SóProvas



Prova FAURGS - 2013 - UFRGS - Assistente de Tecnologia da Informação


ID
1542382
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme a Constituição Federal, considere as afirmativas abaixo.

I - A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal.

II - Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, por assembleia geral convocada pelo Presidente.

III - Um dos princípios adotados pela República Federativa do Brasil para reger suas relações internacionais é o reconhecimento da desigualdade dos povos e o alinhamento internacional e ideológico dos Estados.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A - Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X - concessão de asilo político.


  • Porque o erro da questão ja está sublinhado logo na pergunta? assim fica fácil, essa questão foi de graça.

  • É serio isso??? os sublinhados tao errado!!!! se for dolo da Banca, kkkkkkkk 

  • A I está correta, apesar de que já vi assertiva idêntica ser considerada errada em outras provas, por conta de a "União" não figurar entre os entes políticos formadores da República Federativa do Brasil.


    A II, conforme já vimos na questão, tem seu erro no "assembléia geral", pois, na verdade, encontramos no art 14 as maneiras que do povo pode exercer o poder diretamente.

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    I - plebiscito;

    II - referendo;

    III - iniciativa popular.


    A III erra ao colocar um principio inexistente como adotado pelo Brasil no cenário internacional.

  • Essa banca é uma mãe 

  • Poxa, eles sublinharam os erros da questão...assim fica fácil.

  • Reposta: A

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre princípios fundamentais.

    Análise das assertivas:

    Assertiva I - Correta! É exatamente o que dispõe a Constituição em seu artigo 1º: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político (...)".

    Assertiva II - Incorreta. Quando o povo exerce o poder indiretamente, o faz por meio de seus representantes eleitos, não poder assembleia geral convocada pelo Presidente. Art. 1º, parágrafo único, CRFB/88: "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição".

    Assertiva III - Incorreta. O Brasil não pretende apenas reconhecer a desigualdade social, mas reduzi-la, e tal atitude não é princípio que rege o país em suas relações internacionais, mas sim objetivo fundamental da República. Art. 3º, CRFB/88: "Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação". Art. 4º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; II - prevalência dos direitos humanos; III - autodeterminação dos povos; IV - não-intervenção; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - solução pacífica dos conflitos; VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X - concessão de asilo político. Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A (apenas I).

  • A questão exige conhecimento acerca dos princípios fundamentais e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I - A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal.

    Correto. Inteligência do art. 1º, caput, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    II - Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, por assembleia geral convocada pelo Presidente.

    Errado. Na verdade, a soberania popular é exercida por meio de plebiscito, referendo ou iniciativa popular, conforme arts. 2º, caput e 14, CF: Art. 2º, Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular.

    III - Um dos princípios adotados pela República Federativa do Brasil para reger suas relações internacionais é o reconhecimento da desigualdade dos povos e o alinhamento internacional e ideológico dos Estados.

    Errado. Não se tratam de princípios que o Brasil adota em suas relações internacionais. Vide art. 4º, CF: Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; II - prevalência dos direitos humanos; III - autodeterminação dos povos; IV - não-intervenção; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - solução pacífica dos conflitos; VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X - concessão de asilo político.

    Portanto, apenas o item I está correto.

    Gabarito: A

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Constituição Federal. Vejamos:

    I. CERTO.

    “Art. 1º, CF. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:”

    II. ERRADO.

    “Art. 2º, Parágrafo único, CF. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”

    “Art. 14, CF. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    I - plebiscito;

    II - referendo;

    III - iniciativa popular.”

    III. ERRADO.

    Art. 4º, CF. A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    Mnemônico: AInDa Não ComPreI ReCoS

    I - Independência nacional; In

    II - Prevalência dos direitos humanos; Pre

    III - Autodeterminação dos povos; A

    IV - Não-intervenção; Não

    V - Igualdade entre os Estados; I

    VI - Defesa da paz; D

    VII - Solução pacífica dos conflitos; S

    VIII - Repúdio ao terrorismo e ao racismo; Re

    IX - Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; Co

    X - Concessão de asilo político. Co

    Desta forma:

    A. CERTO. Apenas I.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.


ID
1542388
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa que, segundo a Constituição Federal, contém direito social aplicado aos servidores públicos integrantes do regime jurídico único da Administração Direta, autárquica e fundacional (estatutários).

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)

    Art. 7º XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;


    a), b), c), e e) - CLT

  • Gabarito D - Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) (Vide ADIN nº 2.135-4)

    § 3º Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir. 

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;


  • ART. 39, § 3º Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7, incisos:

    IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

    VII - garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável;

    VIII - décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria;

    IX – remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

    XII - salário-família pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei;

    XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho

    XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;

    XVI - remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinqüenta por cento à do normal

    XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;

    XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias;

    XIX - licença-paternidade, nos termos fixados em lei;

    XX - proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei;

    XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;

    XXX - proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;

     podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir. 

  • Gabarito letra d).

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL

     

    Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX.

     

    IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

     

    VII - garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável;

     

    VIII - décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria;

     

    IX - remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

     

    XII - salário-família pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei;

     

    XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;

     

    XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;

     

    XVI - remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinqüenta por cento à do normal; 

     

    XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;

     

    XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias;

     

    XIX - licença-paternidade, nos termos fixados em lei;

     

    XX - proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei;

    Destaque para esse inciso, pois é o único que o servidor público possui e a doméstica não dentre os direitos sociais (Art. 7°).

     

    XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;

     

    XXX - proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;

     

     

    * RECOMENDO A RESOLUÇÃO DA Q650336 PARA COMPLEMENTAR OS ESTUDOS, POIS SABENDO OS DIREITOS QUE A DOMÉSTICA NÃO POSSUI, JÁ É POSSIVEL SABER MUITOS QUE O SERVIDOR PÚBLICO TAMBÉM NÃO POSSUI.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • mnmemônico para responder a esta questão sobre os direitos sociais que cabem ao servidor público:
     

    MULHER COM 5 SALARIOS FAZ 2 LIPRO SE FERE E HAJA REPOUSO

    Salário mínimo / Salário nunca inferior ao mínimo / Decimo terceiro salario / Salario Família / Salario / Licença maternidade de 120 dias / Licença paternidade / proteção a mulher no mercado de trabalho / Ferias remuneradas com um terço do salário / Redução dos riscos à saúde / Hora extra com 50% a mais de salário / Adicional noturno de 25% / Jornada de trabalho de 8 horas diárias e 40 semanais / Repouso remunerado preferencialmente aos domingos.

  • Frase para memorizar só com as iniciais 

    Hoje é o Dia de Garantir o Futuro, Jesus é Leal e Prosperá para Todo o Sempre Ricamente.

    HORA EXTRA

    DÉCIMO 13º

    GARANTIA DE SALÁRIO NUNCA INFERIOR AO MÍNIMO 

    FÉRIAS

    JORNADA

    LICENÇA MATERNIDADE/PATERNIDADE

    PROTEÇÃO DO MERCADO DO TRABALHO DA MULHER

    PROIBIÇÃO DE DIFEREÇA DE SALÁRIOS

    TRABALHO NOTURNO

    SALÁRIO FAMÍLIA 

    REPOUSO SEMANAL

    REDUÇÃO DOS RISCOS DE TRABALHO

     

  • NÃO SE APLICA AOS SERVIDORES PÚBLICOS:

     

    - adicionais insalubridades, periculosidade e de atividades penosas

     

    - Piso Salarial

     

    - Seguro Desemprego

     

    - assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escola.

     

    - Participação nos Lucros

     

    - Acordo Coletivo (servidor é regido por LEI)

     

    - Seguro contra acidentes de trabalho

     

    - Jornada de 6 horas turno ininterrupto de revezamento

     

    - Irredutibilidade SALARIAL ( servidor tem vencimento, não salário)

  • GABARITO: D.

    Gozo de férias anuais remuneradas com pelo menos, um terço a mais do que o salário normal.


ID
1542391
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Constituição Federal, considere as afirmativas abaixo.

I - É possível a acumulação remunerada de quaisquer cargos públicos, desde que haja compatibilidade de horários e a carga horária semanal não exceda 60 horas.

II - A possibilidade de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.

III - Na hipótese de acúmulo, o servidor público fará jus apenas a 50% (cinquenta por cento) do vencimento básico de cada cargo acumulado.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B;

    I- ERRADA 2 vezes rsrsrsr; 

    CF888 ... XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    a) a de dois cargos de professor; 

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

    Lei 8.112 ... Art. 19. Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente.

    III-ERRADA; Essa, ao meu ver, além de não ter nada parecido para justificar, ainda é ilógica. Se o as pessoas buscam trabalhar mais para ganhar mais, pra que acumular se só receberia 50 % de cada?! Era melhor trabalhar só em um... rsrsrrs.

    Bons estudos! ;)


  • Todas as alternativas estão erradas:

    A) Artigo 37, XVI, a,b e c da CF/88.

    B) Proibição e não possibilidade, Artigo 37, XVII, da CF/88.

    C) Acúmulo de cargos, acúmulo de vencimentos.

  • Tamara, 

    se há a proibição de acumular para tais entidades citadas, as possibilidades de acumulação, também, se estendem. Concorda?
      Pelo menos foi esta a forna que entendi.
  • Parecer-AGU nº GQ-145/1998:

    Com o objetivo de disciplinar a matéria, a Advocacia Geral da União (AGU) emitiu o parecer nº GQ-145, vinculante, afirmando que o servidor somente poderá acumular cargos se houver compatibilidade de horário e desde que a jornada máxima não ultrapasse 60 horas semanais. Assim, para a AGU, mesmo que exista compatibilidade de horários, se a jornada semanal ficar acima de 60 horas, a acumulação não seria permitida, considerando que o servidor estaria muito cansado e isso atrapalharia seu desempenho funcional, em prejuízo ao princípio constitucional da eficiência.

    Fonte Dizer o Direito

  • Houve troca de PROIBIÇÃO por POSSIBILIDADE, na assertiva II. Segue a letra da lei :
    "A proibição de acumular cargos públicos estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público."

  • Gabarito  B       (Somente a acertiva II está correta).

    CF/88 Art. 37 XVII "A proibição de acumular cargos públicos estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público."

    OBS.: Tanto a PROIBIÇÃO quanto as POSSIBILIDADES de acumulação se estende aos cargos, funções e entidades acima citadas.


ID
1542397
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Lei Federal n.º 8.112/1990, considere as assertivas abaixo.

I - O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

II - O servidor em estágio probatório não poderá exercer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

III - O servidor poderá ser removido, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D; (I e III - corretas)

    Literal da lei...

    Erro da II: § 3o O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    Bons estudos! ;)

  • Gabarito: Letra D

    Lei 8.112/90

    1ª afirmativa (V) - Art. 18 caput

    2ª afirmativa (F) - Art. 20 §3º

    3ª afirmativa (V) - Art. 36 caput

  • Assertiva I - CORRETA - Literalidade do art. 18, da lei 8.112/90. O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

    Assertiva II - ERRADA - O servidor em estágio probatório NÃO poderá exercer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação. 

    Art. 20, § 3o,, lei 8.112/90. O servidor em estágio probatório PODERÁ exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. 

    Assertiva III - CORRETA - De acordo com o art. 36, da lei 8.112/90, remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Gabarito: d) Apenas I e III.

  • Assertiva I - O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

    Assertiva II - O servidor em estágio probatório PODERÁ exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. 

    Assertiva III - Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

     Art. 37.  Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos: I - interesse da administração; 

  • Gabarito: D

    I - Correta
    Lei 8112/90
    Art. 18. O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

    II - Errada
    Lei 8812/90
    Art. 20
    § 3o O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    III - Certa
    Lei 8112/90
    Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Tal lei dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois, conforme o caput, do artigo 18, da citada lei, "o servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede."

    Item II) Este item está incorreto, pois, conforme o § 3º, do artigo 20, da citada lei, "o servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes."

    Item III) Este item está correto, pois dispõe o artigo 36, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

    I - de ofício, no interesse da Administração;

    II - a pedido, a critério da Administração;

    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados."

    Gabarito: letra "d".


ID
1542400
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Lei Federal n.º 8.112/1990, o servidor estável reinvestido no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, estará

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B; Lei 8.112...

    Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    Bons estudos! ;)

  • Gab: B

    É o retorno do REI (reintegrado).
    Ele volta para o mesmo cargo e recebe todas as vantagens que deixou de ganhar no período que ficou afastado.
     

    Lei 8.112/90

    Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     

  • GABARITO: LETRA B

    Da Reintegração

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • Questão deve ser respondida segundo o que dispõe o estatuto dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei nº 8.112/90).

    O conhecimento exigido diz respeito sobre as formas de provimento de cargo público. Nesse sentido, José dos Santos Carvalho Filho afirma que (2015, p. 641), “Provimento é o fato administrativo que traduz o preenchimento de um cargo público”.

    Eis o dispositivo legal necessário para a resolução:

    Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens (art. 28).

    O conceito exposto no enunciado caracteriza reintegração. Logo, o candidato deverá assinar a alternativa que a mencione. Passemos à análise individual das assertivas com os dispositivos legais necessários para a resolução:

    A) Incorreta: será reintegrado.

    B) Correta: consoante o art. 28 sobredito.

    C) Incorreta: se o cargo de origem não mais existir, o servidor será colocado em disponibilidade. Contudo, a questão não entrou nesse mérito.

    D) Incorreta: a redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder (art. 37).

    E) Incorreta: será reintegrado.

    GABARITO: B.

    Referência:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 641.


ID
1542403
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Lei Federal n.º 8.112/1990, considere as assertivas abaixo.

I - O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.

II - O servidor sempre perderá a remuneração do dia em que faltar ao serviço.

III - As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D (corretas I e III);
    I-CERTA; Art 41...     § 3o O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.


    II-ERRADA

     

     Art. 44. O servidor perderá:

      I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado;

      II - a parcela de remuneração diária, proporcional aos atrasos, ausências justificadas, ressalvadas as concessões de que trata o art. 97, e saídas antecipadas, salvo na hipótese de compensação de horário, até o mês subseqüente ao da ocorrência, a ser estabelecida pela chefia imediata.

     

     III-CERTA; Parágrafo único. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício.


    Bons estudos! ;) 


  • Gab: D

    I - CERTA
    Lei 8112/90
    Art. 41.  Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.
    § 3o  O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.

    II - ERRADA
    Lei 8112/90
    Art. 44.  O servidor perderá:
    I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado; 

    III - CERTA
    Lei 8112/90 
    Art 44
    Parágrafo único.  As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício. 

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Tal lei dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois, conforme o § 3º, do artigo 41, da citada lei, "o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível."

    Item II) Este item está incorreto, pois dispõe o artigo 44, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 44. O servidor perderá:

    I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado;

    II - a parcela de remuneração diária, proporcional aos atrasos, ausências justificadas, ressalvadas as concessões de que trata o art. 97, e saídas antecipadas, salvo na hipótese de compensação de horário, até o mês subsequente ao da ocorrência, a ser estabelecida pela chefia imediata.

    Parágrafo único. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício."

    Item III) Este item está correto, devido ao contido no Parágrafo único, do artigo 44, da lei 8.112 de 1990, elencado acima, já que o item em tela transcreveu, literalmente, o previsto em tal artigo.

    Gabarito: letra "d".


ID
1542406
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Regimento Interno

Conforme o Regimento Geral da UFRGS, o órgão executivo da administração superior que coordena e supervisiona todas as atividades administrativas da Universidade é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ''C''

    Reitoria - Departamento Central de uma Universidade. 

  • Art. 9º - São órgãos da Administração Superior da Universidade: I - Conselho Universitário; II - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; III - Conselho de Curadores; IV - Reitoria.

    Art. 10 - O Conselho Universitário - CONSUN - é o órgão máximo de função normativa, deliberativa e de planejamento da Universidade.

    Art. 14 - O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, órgão técnico, com funções deliberativa, normativa e consultiva sobre ensino, pesquisa e extensão, é integrado por Plenário e Câmaras de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, cujas competências serão definidas em seu Regimento Interno.

    Art. 18 - O Conselho de Curadores - CONCUR - é órgão fiscalizador da gestão econômicofinanceira, na forma da lei.

    Art. 22 - A Reitoria é o órgão executivo que coordena e supervisiona todas as atividades universitárias.


ID
1542409
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Regimento Interno

Conforme o Regimento Geral da UFRGS, considere as assertivas abaixo.

I - A representação da categoria docente no Conse- lho Universitário – CONSUN, com mandato de 4 (quatro) anos, será em número de 16 (dezesseis).

II - A representação da categoria dos servidores técnico-administrativos no Conselho Universitário – CONSUN, com mandato de 3 (três) anos, será em número de 9 (nove).

III - O Conselho Universitário – CONSUN poderá avocar o exame e a deliberação sobre qualquer matéria de interesse da Universidade pelo voto de 2/3 (dois terços) da totalidade de seus membros.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • § 2º- A representação da categoria docente, com mandato de 2 (dois) anos, será em número de 18 (dezoito)

    § 3º - A representação da categoria dos servidores técnico-administrativos, com mandato de 2 (dois) anos, será em número de 9 (nove).
  • No Regimento Interno os itens estão no Artigo 4º, § 1º, §2º, §3º e Artigo 7º, inciso VIII


ID
2631541
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase “A _______________ ao trabalho do meu colega, infelizmente, é fruto da sua dificuldade em manter a sua saúde.

Alternativas
Comentários
  • Significado da palavra abstenção:
    s.f. (substantivo feminino)
    Recusa voluntária em participar numa votação; não comparecimento do eleitor.
    Numa deliberação, discussão ou decisão, recusa em optar pelas alternativas disponíveis.
    Não comparecimento do candidato ou participante de um processo de seleção: abstenção no vestibular.
    [Jurídico] Não aceitação da herança pelo herdeiro.
    Ação ou efeito de abster; privação.
    (Etm. do latim: abstentio.onis)

  • abstenção: não comparecimento, recusa voluntária, privação, renúncia.

    abstinência: privar-se do uso de alguma coisa, moderação.

  • Gabarito E

    Abstenção.

    ou abstinência

  • E. abstenção

  • Abstinência ou abstenção - as palavras descritas nas alternativas 'a' a 'd' estão grafadas de forma equivocada.

  • DICA: É o CESPE (Centro de Seleção...). A CESPE é a Companhia Energética de SP.


ID
2631544
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a frase ISENTA de erros de concordância.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    a) FAZ cinco minutos que eu ouvi a sirene. 

    b) Houve muitos problemas naquela comunidade.  

    c) A gente sabe bem o que significa esse problema. 

    d) Há dez anos todos sabem sobre esse problema de saúde. 

    e) O médico e o paciente, juntos, sabem como achar a melhor tratamento. 

     

    Bons estudos!!!

  • Esse a gente sabemos doeu bem no fundinho do ouvido....

  • Eu li a letra C como Agente Sabemos, um agente policial chamado sabemos kkkkkkk.

    Vamos lá


ID
2631547
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando cada palavra a seu processo de formação.


(1) derivação prefixal

(2) derivação sufixal

(3) composição


( ) passatempo

( ) desfazer

( ) insensato

( ) elogiável


A alternativa que preenche corretamente a segunda coluna, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • (1) derivação prefixal

    (2) derivação sufixal

    (3) composição

    ---------------------------------

    (3) passatempo

    (1) desfazer

    (1) insensato

    (2) elogiável

  • e-

    passatempo- processo de composicao por justaposicao. passa+tempo

    desfazer & insensato - derivacao prefixal

    elogiável - derivacao sufixal


ID
2631550
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Coletivos são as denominações que correspondem a agrupamentos ou conjuntos de seres ou de coisas. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira de modo a associar corretamente o substantivo coletivo ao conjunto a que se refere.


(1) arquipélago

(2) esquadrilha

(3) pinacoteca

(4) cordilheira


( ) montanhas

( ) quadros

( ) ilhas

( ) aviões


A alternativa que preenche corretamente a segunda coluna, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • (1) arquipélago

    (2) esquadrilha

    (3) pinacoteca

    (4) cordilheira

    --------------------------------

    (4) montanhas

    (3) quadros

    (1) ilhas

    (2) aviões

  • Cara, chamaram um professor de português da 5ª série para fazer questões de concursos kkkkkkkkkkkkkkkk


ID
2631568
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que contém uma palavra com prefixo de significado negativo.

Alternativas
Comentários
  • gab D

  • A)Antessala> Prefixo Ante, posição anterior Exemplos: antebraço, anteontem, antepor.

    B) Engraçado> Prefixo (EN) e(n)(m) i(n)(m) Exemplos:movimento para dentro, encéfalo, ingerir, irromper.

    C) Disponível> Prefixo (Dis) Exemplos: disseparação;Negação, Oposição,intensidade.

    D) Descompasso> Prefixo (Des) Exemplos: Negação, Ação contrária, Afastamento, Movimento para baixo.

    E) Investimento> Prefixo (In) Exemplos: Posição interna, Passagem para um estado, Movimento para dentro, Tendência, Direção para um ponto,.


    Gabarito (D)...


ID
2631571
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quanto a formação e classe das palavras, considere os itens abaixo.


I - despojamento

II - altivez

III - perfeitamente


Quais são substantivos derivados de adjetivos?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Alguem pode comentar

  • Despojamento é substantivo originado do verbo despojar. Item I INCORRETO 

    Altivez é substantivo originado do adjetivo altivo, ex: homem altivo. Item II CORRETO 

    Perfeitamente é advérbio (assim como todas as palavras terminadas em mente) originada da palavra perfeito adjetivo. Item III INCORRETO 

    GABARITO B DE BOLAS

  • Sempre que a palavra tiver "MENTO" é um substantivo derivado de verbo.

    Exemplo: Apaixonamento: vem do verbo apaixonar. Com o "MENTO" forma o substantivo apaixonamento.

  • Gregório, nem todas as palavras terminadas em "-MENTE" são advérbios. SEMENTE, por exemplo, é um substantivo.

  • ADVÉRBIOS com o final MENTE, terão sempre essa "fórmula": ADJETIVO + MENTE.

  • Na questão, podemos observar que existem dois advérbios, lembrando que, o adjetivo mais o sufixo MENTE formam um advérbio. Logo temos só um um substantivo que deriva de um adjetivo.

    I - despojamento

    III - perfeitamente

    Resposta B

  • Sufixo -mento forma substantivo derivado de verbo. despojar>despojamento.

    sufixo -mente forma advérbio derivado de adjetivo. Perfeito>perfeitamente.

    Substantivo derivado de adjetivo é grafado com Z. Altivo>altivez/ belo>beleza/ limpo>limpeza/ nobre>nobreza.

  • DESPOJAMENTO - substantivo derivado do verbo despojar. - ERRADO

    ALTIVEZ - substantivo derivado do adjetivo altivo. - CORRETO

    PERFEITAMETNE - é advérbio. - ERRADO

    DICA: Atenção às informações do enunciado. Foi pedido para encontrarmos um substantivo.

    "Juntos vamos mais longe!"


ID
2631574
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do período abaixo.


A admissão, por parte do governo, de que ____________ ajustes na política de incentivos às exportações animou a Confederação Nacional das Indústrias a ___________ propostas que, em conjunto, _____________ mudar o cenário atual da economia brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Ajustes são necessários.


    [...] animou Confederação Nacional das Indústrias a elaborar [...] pode.


    Letra D

  • verbo ser + adjetivo... sujeito sem determinante... deveria ser: ajustes é necessário!!! por favor, mais alguém viu o erro?

    o correto é letra C

  • Não entendi o seu comentário, Daniel.

  • Gab.: D

    são necessários – elaborar – podem

  • Na realidade esta regra é:

    CONCORDÂNCIA VERBAL:

    AJUSTES + VERBO SER, simplesmente.

    O Ser + Adjetivo sem determinante, neste caso, é para confundir.

  • Também errei a questão.

    Na gramática do Ernani Terra, no capítulo da concordância nominal, ele refere que as expressões "é bom", "é necessário", "é proibido", não variam, exceto se estiverem especificadas.

    Ex.: É proibido entrada de estranhos >>> É probidA A entrada de estranhos.

    No texto, eu acho que a resposta correta seria a "C".

  • Gabarito da banca D

    Gabarito da regra C

    Pela regra do verbo ser, quando determinado varia

    quando não determinado não variam

    Ex.:

    Entrada é proibido.

    As entrada são pribidas

    ...é necessãrio ajustes...

    ...São necessários os ajustes...

  • Eu interpretei como sendo caso de concordância verbal, sendo "ajustes" sujeito do verbo ser (que é que é necessário? Ajustes - são necessários -), no entanto, após leitura dos comentários quanto a regra do ser + adjetivo, fiquei bem em dúvida.

    Pode ser que houve anulação da questão pela banca... alguém sabe?

    Peçam comentário do professor!

    Qualquer incorreção, avisem-me.


ID
2631577
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nas frases abaixo, assinale se a palavra destacada é preposição (P) ou artigo (A).


( ) O Governo está se precavendo quanto a possível transtorno resultante da alteração da taxa de câmbio.

( ) A torcida dos brasileiros estava tão agitada quanto a dos argentinos.

( ) A partir daquele momento, todos compreenderam o esquema do time adversário.

( ) O estabelecimento abre de segunda a sexta.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Alguem pode comentar?

  • Gab

    E

     

  • A torcida dos brasileiros estava tão agitada quanto a (torcida) dos argentinos.

  • ( ) O Governo está se precavendo quanto a possível transtorno resultante da alteração da taxa de câmbio. A, preposição exigida pelo Quanto


    ( ) A torcida dos brasileiros estava tão agitada quanto a dos argentinos. Artigo Sentença Comparativa: Está tão agitada quanto a TORCIDA dos Argentinos


    ( ) A partir daquele momento, todos compreenderam o esquema do time adversário. Preposição

    ( ) O estabelecimento abre de segunda a sexta. Preposição já que não há artigo antes de Segunda, então o Paralelismo Sintático vigora

    ex: Das duas às oito = De + As .... A+ As / de + 0 ..... A + 0 Sexta

  • Gabarito E

    (P)O Governo está se precavendo quanto a possível transtorno resultante da alteração da taxa de câmbio. ("quanto a possível" / "quanto ao transtorno". No feminino ou no masculino a preposição está presente.)

    (A)A torcida dos brasileiros estava tão agitada quanto a dos argentinos. (Foi usado a zeugma para não repetir o substantivo "torcida". Como o substantivo é feminino e singular, usa-se o artigo "a")

    (P)A partir daquele momento, todos compreenderam o esquema do time adversário.(O "a" não está definindo, muito menos indefinindo substntivo, logo, não é artigo.)

    (P)O estabelecimento abre de segunda a sexta. (Pelo sentido da frase dá para pensar que, o estabelecimento abre de segunda até sexta. O "a" não está definindo, muito menos indefinindo substntivo, logo, não é artigo)


ID
2631583
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme a Constituição Federal, considere as afirmativas abaixo.


I - As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

II - É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.

III - Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Todas corretas e extraídas do Art 37:

    I - Inciso V

    II - Inciso VI

    III - Inciso XIV

  • ulteriores = posteriores, seguintes

  •  Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    • (I) V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;

    • (II) VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

    • (III) XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;
  • A questão exige conhecimento acerca da Administração Pública e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I - As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

    Correto. Aplicação do art. 37, V, CF: Art. 37, V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;  

    II - É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.

    Correto. Aplicação do art. 37, VI, CF: Art. 37, VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

    III - Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.

    Correto. Aplicação do art. 37, XI, CF: Art. 37, XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;   

    Portanto, todos os itens estão corretos.

    Gabarito: E

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Administração Pública. Vejamos:

    I. CERTO.

    “Art. 37, V, CF. As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.”

    II. CERTO.

    Art. 37, VI, CF. É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.

    Portanto, o servidor público tem o poder e a liberdade de se associar a um sindicato, não sendo, no entanto, a isso obrigado. Além disso, a fim de complementação e aprofundamento do tema, importante lembrar a súmula 679 do STF que assim afirma:

    “A fixação de vencimentos dos servidores públicos não pode ser objeto de convenção coletiva”.

    E, também, que aos militares são vedadas a sindicalização e a greve, conforme art. 142, IV, da Constituição Federal.

    III. CERTO.

    “Art. 37, XIV, CF. Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.”

    Desta forma, estão corretas:

    E. CERTO. I, II e III.

    GABARITO: ALTERNATIVA E.


ID
2631592
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Conforme a Lei Federal n.º 8.112/1990, considere as assertivas abaixo.


I - O concurso público terá validade de até 3 (três) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

II - Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

III - A posse ocorrerá impreterivelmente até 45 (quarenta e cinco) dias contados da entrada em exercício no cargo.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • NOMEAÇÃO --------30 dias improrrogáveis------>POSSE----------------15 dias improrrogáveis---> EXERCÍCIO

    III - A posse ocorrerá impreterivelmente até 30 dias contados da NOMEAÇÃO

    1º nomeação

    2º posse

    3º exercício.

  • Art. 12.  O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

    § 2   Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

    Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    1   A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.


ID
2631610
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Conforme o Regimento Geral da UFRGS, considere as assertivas abaixo.


I - A UFRGS poderá constituir órgãos responsáveis por ministrar educação básica.

II - A educação básica na UFRGS será ministrada pelo Colégio de Aplicação, sem prejuízo de outros órgãos que vierem a ser criados.

III - À Universidade é vedado manter cursos de ensino fundamental, ensino médio e educação profissional.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Art. 64 - A Universidade poderá manter ensino fundamental, ensino médio e educação profissional, regulamentados no Regimento Geral da Universidade.

    Art. 102 A UFRGS poderá constituir órgãos responsáveis por ministrar educação básica.

    §1º Os órgãos previstos no caput, vinculados à Reitoria, definirão em seus respectivos Regimentos Internos a estrutura didática e administrativa necessárias ao seu funcionamento, obedecidos o Estatuto e o Regimento Geral da UFRGS.

    §2º A educação básica na UFRGS será ministrada pelo Colégio de Aplicação, sem prejuízo de outros órgãos que vierem a ser criados. 


ID
2631613
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Conforme o Regimento Geral da UFRGS, considere as assertivas abaixo.


I - Compete ao CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) estabelecer as normas específicas de organização dos cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão, bem como daqueles referentes à educação básica.

II - A Universidade, nos termos de Resolução do CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), poderá promover a revalidação ou reconhecimento de diplomas estrangeiros, bem como a validação ou aproveitamento de estudos de um para outro curso, quando idênticos ou equivalentes.

III - As férias escolares anuais serão distribuídas em dois períodos entre os períodos letivos regulares, totalizando, no mínimo, 30 (trinta) dias e, no máximo, 60 (sessenta) dias.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D. 

    Art. 112 - Compete ao CEPE estabelecer as normas específicas de organização dos cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão, bem como daqueles referentes à educação básica.
    Art. 113 - A Universidade, nos termos de Resolução do CEPE, poderá promover a revalidação ou reconhecimento de diplomas estrangeiros, bem como a validação ouapro ve itamento de estudos de um para outro curso, quando idênticos ou equivalentes.

    Art. 116 - As férias escolares anuais serão distribuídas em dois períodos, entre os períodos letivos regulares, totalizando, no mínimo 45 (quarenta e cinco) dias.


ID
2631625
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A linguagem SQL de consulta a um banco de dados relacional tem no seu comando SELECT cláusulas, que são condições de modificação utilizadas para definir os dados que se deseja selecionar ou modificar em uma consulta. Das alternativas abaixo, qual NÃO corresponde à correta descrição de sua funcionalidade?

Alternativas
Comentários
  • where = condição


ID
2631628
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Deseja-se introduzir, num código HTML, a especificação de uma cor, através do código RGB, no formato "#RRGGBB", em que os valores de RR, GG e BB são, respectivamente, as componentes de vermelho, verde e azul da cor, especificados em sistema de numeração hexadecimal. Para representar um certo tom de verde, cujas componentes, dadas em sistema decimal, são RR=51, GG=255 e BB=153, deve-se introduzir no código HTML o valor

Alternativas
Comentários
  • Simples conversão de decimal para hexadecimal

    Primeiro converte para binário

    51 decimal = 110011 binário

    Preenche com zeros o que falta 00110011

    Converte para HEXA. 0011 =3 / 0011=3

    51 decimal = 33 hexadecimal.

    Já mata a questão na letra B 

    51/255/153 = 33FF99


ID
2631631
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No sistema operacional Windows 7, existem alguns atalhos de teclado de uso geral que, pela rapidez de operação e frequência de uso, tornam-se bastante úteis. Das alternativas abaixo, qual o atalho que NÃO corresponde à respectiva descrição apresentada?

Alternativas
Comentários
  • CTRL X -> RECORTAR o item selecionado. 


    - Essa do "Shift + Insert" eu não conhecia, vivendo e aprendendo rs. 


    Gabarito E 

  • Gab E



    Crtl + Esc = Botão incício

    WIN = Botão incício

    Alt + Tab = Alternar entre janelas

    WIN + D = Área de trabalho

    WIN + R = Executar

    WIN+ E = Explorador de arquivos

    F2 = Renomear arquivo

    F3= Pesquisar

    Shift + Del = Exclui permanentemente

    Alt + Enter= Abrir com propriedades

    Alt + F4 = Fechar todas as janelas

    Crtl + F4 = Fechar janela atual


    Segurar SHIFT - itens consecutivos

    Segurar CTRL - itens aleatórios


    Crtl + a = Selecionar tudo

    Crtl + C = Copiar

    Crtl + V = Colar

    Crtl + X = Recortar



    Arrastar mesma unidade = move

    Arrastar unidade diferente = Copia

    Arrastar + Crtl = Copia independente da unidade

    Arrastar + Shift = Move independente da unidade

    Arrastar + Alt = Atalho



    Trocar Usuário: Sai da conta e não fecha os aplicativos

    Fazer Logoff: Sai da conta encerrando todos os programas


    Suspender: Ativa o modo de economia de energia - Não desliga o computador

    Hibernar : Salva o estado de trabalho no disco rígido - Desliga o computador - Ao religar os aplicativos voltarão como estava.

    Desligar: Desliga o computador encerrando todos os programas.



  • SHIFT + INSERT – Cola o item selecionado.

    CTRL + INSERT - Copia o item selecionado.

  • E. CTRL + X → Copiar o item selecionado sem deslocá-lo. ERRADO

  • Ctrl+x recorta o item selecionado

    O x lembra um tesoura, pensa dessa forma que nunca mais esquece.

  • A questão aborda conhecimentos acerca do uso dos atalhos e suas funções no Windows 7. Vale destacar que a questão pede que o candidato assinale a alternativa incorreta. 

     

    A)     Correta – O atalho CTRL + Z tem como função desfazer a última ação realizada. 

    B)     Correta – O atalho SHIFT + Delete tem como função deletar um arquivo de forma definitiva, ou seja, sem enviá-lo à lixeira. 

    C)     Correta – O atalho ALT + TAB exibe uma janela, onde é possível alternar entre os programas abertos. 

    D)     Correta – O atalho SHIFT + Insert, assim como o CTRL + V, tem como função colar um item da área de transferência. 

    E)     Incorreta – O atalho CTRL + X é utilizado para recortar o item selecionado. 

     

    Gabarito – Alternativa E. 


ID
2631634
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um novo navegador foi instalado em um computador (ex. Firefox, Chrome, Opera, etc.). Após algum tempo de uso, o usuário não gostou e resolveu removê-lo do computador. Para remover por completo o navegador instalado, deve-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito 

     

    Painel de controle -> Adicionar ou remover programas

  • A. remover o programa através do Painel de Controle "Adicionar ou Remover Programas".


ID
2631640
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma técnica utilizada em ambientes VoIP para permitir a utilização do protocolo SIP em terminais que pertencem a redes que utilizam NAT consiste no envio de pacotes específicos para um servidor da Internet, que responde informando qual o endereço externo da rede à qual pertence o terminal.


Esta técnica é utilizada no protocolo

Alternativas
Comentários
  • O STUN (Simple Traversal of User Datagram Protocol [UDP], por meio da Network Address Translators [NATs]), é um servidor que permite que clientes NAT (ex.: computadores protegidos por firewall) realizem chamadas telefônicas a um provedor VoIP que se encontre fora da rede local.


    O servidor STUN permite que os clientes descubram seu endereço público, o tipo de NAT utilizado, e o lado da porta da Internet associada à NAT com uma porta local específica.


    (...)

    https://www.3cx.com.br/voip-sip/stun-server/

  • As soluções que utilizam um servidor externo apenas para tarefas como descoberta do IP público (STUN): dessa forma, o terminal 1 descobre o IP externo e interno do terminal 2 e os utiliza adequadamente.

    Fonte: Administração de Videoconferência / Graciela M. L. Martins, RNP/ESR, 2011


ID
2631643
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um microcomputador do tipo PC possui uma porta serial RS232 com um conector DB9. O número mínimo de pinos utilizados para a realização de uma comunicação bidirecional em 8 bits, sem paridade e sem controle de fluxo, é 

Alternativas
Comentários
  • Os cabos para RS-232 podem ser construídos com conectores disponíveis em qualquer loja de eletrônicos. 


    Os cabos podem ter de 3 a 25 pinos. Cabos "Flat RJ" (cabos de telefone) podem ser usados com conectores RJ-RS232 e são os de mais fácil configuração.


    A razão pela qual é possível criar uma interface mínima com apenas três fios é que todo sinal RS-232 utiliza o mesmo fio terra para referência.


    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/RS-232


    ps*: a configuração normal para um cabo RS232 / DB9 eh a de 9 pinos, conforme o padrão 8N1 :

    http://www.c2o.pro.br/automacao/ar01s11.html


ID
2631646
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A taxa de transferência nominal em um LANE em uma direção de um dispositivo PCI-Express 4x (PCI-e 4x) é de

Alternativas
Comentários
  • A tecnologia utilizada no PCI-Ex conta com um recurso que permite o uso de várias conexões seriais ("pistas" também chamados de lanes) para transferência de dados.


    Se um determinado dispositivo usa apenas uma pista, então diz-se que este utiliza o barramento PCI Express 1x, se utiliza 4 conexões, sua denominação é PCI Express 4x e assim sucessivamente.


    Cada lane pode ser bidirecional, isto é, recebe e envia dados (250 MB/s) em ambas direções simultaneamente.


    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/PCI_Express

  • A questão pede UM Lane.

    De acordo com o número de lanes:

    –PCIe 1X – 1 lane – 250 MB/s

    –PCIe 2X – 2 lanes – 500 MB/s

    –PCIe 4X – 4 lanes – 1 GB/s

    –PCIe 8X – 8 lanes – 2 GB/s

    –PCIe 16X – 16 lanes – 4 GB/s


ID
2631649
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A interface que permite o envio de dados de áudio e vídeo para um monitor de forma totalmente digital, pixel a pixel, na ordem da varredura de vídeo, é

Alternativas

ID
2631652
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma rede privada 192.168.1.0/24 deve ser dividida em sub-redes, sem utilização de NAT (Network Address Translation). Cada sub-rede deverá suportar até 32 estações.


Entre as alternativas apresentadas, qual é adequada para a configuração de uma sub-rede que utiliza a menor faixa de endereçamento que atende a especificação?

Alternativas
Comentários
  • Cada sub-rede deverá suportar até 32 estações.

    2^5 = 32 (Não pode ser usada pois 2 endereços vão ser reservados, sobrando somente 30 estações válidas)

    2^6 = 64 (suporta 32 estações com o menor desperdício)

    6 bits do host = 8-6 = 2

    /24 + 2 = /26

    GABARITO: c) 192.168.1.128/26 


ID
2631655
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O equipamento de rede que faz a comutação na camada 2, baseado no endereço MAC das estações, no qual cada porta implementa um domínio de colisão independente, chama-se

Alternativas
Comentários
  • Switch


ID
2631658
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O comando ping, utilizado para verificar a conectividade de rede nos sistemas Windows e Linux, utiliza o protocolo ________ na sua implementação.


Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna acima.

Alternativas
Comentários
  • Ping ou latência como podemos chamar, é um utilitário que usa o protocolo ICMP para testar a conectividade entre equipamentos. É um comando disponível praticamente em todos os sistemas operacionais. Seu funcionamento consiste no envio de pacotes para o equipamento de destino e na "escuta" das respostas. Se o equipamento de destino estiver ativo, uma "resposta" (o "pong", uma analogia ao famoso jogo de ping-pong) é devolvida ao computador solicitante.


    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ping


ID
2631661
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Observe os itens abaixo no que se refere às características de segurança de um documento.


I - integridade

II - confidencialidade

III - autenticidade


Qual das alternativas abaixo apresenta o conjunto das características, dentre as listadas acima, que estão relacionadas ao uso de uma assinatura digital?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    AssINAtura digital - Integridade, Não repúdio (irretratabilidade), Autenticidade

    Criptografia - confidencialidade (sigilo)

  • SIMETRIA C

    ASSIMETRIA CIA

    CERTIFICA IA

    ASSINATURA IA

  • C. Apenas I e III.

  • AssINAtura digital - Integridade, Não repúdio (irretratabilidade), Autenticidade

    Criptografia - confidencialidade (sigilo)


ID
2631664
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual dos protocolos abaixo pode ser utilizado em redes sem fio 802.11 para prover confidencialidade e integridade do tráfego de rede, com o uso de criptografia RC4, com a possibilidade de utilização de chaves criptográficas de 128 bits e a utilização de MIC (Message Integrity Code)?

Alternativas
Comentários
  • O TKIP foi criado em 2002 e foi considerada a primeira tentativa de arrumar os problemas do WEP. Ele ainda guarda algumas similaridades com o WEP, principalmente porque utiliza também o algoritmo RC4 modificado para embaralhar os dados. O TKIP utiliza o tamanho de chaves de 128 bits.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/TKIP


ID
2631667
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O sistema operacional Windows 7, nas suas diferentes versões, é do tipo

Alternativas
Comentários
  • Multitarefa e Multiusuário


ID
2631670
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O sistema operacional Windows 7 oferece um novo recurso para reunir, visualizar e organizar arquivos armazenados em diferentes locais, e exibi-los em uma única coleção sem movê-los de onde estão originalmente armazenados. Que recurso é esse?

Alternativas
Comentários
  • Uma biblioteca é um recurso que aponta para os locais onde estão armazenados seus arquivos, pastas, documentos, imagens, músicas, vídeos, etc.

    A biblioteca reúne todos os arquivos e pastas de uma mesma categoria, por exemplo, se você clicar em Imagem, no seu menu Iniciar, abre-se a biblioteca Imagens com todos os arquivos e pastas de imagem. Desta forma, quando você abrir a biblioteca Imagem você poderá acessar todas as suas imagens de uma vez só, basta você clicar em uma pasta para abri-la e poder visualizar suas imagens.

  • C. Biblioteca.


ID
2631673
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação às ferramentas disponíveis no sistema operacional Windows 7, nas suas diferentes versões, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • b) ERRADO. O programa Windows explorer ou Explorando é o gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows, ou seja, é utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos, podendo também ser utilizado para a instalação de programas.

     

    c) ERRADO. O Agendador de tarefas, como o próprio nome diz, é um recurso do Windows que permite criar, editar e agendar tarefas. Com ele, o usuário pode agendar algo como um enviar um e-mail ou abrir um certo programa em determinado dia e hora, entre outros.

     

    d) ERRADO. A fragmentação ocorre quando arquivos do disco rígido não são periodicamente modificados, fazendo com que eles sejam armazenados "em pedaços" (fragmentos) e fazendo com que a leitura e gravação dos mesmos seja muito mais lenta do que se ele estivesse armazenado em um único "pedaço".

     

    e) ERRADO. Windows Defender é um software que remove malwares, trojans, spywares, adwares instalados no computador. Também monitoriza o computador para evitar que estes softwares perigosos modifiquem configurações tanto do navegador, como do sistema operacional.

  • Não é apenas para arquivos locais

    E ERRADA

    O Windows Defender só possui antivírus, firewall e antispyware nas suas versões a partir do 10.

  • A. A Restauração do Sistema ajuda a restaurar arquivos do sistema do computador para um ponto anterior no tempo. É uma forma de desfazer alterações do sistema no computador sem afetar os arquivos pessoais, como e-mail, documentos ou fotos.

  • C) Agendador de tarefas. O Agendador de tarefas, como o próprio nome diz, é um recurso do Windows que permite criar, editar e agendar tarefas. Com ele, o usuário pode agendar algo como um enviar um e-mail ou abrir um certo programa em determinado dia e hora, entre outros.

    D) O Desfragmentador de Disco é uma ferramenta presente nos sistemas operacionais Microsoft Windows XP, Vista, 7, 8.1 e 10 (nas duas últimas conhecido como Desfragmentar e Otimizar Unidades) que permite analisar o status e desfragmentar unidades de disco rígido, tornando o computador mais rápido e eficiente e ganhando velocidade. A desfragmentação agendada pode ser configurada, diariamente, semanalmente ou mensalmente. Por padrão, no Windows 7, vem configurada como a cada quarta-feira às 01:00, mas pode ser alterada pelo usuário, desde que seja uma conta de administrador. Para acessá-lo, pode-se acessar pelo menu Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de Disco.

    E)  é um software da  que remove  e  que podem infectar o computador por meio de links ou arquivos contaminados. O programa também monitora a máquina em segundo plano para evitar que tanto o sistema operacional quanto os navegadores sofram alguma alteração em suas configurações que abram portas para ataques cibernéticos.


ID
2631676
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação aos principais comandos e funcionamento do sistema operacional GNU/Linux, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO. Os comandos mkdir, ln, mv e chmod permitem, respectivamente, criar diretórios; criar uma ligação (atalho ou link simbólico como é mais conhecido) entre arquivos do sistema de arquivos; mover ou renomear arquivo/diretório; muda permissão de arquivos e diretórios

    c) ERRADO. Os comandos chmod, chown e chgrp permitem, respectivamente, muda permissão de arquivos e diretórios; executado pelo root permite alterar o proprietário ou grupo do arquivo ou diretório, alterando o dono do arquivo ou grupo; alterar o grupo associado a um arquivo.

    d) ERRADO. O comando sudo do sistema operacional Unix permite a usuários comuns obter privilégios de outro usuário, em geral o super usuário, para executar tarefas específicas dentro do sistema de maneira segura e controlável pelo administrador.

    e) ERRADO. O comando rmdir (remove directory) é usado no sistema operacional Unix e DOS para remover diretórios vazios.[1] O diretório tem que estar vazio antes de ser excluído.

  • Corrigindo ...

    a) Os comandos mkdir, ln, mv e chmod permitem, respectivamente, criar diretórios, cria links, mover arquivos e alterar permissões de acesso de arquivos e diretórios.

    b) Com umask configurada como 0022 (octal), as permissões default de leitura, escrita e execução de arquivos e diretórios são, respectivamente, rw- r-- r-- e rwx r-x r-x. (GABARITO)

    c) Os comandos chmod, chown e chgrp permitem, respectivamente, modificar permissões, alterar proprietários de arquivos e alterar a propriedade de arquivos e diretórios atribuindo-a a um determinado grupo; por isso, só podem ser executados pelo usuário root.

    d) O  comando sudo permite que um usuário execute um comando que necessite privilégio de root.

    e) Ao fornecer apenas o nome de um diretório como argumento do comando rm -r, o diretório – e todo o seu conteúdo (subdiretórios e arquivos) – é apagado do sistema de arquivos.

    At.te

    Foco na missão!

  • O erro da d) é que o sudo permite executar outros comandos como se fosse outro usuário, não necessariamente o root. Por isso, a execução dos comandos não é irrestrita. Se você executar um comando que requer root usando outro usuário, mas que não seja um usuário root, você não conseguirá executar o comando.


ID
2631679
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um computador com o sistema operacional GNU/Linux foi cadastrado um usuário com nome de usuário “paulo”, pertencendo ao grupo primário “paulo” e ao grupo secundário “alunos”. Após o login no sistema, o usuário “paulo”, com o grupo corrente sendo seu grupo primário, cria um arquivo dentro do diretório “disciplina” que pertence ao usuário “curso” e grupo “alunos”. Dentre as opções abaixo, quais devem ser as permissões do diretório “disciplina” para que o arquivo criado pertença ao usuário “paulo” e ao grupo “alunos”?

Alternativas
Comentários
  • d => diretório

    s => socket

    r => significa permissão de leitura (read);

    w => significa permissão de gravação (write);

    x => significa permissão de execução (execution);

    - => significa permissão desabilitada.

    No entanto, quando vemos rws, isso é chamado de bit "setuid ou suid", que informa ao sistema operacional para executar esse programa com o ID do usuário de seu proprietário. Isso é normalmente usado com arquivos de propriedade do root para permitir que usuários normais os executem como root sem ferramentas externas (como sudo).


ID
2631682
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere os protocolos listados abaixo.


I - SMTP

II - POP

III - IMAP

IV - HTTPS


Quais deles um cliente de webmail emprega com um servidor de webmail para solicitar o envio e a leitura de e-mails?

Alternativas
Comentários
  • Pelo que entendi a questão aborda a noção de segurança na comunicação.


    SMTP - somente envio de email

    POP, IMAP - so baixar email


    HTTPS - “O protocolo HTTPS é utilizado, em regra, quando se deseja evitar que a informação transmitida entre o cliente e o servidor seja visualizada por terceiros, como por exemplo no caso de compras online (ou emails).” - wikipedia

  • entendi ainda não essa questão.

  • ->web=www= serviço de páginas da web
    ->protocolos
    Utilizado em *clientes de e-mail*

    SMTP=Envio
    POP=Recebimento
    IMAP=Recebimento

    Protocolo utilizado no *web mail*
    HTTP = envio e recebimento de e-mails no web mail, serviço de e-mail nas páginas da internet. Acessando através do navegador.


ID
2631685
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação aos principais diretórios existentes na instalação padrão de um sistema operacional GNU/Linux, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETA;

    b) ..inclusive o usuário especial root, cujo home é o diretório raiz, representado pelo símbolo “/”. 

            Incorreta, acredito eu, que o home do usuário root é o próprio diretório /root

    c) O diretório /lib contém os arquivos binários dos principais ....

            Incorreta, o diretório /lib contém os módulos do kernel e bibliotecas utilizadas no momento da inicialização do sistemas;;

    d)  A imagem do sistema operacional e seus principais arquivos de configuração são armazenados no diretório /etc. 

            Incorreta, o diretório /etc contém, além dos arquivos de configuração, os arquivos de configuração da rede, além  dos arquivos executáveis ligados à inicialização do sistema e dos seus serviço, porém nada fala sobre a imagem do sistemas operacional;

    e)  O arquivo /tmp é empregado para armazenar arquivos temporários e os mais diversos logs do sistema, por isso, ele cresce de maneira não controlada e, idealmente, deve ser posto em uma partição separada. 

              Incorreta, há vários erros na alternativa, porém o erro principal é afirmar que o /tmp armazena os logs do sistema, sendo  que o diretório que tem essa função é o /var