seiton Senso de Ordenação
    Seisou Senso de Limpeza
    Seiketsu Senso de Saúde
    Shitsuke Senso de Autodisciplina

    O 5S naturalmente

    Senso de Utilização

    Desenvolver a noção da utilidade dos recursos disponíveis e separar o que é útil de o que não é. 
    Destinar cada coisa para onde possa ser útil. 
    O organismo de qualquer ser vivo faz isso. É a planta sugando do solo os nutrientes de que precisa, é o sistema digestivo dos animais absorvendo o que o organismo precisa, separando do que não precisa.

    Senso de Ordenação

    Colocar as coisas no lugar certo; realizar as atividades na ordem certa. As plantas mandam os nutrientes para os galhos, as folhas, flores, frutos, do mesmo modo que nosso sistema vascular alimenta todo nosso corpo.

    Senso de Limpeza

    É tirar o lixo, a poluição; evitar sujar, evitar poluir. Cascas e folhas são eliminadas pela planta quando já cumpriram sua função. Nosso organismo se limpa no suor, na respiração, nas fezes e na urina e em muitas outras formas de se manter, de se livrar das toxinas e excessos.

    Senso de Saúde

    Padronizar comportamento, valores e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental. Todos os organismos das plantas e dos animais se dedicam sempre para manter sua integridade, sua saúde.

    Senso de Autodisciplina

    Autogestão, cada um se cuidando,  adaptando-se às novas realidades de modo que as relações com o ambiente e pessoais sejam recicláveis e sustentáveis de forma saudável. Plantas e animais se cuidam de forma natural. Nascem, crescem, se reproduzem, morrem. Não precisamos mandar uma planta praticar sua fotossíntese e nem a um gato que cuide de seu pêlo.
  • SEIRI - SENSO DE SELEÇÃO E DESCARTE 

    SEITON - SENSO DE ORGANIZAÇÃO 

    SEISO - SENSO DE LIMPEZA 

    SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE E HIGIÊNE 

    SHITSUKE - SENSO DE AUTO DISCIPLINA 

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó

    O programa 5S é baseado fortemente na cultura japonesa e focado na  ordem a na limpeza no ambiente de trabalho. Seu nome é baseado nas iniciais das palavras seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. 

    A  primeira  palavra,  Seiri,  significa  organização

    • O conceito vai mais além, de dar um destino ao que não nos traz mais utilidade, de descartar o que é desnecessário, de priorizar o que é mais importante, de só manter em estoque o que realmente será necessário. 

    A palavra Seiton normalmente é traduzida como arrumação.

    • Neste passo, devemos manter as coisas nos seus devidos lugares, para que sempre saibamos onde podemos encontrar cada papel ou ferramenta. 

    No caso do termo Seiso, o passo significa a limpeza do ambiente de trabalho

    • Ninguém gosta de trabalhar em um lugar sujo e malcuidado, não é mesmo? Os japoneses acreditam que um local limpo e asseado gera um melhor relacionamento das pessoas com seu ambiente de trabalho e impacta positivamente na qualidade e na produtividade.  

    O termo, Seiketsu, está também relacionado com os anteriores e significa higiene.

    • Aqui não falamos somente da higiene pessoal e da limpeza do ambiente, mas também da eliminação de tudo que possa significar risco para a saúde.  

    O termo Shitsuke significa disciplina para manter a execução dos passos anteriores e manter o ambiente saudável

    • De nada adianta fazer estes passos durante uma semana e depois “relaxar” e voltar a fazer as coisas como antigamente.  


ID
274954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Secretariado
Assuntos

O programa 5S corresponde a uma filosofia de trabalho cujo
objetivo é promover a disciplina na empresa por meio da
conscientização e da responsabilização de todos os colaboradores,
tornando, desse modo, o ambiente de trabalho agradável, seguro e
produtivo. Com relação a esse programa, julgue os itens que se
seguem.

O senso de utilização ou organização, denominado Seiri, um dos cinco S do programa, consiste em uma técnica para identificação e eliminação de objetos e informações desnecessárias existentes no local de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Questão mal elaborada. A banca tratou dois sensos distintos — utilização e organização — como se fossem sinônimos. Ainda que ambos tenham a ver com a organização geral do ambiente de trabalho,o senso de utilização está ligado ao descarte dos materiais supérfluos ou desnecessários; Já o senso de organização se concentra na noção de que os materiais devem estar no seu devido lugar para que o acesso seja rápido e fácil. 

    O enunciado ficaria plenamente correto assim: O senso de utilização, denominado Seiri, um dos cinco S do programa, consiste em uma técnica para identificação e eliminação de objetos e informações desnecessárias existentes no local de trabalho.

  • Segundo Rodrigo Rennó, em Adm. Geral para concurso, 6ª tiragem de 2013, pag..281:

    A primeira palavra, Seiri, significa ''organização". Mas não somente no sentido popular que conhecemos - de organizar o que está ''bagunçado". O conceito vai mais além, de dar um destino ao que não nos traz mais utilidade, de priorizar o que é mais importante, de só manter em estoque o que realmente será necessário.
    Bons estudos para nós todos!
  • CONCORDO COM FABIO QUESTAO MAL ELEBABORADA- DOIS SENSOS DIDSTINTOS TRATADOS DA MESMA FORMA.


  • Na verdade não foi mal-elabora não...está correta!

    Pois Organização (Seiri) é diferente de Ordenação (que é o Seiton)!

  • SEIRI - SENSO DE SELEÇÃO OU DESCARTE 

    SEITON - SENSO DE ORGANIZAÇÃO ( ENCONTREI SEITON COMO AROGANIZAÇÃO) 

    SEISO - SENSO DE LIMPEZA 

    SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE E HIGIÊNE 

    SHITSUKE - SENSO DE SUTO DICIPLINA 

  • c-

    Seiri(整理) - eliminar o inutil


ID
274957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Secretariado
Assuntos

O programa 5S corresponde a uma filosofia de trabalho cujo
objetivo é promover a disciplina na empresa por meio da
conscientização e da responsabilização de todos os colaboradores,
tornando, desse modo, o ambiente de trabalho agradável, seguro e
produtivo. Com relação a esse programa, julgue os itens que se
seguem.

O senso de arrumação ou Seiton refere-se à limpeza da área de trabalho e investigação das rotinas que geram sujeira, objetivando modificá-las.

Alternativas
Comentários
  • Seilton= a senso de ordenação> está ligado  a um dito popular: " um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar" obedecendo uma certa lógica.
  • Denominação Conceito Objetivo particular Português Japonês UTILIZAÇÃO ??, Seiri Separar o necessário do desnecessário Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil ORDENAÇÃO ??, Seiton Colocar cada coisa em seu devido lugar Organizar o espaço de trabalho de forma eficaz LIMPEZA ??, Seis? Limpar e cuidar do ambiente de trabalho Melhorar o nível de limpeza SAÚDE ??, Seiketsu Tornar saudável o ambiente de trabalho Previr o aparecimento de supérfluos e a desordem AUTODISCIPLINA ?, Shitsuke Rotinizar e padronizar a aplicação dos S anteriores Incentivar esforços de aprimoramento
    Fonte: Wikipédia
  • SEISO É QUE TRATA DO SENSO DE LIMPEZA . 

    QUESTÃO ERRADA. 

  • Método 5S ou 5 sensos ou 5S da Qualidade - do japonês

    Que busca, entre outros objetivos, a melhoria da saúde, produtividade, organização e segurança.

    └ Senso de utilização: organização, priorização, utilização, descarte;

    └ Senso de organização: arrumação, ordenação;

    └ Senso de limpeza: limpeza;

    └ Senso de saúde e higiene: padronização, higiene, asseio;

    └ Senso de autodisciplina: comprometimento ética e hábitos.


ID
274960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Secretariado
Assuntos

O programa 5S corresponde a uma filosofia de trabalho cujo
objetivo é promover a disciplina na empresa por meio da
conscientização e da responsabilização de todos os colaboradores,
tornando, desse modo, o ambiente de trabalho agradável, seguro e
produtivo. Com relação a esse programa, julgue os itens que se
seguem.

O senso de limpeza ou Seiso consiste em atividades de arrumação ou ordenação dos objetos e informações que restaram após o Seiri, como, por exemplo, guardar materiais em lugar de fácil acesso.

Alternativas
Comentários
  • Seiri ou senso de utilização: é a fase da "grande limpeza", uma espécie de faxina geral em uma área ou em toda a empresa. Nessa etapa as pessoas avaliam todas as coisas do seu local de trabalho, separando as utilizáveis e as não utilizáveis,

    Seiton ou senso de ordenação: refere-se à organização do local de trabalho.Cada material terá o seu local específico, de acordo com a forma, peso e frequência com que é utilizado.

    Seisoh ou senso de limpeza: a limpeza do ambiente de trabalho. Essa limpeza é vista como uma maneira de inspecionar e reconhecer o local de trabalho e, para tanto, é fundamental que seja feita pelo próprio funcionário da área.

    Seiketsu ou senso de asseio/saúde: conservação da higiene e do asseio da área de trabalho e das pessoas. É feita uma padronização de hábitos, normas e procedimentos.

    Shitsuke ou senso de disciplina: seguir as regras estabelecidas durante o desenvolvimento do programa, criar estímulos e controles para a melhoria contínua.

    Bons estudos!
  • Acho q o erro está em dizer q ocorre após o seiri.

    Ocorre após o seiton.

  • 1- SEIRI - SENSO DE SELEÇÃO OU DESCARTE 

    2- SEITON - SENSO DE ORGANIZAÇÃO 

    3 - SEISO - SENSO DE LIMPEZA 

    4 - SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE E HIGIÊNE 

    5 - SHITSUKE - SENSO DE AUTO DICIPLINA 

  • e-

    seisō (清掃)

    apos remover o que nao é necessario (sein) e organiza-lo (seiton), é mais facil de limpa-lo. regras do seiso:

    1- sanar, inspecionar e detectar anomalias

    2- facilitar limpeza e inspecao

    3- eliminar anomalia pela raiz

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó

    Seiri (organização ou utilização) ⏩ Seiton (arrumação) ⏩ Seiso (limpeza) ⏩ Seiketsu (higiene ou saúde) ⏩ Shitsuke (disciplina ou autodisciplina)

    O ciclo recomeça!

    ===

    O programa 5S é baseado fortemente na cultura japonesa e focado na  ordem a na limpeza no ambiente de trabalho. Seu nome é baseado nas iniciais das palavras seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. 

    A  primeira  palavra,  Seiri,  significa  organização

    • O conceito vai mais além, de dar um destino ao que não nos traz mais utilidade, de descartar o que é desnecessário, de priorizar o que é mais importante, de só manter em estoque o que realmente será necessário. 

    A palavra Seiton normalmente é traduzida como arrumação.

    • Neste passo, devemos manter as coisas nos seus devidos lugares, para que sempre saibamos onde podemos encontrar cada papel ou ferramenta. 

    No caso do termo Seiso, o passo significa a limpeza do ambiente de trabalho

    • Ninguém gosta de trabalhar em um lugar sujo e malcuidado, não é mesmo? Os japoneses acreditam que um local limpo e asseado gera um melhor relacionamento das pessoas com seu ambiente de trabalho e impacta positivamente na qualidade e na produtividade.  

    O termo, Seiketsu, está também relacionado com os anteriores e significa higiene.

    • Aqui não falamos somente da higiene pessoal e da limpeza do ambiente, mas também da eliminação de tudo que possa significar risco para a saúde.  

    O termo Shitsuke significa disciplina para manter a execução dos passos anteriores e manter o ambiente saudável

    • De nada adianta fazer estes passos durante uma semana e depois “relaxar” e voltar a fazer as coisas como antigamente.  


ID
274963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Secretariado
Assuntos

O ambiente de trabalho exerce influência sobre o comportamento
das pessoas e as relações interpessoais, portanto supostamente
influencia também os resultados das empresas em todos os sentidos.
Acerca da definição ergonômica das estações de trabalho de uma
unidade secretarial com várias secretarias, julgue os itens
subsecutivos.

Os sons adicionais aos dos próprios atendimentos devem ser isolados.

Alternativas

ID
274966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Secretariado
Assuntos

O ambiente de trabalho exerce influência sobre o comportamento
das pessoas e as relações interpessoais, portanto supostamente
influencia também os resultados das empresas em todos os sentidos.
Acerca da definição ergonômica das estações de trabalho de uma
unidade secretarial com várias secretarias, julgue os itens
subsecutivos.

Mesas e cadeiras são itens de menor importância em uma estação de trabalho, não necessitando de muita funcionalidade.

Alternativas

ID
274969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Secretariado
Assuntos

O ambiente de trabalho exerce influência sobre o comportamento
das pessoas e as relações interpessoais, portanto supostamente
influencia também os resultados das empresas em todos os sentidos.
Acerca da definição ergonômica das estações de trabalho de uma
unidade secretarial com várias secretarias, julgue os itens
subsecutivos.

Em uma estação de trabalho, é recomendável que todas as secretarias se ouçam umas às outras nos seus atendimentos.

Alternativas

ID
274972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Secretariado
Assuntos

O ambiente de trabalho exerce influência sobre o comportamento
das pessoas e as relações interpessoais, portanto supostamente
influencia também os resultados das empresas em todos os sentidos.
Acerca da definição ergonômica das estações de trabalho de uma
unidade secretarial com várias secretarias, julgue os itens
subsecutivos.

Os móveis e equipamentos de uma estação de trabalho devem ser visualmente agradáveis.

Alternativas

ID
274975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca de endomarketing, julgue os itens a seguir.

De acordo com os preceitos do endomarketing, a tarefa da administração, mais do que fabricar produtos, é a de proporcionar satisfação aos seus empregados para que estes conquistem, cada vez mais, melhores cargos na empresa.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro está em "mais do que fabricar produtos", talvez o ideal fosse "além de vender produtos".

    Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado no meio externo às empresas, para uso no ambiente interno das corporações.
    É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos.
    Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? O endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.
    E "vender" o produto para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.

    Bons estudos! :)
  • ERRADO
    VAMOS A CORREÇÃO:

    De acordo com os preceitos do endomarketing, a tarefa da administração, mais do que fabricar produtos, é a de proporcionar satisfação aos seus empregados para que estes conquistem, cada vez mais, melhores cargos na empresa.    CLIENTES

    Bons estudos...

  • Endomarketing

    O endomarketing (endo significa movimento para dentro) é um conjunto de ações de marketing institucional dirigidas para o público interno da organização, ou seja, para os funcionários da empresa. Trata-se de uma ferramenta que transforma os funcionários de uma organização nos principais criadores da imagem institucional.
  • Endomarketing é toda e qualquer ação de marketing voltada para o público interno à organização com o intuito de melhor atender aos clientes externos.

    O objetivo é tornar o colaborador um aliado, fomentando a ideia de que seu sucesso está ligado ao sucesso da organização.

    De acordo com os preceitos do endomarketing, a tarefa da administração, mais do que fabricar produtos, é a de proporcionar satisfação aos seus empregados para que estes conquistem, cada vez mais, melhores cargos na empresa. Questão Errada
  • Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado, para uso no ambiente interno das corporações.
    Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.


    E "vender" um produto, uma ideia, um posicionamento de marketing para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.


    Empresas de todo o mundo tem tratado o tema com maior cuidado, especialmente a partir do advento da Globalização, que acelerou os processos de troca e a interconexão dos mercados, incluindo gradualmente o Endomarketing na pauta de discussões estratégicas que, direta ou indiretamente envolvem os recursos humanos.


    gab errado
  • Endomarketing - 1- Trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa. O endomarketing considera que todos os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos e que a empresa em si se constitui em um microssistema de marketing. 2- Modalidade de marketing voltado para todos os segmentos de público diretamente envolvidos com a empresa e que pode funcionar como mensageiros da imagem institucional. Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing procura fixar positivamente a imagem corporativa junto a seus funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, acionistas, revendedores, franqueados etc., gerando um clima propício ao melhor desempenho, qualidade e produtividade. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 92


ID
274978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca de endomarketing, julgue os itens a seguir.

Um dos objetivos do endomarketing é fazer que a organização conheça os anseios de seus empregados e saiba como motivá-los, visto que dessas ações dependem as vendas e também os lucros.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA

    O empregado motivado, obviamente trará mais lucro pra empresa.

    Por isso, é necessário que a empresa saiba quais são os anseios de seus empregados,

    até pra que os mesmos se sentam satisfeitos com o que fazem.
    Bons estudos

  • Essa questão generaliza muito, todos nós sabemos que o endomarketing influencia em maiores ganhos tanto para a empresa quanto para os clientes, porém as vendas e os lucros não dependem disso, pois muitas empresas não se preocupam com isso, e mesmo assim fazem suas vendas e têm seus lucros. Eu acho que essa questão deveria dizer que com essas ações, as vendas e os lucros tendem a crescer, e não que para que se tenha lucro e vendas, depende disso, mas...a CESPE tem disso

  • OBJETIVOS DO ENDOMARKETING


    É importante destacar que a cultura e os valores de uma empresa sejam a base e o alicerce para a estruturação do Programa de Endomarketing, assim como a veracidade das informações e a disseminação do conhecimento sirvam para a construção de um ambiente de ajuda mútua, onde o foco seja o processo de aprendizagem contínua para obtenção dos resultados esperados.


    “A denominação de programa de endomarketing é dada a um conjunto de ações e instrumentos criados, produzidos e distribuídos com o objetivo de informar, integrar e encantar o público interno.” (BRUM, 1998).


ID
274981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca de endomarketing, julgue os itens a seguir.

Segundo o endomarketing, um empregado motivado apresenta maior produtividade, sendo capaz de prestar melhores serviços ao público externo.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    um funcionaio motivado, executa de uma melhor forma seu trabalho, sendo capaz de conquistar mais clientes e de atender melhor os ja conquistados.
  • O endomarketing tem como vantagem assegurar que os colaboradores compreendam que não estão trabalhando para organização e sim para os clientes. Assim, o principal benefício do marketing interno é contribuir para uma vantagem competitiva para organização junto ao mercado, formando uma equipe motivada e comprometida com resultados e satisfação do cliente.

  • Marketing interno está relacionado as ações de treinamento ou qualificação dos colaboradores (funcionários) da empresa visando um melhor serviço para o cliente (consumidor). Marketing interno, devido ao nome, é usualmente confundido com endomarketing mesmo sendo conceitos diferentes. O marketing e responsável por fazer a interface entre a empresa e o cliente.


    E "vender" um produto, uma ideia, um posicionamento de marketing para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.


    Empresas de todo o mundo tem tratado o tema com maior cuidado, especialmente a partir do advento da Globalização, que acelerou os processos de troca e a interconexão dos mercados, incluindo gradualmente o Endomarketing na pauta de discussões estratégicas que, direta ou indiretamente envolvem os recursos humanos.


    gab CERTO


ID
274984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca de endomarketing, julgue os itens a seguir.

O endomarketing está intimamente ligado à comunicação interna na empresa, porque tem como objetivo mobilizar os recursos disponíveis com vistas a um alinhamento necessário para alcançar os objetivos e metas da organização.

Alternativas
Comentários
  • Endo = interno; o Endomarketing tem o objetivo de melhorar a qualidade "de vida" dos funcionários para que estes, mais satisfeitos façam um trabalho com maior eficiencia e qualidade. 

  • É importante destacar que a cultura e os valores de uma empresa sejam a base e o alicerce para a estruturação do Programa de Endomarketing, assim como a veracidade das informações e a disseminação do conhecimento sirvam para a construção de um ambiente de ajuda mútua, onde o foco seja o processo de aprendizagem contínua para obtenção dos resultados esperados.


    "A denominação de programa de endomarketing é dada a um conjunto de ações e instrumentos criados, produzidos e distribuídos com o objetivo de informar, integrar e encantar o público interno." (BRUM, 1998).


ID
274987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca de endomarketing, julgue os itens a seguir.

As ações de endomarketing voltam-se para a comunicação com o público interno da empresa, objetivando estimular os clientes a adquirirem mais produtos ou serviços.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi...alguém poderia me explicar??
  • tbm nao entendi essa questao.....
  • Ninguém entendeu, justamente por isso é que tá errada. O endomarkenting volta-se para a comunicação interna estimulando os seus empregados a adquirirem o produto. Porque se nem os empregados que fazem o produto não quiserem comprar, imaginem os de fora.
  • Está errada porque a segunda parte da afirmação esta incorreta. 

    As ações de endomarketing voltam-se para a comunicação com o público interno da empresa - correto

    objetivando estimular os clientes a adquirirem mais produtos ou serviços. - falsa , as ações são para motivar os funcionários que consecutivamente vendem mais. não que o endomarketing tenha o objetivo de vender mais ( para este objetivo) temos as ações do Marketing e não endomarketing .   

    Entenderam ?


    abraços 


  • Pessoal, segundo Rabaça e Barbosa ("Marketing: Segredos & Estratégias"), o endomarketing é "a modalidade voltada para todos os segmentos de público diretamente envolvidos com a empresa e que podem funcionar como mensageiros da imagem institucional. Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing procura fixar positivamente a imagem corporativa junto a seus funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, acionistas, revendedores, franqueados etc., gerando um clima propício ao melhor desempenho, qualidade e produtividade". 

    A partir disso, entendo que a questão pode estar errada justamente por delimitar que endomkt se volta para públicos internos da empresa, sendo ele mais abrangente.

    Bons estudos! 
     
  • A primeira parte está correta, é o endomarketing, porém a segunda não está :
                                             ''objetivando estimular os clientes a adquirirem mais produtos ou serviços.'' Isso é promoção de vendas.

    Questão Errada
  • É simples, o Endomarketing objetiva o público interno: o funcionário. Que pode vir a vender mais. Porém o que ESTIMULA(motiva) os clientes a comprarem mais seria o Marketing (sem o ENDO) através de promoções, preços atrativos, bons produtos, em um local adequado ao consumo(4 Ps de Marketing).

    A questão mistura dois conceitos.

  • Sinceramente está difícil saber a resposta certa definida pela Cespe, pois em uma questão MUITO SEMELHANTE A ESTA, a Cespe considerou certa: 

    Q107743 - Conjugando ações voltadas para o público interno da organização, o endomarketing busca atrair e reter clientes externos. (CERTA)

    Afinal, esta questão não quer dizer a mesma coisa?

  • Maurício, a questão coloca como objetivo do endomarketing, estimular os clientes a adquirirem mais produtos e serviços. Se fosse colocado como consequência, até aí ok (porque funcionários motivados tendem a trazer mais resultados à empresa), mas não é o objetivo.


    A questão que você colocou é exatamente a consequência do endomarketing: busca atrair e reter clientes externos. Fica bem implícita a relação causa e consequência. A empresa conjuga as ações para o público interno (ela passa a ter funcionários mais motivados), e como consequência atrai e retêm novos clientes (esse é o resultado que ela espera). Eu entendo que é muito complicado e confuso a forma como é colocada.

  • É importante destacar que a cultura e os valores de uma empresa sejam a base e o alicerce para a estruturação do Programa de Endomarketing, assim como a veracidade das informações e a disseminação do conhecimento sirvam para a construção de um ambiente de ajuda mútua, onde o foco seja o processo de aprendizagem contínua para obtenção dos resultados esperados.


    "A denominação de programa de endomarketing é dada a um conjunto de ações e instrumentos criados, produzidos e distribuídos com o objetivo de informar, integrar e encantar o público interno." (BRUM, 1998).


    O erro da questão tá em colocar que o endomarketing tem função de estimular clientes, quando na verdade ele tenta estimular os funcionários, para criar indiretamente um estímulo aos clientes partindo do pressuposto de cima.


    gab errado


ID
274990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Secretariado
Assuntos

A sociedade moderna está em constante mudança. O
profissional de secretariado executivo, inserido nessa sociedade em
transformação, apresenta, hoje, um novo perfil. Esse profissional
muitas vezes atinge posições de comando nas empresas e cargos de
chefia. Para tanto, é importante que desenvolva maior habilidade no
trato aos subordinados.


Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.

O secretário executivo deve ser proativo, com a mentalidade orientada para a busca de soluções, sem se desligar, contudo, da filosofia e da cultura empresarial.

Alternativas

ID
274993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Secretariado
Assuntos

A sociedade moderna está em constante mudança. O
profissional de secretariado executivo, inserido nessa sociedade em
transformação, apresenta, hoje, um novo perfil. Esse profissional
muitas vezes atinge posições de comando nas empresas e cargos de
chefia. Para tanto, é importante que desenvolva maior habilidade no
trato aos subordinados.


Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.

É importante ter postura ética nos negócios, adotando-se um comportamento profissional.

Alternativas

ID
274996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Secretariado
Assuntos

A sociedade moderna está em constante mudança. O
profissional de secretariado executivo, inserido nessa sociedade em
transformação, apresenta, hoje, um novo perfil. Esse profissional
muitas vezes atinge posições de comando nas empresas e cargos de
chefia. Para tanto, é importante que desenvolva maior habilidade no
trato aos subordinados.


Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.

É imprescindível para quem comanda estar sempre bem informado, saber ouvir e observar o ambiente de trabalho, utilizando-se de muita discrição.

Alternativas

ID
274999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Secretariado
Assuntos

A sociedade moderna está em constante mudança. O
profissional de secretariado executivo, inserido nessa sociedade em
transformação, apresenta, hoje, um novo perfil. Esse profissional
muitas vezes atinge posições de comando nas empresas e cargos de
chefia. Para tanto, é importante que desenvolva maior habilidade no
trato aos subordinados.


Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.

É necessário que o chefe tenha empatia com seus subordinados e seja simpático ao tratar com eles.

Alternativas

ID
275002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Secretariado

A sociedade moderna está em constante mudança. O
profissional de secretariado executivo, inserido nessa sociedade em
transformação, apresenta, hoje, um novo perfil. Esse profissional
muitas vezes atinge posições de comando nas empresas e cargos de
chefia. Para tanto, é importante que desenvolva maior habilidade no
trato aos subordinados.


Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.

A preocupação de um secretário executivo deve estar voltada especialmente para a comunicação verbal e corporal, e menos para o vestuário.

Alternativas
Comentários
  • O vestuário também é importante para o Profissional de Secretariado.
  • Não adianta saber falar bem, de forma que todos entendam e não se vestir adequadamente.