SóProvas



Prova CONSULPAM - 2019 - Prefeitura de Resende - RJ - Bibliotecário


ID
5387128
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Você “trabalha em equipe” e é “workaholic”? Pare de usar palavras batidas.
    Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade. "Você pode ser percebido como alguém sem conteúdo que, assim como um adolescente, está preocupado em pertencer a um grupo e ser aceito por ele, em vez de contribuir com o sucesso da empresa", afirmou o consultor Silvio Celestino, sócio fundador da Alliance Coaching.
    Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê. Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.
    1 - Sou perfeccionista
    A expressão não diz nada. "O entrevistador quer conhecer o candidato. E, ao responder dessa maneira, perde-se a grande chance de falar sobre si", disse Marcelo de Lucca, sócio da consultoria KPMG. Em vez de reduzir a possibilidade a uma palavra, por que não falar que se aprimora continuamente citando, por exemplo, quantos e quais livros lê por ano ou cursos que faz por conta própria? "A pessoa que se descreve uma perfeccionista geralmente não tem uma visão mais clara de si mesma. E não reconhecer os erros é também não reconhecer as virtudes", afirmou Marco Zanini, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV).
    2 - Quero muito trabalhar aqui
    A empresa não precisa de pessoas que queiram trabalhar nela, mas que queiram que ela ganhe, disse Silvio Celestino. Ou seja, além de querer trabalhar, o mais importante é demonstrar interesse em contribuir com o sucesso da companhia.
    3 - Gosto de trabalhar em equipe
    Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino. Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas.
    4 - Sou workaholic e faço tudo bem-feito
    Para Celestino, afirmar que é workaholic pode demonstrar falta de equilíbrio. Melhor especificar que, sempre que necessário ou demandado pelo gestor, você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações. "Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar. É preferível ser verdadeiro, colocar o que quer fazer, valorizar as aptidões e como deseja contribuir no desenvolvimento da empresa", disse o professor Zanini.
    5 - Eu me dou bem com todo mundo
    Com que tipo e com quantas pessoas você já trabalhou? Diga que, independentemente das características de cada indivíduo, você busca respeitar as diferenças e focar na competência do indivíduo, relevando características problemáticas, afirmou Celestino.
    Em reuniões
    6 - Com certeza
    Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino.
    7 - Tenho limitação de budget
    Para Lucca, o profissional que justifica uma situação com esse argumento se coloca como vítima, quando deveria ser o protagonista. É preferível dizer que, apesar da limitação, verá o que consegue fazer para que a ação aconteça. "É uma maneira de se mostrar disposto a realizar", disse Lucca.
    8 - Tal área não fez o que deveria
    Essa é a típica frase em que o sujeito joga a responsabilidade no outro e não diz o que pode fazer para mudar a situação. E isso é péssimo para a imagem do profissional, segundo Lucca.
    9 - Cada um tem a sua verdade
    Essa é uma expressão perigosa. O que existem são fatos e documentos. “Diferentes são as opiniões, não a verdade”BGTT, disse Celestino.
    10 - Accountability, empowerment e outros
    Evite o uso de expressões estrangeiras quando há uma em português perfeitamente compreensível. Não use o inglês para demonstrar sofisticação ou esnobar pessoas. Saiba adequar sua linguagem ao público. "Muitas vezes, o termo é usual dentro da cultura da empresa. Mas quem é de fora não é obrigado a saber", afirmou Lucca.
    11 - Sairei porque tenho novos desafios
    Eis uma frase desgastada e vazia. Todo mundo se despede da empresa ou do mercado dessa forma, segundo Lucca. Mencione uma razão mais concreta ou algo que traga mais valor.
   (PEREIRA, Inês. Portal UOL Economia. 23/08/2018.)

A respeito do tema central do texto, assinale a única opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

     "Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê. Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles." (evitar)


ID
5387140
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a substituição do termo em realce não mantém as características semânticas empregadas em “Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê.”

Alternativas
Comentários
  • AHAM!

  • Gabarito na alternativa C

    Solicita-se indicação do termo que não mantenha a relação semântica introduzida pelo termo destacado em:

    “Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê.”

    Embora não seja preciso olhar para a morfologia dos termos, vez que a banca apenas questiona a semântica, é válido citar que estamos diante de termos denotativos, sendo o do enunciado denotativo de inclusão.

    Termos denotativos, ou palavras denotativas, são uma classificação à parte, não se enquadrando em qualquer das dez classificações morfológicas normalmente utilizadas.

    A)Mesmo.

    Correto. O termo é denotativo de inclusão, equivalente ao encontrado no enunciado.

    B)Inclusive.

    Correto. O termo é denotativo de inclusão, equivalente ao encontrado no enunciado.

    C)Apenas.

    Incorreto. O termo é denotativo de exclusão. Sua inserção altera o sentido da passagem.

    D)Ainda.

    Correto. O termo é denotativo de inclusão, equivalente ao encontrado no enunciado.

  • A questão é de semântica e quer que assinalemos a alternativa em que a substituição do termo em realce não mantém as características semânticas empregadas em “Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê”. Vejamos:

     .

    Temos aqui o que o gramático Cegalla chama de "palavras e locuções denotativas":

     .

    De acordo com a Nomenclatura Gramatical Brasileira, serão classificadas à parte certas palavras e locuções - outrora consideradas advérbios - que não se enquadram em nenhuma das dez classes conhecidas. Tais palavras e locuções, chamadas "denotativas", exprimem, por exemplo:

     .

    • exclusão

    exclusive, menos, exceto, fora, salvo, tirante, senão, sequer:

    Voltaram todos, menos (ou exceto, salvo, fora) André.

    Não me descontou sequer um real.

    Ninguém, senão Deus, poderia salvá-lo.

    • inclusão

    inclusive, também, mesmo, ainda, até, ademais, além disso, de mais a mais:

    Eu também vou.

    Levou-me para sua casa e ainda me deu roupa e dinheiro.

    Aqui falta tudo, até água.

    • limitação

    só, apenas, somente, unicamente:

    Deus é perfeito.

    Apenas um aluno teve nota boa.

     .

    A) Mesmo.

    Errado. "Mesmo", assim como "até", é uma palavra denotativa de INCLUSÃO.

     .

    B) Inclusive.

    Errado. "Inclusive", assim como "até", é uma palavra denotativa de INCLUSÃO.

     .

    C) Apenas.

    Certo. "Apenas", diferente de "até", é uma palavra denotativa de LIMITAÇÃO.

     .

    D) Ainda.

    Errado. "Ainda", assim como "até", é uma palavra denotativa de INCLUSÃO.

     .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, página 262.

     .

    Gabarito: Letra C


ID
5387143
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Encontre a opção em que o emprego do termo omitido se dá pelos mesmos motivos do termo destacado em “Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.”

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa A

    Solicita-se construção na qual o termo omitido ocorra pelos mesmos motivos do termo destacado em:

    “Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.”

    Convém conceituar brevemente as quatro formas de ocorrência do termo destacado:

    Por que - é formado pela preposição "por" + uma forma pronominal interrogativa ou relativa. A primeira serve para introduzir questionamento, a segunda, como elo de ligação entre orações.

    Por quê - é formada pela preposição "por" + pronome interrogativo tônico, aparecendo sempre ao final das interrogações.

    Porque - é conjunção, normalmente de sentido causal ou explicativo, a depender do contexto.

    Porquê - é substantivo.

    ----

    Dito isso, os termos foram corretamente posicionados e estão demarcados abaixo:

    A) (Por que) devo te contratar?

    Correta. Consoante termo encontrado no enunciado, temos construção interrogativa (aqui direta, no enunciado indireta) que demanda o uso da preposição "por" seguida do pronome interrogativo "que".

    A construção em tela, assim como a do enunciado, é equivalente a "por qual motivo" ou "por qual razão".

    B) Acredito que muita gente vai a entrevistas com respostas já prontas, projetos realizados e sabe o (porquê) das mudanças.

    Incorreto. O termo que deve ser inserido, acompanhado do artigo definido masculino "o", é o substantivo "porquê", equivalente semântico de outros termos como "o motivo" ou "a causa".

    C) O autoconhecimento é um dos pontos mais relevantes, (porque) influencia diretamente em como a pessoa conta a sua história.

    Incorreto. A segunda construção é subordinada adverbial causal, corretamente encabeçada por conjunção adverbial causal.

    D) Me comparo ao leão (porque) tenho um espírito de liderança, estando sempre a frente de projetos tanto na minha vida acadêmica quanto na minha carreira profissional.

    Incorreto. Consoante comentário da alternativa C, ocorre aqui a mesma situação.

  • Porque ➔ Explicativa / Causa / Resposta

    Por Que ➔ Razão / Motivo /Pergunta

  • GABARITO: LETRA A

    PORQUE - Já que, visto que, uma vez que

    PORQUÊ - substantivo, o motivo, a razão.

    POR QUÊ - seguido de pontuação.

    POR QUE - por que motivo/razão, pelos quais, pela qual

    FONTE: Débora Oliveira QC


ID
5387146
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Você “trabalha em equipe” e é “workaholic”? Pare de usar palavras batidas.
    Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade. "Você pode ser percebido como alguém sem conteúdo que, assim como um adolescente, está preocupado em pertencer a um grupo e ser aceito por ele, em vez de contribuir com o sucesso da empresa", afirmou o consultor Silvio Celestino, sócio fundador da Alliance Coaching.
    Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê. Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.
    1 - Sou perfeccionista
    A expressão não diz nada. "O entrevistador quer conhecer o candidato. E, ao responder dessa maneira, perde-se a grande chance de falar sobre si", disse Marcelo de Lucca, sócio da consultoria KPMG. Em vez de reduzir a possibilidade a uma palavra, por que não falar que se aprimora continuamente citando, por exemplo, quantos e quais livros lê por ano ou cursos que faz por conta própria? "A pessoa que se descreve uma perfeccionista geralmente não tem uma visão mais clara de si mesma. E não reconhecer os erros é também não reconhecer as virtudes", afirmou Marco Zanini, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV).
    2 - Quero muito trabalhar aqui
    A empresa não precisa de pessoas que queiram trabalhar nela, mas que queiram que ela ganhe, disse Silvio Celestino. Ou seja, além de querer trabalhar, o mais importante é demonstrar interesse em contribuir com o sucesso da companhia.
    3 - Gosto de trabalhar em equipe
    Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino. Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas.
    4 - Sou workaholic e faço tudo bem-feito
    Para Celestino, afirmar que é workaholic pode demonstrar falta de equilíbrio. Melhor especificar que, sempre que necessário ou demandado pelo gestor, você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações. "Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar. É preferível ser verdadeiro, colocar o que quer fazer, valorizar as aptidões e como deseja contribuir no desenvolvimento da empresa", disse o professor Zanini.
    5 - Eu me dou bem com todo mundo
    Com que tipo e com quantas pessoas você já trabalhou? Diga que, independentemente das características de cada indivíduo, você busca respeitar as diferenças e focar na competência do indivíduo, relevando características problemáticas, afirmou Celestino.
    Em reuniões
    6 - Com certeza
    Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino.
    7 - Tenho limitação de budget
    Para Lucca, o profissional que justifica uma situação com esse argumento se coloca como vítima, quando deveria ser o protagonista. É preferível dizer que, apesar da limitação, verá o que consegue fazer para que a ação aconteça. "É uma maneira de se mostrar disposto a realizar", disse Lucca.
    8 - Tal área não fez o que deveria
    Essa é a típica frase em que o sujeito joga a responsabilidade no outro e não diz o que pode fazer para mudar a situação. E isso é péssimo para a imagem do profissional, segundo Lucca.
    9 - Cada um tem a sua verdade
    Essa é uma expressão perigosa. O que existem são fatos e documentos. “Diferentes são as opiniões, não a verdade”BGTT, disse Celestino.
    10 - Accountability, empowerment e outros
    Evite o uso de expressões estrangeiras quando há uma em português perfeitamente compreensível. Não use o inglês para demonstrar sofisticação ou esnobar pessoas. Saiba adequar sua linguagem ao público. "Muitas vezes, o termo é usual dentro da cultura da empresa. Mas quem é de fora não é obrigado a saber", afirmou Lucca.
    11 - Sairei porque tenho novos desafios
    Eis uma frase desgastada e vazia. Todo mundo se despede da empresa ou do mercado dessa forma, segundo Lucca. Mencione uma razão mais concreta ou algo que traga mais valor.
   (PEREIRA, Inês. Portal UOL Economia. 23/08/2018.)

Assinale a única opção em que o referente do termo em realce está corretamente indicado.

Alternativas
Comentários
  • o erro da C está em dizer que Eles refere-se a Jovens, quando, afinal, remete aos alunos.

    “Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar (…) refere-se a “jovens”.

  • GAB: D

    A) Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja (…) refere-se a “dados”.

    No texto: "Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade." (ERRADO)

    Justificativa: "Alguns" se refere a "termo" (alguns termos).

    B) Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim (…) refere-se a “com certeza”.

    No texto: "6 - Com certeza

    Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino." (ERRADO)

    Justificava: "assim" refere-se a "óbvio e evidente".

    C) “Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar (…) refere-se a “jovens”.

    No texto: "Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar." (ERRADO)

    Justificativa: "eles" refere-se a "meus alunos". "jovens" é inclusive termo intercalado, nem ao menos faz parte do narrativa principal, somando-se apenas como explicação.

    D) Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você (…) refere-se ao enunciado “Gosto de trabalhar em equipe”. (CERTO)

    No texto:   "3 - Gosto de trabalhar em equipe

      Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino. Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas."

    Justificativa: sendo o primeiro termo do período, só poderia retomar o título que é uma representação de fala "Gosto de trabalhar em equipe".

    Espero ter ajudado. (:

  • GABARITO: LETRA D

    "Isso" refere-se a "gosto de trabalhar em equipe".

    Texto: "Gosto de trabalhar em equipe: isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino".

    FONTE: Monitora do QC


ID
5387149
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa cuja reelaboração da pontuação mantém a estrutura sintática e semântica do enunciado, bem como a sua correção normativa.

Alternativas
Comentários
  • Melhor especificar que – sempre que necessário ou demandado pelo gestor – você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações.

  • GABARITO - C

    A) Em vez de reduzir a possibilidade a uma palavra, por que não falar que se aprimora continuamente, citando, por exemplo, quantos e quais livros lê por ano ou cursos – que faz por conta própria? → TRECHO ORIGINAL: lê por ano ou cursos que faz por conta própria → originalmente (adjetiva restritiva, sem pontuação), com a alteração (adjetiva explicativa, mudança semântica).

    B) Ou seja, além de querer trabalhar, o mais importante, é demonstrar interesse em contribuir com o sucesso da companhia. → o sujeito foi separado pelo verbo, configurando erro.

    C) Melhor especificar que – sempre que necessário ou demandado pelo gestor – você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações. → TRECHO ORIGINAL: Melhor especificar que, sempre que necessário ou demandado pelo gestor, você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações. → temos a nossa resposta, visto que as vírgulas e travessões são cambiáveis.

    D) Diferentes, são as opiniões, não, a verdade. → não observei erro de pontuação e sim um prejuízo semântico, visto que o predicativo do sujeito está causando mais ênfase, esse foi meu ponto de vista.

  • GABARITO: LETRA C

    Vírgulas podem ser substituídas pelo o travessão quando se tratar de frase explicativa.


ID
5387155
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que identifica as características presentes no gênero textual meme.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA (D)

  • A) Caráter multimodal, discurso cômico, apuro linguístico, suporte digital. <- O meme não usa linguagem rebuscada, e sim a informal (coloquial);

    B) Modalidade imagética, discurso satírico, linguagem coloquial, suporte analógico. <- A comunicação é feita no mundo digital;

    C) Modalidade imagética, discurso cômico, apuro linguístico, suporte analógico;

    D) Caráter multimodal, discurso cômico, linguagem coloquial, suporte digital <- Nosso gabarito.

  • [GABARITO: LETRA D]

    Multimodal

    Que se realiza ou contém muitos modos; de várias formas, feitios; multímodo.

    Cômico

    Que provoca risos através de elementos engraçados; divertido ou ridículo: situação cômica.

    Coloquial

    Informal; pouco ou nada formal: estilo coloquial.

    Popular; semelhante a uma conversa; próprio de colóquio, de uma conversa informal: texto coloquial; discurso coloquial; evento coloquial.

    Digital

    Diz-se dos sistemas, dispositivos ou processos que empregam tal modo de representação discreta; por oposição a analógico.

    FONTE: DICIO.

  • GABARITO: LETRA D

    MEME é o modo como se constrói o texto multimodal em mídias digitais no contexto contemporâneo. 

    Multimodal: diz-se da comunicação em que coexistem diversas modalidades comunicativas (fala, gestos, texto, processamento de imagem, etc.)

    Linguagem Coloquial :compreende a linguagem informal, popular, que utilizamos frequentemente em situações informais como numa conversa entre amigos, familiares, vizinhos, etc.

    Apuro linguístico: linguagem culta.

    Leitura Imagética :.É uma das formas de leitura realizada através de imagens.

    Discurso Satírico: visa criticar algo, alguém, um grupo de pessoas ou situações. É crítico, maledicente, mordaz.

    Discurso Cômico: é o que é engraçado, ridículo, que tem graça, que desperta a hilaridade.

    FONTE: Ana Carolina Barcelos QC


ID
5387158
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um quadrado tem sua diagonal medindo 8√2 cm, a área e o perímetro desse quadrado medem respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • A diagonal do quadrado pode ser obtida da seguinte maneira, pela fórmula (por meio do teorema de Pitágoras):

    d² = L² + L² => d² = 2 L² => d = √(2 L²) => d = L√2 (L= lado)

    A questão nos dá o valor da diagonal = 8√2 cm

    Aplicando-se na fórmula, temos:

    8√2 cm = L √2

    L = 8√2 / √2

    L = 8

    A área do quadrado é A = L x L = 8 x 8 = 64 cm²

    O perímetro é a soma de todos os lados => P = 8 + 8 + 8 +8 = 32 cm

    Gabarito letra C

  • Ótima explicação,Lucas Mendes !!!

  • A única opção em que a área condiz com o perímetro é da letra C.

    Perímetro do quadrado = 4*L

    Área = L²

    A) Incorreta, 32/4=8cm --> A=32cm² (errado)

    B) Incorreta, 30/4=7,5cm --> A=64cm² (errado)

    C) Correta, 32/4=8cm --> A=64cm² (ok)

    D) Incorreta, 30/4=7,5cm --> A=32cm² (errado)

  • Sério? uma questão dessas para um cargo de Engenheiro? me desculpe mas pra mim chega ser até um insulto pra quem estuda.

  • Para quem pegou bem o conteúdo de área de polígonos, na hora se recorda que a medida da diagonal de um quadrado sempre será a medida do seu lado multiplicado com √2.

    Como a própria questão fornece a diagonal, a qual é 8√2 cm, logo extrai-se que a medida dos lados do referido quadrado é de 8 cm.

    Assim, calculando o que é pedido...

    Área = (lado) . (lado)

    Área = (8) . (8)

    Área = 64 cm²

    Perímetro = (lado) + (lado) + (lado) + (lado)

    Perímetro = 8 + 8 + 8 + 8

    Perímetro = 32 cm

    Gabarito: C


ID
5387167
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dado o conjunto C = {a, {b}, c}, observe as afirmações e marque o item CORRETO.


I - a ∈ C.

II - {b} ∈ C.

III - c ⊂ C.

IV - ∅ ⊂ C.

Alternativas
Comentários
  • Relações de pertinência (∈:pertence; ∉: não pertence) ocorrem entre elemento e conjunto, enquanto relações de inclusão (⊃: contém ⊅: não contém) e de contenção (⊆: está contido; ⊈: não está contido) acontecem entre conjuntos. Logo, os itens II e III estão errados.

    II - {b} ∈ C

    Trata-se de relação de pertinência entre conjuntos.

    III - c ⊂ C

    Trata-se de relação de contenção entre elemento e conjunto.

  • II - {b} ⊂ C.

    III - c ∈ C.

    GABARITO D.

  • II - {b} ∈ C → está errado pois {b} não é elemento (∈) de C, mas está contido (⊂) em C.

    Sua representação deveria ser → {b} ⊂ C.

    Neste caso {b} é um subconjunto de C

  • Concordo com Ronierisson!!


ID
5387173
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Podemos dizer que internet é um conjunto de redes interligadas através de Backbones que é o termo principal utilizado para:

Alternativas
Comentários
  • Backbones uma rede principal por onde os dados dos clientes da internet trafegam. GAB D

  • Complementando -> Os Backbones são os responsáveis por interligar as operadoras de internet aos servidores externos, sejam eles nacionais ou internacionais. Gabarito: D

  • Quem sabe inglês... ossos deixados para trás ou "ossos das costas".

  • Gab. D

    Backbone significa Espinha Dorsal em inglês. ... É a espinha dorsal da internet por ter a função de identificar a rede por onde passa os dados de cada usuário e possibilitar o envio e recebimento das informações de um servidor para o outro

  • GAB-D

    No contexto de redes de computadores, o backbone designa o esquema de ligações centrais de um sistema de redes mais amplo, tipicamente de elevado desempenho e com dimensões continentais.

    O CONCURSEIRO NÃO CORRE ATRÁS DE UM ROMANCE, ELE BUSCA APÉNAS SUA APROVAÇÃO, ESTABILIDADE, SALÁRIO FIXO, FOLGA E TRANQUILIDADE.


ID
5387176
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

De modo geral, o papel da barra de tarefas, no Windows 7, é dar acesso aos programas instalados no computador, permitindo alternar entre janelas abertas e abrir outras ou acessar rapidamente certas configurações do Windows. Ela se divide em três seções:

Alternativas
Comentários
  • GAB--> D

  • Da pra matar com o botão de iniciar

  • Mas no Windows 7 não tem uma área de notificações ou estou errado?

  • GAB-D

    O botão e o menu Iniciar, a super barra e a área de notificação.

    ESTAMOS NO WINDOWS 10 E 11


ID
5387185
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

“Esta opção sai do perfil do usuário que estava usando o computador, mas não finaliza nenhum programa”. Essa afirmativa refere-se a qual procedimento do Windows 7:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A)

    Para não assinantes

  • Gab - A

    A) Windows possui o recurso "Trocar Usuário" que permite sair de uma conta e ir para outra sem precisar fazer logoff ou fechar programas.

    B) Se você precisa sair de perto do computador e quer evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso aos seus dados, a solução é bloquear o Windows.

    C) Autoexplicativa

    D) Logoff se refere a terminar o uso de um sistema computacional, removendo a senha do usuário, em que todos os programas são fechados e posteriormente é possível iniciar a área de trabalho com outro usuário.

  • "Bloquear" também faz essa função...

  • Aperte a "tecla windows + L", vai bloquear seu computador e nenhum programa será fechado.

    Dois gabaritos na questão.

  • Gab. A

    Quando trocamos de usuário, apenas suspendemos uma sessão para que outra seja iniciada. A conta continua ativa e todos os programas continuam abertos e em execução. É como se pausássemos uma conta para poder acessar outra.

    Quando se faz logoff, estamos encerrando a sessão do usuário. Em outras palavras, seria como se estivéssemos desligando o computador. Todos os programas e processos serão encerrados e os trabalhos não salvos serão perdidos.

  • questão com duas repostas. Bloquear pelos atalhos Win+L ou até mesmo pelo Ctrl+Alt+Del também pode ser utilizado para usuário sair do perfil que estava usando no computador, mas não finalizando nenhum programa.

  • ele se tratou de SAIR DO PERFIL pessoal, vamos saber interpretar tbm né?! SE VOCE BLOQUEAR VC VAI CONTINUAR NO PERFIL, SO NAO VAI TA UTILIZANDO...

  • Gabarito''A''.

    Selecione o botão Iniciar na barra de tarefas. Em seguida, no lado esquerdo do menu Iniciar, selecione o ícone (ou a imagem) de nome da conta > Trocar usuário > um usuário diferente.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • No logoff os programas são fechados!!!!

    #TJ

  • GABARITO: A

    Windows possui o recurso "Trocar Usuário" que permite sair de uma conta e ir para outra sem precisar fazer logoff ou fechar programas.

  • GAB-A

    Trocar usuário.

    ESTAMOS NO WINDOWS 10 E 11.


ID
5387188
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre biblioteconomia e ciência da informação, analise os itens abaixo:


I. A Segunda Guerra Mundial, apesar do seu poder destrutivo, trouxe inúmeras inovações tecnológicas. A ciência foi a área que mais se beneficiou dessas inovações, seu papel antes ligado ao plano ideológico, neste momento passou a ter um papel mais ativo e passando a atender mais as necessidades humanas.

II. Com isso, a informação passou a ser vista como um fator estratégico e de risco para os governos, o que acarretou uma preocupação em aumentar o sigilo do conhecimento e de certo modo, atrapalhou o trabalho de cientistas e estudiosos.

III. Para Saracevic (1996) o marco que deu origem à Ciência da Informação foi o artigo de Vannevar Bush, “As was we may think”, de 1945. Nele Bush identificou o problema da explosão da informação e propôs como solução a utilização das incipientes tecnologias da informação para recuperar as informações contidas nos documentos. Bush propôs ainda uma máquina chamada MEMEX, que teria como função a capacidade de associar ideias, que duplicaria “os processos mentais artificialmente”.

IV. A Ciência da Informação é um campo dedicado às questões científicas e à prática profissional, voltada para os problemas da efetiva comunicação do conhecimento e de seus registros entre os seres humanos, no contexto social, institucional ou individual do uso e das necessidades de informação. No tratamento destas questões são consideradas de particular interesse as vantagens das modernas tecnologias informacionais.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Martins et al (2016, p. 611-612

    A Segunda Guerra Mundial, apesar do seu poder destrutivo, trouxe inúmeras inovações tecnológicas. A ciência foi a área que mais se beneficiou dessas inovações, seu papel antes ligado ao plano ideológico, neste momento passou a ter um papel mais ativo e passando a atender mais as necessidades humanas.

    Ainda de acordo com Siqueira (2010), nesse contexto de ênfase ao estímulo à pesquisa, gerou uma explosão informacional, maior do que aquela gerada quando da invenção da imprensa por Gutenberg. A informação passou a ser vista como um fator estratégico para os governos, o que acarretou uma demanda para a emergência de um campo preocupado com a recuperação da informação, acesso e uso dessas novas tecnologias.

    Para Saracevic (1996) o marco que deu origem à Ciência da Informação foi o artigo de Vannevar Bush, “As was we may think”, de 1945. Nele Bush identificou o problema da explosão da informação e propôs como solução a utilização das incipientes tecnologias da informação para recuperar as informações contidas nos documentos. Bush propôs ainda uma máquina chamada MEMEX, que teria como função a capacidade de associar ideias, que duplicaria “os processos mentais artificialmente”.

    Saracevic (1996, p. 47) afirma que: A Ciência da Informação é um campo dedicado às questões científicas e à prática profissional, voltada para os problemas da efetiva comunicação do conhecimento e de seus registros entre os seres humanos, no contexto social, institucional ou individual do uso e das necessidades de informação. No tratamento destas questões são consideradas de particular interesse as vantagens das modernas tecnologias informacionais.

    Gab. C

    MARTINS, Ana Carolina de Melo. et al. Bblioteconomia e ciência da informação: uma análise paradigmática em bibliotecas públicas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, SC: v. 21, n. 3, p. 607-626, ago./nov., 2016. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/download/1201/pdf


ID
5387191
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Gerir conhecimento significa organizar, associar dados de forma analítica de maneira que esses dados se transformem em informações estratégicas dentro da empresa. Sobre o tema analise os itens abaixo:

I. A partir da apreensão e da visão analítica do conhecimento, o gestor consegue mobilizar e reunir ideias estratégicas a favor de sua gestão. Nesse sentido, colaboradores cumprem um papel fundamental na coleta, organização do conhecimento.
II. Nesse sentido, gestores que utilizam a gestão do conhecimento e informação a favor de suas ações, cumprem um papel estratégico na gestão. Aplicação de conhecimento e informação dentro de uma empresa ou entidade significa gestão eficaz, onde o “gerente é responsável pela aplicação e pelo desempenho do conhecimento”.
III. O conhecimento é decorrente da informação, que por sua vez deriva de um conjunto de dados.
IV. A gestão do conhecimento é um ativo tangível. Este se caracteriza pela existência física. São reconhecidos no sistema de valores, crenças, inteligência emocional, intelectual, conhecimento etc.

Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A partir da apreensão e da visão analítica do conhecimento, o gestor consegue mobilizar e reunir ideias estratégicas a favor de sua gestão. Nesse sentido, colaboradores cumprem um papel fundamental na coleta, organização do conhecimento.

    Nesse sentido, gestores que utilizam a gestão do conhecimento e informação a favor de suas ações, cumpre um papel estratégico na gestão.Aplicação de conhecimento e informação dentro de uma empresa significa gestão eficaz, onde o “gerente é responsável pela aplicação e pelo desempenho do conhecimento” Moura (2011) apud Duker,(1993).

    Para Moura (2011) apud Davenport e Prusak (1998), o conhecimento é decorrente da informação, que por sua vez deriva de um conjunto de dados.

    A gestão do conhecimento também é um ativo intangível. Este se caracteriza pela não existência física. São reconhecidos no sistema de valores, crenças, inteligência emocional, intelectual, conhecimento etc.

    Gab. A

    Fonte: https://portal.estacio.br/docs%5Crevista_estacao_cientifica/08-13.pdf


ID
5387194
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nas últimas décadas, o cenário mundial foi marcado por fortes mudanças nos meios telemáticos e informatizados, interferindo no sentido de transferência de informação. A informação vem evoluindo e provocando alterações comportamentais nos indivíduos, na sociedade e nas organizações públicas e privadas. A globalização requereu das organizações obtenção de informações com maior velocidade nas buscas e no uso. Tudo isso contribuiu para ocasionar lacunas ou ausência de ética no ciclo da informação. Gerações diferentes foram expostas ao novo cenário, propondo mudanças a uma parcela dos indivíduos e a outra, apenas inserção. Sobre o tema atribua V para item verdadeiro e F para item falso:

I. A informação obtida deve ser avaliada e entendida em partes como, necessárias e partes desnecessárias, para assim ser usada com bom senso e seus benefícios fornecerem a contribuição esperada. (.....)
II. A informação está ligada a tempo, qualidade e quantidade, por conseguinte também à sofisticação ou redundância. Alta quantidade de informação com qualidade torna-se sofisticação, por outro lado, alta quantidade de informação sem qualidade e/ou novidade torna-se redundância. (.....)
III. Assim sendo, a informação tem que ser transmitida e adquirida eticamente, para não causar frustração no momento da ação, atitude ou tomada de decisão. Desta forma, a informação pode ser utilizada como diferencial pelas organizações. (.....)
IV. As informações são recebidas de diferentes fontes, tanto formais quanto informais. Isso representa dizer que as informações informais recebidas de colegas ou contatos pessoais são menos relevantes do que uma informação adquirida em fontes formais, como bibliotecas ou banco de dados. (.....)
V. Essa relevância de fonte de informação é modificada com base na informação procurada. Além do mais, é necessária ética tanto na transmissão quanto na obtenção da informação em relação a qualquer fonte. (.....)

Respondidos os itens a sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A.

    IV. As informações são recebidas de diferentes fontes, tanto formais quanto informais. Isso representa dizer que as informações informais recebidas de colegas ou contatos pessoais são menos relevantes do que uma informação adquirida em fontes formais, como bibliotecas ou banco de dados. F.

    Não necessariamente, as informações informais recebidas de colegas podem ser tão relevantes quanto aquelas disponíveis em fontes formais.

    1. A informação obtida deve ser avaliada e entendida em partes como, necessárias e partes desnecessárias, para assim ser usada com bom senso e seus benefícios fornecerem a contribuição esperada.
    2. Para Choo (2006), a informação está ligada a tempo, qualidade e quantidade, por conseguinte também à sofisticação ou redundância. Alta quantidade de informação com qualidade torna-se sofisticação, por outro lado, alta quantidade de informação sem qualidade e/ou novidade torna-se redundância.
    3. Assim sendo, a informação tem que ser transmitida e adquirida eticamente,para não causar frustração no momento da ação, atitude ou tomada de decisão.
    4. As informações são recebidas de diferentes fontes, tanto formais quanto informais. Contudo, isso não representa dizer que as informações informais recebidas de colegas ou contatos pessoais sejam menos relevantes do que uma informação adquirida em fontes formais, como bibliotecas ou banco de dados.
    5. Essa relevância de fonte de informação é modificada com base na informação procurada. Além do mais, é necessário ética tanto na transmissão quanto na obtenção da informação em relação a qualquer fonte.Portanto, é preciso saber onde buscar a informação, para não adquirir informações desnecessárias, bem como para evitar não encontrar o que realmente é importante. É preciso analisar se a fonte é confiável, mesmo sendo informal e se sua acessibilidade é fácil.

ID
5387197
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As leis de Ranganathan são fundamentais e instituídas para a Biblioteconomia pelo pensador indiano Shiyali Ramamritam e que vigoram até os dias atuais. Ranganathan era um professor de matemática indiano interessado em Biblioteconomia. Foi autor do livro “The Five Laws of Library Science” (1931) que aborda pontos importantíssimos da Biblioteconomia moderna com suas cinco Leis. Sobre o tema, analise os itens abaixo:

I. Os livros são para serem usados – o livro é um meio que impulsiona o conhecimento. E podemos observar a importância de uma biblioteca na seguinte frase: “quem tem informação, tem poder”. Aponta para o livro como um meio e não como tendo um fim em si mesmo.
II. Todo leitor tem seu livro – o bibliotecário deve fazer o estudo dos usuários, observando a clientela para preparar o acervo. Aponta para a seleção de acordo com o perfil do usuário.
III. Todo livro tem seu leitor – refere-se a disseminação da informação, em que se deve divulgar os livros existentes em cada biblioteca. Aponta para a importância da divulgação do livro, sua disseminação, antecipando a estética da recepção.
IV. Poupe o tempo do leitor – a arrumação e catalogação dos documentos diminui o tempo necessário para encontrar a informação desejada. Aponta para o livre acesso às estantes, o serviço de referência e a simplificação dos processos técnicos.
V. Uma biblioteca é um organismo em crescimento – o bibliotecário deve controlar esse crescimento, verificando qual a informação que está sendo usada, através de estatísticas da consulta e empréstimo. Decorre da explosão bibliográfica que exige atualização das coleções e previsão do crescimento da área ocupada pela biblioteca.

Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A quinta lei trata da biblioteca enquanto instituição. As quatro primeiras leis se referem à gerência e administração das bibliotecas. A quinta lei enfatiza o planejamento e a organização. A biblioteca deve estar sempre se desenvolvendo, pois, o organismo que não cresce, atrofia e morre. O crescimento se dá em vários fatores. A biblioteca deve estar preparada para crescer em quantidade de acervo, estrutura predial e tamanho da equipe. Até o sistema de classificação deve ser passível de crescimento. É recomendável que a biblioteca adote um sistema de classificação que seja expansível e elástico, para poder abarcar novas áreas do conhecimento que venham surgir. Além do crescimento físico, a biblioteca também deve evoluir conforme o mundo evolui, pois não é uma instituição estática e alheia às mudanças políticas, sociais e econômicas. Podemos perceber o quanto o fluxo informacional e a tecnologia evoluíram nos últimos anos. O modo de consumir e compartilhar informações ocorre em uma velocidade inimaginável há algumas décadas atrás. Por conta disso, a biblioteca deve estar atenta a estas mudanças e oferecer serviços de qualidade que estejam atuais às demandas informacionais dos usuários. Podemos perceber que, mais do que se preparar para crescer, a biblioteca deve sempre estar pronta para evoluir, seja fisicamente, seja como sistema informacional. 

    Fonte: LEITE, Wesley.


ID
5387200
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A produção literária, acadêmica e artística vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Junto a este crescimento surge a necessidade de organizar estas produções para que possam ser acessíveis ao seu público potencial. Organizar a informação para que seja facilmente recuperada é a tarefa dos bibliotecários. Tornar a informação disponível é competência das Bibliotecas. Marque o item INCORRETO sobre o tema:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Carvalho (2008, p. 11):

    Só é possível a indexação, organização e recuperação desta quantidade crescente de produções com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). As TIC's são uma necessidade urgente nas bibliotecas e os bibliotecários estão sendo seduzidos pela possibilidade da automação e informatização. Esta demanda coloca na ordem do dia a necessidade de escolha dos melhores sistemas para realizar esta oferta de serviços. 

    Mas a compra de um software “de caixinha” ou o desenvolvimento de uma solução “sob medida” exige conhecimentos das regras do negócio, ou seja, quais são os requisitos e normas que regem a biblioteconomia. Também é necessário realizar opções políticas e tecnológicas.

    [...]  a elaboração de uma Request for Proposal (RFC) é chave para que o processo de informatização ocorra de forma eficiente. Nesta RFC que utilizaremos como modelo estão contempladas as características necessárias para que o novo sistema cumpra seus objetivos.

    Gab. D

    Fonte: http://eprints.rclis.org/28404/1/Carvalho%2C%20Alexsandro%20Cardoso%20%5Bpt%5D%20Sistemas_%20Integrados_De_Gestao_Aplicados_a_bibliotecas.pdf


ID
5387203
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ranganathan formulou as cinco leis da biblioteconomia. Sobre essas leis marque o item CORRETO:

Alternativas

ID
5387206
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Leia o enunciado e responda:


O código AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules – Regras de Catalogação Anglo-Americanas) prevê diferentes níveis de responsabilidade, sendo a folha de rosto do documento em análise a principal fonte de informação.

Levando em conta as oito áreas de descrição previstas na ISBD, em que área deverá, no registro bibliográfico, ser inserida a informação sobre o ilustrador de um livro, caso seu nome conste da folha de rosto:

Alternativas

ID
5387209
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na era das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC), o trabalho, em forma de linha de produção, está sendo substituído por uma modalidade cooperativa, onde todos são responsáveis pelo resultado final. Dentro deste novo cenário, o grande desafio passa a ser a competitividade, que pode ser obtida a partir da gestão do conhecimento. Marque o item INCORRETO sobre o tema:

Alternativas
Comentários
  • As TICs são utilizadas como ferramentas indispensáveis no processo de estruturação das empresas, buscando alcançar novos modelos de organização, voltados para a satisfação de seus clientes. 

    As bibliotecas, enquanto organizações que elaboram produtos e executam serviços aos seus consumidores (clientes ou usuários), devem estar preocupadas com a sua satisfação. Então elas também podem ser analisadas sob esta nova perspectiva de gestão do conhecimento. Para tanto, faz-se necessário modificar as estruturas de poder, que se colocam como fator de empecilho para a adaptação às novas tecnologias da informação, uma vez que os sistemas de classificação adotados, ainda hoje, são baseados em rígidos e seculares sistemas internacionais de organização e padronização.

    Estes padrões, embora tenham sido desenvolvidos com a perspectiva de facilitar a organização e o acesso à informação, inclusive sendo baseados nos modelos de classificação filosófica, na realidade, não parecem ter acompanhado a própria evolução da sociedade.

    Gab. B

    Fonte: http://www.repositoriobib.ufc.br/000003/000003EA.pdf


ID
5387212
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Leia o enunciado e resolva a seguinte questão:


Entrevista de referência. Solicitação do usuário: “Procuro algo sobre José de Alencar”. Na negociação, sobre a posição do bibliotecário:

Alternativas
Comentários
  • "oque a experiencia nos ensina é que perguntas aberta têm mais probabilidade de êxito do que perguntas fechadas, que limitam o tipo de resposta a ser dada, seja um mero sim ou não, seja uma dentro um conjunto de possibilidades especificadas. As perguntas abertas, como seu nome sugere, são de natureza muito menos restritiva, deixando a decisão quanto a quantidade de informação constante da resposta muito nas mãos da pessoa a quem esteja sendo dirigidas as perguntas."

    GROGAN, Denis. A prática do serviço de referência. Brasília: Briquet de Lemos, 1995.

  • Resposta C para não.assinantes.


ID
5387215
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É um sistema de classificação decimal de bibliotecas especializadas em direito. Utilizada em biblioteconomia, esta classificação é específica para obras jurídicas relacionadas ao direito brasileiro.


Estamos falando de:

Alternativas
Comentários
  • CDDir - A Classificação Decimal de Direito ou Classificação Decimal de Doris ou Classificação de Doris é um sistema de classificação decimal de bibliotecas especializadas em direito, desenvolvido por Doris de Queiroz Carvalho, bibliotecária e bacharel em direito brasileira que concluiu pela necessidade de se expandir e aprofundar a “Classe 340” (Direito) na Classificação Decimal de Dewey, que é universal, e serviu de base para a Classificação Decimal Universal (CDU) que é utilizada na maioria das bibliotecas multidisciplinares. Na biblioteconomia, é a classificação específica para obras jurídicas relacionadas com o direito brasileiro.

    Gab. C


ID
5387218
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre a Descrição de Recursos e Acesso (Resource Description and Access – RDA, analise os itens abaixo:

I. O RDA surgiu da Conferência Internacional sobre os Princípios E o Desenvolvimento Futuro do AACR, realizada em Toronto, em 1997.
II. É publicado exclusivamente pela American Library Association.
III. A manutenção da RDA é da responsabilidade do Comitê de Orientação da RDA (COR). A partir de 2015, a COR está passando por uma transição para uma estrutura de governança internacional, prevista para vigorar em 2019.
IV. As instruções e diretrizes do RDA estão disponíveis por meio do RDA Toolkit, um serviço de assinatura on-line e em formato de impressão.

Analisados os itens, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  II. É publicado exclusivamente pela American Library Association

    No site do RDA Toolkit constam como detentores do copyright:

    • American Library Association
    • Canadian Federatuib if Library Associations
    • CILIP: Chartered Institute of Library and Information Professionals
  • Questão retirada da Wikipedia: O RDA surgiu da Conferência Internacional sobre os Princípios E o Desenvolvimento Futuro do AACR, realizada em Toronto, em 1997.[3] É publicado conjuntamente pela American Library Association, a Federação Canadense de Associações de bibliotecários, e o Chartered Institute of Library and Information Professionals (CILIP) no Reino Unido. A manutenção da RDA é da responsabilidade do Comitê de Orientação da RDA (COR). A partir de 2015, a COR está passando por uma transição para uma estrutura de governança internacional, prevista para vigorar em 2019.[4] As instruções e diretrizes do RDA estão disponíveis por meio do RDA Toolkit, um serviço de assinatura on-line e em formato de impressão.


ID
5387221
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ainda em relação ao RDA, marque o item INCORRETO:

Alternativas
Comentários
  • Os RDA Vocabularies e o RDA Reference estão disponíveis sob uma licença ABERTA.


ID
5387224
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Inicialmente, o Conspectus foi desenvolvido como um instrumento para auxiliar a construção de coleções de maneira cooperativa. Porém, a metodologia expandiu para servir, também como, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Caribé (2014, p. 42-43):

    Inicialmente, o Conspectus foi desenvolvido como um instrumento para auxiliar a construção de coleções de maneira cooperativa. Porém, a metodologia expandiu para servir, também:

    • como instrumento para o planejamento do empréstimo entre bibliotecas;
    • como um documento público para o uso pela instituição;
    • como instrumento de relacionamento com o público e para negociação de orçamentos;
    • como uma estrutura sobre a qual desenvolve-se a política de desenvolvimento de coleções;
    • como estímulo para buscar financiamentos;
    • como instrumento de treinamento;
    • como uma fonte para creditar a informação;
    • como um meio para dar segurança ao bibliotecário, e como base para distribuição e preservação de responsabilidades (BUSHING, 2001; TALAVERA IBARRA, 2005).

    Gab. D

    CARIBÉ, Rita de Cássia do Vale. Conspectus: um método para o gerenciamento de coleções em bibliotecas. Revista digital de biblioteconomia e ciência da informação, Campinas, SP, v.12, n.1, p.39-60 jan/abr. 2014 ISSN 1678-765X. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/114445


ID
5387227
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre o FBRR, é INCORRETO dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Assumpção (2012):

    O FRBR é um modelo conceitual: não é um código de catalogação, não é um formato, não é uma norma, não é um padrão, não é um código, não é um princípio de catalogação. Assim, não é adequado dizer coisas como “vou catalogar usando o FRBR”. Como modelo conceitual, o FRBR resulta da abstração de uma realidade, no caso, a realidade é o “universo bibliográfico”.

    Para o desenvolvimento do FRBR foi utilizada uma metodologia baseada na técnica de análise de entidades, ou, modelo Entidade-Relacionamento. Essa técnica, desenvolvida na Ciência da Computação, é utilizada para a construção de bancos de dados. Apesar disso, não era objetivo do estudo servir diretamente para a criação de bancos de dados bibliográficos (catálogos).

    Gab. B

    Fonte: https://fabricioassumpcao.com/2012/07/o-que-e-frbr.html


ID
5387230
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É uma política desenvolvida por e para bibliotecas e museus, e visa o crescimento do acervo na área de conhecimento em que a mesmas estejam inseridas, de maneira equilibrada e racional, estabelecendo prioridades para a aquisição do material e determinando critérios para a sua seleção, assim como diretrizes de descarte.


Estamos falando de:

Alternativas

ID
5387233
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo a Unesco, biblioteca é uma coleção organizada de vários tipos de documentos, aliada a um conjunto de serviços destinados a facilitar a utilização desses documentos, com a finalidade de oferecer informações, propiciar a pesquisa e concorrer para a educação e o lazer. No continuum entre biblioteca tradicional e biblioteca digital, são usadas tanto fontes de informação eletrônicas quanto em papel. O enunciado acima refere-se à denominada:

Alternativas

ID
5387236
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A catalogação é uma atividade geralmente relacionada às bibliotecas e que consiste em registrar um conjunto de informações sobre um determinado documento ou conjunto de documentos. Sobre o tema, analise os itens abaixo:

I. As informações registradas variam de acordo com o tipo de documento que está sendo catalogado. Por exemplo, para um livro, os elementos que são comumente registrados são: título, autore(es), tradutor(es), número da edição, editor, local e data de publicação, número de páginas, ISBN e os assuntos abordados no livro.
II. A catalogação é guiada por normas locais, nacionais ou mesmo internacionais, devendo tais normas buscarem a padronização, que universalize seu uso, sem importar as características de cada biblioteca ou agência catalogadora.
III. A palavra “catalogação” pode referir-se também ao produto da atividade de catalogação, por exemplo, “a catalogação de um livro”, ou seja, o conjunto de informações sobre o livro que foram registradas durante a catalogação.
IV. Neste sentido, o termo “catalogação” se transforma em um sinônimo de registro bibliográfico.

Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • II - A catalogação é guiada por normas locais, nacionais ou mesmo internacionais, devendo tais normas buscarem a padronização, que universalize seu uso, sem importar as características de cada biblioteca ou agência catalogadora

    Tentei achar de onde exatamente tiraram essa questão, mas aparentemente não está no livro da Mey. Porém, é possível responder com base no bom senso e com conhecimentos/experiência fazendo questões,etc. No próprio AACR2 há regras quanto ao idioma a ser usado (se vai ser o original do item ou o da agência catalogadora/instituição). Fora que apesar da padronização ser essencial, cada instituição tem suas particularidades.

    Gabarito: A


ID
5387239
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Leia os itens abaixo e marque o INCORRETO:

Alternativas
Comentários
  • Em 1978, novo código foi publicado em inglês. No Brasil, a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições – FEBAB, a partir de vários contatos realizados com a American Library Association, Library Association e Canadian Library Association, assinou em 11 de julho de 1980 o acordo que autorizava a Federação a publicar a obra em língua portuguesa, efetivada em dois volumes: em 1983 o volume 1, e em 1985 o volume 2. Posteriormente, várias tentativas foram realizadas para reimpressão do código com as atualizações publicadas desde 1988, porém sem sucesso devido à insuficiência de recursos financeiros. Em janeiro de 2003, foi efetivada a renovação do contrato com os editores do AACR para a cessão dos direitos autorais, o que possibilitou à FEBAB as providências para tornar disponível aos bibliotecários brasileiros e dos países de língua portuguesa o novo Código de Catalogação Anglo-Americano, 2ª edição, revisão 2002.

    Gab. C

    Fonte: https://www.bc.ufg.br/n/14799-aacr-anglo-american-cataloguing-rules


ID
5387242
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A definição de uma política de descarte deve ter como objetivo principal a manutenção do acervo da biblioteca, com o nível de adequação requerido para o melhor atendimento aos usuários, cobrindo todos os campos de assuntos definidos como pertinentes, dentro das diretrizes políticas e das atividades da instituição à qual se vincula. Evita o crescimento desordenado da coleção e deve servir como documento básico de apoio e subsídio para o corpo técnico na realização de descarte de material bibliográfico. Vantagens oriundas de uma política de descarte bem definida, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Continuação...

    Conforme Alonso (1988, 192-193):

    Por outro lado, vale a pena ressaltar algumas vantagens oriundas de uma política de descarte bem definida:

    • as coleções são menores e, como conseqüência, melhor processadas, utilizando os mesmos recursos disponíveis;
    • a informação relevante toma-se mais acessível;
    • os custos de manutenção se reduzem;
    • as necessidades de espaço tomam-se menos prementes;
    • a utilização dos recursos e da infra-estrutura disponíveis são otimizadas;
    • evita o crescimento desordenado da coleção.
    • Gab. B
  • Conforme Alonso (1988, p. 192):

    A definição de uma política de descarte deve ter como objetivo principal a manutenção do acervo da biblioteca, com o nível de adequação requerido para o melhor atendimento aos usuários, cobrindo todos os campos de assuntos definidos como pertinentes, dentro das diretrizes políticas e das atividades da instituição à qual se vincula. Evita o crescimento desordenado da coleção e deve servir como documento básico de apoio e subsídio para o corpo técnico na realização de descarte de material bibliográfico.

    Com uma política de descarte mal definida, poderão ocorrer:

    • perda de qualidade no atendimento aos usuários.
    • utilização não otimizada dos recursos disponíveis (envolvimento destes no processamento de material que deveria ser eliminado na chegada);
    • problema de espaço físico;
    • diluição da coleção núcleo;
    • conservação de massa amorfa, com materiais de todos os tipos e idades, dificultando a localização e/ou o acesso àqueles que realmente são de interesse para os usuários;
    • repercussão negativa na política de seleção e aquisição.

    Gab. B

    Fonte: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/89507


ID
5387245
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao contrário de países como França e Inglaterra, o Brasil não possui uma tradição de publicação de bibliografias comerciais correntes ou públicas nacionais que permitam averiguar a produção nacional de livros por longos períodos, ainda que o depósito legal seja uma realidade há mais de um século. Sobre o tema, analise os itens abaixo:

I. As nossas principais bibliografias foram interrompidas ou perderam continuidade após alguns anos, dificultando a realização de pesquisas sobre determinados períodos históricos.
II. Atualmente, o Brasil não dispõe de uma bibliografia nacional corrente e a Biblioteca Nacional enfrenta dificuldades para manter os seus registros eletrônicos atualizados.
III. Nesta perspectiva, defende-se que os catálogos editoriais podem contribuir para pesquisas ao permitir a constituição de listas bibliográficas, embora, na maioria das vezes, não adotem um vocabulário controlado para facilitar a recuperação dos seus registros.
IV. Com o advento do digital, diversas editoras têm substituído a produção de catálogos impressos pela disponibilização de registros online. Assim sendo, aborda-se, a partir deste quadro, o catálogo editorial e a bibliografia com fontes de pesquisa assim como se discute os avanços e desafios para a produção desses instrumentos na contemporaneidade.

Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Souza (2016, 202):

    [...]. As nossas principais bibliografias foram interrompidas ou perderam continuidade após alguns anos, dificultando a realização de pesquisas sobre determinados períodos históricos. Atualmente, o Brasil não dispõe de uma bibliografia nacional corrente e a Biblioteca Nacional enfrenta dificuldades para manter os seus registros eletrônicos atualizados. Nesta perspectiva, defende-se que os catálogos editoriais podem contribuir para pesquisas ao permitir a constituição de listas bibliográficas, embora, na maioria das vezes, não adotem um vocabulário controlado para facilitar a recuperação dos seus registros. Com o advento do digital, diversas editoras têm substituído a produção de catálogos impressos pela disponibilização de registros online. Assim sendo, aborda-se, a partir deste quadro, o catálogo editorial e a bibliografia com fontes de pesquisa assim como se discute os avanços e desafios para a produção desses instrumentos na contemporaneidade.

    Gab. A

    SOUZA, W. E. R. O catálogo editorial e a bibliografia como fontes de pesquisa: avanços e desafios na era digital. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 7, p. 202-223, 2016. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/41456


ID
5387248
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as alternativas:


I- Monografia no todo em meio eletrônico - deve-se obedecer aos padrões de referências bibliográficas indicados para textos completos de documentos monográficos, acrescentando-se as informações relativas à descrição física do meio eletrônico. Ex: 

KOOGAN, André; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopédia e

dicionário digital 98. Direção geral de

André Koogan Breikmam. São Paulo:

Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM.


II- Parte de monografia - Os elementos essenciais são: autor (es), título da parte, seguidos da expressão “In:”, e da referência completa da monografia no todo. No final da referência, deve-se informar a paginação ou outra forma de individualizar a parte referenciada. Ex:

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI,

G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo:

Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

SANTOS, F. R. dos. A colonização da terra do Tucujús. In: ______.

História do Amapá, 1o grau. 2. ed.

Macapá: Valcan, 1994. cap. 3. 


III- Publicação periódica como um todo - A referência de toda a coleção de um título de periódico é utilizada em listas de referências e catálogos de obras preparados por livreiros, bibliotecas ou editoras. Os elementos essenciais são: título, local de publicação, datas de início e de encerramento da publicação, se houver. Ex: 

REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA.

Rio de Janeiro: IBGE, 1939-


Alternativas
Comentários
  • Questão com gabarito errado. Na I e na II ocorrem erros parecidos (é "ed." e não "Ed."; é "org." e não "Org.")

    Na III faltou o ISSN. Eu havia feito um comentário bonitinho e referenciado, porém por algum motivo não foi. Todas estão INCORRETAS.


ID
5387251
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É a configuração física de um suporte de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Bellotto (2002, p. 25):

    O suporte (material sobre o qual as informações são registradas, como papel, pergaminho, filme, disco óptico, disco magnético, fita magnética etc.); 

    O formato (configuração física de um suporte, de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado, tais como caderno, códice, folha avulsa, livro, tira de microfilme etc.);

    O gênero (configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo, permitindo que seja denominado textual, iconográfico, sonoro, audiovisual, informático);

    Gab. A

    BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002. 120p. Disponível em: https://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf8.pdf


ID
5387254
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É preciso definir qual a natureza do acervo do Centro de Documentação. Ele poderá abranger os itens abaixo. Assinale a alternativa que apresenta a definição INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Tessitore (2003, p. 18):

    Além disso, é preciso definir qual a natureza do acervo. O Centro poderá abranger:

    • fundos de arquivo: conjuntos de documentos acumulados no exercício das funções de entidades ou pessoas (um arquivo que passou a conviver com outros semelhantes ao ser transferido para o Centro de Documentação).
    • coleções: conjuntos de documentos reunidos, de forma artificial, em torno de temas, funções, entidades, pessoas ou até mesmo de um tipo ou gênero de documento.
    • material hemerográfico: jornais, revistas e boletins.
    • material bibliográfico: livros, teses e folhetos.
    • objetos tridimensionais: de acordo com a área do Centro.
    • bancos de dados: sobre temas específicos, referências sobre as atividades e o acervo de entidades afins.

    Gab. B

    TESSITORE, Viviane. Como implantar centros de documentação. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2003. Disponível em: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf9.pdf


ID
5387257
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta. O Centro de Documentação reúne por compra, doação ou permuta, documentos únicos ou múltiplos de origens diversas (sob a forma de originais ou cópias) e/ou referências sobre uma área específica da atividade humana. Esses documentos e referências podem ser tipificados como de arquivo, biblioteca e/ou museu. Tem como características:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Tessitore (2003, p. 14):

    O Centro de Documentação representa uma mescla das entidades anteriormente caracterizadas, sem se identificar com nenhuma delas. Reúne, por compra, doação ou permuta, documentos únicos ou múltiplos de origens diversas (sob a forma de originais ou cópias) e/ou referências sobre uma área específica da atividade humana. Esses documentos e referências podem ser tipificados como de arquivo, biblioteca e/ou museu. Tem como características:

    • possuir documentos arquivísticos, bibliográficos e/ou museológicos, constituindo conjuntos orgânicos (fundos de arquivo) ou reunidos artificialmente, sob a forma de coleções, em torno de seu conteúdo;
    • ser um órgão colecionador e/ou referenciador;
    • ter acervo constituído por documentos únicos ou múltiplos, produzidos por diversas fontes geradoras;
    • possuir como finalidade o oferecimento da informação cultural, científica ou social especializada;
    • realizar o processamento técnico de seu acervo, segundo a natureza do material que custodia.

    Gab. C

    TESSITORE, Viviane. Como implantar centros de documentação. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2003. Disponível em: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf9.pdf


ID
5387260
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Também conhecido como dicionário de ideias afins:

Alternativas
Comentários
  • Também conhecido como dicionário de ideias afins: é o tesauro.

    Gab. C

  • "Em Biblioteconomia pode-se definir tesauro como um conjunto de conceitos descritos por meio de termos escolhidos, organizados de forma sistemática, levando-se em conta os critérios/ características definidos para tal [...] Pode ainda ser definido como dicionário de ideias ou dicionário de termos controlados com significados semelhantes que englobam uma determinada área específica do conhecimento humano." (VIEIRA, 2014, p. 144)

    Gabarito: C


ID
5387263
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Consiste na retirada de documentos, pouco utilizados pelos usuários, de uma coleção de uso frequente para outros locais – ou depósitos especialmente criados para abrigar este material de consultas eventuais:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Weitzel (2013, p. 65):

    Maciel e Mendonça (2000, p. 25) apresentam uma definição interessante para o processo de desbastamento e descarte:

    O desbastamento consiste na retirada de documentos pouco utilizados pelos usuários, de uma coleção de uso frequente para outros locais - os depósitos especialmente criados para abrigar este material de consultas eventuais. Já o descarte, consiste na retirada definitiva do material do acervo da biblioteca, com a correspondente baixa nos arquivos de registro da mesma.

    Gab. A

    WEITZEL, Simone da Rocha. Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. 2.ed. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2013.


ID
5387266
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre o CDU:


I - Uma vantagem deste sistema é que ele é infinitamente expansível.

II - Quando novas subdivisões são introduzidas, elas precisam alterar o ordenamento dos números.

III - Um documento pode ser classificado sob uma combinação de diferentes categorias através do uso de símbolos adicionais.


Sobre os itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Uma vantagem deste sistema é que ele é infinitamente expansível e quando novas subdivisões são introduzidas, elas não precisam alterar o ordenamento dos números.

    Um documento pode ser classificado sob uma combinação de diferentes categorias através do uso de símbolos adicionais.

    Gab. B

    Fonte: https://bibliotextos.files.wordpress.com/2011/09/classificacoes_decimais.pdf


ID
5387269
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O _____ sumário da CDD contém as seções dos milhares. O _____ dígito em cada número de três dígitos indica a seção. Desta forma, 610 é usado para obras gerais sobre medicina e saúde, 611 para anatomia humana, 612 para fisiologia humana e 613 para saúde e _____.

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

Alternativas
Comentários
  • Conforme o sumário da CDD 22.ed.:

    O primeiro sumário contém as dez classes principais. O primeiro dígito em cada número de três dígitos representa a classe principal. Por exemplo, 600 representa tecnologia.

    O segundo sumário contém as divisões das centenas. O segundo dígito em cada número de três dígitos indica a divisão. Por exemplo, 600 é usado para obras gerais sobre tecnologia, 610 para medicina e saúde, 620 para engenharia, 630 para agricultura.

    O terceiro sumário contém as seções dos milhares. O terceiro dígito em cada número de três dígitos indica a seção. Desta forma, 610 é usado para obras gerais sobre medicina e saúde, 611 para anatomia humana, 612 para fisiologia humana, 613 para saúde e segurança pessoal.

    Gab. B


ID
5387272
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os deveres do profissional de Biblioteconomia compreendem, além do exercício de suas atividades, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Conforme a Resolução CFB 42/2002

    Art.2º - Os deveres do profissional de Biblioteconomia compreendem, além do exercício de suas atividades:

    a) dignificar, através dos seus atos, a profissão, tendo em vista a elevação moral, ética e profissional da classe;

    b) observar os ditames da ciência e da técnica, servindo ao poder público, à iniciativa privada e à sociedade em geral;

    c) respeitar leis e normas estabelecidas para o exercício da profissão;

    d) respeitar as atividades de seus colegas e de outros profissionais;

    e) contribuir, como cidadão e como profissional, para o incessante desenvolvimento da sociedade e dos princípios legais que regem o país.

    Gab. A

  • A Consulpam tentando derrubar o concurseiro com uma palavrinha fora de contexto.

    Vilipendiar = Menosprezar; julgar algo ou alguém por baixo; não validar as qualidades.


ID
5387275
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É o serviço que leva a informação ao usuário, ou seja, dissemina a informação selecionada para a pessoa que precisa/deseja receber a informação. Qual a sigla usamos referente à descrição:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Araújo et al (2012, p. 21):

    DSI (disseminação seletiva da informação) É o serviço que leva a informação ao usuário, ou seja, dissemina a informação selecionada para a pessoa que precisa/deseja receber a informação. 

    Gab. D

    Fonte: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/35867/2/Curso_Tec_Bibliotecas_PALOP_CPLP_2012.pdf


ID
5405617
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Bloqueio Dinâmico, uma função do Windows 10 que sincroniza seu celular com seu computador, bloqueando o PC automaticamente se seu celular ficar afastado dele. Para ativar essa opção, basta ir a:

Alternativas
Comentários
  • GAB-B

    Configurações > Contas > Opções de entrada> CLICA EM PERMITIR

  • B = Configurações > Contas > Opções de entrada

    pois taí!

  • Configurações > Contas > Opções de entrada. 

    Só pensar que ao sincronizar algo com outra coisa, pode ser necessário entrar em uma conta.

  • Fui por eliminação e acabei acertando...


ID
5405809
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   Você “trabalha em equipe” e é “workaholic”? Pare de usar palavras batidas. 
  Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade. "Você pode ser percebido como alguém sem conteúdo que, assim como um adolescente, está preocupado em pertencer a um grupo e ser aceito por ele, em vez de contribuir com o sucesso da empresa", afirmou o consultor Silvio Celestino, sócio fundador da Alliance Coaching.
  Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê. Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.
   1 - Sou perfeccionista
   A expressão não diz nada. "O entrevistador quer conhecer o candidato. E, ao responder dessa maneira, perde-se a grande chance de falar sobre si", disse Marcelo de Lucca, sócio da consultoria KPMG. Em vez de reduzir a possibilidade a uma palavra, por que não falar que se aprimora continuamente citando, por exemplo, quantos e quais livros lê por ano ou cursos que faz por conta própria? "A pessoa que se descreve uma perfeccionista geralmente não tem uma visão mais clara de si mesma. E não reconhecer os erros é também não reconhecer as virtudes", afirmou Marco Zanini, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV). 
   2 - Quero muito trabalhar aqui
   A empresa não precisa de pessoas que queiram trabalhar nela, mas que queiram que ela ganhe, disse Silvio Celestino. Ou seja, além de querer trabalhar, o mais importante é demonstrar interesse em contribuir com o sucesso da companhia.
   3 - Gosto de trabalhar em equipe
  Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino. Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas.
   4 - Sou workaholic e faço tudo bem-feito
  Para Celestino, afirmar que é workaholic pode demonstrar falta de equilíbrio. Melhor especificar que, sempre que necessário ou demandado pelo gestor, você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações. "Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar. É preferível ser verdadeiro, colocar o que quer fazer, valorizar as aptidões e como deseja contribuir no desenvolvimento da empresa", disse o professor Zanini. 
   5 - Eu me dou bem com todo mundo
 Com que tipo e com quantas pessoas você já trabalhou? Diga que, independentemente das características de cada indivíduo, você busca respeitar as diferenças e focar na competência do indivíduo, relevando características problemáticas, afirmou Celestino. 
   Em reuniões
   6 - Com certeza
   Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino.
   7 - Tenho limitação de budget
  Para Lucca, o profissional que justifica uma situação com esse argumento se coloca como vítima, quando deveria ser o protagonista. É preferível dizer que, apesar da limitação, verá o que consegue fazer para que a ação aconteça. "É uma maneira de se mostrar disposto a realizar", disse Lucca. 
   8 - Tal área não fez o que deveria
Essa é a típica frase em que o sujeito joga a responsabilidade no outro e não diz o que pode fazer para mudar a situação. E isso é péssimo para a imagem do profissional, segundo Lucca.
   9 - Cada um tem a sua verdade
   Essa é uma expressão perigosa. O que existem são fatos e documentos. “Diferentes são as opiniões, não a verdade”BGTT, disse Celestino.
   10 - Accountability, empowerment e outros
   Evite o uso de expressões estrangeiras quando há uma em português perfeitamente compreensível. Não use o inglês para demonstrar sofisticação ou esnobar pessoas. Saiba adequar sua linguagem ao público. "Muitas vezes, o termo é usual dentro da cultura da empresa. Mas quem é de fora não é obrigado a saber", afirmou Lucca. 
   11 - Sairei porque tenho novos desafios
  Eis uma frase desgastada e vazia. Todo mundo se despede da empresa ou do mercado dessa forma, segundo Lucca. Mencione uma razão mais concreta ou algo que traga mais valor.
(PEREIRA, Inês. Portal UOL Economia. 23/08/2018.) 

Marque o enunciado do texto que justifica o título “Você 'trabalha em equipe' e é 'workaholic'? Pare de usar palavras batidas”.

Alternativas

ID
5408302
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Você “trabalha em equipe” e é “workaholic”? Pare de usar palavras batidas.


    Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade. "Você pode ser percebido como alguém sem conteúdo que, assim como um adolescente, está preocupado em pertencer a um grupo e ser aceito por ele, em vez de contribuir com o sucesso da empresa", afirmou o consultor Silvio Celestino, sócio fundador da Alliance Coaching.

    Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê. Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.

    1 - Sou perfeccionista

    A expressão não diz nada. "O entrevistador quer conhecer o candidato. E, ao responder dessa maneira, perde-se a grande chance de falar sobre si", disse Marcelo de Lucca, sócio da consultoria KPMG. Em vez de reduzir a possibilidade a uma palavra, por que não falar que se aprimora continuamente citando, por exemplo, quantos e quais livros lê por ano ou cursos que faz por conta própria? "A pessoa que se descreve uma perfeccionista geralmente não tem uma visão mais clara de si mesma. E não reconhecer os erros é também não reconhecer as virtudes", afirmou Marco Zanini, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV).

    2 - Quero muito trabalhar aqui

    A empresa não precisa de pessoas que queiram trabalhar nela, mas que queiram que ela ganhe, disse Silvio Celestino. Ou seja, além de querer trabalhar, o mais importante é demonstrar interesse em contribuir com o sucesso da companhia.

    3 - Gosto de trabalhar em equipe

    Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino. Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas.

    4 - Sou workaholic e faço tudo bem-feito

    Para Celestino, afirmar que é workaholic pode demonstrar falta de equilíbrio. Melhor especificar que, sempre que necessário ou demandado pelo gestor, você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações. "Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar. É preferível ser verdadeiro, colocar o que quer fazer, valorizar as aptidões e como deseja contribuir no desenvolvimento da empresa", disse o professor Zanini.

    4 - Eu me dou bem com todo mundo

    Com que tipo e com quantas pessoas você já trabalhou? Diga que, independentemente das características de cada indivíduo, você busca respeitar as diferenças e focar na competência do indivíduo, relevando características problemáticas, afirmou Celestino.

    Em reuniões

    5 - Com certeza

    Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino.

    6 - Tenho limitação de budget

    Para Lucca, o profissional que justifica uma situação com esse argumento se coloca como vítima, quando deveria ser o protagonista. É preferível dizer que, apesar da limitação, verá o que consegue fazer para que a ação aconteça. "É uma maneira de se mostrar disposto a realizar", disse Lucca. 

    7 - Tal área não fez o que deveria

    Essa é a típica frase em que o sujeito joga a responsabilidade no outro e não diz o que pode fazer para mudar a situação. E isso é péssimo para a imagem do profissional, segundo Lucca.

    8 - Cada um tem a sua verdade

    Essa é uma expressão perigosa. O que existem são fatos e documentos. “Diferentes são as opiniões, não a verdade”BGTT, disse Celestino.

    9 - Accountability, empowerment e outros

    Evite o uso de expressões estrangeiras quando há uma em português perfeitamente compreensível. Não use o inglês para demonstrar sofisticação ou esnobar pessoas. Saiba adequar sua linguagem ao público. "Muitas vezes, o termo é usual dentro da cultura da empresa. Mas quem é de fora não é obrigado a saber", afirmou Lucca.

    10 - Sairei porque tenho novos desafios

    Eis uma frase desgastada e vazia. Todo mundo se despede da empresa ou do mercado dessa forma, segundo Lucca. Mencione uma razão mais concreta ou algo que traga mais valor.

   

     (PEREIRA, Inês. Portal UOL Economia. 23/08/2018.)

Assinale qual dos enunciados a seguir não incorre em um dos dez casos apresentados no texto.

Alternativas

ID
5408332
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma progressão aritmética a soma dos seus vinte primeiros termos é 580, se sua razão é 2, logo o seu primeiro termo é:

Alternativas

ID
5408350
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A configuração de uma arquitetura redundante garante apenas a disponibilidade dos dados de um sistema, mas não os protege contra os erros de manipulação dos usuários ou contra catástrofes como incêndios, inundações ou terremotos. Por isso, é necessário prever mecanismos de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Backup é uma cópia de segurança feita em outro dispositivo, podendo ser um HD externo ou na nuvem. Ou seja, em um incêndio em que você vai perder todos os seus dados, o backup servirá justamente como uma cópia de segurança, pois apesar de ter perdido os danos com o incêndio, você irá poder recuperá-los no dispositivo em que realizou o backup.

  • 3 vezes eu fiz essa questão. Deveria ter a opção de excluir as questões repetidas af.