SóProvas



Prova CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Enfermagem


ID
309691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que concerne à Constituição do Estado do Espírito Santo, julgue
os itens de 61 a 65.

É permitida a acumulação remunerada de dois cargos públicos privativos de médico, desde que comprovada a compatibilidade de horários, limitados os subsídios ao teto constitucional.

Alternativas
Comentários
  • Na Constituição do Espírito Santo, no art. 32, XVII, "c", diz: "a de 2 (dois) cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas".
    Não diz nada sobre privativos de médico.
    Na Lei Complementar 46, no art. 222, III é que fala a respeito de acumulação de dois cargos privativos de médico.
    A questão é com base na CE e não na Lei Complementar.

  • essa é uma questão que requer atenção e que a banca dá a resposta que ela desejar, vejamos:

    Na Constituição do Espírito Santo, a orientação é que é possível a acumulação, desde que verificada a compatibilidade de horário, obedecido também o teto remuneratório nos casos de:
    dois cargos de professor
    um cargo de professor com outro técnico ou científico
    dois cargos  privativos da área de saúde, com profissões regulamentadas".
    ESSE É O TEXTO CONSTITUCIONAL. Não fala especificamente sobre "cargos privativos de médico".
    agora me diga: dois cargos de médico não está dentro da categoria "privativos da área da saúde com profissões regulamentadas"?

    essa questão é do tipo: "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come".
    acredito que caiba recurso.
  • Está CORRETA a questão:

    XII    - a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquia e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes do Estado e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal

    XVII - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários, observado, em qualquer caso, o disposto no inciso XII deste artigo:

    a) a de dois cargos de professor;
    b) a de um cargo de professor com outro, técnico ou científico;
    c) a de 2 (dois) cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.

ID
309694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que concerne à Constituição do Estado do Espírito Santo, julgue
os itens de 61 a 65.

Se o servidor público estadual investir-se no mandato de deputado estadual, perceberá, havendo compatibilidade de horários, as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo; inexistindo compatibilidade, o servidor poderá optar pelos vencimentos de seu cargo.

Alternativas
Comentários
  • a única possibilidade de acumulação de cargo eletivo com cargo efetivo é na função de vereador, devendo ser observada a compatibilidade de horário e o teto remuneratório.
    caso não haja a disponibilidade de horário, poderá fazer a opção pelo vencimento.
  • art 33 da Constituição Estadual do ES
    Ao servidor público da administração direta, autarquica e fundacional no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    I- investido em mandato eletivo federal ou estadual, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;
    II- investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pelos vencimentos de seu cargo;
    III- investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do  cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso II;

ID
309697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que concerne à Constituição do Estado do Espírito Santo, julgue
os itens de 61 a 65.

Compete ao Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ/ES) processar e julgar, originariamente, nos crimes comuns, o vice-governador do estado, os deputados estaduais e os prefeitos municipais.

Alternativas
Comentários
  • Art. 109. Compete, ainda, ao Tribunal de Justiça:
    I - processar e julgar, originariamente:
    a) nos crimes comuns, o Vice-Governador do Estado, os Deputados Estaduais e os Prefeitos Municipais, e, nesses e nos de responsabilidade, os juízes de direito e os juízes substitutos, os Secretários de Estado, o Procurador-Geral de Justiça, os membros do Ministério Público e o Procurador-Geral do Estado, ressalvada a competência da justiça eleitoral;
     
    b) os mandados de segurança e os habeas-data contra ato do Governador do Estado, do Presidente da Assembléia Legislativa, dos membros da sua Mesa, do Presidente e dos Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, do Procurador Geral de Justiça, do Procurador-Geral do Estado, de Secretário de Estado e do próprio Tribunal, do seu Presidente, do seu Vice-Presidente e do Corregedor-Geral da Justiça;
     
    c) os habeas-corpus, quando o coator ou o paciente for qualquer das pessoas mencionadas na alínea a, ressalvada a competência da justiça eleitoral;
     
    d) os mandados de injunção, quando a elaboração da norma regulamentadora for atribuição do Governador do Estado, da Assembléia Legislativa, de sua Mesa, do Tribunal de Contas, do próprio Tribunal, de órgão, entidade ou autoridade estadual da administração direta ou indireta, ressalvados os casos de competência dos tribunais federais e dos órgãos da justiça militar, da justiça eleitoral, da justiça do trabalho e da justiça federal;
     
    e) as ações de inconstitucionalidade contra lei ou atos normativos estaduais ou municipais que firam preceito desta Constituição;
     
    f) as ações rescisórias de seus julgados e as revisões criminais;
     
    g) as execuções de sentença, nas causas de sua competência originária;

ID
309700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que concerne à Constituição do Estado do Espírito Santo, julgue
os itens de 61 a 65.

A Lei de Organização Judiciária do Estado do Espírito Santo (LOJ/ES), de iniciativa do Superior Tribunal de Justiça, deverá ser encaminhada para aprovação na Assembleia Legislativa, e, depois, ser submetida à sanção do governador do estado.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    A iniciativa para o projeto de lei para a organização judiciária estadual pertence ao Tribunal de Justiça conferme dita a Constituição em seu artigo 125 §1º

    Art. 125. Os Estados organizarão sua Justiça, observados os princípios estabelecidos nesta Constituição.
        
    § 1º - A competência dos tribunais será definida na Constituição do Estado, sendo a lei de organização judiciária de iniciativa do Tribunal de Justiça.
  • "Art. 103. Compete ao Tribunal de Justiça a iniciativa da lei de organização judiciária do Estado e, respeitadas a Constituição Federal e leis complementares, a iniciativa do Estatuto da Magistratura Estadual, observados os seguintes princípios:"

     


    Assim, verificamos que o TJ criou a Lei de Organização Judiciária do Estado do Espírito Santo (Lei Complementar Estadual nº 234/02).



    Link para acesso a LOJ

    http://www.tj.es.gov.br/portal/PDF/legislacao/CODIGO%20DE%20ORGANIZACAO%20JUDICIARIA%20CONSOLIDADA.pdf

ID
309703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos à LOJ/ES.

O cargo comissionado de secretário de gestão do foro deve ser preenchido, exclusivamente, por bacharel em direito.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Os cargos em comissão, nos termos do inciso II do art 37 da CF/88, são declarados em lei como livre nomeação e exoneração. Significa isso que em princípio qualquer pessoa, de qualquer poder ou esfera da federação, pode ser nomeada para exercer um cargo em comissão. É de livre escolha da autoridade competente o cargo que venha a ser ocupado, valendo-se do seu próprio consentimento.

    Art. 37 V"As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;"

    Corrijam-me se eu estiver errado.


  • Lei Complementar 364/06

    Art. 39-D

    § 4º Os Conciliadores, cargos em comissão, serão escolhidos e nomeados pelo Presidente do Tribunal de Justiça e recrutados entre as pessoas habilitadas em curso superior, preferencialmente Bacharel em Direito, ficando os mesmos subordinados ao Juiz de Direito e Escrivão ou Chefe de Cartório da Vara para a qual tiver sido designado.

    Preferencialmente Bacharel em Direito, ou seja, não precisa ser formado em Direito.

  • Lei complementar 234/02

    Art. 39-H, parágrafo 10 - " O cargo comissionado de Secretário de Juízo passará a se chamar Secretário de Gestão de Foro e será preenchido por profissional com formação superior em Direito ou Administração, fazendo jus ao recebimento de 60% do vencimento padrão PJ.2.A.07."

ID
309706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos à LOJ/ES.

Cada comarca, que compreende um município, ou mais de um, desde que contíguos, deve receber a denominação da respectiva sede, podendo ser dividida em varas.

Alternativas
Comentários
  • LC 234

    Art. 2º  

    § 2º  Cada comarca compreenderá um Município, ou mais de um, desde que contíguos, e terá a denominação da respectiva sede, podendo ser dividida em varas.



ID
309709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com referência ao plano de carreiras e de vencimentos dos
servidores efetivos do Poder Judiciário do estado do Espírito Santo,
julgue o item que se segue.

O servidor que não concordar com o resultado do processo de promoção poderá interpor recurso, com justificativa e provas das alegações, no prazo máximo de trinta dias, a contar da data de publicação do referido resultado.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Justificativa da banca:  O conteúdo abordado no item extrapolou os objetos de avaliação previstos no edital para o cargo, motivo suficiente para sua anulação.
    Bons estudos!

ID
309712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com referência ao plano de carreiras e de vencimentos dos
servidores efetivos do Poder Judiciário do estado do Espírito Santo,
julgue o item que se segue.

Entre os critérios exigidos para a promoção do servidor público inclui-se o do limite de três faltas injustificadas no decorrer dos 24 últimos meses que antecedam o processo de promoção.

Alternativas

ID
595954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um jovem de 19 anos de idade chegou ao serviço médico
para atendimento apresentando comportamento eufórico e
expansivo, passando facilmente para irritabilidade e raiva, e até
mesmo choro. O jovem apresentava, ainda, fala rápida e sob
pressão e discursava sobre grandeza, religiosidade e perseguição,
além de referir ouvir vozes; mostrava excessiva atividade motora,
emagrecimento, higiene descuidada e vestuário espalhafatoso,
chamativo. O paciente foi medicado com litio antimaníaco e
neuroléptico da classe química das fenotiazinas, clopromazina, e
manteve esse comportamento por uma semana, como também
comportamento manipulativo, para satisfazer os seus desejos, e
impulsivo, sem medir as consequências das suas ações, com baixa
tolerância à frustração, chegando a apresentar agitação psicomotora
e a não conseguir permanecer sentado para realizar as refeições,
além de insônia. Esse paciente demonstrou forte atração sexual pelo
seu técnico de referência do Centro de Atenção Psicossocial III e
disse a outro profissional que esse técnico estava interessado nele.

Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue os
seguintes itens.

Os diagnósticos de enfermagem possíveis para o paciente em tela incluem: distúrbio da autoestima relacionado a processo de pesar disfuncional; estilo de vida de impotência; interação social prejudicada relacionada ao comportamento egocêntrico e narcisista.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro da questão esteja no 2º diagnóstico (em ordem).
  • ERRO DA QUESTÃO: "NARCISISTA", EX: João é extremamente narcisista, ele contempla sua imagem todos os dias no espelho.


ID
595957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um jovem de 19 anos de idade chegou ao serviço médico
para atendimento apresentando comportamento eufórico e
expansivo, passando facilmente para irritabilidade e raiva, e até
mesmo choro. O jovem apresentava, ainda, fala rápida e sob
pressão e discursava sobre grandeza, religiosidade e perseguição,
além de referir ouvir vozes; mostrava excessiva atividade motora,
emagrecimento, higiene descuidada e vestuário espalhafatoso,
chamativo. O paciente foi medicado com litio antimaníaco e
neuroléptico da classe química das fenotiazinas, clopromazina, e
manteve esse comportamento por uma semana, como também
comportamento manipulativo, para satisfazer os seus desejos, e
impulsivo, sem medir as consequências das suas ações, com baixa
tolerância à frustração, chegando a apresentar agitação psicomotora
e a não conseguir permanecer sentado para realizar as refeições,
além de insônia. Esse paciente demonstrou forte atração sexual pelo
seu técnico de referência do Centro de Atenção Psicossocial III e
disse a outro profissional que esse técnico estava interessado nele.

Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue os
seguintes itens.

Espera-se, como resultado dos cuidados terapêuticos instituídos para esse paciente, a cessação da agitação, dos delírios e das alucinações, e, consequentemente, interpretação correta do ambiente e recuperação da capacidade de tomar decisões relacionadas ao autocuidado e melhora da higiene e aparência pessoal.

Alternativas

ID
595960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um jovem de 19 anos de idade chegou ao serviço médico
para atendimento apresentando comportamento eufórico e
expansivo, passando facilmente para irritabilidade e raiva, e até
mesmo choro. O jovem apresentava, ainda, fala rápida e sob
pressão e discursava sobre grandeza, religiosidade e perseguição,
além de referir ouvir vozes; mostrava excessiva atividade motora,
emagrecimento, higiene descuidada e vestuário espalhafatoso,
chamativo. O paciente foi medicado com litio antimaníaco e
neuroléptico da classe química das fenotiazinas, clopromazina, e
manteve esse comportamento por uma semana, como também
comportamento manipulativo, para satisfazer os seus desejos, e
impulsivo, sem medir as consequências das suas ações, com baixa
tolerância à frustração, chegando a apresentar agitação psicomotora
e a não conseguir permanecer sentado para realizar as refeições,
além de insônia. Esse paciente demonstrou forte atração sexual pelo
seu técnico de referência do Centro de Atenção Psicossocial III e
disse a outro profissional que esse técnico estava interessado nele.

Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue os
seguintes itens.

O fato de o paciente em tela demonstrar forte atração sexual pelo seu técnico de referência e dizer a outro profissional que o técnico é que está interessado nele é um exemplo claro do mecanismo de defesa denominado negação.

Alternativas
Comentários
  • Neste caso o mecanismo de defesa utilizado foi a PROJEÇÃO, esta manifesta-se quando o Ego não aceita reconhecer um impulso inaceitável do Id e o atribui a outra pessoa. Assim o jovem atribui seu impulso ao técnico de referência.

ID
595963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um jovem de 19 anos de idade chegou ao serviço médico
para atendimento apresentando comportamento eufórico e
expansivo, passando facilmente para irritabilidade e raiva, e até
mesmo choro. O jovem apresentava, ainda, fala rápida e sob
pressão e discursava sobre grandeza, religiosidade e perseguição,
além de referir ouvir vozes; mostrava excessiva atividade motora,
emagrecimento, higiene descuidada e vestuário espalhafatoso,
chamativo. O paciente foi medicado com litio antimaníaco e
neuroléptico da classe química das fenotiazinas, clopromazina, e
manteve esse comportamento por uma semana, como também
comportamento manipulativo, para satisfazer os seus desejos, e
impulsivo, sem medir as consequências das suas ações, com baixa
tolerância à frustração, chegando a apresentar agitação psicomotora
e a não conseguir permanecer sentado para realizar as refeições,
além de insônia. Esse paciente demonstrou forte atração sexual pelo
seu técnico de referência do Centro de Atenção Psicossocial III e
disse a outro profissional que esse técnico estava interessado nele.

Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue os
seguintes itens.

A droga de escolha para o tratamento e controle do distúrbio bipolar do tipo mania, apresentado por esse paciente, é o carbonato de lítio. Contudo, drogas anticonvulsivantes como o clonazepam, a carbamazepina e o ácido valproico, assim como o bloqueador dos canais de cálcio verapamil, podem ser utilizadas para o tratamento e controle desse distúrbio.

Alternativas
Comentários
  • http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol32/s1/39.html

  • OS ANTICONVULSIVANTES SÃO:

    1>  BLOQUEADORES DOS CANAIS DE SODIO: UTILIZADOS PARA CRISES PARCIAS, GENERALIZADAS TONICO CLONICAS

    -FENITOINA( RASHES CUTANEOS)

    -CARBAMAZEPINA( ACIDO VALPROICO> TRANSTORNO DE HUMOR BIPOLAR)

    2> BLOQUEADORES DOS CANAIS DE CALCIO: UTILIZADOS PARA CRISES DE AUSENCIA

    - VERAPAMIL

    3>  ESTIMULADORES do GABA

    -BARBITURICOS: FENORBABITAL 

    -BENZODIAZEPNICOS: CLONAZEPAM( CRISES DE AUSENCIA) e  DIAZEPAM( tonico clonico generalizadas)

     

    OBS: AS CRISES SE DIVIDEM EM:

    1: CRISES PARCIAIS

    2: CRISES GENERALIZADAS

    - CRISE DE AUSENCIA

    - CRISE TÔNICO-CLONICA OU CHAMADA TAMBÉM DE MAL EPILEPTICO

     

     


ID
595966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um jovem de 19 anos de idade chegou ao serviço médico
para atendimento apresentando comportamento eufórico e
expansivo, passando facilmente para irritabilidade e raiva, e até
mesmo choro. O jovem apresentava, ainda, fala rápida e sob
pressão e discursava sobre grandeza, religiosidade e perseguição,
além de referir ouvir vozes; mostrava excessiva atividade motora,
emagrecimento, higiene descuidada e vestuário espalhafatoso,
chamativo. O paciente foi medicado com litio antimaníaco e
neuroléptico da classe química das fenotiazinas, clopromazina, e
manteve esse comportamento por uma semana, como também
comportamento manipulativo, para satisfazer os seus desejos, e
impulsivo, sem medir as consequências das suas ações, com baixa
tolerância à frustração, chegando a apresentar agitação psicomotora
e a não conseguir permanecer sentado para realizar as refeições,
além de insônia. Esse paciente demonstrou forte atração sexual pelo
seu técnico de referência do Centro de Atenção Psicossocial III e
disse a outro profissional que esse técnico estava interessado nele.

Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue os
seguintes itens.

Para tratamento psiquiátrico, esse paciente, medicado com lítio, deve ser monitorado quanto aos níveis séricos de lítio antes da administração da medicação, devido à toxicidade do lítio, que é determinada pela dose e que pode causar vista turva, ataxia, zumbido nos ouvidos, náuseas e vômitos, e até colapso cardiovascular.

Alternativas

ID
595969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um jovem de 19 anos de idade chegou ao serviço médico
para atendimento apresentando comportamento eufórico e
expansivo, passando facilmente para irritabilidade e raiva, e até
mesmo choro. O jovem apresentava, ainda, fala rápida e sob
pressão e discursava sobre grandeza, religiosidade e perseguição,
além de referir ouvir vozes; mostrava excessiva atividade motora,
emagrecimento, higiene descuidada e vestuário espalhafatoso,
chamativo. O paciente foi medicado com litio antimaníaco e
neuroléptico da classe química das fenotiazinas, clopromazina, e
manteve esse comportamento por uma semana, como também
comportamento manipulativo, para satisfazer os seus desejos, e
impulsivo, sem medir as consequências das suas ações, com baixa
tolerância à frustração, chegando a apresentar agitação psicomotora
e a não conseguir permanecer sentado para realizar as refeições,
além de insônia. Esse paciente demonstrou forte atração sexual pelo
seu técnico de referência do Centro de Atenção Psicossocial III e
disse a outro profissional que esse técnico estava interessado nele.

Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue os
seguintes itens.

A clopromazina usada pelo paciente funciona como coadjuvante dos distúrbios bipolares e apresenta efeitos colaterais extrapiramidais e efeito antipsicótico de igual intensidade quando comparado aos causados pelo haloperidol, do grupo da butirofenonas.

Alternativas
Comentários
  • http://entendendoaesquizofrenia.com.br/website/?page_id=136
  • Cada antipsicótico possui um conjunto diferente de efeitos colaterais. Alguns efeitos ocorrem mais no início, desaparecendo à medida que o organismo vai se adaptando ao medicamento; 


    1. Efeitos Neurológicos

    TremoresRigidez muscularContrações musculares involuntárias (semelhantes a câimbras)InquietaçãoAnsiedadeDificuldade de ficar parado muito tempoFicar marchandoLentidãoAumento da salivaçãoSíndrome neuroléptica: quadro raro caracterizado por febre (40ºC), rigidez muscular, variação da pressão arterial, taquicardia, sudorese, palidez, confusão mental, desorientação. O paciente deve ser levado imediatamente ao médico. 

    2. Efeitos Cardiovasculares

    Redução da pressão arterial ou hipotensão postural (quando o paciente se levanta)TaquicardiaBradicardiaDistúrbios da condução cardíaca em pacientes com predisposição a arritmias (raro)

    3. Alterações visuais

    Visão embaçadaCuidado com pacientes que tenham glaucoma

    4. Alterações cutâneas

    Reações cutâneas, como rash cutâneo (manchas ou pápulas avermelhadas pelo corpo)Sensibilidade à luz solar (uso de fotoprotetor)

    5. Aumento do colesterol

    Aumento de LDL e triglicerídeos

    6. Ganho de peso

    7. Alterações hormonais

    Aumento da prolactina, que pode causar entumescimento da glândula mamária nas mulheres com saída de leiteAlterações menstruaisRedução de libido

    8. Hiperglicemia e Diabetes (raros)

    Aumento da glicose no sangueDiabetes em pessoas predispostas (mais raro)

    9. Efeitos Hematológicos (raros)

    Diminuição de glóbulos brancos (agranulocitose)Redução de plaquetas

    10. Efeitos Hepáticos

    Aumento transitório de transaminases (enzimas do fígado conhecidas pela sigla TGO e TGP)

    11. Efeitos Gastrintestinais

    Boca secaNáuseasVômitosDiarréiaPrisão de ventre

    12) Efeitos Urogenitais

    Retenção urinária

  • Primeira Geração - Baixa Potência - Clorpromazina

    Primeira Geração - Alta Potência - Haloperidol


ID
595972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um jovem de 19 anos de idade chegou ao serviço médico
para atendimento apresentando comportamento eufórico e
expansivo, passando facilmente para irritabilidade e raiva, e até
mesmo choro. O jovem apresentava, ainda, fala rápida e sob
pressão e discursava sobre grandeza, religiosidade e perseguição,
além de referir ouvir vozes; mostrava excessiva atividade motora,
emagrecimento, higiene descuidada e vestuário espalhafatoso,
chamativo. O paciente foi medicado com litio antimaníaco e
neuroléptico da classe química das fenotiazinas, clopromazina, e
manteve esse comportamento por uma semana, como também
comportamento manipulativo, para satisfazer os seus desejos, e
impulsivo, sem medir as consequências das suas ações, com baixa
tolerância à frustração, chegando a apresentar agitação psicomotora
e a não conseguir permanecer sentado para realizar as refeições,
além de insônia. Esse paciente demonstrou forte atração sexual pelo
seu técnico de referência do Centro de Atenção Psicossocial III e
disse a outro profissional que esse técnico estava interessado nele.

Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue os
seguintes itens.

A descrição clínica desse paciente é compatível com o distúrbio bipolar mania delirante, o qual se associa a alterações prevalentes do humor, da cognição, da sensopercepção, da atividade motora e do comportamento.

Alternativas

ID
595975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o processo de reforma psiquiátrica instituída no
Brasil, julgue os itens a seguir.

Os centros de atenção psicossocial II e III devem estar capacitados para realizar prioritariamente o atendimento de pacientes com transtornos mentais severos e persistentes, egressos ou não de internações psiquiátricas, em regime de tratamento intensivo, semi-intensivo e não intensivo, com organização de base comunitária e territorializada.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CERTA

    De acordo com a Portaria nº 336/GM/MS, de 19 de fevereiro de 2002 que institui as modalidades dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS):

    § 1º As três modalidades ( OU SEJA, CAPS I, II E III)de serviços cumprem a mesma função no atendimento público em saúde mental, distinguindo-se pelas características descritas no Artigo 3 o desta Portaria, e deverão  estar capacitadas para realizar prioritariamente  o atendimento de pacientes com transtornos  mentais severos e persistentes em sua área territorial, em regime de tratamento intensivo, semiintensivo e não-intensivo, conforme definido adiante. 
     

ID
595978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o processo de reforma psiquiátrica instituída no
Brasil, julgue os itens a seguir.

O Programa de Volta para Casa, do Ministério da Saúde, instituiu o auxílio reabilitação para pessoas com longa história de internações em hospitais psiquiátricos, por meio do pagamento mensal de um auxílio-reabilitação diretamente ao seu responsável, que irá repassar para o paciente beneficiado.

Alternativas
Comentários
  • "O benefício consiste no pagamento mensal de auxílio-pecuniário, no valor de R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais) ao beneficiário ou seu representante legal, se for o caso, com duração de 01 (um) ano. Poderá ser renovado, a partir da avaliação de equipe municipal e de parecer da Comissão de Acompanhamento do Programa De Volta Para Casa (CAP-SES e CAP-MS), e tem como objetivo apoiar e acompanhar o beneficiário no seu processo de reabilitação psicossocial." http://portal.saude.gov.br/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=20500
  •  O auxílio-reabilitação psicossocial é o principal componente do Programa

    "De Volta para Casa", estratégia do Governo Federal para estimular a assistência

    extra-hospitalar, criado em 31.07.2003, na lei n° 10.708.

    O pagamento mensal do auxílio é realizado diretamente ao próprio

    beneficiário, no valor de R$ 240,00, por um período de um ano, podendo

    ser renovado caso a pessoa não esteja ainda em condições de se reintegrar

    completamente à sociedade. 


ID
595981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o processo de reforma psiquiátrica instituída no
Brasil, julgue os itens a seguir.

O atendimento dos portadores de sofrimento mental de base comunitária fundamenta-se na lógica do saber da psiquiatria tradicional especializada e é realizado em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), residências terapêuticas, ambulatórios, hospitais gerais e centros de convivência.

Alternativas
Comentários
  • O atendimento dos portadores de sofrimento mental de base comunitária fundamenta-se na lógica do saber da psiquiatria tradicional especializada e é realizado em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), residências terapêuticas, ambulatórios, hospitais gerais e centros de convivência (erro marcado no grifo).

    Os CAPS podem oferecer diferentes tipos de atividades terapêuticas. Esses recursos vão além do uso de consultas e de medicamentos, e caracterizam o que vem sendo denominado clínica ampliada. Essa idéia de clínica vem sendo (re)construída nas práticas de atenção psicossocial, provocando mudanças nas formas tradicionais de compreensão e de tratamento dos transtornos mentais. 

    Os CAPS oferecem diversos tipos de atividades terapêuticas, por exemplo: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares. 


  • A unica coisa que ta diferente ai é a palavra ambulatório. 


ID
595984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o processo de reforma psiquiátrica instituída no
Brasil, julgue os itens a seguir.

A internação psiquiátrica involuntária deve, no prazo de vinte e quatro horas, ser comunicada ao Ministério Público estadual pelo responsável técnico do estabelecimento no qual a internação tenha ocorrido, sendo desnecessário esse procedimento quando o paciente tiver alta.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO:

    A internação psiquiátrica involuntária deverá, no prazo de setenta e duas horas, ser comunicada ao Ministério Público Estadual pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta.
    http://blogs.jovempan.uol.com.br/campanha/lei-autoriza-internacao-involuntaria-de-usuario-de-droga-mas-onde-tem-vaga-na-rede-publica/

  • § 1o A internação psiquiátrica involuntária deverá, no prazo de setenta

    e duas horas, ser comunicada ao Ministério Público Estadual pelo

    responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido, devendo

    esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta.


    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/legislacao_saude_mental_1990_2004_5ed.pdf
  • Art. 6 A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos. Parágrafo único. São considerados os seguintes tipos de internação psiquiátrica:

    I - internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário;

    II - internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro; e

    III - internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.

    Art. 10.

    Evasão, transferência, acidente, intercorrência clínica grave e falecimento serão comunicados pela direção do

    estabelecimento de saúde mental aos familiares, ou ao representante legal do paciente, bem como à autoridade sanitária responsável, no prazo máximo de vinte e quatro horas da data da ocorrência.

    Art. 8 A internação voluntária ou involuntáriasomente será autorizada por médico devidamente registrado no Conselho Regionalde Medicina - CRM do Estado onde se localize o estabelecimento.

    § 1 A internação psiquiátrica involuntária deverá, no prazo de setente duas horas, ser comunicada ao Ministério Público Estadual pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta.


ID
595987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o processo de reforma psiquiátrica instituída no
Brasil, julgue os itens a seguir.

Considerando a epidemiologia dos transtornos mentais na população, o Ministério da Saúde está fortalecendo a inclusão das ações de saúde mental no âmbito da atenção básica pela política nacional de saúde mental, por meio dos dispositivos do apoio matricial e do núcleo de apoio à saúde da família, principalmente com ênfase na ação dos agentes comunitários de saúde.

Alternativas
Comentários

ID
595990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à enfermagem na saúde da
mulher.

A amamentação contribui para o aumento do intervalo entre partos, previne a osteoporose nas mulheres e diminui a incidência de icterícia e alergias nas crianças.

Alternativas
Comentários
  • Para a mãe, a amamentação permite uma recuperação mais rápida da forma (em média a perda de 6 quilos); uma involução uterina mais precoce, redução da probabilidade de hemorragias pós-parto, do cancer da mama e ovários e previne a osteoporose.
  • ALGUMAS VANTAGENS DA AMAMENTAÇÃO
    Para a mulher:
    • Fortalece o vínculo afetivo;
    • Favorece a involução uterina e redução do risco de hemorragia;
    • Contribui para o retorno ao peso normal;
    • Contribui para o aumento do intervalo entre partos;
    • Previne osteoporose.
    Para a criança:
    • É um alimento completo, não necessitando de nenhum acréscimo até os seis meses de idade;
    • Facilita a eliminação de mecônio e diminui a incidência de icterícia;
    • Protege contra infecções;
    • Aumenta o vínculo afetivo;
    • Diminui as chances de desenvolvimento de alergias.
    Para a família e a sociedade:
    • É limpo, pronto e na temperatura adequada;
    • Diminui as internações e seus custos;
    • É gratuito.

ID
595993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à enfermagem na saúde da
mulher.

Em condições normais de atendimento na atenção pré-natal e puerperal, os exames laboratoriais de glicemia de jejum, VDRL e urina do tipo 1 devem ser realizados na primeira consulta e repetidos próximo à trigésima semana de gestação.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está mal elaborada! Os exames devem ser SOLICITADOS na primeira consulta do pré - natal.
  • Solicitar VDRL, HIV, UrinaI e Glicemia de jejum nos três trimestres.
  • Além do VDRL, glicemia de jejum e urina tipo 1, na primeira consulta, solicitar: Dosagem de hemoglobina e hematócrito(Hb/Ht); grupo sanguineo e fator Rh;sorologia anti-HIV; sorologia para hepatite B (HBsAg); sorologia para toxoplasmose. Repetir próximo à 30º semana VDRL, glicemia em jejum, urina tipo 1,sorologia anti-HIV e sorologia para hepatite B.
    Outros exames podem ser acrecidos a essa rotina mínima:
    - Protoparasitológico: solicitar na primeira consulta;
    - Colpocitologia oncótica:Pode ser feito em qualquer trimestre;
    - Bacterioscopia da secreção vaginal: realizar em torno da 30º semana de gestação, particurlamente nas mulheres com antecedente de prematuridade;
    - Sorologia para rubéola;
    -Urocultura: para diagnóstico de bacteriúria assintomática;
    - Eletroforese de hemoglobina; guando houver suspeita clínica de anemia falciforme;
    - Ultra- sonografia obstétrica.

  • Questão mal elaborada. Não entendi o motivo de falar a palavra puerperal..
  • VDRL, um exame na primeira consulta e outro próximo à 30ª semana de

    gestação;

     

    Urina tipo 1, um exame na primeira consulta e outro próximo à 30ª

    semana de gestação;
     

     
  • Também não entendi o porquê da palavra puerperal. Alguém pode contribuir com alguma explicação?

  • Puerperal, Trigésima semana puerperal, ainda pdiremos VDRL, Urina tipo 1. Hã? Como assim?

  • PRIMEIRO TRIMESTRE:

    Hemograma

    Tipagem sanguínea e fator Rh

    Coombs indireto (se for Rh negativo)

    Glicemia em jejum

    Teste rápido de triagem para sífilis e/ou VDRL/RPR

    Teste rápido diagnóstico anti-HIV

    Anti-HIV

    Toxoplasmose IgM e IgG

    Sorologia para hepatite B (HbsAg)

    Urocultura + urina tipo I (sumário de urina – SU, EQU)

    Ultrassonografia obstétrica

    Citopatológico de colo de útero (se for necessário)

    Exame da secreção vaginal (se houver indicação clínica)

    Parasitológico de fezes (se houver indicação clínica.

    SEGUNDO TRIMESTRE

    Teste de tolerância para glicose com 75g, se a glicemia estiver

    acima de 85mg/dl ou se houver fator de risco (realize este exame

    preferencialmente entre a 24ª e a 28ª semana)

    Coombs indireto (se for Rh negativo)

    TERCEIRO TRIMESTRE

    Hemograma

    Glicemia em jejum

    Coombs indireto (se for Rh negativo)

    VDRL

    Anti-HIV

    Sorologia para hepatite B (HbsAg)

    Repita o exame de toxoplasmose se o IgG não for reagente

    Urocultura + urina tipo I (sumário de urina – SU)

    Bacterioscopia de secreção vaginal (a partir de 37 semanas de gestação).


ID
595996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à enfermagem na saúde da
mulher.

O controle pré-concepcional no casal portador de HIV pressupõe a redução da carga viral circulante para níveis indetectáveis, de modo a permitir a amamentação no pós-parto.

Alternativas
Comentários
  • portadora do virus HIV jamais ira amamentar devendo proceder com o enfaixamento das mamas e o uso de cabergolina.
    quanto da redução da carga viral indetectavel é para escolha da via de parto que poderá ser transvaginal.
    Tem uma prova que trouxe a seguinte questao : que em condiçoes de extrema pobreza e falta de recursos o leite de mae portadora de HIV poderia fazer a ordenha e ferver-lo. ta no novo manual do MS - atençao ao recen nascido guia profissional.
  • A redução da Carga viral visa diminuir a probabilidade da transmissão vertical na gestação. Para a escolha da via de parto,  a carga viral também é levada em consideração, além de outros fatores, como o tempo de bolsa rota e o nascimento, sendo o parto vaginal com membranas íntegras aquele com menor risco para o bebê.
  • O controle pré-concepcional no casal portador do HIV pressupõe a recuperação dos níveis de linfócitos T-CD4+ (parâmetro de avaliação da imunidade) e a redução da carga viral de HIV circulante para níveis indetectáveis. Esses cuidados, acrescidos das técnicas de assistência preconizadas para a concepção em casais HIV+ (sorodiscordantes ou soroconcordantes) e das ações para a prevenção da transmissão vertical durante toda a gravidez, no parto e no pós-parto, incluindo a não amamentação, permitem que a gestação ocorra em circunstâncias de risco reduzido para a mulher e para a criança, promovendo melhores resultados maternos e perinatais;

    Nas seguintes situações o aleitamento materno não deve ser recomendado:

    - Mães infectadas pelo HIV;

    - Mães infectadas pelo HTLV1 e HTLV2;

    - Uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação.

    - Criança portadora de galactosemia, doença rara em que ela não pode ingerir leite humano ou qualquer outro que contenha lactose.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Recomendações para Profilaxia da Transmisão Vertical do HIV e Terapia Antirretroviral em Gestantes: manual de bolso/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de DST e Aids. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.

  • Quando mãe infectada com HIV é recomendado a interrupção PERMANENTE do aleitamento materno.


ID
595999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da atuação da enfermagem na saúde da criança, julgue os
itens que se seguem.

Em todas as crianças menores de um ano com malformações congênitas e alterações neurológicas, recomenda-se que seja descartada como causa biológica o vírus da rubéola, devendo ser realizada coleta de sangue preferencialmente até o segundo mês de vida.

Alternativas
Comentários
  • Dentre os agentes biológicos causadores de deformações congênitas, os mais importantes são a infecção pelo vírus da rubéola, citomegalovírus (CMV), Toxoplasma gondii e Treponema pallidum.
  • Para a investigação de casos suspeitos de SRC, deve ser colhida uma amostra de sangue, logo após o nascimento, quando há suspeita ou confirmação de infecção materna durante a gestação; ou logo após a suspeita diagnóstica, nos menores de 1 ano.

    Questão errada!


ID
596002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da atuação da enfermagem na saúde da criança, julgue os
itens que se seguem.

Deve ser considerado recém-nascido de alto risco o prematuro pesando menos de 2.000 g ao nascer, o recém-nascido com asfixia ao nascer (Apgar menor que 7 no quinto minuto) e o recém-nascido com outras patologias graves no nascimento.

Alternativas
Comentários
  • Escala de Apgar - É o método mais comumente empregado para avaliar o ajuste imediato do recém-nascido à vida extra-uterina, avaliando suas condições de vitalidade. Para cada um dos 5 itens é atribuída uma nota de 0 a 2. Somam-se as notas de cada item e temos o total, que pode dar uma nota mínima de 0 e máxima de 10. Uma nota de 8 a 10, presente em cerca de 90% dos recém-nascidos significa que o bebê nasceu em ótimas condições. Uma nota 7 significa que o bebê teve uma dificuldade leve. De 4 a 6, traduz uma dificuldade de grau moderado, e de 0 a 3 uma dificuldade de ordem grave. Se estas dificuldades persistirem durante alguns minutos sem tratamento, pode levar a alterações metabólicas no organismo do bebê gerando uma situação potencialmente perigosa, a chamada anóxia (falta de oxigenação). O boletim Apgar de primeiro minuto é considerado como um diagnóstico da situação presente, índice que pode traduzir sinal de asfixia e da necessidade de ventilação mecânica. Já o Apgar de quinto minuto e o de décimo minuto são considerados mais acurados, levando ao prognóstico da saúde neurológica da criança (seqüela neurológica ou morte).
  • Critérios para identificar o RN de alto risco segundo o Ministério da Saúde:

    - RN com asfixia grave ao nascer (Apgar < 7 no 5o min).

    - RN pré-termo com peso ao nascer < 2.000g.

    - RN < 35 semanas de idade gestacional.

    - RN com outras doenças graves.

    Ou seja, todos os critérios são os que estã listados na questão.

    Resposta: CERTO

    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.



ID
596005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da atuação da enfermagem na saúde da criança, julgue os
itens que se seguem.

Na triagem neonatal, deve-se divulgar a importância do teste do pezinho, que deve ser realizado a partir do décimo quinto dia de vida, visando detectar hipotireoidismo, anemia falciforme, fenilcetonúria e fibrose cística.

Alternativas
Comentários
  • Nome popular para a triagem neonatal, o teste do pezinho é feito a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido. Por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos, o material pode ser colhido através de uma única punção, rápida e quase indolor para o bebê.

    Em sua versão mais simples, o teste do pezinho foi introduzido no Brasil na década de 70 para identificar duas doenças (chamadas pelos especialistas de "anomalias congênitas", porque se apresentam no nascimento): a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito. Ambas, se não tratadas a tempo, podem levar à deficiência mental. Logo, é importante certificar-se, quando escolher a maternidade, se o local está apto a realizar este exame.

    A identificação precoce de qualquer dessas doenças permite evitar o aparecimento dos sintomas, através do tratamento apropriado. Por isso, recomenda-se realizar o teste imediatamente entre o 3º e o 7º dia de vida do bebê. Antes disso os resultados não são muito precisos ou confiáveis. A partir desse prazo, leve seu filho para fazer o exame o mais cedo possível. Assim o tratamento, se for o caso, será mais eficaz.

    Em 1992 o teste se tornou obrigatório em todo o país, através de lei federal. Em 2001, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Triagem Neonatal (veja portaria 822), com o objetivo de atender a todos os recém-natos em território brasileiro. Consulte a lista dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal credenciados pelo Governo. Hoje já existe uma versão ampliada, que permite identificar mais de 30 doenças antes que seus sintomas se manifestem. Trata-se, no entanto, de um recurso sofisticado e ainda bastante caro, não disponível na rede pública de saúde.


    FONTE: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=24919
  • O Teste do Pezinho é um exame rápido de prevenção que coleta gotinhas de sangue do calcanhar do bebê com a finalidade de impedir o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas, podem levar à deficiência intelectual e causar outros prejuízos à qualidade de vida das pessoas.
    Através do Teste do Pezinho básico podem ser diagnosticadas a Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias.
    Para que a prevenção seja possível, a coleta deve ser efetuada na primeira semana de vida da criança e as amostras devem ser enviadas o quanto antes para o laboratório.
  • A implantação do Programa deverá seguir os seguintes Princípios e Diretrizes:
    1 - Todo recém-nascido tem direito ao acesso à realização de testes de Triagem
    Neonatal, em conformidade com o disposto nesta Portaria. Os testes deverão ser
    realizados até o 30º dia de vida (preferencialmente entre o 2º e o 7º dia de vida), com
    coleta do material efetuada de acordo com os critérios técnicos estabelecidos no Manual
    de Normas Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa Nacional de Triagem Neonatal
    a ser elaborado e publicado pela Secretaria de Assistência à Saúde/SAS/MS;
  • Errada.
    Deve ser realizado a partir do 3º dia de vida e não do 15º. De preferência entre o 3º e o quinto. Mesmo não sendo ideal considera-se até 30º dia de vida para realização do mesmo.
  • Deve ser realizado a partir do 5º dia de vida, na semana de saúde integral, que é a primeira semana de vida do recém-nascido.
  • O Teste do Pezinho  é um conjunto de exames realizados através de uma gota de sangue, coletada no calcanhar do recém-nascido, segundo recomendação do Ministério da Saúde, é a primeira semana de vida; donde se recomenda como idade ideal o período compreendido entre o 3º e 7º dia de idade do recém-nascido. Coletar após o 30º dia de vida é considerado tardio para este tipo de exame, pois atenta contra o princípio maior da ação de triagem neonatal que é a prevenção de sequelas neurológicas e metabólicas ao recém-nascido. O teste permite a detecção da fenilcetonúria, do hipotireoidismo congênito, de hemoglobinopatias (anemia e traço falciforme) e da fibrose cística (ou mucoviscidose).

    Logo, a o teste do pezinho deve ser feito entre o 3º e 7º dia de idade do recém-nascido e não após 15 dias.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança : crescimento e desenvolvimento / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação-Geral de Atenção Especializada. Manual de Normas Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa Nacional de Triagem Neonatal / Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde, CoordenaçãoGeral de Atenção Especializada. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

    http://bvsms.saude.gov.br/

  • Segundo o ministério da saúde o teste do pezinho deverá ser feito a partir do 3° dia de vida da criança, quando já ocorreu uma ingestão adequada de proteínas e é possível analisar com mais segurança o metabolismo da fenilalanina, evitando-se resultados falsos negativos para fenilcetonúria. A coleta para o exame deve ser realizada entre 3° e o 7° dia de vida da criança. embora não seja ideal, aceita-se que seja feita a coleta até 30° dia de vida do bebê.


ID
596008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Tendo em vista que infarto agudo do miocárdio é uma situação
emergencial que requer conhecimentos específicos, julgue os itens
seguintes.

Nos exames diagnósticos, podem ser observadas a inversão da onda T e alterações enzimáticas, como a da CPK (creatinofosfoquinase), que determina a quantidade de massa infartada.

Alternativas
Comentários
  • A enzima CPK-MB serve apenas de confirmação do diagnóstico de infarto, mas não consegue mensurar a quantidade de massa infartada. Sendo necessário fazer uma ressonânica magnética cardíaca (RMC) para delimitar com precisão as regiões de infarto do miocárdio, agudo ou crônico.

    Caí nessa casca de banana... hehehe
  • CPK - Creatina fosfoquinase
    Os níveis aumentados indicam: infarto do miocárdio, lesão da musculatura cardíaca ou esquelética, doença muscular cardíaca congênita, acidente vascular cerebral, injeções intramusculares, hipotireoidismo, doenças infecciosas, embolia pulmonar, hipertermia maligna, convulsões generalizadas, neoplasias de próstata, vesícula, e trato gastrintestinal.

    CK-MB
    É uma isoenzima da creatina fosfoquinase (CPK) que corresponde a enzima liberada pelo músculo cardíaco. Esta enzima eleva-se quando ocorre isquemia em um determinada região do músculo cardíaco. No infarto agudo do miocárdio os valores de CK-MB podem estar superiores a 16 U/L e entre 4% a 25% do valor de CPK total. A interpretação dos resultados pode ser a seguinte:
    A. Valores de CK-MB acima de 16 U/L mas inferiores a 4% do valor do CPK total podem sugerir lesão de músculo esquelético;
    B. CK-MB acima de 25% do valor do CPK total pode indicar presença de isoenzima, neste caso o indicado é dosar o CK-MB por meio de metodologias alternativas, como no caso do CK-MB por quimioluminescência. A interpretação deste exame é a seguinte: o CK-MB encontra-se predominantemente no músculo cardíaco, sendo responsável por aproximadamente 10 a 40% das miocardites. Os danos no miocárdio originam a liberação transitória de CKMB para a circulação. Esse aumento de CKMB atinge o auge entre 12 e 24 horas, depois regressa ao normal dentro de 48 a 72 horas.

    TGO - Transaminase glutâmico oxaloacética
    No infarto agudo do miocárdio o aumento do TGO está ligado à necrose de células miocárdicas. A elevação é geralmente moderada raramente chegando a atingir 10 vezes o limite superior normal. A elevação da TGO aparece entre a sexta e a décima segunda horas após o episódio de dor, atinge seu nível máximo em 24 a 48 horas, e o seu retorno ao normal se processa entre o quarto e o sétimo dia após o episódio de dor.

    Troponina T- É um exame que começa a ser muito utilizado no diagnóstico do infarto agudo do miocárdio. Esta enzima é liberada no sangue a partir de 2 a 8 horas após a lesão do miocárdio. Os valores se elevam por um período de 2 horas a 14 dias após o infarto. O resultado positivo significa que a concentração de Troponina T contida na amostra supera o valor de sensibilidade do teste, que é 0,1 ng/ml. Entretanto, o resultado negativo não permite excluir com segurança um infarto do miocárdio nas primeiras 8 horas após a aparição dos primeiros sintomas. Se a suspeita persistir, o exame deve ser repetido am intervalos apropriados. 

    fonte: 
    http://www.unifesp.br/denf/NIEn/CARDIOSITE/blood.htm


ID
596011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Tendo em vista que infarto agudo do miocárdio é uma situação
emergencial que requer conhecimentos específicos, julgue os itens
seguintes.

Como terapêutica medicamentosa podem-se utilizar o dinitrato de isossorbida, que, administrado por via sublingual, promove rápida vasodilatação coronariana, e o ácido acetilsalicílico, que, administrado por via oral, inibe a formação das plaquetas.

Alternativas
Comentários
  • em caso de IAM sera usado o MONAB
    Morfina Oxigênio Nitratos Aspirina Betabloqueador
  • Dinitrato de isossorbida é utilizado em insuficiênica cardíaca congestiva. A nitroglicerina é usada no IAM.
  • Nitratos: Devem ser utilizados na formulação sublingual (nitroglicerina, mononitrato de isossorbida ou dinitrato de isossorbida) para reversão de eventual espasmo e/ou para alívio da dor anginosa. O dinitrato de isossorbida é um vasodilatador de ação direta, que relaxa a musculatura vascular lisa, tendo como indicação angina pectoris e insuficiência cardíaca congestiva. Ácido acetilsalicílico (AAS): Único anti-inflamatório não esteroide indicado rotineiramente para todos os pacientes com suspeita de IAM, eventualmente como automedicação, exceto nos casos de contraindicação (alergia ou intolerância ao medicamento, sangramento ativo, hemofilia, úlcera péptica ativa). É o antiplaquetário de eleição a ser utilizado no infarto agudo do miocárdio. AAS Inibe irreversivelmente a COX e a produção de TXA-A2, impedindo a agregração plaquetária, a reoclusão coronária e a recorrência de eventos após a terapia fibrinolítica. Logo o AAS não inibe a produção das plaquetas, mas sim, a agregação delas. Resposta ERRADO Bibliografia Sociedade Brasielira de Cardiologia. IV Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST. Arq Bras Cardiol 2009; 93(6 Supl. 2): e179-e264. Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • Atualizando o comentário acima - hoje usamos o MONAC M-DE MONITORIZAÇÃO (ECG,OXIMETRIA,PA) O-OXIGENIO SÓ SE A SATURACAO ESTIVER
  • COMENTÁRIO DO PROFESSOR - Resumido:

     

    O dinitrato de isossorbida é um vasodilatador de ação direta, que relaxa a musculatura vascular lisa, tendo como indicação angina pectoris e insuficiência cardíaca congestiva.

    Ácido acetilsalicílico (AAS): Único anti-inflamatório não esteroide indicado rotineiramente para todos os pacientes com suspeita de IAM, eventualmente como automedicação, exceto nos casos de contraindicação (alergia ou intolerância ao medicamento, sangramento ativo, hemofilia, úlcera péptica ativa). O AAS não inibe a produção das plaquetas, mas sim, a agregação delas.

     

    Resposta ERRADO

     

    Fonte: Bibliografia Sociedade Brasielira de Cardiologia. IV Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST. Arq Bras Cardiol 2009; 93(6 Supl. 2): e179-e264. Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.


ID
596014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Tendo em vista que infarto agudo do miocárdio é uma situação
emergencial que requer conhecimentos específicos, julgue os itens
seguintes.

Dor precordial retroesternal, de forte intensidade, com duração acima de 30 minutos, em forma de aperto ou queimação, é sintoma característico dessa condição clínica.

Alternativas
Comentários
  • O sintoma mais frequente é a dor torácica persistente, de início súbito, de intensidade variável, localizada sobre a região inferior do esterno e abdomem superior. A dor pode agravar continuamente, até se tornar quase insuportável. Pode surgir mesmo quando a pessoa está acordando ou fazendo bem pouco esforço. Pode irradiar-se para o ombro e braços, geralmente para o lado esquerdo. Em alguns casos irradia-se para a mandíbula e pescoço.

    É uma dor violenta, constritiva, de duração prolongada (mais de 30 minutos a algumas horas de duração), não é aliviada pelo repouso, ou pela nitroglicerina.

    A dor pode vir acompanhada de um aumento da freqüência respiratória, palidez, sudorese profusa, fria e pegajosa, tonteira e confusão mental. Pode haver, por um reflexo vagal, náuseas e vômitos.



    Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/infarto-agudo-do-miocardio/index.php#ixzz1x0v4QrVX
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
596017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos acidentes com animais peçonhentos, julgue os itens a
seguir.

Os primeiros socorros imediatos incluem manter a vítima deitada, remover anéis, limpar e cobrir a ferida com curativo estéril leve e imobilizar a parte corporal lesada abaixo do nível do coração.

Alternativas
Comentários
  • Resposta errada. Observem:
    Método “ABCDE” no atendimento à vitima de Animal Peçonhento

    A - ATENDIMENTO À VITIMA
    B - BUSCA E IDENTIFICAÇÃO DO ANIMAL AGRESSOR
    C - CAPTURA DO ANIMAL
    D - DESCANSO À VITIMA
    E - ELEVAÇÃO DO MEMBRO FERIDO


    A – ATENDIMENTO À VITIMA

    - Acalmar a vitima;
    - Assepsiar o ferimento com água e sabão ou soro fisiológico;
    - Retirar adornos como anéis, relógio ou pulseira presentes no membro afetado.

     

    B – BUSCA E IDENTIFICAÇÃO DO ANIMAL AGRESSOR

    - Tentar encontrar o animal que atacou a vitima;
    - Tentar identificar que tipo de animal atacou a vitima;
    - Observar cor, tamanho e característica do animal agressor.

     

    C – CAPTURA DO ANIMAL

    - Tentar capturar o animal encontrado, utilizando as técnicas seguras de manejo e captura, quando não houver risco pessoal;
    - Levar o animal capturado, usando as técnicas seguras, para possível identificação no recurso hospitalar, visando uma maior eficácia no tratamento com a soroterapia específica;
    - Caso não tenha encontrado o animal, não se deve perder tempo com a procura, uma vez que o atendimento à vitima é primordial.

     

    D – DESCANSO À VITIMA

    - Manter a vitima em repouso enquanto aguarda veiculo de remoção, ou no trajeto ao recurso hospitalar;
    - É importante que a vitima permaneça em repouso, para amenizar a ação do veneno, bem como sua propagação no corpo.

     

    E- ELEVAÇÃO DO MEMBRO FERIDO

    - Elevar, quando possível, o membro ferido da vitima, acima do nível do coração, desde que permaneça confortável.

     

    Após estas ações, deve-se monitorar os sinais vitais da vítima e transporta-la imediatamente ao recurso hospitalar, para receber o tratamento definitivo.

     

    Pesquisa Elaborada e Publicada por:
    Risco Rural Segurança do Trabalho

    Prof. Leonardo Galvão
    Diretor de Pesquisas e Publicações

  • MODELO DE PRESCRIÇÃO PARA SORO HETERÓLOGO

    1 - Dieta oral zero até segunda ordem (ou até término da soroterapia)
    2 - Instalar acesso venoso com cateter em Y
    3 - Hidrocortisona 500 mg (ou 10 mg/kg) IV 30 minutos antes do item 6
    4 - Cimetidina 300 mg (ou 10 mg/kg) IV 30 minutos antes do item 6
    5 - Prometazina 50 mg (ou 0,5 mg/kg) IV 30 minutos antes do item 6
    6 - Soro anti-ofídico IV, sem diluir, infundido durante 30 minutos
    7 - Deixar bandeja de traqueostomia e material de urgência à beira do leito
    8 - Dipirona 1g (ou 15 mg/kg) IV 4/4h (para analgesia inicial)
    9 - Sinais vitais a cada 10 minutos

    DOSAGEM DE SORO ANTI-OFÍDICO ESPECÍFICO

    ACIDENTE
    LEVE
    MODERADO
    GRAVE
    Botrópico 05 amp. de SAB 08 amp. de SAB 10 amp. de SAB
    Laquético 05 amp. de SAL ou SABL 10 amp. de SAL ou SABL 20 amp. de SAL ou SABL
    Elapídico - 10 amp. de SAE  

     

    CUIDADOS GERAIS:

    1. Manter a higiene do membro acometido;
    2. Manter o membro sempre elevado;
    3. Enquanto houver alteração do TC, realizar apenas compressas frias, quando houver normalização deste e suspeita de infecção secundária, realizar compressas normas;
    4. A analgesia poderá ser feita inicialmente com dipirona, mas se persistir a dor, poderá ser usado Tramadol (100mg IV até 4/4h);
    5. Os curativos serão feitos apenas com SF0,9% e solução antisséptica, devendo-se evitar a oclusão;
    6. Fazer a profilaxia para tétano, conforme a recomendação vigente.

    Rotineiramente, devem ser solicitados: TC, TAP, hemograma, bioquímica do sangue (uréia, creatinina, CPK, DHL, TGO, potássio) e EAS.
  • Picadas ou mordeduras por animais peçonhentos

    Acidentes por animais peçonhentos são aqueles provocados por picadas ou mordeduras de animais dotados de glândulas secretoras e aparelhos inoculadores de veneno.

    Nos acidentes por mordidas de cobras, devemos sempre considerar como sendo de cobras venosas.

    Sinais e sintomas

    • Pequena mordida na pele: pode parecer um ponto pequeno e descolorido.
    • Dor e inchaço, pode ser de desenvolvimento lento, na área da mordida.
    • Pulso rápido e respiração difícil.
    • Fraqueza.
    • Dificuldade visual.
    • Náusea e vômitos.

    O que fazer

    • Manter a vítima calma e deitada.
    • Localizar a marca da mordedura e limpar o local com água e sabão.
    • Cobrir com um pano limpo.
    • Remover anéis, pulseiras e outros objetos que possam garrotear, em caso de inchaço do membro afetado.
    • Evitar que a vítima se movimente para não favorecer a absorção do veneno.
    • Tentar manter a área afetada no mesmo nível do coração ou, se possível, abaixo dele.
    • Levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo, para receber o soro anti-ofídico.
    • Se possível, levar o animal para que seja identificado e para que a vítima receba o soro específico.
    •  
  • O que não fazer

    • Não fazer torniquete, isto impede a circulação do sangue e pode causar gangrena ou necrose local.
    • Não cortar o local da ferida, para fazer 'sangria'.
    • Não aplicar folhas, pó de café ou terra sobre a ferida, poderá provocar infecção.

    Características

    A ação do veneno pode provocar as seguintes reações:

    • Proteolítica: necrose tecidual (morte do tecido lesado) devido à decomposição das proteínas.
    • Neurotóxica: ação no sistema nervoso causando queda palpebral; formigamento no local afetado, alterações de consciência e perturbações visuais.
    • Hemolítica: destruição das hemáceas no sangue.
    • Coagulante: causa deficiência na coagulação sangüínea.
    http://www.einstein.br/einstein-saude/primeiros-socorros/Paginas/acidentes-por-animais-peconhentos.aspx


    Em vários outros sites eu encontrei que o correto é elevar o membro o que torna dificil a questão. Tentei encontrar em manuais do Ministério da Saúde e nada. Esse site que usei é do  Albert Einstein.

  • PRIMEIROS SOCORROS:


    ▲ Lavar o local da picada apenas com água ou  com água e sabão;
    ▲ Hidrate a vítima com goles de água
    ▲ Eleve o local afetado
    ▲ Levar a vítima imediatamente ao
     serviço de saúde mais próximo
       

    ▲ Não corte ou fure o local da picada ▲ Não faça torniquete
    TIPOS DE ACIDENTES:

    Acidentes por cobra

    Acidente botrópico (causado por serpentes do grupo das jararacas): dor e inchaço no local da picada, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento pelos orificios da picada; sangramentos em gengivas, pele e urina. Pode evoluir com complicações como infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.

    Acidente laquético (causado por surucucu): quadro semelhante ao acidente botrópico, acompanhado de vômitos, diarréia e queda da pressão arterial.

    Acidente crotálico (causado por cascavel): no local sensação de formigamento, sem lesão evidente; dificuldade de manter os olhos abertos, com aspecto sonolento, visão turva ou dupla, dores musculares generalizadas e urina escura.

    Acidente elapídico (causado por coral verdadeira): no local da picada não se observa alteração importante; as manifestações do envenenamento caracterizam-se por visão borrada ou dupla, pálpebras caídas e aspecto sonolento.

    Soros

    Os soros antipeçonhentos são produzidos no Brasil pelo Instituto Butantan (São Paulo), Fundação Ezequiel Dias (Minas Gerais) e Instituto Vital Brazil (Rio de Janeiro). Toda a produção é comprada pelo Ministério da Saúde que distribui para todo o país, por meio das Secretarias de Estado de Saúde. Assim, o soro está disponível em serviços de saúde e é oferecido gratuitamente aos acidentados.

    Instituto Butantan - Brasil


  • O correto seria elevar o membro afetado acima do nivel do coração, procedimento parecido em casos de hemorragia. Eu também entraria com recursos pois essa questão está errada pessoal. 

  • Parece que não há unanimidade sobre elevar o membro da picada...

  • Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos. MS, 2001. Pag. 103

    XIII - Prevenção de acidentes e primeiros socorros

    1. Ofidismo

    (...)

    1.2. Primeiros socorros

    • lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão;
    • manter o paciente deitado;
    • manter o paciente hidratado;
    • procurar o serviço médico mais próximo;
    • se possível, levar o animal para identificação.

    Em casos assim é importante saber qual o bibliografia indicada na prova. A que eu vou fazer indica esse manual.


ID
596020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos acidentes com animais peçonhentos, julgue os itens a
seguir.

Apesar de não haver protocolo específico, em geral não se usa gelo, heparina e torniquetes, apenas soro diluído em solução salina normal (500 mL a 1.000 mL) com infusão lenta e corticosteroides.

Alternativas
Comentários
  • DIAGNÓSTICO CLÍNICO

    ACIDENTE BOTRÓPICO: o veneno botrópico tem ação proteolítica, coagulante e hemorrágica e os acidentes podem ser classificados em:

    • ACIDENTES LEVES: edema discreto (peri-picada) ou ausente e manifestações hemorrágicas leves ou ausentes. TC normal ou alterado.
    • ACIDENTES MODERADOS: edema evidente e manifestações hemorrágicas discretas à distância (gengivorragia, epistaxe). TC normal ou alterado.
    • ACIDENTES GRAVES: edema intenso ou muito extenso e manifestações sistêmicas como hemorragia franca, choque ou anúria. TC normal ou alterado.

    Os acidentes botrópicos são os mais freqüentes em todo o Brasil (80 a 90%) e em 40% das vezes levam a complicações no local da picada.

    ACIDENTE LAQUÉTICO: o veneno laquético tem ação proteolítica, coagulante, hemorrágica e neurológica (vagal) e os acidentes (pequeno número de acidentes realmente documentados) podem ser classificados em:

    • ACIDENTES LEVES: edema discreto (peri-picada) ou ausente e manifestações hemorrágicas leves ou ausentes. Ausência de manifestações vagais. TC normal ou alterado.
    • ACIDENTES MODERADOS: edema evidente e manifestações hemorrágicas discretas à distância (gengivorragia, epistaxe). Ausência de manifestações vagais. TC normal ou alterado.
    • ACIDENTES GRAVES: edema intenso e manifestações sistêmicas como hemorragia franca. Presença de manifestações vagais (diarréia, bradicardia, hipotensão ou choque). TC normal ou alterado.

    ACIDENTE ELAPÍDICO: todo acidente causado pelo gênero Micrurus (coral verdadeira) é considerado potencialmente grave (acidente elapídico). As manifestações clínicas suspeitas são: dor local discreta, algumas vezes com parestesia, vômitos, fraqueza muscular, ptose palpebral, oftalmoplegia, face miastênica, dificuldade para manter a posição ereta, mialgia localizada ou generalizada, disfagia e insuficiência respiratória aguda. Se o paciente não trouxe o animal, mas refere ter sido mordido por serpente com anéis coloridos, mesmo estando assintomático deverá permanecer em observação por, no mínimo, 24 horas, pois os sintomas podem surgir tardiamente. 

    • Utilização de compressas mornas no local e analgésicos. Pode ser utilizado Diazepan, Gluconato de Cálcio e Prometazina. Quando a dor é muito intensa, pode-se usar Meperidina ou Morfina. O tempo de permanência hospitalar, para doentes não submetidos a soroterapia deve ser no mínimo de 24 horas.  
    • Cuidados locais rotineiros (assepsia), profilaxia antitetânica, observação da evolução do quadro (principalmente em crianças). Observação cuidadosa da evolução do caso.
    • Drenagem postural do segmento picado, hidratação, antibioticoterapia quando evidências de infecção.
    • Nos acidentes causados por enxame, a retirada dos ferrões da pele deverá ser feita por raspagem com lâmina e não pelo pinçamento de cada um deles, pois a compressão poderá espremer a glândula ligada ao ferrão e inocular no paciente o veneno ainda existente.

ID
596023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos acidentes com animais peçonhentos, julgue os itens a
seguir.

São sinais clínicos comuns de envenenamento: edema, equimose e bolhas hemorrágicas, podendo, em alguns casos, até haver necrose no local.

Alternativas
Comentários
  • Chave geral para o diagnóstico clínico dos acidentes ofídicos

    Bothrops

    Proteolítico

    Sinais e sintomas precoces (imediatamente após) inchaço local, dor viva local, sangramento hemorrágico local

    Sinais e sintomas tardios:
    bolhas, necrose (gangrena), abscessos

    Coagulante

    Sinais e sintomas precoces:
    alteração no tempo de coagulação (TC)

    Sinais e sintomas tardios:
    sangramento de gengivas, olhos e ouvidos

    Crotalus

    Neurotóxico

    Sinais e sintomas precoces:
    “fácies neurotóxica”:diplopia (visão dupla), ptose palpebral (queda de pálpebra), anisocoria (dilatação da pupila) e mialgias (dores musculares)

    Hemolítico

    Sinais e sintomas tardios:
    urina vermelha, cor de água de carne ou coca cola, oligúria (diminuição e parada da urina), insuficiência renal aguda

    Micrurus

    Neurotóxico

    Sinais e sintomas precoces:
    diplopia, ptose palpebral, anisocoria e mialgias

    Sinais e sintomas tardios:
    afeta o aparelho respiratório e leva à morte por asfixia

    Lachesis

    Proteolítico

    Sinais e sintomas precoces:
    inchaço local, dor viva local, sangramento hemorrágico local

    Sinais e sintomas tardios:
    bolhas , necrose (gangrena), abscessos

    Neurotóxico

    Sinais e sintomas precoces:
    hipotensão, bradicardia (pulso fraco), diarréia

    Coagulante

    Sinais e sintomas precoces:
    alteração no tempo de coagulação

    Sinais e sintomas tardios:
    sangramento de gengivas, olhos e ouvido

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
596026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que concerne à assistência integral à mulher vítima de violência,
julgue os itens subsequentes.

A lei penal brasileira exige alvará ou autorização judicial para a realização do abortamento em casos de gravidez decorrente de violência sexual.

Alternativas
Comentários
  •  

    O artigo 128 do Código Penal Brasileiro permite a prática do aborto realizada por médicos em dois casos: se não há outro meio de salvar a vida da gestante (aborto terapêutico), ou se a gravidez resulta de estupro e há consentimento da gestante (aborto sentimental). Direito esse garantido desde 1940, quando entrou em vigência o Código Penal.

  • Art. 128 - Não se pune o aborto praticado por médico:  (Vide ADPF 54)

            Aborto necessário

            I - se não há outro meio de salvar a vida da gestante;

            Aborto no caso de gravidez resultante de estupro

            II - se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2012 apud NUNES, 2014

    Nos casos de gravidez advinda de estupro, para a realização do aborto legal, a requerente ou - quando incapaz - seu representante legal precisa estar em conformidade com os seguintes procedimentos de acordo com a Portaria MS/GM n° 1.508, do Ministério da Saúde, de 1° de setembro de 2005, que estabelece os Procedimentos de Justificação e Autorização da Interrupção da Gravidez nos casos previstos no âmbito do Sistema Único de Saúde:

    1) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido onde consta a declaração da mulher e/ou de seu representante legal pela escolha da interrupção da gestação;

    2) Termo de responsabilidade, o qual declara que as informações prestadas para a equipe de saúde correspondem à legítima expressão da verdade;

    3) Termo de Relato Circunstanciado, que escreve as circunstâncias da violência sexual sofrida que resultaram na gravidez;

    4) Parecer técnico, assinado por médico, que atesta a compatibilidade da idade gestacional com a data da violência sexual alegada;

    5) Termo de Aprovação de Procedimento de Interrupção de Gravidez, firmado pela equipe multiprofissional e pelo diretor ou responsável pela instituição, o qual aprova o abortamento


ID
596029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que concerne à assistência integral à mulher vítima de violência,
julgue os itens subsequentes.

No caso de crianças e adolescentes menores de dezoito anos, a suspeita ou confirmação de abuso sexual deve, obrigatoriamente, ser comunicada ao conselho tutelar ou à vara da infância e da juventude.

Alternativas
Comentários
  •  Lei Nº8.069/90 nos seus arts. 13, 244-A e 245 preceitua:

     

    Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.


    No caso de não haver Conselho Tutelar na localidade, deve a comunicação ser feita ao Juiz da Infância e Juventude. No caso de haver dois Juízes  na localidade, um deles  é  Juiz da Infância e da Juventude. 

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
596032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes ao modelo assistencial
domiciliar.

A internação domiciliar é um conjunto de atividades prestadas no domicílio, caracterizadas pela atenção em tempo integral ao paciente com quadro clínico mais complexo e com necessidade de tecnologia especializada.

Alternativas
Comentários
  • Para quem quiser dar uma pesquisada, achei essa nota técnica do MS/2006 que diz:

    "III Objetivo Geral -  disponibilizar a população um conjunto de atividades prestadas no domicílio, caracterizadas pela atenção ao paciente com quadro clínico que exijam cuidados e necessidade de tecnologia especializada, mas que não necessitam de internação hospitalar."
     

    Fonte: http://www.conass.org.br/admin/arquivos/NT%2002-06.pdf 

  • Objetivos Específicos
     

    • Restaurar e manter o melhor nível possível de independência funcional do paciente. 
    • Humanizar o atendimento e o cuidado ao paciente. 
    • Reduzir o período de convalescença para os egressos da internação hospitalar. 
    • Reintegrar o paciente em seu meio familiar e social. 
    • Capacitar um cuidador, formal ou informal às necessidades do paciente. 
    • Educar familiares e pacientes para o fortalecimento do autocuidado. 
    • Proporcionar suporte emocional aos familiares para maior integração com a nova situação no domicílio. 
    • Prevenir e diagnosticar precocemente complicações clínicas. 
    • Prevenir reinternações recorrentes em pacientes crônicos. 
    • Viabilizar o fornecimento de material hospitalar aos pacientes domiciliados. 
    • Possibilitar alta hospitalar precoce de forma assistida. 
    •  Reduzir a incidência de infecções hospitalares pela desospitalização. 
    • Viabilizar maior número de leitos hospitalares pela desospitalização. 
    • Reduzir custos hospitalares. 
    •  Utilizar e estimular redes de apoio na comunidade, dentro de uma abordagem sistêmica de cuidados à saúde. 
    • Dar suporte ao Programa Saúde da Família. 
  • A internação domiciliar é um conjunto de atividades prestadas no domicílio, caracterizadas pela atenção em tempo integral ao paciente com quadro clínico mais complexo e com necessidade de tecnologia especializada.

    Se a atenção é em tempo integral, complexo e tecnologia especializada como o paciente ficará interno domiciliarmente?

    essa questão esta errada
  • A internação domiciliar é um conjunto de atividades prestadas no domicílio, caracterizadas pela atenção em tempo integral ao paciente com quadro clínico mais complexo e com necessidade de tecnologia especializada. CERTO

     

    3.7 Internação Domiciliar: conjunto de atividades prestadas no domicílio, 
    caracterizadas pela atenção em tempo integral ao paciente com quadro clínico 
    mais complexo e com necessidade de tecnologia especializada.
    http://www.anvisa.gov.br/hotsite/segurancadopaciente/documentos/rdcs/RDC%20N%C2%BA%2011-2006.pdf


    Em outubro de 2006, o Ministério da Saúde (MS) publicou a Portaria n° 2.529, que institui, no âmbito do SUS, 
    a internação domiciliar como um conjunto de atividades prestadas no domicílio a pessoas clinicamente estáveis 
    que exijam intensidade de cuidados acima das modalidades ambulatoriais, mas que possam ser mantidas em 
    casa, por equipe exclusiva para esse fim (BRASIL, 2006).

    Melhor em casa
    http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/cad_vol1.pdf

ID
596035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes ao modelo assistencial
domiciliar.

Além de possuir como responsável técnico um profissional de nível superior da área de saúde, habilitado junto ao respectivo conselho profissional, o serviço de atenção domiciliar deve contar com regimento interno e manual de normas e rotinas.

Alternativas
Comentários
  •  RDC nº. 11, de 26 de janeiro 2006 – ANVISA - que dispôs sobre o Regulamento Técnico de Funcionamento de Serviços que prestam Atenção Domiciliar.

    • Portaria nº. 2.529, de 19 de outubro de 2006 – Ministério da Saúde, que instituiu a Internação Domiciliar no âmbito do SUS.

    As empresas públicas e privadas prestadoras de assistência à internação domiciliar (serviços de HOME CARE) deverão apresentar o REGIMENTO INTERNO MÉDICO DOMICILIAR, nos termos da Resolução CFM nº. 1.668/2003.

    O Regulamento Técnico de Funcionamento de Serviços que prestam Atenção Domiciliar é resultado de uma ampla discussão entre Anvisa, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Secretária de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde (SAS/MS), associações e empresas que prestam atenção domiciliar no País.

    Com essa Resolução, todos os serviços que prestam esse tipo de atenção terão de adotar certos padrões de funcionamento como, por exemplo, deixar o prontuário do paciente na residência onde ele se encontra. Os familiares também deverão receber todas as informações necessárias sobre a assistência prestada a pessoas em tratamento.










  • A relação de cuidado entre os sujeitos envolvidos na atenção domiciliar tem se mostrado importante desafio para os profissionais por se tratar de um ambiente não legitimado socialmente como campo de práticas da Saúde, diferentemente dos hospitais e outras instituições de Saúde, onde a equipe técnica se sente familiarizada e protegida pelas normas das instituições.

    Segundo a Resolução Cofen458/2014 no artigo 3º refere que toda empresa / instituição onde houver serviços de Enfermagem, deve apresentar CRT (Certidão de Responsabilidade Técnica), devendo a mesma ser afixada em suas dependências, em local visível ao público. E assim tabém ocorre com os demais conselhos de classe envolvidos no cuidado como o CRM (Conselho Regional de Medicina)

    Os instrumentos de normatização dos processos de trabalho em saúde têm como propósito orientar os profissionais de Saúde quanto às intervenções clínicas, baseados em evidência, na avaliação tecnológica, visando à garantia da qualidade do atendimento. Os instrumentos utilizados para normatizar são a base para a organização sistêmica dos serviços e as ferramentas indispensáveis para o enfrentamento de diversos problemas na assistência e na gestão dos Serviços de Atenção Domciiar – SADs.

    Logo, regimento interno e manual de normas e rotinas são instrumentos que auxiliam tanto no processo de planejamento, de implementação e de avaliação das ações quanto na padronização das ações e do processo de trabalho. Dessa forma, podem ser considerados elementos relevantes para a obtenção da qualidade dos serviços.

    Resposta CERTO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de atenção domiciliar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.

    www.cofen.gov.br

  •  RDC nº. 11, de 26 de janeiro 2006 – ANVISA - que dispôs sobre o Regulamento Técnico de Funcionamento de Serviços que prestam Atenção Domiciliar.

    • Portaria nº. 2.529, de 19 de outubro de 2006 – Ministério da Saúde, que instituiu a Internação Domiciliar no âmbito do SUS.

    As empresas públicas e privadas prestadoras de assistência à internação domiciliar (serviços de HOME CARE) deverão apresentar o REGIMENTO INTERNO MÉDICO DOMICILIAR, nos termos da Resolução CFM nº. .

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
596038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes ao modelo assistencial
domiciliar.

O serviço de atenção domiciliar é uma instituição exclusivamente pública, responsável por gerenciar e operacionalizar a assistência e(ou) internação domiciliar.

Alternativas
Comentários
  • Serviço de Atenção Domiciliar - SAD: instituição pública ou privada responsável pelo gerenciamento e operacionalização de assistência e/ou internação domiciliar.

    POR: TA. S .C
  • A Organização Mundial da Saúde define Assistência Domiciliar como a provisão de serviços de saúde por prestadores formais e informais com o objetivo de promover, restaurar e manter o conforto, a função e a saúde das pessoas num nível máximo, incluindo cuidados para uma morte digna. Serviços de assistência domiciliar podem ser classificados nas categorias de preventivos, terapêuticos, reabilitadores, acompanhamento por longo tempo e cuidados paliativos.

    Um dos eixos centrais da Atendimento Domiciliar é a “desospitalização”. Proporciona celeridade no processo de alta hospitalar com cuidado continuado no domicílio; minimiza intercorrências clínicas, a partir da manutenção de cuidado sistemático das equipes de atenção domiciliar; diminui os riscos de infecções hospitalares por longo tempo de permanência de pacientes no ambiente hospitalar, em especial, os idosos; oferece suporte emocional necessário para pacientes em estado grave ou terminal e familiares; institui o papel do cuidador, que pode ser um parente, um vizinho, ou qualquer pessoa com vínculo emocional com o paciente e que se responsabilize pelo cuidado junto aos profissionais de saúde; e propõe autonomia para o paciente no cuidado fora do hospital.

    O Seviço de Atenção Domicliar pode ser prestado pelo SUS (instituição pública) ou privada. Desde o final dos anos 1990 o desenvolvimento de serviços de “home care” pelo mercado de saúde privado, derivados das estratégias do “managed care” americano, focando, na época, a desospitalização de casos de internação prolongada como forma de otimizar os resultados e custobenefícios em saúde.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de atenção domiciliar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

  • Não é exclusivamente pública

ID
596041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando que a preocupação com a questão ambiental torna o
gerenciamento de resíduos de saúde um processo de extrema
importância na preservação da qualidade de saúde e do meio
ambiente, julgue os itens subsequentes.

Os recipientes de acondicionamento existentes nas salas de cirurgia e nas salas de parto não necessitam de tampa para vedação, devendo os resíduos neles depositados serem recolhidos imediatamente após o término dos procedimentos.

Alternativas

ID
596044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando que a preocupação com a questão ambiental torna o
gerenciamento de resíduos de saúde um processo de extrema
importância na preservação da qualidade de saúde e do meio
ambiente, julgue os itens subsequentes.

O vidro é 100% reciclável, podendo ser reutilizado várias vezes, desde que não apresente risco biológico e químico.

Alternativas

ID
596047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando que a preocupação com a questão ambiental torna o
gerenciamento de resíduos de saúde um processo de extrema
importância na preservação da qualidade de saúde e do meio
ambiente, julgue os itens subsequentes.

Existem, no Brasil, dispositivos legais que disciplinam e incentivam a elaboração e a implementação de plano de gestão integrado e consistente para a gestão de resíduos sólidos.

Alternativas
Comentários
  • www.mma.gov.br/.../manual_de_residuos_solidos3003_182.pdf

    Não entendi, porque a afirmativa está errada. :/
  • " Faltam no país dispositivos legais, como uma Política Nacional de Resíduos

    Sólidos que discipline e incentive a elaboração e a implementação de

    planos de gestão integrados consistentes e compatíveis com as

    peculiaridades locais"

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_gerenciamento_residuos.pdf






     

  • Alexandre, tem dispositivo legal sim, só acho que não tem tido um alcance tão consistente.

    A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

    http://www.mma.gov.br/pol%C3%ADtica-de-res%C3%ADduos-s%C3%B3lidos

  • Também não entendi

  • Vejam... A palavra EXISTEM da uma ideia de pluralidade... E pelo que vi dispomos apenas de um dispositivo legal acerca do assunto. Logo a palavra mais coerente seria EXISTE.


ID
596050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando que a preocupação com a questão ambiental torna o
gerenciamento de resíduos de saúde um processo de extrema
importância na preservação da qualidade de saúde e do meio
ambiente, julgue os itens subsequentes.

Os estabelecimentos de serviços de saúde são os responsáveis pelo correto gerenciamento de todos os resíduos sólidos de saúde por eles gerados, cabendo aos órgãos públicos a gestão, regulamentação e fiscalização.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
596053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o código de ética e legislação profissional, julgue
os itens a seguir.

Colocar seus serviços profissionais à disposição da comunidade em casos de emergência, epidemia e catástrofe, sem pleitear vantagens pessoais, é um dos deveres do profissional de enfermagem.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa Correta. 

    Código de ética de enfermagem 

    Art.  22  -  Disponibilizar  seus  serviços  profissionais  à  comunidade  em  casos  de  emergência, epidemia  e  catástrofe,  sem  pleitear  vantagens  pessoais. 

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
596056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o código de ética e legislação profissional, julgue
os itens a seguir.

A suspensão consiste na proibição do exercício profissional não superior a 29 dias, sendo obrigatória sua divulgação no conselho regional de enfermagem com jurisdição sobre o local de ocorrência do ato causador da punição, mas não no Conselho Federal de Enfermagem.

Alternativas
Comentários
  • Errada. A suspensão consiste na proibição do exercício da Enfermagem por um período não superior a 29 (vinte e nove) dias e será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem. ok!!!!!!!!
  • CAPÍTULO V
    DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES

    § 4º – A suspensão consiste na proibição do exercício profissional da enfermagem por um período não superior a 29 (vinte e nove) dias e será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.

    RESPOSTA: ERRADA

  • 90 dias


ID
596059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a medicamentos e à sua
administração.

Os diuréticos tiazídicos, como a hidroclorotiazida, têm como ação principal a diminuição do fluxo sanguíneo renal e do débito cardíaco, provocando perda de sódio, potássio, magnésio, ácido úrico e cálcio.

Alternativas
Comentários
  • Diurético tiazídico:

    Atua sobre o mecanismo tubular renal de absorção de eletrólitos, aumenta a excreção urinária de sódio e água por inibição da reabsorção de sódio no princípio dos túbulos distais e aumenta a excreção urinária de potássio incrementando a secreção de potássio no túbulo contornado distal e em tubos coletores. Absorve-se com relativa rapidez após sua administração oral. Sua meia-vida normal é de 15 horas, o efeito diurético começa após 2 horas, o efeito máximo é obtido após 4 horas e sua ação dura de 6 a 12 horas. Elimina-se por via renal de forma inalterada

    nao elimina acido úrico, magnésio,calcio...
    bons estudos.
    boa sorte.
  • excreção de ácido úrico é diminuída e a de magnésio aumentada

  • quem compete com o ácido úrico é a furosemida, não os medicamentosn da classe dos tiazídicos.


ID
596062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a medicamentos e à sua
administração.

A norepinefrina é uma catecolamina vasopressora usada para aumentar a pressão arterial e o débito cardíaco, sem comprometer a função renal.

Alternativas
Comentários
  • A Norepinefrina aumenta a resistência vascular sistêmica e consequentemente a PA, mas sem aumentar significativamente o débito cardíaco!
  • E a taquicardia provocada pela norepinefrina? Aumenta o débito cardíaco.


ID
596065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a medicamentos e à sua
administração.

Entre os hipotensores, a losartana bloqueia os efeitos da angiotensina II nos seus receptores, reduzindo a resistência periférica. Após a administração desse medicamento, a hipopotassemia do paciente deve ser monitorada.

Alternativas
Comentários
  • Por favor me ajudem qual é o erro dessa questão??? Pra mim ela está coreta.
  • Acho que não é necessário monitorar o potássio.
    Ação dos Inibidores da enzima conversora da angiotensina II: Mecanismo de ação: Bloqueiam os receptores de ATI da angiotensina II,diminuindo: a aldosterona,a reabsorção de sódio, a retenção de água, a volemia e a PA, mas também promovem vasodilatação.http://www.webartigos.com/artigos/assistencia-do-enfermeiro-ao-paciente-hipertenso-o-diferencial-nos-cuidados-educativos/54495/


  • Na verdade o erro está quando a questão se refere à hipopotassemia, pois a losartana tem como um dos seus efeitos a hipercalemia (ou hiperpotassemia), sendo necessário o controle dos valores séricos de potássio nos indivíduos em uso desta medicação!
  • O risco de hipercaliemia que acompanha o uso do losartan é agravado pelo uso concomitante de fármacos que condicionem poupança de potássio, ou de suplementos de potássio. Os valores séricos de potássio e creatinina devem em especial ser monitorizados em pacientes com insuficiência renal.

    A utilização de AINEs em conjunto com o losartan reduz o efeito anti-hipertensor deste, e pode favorecer a ocorrência de insuficiência renal aguda.


ID
596068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item abaixo, referente ao emprego das sondas nasogástrica
(SNG) e nasoenteral (SNE).

Em pacientes com SNG, para garantir a permeabilidade e reduzir o crescimento bacteriano, deve-se administrar 30 mL a 50 mL de água destilada ou soro fisiológico antes e depois da administração de cada dose de medicamento e de cada porção de alimento pela sonda.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal pelo que me ocnsta não é certo administrar água destilada nem soro fisiológico para a lavagem da sonda esim água limpa, filtrada, que a cozinha disponibiliza para todos os pacientes. a água destlada causa diarréia qdo em uso contínuo e o soro fisiológico não é preparado para administração vo em uso contínuo também. 
    Lavar a sonda com água após administração de dietas ou medicamentos (até 20 ml), mantendo sua permeabilidade, evitando que a sonda entupa.
    ajudaavc.net/index.php/nutricao-e-alimentacao/sonda-nasogastrica
  • Hipercalemia (potássio sérico > 5,5 mEq/L) ocorreu em 1,5% dos pacientes nos estudos clínicos sobre hipertensão. Em um estudo clínico conduzido em pacientes com diabetes tipo 2 e proteinúria, 9,9% dos pacientes tratados e 3,4% dos pacientes que receberam placebo desenvolveram hipercalemia.
  • Complicado pq vi que era de 20 a 30 ML... 

  • Administrar soro fisiológico via SNG é novidade,, nunca vi esse procedimento na prática, água sim, soro nunca. 

  • Para manter a permeabilidade, o tubo é irrigado com água após cada administração de alimentação e medicamentos, e a cada 4 a 6h durante as alimentações continuas, ou se o tubo for configurado para drenagem por gravidade ou sucção. Soro fisiológico ou água podem ser utilizados como um irrigante, dependendo dos níveis de eletrolitos do cliente.

    Fonte. Brunner e Suddarth. Pagina 1216.

    Para assegurar a permeabilidade e para diminuir a chance de crescimento bacteriano, acumulo de sedimentos ou oclusão da sonda, no minimo 30 ml de água administrados em cada um dos casos a seguir:

    Fonte. Brunner e Suddarth. Pagina 1219.


ID
596071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Tendo em vista que o conhecimento das normas regulamentadoras
que regem os trabalhadores, inclusive da enfermagem, é
fundamental para o exercício da profissão, julgue os itens a seguir.

O exame médico periódico consta de exames clínico obrigatório e complementares a cada seis meses, para trabalhadores expostos a ruídos e para os menores de dezoito e maiores de quarenta e cinco anos de idade.

Alternativas
Comentários
  • --anual, quando menores de 18 (dezoito) anos e maiores de 45 (quarenta e cinco) anos de idade;

    --a cada dois anos, para os trabalhadores entre 18 (dezoito) anos e 45 (quarenta e cinco) anos de idade.

    POR: TA.S.C


ID
596074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Tendo em vista que o conhecimento das normas regulamentadoras
que regem os trabalhadores, inclusive da enfermagem, é
fundamental para o exercício da profissão, julgue os itens a seguir.

O exame médico de retorno será exigido sempre que o empregado se ausentar do trabalho por período igual ou superior a trinta dias por motivo de doença, acidente ou parto, e deverá ser realizado no dia de seu retorno ao trabalho.

Alternativas

ID
596077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Tendo em vista que o conhecimento das normas regulamentadoras
que regem os trabalhadores, inclusive da enfermagem, é
fundamental para o exercício da profissão, julgue os itens a seguir.

O exame médico admissional é obrigatório por ocasião da contratação de todos os trabalhadores, devendo ser observado que, em hipótese alguma, pode ser feito teste de gravidez admissional de empregadas, conforme a legislação atual.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei em dúvida nessa questao. A resposta mais adequada é: depende.   Assim diz o Art. 373-A da CLT*:   "Ressalvadas as disposições legais destinadas a corrigir as distorções que afetam o acesso da mulher ao mercado de trabalho e certas especificidades estabelecidas nos acordos trabalhistas, é vedado: II - recusar emprego, promoção ou motivar a dispensa do trabalho em razão de sexo, idade, cor, situação familiar ou estado de gravidez, salvo quando a natureza da atividade seja notória e publicamente incompatível."   Imaginem a seguinte situação: uma candidata a função de "técnica em radiologia", 21 anos, dentro da normalidade de seu estado de saúde chega ao seu consultório para fazer o exame admissional. Nesse caso, sabedor dos riscos que a radiação representa para a gestação, é imperativo (obrigado) ao Médico do Trabalho / "Médico Examinador" solicitar o teste de gravidez, sob pena de estar agindo com negligência caso não o faça.
    Concluindo: o teste de gravidez só poderá ser solicitado pelo médico diante de um risco evidente trazido pelo trabalho à gestante, ou a gestação em si, conforme interpretação do Art. 373-A da CLT*.Postado por Marcos Henrique Mendanha .  
  • o Art. 2 da Lei 9029 / 1995, que assim coloca:
     
    "Constituem crime as seguintes práticas discriminatórias:
     
    I - a exigência de teste, exame, perícia, laudo, atestado, declaração ou qualquer outro procedimento relativo à esterilização ou a estado de gravidez.
     

ID
596080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que concerne à Constituição do Estado do Espírito Santo, julgue
os itens seguintes.

A vedação à prática de nepotismo incidente por determinação de súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal, não está expressamente prevista no texto constitucional do estado Espírito Santo.

Alternativas
Comentários
  • CONSTITUICAO ESTADUAL ES

    ART 32, VI    -> é vedado ao servidor público servir sob a direção imediata de cônjuge ou parente até terceiro grau civil, não admitindo ainda nomeações que configurem reciprocidades por nomeações; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59/2008 – D.O.E. 19.11.2008)

ID
596086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Em relação à lei que dispõe sobre a reestruturação e modernização
da estrutura organizacional e administrativa do TJ/ES, julgue o
próximo item.

Cabe a desembargador designado pelo Tribunal Pleno a supervisão da coordenadoria das varas de infância e juventude.

Alternativas
Comentários
  • DA ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA

    TÍTULO IV

    DA OUVIDORIA JUDICIÁRIA, DAS COORDENADORIAS DOS JUIZADOS ESPECIAIS;DAS VARAS CRIMINAIS; DAS VARAS CÍVEIS; E DAS VARAS DE INFÂNCIA E JUVENTUDE (NR)

    “Art. 38-B. (…)

    I- 01 (um) Desembargador indicado pelo Tribunal Pleno, que a presidirá;