SóProvas



Prova FADESP - 2013 - COREN-PA - Administrador


ID
1376455
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O teclado padrão ABNT2 possui uma tecla especial com duas funções, sendo a função principal a “Pause”. Trata-se da tecla

Alternativas
Comentários
  • PAUSE / BREAK: 

              Teclando ela, você para o processamento atual (funciona mais em DOS, para parar as telas pra você dar uma olhada). Se você usá-la com o CTRL ela dá um Break no procedimento atual. Exemplo: Quando o PC dá o Boot e você quer olhar aquele quadro com informações a respeito do CPU. Depois é só apertar qualquer outra tecla e volta ao normal.

               Em conjunto com a tecla Windows lhe mostra as propriedades do sistema do windows, ou seja, tecla windows + tecla pause.

  • Alternativa correta:

    c) < Pause / Break>. 

    A propósito, o que esta tecla faz? Só agora que notei a existência dessa tecla.

  • falta de clareza no enunciado da questão

     

  • É IMPRESSÃO MINHA OU A PERGUNTA TEM DUAS RESPOSTAS IGUAIS A e B.

  • Questão é pra ser anulada item A e B iguais.

ID
1376458
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O menu de contexto mostra opções rápidas de acesso a uma determinada situação no Microsoft Windows 7. São exemplos de menus de contexto obtidos no Microsoft Windows 7, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    As Opções de Internet são acessadas pelo navegador Internet Explorer, Ferramentas, Opções de Internet. Ou no Windows, via Painel de Controle. É uma caixa de diálogo, com várias guias. Não é um menu de contexto. Menu de contexto é acessível pelo botão direito do mouse (secundário) ao clicar em algum item, disponibilizando as ações permitidas naquele local.

  • O "Menu de contexto" exibe opções quando o usuário clica com o botão direito do mouse em sistemas operacionais como o , Mac OS e Linux. O menu de contexto condensa comandos e atalhos que podem ser facilmente acessados via botão direito do mouse. A lista de atalhos e comando disponíveis no menu podem variar conforme o local do sistema ou aplicativo em que o usuário está

    GAB.: D


ID
1376461
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Internet Explorer 8, a janela “Opções da Internet”, acionada através da opção “Opções da Internet” do menu “Ferramentas”, possui diversas fichas, dentre as quais uma que permite ao usuário excluir arquivos temporários, histórico, cookies, senhas salvas e informações de formulário web. Trata- se da ficha denominada

Alternativas
Comentários
  • Letra A - Geral

     

     
  • No Firefox clica em opções -> na aba Privacidade e Segurança -> Limpar Histórico.


ID
1376464
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Vírus autorreplicante que utiliza parte de um sistema operacional, é automático e geralmente invisível ao usuário. Além disso, consome recursos do sistema pela sua replicação descontrolada. Trata-se do

Alternativas
Comentários
  • C) Segundo o professor Alexandre Lênin:   Worms (vermes): são programas parecidos com vírus, mas que na verdade são capazes de se propagarem automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador (observe que os worms apenas se copiam, não infectam outros arquivos, eles mesmos são os arquivos!!). Além disso, geralmente utilizam as redes de comunicação para infectar outros computadores (via e-mails, Web, FTP, redes das empresas etc). 

    Diferentemente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente

    executado para se propagar. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de

    softwares instalados em computadores. Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos. Degradam sensivelmente o desempenho de redes e podem lotar o disco rígido de computadores, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar. Além disso, podem gerar grandes transtornos para aqueles que estão recebendo tais cópias. Difíceis de serem detectados, muitas vezes os worms realizam uma série de atividades, incluindo sua propagação, sem que o usuário tenha conhecimento. Embora alguns programas antivírus permitam detectar a presença de worms e até mesmo evitar que eles se propaguem, isto nem sempre é possível. 

  • Tá certo...worm agora é vírus.

  • Que doideira

    WORM NÃO É VÍRUS.

    VIAJOU LEGAL HEIM BANCA

  • Recurso neles.

  • Um worm (termo da língua inglesa que significa, literalmente, "verme") é um programa autorreplicante, diferente de um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se alastrar, o worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar.

     

  • Worm não é virus, é malware!
    Banquinha de bosta!

  • GABARITO C


    Worm - NÃO É IGUAL AO VÍRUS

    - é um malware que se auto multiplica. Não precisa de um programa hospedeiro.

    - não destroi arquivo

    - não precisa de um hospedeiro

    - se auto multiplica 


    bons estudos

  • GABARITO C


    Worm - NÃO É IGUAL AO VÍRUS

    - é um malware que se auto multiplica.

    - não destroi arquivo

    - não precisa de um hospedeiro


    bons estudos

  • Worm não é vírus, poxa FADESP!

  • E boot?

  • Parabéns pela cagada, legislador.

  • Não gosto de "lutar" contra questões, rs, mas e o art. 990, CC... no caso do item II. Fica a pergunta.


ID
1376467
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Tipo de barramento local largamente utilizado, que permite que uma placa de expansão em um computador possa ser conectada a dispositivos periféricos, tais como o scanner o disco rígido e o cd- rom. Trata-se do

Alternativas
Comentários
  • Letra B... SCSI (escâzi) era um padrão largamente utilizado, mas que tem substituto mais rápido atualmente, como SATA e USB.


  • E as letras a, c, d e e são o que ?

  • - MCA (Micro Channel Architecture) é um barramento de dados introduzido pela IBM em 1987 para substituir o ISA. Era um barramento de 32 bits que operava a 10 MHz, dando uma taxa teórica de transferência de 32 MB/s. Foi o primeiro barramento a suportar o plug and play. (Fonte: http://www.hardware.com.br/termos/mca). Entretanto o MCA assim como o ISA foram engolidos pelo PCI.

     

    - SCSI (Small Computer System Interface): conviveu com o IDE (Integrated Drive Eletronics) - menos conhecido (mas também chamado) como ATA (Advanced Tecnology Attachment) - e o SATA (Serial ATA). Era muito mais veloz que a IDE/ATA, mas mais caro e exigia a instalação de uma placa controladora.

     

    - AGP (Accelerated Graphics Port): o "G" já denota que se trata de graphics (ou gráfico). Letra C eliminada.

     

    - DMA (Direct Memory Acess ou Acesso Direto à Memória): é uma das 3 formas de comunicação (Polling, Interrupção e DMA) de um dispositivo de E/S. Utiliza-se da interrupção, mas a CPU fica responsável apenas por coordenar as transferências.

     

    Fonte geral dos comentários: pdf do professor Victor Dalton.

  • Valeu, galera!

  • A SCSI é um barramento que normalmente não está presente em uma placa-mãe. Apresenta-se através de uma placa adicionada ao computador para a conexão de periféricos específicos para tal tecnologia como discos rígidos, unidades de CD, Zip Drives, Unidades de Fitas e Scanners de Mesa.

    Fonte: Informática para Concursos/Renato da Costa.


ID
1376470
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

D. Maria, 28 anos, residente nas proximidades de um Programa de Estratégia Saúde da Família há 5 anos, procurou a unidade para uma consulta médica, queixando-se de mal-estar geral, dores nas articulações e febre esporádica. O enfermeiro da ESF a informou de que somente as famílias cadastradas naquela unidade poderiam usufruir dos serviços de saúde e a orientou a procurar outra unidade de saúde. Considerando essa situação e de acordo com o Artigo 196 da Constituição Federal, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1376473
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Enfermeira M.N.C, diplomada por uma Escola de Enfermagem de Portugal, foi aprovada em Concurso Público na Cidade de São Paulo para exercer atividades assistenciais no Hospital Público da Prefeitura. No momento da admissão no departamento de recursos humanos, contudo, os funcionários ficaram em dúvida quanto à validade ou não do seu diploma no Brasil. Para resolver o impasse, eles utilizaram, então a Lei nº 2.604/55, que regulamenta sobre o exercício da enfermagem no País e que expressa o seguinte:

Alternativas

ID
1376476
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Lei nº 7.498/86, em seu Art. 12, regulamenta as atividades de competência do Técnico de Enfermagem no exercício da profissão. De acordo com essa lei, é da competência desse profissional, exceto:

Alternativas
Comentários
  • LEI No 7.498, DE 25 DE JUNHO DE 1986.

    Art. 12. O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de enfermagem, cabendo-lhe especialmente:

    a) participar da programação da assistência de enfermagem;

    b) executar ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro, observado o disposto no parágrafo único do art. 11 desta lei;

    c) participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar;

    d) participar da equipe de saúde.

    Gabarito: Letra B --> atribuição privativa do Enfermeiro

    Foco e Fé!!


ID
1376479
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No estado do Pará, em um assentamento de sem terras que conta com 300 famílias cadastradas e que não apresenta estrutura de serviços de saúde e saneamento básico, foi encontrada uma senhora, de 68 anos, que se intitulava auxiliar de enfermagem e prestava cuidados simples de enfermagem naquela comunidade. Tendo sido abordada por um profissional de saúde quanto ao exercício da profissão, informou ter o certificado de enfermeiro prático. Segundo o Decreto nº 94.406/87, é correto afirmar que o certificado de enfermeiro prático ou prático de Enfermagem foi

Alternativas
Comentários
  • Segundo o artigo 5° do decreto nº 94.406/87, são técnicos de enfermagem: o titular de certificado de Enfermeiro Prático ou Prático de Enfermagem, expedido até 1964 pelo Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina e Farmácia, do Ministério da Saúde, ou por órgão congênere da Secretaria de Saúde nas Unidades da Federação, nos termos do Decreto-lei nº 23.774, de 22 de janeiro de 1934, do Decreto-lei nº 8.778, de 22 de janeiro de 1946, e da Lei nº 3.640, de 10 de outubro de 1959; Se a mulher tem 68 anos e a prova é datada de 2013 conclui-se que ela nasceu em 1945. Logo, é considerada técnica de enfermagem pois, conforme o decreto, tem o título expedido anterior a 1964 conforme a alternativa C. Resposta C Bibliografia www.planalto.gov.br.
  • Art. 6º São auxiliares de Enfermagem:

    I - o titular de certificado de Auxiliar de Enfermagem conferido por instituição de ensino, nos termos da lei, e registrado no órgão competente;

    II - o titular do diploma a que se refere a Lei nº 2.822, de 14 de junho de 1956;

    III - o titular do diploma ou certificado a que se refere o item III do art. 2º da Lei nº 2.604, de 17 de setembro de 1955, expedido até a publicação da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961;

    IV - o titular do certificado de Enfermeiro Prático ou Prático de Enfermagem, expedido até 1964 pelo Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina e Farmácia, do Ministério da Saúde, ou por órgão congênere da Secretaria de Saúde nas Unidades da Federação, nos termos do Decreto nº 23.774, de 22 de janeiro de 1934, do Decreto-lei nº 8.778, de 22 de janeiro de 1946, e da Lei nº 3.640, de 10 de outubro de 1959;

    V - o pessoal enquadrado como Auxiliar de Enfermagem, nos termos do Decreto-lei nº 299, de 28 de fevereiro de 1967;

    VI - o titular do diploma ou certificado conferido por escola ou curso estrangeiro, segundo as leis do país, registrado em virtude de acordo de intercâmbio cultural ou revalidado no Brasil como certificado de Auxiliar de Enfermagem.


ID
1376482
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Resolução CONFEN nº 365/10 instituiu o Manual de Uniformização dos Atos Normativos do Sistema COFEN/Conselhos Regionais, com o objetivo de padronizar os documentos oficiais, seguindo uma estrutura linguística formal dentro de técnicas e modelos estabelecidos. Com base nessa Resolução, constitui-se norma de apresentação do padrão ofício usar

Alternativas
Comentários
  • A redação oficial é a ferramenta utilizada pela Administração Pública para registro das relações externas ou internas. Com o seu uso, a administração exerce a comunicação intrainstitucional, interinstitucional e extrainstitucional. A redação oficial possui características próprias que a difere de outros tipos de discursos escritos, como o discurso jornalístico, o discurso literário e a correspondência particular. Assim, as instituições públicas desenvolveram uma forma de escrita específica às suas necessidades, a que se denomina redação oficial. A Resolução CONFEN nº 365/10 instituiu o Manual de Uniformização dos Atos Normativos do Sistema COFEN/Conselhos Regionais coloca para uso no padrão ofício apenas fonte Times New Roman de corpo 12 no texto em geral 11 em citações e 10 nas notas de rodapé. Enfim, esse é o tipo de questão que não mede conhecimento nenhum, serve apenas para eliminar candidato e ver aquele que tem o dom da “decoreba”. Resposta D Bibliografia www.cofen.gov.br

ID
1376530
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A aliança econômica criada para agregar países da América do Sul, da América Central e do Caribe, como Cuba, Bolívia, Nicarágua, Dominica, Equador e Venezuela, dentre outros, priorizando o fornecimento de mercadorias e serviços entre seus países membros, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Lembrete: com exceção de Cuba (que totalmente socialista) todos os demais países pertencentes a este bloco possuem traços socialistas.
  • ALBA!!!

     

  • ALBA ( Aliança Bolivariana para as Americas).

     


ID
1376533
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O dono de um império de comunicação que floresceu durante a Ditadura Militar no Brasil em função de seu bom relacionamento com os militares, e que, além disso, em função de seu “bom comportamento” durante o período de exceção, cobrou favores ao então ministro da Justiça Armando Falcão chama-se

Alternativas
Comentários
  • Não tenho fontes, porém considerando que a questão fala do "dono de um império de comunicação que floresceu durante a Ditadura Militar no Brasil" devemos considerar que o único entre os listados é Roberto Marinho, dono da Rede Globo de televisões.


    Essa linha de raciocínio me levou a questão correta.

  • O Dono da Globo?


ID
1376539
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Depois de um curto pontificado de menos de uma década, Joseph Ratzinger deu lugar a Jorge Bergoglio. Passados alguns meses da posse do novo papa, vaticanistas e demais analistas da área começam a divulgar algumas das causas da renúncia de Bento XVI; dentre elas está

Alternativas
Comentários
  • LETRA B: sua incapacidade de gerir uma igreja dividida entre o conservadorismo exacerbado e o espírito de mudança necessário para adequação à sociedade atual!!!

     


ID
1376542
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Reconhecidos por sua extensa história e densa riqueza cultural, esses dois países europeus são hoje exemplo de crise econômica e social. Seus índices de evolução do PIB estão entre os menores, enquanto as taxas de desemprego e de dívida nacional estão entre as maiores do continente. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • LETRA A!!!

    Grécia e Portugal.

  • Países Mais Afetados Pela Crise na Europa • Portugal

    País que está no topo da lista entre os mais afetados por causa da crise dentro da Europa. De acordo com o estudo “Emprego na Europa 2010”, publicado pela Comissão Europeia, em Bruxelas, a clara subida no desemprego evidencia as condições degradantes da economia portuguesa.

    Portugal representou a econômica mais ascendente dentro da Europa dos aos noventa. Porém, o governo não se preocupou com possíveis cenários negativos que podem afetar a economia global em qualquer momento. Com a surpresa da bolha americana e a explosão dos vestígios em níveis mundiais, aconteceu que acentuada em diversos setores da exportação e turismo, culminando com o congelamento da produção portuguesa.

    O relatório divulgado pela Comissão Europeia demonstra que em termos de faixa etária são os jovens que mais sofrem com a problemática da baixa na falta de emprego (entre 15 e 24 anos). Aconteceu aumento atenuado nos trabalhos temporários, fato que prejudica qualquer sistema econômico em nível nacional, principalmente por causa da ausência de colaboração com a Previdência Social. Em 2012, o desemprego entre o público jovial em Portugal estava na cada dos quarenta por cento.

    Sinal em alerta nas terras lusitanas! O problema de habitações próprias representa a nova problemática do povo português.


    • Grécia

    No final de 2012, a Grécia tinha 139% do PIB (Produto Interno Bruto) prejudicado em consequência da dívida pública. O país sofre diversos tipos de cortes. A população fica revoltada em consequência da falta de emprego e aumento descontrolado dos preços, popularmente conhecido como inflação.

    Em territórios gregos, os sindicados organizam diversas greves gerais por causa das medidas de austeridade praticada pelos governantes em Atenas. O Banco Mundial pressiona a Grécia para sanar as dívidas, visto que necessita de maior dinheiro para também subsidiar outras potências da Europa.


    Fonte: http://economia.culturamix.com/governo/paises-mais-afetados-pela-crise-na-europa





ID
1377160
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

José Maria Marin, atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol, vem sendo duramente criticado e combatido por ONG’s e setores da sociedade civil em razão de (da, do)

Alternativas

ID
1377163
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Formulários são instrumentos do processo administrativo que se caracterizam como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/26509/000752437.pdf?sequence=1 na página 24


  • Para Oliveira (1986) é um importante meio de comunicação e registro de informações para qualquer organização. 

    Um formulário, sendo um meio de comunicação, se identifica de muitas formas em diferentes situações envolvendo: estratégias, processos, decisões, planejamento, integração, enfim, toda a rede de uma organização.

  • "O formulário é um importante meio de comunicação, transmissão e registro de informações, principalmente as baseadas em dados quantitativos."

    São capazes de agilizar os fluxos de informações, uniformizar procedimentos, formalizar operações, centralizar informações e economizar custos.

  • Vejamos o conceito de formulário, segundo Araújo (2005): o formulário pode ser definido como um veículo que transporta informações de uma pessoa para outra, de uma unidade para outra, ou de uma empresa para outra. É a materialização do dado, da informação, armazenada ou disseminada, veiculada por pouco período de tempo ou não.”

    A partir desse conceito vamos analisar as alternativas:

    Alternativa A. Errado. Um formulário não é um documento gerencial. Documento gerencial é um documento que consolida diversas informações para avaliação e tomada de decisão. Além disso, não existe exigência legal quanto ao uso de formulários.

    Alternativa B. Errado. O formulário possui um conjunto de dados, no entanto, são dados específicos de determinada atividade e, por si, não compõe informações gerenciais. Vale destacar, no entanto, que a partir da análise de um conjunto de formulários pode ser produzido um relatório gerencial, isto é um relatório que sistematize um conjunto de dados relevantes e produza informações que apoiem o processo de decisão.

    Alternativa C. Certo. A alternativa está de acordo com o conceito de formulário proposto por Araújo (2005).

    Alternativa D. Errado. O formulário não tem caráter estratégico. Os formulários auxiliam na realização das atividades operacionais da organização.

    Gabarito: C


ID
1377166
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria da Burocracia enfatiza as seguintes dimensões em seu modelo de gestão:

Alternativas
Comentários
  • A burocracia apresenta as seguintes características17 principais:

    • Caráter legal das normas: nas organizações burocráticas, o poder decorre da norma legal. As normas e regulamentos escritos de forma exaustiva definem, antecipadamente, o seu funcionamento padronizado.

    • Caráter formal das comunicações

    • Caráter racional e divisão do trabalho

    • Hierarquia da autoridade: nas organizações burocráticas, a estrutura é vertical e com muitos níveis hierárquicos; as chefias das áreas/departamentos/seções seguem uma escala em que a autoridade de cargo inferior obedece à autoridade de cargo superior. As regras definem a forma de contato entre a autoridade inferior e a superior, a fim de garantir a unidade de comando e evitar atritos de autoridade.

    • Rotinas e procedimentos padronizados

    • Impessoalidade nas relações

    • Competência técnica e meritocracia

    • Especialização da administração 

    • Profissionalização dos funcionários

    • Previsibilidade de funcionamento .

    Atenção 1 → Na administração burocrática, a hierarquia é vertical, pois apresenta vários níveis hierárquicos, mas a divisão do trabalho é horizontal, por funções.

    Atenção 2 → É normal as bancas mencionarem apenas algumas características para definir a burocracia, como: poder racional-legal, profissionalização, hierarquia, impessoalidade e formalismo.


    Fonte: PALUDO (2013).  Resposta D. 


ID
1377169
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Representação gráfica que apresenta a sequência de uma atividade ou trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou as unidades organizacionais envolvidos no processo administrativo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Eu errei a achei algumas partes dúbias:

    a) apresenta sequência de uma atividade ou trabalho de forma analítica.


    Para evitar o erro, vamos estudar?

    Organizar a Administração significa organizar todo o seu aparato: estrutura e recursos; órgãos e agentes; serviços e atividades; e competências. A estrutura organizacional correponde ao modo pelo qual a autoridade é distribuída, as atividades são divididas e organizadas, e o sistema de comunicação é estabelecido. Graficamente, o organograma representa a estrutura da organização.


    Fluxograma é a ferramenta utilizada para o mapeamento dos processos. Para elaborar esse fluxograma (desenho gráfico do processo que demonstra o fluxo das atividades) é necessário ouvir com atenção as pessoas envolvidas na execução de cada uma de suas partes para entender como o processo funciona realmente, identificando as atividades e os pontos de decisão. Também devem ser ouvidos os fornecedores e clientes do processo.

    Os fluxogramas permitem a visão geral do processo, demonstram como os elementos se relacionam, mostram as entradas e as saídas, quem executa as atividades/tarefas, permitem comparar o processo gráfico com o processo real, mostram como melhorar as atividades, facilitam a comunicação e são essenciais para o melhoramento dos processos.


    Fonte: PALUDO (2013)


ID
1377172
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Habilidade de influenciar pessoas a agirem entusiasticamente para atingir objetivos comuns:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.


    Liderança

    O conceito de liderança é relacionado com a utilização do poder para influenciar o comportamento de outras pessoas.1 O bom líder deve buscar se comunicar com seus subordinados e guiá-los em direção aos objetivos da organização.

    Dessa forma, um dos aspectos mais importantes para um gestor é a capacidade de liderar seus colaboradores, pois a liderança envolve a habilidade de influenciar pessoas para que sejam alcançados os objetivos desejados.

    Liderar é, basicamente, mostrar o caminho a ser seguido. É incentivar a equipe em direção às metas que devem ser atingidas. Mas liderar pessoas não é fácil. Cada indivíduo tem uma maneira de pensar diferente, experiências diversas, traumas etc.

    Dessa maneira, a capacidade de liderança demanda diversas habilidades diferentes, como saber se comunicar, ter paciência, manter o equilíbrio emocional etc.

    Portanto, a liderança é dinâmica. É um aspecto que envolve o relacionamento humano e aborda o uso do poder para que as metas sejam atingidas. Para Daft,2 a liderança pode ser definida como:

    “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas em direção ao alcance das metas organizacionais.”

    Já Chiavenato3 define liderança como:

    um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. A liderança é exercida como uma influência interpessoal em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.

    Um aspecto muito cobrado em concursos é a relação entre a liderança e os cargos de chefia ou gerência. É muito comum que as pessoas liguem a liderança de certas pessoas ao cargo de chefe (como um gerente, um general, um governante etc.).



    RENNÓ (2013)


ID
1377175
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em sua Teoria das Necessidades Humanas, Abraham Maslow afirma que

Alternativas
Comentários
  • Hierarquia das necessidades de Maslow

    A teoria motivacional mais conhecida é a de Maslow e se baseia na hierarquia das necessidades humanas. Para Maslow,8 as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influenciação do comportamento humano. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas e recorrentes, enquanto no topo estão as mais sofisticadas e intelectualizadas. 

    CHIAVENATO (2009). Resposta A, isto é, A de Aprovado.

  • Cinco Níveis de Necessidade : Fisiólogicas ; Segurança, Sociais, Estima, Autorrealização. GAB : A

  • Para desenvolver a análise das necessidades do ser humano, e sua relação com o mundo do trabalho, que Maslow desenvolveu sua pirâmide das necessidades, partindo das mais básicas para as necessidades mais desenvolvidas do ser humano.


    - Necessidades fisiológicas: As necessidades mais básicas do ser humano. As necessidades fisiológicas são as de respirar, alimentar-se, ter saúde etc.


    - Necessidades de segurança: As necessidades de segurança apresentam, ao lado das necessidades fisiológicas, a base das necessidades humanas. Ter uma casa, um emprego minimamente estável, uma estrutura de moradia e locomoção são as necessidades de segurança.


    - Necessidades afetivas: São as necessidades de relacionamento amoroso, de pertencer a um grupo social, amigos, ser correspondido sentimentalmente.


    - Necessidades de reconhecimento (Estima): São as necessidades que temos tanto de que outros reconheçam nossa capacidade profissional, quando de nossas capacidades pessoais.

     

    - Necessidades de realização pessoal: Correspondem à ponta da pirâmide e representam as necessidades mais avançadas, aquelas que estão no último patamar de necessidades de todas as pessoas, aquilo que elas buscam de forma factível.

  • Letra A


    Teoria das Necessidades de Maslow

    A teoria da hierarquia das necessidades, também conhecida como a pirâmide de Maslow (nome de seu criador, o psicólogo Abraham Maslow), é uma das mais intuitivas teorias de motivação. De acordo com Maslow, o comportamento do ser humano é motivado por diversos estímulos INTERNOS ou por NECESSIDADES.

    Estas necessidades são diversas e ele as classificou em uma HIERARQUIA, desde as mais BÁSICAS (fisiológicas e segurança) como as de NÍVEL SUPERIOR (estima e autorrealização).


    São 5 Níveis de Necessidade:

    1-   Autorrealização;

    2-   Estima;

    3-   Sociais;

    4-   Segurança;

    5-   Fisiológicas. 



  •  ''Pirâmide'' de hierarquia DE BAIXO PARA CIMA

     

    1. FISIOLÓGICA (OU BÁSICAS) - inclui fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades corporais.

    • Nível inferior – são satisfeitas quase sempre externamente, como remuneração, acordos sindicais, permanência no emprego.

     

    2. SEGURANÇA - segurança e proteção contra danos físicos e emocionais. Ordem e segurança pública, previdência social, planos de aposentadoria, seguros, entre outros.

     

    • Nível inferior – são satisfeitas quase sempre externamente, como remuneração, acordos sindicais, permanência no emprego.

     

    3. SOCIAL ( ASSOCIAÇÃO ) - afeição, aceitação por grupos, amizade com colegas e o relações interpessoais harmoniosas.

     

    • Nível superior – são satisfeitas internamente, dentro do indivíduo.

     

    4. ESTIMA (EGO) - fatores internos de estima, como respeito próprio, realização e autonomia, e fatores externos, como status, reconhecimento de mérito e oportunidade de progresso.

     

    • Nível superior – são satisfeitas internamente, dentro do indivíduo.

     

     Hierarquia das necessidades - camadas da pirâmide de Maslow

     

    1° FISIOLÓGICAS----------> Necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sua sobrevivência

      ---> comer, beber, dormir, sexo, abrigo, descanso.

     

    2° SEGURANÇA------------> Do indivíduo

      ---> Proteção contra o perigo ou privação.

     

    3° SOCIAIS-------------------> Relações interpessoais ( Nível superior )

      ---> Amizades, inclusão em grupos.

     

    4° ESTIMA--------------------> Relação do indivíduo com ele mesmo. ( Nível superior )

      ---> reputação, autorespeito, conhecimento.

     

    5° AUTORREALIAÇÃO----> Pode ser o que quiser ser ( Nível superior )

     ---> Realização do potencial. 

     

     

     PIRÂMIDE DE MASLOW 

     

                ****AUTOREALIZAÇÃO****                  5ª ( Nível superior )

             ***************ESTIMA******************              4ª ( Nível superior )

        *******************SOCIAIS************************          3ª     ( Nível superior )

       ********************SEGURANÇA************************       2ª>>> Nível inferior

    ***********************FISIOLOGICA****************************    1ª>>> Nível inferior

  • ➥Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow.

    Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influenciação. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e, no topo, as mais elevadas (as necessidades de autorrealização).

    Somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento da pessoa. Em outros termos, quando uma necessidade é satisfeita, ela deixa de ser motivadora de comportamento, dando oportunidade para que um nível mais elevado de necessidade possa se manifestar.

    De acordo com Maslow:

    As necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo etc.

    As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, preservação do emprego, moradia.

    As necessidades sociais incluem a de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade.

    A necessidade de estima envolve a auto-apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de responsabilidade, de prestígio e de consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo.

    As necessidades de autorrealização são as mais elevadas. Cada pessoa quer realizar o próprio potencial e autodesenvolver-se continuamente, buscando autonomia, liberdade, crescimento pessoal e profissional.

    ✿ Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração –  Tiradentes Online

  • GABARITO: LETRA A

    1- FISIOLÓGICAS

    2- SEGURANÇA

    3- SOCIAL

    4- ESTIMA

    5- AUTOREALIZAÇÃO

  • Questão versa sobre Teorias Motivacionais e, no reduto dessa temática, trata da Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow.

    Analisemos as afirmativas:

    “A” correta. O autor defende que as necessidades dos seres humanos seguem uma hierarquia, uma escala de valores a serem atingidos, do mais baixo (base) até o mais alto (topo), como uma pirâmide:

    Autorrealização;

    Estima (ego);

    Sociais;

    Segurança;

    Fisiológicas.

    “B” incorreta. As necessidades fisiológicas (1º Necessidade) constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo etc.

    “C” incorreta. As necessidades de autorrealização são as mais elevadas. Cada pessoa quer realizar o próprio potencial e autodesenvolver-se continuamente, buscando autonomia, liberdade, crescimento pessoal e profissional.

    "D” incorreta. Consoante Maslow, o enquadramento do indivíduo na categoria pertinente consubstancia elemento indispensável para o líder assentar sua verdadeira liderança. Contudo, segundo o autor, esse processo deve ser desprovido de estabelecimento de limites, regras e padrões.

    GABARITO: A


ID
1377178
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na realização de determinadas atividades para atingir a um conjunto de objetivos pré-definidos através da mobilização de recursos técnicos e humanos denomina-se gestão

Alternativas
Comentários
  • Questão que te dá a resposta pelo clue word. Gabarito A. 

     


ID
1377181
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O princípio que estabelece que o orçamento deve se realizar no exercício correspondente ao próprio ano fiscal é o da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    Anualidade do Orçamento

    Princípio orçamentário que estabelece a periodicidade de um ano para as estimativas da receita e fixação da despesa, podendo coincidir ou não com o ano civil.


    Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/glossario

  • GABARITO: LETRA A

    O orçamento deve ser elaborado e autorizado para um determinado período de tempo, geralmente um ano. A exceção se dá nos créditos especiais e extraordinário autorizados nos últimos quatro meses do exercício, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício subsequente.

    FONTE: WWW. CÂMARA.LEG.BR


ID
1377184
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria da Administração Científica surgiu com os experimentos e a contribuição decisiva de

Alternativas
Comentários
  • Com a Revolução Industrial, as relações de trabalho e as condições em que a produção ocorria se transformaram tremendamente. A máquina a vapor proporcionou uma melhoria nos transportes (principalmente os navios a vapor e trens) que permitiu que uma empresa “entregasse” seus produtos para um público cada vez maior e mais distante.

    Além disso, esse novo maquinário levou a um novo tipo de processo produtivo: a produção em massa. A produtividade e a velocidade de produção foram ampliadas enormemente. A pequena oficina aos poucos deu espaço a grandes indústrias, em que o ambiente de trabalho era insalubre e perigoso, com jornadas de trabalho de mais de doze horas diárias.

    E quem eram os operários? A indústria na época contratava, em grande parte, os moradores do campo, que eram atraídos por melhores salários. Assim, esses trabalhadores chegavam às indústrias sem qualificação específica e efetuavam um trabalho basicamente manual (ou “braçal”).

    Com isso, existia um ambiente de grande desperdício e baixa eficiência nas indústrias.1 O primeiro teórico a buscar mudar essa realidade foi Frederick Taylor.

    Taylorismo: é sinônimo de Administração Científica. Muitos chamam essa teoria pelo nome de seu principal autor: Frederick Taylor.

    Nas fábricas, os funcionários faziam seu trabalho de forma empírica, ou seja, na base da tentativa e erro. Os gerentes não estudavam as melhores formas de se trabalhar.

    Os funcionários não se comprometiam com os objetivos (de acordo com Taylor, ficavam “vadiando”), e cada um fazia o trabalho como “achava melhor” – não existia assim uma padronização dos processos de trabalho.2

    Taylor acreditava que o trabalho poderia ser feito de modo muito mais produtivo.3

    A Administração Científica buscou, então, a melhoria da eficiência e da produtividade.4

    Ele passou a estudar então a “melhor maneira” de se fazer as tarefas. Esse trabalho foi chamado de estudo de tempos e movimentos.5 O trabalho do operário era analisado e cronometrado, de modo que os gerentes pudessem determinar a maneira mais eficiente – “the one best way” ou a maneira certa de se fazer uma tarefa.

    Após a definição do modo mais rápido e fácil de executar uma tarefa (por exemplo, a montagem de uma roda), os funcionários eram treinados para executá-las dessa forma – criando assim uma padronização do trabalho.

    Essa padronização evitaria a execução de tarefas desnecessárias por parte dos empregados. Tudo isso ajudaria na economia de esforços e evitaria uma rápida fadiga humana. Para Taylor, a Administração Científica deveria analisar os movimentos efetuados pelos trabalhadores para conseguir desenhar um processo com um mínimo de esforço em cada tarefa.


    Gabarito C.

  • Taylor: Adm. CienTífica

  • GABARITO: C

     

    Complementando o comentário da Dani Cruz...

    Taylor: Adm. CienTífica - Foco na Tarefa

  • TEORIA CIENTÍFICA- TAYLOR (letra c - resposta) 

    TEORIA CLÁSSICA - FAYOL     difere da abordagem clássica que introduz 3 teorias: científica, clássica e burocrática. 


ID
1377187
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Alguns princípios da organização que Henri Fayol propôs como universais

Alternativas
Comentários
  • acredito que era pra marcar a errada, que no caso é DESCENTRALIZAÇÃO

ID
1377190
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Processo Administrativo envolve e requer a execução das seguintes funções:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.  CHIAVENATO (2009): "Hoje, se fala em processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar. Ás funções administrativas - como planejamento,organização, direção e controle - são universalmente aceitas, porém, sem tantos  princípios prescritivos e normativos que as tomam rígidas e invariáveis. Em um mundo em constante mudança e transformação, o processo administrativo atualmente se mostra flexível, maleável e adaptável às situações variadas e às circunstâncias diferentes. Ele consiste em um fluxo de atividades consecutivas para atingir determinados objetivos. Tem início, meio e fim em uma seqüência lógica e racional de ações que se completam mutuamente. Pode-se concluir que o processo administrativo não é somente o núcleo da Teoria Neoclássica, mas o fundamento da moderna Administração. Nenhuma concepção mais avançada conseguiu ainda deslocá-lo dessa posição privilegiada."

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos de quais são as funções administrativas que integram o processo administrativo. Vejamos quais são elas e em seguida apontemos qual alternativa as apresenta corretamente.

    As funções administrativas que compõem o processo administrativo são:

    • Planejamento. Por ser a primeira função, é até óbvio que ela serve de alicerce para as demais funções administrativas. A função de Planejamento é responsável pela definição dos objetivos e metas organizacionais e seus desdobramentos, assim como a definição das estratégias que serão usadas pela organização no decorrer das suas atividades.
    • Organização (estruturação). A função Organização se refere, basicamente, à dos recursos (humanos, materiais, financeiros, tecnológicos etc) na organização. É a função que vai esclarecer quais atividades serão desenvolvidas, como ocorrerá a relação de hierarquia, autoridade e competência; assim como a disposição da estrutura adotada.
    • Direção. A direção volta sua atenção para o elemento humano que integra as organizações. Chiavenato (2000, p. 279) leciona que para o Planejamento e a Organização funcionem de modo eficaz, é preciso que sejam complementados pela orientação a ser dada às pessoas por meio da comunicação e habilidade de liderar e motivar
    • Controle. A função de Controle tem a responsabilidade de estabelecer padrões de desempenho, fazer a medição e comparação do desempenho obtido por um processo com o que se esperava. E em caso de desvios consideráveis, ações corretivas devem ser tomadas imediatamente.

    Tendo as informações apresentadas acima em mente, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 8° ed. São Paulo: Makron Books, 2000.

    FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017


ID
1377193
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Plano Plurianual é um instrumento

Alternativas

ID
1377196
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Fluxograma é a representação gráfica que tem por objetivo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.  Vejam a questão: Q459054. Aqui o examinador dormiu no batente. 

  • Fluxograma = processo

  • a) errada. Organograma

    b) organograma

    c) gabarito fluxograma

    d) errada


ID
1377199
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Orçamento Público é um mecanismo de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Esta visão é corroborada pela CRFB vigente.  PALUDO salienta: " Amplamente aceito pelos tratadistas, esse princípio segundo James Giacomoni 2008, permite ao legislativo: a) conhecer a priori todas as receitas e despesas do Governo e dar prévia autorização para a respectiva arrecadação e realização; b) impedir ao Executivo a realização de qualquer operação de receita e despesa sem prévia autorização parlamentar; c) conhecer o exato volume global das despesas projetadas pelo Governo, a fim de autorizar a cobrança dos tributos estritamente necessários para atendê-las.11

  • "O orçamento público é o INSTRUMENTO de viabilização do PLANEJAMENTO governamental e de realização de Políticas Públicas organizadas em programas, mediante a quantificação das metas e a alocação de recursos para as ações orçamentárias"

  • A) planejamento da Administração Pública para captar e alocar recursos públicos, bem como de controle da atividade financeira do Estado por parte do Poder Legislativo.

     QUANDO ALGUÉM FAZ UM ORÇAMENTO ELA FAZ UMA LISTA COM O QUE IRÁ PRECISAR, PARA SABER O QUE E O QUANTO DE DINHEIRO SERÁ NECESSÁRIO, OU SEJA FAZ UM PLANEJAMENTO DE QUANTO RECURSO IRÁ CAPTAR E ALOCAR EM CADA PROCESSO, O ORÇAMENTO SERVE TAMBÉM COMO UMA FORMA DE CONTROLE PARA O PODER LEGISLATIVO. 

  • Orçamento público tem como palavra-chave o planejamento.


ID
1377202
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

As Despesas de Custeio fazem parte das chamadas Despesas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. 

    Despesas de Custeio As necessárias à prestação de serviços e à manutenção da ação da administração como, por exemplo, o pagamento de pessoal, de material de consumo e a contratação de serviços de terceiros. Despesas de Exercícios Anteriores As relativas a exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com dotação suficiente para atendê-las, mas que não se tenham processado na época própria, bem como os restos a pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente. Poderão ser pagos, à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elemento, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica.


    Despesas Correntes As realizadas com a manutenção dos equipamentos e com o funcionamento dos órgãos.


    Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/glossario;jsessionid=FxKNVKtxq61V5s0WhCUzDTYs?p_p_id=glossario_WAR_glossarioportlet&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-9&p_p_col_count=1&_glossario_WAR_glossarioportlet_busca=D

  • Gabarito: B.

    Despesas correntes: todas as despesas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.

     


ID
1377205
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Princípio adotado pela Teoria das Relações Humanas:

Alternativas
Comentários
  • CHIAVENATO (2009):  O advento da Teoria das Relações Humanas trouxe uma nova linguagem que passou a dominar o repertório administrativo: fala-se agora em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo etc. Os conceitos clássicos de autoridade, hierarquia, racionalização do trabalho, departamentalização, princípios gerais de Administração etc. passam a ser contestados ou deixados de lado. Subitamente, explora-se o reverso da medalha. O engenheiro e o técnico cedem lugar ao psicólogo e ao sociólogo. O método e a máquina perdem a primazia em favor da dinâmica de grupo. A felicidade humana passa a ser vista sob um ângulo diferente, pois o horno economicus cede o lugar para o homem social. Essa revolução na Administração ocorreu nos prenúncios da Segunda Guerra Mundial, ressaltando o caráter democrático da Administração. A ênfase nas tarefas e na estrutura é substituída pela ênfase nas pessoas.

  • Letra A: as organizações são formadas por estruturas formais, regras e normas, assim como por práticas e procedimentos informais. ERRADA

    Bom, eu acredito que a letra A também está correta. As organizações são formadas por estruturas formais e informais e a Teoria das Relações Humanas apenas deu ÊNFASE no estrutura informal, não negou a estrutura formal. Segundo Chiavenato:

    --------------------

    TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

    A organização informal

    Os conceitos fundamentais da Teoria das Relacões Humanas foram expostos por Roethlisberger e Dickson11 que relatam detalhadamente a Experiência de Hawthome. Verificaram que o comportamento dos individuos no trabalho nao pode ser compreendido sem se considerar a organizacão informal da fabrica.

    O conjunto de interacoes e relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas denomina-se organizacao informal, em paralelo a organizacao formal, que e constituida pela estrutura organizacional de orgaos, cargos, relacoes funcionais, niveis hierarquicos etc. O comportamento dos grupos sociais esta condicionado a dois tipos de organizacao: a organizacao formal (ou racional) e a organizacao informal (ou natural). 

    Fonte: Administração Geral e Pública - Chiavenato.

  • Princípio adotado pela Teoria das Relações Humanas:

  • Muita gente deve logo de cara ter marcado a letra A, só que esta questão esta errada pois afirma que: as organizações são formadas por estruturas formais, regras e normas, práticas e procedimentos são informais.  

    Não é um Princípio adotado pela Teoria das Relações Humanas, além do mais práticas e procedimentos não são informais. 

    A questão mais correta e completa é a LETRA B).

  • A letra a) se refere à teoria da Burocracia de Weber. 

  • A) ERRADA. Com a abordagem humanística, o foco deixa de ser a organização formal.

    B) ERRADA. O homem, conforme a teoria abordada, é um ser social. Ou seja, emocional.

    C) ERRADA. Para a abordagem humanística, notadamente a teoria das relações humanas, o adminsitrador deve saber comunicar, conduzir, motivar e liderar pessoas. Ou seja, esses elementos influencuam no desempenho organizacional.

    D) CORRETA. A estrutura organizacional para a abordagem humanística é socialmente estruturada, orgânica, com várias inter-relações.

    CHIAVENATO


ID
1377208
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O arranjo físico ou layout tem por objetivo principal

Alternativas
Comentários
  • DIAS (2010): " Definido de maneira simples como sendo o arranjo de homens, máquinas e materiais, o layout é a integração do fluxo típico de materiais, da operação dos equipamentos de movimentação, combinados com as características que conferem maior produtividade ao elemento humano; isto para que a armazenagem de determinado produto se processe dentro do padrão máximo de economia e rendimento. O layout é uma proposição global inseparável em seus diversos elementos, já que a melhoria das condições de operação em determinado setor pode ser completamente neutralizada se outro setor dependente não é  beneficiado por esta ação."

  • Ergonomia - é a ciência que procura configurar, projetar e adaptar o trabalho ao homem, mediante a compreensão das interações do ser humano com os demais elementos de um sistema de trabalho. Também designada como o estudo dos fatores humanos no trabalho, consiste na aplicação de teorias, princípios, dados e métodos para a concepção de produtos e sistemas de trabalho visando, de forma integrada, a saúde, a segurança e o bem-estar do indivíduo, bem como a produtividade dos indivíduos e a eficácia dos sistemas.

  • O arranjo físico ou leiaute (do inglês layout) consiste no esquema de disposição física dos equipamentos, das pessoas, dos materiais e mesmo das unidades administrativas de uma organização. O layout é relevante para tornar o processo produtivo mais eficiente e eficaz. Assim, a posição de cada equipamento deve ser planejada.

    Segundo Chiavenato, o arranjo físico possui os seguintes objetivos:

    1. Integrar máquinas, pessoas e materiais para possibilitar uma produção eficiente.

    2. Reduzir transportes e movimento de materiais

    3. Permitir um fluxo regular de materiais e produtos ao longo do processo produtivo, evitando gargalos de produção.

    4. Proporcionar utilização eficiente do espaço ocupado

    5. Facilitar e melhorar as condições de trabalho

    6. Permitir flexibilidade, a fim de atender a possíveis mudanças imprevistas

    Alternativa A. Errado. O layout não se relaciona com a avaliação de pessoal.

    Alternativa B. Certo. Um dos principais objetivos do layout é melhorar a eficiência do processo produtivo. Para tanto, busca-se um esquema físico que favoreça o fluxo regular de materiais e a ergonomia dos empregados.

    Alternativa C. Errado. Não existe uma regra única sobre o layout. Tudo depende daquilo que é produzido e do tipo de organização. Em muitos casos, o layout fomentará a integração dos diferentes setores da empresa.

    Alternativa D. Errado. Custos de decoração? Não tem nada disso. O layot busca tornar o processo produtivo mais eficiente e não se confunde com decoração.

    Gabarito: B


ID
1377211
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

A Tomada de Contas poderá ser

Alternativas
Comentários
  • Tomada de Contas Levantamento organizado por serviço de contabilidade analítica, baseado na escrituração dos atos e fatos praticados na movimentação de créditos, recursos financeiros e outros bens públicos, por um ou mais responsáveis pela gestão financeira e patrimonial, a cargo de uma unidade administrativa e seus agentes, em determinado exercício ou período de gestã

    Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/


ID
1377214
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Orçamento Público é elaborado de acordo com as seguintes fases:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.


    Os princípios orçamentários são regras válidas para todo o processo orçamentário (elaboração, execução e controle/avaliação) – aplicam-se tanto à LOA como aos créditos adicionais – e visam assegurar-lhe racionalidade, eficiência e transparência, mas não têm caráter absoluto, visto que apresentam exceções.


    PALUDO (2013)

  • ) elaboração, aprovação, execução e avaliação.

     

    b) aprovação, implantação, execução e revisão. ( NÃO PODE SER APROVADO ANTES DE SER ELABORADO E NEM REVISTO DEPOIS DE SER EXECUTADO).

     

    c) elaboração, implantação, gestão e controle. ( CONTROLE SERIA UMA FORMA DE GESTÃO E ELA NÃO É O FINAL DO PROCESSO MAIS DURANTE O PROCESSO).

     

    d) aprovação, elaboração, execução e revisão. ( NÃO PODE SER APROVADO ANTES DE SER ELABORADO E NEM REVISTO DEPOIS DE SER EXECUTADO) 

  • São quatro etapas no ciclo ou processo orçamentário:

    . Elaboração/ planejamento da proposta orçamentária;

    . Discussão/ estudo/ aprovação da lei de orçamento;

    .Execução orçamentária e financeira e

    . Avaliação/ controle.


ID
1377217
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os manuais de organização têm por finalidade

Alternativas
Comentários
  • Os manuais de organização têm por finalidade...

    MANUAL DE ORGANIZAÇÃO Tem por objetivo enfatizar e caracterizar os aspectos formais das relações entre os diferentes departamentos (ou unidades organizacionais) da empresa, bem como estabelecer os deveres e responsabilidades relacionados a cada um dos cargos de chefia ou assessoria da empresa. Finalidades  identificar de maneira formal e clara como a empresa está organizada; estabelecer os níveis de autoridade e as responsabilidades inerentes a cada unidade organizacional da empresa.       Fonte: http://pt.slideshare.net/DianaCrys/manuais-administrativos                                                                                                                             

      .......


    (Q459071) O manual do empregado tem por finalidade:

      a) coordenar as atividades a serem desenvolvidas pelos funcionários.

     b) explicitar deveres e direitos do funcionário perante a empresa.

      c) estabelecer os níveis de autoridade e responsabilidade dos setores da empresa.

      d) padronizar os procedimentos das atividades da empresa.

    Os manuais de organização têm por finalidade... 


ID
1377220
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O manual do empregado tem por finalidade

Alternativas
Comentários
  • Manual do EMPREGADO. 

  • LETRA B

     

    Copiando de outra questão

     

    Os manuais de organização têm por finalidade...

    MANUAL DE ORGANIZAÇÃO Tem por objetivo enfatizar e caracterizar os aspectos formais das relações entre os diferentes departamentos (ou unidades organizacionais) da empresa, bem como estabelecer os deveres e responsabilidades relacionados a cada um dos cargos de chefia ou assessoria da empresa. Finalidades  : identificar de maneira formal e clara como a empresa está organizada; estabelecer os níveis de autoridade e as responsabilidades inerentes a cada unidade organizacional da empresa.

  • GABARITO B

    MANUAL DO EMPREGADO:

    Finalidades:

    - Proporcionar ao novo funcionário seu rápido entendimento da empresa;

    - Propiciar bom clima e interação entre o empregado e a empresa

    - Explicitar deveres e direitos do empregago perante a empresa;

    - Facilitar o posterior treinamento do novo empregado;

     

    Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/10281331/


ID
1377223
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Nos Sistemas de Informação, dados são

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

     

    Essa é a característica básica que diferencia dado de informação.

     

    O dado não tem significado sozinho; já a informação é o conteúdo/contexto produzido pelo trabalho sobre os dados.

  • Gabarito: Letra D.

    Dados são correspondências de um atributo, característica ou propriedade que, sozinho, não tem significado.

  • Informação: é todo dado trabalhado, útil, tratado, com valor significativo atribuído ou agregado a ele e com um sentido natural e lógico para quem usa a informação.

    Dado: é entendido como um elemento da informação, um conjunto de letras, números ou dígitos, que, tomado isoladamente, não transmite nenhum conhecimento, ou seja, não contém um significado claro.

    Conhecimento: é quando a informação “trabalhada” por pessoas e pelos recursos computacionais, possibilitando a geração de cenários, simulações e oportunidades, pode ser chamada de conhecimento. 

    Fonte: REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais. São Paulo: Atlas, 2ª edição, 2001. (p. 60)

  • Dados são correspondências de um atributo, característica ou propriedade que, sozinho,

    não tem significado (Letra D).

  • GABARITO: D

    Sozinho, dado não tem significado.


ID
1377226
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Nos Sistemas de Informação, informação

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

     

    Essa é a característica básica que diferencia dado de informação.

     

    O dado não tem significado sozinho; já a informação é o conteúdo/contexto produzido pelo trabalho sobre os dados.

  • d-

    Informação é umconjunto de dados com significado e utilidade. dados sao somente simbolos para representar informação. Podem ser registros de fatos, números. Dados nao sao interpretados. 

  • Informação:

     

    Resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente um acréscimo ao conhecimento da pessoa que a recebe.

     

    Aula QConcursos: Arquivologia - Conceitos e Definições (Prof. Antonio Botão).  

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/arquivologia-arquivologia/conceitos-fundamentais?aba=teoria

  • Informação é um conjunto de dados organizados para terem significado e valor ao usuário.

  • GABARITO: D

    (a) Errado, informação é dado processado e com significado;

    (b) Errado, tem conexão forte com a geração de conhecimento;

    (c) Errado, a informação é dado contextualizado;

    (d) Correto, trata-se realmente de um conjunto de dados presentes em um contexto, carregado de significados e entregue à pessoa adequada.

    Fonte: Estratégia


ID
1377229
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Nos Sistemas de Informação, conhecimento é uma propriedade

Alternativas
Comentários
  • Conhecimento é uma informação contextual, relevante e acionável.
    Segundo Turban, conhecimento é a informação em ação. Capital intelectual (ou recursos intelectuais) é outro termo frequentemente usado como sinônimo de conhecimento. Conhecimento é uma informação valiosa da mente, inclui reflexão, síntese e contexto. É difícil de estruturar, difícil de capturar em computadores, normalmente é tácito (não explícito) e sua transparência é complexa.

    Fonte: Estratégia Concursos, Prof. Thiago Rodrigues Cavalcanti

  • A quem possa interessar... Gab. A

  • GABARITO LETRA "A"

    Dados: fatos que descrevem os objetos de informação, sendo elementos brutos que quando sozinhos não possuem significado.

    Informação: São dados contextualizados que significam algo. Ciclo: produção, manuseio, armazenamento, transporte e descarte.

    Conhecimento: Informação interpretada. Pode ser dividido em tácito: armazenado nas pessoas; ou explícito: encontrado na forma de texto.

    Inteligência: Informação aplicada, baseada no conhecimento. (OBS: Possui natureza qualitativa; depende mais de qualidade do que quantidade)

    FONTE: Meus resumos

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço".

  • GABARITO: A

    Conhecimento é uma construção individual de quem analisa dados ou informações.


ID
1377232
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Gestão do Conhecimento

Alternativas
Comentários
  • O conhecimento permite o maior grau de estímulo econômico e e iniciativas de GC sao possiveis a alta administração tem consciência disto. Outro aspecto para a atenção da alta administração é linguagem. GC é muito ligado ao acadêmico – criar, organizar, validar e disseminar conhecimento com frequência. Os mais ligados à GC utiliza referências com pouco apelo empresarial (ex.: aprendizagem com feedback loop, ciclos de conversão do conhecimento tácito e explícito etc.). Este vocabulário é inadequado para o ambiente empresarial. Para motivar a alta administração, os objetivos GC devem ser pragmáticos.


ID
1377235
Banca
FADESP
Órgão
COREN-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A organização moderna que obtém sucesso duradouro na gestão estratégica da informação

Alternativas
Comentários
  • A organização moderna que obtém sucesso duradouro na gestão estratégica da informação quando estabelece estratégias organizacionais inovadoras (pois, o ambiente é mutável, e isso em boa parte pelas novas tecnologias e desejos dos clientes) que lhe permitem aproveitar o que de melhor ela já possui e, ao mesmo tempo, gerar novos conhecimentos.